A mudança de cor no cabelo de Marília se refere à decadência do ouro, antes o cabelo loiro (cor de ouro), depois o preto, indicando a queda do ouro em Minas.
Vestibulando, de que te queixas? De que outro te roube A sincera aprovação? Não te deu sua dedicação? E tu, Landim, com esse vídeo Não lhe lançaste a solução? Todos passam; nem Marília Desta lei da natureza Tem isenção. Excelente vídeo, professor! Fiz uma paródia da Lira VIII de Marília de Dirceu em homenagem a nós vestibulandos que sonhamos com a aprovação!
Salve professor. Acerca da alteração da alteração da cor de cabelo de Marília creio eu que isso ocorre devido ao estado de espírito do autor da obra e de seu amado, o qual na primeira parte encontra-se no campo, lugar idealizado pelo arcadismo. Como consequência, faz sentido que à sua amada um visual mais “claro” ou “brilhante “ seja aderido, o que no caso se manifesta por cabelos dourados como ouro (“Os teus cabelos são uns fios d’ouro;”). Assim, pode-se afirmar que a aparência descrita dela reflete os sentimentos dele, algo análogo à natureza no romantismo, a qual se altera segundo o estado de espírito do protagonista. Em contrapartida, na parte dois da obra, quando Marília é descrita com cachos negros, acredito que isso ocorra devido a prisão de Gonzaga, o qual leva o rancor e tristeza à sua obra. (“Nesta cruel masmorra tenebrosa“). Logo, a amada, que se altera de acordo com o estado de espírito do amado, passa a possuir esta cor porque isso adere um tom levemente mais mórbido a sua caracterização (“Os negros cabelos.”). Entretanto, vale ressaltar que a beleza da personagem é mantida, (“Dessa boca linda”), (“Ainda vendo estou teus olhos belos”). Portanto, penso que a mudança na cor serve apenas para gerar uma oposição com a felicidade no campo da parte um e para gerar um ar mais pessimista, levando em conta que o preto pode ser muitas vezes associado à escuridão ou, no caso dos gatos, ao azar. Observação: em momento algum quis dizer que quem tem cabelos escuros possui um ar mais mórbido/pessimista, essa foi apenas a minha interpretação do ocorrido na obra.
Landim, e volto aqui pra te parabenizar pelo trabalho. Teu vídeo, tal como as suas aulas em sala, segue um ritmo agitado. Diferentemente de muitos professores, você consegue entregar um conteúdo muito bem explicado expondo detalhes que passariam por aqueles que já leram as obras que você analisa - tal como foi feito com os nomes explicados no vídeo - ,todavia, além de fazer isso muito bem, tu consegue manter um clima muito agradável pra qualquer aluno, o que até impressiona ainda mais quando você consegue fazer em menos de 10 minutos no RUclips. Enfim, não quero que isso acabe soando como algum tipo de comentário puxa saco, mas sim como um elogio sincero, porque é até engraço ver o tanto que o pessoal te admira (eu incluso). Sucesso.
Sou fã de seus vídeos de análise desde quando tive contato a primeira vez. Honestamente, acho que de todas essa é a obra que tenho mais dificuldade. Nada como um Drummonzinho para esquentar nosso corações; creio que estudar as liras arcadistas de Tomazinho, apesar de não fazer o mesmo, me ajudem a ser aprovado! Agradeço, de coração❤️
A descrição dos diferentes tons do cabelo dela se deve pois naquela época era melhor aceito a descrição de mulheres loiras e brancas do que as morenas. A primeira parte do livro descreve em detalhes o arcadismo, representando na lira XIV o carpe diem além de toda a calmaria e descrições recorrentes da natureza durante as liras. Ademais, a mitologia grega (pois o arcadismo é conhecido por ser neoclássico) é muito frequente no livro, como na descrição detalhada do cupido ou traidor e na comparação da beleza de Marília superar as 3 deusas do Olímpo.
A mudança de cor no cabelo de Marília se refere à decadência do ouro, antes o cabelo loiro (cor de ouro), depois o preto, indicando a queda do ouro em Minas.
TAPORRRRAAAAAAAA joga demais
Vestibulando, de que te queixas?
De que outro te roube
A sincera aprovação?
Não te deu sua dedicação?
E tu, Landim, com esse vídeo
Não lhe lançaste a solução?
Todos passam; nem Marília
Desta lei da natureza
Tem isenção.
Excelente vídeo, professor! Fiz uma paródia da Lira VIII de Marília de Dirceu em homenagem a nós vestibulandos que sonhamos com a aprovação!
amei, parabéns pela criatividade!
Assim como Dirceu ama Marília, eu amo as análises do Landim, obrigada pelas aulas, professor! Vem, USP!
vem não
Salve professor.
Acerca da alteração da alteração da cor de cabelo de Marília creio eu que isso ocorre devido ao estado de espírito do autor da obra e de seu amado, o qual na primeira parte encontra-se no campo, lugar idealizado pelo arcadismo. Como consequência, faz sentido que à sua amada um visual mais “claro” ou “brilhante “ seja aderido, o que no caso se manifesta por cabelos dourados como ouro (“Os teus cabelos são uns fios d’ouro;”). Assim, pode-se afirmar que a aparência descrita dela reflete os sentimentos dele, algo análogo à natureza no romantismo, a qual se altera segundo o estado de espírito do protagonista.
Em contrapartida, na parte dois da obra, quando Marília é descrita com cachos negros, acredito que isso ocorra devido a prisão de Gonzaga, o qual leva o rancor e tristeza à sua obra. (“Nesta cruel masmorra tenebrosa“). Logo, a amada, que se altera de acordo com o estado de espírito do amado, passa a possuir esta cor porque isso adere um tom levemente mais mórbido a sua caracterização (“Os negros cabelos.”). Entretanto, vale ressaltar que a beleza da personagem é mantida, (“Dessa boca linda”), (“Ainda vendo estou teus olhos belos”).
Portanto, penso que a mudança na cor serve apenas para gerar uma oposição com a felicidade no campo da parte um e para gerar um ar mais pessimista, levando em conta que o preto pode ser muitas vezes associado à escuridão ou, no caso dos gatos, ao azar.
Observação: em momento algum quis dizer que quem tem cabelos escuros possui um ar mais mórbido/pessimista, essa foi apenas a minha interpretação do ocorrido na obra.
Landim, e volto aqui pra te parabenizar pelo trabalho. Teu vídeo, tal como as suas aulas em sala, segue um ritmo agitado. Diferentemente de muitos professores, você consegue entregar um conteúdo muito bem explicado expondo detalhes que passariam por aqueles que já leram as obras que você analisa - tal como foi feito com os nomes explicados no vídeo - ,todavia, além de fazer isso muito bem, tu consegue manter um clima muito agradável pra qualquer aluno, o que até impressiona ainda mais quando você consegue fazer em menos de 10 minutos no RUclips.
Enfim, não quero que isso acabe soando como algum tipo de comentário puxa saco, mas sim como um elogio sincero, porque é até engraço ver o tanto que o pessoal te admira (eu incluso). Sucesso.
Esqueci pela segunda vez, mas e os slides ? Como posso conseguir ?
ótima análise
Como Dirceu tem sua musa inspiradora Marília, todo vestibulando tem o prof Henrique Landim pra inspirar a ler e entender as obras!
Esse vídeo é bem importante para o estudo da fuvest
Mais um show de aula! Obrigada por segurar a nossa mão durante toda a jornada rumo à aprovação, professor! Carpe Diem! 👏🏻
Desejo os slides! Muito bom a aula.
Júnior, chame no insta que te passo todos dos slides: @profhenriquelandim
Sou fã de seus vídeos de análise desde quando tive contato a primeira vez. Honestamente, acho que de todas essa é a obra que tenho mais dificuldade. Nada como um Drummonzinho para esquentar nosso corações; creio que estudar as liras arcadistas de Tomazinho, apesar de não fazer o mesmo, me ajudem a ser aprovado!
Agradeço, de coração❤️
Minha cidade tem esse nome por causa desse livro. Marilia-SP
Oii professor, gostaria de ter acesso aos slides. Sua aula foi sensacional, obrigada por proporcionar otimas aulas gratuitamente
chame no insta, te passo sim: @profhenriquelandim
muito bom, pra cima da fuvesttttttttt🤞🏻
muito obrigada pela aula! a explicação ficou incrível
Aula muito boa, sensacional!
Aula excelente profe! Gostaria de ter acesso aos slides, como faço?
Esse vídeo tá tão bom que poderia ser usado como inspiração para o Tomás escrever um poema sobre. Quase da pra substituir a musa inspiradora hahaha
Prof eu querooo
chame no insta que te passo: @profhenriquelandim
Pelo conjunto da obra, ela deveria se chamar, na verdade, "Marília não é de Dirceu" 😅Obrigado pelo conteúdo de sempre, prof. Abs
como q faz pra ver os slides?
Oi professor!! Obrigada pelas suas aulas!! Vc pode me passar os slides?
Professor, gostaria de receber os slides
Professor gostaria de receber os slides
Amei o vídeo, ajudou muito. Quero os slides
chame no insta q te passo: @profhenriquelandim
professor, como faço para ter os slides??
Como faço p ganhar os slides?
chame no insta que te passo: @profhenriquelandim
quero os slides
tambemm
Ótima análise! Como faço para adquirir os slides?
chame no insta: @profhenriquelandim
Olá, eu quero os slides😊
chame no insta: @profhenriquelandim
Pensa num livro ruim pra ler, misericórdia. Estou lendo por causa do vestibular.
Vc já leu a Ilustre casa de Ramires? Esse é da lista FUVEST.
Como consigo os slides?
peça pelo insta: @profhenriquelandim
Onde estão os slides?
Chame no insta q te passo: @profhenriquelandim
A descrição dos diferentes tons do cabelo dela se deve pois naquela época era melhor aceito a descrição de mulheres loiras e brancas do que as morenas.
A primeira parte do livro descreve em detalhes o arcadismo, representando na lira XIV o carpe diem além de toda a calmaria e descrições recorrentes da natureza durante as liras.
Ademais, a mitologia grega (pois o arcadismo é conhecido por ser neoclássico) é muito frequente no livro, como na descrição detalhada do cupido ou traidor e na comparação da beleza de Marília superar as 3 deusas do Olímpo.