Eu fazia algo parecido com isso qdo eu era criança. Qdo eu voltava da escola eu tinha que contar todos os carros que passavam por mim, pra poder obter aprovação no final do ano.
Olá João Victor! Faço terapia e venho analisando meu comportamento há algum tempo e parece que só agora eu consegui ver o quanto tenho sofrido. Quando pequena ao caminhar eu sempre tinha que contar meus passos até um número X, do contrário minha mãe morreria. Na escola se estivesse copiando e errasse uma letra ou palavra, tinha que arrancar a folha e começar de novo, e quando me tornei adolescente eu lavava louça e tinha que ferver água e jogar em cima todas as vezes. Hoje tenho problemas com simetria: quadros, cadeiras e até mesmo o pano de prato estendido no fogão tem que estar retinho, a tampa do fogão e do vaso tem que estar SEMPRE abaixadas e me dá uma angústia terrível se não estiverem, porém, o que mais me prejudica é o trabalho que faço remotamente, eu termino e tenho que passar o dia checando se eu realmente fiz e muitas dessas vezes tb deixo o amigo que mora comigo desesperado, pois peço pra ele checar e checar inúmeras vezes. Ele diz que não aguenta me ver assim...e são tantas coisas, maçaneta de porta, principalmente de banheiro é um problemão pra mim. Bem, esse foi um desabafo, eu já faço tratamenro pra depressão e agora como você mencionou no vídeo João parece que já posso colocar isso em palavras tanto pra psicóloga como para a psiquiatra. Espero poder aliviar bastante esse sofrimento. Às vezes a gente sofre e não consegue saber exatamente o por quê, por isso considero o atendimento psicológico fundamental.
7 лет назад+3
Fico muito agradecido por compartilhar conosco sua experiência, apesar de lamentar pelo seu sofrimento, me alivia saber que está conseguindo nomea-lo e pensar a respeito do que vive, esse é um sinal positivo da terapia pela qual vem passando. O fato de conseguir falar e pensar a respeito demonstra uma efetividade do tratamento, até mesmo porque você afirma que antes da terapia não tinha nem mesmo noção do quanto sofria, isso é bem comum, as pessoas sofrem e nem conseguem entender que sofrem. Entender que sofre, já é um grande passo no alivio desse sofrimento. Novamento agradeço o seu carinho comigo e nosso canal ao compartilhar seu relato. Tenha um bom domingo e ótima semana!
Eu e meu irmão éramos muito cobrados - quando criança - para fazer e manter as coisas limpas. Apanhávamos muito por isso. Meu irmão tem o TOC num grau elevadíssimo, ele acorda de madrugada para limpar coisas e até mexer com obra, só anda com um pano no ombro e uma vassoura na mão, perdeu vários empregos e inúmeras tentativas de suicídio (uma há 2 meses). Eu notei o meu e cedo comecei a trabalhar nele com terapias e muita vontade, dói muito pois vivia em constante estado de vigilância. Mas com o tempo fui me condicionando (somos seres condicionados) estando alerta e brigando com o pensamento e ação automáticos. Hoje vejo meu irmão - que ainda se acha normal - a sucumbir dia a dia e pensar que poderia estar igual ou pior. A única cicatriz que ficou é uma agonia de ver os cabelos de minha esposa caídos pelos quatro cantos da casa. Espero ter dado uma força.
Olá boa tarde João Victor! sempre ando acompanhado seus vídeos e eles tem me ensinando e complementado bastante os meus estudos pois sou estudante de psicanálise.vou guardar o ensinamento desse vídeo pois conheço e já vi pessoas com sintomas parecidos e até mais graves do que alguns desses mencionados. Um bem forte é de um antigo vizinho que tem até hoje o costume de juntar lixos ddos bairros e jogar todos os lixos coletados em seu quintal. Eu gostaria de entender o porque ele faz isso diariamente sem falhar um dia nessa tarefa dele o seu quintal é mais lixo do que tudo e acaba trazendo problemas para a rua onde ele mora pois os lixos até ultrapassam os limites de sua residência. Um grande abraço João Victor e que você sempre tenha sucesso em sua carreira!
Eu amo seus videos e a forma que explica. Essa semana fui diagnosticada com transtorno obsessivo compulsivo pelo meu psicoterapeuta, eu nem imaginava que tenho isso, pensava ser so neurótica histérica. Vc poderia explicar a diferença de neurose obsessiva com transtorno obsessivo compulsivo, por favor?
5 лет назад+1
O transtorno obsessivo é um sintoma da neurose obsessiva. Muito obrigado pelo carinho e participação.
Boa noite, gostaria de sugerir o tema de transtorno boderline no olhar da psicanálise. Vi um vídeo sobre o assunto mas achei que faltou mais informações sobre a origem e tratamento desse transtorno. Obrigado, adoro seus vídeos.
6 лет назад
Adriana Ferreira Marcelino Obrigado pela participação minha cara!
Olá,boa tarde, o senhor poderia fazer uma breve explicação sobre a FANTASIA do Neurótico obsessivo? Obrigada.
8 лет назад+6
Olá minha cara! A fantasia no obsessivo é uma temática de enfoque lacaniano, como me dedico mais a Freud, creio no momento não estar preparado para lhe dar uma explicação adequada e a contento sobre isso, mas assim que me aprofunde mais e Lacan tentarei gravar algo. Sinto muito por não poder ajuda-la, mas não creio ser adequado dar uma resposta superficial que possa prejudicar mais a sua compreensão do que ajuda-la. Obrigado pela participação, e sinto não estar preparado para lhe dar essa resposta!
+Filosofia Da Psique (Wrobleski, J.V.) Sinceridade! Apesar de não responder minha pergunta,sua resposta foi de um caráter imenso. Adorei o vídeo também. Obrigada!
Olá João Victor, estou com uma dúvida o neurótico obsessivo necessariamente tem TOC? Por exemplo pensar demais em coisas que causam sofrimento e se martirizar pode ser uma característica de um neurótico obsessivo? Abraço! :)
7 лет назад+12
Sim minha cara, pensar demasiadamente em algo, pode ser considerado um sinal de neurose obsessiva, mas não que isso seja necessariamente um Transtorno Obsessivo Compulsivo, podemos dizer, que toc é a manifestação de surto do neurótico obsessivo, quando a situação que ele vive se torna difícil a ele, o toc seria uma forma de lidar com a questão. Mas a maioria dos neuróticos obsessivos não vai ter toc o tempo todo, somente terá períodos de maior manifestação e depois que passa o período difícil acaba aliviando. Mas é preciso cuidar, pois mesmo o toc sendo característico das neuroses, lembremos que todos tem traços de outras estruturas, sendo assim, mesmo um psicótico, pode apresentar toc. Por isso não se utiliza sintoma como parâmetro para diagnóstico estrutural psíquico. Obrigado pela participação!
ola boa noite...muito bom o trabalho...poderia me respondeu uma pergunta na cidade visinha aqui tem curso de psicanalise de so 10 meses e muito pouco ?
8 лет назад+1
Boa noite! Em geral esses cursos são sobre psicanálise, não de psicanálise, isso quer dizer que eles falam sobre a teoria, mas não te habilitam a ser psicanalista, por exemplo, você pode assistir a um seminário sobre medicina, ele pode ter quatro horas, ou ser um evento de uma semana falando a respeito das novas descobertas e tratamentos da medicina, se você assistir a ele, certamente aprenderá algo de medicina, mas nenhum seminário de quanto tempo for, vai te habilitar a sair atendendo pacientes e realizando cirurgias. Somente é formação psicanalítica de fato, as realizadas junto a associações psicanalíticas oficiais, onde o profissional sai com um registro junto a associação e autorização para atuação. Essa formação geralmente se dá ao longo de quatro anos de teoria, aulas, analise terapêutica do formando e praticas de atendimento supervisionadas. As formações mais rápidas que ouvi falar, são de dois anos. A menos que você passe por todo esse processo teórico e prático, não estará habilitado a atender nem se intitular psicanalista e se o fizer pode ser processado e em casos mais sério pode ser preso. Lembrando também, que a formação psicanalítica de fato, exige que anteriormente você seja graduado em alguma área, ou seja, tenha terceiro grau, não precisando ser necessariamente de psicologia. Tome cuidado, existem cursos bons que apesar de não te tornar psicanalista, nem mesmo permitir qualquer exercício de profissão, ainda assim te ensinam muita coisa interessante, mas tantos outros, são pura pilantragem. Fique atento.
O que acontece quando a pessoa que tem toc se sente observada enquanto realiza rituais? Geralmente as pessoas que convivem com quem tem toc sentem se incomodadas t, e o que acontece quando essas pessoas reclamam das manias ?
5 лет назад+1
Depende muito de cada sujeito minha cara, alguns podem ficar constrangidos, outros tomam com tanta naturalidade que não se preocupam com serem ou não observados.
Oi, João Víctor, eu confesso que tenho pouquíssimas leituras sobre TOC, mas a gente poderia dizer que alguns comportamentos compulsivos do TOC são um desejo do indivíduo de obter controle sobre algo que ele, inconscientemente, sabe que não tem controle, deixando-lhe em um estado de ansiedade, o qual é manifesto por meio de um comportamento obsessivo?
7 лет назад+2
Olá minha cara. Se compreendi corretamente a leitura que você fez, sim, o ato obssessivo pode ser um sintoma da ansiedade por situações, que o sujeito não consegue controlar. Não creio ser a unica leitura, mas parece perfeitamente coerente, ser uma das leituras possíveis.
Olá, João Vitor. Gostei muito desse vídeo! Te acompanho há algum tempo já. Me tira uma dúvida. Você diz no tempo do vídeo 24 min. que "Não tem terapia para neuróticos"...Mas o ser humano - segundo a psicanálise - não estaria enquadrado em 1 (ainda que com traços de outras) das 3 estruturas psíquicas (neurose [a mais 'normal'], psicose e perversão) e que a maioria de nós "somos neuróticos"? Então como é isso de não haver terapia para aquele tipo mais normal? Eu não entendi essa parte.Poderia me ajudar? Obrigado desde já. Seus vídeos são excelentes!
8 лет назад+1
Oi meu caro, sim a sua perspectiva está correta. É que no vídeo eu falo um pouco rápido, talvez por isso ficou um pouco confuso. Até me assustei quando você disse que eu falei não ter terapia para neuróticos, já que esse era o enfoque da psicanálise em seu começo, e Freud somente tratava os neuróticos. O que eu falo no vídeo, é que na época freudiana, não existia terapia para os PSICÓTICOS, sendo o enfoque de atendimento, justamente os neuróticos. Mais tarde o próprio Lacan seria um dos responsáveis por desenvolver uma psicanalise para Psicóticos, que na época de Freud, não existia. É só que eu falo um pouco rápido então fica meio confuso. Mas o atendimento era justamente destinado aos neuróticos, não existia terapia para PSICÓTICO. E as outras afirmações suas estão corretas. Somos estruturados em uma delas, com traços das outras, e entende-se a neurose como a mais comum, que a maioria de nós se estrutura. Caso ainda tenha ficado confuso, torne a perguntar!
todo neurotico obssessivo tem toc? não pode ser apenas com pensamentos ruins sem ter algum ritual?
7 лет назад
Não, uma pessoa de estrutura neurótica pode não apresentar toc, mesmo sendo neurótico. Quanto aos pensamentos ruins, em caso de neuróticos, os próprios pensamentos são ritualísticos, o toc muitas vezes é mais manifesto em pensamentos do que em ações.
Olá. Vc fez algum vídeo sobre outros teóricos como Lacan por exemplo?
8 лет назад
+Solução in home Sim! Temos quase 400 vídeos em diferentes áreas e teóricos. Tanto da filosofia quanto da psicologia, sendo Lacan um deles! Basta acessar nosso canal em VÍDEOS, você encontra todos os vídeos postados no canal.
João Víctor, li que existe a neurose de angústia. Por que você só gravou vídeos sobre a histérica e a obsessiva?
8 лет назад+1
Olá minha cara Fabíola! Eu gravei as estruturas psicológicas a partir da leitura Lacaniana, na qual os três tipos de neurose são: Histérica, Fóbica e Obsessiva. Lacan não trabalha com a ideia de neurose de angústia, apesar de ela aparecer no próprio Freud. Enfim, a resposta a sua pergunta, eu não falei a respeito dela, porque a abordagem a qual eu segui não se enfoca nela, e não a considera como uma subestrutura. Conforme autores que você leia, a forma de organizar o conteúdo da psicanálise muda, por isso você irá notar diferenças em relação aos termos e estruturação. São leituras diferentes da mesma teoria. A psicanálise tem seus desdobramentos.. Rrss!!!
Como vai, Joao Victor ! andei pesquisando varios videos sobre o assunto, mas nenhum foi tão bom quanto o seu. Adoro as suas abordagens. Sucesso. Ah !!, você está atendendo ?
6 лет назад+1
Obrigado pelo carinho. Estou atendendo, mas apenas na clínica da universidade!
parabéns. Qual o primeiro livro de psicanálise devo ler, pois são tantos.
8 лет назад+1
+Edilson Sena Olá meu caro. Existem três boas opções iniciais do Freud: Cinco lições de psicanálise, Relato autobiográfico, o terceiro está na coleção do Freud, mas é de autoria de Breuer, Caso Anna O. Ambos são um bom começo. Assim como os casos em si, que são leituras mais leves e explicativas.
8 лет назад
+Edilson Sena Inclusive no primeiro video dessa série eu recomendo leituras iniciais.
Segundo Lacan uma estrutura de funcionamento meu caro. Para Freud era entendida inicialmente como uma doença, mas ele mesmo reviu essa concepção antes de falecer. Inicialmente ele se referia aos doentes neuróticos, mas por ultimo ele já admitia que não era possível uma diferenciação entre neuróticos e "normais", que "todos" eramos neuróticos em algum nível. Com exceção dos psicóticos e perversos claro.
Eu fazia algo parecido com isso qdo eu era criança. Qdo eu voltava da escola eu tinha que contar todos os carros que passavam por mim, pra poder obter aprovação no final do ano.
Excelente explicação! Mais uma vez seus vídeos contribuindo para meu desempenho acadêmico. Obrigado.
:) Tenha uma ótima semana!
Excelente explicação! Uma das melhores que já vi!
Muito obrigado pelo carinho!
Ótima aula! Obrigado
Muito obrigado!
Olá João Victor!
Faço terapia e venho analisando meu comportamento há algum tempo e parece que só agora eu consegui ver o quanto tenho sofrido. Quando pequena ao caminhar eu sempre tinha que contar meus passos até um número X, do contrário minha mãe morreria. Na escola se estivesse copiando e errasse uma letra ou palavra, tinha que arrancar a folha e começar de novo, e quando me tornei adolescente eu lavava louça e tinha que ferver água e jogar em cima todas as vezes. Hoje tenho problemas com simetria: quadros, cadeiras e até mesmo o pano de prato estendido no fogão tem que estar retinho, a tampa do fogão e do vaso tem que estar SEMPRE abaixadas e me dá uma angústia terrível se não estiverem, porém, o que mais me prejudica é o trabalho que faço remotamente, eu termino e tenho que passar o dia checando se eu realmente fiz e muitas dessas vezes tb deixo o amigo que mora comigo desesperado, pois peço pra ele checar e checar inúmeras vezes. Ele diz que não aguenta me ver assim...e são tantas coisas, maçaneta de porta, principalmente de banheiro é um problemão pra mim.
Bem, esse foi um desabafo, eu já faço tratamenro pra depressão e agora como você mencionou no vídeo João parece que já posso colocar isso em palavras tanto pra psicóloga como para a psiquiatra. Espero poder aliviar bastante esse sofrimento. Às vezes a gente sofre e não consegue saber exatamente o por quê, por isso considero o atendimento psicológico fundamental.
Fico muito agradecido por compartilhar conosco sua experiência, apesar de lamentar pelo seu sofrimento, me alivia saber que está conseguindo nomea-lo e pensar a respeito do que vive, esse é um sinal positivo da terapia pela qual vem passando. O fato de conseguir falar e pensar a respeito demonstra uma efetividade do tratamento, até mesmo porque você afirma que antes da terapia não tinha nem mesmo noção do quanto sofria, isso é bem comum, as pessoas sofrem e nem conseguem entender que sofrem. Entender que sofre, já é um grande passo no alivio desse sofrimento.
Novamento agradeço o seu carinho comigo e nosso canal ao compartilhar seu relato. Tenha um bom domingo e ótima semana!
Annita Lopes Você foi diagnosticado com TOC?
Sim, com depressão e TOC.
Eu que agradeço você João pelos ótimos vídeos e pelo conhecimento que divide conosco :)
Eu e meu irmão éramos muito cobrados - quando criança - para fazer e manter as coisas limpas. Apanhávamos muito por isso. Meu irmão tem o TOC num grau elevadíssimo, ele acorda de madrugada para limpar coisas e até mexer com obra, só anda com um pano no ombro e uma vassoura na mão, perdeu vários empregos e inúmeras tentativas de suicídio (uma há 2 meses). Eu notei o meu e cedo comecei a trabalhar nele com terapias e muita vontade, dói muito pois vivia em constante estado de vigilância. Mas com o tempo fui me condicionando (somos seres condicionados) estando alerta e brigando com o pensamento e ação automáticos. Hoje vejo meu irmão - que ainda se acha normal - a sucumbir dia a dia e pensar que poderia estar igual ou pior. A única cicatriz que ficou é uma agonia de ver os cabelos de minha esposa caídos pelos quatro cantos da casa. Espero ter dado uma força.
Suas aulas são muito boas, sou estudante e sempre apareço por aqui para reforçar conteúdos, obrigado!
Excelente! 👏👏
Mais um ótimo vídeo, obrigado por compartilhar conhecimento (:
Muito obrigado!
Maravilhoso mestre !!!
Muito obrigado!
Gosto muito de seus vídeos e do canal pq vc é um cara que responde os comentários
Abraço
Olá boa tarde João Victor! sempre ando acompanhado seus vídeos e eles tem me ensinando e complementado bastante os meus estudos pois sou estudante de psicanálise.vou guardar o ensinamento desse vídeo pois conheço e já vi pessoas com sintomas parecidos e até mais graves do que alguns desses mencionados. Um bem forte é de um antigo vizinho que tem até hoje o costume de juntar lixos ddos bairros e jogar todos os lixos coletados em seu quintal. Eu gostaria de entender o porque ele faz isso diariamente sem falhar um dia nessa tarefa dele o seu quintal é mais lixo do que tudo e acaba trazendo problemas para a rua onde ele mora pois os lixos até ultrapassam os limites de sua residência. Um grande abraço João Victor e que você sempre tenha sucesso em sua carreira!
Muito obrigado por acompanhar o trabalho!
Faz um vídeo sobre pessoas que acumulam coisas, é uma obsessão muito curiosa! Estou adorando o aprendizado por aqui, parabéns pela sua didática.
Olá minha cara, segue o link do vídeo que já temos no canal a respeito: ruclips.net/video/hyYHdABU-zk/видео.html
O link não abriu! rsrs Mas vou procurar melhor nos vídeos disponíveis. Obrigada!
ruclips.net/video/hyYHdABU-zk/видео.html
Caso esse também não abra, tente no computador, alguns vídeos tem problemas para abrir no celular.
Muito bom mesmo.
+Denis Albano Muito obrigado!
Maravilhosooo
Grato!
Muito interessante!!
Obrigado!
Eu amo seus videos e a forma que explica. Essa semana fui diagnosticada com transtorno obsessivo compulsivo pelo meu psicoterapeuta, eu nem imaginava que tenho isso, pensava ser so neurótica histérica.
Vc poderia explicar a diferença de neurose obsessiva com transtorno obsessivo compulsivo, por favor?
O transtorno obsessivo é um sintoma da neurose obsessiva.
Muito obrigado pelo carinho e participação.
gostei ...ficou bem claro
+Raila Suelen Muito obrigasdo! Imensamente agradecido por sua participação!
Excelente vídeo...
Muito obrigado!
Boa noite, gostaria de sugerir o tema de transtorno boderline no olhar da psicanálise. Vi um vídeo sobre o assunto mas achei que faltou mais informações sobre a origem e tratamento desse transtorno.
Obrigado, adoro seus vídeos.
Adriana Ferreira Marcelino Obrigado pela participação minha cara!
Minha mãe tem uma preocupação excessiva de limpeza. Ele fica muito irritada se haver uma mancha na chinela.
Muito bom...
+Psicologia Sc muito obrigado!
Eu gostaria de ter acesso a anamnese de pacientes neuróticos.
legal fazer link de um video ao outro e usar referencias meio que um caminho para entender mais sobre a psique
+Denis Albano Obrigado!
Olá,boa tarde, o senhor poderia fazer uma breve explicação sobre a FANTASIA do Neurótico obsessivo? Obrigada.
Olá minha cara! A fantasia no obsessivo é uma temática de enfoque lacaniano, como me dedico mais a Freud, creio no momento não estar preparado para lhe dar uma explicação adequada e a contento sobre isso, mas assim que me aprofunde mais e Lacan tentarei gravar algo. Sinto muito por não poder ajuda-la, mas não creio ser adequado dar uma resposta superficial que possa prejudicar mais a sua compreensão do que ajuda-la.
Obrigado pela participação, e sinto não estar preparado para lhe dar essa resposta!
+Filosofia Da Psique (Wrobleski, J.V.) Sinceridade! Apesar de não responder minha pergunta,sua resposta foi de um caráter imenso. Adorei o vídeo também. Obrigada!
Olá João Victor, estou com uma dúvida o neurótico obsessivo necessariamente tem TOC? Por exemplo pensar demais em coisas que causam sofrimento e se martirizar pode ser uma característica de um neurótico obsessivo? Abraço! :)
Sim minha cara, pensar demasiadamente em algo, pode ser considerado um sinal de neurose obsessiva, mas não que isso seja necessariamente um Transtorno Obsessivo Compulsivo, podemos dizer, que toc é a manifestação de surto do neurótico obsessivo, quando a situação que ele vive se torna difícil a ele, o toc seria uma forma de lidar com a questão. Mas a maioria dos neuróticos obsessivos não vai ter toc o tempo todo, somente terá períodos de maior manifestação e depois que passa o período difícil acaba aliviando. Mas é preciso cuidar, pois mesmo o toc sendo característico das neuroses, lembremos que todos tem traços de outras estruturas, sendo assim, mesmo um psicótico, pode apresentar toc. Por isso não se utiliza sintoma como parâmetro para diagnóstico estrutural psíquico.
Obrigado pela participação!
Religião exemplo de TOC
ola boa noite...muito bom o trabalho...poderia me respondeu uma pergunta na cidade visinha aqui tem curso de psicanalise de so 10 meses e muito pouco ?
Boa noite! Em geral esses cursos são sobre psicanálise, não de psicanálise, isso quer dizer que eles falam sobre a teoria, mas não te habilitam a ser psicanalista, por exemplo, você pode assistir a um seminário sobre medicina, ele pode ter quatro horas, ou ser um evento de uma semana falando a respeito das novas descobertas e tratamentos da medicina, se você assistir a ele, certamente aprenderá algo de medicina, mas nenhum seminário de quanto tempo for, vai te habilitar a sair atendendo pacientes e realizando cirurgias. Somente é formação psicanalítica de fato, as realizadas junto a associações psicanalíticas oficiais, onde o profissional sai com um registro junto a associação e autorização para atuação. Essa formação geralmente se dá ao longo de quatro anos de teoria, aulas, analise terapêutica do formando e praticas de atendimento supervisionadas. As formações mais rápidas que ouvi falar, são de dois anos. A menos que você passe por todo esse processo teórico e prático, não estará habilitado a atender nem se intitular psicanalista e se o fizer pode ser processado e em casos mais sério pode ser preso. Lembrando também, que a formação psicanalítica de fato, exige que anteriormente você seja graduado em alguma área, ou seja, tenha terceiro grau, não precisando ser necessariamente de psicologia.
Tome cuidado, existem cursos bons que apesar de não te tornar psicanalista, nem mesmo permitir qualquer exercício de profissão, ainda assim te ensinam muita coisa interessante, mas tantos outros, são pura pilantragem. Fique atento.
O que acontece quando a pessoa que tem toc se sente observada enquanto realiza rituais? Geralmente as pessoas que convivem com quem tem toc sentem se incomodadas t, e o que acontece quando essas pessoas reclamam das manias
?
Depende muito de cada sujeito minha cara, alguns podem ficar constrangidos, outros tomam com tanta naturalidade que não se preocupam com serem ou não observados.
Oi, João Víctor, eu confesso que tenho pouquíssimas leituras sobre TOC, mas a gente poderia dizer que alguns comportamentos compulsivos do TOC são um desejo do indivíduo de obter controle sobre algo que ele, inconscientemente, sabe que não tem controle, deixando-lhe em um estado de ansiedade, o qual é manifesto por meio de um comportamento obsessivo?
Olá minha cara. Se compreendi corretamente a leitura que você fez, sim, o ato obssessivo pode ser um sintoma da ansiedade por situações, que o sujeito não consegue controlar. Não creio ser a unica leitura, mas parece perfeitamente coerente, ser uma das leituras possíveis.
Olá, João Vitor. Gostei muito desse vídeo! Te acompanho há algum tempo já.
Me tira uma dúvida. Você diz no tempo do vídeo 24 min. que "Não tem terapia para neuróticos"...Mas o ser humano - segundo a psicanálise - não estaria enquadrado em 1 (ainda que com traços de outras) das 3 estruturas psíquicas (neurose [a mais 'normal'], psicose e perversão) e que a maioria de nós "somos neuróticos"? Então como é isso de não haver terapia para aquele tipo mais normal?
Eu não entendi essa parte.Poderia me ajudar?
Obrigado desde já.
Seus vídeos são excelentes!
Oi meu caro, sim a sua perspectiva está correta. É que no vídeo eu falo um pouco rápido, talvez por isso ficou um pouco confuso. Até me assustei quando você disse que eu falei não ter terapia para neuróticos, já que esse era o enfoque da psicanálise em seu começo, e Freud somente tratava os neuróticos. O que eu falo no vídeo, é que na época freudiana, não existia terapia para os PSICÓTICOS, sendo o enfoque de atendimento, justamente os neuróticos. Mais tarde o próprio Lacan seria um dos responsáveis por desenvolver uma psicanalise para Psicóticos, que na época de Freud, não existia. É só que eu falo um pouco rápido então fica meio confuso. Mas o atendimento era justamente destinado aos neuróticos, não existia terapia para PSICÓTICO. E as outras afirmações suas estão corretas. Somos estruturados em uma delas, com traços das outras, e entende-se a neurose como a mais comum, que a maioria de nós se estrutura.
Caso ainda tenha ficado confuso, torne a perguntar!
Filosofia Da Psique
Ah, sim! Agora entendi.
Ficou bem explicado sim, meu caro!
Obrigado pela atenção e parabéns pelo trabalho.
Grande abraço!
todo neurotico obssessivo tem toc? não pode ser apenas com pensamentos ruins sem ter algum ritual?
Não, uma pessoa de estrutura neurótica pode não apresentar toc, mesmo sendo neurótico. Quanto aos pensamentos ruins, em caso de neuróticos, os próprios pensamentos são ritualísticos, o toc muitas vezes é mais manifesto em pensamentos do que em ações.
Olá. Vc fez algum vídeo sobre outros teóricos como Lacan por exemplo?
+Solução in home Sim! Temos quase 400 vídeos em diferentes áreas e teóricos. Tanto da filosofia quanto da psicologia, sendo Lacan um deles! Basta acessar nosso canal em VÍDEOS, você encontra todos os vídeos postados no canal.
João Víctor, li que existe a neurose de angústia. Por que você só gravou vídeos sobre a histérica e a obsessiva?
Olá minha cara Fabíola! Eu gravei as estruturas psicológicas a partir da leitura Lacaniana, na qual os três tipos de neurose são: Histérica, Fóbica e Obsessiva. Lacan não trabalha com a ideia de neurose de angústia, apesar de ela aparecer no próprio Freud. Enfim, a resposta a sua pergunta, eu não falei a respeito dela, porque a abordagem a qual eu segui não se enfoca nela, e não a considera como uma subestrutura. Conforme autores que você leia, a forma de organizar o conteúdo da psicanálise muda, por isso você irá notar diferenças em relação aos termos e estruturação. São leituras diferentes da mesma teoria.
A psicanálise tem seus desdobramentos.. Rrss!!!
Como vai, Joao Victor ! andei pesquisando varios videos sobre o assunto, mas nenhum foi tão bom quanto o seu. Adoro as suas abordagens. Sucesso. Ah !!, você está atendendo ?
Obrigado pelo carinho. Estou atendendo, mas apenas na clínica da universidade!
Muito bom, em que período você está?
Olá, estou no terceiro ano, seria equivalente ao ao quinto período. Muito agradecido por sua participação!
Quer dizer que devido a um acontecimento desencadeia todos esses atos?
Zilda Aparecida de Melo Olá minha cara. A neurose é uma estrutura de funcionamento e o principal fator que contribui para sua formação é a castração.
parabéns. Qual o primeiro livro de psicanálise devo ler, pois são tantos.
+Edilson Sena Olá meu caro. Existem três boas opções iniciais do Freud: Cinco lições de psicanálise, Relato autobiográfico, o terceiro está na coleção do Freud, mas é de autoria de Breuer, Caso Anna O. Ambos são um bom começo. Assim como os casos em si, que são leituras mais leves e explicativas.
+Edilson Sena Inclusive no primeiro video dessa série eu recomendo leituras iniciais.
De maneira geral, o que é uma psiconeurose?
Segundo Lacan uma estrutura de funcionamento meu caro. Para Freud era entendida inicialmente como uma doença, mas ele mesmo reviu essa concepção antes de falecer. Inicialmente ele se referia aos doentes neuróticos, mas por ultimo ele já admitia que não era possível uma diferenciação entre neuróticos e "normais", que "todos" eramos neuróticos em algum nível. Com exceção dos psicóticos e perversos claro.
Sofro com a Neurose Histérica
Você pode buscar um auxilio terapêutico.
Nota10
carlos roberto da silva Muito obrigado!
Muito bom.
Muito obrigado!