📚Esse é o livro que citei (recomendo a leitura): amzn.to/3XXyg38 🪖 Se quiser estudar em alto nível física e matemática (sem superficialidade), tente conseguir um convite para o nosso curso de REVISÃO de física e matemática: universonarrado.com/revisao/enem/revisao-enem-2024-c/
PESSIMO, CONTRATEI O CURSO, FORAM EXTREMAMENTE ATENCIOSOS E PRESTATIVOS, RESPONDERAM MENSAGENS INSTANTANEAMENTE, FIZ CANCELAMENTE NO DIA SEGUINTE, DESDE ENTAO ESTAO ME ENROLANDO SEM NENHUMA RESPOSTA DE RESOLUCAO, SIMPLESMENTE IGNORAM MENSAGEM E EMAIL, FALTA DE RESPONSABILIDADE E RESPEITO COM O CLIENTE.
25:53 Esse trecho me lembrou muito de uma fala do psicólogo Eslen Delongare em um podcast. Crianças que ouvem dos adultos "parabéns por ter se esforçado nos estudos" tendem a estudar mais que aqueles que ouvem "parabéns por ter tirado um 10 na prova". Isso ocorre pois as crianças que são parabenizadas pelo esforço focam mais no caminho enquanto aquelas que são parabenizadas pela nota focam mais no resultado e podem tentar encurtar o caminho (ex: colar na prova)
a vida toda disseram a mim que eu não seria nada. Mudei a mentalidade de pensamento (do livro Mindset citado no vídeo) a partir dessa virada de chave na minha vida. Não queria ser como o que desejavam a mim como ruim. Logo, inconscientemente parti em direção ao conhecimento e ao autodesenvolvimento cognitivo
Poxa, Guisoli, obrigado por este vídeo; eu atualmente estou estudando para olimpíadas e a verdade é que cada vez mais me sinto mais medíocre em relação aos estudos, enquanto isso, cada vez mais as pessoas ao meu redor soltam aqueles velhos elogios fajutos como: "você é um gênio", "mais inteligente que os professores" e o clássico "novo Einstein" Kkkkkkkkkkkkkkk, mas agora eu vejo que não estou sozinho nessa, espero poder ter o privilégio de continuar nessa caminhada de se tornar um pouquinho menos medíocre.
@@phls_paulo pelo contrário, se vc estudar além do que é passado nas escolas ou em qualquer cursinho por aí, entenderá como DP II foi uma figura extremamente culta e importante, além de outras qualidades, e admirado por muitos à sua época.
@@phls_paulo"O Imperador faz tanto pela ciência, que todo sábio é obrigado a demonstrar a ele o mais completo respeito." - Charles Darwin. Será que não foi você que estudou pouco?
@@eugenioo2 cara, se a monarquia voltasse, não seria todo mundo igual a Dom Pedro II, além de que não e uma frase de um estrangeiro sobre ciência que valida todo um governo. Um preto pobre falaria a mesma coisa?
Esse assunto é muito profundo. Além de tudo que o Guisoli falou, a gente pode pensar pelo ponto de que o ENEM ser tão fácil é um reflexo da educação no nosso país, como se a prova vencer o aluno pelo cansaço de tantas questões fosse para compensar a profundidade da média educacional que o candidato à prova tem.
Cara, fui aprovado em Medicina na UFMA e UEMA e em outras 7 universidades públicas e percebi desde cedo que NÃO SABIA NADA. E com essa experiência, notei que a grande verdade é que o ENEM não mede NADA! É uma prova que avalia mais o quanto você conhece dos modelos de questões do que você realmente sabe sobre o mundo. Fiz enem desde meu nono ano do fundamental, e já tinha me apaixonado por estudar desde o sétimo ano. O dia que entrei pra fazer a prova foi pra mim uma decepção total, a prova é totalmente superficial, questõezinhas super "contextualizadas" mas que na verdade não são nada mais nada menos que um modelo padrão que se repete o tempo todo. A realidade dura é que nosso sistema incentiva esse tipo de avaliação desde quando entramos no fundamental, tudo gira em torno do ENEM e decoreba. Felizmente temos pessoas como o Guisoli que falam a verdade e LUTAM pra mudar isso.
Esse é o ponto central do vídeo! O ENEM é um exame que te permite entrar na universidade, mas é uma péssima métrica de conhecimento e não estimula em nada o desenvolvimento e crescimento intelectual de quem o presta. Que bom que você percebeu isso, Alex ! A maior parte das pessoas já se formou na faculdade e ainda não se deu conta...
Estudar e aprender é bom demais. Leiam o livro do Pierluigi chanado Aprendendo Iteligência. Reze a oração de São Thomas de Aquino para estudos. Tudo pode ser aprendido, tudo que foi feito pelo homem pode ser aprendido.
@@RapazPlutao-pz2ts O aprendendo Inteligência é bom por si só se você for estudante. Os demais são para professores e pais, vale a leitura como um plus.
Esse tempo todo estava tão preocupado em ser o primeiro angolano a vencer a IMO (Olimpíada Internacional de Matemática). Sei que em uma olimpíada não se trata apenas dos resultados (Medalha), mas sim pelo processo, a arte de encarar desafios continuamente, mas bem lá no fundo, até eu ver esse vídeos eu estava a encarar desafios continuamente apenas para ganhar. Porém agora percebi que eu devo encarar desafios especialmente para min, ou seja sair do nível muito baixo para o superior continuamente. Uma outro ponto muito importante que eu gostei nesse vídeo, foi sobre encarar a realidade e responder da melhor maneira possível. Ou seja estive tão ingénuo esse tempo todo, que na minha cabeça só existia a frase " Vou conseguir". Mas agora mesmo trabalhando duro e depois de ver esse vídeo eu percebi que eu estou muitíssimo abaixo da IMO e só me resta 1 ano e meio de preparação porque farei 17 anos amanhã e não sei Inglês (idioma da prova) . Em conclusão: acho que só trabalho duro não basta para vencer a IMO! muito menos talento!. Acho que é necessário algo a mais, como a maturidade, inteligência intrínseca (se conhecer e estar certo de que me conheço) e o mais importante ser realista otimista, ou seja reconhecer que "não consigo", porém essa não é a melhor resposta mesmo sendo verdade. Então a partir de agora meu objetivo será o processo de resolver bem as questões da IMO e não necessariamente ganhar. Esse foi o melhor presente de aniversário adiantado para amanha!!!!!!!!😁😁😁
Quando se trata de IMO, a medalha é o menos importante, pois o crescimento durante a jornada é absurdo; também quero IMO, espero que consiga me tornar alguém a altura dessa prova, pois acho que isso é o mais importante, ser grande e não ter sonhos grandes.
Sempre defendi que não existe prova difícil pra quem estudou de verdade, tem que estar sempre preparado pra tudo quer a prova lhe entregar, vamos buscar estar entre os melhores ao inves de so admirar eles
Cara, mas estudar de verdade é uma coisa muito relativa. Imagina você ir fazer uma prova de nível médio para uma universidade, e do nada a prova cobra um conceito de nível superior? Por acaso você estudou errado por não adivinhar que cairia algo de um nível que não é exigido?
Eu só percebi isso quando entrei na faculdade de engenharia. Aprendi a gostar de estudar e entendi q estudar é uma busca inesgotável pelo desenvolvimento cognitivo.
11:55 Não sei em que momento, provavelmente ano passado, passei a enxergar as coisas com essa "mentalidade de crescimento", só não sabia que existia um nome. No início do ano tomei uma porrada imensa na OBMEP, e sempre fui elogiado como sendo bom em matemática e tals. Aquilo foi fundamental preu tomar vergonha na cara e perceber que eu era RUIM naquilo.
@@kauanferreira4795 Estudo num IF e ele normalmente tem programas de monitoria de uns 400 conto (por 5 meses só, k), só que esse ano o governo retirou mais dinheiro da educação (como de praxe em qualquer governo). Vou ver se faço num preço camarada pros meus colegas
Nesse ano, me tornei aluna do Universo Narrado, tanto em lições de física quanto em lições de matemática (à primeira vista, já amei a referência com o Feynman!). No entanto, independentemente se vou passar ou não esse ano, eu sinto essa sensação de ter elevado intelectualmente com o curso. Eu já amava física e matemática, mas, com o curso, me apaixonei mais ainda. O preço do curso não paga as sinapses que fiz, além da forma que vejo o mundo hoje em dia. ❤❤❤ Só o conhecimento salva!
Se vc está num curso ou escola que não te causa incômodo e uma sensação de desafio constante, esta instituição não estará te fazendo evoluir muito. É como na academia: o músculo cresce, entre outros fatores, porque foi muito forçado e estressado. Nossa mente, para evoluir, precisa do processo de esforço, frustração, raiva com o fato de ter errado etc. Estudo pra área fiscal (Sefaz SP). São 19 matérias e os pdfs, sem contar a parte das questões que são umas 80 a 120 por aula, somam mais de 25 mil páginas. O curso mais badalado é o de Direito Constitucional que é a base para vários outros "Direitos" que são cobrados na prova (uma meia dúzia deles). A professora que tem uns 20 anos de experiência dando aula disse numa aula: é até bom que vc erre (ela adora mandar nos vídeos umas questões que são pura pegadinha (do Cespe)), pois quando a gente acerta logo de cara, a gente tende a se acomodar e não faz o que é necessário que seria anotar (no pdf), destacar, criar algum macete ou seja lá o que for pra não passar pela frustração de errar este tipo de questão (capciosa) de novo. Então, quando o Guisoli fala de curtir o processo, me lembro desta professora que não dá uma aula toda fechadinha, mas sim provoca incômodo em mim o tempo todo (e eu passei a adorar isso (no início eu confesso que eu morria era de raiva dela)).
Embora o Felipe provavelmente nunca leia isso, sinto uma imensa gratidão pela sua existência e pela pessoa incrível que ele é. Sua trajetória de vida, sua forma de ensinar e as reflexões que compartilha são uma inspiração constante para mim. Ele é, sem dúvida, uma das maiores referências que tenho, e suas palavras me motivam diariamente a ser uma versão melhor de mim mesma. O Universo Narrado não é apenas um projeto educacional, é uma fonte de transformação pessoal. Muito obrigada por tudo, Felipe, e por trazer esse universo de conhecimento e reflexão.
Essa é a nossa missão. É um prazer enorme ler a sua mensagem, provocar e gerar isso nas pessoas é a razão de fazer o que fazemos! Obrigado pelo retorno 🙏🏼
Eu escolhi a física por ser a área mais difícil e pé no chão da humanidade, mas eu sou muito preguiçoso e nunca estudei pra evoluir e sim por prazer mesmo. Uma prova não vai te deixar inteligente, vai te transformar num robô que apenas resolve questões de forma automática. O pensar das exatas é o que realmente te faz compreender melhor o conhecimento do mundo. Acho que a melhor sensação é se sentir burro, significa que você não pode ficar em repouso.
Parabens pela mentalidade e digo mais, por ser um influênciador no ramo do ensino, propagar essa sua visão fará com que mais alunos(a) pensem do memso jeito, elevando a qualidade do ensino no Brasil. Baita atitude, cara.
A melhor frase desse vídeo: "o que me motiva é saber que eu nunca vou chegar lá" Sou professor de matemática, meu objetivo é dar a melhor aula que eu posso, dar a melhor aula da minha vida, sei que nunca vou dar essa aula pq cada dia vou crescendo e isso que me leva a estudar e melhorar, cada dia mais
Me senti muito representada nesse vídeo, ele me fez refletir sobre mim mesma. Estou concluindo o ensino médio esse ano e até ano passado participei de várias olimpíadas, incluindo as seletivas em Barra do Piraí, da OBA. Essas provas me desafiaram imensamente, e despertaram um interesse que hoje me leva a querer trabalhar com pesquisa em astrofísica. Sentia que estava crescendo por meio dos estudos para olimpíadas. Agora, me preparando para o Enem e outros vestibulares “tradicionais”, sinto que estou emburrecendo, eles não trazem a sensação que eu tive estudando para olimpíadas. No final das contas, o Enem é uma prova de resistência, envolvendo muita leitura no primeiro dia e resistência/ atenção para não errar contas simples de multiplicação no segundo dia, mas desafio intelectual realmente não existe. Infelizmente o sistema educacional brasileiro leva a esse conformismo dos estudantes em apenas passar em uma prova superficial e ingressar no mercado de trabalho. Porém, eu sei que essa condição de estar sufocada por superficialidades como a prova do Enem é temporária, e sei que ao fim desses vestibulares poderei voltar a focar no que realmente importa que é o desafio e o crescimento. Nem todos têm a oportunidade de largar tudo em prol desse objetivo de se desenvolver, mas me arrependo de não ter o feito.
Um dos grandes problemas no processo de aprendizagem são as crenças mal-adaptativas/negativas e o reforço da crença de fracasso. As cognições (tanto as adaptativas quanto as mal-adaptativas) ocorrem em três níveis (pensamentos automáticos, crenças intermediárias e crenças nucleares) e podem ser trabalhadas. Utilizando estratégias de avaliação dos pensamentos de maneira mais realista e adaptativa é possível obter bons resultados. Uma boa dica de livro é "Terapia cognitivo-comportamental - teoria e prática" (Beck, J. S.).
Darwin escreveu sobre adaptação e "evolução". Ele inclusive veio ao Brasil e também resenhou um pouquinho sobre os brasileiros. Alguns poucos anos depois estamos nós aqui, não mais apenas compreendendo, como tambem aplicando os longos anos de cadeira escolar que enfrentamos. Certamente somos a geração que mais vezes sentou nesses bancos não havendo outra que fará isso mais do que nos. Aproveito essa liberdade para agradecer ao desenvolvedor do canal. Acredito sinceramente que primeiramente cresceremos como indivíduos e em seguida como um povo melhor e com potencial para ser o melhor povo presente neste mundo. Bons anos de vida a todos. Um abraço em vossos corações.
Que vídeo animal, sr narrado! Me lembrou mt as palestras do Clóvis de Barros... E, com essa paixão pelo conhecimento q C tem, o podcast com o Eslen vai ser dahora pra caramba 😅
Eu amo o professor Guisoli. E eu me emocionei de verdade e quase choreikkk. Esse vídeo tá sendo um tapa na cara pra mim, já que sempre tive medo de enfrentar o ENEM porque nunca me senti capacitada pra isso. Eu sou burra, eu sei, e muito! Agora preciso correr atrás do prejuízo e encarar, levar porrada, e aprender para passar no ENEM (nem isso eu consegui desde 2022) e sabe? até o ITA tô querendo encarar só por conta do desafio de enfrentar uma prova de NÍVEL MÉDIO, mas que a maioria dos alunos não conseguem resolver. Obrigada por instigar o pensamento crítico das pessoas e nos inspirar a sair da zona de conforto, prof. Eu sou a pessoa da mentalidade fixa e quero mudar isso, eu cansei de desistir na metade do caminho por achar que aquilo não era pra mim e que eu não sou capaz. Eu preciso. Obrigada por tudo, professor! O senhor é a minha melhor companhia nessa trajetória solitária que é estudar pro vestibular.
Felipe, você é a pessoa que fez eu perder o medo da física e até me apaixonar por ela. Antes, eu tentava fazer questões de física e sempre errava, ficando louco por não conseguir aprender, mesmo tendo estudado o assunto. Porém, vi que meu problema estava na matemática básica e fui em busca de aprendê-la. Nesse caminho, encontrei o seu curso 'Desvendando a Matemática' e, na hora, pensei: 'vou comprar'. Não deu outra, comprei kkkkkk. Comecei a assistir às videoaulas, entendi a fundo meu problema e comecei a resolvê-lo. Por fim, em menos de um ano, uma pessoa que não sabia como multiplicar consegue agora acertar todas as questões de física. Felipe, só tenho a agradecer pela metodologia que o senhor aplica em seus cursos. Se essa forma fosse aplicada aos meus anos de ensino médio e fundamental, com certeza eu não teria demorado tanto a evoluir.
Todo mundo que nao gostava de fisica e passa a gostar fala isso, mas eu queria entender como a matemática ajuda na interpretação teórica das questoes ou ate mesmo dos assuntos, é algo que eu me bato muito
A gente vive num sistema onde as pessoas "aceitam" mt coisa e às vezes poderiamos reivindicar àquilo que não está de acordo. O cérebro é um músculo. Pra cima deles, Brasi!
Esse vídeo sem dúvida alguma foi um baque necessário. Talvez muitos de nós não percebamos (eu me incluo nesse meio), mas estamos presos a “mentalidade fixa” que o Guisoli fala no vídeo. As vezes a ânsia para ser aprovado é tão grande que, nós nos esquecemos do porquê de tudo isso, a verdadeira essência que nos motiva a cada vez mais querer desenvolver nossa capacidade intelectual e acabamos levando o processo no “automático”, voltando a decorar musiquinhas ou fazer coisas desse tipo… enfim, obrigado pela mensagem, Guisoli! É muito bom lembrar do verdadeiro propósito de tudo isso. Sapere Aude.
A grande questão é: 90% dos estudantes não estudam para obter conhecimento, mas para ganhar dinheiro. O fim sempre é o dinheiro. O estudante quer passar em medicina por dinheiro, quer passar em um bom concurso por dinheiro e etc. No final, o pensamento é: "Me dê uma receita de bolo aí, preciso passar naquela prova e ter dinheiro!"
Somente se o talento não trabalhar duro em mesmo nível. Por exemplo, Freeza sempre foi mais talentoso que o Goku e os outros Sayajins, em apenas 4 meses após reviver conseguiu chegar a uma transformação capaz de rivalizar com o Goku SSJ blue, algo que levou anos de treinamento árduo. No entanto, freeza foi derrotado porque não conseguia controlar sua transformação de maneira efetiva e foi perdendo energia rapidamente ao longo da luta, enquanto Goku manteve sua transformação resultado de uma ótima base de treinamento, conclusão? Além do trabalho duro, o trabalho constante é tão importante quanto, mas Freeza poderia ser muito mais forte que Goku se tivesse o mesmo empenho
@@Tabris-G nos casos onde quem tem talento tambem se esforça é pouco provavel, mas no caso do Rock Lee contra Gaara já não é mais questão de dom, Gaara tinha uma besta de cauda que era o trunfo pra destruir a vila da folha, ja não era questão de competição e nem de talento vs esforço
Muito bom o vídeo. Eu via uns amigos meus resolvendo questões do ITA e pensava :se eles conseguem eu também consigo e pau na máquina kkkkkkkkk, a comparação até um certo grau e em boas companhias também ajuda.
Obrigada por seu trabalho Sr.Guisoli! Obrigada por acreditar em pessoas como eu.. que não se acham capazes de compreender a matéria O senhor abriu meus olhos! Suas aulas são incríveis!! Poderia estar por aí sendo O cara (+ do q já é!! ) mas continua acreditando no seu trabalho, no seu sonho, continua acreditando em nós! E defende seus ideais com coragem, colocando em risco sua imagem! Cê é demais! Obrigada de coração! ❤
Felipe faz uma live ou video aprofundando sobre... Amei o vídeo! Espero um dia ser seu aluno não so por passar no enem ou algo eo tipo, mas sim para adquirir conhecimento.
Felipe isso abriu muito minha mente eu achava que eu só podia ser bom só em matemática e não em outras matérias Eu até tava com medo de aprender português pq a minha mente tava fechada só pra matemática
o que vc falou sobre o rótulo da aprovação mexeu muito cmg, não devíamos buscar conhecimento pra passar em uma prova, e sim para nos desenvolvermos pessoalmente e a aprovação se tornar consequência, poucas pessoas abordam a busca pelo conhecimento como você e graças a vídeos como esse confirmam meio oq eu já penso, que é nunca ficar estático em algo e sempre buscar evoluir
Cara, como realmente dizem, o cérebro realmente necessita ser exercitado. Não como um músculo, mas como para deixa- lo "rígido" e até mesmo preparado para crescimento e aprendizagem. Porque é em tempos difíceis e desconfortantes, que aprendemos a utiliza- lo para resolver os problemas que encontramos. Nos faz sair da inércia, saca? Da mesmice, da mesma situação em que muitos se encontram e procuram estar. Ótimo vídeo Felipe, muito obrigado por esse bate- papo que enriquece intelectualmente e dá um empurrãozinho na direção correta, que é não ser inteligente, mas estar em uma perspectiva de tornar- se uma pessoa inteligente todos os dias. Fico feliz pela sua equipe que é fenomenal e por seu canal estar crescendo gradualmente. Você com certeza é e continua sendo uma pessoa, junto com que fazem parte dessa história, que valorizam de verdade a educação, não somente como ensino, mas como mudança e transformação para melhora do indivíduo. Parabéns!
Felipe, já passei no vestibular há alguns anos, mas faço questão de estar inscrito aqui justamente por conta desses papos de ensinamento de vida. Sobretudo porque hoje se instrumentaliza muito o conhecimento, e ver você falando dele como um fim em si mesmo é muito gratificante. Um abração pra voce !
Vc é foda cara, eu sei que n tenho mais tempo pra passar em algum vestibular esse ano, mas a partir de hj eu vou me esforçar pra c@ralho. Eu achava que sabia alguma coisa, mas no fim das contas, eu n sabia nada.
O que esse cara abriu minha mente é brincadeira, eu sou o cara da mentalidade física mas depois desse tapa na cara me motivou firme pra estudar minhas fraquezas, no caso as exatas
Esse caminho de evitar o sofrimento a qualquer custo é completamente limitante. Guisoli falou tudo, vale a pena sofrer pelo que vale a pena. Estudar vale a pena! 🚀
Eu também fiz a prova do ita e levei um porradão. Mas uma coisa eu garanto: Eu nunca mais vou ser o mesmo. Pra quem nunca fez, recomendo. Vídeo muito bom!
Obrigado, Guisoli. Você é o tipo de indivíduo que arranca o melhor de nós, que acredita, mesmo quando nós mesmos não temos tanta fé. Desde que passei a acompanhar sua rotina, suas aulas, percebo essa evolução diária, e ainda vou atingir meu objetivo, pois ele será apenas uma consequência, dessa evolução que deve ser exponencial, na vida.
Eu já tinha essa mentalidade mais autodidata que almeja o conhecimento como um fim em si mesmo e não um meio, porém até então eu só estudava desse jeito para historia, filosofia e assuntos relacionados. Bom saber que na matemática e na física ainda existem amantes do conhecimento, é com esses mesmos que eu quero aprender kkk
Que video excelente, passei em fisica na UFS, fiz faculdade de matemática e me sinto muito privilegiado em ver esse video. Sou aluno do LM e vou para cima das provas mais difíceis do pais. Um grande choque de realidade, obrigado Sr Narrado.
Traz outros vídeos sobre o assunto!! Percebi que antes do ensino médio tinha mais essa mentalidade de crescimento, mas dps de ter entrado em uma escola concorrida, acho que me senti deslocada demais e a baixa auto-estima me foi fazendo mudar a mentalidade. Por meio do seu canal venho agora tentando retomar o estudo de uma forma mais ativa. O vídeo ficou perfeito!
Isso de ego é pesado demais, voltando do ENEM, sentei 2 calcadas antes de casa e fiquei pensando como minha mãe não merece o filho que tem... fiquei realmente deprimido. Na segunda prova fui melhor mas mesmo assim, o peso de tentar ganhar tempo e melhorar que estou é chato demais. Isso porque não tenho celular, não jogo, não assisto pornografia e nem saio para festas... meu problema é dormir tarde e sou burro mesmo, preciso melhorar, mas esse medo de não conseguir tem me corroído muito.
Achei o assunto muito interessante, me identifiquei com a mentalidade do tipo fixa, então gostaria q vc fizesse mais um video a respeito desse livro, é um tema muito relevante na minha opinião
Oh, Guisoli, meu querido! Tu não tem noção da saudade que eu tava desse tipo de vídeo. Ainda mais um papo de 32 minutos! É muito bom te ver sem “filtro” algum, soltando a verba mesmo. Foi por esse tipo de provocação que eu me atrevi a fazer quase o mesmo que tu no terceiro ano. Focar em quase totalidade em física e matemática. Eu não tava nem aí para o conteúdo dado em sala! O que eu queria mesmo era aprender!! Enquanto isso, via o pessoal do meu lado ficando cada vez mais perdido no conteúdo… é triste esse sistema, hein…? Muito obrigada por me acordar ❤
Eu mesmo me coloco pressão para ser alguém na vida. Mas me perguntando por onde deveria começar. Graças a uma amiga que conheci, eu tornei-me melhor uma pessoa melhor. Eu era tão burro que não sabia nem a definição de soma. Foi neste ano que decidi aprender de verdade. São tantas coisas para aprender
concordo bastante com o que foi dito, e eu acho que a gente costuma relacionar esse tipo de mentalidade fixa a quem diz ser "de humanas, linguagens", mas o pessoal da "exatas" tambem costuma ter essa mentalidade, de pensar que nao tem a capacidade de ler uma obra de dostoievski, nietzsche, entre outros autores, e nao percebem que o processo de entender algo difícil nao se aplica apenas à equações diferenciais e transformadas de fourier, mas também à reflexões robustas, teorias complexas desenvolvidas em outros campos do conhecimento, e que ambos enriquecem o espirito. sapere aude.
Estou aqui com 28 anos e voltando a estudar, sei que atualmente me encontro em um estado de ''burrice absoluta'', porém acompanhando conteúdo como os seus e procurando mais conhecimento, pretendo participar do Enem no próximo ano apenas para ter uma métrica do meu conhecimento. Não almejo um curso em específico e muito menos sou uma pessoa ambiciosa, tudo que quero é saber o nível em que cheguei após esse período de estudos e dedicação ao assunto. Enfim, apenas espero daqui a um ano voltar com mais do que tenho agora.
Guisoli, eu comecei vendo o vídeo por curiosidade sobre sua opinião. Terminei ele com o livro "Mindset" baixado no kindle para ler e com muitas reflexões sobre eu, minha forma de agir e pensar, que eu não conseguia entender até ouvir você falando sobre os conceitos da autora do livro e sua interpretação. Quero dizer obrigada, que por causa disso, pretendo melhorar internamente, no sentido, que não quero mais ser alguém com mentalidade fixa. Só para contextualizar, eu tô agora com 17 anos- faço 18 em março de '25- e prestes a me formar na escola, e só agora percebi que eu não me esforçava para poder melhorar e sim focava apenas na nota, em parte, porque eu tenho noção que sou alguém com uma "mentalidade fixa" e em outra parte, porque por muitos anos (só nesses últimos dois anos que mudou) meus pais me fizeram associar o esforço como a parte não importante, e sim o resultado. Voltando então ao meu objetivo inicial, gostaria que você trouxesse um vídeo falando sobre livros de filosofia, sociologia, psicologia e etc, porque eu sou alguém que ama ler, e só agora comecei a abrir minha mente à sair dos livros ficccionais e entrar naqueles "reais". Em suma, quero lhe agradecer! Obrigada pela oportunidade de me fazer olhar para mim mesma e querer mudar a forma que penso.
QUE VÍDEO BOM FELIPE!!!!!!!! eu estou no primeiro ano do ensino médio e decidi ita desde o ano passado. Venho ralando muito todos os dias, só dor de cabeça atrás de dor de cabeça e recentemente venho pensado que isso talvez não seja pra mim, mas esse seu vídeo me fez lembrar de um dos maiores motivos que eu decidi isso, crescer! muito obrigado!
Muito bom. Algum dia teremos que saber "tudo" relacionado ao planeta terra, isso é natural na evolução humana. Procrastinar, enrolar e enganar a si mesmo só retarda a chegada. Parabéns, professor. Você fala que era burro mas não é isso, a diferença é que você sempre buscou a chave de uma nova porta ao invés de ficar na caverna achando que alí era o bastante e o único lugar. Lembrei da caverna de Platão. É isso.
Bom dia! Vídeo sensacional. Que tal Fazer uns shorts sobre estes livros que vc já leu. E uns vídeos semanais sobre o livro que está lendo atualmente. Vai nos inspirar bastante. Abraço
Engraçado. Vivo dizendo que sou uma pessoa que está sempre à disposição para aprender coisas novas e se desafiar, mas ultimamente ando com os pensamentos tão centrados na aprovação em vestibulares como o Enem (mirando em universidades concorridas), que até meu tempo livre, que poderia usar para outras atividades (como leitura, que sempre foi um grande hobby meu).. continuo usando para ficar ali, focada só naquilo e ainda acreditando que meus esforços não vão ser suficientes outra vez. Esse período do ano, pra quem tá ali dedicando desde o começo dele ou até antes (estou há quase dois anos, no caso), é cansativo pra caramba, além de ter o fator tempo que gera ansiedade e tudo. Deveria focar só no que ainda posso fazer (o mínimo, que é me esforçar só mais um pouquinho no "difícil" que evitei esse tempo todo), ter tempo certo pras coisas e não deixar o mental de lado, o hobby e a paixão verdadeira pelo conhecimento...... Que com certeza vai muito além de uma simples prova, que como você disse é só consequência. Não tive um bom ensino médio, confesso, e por vezes tinha que me esforçar em dobro pra ter um mesmo bom desempenho que via muitos colegas tendo naturalmente. É fato e está tudo bem. Mas tem muitos professores bons aqui que pensam fora da caixa e podem ajudar alunos como eu a não só superarem isso como também começarem a pensar por si mesmos. Está bem ali, o que falta é mesmo só o famoso brio, nem é preciso investir muito para se ter isso (só o conteúdo gratuito de algumas pessoas já é riquíssimo, como o disponibilizado pelo senhor, e com garra até livros didáticos emprestados de biblioteca nunca deixaram de funcionar akakak). Gratidão pelo seu trabalho, certeza que inspira muita gente. Um orgulho para os mineiros ❤
É amigo mas pra quem é pobre todo tempo é valioso, tem gente que não tem família rica pra se dar ao luxo de perder muito tempo pois além de estudar tem que trabalhar e a gente só quer uma vida melhor o mais rápido possível
Baixei usn 30 livros pela internet e tô lendo. Vejo videos como esse e sinto que cada vez mais tenho coisas para aprender e melhorar em todas as áreas da minha vida.
Cara, tinha uma época que eu estudava pelo puro e inocente e interesse intrínseco, e era uma época muito leve. Isso puxou muito minha inteligência, mas, dentre outros acontecimentos mais pessoais, isso me levou a um estado de compreensão superior das coisas que me fez acreditar que eu tinha atingido a inteligência. Como se inteligência fosse um patamar definido, e que eu finalmente tinha o atingido (não no sentido de saber coisas, afinal não paramos de conhecer mais, mas no sentido de mindset e awareness). Eu nunca parei de estudar e querer saber e entender mais, mas eventualmente isso começou a se tornar pesado, não tinha mais aquela leveza e eu sempre me perguntei no último ano porque as coisas ficaram assim. Mas ver seu vídeo agora me fez entender que é porque eu estava estudando justamente pra sustentar a minha crença de estar no tal patamar, a fim de provar a mim mesmo ou aos outros. E continuava nisso porque não tinha ninguém mais inteligente que eu pra ofender essa minha ignorância. Acabei de ver seu vídeo e estou sentido uma vontade de ir atrás das coisas por pura sede de conhecimento, do jeito que eu sentia anos atrás e tenho sentido falta ultimamente. Além disso, estou me sentindo um completo idiota, e isso só torna as coisas mais interessantes.
Eu sou quase acéfalo no que se refere à matemática, mas eu consigo alçar altos voos por meio do foco no desenvolvimento das minhas habilidades matemáticas.
Adorei esse vídeo. Uma conversa fluida, às vezes é de uma conversa sincera que precisamos. É importante ouvir conselhos que vão trabalhar nossa mentalidade, que é o diferencial na hora de enfrentar a pedreira dos estudos, principalmente aqueles que vem de baixo e estão sonhando em crescer na vida através da educação e do acesso a um curso superior. Infelizmente nossa educação pública é sabotadora e nossa sociedade padece com a ausência de uma educação de qualidade.
Vo da uma dica, convida professores, tão bons igual a você, das outras matérias que caem nos vestibulares e cria outros cursos na plataforma. Falo isso porque é difícil achar cursos confiáveis para comprar. 🙏🏻
“Preferir ser burro é uma postura de inteligência, pois, os burros conhecem a sua própria ausência de conhecimento, já os ignorantes, reconhecem e ignoram sua própria burrice”
📚Esse é o livro que citei (recomendo a leitura): amzn.to/3XXyg38
🪖 Se quiser estudar em alto nível física e matemática (sem superficialidade), tente conseguir um convite para o nosso curso de REVISÃO de física e matemática: universonarrado.com/revisao/enem/revisao-enem-2024-c/
Guisoli, faz mais videos como esse falando sobre os livros que leu de teoria e filosofia da matemática
PESSIMO, CONTRATEI O CURSO, FORAM EXTREMAMENTE ATENCIOSOS E PRESTATIVOS, RESPONDERAM MENSAGENS INSTANTANEAMENTE, FIZ CANCELAMENTE NO DIA SEGUINTE, DESDE ENTAO ESTAO ME ENROLANDO SEM NENHUMA RESPOSTA DE RESOLUCAO, SIMPLESMENTE IGNORAM MENSAGEM E EMAIL, FALTA DE RESPONSABILIDADE E RESPEITO COM O CLIENTE.
Estudar pra lembrar que somos “razoavelmente burros”.
carai tu aq, o mais sabido de matematica do brasil
oia o homi
o homi me inspiro em tu pra terminar minha graduacao em mat, tmj correphd
Sou fã
ele chegou!
25:53 Esse trecho me lembrou muito de uma fala do psicólogo Eslen Delongare em um podcast. Crianças que ouvem dos adultos "parabéns por ter se esforçado nos estudos" tendem a estudar mais que aqueles que ouvem "parabéns por ter tirado um 10 na prova". Isso ocorre pois as crianças que são parabenizadas pelo esforço focam mais no caminho enquanto aquelas que são parabenizadas pela nota focam mais no resultado e podem tentar encurtar o caminho (ex: colar na prova)
Caraca, boa referência
Eslen é fera!
hundred like, congratulations 😅
a vida toda disseram a mim que eu não seria nada. Mudei a mentalidade de pensamento (do livro Mindset citado no vídeo) a partir dessa virada de chave na minha vida. Não queria ser como o que desejavam a mim como ruim. Logo, inconscientemente parti em direção ao conhecimento e ao autodesenvolvimento cognitivo
Esse Guisoli com “sangue nos olhos” precisa aparecer com mais frequência no canal. Continue com o papo sobre essa parada!
Poxa, Guisoli, obrigado por este vídeo; eu atualmente estou estudando para olimpíadas e a verdade é que cada vez mais me sinto mais medíocre em relação aos estudos, enquanto isso, cada vez mais as pessoas ao meu redor soltam aqueles velhos elogios fajutos como: "você é um gênio", "mais inteligente que os professores" e o clássico "novo Einstein" Kkkkkkkkkkkkkkk, mas agora eu vejo que não estou sozinho nessa, espero poder ter o privilégio de continuar nessa caminhada de se tornar um pouquinho menos medíocre.
A imagem de D. Pedro II do seu perfil diz muito :)
@@VictorCarrilho-tl7nn diz que estudou muito pouco ainda...
@@phls_paulo pelo contrário, se vc estudar além do que é passado nas escolas ou em qualquer cursinho por aí, entenderá como DP II foi uma figura extremamente culta e importante, além de outras qualidades, e admirado por muitos à sua época.
@@phls_paulo"O Imperador faz tanto pela ciência, que todo sábio é obrigado a demonstrar a ele o mais completo respeito." - Charles Darwin.
Será que não foi você que estudou pouco?
@@eugenioo2 cara, se a monarquia voltasse, não seria todo mundo igual a Dom Pedro II, além de que não e uma frase de um estrangeiro sobre ciência que valida todo um governo. Um preto pobre falaria a mesma coisa?
Esse assunto é muito profundo. Além de tudo que o Guisoli falou, a gente pode pensar pelo ponto de que o ENEM ser tão fácil é um reflexo da educação no nosso país, como se a prova vencer o aluno pelo cansaço de tantas questões fosse para compensar a profundidade da média educacional que o candidato à prova tem.
Cara, fui aprovado em Medicina na UFMA e UEMA e em outras 7 universidades públicas e percebi desde cedo que NÃO SABIA NADA. E com essa experiência, notei que a grande verdade é que o ENEM não mede NADA! É uma prova que avalia mais o quanto você conhece dos modelos de questões do que você realmente sabe sobre o mundo. Fiz enem desde meu nono ano do fundamental, e já tinha me apaixonado por estudar desde o sétimo ano. O dia que entrei pra fazer a prova foi pra mim uma decepção total, a prova é totalmente superficial, questõezinhas super "contextualizadas" mas que na verdade não são nada mais nada menos que um modelo padrão que se repete o tempo todo. A realidade dura é que nosso sistema incentiva esse tipo de avaliação desde quando entramos no fundamental, tudo gira em torno do ENEM e decoreba. Felizmente temos pessoas como o Guisoli que falam a verdade e LUTAM pra mudar isso.
Esse é o ponto central do vídeo! O ENEM é um exame que te permite entrar na universidade, mas é uma péssima métrica de conhecimento e não estimula em nada o desenvolvimento e crescimento intelectual de quem o presta. Que bom que você percebeu isso, Alex ! A maior parte das pessoas já se formou na faculdade e ainda não se deu conta...
Kkasodkasodk, se as questões do ENEM são superficiais então eu sou muito burro, me emperro em quase toda prova.
Psé kkkkkkkkk, enem gosta de cobrar o conteúdo voltado pro cotidiano@@lukinhas_zx903
@@lukinhas_zx903 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu aí
@@lukinhas_zx903 você não é burro, você está burro 🧠
Estudar e aprender é bom demais.
Leiam o livro do Pierluigi chanado Aprendendo Iteligência.
Reze a oração de São Thomas de Aquino para estudos.
Tudo pode ser aprendido, tudo que foi feito pelo homem pode ser aprendido.
Só li o primeiro Volume azul que ele fez para os alunos. Me faltam 3
@@RapazPlutao-pz2ts O aprendendo Inteligência é bom por si só se você for estudante. Os demais são para professores e pais, vale a leitura como um plus.
Obrigada pela recomendação
Recomendo o livro "você não sabe estudar ", lançado em 2022, mais atualizado que do prof Pier que é "das antigas"
São Tomás, rogai por nós
Como David Goggins já dizia depois de completar a Badwater (217km) : "Não existe a linha de chegada".
Excelente mano! Tenho 16 anos e isso com certeza vai mudar muita coisa na minha cabecinha, que antes nao tinha consciência. Muito obrigada🤸♀️
Esse tempo todo estava tão preocupado em ser o primeiro angolano a vencer a IMO (Olimpíada Internacional de Matemática). Sei que em uma olimpíada não se trata apenas dos resultados (Medalha), mas sim pelo processo, a arte de encarar desafios continuamente, mas bem lá no fundo, até eu ver esse vídeos eu estava a encarar desafios continuamente apenas para ganhar. Porém agora percebi que eu devo encarar desafios especialmente para min, ou seja sair do nível muito baixo para o superior continuamente. Uma outro ponto muito importante que eu gostei nesse vídeo, foi sobre encarar a realidade e responder da melhor maneira possível. Ou seja estive tão ingénuo esse tempo todo, que na minha cabeça só existia a frase " Vou conseguir". Mas agora mesmo trabalhando duro e depois de ver esse vídeo eu percebi que eu estou muitíssimo abaixo da IMO e só me resta 1 ano e meio de preparação porque farei 17 anos amanhã e não sei Inglês (idioma da prova) . Em conclusão: acho que só trabalho duro não basta para vencer a IMO! muito menos talento!. Acho que é necessário algo a mais, como a maturidade, inteligência intrínseca (se conhecer e estar certo de que me conheço) e o mais importante ser realista otimista, ou seja reconhecer que "não consigo", porém essa não é a melhor resposta mesmo sendo verdade. Então a partir de agora meu objetivo será o processo de resolver bem as questões da IMO e não necessariamente ganhar. Esse foi o melhor presente de aniversário adiantado para amanha!!!!!!!!😁😁😁
Quando se trata de IMO, a medalha é o menos importante, pois o crescimento durante a jornada é absurdo; também quero IMO, espero que consiga me tornar alguém a altura dessa prova, pois acho que isso é o mais importante, ser grande e não ter sonhos grandes.
Sempre defendi que não existe prova difícil pra quem estudou de verdade, tem que estar sempre preparado pra tudo quer a prova lhe entregar, vamos buscar estar entre os melhores ao inves de so admirar eles
Cara, mas estudar de verdade é uma coisa muito relativa.
Imagina você ir fazer uma prova de nível médio para uma universidade, e do nada a prova cobra um conceito de nível superior?
Por acaso você estudou errado por não adivinhar que cairia algo de um nível que não é exigido?
@@krizallo2.077 sensato
Eu só percebi isso quando entrei na faculdade de engenharia. Aprendi a gostar de estudar e entendi q estudar é uma busca inesgotável pelo desenvolvimento cognitivo.
11:55 Não sei em que momento, provavelmente ano passado, passei a enxergar as coisas com essa "mentalidade de crescimento", só não sabia que existia um nome. No início do ano tomei uma porrada imensa na OBMEP, e sempre fui elogiado como sendo bom em matemática e tals. Aquilo foi fundamental preu tomar vergonha na cara e perceber que eu era RUIM naquilo.
E olha que vou fazer um projeto super ambicioso de monitoria na minha escola kkkkkkkkkkk. Me desejem sorte
@@MiekzinBrVai receber dinheiro pra dar aula nessa monitoria? Boa sorte aí
@@MiekzinBr boa sorte irmão, voce ja venceu! rodrigo goes, out
Mesma coisa irmão, dps de tomar uma porrada na obmep eu tomei vergonha na cara, eu nunca fui bom em matemática
@@kauanferreira4795 Estudo num IF e ele normalmente tem programas de monitoria de uns 400 conto (por 5 meses só, k), só que esse ano o governo retirou mais dinheiro da educação (como de praxe em qualquer governo). Vou ver se faço num preço camarada pros meus colegas
Nesse ano, me tornei aluna do Universo Narrado, tanto em lições de física quanto em lições de matemática (à primeira vista, já amei a referência com o Feynman!). No entanto, independentemente se vou passar ou não esse ano, eu sinto essa sensação de ter elevado intelectualmente com o curso. Eu já amava física e matemática, mas, com o curso, me apaixonei mais ainda.
O preço do curso não paga as sinapses que fiz, além da forma que vejo o mundo hoje em dia. ❤❤❤
Só o conhecimento salva!
Se vc está num curso ou escola que não te causa incômodo e uma sensação de desafio constante, esta instituição não estará te fazendo evoluir muito. É como na academia: o músculo cresce, entre outros fatores, porque foi muito forçado e estressado.
Nossa mente, para evoluir, precisa do processo de esforço, frustração, raiva com o fato de ter errado etc.
Estudo pra área fiscal (Sefaz SP). São 19 matérias e os pdfs, sem contar a parte das questões que são umas 80 a 120 por aula, somam mais de 25 mil páginas. O curso mais badalado é o de Direito Constitucional que é a base para vários outros "Direitos" que são cobrados na prova (uma meia dúzia deles). A professora que tem uns 20 anos de experiência dando aula disse numa aula: é até bom que vc erre (ela adora mandar nos vídeos umas questões que são pura pegadinha (do Cespe)), pois quando a gente acerta logo de cara, a gente tende a se acomodar e não faz o que é necessário que seria anotar (no pdf), destacar, criar algum macete ou seja lá o que for pra não passar pela frustração de errar este tipo de questão (capciosa) de novo.
Então, quando o Guisoli fala de curtir o processo, me lembro desta professora que não dá uma aula toda fechadinha, mas sim provoca incômodo em mim o tempo todo (e eu passei a adorar isso (no início eu confesso que eu morria era de raiva dela)).
Embora o Felipe provavelmente nunca leia isso, sinto uma imensa gratidão pela sua existência e pela pessoa incrível que ele é. Sua trajetória de vida, sua forma de ensinar e as reflexões que compartilha são uma inspiração constante para mim. Ele é, sem dúvida, uma das maiores referências que tenho, e suas palavras me motivam diariamente a ser uma versão melhor de mim mesma. O Universo Narrado não é apenas um projeto educacional, é uma fonte de transformação pessoal. Muito obrigada por tudo, Felipe, e por trazer esse universo de conhecimento e reflexão.
Essa é a nossa missão. É um prazer enorme ler a sua mensagem, provocar e gerar isso nas pessoas é a razão de fazer o que fazemos! Obrigado pelo retorno 🙏🏼
@@UniversoNarrado Wow, ele leu ♥️♥️
@@mathematics001-e6d Já da pra jogar na mega, as probabilidades estão ao seu favor kkkkkk
Mandei esse vídeo pra meus filhos. Isso é uma verdade: o esforço supera qualquer talento!
Eu escolhi a física por ser a área mais difícil e pé no chão da humanidade, mas eu sou muito preguiçoso e nunca estudei pra evoluir e sim por prazer mesmo.
Uma prova não vai te deixar inteligente, vai te transformar num robô que apenas resolve questões de forma automática. O pensar das exatas é o que realmente te faz compreender melhor o conhecimento do mundo. Acho que a melhor sensação é se sentir burro, significa que você não pode ficar em repouso.
Universo Narrado é o Coach que deu certo.
Parabens pela mentalidade e digo mais, por ser um influênciador no ramo do ensino, propagar essa sua visão fará com que mais alunos(a) pensem do memso jeito, elevando a qualidade do ensino no Brasil. Baita atitude, cara.
Tenho o Filipe como figura paterna
Parabéns e obrigado, Clovinho de Barros! 😅
Muito bom mesmo! Continue, por favor.
A melhor frase desse vídeo: "o que me motiva é saber que eu nunca vou chegar lá"
Sou professor de matemática, meu objetivo é dar a melhor aula que eu posso, dar a melhor aula da minha vida, sei que nunca vou dar essa aula pq cada dia vou crescendo e isso que me leva a estudar e melhorar, cada dia mais
Me senti muito representada nesse vídeo, ele me fez refletir sobre mim mesma. Estou concluindo o ensino médio esse ano e até ano passado participei de várias olimpíadas, incluindo as seletivas em Barra do Piraí, da OBA. Essas provas me desafiaram imensamente, e despertaram um interesse que hoje me leva a querer trabalhar com pesquisa em astrofísica. Sentia que estava crescendo por meio dos estudos para olimpíadas. Agora, me preparando para o Enem e outros vestibulares “tradicionais”, sinto que estou emburrecendo, eles não trazem a sensação que eu tive estudando para olimpíadas. No final das contas, o Enem é uma prova de resistência, envolvendo muita leitura no primeiro dia e resistência/ atenção para não errar contas simples de multiplicação no segundo dia, mas desafio intelectual realmente não existe. Infelizmente o sistema educacional brasileiro leva a esse conformismo dos estudantes em apenas passar em uma prova superficial e ingressar no mercado de trabalho. Porém, eu sei que essa condição de estar sufocada por superficialidades como a prova do Enem é temporária, e sei que ao fim desses vestibulares poderei voltar a focar no que realmente importa que é o desafio e o crescimento. Nem todos têm a oportunidade de largar tudo em prol desse objetivo de se desenvolver, mas me arrependo de não ter o feito.
Um dos grandes problemas no processo de aprendizagem são as crenças mal-adaptativas/negativas e o reforço da crença de fracasso. As cognições (tanto as adaptativas quanto as mal-adaptativas) ocorrem em três níveis (pensamentos automáticos, crenças intermediárias e crenças nucleares) e podem ser trabalhadas. Utilizando estratégias de avaliação dos pensamentos de maneira mais realista e adaptativa é possível obter bons resultados. Uma boa dica de livro é "Terapia cognitivo-comportamental - teoria e prática" (Beck, J. S.).
Esse livro é bem técnico ou da pra qualquer um ler de boa?
@@jovianocarvalho7624kkkkkk você já tá manifestando uma crença limitante
@@jovianocarvalho7624 Não acho extremamente técnico, mas é específico da TCC. Se você quiser entender esses mecanismos, pode ser bastante proveitoso.
Darwin escreveu sobre adaptação e "evolução".
Ele inclusive veio ao Brasil e também resenhou um pouquinho sobre os brasileiros.
Alguns poucos anos depois estamos nós aqui, não mais apenas compreendendo, como tambem aplicando os longos anos de cadeira escolar que enfrentamos.
Certamente somos a geração que mais vezes sentou nesses bancos não havendo outra que fará isso mais do que nos.
Aproveito essa liberdade para agradecer ao desenvolvedor do canal.
Acredito sinceramente que primeiramente cresceremos como indivíduos e em seguida como um povo melhor e com potencial para ser o melhor povo presente neste mundo.
Bons anos de vida a todos. Um abraço em vossos corações.
Que vídeo animal, sr narrado! Me lembrou mt as palestras do Clóvis de Barros... E, com essa paixão pelo conhecimento q C tem, o podcast com o Eslen vai ser dahora pra caramba 😅
Eu amo o professor Guisoli.
E eu me emocionei de verdade e quase choreikkk. Esse vídeo tá sendo um tapa na cara pra mim, já que sempre tive medo de enfrentar o ENEM porque nunca me senti capacitada pra isso. Eu sou burra, eu sei, e muito! Agora preciso correr atrás do prejuízo e encarar, levar porrada, e aprender para passar no ENEM (nem isso eu consegui desde 2022) e sabe? até o ITA tô querendo encarar só por conta do desafio de enfrentar uma prova de NÍVEL MÉDIO, mas que a maioria dos alunos não conseguem resolver. Obrigada por instigar o pensamento crítico das pessoas e nos inspirar a sair da zona de conforto, prof. Eu sou a pessoa da mentalidade fixa e quero mudar isso, eu cansei de desistir na metade do caminho por achar que aquilo não era pra mim e que eu não sou capaz. Eu preciso. Obrigada por tudo, professor! O senhor é a minha melhor companhia nessa trajetória solitária que é estudar pro vestibular.
Felipe, você é a pessoa que fez eu perder o medo da física e até me apaixonar por ela. Antes, eu tentava fazer questões de física e sempre errava, ficando louco por não conseguir aprender, mesmo tendo estudado o assunto. Porém, vi que meu problema estava na matemática básica e fui em busca de aprendê-la. Nesse caminho, encontrei o seu curso 'Desvendando a Matemática' e, na hora, pensei: 'vou comprar'. Não deu outra, comprei kkkkkk. Comecei a assistir às videoaulas, entendi a fundo meu problema e comecei a resolvê-lo. Por fim, em menos de um ano, uma pessoa que não sabia como multiplicar consegue agora acertar todas as questões de física. Felipe, só tenho a agradecer pela metodologia que o senhor aplica em seus cursos. Se essa forma fosse aplicada aos meus anos de ensino médio e fundamental, com certeza eu não teria demorado tanto a evoluir.
Todo mundo que nao gostava de fisica e passa a gostar fala isso, mas eu queria entender como a matemática ajuda na interpretação teórica das questoes ou ate mesmo dos assuntos, é algo que eu me bato muito
E nao consigo evoluir em fisica, mesmo com pouca dificuldade em matemática o que mais me pega sao os assuntos teóricos
A gente vive num sistema onde as pessoas "aceitam" mt coisa e às vezes poderiamos reivindicar àquilo que não está de acordo.
O cérebro é um músculo.
Pra cima deles, Brasi!
Esse vídeo sem dúvida alguma foi um baque necessário. Talvez muitos de nós não percebamos (eu me incluo nesse meio), mas estamos presos a “mentalidade fixa” que o Guisoli fala no vídeo. As vezes a ânsia para ser aprovado é tão grande que, nós nos esquecemos do porquê de tudo isso, a verdadeira essência que nos motiva a cada vez mais querer desenvolver nossa capacidade intelectual e acabamos levando o processo no “automático”, voltando a decorar musiquinhas ou fazer coisas desse tipo… enfim, obrigado pela mensagem, Guisoli! É muito bom lembrar do verdadeiro propósito de tudo isso. Sapere Aude.
A grande questão é: 90% dos estudantes não estudam para obter conhecimento, mas para ganhar dinheiro. O fim sempre é o dinheiro. O estudante quer passar em medicina por dinheiro, quer passar em um bom concurso por dinheiro e etc. No final, o pensamento é: "Me dê uma receita de bolo aí, preciso passar naquela prova e ter dinheiro!"
Nem sabia o que era mentalidade de crescimento mas já tinha aprendido com Rock Lee kkkkk
"o trabalho duro vence o dom natural"
na moral, rock lee é mt foda véi
Somente se o talento não trabalhar duro em mesmo nível. Por exemplo, Freeza sempre foi mais talentoso que o Goku e os outros Sayajins, em apenas 4 meses após reviver conseguiu chegar a uma transformação capaz de rivalizar com o Goku SSJ blue, algo que levou anos de treinamento árduo. No entanto, freeza foi derrotado porque não conseguia controlar sua transformação de maneira efetiva e foi perdendo energia rapidamente ao longo da luta, enquanto Goku manteve sua transformação resultado de uma ótima base de treinamento, conclusão? Além do trabalho duro, o trabalho constante é tão importante quanto, mas Freeza poderia ser muito mais forte que Goku se tivesse o mesmo empenho
@@geovannewashington Exato, o trabalho duro vence o dom natural, mas se o trabalho duro vs dom natural e trabalho duro aí não tem como kkkk
@@paintendo4261Vence nada kkkkk. Tanto na vida real quanto na ficção.
O rock lee perdeu afinal, o roteiro distorceu completamente a ideia do rock lee
@@Tabris-G nos casos onde quem tem talento tambem se esforça é pouco provavel, mas no caso do Rock Lee contra Gaara já não é mais questão de dom, Gaara tinha uma besta de cauda que era o trunfo pra destruir a vila da folha, ja não era questão de competição e nem de talento vs esforço
Felipe, você e meu esposo seriam bons amigos. Vocês têm muito em comum em relação ao jeito de pensar.
Vídeo bom demais. Sou tua fã!
A mentalidade do Guisole nos estudos é igual do Cr 7 no futebol
Muito bom o vídeo. Eu via uns amigos meus resolvendo questões do ITA e pensava :se eles conseguem eu também consigo e pau na máquina kkkkkkkkk, a comparação até um certo grau e em boas companhias também ajuda.
Obrigada por seu trabalho Sr.Guisoli!
Obrigada por acreditar em pessoas como eu.. que não se acham capazes de compreender a matéria
O senhor abriu meus olhos!
Suas aulas são incríveis!!
Poderia estar por aí sendo O cara (+ do q já é!! ) mas continua acreditando no seu trabalho, no seu sonho, continua acreditando em nós!
E defende seus ideais com coragem, colocando em risco sua imagem!
Cê é demais!
Obrigada de coração! ❤
Esse vídeo me deu um boost de motivação para pelo menos umas 2 semanas, top demais!
Ótimo vídeo! Sou professor de Física, vontade de passar pros meus alunos esse vídeo ou, pelo menos, ter uma conversa assim com eles!
Felipe faz uma live ou video aprofundando sobre... Amei o vídeo! Espero um dia ser seu aluno não so por passar no enem ou algo eo tipo, mas sim para adquirir conhecimento.
Felipe isso abriu muito minha mente eu achava que eu só podia ser bom só em matemática e não em outras matérias Eu até tava com medo de aprender português pq a minha mente tava fechada só pra matemática
o que vc falou sobre o rótulo da aprovação mexeu muito cmg, não devíamos buscar conhecimento pra passar em uma prova, e sim para nos desenvolvermos pessoalmente e a aprovação se tornar consequência, poucas pessoas abordam a busca pelo conhecimento como você e graças a vídeos como esse confirmam meio oq eu já penso, que é nunca ficar estático em algo e sempre buscar evoluir
Cara, como realmente dizem, o cérebro realmente necessita ser exercitado. Não como um músculo, mas como para deixa- lo "rígido" e até mesmo preparado para crescimento e aprendizagem. Porque é em tempos difíceis e desconfortantes, que aprendemos a utiliza- lo para resolver os problemas que encontramos. Nos faz sair da inércia, saca?
Da mesmice, da mesma situação em que muitos se encontram e procuram estar.
Ótimo vídeo Felipe, muito obrigado por esse bate- papo que enriquece intelectualmente e dá um empurrãozinho na direção correta, que é não ser inteligente, mas estar em uma perspectiva de tornar- se uma pessoa inteligente todos os dias. Fico feliz pela sua equipe que é fenomenal e por seu canal estar crescendo gradualmente. Você com certeza é e continua sendo uma pessoa, junto com que fazem parte dessa história, que valorizam de verdade a educação, não somente como ensino, mas como mudança e transformação para melhora do indivíduo. Parabéns!
Me senti extremamente burra assistindo esse vídeo! Ok, vou correr atrás do prejuízo! 😅🚀
A verdadeira sabedoria é compreender sua ignorancia e buscar as respostas para as questões que você elabora
Felipe, já passei no vestibular há alguns anos, mas faço questão de estar inscrito aqui justamente por conta desses papos de ensinamento de vida. Sobretudo porque hoje se instrumentaliza muito o conhecimento, e ver você falando dele como um fim em si mesmo é muito gratificante. Um abração pra voce !
Vc é foda cara, eu sei que n tenho mais tempo pra passar em algum vestibular esse ano, mas a partir de hj eu vou me esforçar pra c@ralho. Eu achava que sabia alguma coisa, mas no fim das contas, eu n sabia nada.
vamos te cobrar.
Cara que saudade que eu tava desse estilo de vídeo. Por favor continue sempre que possível mestre.
O que esse cara abriu minha mente é brincadeira, eu sou o cara da mentalidade física mas depois desse tapa na cara me motivou firme pra estudar minhas fraquezas, no caso as exatas
Esse caminho de evitar o sofrimento a qualquer custo é completamente limitante. Guisoli falou tudo, vale a pena sofrer pelo que vale a pena. Estudar vale a pena! 🚀
Eu também fiz a prova do ita e levei um porradão. Mas uma coisa eu garanto: Eu nunca mais vou ser o mesmo. Pra quem nunca fez, recomendo. Vídeo muito bom!
Papo sensacional, um tapa na cara. Continue trazendo vídeos assim!
Obrigado, Guisoli.
Você é o tipo de indivíduo que arranca o melhor de nós, que acredita, mesmo quando nós mesmos não temos tanta fé.
Desde que passei a acompanhar sua rotina, suas aulas, percebo essa evolução diária, e ainda vou atingir meu objetivo, pois ele será apenas uma consequência, dessa evolução que deve ser exponencial, na vida.
Eu já tinha essa mentalidade mais autodidata que almeja o conhecimento como um fim em si mesmo e não um meio, porém até então eu só estudava desse jeito para historia, filosofia e assuntos relacionados. Bom saber que na matemática e na física ainda existem amantes do conhecimento, é com esses mesmos que eu quero aprender kkk
Que video excelente, passei em fisica na UFS, fiz faculdade de matemática e me sinto muito privilegiado em ver esse video. Sou aluno do LM e vou para cima das provas mais difíceis do pais. Um grande choque de realidade, obrigado Sr Narrado.
o que importa são os conhecimentos que adquirimos ao longo do caminho...
A gente tem a mania de valorizar a conquista e não o processo. Temos que comemorar o processo, a dedicação, isso sim é o sucesso.
Traz outros vídeos sobre o assunto!! Percebi que antes do ensino médio tinha mais essa mentalidade de crescimento, mas dps de ter entrado em uma escola concorrida, acho que me senti deslocada demais e a baixa auto-estima me foi fazendo mudar a mentalidade. Por meio do seu canal venho agora tentando retomar o estudo de uma forma mais ativa. O vídeo ficou perfeito!
Eu não tenho esse motivo de estuda, o meu objetivo é compreende e entende, não quero fazer vestibulares, quero aprender direto com a realidade.
Guisoli,obrigado,era isso que eu precisava!!!!
Granto a você por dois aprendizados que tornaram a minha vida acadêmica mais leve. Muito obrigado!
Isso de ego é pesado demais, voltando do ENEM, sentei 2 calcadas antes de casa e fiquei pensando como minha mãe não merece o filho que tem... fiquei realmente deprimido.
Na segunda prova fui melhor mas mesmo assim, o peso de tentar ganhar tempo e melhorar que estou é chato demais.
Isso porque não tenho celular, não jogo, não assisto pornografia e nem saio para festas... meu problema é dormir tarde e sou burro mesmo, preciso melhorar, mas esse medo de não conseguir tem me corroído muito.
Achei o assunto muito interessante, me identifiquei com a mentalidade do tipo fixa, então gostaria q vc fizesse mais um video a respeito desse livro, é um tema muito relevante na minha opinião
Você me ajudou a abrir minha mente Felipe. Muito obrigada.
Esse vídeo foi extremamente necessário
Oh, Guisoli, meu querido! Tu não tem noção da saudade que eu tava desse tipo de vídeo. Ainda mais um papo de 32 minutos! É muito bom te ver sem “filtro” algum, soltando a verba mesmo. Foi por esse tipo de provocação que eu me atrevi a fazer quase o mesmo que tu no terceiro ano. Focar em quase totalidade em física e matemática. Eu não tava nem aí para o conteúdo dado em sala! O que eu queria mesmo era aprender!! Enquanto isso, via o pessoal do meu lado ficando cada vez mais perdido no conteúdo… é triste esse sistema, hein…? Muito obrigada por me acordar ❤
Eu mesmo me coloco pressão para ser alguém na vida. Mas me perguntando por onde deveria começar.
Graças a uma amiga que conheci, eu tornei-me melhor uma pessoa melhor. Eu era tão burro que não sabia nem a definição de soma. Foi neste ano que decidi aprender de verdade. São tantas coisas para aprender
concordo bastante com o que foi dito, e eu acho que a gente costuma relacionar esse tipo de mentalidade fixa a quem diz ser "de humanas, linguagens", mas o pessoal da "exatas" tambem costuma ter essa mentalidade, de pensar que nao tem a capacidade de ler uma obra de dostoievski, nietzsche, entre outros autores, e nao percebem que o processo de entender algo difícil nao se aplica apenas à equações diferenciais e transformadas de fourier, mas também à reflexões robustas, teorias complexas desenvolvidas em outros campos do conhecimento, e que ambos enriquecem o espirito.
sapere aude.
Me identifico dms com a tua história! Cara foda haha. Tmb comecei a estudar pro ITA e usei aquela antiga playlist de trigonometria haha
Estou aqui com 28 anos e voltando a estudar, sei que atualmente me encontro em um estado de ''burrice absoluta'', porém acompanhando conteúdo como os seus e procurando mais conhecimento, pretendo participar do Enem no próximo ano apenas para ter uma métrica do meu conhecimento. Não almejo um curso em específico e muito menos sou uma pessoa ambiciosa, tudo que quero é saber o nível em que cheguei após esse período de estudos e dedicação ao assunto. Enfim, apenas espero daqui a um ano voltar com mais do que tenho agora.
Guisoli, eu comecei vendo o vídeo por curiosidade sobre sua opinião. Terminei ele com o livro "Mindset" baixado no kindle para ler e com muitas reflexões sobre eu, minha forma de agir e pensar, que eu não conseguia entender até ouvir você falando sobre os conceitos da autora do livro e sua interpretação. Quero dizer obrigada, que por causa disso, pretendo melhorar internamente, no sentido, que não quero mais ser alguém com mentalidade fixa. Só para contextualizar, eu tô agora com 17 anos- faço 18 em março de '25- e prestes a me formar na escola, e só agora percebi que eu não me esforçava para poder melhorar e sim focava apenas na nota, em parte, porque eu tenho noção que sou alguém com uma "mentalidade fixa" e em outra parte, porque por muitos anos (só nesses últimos dois anos que mudou) meus pais me fizeram associar o esforço como a parte não importante, e sim o resultado. Voltando então ao meu objetivo inicial, gostaria que você trouxesse um vídeo falando sobre livros de filosofia, sociologia, psicologia e etc, porque eu sou alguém que ama ler, e só agora comecei a abrir minha mente à sair dos livros ficccionais e entrar naqueles "reais". Em suma, quero lhe agradecer! Obrigada pela oportunidade de me fazer olhar para mim mesma e querer mudar a forma que penso.
Cara minha história pelo menos no início ali parece muito com a sua cara fico muito feliz de ver você fazendo sucesso, já me ajudou demais parabéns
QUE VÍDEO BOM FELIPE!!!!!!!! eu estou no primeiro ano do ensino médio e decidi ita desde o ano passado. Venho ralando muito todos os dias, só dor de cabeça atrás de dor de cabeça e recentemente venho pensado que isso talvez não seja pra mim, mas esse seu vídeo me fez lembrar de um dos maiores motivos que eu decidi isso, crescer! muito obrigado!
Você tá numa idade excelente pra começar a estudar pro ITA. Vai dar bom!
Só eu, mas os vídeos do Felipe que simplesmente desabafam sobre td do Brasil e etc são meus favoritos?
Eu tbm acho isso, cara. Esse por exemplo é um dos melhores que eu já vi.
Traz mais vídeos nesse papo direto e sobre esse assunto, bom demais, Guisoli!
Muito bom. Algum dia teremos que saber "tudo" relacionado ao planeta terra, isso é natural na evolução humana. Procrastinar, enrolar e enganar a si mesmo só retarda a chegada. Parabéns, professor. Você fala que era burro mas não é isso, a diferença é que você sempre buscou a chave de uma nova porta ao invés de ficar na caverna achando que alí era o bastante e o único lugar. Lembrei da caverna de Platão. É isso.
Obrigado Deus, por ter essa oportunidade aqui, de ver isso e conseguir assimilar. SAPERE AUDE krl
Bom dia! Vídeo sensacional. Que tal Fazer uns shorts sobre estes livros que vc já leu. E uns vídeos semanais sobre o livro que está lendo atualmente. Vai nos inspirar bastante. Abraço
Engraçado. Vivo dizendo que sou uma pessoa que está sempre à disposição para aprender coisas novas e se desafiar, mas ultimamente ando com os pensamentos tão centrados na aprovação em vestibulares como o Enem (mirando em universidades concorridas), que até meu tempo livre, que poderia usar para outras atividades (como leitura, que sempre foi um grande hobby meu).. continuo usando para ficar ali, focada só naquilo e ainda acreditando que meus esforços não vão ser suficientes outra vez. Esse período do ano, pra quem tá ali dedicando desde o começo dele ou até antes (estou há quase dois anos, no caso), é cansativo pra caramba, além de ter o fator tempo que gera ansiedade e tudo.
Deveria focar só no que ainda posso fazer (o mínimo, que é me esforçar só mais um pouquinho no "difícil" que evitei esse tempo todo), ter tempo certo pras coisas e não deixar o mental de lado, o hobby e a paixão verdadeira pelo conhecimento...... Que com certeza vai muito além de uma simples prova, que como você disse é só consequência.
Não tive um bom ensino médio, confesso, e por vezes tinha que me esforçar em dobro pra ter um mesmo bom desempenho que via muitos colegas tendo naturalmente. É fato e está tudo bem. Mas tem muitos professores bons aqui que pensam fora da caixa e podem ajudar alunos como eu a não só superarem isso como também começarem a pensar por si mesmos. Está bem ali, o que falta é mesmo só o famoso brio, nem é preciso investir muito para se ter isso (só o conteúdo gratuito de algumas pessoas já é riquíssimo, como o disponibilizado pelo senhor, e com garra até livros didáticos emprestados de biblioteca nunca deixaram de funcionar akakak).
Gratidão pelo seu trabalho, certeza que inspira muita gente. Um orgulho para os mineiros ❤
Que vídeo sensacional, continua guisoli
A forma que ele se comunica me lembra o Enéas. Muito bom
Curto muito esse modelo de vídeo.
É amigo mas pra quem é pobre todo tempo é valioso, tem gente que não tem família rica pra se dar ao luxo de perder muito tempo pois além de estudar tem que trabalhar e a gente só quer uma vida melhor o mais rápido possível
bom dia felipe, meu objetivo é ser doutor em física e matematica, e seus videos me ajudam a compreender oq é fisica e matemática
Baixei usn 30 livros pela internet e tô lendo. Vejo videos como esse e sinto que cada vez mais tenho coisas para aprender e melhorar em todas as áreas da minha vida.
Cara, sensacional. Vamos!!
Cara, tinha uma época que eu estudava pelo puro e inocente e interesse intrínseco, e era uma época muito leve. Isso puxou muito minha inteligência, mas, dentre outros acontecimentos mais pessoais, isso me levou a um estado de compreensão superior das coisas que me fez acreditar que eu tinha atingido a inteligência. Como se inteligência fosse um patamar definido, e que eu finalmente tinha o atingido (não no sentido de saber coisas, afinal não paramos de conhecer mais, mas no sentido de mindset e awareness).
Eu nunca parei de estudar e querer saber e entender mais, mas eventualmente isso começou a se tornar pesado, não tinha mais aquela leveza e eu sempre me perguntei no último ano porque as coisas ficaram assim. Mas ver seu vídeo agora me fez entender que é porque eu estava estudando justamente pra sustentar a minha crença de estar no tal patamar, a fim de provar a mim mesmo ou aos outros. E continuava nisso porque não tinha ninguém mais inteligente que eu pra ofender essa minha ignorância. Acabei de ver seu vídeo e estou sentido uma vontade de ir atrás das coisas por pura sede de conhecimento, do jeito que eu sentia anos atrás e tenho sentido falta ultimamente. Além disso, estou me sentindo um completo idiota, e isso só torna as coisas mais interessantes.
Muita grata pelo seu trabalho. Parabéns pela coragem ❤
Eu tenho 16 anos, sou infinitamente grata por ter acesso a conteúdos assim tão nova
Acabei de acessar com 18
Queria ter encontrado antes
Eu sou quase acéfalo no que se refere à matemática, mas eu consigo alçar altos voos por meio do foco no desenvolvimento das minhas habilidades matemáticas.
Que video sensacional, tu tem o meu respeito , faz mais videos desse assunto, uma parte 2
Melhor coisa que fiz foi comprar o Lições de Matemática + Física!!!! Você é sensacional, inspiração.
Simplesmente amo seus conteúdos!!! Vlw!!
Adorei esse vídeo. Uma conversa fluida, às vezes é de uma conversa sincera que precisamos. É importante ouvir conselhos que vão trabalhar nossa mentalidade, que é o diferencial na hora de enfrentar a pedreira dos estudos, principalmente aqueles que vem de baixo e estão sonhando em crescer na vida através da educação e do acesso a um curso superior. Infelizmente nossa educação pública é sabotadora e nossa sociedade padece com a ausência de uma educação de qualidade.
Gostei das referências ao nosso querido professor Clóvis B.J. 😊
professor pierluigi piazzi fala muito sobre isso no livro aprendendo inteligência! conteúdo excelente felipe! parabéns
o Guisole é sensacional!! continue com vídeos nessa temática.
Vo da uma dica, convida professores, tão bons igual a você, das outras matérias que caem nos vestibulares e cria outros cursos na plataforma. Falo isso porque é difícil achar cursos confiáveis para comprar. 🙏🏻
“Preferir ser burro é uma postura de inteligência, pois, os burros conhecem a sua própria ausência de conhecimento, já os ignorantes, reconhecem e ignoram sua própria burrice”
Toda prova é fácil quando se estuda, prova difícil é fazer sem estudar. Não confunda prova difícil com prova "trabalhosa".
Muito obrigado por esse vídeo, Guisoli.