Super BLACK FRIDAY com 30% de desconto nos cursos Fraseado destravado e Ouvido mestre: - Link para o curso FRASEADO DESTRAVADO: lp.starlingacademy.com.br/fraseadodestravadoblack - Link para o curso OUVIDO MESTRE: lp.starlingacademy.com.br/ouvidomestreblack
eu acredito que a confusao começa com o jazz, e a teoria da escala de acordes, porque é o seguinte a musica classica se baseia na teoria da tonalidade maior/menor relativa das escalas naturais (com menor natural, harmonic e melodico), e que se baseia em cadencias (ou progressao de acordes) a teoria modal se baseia nas 7 tonalidades, que se baseiam na funçao intervalar de cada escala, pela posiçao dos meio tons, e é uma escola de teoria que se baseia em melodia e um pouco de contraponto sao 2 escolas de teoria distintas, porem ambas tem 1 coisa em comum: a escala diatonica ja o jazz surge com a teoria de escala de acordes, ou relaçao acorde/escala, e unifica as 2 teorias, causando essa confusao toda voce tem por exemplo, um acorde de sol dominante, ai o solista de jazz vai pensar "vou tocar escala de sol mixolydio nesse acorde"
Sobre a leitura de musica...meus meninos com 5...e 6 já sabe solfejar divisões de partituras. A Escola aqui é sinistra! Minha menina com 5 já conta até o infinito...Le e escreve...quando uma criança no Brasil faz isto? Só depois dos 7 e olha lá. As classes de músicas aqui faz parte da disciplina...então a criança tem que se dedicar.
Muito boa a discussão! Um detalhe só que talvez possa passar despercebido os Modos foram de alguma maneira inseridos na improvisação por George Russell, a Berklee padronizou com a ideia de notas evitadas... isso também abre pra outras discussões... agora a questão dos "shapes" além dos conselhos de Mick Goodrick de tocar numa corda só, as ideias de Holdsworth de maior número de notas visualizadas no braço além dos acordes, texturas e combinações... Pat Martino também com a simetria e as conexões... ❤
Fiquei anos aplicando os modos gregos de forma errada, sendo que modos nada mais é do que a escala começando pelos demais graus. Porém, quando aplicados dentro de uma determinada harmonia, é o acorde quem manda.
Estudei alguns vários anos com o Matheus… muito top ✌🏻… mais pra quem quer aprender mais sobre MODOS aqui no RUclips, indico um vídeo do OZEIAS RODRIGUES , cara fera de mais tbm …
Eu estudei guitarra por três anos e acabei desistindo quando entramos na teoria musical. Toco de ouvido, mas adoraria conhecer a teoria. É fácil para alguns, difícil para a maioria…
Cara, se vc toca de ouvido já sabe a teoria de forma instintiva, basta escolher um bom professor e ter um pouco de paciência. Vc vai começar a fazer analogias do que vc já sabe com a parte teórica, além disso vc vai evoluir muito e se vc já é bom vai ficar muito melhor. A teoria expande os horizontes pode acreditar, pq eu passei muito tempo tendo problemas com a teoria até que me determinei a aprender e no começo é terrível, mas vai melhorando e ficando mais fácil até que chega um ponto que conseguimos dominar. Depois disso não há limites, meu amigo. Vlw!
O problema do estudo da guitarra é bem esse mesmo, a galera pensando em shape de escala e a verticalização das "melodias" rsss. Qualquer outro instrumento de origem erudita com o saxofone por exemplo, o raciocínio é outro, é tudo por intervalo como deveria ser para entender o raciocínio de Pitágoras e como tudo foi criado.
Então vcs não entendem o propósito dos desenhos. Eles são um recurso didático para mapear o braço da guitarra e treinar a parte mecânica. Eles são um meio e não um fim para o aprendizado de escalas, arpejos e etc. Diferente do sax a guitarra e o violão são instrumentos simétricos. Com um desenho de escala vc toca em todos os 12 tons por todo o braço, simplesmente sabendo onde está a tônica. A música é a mesma, a teoria é a mesma, mas cada instrumento tem particularidades únicas.
Quantos mais ouço sobre modos gregos meno eu sei Já tem mais de 20 anos que ouvi falar sobre isso a primeira vez Um professor de violão clássico na época ficou irritado em saber que professor de música tinha passado os shapes dos modos gregos de forma tão rasa e simplória. Eu achei que ele fosse arrogante na época Hoje, e somente hoje, vejo que estava certo.
Pra entender os modos gregos tem que estudar harmonia tonal antes e aprender os campos harmônicos. Depois relacionar os tipos de acordes aos modos que contém aqueles intervalos.
Cara, quer entender os modos de uma vez por todas? Faz o seguinte: Toca a escala maior, enfatizando os graus do acorde (1, 3, 5, e 7). Agora troca a quarta pela quarta aumentada (#4), enquanto continua enfatizando as notas do acorde. Perceba como a sonoridade muda. Essa é a sonoridade lídea. Só um exemplo, mas no fim é basicamente isso, procure as notas características do modo enquanto enfatiza as notas do acorde, e o som do modo vai saltar em vc. Quando se acostumar com as sonoridades vc começa a pensar no campo harmônico característico, mas só fazendo isso já vai te colocar na frente de muito guitarrista por aí.
A sonoridade do modo que voce tem que reconhecer ai fica simples. E essa sonoridade é um sentimento ou emoção por exemplo. E essa sonoridade so acontece quando voce toca sobre algum determinado acorde ou harmonização de progressão de acordes com intenção de um modo. Eu vejo uns caras tocando modos e tocam sem levar isso em conta e o que voce escuta parece sempre a mesma coisa que tocar uma escala diatonica tocada saindo de cada nota sem levar em conta o que está tocando por tras na harmonia e no estilo musical. Agora isso rola porque usam errado e nao sabem extrair a sonoridade que so é extraida quando tocado em cima do acorde e pra mim certos ritmos enfatizam muito os modos. Tem estilo ou ritmo que combina mais com certos modos e isso muitas vezes é ignorado por isso voce escuta e parece nao ter diferença nenhuma se tocasse qualquer escala ali. Resumindo modo : acorde > hamonização de acordes > ritmo ou estilo musical é que enfatizam a sonoridade de cada modo.
Valorizo demais a escola clássica por ser uma das mais antigas e possuir uma metodologia consolidada. Quem aprende os fundamentos da escola clássica está apto para aprender qualquer outra coisa que quiser, exceto talvez pela escola flamenca. O problema da escola clássica, entretanto, são os mestres que em sua grande maioria são quadrados e de mente fechada, amarrados por dogmas. Música é liberdade, alegria, criatividade. A teoria modos gregos são simples, porém sua aplicação demanda muita prática. Nada mais...
@@SandroLetaifLoss e você - que quer me ver crescer (uumm... ) - faz ao seu: Perda (de tempo). Te diria para cuidar da sua vida - se achasse que você tem uma
A culpa não é do método, mas de quem não o compreendeu e ensinou de forma equivocada. Para quem está no inicio de seus estudos, os shapes de escala são uma ferramenta incrível para mapear o braço do instrumento. E quanto a aplicação das escalas sou muitos mais o método GIT, onde o mestre Nelson Faria estudou. Ele ensina 5 shapes para qualquer tipo de escala, o que já cobre todo o braço do instrumento. Com isso de baixo dos dedos em qualquer lugar do braço da guitarra, movimentando no máximo uma casa para esquerda e uma para direita, ou seja, num espaço de no máximo seis casas, vc deve ser capaz de tocar todos os doze tons de qualquer escala. Quanto aos modos nunca tive o desprazer de conhecer um professor que não os ensinasse da maneira correta. OBS. Não entendo a necessidade de sete desenhos de escala.
Eu acho que essa obsessão de definir e ensinar teoria somado a disputa financeira dessa grandes escolas, Berkley, GIT etc, tornou a música extremamente técnica e vazia de sentimento, leva muito tempo pra amadurecer musicalmente e tocar uma simples nota e fazer essa nota soar bem.
Cara, a função dessas escolas é transmitir uma metodologia. O sentimento, a criatividade e todo o restante do caminho é com o músico. As escolas te dão as ferramentas o resto é contigo.
Super BLACK FRIDAY com 30% de desconto nos cursos Fraseado destravado e Ouvido mestre:
- Link para o curso FRASEADO DESTRAVADO: lp.starlingacademy.com.br/fraseadodestravadoblack
- Link para o curso OUVIDO MESTRE: lp.starlingacademy.com.br/ouvidomestreblack
eu acredito que a confusao começa com o jazz, e a teoria da escala de acordes, porque é o seguinte
a musica classica se baseia na teoria da tonalidade maior/menor relativa das escalas naturais (com menor natural, harmonic e melodico), e que se baseia em cadencias (ou progressao de acordes)
a teoria modal se baseia nas 7 tonalidades, que se baseiam na funçao intervalar de cada escala, pela posiçao dos meio tons, e é uma escola de teoria que se baseia em melodia e um pouco de contraponto
sao 2 escolas de teoria distintas, porem ambas tem 1 coisa em comum: a escala diatonica
ja o jazz surge com a teoria de escala de acordes, ou relaçao acorde/escala, e unifica as 2 teorias, causando essa confusao toda
voce tem por exemplo, um acorde de sol dominante, ai o solista de jazz vai pensar "vou tocar escala de sol mixolydio nesse acorde"
Gostei desses caras...cara de doidão😂😂😂😂...é são mestres no que falam👏👏👏👏👏
Obrigado querido 🫂
Este Episódio é o melhor papo teórico da música q já ouvi! Pq normalmente teoria na música da muito sono! Kkk! Excelente Ep!
@@cleberzeferino1215 obrigado
Sobre a leitura de musica...meus meninos com 5...e 6 já sabe solfejar divisões de partituras. A Escola aqui é sinistra! Minha menina com 5 já conta até o infinito...Le e escreve...quando uma criança no Brasil faz isto? Só depois dos 7
e olha lá. As classes de músicas aqui faz parte da disciplina...então a criança tem que se dedicar.
Muito boa a discussão! Um detalhe só que talvez possa passar despercebido os Modos foram de alguma maneira inseridos na improvisação por George Russell, a Berklee padronizou com a ideia de notas evitadas... isso também abre pra outras discussões... agora a questão dos "shapes" além dos conselhos de Mick Goodrick de tocar numa corda só, as ideias de Holdsworth de maior número de notas visualizadas no braço além dos acordes, texturas e combinações... Pat Martino também com a simetria e as conexões... ❤
Fiquei anos aplicando os modos gregos de forma errada, sendo que modos nada mais é do que a escala começando pelos demais graus. Porém, quando aplicados dentro de uma determinada harmonia, é o acorde quem manda.
Exatamente. Mesmo que seja tocado o "shape dórico" partindo de D, se houver um acorde C7M em looping vai inevitavelmente soar jônio.
@ismaelserpa Falou tudo!!!! Modos gregos são muito simples!! Muitos acabam complicando sem querer!! Abraço amigo!!
Estudei alguns vários anos com o Matheus… muito top ✌🏻… mais pra quem quer aprender mais sobre MODOS aqui no RUclips, indico um vídeo do OZEIAS RODRIGUES , cara fera de mais tbm …
Esse cara é bom mesmo. Recomendo!
Só aprendendo aqui !
Rapaz!!! Não conhecia esses caras! Que papo interessante
Show
não entendo nada desse papo, mas que assunto interessante, sou da filosofia e entendo abstração desse papo!
👊🏼💥💯❤️🎸
Eu estudei guitarra por três anos e acabei desistindo quando entramos na teoria musical. Toco de ouvido, mas adoraria conhecer a teoria. É fácil para alguns, difícil para a maioria…
Hj eu percebi que a maioria ou não sabe ou não gosta de passar informação . São raros os professores passar de uma maneira rápida .😉
Ué, mas não se começa pela teoria? O que você estudou por 3 longos anos?
Cara, se vc toca de ouvido já sabe a teoria de forma instintiva, basta escolher um bom professor e ter um pouco de paciência. Vc vai começar a fazer analogias do que vc já sabe com a parte teórica, além disso vc vai evoluir muito e se vc já é bom vai ficar muito melhor. A teoria expande os horizontes pode acreditar, pq eu passei muito tempo tendo problemas com a teoria até que me determinei a aprender e no começo é terrível, mas vai melhorando e ficando mais fácil até que chega um ponto que conseguimos dominar. Depois disso não há limites, meu amigo. Vlw!
@@pauloadrianosikorski Não necessariamente.
Aulas 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
O problema do estudo da guitarra é bem esse mesmo, a galera pensando em shape de escala e a verticalização das "melodias" rsss. Qualquer outro instrumento de origem erudita com o saxofone por exemplo, o raciocínio é outro, é tudo por intervalo como deveria ser para entender o raciocínio de Pitágoras e como tudo foi criado.
Exato
Então vcs não entendem o propósito dos desenhos. Eles são um recurso didático para mapear o braço da guitarra e treinar a parte mecânica. Eles são um meio e não um fim para o aprendizado de escalas, arpejos e etc. Diferente do sax a guitarra e o violão são instrumentos simétricos. Com um desenho de escala vc toca em todos os 12 tons por todo o braço, simplesmente sabendo onde está a tônica. A música é a mesma, a teoria é a mesma, mas cada instrumento tem particularidades únicas.
Quantos mais ouço sobre modos gregos meno eu sei
Já tem mais de 20 anos que ouvi falar sobre isso a primeira vez
Um professor de violão clássico na época ficou irritado em saber que professor de música tinha passado os shapes dos modos gregos de forma tão rasa e simplória.
Eu achei que ele fosse arrogante na época
Hoje, e somente hoje, vejo que estava certo.
Pra entender os modos gregos tem que estudar harmonia tonal antes e aprender os campos harmônicos.
Depois relacionar os tipos de acordes aos modos que contém aqueles intervalos.
Cara, quer entender os modos de uma vez por todas? Faz o seguinte: Toca a escala maior, enfatizando os graus do acorde (1, 3, 5, e 7). Agora troca a quarta pela quarta aumentada (#4), enquanto continua enfatizando as notas do acorde. Perceba como a sonoridade muda. Essa é a sonoridade lídea. Só um exemplo, mas no fim é basicamente isso, procure as notas características do modo enquanto enfatiza as notas do acorde, e o som do modo vai saltar em vc. Quando se acostumar com as sonoridades vc começa a pensar no campo harmônico característico, mas só fazendo isso já vai te colocar na frente de muito guitarrista por aí.
A sonoridade do modo que voce tem que reconhecer ai fica simples. E essa sonoridade é um sentimento ou emoção por exemplo. E essa sonoridade so acontece quando voce toca sobre algum determinado acorde ou harmonização de progressão de acordes com intenção de um modo.
Eu vejo uns caras tocando modos e tocam sem levar isso em conta e o que voce escuta parece sempre a mesma coisa que tocar uma escala diatonica tocada saindo de cada nota sem levar em conta o que está tocando por tras na harmonia e no estilo musical.
Agora isso rola porque usam errado e nao sabem extrair a sonoridade que so é extraida quando tocado em cima do acorde e pra mim certos ritmos enfatizam muito os modos.
Tem estilo ou ritmo que combina mais com certos modos e isso muitas vezes é ignorado por isso voce escuta e parece nao ter diferença nenhuma se tocasse qualquer escala ali.
Resumindo modo : acorde > hamonização de acordes > ritmo ou estilo musical é que enfatizam a sonoridade de cada modo.
Valorizo demais a escola clássica por ser uma das mais antigas e possuir uma metodologia consolidada. Quem aprende os fundamentos da escola clássica está apto para aprender qualquer outra coisa que quiser, exceto talvez pela escola flamenca. O problema da escola clássica, entretanto, são os mestres que em sua grande maioria são quadrados e de mente fechada, amarrados por dogmas. Música é liberdade, alegria, criatividade. A teoria modos gregos são simples, porém sua aplicação demanda muita prática. Nada mais...
Mateus, dá uma sacada no som do Igor Gnomo, guitarrista baiano
Conheço de longa data, inclusive estudou comigo. Excelente músico
Como assim a Berkley “fundou” os modos?
Se os alunos não sabem usar o colorido dos modos e não sentem o som dos modos, não culpem a escola.
@@heitorperes3326 exato
Eu desisti de tentar aprender "Passarim", do Tom Jobim, depois de contar 64 acordes em uma música de 3 (três) minutos
Desistir faz jus ao seu nome...joão pequeno...apenas um conselho: cresça
@@SandroLetaifLoss e você - que quer me ver crescer (uumm... ) - faz ao seu: Perda (de tempo). Te diria para cuidar da sua vida - se achasse que você tem uma
@@SandroLetaifLoss
Nossa!!!! Pra que essa agressividade, amigo???!!!
🤣🤣🤣
Foque no minimalismo quando analisar o complexo. Voce vai entender tudo.
A culpa não é do método, mas de quem não o compreendeu e ensinou de forma equivocada. Para quem está no inicio de seus estudos, os shapes de escala são uma ferramenta incrível para mapear o braço do instrumento. E quanto a aplicação das escalas sou muitos mais o método GIT, onde o mestre Nelson Faria estudou. Ele ensina 5 shapes para qualquer tipo de escala, o que já cobre todo o braço do instrumento. Com isso de baixo dos dedos em qualquer lugar do braço da guitarra, movimentando no máximo uma casa para esquerda e uma para direita, ou seja, num espaço de no máximo seis casas, vc deve ser capaz de tocar todos os doze tons de qualquer escala. Quanto aos modos nunca tive o desprazer de conhecer um professor que não os ensinasse da maneira correta. OBS. Não entendo a necessidade de sete desenhos de escala.
Nadia Boulanger disse: A música só tem doze (12) notas!
A música ocidental só tem 12 notas.
Modos grelos
Hahahaha
Eu acho que essa obsessão de definir e ensinar teoria somado a disputa financeira dessa grandes escolas, Berkley, GIT etc, tornou a música extremamente técnica e vazia de sentimento, leva muito tempo pra amadurecer musicalmente e tocar uma simples nota e fazer essa nota soar bem.
Cara, a função dessas escolas é transmitir uma metodologia. O sentimento, a criatividade e todo o restante do caminho é com o músico. As escolas te dão as ferramentas o resto é contigo.
No fim ninguém ensinou nada, como sempre com relação aos modos gregos kkkkkk
👇👇👇👇👇👇👇👇
ruclips.net/video/eXD2Af2cBb0/видео.htmlsi=HDXOiltfHwF9Oh8x
Você que não entendeu, mas foi falado desde o início o que é!
O aprendiz de RUclips kkkkk.