Descobriram o ferro 3000 a.c e a idade do ferro começou em 1200 a.c, as coisas levam tempo para acontecer, as pessoas tem muita pressa pra chegar em um lugar onde não sabem o que tem lá.
Sou engenheiro químico, quando fui aprender web dev e python cada termo novo da área era um desafio pra entender... hoje em dia consigo conversar bem com os arquitetos e techleads.. O começo é difícil mesmo.. mas é o que Lucas falou.. se vc gosta, é inevitável evoluir, se vc quiser.. Não sou dev, mas trabalho juntos com os POs e quando pego no código, são pra aplicações em engenharia, automação ou machine learning
Sou formado em tecnologia desde 2013, sempre tive sonho de ser DEV Porém nunca consegui uma vaga na área... então segui parte de infra que era uma coisa que já fazia... antes mesmo de graduar... Nunca estive feliz com isso.... 2023 resolvi voltar a estudar no começo do ano...Pra minha própria realização... Final de 2023 consegui uma vaga na área.... Hoje com 33 anos estou com 1 ano de experiência em desenvolvimento... Resumindo, nunca desista... talvez não aconteça no ritmo que você quer.... mas continua tentando..... Talvez se eu tivesse tentando mais, não teria perdido 10 anos em frustação por não seguido a área que amo!...
Parabéns irmão, to estudando 6 anos seguidos e mandando currículos, diversos cursos, bacharelado, ingles e nada de arrumar trabalho, mas vamo que vamo, é difícil e eu sei disso, me falta oportunidade, acho que na primeira oportunidade que me derem vou me agarrar, até hoje nunca fui chamado nem para entrevista, com certeza mais de 1000 currículos enviados
Programar não é difícil, quanto mais se faz, mais vc aprende. É natural. Sempre curti programar porém... É muita coisa para aprender. Vai além de saber programar. É um conjunto de conhecimentos, foi o que mais me desanimou.
4:40 É aquilo, programador é tudo maluco doido da cabeça que gosta de resolver problema, quando aparece coisa difícil e tu resolve, é gostoso pra programador no geral, acho que é uma característica que prevalece nessa área.
O momento de desistir é quando você realmente não gosta do que faz, não sente prazer. O Flamino mostra isso no seu vídeo "30 DIAS ESTUDANDO PROGRAMAÇÃO | PYTHON".
10:00 gosto muito da tese do Howard Gardner, porque ele fala justamente desse potencial nativo que todos nós temos, por muito tempo eu duvidei do meu potencial por uma serie de fatores, desde estimulos básicos na infância, a comparações que feriram o meu ego, a qual todos já fizemos em algum momento na vida. Hoje eu sou um professor de informática, que sei meu potencial, e tento migrar mais uma vez de área, almejando trabalhar com programação, mas ja fui de tudo um pouco, ajudante de serralheiro, balconista de padaria, ja vendi gelo na praia, servi o exército, mas no fim, todas as crenças limitantes que eu tinha, sobre meu potencial, só existem na minha cabeça, uma habilidade técnica pode ser desenvolvida independente da sua aptidão, mas isso nao te define, oque te define são ações, então não desista por um obstaculo, sempre vai haver um, isso só significa que você está progredindo!!
Sou Artista 2d e estudo desenho e trabalho profissionalmente na área e estou implementando estudos de programação para ver minhas artes funcionando dentro de um jogo. Sobre o assunto do vídeo eu concordo com o que vc falou Lucas. Um tempo atrás Eu trabalhava num estúdio de animação e Jogos e eu sentava do lado de um Game Dev, quando eu via o que ele fazia eu ficava pensando "Meu Deus eu nunca conseguiria fazer isso, isso não é pra mim", e recentemente fiz algo parecido com o que ele fez e pensei "Opa, não era um bicho de sete cabeças, acho que se eu quebrar um pouco mais minha cabeça eu vou conseguir fazer algo que eu jugo complexo HOJE".
Estou na área de TI há mais de 10 anos. Sou Gerente de TI, infraestrutura e Cybersegurança, e recentemente comecei um segundo trabalho (WFM baby) como analista sênior de Cybersegurança. 0deio profusamente e com todas as minhas forças tudo o que faço, já sei que TI não é minha vocação. Amo dar aulas e traduzir, mas nasci no ano errado, fazer o que. Já tentei me aventurar no 'faça o que ama e tu nunca terá de trabalhar um dia na vida', e o financeiro quase foi pra vala. Embora eu concorde contigo que entrar na TI por dinheiro não é o melhor caminho, é bom a turma saber que, mesmo que não goste, fazer bem feito, (e isso não se limita a TI), eventualmente se paga. Pra quem quer desistir, sinta-se à vontade, faz parte do processo, mas lembra: aqui dá, e se não der certo naquilo que ama, engole o orgulho, senta na frente do pc e estuda. TI ainda dá dinheiro. "ah, eu não gosto, não to conseguindo, bla bla bla" esquece isso e marcha, amigo. Passar fome não é esquema.
Entrei nesse limbo de fazer o que dá dinheiro, mas principalmente pelo fato que eu ainda não achei o que amo. Hoje em dia, tenho consciência que posso aprender e conseguir realizar as coisas com determinado tempo, basta estudar e praticar. Porém, quanto mais vejo sobre a programação, mais parece que escolhi o caminho mais difícil para ganhar dinheiro (atualmente, meu único objetivo em qualquer área), mesmo desconhecendo de outros meios mais fáceis, se é que existe.
O pessoal que segue a metologia do "Penso logo DESISTO!", achando que a dificuldade de ser programador é só código. O maior problema de ser programador são as pessoas... Força de vontade > Talento.
Pessoas são o inferno, eu não aguento ficar focando e desfocando nesse switch de código e pessoa toda hora, tem q ser dev e analista de negócios, chato pra caralho
É que a galera se ilude com TI também. A pessoa gosta de ficar no Instagram e começa a estudar TI porque acha que gosta, só por causa do Instagram 🤷🏻♂️
Eu não nasci com aptidão pra nada que faço, inclusive programação... Mas tenho foco que muitos não tem. Demorei 4 anos até conseguir tocar com violão, tentei várias vezes, mas quando foquei aprendi a ponto de começar a dar aulas pra meus colegas que haviam começado a tocar antes de mim. Programação a mesma coisa, só tive contato lá pelos 18, com 28 tava ganhando 5k, enquanto colegas formados até hoje não passaram dos 8k... Eu estudo programação pelo menos 6hrs por dia todo dos dias desde que descobri programação. Ou seja, nos últimos 15 anos programo pelo menos 6hrs por dia. Tecnologia tá 24hrs no meu dia. Tenho menos aptidão do que muito Dev por aí, mas acabo ficando superior por estudo com afinco.
Quando eu comecei a assistir os vídeos do canal, também senti essa sensação de que você é muito duro nas palavras e isso já me desmotivou as vezes, mas com o tempo entendi o que você queria passar, a mensagem que você queria passar, hoje eu já não te enxergo da mesma forma, assisto sempre seus vídeos e tento extrair algo bom pra mim.
Eu gostava de jogar poker, então tentei me tornar um jogador profissional em um time. Eram mais de 10 horas de trabalho por dia, sem finais de semana, mais estudo de teoria do jogo por dois anos para não ver resultado financeiramente(com um burnout virando a esquina). Um dia me perguntei se eu empregasse aquela quantidade de esforço em outra área não daria muito mais resultado. Migrei para programação e tem dado bastante certo. As vezes desistir é o caminho, haha.
Eu estava com dificuldade no React e Javascript, me toquei que o problema era o Paradigma Funcional, eu estava acostumado com Orientação a Objetos. Fui estudar programação funcional e melhorei bastante.
O problema de quem não faz faculdade ou não lê livros é que a pessoa não sabe a base e nem aonde procurar. Do tipo, esse framework usa o paradigma X, se estou com dificuldade pode não ser o framework mas a minha falta de entendimento no paradigma.
Caí de paraquedas em uma faculdade de TI. Na época eu não sabia nem como funcionava a Internet, não sabia nem sobre o que era o curso mas eu entrei kkkkkkkk. Levou pelo menos 1 ano e meio pra eu me familiarizar com a área. Apenas com 3 anos descobri que gostava de desenvolvimento web, fazendo meus primeiros sites com HTML e CSS. Somente no penúltimo semestre da faculdade aprendi a criar uma API no backend e fazer requisições no frontend (ainda estou aprendendo). E posso dizer que a maior parte dos meus colegas ainda não sabe. Acredito que é isso, coisas boas levam tempo. No meu caso levou quase 4 anos. Mas, só da satisfação que me dá por fazer o que eu gosto, todo esse tempo já valeu a pena demais. É como o Lucas falou, se você gosta, independente da dificuldade, vale a pena continuar. (E óbvio, tudo isso vem com esforço).
não é bem assim. quando vc faz algo q vc gosta, vc tenta, tenta, tenta até conseguir. tem gente q nn gosta nem um pouco, desse grupo, tem aqueles q frustam na primeira tentativa, tem aqueles q não
Programação é ter buxas todo dia pra resolver que vc nao sabe como resolver, nos primeiros anos eu quase chorava no banheiro da empresa, hoje 7 anos depois o problema vem, eu penso, cara, tem 7 anos que sempre vem um problema que parece que não vai dar pra resolver, mas se resolve, é só mais 1 kkkk
no pouco tempo de experiência que tenho na area, notei que estar acostumado com as dificuldades é o que faz depois de muito tempo de tentativas, chegar naquela fase que a gente entende bem aquele assunto, e saber que isso sempre vai acontecer e esperar que as coisas fiquem dificeis ajuda ter uma predisposição para apanhar as pauladas kkk, e a vida segue, salve Lucas!
honestamente a única coisa que importa de verdade é a tua motivação, claro que gostar da área vai facilitar o processo mas tendo o motivo certo a gente faz QUALQUER coisa No geral só falta brio
Eu desisti de ficar bom nos jogos mobile e competitivos de computador também, fora a questão que não tenho mais a mesma disposição, eu sou lento, pelo menos tenho momentos de lentidão e isso afetava minha constância. Hoje estou pensando em sair da programação web no sentido de hobby e deixar apenas como mais uma opção de trabalho, afinal, robótica, ou simplesmente construir coisas é algo que eu amo desde pequeno, acho que seria legal você fazer um vídeo tentando abrir a mente das pessoas lucas, posso ter começado no web Front end, e acabar indo para a construção de robôs e sistemas com arduino. 7:12 é o momento que estou, estou comentando antes de terminar de ver o vídeo, e cara, decidir me permitir investir tempo no hobby de programar sistemas físicos me trouxe uma esperança e expectativa muito forte, fui de um cara que se sentia inseguro para um cara que sabe que tem que praticar mais, pois só estudar não é o suficiente, e, quando possível, investir no mundo da robótica!
Às vezes o problema nem é a programação em si. Programação é fácil, difícil é lidar com pessoas. Lidar com o ego das pessoas. Por mais que você possa ser empático, o ego das pessoas é uma barreira. Se você se destaca demais é um problema, se for de menos é outro problema. Nem sempre quem está na liderança consegue ser imparcial. Em todas as áreas, lidar com as pessoas e seus egos é o mais difícil.
Foda que eu acredito que tenho aptidão, porém fico alternando entre amar programar e sentir um ódio extremo com desejo de nunca mais ver um computador na minha frente kkkkk Edit: Sou programador senior com 7 anos de xp. Mesmo com aptidão as coisas só deram certo quando eu comecei a praticar com frequencia o ato de sentar a bunda na cadeira e estudar.
Existem pessoas, coisas e gostos, se TI não é pra você, ok , ta tudo certo, assim como eu vi que Engenharia Química não era pra mim há 6 anos atrás. Agora algumas verdade nuas e cruas são: Se você não gosta de estudar, TI não é pra você (Não importa quantos anos vc tiver, você vai ter que estudar, é um casamento com os estudos) Codar é diferente de programar. Programar é vc ir para o baixo nível, aprenda compiladores, manipular bits, manipular memória, programe uma máquina de fato. O seu eu do futuro vai agradecer. Frontend pode parecer fácil em um bootcamp, mas é complexo (Um abraço ao pessoal do frontend, eu odeio frontend) Certificações não provam que você sabe de algo e se tornou um comércio (Salvo algumas) Você só se torna um dev de verdade após 4 anos. Após uma boa vivência vc entende o pq existem certos processos como design patterns etc... E qual a importância deles. Trabalhar na gringa, é ótimo, mas não pense que é mil maravilhas, cuidado com os vendedores de sonhos. A programação em sua maior parte é frustrante, mas ao mesmo tempo legal. Você nunca vai saber qual é a razão da existência de Kotlin KKKK (Piada, mas com um fundo de verdade)
Concordo com o Montano. Quando fica difícil, tem que encarar e aprender como superar essa dificuldade, pois ela voltará a ser apresentada a você, é só questão de tempo, ou a dificuldade irá te expurgar. Na minha caminhada no python, o tempo todo se apresenta uma barreira intransponível, nesses casos não tem jeito, tenho que recorrer a documentação e passo horas lendo e aprendendo o porquê de usar um comando e não outro... no final a barreira intransponível é transposta e essa barreira sempre volta, mas agora eu já sei que é tranquilamente transpô-la e, caso não lembre do comando exato, sei exatamente onde procurar na documentação.
Sou Dev a 2 anos, e minha maior dificuldade nessa área é conseguir ganhar bem. Na última empresa em que trabalhei, ganhava 1 salário mínimo (era Dev Full Stack), onde a empresa cobrava 15k (em média) por projeto e pagavam 100 reais de "premiação"😂😂. Obs: Por 1 ano fiquei como o único dev da empresa, tendo que entregar projetos sozinho e já tive que fazer até reunião sozinho com cliente, pra levantamento de requisitos e correções. Depois de quase 2 anos nessa empresa sai e estou buscando outra oportunidade no mercado. Quando trabalhava com atendimento ao cliente e repositor ganhava mais kkk Mas infelizmente as contas estão chegando, e se não conseguir outra oportunidade vou ter que retornar ao trabalho forçado para pagar as contas. Quem puder ajudar com indicação ou de qualquer outra forma agradeço de coração 🙏🏻
Como se o vídeo não fosse bom o suficiente pra autorreflexão e autoanálise, ainda dá ótimas indicações de livros que podem literalmente mudar a mente de muitos a ainda da roadmap exemplificado de estudos. Brabo
As pessoas têm que ser realistas eu estudo mobile já perdi as contas de quanto voltei atrás em lógica e POO por eu saber não estou pronto apesar de estudar e fazer exercícios sempre que posso, problema que as pessoas esquecem que 25 30 horas de estudo de curso não e nada se você não fazer um projeto ir atrás de estudo, dev empregados quantas vezes leram livros sobre soa área quantas vezes foram atrás de exercícios, começaram um projeto nada haver, não e sobre estudar e sim qualidade sua calculadora e fundamental pro seu aprendizado mas não pro mercado
Ai ele foi para garçon e desistiu de garçon, foi para repositor desistiu de repositor, foi para pedreiro desistio de pedreiro, ai foi para colo da mamãe e fim...!!!
Eu não entendo porque as pessoas falam tanto em desistir, se você se propôs a fazer uma coisa, meu não desiste independente do problema que você tenha, se você tem um sonho não desiste de jeito nenhum, o esforço e dedicação sempre ganha do dom natural!
Cara, a grande questão realmente é gostar. Cada conceito novo é complexo mas é legal demais quando vc entende. Quando aprende algo que nao sabia que existia, e principalmente quando uma coisa funciona. TI é top demais.
O mundo de TI é tão amplo que é praticamente impossível não ter aptidão pra algo desde que tu tenha um bom domínio de tecnologia no geral, só precisa pausar pra buscar algo que tenha interesse e ir testando até encontrar.
Acho que o problema principal é a preguiça ... Estou há mais de 10 anos na área e teve momentos que eu simplesmente estava de saco cheio, não queria estudar mais, pensei até em abrir um bar de rock ... Mas renovei meu ânimo e estou mais concentrado agora, estudando coisas novas e trazendo inovação para meus projetos.
Eu sofro, me estresso muito e vivo P da vida, vejo que sou ruim e não sei de muitas coisas mesmo sendo senior, mas os caras me pagam 5 dígitos, toda esquina tem alguém querendo me contratar, então vou continuar na área e fds!
Tô desmotivado, estudo a 5 anos, tenho vários projetos fullstack e agora tô tendo que aprender a codar com ajuda de IA. Me incomoda muito monte de guru ganhando dinheiro e eu tentando ser honesto e não consigo
Conhecimento não se joga fora, se deve usar IA de forma inteligente. Não adianta ter IA se o cara não sabe o que está fazendo, ele vai acabar fazendo uma lambança que nem um dev sênior vai resolver.
Pense assim: código por código o planeta inteiro já tá cheio de código, ninguém precisa de mais código, no Github tem infinitos códigos. O que o mundo precisa é de códigos que agreguem valor a alguém, sejam pessoas ou empresas, código que resolva problemas, diminua custos, reduza tempo e aumente lucros, isso tudo é = resultado. Saia na rua, veja o mundo, veja situações, se aprofunde em algum ramo de negócio específico, isso com certeza dará uma luz de sabedoria de algo que você possa criar com seu conhecimento.
@@leonardofernandes4490 Discordo. Se você acha um conhecimento inútil, mas ele é pedido em entrevistas para empresas boas, esse conhecimento, mesmo que você não use no dia a dia não é inútil.
@@leonardofernandes4490 Só que é mais fácil reclamar do que tomar atitude e correr atrás. O mundo não vai mudar porque você não gosta de estudar algoritmos.
Lembro da época de curso técnico e faculdade. Tinham muitos que iam mal nas matérias mais técnicas. Acho que todo mundo olhava e pensava que essa galera só se formaria e ou não trabalharia na área ou iria ficar num setor de TI de empresa de qualquer coisa fazendo coisa de infra interna mais básica. Uns 5 anos depois, muitos dessa galera estão trabalhando em grandes empresas, uns em cargos altos, outros em papéis mais de negócios, etc (mas dentro de tec). O curioso é que muitos desses que pareciam que não tinham nascido pra área estão melhores do que gente que sempre foi bem nessa parte técnica e já arrumou um estágio/trabalho com dev na época da faculdade. Persistir é essencial.
Eu fico triste quand vejo a galera desistindo assim, o começo pode ser muito dificil mesmo, mais depois fica tudo tao reptitivo e mais simples que agetne começa querer coisas mais dificeis pra fzer kkk, o negocio é persistir no começo mesmo, 6 mes 1 ano ralando nos desafios, logo pega o jeito
Eu desisti também, me formo esse final de ano em uma faculdade meia boca, e nem vou procurar emprego, chega de ficar se atualizando constantemente sem chegar numa estabilidade, perdi muita coisa no T.I, namoro de 5 anos, muita vida lá fora, com 26 anos, eu decidi que os próximos 3 anos, serão dedicados a passar num concurso de polícia judiciária, seja como perito criminal, ou quem sabe o ápice como perito criminal federal na área 3, que lida com crimes cibernético na PF. Sinto que preciso melhorar e ter mais foco, ainda estou no modo desenvolvedor, procurando notícias e coisas novas sobre tudo, desde política a tecnologia, já não tenho celular a 1 ano, só uso Instagram para se atualizar sobre concursos públicos, quero eliminar tudo da minha vida de rede social, com Twitter.
Galera reclama de barriga cheia. Vocês acham que TI é ruim? Vão ser designers, publicitários que ficam até 5h da manhã na agência pois são PJ, isso ganhando 1 quinto que um dev pleno ganha.
Se deixaram chegar a esse nivel é pq ninguem reclamou antes. A reclamaçao dos profissionais de TI é justamente essa, os salarios estao defasados. Hj vc ganha menos que 4 anos atras. Se seguir o teu raciocinio todo mundo vai ficar ganhando um salario minimo com canudo na mao
Existe muita motivação para entrar, a TI não e ruim mas sim a estrutura organizacional das empresas, a rotatividade, gestão do tipo faça o que mando, nao faça o que faço.
To na programação para ganhar dinheiro, não sou apaixonado pela área, mas sou muito bom no que faço. Eu gosto é de comer camarão na praia, de frente pro mar, programação é pra pagar boletos e só, como qualquer outro emprego. Não romantizem trabalho, romantizem viver a vida.
Já fui designer, eu aconselho todo mundo que reclama de TI ser designer. Vaga de designer pleno exige mais de 5 anos de experiência, um monte de certificações pagando R$3mil por mês.
"romantizar trabalho", termo utilizado por pessoas que nunca realmente trabalharam com o que gosta na vida. Esse termo "romantizar" é muito utilizado por ignorância, quem trabalha com o que realmente gosta vive de férias e isso é um fato, o problema é que nem todo mundo vai ter o privilégio de experienciar isso, seja por falta de oportunidade ou por que simplesmente ainda não conseguiu encontrar o que gosta, por isso muitos não compreendem como pode alguém gostar de trabalhar. Mas reafirmo, não tem nada a ver com "romantizar" alguma coisa.
@@lucaspinafi você pode amar sua esposa, isso significa que você nunca vai brigar com ela? Que vocês concordam em tudo? Você ama seus filhos, vocês sempre vão concordar em tudo? Romantizar é você achar que não vai ter problema nenhum ali.
Eu acredito sim que existe talento e que a pessoa nasce para algo, eu sou um otimo programador, amo musica, mais não tenho ritmo para tocar nenhum instrumento, consigo ler a partidura mais o corpo não executa da mesma forma que a cabeça processa. Então acredito que tem sim coisas que a gente ama, mais não temos talento para isso.
Lucas Buildin do canal Lucas Ridin, eu estou estudando programação um pouco por interesse na área, um pouco por vontade de me incomodar mesmo, mas como não atuo nessa área, eu sempre me questiono: o que EFETIVAMENTE um júnior faz em uma empresa? Tipo, que tipo de task tu passaria pra um junior teu dentro da área de mobile mesmo?
Eu descobri que não gosto de programação. Eu descobri isso pelo que eu faço hoje: modelagem 3D. Quando eu tentava aprender a programar eu desistia muito nos primeiros obstáculos, hoje no 3d eu não sinto vontade nenhuma de desistir quanto mais difícil fica a tarefa. As vezes a gente só não gosta de programação, de fazer, mas gosta de acompanhar, de ver as discussões, de entender o assunto superficialmente e, graças a isso, achamos que gostamos de fazer a prática.
Resumindo: Ele viu aquele vídeo do Akita sobre aprendendo a aprender e ficou apavorado. Eu respeito a decisão, mas em qualquer área você vai bater cabeça, acho que é simplesmente entender no que você é ruim e atacar passo a passo, depois disso, é tudo questão de tempo.
Vendo o vídeo eu lembrei que eu tenho hiperfoco tbm kkk, às vezes eu tô fazendo normal tipo jogando ou assistindo alguma coisa e fico irritado se alguém me faz parar antes de terminar algo
eu to na fase "dificil" é dificil mas é gratificante quando entender algo, mas é desmotivador em pensar que nunca pode trabalhar na area, mas vou continuar, diminui o ritmo, mas to indo em frente
Aprendemos o português quando recém-nascidos, que é considerada uma das linguagens, se não a mais complicada de se aprender no mundo. Apenas porque ficamos horas, anos de nossas vidas ouvindo as outras pessoas falando, observando e descobrindo o mundo aos poucos. É questão de tempo e determinação
Eu era advogado e me tornei Administrados em Banco de Dados aos 38 anos, inúmeras vezes achei que não era para mim, mas com muito estudo e dedicação hoje administro com maestria e com certeza amo o que eu faço, o negócio é sentar a bunda na cadeira e estudar muito, mas é recompensador.
Tenho 43 anos, ao longo dessa trajetória descobri que só tenho talento para uma coisa: usar drogas. Bom como essa não era uma opção, pois eu queria continuar vivo e com as pessoas que amo ao meu lado, então entrei para a TI. Tenho 20 anos nessa área e não vou mudar. Posso continuar nas drogas, mas agora uso uma droga sadia. Vivo de TI. Obs 1.: não sou Dev, mas estou estudando Python. Obs 2.: larguei as drogas de verdade, mas também é verdade que tenho talento pra elas. Abraço para todos os loucos da tecnologia!!!!!
Minha dica é: se a coisa tá difícil, reduz o escopo. Foca apenas em uma função bem específica, por exemplo, se vc é front engine, foca em responsive design. Se vc é backend, foca em algo como safe API design com Flask/Python, por exmplo. TI eh mais foda que medicina pq é quase como se tivessemos o corpo humano para estudar sendo que esse corpo humano muda a cada 2 anos. Por isso existe especialistas na medicina. TI não deve ser diferente.
Estou começando agora também, entrri em um curso técnico em informática esse ano e estou procurando a primeira oportunidade pra come8a trabalhar na área
o negócio é que são dois graficos que devem ser plotados.. um em cima do outro.. e se as curvas não (ao menos) coincidirem, vai dar M... confiança/tempo VS pratica/tempo E sobre o Tim Ferris.. o metodo dele é o padrão contemporâneo que gera os especialistas de twitter (aka "sou especialista em qualquer assunto por 30 minutos" se a conversa passar de 30 minutos já não tenho mais babagem cultural sobre o assunto) o que cai no vale dos "dunning-krugger"
Uma pergunta, se eu estou me formando em uma boa faculdade em Ciêcia da computação, porém uso muito GTP a 1 ano, muito embora eu tenha o conhecimento de base há uma grande chance de eu me tornar um impostor? quando uso eu sinto-me que sou burro ao usar mesmo tendo feito POO, Banco de dados, todas estruturas de dados (1,2,3) arquitetura(1,2), cálculo(1,2) e física(1,2) algebra linear, geometria analitica. tenho a sensação que sou (-) cientista da computação que os outros e que sou uma farsa e fico triste por me sentir assim, por não escrever o código no "braço" minha linguagem dominate é o C, poderia fazer um video a respeito de como devemos estudar de forma correta sem usar o GTP, como ler a documentação, pesquisar corretamente? Nas férias pretendo estudar tudo no braço como um dev das antigas. Odeio me sentir assim!
Oi lucas, uma pergunta off-topic Eu estou formando agora em engenharia de software, só com esse bacharel eu posso seguir o resto da minha carreira e meter marcha pra gringa e continuar atingindo altos níveis? To achando que investir em MBA/mestrado pode ser joga dinheiro fora Hoje sou frontend pleno numa empresa bilionária, mas meu salário é baixo, quero me lançar pra gringa e estou montando um arsenal pra ir nessa guerra, o técnico eu já tenho me garanto, inglês eu já entendo 100% de vídeos, mas preciso praticar fala e a graduação já to terminando esse ano. Hoje eu penso mt se a pós vai facilitar oportunidades melhores na gringa sendo home office frontend ou não, o que você acha meu amigo?
Mano, eu estou postergando a pós e vou me focar no inglês. O inglês está dando mais resultado. 2 colegas meus já foram trabalhar pra foram ganhando mais de R$10mil por mês, outro colega já até trocou de empresa depois de 1 ano, deve estar ganhando mais de R$20mil por mês.
@@FelipeOliveir4 Eu moro no interior, meu colega tá ganhando 30k como tech lead numa empresa gringa. Mas sla eu quero mt achar uma empresa de Produto com plano de carreira que é coisa que eu tenho no BR, não queria ir pra uma startup gringa que pode fechar tlg, quero fazer a parada certa
15 anos de programação aqui, como você mesmo falou Lucas, tem que amar muito e no meu caso sou apaixonado. Minha mentalidade e acredito que a maioria que gosta tem, se algo ficou dificil você se anima em tentar descobrir como resolver é que nem você tentar 100 vezes passar daquele Boss dificil, mas quando você passa te dar uma sensação de felicidade. Desenvolvimento é assim você vai enfretar varios Bosses e com o tempo tudo vai fazer sentido e ficar mais facil. Relaxa e curte o aprendizado 😂
Existem N fatores que podem contribuir tanto para a aprendizagem quanto para desistir. Não dá pra generalizar e dizer que a pessoa desistiu por preguiça ou por que não é pra ela. Pode ter gente assim? Claro. Mas o que acho é que a maioria ignora outros fatores que podem estar ao redor da pessoa julgada. É a tal da "Méritocracia" fajuta que ignora outros pontos e julga apenas pelo resultado. Mas faze o que esse mundo é assim mesmo.
Eu não sei por onde começar , fiz ciência da computação, me formei ano passado, não consegui nenhum estágio, sinto que programação não é muito praia e cada área tem mil ferramentas diferentes que não sei qual focar pois cada empresa tem sua necessidade e 99% das vagas requer experiência até para iniciantes.
"vou dar meio certo" ahahhahahaha "vc literalmente escreveu" ahahhaah O LinkedIn ta virando o novo twitter, postaram algo obvio, e tiveram coragem de da um print e abrir um debate sem o autor do post, ai uma brava alma foi lá e tagueou o autor para se defender, muito twitter isso ahahhahaahh "o cara consegue ofender mais grupos no mesmo vídeo" [isso é muito meta] O vídeo do Clóvis de Barros "Brio", tinha que virar patrimônio da humanidade e ser aula introdutória do ensino médio e de todos os cursos a partir dai, para lembrar a galera sobre esse fato.
Lucas Montano, acredito hehee, que as pessoas te tiram pra antipático, quando que você é sarcástico, hehehehe.... Mas sobre esse tema, algumas considerações pulverizadas de um alguém que já tem uma certa experiência na área: 1. Não existe pessoa incampaz, a incapacidade você reduz (você reduz mesmo, pois ela sempre está com vc e algum nível) com estudo e muito aprendrizado; 2. Em se tratar da área de desenvolvimento, você para de apanhar quando começa a fazer projétos práticos! 3. Você não é burro (isso nem existe), apenas não conhece ou não sabe como resolver um determinado problema; 4. Aprender a identificar colegas tóxicos, é essencial para sua saúde mental, pois um desanimado é presa fácil desse tipo de gente; 5. Aulas, vídeos, textos não são a única forma do cérebro aprender, em algumas situações a repetição é muito bem vinda para ajudar a destravar a mente, azar repita aquele código ou algoritmo até a mente entender; 6. Prática, Prática e Prática; 7. Mentoria, desde que uma boa mentoria, manda super bem; 8. Não pare de estudar; 9. Desanimar no primeiro erro é nada perto de uma tarefa que você trabalhou e que volta pra sua mão mais de 3 vezes, é fundamental ter resiliência; 10. Pra finalizar, tenha bons hábitos pra te ajudar a ter uma vida mais saudável.
Vc fez o grafico da vontade x confiança errado, inverteu os polos. A vontade tem que começar maxima e ir diminuindo, o q vc fez foi que a vontade era zero, teve um pico imediato pra 100% e foi diminuindo.
@@LucasMontano O que eu fiz foi dividir o foco do estudo. A galera fala para criar um projeto pessoal, porém se eu quero estudar micro serviços, não tem sentido aplicar em um projeto pequeno. Então eu crio um projeto de estudo em separado.
Descobriram o ferro 3000 a.c e a idade do ferro começou em 1200 a.c, as coisas levam tempo para acontecer, as pessoas tem muita pressa pra chegar em um lugar onde não sabem o que tem lá.
Pedrada
@@GustavoFIalhoDev Ferrada*
Ninguém vive 1000 anos, então 😁
@@osvaldoandrade2370 Mas vive ao menos 70
@@camera3770 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Sou engenheiro químico, quando fui aprender web dev e python cada termo novo da área era um desafio pra entender... hoje em dia consigo conversar bem com os arquitetos e techleads.. O começo é difícil mesmo.. mas é o que Lucas falou.. se vc gosta, é inevitável evoluir, se vc quiser..
Não sou dev, mas trabalho juntos com os POs e quando pego no código, são pra aplicações em engenharia, automação ou machine learning
Sou formado em tecnologia desde 2013, sempre tive sonho de ser DEV
Porém nunca consegui uma vaga na área... então segui parte de infra que era uma coisa
que já fazia... antes mesmo de graduar...
Nunca estive feliz com isso.... 2023 resolvi voltar a estudar no começo do ano...Pra minha própria realização...
Final de 2023 consegui uma vaga na área.... Hoje com 33 anos estou com 1 ano de experiência em desenvolvimento...
Resumindo, nunca desista... talvez não aconteça no ritmo que você quer.... mas continua tentando.....
Talvez se eu tivesse tentando mais, não teria perdido 10 anos em frustação por não seguido a área que amo!...
Parabéns!!!
É isso, correr a trás do que gosta
Parabéns irmão, to estudando 6 anos seguidos e mandando currículos, diversos cursos, bacharelado, ingles e nada de arrumar trabalho, mas vamo que vamo, é difícil e eu sei disso, me falta oportunidade, acho que na primeira oportunidade que me derem vou me agarrar, até hoje nunca fui chamado nem para entrevista, com certeza mais de 1000 currículos enviados
Mundo é injusto tenho diversos amigos que estudaram menos de 1 ano e já estão ganhando na faixa de 8mil, frustrante
Programar não é difícil, quanto mais se faz, mais vc aprende. É natural. Sempre curti programar porém... É muita coisa para aprender. Vai além de saber programar. É um conjunto de conhecimentos, foi o que mais me desanimou.
Programar é fácil, o desafio está em como aplicá-la na vida real. Prosperar está na capacidade de superar as frustrações específicas da área.
A verdadeira dificuldade são as correções
4:40 É aquilo, programador é tudo maluco doido da cabeça que gosta de resolver problema, quando aparece coisa difícil e tu resolve, é gostoso pra programador no geral, acho que é uma característica que prevalece nessa área.
jogador de souls kkk
O momento de desistir é quando você realmente não gosta do que faz, não sente prazer.
O Flamino mostra isso no seu vídeo "30 DIAS ESTUDANDO PROGRAMAÇÃO | PYTHON".
10:00 gosto muito da tese do Howard Gardner, porque ele fala justamente desse potencial nativo que todos nós temos, por muito tempo eu duvidei do meu potencial por uma serie de fatores, desde estimulos básicos na infância, a comparações que feriram o meu ego, a qual todos já fizemos em algum momento na vida.
Hoje eu sou um professor de informática, que sei meu potencial, e tento migrar mais uma vez de área, almejando trabalhar com programação, mas ja fui de tudo um pouco, ajudante de serralheiro, balconista de padaria, ja vendi gelo na praia, servi o exército, mas no fim, todas as crenças limitantes que eu tinha, sobre meu potencial, só existem na minha cabeça, uma habilidade técnica pode ser desenvolvida independente da sua aptidão, mas isso nao te define, oque te define são ações, então não desista por um obstaculo, sempre vai haver um, isso só significa que você está progredindo!!
Sou Artista 2d e estudo desenho e trabalho profissionalmente na área e estou implementando estudos de programação para ver minhas artes funcionando dentro de um jogo. Sobre o assunto do vídeo eu concordo com o que vc falou Lucas. Um tempo atrás Eu trabalhava num estúdio de animação e Jogos e eu sentava do lado de um Game Dev, quando eu via o que ele fazia eu ficava pensando "Meu Deus eu nunca conseguiria fazer isso, isso não é pra mim", e recentemente fiz algo parecido com o que ele fez e pensei "Opa, não era um bicho de sete cabeças, acho que se eu quebrar um pouco mais minha cabeça eu vou conseguir fazer algo que eu jugo complexo HOJE".
Estou na área de TI há mais de 10 anos. Sou Gerente de TI, infraestrutura e Cybersegurança, e recentemente comecei um segundo trabalho (WFM baby) como analista sênior de Cybersegurança. 0deio profusamente e com todas as minhas forças tudo o que faço, já sei que TI não é minha vocação. Amo dar aulas e traduzir, mas nasci no ano errado, fazer o que. Já tentei me aventurar no 'faça o que ama e tu nunca terá de trabalhar um dia na vida', e o financeiro quase foi pra vala. Embora eu concorde contigo que entrar na TI por dinheiro não é o melhor caminho, é bom a turma saber que, mesmo que não goste, fazer bem feito, (e isso não se limita a TI), eventualmente se paga. Pra quem quer desistir, sinta-se à vontade, faz parte do processo, mas lembra: aqui dá, e se não der certo naquilo que ama, engole o orgulho, senta na frente do pc e estuda. TI ainda dá dinheiro. "ah, eu não gosto, não to conseguindo, bla bla bla" esquece isso e marcha, amigo. Passar fome não é esquema.
Entrei nesse limbo de fazer o que dá dinheiro, mas principalmente pelo fato que eu ainda não achei o que amo.
Hoje em dia, tenho consciência que posso aprender e conseguir realizar as coisas com determinado tempo, basta estudar e praticar. Porém, quanto mais vejo sobre a programação, mais parece que escolhi o caminho mais difícil para ganhar dinheiro (atualmente, meu único objetivo em qualquer área), mesmo desconhecendo de outros meios mais fáceis, se é que existe.
O pessoal que segue a metologia do "Penso logo DESISTO!", achando que a dificuldade de ser programador é só código.
O maior problema de ser programador são as pessoas...
Força de vontade > Talento.
Exatamente, na TI não há talento
Pessoas são o inferno, eu não aguento ficar focando e desfocando nesse switch de código e pessoa toda hora, tem q ser dev e analista de negócios, chato pra caralho
É que a galera se ilude com TI também. A pessoa gosta de ficar no Instagram e começa a estudar TI porque acha que gosta, só por causa do Instagram 🤷🏻♂️
Eu não nasci com aptidão pra nada que faço, inclusive programação... Mas tenho foco que muitos não tem.
Demorei 4 anos até conseguir tocar com violão, tentei várias vezes, mas quando foquei aprendi a ponto de começar a dar aulas pra meus colegas que haviam começado a tocar antes de mim.
Programação a mesma coisa, só tive contato lá pelos 18, com 28 tava ganhando 5k, enquanto colegas formados até hoje não passaram dos 8k...
Eu estudo programação pelo menos 6hrs por dia todo dos dias desde que descobri programação. Ou seja, nos últimos 15 anos programo pelo menos 6hrs por dia.
Tecnologia tá 24hrs no meu dia.
Tenho menos aptidão do que muito Dev por aí, mas acabo ficando superior por estudo com afinco.
Quando eu comecei a assistir os vídeos do canal, também senti essa sensação de que você é muito duro nas palavras e isso já me desmotivou as vezes, mas com o tempo entendi o que você queria passar, a mensagem que você queria passar, hoje eu já não te enxergo da mesma forma, assisto sempre seus vídeos e tento extrair algo bom pra mim.
Eu gostava de jogar poker, então tentei me tornar um jogador profissional em um time. Eram mais de 10 horas de trabalho por dia, sem finais de semana, mais estudo de teoria do jogo por dois anos para não ver resultado financeiramente(com um burnout virando a esquina). Um dia me perguntei se eu empregasse aquela quantidade de esforço em outra área não daria muito mais resultado. Migrei para programação e tem dado bastante certo.
As vezes desistir é o caminho, haha.
A area em geral é dificil pk7, o pessoal esquece da regra das 10k de horas e querem tudo pra ontem. Boa sorte pro op em questã, nao desista
Eu quase desisti na faculdade nas aulas de algoritmos com C, depois de C, Java foi suave. Eu ainda apanho hoje em dia, mas eu sei aonde procurar.
Eu estava com dificuldade no React e Javascript, me toquei que o problema era o Paradigma Funcional, eu estava acostumado com Orientação a Objetos. Fui estudar programação funcional e melhorei bastante.
O problema de quem não faz faculdade ou não lê livros é que a pessoa não sabe a base e nem aonde procurar. Do tipo, esse framework usa o paradigma X, se estou com dificuldade pode não ser o framework mas a minha falta de entendimento no paradigma.
todo dia um chorão entra na área achando que é fácil, e toda vez que esses chorões saem eu abro uma cerveja pra comemorar.
😂
Caí de paraquedas em uma faculdade de TI. Na época eu não sabia nem como funcionava a Internet, não sabia nem sobre o que era o curso mas eu entrei kkkkkkkk. Levou pelo menos 1 ano e meio pra eu me familiarizar com a área. Apenas com 3 anos descobri que gostava de desenvolvimento web, fazendo meus primeiros sites com HTML e CSS. Somente no penúltimo semestre da faculdade aprendi a criar uma API no backend e fazer requisições no frontend (ainda estou aprendendo). E posso dizer que a maior parte dos meus colegas ainda não sabe. Acredito que é isso, coisas boas levam tempo. No meu caso levou quase 4 anos. Mas, só da satisfação que me dá por fazer o que eu gosto, todo esse tempo já valeu a pena demais. É como o Lucas falou, se você gosta, independente da dificuldade, vale a pena continuar. (E óbvio, tudo isso vem com esforço).
não é bem assim. quando vc faz algo q vc gosta, vc tenta, tenta, tenta até conseguir. tem gente q nn gosta nem um pouco, desse grupo, tem aqueles q frustam na primeira tentativa, tem aqueles q não
Programação é ter buxas todo dia pra resolver que vc nao sabe como resolver, nos primeiros anos eu quase chorava no banheiro da empresa, hoje 7 anos depois o problema vem, eu penso, cara, tem 7 anos que sempre vem um problema que parece que não vai dar pra resolver, mas se resolve, é só mais 1 kkkk
no pouco tempo de experiência que tenho na area, notei que estar acostumado com as dificuldades é o que faz depois de muito tempo de tentativas, chegar naquela fase que a gente entende bem aquele assunto, e saber que isso sempre vai acontecer e esperar que as coisas fiquem dificeis ajuda ter uma predisposição para apanhar as pauladas kkk, e a vida segue, salve Lucas!
honestamente a única coisa que importa de verdade é a tua motivação, claro que gostar da área vai facilitar o processo mas tendo o motivo certo a gente faz QUALQUER coisa
No geral só falta brio
Eu desisti de ficar bom nos jogos mobile e competitivos de computador também, fora a questão que não tenho mais a mesma disposição, eu sou lento, pelo menos tenho momentos de lentidão e isso afetava minha constância.
Hoje estou pensando em sair da programação web no sentido de hobby e deixar apenas como mais uma opção de trabalho, afinal, robótica, ou simplesmente construir coisas é algo que eu amo desde pequeno, acho que seria legal você fazer um vídeo tentando abrir a mente das pessoas lucas, posso ter começado no web Front end, e acabar indo para a construção de robôs e sistemas com arduino.
7:12 é o momento que estou, estou comentando antes de terminar de ver o vídeo, e cara, decidir me permitir investir tempo no hobby de programar sistemas físicos me trouxe uma esperança e expectativa muito forte, fui de um cara que se sentia inseguro para um cara que sabe que tem que praticar mais, pois só estudar não é o suficiente, e, quando possível, investir no mundo da robótica!
05:10 lucas montano show tá foda hein - "muitos são impostores mesmo, outros tem a síndrome" klaklaklaklakalkalka
Às vezes o problema nem é a programação em si. Programação é fácil, difícil é lidar com pessoas. Lidar com o ego das pessoas. Por mais que você possa ser empático, o ego das pessoas é uma barreira. Se você se destaca demais é um problema, se for de menos é outro problema. Nem sempre quem está na liderança consegue ser imparcial. Em todas as áreas, lidar com as pessoas e seus egos é o mais difícil.
14:30 "É uma benção, e uma maldição" - Monk, Adrian
Possivelmente um dos melhores vídeos do canal até hoje, parabéns brow
Foda que eu acredito que tenho aptidão, porém fico alternando entre amar programar e sentir um ódio extremo com desejo de nunca mais ver um computador na minha frente kkkkk
Edit: Sou programador senior com 7 anos de xp. Mesmo com aptidão as coisas só deram certo quando eu comecei a praticar com frequencia o ato de sentar a bunda na cadeira e estudar.
Existem pessoas, coisas e gostos, se TI não é pra você, ok , ta tudo certo, assim como eu vi que Engenharia Química não era pra mim há 6 anos atrás.
Agora algumas verdade nuas e cruas são:
Se você não gosta de estudar, TI não é pra você (Não importa quantos anos vc tiver, você vai ter que estudar, é um casamento com os estudos)
Codar é diferente de programar. Programar é vc ir para o baixo nível, aprenda compiladores, manipular bits, manipular memória, programe uma máquina de fato. O seu eu do futuro vai agradecer.
Frontend pode parecer fácil em um bootcamp, mas é complexo (Um abraço ao pessoal do frontend, eu odeio frontend)
Certificações não provam que você sabe de algo e se tornou um comércio (Salvo algumas)
Você só se torna um dev de verdade após 4 anos. Após uma boa vivência vc entende o pq existem certos processos como design patterns etc... E qual a importância deles.
Trabalhar na gringa, é ótimo, mas não pense que é mil maravilhas, cuidado com os vendedores de sonhos.
A programação em sua maior parte é frustrante, mas ao mesmo tempo legal.
Você nunca vai saber qual é a razão da existência de Kotlin KKKK (Piada, mas com um fundo de verdade)
kotlin existe pra gente não ter que lidar com java mais nessa vida graçadeus
Concordo com o Montano. Quando fica difícil, tem que encarar e aprender como superar essa dificuldade, pois ela voltará a ser apresentada a você, é só questão de tempo, ou a dificuldade irá te expurgar. Na minha caminhada no python, o tempo todo se apresenta uma barreira intransponível, nesses casos não tem jeito, tenho que recorrer a documentação e passo horas lendo e aprendendo o porquê de usar um comando e não outro... no final a barreira intransponível é transposta e essa barreira sempre volta, mas agora eu já sei que é tranquilamente transpô-la e, caso não lembre do comando exato, sei exatamente onde procurar na documentação.
eu ja desisti faz tempo, negocio é bitcoin, criptomoedas, sonegação fiscal
Kkkkkk
Acredito que no fim do toda carreira de programador , o cara vai tentar viralizar na internet e vai tentar vender pdfs e cursos onlines.
Sou Dev a 2 anos, e minha maior dificuldade nessa área é conseguir ganhar bem.
Na última empresa em que trabalhei, ganhava 1 salário mínimo (era Dev Full Stack), onde a empresa cobrava 15k (em média) por projeto e pagavam 100 reais de "premiação"😂😂.
Obs: Por 1 ano fiquei como o único dev da empresa, tendo que entregar projetos sozinho e já tive que fazer até reunião sozinho com cliente, pra levantamento de requisitos e correções. Depois de quase 2 anos nessa empresa sai e estou buscando outra oportunidade no mercado.
Quando trabalhava com atendimento ao cliente e repositor ganhava mais kkk
Mas infelizmente as contas estão chegando, e se não conseguir outra oportunidade vou ter que retornar ao trabalho forçado para pagar as contas.
Quem puder ajudar com indicação ou de qualquer outra forma agradeço de coração 🙏🏻
Como se o vídeo não fosse bom o suficiente pra autorreflexão e autoanálise, ainda dá ótimas indicações de livros que podem literalmente mudar a mente de muitos a ainda da roadmap exemplificado de estudos.
Brabo
11:21 Minha mente já é minha própria punição.
As pessoas têm que ser realistas eu estudo mobile já perdi as contas de quanto voltei atrás em lógica e POO por eu saber não estou pronto apesar de estudar e fazer exercícios sempre que posso, problema que as pessoas esquecem que 25 30 horas de estudo de curso não e nada se você não fazer um projeto ir atrás de estudo, dev empregados quantas vezes leram livros sobre soa área quantas vezes foram atrás de exercícios, começaram um projeto nada haver, não e sobre estudar e sim qualidade sua calculadora e fundamental pro seu aprendizado mas não pro mercado
Ai ele foi para garçon e desistiu de garçon, foi para repositor desistiu de repositor, foi para pedreiro desistio de pedreiro, ai foi para colo da mamãe e fim...!!!
The dip eu li por indicação sua, obrigado pia !!
Eu não entendo porque as pessoas falam tanto em desistir, se você se propôs a fazer uma coisa, meu não desiste independente do problema que você tenha, se você tem um sonho não desiste de jeito nenhum, o esforço e dedicação sempre ganha do dom natural!
Cara, a grande questão realmente é gostar. Cada conceito novo é complexo mas é legal demais quando vc entende. Quando aprende algo que nao sabia que existia, e principalmente quando uma coisa funciona. TI é top demais.
O mundo de TI é tão amplo que é praticamente impossível não ter aptidão pra algo desde que tu tenha um bom domínio de tecnologia no geral, só precisa pausar pra buscar algo que tenha interesse e ir testando até encontrar.
Acho que o problema principal é a preguiça ... Estou há mais de 10 anos na área e teve momentos que eu simplesmente estava de saco cheio, não queria estudar mais, pensei até em abrir um bar de rock ... Mas renovei meu ânimo e estou mais concentrado agora, estudando coisas novas e trazendo inovação para meus projetos.
2:20 , metade das vitimas de burnout deveriam ouvir isso aqui
Eu sofro, me estresso muito e vivo P da vida, vejo que sou ruim e não sei de muitas coisas mesmo sendo senior, mas os caras me pagam 5 dígitos, toda esquina tem alguém querendo me contratar, então vou continuar na área e fds!
Se tem alguem te querendo a cada esquina é pq vc é bom sim cara, é so sindrome do impostos, coloca o peito pra fora e fala, eu sou bom e pede aumento
Ajuda eu kk ❤❤❤❤
É isso. Se é ruim em tudo o problema é outro, não o trampo
E eu antes nem tinha clicado nesse video antes pra ver achando que eu ia me desmotivar mais, quando na verdade me animou pra caramba.
Não desiste da gente não cara.
Tô desmotivado, estudo a 5 anos, tenho vários projetos fullstack e agora tô tendo que aprender a codar com ajuda de IA. Me incomoda muito monte de guru ganhando dinheiro e eu tentando ser honesto e não consigo
Conhecimento não se joga fora, se deve usar IA de forma inteligente. Não adianta ter IA se o cara não sabe o que está fazendo, ele vai acabar fazendo uma lambança que nem um dev sênior vai resolver.
Pense assim: código por código o planeta inteiro já tá cheio de código, ninguém precisa de mais código, no Github tem infinitos códigos.
O que o mundo precisa é de códigos que agreguem valor a alguém, sejam pessoas ou empresas, código que resolva problemas, diminua custos, reduza tempo e aumente lucros, isso tudo é = resultado.
Saia na rua, veja o mundo, veja situações, se aprofunde em algum ramo de negócio específico, isso com certeza dará uma luz de sabedoria de algo que você possa criar com seu conhecimento.
@@FelipeOliveir4 Pior que se joga sim kkkkk, o q mais tem hj em dia é conhecimento inútil.
@@leonardofernandes4490 Discordo. Se você acha um conhecimento inútil, mas ele é pedido em entrevistas para empresas boas, esse conhecimento, mesmo que você não use no dia a dia não é inútil.
@@leonardofernandes4490 Só que é mais fácil reclamar do que tomar atitude e correr atrás. O mundo não vai mudar porque você não gosta de estudar algoritmos.
Lembro da época de curso técnico e faculdade. Tinham muitos que iam mal nas matérias mais técnicas. Acho que todo mundo olhava e pensava que essa galera só se formaria e ou não trabalharia na área ou iria ficar num setor de TI de empresa de qualquer coisa fazendo coisa de infra interna mais básica. Uns 5 anos depois, muitos dessa galera estão trabalhando em grandes empresas, uns em cargos altos, outros em papéis mais de negócios, etc (mas dentro de tec). O curioso é que muitos desses que pareciam que não tinham nascido pra área estão melhores do que gente que sempre foi bem nessa parte técnica e já arrumou um estágio/trabalho com dev na época da faculdade. Persistir é essencial.
Eu fico triste quand vejo a galera desistindo assim, o começo pode ser muito dificil mesmo, mais depois fica tudo tao reptitivo e mais simples que agetne começa querer coisas mais dificeis pra fzer kkk, o negocio é persistir no começo mesmo, 6 mes 1 ano ralando nos desafios, logo pega o jeito
Eu desisti também, me formo esse final de ano em uma faculdade meia boca, e nem vou procurar emprego, chega de ficar se atualizando constantemente sem chegar numa estabilidade, perdi muita coisa no T.I, namoro de 5 anos, muita vida lá fora, com 26 anos, eu decidi que os próximos 3 anos, serão dedicados a passar num concurso de polícia judiciária, seja como perito criminal, ou quem sabe o ápice como perito criminal federal na área 3, que lida com crimes cibernético na PF.
Sinto que preciso melhorar e ter mais foco, ainda estou no modo desenvolvedor, procurando notícias e coisas novas sobre tudo, desde política a tecnologia, já não tenho celular a 1 ano, só uso Instagram para se atualizar sobre concursos públicos, quero eliminar tudo da minha vida de rede social, com Twitter.
Galera reclama de barriga cheia. Vocês acham que TI é ruim? Vão ser designers, publicitários que ficam até 5h da manhã na agência pois são PJ, isso ganhando 1 quinto que um dev pleno ganha.
Se deixaram chegar a esse nivel é pq ninguem reclamou antes. A reclamaçao dos profissionais de TI é justamente essa, os salarios estao defasados. Hj vc ganha menos que 4 anos atras. Se seguir o teu raciocinio todo mundo vai ficar ganhando um salario minimo com canudo na mao
Existe muita motivação para entrar, a TI não e ruim mas sim a estrutura organizacional das empresas, a rotatividade, gestão do tipo faça o que mando, nao faça o que faço.
Fala a verdade mesmo irmão, TI é difícil pra crl mesmo.
To na programação para ganhar dinheiro, não sou apaixonado pela área, mas sou muito bom no que faço. Eu gosto é de comer camarão na praia, de frente pro mar, programação é pra pagar boletos e só, como qualquer outro emprego.
Não romantizem trabalho, romantizem viver a vida.
Já fui designer, eu aconselho todo mundo que reclama de TI ser designer. Vaga de designer pleno exige mais de 5 anos de experiência, um monte de certificações pagando R$3mil por mês.
"romantizar trabalho", termo utilizado por pessoas que nunca realmente trabalharam com o que gosta na vida.
Esse termo "romantizar" é muito utilizado por ignorância, quem trabalha com o que realmente gosta vive de férias e isso é um fato, o problema é que nem todo mundo vai ter o privilégio de experienciar isso, seja por falta de oportunidade ou por que simplesmente ainda não conseguiu encontrar o que gosta, por isso muitos não compreendem como pode alguém gostar de trabalhar.
Mas reafirmo, não tem nada a ver com "romantizar" alguma coisa.
@lucaspinafi falou pouco mas falou merda
@@lucaspinafi você pode amar sua esposa, isso significa que você nunca vai brigar com ela? Que vocês concordam em tudo? Você ama seus filhos, vocês sempre vão concordar em tudo? Romantizar é você achar que não vai ter problema nenhum ali.
@@lucaspinafi Eichiro Oda parece amar One Piece, trabalha pra caraca, está com problemas de saúde. Outros autores de mangá morreram trabalhando.
Eu acredito sim que existe talento e que a pessoa nasce para algo, eu sou um otimo programador, amo musica, mais não tenho ritmo para tocar nenhum instrumento, consigo ler a partidura mais o corpo não executa da mesma forma que a cabeça processa. Então acredito que tem sim coisas que a gente ama, mais não temos talento para isso.
Lucas Buildin do canal Lucas Ridin, eu estou estudando programação um pouco por interesse na área, um pouco por vontade de me incomodar mesmo, mas como não atuo nessa área, eu sempre me questiono: o que EFETIVAMENTE um júnior faz em uma empresa? Tipo, que tipo de task tu passaria pra um junior teu dentro da área de mobile mesmo?
Eu descobri que não gosto de programação. Eu descobri isso pelo que eu faço hoje: modelagem 3D. Quando eu tentava aprender a programar eu desistia muito nos primeiros obstáculos, hoje no 3d eu não sinto vontade nenhuma de desistir quanto mais difícil fica a tarefa. As vezes a gente só não gosta de programação, de fazer, mas gosta de acompanhar, de ver as discussões, de entender o assunto superficialmente e, graças a isso, achamos que gostamos de fazer a prática.
Resumindo: Ele viu aquele vídeo do Akita sobre aprendendo a aprender e ficou apavorado.
Eu respeito a decisão, mas em qualquer área você vai bater cabeça, acho que é simplesmente entender no que você é ruim e atacar passo a passo, depois disso, é tudo questão de tempo.
Mas pq é tão difícil uma maldita vaga de estágio se as notícias dizem q tem 1 bilhão de vagas e as empresas estão desesperadas por "mão de obra" ? 😂
Esse vídeo foi muito bom para mim, eu geralmente desisto quando fica díficil, mas estou lutando para não fazer isso ainda.
Vendo o vídeo eu lembrei que eu tenho hiperfoco tbm kkk, às vezes eu tô fazendo normal tipo jogando ou assistindo alguma coisa e fico irritado se alguém me faz parar antes de terminar algo
Finalmente alguém soube explicar o real significado de "ser empático".
Se fosse fácil, não pagaria bem! Principalmente programação, exige muita dedicação e orientação para não perder tempo com caminhos pouco eficientes.
eu to na fase "dificil" é dificil mas é gratificante quando entender algo, mas é desmotivador em pensar que nunca pode trabalhar na area, mas vou continuar, diminui o ritmo, mas to indo em frente
Sou astronauta e muitas vezes desisti 😢 obrigado pelo video Lucas Montano do canal Lucas Montano
Aprendemos o português quando recém-nascidos, que é considerada uma das linguagens, se não a mais complicada de se aprender no mundo. Apenas porque ficamos horas, anos de nossas vidas ouvindo as outras pessoas falando, observando e descobrindo o mundo aos poucos. É questão de tempo e determinação
Eu era advogado e me tornei Administrados em Banco de Dados aos 38 anos, inúmeras vezes achei que não era para mim, mas com muito estudo e dedicação hoje administro com maestria e com certeza amo o que eu faço, o negócio é sentar a bunda na cadeira e estudar muito, mas é recompensador.
Tenho 43 anos, ao longo dessa trajetória descobri que só tenho talento para uma coisa: usar drogas. Bom como essa não era uma opção, pois eu queria continuar vivo e com as pessoas que amo ao meu lado, então entrei para a TI. Tenho 20 anos nessa área e não vou mudar. Posso continuar nas drogas, mas agora uso uma droga sadia. Vivo de TI. Obs 1.: não sou Dev, mas estou estudando Python. Obs 2.: larguei as drogas de verdade, mas também é verdade que tenho talento pra elas. Abraço para todos os loucos da tecnologia!!!!!
Minha dica é: se a coisa tá difícil, reduz o escopo. Foca apenas em uma função bem específica, por exemplo, se vc é front engine, foca em responsive design. Se vc é backend, foca em algo como safe API design com Flask/Python, por exmplo. TI eh mais foda que medicina pq é quase como se tivessemos o corpo humano para estudar sendo que esse corpo humano muda a cada 2 anos. Por isso existe especialistas na medicina. TI não deve ser diferente.
Obrigado por não desistir de mim lucas montano
A vedade sempre doi !!!! Acredito que a verdade semppre e meio indigesta !!! mas tem mercado para todos até para os mediocres cada um tem seu lugar !!
Estou começando agora também, entrri em um curso técnico em informática esse ano e estou procurando a primeira oportunidade pra come8a trabalhar na área
Concordo demais, musica, xadrez/games de estrategia, skate kkkk
8:23 o cara bugou a mente do Lucas haushsushsuhshshsh
o negócio é que são dois graficos que devem ser plotados.. um em cima do outro.. e se as curvas não (ao menos) coincidirem, vai dar M...
confiança/tempo VS pratica/tempo
E sobre o Tim Ferris.. o metodo dele é o padrão contemporâneo que gera os especialistas de twitter (aka "sou especialista em qualquer assunto por 30 minutos" se a conversa passar de 30 minutos já não tenho mais babagem cultural sobre o assunto) o que cai no vale dos "dunning-krugger"
Uma pergunta, se eu estou me formando em uma boa faculdade em Ciêcia da computação, porém uso muito GTP a 1 ano, muito embora eu tenha o conhecimento de base há uma grande chance de eu me tornar um impostor? quando uso eu sinto-me que sou burro ao usar mesmo tendo feito POO, Banco de dados, todas estruturas de dados (1,2,3) arquitetura(1,2), cálculo(1,2) e física(1,2) algebra linear, geometria analitica. tenho a sensação que sou (-) cientista da computação que os outros e que sou uma farsa e fico triste por me sentir assim, por não escrever o código no "braço" minha linguagem dominate é o C, poderia fazer um video a respeito de como devemos estudar de forma correta sem usar o GTP, como ler a documentação, pesquisar corretamente? Nas férias pretendo estudar tudo no braço como um dev das antigas. Odeio me sentir assim!
Falar a verdade tem um jeito: Falando a verdade
Oi lucas, uma pergunta off-topic
Eu estou formando agora em engenharia de software, só com esse bacharel eu posso seguir o resto da minha carreira e meter marcha pra gringa e continuar atingindo altos níveis? To achando que investir em MBA/mestrado pode ser joga dinheiro fora
Hoje sou frontend pleno numa empresa bilionária, mas meu salário é baixo, quero me lançar pra gringa e estou montando um arsenal pra ir nessa guerra, o técnico eu já tenho me garanto, inglês eu já entendo 100% de vídeos, mas preciso praticar fala e a graduação já to terminando esse ano.
Hoje eu penso mt se a pós vai facilitar oportunidades melhores na gringa sendo home office frontend ou não, o que você acha meu amigo?
Mano, eu estou postergando a pós e vou me focar no inglês. O inglês está dando mais resultado. 2 colegas meus já foram trabalhar pra foram ganhando mais de R$10mil por mês, outro colega já até trocou de empresa depois de 1 ano, deve estar ganhando mais de R$20mil por mês.
@@FelipeOliveir4 Eu moro no interior, meu colega tá ganhando 30k como tech lead numa empresa gringa. Mas sla eu quero mt achar uma empresa de Produto com plano de carreira que é coisa que eu tenho no BR, não queria ir pra uma startup gringa que pode fechar tlg, quero fazer a parada certa
Aaaah, que satisfação, sair do video do Nando e ter video do Lucas Montano do canal Lucas Montano
só to na T.I pq pra mim é mais fácil que ser advogado, garçom, repositor, ia leva justa causa trabalhando em mercado ctz, emprego de m_r_d
"claro que não né, cara" como plot twist é 600% frase de gaúcho. Me identifiquei kkkk
15 anos de programação aqui, como você mesmo falou Lucas, tem que amar muito e no meu caso sou apaixonado.
Minha mentalidade e acredito que a maioria que gosta tem, se algo ficou dificil você se anima em tentar descobrir como resolver é que nem você tentar 100 vezes passar daquele Boss dificil, mas quando você passa te dar uma sensação de felicidade.
Desenvolvimento é assim você vai enfretar varios Bosses e com o tempo tudo vai fazer sentido e ficar mais facil.
Relaxa e curte o aprendizado 😂
Existem N fatores que podem contribuir tanto para a aprendizagem quanto para desistir. Não dá pra generalizar e dizer que a pessoa desistiu por preguiça ou por que não é pra ela. Pode ter gente assim? Claro. Mas o que acho é que a maioria ignora outros fatores que podem estar ao redor da pessoa julgada. É a tal da "Méritocracia" fajuta que ignora outros pontos e julga apenas pelo resultado. Mas faze o que esse mundo é assim mesmo.
Programação é difícil. Primeiro, começa com os erros de sintaxe, depois, evolui para os erros de lógica e otimização kkkk
O Douglas Flamino deveria ver esse seu vídeo - o desafio dele Python em 30 dias klaklaklaklaklaa rachei pela ansiedade dele klaklakalkla
Eu não sei por onde começar , fiz ciência da computação, me formei ano passado, não consegui nenhum estágio, sinto que programação não é muito praia e cada área tem mil ferramentas diferentes que não sei qual focar pois cada empresa tem sua necessidade e 99% das vagas requer experiência até para iniciantes.
Se precisa de dinheiro vai pra suporte de ti
Ninguém tem hiperfoco em capinar lote ou programar em Java né kkkkkkk
A curva de aprendizado é logarítmica, na verdade.
Se quem tá na área pq gosta fica doido, imagina quem tá na área só por dinheiro 😅😅
"vou dar meio certo" ahahhahahaha "vc literalmente escreveu" ahahhaah
O LinkedIn ta virando o novo twitter, postaram algo obvio, e tiveram coragem de da um print e abrir um debate sem o autor do post, ai uma brava alma foi lá e tagueou o autor para se defender, muito twitter isso ahahhahaahh
"o cara consegue ofender mais grupos no mesmo vídeo" [isso é muito meta]
O vídeo do Clóvis de Barros "Brio", tinha que virar patrimônio da humanidade e ser aula introdutória do ensino médio e de todos os cursos a partir dai, para lembrar a galera sobre esse fato.
Lucas Montano, acredito hehee, que as pessoas te tiram pra antipático, quando que você é sarcástico, hehehehe....
Mas sobre esse tema, algumas considerações pulverizadas de um alguém que já tem uma certa experiência na área:
1. Não existe pessoa incampaz, a incapacidade você reduz (você reduz mesmo, pois ela sempre está com vc e algum nível) com estudo e muito aprendrizado;
2. Em se tratar da área de desenvolvimento, você para de apanhar quando começa a fazer projétos práticos!
3. Você não é burro (isso nem existe), apenas não conhece ou não sabe como resolver um determinado problema;
4. Aprender a identificar colegas tóxicos, é essencial para sua saúde mental, pois um desanimado é presa fácil desse tipo de gente;
5. Aulas, vídeos, textos não são a única forma do cérebro aprender, em algumas situações a repetição é muito bem vinda para ajudar a destravar a mente, azar repita aquele código ou algoritmo até a mente entender;
6. Prática, Prática e Prática;
7. Mentoria, desde que uma boa mentoria, manda super bem;
8. Não pare de estudar;
9. Desanimar no primeiro erro é nada perto de uma tarefa que você trabalhou e que volta pra sua mão mais de 3 vezes, é fundamental ter resiliência;
10. Pra finalizar, tenha bons hábitos pra te ajudar a ter uma vida mais saudável.
14:00 eu tenho exatamente isso! 😂😂
Como eu vou saber que eu tenho apetidão?
o que é pokedex ?o que seria isso ?
Não desista de mim!
se ele consegue respirar e falar ao mesmo tempo, ele e bom em alguma coisa... kkkk não desista
punição para quem não conseguiu aprender HTML:
10 varadas de bambu nas costas sem camise e sem dó
Vc fez o grafico da vontade x confiança errado, inverteu os polos.
A vontade tem que começar maxima e ir diminuindo, o q vc fez foi que a vontade era zero, teve um pico imediato pra 100% e foi diminuindo.
depende do ponto de vista, a vontade pode ir crescendo conforme tu vai vendo que um hello world é fácil fazer
@@LucasMontano VDD
@@LucasMontano O que eu fiz foi dividir o foco do estudo. A galera fala para criar um projeto pessoal, porém se eu quero estudar micro serviços, não tem sentido aplicar em um projeto pequeno. Então eu crio um projeto de estudo em separado.
Talento da TI é ter foco, eu desenvolvedor com TDAH 🤡