Atualmente tenho 47 anos e recentemente perdi meu companheiro de 57 anos para o câncer. Tínhamos muita cumplicidade e envelhecer ao lado de um parceiro mais velho e maduro é sensacional. A relação foi de muita cumplicidade e respeito. Envelhecer ao lado do outro, do parceiro é um ato de renovação dos votos de vida e de respeito a si mesmo, respeito ao outro. Simplesmente é algo maravilhoso.
Eu tenho 70 e estou viúvo de um casamento homoafetivo. Estou sozinho e atualmente não sinto nenhuma vontade de outro relacionamento. O que ficou do meu casamento é uma sensação de que o amor na minha vida é uma coisa pronta e acabada, algo que eu tive a sorte de realizar com muita qualidade.
Eu sou gay, tenho 32 anos e me arrisco dizer que os diálogos que essas lives promovem são alguns dos conteúdos mais relevantes que eu já consumi sobre minha vivência gay. O canal e os guris que participaram estão de parabéns.
Estou nos meus 59 e aos 52 mudei-me pra Portugal em definitivo para viver um momento de liberdade, após longos relacionamentos. E eis que aos 53 fui « sequestrado » emocionalmente por um canadense dois anos mais novo e vivemos em Montréal casados desde 2018. O corpo aponta seus limites? Sim. O sexo existe? Sim, mas em outro ritmo e qualidade. Mas só se vive isso qdo nos permitimos amar e respeitar a vida que duas pessoas escolheram para viver.
Eu estou com 55 anos e, há dois anos atrás, me mudei de São Paulo para uma capital do NE onde vivo sozinho. Pensando, agora, em por que fiz isso, o que não é nada fácil, me parece que, juntamente com a vontade de se reinventar, há um pouco do "afastamento" que os gays acabam por desenvolver em relação aos familiares e, também, um certo ressentimento da vida solitária no interior de SP. Agradeço aos depoentes pela generosidade de compartilharem suas jornadas e me identifico com o Orlando na dificuldade de fazer amizades com os homens gays.
Sou gay 61 anos, mas ja fui casado etenho 2 filhos, gostaria muito de ter um companheiro na minha faixa etaria mas onde moro e muito dificil isto acontecer? Vc ainda esta sozinho?
Tenho 79 anos e 7 meses. Estou entrando nos 80. Quando menino no interior era uma bichinha e passava a cidade inteira. Aos 15 em 1959 vim morar em São Paulo, quando o centro gay era a consolação esquina com a rua São Luiz, em frente ao prédio da Radio América. O Carnaval era no cine Paramount e cine Odeon na então rua da Consolação. Na praça da Sé também era centro de pegação. Durante a década de 60 era o tempo do desbunde. Tudo muito seguro. Eu nunca me assumi curtí muito o bar barbazul, o Paribar, galeria Metropole, largo do Arouche. e Nunca fui discriminado porque eu NUCA DEI BANDEIRA. Até hoje continuo na minha profissão, Sempre impús respeito até hoje. Adotei 2 filhos, hoje com 40 e 42 anos, casados e tenho 5 netos.
Olá querido. Vc é mesmo um guerreiro.79 anos. Quando vc percebeu que gostava de menino? Eu imagino que não deve ter sido fácil pra vc, naquela época né...
@@elianecarvalho4110ele diz ter 79 anos e gay incubado !!! Pra mim ele não tem mérito nenhum !!!! Essas pessoas que vem aqui contar suas histórias e achar que são maravilhosos?.??? A boa sou eu com 43 anos e me assumi desde criança e adolescência e com 17 já era trans nós anos 90 década de alto preconceito!!!! Mérito tem eu....não um monte de gay dentro do armário achando que sua idade avançada vai ter algum mérito !!! Viveu escondido a vida toda !!!! Me poupe!!!!
O Silmar é de um interior muito rico. Sou hetero mas acho que o que deve imperar entre as pessoas é o respeito à liberdade de cada um. Parabéns Silmar você é muito gente.
Que momento! Que documento histórico! Não tenho muito a acrescentar, além da admiração por todos que participaram e por suas historias de vida e resistencia. Do fundo do meu coração, espero que mais lives como essa aconteçam. Semanalmente, quinzenalmente, mensalmente... enfim, sempre que possível. -Marcel, muito obrigado por toda sua dedicação e empenho em fazer o canal acontecer. Você esta contribuindo muito para nossa historia de luta e gloria. Juntos, não vamos deixar essa peteca cair! E por favor, reuna essa galera de novo. Em breve!! -Aos queridos Silmar, Luis Gonzaga, Orlando, e Luis Baron, muito obrigado por existirem, resistirem e por compartilhar tanto amor e sabedoria de vida! Vocês brilharam! -A todos os coroas desse Brasil e desse mundo: vocês são lindos, não deixem ninguem dizer o contrário! Se manifestem cada vez mais, enalteçam suas historias, suas trajetórias, e se coloquem a disposição tambem para participar de outras lives como essa. Coloquem suas vozes e rostos pro mundo ouvir e admirar. Eu tenho 29 anos, a descoberta da minha sexualidade ainda é muito recente. Me relacionei e me envolvi emocionalmente pela primeira vez aos 27 anos de idade e foi com um homem de 54 anos. Ainda estou engatinhando nas minhas vivencias, e tambem por isso, admiro muito os coroas, que ja percorreram muito chão nesse mundão. Sou fã mesmo e os enalteço sempre que possivel. Aos queridos que estão nessa fase da vida: contem cada vez mais suas histórias, sintam-se confortaveis nos seus corpos e sejam luz no mundo. Todos nascemos para brilhar e juntos somos mais fortes! Escrevi textão porque me empolguei diante de tanta beleza, tanto amor, cultura, leveza e energia positiva. Agora são 6h da manhã, estou me preparando para ir trabalhar, e apesar do friooo, meu coração está aquecido, graças a esse encontro. Um beijo a todos! 🏳️🌈
Bom dia...vendo a live agora!!! Moro no interior de São Paulo, cidade pequena, estudei , sou advogado e emprésario,.... E hj consigo me defender das ofensas que recebia nos anos 80... O segredo é se instruir sempre!!! Quanto aos amores????...permita e viva intensamente!!! Sem culpas!!!
Parabens. Não pude assistir no dia. Mas valeu muito. Tenho 70 anos e vivencie a epidemia do HIV desde o inicio, final dos anos 70. No momento exato em que me assumi. Foi muito dificil.
Só agora estou conhecendo este canal. Arrasaram. Tenho 64 anos, tive um casamento hetero de 28 anos, sai do armário e me separei há 7 anos, há 3 anos casado com um cara de 32 anos. Que falta fez ter conhecido pessoas como vcs naquela época.
Tenho 64 anos. Estou num relacionamento há 28, e temos 18 anos de diferença. Aos “trancos e barrancos”, como qualquer relação, vamos levando a vida a dois. Num resgate do nosso passado a dois vemos que temos mais a comemorar do que lamentar. Parabéns pela live.
Obrigado por fazer a pergunta que eu mandei, mesmo que pesada, porém essencial, sobre o tempo deles no boom da HIV/AIDS. É uma pauta que deve ser falada abertamente e sem preconceitos, lembrar sempre de quem vem antes da gente e da geração perdida, que foram nossos precursores.
Perfeito as colocações do Silmar, quando ele fala a importância de haver instituições, casas de apoio ao idoso LGBT, com técnicos, profissionais preparados para esse público, esse cidadão.
Não assisti ao vivo, mas adorei escutar cada história desses meus contemporâneos. Li abaixo alguém dizendo que não tem saudades dos anos 1980. Eu tenho e muito, foram épocas de muitos descobrimentos, muitos namoros, descobrir a cidade e como era difícil saber sobre baladas, onde ficavam. Saudades dos 1990, 2000. Tenho histórias iguais que alguns participantes contaram. É isso que nos faz sermos maduros interessantes, termos repertório, histórias a contar. Apesar de não ter saído do armário, tive uma família muito acolhedora. Que venham outras lives.
Parabéns pelo podcast. Tenho 40 anos e adoro saber como as coisas acontecem com mais idade. Dialogos e pontos de reflexão muito importantes nesse episódio. Eu adorei
Minha vida aos 60... tô de boa, tenho o corpo sarado q nunca tive,me tornei educador físico aos 50,tenho o marido maravilhoso que me ama,moro onde sempre quis,tenho hj a grana q não tinha quando novo,viajo quando tô de férias,tenho amigos poucos e sinceros ...enfim,tenho a vida que sempre quis...
Nossa que live maravilhosa e super necessária. Só assisti ela agora, quase 1 ano depois, mas no momento certo, pois estava precisando ouvir depoimentos assim. Essa live e esses depoimentos me deram a esperança de não desanimar e de seguir em frente. Muito obrigado 💜
O que eu mais gostei é que aquele alibido da juventude acabou, não estou impotente , mas bem menos apetite sexual e isso é uma libertação pra mim, passei a ter outros prazeres ! amigos , jantares e o canto que é minha profissão!
Achei curioso o fato de se colocar o corpo à parte de quem se é! Ouvi muito a fala "Eu sempre fui e continuo sendo a MESMA pessoa". Me pergunto se a gente não está permanentemente em mudança... Ou seja, nunca somos assim ou assado, até porque valores, interesses, objetivos não tem que ser fixos na vida de ninguém e neste sentido, estamos sempre mudando ... "Esta metamorfose ambulante"! E ao mesmo tempo, não apenas o olhar do outro que nos define como mais velhos, mas também as relações sociais e institucionais, além das possibilidades físicas. Cuidar do corpo é necessário sempre, mas quanto mais idade, mais atenção aos desgastes naturais do tempo. Super concordo na fala do convidado que há falta de empatia na comunidade gay e na sociedade em geral. E achei excelente a fala do Orlando sobre que com a idade a gente acaba cedendo menos e sendo mais seletivo. Sensacional a lembrança do Silmar da necessidade de rede de apoio públicas e instituições de cuidado para a população LGBTQIA+. Vivermos a solitude não é o mesmo que sermos solitários. Buscar a emancipação econômica é fundamental para não ver nos outros cuidadores obrigatórios. O depoimento do Luiz sobre seu sequestro é um alerta para estarmos sempre atentos a situações que nos vulnerabilize. Muito relevante a reflexão do Luiz Baron sobre a sociedade Etarista em que vivemos todos da distinção entre juventude e beleza e estas como moeda de troca. Grande Live! O tempo passa para todos. E lembro da Cora Coralina, quando diz que o tempo mais importante da vida: é o INSTANTE JÁ. O tempo que se está. Vivamos cada tempo no seu tempo. Parabéns Marcel pela excelente live!! Canal mais do que necessário!
Que diálogo importante, quanta aprendizagem, quanta amorosidade em cada história. Muito obrigada por se permitirem trazer essas experiências, meu querido amigo Luís Gonzaga como sou grata por te ver compartilhando essa linda história de vida. Esse papo de cozinha já acolheu muitas pessoas, só órgulho ....
Live sensacional ! Parabéns, Marcel, pela escolha do tema . E parabéns igualmente aos convidados por compartilhar de modo tão espontâneo suas experiências e pontos de vista !
Todos somos gostosos e bonitos em qualquer idade!!! Silmar arrasani na live! Não só o Silmar... Luis Gonzaga, Luis Baron e Orlando vcs foram fantásticos nessa live. Gente! A live tá fantástica, Marcel, muito obrigado de coração. Adorei adorei adorei e conhecer histórias de pessoas da comunidade é sempre muito bom!
Já me inscrevi no canal parabéns pelo canal , pelos ensinamentos e respeito a todos os gays do mundo tô amando Isabel mulher de 60 anos e pessoal respeite essa comunidade gays .
Parabéns ao canal por essa live, sensacional o que foi abordado, tenho 62 anos , estou na melhor fase de minha vida , amo minha idade e não importa ela, o importante é ser feliz e viva o amor, obrigado pelo assunto tratado beijos a todos.e principalmente aos convidados.
Marcel, ...adorei as entrevistas e cheguei a conclusao que temos de nos adaptar conforme a velhice vem chegando e o importante e continuar sermos sempre a gente mesmo!!...E como dizia o Cazuza, o ""O tempo nao para""!!....Uns gostam de ficar sozinhos, outros ja gostam de ficar acompanhados e assim vamos para a etapa final!!..E assim cada um a seu modo, vai vivendo conforme suas aptidoes!!......beijao!!
Vi o documentário do Net Flix " Cartas para além dos Muros", excelente. Todos deveriam ver como foi e é que as pessoas viveram entre 1980 até.........., Cheguei em São Paulo em 05/06/1980, e vi muitos amigos morrerem de AIDS, hoje só morre quem não quer tomar os remédios. Hoje as pessoas têm HIV e vivem uma vida normal. Parabéns pelo seu excelente canal. Sempre trazendo informações muito úteis. Abraços Anibal
Tenho 66. Sinto-me melhor nos 60 do que nos 50. Estou menos encanado. O que mais sinto falta é dos meus amigos que morreram na epidemia de aids. Minha tribo do Rio de Janeiro foi praticamente dizimada. Não vivo de passado, mas é muito duro perdermos nossos referenciais da juventude, principalmente para nós gays, por ser tão dificil acharmos a nossa turma do coração.
Amei, amei, amei!!! Um assunto extremamente necessário e absolutamente importante! Muito obrigado a todos, por nos proporcionar tão valoroso aprendizado. GRATIDÃO!!!
Excelente live , parabéns Marcel! Trabalho de qualidade produzido por vc e com a participação de brilhante convidados,muita aprendizagem dessa gente bacana , que nos motivaram viver. Adorei ! Eu tenho 61 anos,e me deu mais vontade de viver,e ser muito feliz.
Que vídeo importante, talvez vocês ainda não tenham a noção, acompanhei cada palavra com muita atenção, parabéns a todos os envolvidos, que bom ver que futuras gerações terão boas histórias, também cheia de problemas como qualquer ser humano.
Que maravilha de live; vcs são magníficos!!! Que lição vcs estão dando - principalmente - aos heteros, que lição! Eu digo isso pq sou hétero, cis, solteira, justamente por não encontrar na maioria das pessoas o que existe em vcs - ao menos o que mostraram ser na live: inteligência, limpeza e clareza de pensamento e espírito, gentileza, sensibilidade, educação, respeito. Não encontro mais pessoas belas e reais como vcs, que dirá homens héteros/cis, tanto para amizade como para uma vida a dois (e olha que o meu circulo de amizade é diverso). Optei por estar só, o que é muito bom, por um lado, mas bate forte algumas (algumas) vezes. Beijos em todos vcs, com carinho, K!
Encontra-se gente de valor (exp. própria) em instituições de voluntariado, associações ou clubes de hobbies ou interesses em comum ou por meio de amigos que reúnem pessoas com a mesma afinidade. Já bares, boates, inferninhos e afins são, por regra, uma grande furada.
Marcel , o melhor video que já assisti . Tenho 68 anos e recordei muitas coisas do meu tempo, principalmente apos 40 anos em um relacionamento e ele terminou.
Eu gostei muito dessa clipes , cada um fala sua história e agente pega aquilo melhor pra gente e leva como aprendizado, tá de parabéns esses alertas de vida , parabéns a todos. Gostei muito do Luiz...
Linda e necessária! Que delícia ouvir estas histórias. Ficou aqui um gostinho de quero mais. Parabéns aos participantes e a todos nós que, mesmo em um contexto que nós empurra pra trás, chegamos até aqui com alguma dignidade.😜
Vi somente por esses dias esse vídeo, a qual me chamou bastante atenção...pois já completei 57 anos e na vdd apesar de todas as mudanças físicas, quase não percebi o tempo passar, pois pra mim foram apenas números que se alteraram,pois Eu continuo o mesmo! Me descobri muito, mas muito cedo mesmo...ainda mlk com meus 12 anos de idade....mas apesar de tudo q acontecia no mundo nos anos 80, fui abençoado com pais maravilhos que me assistiram de bem perto e me apoiaram e muito( houveram crises, é claro, mas nada com não pudéssemos resolver com muitas conversas e Amor)! Tive a inteligência e Coragem de me assumir primeiro dentro de casa com meus pais e minha família (uma mãe inteligente e carinhosa"professora" e um pai bravo, mas muito protetor"policial)! Bem! Me assumindo dentro de casa, lá fora foi menos cruel,apesar de todos os preconceitos que sofri, mas foram apenas situações próprias da adolescência e suas descobertas a qual acontecem até hoje...Sofri ataques é claro e tb tive crises de Não entender o porquê de ter nascido diferente dos outros meninos e diferente do meu irmão caçula! Tive muitas crises é claro, mas foram mais de auto-conhecimento...O fato de sempre amar Ler e estudar, me abriram horizontes e caminhos que me deram muito conforto, pois os livros de auto-conhecimento me ajudaram e muito...Não nasci bonito, nem maravilhosos...nasci com uma aparência dita como sedutora e usei bem isso aí meu favor...Meu primeiro relacionamento (sério)aconteceu aos 19 anos e com Ele ficamos 6 anos, depois desse relacionamento me joguei na noite e usufrui da melhor maneira.possivel...fui bastante cobiçado,pois tirava o melhor de mim para me mostrar, namorei muito...tive vários namoros, alguns intensos e outros frustrantes...chorei, sofri, amei, desejei e tb fui bastante desejado...As situações que não deram certo e não se cumpriram como eu queria, as deixei pra trás, sem mágoas e segui...sempre aproveitando tudo q de melhor a minha juventude.poderia me.proporconar, mas Nunca e jamais, sendo Soberbo ou Diminuindo o outro, apenas se encaixando as diferenças dia outros, para melhor me situar., Seja entre namoros, amizades, família, trabalho e coisas assim....Posso dizer fielmente que tive os melhores momentos da minha vida, seja na infância, na adolescência, qdo bem jovem e qdo já era um jovem adulto...Namorei bastante, namoros q.bai deram certo se tornaram meus amigos...lágrimas que derramei.por.algo, de.esvairam e desmancharam os remorsos...Sempre aceitei o NÃO, pois tb falei muitos NÃOS...Vivi todas as aventuras dos anos dourados...70,80,90,2000...e hoje estou aqui...tenho um baú de memórias e muitos assuntos a tratar qdo assim querem saber + de mim, e sempre pronto a falar algo que.possa servir de apoio ou consolo para um jovem que se aproxime...O meu espírito por sinal ainda jovem atrai até hoje pessoas bem novas por perto...Minha sexualidade está bem, obrigado...Tive uns 3 relacionamentos de casamento, mas não vingaram...E hoje estou aqui(solteiro por opção mesmo)pq descobri que ando melhor qdo estou comigo mesmo...livre, saudável e com a mente inteiramente ligada ao espiritual e que tudo são lições e todos nós temos que passar por esses estágios, para crescer, aprender e se humanizar, seja como for ou se deve ser! Qto a hoje estar com quase 60 anos(Claro q envelheci e já não chamo tanto atenção),mas como mencionei anteriormente, foram apenas números q.se.alteraram e a jornada ainda Contínua...Se me perguntar o que me incomoda hoje na real! Posso dizer q apenas a teimosia de querer se.encaixar onde não me pertence mais, e respeitar qdo me julgam apenas pela idade, pois afinal Quem conhece a minha História Sou Euzinho mesmo...E que a juventude Ame.mais e se respeitem mais...Viva os Jovens e Os Anciãos!!! Bjs
Muito legal essa conversa. Sempre pensei nessa questão de solidão na terceira idade, o que me deixava e ainda deixa bastante preocupado, mas ver esse vídeo me ajudou a tranquilizar um pouco.
Infelizmente perdi a hora da live pq o youtube não notificou e eu acabei esquecendo da data. Já estou vendo agora e amando ver esses lindos falando de suas vivências ♡ Mto obrigado por nos proporcionar isso, Marcel.
Vídeo novo toda terça e sexta! Rs (tive que começar a reforçar essa mensagem nos vídeos exatamente porque o RUclips anda me sabotando nas notificações)
Muito bom ter estas lives para esclarecer e dividir os pensamentos e atitudes dos gays de 60s anos tenho 67 e me sinto bem existe sim mudanças vc não aguenta muita vida noturna ou bares muitos cheios enfim tem sim mudanças radicais vc fica mais calmo e tenta se socializar mais fazer programa lites jantar com amigos , teatro ,cinemas enfim a vida fica mais calma mas não se muda na essência sou feliz e tento ser feliz .obrigado por todos que deram seus depoimentos,Obrigado pela live .
Foi válido como primeira Live e levando em conta que é um tema pouco comentado ainda, mas fico esperando um próximo com mais profundidade explorando a sexualidade, o desejo do homem 60 tão que é diferente dos mais jovens.
Excelente depoimentos de homens maduros falando das suas experiencia de vida qto ao fato de serem gays e como enfrentam os desafios dessa fase da vida que a maioria dos gays com mais idade passam .Show
É isso aí, Baron! Se td der certo, em breve serei voluntário aí com vc. Penso q, mesmo aos 72yo, ainda posso ser útil à comunidade e, principalmente, a mim mesmo. Isso pq, além do clichê 'é dando q recebemos' (cuja hipótese eu não descarto), cientistas do UK declararam q fazer o bem dá a 'maior onda' !!! Tipo droga mesmo. Pena q não vicie, nem cause dependência; o q seria ótimo se assim o fosse.
Atualmente tenho 47 anos e recentemente perdi meu companheiro de 57 anos para o câncer. Tínhamos muita cumplicidade e envelhecer ao lado de um parceiro mais velho e maduro é sensacional. A relação foi de muita cumplicidade e respeito. Envelhecer ao lado do outro, do parceiro é um ato de renovação dos votos de vida e de respeito a si mesmo, respeito ao outro. Simplesmente é algo maravilhoso.
Eu tenho 70 e estou viúvo de um casamento homoafetivo. Estou sozinho e atualmente não sinto nenhuma vontade de outro relacionamento. O que ficou do meu casamento é uma sensação de que o amor na minha vida é uma coisa pronta e acabada, algo que eu tive a sorte de realizar com muita qualidade.
Olá querido. Quando ficaste viúvo?
Eu sou gay, tenho 32 anos e me arrisco dizer que os diálogos que essas lives promovem são alguns dos conteúdos mais relevantes que eu já consumi sobre minha vivência gay. O canal e os guris que participaram estão de parabéns.
Gente, adorei! Sou mulher, hetero, mas tenho os mesmos dilemas com a idade. Claro,sem o peso do estigma. Como é bom ouvir conversa inteligente!
Estou nos meus 59 e aos 52 mudei-me pra Portugal em definitivo para viver um momento de liberdade, após longos relacionamentos. E eis que aos 53 fui « sequestrado » emocionalmente por um canadense dois anos mais novo e vivemos em Montréal casados desde 2018. O corpo aponta seus limites? Sim. O sexo existe? Sim, mas em outro ritmo e qualidade. Mas só se vive isso qdo nos permitimos amar e respeitar a vida que duas pessoas escolheram para viver.
Eu estou com 55 anos e, há dois anos atrás, me mudei de São Paulo para uma capital do NE onde vivo sozinho. Pensando, agora, em por que fiz isso, o que não é nada fácil, me parece que, juntamente com a vontade de se reinventar, há um pouco do "afastamento" que os gays acabam por desenvolver em relação aos familiares e, também, um certo ressentimento da vida solitária no interior de SP. Agradeço aos depoentes pela generosidade de compartilharem suas jornadas e me identifico com o Orlando na dificuldade de fazer amizades com os homens gays.
Concordo com você !!! Pretendo formar um grupo para amenizar a solidão
Olá, concordo contigo. Sou de BH e tb estou me mudando para uma capital do NE, João Pessoa. Sozinho, um desafio a enfrentar!
@@rrcostaa olá moro em Fortaleza quando vir aqui vamos ser amigos ?
@@ZZ-im3yw será um prazer. Fui algumas vezes passar férias em Fortaleza. Tempos que não vou. Agora morando no NE fica mais fácil ne?
Sou gay 61 anos, mas ja fui casado etenho 2 filhos, gostaria muito de ter um companheiro na minha faixa etaria mas onde moro e muito dificil isto acontecer? Vc ainda esta sozinho?
Foi muito marcante pra mim participar dessa live. Muito bom poder compartilhar com outras pessoas!!!
Você foi maravilhoso, meu querido!!! ❤❤❤❤❤
Quatro personalidades distintas que agregaram bastante ao papo. Adorei! 👏👏👏👏👍
Vc foi ótimo luiz. Adoraria ser seu amigo.
Tenho 79 anos e 7 meses. Estou entrando nos 80. Quando menino no interior era uma bichinha e passava a cidade inteira. Aos 15 em 1959 vim morar em São Paulo, quando o centro gay era a consolação esquina com a rua São Luiz, em frente ao prédio da Radio América. O Carnaval era no cine Paramount e cine Odeon na então rua da Consolação. Na praça da Sé também era centro de pegação. Durante a década de 60 era o tempo do desbunde. Tudo muito seguro. Eu nunca me assumi curtí muito o bar barbazul, o Paribar, galeria Metropole, largo do Arouche. e Nunca fui discriminado porque eu NUCA DEI BANDEIRA. Até hoje continuo na minha profissão, Sempre impús respeito até hoje. Adotei 2 filhos, hoje com 40 e 42 anos, casados e tenho 5 netos.
Olá querido. Vc é mesmo um guerreiro.79 anos. Quando vc percebeu que gostava de menino? Eu imagino que não deve ter sido fácil pra vc, naquela época né...
@@elianecarvalho4110ele diz ter 79 anos e gay incubado !!! Pra mim ele não tem mérito nenhum !!!! Essas pessoas que vem aqui contar suas histórias e achar que são maravilhosos?.??? A boa sou eu com 43 anos e me assumi desde criança e adolescência e com 17 já era trans nós anos 90 década de alto preconceito!!!! Mérito tem eu....não um monte de gay dentro do armário achando que sua idade avançada vai ter algum mérito !!! Viveu escondido a vida toda !!!! Me poupe!!!!
Eu estou com 58 anos e julgo essa Live um presente para mim. Gratidão Gratidão Gratidão
Oii ❤
Fica bem, querido. Foi muito bonita mesmo.
O Silmar é de um interior muito rico.
Sou hetero mas acho que o que deve imperar entre as pessoas é o respeito à liberdade de cada um.
Parabéns Silmar você é muito gente.
Muitíssimo obrigado pelo carinho!! ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Obrigado Marcel por organizar esse evento, de coração! Como homem gay de 58 anos foi bom demais ver "minha geração" em seu canal.
Totalmente concordo.
Que momento! Que documento histórico! Não tenho muito a acrescentar, além da admiração por todos que participaram e por suas historias de vida e resistencia. Do fundo do meu coração, espero que mais lives como essa aconteçam. Semanalmente, quinzenalmente, mensalmente... enfim, sempre que possível.
-Marcel, muito obrigado por toda sua dedicação e empenho em fazer o canal acontecer. Você esta contribuindo muito para nossa historia de luta e gloria. Juntos, não vamos deixar essa peteca cair! E por favor, reuna essa galera de novo. Em breve!!
-Aos queridos Silmar, Luis Gonzaga, Orlando, e Luis Baron, muito obrigado por existirem, resistirem e por compartilhar tanto amor e sabedoria de vida! Vocês brilharam!
-A todos os coroas desse Brasil e desse mundo: vocês são lindos, não deixem ninguem dizer o contrário! Se manifestem cada vez mais, enalteçam suas historias, suas trajetórias, e se coloquem a disposição tambem para participar de outras lives como essa. Coloquem suas vozes e rostos pro mundo ouvir e admirar. Eu tenho 29 anos, a descoberta da minha sexualidade ainda é muito recente. Me relacionei e me envolvi emocionalmente pela primeira vez aos 27 anos de idade e foi com um homem de 54 anos. Ainda estou engatinhando nas minhas vivencias, e tambem por isso, admiro muito os coroas, que ja percorreram muito chão nesse mundão. Sou fã mesmo e os enalteço sempre que possivel. Aos queridos que estão nessa fase da vida: contem cada vez mais suas histórias, sintam-se confortaveis nos seus corpos e sejam luz no mundo. Todos nascemos para brilhar e juntos somos mais fortes! Escrevi textão porque me empolguei diante de tanta beleza, tanto amor, cultura, leveza e energia positiva. Agora são 6h da manhã, estou me preparando para ir trabalhar, e apesar do friooo, meu coração está aquecido, graças a esse encontro. Um beijo a todos! 🏳️🌈
Muitíssimo obrigado!!!!
Também foi muito importante pra mim. Me senti útil!!
Lindo comentário! ❤
Bom dia...vendo a live agora!!! Moro no interior de São Paulo, cidade pequena, estudei , sou advogado e emprésario,.... E hj consigo me defender das ofensas que recebia nos anos 80... O segredo é se instruir sempre!!! Quanto aos amores????...permita e viva intensamente!!! Sem culpas!!!
Parabens. Não pude assistir no dia. Mas valeu muito. Tenho 70 anos e vivencie a epidemia do HIV desde o inicio, final dos anos 70. No momento exato em que me assumi. Foi muito dificil.
Só agora estou conhecendo este canal. Arrasaram. Tenho 64 anos, tive um casamento hetero de 28 anos, sai do armário e me separei há 7 anos, há 3 anos casado com um cara de 32 anos. Que falta fez ter conhecido pessoas como vcs naquela época.
Concordo com quem disse que esse tema merece não uma live somente, mas várias
Tenho 64 anos. Estou num relacionamento há 28, e temos 18 anos de diferença. Aos “trancos e barrancos”, como qualquer relação, vamos levando a vida a dois. Num resgate do nosso passado a dois vemos que temos mais a comemorar do que lamentar. Parabéns pela live.
👏👏💪 Nós que passamos dos 50 somos sobreviventes agora o que vier é lucro !
Orlando deu um show de sensatez e realidade da situação. Não adianta locupletar. Valores mudam, sentimentos enobrecem e tempo é posto.
Que delícia de conversa! Parece aquela conversa feita numa mesa composta por amigos bacanas, comendo uma pizza e bebendo um vinho! Delícia! Amei!
Obrigado por fazer a pergunta que eu mandei, mesmo que pesada, porém essencial, sobre o tempo deles no boom da HIV/AIDS. É uma pauta que deve ser falada abertamente e sem preconceitos, lembrar sempre de quem vem antes da gente e da geração perdida, que foram nossos precursores.
A idade transforma, ensina, e certifica quem somos!
Perfeito as colocações do Silmar, quando ele fala a importância de haver instituições, casas de apoio ao idoso LGBT, com técnicos, profissionais preparados para esse público, esse cidadão.
Muitíssimo obrigado pelo carinho!! ❤❤❤❤❤❤❤
Gente, o link para conhecer melhor e apoiar a Eternamente Sou:
eternamentesou.org/orgulho-nao-tem-idade/
Não assisti ao vivo, mas adorei escutar cada história desses meus contemporâneos. Li abaixo alguém dizendo que não tem saudades dos anos 1980. Eu tenho e muito, foram épocas de muitos descobrimentos, muitos namoros, descobrir a cidade e como era difícil saber sobre baladas, onde ficavam. Saudades dos 1990, 2000. Tenho histórias iguais que alguns participantes contaram. É isso que nos faz sermos maduros interessantes, termos repertório, histórias a contar. Apesar de não ter saído do armário, tive uma família muito acolhedora. Que venham outras lives.
Estou apaixonado pelo Orlando
Idem, quer dizer, são todos uns homens lindos.
❤❤❤❤ bom dia sou a Isabel baixada santista em cubatao sou mulher tenho 1 filha de 42 anos amei essa Live e respeito todos seres humanos
Parabéns pelo podcast. Tenho 40 anos e adoro saber como as coisas acontecem com mais idade. Dialogos e pontos de reflexão muito importantes nesse episódio. Eu adorei
Minha vida aos 60... tô de boa, tenho o corpo sarado q nunca tive,me tornei educador físico aos 50,tenho o marido maravilhoso que me ama,moro onde sempre quis,tenho hj a grana q não tinha quando novo,viajo quando tô de férias,tenho amigos poucos e sinceros ...enfim,tenho a vida que sempre quis...
Tô adorando a Live mesmo sendo mulher de 60 anos os que julgam e apontam o dedo tem 4 dedos apontados Tb para ele certo ❤❤❤❤❤
Legal demais essa frase do Luis, somos humanos antes de outros rótulos. Isso faz com que interfiramos uns com outros.
Nossa que live maravilhosa e super necessária. Só assisti ela agora, quase 1 ano depois, mas no momento certo, pois estava precisando ouvir depoimentos assim. Essa live e esses depoimentos me deram a esperança de não desanimar e de seguir em frente. Muito obrigado 💜
Que live linda e importante… me emocionei aqui! Obrigado aos moços que participaram e por compartilhar tanto 🦄💕
Bárbaro, amei.... muito bom, maravilhoso!!!! Parabéns...!!!!
A mão dada entre casais, ou não, ajuda muito na segurança e conforto para o dia a dia.
Adorei a live, tenho 61 anos e vivi os anos 80, me identifiquei com todos. Amei a entrevista , e um tema que cabe em outras vezes.
Foi ótimo!!! Que venha a parte II
O que eu mais gostei é que aquele alibido da juventude acabou, não estou impotente , mas bem menos apetite sexual e isso é uma libertação pra mim, passei a ter outros prazeres ! amigos , jantares e o canto que é minha profissão!
❤❤❤❤ HOJE NAO SOU MAS PRECONCEITUOSA E ADMIRO ESSA COMUNIDADE GRAVADO
Vcs foram maravilhosos, que programa.
Achei curioso o fato de se colocar o corpo à parte de quem se é! Ouvi muito a fala "Eu sempre fui e continuo sendo a MESMA pessoa". Me pergunto se a gente não está permanentemente em mudança... Ou seja, nunca somos assim ou assado, até porque valores, interesses, objetivos não tem que ser fixos na vida de ninguém e neste sentido, estamos sempre mudando ... "Esta metamorfose ambulante"! E ao mesmo tempo, não apenas o olhar do outro que nos define como mais velhos, mas também as relações sociais e institucionais, além das possibilidades físicas. Cuidar do corpo é necessário sempre, mas quanto mais idade, mais atenção aos desgastes naturais do tempo. Super concordo na fala do convidado que há falta de empatia na comunidade gay e na sociedade em geral. E achei excelente a fala do Orlando sobre que com a idade a gente acaba cedendo menos e sendo mais seletivo. Sensacional a lembrança do Silmar da necessidade de rede de apoio públicas e instituições de cuidado para a população LGBTQIA+. Vivermos a solitude não é o mesmo que sermos solitários. Buscar a emancipação econômica é fundamental para não ver nos outros cuidadores obrigatórios. O depoimento do Luiz sobre seu sequestro é um alerta para estarmos sempre atentos a situações que nos vulnerabilize. Muito relevante a reflexão do Luiz Baron sobre a sociedade Etarista em que vivemos todos da distinção entre juventude e beleza e estas como moeda de troca. Grande Live! O tempo passa para todos. E lembro da Cora Coralina, quando diz que o tempo mais importante da vida: é o INSTANTE JÁ. O tempo que se está. Vivamos cada tempo no seu tempo. Parabéns Marcel pela excelente live!! Canal mais do que necessário!
Tema sem dúvida bastante interessante, além de referência para as gerações atuais, já que se fala bem pouco nisso no universo gay. Bravo! 🎉 👏👏👏👏
Parabéns, talvez a melhor live q assisti no canal.
Que diálogo importante, quanta aprendizagem, quanta amorosidade em cada história. Muito obrigada por se permitirem trazer essas experiências, meu querido amigo Luís Gonzaga como sou grata por te ver compartilhando essa linda história de vida. Esse papo de cozinha já acolheu muitas pessoas, só órgulho ....
Tô no gravado que canal maravilhoso e continuem precisamos de seres humanos maravilhosos como vcs parabéns e saúde
Me inscrevi, abraço ao construtor do canal.❤
Parabéns pela Live. Que tema importante. Belo trabalho!
Live sensacional ! Parabéns, Marcel, pela escolha do tema . E parabéns igualmente aos convidados por compartilhar de modo tão espontâneo suas experiências e pontos de vista !
Todos somos gostosos e bonitos em qualquer idade!!!
Silmar arrasani na live!
Não só o Silmar... Luis Gonzaga, Luis Baron e Orlando vcs foram fantásticos nessa live.
Gente! A live tá fantástica, Marcel, muito obrigado de coração.
Adorei adorei adorei e conhecer histórias de pessoas da comunidade é sempre muito bom!
Muitíssimo obrigado!!! ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
claro, ate porque tem muitos gays que gostam de homens mais velhos, eu por exemplo gosto
Já me inscrevi no canal parabéns pelo canal , pelos ensinamentos e respeito a todos os gays do mundo tô amando Isabel mulher de 60 anos e pessoal respeite essa comunidade gays .
Foi a melhor live que assisti neste canal. Simplesmente maravilhosos os depoimentos!
Parabéns ao canal por essa live, sensacional o que foi abordado, tenho 62 anos , estou na melhor fase de minha vida , amo minha idade e não importa ela, o importante é ser feliz e viva o amor, obrigado pelo assunto tratado beijos a todos.e principalmente aos convidados.
Marcel, ...adorei as entrevistas e cheguei a conclusao que temos de nos adaptar conforme a velhice vem chegando e o importante e continuar sermos sempre a gente mesmo!!...E como dizia o Cazuza, o ""O tempo nao para""!!....Uns gostam de ficar sozinhos, outros ja gostam de ficar acompanhados e assim vamos para a etapa final!!..E assim cada um a seu modo, vai vivendo conforme suas aptidoes!!......beijao!!
Vi o documentário do Net Flix " Cartas para além dos Muros", excelente. Todos deveriam ver como foi e é que as pessoas viveram entre 1980 até.........., Cheguei em São Paulo em 05/06/1980, e vi muitos amigos morrerem de AIDS, hoje só morre quem não quer tomar os remédios. Hoje as pessoas têm HIV e vivem uma vida normal. Parabéns pelo seu excelente canal. Sempre trazendo informações muito úteis. Abraços Anibal
Não consegui pegar o ao vivo..mas já to amando essas manas cacuras. Vou dar uma pausa....mais tarde vejo o restante. Está incrível!! 👏🏼👏🏼👏🏼🥰
Que live incrível. Tantos depoimentos sensacionais. Compartilhar dessas experiências foi fascinante.
Que Live incrível,eu me reconheço bastante em tudo que tens sido falado. Parabéns por trazer essa discussão, necessária.
Tenho 66. Sinto-me melhor nos 60 do que nos 50. Estou menos encanado. O que mais sinto falta é dos meus amigos que morreram na epidemia de aids. Minha tribo do Rio de Janeiro foi praticamente dizimada. Não vivo de passado, mas é muito duro perdermos nossos referenciais da juventude, principalmente para nós gays, por ser tão dificil acharmos a nossa turma do coração.
Amei, amei, amei!!! Um assunto extremamente necessário e absolutamente importante! Muito obrigado a todos, por nos proporcionar tão valoroso aprendizado. GRATIDÃO!!!
Excelente live , parabéns Marcel! Trabalho de qualidade produzido por vc e com a participação de brilhante convidados,muita aprendizagem dessa gente bacana , que nos motivaram viver. Adorei ! Eu tenho 61 anos,e me deu mais vontade de viver,e ser muito feliz.
Boa noite! Uma das melhores lives sobre Lgbtqiapn+ parabéns pelo canal.
Que vídeo importante, talvez vocês ainda não tenham a noção, acompanhei cada palavra com muita atenção, parabéns a todos os envolvidos, que bom ver que futuras gerações terão boas histórias, também cheia de problemas como qualquer ser humano.
❤❤❤ que maneiro ❤❤❤
conversa importante pra caralho!
Que maravilha de live; vcs são magníficos!!! Que lição vcs estão dando - principalmente - aos heteros, que lição! Eu digo isso pq sou hétero, cis, solteira, justamente por não encontrar na maioria das pessoas o que existe em vcs - ao menos o que mostraram ser na live: inteligência, limpeza e clareza de pensamento e espírito, gentileza, sensibilidade, educação, respeito. Não encontro mais pessoas belas e reais como vcs, que dirá homens héteros/cis, tanto para amizade como para uma vida a dois (e olha que o meu circulo de amizade é diverso). Optei por estar só, o que é muito bom, por um lado, mas bate forte algumas (algumas) vezes. Beijos em todos vcs, com carinho, K!
Encontra-se gente de valor (exp. própria) em instituições de voluntariado, associações ou clubes de hobbies ou interesses em comum ou por meio de amigos que reúnem pessoas com a mesma afinidade. Já bares, boates, inferninhos e afins são, por regra, uma grande furada.
E isso no anonimato e melhor evita mal star.
Parabéns pela live! Transformadora!
Marcel , o melhor video que já assisti . Tenho 68 anos e recordei muitas coisas do meu tempo, principalmente apos 40 anos em um relacionamento e ele terminou.
Eu gostei muito dessa clipes , cada um fala sua história e agente pega aquilo melhor pra gente e leva como aprendizado, tá de parabéns esses alertas de vida , parabéns a todos. Gostei muito do Luiz...
Qual Luis??!!😂😂😂😂 A Loka!!!😂😂😂
Programa muito bom. Convidados com falas coesas e muito interessantes.
Eu moro no Rio e não tenho amigos.
Os que eu tinha já faleceu. É muito difícil arrumar amizades com está idade
GANHOU UM AMIGO!!!! TAMBÉM PASSO O MESMO PROBLEMA / MANDE RESPOSTA / ZEZINHO
Gostei muito, tenho 58 anos, sempre solteiro, nunca tive uma relação duradoura, pela questão do preconceito, gostei muito do Luiz, muito interessante,
Excelente! Tem q ter mais lives assim pra Gay 50 plus!
Que vídeo sensacional! Virei fã de Luís Baron!
Que possa vir outras!
Parabéns pela qualidade do conteúdo. Que papo maravilhoso.
Linda e necessária! Que delícia ouvir estas histórias. Ficou aqui um gostinho de quero mais.
Parabéns aos participantes e a todos nós que, mesmo em um contexto que nós empurra pra trás, chegamos até aqui com alguma dignidade.😜
Que compartilhamento de experiências inspirador...vivamos!!! Parabéns por esse momento!!!! 😊❤
Vi somente por esses dias esse vídeo, a qual me chamou bastante atenção...pois já completei 57 anos e na vdd apesar de todas as mudanças físicas, quase não percebi o tempo passar, pois pra mim foram apenas números que se alteraram,pois Eu continuo o mesmo! Me descobri muito, mas muito cedo mesmo...ainda mlk com meus 12 anos de idade....mas apesar de tudo q acontecia no mundo nos anos 80, fui abençoado com pais maravilhos que me assistiram de bem perto e me apoiaram e muito( houveram crises, é claro, mas nada com não pudéssemos resolver com muitas conversas e Amor)! Tive a inteligência e Coragem de me assumir primeiro dentro de casa com meus pais e minha família (uma mãe inteligente e carinhosa"professora" e um pai bravo, mas muito protetor"policial)! Bem! Me assumindo dentro de casa, lá fora foi menos cruel,apesar de todos os preconceitos que sofri, mas foram apenas situações próprias da adolescência e suas descobertas a qual acontecem até hoje...Sofri ataques é claro e tb tive crises de Não entender o porquê de ter nascido diferente dos outros meninos e diferente do meu irmão caçula! Tive muitas crises é claro, mas foram mais de auto-conhecimento...O fato de sempre amar Ler e estudar, me abriram horizontes e caminhos que me deram muito conforto, pois os livros de auto-conhecimento me ajudaram e muito...Não nasci bonito, nem maravilhosos...nasci com uma aparência dita como sedutora e usei bem isso aí meu favor...Meu primeiro relacionamento (sério)aconteceu aos 19 anos e com Ele ficamos 6 anos, depois desse relacionamento me joguei na noite e usufrui da melhor maneira.possivel...fui bastante cobiçado,pois tirava o melhor de mim para me mostrar, namorei muito...tive vários namoros, alguns intensos e outros frustrantes...chorei, sofri, amei, desejei e tb fui bastante desejado...As situações que não deram certo e não se cumpriram como eu queria, as deixei pra trás, sem mágoas e segui...sempre aproveitando tudo q de melhor a minha juventude.poderia me.proporconar, mas Nunca e jamais, sendo Soberbo ou Diminuindo o outro, apenas se encaixando as diferenças dia outros, para melhor me situar., Seja entre namoros, amizades, família, trabalho e coisas assim....Posso dizer fielmente que tive os melhores momentos da minha vida, seja na infância, na adolescência, qdo bem jovem e qdo já era um jovem adulto...Namorei bastante, namoros q.bai deram certo se tornaram meus amigos...lágrimas que derramei.por.algo, de.esvairam e desmancharam os remorsos...Sempre aceitei o NÃO, pois tb falei muitos NÃOS...Vivi todas as aventuras dos anos dourados...70,80,90,2000...e hoje estou aqui...tenho um baú de memórias e muitos assuntos a tratar qdo assim querem saber + de mim, e sempre pronto a falar algo que.possa servir de apoio ou consolo para um jovem que se aproxime...O meu espírito por sinal ainda jovem atrai até hoje pessoas bem novas por perto...Minha sexualidade está bem, obrigado...Tive uns 3 relacionamentos de casamento, mas não vingaram...E hoje estou aqui(solteiro por opção mesmo)pq descobri que ando melhor qdo estou comigo mesmo...livre, saudável e com a mente inteiramente ligada ao espiritual e que tudo são lições e todos nós temos que passar por esses estágios, para crescer, aprender e se humanizar, seja como for ou se deve ser!
Qto a hoje estar com quase 60 anos(Claro q envelheci e já não chamo tanto atenção),mas como mencionei anteriormente, foram apenas números q.se.alteraram e a jornada ainda Contínua...Se me perguntar o que me incomoda hoje na real! Posso dizer q apenas a teimosia de querer se.encaixar onde não me pertence mais, e respeitar qdo me julgam apenas pela idade, pois afinal Quem conhece a minha História Sou Euzinho mesmo...E que a juventude Ame.mais e se respeitem mais...Viva os Jovens e Os Anciãos!!! Bjs
@helbert e @gus ótima participação e comentários! Pena q perdi o ao vivo...
Muito legal essa conversa. Sempre pensei nessa questão de solidão na terceira idade, o que me deixava e ainda deixa bastante preocupado, mas ver esse vídeo me ajudou a tranquilizar um pouco.
Como li uma vez: “Preencha-se de si (amor próprio e vitalidade) que nunca ficará só.“ 🫶🎉
Infelizmente perdi a hora da live pq o youtube não notificou e eu acabei esquecendo da data.
Já estou vendo agora e amando ver esses lindos falando de suas vivências ♡
Mto obrigado por nos proporcionar isso, Marcel.
Vídeo novo toda terça e sexta! Rs (tive que começar a reforçar essa mensagem nos vídeos exatamente porque o RUclips anda me sabotando nas notificações)
Muito bom ter estas lives para esclarecer e dividir os pensamentos e atitudes dos gays de 60s anos tenho 67 e me sinto bem existe sim mudanças vc não aguenta muita vida noturna ou bares muitos cheios enfim tem sim mudanças radicais vc fica mais calmo e tenta se socializar mais fazer programa lites jantar com amigos , teatro ,cinemas enfim a vida fica mais calma mas não se muda na essência sou feliz e tento ser feliz .obrigado por todos que deram seus depoimentos,Obrigado pela live .
Muito bacana esse papo e esses depoimentos, obrigado a todos pela generosidade de compartilhar suas vivências!
Que Live deliciosa!
Foi válido como primeira Live e levando em conta que é um tema pouco comentado ainda, mas fico esperando um próximo com mais profundidade explorando a sexualidade, o desejo do homem 60 tão que é diferente dos mais jovens.
4 convidados apaixonantes...❤
Obrigado Gay Nerd, Marcel obrigado pelo conteúdo incrível está live foi o tipo de conteúdo necessário! ❤️🌷
Parabéns! Muito construtivo essa reunião !
Luiz Baron fofo como sempre.
Live maravilhosa ♥️♥️♥️
Excelente depoimentos de homens maduros falando das suas experiencia de vida qto ao fato de serem gays e como enfrentam os desafios dessa fase da vida que a maioria dos gays com mais idade passam .Show
É isso aí, Baron!
Se td der certo, em breve serei voluntário aí com vc.
Penso q, mesmo aos 72yo, ainda posso ser útil à comunidade e, principalmente, a mim mesmo.
Isso pq, além do clichê 'é dando q recebemos' (cuja hipótese eu não descarto), cientistas do UK declararam q fazer o bem dá a 'maior onda' !!!
Tipo droga mesmo. Pena q não vicie, nem cause dependência; o q seria ótimo se assim o fosse.
Adorei a live e meu eu de 60 anos se sentiu bem representado. Parabéns 🎉
Maravilhosas as lives. Aprendi muito.
Bate papo maravilhoso!!! Adorei!!
Mano,amei essa galera!
Tô nessa vibe...precisava dessa live e ver como estou neste meio. Tb sou dos anos 80
Estou emocionado! Obrigado!
👏👏👏 vídeo muito importante
Muito bom parabéns ❤
Que live legal! Adorei a sinceridade do Luiz Gonzaga.
Uau, eu adoraria estar nessa live...