POR QUE A DIREITA DIZ QUE O CINEMA BRASILEIRO É RUIM? | Cortes do Desencontros

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 22 май 2024
  • Quem fala que não gosta de cinema brasileiro, com certeza não viu filmes brasileiros. Nesse encontro discutimos os motivos pelos quais a direita diz que o cinema brasileiro é ruim.
    INSTAGRAM:
    / desencontrospod
    / profphilippeleao
    / matheusfiore

Комментарии • 38

  • @paulovcg10
    @paulovcg10 2 месяца назад +22

    até uma boa parte da esquerda fala isso. muitas vezes com um ar de intelectualidade tosco. eu sou um esquerdista muito do canalha, mal consumo filme, e quando consumo, é quase sempre filme gringo. gosto de filme bobo só pra entreter, vez em quando pego um pra pensar, e os br, eu gosto de ver uns pra dar uma refletida sobre umas paradas, mas essa lacuna eu preencho com música

  • @rivaelpl
    @rivaelpl 2 месяца назад +7

    O problema de cotas nacionais e proteção da indústria nacional que se propõe hoje é que você cria um outro tipo de proteção interna. A garantia de diversidade nas produções hoje no Brasil não é apenas inviável, como ninguém quer. Os produtores não querem proteger o cinema nacional para ter mais filmes brasileiros, eles querem proteger o mercado interno para que OS MESMOS continuem fazendo o mesmo cinema brasileiro contemporâneo. Eu estudei roteiro e me envolvi com produtoras, com produção universitária e com o mercado. Tive que desistir porque não fazia parte do grupo político que manda e desmanda em toda a cultura. Os editais são impossíveis de se concorrer, se o texto não está alinhado com os valores das comissões. Todos os meus colegas conseguiram alguma coisa ou porque estavam filiados em algum partido ou movimento social, ou porque estavam ligados a grandes produtoras privadas que são empresas ligadas a canais de tv, cheias de impostos públicos para gastar. Para mim, nenhum mercado é exemplo, nem o invasor americano e nem o protecionista chinês. Isso é uma discussão mais profunda e tem que ser pensada, e não sair de um lado e jogar em outro extremo.

    • @David-fn1jw
      @David-fn1jw Месяц назад +1

      Qual era o seu texto, a sua ideia? Pergunta sincera

  • @victorpinheiro4459
    @victorpinheiro4459 2 месяца назад +2

    Pô, tô editando nesse exato momento um vídeo sobre esse exato tema pra um canal de cinema que vou lançar com um amigo. Parem de roubar nossa pautaaa! kkkkk Brincadeiras à parte, muito bom ver o crescimento de um podcast nacional que se propõe a discutir cinema pra além do discurso "imdb rotten tomatoes" tão prevalente por aqui.

  • @todinhodeferro8979
    @todinhodeferro8979 2 месяца назад +1

    Cinema brasileiro nao é ruim, mas é completamente produzido, não há investimento e isso faz ser "ruim", talvez não em história, que tem um potencial enorme, mas em qualidade (áudio, edição, atuação etc)

  • @Almeida_Rodrigo
    @Almeida_Rodrigo 2 месяца назад +1

    0:20 - eu tb ia emendar que não viu nem o Argentino, normalmente essa pessoa vai gostar só dos blockbusters de hollywood.

  • @gma7205
    @gma7205 2 месяца назад +7

    O brasileiro médio n assiste 2 filmes nacionais no cinema por ano e isso n é um problema dele ser de direita ou esquerda, isso é principalmente o problema de distribuiçao e exibiçao q vcs mencionaram (monopolio da industria americana). Essa é a mesma percepçao/preconceito q um alemao, colombiano ou sul-africano médio tem da propria industria e nao é por eles serem de direita ou de esquerda. E infelizmente (na minha opiniao), quando cineastas e criticos gastam mais tempo em discutir sobre ideologia do que roteiro, direçao, historia... isso certamente reflete numa probreza das obras produzidas. Se depender so de um publico da esquerda ou da direita, cinema brasileiro n vai pra frente, até porque nenhum Aspirinas e Urubus ou Alemao 2 sozinhos vai conseguir levantar essa industria.

    • @paulocarvalheira8694
      @paulocarvalheira8694 2 месяца назад

      Claro, é ruim
      Nem você assiste

    • @andersonrosa6645
      @andersonrosa6645 13 дней назад

      Seu argumento não ficou claro. Primeiro você disse que não faz diferença ser de direita ou de esquerda, depois diz que cineastas e críticos gastam mais tempo em discutir sobre ideologia do que roteiro direção, história.
      E vou te contar um segredo, não existe ser humano sem ideologia; TUDO o que você faz tem um componente ideológico e se você não vê isso no conteúdo que assiste, então a sua ideologia te está sendo imposta sem você perceber. Infelizmente você travou num centrismo iluminado que rejeita senso crítico.

    • @gma7205
      @gma7205 13 дней назад

      @@andersonrosa6645 Me desculpa se vc n entendeu, vou explicar melhor. Nao é nenhum segredo q n há isonomia ideologica nos nossos posicionamentos (jamais afirmei isso). Minha critica é simplesmente na predominancia dada pra ela na hora de avaliar/discutir uma obra cinematografica aqui no Brasil. Na minha opiniao, se os criticos e os cineastas brasileiros gastassem menos tempo discutindo ideologia e mais as técnicas presentes nessa arte, acredito q nosso cinema estaria numa situacao melhor. No final das contas, essa discussao é tao rasa q a impressao q dá, é que há somente dois lados em todo espectro politico contemporaneo (antagonicos, cheios de razao e impassiveis de qlqr autocritica). Nao é atoa que se vc quer comecar do zero e produzir, vc é obrigado a se virar pra material estrangeiro pra aprender sobre roteiro, fotografia, iluminacao, captacao de audio /mixagem, montagem, VFX/SFX, animacao, etc etc. Se uma obra consistisse só de viés ideológico, seria ótimo - quao facil seria fazer cinema. Principalmente no Brasil, onde o aluguel de uma misera C300 (corpo) sai por ~4k reais numa única semana. Espero q vc tenha entendido minha critica. Abs

    • @andersonrosa6645
      @andersonrosa6645 13 дней назад

      @@gma7205 Mas não existe "técnica pura". Tudo o que fazemos é resultado de relações sociais ao longo da história. E esse papo de dois lados em equivalência é coisa de centrista, como eu já falei e explico melhor: no sistema capitalista, o que manda é o capital ou , mais vulgarmente, o dinheiro. Quem tem escolhe a música - nesse caso, o filme que passa no cinema.
      Me cite qualquer filme estrangeiro que eu te mostro o viés ideológico dele; o ponto do cinema brasileiro ser pouco valorizado vai além do que você entende por ideologia; passa por diversas camadas de imperialismo. É a mesma conversa sobre a China ser uma ditadura que proíbe filmes do ocidente, mas eu mesmo nunca vi um filme chinês em cartaz, e olha que não dá pra usar falta de bilheteria como desculpa.
      Você está impondo uma responsabilidade pelas pressões do mercado no produtor brasileiro, isso só não faz sentido.

    • @gma7205
      @gma7205 13 дней назад

      @@andersonrosa6645 Amigo, se vc n entendeu, n tenho qlqr intencao de discutir viés ideológico de filmes aqui. Ler e entender Marx é super-importante. Mas se vc parou no século XIX, recomendo voltar um pouco em Ricardo, Smith e dps continuar em Marshall, Keynes, Schumpeter, Friedman, Duflo... tem mts outras fontes de conhecimento interessantes. E se vc acredita q n há técnicas no cinema (ou n vê importancia na discussao delas), temo q vc nunca tenha ligado uma câmera em sua vida. Só lhe desejo sorte e mt estudo qndo for produzir alguma coisa! Até pq repertório/referência é importante n só pra qm quer produzir, mas tbm pra quem quer "criticar". Abs

  • @luizrsoares
    @luizrsoares 2 месяца назад +1

    Eu queria ler mais sobre essa questão que o phillipe falou de “exportar café e importar cinema”

    • @andersonrosa6645
      @andersonrosa6645 13 дней назад

      O nome técnico disso é divisão internacional do trabalho. Para exemplificar com algo mais sólido, é a questão da Suíça ser o país do chocolate sem plantar um pé de cacau, ou países nórdicos terem uma indústria fortíssima e a mineração aqui destruindo tudo. A gente vende as commodities barato, e eles vendem o produto final de volta por um preço obviamente muito mais alto.
      Isso faz parte de uma dinâmica nacional que precisa de uma classe dominante lacaia dos interesses internacionais, que esteja disposta tanto a não incentivar o desenvolvimento industrial, quanto a destruir o que já tem, como o próprio Bolsonaro fez.
      E na questão do cinema, isso tem o papel de alienar a população da sua própria cultura. As pessoas se identificam muito mais com personagens brancos de séries estrangeiras que com seu próprio povo, e isso não é acidental. Essa é a alternativa à escravidão encontrada pelo capitalismo; eles não precisam forçar a gente a se submeter, só precisam fazer a gente amar as grandes empresas.

    • @luizrsoares
      @luizrsoares 9 дней назад +1

      @@andersonrosa6645 Pô, valeu pela resposta, camarada! Mas o que me interessou mesmo é justamente ir atrás dessas documentações e desses acordos consolidados de troca de commodities por cinema estadunidense

  • @pedrorufino8956
    @pedrorufino8956 Месяц назад

    Rpz , até os 5 cavaleiros( tirando tropa de elite) so tem filme top, alto da compadecida é uma obra prima! Central do Brasil uma das melhores interpretações femininas da história do cinema. Cidade de Deus, muito foda ! Só por esse 5 já seriam muito bom.

  • @TomEjhon
    @TomEjhon 2 месяца назад +1

    que assunto foda.

  • @guilhermevazcelest9038
    @guilhermevazcelest9038 2 месяца назад

    Talvez olhando para o cinema contemporâneo, talvez o Argentino, escolha melhor os filmes com uma boa criatividade e o filtro que chega aqui no Brasil, mas no passado, os filmes brasileiros são extraordinários, Glauber,Nelson Pereira,Neville de Almeida,Sgarzela,Ruy Guerra e entre outros..

  • @nataliamoraes4641
    @nataliamoraes4641 2 месяца назад

    Tem 3 filmes brasileiros entre meus preferidos da vida. Gosto muito.

  • @TheJeffersonabreu
    @TheJeffersonabreu 2 месяца назад

    Indicações de livros para compreender melhor a historia do cinema brasileiro, alguem tem ?

    • @guilhermemartinelli9442
      @guilhermemartinelli9442 2 месяца назад +1

      Estou conhecendo mais assistindo e lendo Odisseia do Cinema Brasileiro, do Laurent Desbois. Recomendo, dá pra ter uma boa noção desde a chegada do cinema no Brasil até a década passada.

  • @GuilhermeSchulz1
    @GuilhermeSchulz1 8 дней назад

    Sim, o cinema brasileiro é ruim. Poucos filmes salvam

  • @BicmanSocial
    @BicmanSocial Месяц назад

    Sentanela com essa piada bosta de paraolimpíadas chamar Gentili de sem graça é osso

  • @miguellima6217
    @miguellima6217 4 дня назад

    acho o cinema brasileiro mediano, acho que tem uns 5 ou 6 paises com cinema melhor

  • @ErickReschk
    @ErickReschk 2 месяца назад

    Isso, passa seu pano

  • @lucassilvadossantos7455
    @lucassilvadossantos7455 2 месяца назад +2

    Assisti Deus e o Diabo na Terra do Sol e achei Cidade de Deus melhor.

  • @Radegast-4
    @Radegast-4 2 месяца назад +4

    Cinema brasileiro é um chorume concentrado. Pronto, próxima!

    • @Desencontros
      @Desencontros  2 месяца назад +11

      Nunca viu.

    • @fernandoreis6473
      @fernandoreis6473 2 месяца назад +2

      Sua opinião também

    • @evertonklein9631
      @evertonklein9631 2 месяца назад +2

      Não assistiu coisa nenhuma e quer criar discórdia. Vai ver Velozes e Furiosos

  • @sergiofranczak7595
    @sergiofranczak7595 2 месяца назад +5

    Cinema brasileiro não é ruim ... é uma bosta.

    • @Desencontros
      @Desencontros  2 месяца назад +15

      Sérgio, 5 filmes BR vistos.