A situação era precária e as tendências eram desfavoráveis ao desenvolvimento. O governo de terra arrasada do desastrado presidente João Goulart (1919-1976) culminou, com a submissão aos sindicatos dos trabalhadores, a inviabilizar a nossa economia. As taxas de crescimento chegaram a apenas 0,6% de crescimento em 1963. A falta de investimentos públicos e privados; a elevação do déficit público; e uma inflação, que em 1961 era de 51,6% e passa a 80% em 1962, chegando a 93% em 1963… mostravam o caminho de uma hiperinflação. Tudo isso levou a uma crise interna e externa. Não havia dinheiro para custear a máquina pública e nem para atender às necessidades das importações. Os três anos do governo Castello Branco (o ministro da Fazenda era Otávio Gouveia de Bulhões e Roberto Campos, dois liberais) foram marcados por uma revolução nos usos e costumes, como se começasse tudo de novo. Um governo marcado pela moralidade, pela austeridade; pelo combate à demagogia e à corrupção; pela racionalidade econômica; cujo resultado, mesmo lutando com uma situação adversa herdada (um verdadeiro caos), foi um crescimento de 12,6% do PIB (média de 4,2%) e a redução da inflação em 92,12 para 25,01%. O Brasil moderno muito deve à “revolução esquecida” do Presidente Castelo Branco. Um estadista a não ser esquecido.
So para os egoísta e covarde ela é atual empresa funciona sem funcionários, e so o empresário executar o serviço entao todos tem valor, na entrevista dele so o empresário tem importância ,segos covardes filhos do diabo
Год назад
só acéfalos comentando. Quanto burrice que estou lendo aqui.
Concordo com o saudoso Prof. Roberto Campos: "empresários são raríssimos". No Brasil temos uma elite que se diz empresarial, mas na maioria são "privilegialistas".
Tai o neto satanás! Contrariando até o prêmio Nobel da economia! Esse povo não sabe oque é ser trabalhodor! O banco central foi sequestrado pelo mercado financeiro! Cambada de vagabundos vagabundos! Dinheiro se ganha com o suor do próprio rosto ! Não do suor do povo brasileiro!.....a burguesia fede!
E quem faz a sonegação fiscal quem incentiva benefícios fiscais se não o próprio GOVERNO? Sonegação é inteligência da lei a seu favor, se for correta não é crime
Empreendedores são os heróis do Brasil! São os que geram a grande maioria dos empregos e trabalhos indiretos. É no comércio, as trocas de produtos/serviços, que se gera a grande riqueza da economia.
E incrível como quase tudo que a gente acha dos primeiros anos da pós ditadura militar, remete aos anos atuais... acho que isso diz muito do que passamos nesses 6 anos!
@@matheuspaiva2075 Eu não argumento com bolsomínios. Se você não percebeu, eu fiz uma afirmação. Não quero te convencer a nada. Bolsomínios nasceram e vão morrer assim: hipócritas, perversos e sem caráter.
Somewhat ironically, despite Schumpeter being a staunch defender of capitalism and its long-run benefits, this view put him in agreement with the noted socialist writer, Karl Marx. While Marx believed the end of capitalism would come in the form of a working-class revolt due to capitalism’s failures, Schumpeter instead believed that capitalism’s successes would eventually destroy the system from within-a prediction that in many ways looks to be coming true at a more rapid rate than ever. By Russell S. Sobel 1:03 [Fraser Institute]
how can someone still believe that socialism is a successful “economic system” ? History had shown that every country that applied socialism, lead to dictatorships by one person, oppressing the people.
Год назад+66
"Nossas esquerdas não gostam dos pobres. Gostam mesmo é dos funcionários públicos. São estes que, gozando de estabilidade, fazem greves, votam no Lula, pagam contribuição para a CUT. Os pobres não fazem nada disso. São uns chatos". Roberto Campos (1917 - 2001), economista, professor, escritor, diplomata e político. Nascido em uma família de origem humilde, formou-se em Filosofia e Teologia em um seminário católico. Fez parte da delegação brasileira da Conferência de Bretton Woods que criou o Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial.
Os funcionários das estatais não gostam de um governo privatista 👍pq sabem que prestam um mau serviço a sociedade e uma possível privatização colocaria eles no olho na rua,econtratariam mão de obra qualificado,por isso a opção a uma governo socialista
Te muitos funcionários públicos com salários defasados geralmente os concursados, só o seguimento de indicados/cargos de confiança e ou que exercem cargos através de votos tem vantagens que a cultura popular generaliza a todos.
Esse, REALMENTE, era um LIBERAL. O que se vê hoje é uma afronta ao que prega o Liberalismo. Esse tal Partido Liberal, que está por aí, não possui NADA de Liberal. A começar que o senhor Roberto Campos era um homem SÉRIO e HONESTO, o resto todos já sabem.
🚩 Resumindo, o *único com o poder de inflar a base monetária* _('imprimir/criar' dinheiro),_ *isto é, criar inflação* _(generalizada por reduzir valor do dinheiro),_ *é o estado* _(políticos no poder)._ Inventar que a culpa são daqueles que vendem para o consumidor final _(quem paga TODOS os impostos)_ é a desculpa padrão e fácil pra enganar o povo e continuar a propagar essa fake news. Excelente recordação esta entrevista!
Na economia, existem poucas coisas que não geram polêmica. O conceito de inflação é uma dessas coisas. Inflação = aumento dos preços. O que gera a inflação? Desequilíbrio entre oferta e demanda. Por exemplo, se o cultivo de café tem um ano problemático, com baixa produção, então a oferta desse produto será reduzida e o seu preço subirá (assumindo que a demanda não foi alterada). Outro exemplo: quando um país entra em guerra, as pessoas que tem estoque de dinheiro costumam ir no mercado e comprar muito mais que o usual (fazendo estoque de produtos em suas casas), e os preços dos produtos acabam disparando. Em ambos os exemplos, temos inflação SEM expansão de base monetária (e também SEM culpa do empresário).
Trecho de um comentário do economista Stiglitz em 2021 sobre os EUA: "E se a política monetária não funciona para aumentar a demanda, então é claro que ela não vai ser inflacionária. O que fizemos, basicamente, foi dizer aos bancos: vocês podem emprestar mais. Só que os bancos não estavam interessados em emprestar mais. A antiga teoria monetária diria que expandir a oferta de moeda automaticamente se traduz em mais gastos (e, portanto, em mais inflação). Gosto de enfatizar que isso simplesmente não é verdade"."
@@elias1261 genocida? Ainda essa conversa mole? Só da Petrobrás sumiram 900BILHOES com B de bola, nos governos do pt. Em média morreram 2 milhões AO ANO na fila do SUS nos governos do pt. Quantos poderiam ter sido salvos do genocídio dos pobres que o pt fez?
@@ph4nt0m22 Essas fakes só têm eco dentro da própria bolha dessa escória imunda de bolsominions iguais você. 570 c.rianças m.orreram de fome no mesmo local onde o GENO CIDA gastou 163 mil reais numa cornociata, quando foi visitar o garimpo. Isso é FATO, seu v.erme M.ALDITO!
Verdade. Por isso, que a taxa Selic sobe. Para reduzir a quantidade de dinheiro em circulação. Quem aumentou a quantidade de dinheiro em circulação? O governo. A tese do avô do presidente do Banco Central está correta.
Continua miseravelmente errado, pois a expansão monetária só irá gerar inflação se a economia já estiver trabalhando próxima da sua capacidade máxima, do contrário, como ocorre no Brasil, haverá expansão da produção para cumprir com a nova demanda, pois a capacidade produtiva está subutilizada. Essa firmação de que expansão monetária gera inflação não é uma lei universal, ela apenas se da em determinada condição.
@@r.g.f.9904 Cultura antiempresarial é a política suicida de juros do Banco Central, quem REALMENTE TRABALHA E PRODUZ (EMPRESÁRIOS, FUNCIONÁRIOS ETC) e não especuladores estão comendo o pão que o diabo amassou. Estados Unidos e Europa mandam lembranças.
@@r.g.f.9904 Você não entendeu o argumento. Ele não está falando que a expansão monetária gera inflação. Ele está falando que a expansão monetária é a própria inflação. O aumento de preços é a consequência. Essa é a definição original da palavra. Entendo que você quer passar a ideia de que é possível existir expansão monetária sem aumento de preços, já que os preços são influenciados por inúmeros outros fatores também. Porém o fato é que, a expansão monetária gera aumento de preços, CETERIS PARIBUS (tudo o mais constante). E a definição da inflação foi alterada do original para que a irresponsabilidade do governo fosse jogada para debaixo do tapete. Portanto, pare de ser gado e voltemos a definição original.
@@sr.a7419 MMT não funcionou em lugar algum. É terraplanismo econômico. Leia o artigo "A Teoria Monetária Moderna foi aplicada na Argentina. Eis os resultados"
Schumpeter believed that capitalism would ultimately be destroyed by its success. Although Schumpeter predicted the demise of capitalism, he was an ardent supporter of it. 1:50 [Investopedia]
Continua miseravelmente errado, pois a expansão monetária só irá gerar inflação se a economia já estiver trabalhando próxima da sua capacidade máxima, do contrário, como ocorre no Brasil, haverá expansão da produção para cumprir com a nova demanda, pois a capacidade produtiva está subutilizada. Essa firmação de que expansão monetária gera inflação não é uma lei universal, ela apenas se da em determinada condição.
O campos neto coloca uma taxa de juros a 13,75 que é a mais alta do mundo, tá quase o dobro da segunda maior taxa do mundo enquanto quebra muitos empresário, que o empresário que não vê essa demanda de cliente e se pegar dinheiro com o banco com certeza vai quebrar pelos juros alto. Fora cada 1% da selic é 40 bilhoes a mais de divida pro governo pagar tirando dinheiro do cu do contribuinte. Brasil taxa 13,75 Mexico taxa 8,5 EUA taxa 5,75 Não tem nada que justifica. Isso é conluio com bancos e não com o brasil, muito menos com o empresário
A taxa de juros no Brasil é alta justamente pelo risco que o Brasil apresenta. Se a taxa de juros fosse mais baixa ninguém emprestaria dinheiro para o Governo.
O juros alto é um remédio amargo, mas a doença é pior ainda, corroe a renda do pobre, gera imprevisibilidade em investimentos presente, e mata o espírito empreendedor, enfim o nome dessa doença é inflação.
@Thiago Henrique o Custo do crédito fica muito + alto que a rentabilidade média dos negócios que variam de 2% até 8%, como vc vai pegar o crédito sempre acima do 13.75% pois o banco pode colocar o dinheiro nos títulos público e receber essa taxa, então ele vai cobrar por exemplo 18% para poder emprestar, aí não e rentável ao empresário que tem uma taxa de lucro muito menor que os juros do empréstimo e a dívida em si!!
@Carlos Eduardo cara, sempre tem expansão monetária isso e uma coisa diária, inflação está + ligada a expectativa do mercado do que a coisas Reais do nosso dia, dia.
@Carlos Eduardo que um exemplo? O Bradesco anunciou um lucro de 3 bilhões + o mercado esperava que ele tivesse um lucro de 3,2 bilhões de Reais, o mercado derruba o preço da ação em 10%, e não se preocupar em saber o porquê, só porque frustrou a expectativa de Lucro!!! Isso realmente aconteceu nesse último balanço!!! Então o mercado vive de expectativa e criar essa confusão toda!!
Como é que é? O que é importa é o empresário e não o funcionário? Mas que papinho propício para favorecer as elites, hein? Ok, então continuemos com esse pensamento de achar que o empresário é um coitadinho e que temos aturar baixos salários e uma aposentadoria de migalhas e continuaremos a ver a concentração da riqueza de nosso país na mão de um número restrito de "pobres" empresários! O que precisamos é de equilíbrio, de políticas que promovam uma distribuição de riqueza mais justa, garantindo saúde, educação e trabalho a todos e todas.
Verdade. Por isso, que a taxa Selic sobe. Para reduzir a quantidade de dinheiro em circulação. Quem aumentou a quantidade de dinheiro em circulação? O governo. A tese do avô do presidente do Banco Central está correta.
@@gilbertotcg workshop, treinamento, pós graduação, especialização, MBA, mentorias, isso não é só passatempo, nem uma coleção de diplomas para se colocar num mural, isso tudo é investimento em conhecimento e qualificação pessoal pra tomadas de decisão, mesmo um grande empresário está sempre em busca de conhecimento
@@alexandreribeiro9687 quem tem que aprender tudo isso aí são os gerentes que irão trabalhar para os empresários. Empresário só precisa saber do aumento de lucro no fim do mês, que se não for obtido então algum gerente vai perder o emprego junto com outros tantos funcionários.
@@gilbertotcgakkakakakakakak cara, a pessoa qualificada, é qualificada pra fazer uma função, na qual ele é qualificado, e não pra gerir várias pessoas, com diversas qualificações.
Primeiro : Quem apoia Maduro, Ortega e se espelha em Fidel Castro quer um governo TOTALITÁRIO, gastar sem controle dizendo que quer ajudar os pobres para garantir apoio popular as suas ações. Qualquer obstáculo (a falta de controle sobre as ações do BC, autonomia) deve ser destruído. Segundo: Como é bom ver um entrevistado não ser interrompido ao falar
Teto de gasto? Jumento esse discurso de controle so nos pune. Corte na saúde, educação, no povo... veja o histórico de desinvestimento.... PRA BANCOS EMPRESARIOS ABRE A TORNEIRA SEM PENA! SAI FORA INVESTIR NO PAIS E SE LASQUE MERCADO
@@genilsonsn1920 VAI PRA CUBA E VENEZUELA E KOREA DO NORTE Q NAO TEM EMPRESARIOS E 99% DA POPULACAO SAO TODOS POBRES MISERAVEIS E PASSAM FOME E NAO PODEM NEM RECLAMAR!!!
Pena que esse raciocínio tão lógico, esteja tão longe das mentes dos mais afetados pelas mentiras que a acobertam. Esse pensamento está a anos luz da capacidade cognitiva do brasileiro médio.
pq é o empresário que paga o salario no fim do mes, é o empresário que investe na empresa e a torna mais tecnológica e atual, n precisa de muito pra entender, basta pensar do que seria da microsoft sem o bill gates
O neto coloca uma taxa de juros a 13,75 que é a mais alta do mundo, tá quase o dobro da segunda maior taxa do mundo enquanto quebra muitos empresário, que o empresário que não vê essa demanda de cliente e se pegar dinheiro com o banco com certeza vai quebrar pelos juros alto. Fora cada 1% da selic é 40 bilhoes a mais de divida pro governo pagar tirando dinheiro do cu do contribuinte. Brasil taxa 13,75 Mexico taxa 8,5 EUA taxa 5,75 Não tem nada que justifica. Isso é conluio com bancos e não com o brasil, muito menos com o empresário
O povo brasileiro é escravocrata mesmo, o cara fala na cara dura que o trabalhador é moeda de troca e que deve ser explorado em benefício ao “ fino da sociedade “ e vem um monte de lambe-botas de burguês lamber o cara nos comentários!!!! Se loko 🤦♂️
Continua miseravelmente errado, pois a expansão monetária só irá gerar inflação se a economia já estiver trabalhando próxima da sua capacidade máxima, do contrário, como ocorre no Brasil, haverá expansão da produção para cumprir com a nova demanda, pois a capacidade produtiva está subutilizada. Essa firmação de que expansão monetária gera inflação não é uma lei universal, ela apenas se da em determinada condição.
Continua miseravelmente errado, pois a expansão monetária só irá gerar inflação se a economia já estiver trabalhando próxima da sua capacidade máxima, do contrário, como ocorre no Brasil, haverá expansão da produção para cumprir com a nova demanda, pois a capacidade produtiva está subutilizada. Essa firmação de que expansão monetária gera inflação não é uma lei universal, ela apenas se da em determinada condição.
QUANTO FOI ROMBO DO ULTIMO ANO???? QUAL VAI SER A PREVISAO O ROMBO PARA ESTE ANO COM ¨OS GASTOS NAO IMPORTA¨???? EM QUANTO VAI FICAR O TOTAL DO ROMBO???? hahahahaahahahahahaahahah
Se o Estado tem que expandir a Base monetária pra custear esses Privilégios, então sim são os culpados. Se fosse dentro do orçamento e não expandisse a Base monetária a moeda não se desvalorizaria.
Pontos de vista. Tem que haver equilíbrio. Empresário sem operário nada faz, do ponto de vista espiritual até o trabalho do missionário é importante, pois do ponto de vista cristão isso norteará o modo como vivemos no presente. O dinamo da sociedade é o ser humano, sendo operário funcionário ou empresário. Não se deve demonizar nenhuma categoria. Precisamos de todos.
Continua miseravelmente errado, pois a expansão monetária só irá gerar inflação se a economia já estiver trabalhando próxima da sua capacidade máxima, do contrário, como ocorre no Brasil, haverá expansão da produção para cumprir com a nova demanda, pois a capacidade produtiva está subutilizada. Essa firmação de que expansão monetária gera inflação não é uma lei universal, ela apenas se da em determinada condição.
Cultura antiempresarial é a política suicida de juros do Banco Central, quem REALMENTE TRABALHA E PRODUZ (EMPRESÁRIOS, FUNCIONÁRIOS ETC) e não especuladores estão comendo o pão que o diabo amassou. Estados Unidos e Europa mandam lembranças.
O realmente importante é que gera a riqueza É A CLASSE TRABALHADORA. O EMPRESARIO SÓ DEFENDE O INTERESSES DELE.... O presidente da Nestlé defendeu que a água não é um direito humano e deve ser privatizada? Peter Brabeck-Letmathe disse em 2005. Demônio!
Ué, se é assim vai lá e abre a sua empresa. Essa conversa mole já deu. A classe trabalhadora que você tanto romantiza não é quem corre os riscos do negócio, não é quem te que colocar o capital do próprio bolso, não é quem terminará sem nada se o negócio falhar, etc etc. Mas claro, segundo você é quem te que receber a maior parte dos benefícios. Nos poupe. Vai discutir em botequim.
VAI PRA CUBA E VENEZUELA E KOREA DO NORTE Q NAO TEM EMPRESARIOS E 99% DA POPULACAO SAO TODOS POBRES MISERAVEIS E PASSAM FOME E NAO PODEM NEM RECLAMAR!!!
Logo se chega a conclusão que o maior inimigo do empresário, e o grande arquiteto dessa cultura anti-empresário é o próprio banco central, já que com os juros irreais, inexplicáveis, impraticaveis no mundo inteiro (brasil é grande excessão,) com esses juos que estão aí nenhum empresário vai pegar emprestado, nenhum empresário vai investir em máquinas tecnologia mão de obra qualificada expansão do negócio. É muito mais fácil viver de renda. O rentismo é muito mais seguro, sem riscos. Logo cria-se a cultura do rentismo e extermina a cultura do empresario. Nosso país voltou a ser o pais dos rentistas. Vergonha nacional.
Para tudo que a economia a gente vê depois, analfabeto funcional. Como o Brasil vai descer os juros de países com stamp Triple A está SUBINDO? Seu analfabeto funcional, vai estudar o que é o fenômeno Fly to Quality. So invés de atacar a febre, ataque o problema que causa a febre. Manda seu presidente parar de falar merda e ir trabalhar. Cortar os intermináveis privilégios dos funcionários públicos, reduzir os custos do estado, desinchar as folhas de pagamento, que rapidinho caem os juros. Mas não, vamos falar tanta merda na tv que até os economistas petistas já estão pedindo pra parar que tá feio.
Não é inexplicável, trata-se de uma situação de stress de crédito e pressão inflacionária depois de 2 anos de Pandemia e expansão da base monetária. Pra piorar veio uma guerra e agora o governo estourando o Teto de Gastos e dando sinalizações ruins. Os 13,75% é pra agradar os bancos? Os bancos tão tomando calote. Bradesco teve o pior lucro em décadas. Vai me dizer que o governo da Dilma era rentista quando praticou uma Selic de 14% para combater a inflação de 10%? Isso sem Pandemia e Guerra na Ucrânia.
@@davipires5303 certo, pressão inflacionária por conta da guerra e por conta da pandemia existe no mundo inteiro. Aliás a própria Ucrânia país DIRETAMENTE AFETADO pela guerra não prática esses juros, nem a própria Rússia. O governo Dilma só praticou essa Selic sob o comando de Joaquim Levi um banqueiro a serviço dos banqueiros e rentistas. Me poupe, se poupe e nos poupe. Vários argumentos pra justificar uma verdadeira economia a serviço dos rentistas
@@mirtonribeiro2706 Joaquim Levi tentou estancar a sangria que foi o governo Dilma. 10% de Inflação e uma recessão violenta enquanto as economias mundiais viviam relativa paz. Você está misturando ciência economica com ideologia. Michel Temer não era amigo dos banqueiros corruptos? Por que então a taxa de juros caiu pra cerca de 6% e a inflação foi pra 3%? Sinalização de austeridade, equilíbrio fiscal e reformas. Michel( goste dele ou não) aprovou a Lei das Estatais e o Teto de Gastos. O rating de crédito do Brasil subiu. O Banco Central por meio da COPOM determina a Selic, mas não os DI futuros. É a percepção de risco. O que sinaliza um governo que quer uma licença pra gastar? Que fura o Teto em 200 bilhões legalizados ( vai ser maior que isso) e depois não quer que a inflação suba. A expectativa era que os juros baixassem, mas não dá se a percepção de risco piora. O BC é só um agente econômico, a Selic é só uma ferramenta ( uma importante).
E´ o governo q gasta mais do q arrecada!!!! QUANTO FOI ROMBO DO ULTIMO ANO???? QUAL VAI SER A PREVISAO O ROMBO PARA ESTE ANO COM ¨OS GASTOS NAO IMPORTA¨???? EM QUANTO VAI FICAR O TOTAL DO ROMBO???? hahahahaahahahahahaahahah
Antônio lara Resende derrubou está questão veja a entrevista a inflação é de demanda não de oferta kkkkkk chupa campos Neto falou miúdo depois que Antônio lara Resende derrubou ele kkk economia sem amaras ideologica
Continua miseravelmente errado, pois a expansão monetária só irá gerar inflação se a economia já estiver trabalhando próxima da sua capacidade máxima, do contrário, como ocorre no Brasil, haverá expansão da produção para cumprir com a nova demanda, pois a capacidade produtiva está subutilizada. Essa firmação de que expansão monetária gera inflação não é uma lei universal, ela apenas se da em determinada condição.
Expansão monetária significa diluição da concentração de riqueza e para manter a maior quantidade de dinheiro sempre no mesmo lugar, aumenta-se preços.
A expansão monetária diminui o valor do dinheiro, aumenta o consumo em relação a oferta e a consequência é o aumento dos preços, inflação. Não tem nada a ver com manter a riqueza concentrada no mesmo lugar.
@@dmuller3147 Aumento de consumo , é facil resover aumenta-se a produção, mas ganha-se mais aumentado o preço do que a produção, até porque o objetivo não é todos ter acesso a produtos porque isso significaria que a riqueza esta sendo diluida então aumeta-se o preço a margem de Lucro sobe, e o dinheiro/riqueza represa no mesmo lugar, e limita-se o acesso a produtos e serviços, no frigir dos ovos. como Disse Paulo guedes"Todo mundo indo para a Disneylândia, empregada doméstica indo para a Disneylândia, uma festa danada...." um absurdo pobre ter acesso a certas coisas pra um pessoal ai kkkkkkkkkkkkkkkkk
@@Jack.o.Seu.Alterego com o aumento da inflação, toda cadeia produtiva é impactada, as matérias primas também sobem de preço, não é simplesmente aumentar a produção, ainda mais quando o governo não tem uma política monetária de controle de gastos, ele simplesmente imprimi dinheiro ad eternum, soma-se a isso o aumento de impostos, pra arrecadar mais, uma forma de tentar controlar a impressão de dinheiro, o que gera mais inflação, pois aumenta o preço pro consumidor final.
@@dmuller3147 todo excesso de dinheiro vai parar nas mãos da maior parte da cadeia produtiva(porque tudo sobe, e eles querem todo excesso de dinheiro concentrado), e o numero de bem e serviços continua o mesmo, ou seja oque muda é só a quatidade de dinheiro existente, mas ele tem o mesmo caminho as mesmas pessoas, o acesso a isso continua dificil a maioriada população que não consegue repassar nada porque recebe salario congelado miseravél. Controle de gastos do governo num pais onde mais de 90% é pobre mais de 50% é miseravel esta brincando? como acha que governo vai fazer o milagre dessa gente ter minimo de saúde educação e sobrevivencia sem ter de onde tirar? a maior parte da tributação é no consumo justamente do mais pobres pq ricos precionam chategeam de todos os lados pra ter isenção, querem uma economia onde 5% da população tem riqueza e um pais prospero???? isso nunca vai acontecer, pagam um salario miseravel vivem pedindo isenção sonegando e querendo milagre economico , concentrando riqueza e mandando pra fora do pais , para paraiso fiscais, desculpe mas vc ou é rico e esta defendendo o seu, ou vc caiu na labia desse pessoal , não vai ter milagre economico com meia duzia só tendo riqueza.
Bom pelo q entendi ele campos vô é culpado 2 x por ser político e economista . E sim os tempos são outros basta ver a privatização na Inglaterra pela dama de ferro. E hoje como está a Europa.
VAI PRA CUBA E VENEZUELA E KOREA DO NORTE Q NAO TEM EMPRESARIOS E 99% DA POPULACAO SAO TODOS POBRES MISERAVEIS E PASSAM FOME E NAO PODEM NEM RECLAMAR!!!
Schumpeter vs. Keynes Schumpeter told many that he aspired to be the greatest economist, lover, and horseman in the world - but then would add that he was having trouble with the horses. Although he was of Austrian descent and was a student of Eugen von Böhm-Bawerk, Schumpeter cannot be considered part of the Austrian School. He never opposed government intervention like his classmate Ludwig von Mises. By Doug French 1:07 [Mises Institute]
And unlike Marx, Schumpeter did not relish the destruction of capitalism. “If a doctor predicts that his patient will die presently,” he wrote, “this does not mean that he desires it.” 1:26
Os empresários diferentemente dos trabalhadores, pretendem multiplicar seu capital numa velocidade exponencial. Um trabalhador trabalhará pelo menos 35 anos de sua vida para ganhar uma aposentadoria limitada ao teto do INSS, o empresário usará todas as armas econômicas para mtiplicar seu capital.
É melhor do que ser um invejoso, seguindo a cartilha do socialismo. Comece como a Marisa Letícia fez até ficar milionária. Torne-se representante da Avon/Natura/Jequiti/Boticário. Os primeiros lucros do produtos vendidos, compre mercadorias avulsas. O tiver mais saída! E vire milionário!
Hoje em dia o empresário que é o mais importante tem crédito a no mínimo a 30% ao ano e querem que ele cresça, o mais importante que é pra comprar maquinas pu investir não existe por quê os que pegaram crédito estão quebrando.
Um monte de comentários culpando bob neto pelo juros alto. Quem decide o juros é o copom. 5 dos 6 votos São escolhidos pelo lula em pessoa. Nao adianta enxer o saco reclamando. Muito simples bsixar juros. Basta lula demitir o copom e colocar outra equipe
VAI PRA CUBA E VENEZUELA E KOREA DO NORTE Q NAO TEM EMPRESARIOS E 99% DA POPULACAO SAO TODOS POBRES MISERAVEIS E PASSAM FOME E NAO PODEM NEM RECLAMAR!!!
Eu ñ estou aqui defendendo a e nem b precisamos ser realistas até por que sou antônimo e meu governo é Jesus Cristo, mas será q vcs são cegos e surdos covardes não está vendo a realidade do país, vcs tem o mesmo espírito de covardia do ex presidente, falou em ajudar os pobres todos ficam com raiva, foi por isso q mataram Jesus Cristo, ele veio cuidar dos pobres viúvas órfãos os religiosos mataram ele, mas ele ressuscitou está vivo pra julgar todos, receberam dinheiro pra dizer q o corpo dele foi roubado, a mentira sempre quis vencer, mas um dia tudo, vai ser, colocado em pratos limpos. Leva seus dinheiro pra comprar o dono do ouro e da Prata Judas iscariotis q o vendeu por 30 moedas
Continua miseravelmente errado, pois a expansão monetária só irá gerar inflação se a economia já estiver trabalhando próxima da sua capacidade máxima, do contrário, como ocorre no Brasil, haverá expansão da produção para cumprir com a nova demanda, pois a capacidade produtiva está subutilizada. Essa firmação de que expansão monetária gera inflação não é uma lei universal, ela apenas se da em determinada condição.
Que pena que o neto dele não aprendeu nada e também se tornou anti-empresariado. Ou alguém dúvida que o Campos Neto está a serviço dos rentistas e do mercado financeiro?! O homem está estrangulando o empresário para beneficiar os seus patrões que ganham com juro alto
está afundando o brasil? temos mais de 200 anos de história de empresas publicas e estatais, e continuamos na mesma se não até pior do que quando começamos
Continua miseravelmente errado, pois a expansão monetária só irá gerar inflação se a economia já estiver trabalhando próxima da sua capacidade máxima, do contrário, como ocorre no Brasil, haverá expansão da produção para cumprir com a nova demanda, pois a capacidade produtiva está subutilizada. Essa firmação de que expansão monetária gera inflação não é uma lei universal, ela apenas se da em determinada condição.
Errou. A definição original de inflação não é essa. Alta generalizada de preços é frequentemente uma das consequências da inflação, ceteris paribus. Mudaram a definição da inflação nas gerações mais recentes para propragandearem a mentalidade estatista, passando pano pro Estado, manter o status quo e tomarem o dinheiro do pobre de maneira despercebida. Para de ser gado.
A tragédia que tivemos há pouco no litoral paulista foi consequência do desmatamento e da construção acelerada de espigões ao longo da orla marítima nos últimos 30 anos. Adivinhem se isso foi obra do operário, do missionário, do funcionário, ou do empresário. E agora adivinhem se os empresários vão pagar alguma coisa na reconstrução do que foi perdido, ou se terão que indenizar alguém pelos mais de 40 mortos.
0 mortos não moravam em condomínios ,eram áreas invadidas na sua maioria , aonde tem boas empresas todos vivem melhor se fosse o contrario a Etiópia seria um país rico
Roberto Campos era muito burro em economia. A ideia de expansão monetária como único causante de inflaçao foi abandonado faz um tempão. Na data dessa entrevista essa ideia já tinha sido deixada de lado e ele nem ficou sabendo. É incrível como Roberto Campos Neto NÃO conhecia como funciona o sistema financeiro.
Continua miseravelmente errado, pois a expansão monetária só irá gerar inflação se a economia já estiver trabalhando próxima da sua capacidade máxima, do contrário, como ocorre no Brasil, haverá expansão da produção para cumprir com a nova demanda, pois a capacidade produtiva está subutilizada. Essa firmação de que expansão monetária gera inflação não é uma lei universal, ela apenas se da em determinada condição.
Continua miseravelmente errado, pois a expansão monetária só irá gerar inflação se a economia já estiver trabalhando próxima da sua capacidade máxima, do contrário, como ocorre no Brasil, haverá expansão da produção para cumprir com a nova demanda, pois a capacidade produtiva está subutilizada. Essa firmação de que expansão monetária gera inflação não é uma lei universal, ela apenas se da em determinada condição.
Pois eh... então podemos presumir que o governo Bolsonato foi incompetente pra caramba em sua política econômica, pois a inflação subiu pra caramba no governo dele, assim como sua política de juros levou o varejo a quase falência, Magalu, Via Varejo, Marisa, .....
mas essa definição está completamenteerrada!!! Expansão monetária está longe de ser causa de inflação, o que dirá ser sinônimo de inflação, pelo amor de Deus! Os EUA e a Eruopa ficaram 10 anos com taxa de juros negativa, ou seja, expansão monetária agressiva, e não tiveram inflação. O Brasil tem que parar com esse simplismo neoliberal que impera os corações e mentes há ,trinta anos!
Vamos ouvir economistas mais atualizados com a globalização, os dias são outros, até mesmo conceito de economia pode mudar. Aprender com os antigos e modernizar os ideais. Não há risco fiscal, a inflação pode ser controlada, então é só baixar um pouco os juros. A elite e o sistema financeiro é quem governam este país, infelizmente.
Esse seu argumento é igual a: Newton chega e fala sobre a gravidade, aí você vem e fala: devemos procurar físicos do dia de hoje, porque a leis da gravidade são diferentes daquela época. Inflação é o desequilíbrio da oferta sobre demanda do dinheiro, isso é uma lei, tal como a gravidade, podemos usar propulsores para sair do chão, mas não vai durar muito tempo.
@@ionealvesferreira1390 Juros de 13,75% são elevados? Sim, eles são e ninguém nega isso. Historicamente falando nem é o mais alto( só pra efeito de comparação atingimos 14% de Selic no último governo Dilma) e está com base em previsões e estudos e não simples vontade do Presidente do Banco Central. Política macroeconômica não é torcida de futebol. A inflação terminou abaixo de 6% por conta do efeito da desoneração, mas núcleos como o de alimentos estão em torno de 10%. A inflação está alta e muito próxima de sair do controle. Sobre essa sua afirmação de que não existe risco fiscal é simplesmente uma mentira, não reflete a realidade. O Banco Central não determina a taxa de juros dos títulos do Tesouro Direto ou dos DI futuros, mas todos estão elevados pela percepção de risco de um governo que demonstra falta de compromisso com o equilíbrio fiscal, que destrói o Teto de Gastos só com a previsão de mais de 200 bilhões ( vai passar disso) e do aumento de custos com a máquina pública como no aumento de Ministérios e outras coisas como 12 bilhões para a cultura. O curioso é que ninguém falava da meta até o Lula vir fazer ataques ao BC pra achar um motivo pra fazer o que ele quer: abaixar os juros pra ter um crescimento artificial e gerar uma crise no futuro no governo de outro alguém ( coisa que ele fez).
Juros alto é a outra ponta da balança comercial para evitar o desastre econômico. No meio do mandato, 2 anos, cada presidente do país pode escolher a liderança do Banco Central _(que nem deveria existir como em outros países)_ e veremos a comprovação deste equilíbrio ou não no próximo mandato do BC.
Funcionário publico, concursado e com o dinheiro rendendo não quer saber de crescimento. Importa é que o dele está garantido. Empresário corre risco e renda variável varia, quando não é prejuizo. Burocratas mandam a policia tomar quando começa a faltar para eles.
Anti MERCADO FARIA LIMA E ANTI BANQUEIRO, NÉ? Empresário que investe, que emprega, produz, esse sim, está se tornando extinto pelo então MERCADO FINANCEIRO FANTASMAGÓRICO que quer mandar no país e dizer o que pode e o que não pode fazer.
Os dois fazem parte da mesma dinâmica. Se o governo fosse responsável com os gastos públicos, parasse de se endividar e expandir a base monetária o risco de crédito seria menor, os juros seriam menores e consequentemente o rentista seria prejudicado e aquele que investe no setor produtivo beneficiado e sendo assim toda a sociedade. Agora vai lá e explica isso por Presidente da República e pro Ministro da Fazenda.
"Dos vários ários que existem por aí (...) o mais importante é o empresário." Na sua retórica brilhante, Roberto Campos "esqueceu-se" de dois pequenos detalhes. O que seria do empresário sem o operário, o funcionário, ou o escravo? E quem é o maior responsável pelas mazelas brasileiras: o empresário, o funcionário, o operário ou o missionário?
Como assim "esqueceu-se"? No próprio vídeo ele explica que operários e funcionários todos podemos ser. A questão no vídeo não é quem mais importante, mas sim quem é mais raro.
Todos podem ser em tese. Quem nunca apertou um parafuso não tem ideia do que seja ser operário ou funcionário e por isso não valoriza essas categorias. O empresário é mais raro porque são poucos os que tem condições (financeiras e preparo) para se tornarem empresários. A alta concentração de renda e a ineficiência da educação pública contribuem para que a situação se mantenha. E para quem está no topo da pirâmide isso é ótimo...
entrevista de mais de 30 anos mas tão atual
Quando vejo esses velhos reaça, eu compreendo a razão da existência da morte!!!
Kkk esperando a explicação do porque a base monetária se multiplicou e não houve inflação kk
A situação era precária e as tendências eram desfavoráveis ao desenvolvimento. O governo de terra arrasada do desastrado presidente João Goulart (1919-1976) culminou, com a submissão aos sindicatos dos trabalhadores, a inviabilizar a nossa economia. As taxas de crescimento chegaram a apenas 0,6% de crescimento em 1963. A falta de investimentos públicos e privados; a elevação do déficit público; e uma inflação, que em 1961 era de 51,6% e passa a 80% em 1962, chegando a 93% em 1963… mostravam o caminho de uma hiperinflação. Tudo isso levou a uma crise interna e externa. Não havia dinheiro para custear a máquina pública e nem para atender às necessidades das importações.
Os três anos do governo Castello Branco (o ministro da Fazenda era Otávio Gouveia de Bulhões e Roberto Campos, dois liberais) foram marcados por uma revolução nos usos e costumes, como se começasse tudo de novo. Um governo marcado pela moralidade, pela austeridade; pelo combate à demagogia e à corrupção; pela racionalidade econômica; cujo resultado, mesmo lutando com uma situação adversa herdada (um verdadeiro caos), foi um crescimento de 12,6% do PIB (média de 4,2%) e a redução da inflação em 92,12 para 25,01%. O Brasil moderno muito deve à “revolução esquecida” do Presidente Castelo Branco. Um estadista a não ser esquecido.
So para os egoísta e covarde ela é atual empresa funciona sem funcionários, e so o empresário executar o serviço entao todos tem valor, na entrevista dele so o empresário tem importância ,segos covardes filhos do diabo
só acéfalos comentando. Quanto burrice que estou lendo aqui.
Concordo com o saudoso Prof. Roberto Campos: "empresários são raríssimos". No Brasil temos uma elite que se diz empresarial, mas na maioria são "privilegialistas".
E grandes empresários são grandes sonegadores e beneficiários de isenções fiscais.
Tai o neto satanás! Contrariando até o prêmio Nobel da economia! Esse povo não sabe oque é ser trabalhodor! O banco central foi sequestrado pelo mercado financeiro! Cambada de vagabundos vagabundos! Dinheiro se ganha com o suor do próprio rosto ! Não do suor do povo brasileiro!.....a burguesia fede!
E quem faz a sonegação fiscal quem incentiva benefícios fiscais se não o próprio GOVERNO? Sonegação é inteligência da lei a seu favor, se for correta não é crime
Eles são corporativistas e um puxadinho do Estado.
Empreendedores são os heróis do Brasil!
São os que geram a grande maioria dos empregos e trabalhos indiretos.
É no comércio, as trocas de produtos/serviços, que se gera a grande riqueza da economia.
E incrível como quase tudo que a gente acha dos primeiros anos da pós ditadura militar, remete aos anos atuais... acho que isso diz muito do que passamos nesses 6 anos!
Infelizmente, a sua lucidez ainda não alcançou o prestígio que merece nesse país. Grande Roberto Campos!
Mais um "Enzo" de extrema direita (na.zistoide) defendendo os lucros dos bilion.ários.
@@elias1261 Argumento ad hominem não vale amigo. Demonstre a sua sapiência me rebatendo com argumentos válidos.
@@matheuspaiva2075 Eu não argumento com bolsomínios. Se você não percebeu, eu fiz uma afirmação. Não quero te convencer a nada. Bolsomínios nasceram e vão morrer assim: hipócritas, perversos e sem caráter.
@@elias1261 Não sou bolsominio.
@@matheuspaiva2075 muitos liberais não são apoiadores do Bolsonaro
Somewhat ironically, despite Schumpeter being a staunch defender of capitalism and its long-run benefits, this view put him in agreement with the noted socialist writer, Karl Marx. While Marx believed the end of capitalism would come in the form of a working-class revolt due to capitalism’s failures, Schumpeter instead believed that capitalism’s successes would eventually destroy the system from within-a prediction that in many ways looks to be coming true at a more rapid rate than ever. By Russell S. Sobel 1:03 [Fraser Institute]
how can someone still believe that socialism is a successful “economic system” ? History had shown that every country that applied socialism, lead to dictatorships by one person, oppressing the people.
"Nossas esquerdas não gostam dos pobres. Gostam mesmo é dos funcionários públicos. São estes que, gozando de estabilidade, fazem greves, votam no Lula, pagam contribuição para a CUT. Os pobres não fazem nada disso. São uns chatos".
Roberto Campos (1917 - 2001), economista, professor, escritor, diplomata e político. Nascido em uma família de origem humilde, formou-se em Filosofia e Teologia em um seminário católico. Fez parte da delegação brasileira da Conferência de Bretton Woods que criou o Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial.
Os funcionários das estatais não gostam de um governo privatista 👍pq sabem que prestam um mau serviço a sociedade e uma possível privatização colocaria eles no olho na rua,econtratariam mão de obra qualificado,por isso a opção a uma governo socialista
Até onde sei ele não fez parte desta equipe.
Te muitos funcionários públicos com salários defasados geralmente os concursados, só o seguimento de indicados/cargos de confiança e ou que exercem cargos através de votos tem vantagens que a cultura popular generaliza a todos.
ERROU E ERROU FEIO, SEGUNDO O MMT EXPANSÃO MONETARIA NÃO GERA INFLAÇÃO, ANDRE LARA RESENDE TEM UMA VISÃO MAIS ACERTIVA SOBRE ISSO...
@@sr.a7419 MMT e so mais um nome bonito para expansão monetária , so assisti os vídeos do Marcos Lisboa
E pensar que tivemos Roberto campos, Mario Henrique Simonsen, Paulo Guedes, não aproveitamos como deveriamos , e acabamos logo, o que não precisamos !
Esse, REALMENTE, era um LIBERAL. O que se vê hoje é uma afronta ao que prega o Liberalismo. Esse tal Partido Liberal, que está por aí, não possui NADA de Liberal. A começar que o senhor Roberto Campos era um homem SÉRIO e HONESTO, o resto todos já sabem.
Saudade dos tempos de debates como esse do Bob Fields. Era um negócio de fundamento. Hoje tudo se resume a gay, costumes , negro , lacre e pqp
Faz muitaaaaaa faltaaaaaa❤
“As long as you're going to be thinking anyway, think big.” 1:32
Quote attributed to Donald Trump
A very intelligent and funny person. 1:25
🚩 Resumindo, o *único com o poder de inflar a base monetária* _('imprimir/criar' dinheiro),_ *isto é, criar inflação* _(generalizada por reduzir valor do dinheiro),_ *é o estado* _(políticos no poder)._
Inventar que a culpa são daqueles que vendem para o consumidor final _(quem paga TODOS os impostos)_ é a desculpa padrão e fácil pra enganar o povo e continuar a propagar essa fake news.
Excelente recordação esta entrevista!
Na economia, existem poucas coisas que não geram polêmica. O conceito de inflação é uma dessas coisas. Inflação = aumento dos preços. O que gera a inflação? Desequilíbrio entre oferta e demanda. Por exemplo, se o cultivo de café tem um ano problemático, com baixa produção, então a oferta desse produto será reduzida e o seu preço subirá (assumindo que a demanda não foi alterada). Outro exemplo: quando um país entra em guerra, as pessoas que tem estoque de dinheiro costumam ir no mercado e comprar muito mais que o usual (fazendo estoque de produtos em suas casas), e os preços dos produtos acabam disparando. Em ambos os exemplos, temos inflação SEM expansão de base monetária (e também SEM culpa do empresário).
INFLAÇÃO É PROBLEMA SÉRIO!!!!
A expansão monetária é inflacionária, pois impulsiona a demanda de forma estrutural.
Trecho de um comentário do economista Stiglitz em 2021 sobre os EUA: "E se a política monetária não funciona para aumentar a demanda, então é claro que ela não vai ser inflacionária. O que fizemos, basicamente, foi dizer aos bancos: vocês podem emprestar mais. Só que os bancos não estavam interessados em emprestar mais. A antiga teoria monetária diria que expandir a oferta de moeda automaticamente se traduz em mais gastos (e, portanto, em mais inflação). Gosto de enfatizar que isso simplesmente não é verdade"."
Ué tão preocupados com a economia agora ? Faz o L
Pensei que tinham recolhido os celulares dos terroristas que estão na papuda.!!??
E os "Enzos" de extrema direita (na.zistoides) defendendo juros altos e os lucros dos bilionários. Faz um G de GENO CIDA aí, o.tário!
@@elias1261 Ninguém tá defendendo nadaz agora se o 9 dedos faz PEC pra gastar dinheiro atoa e acha que não tem consequências
@@elias1261 genocida? Ainda essa conversa mole? Só da Petrobrás sumiram 900BILHOES com B de bola, nos governos do pt. Em média morreram 2 milhões AO ANO na fila do SUS nos governos do pt. Quantos poderiam ter sido salvos do genocídio dos pobres que o pt fez?
@@ph4nt0m22 Essas fakes só têm eco dentro da própria bolha dessa escória imunda de bolsominions iguais você. 570 c.rianças m.orreram de fome no mesmo local onde o GENO CIDA gastou 163 mil reais numa cornociata, quando foi visitar o garimpo. Isso é FATO, seu v.erme M.ALDITO!
Roberto Campos sempre cirúrgico em suas análises.
Verdade. Por isso, que a taxa Selic sobe. Para reduzir a quantidade de dinheiro em circulação. Quem aumentou a quantidade de dinheiro em circulação? O governo. A tese do avô do presidente do Banco Central está correta.
Ele só definiu o que eu já sabia. Praticamente desenhou, só não entende que não quiser.
Continua miseravelmente errado, pois a expansão monetária só irá gerar inflação se a economia já estiver trabalhando próxima da sua capacidade máxima, do contrário, como ocorre no Brasil, haverá expansão da produção para cumprir com a nova demanda, pois a capacidade produtiva está subutilizada. Essa firmação de que expansão monetária gera inflação não é uma lei universal, ela apenas se da em determinada condição.
@@r.g.f.9904 Cultura antiempresarial é a política suicida de juros do Banco Central, quem REALMENTE TRABALHA E PRODUZ (EMPRESÁRIOS, FUNCIONÁRIOS ETC) e não especuladores estão comendo o pão que o diabo amassou.
Estados Unidos e Europa mandam lembranças.
ERROU E ERROU FEIO, SEGUNDO O MMT EXPANSÃO MONETARIA NÃO GERA INFLAÇÃO, ANDRE LARA RESENDE TEM UMA VISÃO MAIS ACERTIVA SOBRE ISSO...
@@r.g.f.9904 Você não entendeu o argumento. Ele não está falando que a expansão monetária gera inflação. Ele está falando que a expansão monetária é a própria inflação. O aumento de preços é a consequência. Essa é a definição original da palavra. Entendo que você quer passar a ideia de que é possível existir expansão monetária sem aumento de preços, já que os preços são influenciados por inúmeros outros fatores também. Porém o fato é que, a expansão monetária gera aumento de preços, CETERIS PARIBUS (tudo o mais constante). E a definição da inflação foi alterada do original para que a irresponsabilidade do governo fosse jogada para debaixo do tapete. Portanto, pare de ser gado e voltemos a definição original.
@@sr.a7419 MMT não funcionou em lugar algum. É terraplanismo econômico. Leia o artigo "A Teoria Monetária Moderna foi aplicada na Argentina. Eis os resultados"
Era fera
Schumpeter believed that capitalism would ultimately be destroyed by its success. Although Schumpeter predicted the demise of capitalism, he was an ardent supporter of it. 1:50 [Investopedia]
Roda viva ja foi um bom programa
Gênio !!! Um homen mil anos frente de seu tempo !!!! Sou admirador número UM !!!!
Que visão assertiva, pena que nossos governos dessa época para cá não seguiram essa linha.
Continua miseravelmente errado, pois a expansão monetária só irá gerar inflação se a economia já estiver trabalhando próxima da sua capacidade máxima, do contrário, como ocorre no Brasil, haverá expansão da produção para cumprir com a nova demanda, pois a capacidade produtiva está subutilizada. Essa firmação de que expansão monetária gera inflação não é uma lei universal, ela apenas se da em determinada condição.
ERROU E ERROU FEIO, SEGUNDO O MMT EXPANSÃO MONETARIA NÃO GERA INFLAÇÃO, ANDRE LARA RESENDE TEM UMA VISÃO MAIS ACERTIVA SOBRE ISSO...
@@sr.a7419 E qual seria?
@@decinho09 se informe sobre a teoria monetária morderna ou MMT, siga o André roncaglia e o André Lara Resende
Banco central imprimiu dinheiro de propósito para injetar vua BNDES nos "campeões nacionais" e aumenta ainda mais o abismo do poder aquisitivo.
O campos neto coloca uma taxa de juros a 13,75 que é a mais alta do mundo, tá quase o dobro da segunda maior taxa do mundo enquanto quebra muitos empresário, que o empresário que não vê essa demanda de cliente e se pegar dinheiro com o banco com certeza vai quebrar pelos juros alto.
Fora cada 1% da selic é 40 bilhoes a mais de divida pro governo pagar tirando dinheiro do cu do contribuinte.
Brasil taxa 13,75
Mexico taxa 8,5
EUA taxa 5,75
Não tem nada que justifica.
Isso é conluio com bancos e não com o brasil, muito menos com o empresário
A taxa de juros no Brasil é alta justamente pelo risco que o Brasil apresenta. Se a taxa de juros fosse mais baixa ninguém emprestaria dinheiro para o Governo.
Com taxa de juros de 13 % é bem difícil os empresários gerarem emprego
O juros alto é um remédio amargo, mas a doença é pior ainda, corroe a renda do pobre, gera imprevisibilidade em investimentos presente, e mata o espírito empreendedor, enfim o nome dessa doença é inflação.
@Thiago Henrique o Custo do crédito fica muito + alto que a rentabilidade média dos negócios que variam de 2% até 8%, como vc vai pegar o crédito sempre acima do 13.75% pois o banco pode colocar o dinheiro nos títulos público e receber essa taxa, então ele vai cobrar por exemplo 18% para poder emprestar, aí não e rentável ao empresário que tem uma taxa de lucro muito menor que os juros do empréstimo e a dívida em si!!
@Carlos Eduardo cara, sempre tem expansão monetária isso e uma coisa diária, inflação está + ligada a expectativa do mercado do que a coisas Reais do nosso dia, dia.
@Carlos Eduardo que um exemplo?
O Bradesco anunciou um lucro de 3 bilhões + o mercado esperava que ele tivesse um lucro de 3,2 bilhões de Reais, o mercado derruba o preço da ação em 10%, e não se preocupar em saber o porquê, só porque frustrou a expectativa de Lucro!!!
Isso realmente aconteceu nesse último balanço!!!
Então o mercado vive de expectativa e criar essa confusão toda!!
@Carlos Eduardo kkkkkkkkkk tá assistindo muito ideias radicais, amigão.
Como é que é? O que é importa é o empresário e não o funcionário? Mas que papinho propício para favorecer as elites, hein? Ok, então continuemos com esse pensamento de achar que o empresário é um coitadinho e que temos aturar baixos salários e uma aposentadoria de migalhas e continuaremos a ver a concentração da riqueza de nosso país na mão de um número restrito de "pobres" empresários! O que precisamos é de equilíbrio, de políticas que promovam uma distribuição de riqueza mais justa, garantindo saúde, educação e trabalho a todos e todas.
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Verdade. Por isso, que a taxa Selic sobe. Para reduzir a quantidade de dinheiro em circulação. Quem aumentou a quantidade de dinheiro em circulação? O governo. A tese do avô do presidente do Banco Central está correta.
Ate hoje é assim, quem estuda, se qualifica, se capacita, torna-se um empresário é visto como vilão da história
Empresário se qualifica onde? Empresário contrata gente qualificada o que é bem diferente
@@gilbertotcg workshop, treinamento, pós graduação, especialização, MBA, mentorias, isso não é só passatempo, nem uma coleção de diplomas para se colocar num mural, isso tudo é investimento em conhecimento e qualificação pessoal pra tomadas de decisão, mesmo um grande empresário está sempre em busca de conhecimento
@@gilbertotcg alguém se qualifica pra quê, se não pra enriquecer?
@@alexandreribeiro9687 quem tem que aprender tudo isso aí são os gerentes que irão trabalhar para os empresários. Empresário só precisa saber do aumento de lucro no fim do mês, que se não for obtido então algum gerente vai perder o emprego junto com outros tantos funcionários.
@@gilbertotcgakkakakakakakak cara, a pessoa qualificada, é qualificada pra fazer uma função, na qual ele é qualificado, e não pra gerir várias pessoas, com diversas qualificações.
Primeiro : Quem apoia Maduro, Ortega e se espelha em Fidel Castro quer um governo TOTALITÁRIO, gastar sem controle dizendo que quer ajudar os pobres para garantir apoio popular as suas ações. Qualquer obstáculo (a falta de controle sobre as ações do BC, autonomia) deve ser destruído. Segundo: Como é bom ver um entrevistado não ser interrompido ao falar
Teto de gasto? Jumento esse discurso de controle so nos pune. Corte na saúde, educação, no povo... veja o histórico de desinvestimento.... PRA BANCOS EMPRESARIOS ABRE A TORNEIRA SEM PENA! SAI FORA
INVESTIR NO PAIS E SE LASQUE MERCADO
É gastar com leite condensado e motociata né ?
@@genilsonsn1920 quem gosta de leite condensado no corpo são os eleitores do Lu lá ladrão kkkk
Z deqq,s
@@genilsonsn1920 VAI PRA CUBA E VENEZUELA E KOREA DO NORTE Q NAO TEM EMPRESARIOS E 99% DA POPULACAO SAO TODOS POBRES MISERAVEIS E PASSAM FOME E NAO PODEM NEM RECLAMAR!!!
Dizem que talento pula geração. Certamente os netos do roberto campos neto será um Nobel de economia...
esta análise bate em cheio com o que ocorre nos USA e Europa qto a sua alta na inflação...
Pena que esse raciocínio tão lógico, esteja tão longe das mentes dos mais afetados pelas mentiras que a acobertam. Esse pensamento está a anos luz da capacidade cognitiva do brasileiro médio.
Lúcido e claro como o dia, porém ignorado solenemente pelos governos perdulários.
Se não há empresários que os trabalhadores, por conta própria, que dirijam as empresas. Que mal há nisso?
Não vão durar nem um mês sem uma mente competente no comando.
Pergunta pros soviéticos pq deu ruim
pq é o empresário que paga o salario no fim do mes, é o empresário que investe na empresa e a torna mais tecnológica e atual, n precisa de muito pra entender, basta pensar do que seria da microsoft sem o bill gates
Nada haver lula fala afavor dos empresários porque ele quer baixa nos juros é o pequeno empresário que emprega
Estado forte, povo submisso!
Estado fraco, povo ainda mais f*did0.
"O ser humano precisa de governo"...Se não o mundo vira uma "anarquia"...Governo: ruim com ele, pior sem ele.
Da pra ver a incompetência do Campos Neto, é hereditário
O que ele disse errado? Sera que petista gado de ex presidiário consegue debater com argumentos? Ou so sabe comer capim mesmo?
O neto coloca uma taxa de juros a 13,75 que é a mais alta do mundo, tá quase o dobro da segunda maior taxa do mundo enquanto quebra muitos empresário, que o empresário que não vê essa demanda de cliente e se pegar dinheiro com o banco com certeza vai quebrar pelos juros alto.
Fora cada 1% da selic é 40 bilhoes a mais de divida pro governo pagar tirando dinheiro do cu do contribuinte.
Brasil taxa 13,75
Mexico taxa 8,5
EUA taxa 5,75
Não tem nada que justifica.
Isso é conluio com bancos e não com o brasil, muito menos com o empresário
Estude um pouco qual é a razão de um BC aumentar os juros.
Vcs do 360 poderiam buscar mais informações e aprender mais com o prof Roberto Campos em economia.
O neto conseguiu ser mais equivocado que o avô....PQP!
Equivocado eu não acredito, eu prefiro mal-intencionado.
Por que? Kkk
@@joaovictorrodrigues8797 não tem resposta
@@river251087 Eu queria vê a lógica dessa galera ai kakakaka
Tem como liberar toda entrevista?
Tem no youtube, é uma entrevista ao roda viva, basta pesquisar
O povo brasileiro é escravocrata mesmo, o cara fala na cara dura que o trabalhador é moeda de troca e que deve ser explorado em benefício ao “ fino da sociedade “ e vem um monte de lambe-botas de burguês lamber o cara nos comentários!!!! Se loko 🤦♂️
ruclips.net/video/u46o-Avc9GY/видео.html
V4G4BUND0!
Continua miseravelmente errado, pois a expansão monetária só irá gerar inflação se a economia já estiver trabalhando próxima da sua capacidade máxima, do contrário, como ocorre no Brasil, haverá expansão da produção para cumprir com a nova demanda, pois a capacidade produtiva está subutilizada. Essa firmação de que expansão monetária gera inflação não é uma lei universal, ela apenas se da em determinada condição.
O governo dilui nosso dinheiro todos os dias...
Grande Brasileiro.
Sim! LULA é o maior brasileiro de todos os tempos. 👏👏👏👏
Continua miseravelmente errado, pois a expansão monetária só irá gerar inflação se a economia já estiver trabalhando próxima da sua capacidade máxima, do contrário, como ocorre no Brasil, haverá expansão da produção para cumprir com a nova demanda, pois a capacidade produtiva está subutilizada. Essa firmação de que expansão monetária gera inflação não é uma lei universal, ela apenas se da em determinada condição.
Então o culpado da alta inflação no Brasil foi a alta do Bolsa-família(expansão monetária/governo).🤔
Sim, uns dos culpados, junto com a pandemia. É isso que os governos fazem e o molusco vai fazer mais ainda, por isso tá reclamando da alta de juros.
QUANTO FOI ROMBO DO ULTIMO ANO???? QUAL VAI SER A PREVISAO O ROMBO PARA ESTE ANO COM ¨OS GASTOS NAO IMPORTA¨???? EM QUANTO VAI FICAR O TOTAL DO ROMBO???? hahahahaahahahahahaahahah
Se o Estado tem que expandir a Base monetária pra custear esses Privilégios, então sim são os culpados. Se fosse dentro do orçamento e não expandisse a Base monetária a moeda não se desvalorizaria.
o problema do brasil sempre foram os politicos
Pontos de vista. Tem que haver equilíbrio. Empresário sem operário nada faz, do ponto de vista espiritual até o trabalho do missionário é importante, pois do ponto de vista cristão isso norteará o modo como vivemos no presente. O dinamo da sociedade é o ser humano, sendo operário funcionário ou empresário. Não se deve demonizar nenhuma categoria. Precisamos de todos.
A principal categoria a ser demonizada é o político .
O tema não foi esse, foi a inflação, não foge da raia.
Desde sempre a família desse cidadão ferrando com a vida só trabalhador!
Quanta besteira
Por favor, elabore.
Continua miseravelmente errado, pois a expansão monetária só irá gerar inflação se a economia já estiver trabalhando próxima da sua capacidade máxima, do contrário, como ocorre no Brasil, haverá expansão da produção para cumprir com a nova demanda, pois a capacidade produtiva está subutilizada. Essa firmação de que expansão monetária gera inflação não é uma lei universal, ela apenas se da em determinada condição.
Cultura antiempresarial é a política suicida de juros do Banco Central, quem REALMENTE TRABALHA E PRODUZ (EMPRESÁRIOS, FUNCIONÁRIOS ETC) e não especuladores estão comendo o pão que o diabo amassou.
Estados Unidos e Europa mandam lembranças.
De la pra cá unica mudança é o roda viva.
Hoje jamais haveria uma entrevista dessas
A quem muito foi dado ... talentos ... ... muito será cobrado ... por isso não enterrar ou guardar para si os talentos.
Estava tão certo que ele ficou assistindo a criação do Plano Real e não teve participação nenhuma.😅
O realmente importante é que gera a riqueza É A CLASSE TRABALHADORA. O EMPRESARIO SÓ DEFENDE O INTERESSES DELE.... O presidente da Nestlé defendeu que a água não é um direito humano e deve ser privatizada?
Peter Brabeck-Letmathe disse em 2005. Demônio!
Se o rio Tietê fosse de propriedade privada ,ele já estaria limpo na região metropolitana.
Classificação marxista e anacrônica, mas que seja. As coisas não são tão assim como você diz...
Ué, se é assim vai lá e abre a sua empresa. Essa conversa mole já deu. A classe trabalhadora que você tanto romantiza não é quem corre os riscos do negócio, não é quem te que colocar o capital do próprio bolso, não é quem terminará sem nada se o negócio falhar, etc etc. Mas claro, segundo você é quem te que receber a maior parte dos benefícios. Nos poupe. Vai discutir em botequim.
VAI PRA CUBA E VENEZUELA E KOREA DO NORTE Q NAO TEM EMPRESARIOS E 99% DA POPULACAO SAO TODOS POBRES MISERAVEIS E PASSAM FOME E NAO PODEM NEM RECLAMAR!!!
@@roniferreira9748 o Rio Tietê foi poluído porque o capitalismo não Respeita o meio ambiente O solo brasileiro é um dos mais degradados
não disse nada. Isso está no DNA, JÁ PERCEBEMOS.
Logo se chega a conclusão que o maior inimigo do empresário, e o grande arquiteto dessa cultura anti-empresário é o próprio banco central, já que com os juros irreais, inexplicáveis, impraticaveis no mundo inteiro (brasil é grande excessão,) com esses juos que estão aí nenhum empresário vai pegar emprestado, nenhum empresário vai investir em máquinas tecnologia mão de obra qualificada expansão do negócio. É muito mais fácil viver de renda. O rentismo é muito mais seguro, sem riscos. Logo cria-se a cultura do rentismo e extermina a cultura do empresario. Nosso país voltou a ser o pais dos rentistas. Vergonha nacional.
Para tudo que a economia a gente vê depois, analfabeto funcional. Como o Brasil vai descer os juros de países com stamp Triple A está SUBINDO? Seu analfabeto funcional, vai estudar o que é o fenômeno Fly to Quality. So invés de atacar a febre, ataque o problema que causa a febre. Manda seu presidente parar de falar merda e ir trabalhar. Cortar os intermináveis privilégios dos funcionários públicos, reduzir os custos do estado, desinchar as folhas de pagamento, que rapidinho caem os juros. Mas não, vamos falar tanta merda na tv que até os economistas petistas já estão pedindo pra parar que tá feio.
Não é inexplicável, trata-se de uma situação de stress de crédito e pressão inflacionária depois de 2 anos de Pandemia e expansão da base monetária. Pra piorar veio uma guerra e agora o governo estourando o Teto de Gastos e dando sinalizações ruins. Os 13,75% é pra agradar os bancos? Os bancos tão tomando calote. Bradesco teve o pior lucro em décadas. Vai me dizer que o governo da Dilma era rentista quando praticou uma Selic de 14% para combater a inflação de 10%? Isso sem Pandemia e Guerra na Ucrânia.
@@davipires5303 certo, pressão inflacionária por conta da guerra e por conta da pandemia existe no mundo inteiro. Aliás a própria Ucrânia país DIRETAMENTE AFETADO pela guerra não prática esses juros, nem a própria Rússia. O governo Dilma só praticou essa Selic sob o comando de Joaquim Levi um banqueiro a serviço dos banqueiros e rentistas. Me poupe, se poupe e nos poupe. Vários argumentos pra justificar uma verdadeira economia a serviço dos rentistas
@@mirtonribeiro2706 Joaquim Levi tentou estancar a sangria que foi o governo Dilma. 10% de Inflação e uma recessão violenta enquanto as economias mundiais viviam relativa paz. Você está misturando ciência economica com ideologia. Michel Temer não era amigo dos banqueiros corruptos? Por que então a taxa de juros caiu pra cerca de 6% e a inflação foi pra 3%? Sinalização de austeridade, equilíbrio fiscal e reformas. Michel( goste dele ou não) aprovou a Lei das Estatais e o Teto de Gastos. O rating de crédito do Brasil subiu. O Banco Central por meio da COPOM determina a Selic, mas não os DI futuros. É a percepção de risco. O que sinaliza um governo que quer uma licença pra gastar? Que fura o Teto em 200 bilhões legalizados ( vai ser maior que isso) e depois não quer que a inflação suba. A expectativa era que os juros baixassem, mas não dá se a percepção de risco piora. O BC é só um agente econômico, a Selic é só uma ferramenta ( uma importante).
E´ o governo q gasta mais do q arrecada!!!! QUANTO FOI ROMBO DO ULTIMO ANO???? QUAL VAI SER A PREVISAO O ROMBO PARA ESTE ANO COM ¨OS GASTOS NAO IMPORTA¨???? EM QUANTO VAI FICAR O TOTAL DO ROMBO???? hahahahaahahahahahaahahah
grande homem, sempre defendeu o mercado, enquanto os desenvolvimentistas defendem na verdade a soberania da união ineficiente e inescrupulosa
O problema do socialismo é o socialismo o problema do capitalismo é o CAPITALISTA.
Época que não tínhamos uma imprensa tão descaradamente vermelha.
Avô de Campos neto? Foi a isso que essa geração reduziu Roberto Campos?
O encantador de burros vende que tudo é culpa do empresário, quer acabar com um país? Acabei com os negócios.
Antônio lara Resende derrubou está questão veja a entrevista a inflação é de demanda não de oferta kkkkkk chupa campos Neto falou miúdo depois que Antônio lara Resende derrubou ele kkk economia sem amaras ideologica
Kkkkk
Continua miseravelmente errado, pois a expansão monetária só irá gerar inflação se a economia já estiver trabalhando próxima da sua capacidade máxima, do contrário, como ocorre no Brasil, haverá expansão da produção para cumprir com a nova demanda, pois a capacidade produtiva está subutilizada. Essa firmação de que expansão monetária gera inflação não é uma lei universal, ela apenas se da em determinada condição.
Melhor empresário do brasil é o flavio Bolsonaro que conseguiu com uma loja de chocolate que nem faturava comprar uma mansao de 20 milhões
Expansão monetária significa diluição da concentração de riqueza e para manter a maior quantidade de dinheiro sempre no mesmo lugar, aumenta-se preços.
A expansão monetária diminui o valor do dinheiro, aumenta o consumo em relação a oferta e a consequência é o aumento dos preços, inflação. Não tem nada a ver com manter a riqueza concentrada no mesmo lugar.
@@dmuller3147 Aumento de consumo , é facil resover aumenta-se a produção, mas ganha-se mais aumentado o preço do que a produção, até porque o objetivo não é todos ter acesso a produtos porque isso significaria que a riqueza esta sendo diluida então aumeta-se o preço a margem de Lucro sobe, e o dinheiro/riqueza represa no mesmo lugar, e limita-se o acesso a produtos e serviços, no frigir dos ovos. como Disse Paulo guedes"Todo mundo indo para a Disneylândia, empregada doméstica indo para a Disneylândia, uma festa danada...." um absurdo pobre ter acesso a certas coisas pra um pessoal ai kkkkkkkkkkkkkkkkk
@@dmuller3147 Essa historia de procura oferta é uma forma simploria de mascarar o real motivo da inflação, oferta e procura só por agua no deserto.
@@Jack.o.Seu.Alterego com o aumento da inflação, toda cadeia produtiva é impactada, as matérias primas também sobem de preço, não é simplesmente aumentar a produção, ainda mais quando o governo não tem uma política monetária de controle de gastos, ele simplesmente imprimi dinheiro ad eternum, soma-se a isso o aumento de impostos, pra arrecadar mais, uma forma de tentar controlar a impressão de dinheiro, o que gera mais inflação, pois aumenta o preço pro consumidor final.
@@dmuller3147 todo excesso de dinheiro vai parar nas mãos da maior parte da cadeia produtiva(porque tudo sobe, e eles querem todo excesso de dinheiro concentrado), e o numero de bem e serviços continua o mesmo, ou seja oque muda é só a quatidade de dinheiro existente, mas ele tem o mesmo caminho as mesmas pessoas, o acesso a isso continua dificil a maioriada população que não consegue repassar nada porque recebe salario congelado miseravél. Controle de gastos do governo num pais onde mais de 90% é pobre mais de 50% é miseravel esta brincando? como acha que governo vai fazer o milagre dessa gente ter minimo de saúde educação e sobrevivencia sem ter de onde tirar? a maior parte da tributação é no consumo justamente do mais pobres pq ricos precionam chategeam de todos os lados pra ter isenção, querem uma economia onde 5% da população tem riqueza e um pais prospero???? isso nunca vai acontecer, pagam um salario miseravel vivem pedindo isenção sonegando e querendo milagre economico , concentrando riqueza e mandando pra fora do pais , para paraiso fiscais, desculpe mas vc ou é rico e esta defendendo o seu, ou vc caiu na labia desse pessoal , não vai ter milagre economico com meia duzia só tendo riqueza.
Bom pelo q entendi ele campos vô é culpado 2 x por ser político e economista . E sim os tempos são outros basta ver a privatização na Inglaterra pela dama de ferro. E hoje como está a Europa.
VAI PRA CUBA E VENEZUELA E KOREA DO NORTE Q NAO TEM EMPRESARIOS E 99% DA POPULACAO SAO TODOS POBRES MISERAVEIS E PASSAM FOME E NAO PODEM NEM RECLAMAR!!!
Cortaram a melhor parte da entrevista: o bom e velho Bob Fields detonando economistas de certa escola que continuam causando estrago no Brasil.
Schumpeter vs. Keynes
Schumpeter told many that he aspired to be the greatest economist, lover, and horseman in the world - but then would add that he was having trouble with the horses. Although he was of Austrian descent and was a student of Eugen von Böhm-Bawerk, Schumpeter cannot be considered part of the Austrian School. He never opposed government intervention like his classmate Ludwig von Mises. By Doug French 1:07 [Mises Institute]
O indicador que hoje reflete com exatidão essas sábias colocações é chamado de M2.
And unlike Marx, Schumpeter did not relish the destruction of capitalism. “If a doctor predicts that his patient will die presently,” he wrote, “this does not mean that he desires it.” 1:26
Campos neto muito Inteligente
Os empresários diferentemente dos trabalhadores, pretendem multiplicar seu capital numa velocidade exponencial. Um trabalhador trabalhará pelo menos 35 anos de sua vida para ganhar uma aposentadoria limitada ao teto do INSS, o empresário usará todas as armas econômicas para mtiplicar seu capital.
Torne-se um empresário!
Abra uma empresa.
Não seja funcionário BURRO.
SOCIALISTINHA.
O EMPRESÁRIO PAGA ENCARGOS ABSURDOS QUE NÃO CHEGA AO FUNCIONÁRIO...TOSCO
@@MariaSilvaHelena BOA...KKK
Então quero ser um empresário, já que é assim tão fácil, eu quero e acontece kkkkkk
É melhor do que ser um invejoso, seguindo a cartilha do socialismo. Comece como a Marisa Letícia fez até ficar milionária. Torne-se representante da Avon/Natura/Jequiti/Boticário. Os primeiros lucros do produtos vendidos, compre mercadorias avulsas. O tiver mais saída! E vire milionário!
A boca do capital especulativo falando um monte de asneiras. Os trabalhadores são o mais importante numa nação, isso sim!
É um conjunto que são importantes: investidores + empreendedores + profissionais. É a sinergia que gera resultados.
Grande economista
cara 'rancava' um cigarro do terno e ja acendia na hora. LOL
VIvas aos empresariados Tupiniquim que não aumentam preços !!! pois a culpa é do Governo kkkkkkkk
Hoje em dia o empresário que é o mais importante tem crédito a no mínimo a 30% ao ano e querem que ele cresça, o mais importante que é pra comprar maquinas pu investir não existe por quê os que pegaram crédito estão quebrando.
Empresários burros. Mas rlx que com a Selic a 13,50 o crédito vai vir bem baratinho.
Um monte de comentários culpando bob neto pelo juros alto.
Quem decide o juros é o copom.
5 dos 6 votos São escolhidos pelo lula em pessoa. Nao adianta enxer o saco reclamando. Muito simples bsixar juros. Basta lula demitir o copom e colocar outra equipe
Totalmente equivocado!
VAI PRA CUBA E VENEZUELA E KOREA DO NORTE Q NAO TEM EMPRESARIOS E 99% DA POPULACAO SAO TODOS POBRES MISERAVEIS E PASSAM FOME E NAO PODEM NEM RECLAMAR!!!
Parabéns pôr essa sabedoria, o neto herdou do avó 🙏🏿😘
O neto falou manso depois que Antônio lara Resende massacrou ele e e campos neto criou o BNDS kkkkk então não se engane
Eu ñ estou aqui defendendo a e nem b precisamos ser realistas até por que sou antônimo e meu governo é Jesus Cristo, mas será q vcs são cegos e surdos covardes não está vendo a realidade do país, vcs tem o mesmo espírito de covardia do ex presidente, falou em ajudar os pobres todos ficam com raiva, foi por isso q mataram Jesus Cristo, ele veio cuidar dos pobres viúvas órfãos os religiosos mataram ele, mas ele ressuscitou está vivo pra julgar todos, receberam dinheiro pra dizer q o corpo dele foi roubado, a mentira sempre quis vencer, mas um dia tudo, vai ser, colocado em pratos limpos. Leva seus dinheiro pra comprar o dono do ouro e da Prata Judas iscariotis q o vendeu por 30 moedas
Continua miseravelmente errado, pois a expansão monetária só irá gerar inflação se a economia já estiver trabalhando próxima da sua capacidade máxima, do contrário, como ocorre no Brasil, haverá expansão da produção para cumprir com a nova demanda, pois a capacidade produtiva está subutilizada. Essa firmação de que expansão monetária gera inflação não é uma lei universal, ela apenas se da em determinada condição.
Que pena que o neto dele não aprendeu nada e também se tornou anti-empresariado. Ou alguém dúvida que o Campos Neto está a serviço dos rentistas e do mercado financeiro?! O homem está estrangulando o empresário para beneficiar os seus patrões que ganham com juro alto
Essa desgraça que está afundando o Brasil... Empresário Brasileiro não quer funcionário mais sim escravos..
Pede conta e seja patrão de si.
está afundando o brasil? temos mais de 200 anos de história de empresas publicas e estatais, e continuamos na mesma se não até pior do que quando começamos
em outras palavras '' escravocratas'' enriquecendo na desgraça alheia
Enquanto isso, o brasileiro funcionario, operário toma no cool!
Inflação é o fenômeno da alta generalizada dos preços. Pode-se discutir razões e culpados, mas o que a inflação é, não se discute.
Desvalorização generalizada da moeda.
Continua miseravelmente errado, pois a expansão monetária só irá gerar inflação se a economia já estiver trabalhando próxima da sua capacidade máxima, do contrário, como ocorre no Brasil, haverá expansão da produção para cumprir com a nova demanda, pois a capacidade produtiva está subutilizada. Essa firmação de que expansão monetária gera inflação não é uma lei universal, ela apenas se da em determinada condição.
Errou. A definição original de inflação não é essa. Alta generalizada de preços é frequentemente uma das consequências da inflação, ceteris paribus. Mudaram a definição da inflação nas gerações mais recentes para propragandearem a mentalidade estatista, passando pano pro Estado, manter o status quo e tomarem o dinheiro do pobre de maneira despercebida. Para de ser gado.
A tragédia que tivemos há pouco no litoral paulista foi consequência do desmatamento e da construção acelerada de espigões ao longo da orla marítima nos últimos 30 anos. Adivinhem se isso foi obra do operário, do missionário, do funcionário, ou do empresário. E agora adivinhem se os empresários vão pagar alguma coisa na reconstrução do que foi perdido, ou se terão que indenizar alguém pelos mais de 40 mortos.
0 mortos não moravam em condomínios ,eram áreas invadidas na sua maioria , aonde tem boas empresas todos vivem melhor se fosse o contrario a Etiópia seria um país rico
Diga nome de uma empresa que construiu lá onde nao pode???
Se quiser nome de favela digo eu várias
Roberto Campos era muito burro em economia.
A ideia de expansão monetária como único causante de inflaçao foi abandonado faz um tempão. Na data dessa entrevista essa ideia já tinha sido deixada de lado e ele nem ficou sabendo.
É incrível como Roberto Campos Neto NÃO conhecia como funciona o sistema financeiro.
Gênio, apenas.
Continua miseravelmente errado, pois a expansão monetária só irá gerar inflação se a economia já estiver trabalhando próxima da sua capacidade máxima, do contrário, como ocorre no Brasil, haverá expansão da produção para cumprir com a nova demanda, pois a capacidade produtiva está subutilizada. Essa firmação de que expansão monetária gera inflação não é uma lei universal, ela apenas se da em determinada condição.
Repugnante Roberto Campos, filhote yankee, o apelido diz tudo, Bob Fields.
Todos podem ser operários?Quero ver um empresário virar operário! Agora, operários virando empresários, está cheio.
Continua miseravelmente errado, pois a expansão monetária só irá gerar inflação se a economia já estiver trabalhando próxima da sua capacidade máxima, do contrário, como ocorre no Brasil, haverá expansão da produção para cumprir com a nova demanda, pois a capacidade produtiva está subutilizada. Essa firmação de que expansão monetária gera inflação não é uma lei universal, ela apenas se da em determinada condição.
Pois eh... então podemos presumir que o governo Bolsonato foi incompetente pra caramba em sua política econômica, pois a inflação subiu pra caramba no governo dele, assim como sua política de juros levou o varejo a quase falência, Magalu, Via Varejo, Marisa, .....
Vai ser liberal-conservador de direita lá na casa do chapéu.
mas essa definição está completamenteerrada!!! Expansão monetária está longe de ser causa de inflação, o que dirá ser sinônimo de inflação, pelo amor de Deus! Os EUA e a Eruopa ficaram 10 anos com taxa de juros negativa, ou seja, expansão monetária agressiva, e não tiveram inflação. O Brasil tem que parar com esse simplismo neoliberal que impera os corações e mentes há ,trinta anos!
Juros é o custo do dinheiro.
Seu comentário é uma macarronada completa parece até filho da dilma
Mei mundo de gado se derretendo e fingindo saber o conceito de expansão monetária kkkkkkkk Que faaaaase
Vamos ouvir economistas mais atualizados com a globalização, os dias são outros, até mesmo conceito de economia pode mudar. Aprender com os antigos e modernizar os ideais. Não há risco fiscal, a inflação pode ser controlada, então é só baixar um pouco os juros. A elite e o sistema financeiro é quem governam este país, infelizmente.
Não há risco fiscal ?
Esse seu argumento é igual a: Newton chega e fala sobre a gravidade, aí você vem e fala: devemos procurar físicos do dia de hoje, porque a leis da gravidade são diferentes daquela época. Inflação é o desequilíbrio da oferta sobre demanda do dinheiro, isso é uma lei, tal como a gravidade, podemos usar propulsores para sair do chão, mas não vai durar muito tempo.
@@allan.1983 pergunta para o Campos Neto do Banco Central, se ele souber responder. 😄
@@paulocamacan8722 garanto que Newton ficaria horrorizado com estas taxas de juros aqui no Brasil mais altos do planeta terra. 😄
@@ionealvesferreira1390 Juros de 13,75% são elevados? Sim, eles são e ninguém nega isso. Historicamente falando nem é o mais alto( só pra efeito de comparação atingimos 14% de Selic no último governo Dilma) e está com base em previsões e estudos e não simples vontade do Presidente do Banco Central. Política macroeconômica não é torcida de futebol. A inflação terminou abaixo de 6% por conta do efeito da desoneração, mas núcleos como o de alimentos estão em torno de 10%. A inflação está alta e muito próxima de sair do controle.
Sobre essa sua afirmação de que não existe risco fiscal é simplesmente uma mentira, não reflete a realidade. O Banco Central não determina a taxa de juros dos títulos do Tesouro Direto ou dos DI futuros, mas todos estão elevados pela percepção de risco de um governo que demonstra falta de compromisso com o equilíbrio fiscal, que destrói o Teto de Gastos só com a previsão de mais de 200 bilhões ( vai passar disso) e do aumento de custos com a máquina pública como no aumento de Ministérios e outras coisas como 12 bilhões para a cultura. O curioso é que ninguém falava da meta até o Lula vir fazer ataques ao BC pra achar um motivo pra fazer o que ele quer: abaixar os juros pra ter um crescimento artificial e gerar uma crise no futuro no governo de outro alguém ( coisa que ele fez).
Brasil precisa investimento investir in Educaçao Cultura
Muito importante a explicação da professora Mônica, porque eu tinha minha dúvidas.
Resumo da história se o juros está alto o país não cresce.
Juros alto é a outra ponta da balança comercial para evitar o desastre econômico.
No meio do mandato, 2 anos, cada presidente do país pode escolher a liderança do Banco Central _(que nem deveria existir como em outros países)_ e veremos a comprovação deste equilíbrio ou não no próximo mandato do BC.
Funcionário publico, concursado e com o dinheiro rendendo não quer saber de crescimento.
Importa é que o dele está garantido.
Empresário corre risco e renda variável varia, quando não é prejuizo.
Burocratas mandam a policia tomar quando começa a faltar para eles.
Era um "JÊNIO", agora sabemos de onde veio a "jenialidade" do Campos Neto! kkkkkkkkkk
Oxente, o povo fica onde?????
Anti MERCADO FARIA LIMA E ANTI BANQUEIRO, NÉ? Empresário que investe, que emprega, produz, esse sim, está se tornando extinto pelo então MERCADO FINANCEIRO FANTASMAGÓRICO que quer mandar no país e dizer o que pode e o que não pode fazer.
Os dois fazem parte da mesma dinâmica. Se o governo fosse responsável com os gastos públicos, parasse de se endividar e expandir a base monetária o risco de crédito seria menor, os juros seriam menores e consequentemente o rentista seria prejudicado e aquele que investe no setor produtivo beneficiado e sendo assim toda a sociedade. Agora vai lá e explica isso por Presidente da República e pro Ministro da Fazenda.
Isso se os operário não tem importância nem uma ,que ver abrir uma empresa sem operário 🤣🤣🤣
Só que a taxa de juros atual fode o empresário e acaricia o rent-ário, o usurário.
Corte profundo de gastos fará a taxa baixar, canetada não faz milagre.
@@mbp6385 e a taxa de juros mais alta do mundo de longe não é uma canetada não né.
@@pauloamw No primeiro mandato do L ela era de 26,5% sem o Bacen ser autonômo e foi tão necessária quanto a de hoje.
@@mbp6385 se vc acha ao contrário de inúmeros economistas, deve estar certo
@@pauloamw Economistas sensatos pensam igual eu, agora pseudoseconomistas e fanáticos... pensem o que quiser e aguentem as consequências.
O governo pode criar empresas e gerar emprego,o problema é a corrupção que acontece no mundo inteiro.
Que tal em .
Na época o banco central era do governo. O que ele nao sabia era que 30 anos depois o banco central seria independente e o neto dele seria "o governo"
"Dos vários ários que existem por aí (...) o mais importante é o empresário." Na sua retórica brilhante, Roberto Campos "esqueceu-se" de dois pequenos detalhes. O que seria do empresário sem o operário, o funcionário, ou o escravo? E quem é o maior responsável pelas mazelas brasileiras: o empresário, o funcionário, o operário ou o missionário?
Como assim "esqueceu-se"? No próprio vídeo ele explica que operários e funcionários todos podemos ser. A questão no vídeo não é quem mais importante, mas sim quem é mais raro.
Um certo Ex presidiário
Todos podem ser em tese. Quem nunca apertou um parafuso não tem ideia do que seja ser operário ou funcionário e por isso não valoriza essas categorias.
O empresário é mais raro porque são poucos os que tem condições (financeiras e preparo) para se tornarem empresários. A alta concentração de renda e a ineficiência da educação pública contribuem para que a situação se mantenha. E para quem está no topo da pirâmide isso é ótimo...
Vejam a Expansão Monetária dos EUA. E...
Esse vei ainda é vivo
Manda pro lula kkkkkk
A vida além do túmulo é eterna, essa não.
O tema não era esse.
@@liberatocoutinho4342 eu sei, mas achei importante frisar a verdade, pelo simples fato dele falar que essa vida terrena é principal, não é.