Foi a melhor forma de abordar o tema que eu ja ouvi de um profissional ( mesmo que de forma mais sucinta). Bom vc ter tocado na não aceitação dos médicos e enfermeiros, pois, muitas vezes, chega a ser desumano o tratamento... Parabéns e obrigada!
Se eu for contar casos de suicídio vou acabar escrevendo um tratado. Na minha análise entrei em contato com esse assunto. Na minha infância aconteceram histórias em que eu morria. Na adolescência essas histórias desapareceram ficaram bem distantes e as histórias se voltaram contra o inimigo. Lá pelas tantas da psicanálise o suicídio voltou a rondar historicamente porque a vida não é fácil e as pessoas que acham a vida bela são as principais causadoras de suicídio. Com o meu suicídio até agora consegui lidar, meu problema é não aceitar de forma alguma o suicídio dos meus amigos e foram muitos. Concordo com o Dunker quando ele fala da escuta, do ouvir. Uma psicóloga que eu conheço fala sobre os atos trágicos que as pessoas fazem com o objetivo de serem ouvidas. Ouvir atenciosamente as pessoas, escutar as pessoas, em qualquer lugar onde essa escuta é possível; ponto de ônibus, dentro do ônibus, na sala de espera de correios, bancos, consultórios, pronto socorro. olhar nos olhos da pessoas, sorrir pras pessoas, buscar cuidar das pessoas olhando se elas estão bem se estão muito magras, se tomaram banho, pentearam o cabelo, se dormiram bem, se estão felizes ou deprimidas. Enfim, goste das pessoas elas são bem interessantes e loucas.
Em resumo falta todos nós aprendermos e desenvolvermos a empatia. Li certo dia numa pesquisa que dizia que se ao menos 20% da população mundial fosse mais empática o mundo já mostraria uma mudança considerável em muitas problemáticas.
Pela primeira vez achei um vídeo sério, imparcial, que me acolheu nesse termo tão tabu! Fez todo sentido as pinceladas que vc deu e que eu conectei com outras informações que já coletei. Ser alguém que não tem grande soma de dinheiro pra terapia, vive um dia por vez pq o desejo intenso de se abstrair desse mundo (suicídio) é constante, não foi e nunca será covardia. As famílias disfuncionais, o TABU DAS MÃES NARCISISTAS que não tem psicólogo(a) que entenda no Brasil... o pai e familia dele Alienador Parental são os primeiros venenos que temos que nos desintoxicar. Fora o conceito de vida interior distorcida que temos que ressinginificar em sociedade.... Gratidao pelo vídeo. 🙏🏼
@Katrina, como vai? De fato, há vídeos por aí, mesmo de gente da área, que parece que foi encomendado pq deixam de lado vários aspectos do problema que são fundamentais para entender o fenômeno. Ei, gosta de ler ebooks? Nesse aqui reuni e tratei de vários mitos e diversas reflexões de especialistas sobre como lidar e explicar o tema: **SUICÍDIO, SIM!: É Falando e Conhecendo que se Previne **amzn.to/31HoJO6*
Muito bom. Seria interessante acrescentar como a clínica psicanalítica acolhe esses casos de sujeitos com ideias fixas de suicídio. O suicídio não poderia ser lido como o esvaziamento do simbólico para o sujeito?
Jerry Raimundo se ele usasse qualquer outra expressão, cadência no discurso (sorrisos, leveza, palavras positivas evasivas etc...) eu teria que parar de assistir o vídeo pq ou ele seria sádico, psicopata ou SUPERFICIAL/INDIFERENTE como muita péssima, pés-si-ma psicóloga que tem por aí. Ele foi sério onde tem que ser sério. Botei fé nele, deve ser um bom professor, terapeuta. Excesso de sorrisos, simpatia em momentos errados, sombrios ou cinzentos é tão improprio, insólito quanto um mau humorado numa festa.
Ótimo vídeo. Penso de forma muito similar quanto a esse assunto. Concordo com não ficar enfatizando a ideia de "a vida é bela e vale a pena ser vivida"; pela minha experiência isso acaba deprimindo ainda mais quem está com ideação suicida.
Apesar de ser um assunto muito delicado e por vezes evitado, é necessário ser debatido. "Falar sobre", certamente é o caminho para um melhor entendimento desse ato humano.
Já fui muito mal tratado por uma médica, no hospital da Posse em Nova Iguaçu. Medicina e Saúde são coisas distintas. Médico não quer cuidar, médico quer ganhar dinheiro, só! Por isso que amo muito terapeuta, Adriana Bastos! Me salvou várias vezes!
Perfeito Prof! Sua palavra esclarecedora alcança aqueles que não são da nossa área, mas que lidam diariamente com pessoas e o preconceito pode vir impedir o acolhimento. Seria interessante incitar em um aspecto mais aprofundado da clínica, para aqueles agora que já atuam como psicanalistas o acolhimento, defesas, transferências e integração do ego daqueles com esta demanda.
Primeiramente, quero parabenizar o seu trabalho com vídeos sucintos, mas explicativos e esclarecedores. Gostaria de sugerir um vídeo explicando a clínica psicanalítica com crianças (especialmente a lacaniana) e também sugestões de leitura sobre esse assunto. Abraço e obrigada!
Quando se fala que o suicídio cuja gramática é o ressentimento, ainda nesse momento, há o que Lacan chamou de ato verdadeiro, porquanto se cumpre o desejo, de punir.
@Gislaine, se quiser mais alguns dados e reflexões, nesse ebook eu reuni a visão de diversos experts que derrubam mtos mitos: **SUICÍDIO, SIM!: É Falando e Conhecendo que se Previne **amzn.to/31HoJO6*
Meu marido tinha um ciúme doentio por mim,tudo ele achava que eu estava o traindo ,vivia me perseguindo ,fazia feike ,dava um geito de abrir meu celular, ficava paranoico atrás de uma pista de traição, eu quis me separar dele por isso ,Ele bebia é usava drogas, até que em uma crise de ciúme ele saiu fora de si é se suicidou ,nesse dia Ele tava fora de si é drogado falando que eu tava o traindo ,é eu não estava ,Ele foi é se enforcou, tô aqui arrasada jamais esperava que ele fizesse isso
Olá Christian, parabéns pelos vídeos do canal, tenho acompanhado com afinco, ainda que não seja da área e conheça pouco de psicanálise. Gostaria que você falasse em um vídeo sobre a experiência de apossamento da realidade pelo olhar. Esta seria um modo falho de tentar apagar nosso contato com o real? Hoje, em nossa sociedade, essa experiência é estimulada politicamente de modo a manter consensos? Ficarei muito contente se você puder comentar, senão todas, apenas algumas dessas questões. Para me fazer entender melhor, essa questão parte da leitura de seu texto "O mal-estar na arte brasileira". Um forte abraço!
Tentar o suicidio traz coisas maravilhosas, como a transformação da vida, após confronto com o eu, e uma coisa péssima, pelo medo, preconceito dos demais
Qual leitura podemos fazer do suicídio coletivo, como no caso recente de jovens que se envolveram em um jogo, dá baleia azul, onde culmina em morte? Entra na leitura dá morte por uma causa?
Baleia azul não passa de uma creepypasta e já foi desmentido, entretanto ouve muitos casos reais de suicídios coletivos como o caso de Jin Jones ou Charlies Mason onde realmente mais de 300 pessoas se mataram por causa das falacias de uns poucos.
Bon dia Sr. Dunker. Meu nome é Guillermo. Primeiramente queria parabenizá-lo pelo seu canal, muito interessante. Queria verificar se seus vídeos são dublados para o espanhol. Sou argentino e entendo muito pouco português, sinto muita falta do que você está falando. Muito obrigado.
Eu tive um amigo que se matou aos 25 anos, ele havia sido diagnosticado como bipolar tipo 2. Ele tinha uma visão totalmente distorcida da realidade nas fases depressivas dele, sempre reclamando dos pais dele que viviam, na verdade, paparicando ele pelos problemas dele. Reclamava, lamentava... Aí vinha a hipomania e o cara montava banda de rock, fazia eventos, conversava com todo mundo, fazia trilha de moto... Mas fazendo trilha ele partiu os ligamentos do joelho. Depois de uma cirurgia e meses de recuperação, foi andar de moto e novamente rompeu os ligamentos do joelho. O cara só ficava trancado no quarto, aí quando saía da depressão queria andar de moto igual um doido. Os médicos proibiram ele de andar de moto e ele foi e se matou com vodka e uns 20 comprimidos de rivotril. Eu tinha um outro amigo que falava em se matar direto, e eu lamentava muito da vida também. É como você disse, a gente tem que achar alguém que pensa semelhante pra conversar sobre essas coisas. Mas a minha tristeza passou, estava mais ligada a um relacionamento fracassado que eu tive. Só que ele começou a tomar sertralina e o problema dele resolveu. Ele se envolvia muito em brigas também, ás vezes uma pessoa falava algo que ele discordava e ele ficava forçando a barra pra se meter em confusão. Brigava muito com os pais dele também. Diz ele que a sertralina melhorou muito essa questão das brigas. Tipo, o pensamento vem dentro dele da mesma forma, mas não domina ele como dominava. Ele começou a tomar dois por dia por conta própria.
@@AndressaLanns Infelizmente meu irmão fez isso , e o método que ele usou foi o que o médico que diagnosticou uma anormalidade hormonal nele, recomendou após atender um rapaz até havia tentado contra a própria vida e falhado … naquela época ele não pensava nisso, mas fez questão de repetir por anos que se fizesse isso faria como o médico disse… e fez!
Professor Christian, existe alguma estrutura biológica(neurotransmissores - falta ou excesso dos mesmos) que explique se a mesma seria um catalisador para o suicídio?
Neury Botega também trabalhou com o suicídio e também citou o CVV como sendo um trabalho muito importante. Queria deixar aqui uma queixa contra alunos da Universidade que ficam debochando do CVV como sendo um órgão ridículo e colocando o suicida numa posição também ridícula. Quero lembrar que essas mesmas pessoas que ridiculariza o suicida geralmente são alcoólatras ou consomem drogas, ou seja, se matam de maneira diferente.
@Aida, realmente há mta insensibilidade e ignorância, tudo pq as pessoas silenciam diante do problema. Ei, caso goste de ler ebooks, eu cito o Botega nesse que escrevi esclarecenco mtos mitos e trazendo reflexões arejadas sobre o tema: **SUICÍDIO, SIM!: É Falando e Conhecendo que se Previne **amzn.to/31HoJO6*
Este tema e´um dos temas mais delicados que conheço.Respeita-se o desejo de querer este ato,mas sera´que o espirito,a alma o ser não continua a sua vida apos matar o seu corpo.Neste caso temos que recorrer a metafisica,ainda que existiram psicologos metafisicos com jung que afirmava a existencia da alma após a morte do corpo fisico.A solução para estes casos so´pode ser complementada pela psicossintese humanistica,que entendo o homem como um ser biologico,social,psiquico e espiritual. Sabemos que este assunto por não ser comentado acaba sendo muito interessante e ate´libertador,mas como a vida e´apenas um segundo na eternidade digo não ao suicidio,eutanasia,hortotanasia e todos estes tipos de conduta.Mas foi muito esclarecedor estas estruturas da alma que geram estas vontades morbida.Sem dúvida um excelente tema de esposição em psicologia.Continuamos a estudar mais com o professor Christian Dunker seus temas são muito interessantes.
Nenhum real justifica o suicidio, não há hierarquia no sofrimento... dignidade é poder desejar mesmo no abismo, acho que é este o papel do clínico, permitir o relance do desejo...
O que seria não dignidade finalmente para que a vida deixe de ter seu valor ? Digno é não abortar ( com a eutanásia por exemplo) o processo natural da vida, que é a morte. Enfin, a demanda de eutanásia ou suicidio assistido não seria uma demanda ao Outro em mata lo? Talvez seja melhor morrer pelo Outro, do que morrer no Outro, não sendo mais sua falta....
Suicídio é um ato de covardia em qualquer instância. Não há dignidade em desistir. Sempre existe propósito para a vida. Se você não a encontrou ainda, talvez esteja procurando no lugar errado.
O suicida é um covarde que quase sempre não tem coragem de encarar o que precisa encarar e adora culpar quem não tem culpa. Seus teatros de encerramento denotam isso. E não me refiro aos suicidas da vida apenas. Existem várias formas de suicídio. Aqueles que são demitidos após sistematizarem a demissão por exemplo.
Discordo, acho precipitado dizer que o suicida é um covarde. Existe o mistério da vida, a dor mental presente no ato e uma história que desconhecemos totalmente.
Foi a melhor forma de abordar o tema que eu ja ouvi de um profissional ( mesmo que de forma mais sucinta). Bom vc ter tocado na não aceitação dos médicos e enfermeiros, pois, muitas vezes, chega a ser desumano o tratamento... Parabéns e obrigada!
Se eu for contar casos de suicídio vou acabar escrevendo um tratado. Na minha análise entrei em contato com esse assunto. Na minha infância aconteceram histórias em que eu morria. Na adolescência essas histórias desapareceram ficaram bem distantes e as histórias se voltaram contra o inimigo. Lá pelas tantas da psicanálise o suicídio voltou a rondar historicamente porque a vida não é fácil e as pessoas que acham a vida bela são as principais causadoras de suicídio. Com o meu suicídio até agora consegui lidar, meu problema é não aceitar de forma alguma o suicídio dos meus amigos e foram muitos.
Concordo com o Dunker quando ele fala da escuta, do ouvir. Uma psicóloga que eu conheço fala sobre os atos trágicos que as pessoas fazem com o objetivo de serem ouvidas. Ouvir atenciosamente as pessoas, escutar as pessoas, em qualquer lugar onde essa escuta é possível; ponto de ônibus, dentro do ônibus, na sala de espera de correios, bancos, consultórios, pronto socorro. olhar nos olhos da pessoas, sorrir pras pessoas, buscar cuidar das pessoas olhando se elas estão bem se estão muito magras, se tomaram banho, pentearam o cabelo, se dormiram bem, se estão felizes ou deprimidas. Enfim, goste das pessoas elas são bem interessantes e loucas.
Em resumo falta todos nós aprendermos e desenvolvermos a empatia. Li certo dia numa pesquisa que dizia que se ao menos 20% da população mundial fosse mais empática o mundo já mostraria uma mudança considerável em muitas problemáticas.
Pela primeira vez achei um vídeo sério, imparcial, que me acolheu nesse termo tão tabu!
Fez todo sentido as pinceladas que vc deu e que eu conectei com outras informações que já coletei.
Ser alguém que não tem grande soma de dinheiro pra terapia, vive um dia por vez pq o desejo intenso de se abstrair desse mundo (suicídio) é constante, não foi e nunca será covardia. As famílias disfuncionais, o TABU DAS MÃES NARCISISTAS que não tem psicólogo(a) que entenda no Brasil... o pai e familia dele Alienador Parental são os primeiros venenos que temos que nos desintoxicar. Fora o conceito de vida interior distorcida que temos que ressinginificar em sociedade.... Gratidao pelo vídeo. 🙏🏼
@Katrina, como vai? De fato, há vídeos por aí, mesmo de gente da área, que parece que foi encomendado pq deixam de lado vários aspectos do problema que são fundamentais para entender o fenômeno. Ei, gosta de ler ebooks? Nesse aqui reuni e tratei de vários mitos e diversas reflexões de especialistas sobre como lidar e explicar o tema:
**SUICÍDIO, SIM!: É Falando e Conhecendo que se Previne **amzn.to/31HoJO6*
Abordagem sensível, esclarecedora, e verdadeiramente cuidadosa sobre uma questão (-tabu) tão delicada. Parabéns, Christian!
Muito bom. Seria interessante acrescentar como a clínica psicanalítica acolhe esses casos de sujeitos com ideias fixas de suicídio. O suicídio não poderia ser lido como o esvaziamento do simbólico para o sujeito?
Pela primeira vez sentir uma expressão triste na cadência do seu discurso.
verdade
Jerry Raimundo se ele usasse qualquer outra expressão, cadência no discurso (sorrisos, leveza, palavras positivas evasivas etc...) eu teria que parar de assistir o vídeo pq ou ele seria sádico, psicopata ou SUPERFICIAL/INDIFERENTE como muita péssima, pés-si-ma psicóloga que tem por aí. Ele foi sério onde tem que ser sério. Botei fé nele, deve ser um bom professor, terapeuta.
Excesso de sorrisos, simpatia em momentos errados, sombrios ou cinzentos é tão improprio, insólito quanto um mau humorado numa festa.
Ótimo vídeo. Penso de forma muito similar quanto a esse assunto. Concordo com não ficar enfatizando a ideia de "a vida é bela e vale a pena ser vivida"; pela minha experiência isso acaba deprimindo ainda mais quem está com ideação suicida.
Esse vídeo veio de encontro com o que vem acontecendo na faculdade de medicina da USP nesses últimos meses.
Apesar de ser um assunto muito delicado e por vezes evitado, é necessário ser debatido. "Falar sobre", certamente é o caminho para um melhor entendimento desse ato humano.
Meu deus, o Christian é um gênio. Que vídeo incrível
Já fui muito mal tratado por uma médica, no hospital da Posse em Nova Iguaçu. Medicina e Saúde são coisas distintas. Médico não quer cuidar, médico quer ganhar dinheiro, só!
Por isso que amo muito terapeuta, Adriana Bastos! Me salvou várias vezes!
Perfeito Prof! Sua palavra esclarecedora alcança aqueles que não são da nossa área, mas que lidam diariamente com pessoas e o preconceito pode vir impedir o acolhimento. Seria interessante incitar em um aspecto mais aprofundado da clínica, para aqueles agora que já atuam como psicanalistas o acolhimento, defesas, transferências e integração do ego daqueles com esta demanda.
Muito interessantes as perspectivas apresentadas.
Primeiramente, quero parabenizar o seu trabalho com vídeos sucintos, mas explicativos e esclarecedores. Gostaria de sugerir um vídeo explicando a clínica psicanalítica com crianças (especialmente a lacaniana) e também sugestões de leitura sobre esse assunto. Abraço e obrigada!
Sensato como sempre! Ótimo vídeo, Christian!
Professor, muito obrigado pela linha esclarecedora dá temática.
Obrigado doutor, por discorrer tão significativamente sobre esse tema. Não havia pensado por esse aspecto que o senhor tão bem explicou.
Parabéns.
incrível, professor! Traga para nós mais fragmentos sobre suicídio. Obrigada!
Professor você poderia fazer um video falando sobre o "Anti Édipo" escrito pelo Deleuze e pelo felix guatarri? obrigado desde já.
Alex Jg eu queria muito!
Muitíssimo obrigada professor! Seu vídeo foi esclarecedor! Continue com seu trabalho incrível aqui conosco!
Quando se fala que o suicídio cuja gramática é o ressentimento, ainda nesse momento, há o que Lacan chamou de ato verdadeiro, porquanto se cumpre o desejo, de punir.
Excelente explicação.
muito bom. parabens pelos esclarecimentos!
@Gislaine, se quiser mais alguns dados e reflexões, nesse ebook eu reuni a visão de diversos experts que derrubam mtos mitos:
**SUICÍDIO, SIM!: É Falando e Conhecendo que se Previne **amzn.to/31HoJO6*
Meu marido tinha um ciúme doentio por mim,tudo ele achava que eu estava o traindo ,vivia me perseguindo ,fazia feike ,dava um geito de abrir meu celular, ficava paranoico atrás de uma pista de traição, eu quis me separar dele por isso ,Ele bebia é usava drogas, até que em uma crise de ciúme ele saiu fora de si é se suicidou ,nesse dia Ele tava fora de si é drogado falando que eu tava o traindo ,é eu não estava ,Ele foi é se enforcou, tô aqui arrasada jamais esperava que ele fizesse isso
Estou entre o primeiro e terceiro caso
Poderia falar do porquê tantos carros despencam de pontes?
Muito interessante o video, obrigado.
muito bom, dunker!
Bom video
Olá Christian, parabéns pelos vídeos do canal, tenho acompanhado com afinco, ainda que não seja da área e conheça pouco de psicanálise.
Gostaria que você falasse em um vídeo sobre a experiência de apossamento da realidade pelo olhar. Esta seria um modo falho de tentar apagar nosso contato com o real? Hoje, em nossa sociedade, essa experiência é estimulada politicamente de modo a manter consensos?
Ficarei muito contente se você puder comentar, senão todas, apenas algumas dessas questões.
Para me fazer entender melhor, essa questão parte da leitura de seu texto "O mal-estar na arte brasileira". Um forte abraço!
Suicídio para mim é um ato de poder.
Tentar o suicidio traz coisas maravilhosas, como a transformação da vida, após confronto com o eu, e uma coisa péssima, pelo medo, preconceito dos demais
Como lidar com o suicidio de um analisando ? Como um analista deve enfrentar tal questao alem da sua analise pessoal e supervisao
Muito bom.
Qual leitura podemos fazer do suicídio coletivo, como no caso recente de jovens que se envolveram em um jogo, dá baleia azul, onde culmina em morte? Entra na leitura dá morte por uma causa?
Baleia azul não passa de uma creepypasta e já foi desmentido, entretanto ouve muitos casos reais de suicídios coletivos como o caso de Jin Jones ou Charlies Mason onde realmente mais de 300 pessoas se mataram por causa das falacias de uns poucos.
Professor, poderia falar um pouco sobre passagem ao ato e acting out?
Bon dia Sr. Dunker. Meu nome é Guillermo. Primeiramente queria parabenizá-lo pelo seu canal, muito interessante. Queria verificar se seus vídeos são dublados para o espanhol. Sou argentino e entendo muito pouco português, sinto muita falta do que você está falando. Muito obrigado.
Eu tive um amigo que se matou aos 25 anos, ele havia sido diagnosticado como bipolar tipo 2. Ele tinha uma visão totalmente distorcida da realidade nas fases depressivas dele, sempre reclamando dos pais dele que viviam, na verdade, paparicando ele pelos problemas dele. Reclamava, lamentava... Aí vinha a hipomania e o cara montava banda de rock, fazia eventos, conversava com todo mundo, fazia trilha de moto... Mas fazendo trilha ele partiu os ligamentos do joelho. Depois de uma cirurgia e meses de recuperação, foi andar de moto e novamente rompeu os ligamentos do joelho. O cara só ficava trancado no quarto, aí quando saía da depressão queria andar de moto igual um doido. Os médicos proibiram ele de andar de moto e ele foi e se matou com vodka e uns 20 comprimidos de rivotril.
Eu tinha um outro amigo que falava em se matar direto, e eu lamentava muito da vida também. É como você disse, a gente tem que achar alguém que pensa semelhante pra conversar sobre essas coisas. Mas a minha tristeza passou, estava mais ligada a um relacionamento fracassado que eu tive. Só que ele começou a tomar sertralina e o problema dele resolveu. Ele se envolvia muito em brigas também, ás vezes uma pessoa falava algo que ele discordava e ele ficava forçando a barra pra se meter em confusão. Brigava muito com os pais dele também. Diz ele que a sertralina melhorou muito essa questão das brigas. Tipo, o pensamento vem dentro dele da mesma forma, mas não domina ele como dominava. Ele começou a tomar dois por dia por conta própria.
Por favor apague o método que ele usou. Isso pode instruir alguém a fazer o mesmo.
@@nairaltv maior lenda urbana
@@AndressaLanns Infelizmente meu irmão fez isso , e o método que ele usou foi o que o médico que diagnosticou uma anormalidade hormonal nele, recomendou após atender um rapaz até havia tentado contra a própria vida e falhado … naquela época ele não pensava nisso, mas fez questão de repetir por anos que se fizesse isso faria como o médico disse… e fez!
Professor Christian, existe alguma estrutura biológica(neurotransmissores - falta ou excesso dos mesmos) que explique se a mesma seria um catalisador para o suicídio?
Sem palavras!!! Calma, não vou me suicidar.
Professor Christian...como lidar c pacientes manipuladores q se utilizam do suicidio como instrumento para controle do terapeuta? Abraços
Você é doente?????
Show
Oi, Christian, na verdade são quatro modalidades de suicídio, para Durkheim. Você (e uma grande parte das pessoas) se esqueceu do fatalista.
Mto bom
Neury Botega também trabalhou com o suicídio e também citou o CVV como sendo um trabalho muito importante. Queria deixar aqui uma queixa contra alunos da Universidade que ficam debochando do CVV como sendo um órgão ridículo e colocando o suicida numa posição também ridícula. Quero lembrar que essas mesmas pessoas que ridiculariza o suicida geralmente são alcoólatras ou consomem drogas, ou seja, se matam de maneira diferente.
@Aida, realmente há mta insensibilidade e ignorância, tudo pq as pessoas silenciam diante do problema. Ei, caso goste de ler ebooks, eu cito o Botega nesse que escrevi esclarecenco mtos mitos e trazendo reflexões arejadas sobre o tema:
**SUICÍDIO, SIM!: É Falando e Conhecendo que se Previne **amzn.to/31HoJO6*
you thube
Alguém pode me dizer qual o trabalho citado do aluno? Muito obrigado!
Raul F. L. Na descrição: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-08032016-145127/pt-br.php
Raul F. L. www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-08032016-145127/pt-br.php
revistas.pucsp.br/index.php/apeste/article/view/28115/19778
Eu gosto muito dos seus vídeos, excelente tema. Mas eu tenho uma dúvida, vc não é brasileiro? Eu acho que vc tem um sotaque muito diferente.
Falar ou não falar sobre suicídio?
Essa descrição é do Durkeihein não?
👏👏👏👏
Este tema e´um dos temas mais delicados que conheço.Respeita-se o desejo de querer este ato,mas sera´que o espirito,a alma o ser não continua a sua vida apos matar o seu corpo.Neste caso temos que recorrer a metafisica,ainda que existiram psicologos metafisicos com jung que afirmava a existencia da alma após a morte do corpo fisico.A solução para estes casos so´pode ser complementada pela psicossintese humanistica,que entendo o homem como um ser biologico,social,psiquico e espiritual.
Sabemos que este assunto por não ser comentado acaba sendo muito interessante e ate´libertador,mas como a vida e´apenas um segundo na eternidade digo não ao suicidio,eutanasia,hortotanasia e todos estes tipos de conduta.Mas foi muito esclarecedor estas estruturas da alma que geram estas vontades morbida.Sem dúvida um excelente tema de esposição em psicologia.Continuamos a estudar mais com o professor Christian Dunker seus temas são muito interessantes.
Nenhum real justifica o suicidio, não há hierarquia no sofrimento... dignidade é poder desejar mesmo no abismo, acho que é este o papel do clínico, permitir o relance do desejo...
Obrigada
E quando seu desejo é de morrer?
Dr, vc se mataria tendo um diagnóstico de Alzheimer?
você se mataria, hercolubus?
O que seria não dignidade finalmente para que a vida deixe de ter seu valor ? Digno é não abortar ( com a eutanásia por exemplo) o processo natural da vida, que é a morte. Enfin, a demanda de eutanásia ou suicidio assistido não seria uma demanda ao Outro em mata lo? Talvez seja melhor morrer pelo Outro, do que morrer no Outro, não sendo mais sua falta....
Suicídio é um ato de covardia em qualquer instância. Não há dignidade em desistir. Sempre existe propósito para a vida. Se você não a encontrou ainda, talvez esteja procurando no lugar errado.
Quanto derespeito ao suicida !! Voçe sabe o que é depressão ???
Vc assistiu todo esse vídeo e não entende nada né?
O suicida é um covarde que quase sempre não tem coragem de encarar o que precisa encarar e adora culpar quem não tem culpa. Seus teatros de encerramento denotam isso. E não me refiro aos suicidas da vida apenas. Existem várias formas de suicídio. Aqueles que são demitidos após sistematizarem a demissão por exemplo.
Discordo, acho precipitado dizer que o suicida é um covarde. Existe o mistério da vida, a dor mental presente no ato e uma história que desconhecemos totalmente.
Vc é psiquiatra? Acho que não .