Esperar da classe dos professores de São Paulo consciência política ultimamente é a mesma coisa que pedir esmola pra dois. Galera votou em peso em Tarcísio de Freitas e agora reclama que o governo (sempre um sujeito abstrato) só quer nos lascar. Já perdi a esperança faz um tempo. Infelizmente é cada um por si e já era a unidade de classe.
Há muito tempo atrás, em uma terra distante, professores eram respeitados e tinham uma profissão. Hoje, são "boias frias" temporárias, e sem direito a alimentação (escolar)... E tudo isso acontece porque rasgaram a Constituição (Valorização docente, Art. 206 CF).
@@elensilva9952professora nada, eh lunpen, pq se fosse professora estaria muito preocupada. E TB não eh efetiva, pq ficar satisfeita ganhando menos eu temporário não eh coisa de gente grande não.
@@dani17248 a propósito LuMpen com M. É por pessoas com sua qualificação que o estado tem que se cetificar, anualmente que todos estão aptos a lecionar. Infelizmente todo ano chegam dezenas de criaturas formadas nas Uniesquinas da vida pra trabalhar no estado! Espero que o processo seja anual em todos os governos que virão, e que só consiga atribuir aulas quem realmente for.preparado e tiver comprometimento com a educação.
DOIS CONCURSOS PARA A MESMA FINALIDADE É GASTO DUPLO E GASTO DUPLO É IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. O ESTADO DE SP TEM MAIS DE CEM MIL PROFESSORES TEMPORÁRIOS E O GOVERNO SÓ QUER EFETIVAR 15 MIL. ISSO É INCONSTITUCIONAL. RESUMO: IMPROBIDADE E INCONSTITUCIONALIDADE👎
Mais uma férias de julho sem ser férias...estamos ficando doente trabalhando com tantas cobranças e ainda mais essa de processo seletivo sem nenhuma certeza de nada, muito triste tudo isso😢
Lecionar no Estado de São Paulo é pedir para viver sendo humilhado e estressado! Nem o INSS está sendo repassado de forma correta, somos roubados constantemente... Fim
Segundo o documento vazado, vai ocorrer duas atribuições em 2025, uma do pss 2024 e outra dos remanescentes do concurso 2023. Uma animalidade essa Seduc.
A questão é essa: De que maneira vamos reagir? Precisamos fazer algo urgente para contestar esse descaso vergonhoso por parte da secretaria da educação . Uma vergonha!
Acho que o 1° passo é não fazer, claro q vai ter gente que fará, afinal pode ser por necessidade tbm. 2° ver a possibilidade de se associar aos sindicatos, mesmo com falhas, por ora é a única saída. 3° não cagar na próxima eleição
O categoria O está de mãos atadas para fazer manifestação. Ouvi de um amigo meu que certa vez ele participou de uma greve de mais de 45 dias e o Estado não se sensibilizou... Se eu não me engano o nosso limite de faltas é 2 justificadas e uma injustificada. O Estado aguenta esperar. Nós não aguentamos. Seremos cortados assim que quisermos protestar democraticamente... É desumano mas é a regra que nos impuseram. Caso nós pensemos que se juntar com os efetivos na frente da SEDUC para pressionar é a solução, estaremos dando um tiro no próprio pé. Não podemos faltar nenhum dia na escola. A única forma de resolvermos isso é entrando com ação direta de inconstitucionalidade, pois usam leis estaduais e outros imbróglios, para justificarem contratos temporários docentes (indo contra a valorização docente constitucional - Art. 206 - CF). Somos temporários(as) para preenchimento de vagas em aberto... Se são vagas em aberto não deveriam ser temporárias - Isso fere a Constituição (valorização docente, Art. 206 - CF)! A solução não seria greve, seria justiça! Mas não temos nenhuma coordenação, pois nos dividiram em letras (categoria A, F, O etc.), para quebrarem a nossa coesão e nos humilharem à vontade (E estão conseguindo). Como a única solução seria a justiça, precisaríamos que o sindicato fizesse isso por nós, mas poucos de nós somos filiados ao sindicato (dentre eles, eu também não sou), pois devido a todos esses anos sendo contratados temporariamente pelo estado sem ações efetivas do sindicato na justiça, não no grito, pouca gente confia em se filiar (inclusive eu). Estamos praticamente perdidos! Caso o sindicato perceba tudo isso e resolva agir efetivamente na justiça e não, apenas no grito, contra esse infinito número de contratos temporários inconstitucionais, que vão contra a valorização docente, eu me filio; do contrário é continuar sendo humilhado por vagas temporárias e procurar se qualificar para outra coisa na vida, infelizmente, pois o que eu queria mesmo era ser professor, mas, desse jeito está ficando cada vez mais impossível - Esse tem sido o pensamento; não só meu.
@@marlonantoniomelodearaujo4406 Primeira contestação: nem só é que alguém faz por necessidade. Tem quem queira - e precise - ter uma primeira experiência na sala de aula após se formar. Eu colei meu grau em 2017, só não corri nisso antes porque estava em outros empenhos, e tivemos 2020 quando eu me apresentei, na cara e coragem, para a minha diretoria. Eu fui no mais zero absoluto a nível de DE e agora, só 4 anos após, pude contar com esse aceite da SED, muito graças ao embate Estado vs. Sindicato e essa ingerência da VUNESP com as Provas Práticas. Estou tendo a minha oportunidade e acho válido que recém-formados em 2024/23 tenham o mesmo espaço. Espero que toda definiçãosobre público ideal do PSS seja dado aí. Segunda contestação: enquanto sindicato só defender as causas em vista, exclusivamente, em troca de endosso via afiliação, agirá com as mesmas torpes ferramentas daqueles que contestam, que é o Estado. E pela forma como desejaram agir até então, confesso minha indisposição a comprar este tipo de pecha pra mim. Quem quer fazer o bem de verdade, e desinteressado, tem que ter a ombridade de encarar posturas como a minha. O benefício é pra todos, não só para quem a gente quer. Terceira contestação: ainda que sejamos muitos formados e aptos a lecionar, nós não somos sequer 5 porcento dos habitantes paulistas. Aqui onde resido, pra dentro, que eleitor está interessado no bem alheio, quando pode pagar e muito bem a escola dos filhos? Vamos ser realistas? Ninguém pressiona filho para ir bem na escola senão para uma única coisa: aumentar a renda per capita na família. Sinto muito, mas Paulo Freire falha miseravelmente com o discurso congregacionista dele. E a bem de fato, não adianta ser um crânio diante do professor, é preciso muito mais que escola para vencer na vida, e o que está acontecendo no ensino público é um "semi-despertar" de consciências para isso: nem o ensino formal é garantia de futuro certo, competindo com a formação de lideranças religiosas carismáticas, para o bem e para o mal nas neopentecas' da vida, e com as redes sociais da vida. Ou a gente trata de ser franco entre nossos colegas de ambiente escolar e, sobretudo, com os alunos, ou seremos varridos com tudo que aí está se colocando, independentemente de fortificação de movimentos sindicais e do esquerdismo que está em evidência e sem base prática de eficácia. E antes que me chamem de alvissareiro, passa-pano de tarcisistas-bolsonaristas, eu ao menos fiz voz no MP acerca do CP VUNESP, eis os números de atendimento para pedidos de vista: 0695.0000208/2024 e 0695.0001471/2023
Se acontecer algum problema com nós professores categoria O, estaremos literalmente ferrados e nossas famílias sem apoio financeiro nenhum. Nao temos INSS, nao temos FGTS e nao temos seguro de vida. Que segurança temos com um emprego desse!!! Até que ponto é válido continuar como professor.
Pois é. A educação estadual Paulista já por muitos anos vem sendo ruim. Por gestões horrorosas. Mas essa última é a pior de todas. Reflexo dessa polarização política que temos hj..retrocesso e agem de forma ditatorial. Contudo muito professor apoiou a entrada desse governador. Então agora todos pagamos por isso. Espero que aprendam a votar. Já que o ato de votar é individual, mas a consequência é comunitária. Daí a necessidade de sermos mais críticos e unidos.
No segundo turno tínhamos um candidato q incluiu os pobres dentro das universidades públicas com a criação do SISU, do outro lado era um secretário que morava no Rio, nem era carioca e queria governar são Paulo. Adivinha qual escolheram?
Acho interessante que ninguém consegue enxerga que a direita só está cansada de tantas ideologias dentro das escolas, de tanto relaxo que a educação vem sofrendo a anos,se estão procurando por algo novo é porque o antigo já era uma bosta, vejo muitos professores com suas ideologias fazendo o que querem dentro das escolas, quantos não chegam na escola com bafo de cachaça, e a quantidade de professores fedendo a maconha e viajando não é brincadeira, essa realidade não vejo nenhum professor questionando, essa parte querem abafar essa triste realidade. A realidade é mais cruel.
Eu só gostaria de saber quando os professores irão de fato rasga a verdade nós comentários, vejo um monte reclamando, mas a verdade é que foi eleito um que o povo elegeu porque já estão cansados de tanta ideologia dentro das escolas, cansados de vê professores chegando com bafo de pinga ou fedendo a maconha todos os dias pra da aula,nem adianta falar que isso não acontece.A realidade é que estão reclamando porque entrou um como o colega disse de extrema direita e quer impor regras que não agradam os professores ideológicos, que faziam o que queriam e como queriam e continuava recebendo salário normal, essa mudança toda também é devido sim a contribuição negativa de muitos professores.
Está muito estranho, video aula, 40 questões, pagar pra fazer a prova de contratação temporária, a mesma banca, concurso passado não homologado, olha vou te falar, algo de muito errado não está certo!!!!
Eu prefiro muito mais colocar o Feder em evidência. Pro seu Tatá são outras histórias. O povo do interior o escolheu e sempre o escolherá. Ou a direita paulista acha um nome mais organizado que ele e que o Doriana, ou no próximo 2026 a tendência é qualquer Zé Douglinhas para combater o petismo e (pseudo)comunismo que São Paulo rejeitou e sempre rejeitará. Se quiser derrubar um governador, converse com quem ainda trabalha pro Metrô, CPTM, e quem usa Raposo Tavares como uma avenida de bairro. Educação quase ninguém tá tchum, até o dia que a mensalidade da particular passa a comprometer o orçamento.
Já não basta a prova em si que já não é fácil passar por esse processo...vem essa vídeo aula...eu que não gosto de fotos imagina filmar, gravar vídeo expondo a pessoa, acaba com o psicológico. Isso é uma humilhação...pq ao invés disso eles não reveem o que fizeram com a educação aprovando automaticamente os alunos, comprometendo o querer aprender deles..quantas vezes eu ouço, estudar pra que se eu vou passar de ano? Vergonha.
Essa videoaula foi um pesadelo que prefiro esquecer. Gravei dos meus colegas, ajudei em tudo, eles foram aprovados e eu não, apesar de ter tirado notas mais altas que eles na objetiva e discursiva. Resultado, fiquei sem aulas mesmo tendo sido bem avaliada na PEI e com contrato ativo. Desisti, fui embora do estado. Hj estou na rede particular de ensino .
Infelizmente isso é culpa da própria classe de professores, dividir e individualizar sempre foi a tática dos poderosos, me espanta os professores caírem nisso, há concurso para policia no estado 2 vezes por ano, para professores é de 10 em 10 anos e um numero pífio de vagas, lamentável, a classe é totalmente desunida.
Fiquei na mesma situação em São Paulo, acabei desistindo de tentar, mudei de estado e estou na rede particular de ensino. Ser professor da rede pública em São Paulo é muito sofrimento!
Uso um perfil diferente. Estou com insônia a mais de 15 dias, sei que estou doente, meu sonho era dar aulas de História, passei no concurso, fiquei em 20 lugar no concurso na minha D.E. Sinceramente vou abandonar a carreira, vou fazer os trâmites da atribuição, pagar os 35,00 passar e provar quem sou como Professor. Mas vou sair fora antes que a SED me deixe doente e seja irreversível. DEUS ME AJUDE!!!!!
Fica tranquilo Tiago seu posicionamento está correto tanto que a maioria te apoia e agradece como eu! Turma do amendoim sempre existe! Obrigado pelas informações!
Estou em Minas, mas acompanho a rede paulista de Educação. Aqui segue muito parecido. Houve concurso público no ano passado em Minas, foi homologado há poucos dias e iam iniciar nomeações. Soltaram comunicado dizendo que tiveram problemas técnicos e não deram previsão. Soltaram um documento ontem, salvo engano, falando de Processo Seletivo, com possibilidade de pagamento de inscrição, prestação de provas e tal. Minas e São Paulo estão caminhando na mesma linha e o STF não consegue o cumprimento da Constituição: ingresso no serviço público somente por Concurso Público, com provas e títulos. Há vagas em abundância e as contratações temporárias estão sendo eternas. Que país é esse?
A Constituição é bem clara: "Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período; IV - durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira". Os caras nao podem abrir outra prova com a seleção em validade!
Podem sim! Não se trata de preenchimento de cargo efetivo, trata-se de um processo seletivo para profissionais contratados por tempo determinado. O estad está dentro da legalidade. É óbvio que seria melhor, abrir contrato a cada 3 anos, mas não é inconstitucional fazer o rofessor seletivo anual.
Tiago....não seria o caso de acionar o ministério público? Aqui onde moro a prefeitura tentou fazer um concurso e foi impedida pq ainda não terminou de chamar os professores do concurso anterior que não caducou ainda. Sou de Indaiatuba. PS . Precisamos pressionar os deputados . No caso o Giznazzi é Bebel.
O único lado bom que vejo na desvalorização docente (pois valorização seria função efetiva e valor humano com o passar do tempo, e não, desvalor, com encerramentos de contratos com o passar do tempo) é que assim podemos nos acordar e estudarmos mais e fazermos outras faculdades, para outras áreas... Quanto mais especialidades, melhor!
E ainda dizem que os jovens atuais não querem essa profissão, é pra querer?
5 месяцев назад+5
Estou fazendo isso... estudando para sair o mais breve possível.. desse jeito não há como continuar... eu sinto muito pelo meu tempo "perdido" e de tantos outros... agora trabalhar e estudar para recomeçar
Olha Tiago, sinceramente não quero mais, cansei da área da educação, amo o que Eu faço mas, trabalhar para o Estado, não quero mais, esse é meu último ano, não vou fazer a prova e vou voltar para o mercado informal, pois tenho que começar a olhar mais mim e tentar sempre melhorar e não decair!
Um concurso, que não leva em consideração nosso tempo de magistério, nem o esforço de buscar formação continuada, para ficar no cadastro de reserva, e conseguir aula sabe-se lá quando, e se conseguir tudo isso por um período de um ano...olha😢
Tiago eu sigo seu canal faz um tempo já. Queria deixar claro que vc ajuda muito com seus comentários. Portanto HATERS sempre existiram e vão continuar a existir. Continue seu trabalho e muito obrigado.
Está claro que a vontade do estado é não efetivar ninguém, o contrato é completamente viável para eles, uma vez que não se cria vínculo algum com o servidor. Esse último concurso passa a impressão de que foi um "cala boca" só para dizer que fez concurso após anos. O certo seria HOMOLOGAR, CHAMAR e se sobrar vaga abre para contrato. Enfim, é um absurdo!
Pagar uma taxa , sendo que ainda estou desempregada, não peguei sala , porque minha classificação é baixa, por isso ainda não consegui abrir novo contrato , meu contrato foi extinto , estou desesperada com duas filhas para criar sozinha😢
Concordo. Ninguém deveria realizar esse processo seletivo. Porém, acaba que o pessoal por medo, acaba participando. E uma das dúvidas é a minha...abri o contrato esse ano. Vigência de três anos. Sou obrigada a participar? Mas... pensando no que disse...terei que fazer. Esse governo nos tem muito ódio 😢que horror 😢
Vou te contar, " ô " lugar que oprime o professor de todos os lados: o governo, a direçao, os alunos, estamos perdidos....não há paz neste ambiente, sinto que parece que vou pra uma guerra todos os dias...
Gosto demais do seu posicionamento e sinceridade. É uma classe humilhada, desunida e estressada por demais. Olha, em breve... será uma carreira extinta, não por gestores...mas pelos integrantes ( professores desistindo da carreira) 😢
Não faz sentido esse processo seletivo! Já tem concurso da própria Vunesp. Vergonhoso. Levam em conta uma vídeo aula de 5 minutos e não levam em consideração tempo de sala de aula ou especializações. 😡
Os professores precisam se mobilizar e não fazer inscrição, daí vão ter que voltar o processo antigo feito pelas Diretorias de Ensino. Esse povo que está no comando não conhecem o funcionamento de uma escola, nunca trabalharam em Escola…
Se parar para analisar o descaso da SEDUC pra fazer ou não o PSS, a pessoa desiste é da carreira kskskskksk Se organizar direitinho, ninguém faz esse PSS e força o Fedorento a homologar o concurso
Isto é kafkiano. Eu prestei o concurso de 2023, fui classificado em sétimo lugar com nove vagas para habilitados em filosofia. Depois cai para décimo quinto. Na atribuição regional cai para a posição 151. Só consegui aulas na quarta inscrição. Agora tenho que prestar concurso para reserva? Nem pensar! Minha paciência e tolerância tem limites. Tô fora. Exijo respeito.
Muito obrigada pelos esclarecimentos, na faculdade não ensinam nada disso, estou como eventual desde junho de 2022 e nas escolas também não falam nada para os novatos. Apesar que agora estou em outra escola e tanto a gestão quanto as professoras sao bem mais receptivas graças à Deus. Mas aprendo muito com você. Obrigada por sempre fazer o bem 🙏
Estamos passando por um processo ,tal como uma experiencia de laboratórios. E ainda com base nos esperimentos de SKinner,de acordo com a Psicilogia Comportamental.Varios tipos de experimentos com ratos ,coelhos e sei lá,já o tipo de animal.A situação é descrita,desde o inicio da experiência,a partir das angústias,sofrimentos ,depressao.
Por favor fala que só na primeira atribuição foi usado a classificação do concurso depois o critério até agora e quem tem contrato ativo. Tem que falar ...tem professores que não prestou o concurso e pegou aula pela condição do contrato ativo
Esse secretário da educação é um tremendo sem vergonha, ele quer o caos e vender equipamentos e plataformas, ele é um coach de baixo nível e uma pessoa deplorável! Ele quer tudo, menos qualidade na educação!
Outra coisa sobre vídeo aula, no concurso anterior,6 amigas da mesma escola, fizeram os vídeos no mesmo espaço, mesmo teor e até o celular era o mesmo, dos 6 vídeos apenas 2 foram, aceitos.
Tiago, por esse mesmo motivo subir a # que vc mencionou parece muito injusto com essas pessoas extremamente prejudicadas. Desde que te acompanho essa é a primeira vez que discordo de alguma coisa, pedir a homologação é deixar pra lá os prejudicados da vídeo-aula, mas de resto, muito obrigado pela sua voz e trabalho.
@@charlesrodrigues1325 sem problemas discordar. Agradeço por manifestar seu pensamento aqui. Eu acredito que é possível a homologação sem prejuízo às decisões judiciais, mas é um bom debate.
Eu já não entendo nada: - bacharéis e tecnólogos dando aula sendo que tem profissionais na área licenciados desempregados. -Professores iniciantes pegando aulas e professores antigos sem aula. Muitos novatos não entende que tem conteúdo correto para aquelas séries e passa besterol ou coisas fora do pedagógico. - classificados se dizendo efetivos agora. - Pedagogos pegando aulas no fund ll e médio em disciplinas aleatórias sendo que tem professores formados ou até estudando na área. Uma colega minha pegou 36 aulas de inglês e só possui pedagogia. Mas dizem que a GOE da escola que é muito amiga dela não alterou a inscrição que fez no sistema e ficou as disciplinas que ela se inscreveu. - Eliminados que estão sendo humilhados sendo que sabem mais do que os novatos, classificados e que fica dando aula aleatória sem obedecer a BNCC. - Professoras que tem experiência na educação infantil pegando aula dando besteirol na lousa. Tenho uma colega que dá músicas infantis pra 3@ e ela continuou até algum tempo dando conteúdo pra eles. Até que uma mãe foi reclamar na d.e e ela trabalha com a professora de educação especial na sala pra ela tentar ajudar no conteúdo da aula, porem mesmo com as orientação ela permanece fazendo isso e não adianta falar com elas pois nada muda. Ela fica todos os dia trabalhando músicas infantis e ninguém aguenta mais. A professora de educação especial fica explicando pras criancas que eles devem fazer interpretação, escrever o que eles entenderam e etc, pra tentar pelomenos que a professora entenda que anos iniciais não é educação infantil. .uma música tosca da igreja dela, galinha pintadinha, música da xuxa, etc. -
Entendo sua indignação, porém os recém formados precisam iniciar de alguma forma nao é mesmo, se todo processo seletivo ou concurso sempre abrir prova de títulos, os novatos nunca conseguirão uma vaga, e se tem veterano sendo.eliminado, é porque o professor iniciante se saiu melhor. O Sol nasce para todas, sai dessa bolha! Obs: Nao concordo com Pedagogos ministrando aulas de especialistas.
@@raquelld6638 desculpe se pareci ser contra os novatos. Que o que eu quis dizer que tem novatos que é sem noção. Como o exemplo que dei de minha colega. Ao invés de conhecer como é dar aula pra um 3° ano ela fica colocando musiquinha infantis para crianças de 2 anos. Eu mesma quando entrei não sabia nada, porém a coordenadora me ajudou bastante a entender como funciona e fui dominando aos poucos. O problema são os novatos que passa o que quer de lição sem obedecer o que é solicitado e os bacharéis e tecnólogos pegando aula como bico sendo que tem muitos licenciados que não conseguem pegar aula. Tenho uma colega numa das escolas que trabalho que ela é formada em Direito e ela pegou aula de história, geografia, filosofia e sociologia, sendo que na própria escola tem professores de história com o contrato O que tem 2 a 8 aulas e eventua o resto por falta de aulas. A pessoa trabalha no diurno e ganha bem e ainda tem 24 aulas atribuída na escola no noturno e expansões no final da tarde.
Parabéns pelo vídeo! Reconheço seu trabalho, acompanho o que faz aqui no seu canal. Sei que vc nem precisaria fazer isso mas faz pra ajudar os colegas, mesmo sendo efetivo. Tb sou efetivo a 15 anos, e hoje priorizo meu cargo Orientador pedagógico em Campinas, no qual sou um pouco mais valorizado. Valeu
Saudações Mestre. Ninguém deveria fazer esse processo seletivo mesmo se fosse obrigado, seria uma boa maneira de se protestar. Porém aqui na minha escola a Diretora orientou que o processo é para quem não tem vínculo com a Seduc e não fez o concurso de 2023. Até então a orientação é essa... porque se é processo seletivo para reserva quando iria atribuir aula ? Abraços fique em paz ai.
Oi, Tiago! Obrigada por trazer informações, sempre acompanho seu canal e por várias vezes consegui entender o que é para seguir ou até mesmo fazer a inscrição para contrato. Sou aposentada como professora da rede municipal, porém precisei voltar a trabalhar e agora estou na rede estadual como categoria O. Graças a assistindo aos seus vídeos realizei a inscrição e hoje estou com uma sala de 2°ano ensino fundamental1, obrigada por nos informar e ensinar❤
Acompanho o Tiago na área, ele é fera nos questionamentos... Pelo que entendi, levará esses questionamentos para a secretaria... Acredito que será uma iniciativa para a categoria, melhor do quê ficar parado... Enfim, na dúvida farei esse "pss", pois sou de 2021... Prezado Tiago, se puder fazer um questionamento para o categoria de 2021, se seremos desamparados igual a maioria (2020, 2021 e 2022) que trabalharam pesado na pós pandemia, infelizmente foram literalmente "espirrados” na educação...
Estão ameaçando até os substitutos, o aluno agora pode mandar o substituto para a pqp e a direção está ameaçando o professor. Boicote é o melhor, ngm deveria fazer
Resposta tem que vim na urnas professor, não votar no candidato que o Tarcísio apoia (Ricardo Nunes) Vou de boulos, ao menos não vai atacar a nossa classe dessa forma.
Não acredito que há professores que não entendem que você Thiago só nos traz informações e orientações para nos ajudar. Parabéns pelo seu canal que muito tem me esclarecido 🙏🏻
Perfeito Tiago. Estava procurando uma forma de me informar e me esclarecer sobre as decisões do Governo do Estado e me deparei com seu canal. Obrigado pelo trabalho.
Esperar da classe dos professores de São Paulo consciência política ultimamente é a mesma coisa que pedir esmola pra dois.
Galera votou em peso em Tarcísio de Freitas e agora reclama que o governo (sempre um sujeito abstrato) só quer nos lascar.
Já perdi a esperança faz um tempo. Infelizmente é cada um por si e já era a unidade de classe.
Há muito tempo atrás, em uma terra distante, professores eram respeitados e tinham uma profissão. Hoje, são "boias frias" temporárias, e sem direito a alimentação (escolar)... E tudo isso acontece porque rasgaram a Constituição (Valorização docente, Art. 206 CF).
Meu caro, tenho 51 anos e desde criancinha vejo este mesmo discurso. Também sou professora e não vejo a metade do que vocês falam.
@@elensilva9952professora nada, eh lunpen, pq se fosse professora estaria muito preocupada. E TB não eh efetiva, pq ficar satisfeita ganhando menos eu temporário não eh coisa de gente grande não.
@@dani17248 ahhh então ou Obrigada a pensar como você? Sinto muita pena de quem tiver aulas ministradas por você.
@@dani17248 a propósito LuMpen com M. É por pessoas com sua qualificação que o estado tem que se cetificar, anualmente que todos estão aptos a lecionar. Infelizmente todo ano chegam dezenas de criaturas formadas nas Uniesquinas da vida pra trabalhar no estado! Espero que o processo seja anual em todos os governos que virão, e que só consiga atribuir aulas quem realmente for.preparado e tiver comprometimento com a educação.
@@elensilva9952 você é categoria O?
esse governador ja deveria estar preso por improbidade administrativa, totalmente ilegal e incostitucional
DOIS CONCURSOS PARA A MESMA FINALIDADE É GASTO DUPLO E GASTO DUPLO É IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. O ESTADO DE SP TEM MAIS DE CEM MIL PROFESSORES TEMPORÁRIOS E O GOVERNO SÓ QUER EFETIVAR 15 MIL. ISSO É INCONSTITUCIONAL.
RESUMO: IMPROBIDADE E INCONSTITUCIONALIDADE👎
Se é inconstitucional, cade as autoridades que não barram isso??!!!! A educação está uma terra sem Lei.
Uma humilhação para ser categoria O que sacanagem! Um concurso público para ser temporário.
Ser temporário e sem direito a nada.
Mais uma férias de julho sem ser férias...estamos ficando doente trabalhando com tantas cobranças e ainda mais essa de processo seletivo sem nenhuma certeza de nada, muito triste tudo isso😢
O certo seria ninguém fazer inscrição e ninguém partipar desse processo.
Lecionar no Estado de São Paulo é pedir para viver sendo humilhado e estressado! Nem o INSS está sendo repassado de forma correta, somos roubados constantemente... Fim
É muito revoltante, ver em que situação chegou a nossa área da educação.
@@luanademouraluz6369 muito
Verdade
Concordt
Se roubalheira. Muita enganação
Muito confuso, é pra tirar dinheiro de nós professores. Fala sério. Tem que dar um basta nesse governo.
Segundo o documento vazado, vai ocorrer duas atribuições em 2025, uma do pss 2024 e outra dos remanescentes do concurso 2023. Uma animalidade essa Seduc.
Foi oq eu pensei, se ninguém fizesse esse processo derrubaria as cordas que eles tem sobre nós, sempre nos fazendo de marionetes.
Já tem gente estudando
O problema é o medo de ficar desempregado. Eu fiquei 2 meses sem receber, agora não consigo pagar os empréstimos que fiz....
Não é só gastar 35$ da inscrição. Tem que viajar para fazer a prova, gasto com transporte, alimentação no dia, material de estudo etc.
Sempre colocam os locais em lugares distantes da residencia ou da escola. Agora com onibuis "grátis" aos domingos vai ser mais dificil chegar.
Pra esse processo seletivo tem livros que vão criar que não estão na base Digital. E são caríssimos
A mudança está nas nossas mãos. É só ninguém realizar a inscrição.
A questão é essa: De que maneira vamos reagir? Precisamos fazer algo urgente para contestar esse descaso vergonhoso por parte da secretaria da educação . Uma vergonha!
Acho que o 1° passo é não fazer, claro q vai ter gente que fará, afinal pode ser por necessidade tbm.
2° ver a possibilidade de se associar aos sindicatos, mesmo com falhas, por ora é a única saída.
3° não cagar na próxima eleição
Toda Ação gera uma Reação, infelizmente na nossa classe não há Reação em massa!
O categoria O está de mãos atadas para fazer manifestação. Ouvi de um amigo meu que certa vez ele participou de uma greve de mais de 45 dias e o Estado não se sensibilizou... Se eu não me engano o nosso limite de faltas é 2 justificadas e uma injustificada. O Estado aguenta esperar. Nós não aguentamos. Seremos cortados assim que quisermos protestar democraticamente... É desumano mas é a regra que nos impuseram. Caso nós pensemos que se juntar com os efetivos na frente da SEDUC para pressionar é a solução, estaremos dando um tiro no próprio pé. Não podemos faltar nenhum dia na escola. A única forma de resolvermos isso é entrando com ação direta de inconstitucionalidade, pois usam leis estaduais e outros imbróglios, para justificarem contratos temporários docentes (indo contra a valorização docente constitucional - Art. 206 - CF). Somos temporários(as) para preenchimento de vagas em aberto... Se são vagas em aberto não deveriam ser temporárias - Isso fere a Constituição (valorização docente, Art. 206 - CF)!
A solução não seria greve, seria justiça! Mas não temos nenhuma coordenação, pois nos dividiram em letras (categoria A, F, O etc.), para quebrarem a nossa coesão e nos humilharem à vontade (E estão conseguindo).
Como a única solução seria a justiça, precisaríamos que o sindicato fizesse isso por nós, mas poucos de nós somos filiados ao sindicato (dentre eles, eu também não sou), pois devido a todos esses anos sendo contratados temporariamente pelo estado sem ações efetivas do sindicato na justiça, não no grito, pouca gente confia em se filiar (inclusive eu).
Estamos praticamente perdidos! Caso o sindicato perceba tudo isso e resolva agir efetivamente na justiça e não, apenas no grito, contra esse infinito número de contratos temporários inconstitucionais, que vão contra a valorização docente, eu me filio; do contrário é continuar sendo humilhado por vagas temporárias e procurar se qualificar para outra coisa na vida, infelizmente, pois o que eu queria mesmo era ser professor, mas, desse jeito está ficando cada vez mais impossível - Esse tem sido o pensamento; não só meu.
@@marlonantoniomelodearaujo4406 Primeira contestação: nem só é que alguém faz por necessidade. Tem quem queira - e precise - ter uma primeira experiência na sala de aula após se formar. Eu colei meu grau em 2017, só não corri nisso antes porque estava em outros empenhos, e tivemos 2020 quando eu me apresentei, na cara e coragem, para a minha diretoria. Eu fui no mais zero absoluto a nível de DE e agora, só 4 anos após, pude contar com esse aceite da SED, muito graças ao embate Estado vs. Sindicato e essa ingerência da VUNESP com as Provas Práticas. Estou tendo a minha oportunidade e acho válido que recém-formados em 2024/23 tenham o mesmo espaço. Espero que toda definiçãosobre público ideal do PSS seja dado aí.
Segunda contestação: enquanto sindicato só defender as causas em vista, exclusivamente, em troca de endosso via afiliação, agirá com as mesmas torpes ferramentas daqueles que contestam, que é o Estado. E pela forma como desejaram agir até então, confesso minha indisposição a comprar este tipo de pecha pra mim. Quem quer fazer o bem de verdade, e desinteressado, tem que ter a ombridade de encarar posturas como a minha. O benefício é pra todos, não só para quem a gente quer.
Terceira contestação: ainda que sejamos muitos formados e aptos a lecionar, nós não somos sequer 5 porcento dos habitantes paulistas. Aqui onde resido, pra dentro, que eleitor está interessado no bem alheio, quando pode pagar e muito bem a escola dos filhos? Vamos ser realistas? Ninguém pressiona filho para ir bem na escola senão para uma única coisa: aumentar a renda per capita na família. Sinto muito, mas Paulo Freire falha miseravelmente com o discurso congregacionista dele. E a bem de fato, não adianta ser um crânio diante do professor, é preciso muito mais que escola para vencer na vida, e o que está acontecendo no ensino público é um "semi-despertar" de consciências para isso: nem o ensino formal é garantia de futuro certo, competindo com a formação de lideranças religiosas carismáticas, para o bem e para o mal nas neopentecas' da vida, e com as redes sociais da vida.
Ou a gente trata de ser franco entre nossos colegas de ambiente escolar e, sobretudo, com os alunos, ou seremos varridos com tudo que aí está se colocando, independentemente de fortificação de movimentos sindicais e do esquerdismo que está em evidência e sem base prática de eficácia.
E antes que me chamem de alvissareiro, passa-pano de tarcisistas-bolsonaristas, eu ao menos fiz voz no MP acerca do CP VUNESP, eis os números de atendimento para pedidos de vista: 0695.0000208/2024 e 0695.0001471/2023
Concordo plenamente com você ninguém deveria fazer essa prova. É muito humilhante.
Pessoal, quem puder, quiser, façam outros cursos, tenham outras profissões. Vamos nos preparar para algo pior. Não vejo uma luz no fim do túnel. 😢
Se acontecer algum problema com nós professores categoria O, estaremos literalmente ferrados e nossas famílias sem apoio financeiro nenhum. Nao temos INSS, nao temos FGTS e nao temos seguro de vida. Que segurança temos com um emprego desse!!! Até que ponto é válido continuar como professor.
O ideal seria mesmo que ninguém fizesse esse processo seletivo.
Pensei a mesma coisa.kkk
Deveríamos não fazer mesmo. Seria o melhor dos protestos. Mas..acho difícil uma unanimidade..
Pois é. A educação estadual Paulista já por muitos anos vem sendo ruim. Por gestões horrorosas. Mas essa última é a pior de todas. Reflexo dessa polarização política que temos hj..retrocesso e agem de forma ditatorial. Contudo muito professor apoiou a entrada desse governador. Então agora todos pagamos por isso.
Espero que aprendam a votar. Já que o ato de votar é individual, mas a consequência é comunitária. Daí a necessidade de sermos mais críticos e unidos.
Polarização inclui 2 extremos.. só temos um...Extrema direita.
No segundo turno tínhamos um candidato q incluiu os pobres dentro das universidades públicas com a criação do SISU, do outro lado era um secretário que morava no Rio, nem era carioca e queria governar são Paulo. Adivinha qual escolheram?
Acho interessante que ninguém consegue enxerga que a direita só está cansada de tantas ideologias dentro das escolas, de tanto relaxo que a educação vem sofrendo a anos,se estão procurando por algo novo é porque o antigo já era uma bosta, vejo muitos professores com suas ideologias fazendo o que querem dentro das escolas, quantos não chegam na escola com bafo de cachaça, e a quantidade de professores fedendo a maconha e viajando não é brincadeira, essa realidade não vejo nenhum professor questionando, essa parte querem abafar essa triste realidade. A realidade é mais cruel.
Eu só gostaria de saber quando os professores irão de fato rasga a verdade nós comentários, vejo um monte reclamando, mas a verdade é que foi eleito um que o povo elegeu porque já estão cansados de tanta ideologia dentro das escolas, cansados de vê professores chegando com bafo de pinga ou fedendo a maconha todos os dias pra da aula,nem adianta falar que isso não acontece.A realidade é que estão reclamando porque entrou um como o colega disse de extrema direita e quer impor regras que não agradam os professores ideológicos, que faziam o que queriam e como queriam e continuava recebendo salário normal, essa mudança toda também é devido sim a contribuição negativa de muitos professores.
Está muito estranho, video aula, 40 questões, pagar pra fazer a prova de contratação temporária, a mesma banca, concurso passado não homologado, olha vou te falar, algo de muito errado não está certo!!!!
12:18 É triste professores criticar alguém que está ajudando. Eu agradeço pela doação do seu tempo.
O desgoverno e secretário precisam sem denunciados. É abuso o que estão fazendo.
Eu prefiro muito mais colocar o Feder em evidência. Pro seu Tatá são outras histórias. O povo do interior o escolheu e sempre o escolherá. Ou a direita paulista acha um nome mais organizado que ele e que o Doriana, ou no próximo 2026 a tendência é qualquer Zé Douglinhas para combater o petismo e (pseudo)comunismo que São Paulo rejeitou e sempre rejeitará.
Se quiser derrubar um governador, converse com quem ainda trabalha pro Metrô, CPTM, e quem usa Raposo Tavares como uma avenida de bairro. Educação quase ninguém tá tchum, até o dia que a mensalidade da particular passa a comprometer o orçamento.
Já não basta a prova em si que já não é fácil passar por esse processo...vem essa vídeo aula...eu que não gosto de fotos imagina filmar, gravar vídeo expondo a pessoa, acaba com o psicológico. Isso é uma humilhação...pq ao invés disso eles não reveem o que fizeram com a educação aprovando automaticamente os alunos, comprometendo o querer aprender deles..quantas vezes eu ouço, estudar pra que se eu vou passar de ano? Vergonha.
Essa videoaula foi um pesadelo que prefiro esquecer. Gravei dos meus colegas, ajudei em tudo, eles foram aprovados e eu não, apesar de ter tirado notas mais altas que eles na objetiva e discursiva. Resultado, fiquei sem aulas mesmo tendo sido bem avaliada na PEI e com contrato ativo. Desisti, fui embora do estado. Hj estou na rede particular de ensino .
Nossa, aconteceu exatamente igual comigo. Só que ainda não consegui nenhuma aula.
Como assim, "gravei dos meus colegas"?
@@marianabernardes9586 Já tentou substituto em alguma escola ? Tente, ste que algumas aceitam. Foi o meu caso.
@@raquelld6638 Ajudando né!
Thiago e lamentável que alguém tenha te ofendido, porque eu só tenho que te agradecer. A luz Thiago incomoda as trevas e você é luz ❤❤
Infelizmente isso é culpa da própria classe de professores, dividir e individualizar sempre foi a tática dos poderosos, me espanta os professores caírem nisso, há concurso para policia no estado 2 vezes por ano, para professores é de 10 em 10 anos e um numero pífio de vagas, lamentável, a classe é totalmente desunida.
Perfeito.
Não tem lógica esse processo seletivo sendo que não chamaram os concursados
Tem lógica sim, roubar nosso $!
O governo infelizmente faz o q quer😊
Cada dia aumenta o grau de insatisfação dos professores, devido às humilhação diversas 😢
Pq não entenderam ainda q os governantes só enxergam números?
Eu não consegui nem pegar aula esse ano ainda. Estou sem contrato, sem aula e sem dinheiro. A única coisa que tenho é desespero e dívidas
Fiquei na mesma situação em São Paulo, acabei desistindo de tentar, mudei de estado e estou na rede particular de ensino. Ser professor da rede pública em São Paulo é muito sofrimento!
Uso um perfil diferente. Estou com insônia a mais de 15 dias, sei que estou doente, meu sonho era dar aulas de História, passei no concurso, fiquei em 20 lugar no concurso na minha D.E. Sinceramente vou abandonar a carreira, vou fazer os trâmites da atribuição, pagar os 35,00 passar e provar quem sou como Professor. Mas vou sair fora antes que a SED me deixe doente e seja irreversível. DEUS ME AJUDE!!!!!
Nessa puta bagunça, tem gente trabalhando como professor sem ser formado em área nenhuma.
Gente pagar para trabalhar , isto é um absurdo, quem arrecadar dinheiro nas nossas costa.
Fica tranquilo Tiago seu posicionamento está correto tanto que a maioria te apoia e agradece como eu! Turma do amendoim sempre existe! Obrigado pelas informações!
Estou em Minas, mas acompanho a rede paulista de Educação. Aqui segue muito parecido. Houve concurso público no ano passado em Minas, foi homologado há poucos dias e iam iniciar nomeações. Soltaram comunicado dizendo que tiveram problemas técnicos e não deram previsão. Soltaram um documento ontem, salvo engano, falando de Processo Seletivo, com possibilidade de pagamento de inscrição, prestação de provas e tal. Minas e São Paulo estão caminhando na mesma linha e o STF não consegue o cumprimento da Constituição: ingresso no serviço público somente por Concurso Público, com provas e títulos. Há vagas em abundância e as contratações temporárias estão sendo eternas. Que país é esse?
A Constituição é bem clara: "Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;
IV - durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira". Os caras nao podem abrir outra prova com a seleção em validade!
Podem sim! Não se trata de preenchimento de cargo efetivo, trata-se de um processo seletivo para profissionais contratados por tempo determinado. O estad está dentro da legalidade. É óbvio que seria melhor, abrir contrato a cada 3 anos, mas não é inconstitucional fazer o rofessor seletivo anual.
Cadê o síndicato para derrubar esse processo seletivo?
Não se abata Thiago com esse tipo de coisa, continue com seu trabalho que ajuda muito.Muita luz para vc e continue fazendo o bem.
Tiago....não seria o caso de acionar o ministério público? Aqui onde moro a prefeitura tentou fazer um concurso e foi impedida pq ainda não terminou de chamar os professores do concurso anterior que não caducou ainda. Sou de Indaiatuba.
PS . Precisamos pressionar os deputados . No caso o Giznazzi é Bebel.
O que o sindicato está esperando pra acionar o Ministério Público????
Perfeito
Sindicato atual não serve de nada.
O único lado bom que vejo na desvalorização docente (pois valorização seria função efetiva e valor humano com o passar do tempo, e não, desvalor, com encerramentos de contratos com o passar do tempo) é que assim podemos nos acordar e estudarmos mais e fazermos outras faculdades, para outras áreas... Quanto mais especialidades, melhor!
E ainda dizem que os jovens atuais não querem essa profissão, é pra querer?
Estou fazendo isso... estudando para sair o mais breve possível.. desse jeito não há como continuar... eu sinto muito pelo meu tempo "perdido" e de tantos outros... agora trabalhar e estudar para recomeçar
E isso ai Thigo, vc esta certissimo. Pessoal nao sabe votar e ai fica de mimi.
Não será aceito pós-graduação, só mestrado e doutorado!! Como se fosse fácil fazer um mestrado...Que loucura!
Olha Tiago, sinceramente não quero mais, cansei da área da educação, amo o que Eu faço mas, trabalhar para o Estado, não quero mais, esse é meu último ano, não vou fazer a prova e vou voltar para o mercado informal, pois tenho que começar a olhar mais mim e tentar sempre melhorar e não decair!
Estou no mesmo barco, sai da PEI já no começo deste ano e não pretendo voltar nunca mais.
Qual é a lógica de fazer um concurso que você não tem garantia de aulas.
O governo achou mais uma máquina de ganhar dinheiro
taca essa situaçao no fantastico eu te garanto que na outra semana eles resolvem isto rapidinho
Um concurso, que não leva em consideração nosso tempo de magistério, nem o esforço de buscar formação continuada, para ficar no cadastro de reserva, e conseguir aula sabe-se lá quando, e se conseguir tudo isso por um período de um ano...olha😢
Tiago eu sigo seu canal faz um tempo já. Queria deixar claro que vc ajuda muito com seus comentários. Portanto HATERS sempre existiram e vão continuar a existir. Continue seu trabalho e muito obrigado.
Está claro que a vontade do estado é não efetivar ninguém, o contrato é completamente viável para eles, uma vez que não se cria vínculo algum com o servidor. Esse último concurso passa a impressão de que foi um "cala boca" só para dizer que fez concurso após anos. O certo seria HOMOLOGAR, CHAMAR e se sobrar vaga abre para contrato.
Enfim, é um absurdo!
Pagar uma taxa , sendo que ainda estou desempregada, não peguei sala , porque minha classificação é baixa, por isso ainda não consegui abrir novo contrato , meu contrato foi extinto , estou desesperada com duas filhas para criar sozinha😢
No seu caso, você pode pedir isenção da taxa mediante documentações comprobatórias
Concordo. Ninguém deveria realizar esse processo seletivo. Porém, acaba que o pessoal por medo, acaba participando. E uma das dúvidas é a minha...abri o contrato esse ano. Vigência de três anos. Sou obrigada a participar? Mas... pensando no que disse...terei que fazer. Esse governo nos tem muito ódio 😢que horror 😢
Isso mesmo Tiago. Quem não quer ouvir, saia do vídeo e procure o que gosta. Obrigada pelo seu trabalho.
Greve gentemmmmmm mas greve de dias , semanas... e não somente um dia como fazem!
Perfeito
Vou te contar, " ô " lugar que oprime o professor de todos os lados: o governo, a direçao, os alunos, estamos perdidos....não há paz neste ambiente, sinto que parece que vou pra uma guerra todos os dias...
Essas dúvidas eu também tenho Thiago
Aqui no sul e sudeste já pode rasgar a constituição, tem lei própria! Estão fazendo o que querem.. e a boiada segue votando nisso!!!!
Tiago gratidão por nos auxiliar nestes momentos tão turbulentos
Gosto demais do seu posicionamento e sinceridade. É uma classe humilhada, desunida e estressada por demais. Olha, em breve... será uma carreira extinta, não por gestores...mas pelos integrantes ( professores desistindo da carreira) 😢
ESTÃO QUERENDO TERCEIRIZAR OS PROFESSORES ( REDAS)!!! ✍️💢🎓PURA LOUCURA, SE ISSO ACONTECER 🙄🤔😡🧐🤭😭
Já estão
Mas muitos contratos também vai terminar, ele não vai querer reconduzir.
Não faz sentido esse processo seletivo! Já tem concurso da própria Vunesp. Vergonhoso.
Levam em conta uma vídeo aula de 5 minutos e não levam em consideração tempo de sala de aula ou especializações. 😡
Os professores precisam se mobilizar e não fazer inscrição, daí vão ter que voltar o processo antigo feito pelas Diretorias de Ensino. Esse povo que está no comando não conhecem o funcionamento de uma escola, nunca trabalharam em Escola…
Não tá claro ainda quem deve fazer. A orientação é p todos fazerem, mas a SEDUC vai ter que esclarecer. Esperar a live é mais sensato.
Como se tivessem professores sobrando pra dar aula no Estado. Lamentável
Se parar para analisar o descaso da SEDUC pra fazer ou não o PSS, a pessoa desiste é da carreira kskskskksk
Se organizar direitinho, ninguém faz esse PSS e força o Fedorento a homologar o concurso
Isto é kafkiano. Eu prestei o concurso de 2023, fui classificado em sétimo lugar com nove vagas para habilitados em filosofia. Depois cai para décimo quinto. Na atribuição regional cai para a posição 151. Só consegui aulas na quarta inscrição. Agora tenho que prestar concurso para reserva? Nem pensar! Minha paciência e tolerância tem limites. Tô fora. Exijo respeito.
Muitas perguntas que precisamos de respostas.
Isso é mais um grande absurdo dessa secretaria. E os Srs Deputados que nos representam? Falam, falam e nada fica resolvido...
Thiago, comenta sobre a posição que a APEOESP publicou. De acordo com eles, a SEDUC afirmou a NÃO necessidade de os classificados no concurso fazerem.
Muito obrigada pelos esclarecimentos, na faculdade não ensinam nada disso, estou como eventual desde junho de 2022 e nas escolas também não falam nada para os novatos. Apesar que agora estou em outra escola e tanto a gestão quanto as professoras sao bem mais receptivas graças à Deus. Mas aprendo muito com você. Obrigada por sempre fazer o bem 🙏
Estamos passando por um processo ,tal como uma experiencia de laboratórios. E ainda com base nos esperimentos de SKinner,de acordo com a Psicilogia Comportamental.Varios tipos de experimentos com ratos ,coelhos e sei lá,já o tipo de animal.A situação é descrita,desde o inicio da experiência,a partir das angústias,sofrimentos ,depressao.
Por favor fala que só na primeira atribuição foi usado a classificação do concurso depois o critério até agora e quem tem contrato ativo.
Tem que falar ...tem professores que não prestou o concurso e pegou aula pela condição do contrato ativo
Tiago ,que situação....cada dia pior
Pq os sindicatos são tão fracos? Só absurdos atrás de absurdos e o jurídico fraquissimo.
Esse secretário da educação é um tremendo sem vergonha, ele quer o caos e vender equipamentos e plataformas, ele é um coach de baixo nível e uma pessoa deplorável! Ele quer tudo, menos qualidade na educação!
Outra coisa sobre vídeo aula, no concurso anterior,6 amigas da mesma escola, fizeram os vídeos no mesmo espaço, mesmo teor e até o celular era o mesmo, dos 6 vídeos apenas 2 foram, aceitos.
Infelizmente presenciamos várias aberrações neste último concurso! Falta de transparência e respeito com os candidatos.
Tiago, por esse mesmo motivo subir a # que vc mencionou parece muito injusto com essas pessoas extremamente prejudicadas. Desde que te acompanho essa é a primeira vez que discordo de alguma coisa, pedir a homologação é deixar pra lá os prejudicados da vídeo-aula, mas de resto, muito obrigado pela sua voz e trabalho.
@@charlesrodrigues1325 sem problemas discordar. Agradeço por manifestar seu pensamento aqui. Eu acredito que é possível a homologação sem prejuízo às decisões judiciais, mas é um bom debate.
Eu já não entendo nada:
- bacharéis e tecnólogos dando aula sendo que tem profissionais na área licenciados desempregados.
-Professores iniciantes pegando aulas e professores antigos sem aula. Muitos novatos não entende que tem conteúdo correto para aquelas séries e passa besterol ou coisas fora do pedagógico.
- classificados se dizendo efetivos agora.
- Pedagogos pegando aulas no fund ll e médio em disciplinas aleatórias sendo que tem professores formados ou até estudando na área. Uma colega minha pegou 36 aulas de inglês e só possui pedagogia. Mas dizem que a GOE da escola que é muito amiga dela não alterou a inscrição que fez no sistema e ficou as disciplinas que ela se inscreveu.
- Eliminados que estão sendo humilhados sendo que sabem mais do que os novatos, classificados e que fica dando aula aleatória sem obedecer a BNCC.
- Professoras que tem experiência na educação infantil pegando aula dando besteirol na lousa. Tenho uma colega que dá músicas infantis pra 3@ e ela continuou até algum tempo dando conteúdo pra eles. Até que uma mãe foi reclamar na d.e e ela trabalha com a professora de educação especial na sala pra ela tentar ajudar no conteúdo da aula, porem mesmo com as orientação ela permanece fazendo isso e não adianta falar com elas pois nada muda.
Ela fica todos os dia trabalhando músicas infantis e ninguém aguenta mais. A professora de educação especial fica explicando pras criancas que eles devem fazer interpretação, escrever o que eles entenderam e etc, pra tentar pelomenos que a professora entenda que anos iniciais não é educação infantil.
.uma música tosca da igreja dela, galinha pintadinha, música da xuxa, etc.
-
Entendo sua indignação, porém os recém formados precisam iniciar de alguma forma nao é mesmo, se todo processo seletivo ou concurso sempre abrir prova de títulos, os novatos nunca conseguirão uma vaga, e se tem veterano sendo.eliminado, é porque o professor iniciante se saiu melhor. O Sol nasce para todas, sai dessa bolha! Obs: Nao concordo com Pedagogos ministrando aulas de especialistas.
@@raquelld6638 desculpe se pareci ser contra os novatos. Que o que eu quis dizer que tem novatos que é sem noção. Como o exemplo que dei de minha colega. Ao invés de conhecer como é dar aula pra um 3° ano ela fica colocando musiquinha infantis para crianças de 2 anos. Eu mesma quando entrei não sabia nada, porém a coordenadora me ajudou bastante a entender como funciona e fui dominando aos poucos. O problema são os novatos que passa o que quer de lição sem obedecer o que é solicitado e os bacharéis e tecnólogos pegando aula como bico sendo que tem muitos licenciados que não conseguem pegar aula. Tenho uma colega numa das escolas que trabalho que ela é formada em Direito e ela pegou aula de história, geografia, filosofia e sociologia, sendo que na própria escola tem professores de história com o contrato O que tem 2 a 8 aulas e eventua o resto por falta de aulas. A pessoa trabalha no diurno e ganha bem e ainda tem 24 aulas atribuída na escola no noturno e expansões no final da tarde.
Parabéns pelo vídeo! Reconheço seu trabalho, acompanho o que faz aqui no seu canal. Sei que vc nem precisaria fazer isso mas faz pra ajudar os colegas, mesmo sendo efetivo. Tb sou efetivo a 15 anos, e hoje priorizo meu cargo Orientador pedagógico em Campinas, no qual sou um pouco mais valorizado. Valeu
professor Tiago o Sr. está de parabéns pelo seu canal nos trazendo informações diárias.
Diante de toda informacao, prefiro esperar o video do Tiago para ficar bem informada. Obrigada, Tiago!
Saudações Mestre. Ninguém deveria fazer esse processo seletivo mesmo se fosse obrigado, seria uma boa maneira de se protestar. Porém aqui na minha escola a Diretora orientou que o processo é para quem não tem vínculo com a Seduc e não fez o concurso de 2023. Até então a orientação é essa... porque se é processo seletivo para reserva quando iria atribuir aula ? Abraços fique em paz ai.
Thiago, quando fiz o exame admissional, vi que tinha validade de um ano. Acredito que seja só isso mesmo. A esperança é o concurso.
Poxa.....valeu Tiago.... Vc como sempre, nós esclarecendo dúvidas.....muito obrigada 😊
Faz isso mesmo, esse povo que está nas salas de aula, só Deus na causa....
Oi, Tiago!
Obrigada por trazer informações, sempre acompanho seu canal e por várias vezes consegui entender o que é para seguir ou até mesmo fazer a inscrição para contrato.
Sou aposentada como professora da rede municipal, porém precisei voltar a trabalhar e agora estou na rede estadual como categoria O.
Graças a assistindo aos seus vídeos realizei a inscrição e hoje estou com uma sala de 2°ano ensino fundamental1, obrigada por nos informar e ensinar❤
APEOESP, UDEMO E CPP, uní-vos para acabar com essa humilhação. Afffff......
Vários RUclipsrs da EDUCAÇÃO sofrendo este tipo de comentário!!
Fique em paz Tiago tu é top e ajuda demais a turma da EDUCAÇÃO ❤
Esse governo está acabando com a com os professores e com a educação.Alguem precisa parar esse secretário
Ainda estou tentando ganhar na mega... Tá mais fácil ganhar do que continuar dando aula... 😢
👍
Acompanho o Tiago na área, ele é fera nos questionamentos... Pelo que entendi, levará esses questionamentos para a secretaria... Acredito que será uma iniciativa para a categoria, melhor do quê ficar parado... Enfim, na dúvida farei esse "pss", pois sou de 2021...
Prezado Tiago, se puder fazer um questionamento para o categoria de 2021, se seremos desamparados igual a maioria (2020, 2021 e 2022) que trabalharam pesado na pós pandemia, infelizmente foram literalmente "espirrados” na educação...
Estão ameaçando até os substitutos, o aluno agora pode mandar o substituto para a pqp e a direção está ameaçando o professor. Boicote é o melhor, ngm deveria fazer
Resposta tem que vim na urnas professor, não votar no candidato que o Tarcísio apoia (Ricardo Nunes)
Vou de boulos, ao menos não vai atacar a nossa classe dessa forma.
Não acredito que há professores que não entendem que você Thiago só nos traz informações e orientações para nos ajudar. Parabéns pelo seu canal que muito tem me esclarecido 🙏🏻
Imagina os pedagogos? Nós sim, temos muitas dúvidas, não tem mais banco de talentos, não sabemos se o concurso vale para nós, enfim só dúvidas
Sim , querem acabar com a categoria O Sendo que somos nós quem levamos a escola nas costas
Perfeito Tiago. Estava procurando uma forma de me informar e me esclarecer sobre as decisões do Governo do Estado e me deparei com seu canal. Obrigado pelo trabalho.
Obrigada por nos explicar, nos estamos passando por situações difíceis em nossa classe trabalhistas.
Oferta e demanda. Quando a demanda é alta a oferta cai.