🛒 Link na Amazon: amzn.to/4bslPAG 💬 APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas! www.catarse.me/quadrinhosnasarjeta
O simbolismo do Gambit explodindo o mega sentinela me deu arrepios. No mesmo episódio tem o triângulo amoroso dele com a vampira e magneto e ele diz "certas coisas vão além da pele mon cher". E lá no final tem o magneto com todo seu poder que não consegue dar dano no inimigo, apenas superficialmente, apenas "na pele". Enquanto Gambit vai e enche de energia de dentro pra fora o sentinela. Atinge muito mais profundo que "a pele". Posso tá MALUCO enxergando metáfora onde não existe, mas foi uma das cenas mais fodas que assisti recentemente.
O arco do Gambit é muito bacana. Porque o gancho dele voltar na segunda temporada já tá ali: Ele morreu sozinho, e NÃO sabia que a Vampira havia escolhido ele no final. Quando o Gambit conversa com a Vampira, fica claro que eles NÃO tinham um relacionamento oficial. Ele era um ficante no máximo, e ele fala disso com pesar, sobre como ele era só o "rato do pântano", o "cafajeste" que ninguém levava a sério, nem ela. O interessante é que na conversa dele com o Noturno fica claro que ele não é bem assim. Ele é um cara extremamente modesto, que só "paga" de canalha, porque é o que sobrou pra ele fazer... Ele não tinha um papel pra desempenhar na vida da Vampira, porque ela nunca deixou claro como amava ele. E quando ele voltar ele vai ser, justamente, como Cavaleiro da Morte, ausência encarnada, chapada de lavagem cerebral. Tudo isso casando certinho com o nome do episódio em que ele morre: "Lembre-se". Ele voltando, vai caber à Vampira lembrar sobre como ele era quando viveu, e pq ele era tão importante.
Achei uma puta leitura. Não fica tão neurótico, arte é uma via de mão dupla e independente de quais foram as intenções dos autores, a experiência da obra é uma coisa que você constrói junto com o autor (ao menos na minha visão de mundo e de arte)
Na vdd, pelo que eu entendi em particular foram pessoas voluntárias a um projeto que em tese "os colocaria acima ou em pé de igualdade aos mutantes", o fato de bastion ter revelado que os humanos estariam incluídos na categoria "alvo" não era algo claro ou sabido previamente. Mas sim, concordo que foi mt atual, eu acho que só olhei de outro ângulo rs
Gostei muito da história do Roberto da Costa "saindo do armário". Eu tenho um grupo de amigos muito diverso, e olhamos a série juntos. E foi muito louco a diferença de intensidade que a cena dele falando com a mãe, até o ponto que ela o entrega para os sentinelas afetou cada um de nós. Eu, sendo um homem hétero, senti o peso. É difícil não sentir. Mas para os meus amigos que são gays aquilo foi bem intenso, pois muitos já tinham escutado aquele papo de pseudo-aceitação, ou o lance de "tudo bem ser gay, mas não seja afetado, haja como homem, etc". Sem contar que, para nós que vivemos o governo Bolsonaro e o "cidadão de bem" mostrando suas caras sem nenhuma vergonha, é irônico que o Roberto da Costa e sua mãe sejam brasileiros.
20:18 essa sempre foi minha analise do magneto, ele guarda tanto rancor e é tão obcecado com o fato de defender a superioridade da raça mutante q ele acaba dizendo coisas e agindo como as pessoas q o oprimiram a vida toda, é o perfeito exemplo do oprimido virando opressor.
Aos atuais, aos de 97 e aos temas de uma história que pensa em como trataríamos pessoas com Super poderes, talvez não seríamos como na série, mas uma boa chance da história se repetir e a gente errar mais uma vez.
Esse desenho é um verdadeiro presente para nós fãs que crescemos assistindo ao desenho dos anos 90. Mas o grande acerto é a Marvel ter feito algo numa pegada mais adulta. É a primeira vez que vemos pessoas morrendo on screen numa animação da Marvel. É o tipo de coisa que era impensável de se ver nos anos 90. E legal o produtor ver que os X-Men são herois acima de tudo e não mutantes primeiro. Cíclope oferecendo compaixão ao Bastion é uma coisa que já não vemos nas hqs a muitos anos já que todo mundo está sangue nos zoio nos últimos anos nessa fase que está terminando e que estragou a alma do gibi.
Esse é o vídeo mais inteligente da história desse canal!!!! Mas falando sério, eu acho maravilho alguém finalmente falar em voz alta um sentimento que eu sempre tive. X-Men é, antes de tudo, sobre as PESSOAS e não sobre os seus poderes. Por isso que a tão famosa saga da Fênix (até a Fênix Negra) NUNCA daria certo em ser adaptada em uma mídia como um filme, por que são por volta de 40 edições de Ciclope, Xavier e o resto dos amigos lidando no dia-a-dia com um novo aspecto dessa Jean Grey que eles não conhecem, quase como lidar com alguém que passou por um trauma muito grande ou desenvolveu alguma adicção muito forte. O coração dos x-men sempre foi o relacionamento entre eles, não obstante a quantidade de "ex" namorados/ficantes que tem dentro da própria equipe.
Cara senti falta de vc fazer analogia do mancha solar sair do armário para a mãe, que já sabia quem ele era mas mesmo assim fala p ele "não ficar dando pinta"
Tinha tanta coisa pra desenvolver que esse foi o arco mais apagado da série... No fim das contas o mancha serviu mais pra ser aquele personagem novo que precisa das intervenções expositivas do que qualquer outra coisa... Tanto que ele e Jubileu acabaram ficando no presente enquanto os outros foram pras próximas aventuras da temporada seguinte... Acho que não vão nem aparecer, bota fé?
@@matheus.pinoli Pelo contrário, aposto que vai ter muita ação no presente também. Teve o Forge e aquele painel cheio de potenciais recrutas como Colossus, Homem de Gelo e Destrutor pra uma nova equipe. E teve também o Apocalipse do presente, começando a planejar algo lá em Genosha que envolve o Gambit.
@@QuadrinhosNaSarjeta o que achei foda da série é que a cada minuto tinha alguma coisa falando da realidade, que nem uma fala do Pantera Negra falando: é bom que no futuro nossos filhos se interessem mais por ciência do que er a bíblia, meu achei essa cutucada foda demais, só para citar um exemplo das inúmeras falas que se encaixam perfeitamente no nosso contexto atual.
Eu fazia parte de um grupo no whats que debate cultura nerd e afins. Todos que comentaram a série em unanimidade falaram sobre como a "LACRAÇÃO" estragou o desenho. Todos tios de meia idade com complexo de infantilidade, e reacionários. Eu tento entender porque a cultura pop é tão atrativa pra esses grupos...
eu participo de alguns grupos de gamers e foi a mesma coisa , com xmen e com o jogo do spiderman 2 .A direita dominou as massas com esse papo de lacracao
@@guilhermeaugustomartinsmor8981 aparece na live da Twitch do canal Marcusreaperdub ativa a notificação e espera, ele vai estar disposto a debater sobre isso. Claro, se você estiver disposto a um debate de verdade.
Excelente, como sempre, Linck! Só discordo em um ponto: na minha ótica, a Ororo não queria perder seus poderes, pois mesmo sofrendo preconceito por ser mutante, ela era praticamente uma força da natureza (ou uma "deusa", como a chamavam na sua terra natal). Em contrapartida, sem seus poderes ela continuaria sofrendo preconceito (por ser negra), porém seria agora indefesa, impotente, e não lhe restaria mais nada que a tornasse "especial" diante do mundo.
Acho interessante as atualizações da série. Justamente por isso me broxou demais essa escolha de manter o magneto como vilão no final e repetir o conceito de sempre.
“X-Men mexe com a sua nostalgia, para depois tirá-la!” Exatamente o que senti! De uma maneira muito boa e de qualidade, X-Men’97 “Acabou com a minha infância!”
X-men tem conceitos fantásticos ou mesmo absurdos trabalhados da melhor maneira possível, aplicando esses conceitos com primor e criatividade ate mesmo na vida cotidiana dos personagens. Conciliar viagem do tempo, clonagem, telecinese e tantas outras coisas pra criar dinâmicas criativas e interessantes na vida pessoal dos personagens é algo muito admirável.
"...problemas que apareciam 30 anos atrás continuam atuais..." Pra mim o maior plot twist seria o público "anti-lacração" finalmente perceber que parte da culpa desses problemas ainda existirem talvez seja deles, crianças que assistiram e não conseguiram levar nada da mensagem de X-Men pra vida.
Faltou falar da trilha sonora , cara que trilha como ela me pegou várias vezes era o mesmo tema sempre em um tom diferente, osquetra , piano, mais agitado e como foi sensacional, como foi de arrepiar. E do personagem principal scott summers que eh surreal pensar como um homem branco hetero pai de familia escoteiro, pode ser o personagem principal de uma familia diversa na disney, sem se revelar machista, ou homofobico, ou racista... mas teve um arco legal de amadurecimento e sempre foi meu personagem predileto, mesmo todos odiando, porque gosto do peso como ele encara responsabilidade, eu nunca vi como o golden boy mas como o cara que mais sofre, o peso de ter que ser o melhor para proteger quem ama e passaram essa imagem dele.
Não sei se concordo com o Scott ser o personagem principal da série não, apesar dele ter tido o justo destaque dessa vez. Jean, (e Madeleine junto) e Tempestade tiveram tanto destaque quanto. Até a Vampira. Isso sem falar nos verdadeiros principais na minha opinião, Professor X e Magneto
@@FernandaGDaher Xavier só aparece no fim, Magneto a gnte sempre tem a perspectiva de outra pessoa olhando para ele com exceções em alguns momentos e a narrativa é toda contada da perspectiva do Scott, exceto por episodios isolados como da tempestade e jubileu. Por exemplo o arco principal e final do sebastian é sobre o futuro, amadurecer que é a narrativa do Scott e digo scott mais do que jean porque ela e madeleyne são distintas e para mim o plot delas é o que faz você ser vocÊ e maternidade no fim , mas scott é o fio condutor e quem toca o ritmo de amadurecimento, de ser pai , de ser lider é ele, que vai dando a batida da narrativa.
O video começou com "vilão interpretado por Fabio Assunção",essa me pegou kkkkkkkkk, e eu achei que ele estava falando do Bastion mas não, era o magneto, Beau Demayo é o Manoel Carlos da animações, ou o Carlos Lombardi.
Que grata surpresa foi assistir essa série. Infelizmente quem precisa receber as mensagens que a mesma tenta passar ou não vai entender, ou vai ignorar por motivos de “lacração”, mas continuará assistindo. Deixo de exemplo o meu pai que sempre foi leitor de HQ e hoje com 57 anos não criou consciência sobre os temas abordados pelos quadrinhos que leu e acredita que as histórias deveriam ser só porrada e sangue…
Eu assumo que estava muito mais envolvido nas tramas pessoais dos personagens do que salvar o mundo. Eu quero saber do Gambit e do triângulo amoroso da família Summers!!!!
Simm, e jubileu e o Roberto foi algo que eu não esperava, mas gostei MUITO principalmente por que nós quadrinhos eles tendem a não terem uma trama pessoal tão significativa como outros x-mens, espero.que desenvolvam ainda mais os dois na segunda temporada, principalmente os poderes da jubileu. E o arco da vampira eu também gostei muito, apesar de ter ficado com muita dó do Remy, eu gostei muito das nuances apresentadas
X-Men 97 é a melhor novela que Manoel Carlos jamais escreveu. Aliás, a decisão de usar o Wolverine de modo beeeeem econômico foi sabia demais. O original, de mais de 30 anos, saturou totalmente a imagem dele.
Eu concordo piamente contigo, durante a pandemia assisti todas as séries animadas da DC e Marvel e a que mais gostei foi Batman a série animada... O tom noir anos 40 dá série deixa ela muito cativante.
13:48 na série animada do Homem-Aranha (que se passa no mesmo universo dos X-Men), o Peter é um adolescente e tem o tamanho de um guarda roupa de casal, acho que é normal o povo ser bombado nesse universo
Ele já [e um jovem adulto (´ta na faculdade), o Peter adolescente só veio no Espetacular e depois no MCU, a inspiração foi o Peter da série dos anos 70.
X-men, não deveria agradar todo mundo, a surpresa é que muita gente que diz que gosta, fala qua não que polícia, lacraçã e etc... X-men é tudo isso, e se o cara não gosta desses temas, é o fato de ou não ter lido nada da equipe ou não ter entendido o que leu na época.
O problema é a leitura superficial. Mt gnt literalmente lia so pelos hominho colorido trocando porrada com poderzinho e nunca se ligou sobre oq era o quadrinho
Eu fico tao feliz com o pessoal falando que X-Men 97 é uma novela (folhetim, né gente!), sendo que eu sempre disse que a melhor forma de adaptar X-Men seria em formato de novela, mas Hollywood não estava preparada para isso (ou não está). Inclusive acho interessante notar que atualmente, na fase Hickmann/Krakoa, os X-Men deixam mais de ser uma analogia sobre grupos marginalizados Queer (LGBT+) e tornou isso real, vale dar uma olhada
Amei a série, mas o que me deixou com medo e até meio decepcionado é a quantidade d gente que caiu na armadilha do "Magneto tem razão". Ou as pessoas estão realmente com problemas sérios d interpretação ou o fascismo é muito sedutor.
Certo, estou querendo abrir uma discussão saudável, mas estou do lado do Magneto que ele tem razão mas gostaria de ouvir o seu ponto de vista do porquê não pelos todos os acontecimentos que eles passam e eu posso dar o meu ponto de vista também...
Quando eu era pequeno eu adorava xmen (o evolution que eu via na tv) pq eu gostava de ver herói herói saindo no soco, hoje eu gosto dos xmen pq consigo ver com uma ótica mais 'colorida' o que xmen representou, representa e concerteza vai representar pra outras gerações... Mas tbm adimito que adoro ver o ciclope tacando raio kkkkkk
X-Men funciona tão bem que o vilão entende que os heróis do grupo são, basicamente, UMA ONG. Quando eles agem sob a liderança do Xavier (ou do Ciclope no início), eles estão resgatando mutantes, combatendo mutantes malignos, ou mesmo, ciborgues e outros vilões. Mas eles não fazem isso "de graça", eles fazem isso pra provar que os mutantes são pessoas boas que precisam ter seus direitos e dignidade reconhecidas. Eles agem como heróis CONTRA o status quo pra fazer pressão sempre que algum político ou supervilão tenta passar lei antimutante. Eles são uma ONG e Xavier é o porta-voz. Quando o Bastion aparece, ele saca isso e bate onde dói. Ele critica o Gerych por ter tentado assassinar o Xavier: Quando você tenta matar o líder de uma minoria, ele vai virar um mártir e aquela minoria vai ganhar popularidade. Então ele tenta fazer o extermínio de Genosha. "Quando você submete uma população à uma limpeza étnica, a tragédia é tão grande que a única resposta que você vai ter do público é apatia." Por isso NÃO tem movimento pró direito dos mutantes depois do massacre. Não só isso, mas ele espalha propaganda contra o Xavier e os X-Men com o vídeo do Império Shi'Ar, e a ida da Vampira pra Cidade do México, invadindo a casa do Gerych. O Bastion explica que ele combate os mutantes justamente porque eles vão "substituir" os humanos no futuro. "Um teleportador vai fazer o trabalho de um taxista inútil". Esse argumento é um argumento historicamente racista de supremacista branco da Europa do século XIX chamado "Grande Substituição", quando rolavam protestos por conta dos fluxos de migrantes por lá, e é impressionante como a extrema direita de hoje usa os mesmos argumentos pra falar de minorias religiosas, migrantes africanos, latinos, etc. vivendo lá. Mas tem mais! Quando Bastion dá início ao programa das Sentinelas, ele diz que a ideia é fazer o cidadão simples se sentir valorizado. É isso o que a extrema-direita nessa nova leva tem feito quando opõe os discursos progressistas contra o "cidadão médio", usando ressentimento, não é à toa que os extremistas do "Amigos da Humanidade" estão lá. Isso fica claro na frase do Gerych no primeiro episódio para o Ciclope: "Você não tem ideia do que é ser deixado para trás pelo futuro".
Eu vi a série nesta semana e achei uma das melhores coisas da era dos streamings. Emociona, te deixa curioso sobre o que vem na sequência, e a animação tem um visual INCRÍVEL! Muito bom. Tomara que as tretas entre a Disney e o Beau deMayo não diminuam a qualidade das próximas temporadas. PS: Gambit ladrão roubou a série para ele. Dá muito show.
Eu não diria novelão mas é por carregar uma grande carga dramática, e graças a isso é que muitas vezes levou para as cenas de pancadaria, morte e sofrimento. Cada soco da Vampira no Sebastion foi de dor, luto e tristeza. As lutas tiveram uma animação muito bem feita. Há quem não goste mas drama também funciona em histórias de super-heróis…
Kkkkk XMen é o meu ponto fraco kkkk, a Maria do Bairro dos quadrinhos, mas eu volto a ter 14 anos com a minha coleção de gibis e agora estou assistindo com meu filho kkkkk
Eu já li que vender um "artigo/produto/trabalho" oriundo da juventude de pessoas que hoje estão " descendo o outro lado do morro da vida" é muito "interessante ", porque essas pessoas já adquiriram alguma estabilidade financeira e estariam mais "aptas economicamente" a desembolsar uma substancial quantia de "cascalho" para comprar algumas quinquilharias tipo " action figure", por exemplo.
Eu simplesmente amo a Madelyne, mais do que a Jean. O design dela lembra tanto a estética do Frank Frazetta, incluindo a sexualização masculina do Alex Summers como Príncipe dos Goblins nos quadrinhos
Gostei de saber que X-Men se rendeu aos enredos de novela. Nostalgia mesmo vai ser a próxima temporada com os easter eggs de Os Mutantes Caminhos do Coração haha
Opinião impopular dos X-Men: Eles funcionam melhor em um universo separado desse da Marvel. Tem mais liberdade pra se trabalhar e deixar esse pessoal um pouco de lado ( Vulgo Vingadores ).
Detesto quando aparece outros heróis da marvel no meio dos x-men e tbm tira aquele discurso dos mutantes, pq se o mutantes são tão odiados pq os super herois são amados
O Morfo é o personagem que mais ganhou destaque exclusivamente por causa da série dos anos 90. Antes ele era um personagem completamente obscuro. É praticamente a mesma coisa da Arlequina, que surgiu no BtAS. E a mais injustiçada pelo desenho antigo e continua sendo pelo '97 é a Kitty Pryde, que é importante pra caramba nos X-Men e nem foi personagem coadjuvante nem nada no desenho.
Ele pode ter falado, mas palavra de autor fora da obra em si é difícil confirmar como algo canônico de verdade. É só mais uma das interpretações possíveis. Como ele foi demitido, isso pode sofrer um "retcon" pela MarvelDisney no futuro (que nem seria retcon mesmo, pois é só uma interpretação)
@@FernandaGDaher Ele é o autor da obra, ele escreveu a cena e se pronunciou sobre(reforçando que as duas primeiras temporadas foram produzidas e escritas por ele). Continuo sem entender qual a "dificuldade" em considerar canon. Sua palavra vale mais do que a dele?
@@WyllBG3 Não é a minha palavra. Aliás, não tenho nada contra a interpretação autoral dele e inclusive pela série minha opinião também foi que o Morfo tem sentimentos pelo Wolverine sim (tem a cena dele suspirando no chuveiro). Mas é só que tudo que está na obra é que deve ser levado em conta e não o que tá fora, incluindo palavra do autor. Tem aquela carta do Tolkien por exemplo, na qual ele fala que os orcs são elfos distorcidos por Morgoth e que muita gente acha que é algo canônico. Mas parece que depois até o Tolkien tinha dúvidas sobre isso. Não está no livro, não é canônico. É uma possibilidade, uma interpretação.
@@WyllBG3 Isso é o que no TV Tropes chamam de "word of god", mas a Fernanda tem razão, a dona é a Disney, se ela aceitar é outra história, igual quando ele diz que considera todos os desenhos dos anos 90 como canônicos no universo, mas nos handbooks da Marvel, só o do Homem-Aranha vale, Hulk, Homem de Ferro e Quarteto são de outro.
Acho que cabe muitos vídeos sobre temas da série. Inclusive sobre episódios específicos. O episódio 6, por exemplo, um dos mais subestimados. Todo mundo coloca o 5,7 e 8 a 10 entre os Tops mas o 6 é de uma riqueza narrativa. É onde a Tempestade recupera os poderes e o Professor rebate o imperialismo dos Shi'ar com a aula no plano astral. Os dois arcos são espelhados em vários detalhes e é onde o cerne filosófico da série se faz mais presente. Inclusive é onde Xavier exalta seu maior poder, não o de ser um telepata super-poderoso, mas o de ser um Professor, e dos melhores.
Foi quase isso nos quadrinhos, mas a Pryor era uma mulher parecida com a Jean (que estava morta), depois foi revelada que era clone, o engraçado que volta e meia colocam ele com uma telepata.
Gente, se vocês falarem acerca de " The Experiment Lain" eu choraria de alegria, pois é um anime profundo e é a cara de vocês. Se isso tiver, meu Deus. Eu agradeceria muito.
Só comecei à assistir X-men 97 por conta do corte do canal "Lacração" e só parei de assistir pq o Meli+ cortou meu acesso gratuito! Hahahahaha Então, vou aguardar a série ter uma 2a temporada e começo à assinar, de forma pagante rs, e acompanhar essa série e Chucky - que tb "tive" que parar de assistir rs. Valeu e sucesso! 💪🏿😎
Nossa, pior que eu amei a série, principalmente o triângulo amoroso do Gambit, Vampira e Magneto. Eu gosto muito desse contraste entre o que é a paixão carnal por parte da vampira e do Magneto, e o amor que acontece pela parte do Gambit pela Vampira. Outra coisa que eu amei foi a participação especial de outros heróis... E de resto, meu personagem preferido sem dúvidas é o Noturno.
Eu acompanhei muito os x men nos quadrinhos nas décadas de 70/80, Com Dave Cockrun /Len Wein e Byrne/Claremont até o começo da década de noventa. Depois, meio que abandonei as histórias, pois estava estudando e trabalhando, além de estar um pouco mais velho e com atenção para outras leituras. Mesmo assim, de vez em quando, arriscava uma olhada em graphics novel ou algumas revistas que achava em consultórios odontológicos da vida, enquanto esperava o atendimento. Não vi as animações, vi os filmes e gosto só dos dois primeiros. Agora vi essa animação e gostei bastante. Sobre a novelização da história, eu concordo com você, percebia um pouco disso desde a época dos quadrinhos e considero principalmente em países latinos, orientais e outros que prezam esse tipo de narrativa, que a novela é o grande meio para transmissão de mensagens e ideias para uma parte grande da população. Entendo que ao jogar com temas do cotidiano e mesclá-los com temas contemporâneos, tem-se uma boa sinergia com o público. É possível desenvolver histórias de boa qualidade que fujam da mesmice da maioria das obras desse gênero e que acabam cansando a audiência.
Eu comecei a ler quadrinhos de super-heróis - justamente X-Men e Wolverine - por causa do desenho, nos 90. Eu ADORO o Wolverine. E achei MASSA que a série era sobre e para o time inteiro, sem botar holofote nele em detrimento do resto!
Ao meu ver o único ponto negativo é o excesso de temas, tem muita coisa que se torna esquecível de um episódio pro outro, é uma mistureba desnecessária onde um evento pos o outro sem um tempo pra demonstrar e explorar melhor ao meu ver deixam a série muito se sustenta só pelas ideias do que pelo que foi apresentado.
Esse desenho é a prova de que valeu a pena ter a greve dos roteiristas!! Eles conseguiram pegar os melhores elementos das HQs e ainda sim, fizeram um desenho muito bom com um enredo incrível!!
Muito boa sua análise. Eu sou mais ligado aos quadrinhos europeus, desde que, aos 16 anos, uma revista de Moebius caiu nas minhas mãos. Eu era totalmente "colonizado" pela cultura yankee. Com Moebius, eu descobri que se podia fazer quadrinhos de outra(s) maneiras.
Eu nunca achei o desenho do Batman melhor que o dos X-Men nos anos 90. O cara declara a própria preferência e generaliza. X-Men 97 é um grande presente pros fãs que cresceram vendo essa animação. A narrativa só veio amadurecendo pros dias de hoje e pra esse público específico também. Sempre teve questões de relacionamento e sempre terá. Chris Claremont deixou esse grupo como o maior fenômeno da cultura pop nos quadrinhos. Então chamar de novelão não tem o menor problema. A adaptação está incrível e a Marvel acertou em cheio.
(13min :47) Que é que tem? Tenho 1,73 m e meus saudosos paizinhos eram baixinhos. Agora, Stan Lee já escrevia as primeiras histórias do Hulk descrevendo-as como capítulos duma novela. E no tempo do sucesso dos X-Men foi o escritor Chris Claremont o grande talento que turbinou essa fórmula de novelão. Lembro-me que era o Wolverine que levava por dentro do cinto um pedaço duma fotografia com a Jean Grey, que ele contemplava quando estava sózinho já que ela era a mina do Ciclope e eles se amavam desde sempre.
🛒 Link na Amazon: amzn.to/4bslPAG
💬 APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas!
www.catarse.me/quadrinhosnasarjeta
O simbolismo do Gambit explodindo o mega sentinela me deu arrepios.
No mesmo episódio tem o triângulo amoroso dele com a vampira e magneto e ele diz "certas coisas vão além da pele mon cher".
E lá no final tem o magneto com todo seu poder que não consegue dar dano no inimigo, apenas superficialmente, apenas "na pele".
Enquanto Gambit vai e enche de energia de dentro pra fora o sentinela. Atinge muito mais profundo que "a pele".
Posso tá MALUCO enxergando metáfora onde não existe, mas foi uma das cenas mais fodas que assisti recentemente.
O arco do Gambit é muito bacana. Porque o gancho dele voltar na segunda temporada já tá ali: Ele morreu sozinho, e NÃO sabia que a Vampira havia escolhido ele no final.
Quando o Gambit conversa com a Vampira, fica claro que eles NÃO tinham um relacionamento oficial. Ele era um ficante no máximo, e ele fala disso com pesar, sobre como ele era só o "rato do pântano", o "cafajeste" que ninguém levava a sério, nem ela. O interessante é que na conversa dele com o Noturno fica claro que ele não é bem assim. Ele é um cara extremamente modesto, que só "paga" de canalha, porque é o que sobrou pra ele fazer...
Ele não tinha um papel pra desempenhar na vida da Vampira, porque ela nunca deixou claro como amava ele. E quando ele voltar ele vai ser, justamente, como Cavaleiro da Morte, ausência encarnada, chapada de lavagem cerebral. Tudo isso casando certinho com o nome do episódio em que ele morre: "Lembre-se". Ele voltando, vai caber à Vampira lembrar sobre como ele era quando viveu, e pq ele era tão importante.
Nós com certeza nos lembraremos disso.
Eu mesmo não tinha feito essa associação, mas acho que vc não tá maluco, faz muito sentido
Achei uma puta leitura.
Não fica tão neurótico, arte é uma via de mão dupla e independente de quais foram as intenções dos autores, a experiência da obra é uma coisa que você constrói junto com o autor (ao menos na minha visão de mundo e de arte)
Eu não pensei nisso, nem sei se foi pensado assim, mas é uma interpretação muito interessante.
"E se Mulheres de Areia, O Clone, Caminhos do Coração e Laços de Família fossem a mesma novela?"
Roteiristas de X-men 97': não diga mais nada!
Aquela parte dos humanos virando robô para perseguir outras pessoas, eu achei tão genial e atual....
Semelhante aos agentes Smith do segundo Matrix também
Igual o vídeo dos robôs do Bolsonaro
Na vdd, pelo que eu entendi em particular foram pessoas voluntárias a um projeto que em tese "os colocaria acima ou em pé de igualdade aos mutantes", o fato de bastion ter revelado que os humanos estariam incluídos na categoria "alvo" não era algo claro ou sabido previamente. Mas sim, concordo que foi mt atual, eu acho que só olhei de outro ângulo rs
Embora a cena da Vampira jogando um cara perdeu parte do impacto com essa transformação.
@@RyanCrowz o Bastion usou os ignorantes ele é a celebridade que manda e "eles" fazem.
Jean solteira, Wolverine "ah, só casada que dá graça"
Encardido e vitalício ( Icadi e vittão) : sim, concordo
Gostei muito da história do Roberto da Costa "saindo do armário". Eu tenho um grupo de amigos muito diverso, e olhamos a série juntos. E foi muito louco a diferença de intensidade que a cena dele falando com a mãe, até o ponto que ela o entrega para os sentinelas afetou cada um de nós. Eu, sendo um homem hétero, senti o peso. É difícil não sentir. Mas para os meus amigos que são gays aquilo foi bem intenso, pois muitos já tinham escutado aquele papo de pseudo-aceitação, ou o lance de "tudo bem ser gay, mas não seja afetado, haja como homem, etc". Sem contar que, para nós que vivemos o governo Bolsonaro e o "cidadão de bem" mostrando suas caras sem nenhuma vergonha, é irônico que o Roberto da Costa e sua mãe sejam brasileiros.
20:18 essa sempre foi minha analise do magneto, ele guarda tanto rancor e é tão obcecado com o fato de defender a superioridade da raça mutante q ele acaba dizendo coisas e agindo como as pessoas q o oprimiram a vida toda, é o perfeito exemplo do oprimido virando opressor.
O cara é polonês mas pratica Eugênia igual ao bigodinho, enfim a hipocrisia
@@condeDPor isso que não confio em ninguém que concorde com o Magneto, ou com qualquer personagem minimamente genocida.
X-men é a melhor novela. A série foi incrível, temas mto atuais, personagens bem desenvolvidos (em sua maioria) homenagens as hqs, nota 10/10.
@@Scott....... sqn
@@patriciaalexsandraely9913Quão irônico ser um cara com a foto do Mickey a comentar isso não é mesmo😂
a essência das HQ´s dos mutantes, série nota 10!
Aos atuais, aos de 97 e aos temas de uma história que pensa em como trataríamos pessoas com Super poderes, talvez não seríamos como na série, mas uma boa chance da história se repetir e a gente errar mais uma vez.
Esse desenho é um verdadeiro presente para nós fãs que crescemos assistindo ao desenho dos anos 90. Mas o grande acerto é a Marvel ter feito algo numa pegada mais adulta. É a primeira vez que vemos pessoas morrendo on screen numa animação da Marvel. É o tipo de coisa que era impensável de se ver nos anos 90. E legal o produtor ver que os X-Men são herois acima de tudo e não mutantes primeiro. Cíclope oferecendo compaixão ao Bastion é uma coisa que já não vemos nas hqs a muitos anos já que todo mundo está sangue nos zoio nos últimos anos nessa fase que está terminando e que estragou a alma do gibi.
Eu diria maduro porque matar em tela não é algo exclusivo dessa faixa etária.
Esse é o vídeo mais inteligente da história desse canal!!!!
Mas falando sério, eu acho maravilho alguém finalmente falar em voz alta um sentimento que eu sempre tive. X-Men é, antes de tudo, sobre as PESSOAS e não sobre os seus poderes. Por isso que a tão famosa saga da Fênix (até a Fênix Negra) NUNCA daria certo em ser adaptada em uma mídia como um filme, por que são por volta de 40 edições de Ciclope, Xavier e o resto dos amigos lidando no dia-a-dia com um novo aspecto dessa Jean Grey que eles não conhecem, quase como lidar com alguém que passou por um trauma muito grande ou desenvolveu alguma adicção muito forte.
O coração dos x-men sempre foi o relacionamento entre eles, não obstante a quantidade de "ex" namorados/ficantes que tem dentro da própria equipe.
Cara senti falta de vc fazer analogia do mancha solar sair do armário para a mãe, que já sabia quem ele era mas mesmo assim fala p ele "não ficar dando pinta"
Pior que eu ia falar e durante a gravação acabei esquecendo. Mas sim, é isso mesmo.
Tinha tanta coisa pra desenvolver que esse foi o arco mais apagado da série... No fim das contas o mancha serviu mais pra ser aquele personagem novo que precisa das intervenções expositivas do que qualquer outra coisa... Tanto que ele e Jubileu acabaram ficando no presente enquanto os outros foram pras próximas aventuras da temporada seguinte... Acho que não vão nem aparecer, bota fé?
@@matheus.pinoli Pelo contrário, aposto que vai ter muita ação no presente também. Teve o Forge e aquele painel cheio de potenciais recrutas como Colossus, Homem de Gelo e Destrutor pra uma nova equipe. E teve também o Apocalipse do presente, começando a planejar algo lá em Genosha que envolve o Gambit.
@@FernandaGDaher é verdade, tinha esquecido disso
@@QuadrinhosNaSarjeta o que achei foda da série é que a cada minuto tinha alguma coisa falando da realidade, que nem uma fala do Pantera Negra falando: é bom que no futuro nossos filhos se interessem mais por ciência do que er a bíblia, meu achei essa cutucada foda demais, só para citar um exemplo das inúmeras falas que se encaixam perfeitamente no nosso contexto atual.
Cara, você se superou. Belíssima análise. Tenho 47 anos e vi inúmeras versões do X-MEN. E você sintetizou tudo. Tamo ficando velho, cara...
A história de XMen poderia passar em Recife e com Rafaela Santos na trilha sonora.
Sou de Recife e aprovo!!
@@Alafim4237eu tbm sou de Recife
LKKKKKKKKKKK
Ciclope, que morava em Boa Viagem, amava Jean, que morava em Casa Forte. Mas ela também era amada por Logan, que morava em Abreu e Lima.
Mds, sim! Kkkkkkkkkkkk
22:47 Nightcrawler teve destaque no X-Men Evolution (série animada). Kurt era o meu preferido na época.
Eu fazia parte de um grupo no whats que debate cultura nerd e afins. Todos que comentaram a série em unanimidade falaram sobre como a "LACRAÇÃO" estragou o desenho. Todos tios de meia idade com complexo de infantilidade, e reacionários. Eu tento entender porque a cultura pop é tão atrativa pra esses grupos...
eu participo de alguns grupos de gamers e foi a mesma coisa , com xmen e com o jogo do spiderman 2 .A direita dominou as massas com esse papo de lacracao
isso vem gente fica importado merda da cultura dos outros .
Meu amigo não era um grupo era um reator nuclear 😂
@@guilhermeaugustomartinsmor8981 aparece na live da Twitch do canal Marcusreaperdub ativa a notificação e espera, ele vai estar disposto a debater sobre isso. Claro, se você estiver disposto a um debate de verdade.
@@guilhermeaugustomartinsmor8981 comunidade gamer é pior os canais grande de jogos são grande massa bolsonarista ou mbl
X-men é a novela de super heróis
O que não é ofensa, novela não faz sucesso atoa
Sempre assumiu que foi!
E Chris Claremont é o Manoel Carlos.
Verdade. Acho que coisas novelescas atraem um bom público, tipo Kill La Kill, X-Manos etc.
E por isso que é bom kkkkkkkk
Morfo indo consola Wolverine se transformando em dente de sabre é muito legal. Faz parecer que ele realmente entende Wolverine.
Eu acho que não parece ele conhece o Logan e é o Dentes de Sabre que o Logan nunca teve como irmão.
Excelente, como sempre, Linck! Só discordo em um ponto: na minha ótica, a Ororo não queria perder seus poderes, pois mesmo sofrendo preconceito por ser mutante, ela era praticamente uma força da natureza (ou uma "deusa", como a chamavam na sua terra natal). Em contrapartida, sem seus poderes ela continuaria sofrendo preconceito (por ser negra), porém seria agora indefesa, impotente, e não lhe restaria mais nada que a tornasse "especial" diante do mundo.
É um novelao com lacração e em última instância com o objetivo de salvar o mundo.
Impossível o brasileiro não gostar, muito bom o X - Men 97
AAAAHA AAAAAAA LACTAÇÃO CORRAM AAAAAAAA LACTAAAAA
Wolverine foi sutil, mas o embate dele com Magneto foi muito bom e suficiente pro papel dele na serie. A fé inabalavel no sonho do Xavier.
Acho interessante as atualizações da série. Justamente por isso me broxou demais essa escolha de manter o magneto como vilão no final e repetir o conceito de sempre.
“X-Men mexe com a sua nostalgia, para depois tirá-la!”
Exatamente o que senti!
De uma maneira muito boa e de qualidade, X-Men’97 “Acabou com a minha infância!”
X-men tem conceitos fantásticos ou mesmo absurdos trabalhados da melhor maneira possível, aplicando esses conceitos com primor e criatividade ate mesmo na vida cotidiana dos personagens. Conciliar viagem do tempo, clonagem, telecinese e tantas outras coisas pra criar dinâmicas criativas e interessantes na vida pessoal dos personagens é algo muito admirável.
"...problemas que apareciam 30 anos atrás continuam atuais..."
Pra mim o maior plot twist seria o público "anti-lacração" finalmente perceber que parte da culpa desses problemas ainda existirem talvez seja deles, crianças que assistiram e não conseguiram levar nada da mensagem de X-Men pra vida.
Faltou falar da trilha sonora , cara que trilha como ela me pegou várias vezes era o mesmo tema sempre em um tom diferente, osquetra , piano, mais agitado e como foi sensacional, como foi de arrepiar. E do personagem principal scott summers que eh surreal pensar como um homem branco hetero pai de familia escoteiro, pode ser o personagem principal de uma familia diversa na disney, sem se revelar machista, ou homofobico, ou racista... mas teve um arco legal de amadurecimento e sempre foi meu personagem predileto, mesmo todos odiando, porque gosto do peso como ele encara responsabilidade, eu nunca vi como o golden boy mas como o cara que mais sofre, o peso de ter que ser o melhor para proteger quem ama e passaram essa imagem dele.
Não sei se concordo com o Scott ser o personagem principal da série não, apesar dele ter tido o justo destaque dessa vez. Jean, (e Madeleine junto) e Tempestade tiveram tanto destaque quanto. Até a Vampira. Isso sem falar nos verdadeiros principais na minha opinião, Professor X e Magneto
@@FernandaGDaher Xavier só aparece no fim, Magneto a gnte sempre tem a perspectiva de outra pessoa olhando para ele com exceções em alguns momentos e a narrativa é toda contada da perspectiva do Scott, exceto por episodios isolados como da tempestade e jubileu. Por exemplo o arco principal e final do sebastian é sobre o futuro, amadurecer que é a narrativa do Scott e digo scott mais do que jean porque ela e madeleyne são distintas e para mim o plot delas é o que faz você ser vocÊ e maternidade no fim , mas scott é o fio condutor e quem toca o ritmo de amadurecimento, de ser pai , de ser lider é ele, que vai dando a batida da narrativa.
O video começou com "vilão interpretado por Fabio Assunção",essa me pegou kkkkkkkkk, e eu achei que ele estava falando do Bastion mas não, era o magneto, Beau Demayo é o Manoel Carlos da animações, ou o Carlos Lombardi.
Que grata surpresa foi assistir essa série. Infelizmente quem precisa receber as mensagens que a mesma tenta passar ou não vai entender, ou vai ignorar por motivos de “lacração”, mas continuará assistindo. Deixo de exemplo o meu pai que sempre foi leitor de HQ e hoje com 57 anos não criou consciência sobre os temas abordados pelos quadrinhos que leu e acredita que as histórias deveriam ser só porrada e sangue…
Eu assumo que estava muito mais envolvido nas tramas pessoais dos personagens do que salvar o mundo. Eu quero saber do Gambit e do triângulo amoroso da família Summers!!!!
Simm, e jubileu e o Roberto foi algo que eu não esperava, mas gostei MUITO principalmente por que nós quadrinhos eles tendem a não terem uma trama pessoal tão significativa como outros x-mens, espero.que desenvolvam ainda mais os dois na segunda temporada, principalmente os poderes da jubileu. E o arco da vampira eu também gostei muito, apesar de ter ficado com muita dó do Remy, eu gostei muito das nuances apresentadas
Eu virei fã do Gambit a 6 semanas atrás.
Caracas... Como essa série ficou bem trabalhada. E como diabos não acertam algo assim no cinema?😫
Sobre o cinem, a resposta tem nome e sobrenome: Bryan Singer.
O desenhos teve liberdade e permissão de ser brega e de não precisar ficar em 1 personagem apenas
Gambit tem os poderes mais interessantes da Série, além da estética dele ser bem única.
X-Men 97 é a melhor novela que Manoel Carlos jamais escreveu.
Aliás, a decisão de usar o Wolverine de modo beeeeem econômico foi sabia demais. O original, de mais de 30 anos, saturou totalmente a imagem dele.
Old que o Xavier é a maior Helena que já existiu. Até fugir do trabalho ele fugiu.
@@beatrizalmeidasantos7746 não contente em fugir do trabalho, fugiu do casamento também
@@GeneralUile o fdp fingiu a morte.
Eu concordo piamente contigo, durante a pandemia assisti todas as séries animadas da DC e Marvel e a que mais gostei foi Batman a série animada... O tom noir anos 40 dá série deixa ela muito cativante.
13:48 na série animada do Homem-Aranha (que se passa no mesmo universo dos X-Men), o Peter é um adolescente e tem o tamanho de um guarda roupa de casal, acho que é normal o povo ser bombado nesse universo
Ele já [e um jovem adulto (´ta na faculdade), o Peter adolescente só veio no Espetacular e depois no MCU, a inspiração foi o Peter da série dos anos 70.
@@MrQuiof por favor apague seu comentário eu não aguento ser contrariada
Em outras palavras X-Men copio o nosso caminhos do coração
X-men, não deveria agradar todo mundo, a surpresa é que muita gente que diz que gosta, fala qua não que polícia, lacraçã e etc...
X-men é tudo isso, e se o cara não gosta desses temas, é o fato de ou não ter lido nada da equipe ou não ter entendido o que leu na época.
O problema é a leitura superficial. Mt gnt literalmente lia so pelos hominho colorido trocando porrada com poderzinho e nunca se ligou sobre oq era o quadrinho
Eu fico tao feliz com o pessoal falando que X-Men 97 é uma novela (folhetim, né gente!), sendo que eu sempre disse que a melhor forma de adaptar X-Men seria em formato de novela, mas Hollywood não estava preparada para isso (ou não está). Inclusive acho interessante notar que atualmente, na fase Hickmann/Krakoa, os X-Men deixam mais de ser uma analogia sobre grupos marginalizados Queer (LGBT+) e tornou isso real, vale dar uma olhada
Amei a série, mas o que me deixou com medo e até meio decepcionado é a quantidade d gente que caiu na armadilha do "Magneto tem razão". Ou as pessoas estão realmente com problemas sérios d interpretação ou o fascismo é muito sedutor.
Exatamente
Wolverine sempre teve razao
Engraçado, anos atrás era óbvio o quão magneto estava errado, porem hoje em época de twitter, magneto passou a ser "herói", famoso "ódio do bem"
@@erenmos não existe "ódio do bem".
Certo, estou querendo abrir uma discussão saudável, mas estou do lado do Magneto que ele tem razão mas gostaria de ouvir o seu ponto de vista do porquê não pelos todos os acontecimentos que eles passam e eu posso dar o meu ponto de vista também...
Quando eu era pequeno eu adorava xmen (o evolution que eu via na tv) pq eu gostava de ver herói herói saindo no soco, hoje eu gosto dos xmen pq consigo ver com uma ótica mais 'colorida' o que xmen representou, representa e concerteza vai representar pra outras gerações... Mas tbm adimito que adoro ver o ciclope tacando raio kkkkkk
X-Men funciona tão bem que o vilão entende que os heróis do grupo são, basicamente, UMA ONG. Quando eles agem sob a liderança do Xavier (ou do Ciclope no início), eles estão resgatando mutantes, combatendo mutantes malignos, ou mesmo, ciborgues e outros vilões. Mas eles não fazem isso "de graça", eles fazem isso pra provar que os mutantes são pessoas boas que precisam ter seus direitos e dignidade reconhecidas.
Eles agem como heróis CONTRA o status quo pra fazer pressão sempre que algum político ou supervilão tenta passar lei antimutante. Eles são uma ONG e Xavier é o porta-voz.
Quando o Bastion aparece, ele saca isso e bate onde dói. Ele critica o Gerych por ter tentado assassinar o Xavier: Quando você tenta matar o líder de uma minoria, ele vai virar um mártir e aquela minoria vai ganhar popularidade. Então ele tenta fazer o extermínio de Genosha. "Quando você submete uma população à uma limpeza étnica, a tragédia é tão grande que a única resposta que você vai ter do público é apatia." Por isso NÃO tem movimento pró direito dos mutantes depois do massacre. Não só isso, mas ele espalha propaganda contra o Xavier e os X-Men com o vídeo do Império Shi'Ar, e a ida da Vampira pra Cidade do México, invadindo a casa do Gerych.
O Bastion explica que ele combate os mutantes justamente porque eles vão "substituir" os humanos no futuro. "Um teleportador vai fazer o trabalho de um taxista inútil". Esse argumento é um argumento historicamente racista de supremacista branco da Europa do século XIX chamado "Grande Substituição", quando rolavam protestos por conta dos fluxos de migrantes por lá, e é impressionante como a extrema direita de hoje usa os mesmos argumentos pra falar de minorias religiosas, migrantes africanos, latinos, etc. vivendo lá.
Mas tem mais! Quando Bastion dá início ao programa das Sentinelas, ele diz que a ideia é fazer o cidadão simples se sentir valorizado. É isso o que a extrema-direita nessa nova leva tem feito quando opõe os discursos progressistas contra o "cidadão médio", usando ressentimento, não é à toa que os extremistas do "Amigos da Humanidade" estão lá. Isso fica claro na frase do Gerych no primeiro episódio para o Ciclope: "Você não tem ideia do que é ser deixado para trás pelo futuro".
A ideia de aceitar o futuro é a verdadeira solução?
Eu vi a série nesta semana e achei uma das melhores coisas da era dos streamings. Emociona, te deixa curioso sobre o que vem na sequência, e a animação tem um visual INCRÍVEL! Muito bom. Tomara que as tretas entre a Disney e o Beau deMayo não diminuam a qualidade das próximas temporadas.
PS: Gambit ladrão roubou a série para ele. Dá muito show.
Eu não diria novelão mas é por carregar uma grande carga dramática, e graças a isso é que muitas vezes levou para as cenas de pancadaria, morte e sofrimento. Cada soco da Vampira no Sebastion foi de dor, luto e tristeza. As lutas tiveram uma animação muito bem feita. Há quem não goste mas drama também funciona em histórias de super-heróis…
A novela dos mutantes da Record andou para que X-Men 97 pudesse voar.
Essa é a verdade que muitos recusam a enxergar.
Adorei a touca
Kkkkk XMen é o meu ponto fraco kkkk, a Maria do Bairro dos quadrinhos, mas eu volto a ter 14 anos com a minha coleção de gibis e agora estou assistindo com meu filho kkkkk
Uma das melhores, se não a melhor, análise sobre X-Men 97! Vc sintetizou tudo que eu senti vendo a serie, mas não conseguia traduzir em palavras!
O mais legal do canal é o tanto de comentários foda que a gente encontra aqui. Galera, vocês estão de parabéns!!! 👏👏👏👏👏👏
Finalmente achei alguém que gosta do Noturno! Gosto muito. E também torço por inserirem o Colossus.
Kkkk pior que senti uma vibe de novela com essas tramas secundarias de X Men.
SECUNDÁRIAS? Cara, secundário é salvar o mundo.
@@QuadrinhosNaSarjeta KKKKKKKKKKKKKK
@@QuadrinhosNaSarjetaIsso aí já é lugar comum , até o Cavaleiro Negro já salvou mundo.
A trama da Jubileu foi uma novela mesmo.
Um porre que eu queria que acabasse pra trama principal voltar.
@@giulyanoviniciussanssilva2947 Eu tava sentindo a mesma coisa com o trisal do Ciclope, Wolverine e a Phoenix. kkkkkkk
Eu já li que vender um "artigo/produto/trabalho" oriundo da juventude de pessoas que hoje estão " descendo o outro lado do morro da vida" é muito "interessante ", porque essas pessoas já adquiriram alguma estabilidade financeira e estariam mais "aptas economicamente" a desembolsar uma substancial quantia de "cascalho" para comprar algumas quinquilharias tipo " action figure", por exemplo.
Eu simplesmente amo a Madelyne, mais do que a Jean. O design dela lembra tanto a estética do Frank Frazetta, incluindo a sexualização masculina do Alex Summers como Príncipe dos Goblins nos quadrinhos
Nunca curti ela.Ela é mó doidona e maligna nas hqs. Ela é basicamente uma Jean corrupta.
Esse canal é melhor que muitos outros canais de histórias em quadrinhos.
O lance do Morfo não foi artifício segundo o Beau DeMayo que é o roteirista principal. Segundo ele, foi uma declaração mesmo
Gostei de saber que X-Men se rendeu aos enredos de novela. Nostalgia mesmo vai ser a próxima temporada com os easter eggs de Os Mutantes Caminhos do Coração haha
Opinião impopular dos X-Men: Eles funcionam melhor em um universo separado desse da Marvel. Tem mais liberdade pra se trabalhar e deixar esse pessoal um pouco de lado ( Vulgo Vingadores ).
Detesto quando aparece outros heróis da marvel no meio dos x-men e tbm tira aquele discurso dos mutantes, pq se o mutantes são tão odiados pq os super herois são amados
Maluco, o Magneto é igual ao Fábio Assunção. 😂
O cabelo de vovó bondade vai cheirar um pó
Passei a temporada inteira pensando isso, que bom que não é só dá minha cabeça 😂
Como se quadrinho de hominho de collant e cueca por cima da calça NÃO fosse novelão de nerd, corno ou não.
Qualquer história é um novelão no fim das contas. 😮
@@leozeraA1000se for um história longa, é um romance. 😊
@@danieldolgOu um Novelão grande
X-Men é novela outros Sups são mais série de televisão.
Batman é o meu Law e Order/The Wire favorito.
Morfo pode ser não binário e virar quem ele quiser, mas eu ainda prefiro a Mística.
Um não exclui o outro, são personagens diferentes
O Morfo é o personagem que mais ganhou destaque exclusivamente por causa da série dos anos 90. Antes ele era um personagem completamente obscuro. É praticamente a mesma coisa da Arlequina, que surgiu no BtAS. E a mais injustiçada pelo desenho antigo e continua sendo pelo '97 é a Kitty Pryde, que é importante pra caramba nos X-Men e nem foi personagem coadjuvante nem nada no desenho.
@@LuizHenrique-by4bz
Não estou falando das personalidades deles🥵
@@FernandaGDaher Eu que sou mais novo cresci com a Kitty por conta do Xmen Evolution, gosto bastante dessa personagem e dessa versão dos Xmen tbm.
Cara, amei teu canal, ja estou maratonando alguns videos.
tem uma analisa bem imparcial e tecnica de tudo.
está de parabens
20:17 Ainda bem que isso é apenas ficção, e com certeza não vem acontecendo na vida real, tipo toda hora...
Citou Batman Animated Series = Queremos vídeo
Simm, por favor
Lembrete:
O beau confirmou que o morfo falou o que sentia pelo wolverine.
Ele pode ter falado, mas palavra de autor fora da obra em si é difícil confirmar como algo canônico de verdade. É só mais uma das interpretações possíveis. Como ele foi demitido, isso pode sofrer um "retcon" pela MarvelDisney no futuro (que nem seria retcon mesmo, pois é só uma interpretação)
@@FernandaGDaher Ele é o autor da obra, ele escreveu a cena e se pronunciou sobre(reforçando que as duas primeiras temporadas foram produzidas e escritas por ele). Continuo sem entender qual a "dificuldade" em considerar canon. Sua palavra vale mais do que a dele?
@@WyllBG3 Não é a minha palavra. Aliás, não tenho nada contra a interpretação autoral dele e inclusive pela série minha opinião também foi que o Morfo tem sentimentos pelo Wolverine sim (tem a cena dele suspirando no chuveiro). Mas é só que tudo que está na obra é que deve ser levado em conta e não o que tá fora, incluindo palavra do autor. Tem aquela carta do Tolkien por exemplo, na qual ele fala que os orcs são elfos distorcidos por Morgoth e que muita gente acha que é algo canônico. Mas parece que depois até o Tolkien tinha dúvidas sobre isso. Não está no livro, não é canônico. É uma possibilidade, uma interpretação.
@@WyllBG3 Isso é o que no TV Tropes chamam de "word of god", mas a Fernanda tem razão, a dona é a Disney, se ela aceitar é outra história, igual quando ele diz que considera todos os desenhos dos anos 90 como canônicos no universo, mas nos handbooks da Marvel, só o do Homem-Aranha vale, Hulk, Homem de Ferro e Quarteto são de outro.
Lembrando q a primeira novela muntante oficial se chama.... *caminhos do coraçao* 😅
Os textos do Linck são excelentes
Amigo, dúvida sobre o Morpho? Aquela cena do banheiro não é subtexto, aquilo é uma delícia.
😂 O Link não sacou. As caras e bocas do Morpho já denunciavam.
Pensei que vc ia abordar A ARTE, que é simplesmente incrível e agradável de assistir.
20:30 é o que alguns chamariam de teoria da ferradura (que muita gente critica)? Na real é curiosidade mesmo
Que analise maravilhosa. Parabéns!
Acho que cabe muitos vídeos sobre temas da série. Inclusive sobre episódios específicos. O episódio 6, por exemplo, um dos mais subestimados. Todo mundo coloca o 5,7 e 8 a 10 entre os Tops mas o 6 é de uma riqueza narrativa. É onde a Tempestade recupera os poderes e o Professor rebate o imperialismo dos Shi'ar com a aula no plano astral. Os dois arcos são espelhados em vários detalhes e é onde o cerne filosófico da série se faz mais presente. Inclusive é onde Xavier exalta seu maior poder, não o de ser um telepata super-poderoso, mas o de ser um Professor, e dos melhores.
O vídeo de palomar já assisti várias vezes, pode postar mais um sobre. Muito boa a história.
(Tô sem grana pra acompanhar)
Eu espero que a Marvel aprenda com xmen 97, não queremos ver o próximo vingadores, queremos avenida Brasil só que com super herois
ótimo vídeo. feliz com a volta dos x-men pra cena, amo um novelão
Fantástica análise!!!! Valeu cada minuto!
faz vídeo de batman, são clássicos aqui no canal
depois de ser corno manso no live action ciclope traiu a jean com ela mesma no desenho, intankavel
Foi quase isso nos quadrinhos, mas a Pryor era uma mulher parecida com a Jean (que estava morta), depois foi revelada que era clone, o engraçado que volta e meia colocam ele com uma telepata.
E no casos de familia de hoje: " Meu marido está tendo um caso telepático com meu clone"
😂😂😂😂
19:40 Loki e Rei do Crime.
Gente, se vocês falarem acerca de " The Experiment Lain" eu choraria de alegria, pois é um anime profundo e é a cara de vocês. Se isso tiver, meu Deus. Eu agradeceria muito.
Corajoso esse video, acima de tudo, por isso acompanho o canal.
5:04 e é diferente em alguma
Outra corporação gigante de mídia?
0:05 Guaxinim ?
Só comecei à assistir X-men 97 por conta do corte do canal "Lacração" e só parei de assistir pq o Meli+ cortou meu acesso gratuito! Hahahahaha
Então, vou aguardar a série ter uma 2a temporada e começo à assinar, de forma pagante rs, e acompanhar essa série e Chucky - que tb "tive" que parar de assistir rs.
Valeu e sucesso! 💪🏿😎
Adorei o jeito como ele resumiu tudo, nunca achei uma novela tão interessante kkkk
Nossa, pior que eu amei a série, principalmente o triângulo amoroso do Gambit, Vampira e Magneto. Eu gosto muito desse contraste entre o que é a paixão carnal por parte da vampira e do Magneto, e o amor que acontece pela parte do Gambit pela Vampira.
Outra coisa que eu amei foi a participação especial de outros heróis... E de resto, meu personagem preferido sem dúvidas é o Noturno.
Legal q seu carro tem informações q me ajudam d+ como ator
Canal*
Eu acompanhei muito os x men nos quadrinhos nas décadas de 70/80, Com Dave Cockrun /Len Wein e Byrne/Claremont até o começo da década de noventa. Depois, meio que abandonei as histórias, pois estava estudando e trabalhando, além de estar um pouco mais velho e com atenção para outras leituras. Mesmo assim, de vez em quando, arriscava uma olhada em graphics novel ou algumas revistas que achava em consultórios odontológicos da vida, enquanto esperava o atendimento. Não vi as animações, vi os filmes e gosto só dos dois primeiros. Agora vi essa animação e gostei bastante. Sobre a novelização da história, eu concordo com você, percebia um pouco disso desde a época dos quadrinhos e considero principalmente em países latinos, orientais e outros que prezam esse tipo de narrativa, que a novela é o grande meio para transmissão de mensagens e ideias para uma parte grande da população.
Entendo que ao jogar com temas do cotidiano e mesclá-los com temas contemporâneos, tem-se uma boa sinergia com o público. É possível desenvolver histórias de boa qualidade que fujam da mesmice da maioria das obras desse gênero e que acabam cansando a audiência.
QUE ANÁLISE IMPECÁVEL!!!
Eu comecei a ler quadrinhos de super-heróis - justamente X-Men e Wolverine - por causa do desenho, nos 90. Eu ADORO o Wolverine. E achei MASSA que a série era sobre e para o time inteiro, sem botar holofote nele em detrimento do resto!
Fico feliz c o sucesso da série e que ela n evitou as suas alegorias
Que vídeo INCRÍVEL cara!
Excelente trabalho
O futuro é chifrudo!
Atual e sem lacração é invencível, perfeita.
Ao meu ver o único ponto negativo é o excesso de temas, tem muita coisa que se torna esquecível de um episódio pro outro, é uma mistureba desnecessária onde um evento pos o outro sem um tempo pra demonstrar e explorar melhor ao meu ver deixam a série muito se sustenta só pelas ideias do que pelo que foi apresentado.
Esse desenho é a prova de que valeu a pena ter a greve dos roteiristas!!
Eles conseguiram pegar os melhores elementos das HQs e ainda sim, fizeram um desenho muito bom com um enredo incrível!!
Link por favor indique a referência desse diagrama dos conflitos. Achei muito legal. Abraço!
link poderia fazer um video sobre oq vc espera que vao adaptar na segunda temporada
Muito boa sua análise. Eu sou mais ligado aos quadrinhos europeus, desde que, aos 16 anos, uma revista de Moebius caiu nas minhas mãos. Eu era totalmente "colonizado" pela cultura yankee. Com Moebius, eu descobri que se podia fazer quadrinhos de outra(s) maneiras.
Hauahauahaua a porra Hauahau agora que falou fiquei encontrando os traços do Fábio Assunção hsushsus parece mesmo
Eu nunca achei o desenho do Batman melhor que o dos X-Men nos anos 90. O cara declara a própria preferência e generaliza. X-Men 97 é um grande presente pros fãs que cresceram vendo essa animação. A narrativa só veio amadurecendo pros dias de hoje e pra esse público específico também.
Sempre teve questões de relacionamento e sempre terá.
Chris Claremont deixou esse grupo como o maior fenômeno da cultura pop nos quadrinhos. Então chamar de novelão não tem o menor problema.
A adaptação está incrível e a Marvel acertou em cheio.
Excelente trabalho. ❤
(13min :47) Que é que tem? Tenho 1,73 m e meus saudosos paizinhos eram baixinhos.
Agora, Stan Lee já escrevia as primeiras histórias do Hulk descrevendo-as como capítulos duma novela. E no tempo do sucesso dos X-Men foi o escritor Chris Claremont o grande talento que turbinou essa fórmula de novelão. Lembro-me que era o Wolverine que levava por dentro do cinto um pedaço duma fotografia com a Jean Grey, que ele contemplava quando estava sózinho já que ela era a mina do Ciclope e eles se amavam desde sempre.
Pior que Ciclope nem é baixo, o cara tem 1,89 de altura kkk
Minha novela favorita. Que venha mais.