Essa região das estepes euro-asiáticas, que fez parte do território dos Cazares, é rica em história e passagem de povos. Vai dos Citas na Antiguidade, até Hunos, ávaros, búlgaros, pechenegues, Cazares, Alanos, Cumanos/Kipchak, tártaros... E, até hoje tem várias etnias vivendo por lá, os chechenos, abecásios, tártaros...
Sem dúvidas, foram muitos povos e que não falta é tema para a gente explorar. Faz tempo que eu quero dar uma dissecada nos cumanos, eu citei muito eles em um momento da Saga Bizantina e os tártaros mais para o final.
@@madar-zadi64agra62 Os Hunos provavelmente eram uma confederação de povos Turquicos e Mongólicos. E o próprio Átila especificamente, de acordo relatos da época, deveria ser Mongólico.
Parabéns pelo trabalho e conteúdo,aprendi muito história no seu canal de um jeito interessante,gosto muito dos povos altaicos (Mongóis, Turcos e Tungusicos) sugestão de vídeo (Uigures,Dinastia Han, Dinastia Tang,Gokturcos, Xiongnu, Império Gupta)
aí Zelota, sou novo no canal, estou fazendo uma maratona aí nos seus vídeos, principalmente sobre as tribos germânicas, e em um dos vídeos você mencionou os Rus de Kiev, com todas as tenções voltadas para a o que se passa entre Rússia e Ucrânia, não sei se já tem no canal, mas caso ainda não tenha, porque você não faz um vídeo falando das origens daquele povo? uma sugestão em cima dos acontecimentos recentes atuai que talvez muitas pessoas ainda desconheçam. valeu pelos vídeos já postados!!
Salve e bem-vindo(a)! Eu ainda não fiz um vídeo sobre os Rus de Kiev mas estamos perto de trabalhar eles. Com o fim da Saga Bizantina ( Toda a História do Império Bizantino) eu estou trabalhando os reinos da Europa Oriental. Agradeço por vc estar acompanhando o canal.
Salve Zelota, excelente vídeo! O livro "A 13ª tribo" está disponível em português sim, inclusive em PDF (dá para achar nas esquinas da Internet). Outro livro excelente é "A invenção do povo judeu" de Shlomo Sand elogiado pelo historiador Eric Hobsbawm, neste livro não vai defender a tese que os judeus não existiram, mas sim que houve inúmeras conversões ao judaísmo (coisa mais natural do mundo). Um grande exemplo para reflexão é nas senzalas brasileiras, a religião dos negros Queto, Jeje e Nagô se torna regra entre os negros do nordeste, mas se engana quem pensa que estas nações eram a maioria, mas sim tinham uma religiosidade mais elaborada, e cultuavam orixás enquanto outros cultuavam antepassados, assim paulatinamente foi havendo uma conversão dos demais, até mesmo no sudeste onde inequivocamente a maioria dos escravos eram bantos cultuadores dos antepassados, mas acabam aceitando os orixás dessas nações, isso sem nenhuma obrigação. O que mostra claramente que religiosidades mais elaboradas atraem fiéis principalmente em situações de vulnerabilidade.
Pelo que eu sei sobre essa tese, ela não nega que o povo judeu foi expulso da Judeia em 70 DC pelos romanos. Mas que os judeus Ashkenazi foram uma mistura de judeus bizantinos e khazares convertidos do leste com judeus da Renania, no oeste da Atual Alemanha. Teria havido uma mistura entre esses grupos.
Salmo Shad prova e confirma a Vulgata que não existe povo judeu pois o termo judeu é um apelido de castas do império Parta para escribas, copista, advogado. O mito que o judaísmo nunca fez proselitismo é infundado
@@madar-zadi64agra62É um mito completamente infundado mesmo, e é natural que religiões não tribais façam proselitismo, não há polêmica nenhuma nisso como querem os judeus contemporâneos.
Qual seria a relação entre o Império Khazar e o Império Kushan. Existem estudos sobre essa relação, afinal a região é próxima e historicamente elas se sucedem.
Salve Júlio, Eu não lembro nos estudos que eu fiz sobre os Cazares sobre alguma menção ao Império Cuchana, eu lembro de ter mencionado eles em outros vídeos, eu falei sobre Ghandara e os Gregos Báctrios que foram territórios que fizeram parte desse Império.
Muito bacana essa minissérie dos cazares, Zelota! Inclusive, gostei deste modelo de pequenas séries de alguns vídeos sobre o conteúdo abordado, em vez de apenas um único vídeo. Com mais vídeos, é possível se aprofundar mais nos temas. Recomendo que continue assim! Caso lhe interesse, sobre esta mesma região, acredito que seria legal fazer vídeos sobre o reino da Geórgia, parece ter uma história bastante interessante. E neste reino, houve uma grande rainha, cuja história você poderia apresentar na série de mulheres na história, que foi a Tamara da Geórgia. Grande abraço!
Salve Daniel! Que bom que vc gostou cara, faz um tempo que eu sigo esse modelo quando um povo tem uma história muito longa como fiz com os Sassânidas e agora estou fazendo com os astecas já vamos para o quarto vídeo. Com relação a Europa me interessa muito falar sobre esses reinos da Europa Oriental e vimos o surgimento de muitos deles na Saga Bizantina. Eu fiquei curioso sobre essa Rainha e vou dar uma pesquisada. Abraço do Zelota!
Até a poucos anos atrás a história dos povos da região do Cáucaso e Mar negro era pouco conhecida. Quando entrei na faculdade de engenharia, tive muito contado com colegas estudantes de História e Sociologia, que comentavam com muita animação sobre os fatos e personagens históricos, e fiquei surpreso, eram faces da história que eu desconhecia, mais profundos que havia lido nos livros do ensino secundário, muitas novidades. Até então, Ernesto Che Guevara, para mim um revolucionário assassino, que de repente percebi, que era um herói para muitos amigos da faculdade(uma foto na parede do café dizia: “hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás”).kkkkk Hoje, sabemos que Che era o tal revolucionário e assassino. Não fiquei chateado, a famosa foto de barba e cabelos revoltos, ostentando a boina do pentagrama vermelho não havia me convencido o bastante. Assim é a História... Sempre procurando o íntimo estomacal kkkkkk
É verdade, eu quando cursei História eu questionei minha professora de história medieval pq não estudavamos sobre a História no Oriente, eu queria muito ver algo sobre o Japão Medieval e os samurais e ela disse que com a globalização aos poucos esses temas iriam ser abordados no futuro. Eu fiz aqui no canal um estudo sobre a História do Império Bizantino justamente pela carência de uma análise da idade média pela ótica do Oriente. Sobre Che nunca foi um herói para mim. Sobre o caucaso e Mar Negro vamos explorar muitas civilizações ainda já vimos algumas como os Sármatas , Reino do Ponto, Godos da Criméia entre outros. Eu gosto muito de trabalhar o pouco conhecido ir seguir por estradas que ainda não foram pavimentadas.
A maior e mais bem organizada invasão se deu durante a Expansão islâmica. Árabes invadiram simultaneamente do vale do Indo até a África na maior operação estratégica nunca mais vista
Eu sei que Maimônides trocou cartas no qual citou a historia dos judeus da estepes, porém pelo que saiba muito disso é lenta, qual foram as fontes que você utilizou ?
Otimo video Zelota 👍 achei onvideo sobre os khazares 🙌 Sobre a polêmica da real origem dos judeus askenazi ter a ver com os khazares , chuto que é 90% é só teoria mesmo. Basta estudar o histórico migratório dos judeus a partir da diaspora forçada da década de 130 d.C pra desbancar a teoria da conspiração. A população mais antiga e basal do que pode se chamar dos ancestrias dos jideus askenazim são a população dos judeus da Renânia ; isso no século III ou mesmo antes. Hoje em dia a genética está aí para bater o martelo e autenticar a população askenazim como judeus legitimos geneticamente falando mesmo que estes sofreram miscigenações com os respectivos povos germanicos e eslavos daonde se haviam se estabelecido. Essas misturas estão claras nos traços fisicos tanto europeus quanto semiticos e tambem nos sobrenomes que soam totalmente germanicos ou eslavos. Os marcadores genéticos exclusivamente masculinos ( cromossomo Y ) das linhagems E1b , J1 e J2 ( inclui sublinhagens que sao muitas e não vou detalahar aqui ) são totalmente comuns tanto nas populacoes de judeus askenazim, sefaradim e mizrahi quanto nas populações de origem arábica... Muito ao contrário dessas populações de origem turco-mongol das estepes nas quais os marcadores genéticos comuns são as linhagens e sublinhagens dentro dos haplogrupos C2 , C3 , Q1b , Q2a e minorias residuais dos haplogrupos R1a , R1b e P ; o que desmente a teoria da conspiração que os askenazim tem uma origem basal nos khazares igual nós brasileiros que temos origem e ancestralidade basal nos ibéricos, africanos e nativos indígenas. Mas não quer dizer que nenhum judeu é descendente dos khazares, aí seria exagero. Segundo a Eupedia há homens askenazes prerrencentes ao haplogrupo Q1b
Essa região das estepes euro-asiáticas, que fez parte do território dos Cazares, é rica em história e passagem de povos. Vai dos Citas na Antiguidade, até Hunos, ávaros, búlgaros, pechenegues, Cazares, Alanos, Cumanos/Kipchak, tártaros... E, até hoje tem várias etnias vivendo por lá, os chechenos, abecásios, tártaros...
Sem dúvidas, foram muitos povos e que não falta é tema para a gente explorar. Faz tempo que eu quero dar uma dissecada nos cumanos, eu citei muito eles em um momento da Saga Bizantina e os tártaros mais para o final.
Hunos são como os mongóis né . Eles tinham cavalos
Isso os põem na conta de turcos mas eles possivelmente eram arianos
Seria um local estratégico?Uma passagem natural?
@@madar-zadi64agra62 Os Hunos provavelmente eram uma confederação de povos Turquicos e Mongólicos. E o próprio Átila especificamente, de acordo relatos da época, deveria ser Mongólico.
@@bersekersilva1264 alguns geopolíticos dizem que as estepes são "heartland" da eurasia
Parabéns pelo trabalho e conteúdo,aprendi muito história no seu canal de um jeito interessante,gosto muito dos povos altaicos (Mongóis, Turcos e Tungusicos) sugestão de vídeo (Uigures,Dinastia Han, Dinastia Tang,Gokturcos, Xiongnu, Império Gupta)
Obrigado Francisco!
Muito obrigada pelo vídeo.
Fascinante a história desse povo mestre e espero que vc esteja bem 👍👍
É verdade Sidney, estou bem e recuperado. Obrigado!
aí Zelota, sou novo no canal, estou fazendo uma maratona aí nos seus vídeos, principalmente sobre as tribos germânicas, e em um dos vídeos você mencionou os Rus de Kiev, com todas as tenções voltadas para a o que se passa entre Rússia e Ucrânia, não sei se já tem no canal, mas caso ainda não tenha, porque você não faz um vídeo falando das origens daquele povo? uma sugestão em cima dos acontecimentos recentes atuai que talvez muitas pessoas ainda desconheçam. valeu pelos vídeos já postados!!
Salve e bem-vindo(a)! Eu ainda não fiz um vídeo sobre os Rus de Kiev mas estamos perto de trabalhar eles. Com o fim da Saga Bizantina ( Toda a História do Império Bizantino) eu estou trabalhando os reinos da Europa Oriental. Agradeço por vc estar acompanhando o canal.
Salve Zelota, excelente vídeo! O livro "A 13ª tribo" está disponível em português sim, inclusive em PDF (dá para achar nas esquinas da Internet). Outro livro excelente é "A invenção do povo judeu" de Shlomo Sand elogiado pelo historiador Eric Hobsbawm, neste livro não vai defender a tese que os judeus não existiram, mas sim que houve inúmeras conversões ao judaísmo (coisa mais natural do mundo). Um grande exemplo para reflexão é nas senzalas brasileiras, a religião dos negros Queto, Jeje e Nagô se torna regra entre os negros do nordeste, mas se engana quem pensa que estas nações eram a maioria, mas sim tinham uma religiosidade mais elaborada, e cultuavam orixás enquanto outros cultuavam antepassados, assim paulatinamente foi havendo uma conversão dos demais, até mesmo no sudeste onde inequivocamente a maioria dos escravos eram bantos cultuadores dos antepassados, mas acabam aceitando os orixás dessas nações, isso sem nenhuma obrigação. O que mostra claramente que religiosidades mais elaboradas atraem fiéis principalmente em situações de vulnerabilidade.
Salve Zé! Obrigado e valeu pelas explanações sobre o tema!
Pelo que eu sei sobre essa tese, ela não nega que o povo judeu foi expulso da Judeia em 70 DC pelos romanos. Mas que os judeus Ashkenazi foram uma mistura de judeus bizantinos e khazares convertidos do leste com judeus da Renania, no oeste da Atual Alemanha. Teria havido uma mistura entre esses grupos.
Salmo Shad prova e confirma a Vulgata que não existe povo judeu pois o termo judeu é um apelido de castas do império Parta para escribas, copista, advogado.
O mito que o judaísmo nunca fez proselitismo é infundado
@@madar-zadi64agra62É um mito completamente infundado mesmo, e é natural que religiões não tribais façam proselitismo, não há polêmica nenhuma nisso como querem os judeus contemporâneos.
Amei o seu comentário. Meu prezado quero aprender mais com vc...
Qual seria a relação entre o Império Khazar e o Império Kushan.
Existem estudos sobre essa relação, afinal a região é próxima e historicamente elas se sucedem.
Salve Júlio, Eu não lembro nos estudos que eu fiz sobre os Cazares sobre alguma menção ao Império Cuchana, eu lembro de ter mencionado eles em outros vídeos, eu falei sobre Ghandara e os Gregos Báctrios que foram territórios que fizeram parte desse Império.
Excelente tema.
Muito bacana essa minissérie dos cazares, Zelota! Inclusive, gostei deste modelo de pequenas séries de alguns vídeos sobre o conteúdo abordado, em vez de apenas um único vídeo. Com mais vídeos, é possível se aprofundar mais nos temas. Recomendo que continue assim!
Caso lhe interesse, sobre esta mesma região, acredito que seria legal fazer vídeos sobre o reino da Geórgia, parece ter uma história bastante interessante. E neste reino, houve uma grande rainha, cuja história você poderia apresentar na série de mulheres na história, que foi a Tamara da Geórgia.
Grande abraço!
Salve Daniel! Que bom que vc gostou cara, faz um tempo que eu sigo esse modelo quando um povo tem uma história muito longa como fiz com os Sassânidas e agora estou fazendo com os astecas já vamos para o quarto vídeo. Com relação a Europa me interessa muito falar sobre esses reinos da Europa Oriental e vimos o surgimento de muitos deles na Saga Bizantina. Eu fiquei curioso sobre essa Rainha e vou dar uma pesquisada. Abraço do Zelota!
Ótimo Trabalho Realizado Sobre Os Cazares Gostei.
Obrigado!
VÍDEO SHOW =LIKE CERTO 👍👏👍👏👍👏
Até a poucos anos atrás a história dos povos da região do Cáucaso e Mar negro era pouco conhecida. Quando entrei na faculdade de engenharia, tive muito contado com colegas estudantes de História e Sociologia, que comentavam com muita animação sobre os fatos e personagens históricos, e fiquei surpreso, eram faces da história que eu desconhecia, mais profundos que havia lido nos livros do ensino secundário, muitas novidades. Até então, Ernesto Che Guevara, para mim um revolucionário assassino, que de repente percebi, que era um herói para muitos amigos da faculdade(uma foto na parede do café dizia: “hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás”).kkkkk Hoje, sabemos que Che era o tal revolucionário e assassino. Não fiquei chateado, a famosa foto de barba e cabelos revoltos, ostentando a boina do pentagrama vermelho não havia me convencido o bastante. Assim é a História... Sempre procurando o íntimo estomacal kkkkkk
É verdade, eu quando cursei História eu questionei minha professora de história medieval pq não estudavamos sobre a História no Oriente, eu queria muito ver algo sobre o Japão Medieval e os samurais e ela disse que com a globalização aos poucos esses temas iriam ser abordados no futuro. Eu fiz aqui no canal um estudo sobre a História do Império Bizantino justamente pela carência de uma análise da idade média pela ótica do Oriente. Sobre Che nunca foi um herói para mim. Sobre o caucaso e Mar Negro vamos explorar muitas civilizações ainda já vimos algumas como os Sármatas , Reino do Ponto, Godos da Criméia entre outros. Eu gosto muito de trabalhar o pouco conhecido ir seguir por estradas que ainda não foram pavimentadas.
Em algum blog de história li que Che Guevara era de família judaica, pode reparar, maioria dos revolucionários são judeus.
Povos pré-colombianos? Obaaaaa. 👏👏👏👏👏👏
Desafiador hehe
A maior e mais bem organizada invasão se deu durante a Expansão islâmica. Árabes invadiram simultaneamente do vale do Indo até a África na maior operação estratégica nunca mais vista
Eu sei que Maimônides trocou cartas no qual citou a historia dos judeus da estepes, porém pelo que saiba muito disso é lenta, qual foram as fontes que você utilizou ?
Sim, tem muita lenda a respeito das fontes judaicas. A fonte principal foi o livro que eu mencionei no vídeo.
Então esses atuais judeus não são os judeus semitas da antiguidade. Eles são askenazes descendem de jafé, não descedem de shem.
Os ortodoxos é quem são.
Like 81
Como assim? existiu um povo turco -judeu? Esses dois povos se misturaram?
Eles foram influenciados por comerciantes judeus e assimilaram o judaísmo como dito em um dos videos Sobre os Cazares.
Otimo video Zelota 👍 achei onvideo sobre os khazares 🙌
Sobre a polêmica da real origem dos judeus askenazi ter a ver com os khazares , chuto que é 90% é só teoria mesmo. Basta estudar o histórico migratório dos judeus a partir da diaspora forçada da década de 130 d.C pra desbancar a teoria da conspiração. A população mais antiga e basal do que pode se chamar dos ancestrias dos jideus askenazim são a população dos judeus da Renânia ; isso no século III ou mesmo antes.
Hoje em dia a genética está aí para bater o martelo e autenticar a população askenazim como judeus legitimos geneticamente falando mesmo que estes sofreram miscigenações com os respectivos povos germanicos e eslavos daonde se haviam se estabelecido. Essas misturas estão claras nos traços fisicos tanto europeus quanto semiticos e tambem nos sobrenomes que soam totalmente germanicos ou eslavos.
Os marcadores genéticos exclusivamente masculinos ( cromossomo Y ) das linhagems E1b , J1 e J2 ( inclui sublinhagens que sao muitas e não vou detalahar aqui ) são totalmente comuns tanto nas populacoes de judeus askenazim, sefaradim e mizrahi quanto nas populações de origem arábica... Muito ao contrário dessas populações de origem turco-mongol das estepes nas quais os marcadores genéticos comuns são as linhagens e sublinhagens dentro dos haplogrupos C2 , C3 , Q1b , Q2a e minorias residuais dos haplogrupos R1a , R1b e P ; o que desmente a teoria da conspiração que os askenazim tem uma origem basal nos khazares igual nós brasileiros que temos origem e ancestralidade basal nos ibéricos, africanos e nativos indígenas.
Mas não quer dizer que nenhum judeu é descendente dos khazares, aí seria exagero. Segundo a Eupedia há homens askenazes prerrencentes ao haplogrupo Q1b
Obrigado.
Não tem como negar a teoria Khazar, ela faz todo sentido.
A verdadeira origem dos Judeus Askenazi é essa.
Se isso for verdade passei a gostar mais ainda dos Ashkenazim
A igreja catolica q deicou passar eses varegues ate polonia kkkk
Ate os italianos ajudaram os kazares kkkkk no ginal fira oerdendo guerra pis diabos arabes