Professor de parabéns, bem humorado e com total domínio dos assuntos abordados, ótimas simplificações e deduções por caminhos mais compreensíveis, a conclusão fica pela ótima didática.
+Daves Mestrinho fico feliz que gostou! Essa foi uma das minhas primeiras aula ao vivo. Tem aqui no canal a versão completa com quase 90 minutos de aula.
Professor, PARABÉNS!!! Sua aula é muita clara e facíl de mais de entender!!! em 20 minutos consegui entender muito mais do que um semestre inteiro... MAIS UMA VEZ PARABÉNS!!!
Cara, parabéns pela brilhante explicação!!! Foi muito proveitoso pra mim o entendimento dos conceitos explicados por você!!! Extremamente didático!!! Parabéns mesmo!!!
parabens professor otima aula . so que 17:02 a preção de cima diminui , mas a de baixo se mantem constante . apenas a de cima diminuiu então a de baixo se pos superior ,mas continuou com a mesma pressão
Parabéns pelo trabalho fera, muito boa suas aulas me ajudou bastante, faço engenharia e precisava revisar alguns conceitos e essa aula foi de grande ajuda.
Resolva este exercicio por favor. Um bocal de incêndio está acoplado a uma mangueira com diâmetro interno D = 75 mm. O bocal é de perfil suave e tem diâmetro de saída igual a d = 25 mm. A pressão de projeto na entrada do bocal é p’1 =689 kPa (manométrica). Avalie a máxima vazão volumétrica possível para o bocal.
Uma dúvida:Caso hipotético Tenho um reservatório com nível da água constante na cota de 125 m e que está ligado por uma tubulação de 230,52 m de comprimento e diâmetro de 75 mm.A vasão desejada no final da tubulação é de 12 L/s na cota de 100 m, ou seja 25 m de desnível em relação ao reservatório. Fazendo as contas aqui a perda de carga é de 0,1080 m/m(H Williams C=130) e a pressão no final da tubulação é igual a "zero". Pergunta-se: a)Neste caso como a perda de carga se iguala a diferença de nível(25 m) não terei água no final da tubulação? b)Na prática como seria este comportamento: Pressão "zero" no final da tubulação não terei nenhuma gota de água sem uma pressurização extra por motobomba? ml.carvalho@hotmail.com
Olá, com a equação de Bernoulli consegue-se calcular um calço hidráulico? Tem uma dica sobre? Eu acho que no estudo da mecânica dos fluidos não prevê esse fenômeno, porque por menor que seja o duto de escoamento em relação ao volume do reservatório (A), sempre vai haver a vazão por menor que seja. A questão é; É certo afirmar que, a velocidade de esvaziamento do reservatório (A), é proporcional a área do duto de escoamento (orifício). E se aumenta a pressão no reservatório A, forçando o esvaziamento, dai tenho um aumento da velocidade nas duas seções. Se diminui o orifício de escoamento, aumenta a velocidade de saída e diminui proporcionalmente a velocidade de esvaziamento.... O que estou a procura é uma formula ou um programa para essa relação entre a pressão e velocidade de esvaziamento de um reservatório, em relação ao duto (orifício) de saída, onde eu possa diminuir o orifício de saída e saber a velocidade de esvaziamento.
A equação deduzida aqui vale para fluidos que se aproximam do comportamento ideal e pode ser aplicada em algumas situações dando origem a expressões derivadas. Não sei dizer se aplica ao calço hidráulico. Na verdade, nem sei o que é. Teria que pesquisar.
Você não acha estanho a força 2 resistir o movimento? Não seria mais fácil pensar que há perda de energia para o exterior na forma de trabalho? Como a energia é uma grandeza escalar, esta independe do sentido da força ou deslocamento, ou seja, não ficamos restritos ao produto escalar ou da definição de vetor e assim se mantêm o axioma da conservação de energia. Quanto a aula foi ótima.
Leandro Lameirão Ferreira. A transposição didática consiste em pegar um assunto complexo e falar de forma que um leigo consiga entender. Deixamos de lado o rigor, os termos técnicos, o vocabulário que só seria entendido por especialistas.
Se F2 é uma força resultante do processo de ação, logo ela seria uma reação, desta forma, ao calcularmos seu trabalho não deveríamos abranger o cosseno de 180°, sendo menos um? Isso demonstraria um trabalho resistente
- "Quanto é que tá o jogo do Bahia? 1 x 0 pro inter, oh meu Deus..." rsrs Saindo desse mérito, a aula é excelente. Muito didática! Parabéns ao professor e muito sucesso para você e seus alunos.
Revisando Bernoulli em dezembro de 2024 😊. Melhor explicação que ja ouvi, me trouxe muito mais compreensão acerca do assunto, obrigado professor
Conhecimento é algo incrível né? Você é muito inteligente. Deus te abençoe!!!
Professor de parabéns, bem humorado e com total domínio dos assuntos abordados, ótimas simplificações e deduções por caminhos mais compreensíveis, a conclusão fica pela ótima didática.
+Daves Mestrinho fico feliz que gostou! Essa foi uma das minhas primeiras aula ao vivo. Tem aqui no canal a versão completa com quase 90 minutos de aula.
assisti também, os exemplos para o efeito de Magnus foram formidáveis.
Professor, PARABÉNS!!! Sua aula é muita clara e facíl de mais de entender!!!
em 20 minutos consegui entender muito mais do que um semestre inteiro...
MAIS UMA VEZ PARABÉNS!!!
Melhor explicação sobre essa equação, ensina bem demais. Obrigada!
Excelente! Objetiva, clara, e o melhor, grátis. Iniciativa que devia ser seguida por mais professores. Parabéns.
Exemplos práticos muito bons, depois deles deu pra entender muito melhor a relação entre a velocidade e a Pressão. Parabéns Professor
A aula já vai fazer 7 anos e ainda está gravada kkkk
É infinito esse espaço kkkkj
Hahahahah! Essa aula foi ministrada no LiveStream, tinha espaço limitado lá. Depois baixei e mandei pro RUclips com espaço infinito.
@@fisicainterativa que bom professor
nunca antes vi Bernoulli sendo explicado tão bem!!!
+Diego rodrigues rosa obrigado!
eu tb nunca vi
essas demonstrações de formulas devem permanecer em seu site , não apague, é um conteúdo que todo tempo precisamos revisar. valew
Muito claro e bem explicado, na velocidade 2x dá pra entender tudo perfeitamente e bem rápido. Parabéns pelo vídeo! E obrigado.
Cara, parabéns pela brilhante explicação!!! Foi muito proveitoso pra mim o entendimento dos conceitos explicados por você!!! Extremamente didático!!! Parabéns mesmo!!!
Mil vezes parabéns pela ótima aula!! Me ajudou muito em física 2 na Facul
parabens professor otima aula . so que 17:02 a preção de cima diminui , mas a de baixo se mantem constante . apenas a de cima diminuiu então a de baixo se pos superior ,mas continuou com a mesma pressão
Parabéns pelo trabalho fera, muito boa suas aulas me ajudou bastante, faço engenharia e precisava revisar alguns conceitos e essa aula foi de grande ajuda.
Phillipe Cayan valeu! obrigado! Instale nosso aplicativo fisica interativa para Android e leve a física na palma da mão.
Phillipe Cayan Bons estudos e divulgue para seus amigos e colegas.
Muito bom, melhor explicação sobre o assunto !
AULA MARAVILHOSA! OBRIGADA PROFESSOR!
Grande iniciativa, cumprimentos de Portugal
Hidraulica no IF é uma desgraça, mas você conseguiu ensinar mt bem, parabéns professor
ótima aula! muito obrigado, professor! 👏🏾👏🏾👏🏾
muito bom o video alivio bastante em meu mestraddo de engenharia
Que aula demais, meus parabéns
Aulas muito boas!! Parabéns dá para entender na boa.!!!
Muito top!!! Parabéns!!
Show tua aula!!!deixa o video, não apaga não!!
Muito bacana!!! Parabéns professor!
Assistindo só agora, ao infinito e além
Massa, parabéns professor.
Que aula lindaaa
Aula incrível parabéns ✨
Aulas muito boas
Excelente vídeo! Parabéns.
Muito bom, professor!
AULA MARAVILHOSA.
Parabéns cara , Show sua aula!
caramba, primeira vez que vi isso ai foi na faculdade e a galera tá estudando pra fazer o vestibular oO, muito boa a aula!!
frusciante jonu a UFBA cobrava na segunda fase. Porém, não existe mais. Todas as vagas agora são pelo ENEM.
Boa noite professor já assisti algumas aulas sua e gostaria de saber se vc tem resoluções de exercícios de Bernoulli
Parabéns cara, Muito bom mesmo! Ganhou like e mais um inscrito!
muito bom... obrigado.
Muito boa as aulas!
Excelente trabalho!
Parabéns pela aula!
video aula muito top!!
Resolva este exercicio por favor. Um bocal de incêndio
está acoplado a uma mangueira com diâmetro
interno D = 75 mm. O bocal é de perfil suave e
tem diâmetro de saída igual a d = 25 mm. A
pressão de projeto na entrada do bocal é
p’1 =689 kPa (manométrica). Avalie a máxima vazão volumétrica possível para o bocal.
Excelente professor!
Muito bom Professor, parabéns
Excelente aula. Gostaria de saber qual o software que usa para escrever sobre o Power Point durante a apresentação. Obrigado.
é do próprio power point
EXCELENTE!!!!!
adoreeei... obgaaaaa
valeu otima aula
Parabéns boas aulas colega!
Manja mt. Parabéns.
Amei cara... Obrigada! Sou baiano tbm da chapa Diamantina, só não sou Bahia nem vitória kkkk
professor, faço engenharia mecânica e estou fazendo essa matéria.... mas não vi aqui aplicação da equação de euller.
Olá. Vai ter aulas pra este concurso?
1:54 Inter é daqui de Porto Alegre
Muito bom !
Muito boa a aula.
Muito boa aula!
2019 e eu aqui!
Uma dúvida:Caso hipotético
Tenho um reservatório com nível da água constante na cota de 125 m e que está ligado por uma tubulação de 230,52 m de comprimento e diâmetro de 75 mm.A vasão desejada no final da tubulação é de 12 L/s na cota de 100 m, ou seja 25 m de desnível em relação ao reservatório.
Fazendo as contas aqui a perda de carga é de 0,1080 m/m(H Williams C=130) e a pressão no final da tubulação é igual a "zero".
Pergunta-se:
a)Neste caso como a perda de carga se iguala a diferença de nível(25 m) não terei água no final da tubulação?
b)Na prática como seria este comportamento: Pressão "zero" no final da tubulação não terei nenhuma gota de água sem uma pressurização extra por motobomba?
ml.carvalho@hotmail.com
muito bom...
Ameei ,parabééns!
Muito bom...obrigado!!!
Olá, com a equação de Bernoulli consegue-se calcular um calço hidráulico? Tem uma dica sobre? Eu acho que no estudo da mecânica dos fluidos não prevê esse fenômeno, porque por menor que seja o duto de escoamento em relação ao volume do reservatório (A), sempre vai haver a vazão por menor que seja. A questão é; É certo afirmar que, a velocidade de esvaziamento do reservatório (A), é proporcional a área do duto de escoamento (orifício). E se aumenta a pressão no reservatório A, forçando o esvaziamento, dai tenho um aumento da velocidade nas duas seções. Se diminui o orifício de escoamento, aumenta a velocidade de saída e diminui proporcionalmente a velocidade de esvaziamento.... O que estou a procura é uma formula ou um programa para essa relação entre a pressão e velocidade de esvaziamento de um reservatório, em relação ao duto (orifício) de saída, onde eu possa diminuir o orifício de saída e saber a velocidade de esvaziamento.
A equação deduzida aqui vale para fluidos que se aproximam do comportamento ideal e pode ser aplicada em algumas situações dando origem a expressões derivadas. Não sei dizer se aplica ao calço hidráulico. Na verdade, nem sei o que é. Teria que pesquisar.
Muito boa a aula! Me ajudou bastante!
muitoo bom mesmo. Parabéns. :)
ótima aula.
De mesmo modo, se explica quando um vento muito forte arranca o telhado de uma casa. Tal como ocorre com furacões
ótimo...
Você não acha estanho a força 2 resistir o movimento? Não seria mais fácil pensar que há perda de energia para o exterior na forma de trabalho? Como a energia é uma grandeza escalar, esta independe do sentido da força ou deslocamento, ou seja, não ficamos restritos ao produto escalar ou da definição de vetor e assim se mantêm o axioma da conservação de energia. Quanto a aula foi ótima.
Leandro Lameirão Ferreira. A transposição didática consiste em pegar um assunto complexo e falar de forma que um leigo consiga entender. Deixamos de lado o rigor, os termos técnicos, o vocabulário que só seria entendido por especialistas.
Se F2 é uma força resultante do processo de ação, logo ela seria uma reação, desta forma, ao calcularmos seu trabalho não deveríamos abranger o cosseno de 180°, sendo menos um? Isso demonstraria um trabalho resistente
cade a continuação ???
Genial!!!
+Lara Boaventura :)
muuito bom
melhor que na sala de aula
- "Quanto é que tá o jogo do Bahia?
1 x 0 pro inter, oh meu Deus..." rsrs
Saindo desse mérito, a aula é excelente. Muito didática! Parabéns ao professor e muito sucesso para você e seus alunos.
valeu Tony! Dei essa aula ao vivo em 2011 sem grandes pretensões. Resolvi mandar para o RUclips e fico feliz que tem sido útil a muita gente.
Disponha professor. Iniciativas como essa separam aqueles que gostam e os que não gostam daquilo fazem. Forte abraço!
+1 inscrita
se precisa de estímulos pra continuar a fazer vídeo aulas taí...vc é muito bom!!! mas muito bom mesmo!!! vlw
perfeita relação!!! como a física pode ser tao linda?!
muito bom, obrigado pela aula ^^'
vlw!!! muuito bom!!
alguém tem algum macete para decorar a eq de bernoulli?
sim, faça 150 exercicios aplicando bernoulli
Muuuuuito boa *-*
show!
Confuso. Tanto tempo para tão pouco. Tempo aqui é ouro.
se pagar esse ouro eu sintetizo pra você em 1 minuto
@@fisicainterativa kkkkkkkkk
nest mundo e bom aprender gosto muito de aprender qulquer
já caiu questão dessa no ENEM?
good!!!!!
muito bom
Excelente
o único problema da aula foi saber que o Inter estava vencendo, mas eu sei que o Bahia é pai do Internacional e logo virou o jogo.
legal! ;)
Gostei muito dos experimentos
to entendendo nada
Vou montar um helicóptero de t.i 1ªano de técnico de mecatrônica to perdido D:
ih! perdiminhacanetachei! kkk muito bom
bahia sempre perdendo
Assistindo em 2024
@@GamerPolux direto do túnel do tempo
Ficou abalado com o jogo
Era o tricolor de aço jogando. Hoje em dia eu nem assisto mais jogo, por mim o tricolor perde que eu nem ligo. 😅
Muito boa a aula!
Muito bom!