A origem judaica de famílias pernambucanas
HTML-код
- Опубликовано: 24 ноя 2024
- O prof. Nuno Brito nos brinda com um incrível repertório das linhagens familiares dele e que tem como palco a Nova Lusitânia. Histórias de sangue e de nome que fizeram a miscelânea da linhagem pernambucana.
Pix canal: antoniomanuelfilho@gmail.com
Parabens, Nuno
MEU DEUS 😱 NASCÍ EM PESQUEIRA ! CONHEÇO TODOS ESSES NOMES MENCIONADOS . SOBRENOME DO MEU PAI GENUÍNO FERREIRA . SAÍMOS DE PESQUISA QUANDO EU TINHA 9 ANOS DE IDADE HJ COM 61 ANOS NUNCA MAIS VOLTEI . MAS CONHEÇO E TENHO NA LEMBRANÇA TODOS ESSES NOMES E MEU PAI CHEGOU A TRABALHAR NA FÁBRICA PEIXE UMA ÉPOCA DA VIDA DELE . ESTOU EMOCIONADA .
Excelente canal.
Sou ascendente dos Vellozo da Silveira, muito interessante a pesquisa...meu avô, parte pai chamava-se Álvaro Pessoa Velozo da Silveira?!...
Boa tarde. Nossos cumprimentos pelo excelente e interessante vídeo. Programa imperdível, pelo conteúdo e pelo interesse histórico.
Nosso Estado é rico em cultura, folclore, tradição e hereditariedade de seu povo. Sucesso para o senhor e para o seu canal.
Excelente conversa. Conheço o Nuno, trabalhamos entre 2011(ou 2012) e 2016. Ensinamos na mesma escola. Nuno é um diferencial onde trabalha. Inspirou e provavelmente inspira muitos estudantes. Minha área de formação é de ciências da natureza mas tenho muita afinidade por história, sobretudo, a de Pernambuco, Recife e seus bairros. Forte abraço!
Somos parentes em algum grau pelos ramos Albuquerque, Cavalcanti, Holanda e Melo (assim como todo pernambucano compartilha tais sangues com alguém). Descendo de Capitão-Mor João Paes Barreto IV (6º Morgado do Cabo) meu avô de 9° Geração. Também descendo de Paula Vieira de Mello, que casou com os Novos de Lyra, e é irmã de Bernardo. Estudar a nossa história é estudar a história de Pernambuco. Lugar maravilhoso com riquezas que transpassam o material, e as pessoas (como as apresentadas no canal) são incríveis assim como essa terra. Continue com os videos sobre Pernambuco, pois, isso tem uma riqueza de informações que não se acha em qualquer local. Obrigado por trazer esse tipo de conteúdo, Deus o abençoe.
Com toda certeza somos aparentados. Ainda que distantes. No nordeste todo mundo é primo. A diferença é que uns sabem, outros não.
@@nunobrito9285 Sou descendente dos Cavalcanti de Albuquerque e também de Holanda.
@@antinoofromgreece6560
Minha avó chamava Noemi Cavalcanti Albuquerque
Meu avô era Damião Vieira de Sá.
Quem é descendente de Holanda é Judeu serfadita?
@@ca07121 Muito provavelmente
Eu nem vi o tempo passar com tamanha inteligência e sabedoria numa conversa. Que Deus os abençoe muito. Abraços de um paulista com pais de origem nordestina 💛
Eu sou Pernambucano da cidade de Vivência , é bem interessante essas histórias gostei muito..
Eu sou Melo de Caruaru
E Pereira de Bom Jesus, atualmente Tuparetama.
As famílias se encontraram em BELO JARDIM.
Obrigada! Muito obrigada!
Obrigado por esta licao de amor !
Parabéns. Eu também me defino como bnei anussim. Minha família materna vem de Nazaré da Mata, família Gonçalves Guerra. Engenhos Babilônia, Tabatinga e Poço Comprido, entre outros. Mas como em Pernambuco não tinha genealogista eu retornei por minha conta ao Judaismo de meus antepassados desde uma década atrás.
Na verdade, Roxana, segundo a plataforma genética do MyHeritage nós somos parentes distantes.
Olá , Roxana ! Meu avô materno nasceu também em Nazaré da Mata. Pretendo ir lá em Nazaré pra investigar suas origens judaicas. Ele tem MENDES no sobrenome. Mas eu me sinto, no meu espírito , que sou b'nei anussim.
Tabatinga e Poço Comprido são da minha terra Vicência
Eu sou da família Campelo, descendentes do familiar da Inquisição portuguesa, Antônio Rodrigues Campelo, senhor dos enganhos Morenos e Torre. Ele chegou em Pernambuco em 1680. A minha origem judaica pelos Campelo vem do casamento do neto de Antônio com Rosa Maria de Barros. Ela descende de judeus pela família Carneiro Leão, de Santiago de Carvalhos, no Porto, Portugal.
Sou cristão ortodoxo,mas sei que tenho ancestrais judeus, entrevista interessante! ☦️
Sou descendente dos Barbosa e Aguiar oriundos de Orobó e Bom Jardim. Com certeza temos parentesco. A algum tempo venho buscando as nossas origens. Espero um dia conseguir.
Parabéns! Excelente vídeo!
Seu canal é fantástico! Impossível abordar a história conhecer as famílias tradicionais.
Esqueci de mencionar que sou filho de maria anunciada ramos da silva, e seu registro está no cartório de São Antonio em Recife!
Descendo tbm dos Pereira de Brito e Carneiro da Cunha. Joana Carneiro casada com Sargento-mor Caetano de Oliveira Lima
L I N S .
A família LINS descende de 1 judeu
asquenazita da cidade de LINS, na
Áustria. Ele veio para o nordeste
brasileiro no século XVI (16).
Meu bisavô tenho conhecimento que é de Pernambuco,ele falava que nasceu num lugar chamado Brejo,Ele é de sobrenome SILVA BARROS, é de decência estrangeira; pelo esse sobrenome deve ser Portugal; também é misturado com pereira de Araújo porte de minha bisavó.
Estou construindo minha árvore genealógica e descobri que sou descendente de cristãos novos, até agora, vindos de Portugal. Encontrei: Furtado, Carneiro e os últimos, até agora, que datam de 1600: Barbara Paiva e Antônio de Almeida. Filhos de Lourenço Carneiro de Almeida. Sou natural de Olinda PE.
É isto aí, Barzilay estamos todos atrQuerencia Querência Perdidaás da Querência Perdida, Jerusalém antiga, vamos se encontrar se achar,o rumo, volver para encontrar se achar bençãos e graças 🙏 viva e salve a nossa nova Jerusalém celestial QUERÊNCIA Amada estrela Tenho sangue da terra prometida Brasil apelidaram de índios e crioulos escravos,e da tribo de Israel 🔯 do rei Davi,seu criado..
Gostaria muito de saber sobre meus decentes; mas minha bisavó morreu da gripe Espanhola ainda jovem,meu bisavô em 1961; os dois nascerem Século 19.
É importante acompanhar esses diálogos, porque vivo no rio de janeiro, mais sou descendente de Pernambuco, minha é natural de Caruaru, ela morreu em 2019, ela falava que meu avô na decada de 1920, vivia no engenho mangueira, meu avô era sergio da silva, filho de Simão Joaquim da siva que minha mãe dizia que era português, já por parte de minha avó Maria Ramos de Vasconcelos, filha de isidio Ramos de Vasconcelos, todos da região de Caruaru, guamelheira, Catende, Garanhuns!
Eu sou Silva de Belo jardim..minha mãe Oliveira..meu avô Pereira, será que tenho lado judaico?
Aqui no RS, depois de açoriano e paulistas, os colonos vieram em sua maioria do norte de Portugal.
Esqueci de mencionar que sou filho de maria anunciada ramos da siva, seu registro está no cartório de São Antonio em Recife!
Nunca estive em Pernambuco, minha avó é de Bom Conselho. Pelas minhas pesquisas no Familysearch descobri alguns sobrenomes que eu nem sonhava que era descendente por parte dela. Sobrenomes Bastos de Mello, De Miranda Cavalcante, Cordeiro de Araújo.
Sou de Lajedo e na minha família tem os Brás de Miranda.
@@balduínoshalom legal.
Vc tbm tem descendência judaica
Meus queridos todas as nações surgiram num curto espaço de chão depois houve as grandes migrações para todo Globo terrestre esse lugar foi aqui no litoral norte do Ceará
Eu sou Costa Fonseca. O primeiro Rabino que ministrou na primeira sinagoga, era ITZAC DA FONSECA, SEU PROFESSOR FOI OZIEL DA COSTA.
Meus Trisavos maternos Maria do Espírito Santo,Joaquim Bruno de oliveira,Rita Bernardo da Silva e Manoel Alves da Silva eles vieram de Portugal para Pernanbuco
O sobrenome da minha avó materna tbm é Espírito Santo
PARABÉNS!!! Britto é sefaradita.
A bem da verdade meu hexavô, João Pereira de Brito, que migrou para Recife parece ter sido de família cristã-velha. Contudo aqui se casou com uma Carneiro da Cunha (o qual tinha partes de judeus), o que fez com que os Brito de Brejo, Cimbres e Mata Sul passasem a ter "sangue judeu".
Como faço para me comunicar com o Professor Nuno Brito? Agradeço a ajuda!
Também gostaria de saber 👍
A família Amaro da Silva é descendente de qual origem?
Sobrenomes de famílias, em muito têm induzido a erros.
Mas, os nascidos, principalmente, no Nordeste ou Sudeste, podem ficar mais atentos com a história do lugar, dos antepassados etc.
Há alguns sobrenomes em lugares como Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Paraiba, Rio Grande do Norte, Ceará e adjacência, onde dúvidas não há. Basta, apenas, examinar com cuidado!
Shalom! O ETERNO ADONAI É UM. AMÉM. Somos com Orgulho e Honra ✡️🇪🇸Judeus Marranos Espanhóis, Falamos Ladino, DJudeoEspanyol, Galego Português no Sefaradi Brasil y Paraguay . Nossos antepassados JUDEUS MARRANOS OU CRIPTAS JUDEUS!!!
*Jamais esqueceremos a anti semita, cruel e infame inquisição católica romana na Espanha, França e Portugal.
*Jamais esqueceremos a anti semita cruel e infame inquisição católica romana nos trezentos anos do Brasil colônia.
* Jamais esqueceremos a anti semita Guerra do Paraguai durante a inquisição no Brasil que exterminou 90% dos homens Brasiguaios Judeus Marranos Espanhóis.
O Marranismo Judaico vive!!
SOU JUDIA MARRANA RAIZ ATÉ A MORTE!! Repito o mesmo que falou meus antepassados Judeus Marranos até a morte!!
Que Eterno Adonai abençoe e guarde todos nós Sefaradi do Marranismo Judaico em todo mundo. Amém.
Desde estado de São Paulo Brasil Terra do Marranismo Judaico!!!
Amém Eterno Adonai nosso D’us de Israel 🇮🇱
Creio que o Antônio está equivocado no tocante ao que falou Simeão a Nossa Senhora, por ocasião da circuncisão do Menino Jesus.
Quando Simeão se referiu que "uma espada transpassaria o coração de Nossa Senhora", aludiu a dor intensíssima que (Nossa Senhora) sentiria ao ver o sofrimento crudelíssimo e dolorosíssimo do seu Filho Jesus, pregado na cruz. Essa é a razão da espada que traspassaria o Coração Imaculado de Maria. Nada tem a ver com a circuncisão de Nosso Senhor. Abraço cordial. Salve Maria!.
Gostei da coragem. Também eu quando tentei retornar ao Judaismo, não fui acolhida.
Inquisição branda ???????
O Professor Nuno Brito, por acaso lançou algum livro dessa tese? Como posso ter acesso?
Qual será a minha descendência???
Conhece uma literatura que tenha a genealogia da familia Carneiro da Cunha?
Como posso ter contato com o professor nuno
A partir de Brites os Vasconcelos, Figueira, Mello e suas alianças com outras famílias nordestinas.
O engenho Bento fica entre Cortes e Ribeirão hoje em dia, mais como Ribeirão pertencia a Gameleira, não está muito errado falar entre Cortes e Gameleira!!
Os novos cristãos são descendentes de judeus ?
Pernambucanas cearenses paraibanas...
O povo da Bíblia só tem um SENHOR!
Em nenhum outro há salvação...(Atos 4. 12). Yeshua há de ser assimilado, enquanto SENHOR e Salvador; Jesus e a Torah não se separam, pois Ele é a própria Torah(Yohanan 1. 1, 2, 3 e 18).
O judeu, por certo, vai conhecer Jesus, o Cristo, como o Messias. A Bíblia não apresenta a oportunidade de o povo judeu se converter a esta ou àquela denominação(igreja), mas, a Jesus, o Cristo, enquanto, (aramaico) o Maryah Mashiach.
O Rei dos Reis, o Senhor dos Senhores é Jesus Cristo( Salmo 45. 6, 7, 8; 112. 24, 25, 26; Hb 1. 1 a 13).
O mundo inteiro, principalmente, o povo judeu e, afinal, a Igreja, por fim andarão à luz de YHWH, o seu Elohim.
a "inquisição" Branda ???? onde??? não foram forçados??
Respeito a opinião e visão que ele coloca que o povo Judeu um dia vai se converter ao catolicismo/cristianismo, porém isso nunca vai acontecer pelo menos em toda escala do povo Judeu, pois o povo Judeu só reconhecer que Ieshua é o Mashiach.
O catolicismo/cristianismo joga fora a Torah do Eterno, e Ieshua ensinava a Torah cumpria a Torah, se ele não cumprir a Torah ele não pode ser Mashiach ou Cristo.
Serfaditas e cristãos novos.
Perto do minuto 32 o anfitrião se contradiz sobre Inquisição, judeus e conversões forçadas: se nao houve conversão forçada porque a Igreja condena e anula tais atos, entao aqueles judeus batizados à força em Portugal continuaram judeus e nao se tornaram cristãos-novos. E Se nao se tornaram cristaos-novos, então a Inquisição, que os perseguiu, perseguiu judeus de fato, e nao cristãos como o anfitriao pretendia defender. Dai se conclui que nao dá para voces negarem os dois fatos ao mesmo tempo. Ou tentam fingir que nao teve Inquisição contra judeus ou que nao forçaram ninguem a se converter. Nao dá para fugir da verdade duas vezes. Realmente, é de se ter vergonha tanto da Inquisição quanto do batismo forçado, é uma mancha na historia da Igreja. Mas negar só deixa tudo mais horroroso, o pedido de perdao feito pelo Papa estava muito mais eficaz. A menos que a Igreja edite um ato declarando nulas as conversões forçadas, ressarcindo todos os bens que foram confiscados dos "ex-conversos" pela Inquisição e reparando as familias tanto por ficarem mal faladas na comunidade judaica quanto por sofrerem nas maos dos inquisidores e familiares do sto Oficio ao longo dos seculos. E para finalizar, já que se tratava de uma inquirição sáuave, sugiro fazer as perguntas do próximo episódio amarrado a um garrote ou coisa que o valha. Vai ser um episodio curto, mas talvez compense o aprendizado, já que leitura "nao tá tendo"!
O professor Nuno explicou impecavelmente a história. Mais o entrevistador eu acho que tem uma mente meia fechada e pouco estudo antes da entrevista. Achei ele bem preconceituoso. Aconselho estudar mais antes.
Mente MEIO fechada e não MEIA.
O canal é seu e respeito. Sou católica e não gosto de sua falta de empatia com as outras religiões. Deveria fazer um canal sobre católicos “ fervorosos”.