Rosana você citou "Buscar seus caminhos'. Terminei o Ensino Médio aos 45 anos e prossegui cursando pedagogia, pós-graduação e agora aos 62 anos mestrando em educação em uma Universidade Federal. Pelo caminho fragmentado, reconheço que preciso sim de um esforço muito grande para agora na produção da dissertação. Preciso aprender a não sofrer tanto e encontrar prazer e em produzir um texto sem angústia.
Que.lindo seu depoimento. Terminei meu ensino médio há 20 anos e hj, aos 41 começo minha primeira graduação. Minha intenção é nunca mais parar de estudar
Você tem o que falta a muitos: resiliência.Por que não participa, despretensiosamente,de concursos de contos?Isso torna o processo de escrita menos doloroso.Enviei 1 conto na quarentena pra um concurso,tive taquicardia,mal estar...talvez dores do parto ao ler: enviado.Foi um filho que joguei no mundo.Ainda não gestei segundo...
Minha gente essa live foi feita para mim. Entrei no curso de pedagogia em uma universidade federal e fui jubilada do curso porque não consegui desenvolver o TCC no tempo exigido. Não tive grandes problemas com as disciplinas, mas o TCC foi um desafio assustador, fui invadida por sentimentos de medo, e crises de ansiedade. Porém esse ano retornei ao curso, mudei de tema, de orientador e defendi meu trabalho com o tema que fala dessa trajetória universitária de graduandos, egressos e jubilados do curso, no sentido de perceber quais as dificuldades e possibilidades dessa formação, cujo o "TCC" foi o motivo de toda discussão. Graças a Deus fui aprovada, mas foi doloroso vivenciar o desligamento de uma formação tão desejada, mas foi revigorante ter concluído.
clécia juliana xavier Também tive muita dificuldade com meu tcc da graduação. Demorei dois anos pra terminar e agora tenho muito receio em tentar entrar num mestrado e não conseguir escrever.
Passei pelo mesmo Clécia. No momento estou estudando para o reingresso, fazer o reaproveitamento e tentar escrever o TCC. Passei em um concurso público de nível médio e tive que mudar de estado. Tentei diversos temas, que não evoluíram e outros recusados pelo orientador... Empaquei e fui jubilado... Sei o que sentiu, frustrante demais. Mas, essa live trouxe um alívio tão grande e uma motivação que achei que não existisse mais. Gratidão Rosana e Débora e por todos os outros comentários que só fizeram trazer alívio e motivação.
Chorei e ri em vários momentos. Tive depressão profunda no mestrado e quase não consegui terminar minha dissertação. Obrigada por tanta generosidade, carinho e acolhimento nesse ambiente que infelizmente é muito opressor e desestimulante.
Eu tbm tive. Me vi em um espelho nessa fala de hoje. Eu decidi avançar, principalmente para ser canal de transformação. Muita força nessa recomposição.
Estou assistindo essa conversa maravilhosa em 2023,e quantas palavras de incentivo, apoio e solidariedade para todos nós que estamos resistindo aos desafios encontrados na jornada academia.Gratidao professora Rosana e Débora por nos motivar a não desisti,mas a resistir🙌❣️
Em 2012 abandonei um mestrado por entrar em depressão com um ambiente tóxico demais. A depressão me acompanhou até 2016, e desde então, fiz várias provas de ingresso e todas fui mal. Recentemente passei no mestrado na UFPR, e com 35 anos estou feliz de recomeçar a caminhada acadêmica. Como eu queria ter escutado coisas assim anos atrás quando estava mal! Sorte agora que posso retomar com mais confiança, vendo essa rede de carinho e empenho por parte desse curso e das pessoas daqui!
Tivesse gostado muito também ter tido umas conversas assim. Ainda me estou tentando recuperar do pesadelo que foi minha primeira tentativa de doutorado... também estive num ambiente tóxico demais (era glifosato puro)... eu que sempre tive uma alta autoestima, até isso conseguiram destruir
Se pararmos para analisar, a fundo, há vários espaços nos quais precisamos estar - e muitas vezes em sofrimento. Então..podemos aprender que há outras histórias, outras orientadoras, outros espaços menos tóxicos. Sigo a linha dessas profissionais e busco fazer do espaço acadêmico conquistado, como professora, um acalento para incentivar alunos e alunas a "quebrarem os paradigmas internos", as Sindromes de "inadequacao", "tela em barnco", "eu sou uma fraude", mas estando dentro da Instituição. Só se muda um.sistema ATUANDO dentro dele! E lá que cada um aqui pode contribuir para mudar! Não vai ser fácil...nem será em breve... Mas é "preciso ter força, garra e gana, Sempre" 💪🏾💪🏾💪🏾
Professoras, vocês, nesses poucos minutos, nos acolheram de uma forma que não consigo mensurar. Obrigada por nos mostrar que a escrita é humana e pode ser humanizada.
Quanto afeto, um discurso livre e libertador! Tenho dificuldades em me inserir no contexto, sinto que sou menor, tenho professoras maravilhosas e mesmo assim fico com vergonha de mostrar meu trabalho, preciso ser mais confiante, obrigada pela dose deliciosa de esperança, em troca ofereço gratidão!
Sou mestrando em Antropologia e estou iniciando minha vida acadêmica. Eu amo seus vídeos, eles são muito interessantes e instrutivos. A professora Débora Diniz, maravilhosa. Muito obrigada pelo bom trabalho!!
Obrigada por tanta injeção de ânimo e motivação. Só quem está na academia sabe das inúmeras violências simbólicas que se passam no cerne da pós graduação. Por um tempo eu me vi paralisada, mas já chega! Ninguém mais irá me parar!
Recebo essa live como um abraço, um carinho, durante a solitária caminhada de escrever uma tese em meio a uma pandemia. Muito obrigada, professoras Rosane e Débora! Às minhas colegas eu peço: não desistam da academia! Não recuem! Avancem e ajudem umas as outras! Juntas, a gente consegue.
Sofri, chorei, não conseguia me comunicar com a minha orientadora e a academia , depois de muita ajuda e seguindo a rigidez da academia consegui desenvolver a minha dissertacao. Continuo a pensar que a academia está mais voltada ao formato do que ao conteúdo
Cheguei aqui pela indicação de duas professoras do Serviço Social da UFF de Rio das Ostras, Clarice e Rai, no laboratório: ensinando a transgredir memórias da quarentena. Tô amando muito! Obrigada
A trajetória tão diversificada de Débora Diniz dá ânimo pra continuar acreditando que tenho futuro na vida acadêmica, que é cada vez mais modelada por uma obrigação de especialização limitante
Nossa... já amei a proposta! E muita obrigada Profª Rosana pelas suas palavras. Eu me pego várias vezes com o word aberto e olhando aquele danado cursor piscando e nada. Mas assistir seus vídeos tem me ajudado muito. Obrigada! ❤
A fala da professora Débora Diniz me retirou lágrimas. As vivências academicas para mim foram tão solitárias. Era tão difícil para mim construir afetos, todos pareciam estar em constantes disputas, me destruía e reconstruía sozinha. Depois do mestrado , eu não penso em voltar. Talvez daqui alguns anos, quando me sentir mais segura das minhas habilidades.
Rosana, estou começando o curso agora. Ouvindo suas palavras iniciais, fico profundamente emocionado. Tenho muitas dificuldades e profundas crises de ansiedade quando preciso efetivar a escrita acadêmica. O afeto é tudo, e só isso está me ajudando a ter coragem para transpassar essas barreiras. OBRIGADO!
Terminei meu ensino médio aos 43,mas só em 2014, aos 50 anos comecei acursa pedagogia em uma universidade federal. Ainda estou cursando,pois passei por muitas dificuldades para continuar e estou sofrendo para escrever minha monografia. Gostaria muito de acabar com essa angustia, as vezes penso em desistir,mas tenho uma sede imensa pelo saber e por conhecimentos, faço bom trabalhos,mas estou encalhada na minha monografia.
Essa conversar foi um bálsamo pra algumas feridas que estavam abertas aqui. obrigado. Foi um presente encontrar esse curso antes da minha escrita de doutorado.
"Desisti" do doutorado dos meus sonhos... apesar de toda minha empolgação e sonhos não fui forte o suficiente... Este debate é extremamente necessário!!!
Muito obrigada por esses depoimentos. Estou no doutorado e passando por todas estas questões de forma solitária e silenciosa. Sou mulher de quadril largo - sexualizada no âmbito acadêmico e em tantos outros - de origem popular; até hoje desconfiava da minha posição, como se estivesse num lugar errado, sempre me pergunto o que é que estou fazendo aqui? Esse pensamento constante de não ser merecedora desta minha vaga no doutorado e da bolsa, como se meu corpo não coubesse nesse espaço. Agradeço muito, de coração e de corpo!
Depois de assistir a esta live e ler alguns comentários vejo que resta a mim, enquanto professora de algumas disciplinas incluindo TCC I, acolher e buscar direcionar os alunos da melhor maneira possível! Adorei a dica de um parágrafo por dia, vou propor aos alunos! Muito obrigada pela generosidade! Vou maratonar todos os vídeos deste projeto! Estou maravilhada!
Não tenho nem palavras pra agradecer tanta generosidade! Que o universo e os orixás permitam que vcs tenham uma vida longa e cheia de alegrias! Vcs são um suspiro de esperança! ❤️
Vocês duas são minhas mentoras à distância e sou extremamente grata à forma pela qual se comunicam pelas redes sociais. O Quinquilharia foi essencial para, depois de uma reprovação na fase da entrevista, eu ter coragem de prestar mestrado novamente. Devo muito minha aprovação no mestrado da UFABC ao Quinquilharia. Muito obrigada!
Nossa. Eu também assisti o Quinquilharia para me preparar para a entrevista. No dia da entrevista, eu fiquei assistindo o vídeo da Débora, para me acalmar.
Estou na escrita de minha dissertação, porque não vi esse vídeo antes, tenho me acabado com essa escrita. Vou acompanhar suas lives aqui. Muito obrigada, você é bem didática e nos acalma.
Rosana, boa noite! Tudo bom? Trabalho na Assistência Estudantil da Universidade, e sempre tenho contato com material escrito dos estudantes em geral. Lembro de uma ex-colega "mais das antigas" achar engraçado de um estudante escrever "porisso" junto... Aquilo fez brotar uma inquietação em mim. Percebi que seria necessário um projeto de "reforço" no ambiente universitário, mas não para atingir "a escrita legítima", mas sim desenvolver potencialidade em paralelo ao curso regular. Pois temos um outro perfil na Universidade hoje, menos elitizada, e que é bem possível que exista grandes lacunas nas formações iniciais desse novo público. Na parte pedagógica do meu setor já existe um Programa de Estratégias Cognitivas e Metacognitivas de Leitura, que auxilia no aperfeiçoamento da leitura para o ambiente acadêmico. Sei que no Instituto de Ciências Exatas tem um cursinho para os próprios universitários se prepararem para a disciplina de Cálculo, pois lá é tido como normal reprovar nas disciplinas 4 ou 5 vezes. Enfim, é um universo a ser explorado essa necessidade de auxiliar a desenvolver com mais propriedade as habilidades necessárias no ambiente acadêmico, não necessariamente para se adequar a ele, mas também para oferecer mais subsídios para transformá-lo. Por isso fico tão contente com a iniciativa de vocês, que poderá ajudar realmente o pessoal! Até já vamos divulgar no Instagram do nosso setor sobre esse curso. Vida longa para essa jornada!!!
Obrigado pelo curso, me faz começar a ver uma luz no fim do túnel. Estou patinando no doutorado sem conseguir progredir por não saber escrever e não ter talento.
muito obrigada pelas falas de vcs professoras, estou no meio da escrita da minha dissertação em plena pandemia, tá difícil demais! Tem dias que eu consigo escrever e tem dias que eu não consigo nem abrir o computador, uma sofrimento só. Obrigada por tudo, vou tentar fazer o curso todo
Buenas tardes soy médica ecuatoriana , me gradué en la USP Ribeirao Preto , en doctorado en Ciencias del la Salud con mucho orgullo una experiencia muy enriquecedora, y me parece muy interesante este curso
Boa tarde, descobri este curso no momento em que me vejo caloura na faculdade e os primeiros pedido de escrever pequenos textos me pegam assustada com essa nova demanda que não domino. Busquei ajuda na internet e me deparei com esta maravilha aqui. Já estou fazendo o curso e tive que voltar neste vídeo para agradecer. Sabe um abraço, daqueles bem apertados que poucas pessoas além das nossas mães são capazes de dar? Então, foi esta a intensidade do acolhimento que recebi com essa generosidade de todos os professores aqui. Muita, muita gratidão mesmo. Tudo será muito aproveitado por mim. Já compartilhei com meus amigos. Obrigada !!
Foi bem impactante pra mim a fala da Professora Débora, sobre a ansiedade. "Que podemos intensificar a ansiedade por outras vias, pois ela pode ser o nossa caminho para a criação. " achei bem impactante, e precisa, ainda mais em uma sociedade que medica imediatamente os sintomas de ansiedade, sem ao menos analisar outras perspectivas de controle e etc.
Adorei a aula tenho dificuldade com a ortografia visto que acelerei o ensino médio minha escrita é precária gostaria muito de escrever melhor estou cursando o 5°semestre de pedagogia. Estão de parabéns meninas.
Na primeira pergunta eu comecei a chorar, tenho sério em me socializar justamente devido a esse abismo social, tenho muito receio em me juntar a pessoas da minha faculdade
Muito obrigada!!! Estou escrevendo o anteprojeto de pesquisa para submeter ao mestrado. É a segunda vez, na primeira meu projeto não foi deferido. Agora estou movida por um objeto de pesquisa diferente do objeto da graduação. A prática docente na Educação Básica tem transformado o meu desejo científico, a minha libido em pesquisa. Grata por vocês estarem fomentando este espaço. Esse processo de submeter anteprojeto parece um espaço vazio, sem eco, sem discursos, sem paredes para bater. É uma suspensão academicamente inexistente. Vocês me fizeram ter ânimo. Grata!
Eu tenho certeza que esse curso vai me ajudar bastante. Vou acompanhar todas as aulas. Obrigada pela iniciativa. Estou na graduação em biologia, o tempo todo tenho que escrever e passo por diversos problemas de escrita e ansiedade. Vai ser excelente e engrandecedor para mim.
55:00 não necessariamente um acompanhamento terapêutico será um processo medicamentoso, é muito importante fazer exercícios, porém buscar terapia não é algo negativo. Muito legal a ideia dos grupos, mas os estudantes terem feito a terapia oferecida pela universidade teria acrescentado bastante a eles e a produção acadêmica. Saúde mental é investimento.
Incrivelmente importante! Quantas informações, quantas aprendizagens... Precisamos falar mais sobre essas relações entre orientandos e orientadores! Gratidão 🙏
Muiiiito obrigada, meninas! Quem me dera ter ouvido vocês há 15 anos atrás quando iniciei a vida na pós graduação. Hoje, como professora, busco fazer diferente. Parabéns pela iniciativa!👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
"Para qualquer professor, perder um estudante é uma experiência acadêmica de fracasso." Isso, sempre me entristece quando não consigo ajudar os alunos a serem bem-sucedidos
Palavras finais maravilhosas da Debora! Vamos sim, formar uma comunidade de verdade e resistência a partir desse espaço, pois só assim teremos um futuro melhor no país. Parabéns pela iniciativa de todos vocês!
Rosana, muito obrigada por ter criado esse curso. Obrigada a Débora pela partilha de experiências, pela valiosa reflexão. O percuso de legitimação acadêmica é difícil e cruel. Para que? Fiquei muito emocionada pela possibilidade de outros caminhos, nossos caminhos. Saí dessa vida, mas há algo dentro de mim que sempre me faz voltar. Obrigada por acolher.
Acabo de escrever uma dissertação e foi um processo doloroso. Obrigada por esse tipo de fala e trabalho. Queria muito aprender escrever de forma acadêmica e legítima...assim como a colega do TCC...
Iluminações para um pesquisador e mestrando em meio a uma pandemia! Muito bom, já vou correndo para os próximos! Precisava ouvir algumas coisas ditas aqui na época da graduação, principalmente.
Sou muito grata por essa live! Vocês são mulheres incríveis e me inspiram muito! Terminei a faculdade tem quase dois anos e, mesmo amando participar de pesquisas durante o curso e adorando, o período do tcc foi horrível pra mim. Minha orientadora foi ausente e fiquei desesperada pra terminar. Depois disso, perdi um pouco a vontade de ingressar na academia. Vocês retomaram em mim a vontade de tentar ingressar na academia. Muito obrigada!
Estou muito contente com a live, irei assistir a todas os outras aulas. Brilhante contribuição para nós estudantes, que ficamos a margem do desenvolvimento da escrita acadêmica, por algum motivo desses comentados. Muito grata a vocês!!
Eu só tenho a dizer uma coisa: GRATIDÃO. Essa Live me tirou do fundo do poço e me deu um empurrão em direção a não desistir!! Eu estava precisando entender isso, aprender a sobreviver para no futuro estar no lugar do “opressor” e fazer diferente. Muito obrigada mesmo!!
Gostei muito da live. A vida acadêmica parece taõ distante quando não se nasce "predestinado". Gostei muito das dicas. Obrigada por compartilharem o conhecimento.
Caramba, quando a Prof. Debora falou sobre sobreviver a determinadas disciplinas, ou a disciplina, arrepiou. Deu medo, acho que rolou isso. Mas, gostaria de entender melhor sobre esse sobreviver a uma disciplina e o seu ministrante... Pq isso? Meuuuu, fantástico, uma delícia escutar a Rosana e Debora. Oinnn, obrigada!
Acredito que ela quis dizer simplesmente jogar a com as regras do professor/orientador/instituição para se formar, mesmo que nem sempre eles estejam corretos.
Rosana, primeiro quero agradecer a oportunidade. Gostei demais da aula inaugural e do diálogo muito proveitoso com a professora Débora Diniz, eu não conhecia a trajetória dela e adorei também a forma tão maravilhosa como ela respondeu as questões, sem dúvida nenhuma é uma referência importante! Eu, como vários que procuram as aulas do curso, estou na luta! Iniciei o mestrado nesse ano difícil e procuro vencer os diversos desafios que a academia nos impõe. Minha trajetória é de estudante pobre que encontrou na militancia social a possibilidade de mudar meu futuro apoiado nos estudos. O caminho ainda é muito longo e tô querendo caminhar. Obrigado pela acolhida, tenho certeza que as aulas do curso vão ajudar muito no encontro dos temas de pesquisa e a desmistificar os processos da escrita. Como vocês bem orientaram é só uma técnica, vamos tentar nos apropriar dela para materializar o prazer de escrever. Valeu!
Incrível! Obrigada! Queria ter tido esse curso antes de começar a escrever a tese! Trabalhar e escrever, depois engravidar no meio do curso foram nível hard!
A disciplina que não tive na minha graduação, o que é deveras grave! Com a ressalva do meu orientador que buscou ajudar através de um projeto de extensão sobre isso tudo. Agradeço demais, tenho boas expectativas sobre o curso.
Rosana você citou "Buscar seus caminhos'. Terminei o Ensino Médio aos 45 anos e prossegui cursando pedagogia, pós-graduação e agora aos 62 anos mestrando em educação em uma Universidade Federal. Pelo caminho fragmentado, reconheço que preciso sim de um esforço muito grande para agora na produção da dissertação. Preciso aprender a não sofrer tanto e encontrar prazer e em produzir um texto sem angústia.
QUE LINDO Cesar.
Que.lindo seu depoimento. Terminei meu ensino médio há 20 anos e hj, aos 41 começo minha primeira graduação. Minha intenção é nunca mais parar de estudar
Parabéns Cesar, o senhor é um grande exemplo
Parabéns pela história de superação.
Você tem o que falta a muitos: resiliência.Por que não participa, despretensiosamente,de concursos de contos?Isso torna o processo de escrita menos doloroso.Enviei 1 conto na quarentena pra um concurso,tive taquicardia,mal estar...talvez dores do parto ao ler: enviado.Foi um filho que joguei no mundo.Ainda não gestei segundo...
Minha gente essa live foi feita para mim. Entrei no curso de pedagogia em uma universidade federal e fui jubilada do curso porque não consegui desenvolver o TCC no tempo exigido. Não tive grandes problemas com as disciplinas, mas o TCC foi um desafio assustador, fui invadida por sentimentos de medo, e crises de ansiedade. Porém esse ano retornei ao curso, mudei de tema, de orientador e defendi meu trabalho com o tema que fala dessa trajetória universitária de graduandos, egressos e jubilados do curso, no sentido de perceber quais as dificuldades e possibilidades dessa formação, cujo o "TCC" foi o motivo de toda discussão. Graças a Deus fui aprovada, mas foi doloroso vivenciar o desligamento de uma formação tão desejada, mas foi revigorante ter concluído.
clécia juliana xavier Também tive muita dificuldade com meu tcc da graduação. Demorei dois anos pra terminar e agora tenho muito receio em tentar entrar num mestrado e não conseguir escrever.
Passei pelo mesmo Clécia. No momento estou estudando para o reingresso, fazer o reaproveitamento e tentar escrever o TCC. Passei em um concurso público de nível médio e tive que mudar de estado. Tentei diversos temas, que não evoluíram e outros recusados pelo orientador... Empaquei e fui jubilado... Sei o que sentiu, frustrante demais. Mas, essa live trouxe um alívio tão grande e uma motivação que achei que não existisse mais. Gratidão Rosana e Débora e por todos os outros comentários que só fizeram trazer alívio e motivação.
Oh amiga é assim como sempre, ser jubilado é horrível
Chorei e ri em vários momentos. Tive depressão profunda no mestrado e quase não consegui terminar minha dissertação. Obrigada por tanta generosidade, carinho e acolhimento nesse ambiente que infelizmente é muito opressor e desestimulante.
Ainda não consigo pensar em seguir a vida acadêmica exatamente por ter passado por este processo no mestrado
Eu tbm tive. Me vi em um espelho nessa fala de hoje. Eu decidi avançar, principalmente para ser canal de transformação. Muita força nessa recomposição.
Estou assistindo essa conversa maravilhosa em 2023,e quantas palavras de incentivo, apoio e solidariedade para todos nós que estamos resistindo aos desafios encontrados na jornada academia.Gratidao professora Rosana e Débora por nos motivar a não desisti,mas a resistir🙌❣️
Em 2012 abandonei um mestrado por entrar em depressão com um ambiente tóxico demais. A depressão me acompanhou até 2016, e desde então, fiz várias provas de ingresso e todas fui mal. Recentemente passei no mestrado na UFPR, e com 35 anos estou feliz de recomeçar a caminhada acadêmica.
Como eu queria ter escutado coisas assim anos atrás quando estava mal!
Sorte agora que posso retomar com mais confiança, vendo essa rede de carinho e empenho por parte desse curso e das pessoas daqui!
Siga em frente, não importa a idade pra recomeçar :)
Tivesse gostado muito também ter tido umas conversas assim. Ainda me estou tentando recuperar do pesadelo que foi minha primeira tentativa de doutorado... também estive num ambiente tóxico demais (era glifosato puro)... eu que sempre tive uma alta autoestima, até isso conseguiram destruir
Se pararmos para analisar, a fundo, há vários espaços nos quais precisamos estar - e muitas vezes em sofrimento.
Então..podemos aprender que há outras histórias, outras orientadoras, outros espaços menos tóxicos.
Sigo a linha dessas profissionais e busco fazer do espaço acadêmico conquistado, como professora, um acalento para incentivar alunos e alunas a "quebrarem os paradigmas internos", as Sindromes de "inadequacao", "tela em barnco", "eu sou uma fraude", mas estando dentro da Instituição.
Só se muda um.sistema ATUANDO dentro dele!
E lá que cada um aqui pode contribuir para mudar!
Não vai ser fácil...nem será em breve...
Mas é "preciso ter força, garra e gana, Sempre"
💪🏾💪🏾💪🏾
Gratidão!!!
Maravilhoso ouvir e compartilhar... Iniciativas de apoio, compreensão, atenção, e principalmente doações de saberes.
PARABÉNS!!!!
Professoras, vocês, nesses poucos minutos, nos acolheram de uma forma que não consigo mensurar. Obrigada por nos mostrar que a escrita é humana e pode ser humanizada.
E HUMANIZADORA!
Quanto afeto, um discurso livre e libertador! Tenho dificuldades em me inserir no contexto, sinto que sou menor, tenho professoras maravilhosas e mesmo assim fico com vergonha de mostrar meu trabalho, preciso ser mais confiante, obrigada pela dose deliciosa de esperança, em troca ofereço gratidão!
Sou mestrando em Antropologia e estou iniciando minha vida acadêmica. Eu amo seus vídeos, eles são muito interessantes e instrutivos. A professora Débora Diniz, maravilhosa. Muito obrigada pelo bom trabalho!!
emocionada com a EXPANSÃO DE GENEROSIDADE que foi essa live. parabéns e muito obrigada mesmo!
Gostaria muito do contacto de vcs , parabéns pela bela e generosa discussão.
AAAAAAAAAAAAAA EU TO APAIXONADA POR VOCÊS
Rosana e Débora, que prazer assistir vocês. Muito obrigada pela generosidade e afeto. 🙏
Obrigada por tanta injeção de ânimo e motivação. Só quem está na academia sabe das inúmeras violências simbólicas que se passam no cerne da pós graduação. Por um tempo eu me vi paralisada, mas já chega! Ninguém mais irá me parar!
Adorei, Parabens gatidao.
Lindo comentário! Força!
Tbm me sinto ainda paralisada, esta tomada dado neste curso é um bálsamo, que maravilha, parabéns por já está pronta pra recomeçar.
@@anapaulaurbano7087 vamos nos fortalecendo. Vamos nos curando principalmente para transformar essa "lógica". Que ninguém nos pare!
Além do conteúdo rico, generoso de ambas, a Débora é clara e pratica. Eu ameiiiii!!! Ela falando e já trançando o caminho, foi perfeito.
Recebo essa live como um abraço, um carinho, durante a solitária caminhada de escrever uma tese em meio a uma pandemia. Muito obrigada, professoras Rosane e Débora! Às minhas colegas eu peço: não desistam da academia! Não recuem! Avancem e ajudem umas as outras! Juntas, a gente consegue.
Sofri, chorei, não conseguia me comunicar com a minha orientadora e a academia , depois de muita ajuda e seguindo a rigidez da academia consegui desenvolver a minha dissertacao. Continuo a pensar que a academia está mais voltada ao formato do que ao conteúdo
Cheguei aqui pela indicação de duas professoras do Serviço Social da UFF de Rio das Ostras, Clarice e Rai, no laboratório: ensinando a transgredir memórias da quarentena. Tô amando muito! Obrigada
Parabéns... Que honra! Que você seja recompensada pelo UNIVERSO! Gratidão!
A trajetória tão diversificada de Débora Diniz dá ânimo pra continuar acreditando que tenho futuro na vida acadêmica, que é cada vez mais modelada por uma obrigação de especialização limitante
Nossa... já amei a proposta! E muita obrigada Profª Rosana pelas suas palavras. Eu me pego várias vezes com o word aberto e olhando aquele danado cursor piscando e nada. Mas assistir seus vídeos tem me ajudado muito. Obrigada! ❤
Uma oportunidade única esse curso, obrigada universo, obrigada a todas as professoras. 🙌🙌🌷
Professora já localizei as informações solicitadas 😍😍
A fala da professora Débora Diniz me retirou lágrimas. As vivências academicas para mim foram tão solitárias. Era tão difícil para mim construir afetos, todos pareciam estar em constantes disputas, me destruía e reconstruía sozinha. Depois do mestrado , eu não penso em voltar. Talvez daqui alguns anos, quando me sentir mais segura das minhas habilidades.
Rosana, estou começando o curso agora. Ouvindo suas palavras iniciais, fico profundamente emocionado.
Tenho muitas dificuldades e profundas crises de ansiedade quando preciso efetivar a escrita acadêmica.
O afeto é tudo, e só isso está me ajudando a ter coragem para transpassar essas barreiras.
OBRIGADO!
Esse curso é tão promissor. Dá vontade de chorar
Eu chorei com uma fala da Débora.
Que alento! Obrigado Rosana, obrigado Debora. Respiro mais tranquilo e com uma puta vontade de trabalhar e escrever pra caramba. Sigamos!
Terminei meu ensino médio aos 43,mas só em 2014, aos 50 anos comecei acursa pedagogia em uma universidade federal. Ainda estou cursando,pois passei por muitas dificuldades para continuar e estou sofrendo para escrever minha monografia. Gostaria muito de acabar com essa angustia, as vezes penso em desistir,mas tenho uma sede imensa pelo saber e por conhecimentos, faço bom trabalhos,mas estou encalhada na minha monografia.
Lindo relato! Persista! A universidade precisa ser para todos! Sucesso
Vc vai conseguir!
Estamos em 2023 e seu curso fax o maior sucesso aqui. Estou fazendo pela segunda vez. Gratissima.
Parabéns pela iniciativa! Gratidão! 👏👏👏👏❤
Essa conversar foi um bálsamo pra algumas feridas que estavam abertas aqui. obrigado. Foi um presente encontrar esse curso antes da minha escrita de doutorado.
Parabéns pela iniciativa e trabalho !! Nosso país (e o mundo) está precisando disto !!
Excelente Professoras. Muito obrigado por esta oportunidade de aprendizado, capacitação e mudanças que vocês estão nos proporcionando.
Obrigado por essa aula maravilhosa🥰😍😍 minha orientadora de monografia recomendou, e está sendo incrível👏👏👏
"Desisti" do doutorado dos meus sonhos... apesar de toda minha empolgação e sonhos não fui forte o suficiente... Este debate é extremamente necessário!!!
Impactado com tanta informação libertadora!!!!
Muito obrigada por esses depoimentos. Estou no doutorado e passando por todas estas questões de forma solitária e silenciosa. Sou mulher de quadril largo - sexualizada no âmbito acadêmico e em tantos outros - de origem popular; até hoje desconfiava da minha posição, como se estivesse num lugar errado, sempre me pergunto o que é que estou fazendo aqui? Esse pensamento constante de não ser merecedora desta minha vaga no doutorado e da bolsa, como se meu corpo não coubesse nesse espaço. Agradeço muito, de coração e de corpo!
"Resistência pelo poder da ciência". Maravilhoso. Mil vezes obrigada
Depois de assistir a esta live e ler alguns comentários vejo que resta a mim, enquanto professora de algumas disciplinas incluindo TCC I, acolher e buscar direcionar os alunos da melhor maneira possível! Adorei a dica de um parágrafo por dia, vou propor aos alunos! Muito obrigada pela generosidade! Vou maratonar todos os vídeos deste projeto! Estou maravilhada!
Adorei o bate papo, obrigada a todos os organizadores! 👏👏👏👏🤩
que aula maravilhosa, Rosana e Debora. Venham para o Maranhão, estão convidadas! Um grande abraço!
Não tenho nem palavras pra agradecer tanta generosidade! Que o universo e os orixás permitam que vcs tenham uma vida longa e cheia de alegrias! Vcs são um suspiro de esperança! ❤️
Fantástico esse Canal. Parabéns pela LIVE. Já me inscrevi! Obrigado!
Vocês duas são minhas mentoras à distância e sou extremamente grata à forma pela qual se comunicam pelas redes sociais. O Quinquilharia foi essencial para, depois de uma reprovação na fase da entrevista, eu ter coragem de prestar mestrado novamente. Devo muito minha aprovação no mestrado da UFABC ao Quinquilharia. Muito obrigada!
Nossa. Eu também assisti o Quinquilharia para me preparar para a entrevista. No dia da entrevista, eu fiquei assistindo o vídeo da Débora, para me acalmar.
Estou na escrita de minha dissertação, porque não vi esse vídeo antes, tenho me acabado com essa escrita. Vou acompanhar suas lives aqui. Muito obrigada, você é bem didática e nos acalma.
Rosana, boa noite! Tudo bom?
Trabalho na Assistência Estudantil da Universidade, e sempre tenho contato com material escrito dos estudantes em geral. Lembro de uma ex-colega "mais das antigas" achar engraçado de um estudante escrever "porisso" junto... Aquilo fez brotar uma inquietação em mim. Percebi que seria necessário um projeto de "reforço" no ambiente universitário, mas não para atingir "a escrita legítima", mas sim desenvolver potencialidade em paralelo ao curso regular.
Pois temos um outro perfil na Universidade hoje, menos elitizada, e que é bem possível que exista grandes lacunas nas formações iniciais desse novo público. Na parte pedagógica do meu setor já existe um Programa de Estratégias Cognitivas e Metacognitivas de Leitura, que auxilia no aperfeiçoamento da leitura para o ambiente acadêmico. Sei que no Instituto de Ciências Exatas tem um cursinho para os próprios universitários se prepararem para a disciplina de Cálculo, pois lá é tido como normal reprovar nas disciplinas 4 ou 5 vezes.
Enfim, é um universo a ser explorado essa necessidade de auxiliar a desenvolver com mais propriedade as habilidades necessárias no ambiente acadêmico, não necessariamente para se adequar a ele, mas também para oferecer mais subsídios para transformá-lo.
Por isso fico tão contente com a iniciativa de vocês, que poderá ajudar realmente o pessoal! Até já vamos divulgar no Instagram do nosso setor sobre esse curso.
Vida longa para essa jornada!!!
Olavo Augusto 💓
Que legal, sou estagiaria da PRAE-UFG, e meu TCC é sobre Assistência Estudantil, aliás estou tentando...
Obrigado pelo curso, me faz começar a ver uma luz no fim do túnel. Estou patinando no doutorado sem conseguir progredir por não saber escrever e não ter talento.
Se eu estivesse visto este curso em julho ... teria sofrido menos...., ainda sim gratidão pela possibilidade e ainda vou publicar, obrigada
eu assistiria mais cinco horas dessa conversa maravilhosa. parabéns a equipe envolvida s2
muito obrigada pelas falas de vcs professoras, estou no meio da escrita da minha dissertação em plena pandemia, tá difícil demais! Tem dias que eu consigo escrever e tem dias que eu não consigo nem abrir o computador, uma sofrimento só. Obrigada por tudo, vou tentar fazer o curso todo
Muito.bom..Agradeço pela oportunidades.
Sobre desmistificar e ser solidárias! Gratidão #juntas
UAU! Só assisti esse vídeo até agora. Mas SENSACIONAL! Muito obrigada!
Maravilhoso curso 😍
Buenas tardes soy médica ecuatoriana , me gradué en la USP Ribeirao Preto , en doctorado en Ciencias del la Salud con mucho orgullo una experiencia muy enriquecedora, y me parece muy interesante este curso
Boa tarde, descobri este curso no momento em que me vejo caloura na faculdade e os primeiros pedido de escrever pequenos textos me pegam assustada com essa nova demanda que não domino. Busquei ajuda na internet e me deparei com esta maravilha aqui. Já estou fazendo o curso e tive que voltar neste vídeo para agradecer. Sabe um abraço, daqueles bem apertados que poucas pessoas além das nossas mães são capazes de dar? Então, foi esta a intensidade do acolhimento que recebi com essa generosidade de todos os professores aqui. Muita, muita gratidão mesmo. Tudo será muito aproveitado por mim. Já compartilhei com meus amigos. Obrigada !!
Nossa!!! Que pessoas incríveis! Encantada e grata!
Foi bem impactante pra mim a fala da Professora Débora, sobre a ansiedade. "Que podemos intensificar a ansiedade por outras vias, pois ela pode ser o nossa caminho para a criação. " achei bem impactante, e precisa, ainda mais em uma sociedade que medica imediatamente os sintomas de ansiedade, sem ao menos analisar outras perspectivas de controle e etc.
Parabéns, Mateus de lima
Debora e Rosana, muito obrigada! Vocês são tão maravilhosas! Sou apenas gratidão. Eu escrevi minha tese de doutorado em 1ª pessoa. Um abraço pra vocês
Adorei a aula tenho dificuldade com a ortografia visto que acelerei o ensino médio minha escrita é precária gostaria muito de escrever melhor estou cursando o 5°semestre de pedagogia. Estão de parabéns meninas.
Na primeira pergunta eu comecei a chorar, tenho sério em me socializar justamente devido a esse abismo social, tenho muito receio em me juntar a pessoas da minha faculdade
Gente, que iniciativa fantástica! Parabéns Rosana e todas as pessoas envolvidas! Gratidão pelo compartilhamento!
Que abertura de curso mais bonita. Obrigada!
Muito obrigada!!! Estou escrevendo o anteprojeto de pesquisa para submeter ao mestrado. É a segunda vez, na primeira meu projeto não foi deferido. Agora estou movida por um objeto de pesquisa diferente do objeto da graduação. A prática docente na Educação Básica tem transformado o meu desejo científico, a minha libido em pesquisa. Grata por vocês estarem fomentando este espaço. Esse processo de submeter anteprojeto parece um espaço vazio, sem eco, sem discursos, sem paredes para bater. É uma suspensão academicamente inexistente. Vocês me fizeram ter ânimo. Grata!
Amei a afirmação de que não vou largar o doutorado. Salvou meu dia!
Eu fico feliz demais de poder ouvir e aprender com pessoas como vocês. Vocês representam um Brasil que nos dá um orgulho danado! Quanto amor!
Que maravilha essa fala da Débora!
Eu tenho certeza que esse curso vai me ajudar bastante. Vou acompanhar todas as aulas. Obrigada pela iniciativa. Estou na graduação em biologia, o tempo todo tenho que escrever e passo por diversos problemas de escrita e ansiedade. Vai ser excelente e engrandecedor para mim.
Muito obrigado por esse excelente trabalho. Deus te abençoe grandemente.
55:00 não necessariamente um acompanhamento terapêutico será um processo medicamentoso, é muito importante fazer exercícios, porém buscar terapia não é algo negativo. Muito legal a ideia dos grupos, mas os estudantes terem feito a terapia oferecida pela universidade teria acrescentado bastante a eles e a produção acadêmica. Saúde mental é investimento.
Verdade Claudia!
Incrivelmente importante! Quantas informações, quantas aprendizagens... Precisamos falar mais sobre essas relações entre orientandos e orientadores! Gratidão 🙏
Muiiiito obrigada, meninas! Quem me dera ter ouvido vocês há 15 anos atrás quando iniciei a vida na pós graduação. Hoje, como professora, busco fazer diferente. Parabéns pela iniciativa!👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
"Para qualquer professor, perder um estudante é uma experiência acadêmica de fracasso." Isso, sempre me entristece quando não consigo ajudar os alunos a serem bem-sucedidos
Eu recomendo esse curso para todo mundo.
Simplesmente apaixonado por este curso! Gratidão pela iniciativa e pela generosa disponibilidade de todos os envolvidos neste belíssimo projeto!
Palavras finais maravilhosas da Debora! Vamos sim, formar uma comunidade de verdade e resistência a partir desse espaço, pois só assim teremos um futuro melhor no país. Parabéns pela iniciativa de todos vocês!
Eu amei o vídeo e pude apreender muitas coisas importantes do papel de fala das duas.
Rosana, muito obrigada por ter criado esse curso. Obrigada a Débora pela partilha de experiências, pela valiosa reflexão. O percuso de legitimação acadêmica é difícil e cruel. Para que? Fiquei muito emocionada pela possibilidade de outros caminhos, nossos caminhos. Saí dessa vida, mas há algo dentro de mim que sempre me faz voltar. Obrigada por acolher.
Essa live foi altamente qualificada e inspiradora, virou a chave para o recomeço de minha escrita acadêmica
Acabo de escrever uma dissertação e foi um processo doloroso. Obrigada por esse tipo de fala e trabalho. Queria muito aprender escrever de forma acadêmica e legítima...assim como a colega do TCC...
Iluminações para um pesquisador e mestrando em meio a uma pandemia! Muito bom, já vou correndo para os próximos! Precisava ouvir algumas coisas ditas aqui na época da graduação, principalmente.
Essa live foi fantástica! A Débora conseguiu trazer um afago aos estudantes com seu discurso. Muito obrigada!
Sou muito grata por essa live! Vocês são mulheres incríveis e me inspiram muito! Terminei a faculdade tem quase dois anos e, mesmo amando participar de pesquisas durante o curso e adorando, o período do tcc foi horrível pra mim. Minha orientadora foi ausente e fiquei desesperada pra terminar. Depois disso, perdi um pouco a vontade de ingressar na academia. Vocês retomaram em mim a vontade de tentar ingressar na academia. Muito obrigada!
Conteudo Muito, muito, útil e bom 👏👏👏👏
Estou muito contente com a live, irei assistir a todas os outras aulas. Brilhante contribuição para nós estudantes, que ficamos a margem do desenvolvimento da escrita acadêmica, por algum motivo desses comentados. Muito grata a vocês!!
Eu só tenho a dizer uma coisa: GRATIDÃO. Essa Live me tirou do fundo do poço e me deu um empurrão em direção a não desistir!! Eu estava precisando entender isso, aprender a sobreviver para no futuro estar no lugar do “opressor” e fazer diferente. Muito obrigada mesmo!!
Gostei muito da live. A vida acadêmica parece taõ distante quando não se nasce "predestinado". Gostei muito das dicas. Obrigada por compartilharem o conhecimento.
parabens professora! grande iniciativa
Que vídeo sensacional. Parabéns!
Gratidão. Força a todos!!!!!!!
Muito obrigada por este vídeo. Excelente aula. Parabéns pela proposta, extremamente pertinente.
Emocionada com a generosidade da Rosana e Débora em nos auxiliar a construir nossas trajetórias acadêmicas com mais prazer 🥰
Parabéns pela iniciativa professora. Sou mestrando de Cinema e Audiovisual da UFF e o curso está sendo providencial. Parabéns a todxs envolvidxs!
Era tudo que eu estava precisando. Muito obrigada!!
bom saber que não estamos só....obrigada
Caramba, quando a Prof. Debora falou sobre sobreviver a determinadas disciplinas, ou a disciplina, arrepiou. Deu medo, acho que rolou isso. Mas, gostaria de entender melhor sobre esse sobreviver a uma disciplina e o seu ministrante... Pq isso? Meuuuu, fantástico, uma delícia escutar a Rosana e Debora. Oinnn, obrigada!
Acredito que ela quis dizer simplesmente jogar a com as regras do professor/orientador/instituição para se formar, mesmo que nem sempre eles estejam corretos.
Que live maravilhosa 💛💛💛💛
Que encontro maravilhoso!
Que iniciativa maravilhosa! Parabéns!
Vim pelo canal da Jana Viscardi e já vou ficando por aqui!
Muito obrigada!
Rosana, primeiro quero agradecer a oportunidade. Gostei demais da aula inaugural e do diálogo muito proveitoso com a professora Débora Diniz, eu não conhecia a trajetória dela e adorei também a forma tão maravilhosa como ela respondeu as questões, sem dúvida nenhuma é uma referência importante! Eu, como vários que procuram as aulas do curso, estou na luta! Iniciei o mestrado nesse ano difícil e procuro vencer os diversos desafios que a academia nos impõe. Minha trajetória é de estudante pobre que encontrou na militancia social a possibilidade de mudar meu futuro apoiado nos estudos. O caminho ainda é muito longo e tô querendo caminhar. Obrigado pela acolhida, tenho certeza que as aulas do curso vão ajudar muito no encontro dos temas de pesquisa e a desmistificar os processos da escrita. Como vocês bem orientaram é só uma técnica, vamos tentar nos apropriar dela para materializar o prazer de escrever. Valeu!
Incrível! Obrigada! Queria ter tido esse curso antes de começar a escrever a tese! Trabalhar e escrever, depois engravidar no meio do curso foram nível hard!
A disciplina que não tive na minha graduação, o que é deveras grave! Com a ressalva do meu orientador que buscou ajudar através de um projeto de extensão sobre isso tudo. Agradeço demais, tenho boas expectativas sobre o curso.