meu pai é caminhoneiro também, e sempre falava pra não desligar o motor logo que para, mas ele nunca explicou o porque, eu já sabia que motor a diesel disparava, mas não por esse motivo.
mas é isso mesmo. motor em baixa rotação esfria aî desliga. no caso de turbo diesel. siga os conselhos do pai que os antigos não erram. pois eles aprenderam esses macetes com mecânicos que tinha como ferramenta mais sofisticada um paquímetro de alumínio.
Não tem nada haver com ter que deixar o carro ligado 10 minutos... Aconteceu comigo num Fiat uno turbo diesel, após retirar os cabos da bateria lembrei de engatar a 5 marcha e largar como ele aconselhou, o carro ficou assim porque foi óleo para o turbo, só desliga depois de consumir o óleo, isto porque ao fazerem a muda de óleo colocaram óleo a mais...
se um motor diesel disparar , esquece , é raro conseguir parar a tempo de não danificar nada e fora que e´muito perigoso, no momento que vc estivar perto do motor e ele vir a estourar , é como uma granada , vai sair voando estilhaços pra todos os lados , se conseguir ter acesso a turbina a tempo , ela vai estar numa rotação altíssima e vc poderá perder os dedos da mão nas hélices , quer mesmo evitar esse tipo de problema ?? então comece a fazer manutenção preventiva de boa qualidade , trocando o óleo no prazo correto e usando o recomendado , usar filtros de boa qualidade , ficar atento ao filtro de ar , filtro de ar entupido pode gerar passagem de óleo pelo eixo da turbina , troque o filtro de ar e nunca lipe com ar comprimido que na realidade não se limpa filtros de papel , use diesel de boa qualidade, faça regulagens de valvulas pelo menos uma vez por ano , isso claro se o seu motor não for de tuchos hidráulicos , ao dar a partida no motor , não acelere , deixe trabalhar pelo menos por um minuto na marcha lenta para que o óleo chegue ao eixo da turbina antes dela entrar em alta rotação quando se acelera , ao desligar faça a mesma coisa , antes de desligar , deixe o motor trabalhar em marcha lenta para o eixo baixar sua rotação
É interessante como simples coisas são primordiais para a vida útil e evitar certas falhas no motor, logo em especial o motor a diesel. Agora uma coisa, eles ensinam isso na auto escola? Pois quando eu tirei a minha CNH ( 2007 ) não teve nada falando sobre, pois ao meu entender isso deveria ser o básico do básico ( igual nas escolas todos nós aprender sobre a constituição ) .
Infelizmente não dá para fazer nada, o motor não vai desligar a tempo, e tentar fazer qualquer coisa é extremamente perigoso. Manutenção adequada minimiza muito os riscos e é o caminho ideal. Hoje em dia é sim quase impossível de se acessar uma turbina a tempo de fazer alguma coisa, o motorista ou quem tentar ajudar apenas se colocará em um risco enorme de lesão.
Aconteceu exatamente isso com uma Van de um amigo nosso em Londres em cima da Vauxhall bridge, proximo a Scotland yard, pensa num entrevero que deu, acharam que era ataque terrorista, veio Helicotero, barco moto, patinete enfim, milhares de viaturas, foi um caos total
Dica de ouro: mantenha a abraçadeira do duto de ar que entra na turbina "levemente" apertada, sem esmagar o parafuso. Mantenha um quadrado de EVA 15cm x 15cm (pelo menos 15mm espessura) tipo tatame no porta luvas. Num caso desse, abra o capô, puxe o duto de ar com força e tape a entrada de ar com o quadrado de EVA. Sem oxigenação não haverá combustão (princípio de extinção de fogo). E, óbvio, manutenção preventiva nos rolamentos do mancal da turbina.
Boa explicação de quem de fato entende. Trabalho com manutenção de turbinas e o que tem de gente sem noção que dá palpites sem conhecimento de causa você não imagina. Já aconteceu comigo em duas ocasiões esse disparo de motor por conta de problemas na turbina. Em uma delas encostei o carro, botei 5º marcha e deixei o motor morrer, em outra não deu nem tempo, o motor explodiu com o carro em movimento, saiu uma biela pela lateral do bloco do motor e aí já era. Em outras conseguimos estancar a entrada de ar cortando e dobrando a mangueira do intercooler para a admissão. Vivendo e aprendendo. Obrigado pelo vídeo.
Eu que agradeço pela colaboração Augusto, nada melhor do que um profissional da área para me corrobrar! infelizmente eu sei o quanto tem de gente que não entende nada e mesmo assim dá palpite furado, nos comentários deesse vídeo tá cheio! Mas enfim, só tentei compartilhar um conhecimento que eu adquiri quando também trabalhei com motores diesel porém eu trabalhava na fábrica. Grande abraço amigo!
Puxa, muito obrigado meu amigo! Eu aprendi isso quando trabalhava em uma empresa fabricante de motores diesel e percebi que deveria gravar quando vi que a maioria das pessoas não conhecia o problema. Grande abraço!
Muito obrigado amigo! Aprendi isso nos 6 anos que trabalhei em uma fábrica de motores a diesel e vi muita gente com desconhecimento do fato, por isso resolvi fazer esse vídeo. Grande abraço!
Opinião Sincera, boa noite !! Excelente sua informação, porém foi direcionada aos motores mais modernos e cambio automático, ou motores turbinados. Minha pergunta é quando acontece a disparada em motores mais antigos os aspirados, muito comum nos caminhões da década de 80 pra traz ??
Isso infelizmente aconteceu com a Pajero TurboDiesel do meu pai :( Quando vi esse video, me senti la, foi exatamente igual ao que está no vídeo, infelizmente deu perda total e meu pai deve que comprar um carro novo. Mas graças a Deus eu e minha família estamos bem e meu pai comprou outro carro (Mitsubishi Pajero Sport) Foi um prejuízo altíssimo Tivemos sorte que tinha um mecânico lá e ele nos ajudou a fazer aquilo parar, por conta do carro ser automático, foi até mais fácil. Mas foi muit tenso e medonho
Na maioria dos veículos a diesel mais antigos (de 10 anos pra trás) eu sempre vi uma etiqueta em algum lugar (geralmente no para-sol ou no próprio vidro) pedindo pra esperar em torno de 45 segundos em ralenti antes de sair ao ligar e antes de desligar mesmo que não andou nada. Meu pai faz isso na Ranger dele, geralmente quando tem passageiros eles ficam incomodados querendo ir logo ou esperando do lado de fora quando chega (daí por isso acho que muitos não esperam) mas é uma precaução que economiza demais. Essa Ranger é ano 2007, nunca teve nenhum problema relacionado a isso. É um motor muito bom e durável, então cuidando bem não tem susto nenhum com manutenção.
Perfeito Julio! Fazendo esse procedimento e trocando o óleo no período correto você nunca terás problemas. Esse motor eu conheço bem, montava 120 deles por dia! Além de prevenir essa falha na turbina o procedimento que você descreveu evita outro tão importante quanto que é a trinca do cabeçote. Bem no centro ele tem um estreitamento no canal de refrigeração que é crítico com o motor frio, pode trincar e você terá que comprar um cabeçote novo. Mas não se preocupe, se sei pai faz isso sempre nunca vai se incomodar!
Eu me lembro que na década de 90 havia para vender um temporizador que mantinha os carros turbinados (diesel e gasolina também!) funcionando por cerca de um minuto. Você chegava em algum lugar, desligava a chave, saia do veículo e ia embora, o carro continuava funcionando sozinho até o temporizador desliga-lo.
Acontece exatamente o que você explicou. Já constatei motores (falo de Blindados do Exército) dispararem do tipo OM352. Realmente é algo que assusta e nesse motor, quebramos a tubulação de óleo, que chega na turbina. Temos uma viatura blindada socorro, que tem um motor Detroit 8v, que disparou comigo mais de uma vez. Já tínhamos uma pequena prancha em madeira para colocarmos no soprador de ar, quando acontecia tal sinistro. Felipe...era de trocar o macacão cada vez, que isso acontecia. Temos Land Rover Defender 90, 110 e 130 e isso nunca aconteceu.
Parabéns por esta aula. Vamos aproveitar e divulgar aos proprietários de carro a diesel para não desligar o carro em qualquer paradinha. É preciso dar um tempinho para o equilíbrio térmico dos componentes da turbina, principalmente.
Onde trabalho temos 3 Ranger, duas 2008 e uma 2012. As três tem a recomendação de realizar marcha lenta por 45 seg ao ligar ou desligar. Nos manuais tem mais detalhes dos motivos pra fazer isso. Precisa nem ler o manual, basta olhar no parabrisas q tem o adesivo amarelinho lá.
No curso sobre motores a Diesel uma das aulas foi só sobre esse problema!! Parabéns e obrigado por mais esse maravilhoso vídeo!! Muita gente não sabe como fazer e esse canal , como sempre, informativo e sério! Like, like e like!! Parabéns Filipe e Gustavo por esse canal maravilhoso, sinceros votos de crescimento do canal e em tudo!! Deus abençoe!!! Um grande abraço!
Em minutos atrás recebi mensagem do motorista de uma Ford Transit, com disparo do motor. Estou aguardando guincho chegar. Bem provável turbina, pois já alertamos o motorista sobre carbonização úmida na carroceria da mesma. Porém ele falou que isso era normal, apenas estava gradativamente aumentando o consumo do óleo do motor com gradativa baixa de potência. Resultou nesse fato. Usa regularmente para entregas e cada parada desliga o motor. Obrigado tá explicado o motivo do disparo direto.
Olá o melhor caminho e jogar um pano na entrada do filtro ..... Tenho mecânica a diesel e já passei por vários fatos assim ... Não aconselho apaga na caixa pois o motor diesel CV força provavelmente quebraria a caixa .... No momento que abafo um pouco o giro cai e só ir vedando até apaga Scania 420 disparo aqui já imagina da um tranco na marcha mataria meia duzia
Já aconteceu comigo no caminhão 1935 Mercedes, Engatei uma marcha fraca e soltei a embreagem... Funciona mesmo! Não danificou o motor, colocamos uma turbina e ficou tudo normal. 👍🇧🇷
Se a maneira de parar o motor do carro é tirando a alimentação de ar dele, pq até hoje as fabricas ainda não colocaram uma valvula de iris, que possa ser fechada eletronicamente, quando o giro do motor passar do limite de segurança ? Pelo preço desses carros, já deviam ter imaginado um 'bloqueador' da entrada de ar, para evitar a perda do motor.
que graça tem para as montadoras??? Eis que chegará o dia de voltar a brincar com carros de plástico como fazíamos quando eramos criança só que com carro em tamanho real
Puxa! Esse vídeo veio na hora certa. Eu até estava pensando em comprar uma pick up a diesel, mas depois de ver esse vídeo, que aliás foi muito bem explicado para que qualquer pessoa leiga, eu resolvi não correr mais esse tipo de risco. Parabéns pelo vídeo. Esse canal é o melhor da categoria. Explicação prática e sincera.
Parabéns pelo vídeo! Ainda que seja outra a causa do disparo do motor, como disse o Marco Antonio da oficina star Land Rover num comentário aqui embaixo, tampar a entrada da turbina é uma solução, vai fazer o motor morrer do mesmo jeito e talvez seja menos drástico que segurar o motor numa quinta marcha dando tranco no sistema de tração.
Muito obrigado Alexandre! Cara, é incrível isso... Teve comentário que disse que era impossível queimar o óleo, que deveria cortar a mangueira de combustível, que não sei o que... São essas pessoas que estão sempre reclamando mas não fazem nada para melhorar. Grande abraço amigo!
Falou demais para uma solução básica...kkkk Quero ver a coragem do caboclo fazer isso dentro da garagem de casa ou de um edifício cheio de carros caros ao redor...kkkkk. Ah, e coloca mulher gritando e te xingando e filha chorando...
Nossa informação muito boa que você deu não sabia que o carro a diesel é tão perigoso assim como parar o carro engatando a 5 ou deixando ele para parede
Cara, meu avô teve mais de 5 caminhonetes Chevrolet a diesel, duas turbinadas e rodou quase 1 milhão de km com cada uma sem isso nunca acontecer .. deve ter tido muita sorte, e claro, manutenções sempre feitas em dia e o traquejo em lidar com esse tipo de veículo!
Ótimo vídeo, parabéns, na hora o perigo é tão grande que o melhor é se proteger... Mas parando para pensar se conseguir obstruir a entrada de ar talvez diminua o fluxo de ar e baixe a rotação do motor a ponto de se conseguir desligar o motor... Mas imagina vc mexer no motor prestes a se quebrar e vc se machucar..
👏 Fantásticas tuas explicações simples, diretas e que nós leigos conseguimos entender facilmente. Parabéns pelo trabalho de vocês, muito mais sucesso no Canal. Abração a ti e aos teus inscritos. 👍
Aí sim. Muito óleo passando para o sistema de ar.. Eu tive está experiência aqui usei um pedaço de tábua ou algo no formato quadradro para bloquear o sistema de ar perto do airbox...
rapaz. gostei demais da sua explicação. ja sabia desse problema e da causa dele. so nao tinha visto ainda uma explicação bem tecnica sobre isso. tambem nunca tinha visto uma Land Rover (um carro tido como de luxo, carissimo) tendo esse problema. é ate bom ver porque a gente acaba aprendendo que pode acontecer com qualquer um
Excelente respostas amigo..parabéns, Eu também acno que a melhor solução é cortar 100% a entrada de ar..ou forçar o carro na 5a. Marcha câmbio No carro ( manual ) ou colocar no ( D) carro ( automático ) !
Neste caso de motor disparado não resolve porque o estrangulador só corta o combustível e está sendo injetado óleo lubrificante para a câmara de combustão
@@vagnercarvalho2255 só uma válvula borboleta estranguladora na boca de admissão do Turbo. Assim seria cortado o suprimento de ar e, não só o de combustível.
Trabalho com locomotivas e já tive que apagar motor de máquina de 2600HP E 3600HP fora alguns colegas que tiveram que apagar um de uma 4400HP. E falo não é coisa para pessoas sensíveis. Resumo da obra as menores umas 3 pessoas mais eu apagamos as máquinas usando várias técnicas ao mesmo tempo. Enforcando pelo cames elétrico, enforcamento pela cremalheira, botão de emergência da bomba de combustível, abafando as entradas de ar do motor, e abafando a saída do turbo pela chaminé de escape. A de 4400HP teve uma grande destruição de componentes, pois se incendiou, esta para apagar o grupo de combate à incentivo que eu fazia parte usou a técnica de cortina para se aproximar da chaminé e resfriar a mesma que depois foi abafada. Estava de folga este dia, mas tinha o vídeo até pouco tempo. Muito perigoso e custoso está falha.
Grande Felipe, parabéns pelo vídeo. Adorei a sua explicação. A dica do extintor de incêndio de Co2 foi mto boa. De repente pode ser até um item de segurança a mais para quem tem motores turbo diesel para evitar esse tipo de problema.
Já usei motores diesel e, graças a Deus, nunca aconteceu comigo. O motivo do problema é o óleo que vem do cárter para a turbina e, devido às folgas desta, segue direto para a câmara de combustão. Nesse caso, não adianta travar a turbina, a sucção continua na admissão. Então, pergunto: não seria mais simples colocar pequenos registros nos canos de óleo que vão para a turbina? Esse registro pode ser acionado de dentro do veículo, por cabo ou eletricidade (não confio muito nessa última alternativa, pois bastaria um curto-circuito que acionasse o registro do fechamento do óleo e lá se foi a turbina). Todos os canos nos quais circula óleo para a turbina precisam ter esse registro, pois a sucção pode puxar o óleo do cárter por qualquer lugar e o problema começa. Se começar, é só acionar o registro e cortar o suprimento de óleo para a turbina. Pode-se perder a turbina mas não o motor. Poderia, também, se construir um pequeno reservatório separado, só para a turbina, que usaria somente o óleo necessário para sua lubrificação. Se o problema começar, vai queimar somente aquele óleo e a turbina vai parar em seguida. Além do quê, não consumiria o óleo do motor. O próprio eixo da turbina, devidamente preparado, faz o trabalho de uma pequena bomba de lubrificação, que continuaria girando e bombeando óleo mesmo quando se desliga o motor, até a turbina parar de vez. Outra solução seria uma bomba acoplada à polia do motor, faria o mesmo serviço com pouquíssima perda de potência. Há vários modos de se fazer isso, de maneira que não aumente muito o custo. O essencial é cortar o óleo que vai ser queimado no motor. Ao meu ver, o principal é isolar o motor do problema.
Uma peça bem antiga resolveria esse problema um estrangulador de ar de emergência. Isso cortaria a entrada de ar do motor e como todo mundo sabe sem ar todos morrem inclusive os motores!
A INSTALAÇÃO DE UMA VÁLVULA QUE FECHA ENTRADA DE AR VAI SER O PRÓXIMO ITEM DE SEGURANÇA PARA ESTES CARROS PODERIA INCLUSIVE SER COM FUNCIONAMENTO AUTOMÁTICO A PARTIR DE DETERMINADO LIMITE DE ROTAÇÃO DO MOTOR POR EXEMPLO (vai salvar algumas vidas).
Pior é que eu não entendi até hoje porque as montadoras não colocaram isso na programação da ECU. A maioria dos motores diesel modernos tem uma válvula similar para controlar a recirculação de gases, ela poderia facilmente fazer esse papel.
Opinião Sincera e porque estas falhas são causadas na maioria por mau uso ou falta de manutenção, não custa muito ir ao mecânico a cada 10.000 km e verificar a folga no turbo
Motor diesel é muito forte se vc soltar a embreagem em marcha alta vai quebrar o câmbio e não vai parar, dependendo da situação sai perto porquê pode quebrar a carcaça e pode te matar com pedaço de ferro da mesma.
Ótima e explicação, mas me imaginei colocando a 5 marcha numa f250 MWM 6 cc a 4.000 rpm e tirando o pé do acelerador, seria bem interessante de ver! Abs !
Caraca, que sinistro hein... Nunca tinha visto isso, e pode ter certeza que muita gente que essa combinação turbo diesel e não sabe que pode estar em risco, por não saberem do cold down.
Como sempre, uma BAITA aula!! Felipe, existem outros cuidados além desse que você falou (não desligar o motor com a turbina quente) para prevenir esse tipo de problema para quem tem carro com motor diesel?
Valeu meu amigo! O outro cuidado é esperar uns 30 segundos antes de sair andando com o carro logo que tu liga. Nunca é bom ligar e já sair acelerando porque a diferença térmica do cabeçote com o bloco pode empenar o mesmo e porque a turbina não está com óleo. Ah, e sem falar na troca frequente de óleo e com o óleo apropriado...
+Opinião Sincera muito bom seu vídeo. Eu já ví outros vídeos sobre esse problema, mas nenhum tão bem explicado. Os fabricantes informam sobre esses procedimentos de tempo de partida, quanto esperar pra desligar após parar o carro e tal, no manual do proprietário obviamente, e além disso tem também uns lembretes colados em forma de adesivos no vidro dianteiro com essas informações. Meu pai tem uma Hilux turbo diesel ano 98, e possui tais adesivos informativos. O que acontece é que às vezes quando se adquire o carro usado, o proprietário anterior retirou tais adesivos e dai se o dono não tiver conhecimento sobre isso, acaba estragando o motor. Certa vez um amigo comprou uma pick-up da Ssangyong turbo diesel e me perguntou o por que de tal procedimento, aí fui explicar e ilustrá-lo sobre tais problemas que poderiam ocorrer caso não tomasse os devidos cuidados.
Já aconteceu comigo. Ranger 2015 CD 2.2 diesel. Se eu tivesse visto esse vídeo teria feito o que ele disse de engatar a quinta marcha e soltar duma vez. Não fiz nada. Perdi o motor. a Ford me deu outro na garantia. turbina estourou e mandou olho pra dentro.
1º lugar parabéns pelo vídeo boa explicação gostei fiquei a conhecer mais sobre o motor diesel. Mas acho muito estranho...já tive um 3.0L diesel em aqui em portugal, o carro não vinha com turbo, mas outros modelos iguais veem com turbo e esse carro , o w124, é famoso por chegar a fazer 1 milhão de quilómetros sem precisar reconstruir o motor e nunca ouvi falar desse problema chamado "disparar motor" não só nesses modelos antigos mas nem sequer em modelos recente como land rover... Será que isso acontece pela qualidade do óleo vendido aí no brasil? visto que no brasil o diesel não é comum para carro sedan e hatch e sim camiões e pick-up(motor mais resistente). Enfim penso que não seja tão comum assim e apenas alguns casos de manutenção incorreta porque se for como estou vendo aqui nos comentários parece que todo carro diesel é ruim...
Complementando ao amigo, digo que hoje em dia com essa moda dos carros turbos, teremos muitas bombas na revenda de semi-novos. Digo isso pq as pessoas não seguem os cuidados que um carro turbo exige (Ex. que vc até citou: aguardar o carro esfriar antes de desligar. E até mesmo na primeira partida. As pessoas ''comuns'' não seguem esse rito. Ligam o carro e já vão embora), e o resultado será esse que citei acima: semi-novos bomba. Parabéns pelas explicações! Abrs
Na verdade não é esperar esfriar e sim toda vez que parar e for desligar , esperar 30 segundos antes de desligar o motor para dar tempo de cair o giro da turbina . Se parar e desligar o motor de imediato a turbina terá a lubrificação interrompida ( pois recebe óleo do motor ) , o que faz com que gere o desgaste precoce do mancal citado no vídeo .Por isso muitos carros já vem com turbo timer ou os proprietários tem a opção de instalar posteriormente . Esse acessório é programável , permite que você desligue o carro , tire a chave e o motor continuará ligado até atingir o tempo programado para desligar .
sem contar que alem de poder queimar a mao a pressao é tao forte que pode arrancar o tampo da mao ou até mesmo arrancar a mao. algumas pessoas nao ligam pois da certo quase todas as vezes. porem é muito arriscado.
Era um dos problemas que tínhamos que resolver com os unimog mercedes em angola durante a guerra, aconteceu umas tantas vezes. Aconteceu também com a minha viatura, parou sim, contra uma parede.
Valeu Alexsandra! Aquele vídeo era uma reportagem sobre o aumento das exportações nos ultimos seis anos e não tinha nada a ver comigo, apareci dois segundo no final da reportagem. O Gustavo é que resolveu se cobrar de mim e me sacaneou dessa vez colocando a foto no Facebook! kkkkkkk
amigo , já desliguei muitos motores a diesel Detroit cartepilla , é simple , abra o capu do motor, pegue o extintor co2 de preferencia, e bata na entrada de ar, você mata o motor em 20 segundos
Guri, faz mais vídeos com esse tipo de conteúdo. Tchê, façam um vídeo sobre compra de carro usados e uma boa alternativa pra esse período de carros de preços altíssimos.
Muito obrigado Fabiano! Só tentei compartilhar um pouco do conhecimento que eu adquiri quando trabalhei em uma fábrica de motores diesel. Grande abraço!
Aconteceu isso com o carro do meu irmão, uma frontier, mesmo sem a chave no contato ele n desligava. Só desligou quando ele colocou na quarta marcha e deixou o carro estancar.
Pois é, acontece que um dos segredos do motor diesel é o momento que o combustível é injetado na câmara. Se ele for injetado antes do ponto ele começa a queimar antes do tempo e derrete os pistões, cabeçote e até bloco. Como o óleo lubrificante está entrando totalmente fora de tempo depois de alguns segundos disparado isso começa a acontecer mesmo. Mas se não desligar perde o motor inteiro, não tem nem conserto!!!
Isto já aconteceu com migo , eu estava numa autoestrada a noite com uma Silverado e começou a acelerar sozinha como era de madrugada a estrada estava vazia eu consegui diminuir a velocidade e encostar , o desespero veio quando não desligava na chave sorte que pensei em engatar e segurando no freio soltei a embreagem . Quando levei na oficina lá me disseram que caminhoneiros experientes não sabem o que fazer e deixam estourar o motor .
Pois é amigo, ainda bem que você conseguiu salvar o seu motor! Em menos de 1 minuto disparado assim os danos já são praticamente irreversíveis pois derrete tudo...
Qualquer motor pode disparar, isso é por causa de acúmulo de hidrocarbonetos. Isso é porque "madame" roda com o carro na cidade sempre abaixo dos 40 por hora, e acumula no motor alguns hidrocarbonetos que podem repentinamente começar a entrar em combustão, com ou sem sentelha, e aí o motor dispara. Isso mesmo num carro a gasolina.
Vou dar uma dica, pode ser que ajude, quem tem carro a Diesel, o que pode estar fazendo e tipo um copo de ferro, alumínio, ou aço inox do diâmetro externo da boca da turbina, e deixar guardado no porta luvas, se acontecer, coloque no frange que a turbina tem. Garanto que corta o ar, quase que instantaneamente.
@@georgelima6376 acho que funciona que vi um cara ensinando como parar com um turbo diesel ai quando disparou ele tampou a turbina com um pano forçando com a mão e na hora já parou de acelerar
No carro automático, é só engatar drive e acionar o freio de mão logo depois de ter soltado o pedal de freio, não precisa coloca-lo contra parede, coisa que já seria dificil na rua. Nos freios de mão eletrônicos deve-se acionar 2 vezes rápido o botão, pois ao tentar acionar ele entende estar em movimento e solicita pisar no freio de pé, mas se vc pisar no freio ele entraria em embreagem. Então dando 2 toques ele "força" o engate mesmo em movimento. Com o óleo lubrificante, o torque não é tão alto para o carro ficar patinando parado.
Bha q dica ótima, tem uma Van Ducato foi feito o motor começou a pingar óleo dentro da turbina o motor disparou foi apertado a mangueira de ar da turbina ir para o forte desligou fiquei apavorado mas essa dica de engatar a quinta marcha show espero não precisar usar
Bom dia, Tenho uma PAJERO HPE 2.5 TURBO. Em dezembro de 2018 ela disparou no meio da rua, rapidamente eu abrir o capô retirei o mangote que liga a turbina ao intercooler e tapei com a mão a entrada de ar do intercooler e automaticamente o carro morreu, o prejuízo foi o eixo da turbina que danificou.
por isso meu pai me ensinou a sempre esperar uns 10 minutos pra desligar o caminhao depois da viagem,,,,,,
hoje eu entendi....
like like ike
Eu também aprendi isso... Mas da pior maneira...!!!
Seu pai é um sábio.
meu pai é caminhoneiro também, e sempre falava pra não desligar o motor logo que para, mas ele nunca explicou o porque, eu já sabia que motor a diesel disparava, mas não por esse motivo.
mas é isso mesmo. motor em baixa rotação esfria aî desliga. no caso de turbo diesel. siga os conselhos do pai que os antigos não erram. pois eles aprenderam esses macetes com mecânicos que tinha como ferramenta mais sofisticada um paquímetro de alumínio.
Não tem nada haver com ter que deixar o carro ligado 10 minutos... Aconteceu comigo num Fiat uno turbo diesel, após retirar os cabos da bateria lembrei de engatar a 5 marcha e largar como ele aconselhou, o carro ficou assim porque foi óleo para o turbo, só desliga depois de consumir o óleo, isto porque ao fazerem a muda de óleo colocaram óleo a mais...
se um motor diesel disparar , esquece , é raro conseguir parar a tempo de não danificar nada e fora que e´muito perigoso, no momento que vc estivar perto do motor e ele vir a estourar , é como uma granada , vai sair voando estilhaços pra todos os lados , se conseguir ter acesso a turbina a tempo , ela vai estar numa rotação altíssima e vc poderá perder os dedos da mão nas hélices , quer mesmo evitar esse tipo de problema ?? então comece a fazer manutenção preventiva de boa qualidade , trocando o óleo no prazo correto e usando o recomendado , usar filtros de boa qualidade , ficar atento ao filtro de ar , filtro de ar entupido pode gerar passagem de óleo pelo eixo da turbina , troque o filtro de ar e nunca lipe com ar comprimido que na realidade não se limpa filtros de papel , use diesel de boa qualidade, faça regulagens de valvulas pelo menos uma vez por ano , isso claro se o seu motor não for de tuchos hidráulicos , ao dar a partida no motor , não acelere , deixe trabalhar pelo menos por um minuto na marcha lenta para que o óleo chegue ao eixo da turbina antes dela entrar em alta rotação quando se acelera , ao desligar faça a mesma coisa , antes de desligar , deixe o motor trabalhar em marcha lenta para o eixo baixar sua rotação
Perfeito amigo, só seguindo essas suas recomendações já é o suficiente para esse modo de fallha nunca acontecer.
É interessante como simples coisas são primordiais para a vida útil e evitar certas falhas no motor, logo em especial o motor a diesel. Agora uma coisa, eles ensinam isso na auto escola? Pois quando eu tirei a minha CNH ( 2007 ) não teve nada falando sobre, pois ao meu entender isso deveria ser o básico do básico ( igual nas escolas todos nós aprender sobre a constituição ) .
Ótimas dicas. Mas esse vídeo ilustra o que fazer quando toda essa manutenção não é feita.
Infelizmente não dá para fazer nada, o motor não vai desligar a tempo, e tentar fazer qualquer coisa é extremamente perigoso. Manutenção adequada minimiza muito os riscos e é o caminho ideal. Hoje em dia é sim quase impossível de se acessar uma turbina a tempo de fazer alguma coisa, o motorista ou quem tentar ajudar apenas se colocará em um risco enorme de lesão.
Uma duvida que sempre tive: se tapar a descarga e deixar os gases recircularem de volta pra câmara, nao resolve?
Fui salvo Semana passada graças a esse vídeo seu, motor disparou e eu sabia o q fazer...👏👏👏
Amém! kk
Aconteceu exatamente isso com uma Van de um amigo nosso em Londres em cima da Vauxhall bridge, proximo a Scotland yard, pensa num entrevero que deu, acharam que era ataque terrorista, veio Helicotero, barco moto, patinete enfim, milhares de viaturas, foi um caos total
Misericórdia
Londres e fd, qualquer coisa os kra ja acha q é ataque terrorista, o pessoal vive todo dia cm medo disso slk
Dica de ouro: mantenha a abraçadeira do duto de ar que entra na turbina "levemente" apertada, sem esmagar o parafuso. Mantenha um quadrado de EVA 15cm x 15cm (pelo menos 15mm espessura) tipo tatame no porta luvas. Num caso desse, abra o capô, puxe o duto de ar com força e tape a entrada de ar com o quadrado de EVA. Sem oxigenação não haverá combustão (princípio de extinção de fogo). E, óbvio, manutenção preventiva nos rolamentos do mancal da turbina.
Boa explicação de quem de fato entende. Trabalho com manutenção de turbinas e o que tem de gente sem noção que dá palpites sem conhecimento de causa você não imagina. Já aconteceu comigo em duas ocasiões esse disparo de motor por conta de problemas na turbina. Em uma delas encostei o carro, botei 5º marcha e deixei o motor morrer, em outra não deu nem tempo, o motor explodiu com o carro em movimento, saiu uma biela pela lateral do bloco do motor e aí já era. Em outras conseguimos estancar a entrada de ar cortando e dobrando a mangueira do intercooler para a admissão. Vivendo e aprendendo. Obrigado pelo vídeo.
Eu que agradeço pela colaboração Augusto, nada melhor do que um profissional da área para me corrobrar! infelizmente eu sei o quanto tem de gente que não entende nada e mesmo assim dá palpite furado, nos comentários deesse vídeo tá cheio! Mas enfim, só tentei compartilhar um conhecimento que eu adquiri quando também trabalhei com motores diesel porém eu trabalhava na fábrica.
Grande abraço amigo!
Beleza Augusto, dica valiosa!
Tapar a saída do escapamento resolve?
"cortando e dobrando a mangueira do intercooler para a admissão"...foi a primeira coisa que me veio a mente nessa situação.
Fernando => Será que é fácil de fazer e funciona?
Cara, vc explica muito bem. Estou indicando seu vídeo para meus alunos de termodinâmica que estudam motores. Parabéns pelo vídeo e por compartilhar.
Puxa, muito obrigado meu amigo!
Eu aprendi isso quando trabalhava em uma empresa fabricante de motores diesel e percebi que deveria gravar quando vi que a maioria das pessoas não conhecia o problema.
Grande abraço!
Boa
Bem esclarecido!! Isso aí, no momento de pânico tem que haver soluções simples e rápidas para um motorista comum!!👍 BOA !
Na hora é "Correee que vai explodirrrr!!!!"
Tem que fechar a entrada de ar
Existe, fechar a entrada de ar do turbo.
eu não tenho coragem de me aproximar desse motor no limite do giro
Deixa eu perguntar! Se o carro acontecer isso aí invés de deixar estragar o motor .pode ficar andando até ele parar?
Cara, tu ensina muito bem, parabéns!
Muito obrigado amigo!
Aprendi isso nos 6 anos que trabalhei em uma fábrica de motores a diesel e vi muita gente com desconhecimento do fato, por isso resolvi fazer esse vídeo.
Grande abraço!
Muito bom o vídeo meu amigo além.de didático
Muito sinistro isso.
Opinião Sincera, boa noite !! Excelente sua informação, porém foi direcionada aos motores mais modernos e cambio automático, ou motores turbinados. Minha pergunta é quando acontece a disparada em motores mais antigos os aspirados, muito comum nos caminhões da década de 80 pra traz ??
bom dia novo3 video ruclips.net/video/-uzzuJnnSCA/видео.html
Isso infelizmente aconteceu com a Pajero TurboDiesel do meu pai :(
Quando vi esse video, me senti la, foi exatamente igual ao que está no vídeo, infelizmente deu perda total e meu pai deve que comprar um carro novo. Mas graças a Deus eu e minha família estamos bem e meu pai comprou outro carro (Mitsubishi Pajero Sport)
Foi um prejuízo altíssimo
Tivemos sorte que tinha um mecânico lá e ele nos ajudou a fazer aquilo parar, por conta do carro ser automático, foi até mais fácil. Mas foi muit tenso e medonho
E o que vocês fizeram para parar o motor?
tenho pavor de isso acontecer com meu pai tb, ele tem uma pajero full 2003
@@felipemarques2883 a forma mais eficiente e tbm mais perigosa e tampar a entrada de ar do motor.
Na maioria dos veículos a diesel mais antigos (de 10 anos pra trás) eu sempre vi uma etiqueta em algum lugar (geralmente no para-sol ou no próprio vidro) pedindo pra esperar em torno de 45 segundos em ralenti antes de sair ao ligar e antes de desligar mesmo que não andou nada. Meu pai faz isso na Ranger dele, geralmente quando tem passageiros eles ficam incomodados querendo ir logo ou esperando do lado de fora quando chega (daí por isso acho que muitos não esperam) mas é uma precaução que economiza demais. Essa Ranger é ano 2007, nunca teve nenhum problema relacionado a isso. É um motor muito bom e durável, então cuidando bem não tem susto nenhum com manutenção.
Perfeito Julio! Fazendo esse procedimento e trocando o óleo no período correto você nunca terás problemas.
Esse motor eu conheço bem, montava 120 deles por dia! Além de prevenir essa falha na turbina o procedimento que você descreveu evita outro tão importante quanto que é a trinca do cabeçote. Bem no centro ele tem um estreitamento no canal de refrigeração que é crítico com o motor frio, pode trincar e você terá que comprar um cabeçote novo. Mas não se preocupe, se sei pai faz isso sempre nunca vai se incomodar!
Júlio César Braga e
Eu me lembro que na década de 90 havia para vender um temporizador que mantinha os carros turbinados (diesel e gasolina também!) funcionando por cerca de um minuto. Você chegava em algum lugar, desligava a chave, saia do veículo e ia embora, o carro continuava funcionando sozinho até o temporizador desliga-lo.
erick porthos é o caso do subaru wrx, depois que você tira a chave ele fica 40 segundos ligado ainda
Ja vi essa plaqueta no caminhao
Já sabia dessas opções, porém usar extintor de co2 não tinha pensado nisso, merece um like
Que bom que consegui mostrar algo novo. Abraço
O extintor de 2kg é suficiente ou precisa ser o de 6kg?
@@joeycrahan9342 Como extintor vale por 5 anos, acho melhor n arriscar. Mete um d 6kg no porta malas
Até achar o extintor de CO2 já derreteu tudo.
Pois e. Quando eu comprar minha silverado vou comprar um estintor de co2
Acontece exatamente o que você explicou. Já constatei motores (falo de Blindados do Exército) dispararem do tipo OM352. Realmente é algo que assusta e nesse motor, quebramos a tubulação de óleo, que chega na turbina.
Temos uma viatura blindada socorro, que tem um motor Detroit 8v, que disparou comigo mais de uma vez. Já tínhamos uma pequena prancha em madeira para colocarmos no soprador de ar, quando acontecia tal sinistro.
Felipe...era de trocar o macacão cada vez, que isso acontecia.
Temos Land Rover Defender 90, 110 e 130 e isso nunca aconteceu.
Bom dia, é só engatar a marcha oitava se for câmbio manual ,pisar no freio e soltar devagar a embreagem
Parabéns por esta aula. Vamos aproveitar e divulgar aos proprietários de carro a diesel para não desligar o carro em qualquer paradinha. É preciso dar um tempinho para o equilíbrio térmico dos componentes da turbina, principalmente.
Obrigado amigo.
Onde trabalho temos 3 Ranger, duas 2008 e uma 2012. As três tem a recomendação de realizar marcha lenta por 45 seg ao ligar ou desligar. Nos manuais tem mais detalhes dos motivos pra fazer isso. Precisa nem ler o manual, basta olhar no parabrisas q tem o adesivo amarelinho lá.
No curso sobre motores a Diesel uma das aulas foi só sobre esse problema!! Parabéns e obrigado por mais esse maravilhoso vídeo!! Muita gente não sabe como fazer e esse canal , como sempre, informativo e sério! Like, like e like!! Parabéns Filipe e Gustavo por esse canal maravilhoso, sinceros votos de crescimento do canal e em tudo!! Deus abençoe!!! Um grande abraço!
Em minutos atrás recebi mensagem do motorista de uma Ford Transit, com disparo do motor. Estou aguardando guincho chegar. Bem provável turbina, pois já alertamos o motorista sobre carbonização úmida na carroceria da mesma. Porém ele falou que isso era normal, apenas estava gradativamente aumentando o consumo do óleo do motor com gradativa baixa de potência. Resultou nesse fato. Usa regularmente para entregas e cada parada desliga o motor. Obrigado tá explicado o motivo do disparo direto.
Dá gosto de aprender com quem sabe o que está falando. Parabéns!
Valeu amigo! Grande abraço!
Agora estou com medo, pq isso aconteceu na quarta-feira, comentei com minha mãe ontem e agora o yt me recomendou esse vídeo. Cê tá doooido.
Olá o melhor caminho e jogar um pano na entrada do filtro .....
Tenho mecânica a diesel e já passei por vários fatos assim ...
Não aconselho apaga na caixa pois o motor diesel CV força provavelmente quebraria a caixa ....
No momento que abafo um pouco o giro cai e só ir vedando até apaga
Scania 420 disparo aqui já imagina da um tranco na marcha mataria meia duzia
Porque?
Na verdade o melhor caminho é colocar em 4 e deixar apagar
O dependendo do carro 5 ou 6
Quando o veículo é manual é só colocar 6° e pisar no freio e ir soltando a embreagem até ele morrer
@@donut9387 isso já aconteceu com o trator do meu pai, ele foi na maior tranquilidade e soltou as mangueiras do diesel
Não sei como vim parar aqui mas até eu que não entendo nada de mecânica entendi perfeitamente sua explicação.
Abraço.
Que ótimo amigo.
Já aconteceu comigo no caminhão 1935 Mercedes,
Engatei uma marcha fraca e soltei a embreagem...
Funciona mesmo! Não danificou o motor, colocamos uma turbina e ficou tudo normal. 👍🇧🇷
Se a maneira de parar o motor do carro é tirando a alimentação de ar dele, pq até hoje as fabricas ainda não colocaram uma valvula de iris, que possa ser fechada eletronicamente, quando o giro do motor passar do limite de segurança ? Pelo preço desses carros, já deviam ter imaginado um 'bloqueador' da entrada de ar, para evitar a perda do motor.
Não há vantagem nisso pra eles
Né
uma boa ideia, to pensando em uma válvula borboleta comandada por um servo motor.
@@gutomelo2808 servo? É on off para que servo?
que graça tem para as montadoras??? Eis que chegará o dia de voltar a brincar com carros de plástico como fazíamos quando eramos criança só que com carro em tamanho real
Puxa! Esse vídeo veio na hora certa. Eu até estava pensando em comprar uma pick up a diesel, mas depois de ver esse vídeo, que aliás foi muito bem explicado para que qualquer pessoa leiga, eu resolvi não correr mais esse tipo de risco. Parabéns pelo vídeo. Esse canal é o melhor da categoria. Explicação prática e sincera.
depois que eu comprei amarok passei a buscar informação sobre possiveis problemas, por que to pra ver carro pra dar mais problema. Valeu a dica!
Que bom que ajudamos.
Parabéns pelo vídeo! Ainda que seja outra a causa do disparo do motor, como disse o Marco Antonio da oficina star Land Rover num comentário aqui embaixo, tampar a entrada da turbina é uma solução, vai fazer o motor morrer do mesmo jeito e talvez seja menos drástico que segurar o motor numa quinta marcha dando tranco no sistema de tração.
Cara, que vídeo magnífico. Muito elucidativo, bem detalhado e pausadamente explicado...
Tirou a dúvida de muita gente...
Obrigado Ithalo! Fico muito feliz em ter ajudado!!!
Jamais na minha vida iria saber deste conhecimento ,gostei mto desta explicação obrigado pela dica 👍👍👍
Que bom que pude ajudar Fabricio! Aprendi isso quando trabalhei em uma fábrica de motores diesel, volta e meia tínhamos que lidar com esse problema.
Excelente meu nobre! E veja só, com 71k de likes, e nenhum deslike. Primeira vez q vejo isso. Parabéns!!!
entra óleo do motor pela turbina na entrada de Ar fazendo o Disparar o motor. Boa Explicação o Vídeo.👏👏👏
Sensacional a explicação!! Obrigado por postar.
Eu que agradeço amigo!
Não tem de que...
Quem deu deslike pode dar uma explicação melhor?
Parabéns pelo vídeo.
Muito obrigado Alexandre!
Cara, é incrível isso... Teve comentário que disse que era impossível queimar o óleo, que deveria cortar a mangueira de combustível, que não sei o que... São essas pessoas que estão sempre reclamando mas não fazem nada para melhorar.
Grande abraço amigo!
Realmente, sempre tem um Zé mané invejoso. O vídeo é muito esclarecedor.
Também não entendi porque não gostaram...Video top!
Tapar a saída do escapamento resolve?
Falou demais para uma solução básica...kkkk Quero ver a coragem do caboclo fazer isso dentro da garagem de casa ou de um edifício cheio de carros caros ao redor...kkkkk. Ah, e coloca mulher gritando e te xingando e filha chorando...
Esse vídeo salvou eu hoje em uma l200 triton, por isso falo que informação é essencial para todos
Nossa informação muito boa que você deu não sabia que o carro a diesel é tão perigoso assim como parar o carro engatando a 5 ou deixando ele para parede
Cara, meu avô teve mais de 5 caminhonetes Chevrolet a diesel, duas turbinadas e rodou quase 1 milhão de km com cada uma sem isso nunca acontecer .. deve ter tido muita sorte, e claro, manutenções sempre feitas em dia e o traquejo em lidar com esse tipo de veículo!
Ótimo vídeo, parabéns, na hora o perigo é tão grande que o melhor é se proteger...
Mas parando para pensar se conseguir obstruir a entrada de ar talvez diminua o fluxo de ar e baixe a rotação do motor a ponto de se conseguir desligar o motor...
Mas imagina vc mexer no motor prestes a se quebrar e vc se machucar..
Ainda esses dias comentava com um amigo que as pessoas não conhecem os carros turbo direito e agora vejo esse seu vídeo...
Parabéns pelas orientações.
Vídeo antigo mas, vale o comentário!!!. Por isto me inscrevi e sou fã do canal. Informação técnica de qualidade!!!!1. Show de bola!!!
Muito obrigado Herbert.
Já vi acontecer, a sorte é que tinha um mecânico comigo e ajudou com essa técnica de engatar a 5 marcha.
Mas carro automatico como fica?
@@fabricio1234562 modo manual
Você poderia descrever melhor?
👏 Fantásticas tuas explicações simples, diretas e que nós leigos conseguimos entender facilmente. Parabéns pelo trabalho de vocês, muito mais sucesso no Canal. Abração a ti e aos teus inscritos. 👍
Muito obrigado Decio!
Grande abraço amigo!
Muito bom video! ... eu ja apaguei um MWM disparado com ajuda de uma havaiana, foi sufoco!!!!
É bem perigoso
Parabéns pela explicação mano então deveria ter d fábrica um dispositivo d segurança na área d risco
Deveria. Obrigado.
Aí sim. Muito óleo passando para o sistema de ar..
Eu tive está experiência aqui usei um pedaço de tábua ou algo no formato quadradro para bloquear o sistema de ar perto do airbox...
Ótima explicação, vídeo excelente, didático , objetivo, sem encheção de linguiça, parabéns.
Muito obrigado Marco.
Baita vídeo Felipe.Na hora do desespero a pessoa nem pensa como agir mas com essas tuas dicas com certeza vai ajudar muita gente
Sim, é bem ruim.
O cara aí do vídeo deu uma verdadeira aula de mecânica. ..
Obrigado Andressa. Abraço
rapaz. gostei demais da sua explicação. ja sabia desse problema e da causa dele. so nao tinha visto ainda uma explicação bem tecnica sobre isso. tambem nunca tinha visto uma Land Rover (um carro tido como de luxo, carissimo) tendo esse problema. é ate bom ver porque a gente acaba aprendendo que pode acontecer com qualquer um
Pois é Ericky, foi justamente o que me "espantou" e por isso resolvi fazer esse vídeo.
Muito obrigado amigo!
dirijo varios tipos veiculos a diesel mas so agora soube desse perigo, valeu pela informaçao
Valeu Lucio. Se cuida. Abraço
Excelente respostas amigo..parabéns, Eu também acno que a melhor solução é cortar 100% a entrada de ar..ou forçar o carro na 5a. Marcha câmbio No carro ( manual ) ou colocar no ( D) carro ( automático ) !
Explicação excelente, parabéns!
Salve o bom e velho estrangulador da Toyota Bandeirante
salve o estrangulador da d20
Fernando Henrique carro sem turbo e .mais difícil mas acontece
Ate hoje a bandeirante é um exemplo de carro de boas referencias
Neste caso de motor disparado não resolve porque o estrangulador só corta o combustível e está sendo injetado óleo lubrificante para a câmara de combustão
@@vagnercarvalho2255 só uma válvula borboleta estranguladora na boca de admissão do Turbo. Assim seria cortado o suprimento de ar e, não só o de combustível.
Trabalho com locomotivas e já tive que apagar motor de máquina de 2600HP E 3600HP fora alguns colegas que tiveram que apagar um de uma 4400HP. E falo não é coisa para pessoas sensíveis. Resumo da obra as menores umas 3 pessoas mais eu apagamos as máquinas usando várias técnicas ao mesmo tempo. Enforcando pelo cames elétrico, enforcamento pela cremalheira, botão de emergência da bomba de combustível, abafando as entradas de ar do motor, e abafando a saída do turbo pela chaminé de escape. A de 4400HP teve uma grande destruição de componentes, pois se incendiou, esta para apagar o grupo de combate à incentivo que eu fazia parte usou a técnica de cortina para se aproximar da chaminé e resfriar a mesma que depois foi abafada. Estava de folga este dia, mas tinha o vídeo até pouco tempo. Muito perigoso e custoso está falha.
Bah amigo, eu só imagino! Um motor desse tamanho não é fácil de apagar! Haja coragem!!!
Grande Felipe, parabéns pelo vídeo. Adorei a sua explicação.
A dica do extintor de incêndio de Co2 foi mto boa. De repente pode ser até um item de segurança a mais para quem tem motores turbo diesel para evitar esse tipo de problema.
Uma bela de uma aula, Um grande abraço
Muito obrigado Bruno! Grande abraço!
Parabéns pelo vídeo trabalho com máquinas também acontece isto no cazo um trator forso Eli na marcha também
Já usei motores diesel e, graças a Deus, nunca aconteceu comigo. O motivo do problema é o óleo que vem do cárter para a turbina e, devido às folgas desta, segue direto para a câmara de combustão. Nesse caso, não adianta travar a turbina, a sucção continua na admissão. Então, pergunto: não seria mais simples colocar pequenos registros nos canos de óleo que vão para a turbina? Esse registro pode ser acionado de dentro do veículo, por cabo ou eletricidade (não confio muito nessa última alternativa, pois bastaria um curto-circuito que acionasse o registro do fechamento do óleo e lá se foi a turbina). Todos os canos nos quais circula óleo para a turbina precisam ter esse registro, pois a sucção pode puxar o óleo do cárter por qualquer lugar e o problema começa. Se começar, é só acionar o registro e cortar o suprimento de óleo para a turbina. Pode-se perder a turbina mas não o motor.
Poderia, também, se construir um pequeno reservatório separado, só para a turbina, que usaria somente o óleo necessário para sua lubrificação. Se o problema começar, vai queimar somente aquele óleo e a turbina vai parar em seguida. Além do quê, não consumiria o óleo do motor. O próprio eixo da turbina, devidamente preparado, faz o trabalho de uma pequena bomba de lubrificação, que continuaria girando e bombeando óleo mesmo quando se desliga o motor, até a turbina parar de vez. Outra solução seria uma bomba acoplada à polia do motor, faria o mesmo serviço com pouquíssima perda de potência. Há vários modos de se fazer isso, de maneira que não aumente muito o custo. O essencial é cortar o óleo que vai ser queimado no motor. Ao meu ver, o principal é isolar o motor do problema.
Gostei muito desse vídeo.
Vídeos com teo informativo como esse devem ser valorizados e repassados.
Parabéns ao autor!
Obrigado Romário.
Uma peça bem antiga resolveria esse problema um estrangulador de ar de emergência.
Isso cortaria a entrada de ar do motor e como todo mundo sabe sem ar todos morrem inclusive os motores!
Ou simplesmente eles colocarem borboleta de admissão nos carros a diesel.
@@joaocosta4986 amigo o combustivel e o óleo lubrificante o diesel nem entra mais na camara de combustão de nada adiante cortar a injeção
@@cleonicebruno6235 se fazer algo que corte o óleo. .Tipo uma válvula ali no pescador ou na bomba de óleo?
ruclips.net/video/cmSIY5S7ZpQ/видео.html
@@wlad4774 ai vc quebraria o motor por falta de óleo
A INSTALAÇÃO DE UMA VÁLVULA QUE FECHA ENTRADA DE AR VAI SER O PRÓXIMO ITEM DE SEGURANÇA PARA ESTES CARROS PODERIA INCLUSIVE SER COM FUNCIONAMENTO AUTOMÁTICO A PARTIR DE DETERMINADO LIMITE DE ROTAÇÃO DO MOTOR POR EXEMPLO (vai salvar algumas vidas).
Pior é que eu não entendi até hoje porque as montadoras não colocaram isso na programação da ECU. A maioria dos motores diesel modernos tem uma válvula similar para controlar a recirculação de gases, ela poderia facilmente fazer esse papel.
Opinião Sincera e porque estas falhas são causadas na maioria por mau uso ou falta de manutenção, não custa muito ir ao mecânico a cada 10.000 km e verificar a folga no turbo
Motor diesel é muito forte se vc soltar a embreagem em marcha alta vai quebrar
o câmbio e não vai parar, dependendo da situação sai perto porquê pode quebrar a carcaça e pode te matar com pedaço de ferro da mesma.
julio borges
Quero acreditar que a caixa de câmbio deveria aguentar o torque do motor mesmo na mais alta rotação. Infelizmente não tem o que fazer.
LUIZ ANTÔNIO SCHMIDT mas Essse carro tem uma válvula que previne o disparo do motor...mas aparentemente não funcionou
Ótima e explicação, mas me imaginei colocando a 5 marcha numa f250 MWM 6 cc a 4.000 rpm e tirando o pé do acelerador, seria bem interessante de ver! Abs !
Obrigado pela dica....vou passar a tomar cuidado com meu fusca😊😊
Só a dica foi maravilhoso viu Muito obrigado valeu
Caraca, que sinistro hein... Nunca tinha visto isso, e pode ter certeza que muita gente que essa combinação turbo diesel e não sabe que pode estar em risco, por não saberem do cold down.
Como sempre, uma BAITA aula!!
Felipe, existem outros cuidados além desse que você falou (não desligar o motor com a turbina quente) para prevenir esse tipo de problema para quem tem carro com motor diesel?
Valeu meu amigo!
O outro cuidado é esperar uns 30 segundos antes de sair andando com o carro logo que tu liga. Nunca é bom ligar e já sair acelerando porque a diferença térmica do cabeçote com o bloco pode empenar o mesmo e porque a turbina não está com óleo. Ah, e sem falar na troca frequente de óleo e com o óleo apropriado...
+Opinião Sincera muito bom seu vídeo. Eu já ví outros vídeos sobre esse problema, mas nenhum tão bem explicado. Os fabricantes informam sobre esses procedimentos de tempo de partida, quanto esperar pra desligar após parar o carro e tal, no manual do proprietário obviamente, e além disso tem também uns lembretes colados em forma de adesivos no vidro dianteiro com essas informações. Meu pai tem uma Hilux turbo diesel ano 98, e possui tais adesivos informativos. O que acontece é que às vezes quando se adquire o carro usado, o proprietário anterior retirou tais adesivos e dai se o dono não tiver conhecimento sobre isso, acaba estragando o motor. Certa vez um amigo comprou uma pick-up da Ssangyong turbo diesel e me perguntou o por que de tal procedimento, aí fui explicar e ilustrá-lo sobre tais problemas que poderiam ocorrer caso não tomasse os devidos cuidados.
Parabéns. Especialista é outro nível.
Já aconteceu comigo. Ranger 2015 CD 2.2 diesel. Se eu tivesse visto esse vídeo teria feito o que ele disse de engatar a quinta marcha e soltar duma vez. Não fiz nada.
Perdi o motor. a Ford me deu outro na garantia.
turbina estourou e mandou olho pra dentro.
Perdeu dois motores?
5 marcha pode estourar sua caixa fácil. Só tapando o ar é 100% infelizmente...
@@Bravus36 melhor o câmbio do que o motor kkkkkkk
@@stradale5797 provavelmente a ford nao teria pagado a caixa, como ele ganhou o motor ta top
@@felipekunzler9618 fazer oq né
1º lugar parabéns pelo vídeo boa explicação gostei fiquei a conhecer mais sobre o motor diesel. Mas acho muito estranho...já tive um 3.0L diesel em aqui em portugal, o carro não vinha com turbo, mas outros modelos iguais veem com turbo e esse carro , o w124, é famoso por chegar a fazer 1 milhão de quilómetros sem precisar reconstruir o motor e nunca ouvi falar desse problema chamado "disparar motor" não só nesses modelos antigos mas nem sequer em modelos recente como land rover... Será que isso acontece pela qualidade do óleo vendido aí no brasil? visto que no brasil o diesel não é comum para carro sedan e hatch e sim camiões e pick-up(motor mais resistente). Enfim penso que não seja tão comum assim e apenas alguns casos de manutenção incorreta porque se for como estou vendo aqui nos comentários parece que todo carro diesel é ruim...
Trabalho com motor de iates normalmente adaptamos filtros de inox na entrada da turbina ...
TOP obrigado pelo vídeo. Já tive uma situação dessas mas como o carro tem caixa manual, resolveu rápido. Não danificou motor. Só reparei o turbo.
Complementando ao amigo, digo que hoje em dia com essa moda dos carros turbos, teremos muitas bombas na revenda de semi-novos. Digo isso pq as pessoas não seguem os cuidados que um carro turbo exige (Ex. que vc até citou: aguardar o carro esfriar antes de desligar. E até mesmo na primeira partida. As pessoas ''comuns'' não seguem esse rito. Ligam o carro e já vão embora), e o resultado será esse que citei acima: semi-novos bomba. Parabéns pelas explicações! Abrs
Perfeito amigo! Infelizmente você tem toda razão....
Grande abraço!
Como é que o carro vai esfriar, se continuar ligado??
Na verdade não é esperar esfriar e sim toda vez que parar e for desligar , esperar 30 segundos antes de desligar o motor para dar tempo de cair o giro da turbina . Se parar e desligar o motor de imediato a turbina terá a lubrificação interrompida ( pois recebe óleo do motor ) , o que faz com que gere o desgaste precoce do mancal citado no vídeo .Por isso muitos carros já vem com turbo timer ou os proprietários tem a opção de instalar posteriormente . Esse acessório é programável , permite que você desligue o carro , tire a chave e o motor continuará ligado até atingir o tempo programado para desligar .
Suiheitaiko - ah bom. Obrigada
sem contar que alem de poder queimar a mao a pressao é tao forte que pode arrancar o tampo da mao ou até mesmo arrancar a mao. algumas pessoas nao ligam pois da certo quase todas as vezes. porem é muito arriscado.
FATO!
Boa tarde Felipe, vamos as análises do vídeo
Era um dos problemas que tínhamos que resolver com os unimog mercedes em angola durante a guerra, aconteceu umas tantas vezes. Aconteceu também com a minha viatura, parou sim, contra uma parede.
Muito bom. Depois coloca o vídeo da entrevista pra Band
Valeu Alexsandra! Aquele vídeo era uma reportagem sobre o aumento das exportações nos ultimos seis anos e não tinha nada a ver comigo, apareci dois segundo no final da reportagem. O Gustavo é que resolveu se cobrar de mim e me sacaneou dessa vez colocando a foto no Facebook! kkkkkkk
amigo , já desliguei muitos motores a diesel Detroit cartepilla , é simple , abra o capu do motor, pegue o extintor co2 de preferencia, e bata na entrada de ar, você mata o motor em 20 segundos
Um extintor de 2kg já é suficiente ou precisa ser o de 6kg?
Land rover.verdadeira bomba
Show
Parabéns
Mas também da para interoper o acesso de lubrificação da turbina
Parabéns. Nem havia ouvido falar desse defeito. A dica de controle é excelente.
Guri, faz mais vídeos com esse tipo de conteúdo. Tchê, façam um vídeo sobre compra de carro usados e uma boa alternativa pra esse período de carros de preços altíssimos.
Carros caros + combustível caro = andar a pé!
Parabéns pelo vídeo. Excelente.
otimo video.
muito bem explicado.
OBRIGADO por compartilhar.
sempre acompanhando.
Que bom que pude ajudar Afranio! Grande abraço amigo!
Show de bola, muito boa explicação. Só errou na informação dos 300 mil rpm, nenhuma turbina automotiva chega a essa rotação.
vc explica muito bem. Obrigado pela aula
Parabéns meu amigo que bom esse esse vídeo me ajudou muito eu não sabia disso
Fico feliz em ter ajudado amigo!
Parabéns pela aula tu entende muito bem
Muito obrigado Fabiano! Só tentei compartilhar um pouco do conhecimento que eu adquiri quando trabalhei em uma fábrica de motores diesel. Grande abraço!
Muito interessante e importante!
Aconteceu isso com o carro do meu irmão, uma frontier, mesmo sem a chave no contato ele n desligava. Só desligou quando ele colocou na quarta marcha e deixou o carro estancar.
Perfeito amigo! Obrigado pelo relato!
imagina se fosse câmbio automático !!!!!!! perdeu kkkk
Foi muita fumaça, chegou a dar bronca no motor, teve que trocar alguns pistões (não entendo de carro, mas acho que foi isso) uns 5 mil de prejuízo.
Pois é, acontece que um dos segredos do motor diesel é o momento que o combustível é injetado na câmara. Se ele for injetado antes do ponto ele começa a queimar antes do tempo e derrete os pistões, cabeçote e até bloco. Como o óleo lubrificante está entrando totalmente fora de tempo depois de alguns segundos disparado isso começa a acontecer mesmo. Mas se não desligar perde o motor inteiro, não tem nem conserto!!!
Isto já aconteceu com migo , eu estava numa autoestrada a noite com uma Silverado e começou a acelerar sozinha como era de madrugada a estrada estava vazia eu consegui diminuir a velocidade e encostar , o desespero veio quando não desligava na chave sorte que pensei em engatar e segurando no freio soltei a embreagem .
Quando levei na oficina lá me disseram que caminhoneiros experientes não sabem o que fazer e deixam estourar o motor .
Pois é amigo, ainda bem que você conseguiu salvar o seu motor! Em menos de 1 minuto disparado assim os danos já são praticamente irreversíveis pois derrete tudo...
Nossa, eu morria e não sabia disso!
Gratidão pôr compartilhara!
Se for numa garagem, olha o perigo, às pessoas têm que sair o mais rápido!
motor a diesel é igual cavalo, a qualquer momento pode disparar !
BELA COMPARAÇÃO KKKK
motor a gasolina com turbo também pode ter o mesmo desfecho
Qualquer motor pode disparar, isso é por causa de acúmulo de hidrocarbonetos.
Isso é porque "madame" roda com o carro na cidade sempre abaixo dos 40 por hora, e acumula no motor alguns hidrocarbonetos que podem repentinamente começar a entrar em combustão, com ou sem sentelha, e aí o motor dispara.
Isso mesmo num carro a gasolina.
@@eduardoavila646 interessante
Lucas Oliveira kkkkkkkkkkkk
Caminhoneiro veio ja falava , subiu sierra nunca desliga o Caminhao
ruclips.net/video/cmSIY5S7ZpQ/видео.html
Mano eu achei que era o PETER JORDAN...KKKKKK
Do EI NERD
Também
Verdade parece mesmo kkk
Kkkkkkkk papo reto
Eu tbm kkkkkkkkkkk
Muito parecido. Até lembrei da intro "Peter aqui!"
Eu sabia mais ou menos da causa do problema,agora sei como resolver, obrigado
Gostei muito do vídeo e aprendi muito vlw
Que ótimo, a ideia é ajudar mesmo Terezinha.
Vou dar uma dica, pode ser que ajude, quem tem carro a Diesel, o que pode estar fazendo e tipo um copo de ferro, alumínio, ou aço inox do diâmetro externo da boca da turbina, e deixar guardado no porta luvas, se acontecer, coloque no frange que a turbina tem. Garanto que corta o ar, quase que instantaneamente.
voce ja testou ? serve na s10 2014
@@georgelima6376 acho que funciona que vi um cara ensinando como parar com um turbo diesel ai quando disparou ele tampou a turbina com um pano forçando com a mão e na hora já parou de acelerar
Atualizando aqui o problema é que nos motores novos não tem esse facil acesso...
Já aconteceu comigo e minha primeira providência foi cortar as mangueiras da turbina dai o motor parou de funcionar. Obs o caminhão era um 1513
Melhor coisa que você fiz !!!
ruclips.net/video/cmSIY5S7ZpQ/видео.html
Mas e o óleo fervendo que saiu quando você cortou?
Nunca tinha ouvido ninguém falar sobre como parar o motor disparado" Parabéns
Se disparo de motores à diesel "pequenos" assustam, imagine os motores de locomotivas gigantes? É sair correndo e deixar o resto nas mãos de Deus.
Meu pai salvou o nosso axor 2540 colocando a ultima marcha
Perfeito amigo! Ainda bem que seu pai tinha conhecimento e conseguiu atuar a tempo. Com certeza perder um motor desses é um prejuízo sem tamanho.
Mas se o carro for automático...
Como assim?
Entendi.desculpa perguntei antes de ver o video
a caixa aguentou? mercedes tem a caixa fraca demais. deu sorte
No carro automático, é só engatar drive e acionar o freio de mão logo depois de ter soltado o pedal de freio, não precisa coloca-lo contra parede, coisa que já seria dificil na rua. Nos freios de mão eletrônicos deve-se acionar 2 vezes rápido o botão, pois ao tentar acionar ele entende estar em movimento e solicita pisar no freio de pé, mas se vc pisar no freio ele entraria em embreagem. Então dando 2 toques ele "força" o engate mesmo em movimento. Com o óleo lubrificante, o torque não é tão alto para o carro ficar patinando parado.
Bha q dica ótima, tem uma Van Ducato foi feito o motor começou a pingar óleo dentro da turbina o motor disparou foi apertado a mangueira de ar da turbina ir para o forte desligou fiquei apavorado mas essa dica de engatar a quinta marcha show espero não precisar usar
Bom dia, Tenho uma PAJERO HPE 2.5 TURBO. Em dezembro de 2018 ela disparou no meio da rua, rapidamente eu abrir o capô retirei o mangote que liga a turbina ao intercooler e tapei com a mão a entrada de ar do intercooler e automaticamente o carro morreu, o prejuízo foi o eixo da turbina que danificou.
Que bom que conseguiu desligar. Muita sorte.
ainda bem que você tinha esse conhecimento e conseguiu salvar seu veículo, mas a maioria das pessoas sequer sabem algo desse tipo. infelizmente.
Cuidado, correu alto risco so tapar com a mão. Tem que tapar com outra coisa, tipo pano, ou chapa de madeira por exemplo.