6 - Projeto de redes baseadas em RS485 - vídeo 1

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 13 дек 2024

Комментарии • 4

  • @caiosilva8423
    @caiosilva8423 Год назад

    Muito bom o video
    Fiquei com uma duvida desculpe a ignorancia.
    Quando eu insiro sensores analógicos que comunicam em RS-485 ModBus eu preciso de algum drive desse dispositivo ou apenas faço a configuração do escravo no CLP/MESTRE da rede?

    • @lad-laboratoriodeautomacao2693
      @lad-laboratoriodeautomacao2693  Год назад

      O que alguns fabricantes chamam de drive, nada mais é do que um acesso facilitado à lista de registradores do equipamento em questão. Logo, se você possui um manual explicando a lista de registradores do teu sensor, então bastaria configurar o mestre para acessar os locais de interesse, seja pra leitura ou escrita.

  • @luizmaisoumenos2296
    @luizmaisoumenos2296 10 месяцев назад

    Olá, professor, tudo bem ? Quando vc fala que o RS 485 não pode ser full duplex no vídeo, isso me causou dúvidas. Já vi em artigo falando que o barramento 485 pode ser full duplex. Basta mais um par de fio diferencial. Seria 1 par de fio para comunicação do mestre a um dos dispositivos escravos e outro par de fio apenas para comunicação do dispositivo escravo para o mestre, de modo que os dispositivos consigam se comunicar de forma simultânea sem haver colisão de informação. Único problema é que são mais 2 fios para compor o barramento. Sem contar tbm que a comunicação simultânea ocorreria somente entre dois dispositivos( mestre e escravo), caso contrário haveria colisão de dados. Essa informação procede? Vai ter mais vídeos aulas sobre outros protocolos? Fico no aguardo!

    • @lad-laboratoriodeautomacao2693
      @lad-laboratoriodeautomacao2693  4 месяца назад

      Olá. Desculpe a demora para responder. Infelizmente não tenho tempo de entrar aqui com frequência.
      Quando a gente coloca mais um par trançado o protocolo passa a ser o RS422. Existe um conceito chamado Controle de Acesso ao Meio, que pode ser entendido como um procedimento que os dispositivos utilizam para acessar um mei ode comunicação que é compartilhado entre eles. Se vc pensar no RS485, os fios A e B é um meio de comunicação compartilhado entre todos, então para que o meio seja acessado de forma bem sucedida apenas 1 dispositivo pode enviar os dados a cada momento. Por isso que eu disse ali que ele não pode ser full duplex, mas pode ser half fuplex.
      No protocolo RS422, da forma como descreveu, o mestre pode enviar a informação ao mesmo tempo que um escravo poderia responder, porém se mais que 1 escravo responder ao mesmo tempo ambas informações seriam perdidas.
      Só se lembre que o protocolo RS485 não tem essa noção de mestre e escravo, porque isso tem relação com o protocolo de camada superior que estiver sendo utilizado, como o modbus ou profibus DP.