A valve ta fazendo historia, nos Devs cansamos de avisar sobre a estabilidade e velocidade do Linux, mas nenhuma empresa botava dinheiro real, a comunidade fez tudo sozinho, a ponto de hoje o Linux emulando Windows consegue ser mais rapido do que o proprio Windows, e a Valve fez o esforço que faltava. A Única coisa que me obriga ainda a usar Windows em Dual Boot é a Adobe.
O meu Steam deck tive que resolver problemas de Windows pois estou pirateando tudo, então tive que instalar meio que um "emulador" de Windows no Steam OS,, e apartir daí instalei os jogos piratas no deck Tbm coloquei lojas da epic e Xbox gamepass, funciona tudo perfeito, Mas sim tem que ter conhecimento, confesso que eu não sabia nada, pois sou usuário de console, aprendi na marra com tutoriais e fóruns, mas hj vai que vai
Estava ansiosa para esse vídeo para tirar minhas dúvidas, mas literalmente o vídeo sobre foi o Ayoneo… amo muito vocês! Adoraria um vídeo sobre o rog ally
@@murilohenrique7388 tenho um Rog ally, acho com certeza melhor que o Steam Deck e sobre o Ayoneo já vi alguns vídeos sobre realmente parece bem interessante
Tive o steam deck e não gostei do que ele tinha para oferecer gráficamente nos jogos que uso. Outro ponto foi o fato de ter o linux, pois sempre usei windows. Atualmente tenho o ally e estou muito impressionado com desempenho e qualidade gráfica dele!!! jogo call of duty modern 2 com uma coisa ou outra no high e outras no normal e low em 1080p e ficando com 68 a 75 fps Outro game é o novo assissins creed mirage em 1080p com tudo no high e fica em 57 a 60fps. A única coisa ruim do Ally é o preço e bateria que não dura, mas isso tb acontece no steam deck.
Eu tenho um Rog Ally e um Steam Deck. Dei o SD para a minha esposa e estou fascinado com a tela, performance, áudio do Rog Ally, além de ter TODAS as lojas de games nas palmas das mãos. Estou jogando Assassin's Creed Mirage no modo MUITO ALTO com 60fps cravados. Videogame PC portátil MARAVILHOSO!
Eu tenho o ROG Ally e é incrível roda muitos jogos com tudo no máximo, esses dias peguei o Horizon Zero Dawn e roda no ultra. Porém realmente essa questão de alguns problemas do Windows complica para quem não sabe pesquisar ou não quer ficar se incomodando com essas questões, por exemplo, tive problema do Spiderman Miles Morales do jogo fechar e dizer que tinha dado erro na memória de vídeo, aí fui pesquisar e vi que resolvia ajustando a memória de vídeo para 8GB, tb vi que as vezes o Armoury Crate não mostra que tem atualização, porém vc vai no site oficial e tem updates, precisa baixar e instalar manualmente, mas o que mais irrita é a chatice da MS em tentar empurrar os serviços dela, toda vez que atualiza o Windows pergunta de novo se quero usar o Onedrive, se quero usar o Office 365, tenta empurrar aquele app para sincronizar o celular, poxa se eu já coloquei que não queria na primeira vez que configurei o Windows, qual o sentido de ficar perguntando quase todo mês se novo? 🤦🏻
O windows esses dias atualizou e resolveu ficar falando que meu sistema não tava autenticado, pensei "so ir no painel de controle, ver qual a chave e autenticar novamente" não tem mais como ver qual sua chave no painel de controle, em resumo só consegui resolver sem ir pra um técnico mandar piratear o sistema pq um amigo meu entende de ti e deu uns comandos no pront de comando que obrigou o pc a me informar qual era a minha chave, ai eu pude autenticar de novo e dormir tranquila pq num ia tá pirateando um sistema pelo qual paguei. Mas é verdade isso que o Leon falou, eu, usuária comum num sabia resolver isso sozinha nem a pau.
Tenho Rog Ally e não tive problema nenhum nem encheção nenhuma. É maravilhoso. Uso teclado e mouse sem fio com ele ligado na HDMI da tv e quando quero, retiro da base com trocentas entradas usb-c, USB e mini sd. Expandi com cartão 1 tera. Ele tem um aplicativo agregador dos jogos e das lojas de jogos (Steam, Ubisoft, Epic, GoG, etc, PrimeGame). Os jogos atualizam pelas lojas quando entra nelas, tá de boas. Os drives são atualizados pelo Windows e por este próprio agregador no campo de configuração e atualização. Olha... é bem foda ter mais de 8 teraflops em arquitetura Zen 3 nas mãos. Tá entre um Séries S e um PS5 na potência. Único ponto fraco é a bateria. AAA dura 1 hora e meia com ela jogando em Full HD que é a tela dele. Quando liga na energia, sai de 25W para 65W de potência e abre ainda mais poder de processamento para ele. É maravilhoso ter um PC gamer na tv da sala para fazer de tudo o que quiser. SIMPLESMENTE ESQUEÇA A NOVA GERAÇÃO DE VÍDEO GAMES!!!! SÉRIO. VAI nessa. SE NAO FOR, VAI DE PC GAMER. ESQUECE OS VÍDEO GAMES PADRÃO. Instalei emulador de Switch e baixo tudo de graça, as promos da Steam e outras lojas arregaçam em preço baixo a loja da Sony, sem contar o tanto de jogo de graça pela Prime Game e Epic. Assino Gamepass, compro es exclusivos de PS5 2 anos após seus lançamentos mas eles estão lá. Só aguardar jogando outros nesse meio tempo!
Opa, queria tirar umas duvidas com vc já que vc tem esse rog ally! Eu viajo muito, meu trabalho faz eu ficar mt fora de casa e queria levar um portátil cmg pra poder me divertir nesse tempo em que fico em hotéis. Esse Rog Ally é suficiente pra eu poder usufruir dos jogos AAA atuais com uma performance boa? Consigo instalar e jogar os jogos de ps5 pelo remote play com ele? Vc citou o gamepass, funciona legal? Os emuladores do switch funciona legal tb? Consigo conectar controle de ps5? É necessário a conexão com internet o tempo todo? Eu queria um notebook pra fazer isso, mas surgiu esse portátil que parece ser interessante! Valeu!
Eu acho impressionante estes consoles portáteis. É uma baita ideia, porém eu acredito ser exagero meter uma tela com tanta resolução em um dispositivo portátil, prejudica muito o desempenho e autonomia da bateria. Até um tempo atrás as TVs de 32 polegadas possuiam resolução de 1366x768 e era uma ótima experiência. Então eu acho que o dispositivo perfeito seria um console com sua telinha OLED ou QLED de 7 polegadas com uma resolução entre 720p e 1080p compatível com VRR e com uma ótima capacidade de brilho.
Outro recurso que diferencia o Steam Deck é sua capacidade de suspender e resumir jogos, eu acho isso um recurso crucial em portáteis e o Windows ainda não consegue fazer isso.
eu sei resolver problema de windows e linux, e acho os de linux mais facil de resolver, quando windows pega pra dar defeito ele te ferra com força, o que ja mexi em registro do windows, drivers conflitantes, problema de compatibilidade de controle não ta escrito no windows, Mas no linux, não lembro da ultima vez que tive problemas com drivers, ou controle, ou de ligar o pc e atualizar e quebrar o boot e ter que formatar, aandonei windows depois de ter esses problemas 10 vezes seguidas em 1 mes
Cara, meu ultimo problema com o Windows foi um negocio assim que nunca vi (e não tinha nenhum video para ajudar), uso um SSD divido em duas partições e um HD, o negocio é que mudei todas as pastas padrão para a parte do SSD que não era o Sistema, aí todas as pastas estavam funcionando menos os Documentos que se vc jogasse qualquer arquivo para dentro eles desapareciam (ainda estavam lá mas dava como vazia) e outra pasta de documentos era criada, se apagasse a pasta de documentos que foi criada, os arquivos voltavam a aparecer mas os programas paravam de reconhecer a pasta. A solução foi formatar e torcer pra dar certo.
Pois pra mim foi o contrario kkkk Nunca tive problema com uma vida de Windows. Já quando tentei mudar pro linux, até pra conectar com o wifi é uma choradeira. Todos os drivers deram problema, depois de mudar de distro mil vezes desisti.
@@RhuanPacheco nossa, é um inferno usar linux em notebook que a fabricante não lança drivers pra linux, tem que procurar driver pra tudo, até pra conectar em um wifi corporativo é um parto.
Parabéns pelo maravilhoso vídeo. Sou um PC gamer e jogo no Windows e Linux. Sou entusiasta do Steam OS rodando jogos do Windows. Prezo pela liberdade e pela conservação dos games.
Eu tenho um deck, não sou muito exigente com gráficos, tanto que tenho um note gamer, mas jogava muito mais o switch, eu não troco meu deck pagando o dobro por questões de gráfico, tela. Enquanto rodar os jogos novo eu estarei com ele kkkk
Hoje em dia o rog ally tá o mesmo preço da versão 512 gb do steam deck, então na minha visão vale mais a pena pegar o rog ally Além de que o steam deck tem poucos jogos com compatibilidade, e quando você tenta rodar um jogo sem compatibilidade ou ele nem abre ou ele fica travando durando a gameplay, pra mim não vale a pena porque a maioria dos jogos não tem compatibilidade
Boa tarde. Muito boa a análise . Tenho um Ayaneo Air Pro, já precisei formatar duas vezes , fora os problemas do Driver Amd que tive para resolver. O Steam Deck de fato não precisa de tanta mexida.
@@RafaelNascimento-ty9si , então . Por fim eu acabei subindo um driver mais estável. Nunca mais crashou e nem deu tela preta. Já tem meses que eu consigo jogar de boa.
Tanta coisa pra falar tipo melhor performance em baixo consumo de energia (para um portátil acho muito importante), literalmente valve (pra ter noção jogos como cyberpunk tem um pre ser feito para steam deck), mais popular logo tem uma comunidade muito ativa e outros fatores Sinceramente steam deck vs ROG ally, iria de steam deck fácil mas se for contra um aya neo ou legion go a história muda
Venho acompanhando a comunidade brasileira de Steam deck desde novembro do ano passado e tenho meu deck desde fevereiro. Oq pude observar é q, é bem o contrário doq o Leon disse, as pessoas tem uma preferência muito maior pelo Windows doq o Linux, em ambos as pessoas vão ter problemas de computador e na verdade no Steam deck resolver esses problemas podem ser muito mais frustrantes doq em consoles windows. Qualquer problemas q se tenha com windows hoje em dia vc consegie encontrar no RUclips com certa facilidade, com o SteamOS, mesmo q sua base seja o arch Linux, não é tão facil e simples assim. A interface do steam deck é muito mais amigavel e da mais sensação de console, porem quando vc usa o modo desktop pra qualquer coisa meu amigo se prepara, pode ser algo simples q as vezes vc vai demorar horas pra descobrir. Windows é mais familiar pra grande maioria das pessoas, tem toda uma memoria afetiva com o primeiro pc que tivemos, etc Na comunidade brasileira teve muita gente que comprou o steam deck procurando essa experiência de console e acabou vendendo por não saber lidar com os problemas de Pc que eventualmente vão surgir, muitas outras optaram pelo rog ally por ser mais potente e pelo windows, muita gente coloca windows no deck pq acha mais simples... Então na minha opinião essa fala de que o steam deck esta mais próximo de um console, esta errada, pq a unica coisa q se assemelha a um console no steam deck é sua interface no modo gaming. Mesmo assim com toda questão de jogos compativeis, versões de próton, configurações dentro do jogo, jogos sem suporte a controle, juntando tudo isso passa muito longe da experiência de console. Ja o rog ally é a mesma pegada, na minha opinião quem quer se aventurar nesses dispositivos tem q estar aberto a aprender e ter paciência, rog ally ate onde vi tem alguns problemas com slot de cartão de memoria, alguns problemas de software, não relacionados com o windows em si, mas software da própria Asus mesmo, como controles parando de funcionar, liga do nada no modo hibernar. Adorei o video e acho q pelo Leon ter um conhecimento bem grande nessa área, para ele o Steam deck pode parecer mais facil de se lidar, mas para mim a popularidade do windows faz de qualquer console windows mais facil de lidar doq um com Linux. Steam deck não é um aparelho como muitos ai que tem um sistema mais fechado baseado em Linux, o steam deck te deixa solto ali, se sua barra de tarefas sumir, se vira, se seu atalho de game mode desaparecer, se vira, se vc não encontrar tutorial no RUclips passo a passo, se vira. Esse é o preco da liberdade, se não tiver paciência pra lidar com ela, vai se frustar demais em ambos aparelhos porem a diferença vai ser, qual deles vc vai encontrar tutorial primeiro
@@menzoliver o ideal é vc manter o sistema original nele, o SteamOS, pq com windows ele perde performance então vc só deve colocar windows se não quiser mesmo o Linux ou fazer dualboot pra jogar algo online q tem anti trapaça. Use a mesma lógica de um MacBook, vc pega o Mac pq gosta do conjunto hardware e software, não seria muito interessante comprar um MacBook e instalar windows nele
Cara é o famoso mudar a cor da grama e o boi morre de fome. Linux inclusive o KDE instalado é tudo muito parecido com Windows, a única diferença é um terminal. Qualquer coisa vc pode jogar no google, que vai ter post ensinando seja na documentação oficial, ou em algum fórum. Duvido que tenha algum problema tão complexo que a documentação não ajude a resolver.
@@hakku001 eu sei e vc tbm sabe q muita gente acha o Linux um monstro da complexidade, Steam deck foi meu segundo contato com Linux e eu já me acostumei. Porém tem muito mais conteúdo de windows doq de Linux, além de q, se não procurar a distribuição certa ainda dá bosta, sempre tenho q lembrar de procurar Arch Linux. Em um mundo onde ser acomodado está se tornando algo normal, qualquer coisa q fuja um pouco da cultura de massa já vira um monstro da complexidade. Entre um sistema Linux e um Windows, grande maioria vai escolher windows, digo isso pq fui um usuário de windows a vida toda e tive o privilégio de ter Pc muito cedo. Hoje meu computador principal é o Steam deck então vc imagina como foi sair do windows para o Linux, só q eu ainda tenho paciência e disposição pra procurar as paradas e tal, mas nem todo mundo tem essa vontade e está aberto a isso. Faço parte de grupo de games q o povo ainda acha q Linux não roda nenhum jogo "bom" e infelizmente essa é a mentalidade de muita gente
Ok, mas faz assim o usuário vai preferir usar um Macbook ou um Windows? Todo mundo tem o sonho de usar um Macbook, pq realmente o UX do bagulho é bem feito pra caralho. Mas pq? Justamente pq Mac é completamente anti-idiota, não corre o risco de abrir o terminal e corromper o sistema. O SteamDeck é a mesma coisa, mas claro se tu sabe usar o Terminal, sua liberdade no sistema é absoluta, mas pra usuário Leigo não precisa de mais nada, é Navegador, Browser, não vai ter office na maquina mas tem o 368 ai pra usar no navegador, é um sistema estável, não vai travar se caso vc abrir 800 guias no Chrome pq o sistema é feito pra ter um excelente gerenciamento de recursos, assim como um Mac de 8GB de ram tanka editor de vídeo aberto com vídeos 4K. Poxa minha avó que nunca usou um pc na vida, comprou um notebook velho, e eu coloquei pra rodar um Linux Mint, e a véia tá curtindo o role de boas faz uns 3 anos já, Então eu digo é a mesma logica de você desbloquear um console, vc vai ter um trampo pra instalar joguinhos alternativos, ou aplicações de terceiros, mas o custo vem em troca da praticidade. Mas pega uns tutorial introdutório de Linux, 20% do conteúdo vc consegue usar 90% do sistema normalmente. Eu não posso falar muito, pq meu primeiro pc foi um Compaq rodando ubuntu, e depois migrei pro Windows, então eu meio que aprendi a usar os dois sistemas operacionais ao mesmo tempo, então nunca tive problema pra migrar, seja pro Mac, ou pra qualquer distro Linux. Unico que eu tive um perrengue foi pra usar o OpenBSD em alguns servidores. @@bear689
Linux hoje em dia tá bem mais simples de lidar doque era antes, eu tava batendo cabeça a um tempo no windows 11 resolvi instalar Linux pra ver como tá, tô a uma semana no Linux mint e tô achando bem simples e intuitivo, tenho CPU e GPU da AMD, ambos tem suporte a Linux nativo, não precisei abrir terminal pra usar nenhum comando até agora e tá tudo fluindo bem tranquilo, inclusive abri uns 10 programas ao mesmo tempo com 3 abas de RUclips no navegador ao mesmo tempo e só tava usando 3.5gb de RAM, meus jogos da steam rodam perfeitamente com o proton da valve.
Vou ter que concordar, cresci jogando monster hunter no PSP, ia em encontros em sp de psp, de trem, na chuva...fiz umas amizades dahora, viravamos noites nas casas de amigos jogando. Fiz mais de 3000 horas nos mh q joguei. Hj saiu monster hunter no steam, comprei imediatamente, 200 reais, nao preciso pegar trem, tenho internet fibra 500mb, no conforto de casa, mas sem brother. Joguei nem 10 hrs e o game nem instalado está mais.... :(
Windows estressa até santo, eu sou desenvolvedor de software e perdi a paciência com windows, eu trabalhando com Pc o dia inteiro não tenho paciência, imagina quem não
Leon, eu ganhei um Rog Ally de presente e posso te garantir: NÃO VALE A PENA. Me mandaram dos EUA, ele durou 2 dias. A Asus do Brasil lavou as mãos, disse que nao dá garantia para produtos vindo dos EUA (mesmo que o STF tenha entendimento contrário, e o CdC idem). A Asus EUA disse que daria, mas eu tinha que mandar pros EUA e pagar a importação de novo. Eu tive que pagar o conserto de algo que eu usei por 2 horas e simplesmente MORREU (a placa mãe queimou). É um produto potente, porém frágil, tem uma construção frágil. O Rog é mais potente que o Steam Deck, é verdade. Mas é muito mais frágil. Asus tem o pior suporte ao cliente da história e eu nunca mais quero ter um produto das Asus na minha vida.
@@Luluanaize Apesar de eu tbem achar a Vivo muito ruim, ela ainda é melhor que a Asus. Quando eu mencionei pra Asus que eu ia procurar o Procon, eles praticamente respondera, "vai lá, a gente responde por la".
Asus é conhecida internacionalmente como uma péssima empresa no pós venda. Elas param de dar suporte nos produtos em questões de meses, de todos os portáteis, o último que teria seria um ROG por conta da Asus. Aya Neo mesmo sendo pequena tem muito mais respeito com o consumidor e a Valve é de longe uma das melhores.
eu acho que a questão da bateria não foio comentada o suficiente. O steam deck tem uma bateria muito melhor que o ally quando os dois tão no maximo (1h40 vs 50 min), e muito melhor rodando jogos leves (4-6h vs 2h30). O Ally só ganha em jogos no meio, quando ele tenta mirar no tempo de bateria do steam deck no maximo, ele ainda tem uns 10-15% de vantagem em performance.
Pra mim a melhor opção é o rog ally por ter possibilidade que o windows dá de customizações de mod e pela game pass já ganhou meu coração as configurações do sistema é pra usuário intermediário não diria que é nada avançado até pq o público do rog alife eu tenho certeza que a maioria é nerd igual eu kkk
O vídeo é bem legal pra identificar as diferenças. Só achei que eles falam as mesmas coisas umas 5x. Tipo, se você ver o vídeo até a metade já absorveu todo o conteúdo dele.
Leon, tenho uma dúvida, eu quero comprar um steamdeck, mas uma coisa que me deixa com insegurança é que gosto muito de jogar jogos que estão na epic games tipo rocket league e fortnite, mas o sistema do steam deck é o steamOS, como faço para poder jogar esses jogos no steam deck?
@daniel-9504 Pelo que sei o Fortnite não oferece suporte à Linux e, consequentemente ao Steamdeck, pelo contrário, o sistema é bloqueada pelo Easy Anti Cheat. Você pode rodar o Epic Games no Linux por meio dos aplicativos Heroic ou Lutris, mas eu recomendo a você testar seus jogos em alguma distribuição Linux no seu pc, antes de comprar um novo dispositivo.
Antigamente eu tinha um windows XP todo customizado, só pra jogar. Ele consumia muito pouca memória ...não tinha temas ...e etc...será que é tão difícil a Microsoft fazer isso ? Deixar esses programas como opcionais
@@Ispaider12123Pesquisa benchmarks de comparação entre o Steam OS e o Windows. Geralmente, o Linux tem um desempenho igual ou superior ao windows. Há jogos que a diferença é gigante. O único problema no Linux é que alguns anticheats identificam a camada de compatibilidade do wine windows ---> Linux como um hack. São poucos, mas entre eles estão jogos bem famosos: PUGB, Fortnite, Valorant, Roblox.
Não é no Linux no geral, é só no Steam OS porque ta tudo adaptado pela Valve para parecer um console, no Windows só a Microsoft conseguiria fazer algo igual. A experiencia em Linux sem Steam OS é bem diferente e bem mais complicada.
@@RhuanPachecoAcho engraçado esses comentários com a contenção de danos escondida. SteamOS é uma distribuição Linux, usando o Arch como base. Existem diferentes distribuições Linux com diferentes focos, eu não preciso que "todos" tenham a mesma experiência do SteamOS para falar que, hoje, a experiência de jogos no Linux está melhor que no windows. Da mesma forma que eu não preciso que toda distribuição Linux rode em um servidor, para dizer que o Linux domina os servidores. Da mesma forma que não preciso de todas as distribuições Linux rodando em IOT para dizer que Linux domina e tem melhor experiência em IOT...
Resumo pra vcs Tu sabe mexer em windows e ta com grana no bolso? Pega o rog ally que é mais potente, porem mais caro (ainda tem a vantagem do jogar pela steam verde, fica a dica ai) Quer ter mais praticidade, simplesmente jogar os jogos e ta com menos dinheiro? Vai de Steam deck, mais barato e menos pontente porem com menor dificuldade de uso ao custo de liberdade no sistema.
Estava pensando em comprar um steam deck, mas não vou investir um valor pesado em um console que dentro de um ano, talvez um ano e meio vai estar completamente defasado. As indústrias estão fazendo um console a cada 3 anos. Preferem fazer algo já capado no lançamento pra ser substituído de forma mais rápida e gerar mais lucro
Estou com o Steam Deck há mais ou menos 3 meses e devo dizer que a experiência de usuário é indescritivelmente excelente, eu achei que iria gostar mas eu amo jogar nele. Deixe-me dar algum contexto, eu nunca achei jogar com portáteis uma coisa boa pois as opções, na minha opinião, sempre foram no máximo medianas. Jogar em um Notebook sempre foi um "trambolho" mais fácil de usar como um desktop para jogar, do que algo que você mantém no colo em qualquer lugar, enquanto isso, jogar no celular sempre foi uma opção bem limitada, claro que ela melhorou um pouco com o advento dos streamings como o Xbox Cloud Gaming, mas fora os streamings, se você quisesse jogar qualquer jogo de PC você era obrigado a ter um PC como seu server de streaming e utilizar alguma ferramenta como Steam Link ou Moonlight para conseguir fazer o streaming do seu PC para o seu celular, no fim, jogar no celular sempre foi uma experiência que utiliza muito a questão do Streaming, o que impossibilita jogar estando offline, como é o caso de jogar durante uma viagem. Portanto, até o início da existência do Steam Deck e os demais portáteis, ter a experiência de jogos PC em portáteis era no máximo algo medíocre (no sentido de mediano). Eu não tenho a experiência com vários portáteis, mas posso falar da minha experiência do Steam Deck, portanto, vamos lá. O Steam Deck é um portátil que hoje funciona como um computador rodando um Sistema Operacional feito pela Valve baseado em Linux (especificamente ArchLinux), isso é por um lado limitante, especialmente para usuários com pouco experiência em "ser fuçao em tecnologia", pois alguns jogos possuem validações de segurança que verificam a nível kernel e costumeiramente consideram o Linux como uma vulnerabilidade (por conta do kernel do Linux ser customizável) e portanto te impedirão de jogar alguns jogos (exemplos: Fortnite, Honkai Star Rail e Tower of Fantasy), por outro lado, a Valve consegue entregar uma experiência 100% especial que é extremamente fluida e fácil de aprender e que, depois que você se acostuma, acaba criando uma exigência de qualidade semelhante, porque realmente é uma experiência muito fluida e agradável, além de entregar um sistema operacional que possui apenas as dependências necessárias para um portátil de jogos. Em termos de customização de hardware e software, a Valve é extremamente favoravel à alterações, permitindo pessoas mais "fuçonas de tecnologia” a customizar tanto o hardware com melhorarias e cosmeticos (como alteração no SSD por um modelo maior ou alterações cosmeticas como troca do corpo do portatil por cores diferentes) isso a nivel de hardware, a nivel de software você tem a capacidade de adicionar mods para o Steam Deck (o mais comum é o Decky Loader, que é um gerenciador de mods para melhorias de vida, como acesso rapido a informações detalhadas de dispositivos conectados via bluetooth, ou mudanças cosmeticas com o SteamGridDB)), adicionar jogos ou lojas de jogos não Steam (exemplo: Battle.net, Epic Games e Xbox Cloud Gaming) com facilidade, permitindo os usuários tenham acesso a acer vo de catalogo de jogos que cobre uma boa parte dos catalogos disponiveis hoje em dia, ou customizar a performance entregue pelo hardware permitindo melhorias no tempo de bateria ou melhor desempenho dos jogos, além de ser possivel instalar o Windows (como dual-boot ou substituindo o SteamOS), mas após se acostumar com o SteamOS e com as possibilidades de modificações de software, acaba sendo dificil subistituir o SteamOS como principal Sistema Operacional, até porque, até hoje, não existe uma opção de Software overlay 100% integrado ao Windows que facilite a experiencia portatil do Sistema Operacional (existem experiencias boas opções como o Playnite, mas elas não possui o mesmo nivel de integração com o Sistema Operacional ou o Hardware que o SteamOS oferece), além de que, a modificação e destribuição de um instalador do Windows para reduzir os pacotes que já vem preinstaldos ser ilegal (isso em termos de otimização de tamanho do Sistema Operacional e redução de softwares ou features desnecessarias para ter um portatil 100% feito para o fim de jogos), sendo assim, ambas as coisas reduzem muito a atratividade da utilização do Windows para jogar como portatil no Steam Deck, porém, a instalação do windows como Sistema Operacional adicional (dual-boot) para fins de ter um ambiente de trabalho ser uma opção extremamente bem-vinda. Em termos de software, como dito anteriormente, é uma experiência muito fluida e gostosa, em termos de hardware, temos uma quantidade de botões muito grandes (os botões padrões do controle do xbox comum, mais quatro botões traseiros), dois trackpads que ajudam como a experiência de jogos RTS (jogos como Starcraft), FPS (jogos como Counter Strike) ou Desktop portátil (para acessar o modo Desktop e utilizar sem a necessidade de conectar um mouse e um teclado para tarefas simples (tarefas complexas são extremamente mais fáceis com mouse e teclado, mas não impossíveis)) além do giroscópio que permite uma experiência de mira fina em jogos de FPS extremamente satisfatória. Eu comentei bastante sobre os vantagens que você tem se for “fução de tecnologia”, o que poderia ser algo muito limitante para o público geral, porém, se você tiver o mínimo de disposição em tentar, a comunidade do Steam Deck é gigantesca, com um reddit muito solicito a ajudar os usuários a aprender a fazer essas modificações além de ter bastante, ou tutorial no youtube ou softwares, para você ter acesso a essas alterações sem passar por uma barreira de aprendizado muito grande. Além disso, fazer a formatação do Steam Deck é muito fácil e a Valve é muito solicita em fazer o RMA do portátil em caso de problemas, lógico que se você afundar ele na água propositalmente, eles não vão fazer o RMA, porém se o seu dispositivo der qualquer problema que surgiu magicamente, é muito comum eles aceitaram fazer o RMA (isso para territórios em que o Steam Deck é vendido oficialmente, o que não é o meu caso estando no Brasil, porém eu tenho acesso a pessoas no EUA com facilidade, então isso foi algo importante na minha decisão).
cara eu sou aquele que se enquadra com o jogador de console convencional. ando sofrendo demais com esse novo eco sistema. mais no rog tenho alcancado graficos perfeitos com,exelente resolucao jogos como elden ring,cyberpunk 2077 e lords of the fallen 2
Leon tenho aokzoe com ryzen 7 6800u, com tela 2k ... curto mt jogar nele mais realmente a melhor experiência é no steam deck que um amigo meu me emprestou ... tô pensando em comprar um será que vale apena esperar o 2
Linux tá em tudo. Só Microsoft e Apple que não usam. A China tá com um prejeto de SO nacional para substituir a dependência do Windows no país, e ele tbm é baseado em Linux.
@@danielcamposramos9943 Isso, os BSD (FreeBSD,openBSD, outros) rodam sobre outra licença e tem um kernel diferente do Linux, apesar de que alguns permitem você compilar pacotes Linux para eles, inclusive tem até firewall baseado no BSD que é pfsense.
Seguinte o SteamDeck é o ideal. Pq os únicos jogos que não vão rodar são os competitivos por motivos de anticheat. Mas player competitivo joga no pc, tem teclado, mouse e um monitor todos de alta performance e a maquina tbm, então não tem motivo pra ir em um console portátil com Windows, se o Ally estivesse rodando Linux, certeza que ele teria um desempenho muito superior, já que o Windows usa o hardware muito mal.
Não, só vejo gente dizendo que o linux é bom, mas na verdade é a maior desvantagem do steam deck, porque os jogos tem que ter compatibilidade e poucos jogos tem compatibilidade com o steam deck, e quando você tenta rodar um jogo que não é compatível ou ele nem abre ou ele fica dando travadas durante a gameplay, ou seja ele não roda 100% os jogos não compatíveis Já o rog ally por ser um Windows nem tem problema com compatibilidade, a liberdade de jogos é bem maior
Depende do jogo, todos os jogos no steam deck vão rodar em vulkan, seja nativo, seja por DXVK(wrapper de Directx3D para vulkan), então jogos que foram feitos pra APIs mais antigas como Directx3D9, 10, 11, vão acabar rodando melhor no steam deck por que vão rodar em vulkan.
Eu queria tanto que o Leon e a Nilce dessem dicas de controles pra Android. Eu estou solidificando mais a relação com a minha sobrinha e comprei o Minecraft pra gente jogar junto, mas os meus dedos dói muito rápido.
Se o windows tivesse uma versão própria pra portáveis, mais otimizada, mais leve com menos problemas de "PC", esses pc gamers de mão seriam mais viáveis do que o steam deck? Ou seria impossível o windows fazer algo desse tipo? Hoje o maior problema desses pc gamers portáveis é que eles são mais poderosos do que o steam deck, mas no fim das contas, o steam deck roda melhor os jogos e ainda tem mais durabilidade de bateria. Se a microsoft olhasse pra esse mercado e tentasse otimizar mais o windows e etc, talvez o steam deck simplesmente seria extinto. O que vocês acham?
e nem é lá essas coisas, mas ele é bem mais razoável na questão da bateria do que esses aí que tentam rodar no talo igual PC mesmo, aí não dura nada kkkkk
Windows é complicado, ta tudo funcionando perfeitinho e do NADA começa a bugar uma coisa aqui, outra ali. Realmente hoje em dia eu to preferindo jogar em consoles pq no PC já perdi a vontade. 31 anos nas costas, quero sentar e jogar, não ficar procurando soluções para bugs do próprio sistema.
Windows e touchscreen nunca deram certo, desde os tempos de UMPC (Ultra Mobile PC). A mentalidade mouse e teclado aida se mantem no Win11. O meu sonho era um smartphone com SO completo (linux ou Windows).
depois da pandemia ta gostosin de comprar as coisas. nunca vai voltar aos preços de antes... mas o melhor momento pra vc comprar é quando você conseguir comprar (y) junte dinheiro se puder e seja feliz
O grande problema do deck é que se você tiver games de outras lojas, epic, galaxy, rockstar, ea, amazon games, aí começa o inferno... por isso fui pro rog ally, é windows, é next next e as lojas estao instaladas e baixando os games...
Algumas coisas q acho importante pontuar são que o Steamdeck entrega uma performance melhor que o rog ally em TDP’s mais baixos, se não me engano até uns 20w. Outra coisa é que um dos maiores problemas da tela do steamdeck são as cores meio mortas, mas tu pode resolver isso ajustando a saturação da tela via software.
Problema do asus que aqui 2 anos não tem mais suporte, Steam deck vai ter suporte por toda eternidade (se não for pela Valve, vai ser pela comunidade).
não tem como, vai ser uma gambiarra, é tipo você pegar o SO de um console e colocar em outro, tem similaridades, mas coisas específicas não vão funcionar direito nele, além de tudo ter sido otimizado pro outro, então acaba sendo melhor ficar no windows mesmo, ou então instala outra distro linux e personaliza do seu jeito, isso se a fabricante tiver feito driver dele pra linux. Ás vezes até pra notebook é ruim de achar drivers específicos porque a fabricante não se deu ao trabalho de fazer uma versão pra linux.
Para quem quer sair jogando, o steam deck é uma opção maravilhosa e mais barata, também tem a opção do Nintendo Switch pra quem só quer jogar e a bateria é um problema. Resumindo: completo com mais desempenho, Ayaneo e Rog Ally. Experiência de videogame com a steam: steam deck. Videogame com melhor bateria e multiplayer local: Nintendo Switch Oled.
A valve ta fazendo historia, nos Devs cansamos de avisar sobre a estabilidade e velocidade do Linux, mas nenhuma empresa botava dinheiro real, a comunidade fez tudo sozinho, a ponto de hoje o Linux emulando Windows consegue ser mais rapido do que o proprio Windows, e a Valve fez o esforço que faltava. A Única coisa que me obriga ainda a usar Windows em Dual Boot é a Adobe.
Pois é, o Linux sempre foi muito poderoso, mas o medo vem dos Drivers de Vídeo lixo que a Nvidia disponibiliza.
Wine não é um emulador. Apenas uma camada de compatibilidade e tradução.
@@hakku001 AMD é o melhor caminho quando se fala em Linux
@@TheWendellpaulo como assim?
jogamos no Linux a mais de 3 anos e as coisas vem melhorando bastante
O meu Steam deck tive que resolver problemas de Windows pois estou pirateando tudo, então tive que instalar meio que um "emulador" de Windows no Steam OS,, e apartir daí instalei os jogos piratas no deck
Tbm coloquei lojas da epic e Xbox gamepass, funciona tudo perfeito,
Mas sim tem que ter conhecimento, confesso que eu não sabia nada, pois sou usuário de console, aprendi na marra com tutoriais e fóruns, mas hj vai que vai
o controle od steam deck funciona nos jogos do gamepass?
esse video finalmente me tirou duvidas sobre a diferença do Steam deck pro ROG Ally
Estava ansiosa para esse vídeo para tirar minhas dúvidas, mas literalmente o vídeo sobre foi o Ayoneo… amo muito vocês! Adoraria um vídeo sobre o rog ally
Meu Deus....
Olha eu tô já rog Ally e atualmente tenho ayaneo 2s 7840u muito top gostei mais q rog ally
@@LeonardoJeankest ?
@@murilohenrique7388 tenho um Rog ally, acho com certeza melhor que o Steam Deck e sobre o Ayoneo já vi alguns vídeos sobre realmente parece bem interessante
@@carinamiranda4833 é sim muito top ele, mas rog Ally acho ele top tbm com tempo vai melhorar bastante
Tive o steam deck e não gostei do que ele tinha para oferecer gráficamente nos jogos que uso.
Outro ponto foi o fato de ter o linux, pois sempre usei windows.
Atualmente tenho o ally e estou muito impressionado com desempenho e qualidade gráfica dele!!!
jogo call of duty modern 2 com uma coisa ou outra no high e outras no normal e low em 1080p e ficando com 68 a 75 fps
Outro game é o novo assissins creed mirage em 1080p com tudo no high e fica em 57 a 60fps.
A única coisa ruim do Ally é o preço e bateria que não dura, mas isso tb acontece no steam deck.
Pego meu controle da shoppe, encaixo meu celular, abro a GamePass no celular e sou feliz demais 😂
Haja 4g heim kkkkk
Eu tinha essa parada até comprar um xbox. Não jogo no celular mais e agora quero um portátil bom.
E a bateria do celular? Fica jogável espelhar na TV?
Mas uma hora a felicidade acaba pq a ms aumentou pra 50 reais o ultimate
@@joaoninguemforevernão gasta bateria direito po, só o brilho da tela, o jogo tá rodando em um Xbox sabe lá Deus a onde
Eu tenho um Rog Ally e um Steam Deck. Dei o SD para a minha esposa e estou fascinado com a tela, performance, áudio do Rog Ally, além de ter TODAS as lojas de games nas palmas das mãos. Estou jogando Assassin's Creed Mirage no modo MUITO ALTO com 60fps cravados. Videogame PC portátil MARAVILHOSO!
Foda só o preço, ele custa mais caro que meu note, que roda tudo no ultra
@@Andre_Oliveira77qual seu note?
@@thiagosennavieira1759 o predator Helios neo
0:44 n só isso mas ele já chegou a marca de 12k de jogos verificados na steam sendo 4k tendo total verificação e 8k catalogados
Eu tenho o ROG Ally e é incrível roda muitos jogos com tudo no máximo, esses dias peguei o Horizon Zero Dawn e roda no ultra.
Porém realmente essa questão de alguns problemas do Windows complica para quem não sabe pesquisar ou não quer ficar se incomodando com essas questões, por exemplo, tive problema do Spiderman Miles Morales do jogo fechar e dizer que tinha dado erro na memória de vídeo, aí fui pesquisar e vi que resolvia ajustando a memória de vídeo para 8GB, tb vi que as vezes o Armoury Crate não mostra que tem atualização, porém vc vai no site oficial e tem updates, precisa baixar e instalar manualmente, mas o que mais irrita é a chatice da MS em tentar empurrar os serviços dela, toda vez que atualiza o Windows pergunta de novo se quero usar o Onedrive, se quero usar o Office 365, tenta empurrar aquele app para sincronizar o celular, poxa se eu já coloquei que não queria na primeira vez que configurei o Windows, qual o sentido de ficar perguntando quase todo mês se novo? 🤦🏻
O windows esses dias atualizou e resolveu ficar falando que meu sistema não tava autenticado, pensei "so ir no painel de controle, ver qual a chave e autenticar novamente" não tem mais como ver qual sua chave no painel de controle, em resumo só consegui resolver sem ir pra um técnico mandar piratear o sistema pq um amigo meu entende de ti e deu uns comandos no pront de comando que obrigou o pc a me informar qual era a minha chave, ai eu pude autenticar de novo e dormir tranquila pq num ia tá pirateando um sistema pelo qual paguei. Mas é verdade isso que o Leon falou, eu, usuária comum num sabia resolver isso sozinha nem a pau.
Aconteceu o mesmo comigo, mas uso Linux em dual boot, só entro lá quando realmente preciso, então nem liguei.
Esse tipo de problema é tão chato, que pra muitas pessoas seria caso de ativar a garantia do aparelho
Bacana demais esse vídeo. Tenho um Steam Deco e estou muito satisfeito.
Tenho Rog Ally e não tive problema nenhum nem encheção nenhuma. É maravilhoso. Uso teclado e mouse sem fio com ele ligado na HDMI da tv e quando quero, retiro da base com trocentas entradas usb-c, USB e mini sd. Expandi com cartão 1 tera. Ele tem um aplicativo agregador dos jogos e das lojas de jogos (Steam, Ubisoft, Epic, GoG, etc, PrimeGame). Os jogos atualizam pelas lojas quando entra nelas, tá de boas. Os drives são atualizados pelo Windows e por este próprio agregador no campo de configuração e atualização. Olha... é bem foda ter mais de 8 teraflops em arquitetura Zen 3 nas mãos. Tá entre um Séries S e um PS5 na potência. Único ponto fraco é a bateria. AAA dura 1 hora e meia com ela jogando em Full HD que é a tela dele. Quando liga na energia, sai de 25W para 65W de potência e abre ainda mais poder de processamento para ele. É maravilhoso ter um PC gamer na tv da sala para fazer de tudo o que quiser. SIMPLESMENTE ESQUEÇA A NOVA GERAÇÃO DE VÍDEO GAMES!!!! SÉRIO. VAI nessa. SE NAO FOR, VAI DE PC GAMER. ESQUECE OS VÍDEO GAMES PADRÃO. Instalei emulador de Switch e baixo tudo de graça, as promos da Steam e outras lojas arregaçam em preço baixo a loja da Sony, sem contar o tanto de jogo de graça pela Prime Game e Epic. Assino Gamepass, compro es exclusivos de PS5 2 anos após seus lançamentos mas eles estão lá. Só aguardar jogando outros nesse meio tempo!
Opa, queria tirar umas duvidas com vc já que vc tem esse rog ally! Eu viajo muito, meu trabalho faz eu ficar mt fora de casa e queria levar um portátil cmg pra poder me divertir nesse tempo em que fico em hotéis. Esse Rog Ally é suficiente pra eu poder usufruir dos jogos AAA atuais com uma performance boa? Consigo instalar e jogar os jogos de ps5 pelo remote play com ele? Vc citou o gamepass, funciona legal? Os emuladores do switch funciona legal tb? Consigo conectar controle de ps5? É necessário a conexão com internet o tempo todo? Eu queria um notebook pra fazer isso, mas surgiu esse portátil que parece ser interessante! Valeu!
Eu acho impressionante estes consoles portáteis. É uma baita ideia, porém eu acredito ser exagero meter uma tela com tanta resolução em um dispositivo portátil, prejudica muito o desempenho e autonomia da bateria. Até um tempo atrás as TVs de 32 polegadas possuiam resolução de 1366x768 e era uma ótima experiência.
Então eu acho que o dispositivo perfeito seria um console com sua telinha OLED ou QLED de 7 polegadas com uma resolução entre 720p e 1080p compatível com VRR e com uma ótima capacidade de brilho.
Outro recurso que diferencia o Steam Deck é sua capacidade de suspender e resumir jogos, eu acho isso um recurso crucial em portáteis e o Windows ainda não consegue fazer isso.
eu sei resolver problema de windows e linux, e acho os de linux mais facil de resolver, quando windows pega pra dar defeito ele te ferra com força, o que ja mexi em registro do windows, drivers conflitantes, problema de compatibilidade de controle não ta escrito no windows, Mas no linux, não lembro da ultima vez que tive problemas com drivers, ou controle, ou de ligar o pc e atualizar e quebrar o boot e ter que formatar, aandonei windows depois de ter esses problemas 10 vezes seguidas em 1 mes
Cara, meu ultimo problema com o Windows foi um negocio assim que nunca vi (e não tinha nenhum video para ajudar), uso um SSD divido em duas partições e um HD, o negocio é que mudei todas as pastas padrão para a parte do SSD que não era o Sistema, aí todas as pastas estavam funcionando menos os Documentos que se vc jogasse qualquer arquivo para dentro eles desapareciam (ainda estavam lá mas dava como vazia) e outra pasta de documentos era criada, se apagasse a pasta de documentos que foi criada, os arquivos voltavam a aparecer mas os programas paravam de reconhecer a pasta. A solução foi formatar e torcer pra dar certo.
@@weslleicostacoroiu
E eu aqui lendo isso rindo tentando instalar por quinta vez os drivers da nvidia no ubuntu com vontade de jogar o notebook pela janela...
Pois pra mim foi o contrario kkkk Nunca tive problema com uma vida de Windows. Já quando tentei mudar pro linux, até pra conectar com o wifi é uma choradeira. Todos os drivers deram problema, depois de mudar de distro mil vezes desisti.
@@RhuanPacheco nossa, é um inferno usar linux em notebook que a fabricante não lança drivers pra linux, tem que procurar driver pra tudo, até pra conectar em um wifi corporativo é um parto.
Eu sou muito fa do que a valve fez no steam deck, se eu for pegar outro vou esperar o proximo lançamento da Valve
Olha a que ponto chegamos, o povo se dando conta que Linux pode mesmo ser mais fácil de usar que Windows rsrsrs
Parabéns pelo maravilhoso vídeo. Sou um PC gamer e jogo no Windows e Linux. Sou entusiasta do Steam OS rodando jogos do Windows. Prezo pela liberdade e pela conservação dos games.
Eu tenho um deck, não sou muito exigente com gráficos, tanto que tenho um note gamer, mas jogava muito mais o switch, eu não troco meu deck pagando o dobro por questões de gráfico, tela. Enquanto rodar os jogos novo eu estarei com ele kkkk
Hoje em dia o rog ally tá o mesmo preço da versão 512 gb do steam deck, então na minha visão vale mais a pena pegar o rog ally
Além de que o steam deck tem poucos jogos com compatibilidade, e quando você tenta rodar um jogo sem compatibilidade ou ele nem abre ou ele fica travando durando a gameplay, pra mim não vale a pena porque a maioria dos jogos não tem compatibilidade
Boa tarde. Muito boa a análise .
Tenho um Ayaneo Air Pro, já precisei formatar duas vezes , fora os problemas do Driver Amd que tive para resolver.
O Steam Deck de fato não precisa de tanta mexida.
Tenho o Ayaneo 2 e vai completar 1 ano mês que vem, até hoje não precisei formatar não.
@@RafaelNascimento-ty9si que bom. Eu tive muitos problemas com driver AMD. Arquivos do sistema que corromperam.
@@muriloguimaraescosta8897 isso não é do drive da AMD é do Windows 11. Isso acontece no PC com uma certa frequência.
@@muriloguimaraescosta8897 isso não é do drive da AMD é do Windows 11. Isso acontece no PC com uma certa frequência.
@@RafaelNascimento-ty9si , então . Por fim eu acabei subindo um driver mais estável. Nunca mais crashou e nem deu tela preta. Já tem meses que eu consigo jogar de boa.
Tanta coisa pra falar tipo melhor performance em baixo consumo de energia (para um portátil acho muito importante), literalmente valve (pra ter noção jogos como cyberpunk tem um pre ser feito para steam deck), mais popular logo tem uma comunidade muito ativa e outros fatores
Sinceramente steam deck vs ROG ally, iria de steam deck fácil mas se for contra um aya neo ou legion go a história muda
Venho acompanhando a comunidade brasileira de Steam deck desde novembro do ano passado e tenho meu deck desde fevereiro. Oq pude observar é q, é bem o contrário doq o Leon disse, as pessoas tem uma preferência muito maior pelo Windows doq o Linux, em ambos as pessoas vão ter problemas de computador e na verdade no Steam deck resolver esses problemas podem ser muito mais frustrantes doq em consoles windows. Qualquer problemas q se tenha com windows hoje em dia vc consegie encontrar no RUclips com certa facilidade, com o SteamOS, mesmo q sua base seja o arch Linux, não é tão facil e simples assim. A interface do steam deck é muito mais amigavel e da mais sensação de console, porem quando vc usa o modo desktop pra qualquer coisa meu amigo se prepara, pode ser algo simples q as vezes vc vai demorar horas pra descobrir. Windows é mais familiar pra grande maioria das pessoas, tem toda uma memoria afetiva com o primeiro pc que tivemos, etc
Na comunidade brasileira teve muita gente que comprou o steam deck procurando essa experiência de console e acabou vendendo por não saber lidar com os problemas de Pc que eventualmente vão surgir, muitas outras optaram pelo rog ally por ser mais potente e pelo windows, muita gente coloca windows no deck pq acha mais simples...
Então na minha opinião essa fala de que o steam deck esta mais próximo de um console, esta errada, pq a unica coisa q se assemelha a um console no steam deck é sua interface no modo gaming. Mesmo assim com toda questão de jogos compativeis, versões de próton, configurações dentro do jogo, jogos sem suporte a controle, juntando tudo isso passa muito longe da experiência de console. Ja o rog ally é a mesma pegada, na minha opinião quem quer se aventurar nesses dispositivos tem q estar aberto a aprender e ter paciência, rog ally ate onde vi tem alguns problemas com slot de cartão de memoria, alguns problemas de software, não relacionados com o windows em si, mas software da própria Asus mesmo, como controles parando de funcionar, liga do nada no modo hibernar.
Adorei o video e acho q pelo Leon ter um conhecimento bem grande nessa área, para ele o Steam deck pode parecer mais facil de se lidar, mas para mim a popularidade do windows faz de qualquer console windows mais facil de lidar doq um com Linux. Steam deck não é um aparelho como muitos ai que tem um sistema mais fechado baseado em Linux, o steam deck te deixa solto ali, se sua barra de tarefas sumir, se vira, se seu atalho de game mode desaparecer, se vira, se vc não encontrar tutorial no RUclips passo a passo, se vira. Esse é o preco da liberdade, se não tiver paciência pra lidar com ela, vai se frustar demais em ambos aparelhos porem a diferença vai ser, qual deles vc vai encontrar tutorial primeiro
Ent o bagulho é deixar o deck com os
sistema windows msm?
@@menzoliver o ideal é vc manter o sistema original nele, o SteamOS, pq com windows ele perde performance então vc só deve colocar windows se não quiser mesmo o Linux ou fazer dualboot pra jogar algo online q tem anti trapaça. Use a mesma lógica de um MacBook, vc pega o Mac pq gosta do conjunto hardware e software, não seria muito interessante comprar um MacBook e instalar windows nele
Cara é o famoso mudar a cor da grama e o boi morre de fome.
Linux inclusive o KDE instalado é tudo muito parecido com Windows, a única diferença é um terminal.
Qualquer coisa vc pode jogar no google, que vai ter post ensinando seja na documentação oficial, ou em algum fórum.
Duvido que tenha algum problema tão complexo que a documentação não ajude a resolver.
@@hakku001 eu sei e vc tbm sabe q muita gente acha o Linux um monstro da complexidade, Steam deck foi meu segundo contato com Linux e eu já me acostumei. Porém tem muito mais conteúdo de windows doq de Linux, além de q, se não procurar a distribuição certa ainda dá bosta, sempre tenho q lembrar de procurar Arch Linux. Em um mundo onde ser acomodado está se tornando algo normal, qualquer coisa q fuja um pouco da cultura de massa já vira um monstro da complexidade. Entre um sistema Linux e um Windows, grande maioria vai escolher windows, digo isso pq fui um usuário de windows a vida toda e tive o privilégio de ter Pc muito cedo. Hoje meu computador principal é o Steam deck então vc imagina como foi sair do windows para o Linux, só q eu ainda tenho paciência e disposição pra procurar as paradas e tal, mas nem todo mundo tem essa vontade e está aberto a isso. Faço parte de grupo de games q o povo ainda acha q Linux não roda nenhum jogo "bom" e infelizmente essa é a mentalidade de muita gente
Ok, mas faz assim o usuário vai preferir usar um Macbook ou um Windows?
Todo mundo tem o sonho de usar um Macbook, pq realmente o UX do bagulho é bem feito pra caralho. Mas pq? Justamente pq Mac é completamente anti-idiota, não corre o risco de abrir o terminal e corromper o sistema.
O SteamDeck é a mesma coisa, mas claro se tu sabe usar o Terminal, sua liberdade no sistema é absoluta, mas pra usuário Leigo não precisa de mais nada, é Navegador, Browser, não vai ter office na maquina mas tem o 368 ai pra usar no navegador, é um sistema estável, não vai travar se caso vc abrir 800 guias no Chrome pq o sistema é feito pra ter um excelente gerenciamento de recursos,
assim como um Mac de 8GB de ram tanka editor de vídeo aberto com vídeos 4K.
Poxa minha avó que nunca usou um pc na vida, comprou um notebook velho, e eu coloquei pra rodar um Linux Mint, e a véia tá curtindo o role de boas faz uns 3 anos já,
Então eu digo é a mesma logica de você desbloquear um console, vc vai ter um trampo pra instalar joguinhos alternativos, ou aplicações de terceiros, mas o custo vem em troca da praticidade.
Mas pega uns tutorial introdutório de Linux, 20% do conteúdo vc consegue usar 90% do sistema normalmente.
Eu não posso falar muito, pq meu primeiro pc foi um Compaq rodando ubuntu, e depois migrei pro Windows, então eu meio que aprendi a usar os dois sistemas operacionais ao mesmo tempo, então nunca tive problema pra migrar, seja pro Mac, ou pra qualquer distro Linux. Unico que eu tive um perrengue foi pra usar o OpenBSD em alguns servidores.
@@bear689
Tenho um rog ally desde o lançamento e concordo. tem que saber usar computador com conhecimento médio.
Linux hoje em dia tá bem mais simples de lidar doque era antes, eu tava batendo cabeça a um tempo no windows 11 resolvi instalar Linux pra ver como tá, tô a uma semana no Linux mint e tô achando bem simples e intuitivo, tenho CPU e GPU da AMD, ambos tem suporte a Linux nativo, não precisei abrir terminal pra usar nenhum comando até agora e tá tudo fluindo bem tranquilo, inclusive abri uns 10 programas ao mesmo tempo com 3 abas de RUclips no navegador ao mesmo tempo e só tava usando 3.5gb de RAM, meus jogos da steam rodam perfeitamente com o proton da valve.
os melhores portáteis são os amigos que fazemos pelo caminho
Vou ter que concordar, cresci jogando monster hunter no PSP, ia em encontros em sp de psp, de trem, na chuva...fiz umas amizades dahora, viravamos noites nas casas de amigos jogando. Fiz mais de 3000 horas nos mh q joguei. Hj saiu monster hunter no steam, comprei imediatamente, 200 reais, nao preciso pegar trem, tenho internet fibra 500mb, no conforto de casa, mas sem brother. Joguei nem 10 hrs e o game nem instalado está mais.... :(
Eles responderam meu comentário 🤩, estou famoso kskskks ( 3:35 )
Já me estressei tanto com Windows que hoje eu sou feliz no ps5
Windows estressa até santo, eu sou desenvolvedor de software e perdi a paciência com windows, eu trabalhando com Pc o dia inteiro não tenho paciência, imagina quem não
Eu tenho mais de 20 anos de windows e nunca tive problema. Devo ser bem sortudo
Leon, eu ganhei um Rog Ally de presente e posso te garantir: NÃO VALE A PENA. Me mandaram dos EUA, ele durou 2 dias. A Asus do Brasil lavou as mãos, disse que nao dá garantia para produtos vindo dos EUA (mesmo que o STF tenha entendimento contrário, e o CdC idem). A Asus EUA disse que daria, mas eu tinha que mandar pros EUA e pagar a importação de novo.
Eu tive que pagar o conserto de algo que eu usei por 2 horas e simplesmente MORREU (a placa mãe queimou). É um produto potente, porém frágil, tem uma construção frágil.
O Rog é mais potente que o Steam Deck, é verdade. Mas é muito mais frágil.
Asus tem o pior suporte ao cliente da história e eu nunca mais quero ter um produto das Asus na minha vida.
Parece até eu falando que não quero nem passar perto da uma loja da Vivo pq o atendimento ao cliente é uma grande bosta kkkk
@@Luluanaize Apesar de eu tbem achar a Vivo muito ruim, ela ainda é melhor que a Asus.
Quando eu mencionei pra Asus que eu ia procurar o Procon, eles praticamente respondera, "vai lá, a gente responde por la".
Asus é conhecida internacionalmente como uma péssima empresa no pós venda. Elas param de dar suporte nos produtos em questões de meses, de todos os portáteis, o último que teria seria um ROG por conta da Asus. Aya Neo mesmo sendo pequena tem muito mais respeito com o consumidor e a Valve é de longe uma das melhores.
eu acho que a questão da bateria não foio comentada o suficiente. O steam deck tem uma bateria muito melhor que o ally quando os dois tão no maximo (1h40 vs 50 min), e muito melhor rodando jogos leves (4-6h vs 2h30). O Ally só ganha em jogos no meio, quando ele tenta mirar no tempo de bateria do steam deck no maximo, ele ainda tem uns 10-15% de vantagem em performance.
Pra mim a melhor opção é o rog ally por ter possibilidade que o windows dá de customizações de mod e pela game pass já ganhou meu coração as configurações do sistema é pra usuário intermediário não diria que é nada avançado até pq o público do rog alife eu tenho certeza que a maioria é nerd igual eu kkk
Lançou um ET Bilu no fim do vídeo. Gênio.😂
O vídeo é bem legal pra identificar as diferenças. Só achei que eles falam as mesmas coisas umas 5x. Tipo, se você ver o vídeo até a metade já absorveu todo o conteúdo dele.
Leon, tenho uma dúvida, eu quero comprar um steamdeck, mas uma coisa que me deixa com insegurança é que gosto muito de jogar jogos que estão na epic games tipo rocket league e fortnite, mas o sistema do steam deck é o steamOS, como faço para poder jogar esses jogos no steam deck?
@daniel-9504 Pelo que sei o Fortnite não oferece suporte à Linux e, consequentemente ao Steamdeck, pelo contrário, o sistema é bloqueada pelo Easy Anti Cheat. Você pode rodar o Epic Games no Linux por meio dos aplicativos Heroic ou Lutris, mas eu recomendo a você testar seus jogos em alguma distribuição Linux no seu pc, antes de comprar um novo dispositivo.
acho que se for jogar Fortnite vai precisar instalar o Windows em dual boot, porque o anti-cheat não vai deixar rodar no linux.
não faz, simples! O SD só roda jogos na Steam
Antigamente eu tinha um windows XP todo customizado, só pra jogar. Ele consumia muito pouca memória ...não tinha temas ...e etc...será que é tão difícil a Microsoft fazer isso ? Deixar esses programas como opcionais
Quem diria que jogar no Linux teria uma experiência melhor que no windows 😮
Melhor nunca, parecido apenas
@@Ispaider12123Pesquisa benchmarks de comparação entre o Steam OS e o Windows. Geralmente, o Linux tem um desempenho igual ou superior ao windows. Há jogos que a diferença é gigante. O único problema no Linux é que alguns anticheats identificam a camada de compatibilidade do wine windows ---> Linux como um hack. São poucos, mas entre eles estão jogos bem famosos: PUGB, Fortnite, Valorant, Roblox.
@@Ispaider12123simplesmente não.
Não é no Linux no geral, é só no Steam OS porque ta tudo adaptado pela Valve para parecer um console, no Windows só a Microsoft conseguiria fazer algo igual. A experiencia em Linux sem Steam OS é bem diferente e bem mais complicada.
@@RhuanPachecoAcho engraçado esses comentários com a contenção de danos escondida. SteamOS é uma distribuição Linux, usando o Arch como base. Existem diferentes distribuições Linux com diferentes focos, eu não preciso que "todos" tenham a mesma experiência do SteamOS para falar que, hoje, a experiência de jogos no Linux está melhor que no windows.
Da mesma forma que eu não preciso que toda distribuição Linux rode em um servidor, para dizer que o Linux domina os servidores.
Da mesma forma que não preciso de todas as distribuições Linux rodando em IOT para dizer que Linux domina e tem melhor experiência em IOT...
Ótimo resumo. Um adendo é, qual plataforma/loja vc usa, eu sou “consolista”, a maioria dos jogos que jogo no meu rog ally são do game pass
Só esperando o steam deck OLED SAIR, acho que o steam deck 2 não sai nem tão cedo
Resumo pra vcs
Tu sabe mexer em windows e ta com grana no bolso? Pega o rog ally que é mais potente, porem mais caro (ainda tem a vantagem do jogar pela steam verde, fica a dica ai)
Quer ter mais praticidade, simplesmente jogar os jogos e ta com menos dinheiro? Vai de Steam deck, mais barato e menos pontente porem com menor dificuldade de uso ao custo de liberdade no sistema.
Leon eh um dos melhores RUclipsr de análise de gadejet
Vou no stam deck
Tô no meu Switch Lite ainda lkkkkkkkk quando sair o Steam Deck 2 eu penso em pegar o 1
Estava pensando em comprar um steam deck, mas não vou investir um valor pesado em um console que dentro de um ano, talvez um ano e meio vai estar completamente defasado. As indústrias estão fazendo um console a cada 3 anos. Preferem fazer algo já capado no lançamento pra ser substituído de forma mais rápida e gerar mais lucro
tenho Ayaneo 2 e é o meu xodó.
Estou com o Steam Deck há mais ou menos 3 meses e devo dizer que a experiência de usuário é indescritivelmente excelente, eu achei que iria gostar mas eu amo jogar nele.
Deixe-me dar algum contexto, eu nunca achei jogar com portáteis uma coisa boa pois as opções, na minha opinião, sempre foram no máximo medianas.
Jogar em um Notebook sempre foi um "trambolho" mais fácil de usar como um desktop para jogar, do que algo que você mantém no colo em qualquer lugar, enquanto isso, jogar no celular sempre foi uma opção bem limitada, claro que ela melhorou um pouco com o advento dos streamings como o Xbox Cloud Gaming, mas fora os streamings, se você quisesse jogar qualquer jogo de PC você era obrigado a ter um PC como seu server de streaming e utilizar alguma ferramenta como Steam Link ou Moonlight para conseguir fazer o streaming do seu PC para o seu celular, no fim, jogar no celular sempre foi uma experiência que utiliza muito a questão do Streaming, o que impossibilita jogar estando offline, como é o caso de jogar durante uma viagem.
Portanto, até o início da existência do Steam Deck e os demais portáteis, ter a experiência de jogos PC em portáteis era no máximo algo medíocre (no sentido de mediano).
Eu não tenho a experiência com vários portáteis, mas posso falar da minha experiência do Steam Deck, portanto, vamos lá.
O Steam Deck é um portátil que hoje funciona como um computador rodando um Sistema Operacional feito pela Valve baseado em Linux (especificamente ArchLinux), isso é por um lado limitante, especialmente para usuários com pouco experiência em "ser fuçao em tecnologia", pois alguns jogos possuem validações de segurança que verificam a nível kernel e costumeiramente consideram o Linux como uma vulnerabilidade (por conta do kernel do Linux ser customizável) e portanto te impedirão de jogar alguns jogos (exemplos: Fortnite, Honkai Star Rail e Tower of Fantasy), por outro lado, a Valve consegue entregar uma experiência 100% especial que é extremamente fluida e fácil de aprender e que, depois que você se acostuma, acaba criando uma exigência de qualidade semelhante, porque realmente é uma experiência muito fluida e agradável, além de entregar um sistema operacional que possui apenas as dependências necessárias para um portátil de jogos.
Em termos de customização de hardware e software, a Valve é extremamente favoravel à alterações, permitindo pessoas mais "fuçonas de tecnologia” a customizar tanto o hardware com melhorarias e cosmeticos (como alteração no SSD por um modelo maior ou alterações cosmeticas como troca do corpo do portatil por cores diferentes) isso a nivel de hardware, a nivel de software você tem a capacidade de adicionar mods para o Steam Deck (o mais comum é o Decky Loader, que é um gerenciador de mods para melhorias de vida, como acesso rapido a informações detalhadas de dispositivos conectados via bluetooth, ou mudanças cosmeticas com o SteamGridDB)), adicionar jogos ou lojas de jogos não Steam (exemplo: Battle.net, Epic Games e Xbox Cloud Gaming) com facilidade, permitindo os usuários tenham acesso a acer vo de catalogo de jogos que cobre uma boa parte dos catalogos disponiveis hoje em dia, ou customizar a performance entregue pelo hardware permitindo melhorias no tempo de bateria ou melhor desempenho dos jogos, além de ser possivel instalar o Windows (como dual-boot ou substituindo o SteamOS), mas após se acostumar com o SteamOS e com as possibilidades de modificações de software, acaba sendo dificil subistituir o SteamOS como principal Sistema Operacional, até porque, até hoje, não existe uma opção de Software overlay 100% integrado ao Windows que facilite a experiencia portatil do Sistema Operacional (existem experiencias boas opções como o Playnite, mas elas não possui o mesmo nivel de integração com o Sistema Operacional ou o Hardware que o SteamOS oferece), além de que, a modificação e destribuição de um instalador do Windows para reduzir os pacotes que já vem preinstaldos ser ilegal (isso em termos de otimização de tamanho do Sistema Operacional e redução de softwares ou features desnecessarias para ter um portatil 100% feito para o fim de jogos), sendo assim, ambas as coisas reduzem muito a atratividade da utilização do Windows para jogar como portatil no Steam Deck, porém, a instalação do windows como Sistema Operacional adicional (dual-boot) para fins de ter um ambiente de trabalho ser uma opção extremamente bem-vinda.
Em termos de software, como dito anteriormente, é uma experiência muito fluida e gostosa, em termos de hardware, temos uma quantidade de botões muito grandes (os botões padrões do controle do xbox comum, mais quatro botões traseiros), dois trackpads que ajudam como a experiência de jogos RTS (jogos como Starcraft), FPS (jogos como Counter Strike) ou Desktop portátil (para acessar o modo Desktop e utilizar sem a necessidade de conectar um mouse e um teclado para tarefas simples (tarefas complexas são extremamente mais fáceis com mouse e teclado, mas não impossíveis)) além do giroscópio que permite uma experiência de mira fina em jogos de FPS extremamente satisfatória.
Eu comentei bastante sobre os vantagens que você tem se for “fução de tecnologia”, o que poderia ser algo muito limitante para o público geral, porém, se você tiver o mínimo de disposição em tentar, a comunidade do Steam Deck é gigantesca, com um reddit muito solicito a ajudar os usuários a aprender a fazer essas modificações além de ter bastante, ou tutorial no youtube ou softwares, para você ter acesso a essas alterações sem passar por uma barreira de aprendizado muito grande. Além disso, fazer a formatação do Steam Deck é muito fácil e a Valve é muito solicita em fazer o RMA do portátil em caso de problemas, lógico que se você afundar ele na água propositalmente, eles não vão fazer o RMA, porém se o seu dispositivo der qualquer problema que surgiu magicamente, é muito comum eles aceitaram fazer o RMA (isso para territórios em que o Steam Deck é vendido oficialmente, o que não é o meu caso estando no Brasil, porém eu tenho acesso a pessoas no EUA com facilidade, então isso foi algo importante na minha decisão).
cara eu sou aquele que se enquadra com o jogador de console convencional. ando sofrendo demais com esse novo eco sistema. mais no rog tenho alcancado graficos perfeitos com,exelente resolucao jogos como elden ring,cyberpunk 2077 e lords of the fallen 2
pra jogar EA Fc 24 tenho q pegar o Rog Ally, tô pensando ainda
Pq precisa do rog ally ,m
Leon tenho aokzoe com ryzen 7 6800u, com tela 2k ... curto mt jogar nele mais realmente a melhor experiência é no steam deck que um amigo meu me emprestou ... tô pensando em comprar um será que vale apena esperar o 2
Lembrando que o SO do playstation também é um linux customizado.
Linux tá em tudo. Só Microsoft e Apple que não usam.
A China tá com um prejeto de SO nacional para substituir a dependência do Windows no país, e ele tbm é baseado em Linux.
Na verdade é um BSD BASED não? Pelo menos era na época do ps3
@@isacnascimento BSD seria outra coisa se não linux com licenciamento diferente?
@@danielcamposramos9943 Isso, os BSD (FreeBSD,openBSD, outros) rodam sobre outra licença e tem um kernel diferente do Linux, apesar de que alguns permitem você compilar pacotes Linux para eles, inclusive tem até firewall baseado no BSD que é pfsense.
@@lucascamelo3079O Darwin da Apple é Unix, a Microsoft tem o WSL (Windows subsystem for Linux) no Windows, que é um kernel Linux rodando no Windows.
Seguinte o SteamDeck é o ideal.
Pq os únicos jogos que não vão rodar são os competitivos por motivos de anticheat.
Mas player competitivo joga no pc, tem teclado, mouse e um monitor todos de alta performance e a maquina tbm, então não tem motivo pra ir em um console portátil com Windows, se o Ally estivesse rodando Linux, certeza que ele teria um desempenho muito superior, já que o Windows usa o hardware muito mal.
Tem o Lenovo Legion GO que saiu recentemente que tem um modo FPS, acho que ele é o portátil perfeito pra competitivos
Não, só vejo gente dizendo que o linux é bom, mas na verdade é a maior desvantagem do steam deck, porque os jogos tem que ter compatibilidade
e poucos jogos tem compatibilidade com o steam deck, e quando você tenta rodar um jogo que não é compatível ou ele nem abre ou ele fica dando travadas durante a gameplay, ou seja ele não roda 100% os jogos não compatíveis
Já o rog ally por ser um Windows nem tem problema com compatibilidade, a liberdade de jogos é bem maior
Único problema que vi, são que os jogos são mais otimizados no steam deck doq no Rog, é real?
Depende do jogo, todos os jogos no steam deck vão rodar em vulkan, seja nativo, seja por DXVK(wrapper de Directx3D para vulkan), então jogos que foram feitos pra APIs mais antigas como Directx3D9, 10, 11, vão acabar rodando melhor no steam deck por que vão rodar em vulkan.
@@carlosrfs99 tendi
thumb do canal ja pode virar dev senior kkkk
Leon e nilce por favor mostrem a nova rotina de vocês. E o tal curso de madeira, como vocês estão indo no curso?(esqueci o nome desculpa)
Eu queria tanto que o Leon e a Nilce dessem dicas de controles pra Android.
Eu estou solidificando mais a relação com a minha sobrinha e comprei o Minecraft pra gente jogar junto, mas os meus dedos dói muito rápido.
Nossa, realmente mt difícil atualizar o driver com o próprio AMD Adrenaline
E oq vc acha do Legion Go?
Mas não dá pra instalar o Steam OS no Rog ally e ter uma experiência de console tbm?
Faz um vídeo de consoles portáteis baratinhos tipo powkiddy anbernic e outros pfv
Prefiro o Steam deck OLED, e vouch colocar botões holográficos transparentes e usa shell preta transparente 😎
Resumindo...
Se vc tem problemas cognitivos... Steam Deck.
Se vc consegue aprender e pensar... Rog Ally.
Se o windows tivesse uma versão própria pra portáveis, mais otimizada, mais leve com menos problemas de "PC", esses pc gamers de mão seriam mais viáveis do que o steam deck? Ou seria impossível o windows fazer algo desse tipo?
Hoje o maior problema desses pc gamers portáveis é que eles são mais poderosos do que o steam deck, mas no fim das contas, o steam deck roda melhor os jogos e ainda tem mais durabilidade de bateria. Se a microsoft olhasse pra esse mercado e tentasse otimizar mais o windows e etc, talvez o steam deck simplesmente seria extinto.
O que vocês acham?
porra, mais 2s de vídeo e o Leon falou desse assunto... eu comentei isso justo quando ele falou de problema de atualizar drivers e etc
8:38 COMO TUDO, "TUDO", NO LINUX, LEON.
Leeoon! Fala do possivel processador do nintendo switch 2 vulgo Super Nintendo Switch
Eu pegaria o steam deck por um item que pra mim é crucial em um portátil que é a BATERIA.
e nem é lá essas coisas, mas ele é bem mais razoável na questão da bateria do que esses aí que tentam rodar no talo igual PC mesmo, aí não dura nada kkkkk
eu prefiro steam deck, pq no rog ally como é windows preciso de uma internet melhor principalmente pra driver e essas coisas
Já testou o Lenovo Legion Go?
Nao tem segredo em mexer em nada hoje em dia, tem net aparecer problema so jogar no RUclips e encontrar a solução
Windows é complicado, ta tudo funcionando perfeitinho e do NADA começa a bugar uma coisa aqui, outra ali.
Realmente hoje em dia eu to preferindo jogar em consoles pq no PC já perdi a vontade.
31 anos nas costas, quero sentar e jogar, não ficar procurando soluções para bugs do próprio sistema.
Leon, só tenho uma pergunta: Cade Lies of P, o melhor soulslike de 2023?
Achei que o vídeo seria steam deck vs rog ally mas parece ser steam deck vs ayaneo…
Windows e touchscreen nunca deram certo, desde os tempos de UMPC (Ultra Mobile PC). A mentalidade mouse e teclado aida se mantem no Win11.
O meu sonho era um smartphone com SO completo (linux ou Windows).
Quando vai ser a melhor hora pra comprar um PC gamer?
depois da pandemia ta gostosin de comprar as coisas. nunca vai voltar aos preços de antes... mas o melhor momento pra vc comprar é quando você conseguir comprar (y)
junte dinheiro se puder e seja feliz
Depende, se tu é rico ROG ally se tu quer algo que funcione direito steamdck
O grande problema do deck é que se você tiver games de outras lojas, epic, galaxy, rockstar, ea, amazon games, aí começa o inferno... por isso fui pro rog ally, é windows, é next next e as lojas estao instaladas e baixando os games...
Por favor, vamos manter o nome correto no Brasil: Asus "Rógui Alí" 😂
2023 e ter que lidar com vários softwares diferentes para jogar, hm, algo está errado. Steamdeck sempre. Não existe handheld mais completo.
Algumas coisas q acho importante pontuar são que o Steamdeck entrega uma performance melhor que o rog ally em TDP’s mais baixos, se não me engano até uns 20w. Outra coisa é que um dos maiores problemas da tela do steamdeck são as cores meio mortas, mas tu pode resolver isso ajustando a saturação da tela via software.
Problema do asus que aqui 2 anos não tem mais suporte, Steam deck vai ter suporte por toda eternidade (se não for pela Valve, vai ser pela comunidade).
Lembrem-se que o Steam Deck tem o modo Desktop pra usar igual PC.
olha eu prefiro o steamdeck pq da pra usa ele de controle pro pc tbm!
Po, mas e se instalar um Steam OD no Rog ally, entao sera q vai ter o melhor dos dois?
não tem como, vai ser uma gambiarra, é tipo você pegar o SO de um console e colocar em outro, tem similaridades, mas coisas específicas não vão funcionar direito nele, além de tudo ter sido otimizado pro outro, então acaba sendo melhor ficar no windows mesmo, ou então instala outra distro linux e personaliza do seu jeito, isso se a fabricante tiver feito driver dele pra linux. Ás vezes até pra notebook é ruim de achar drivers específicos porque a fabricante não se deu ao trabalho de fazer uma versão pra linux.
Leon não cortou o cabelo e eu não sei porque mas eu achei muito bonitinho
Pq a Valve não colocou Linux tb?? Windows só dá dor de cabeça. Msm assim vou de Rog Ally por causa da tela e potência
O PC poratil Lenovo Go bom ?
Tem uma outra opção que a maioria dos Brasileiros(que quer ter um desses óbvio) acaba escolhendo... sentar e chorar porque é tudo caro essas porra
Fato é que o Linux tem mais interação com hardware.
Leon e Nilce vcs já viram o Lenovo Legion Go ?
Para quem quer sair jogando, o steam deck é uma opção maravilhosa e mais barata, também tem a opção do Nintendo Switch pra quem só quer jogar e a bateria é um problema. Resumindo: completo com mais desempenho, Ayaneo e Rog Ally. Experiência de videogame com a steam: steam deck. Videogame com melhor bateria e multiplayer local: Nintendo Switch Oled.
O RogAlly tem mais potência que o SteamDeck só na tomada
Eu sei só mexer no windows 8 ainda vale a pena
to sonhando com um desses
Quero comprar um rog ally de natal, mas ñ sei mexer em PC, alguem pode me dizer como aprendo?
Rog Ally tem oficialmente no Brasil, o steam deck não... Logo rog Ally com certeza...
Concordo plenamente com o Leon.
Leon, me venda seu Ayaneo Geek 1S!
Steam deck 2 já saiu!
Ou instala o SteamOS...
Pq o leon fala R O G ally e nao "rog" tudo junto?
Instala qualquer coisa fora da steam no steam deck e voce vai ver a dor de cabeça também kkkkk
E o Lenovo?