Capitão comando foi primeiro jogo que joguei em fliperama na vida. A CPS 1 me deu muitas alegrias com esse jogo , principalmente pq a minha avó me levava pra jogar rs. Já a CPS 3 me faz guardar com carinho as músicas de SF3 .
Street Figther 3 pode não ter emplacado como a Capcom esperava,mas em se tratando de jogos de luta 2D é uma obra de arte,lindo de se ver até mesmo nos dias atuais
Street fighter alpha , 3, darkstalkers e etc, são jogos lindos até hoje. Eu ainda fico babando com a beleza desses jogos. Tinham um charme que os jogos de luta de hoje não tem mais.
@@Thiago_street_noob foi uma época de ouro para os jogos de luta principalmente e se vc joga,por exemplo,darkstalkers 1 mesmo do arcade a animação dos bonecos continua impressionando...mesmo caso de x-men children of the atom do arcade
Aqui no Brasil não fez sucesso, mas lá fora como Japão e EUA um enorme sucesso. Pq os chamados games centers sempre estiveram presentes nos shoppings e bairros. No Brasil devido ao lançamento do PS1, todos preferiam jogar em casa e comprar jogos piratas.
Tempo saudoso o das placas CPS. Me lembro de um jogo nível cps2, que eu jogava no fliperama, o Marvel super heróis. vc poderia fazer um documentário sobre as placas Naomi, vai ficar excelente também
Parabéns pelo vídeos tão cheios de detalhes sobre jogos antigos... meu vocabulário enriquece com sua narração. Um grande abraço e sucesso sempre mano. Deus te abençoee te proteja sempre em nome de Jesus. ❤🙌🏻👏🏼👏🏼😎
Ronald, Bom dia.... Eu sou fãn da CAPCOM desde de sempre, ela foi sem duvida uma guerreira dos Arcades, enquanto muitas desfaleceram no meio do caminho, a cada projeto ela meio que dizia ao jogador; Ei! estamos aqui... não e o fim... percista com a Gente! Eu como muitos outros Old Gamers sofri com a falençia dos Arcades, porem e inegavel que a nossa Geração foi privilegiada, por que tudo que vejo em seus Exelentes Documentarios e meio que uma reprise das coisas extraordinarias que Vive naquela epocá de Ouro... e que vou levar comigo pra sempre... pois só quem viveu sabe, o quanto foi... Bom! Parabens!
Documentário top demais. Excelente escolha do tema. Eu cresci nessa época e hoje entendi porque na infância eu só tinha olhos pros fliperamas dos jogos da Capcom. Era o mais alto padrão de qualidade 2D da época. Envelheceu bem e até hoje é bonito de se ver. Gostaria que a Capcom fizesse jogos desenhados à mão hoje como no passado. Imagina com a tecnologia atual? Muito melhor do que os 3D de hoje que vemos no SF4, 5 e 6, Marvel Vs Capcom Infinite etc...
Que incrível Ronald! um Doc das placas de arcade da Capcom. A CPS 2 tinha uma qualidade ímpar, grandes clássicos e seria ótimo falar também das placas da SEGA, Konami e da SNK. Ficarei no aguardo hein. Um forte abraço pra ti!
Eu não tinha essa lembrança que os Arcades eram tão poderosos, eu era muito novo na época delas, e já estavam no fim da sua hegemonia, então a memória me falha, mas passei dessa época com a sensação que elas eram uma tecnologia menos poderosa que os consoles de mesa das primeiras gerações Mega, Snes, Play1. Cara, era só que elas eram grandes demais, porque tinham poder de fogo impossível de miniatuarizar na época, tô de cara com os jogos de Arcade que vc mostrou, incríveis.
Arquedes foi ótimo. Aliás, eu também tinha a mesma impressão que você. Não conseguia diferenciar uma versão de snes e uma versão de fliperama. Só depois de adulto pude perceber. Até porque a era dos arcades já estavam convergindo para os vídeo-games, muito embora, de forma muito lenta.
Lembro quando chegou street fighter alpha 1 na padaria aqui do bairro. Nunca havia visto nada igual. Torrava tanto troco de pão la hahaha que tempo mágico! Ótimo video, como sempre!❤
Sensacional esse documentário! Joguei muitos desses jogos nos Arcades. Street Fighter, X-Men, Marvel Super Heroes, X-Men vs Street, Night Warriors, etc. Foi um dos principais motivos que eu e os meus irmãos fizemos uma vaquinha e compramos um Saturn usado em 1997. Era o melhor console pra rodar esses arcades 2d em casa com qualidade máxima. Sempre preferi os jogos de luta 2D aos 3D mesmo naquela época que os 3D estavam ficando na moda com Virtua Fighter, Tekken e etc.
Parabéns!!👏🏻 Por essa nem o futuro esperava, um vídeo dedicado ao sistema Arcade CPS da Capcom, uma pena a CPS3 ter sido pouco aproveitada pelos diversos motivos apresentados, apenas 06 jogos para a melhor atualização da CPS já criada. Hoje em dia Third Strike é reconhecido e respeitado, coisa que não aconteceu em seus primórdios. Vlw e tudo de bom sempre a todos nós. 👊🏻
O título do vídeo é o mais coerente possível. A Capcom era literalmente uma fábrica de sucessos. Clássicos eram lançados em lotes. Impressionante o ápice criativo que essa gigante dos games viveu. Mais um doc. espetacular do melhor canal de games do BR.
Esses vídeos são surreais, de como eles transportam as nossas lembranças aos locais onde encontrávamos cada máquina. A cada jogo que joguei vem na minha mente uma pequena lembrança do local, locais que não existem mais hj em dia... Parabéns pelo trabalho! É excepcional!!!
Os Arcades eram muito potentes, mas hoje a potência está no PC, muitos Arcades atuais usam praticamente um PC ou Console dentro. Seria legal video das placas Naomi e Atomiswave.
desde 2007 os jogos de arcade são literalmente jogos rodando em PCs, sendo Taito Type X, Taito NESiCAxLive e SEGA ALLS as mais populares na ultima década.
Cara, naquela época final dos anos 80 aqui em SP capital, eu comecei a trabalhar de office boy numa empresa que ficava na região central da cidade, e tinha muita casa de flipperama em todo lugar e eu sempre jogava nessas máquinas. Era meu sonho naquela época ter uma máquina dessas, e quem diria que hoje em dia eu tenho um monte de jogos daquela época aqui mesmo em meu notebook graças aos emulador MAME 😆
Ronald esse documentário foi maravilhoso eu chorei cara, sério esse final com essa música de fundo 😢 o tempo bom de minha vida com meu irmão e familiares e amigos, lembrando dos tempos dourados das jogatinas clássicas 😢 obrigado Ronald por esse presente 🎁 sucesso cara seu canal é maravilhoso, esse documentário me fez rever uma época maravilhosa em minha vida obrigado 😊
Excelente documentário. Incrivel como eles ficaram "traumatizados" com o vazamento da CPS1 e erraram (ou foi proposital - a tal obsolêcensia programada - ?!) por duas vezes, na criptografia, nas duas posteriores.
Como eu adoro esses videos sobre games retrô, arcades, curiosidades , historias , belíssimo video , ja deino like , e ja estou compartilhando , sucesso 🙌🏾🙌🏾🙌🏾
Seus documentários são sensacionais! Parabéns! 👏 Em relação ao tema do vídeo: impressionante como a Capcom era criativa e inovadora nos anos 90, sempre lançando jogos inéditos e belíssimos. Hoje em dia não é nem sombra daquela Capcom de antes, atualmente ela não faz nada além de remakes e continuações de Resident Evil.
Lembro quando vi pela primeira vez um arcade original de Super Street Fighter 2, fiqui surpreso com a qualidade dos gráficos e do som, mas quando vi Darkstalkers vi que ali tinha muita mais qualidade de animações e gráficos ainda mais bonitos. Sem SF 3 foi um gigantesco salto tanto em gráficos quanto em gameplay...mais uma vez, parabéns Capcom.
CPS3 era top, mas o que a SNK fez com a MVS era fora do comum, uma placa do inicio dos anos 90 entregar jogos como Garou, KOF 2002, Samurais Shodown V e The Last Blade 2. Equipe de desenvolvimento da SNK era monstruosa, faziam jogos tão tops quanto Street Fighter III com uma placa velha de quase 10 anos de idade.
Exatamente, a SNK era diferenciada, pensou em uma tecnologia para ser usada a longo prazo, robusta e eficiente, somada a equipe talentosa, criando jogos tecnicamente impecáveis, conseguiu a façanha de rivalizar, e até superar a toda poderosa Capcom. Bons tempos da SNK clássica
Foi impactante ver o jogo dos xmen no natal de 94 num fliperama no shopping, tinha dezenas pessoas assistindo a galera jogar, os gráficos eram lindos. Agorei sei que a cps2 impulsionou aquele esplendor gráfico.
X-Men era sensacional mesmo. Lembro que ficava tentando toda vez o truque de escolher Akuma, mas na maioria das vezes não funcionava e jogava de Silver Samurai mesmo. Acabei gostando do boneco.
Ótimo documentário, contudo senti falta sobre o Marvel Super Heroes / Marvel vs Capcom e Marvel vs Street Fighter, não tenho certeza mas acho que esses três eram usados na CPS2, valeria a pena fazer um documentário deles (se não é que já tem). Parabéns pelo trabalho, continue assim.
Capcom, Konami e Nintendo são minhas empresas favoritas, e é só ver a lista de jogos da CPS, todos jogos excelentes no minimo, para ver que se trata de um patrimonio historico. A primeira CPS com os beat n ups e o imortal Street Fighter 2, a segumda com os jogos de luta em desenho animado e as musicas em altissimo nivel que resultaram em um visual e trilha embasbacante,nessa esta meu jogo de luta favorito de todos, X-Men vs Street Fighter. Infelizmente com o surgimento dos jogos 3D a industria foi para o que chamamos de "destruição critativa" de Schumpeter: nada antes disso prestava mais e era para olhar para o futuro. Com os beat n up até entendo que chegaram mesmo no limite, mas os jogos de lita 2D ainda tinham muito para oferecer, se não no arcade em consoles, vide a qualidade de Street 3, Jojo e Red Earth, mas não existe se na historia. O fato é que pelo menos esses jogos voltaram em um falso 3D nos dias de hoje para nossa alegria. Excelente conteudo Ronald, que saidade gostosa vendo esses seus videos
E cara os jogos de arcades na época eram mesmo impressionante, porque muitos jogos dos anos 80 e 90 so tiveram post praticamente perfeito ou 100% igual na eram dos consoles 32/64bits, alguns ainda so ficaram igual na época do ps2 e xbon original coisa que mostra que esses arcades eram tão portentes que Nei consoles da época deles(super e mega) não podia réplica 100% os jogos.
Documentario nota 1000 Mas na questão da CPS3 , eu acredito que ela não fez tanto sucesso assim , devido aos consoles de mesa já estarem bem páreos com os arcades, logo não tinha mais muitos motivos para que os jogadores gastassem dinheiro nos arcades, se eles poderiam ter esses jogos em seus consoles e jogar no conforto de casa, a um custo bem menor no longo prazo. Nessa época os arcades já estavam em decadência
A os fliperamas, era impossível ser um jovem nos anos 90 e não ficar enfeitiçado por eles, eram tantos jogos fascinantes que as vezes era difícil qual escolher para jogar, tendo em vista as poucas fichas na mão 😅
Muito bom o video, mas as configurações da cps2 estao bem nerfadas ai nao hehehe sabia que era essas aqui: CPU: Motorola 68000 a 11.8 MHz. CPU de som: ZiLOG Z80 a 8 MHz. Chip de som: Q-Sound a 4 MHz. Paleta de cores: 32 bit. Cores simultâneas na tela: 4.096. Cores por objeto: 16 (4 bits por pixel) Número de objetos na tela: 900 (16 x 16 pixels) Scroll Faces: 3.
Eu tava falando uma vez sobe arcade para um cara que viviu a época, e eu perguntei por que as empresas ser focava em fazer jogos para arcade em vez de consoles que eram a escolha certa ou então fazer post de jogos de arcade para consoles em vez de fazer jogos para os consoles em si. Ele disse que é porque o arcade eram o foco na época que o que mais tinha de tecnológico na época eram o arcade. Isso faz ate sentido seria como hoje em dia onde mesmo os consoles sendo avançados a maioria decide fazer jogo para computador ou celular por ser mais acessível para a maioria das pessoas, isso é certo ne?
Que primor eu tava que não me aguentava pra assistir mas tava com poucos dados hehe Incrivel como o combate à pirataria sempre ferra com usuário final triste 😢
Parabéns pelo vídeo!!!Eu tenho algumas CPS1.5 (Dash) e CPS2, elas não funcionam com sistema de cartuchos,como MVS que também possuo. A Cps1, e só reprogramar as eproms, todos as placas eram exatamente idênticas,exceto a Street Fighter 2.Pois a Cps1, é composta por 3 placas,A+B+C, na placa C,que é onde está a bateria e o chip de criptografia,que é a placa menor em cima da B,foram inseridos dois conectores extras ,pois as máquinas, antes de SF2, só usavam 3 botões, a conexão jamma só dá suporte até 4 botões de ação. A MVS, como usa 4 botões, não tem esse conexão entra. Então a Cps1,foi a primeira a ter 6 botões. Já a Cps2,também praticamente igual a Cps1, ou seja ,não usa cartucho, bastava reprogramar as eproms, e também o número de slotes que seria usado também varia de acordo com o jogo...E a configuração dos Jumpers da placa também muda de acordo com os jogos...Ou seja ,se algum dono de Fliperama ,quisesse mudar o jogo da sua Cps1 ou Cps2, ele tinha que enviar para a Capcom ou alguma autorizada,credenciada,ou seja para a Capcom era fácil, para o dono de Fliperama, complicado. Algo totalmente diferente da Mvs, que era só trocar o cartucho,exatamente igual ao vídeo da época. Inclusive na Cps1 e Cps1. 5 a galera pirateva a placa inteira, era um cópia resumida da placa original. Era apenas uma camada apenas de pcb,ao invés das três da placa original. Já a Cps2,realmente não teve pirataria.Se não me engano só alguns anos depois de encerrado o suporte dela ,que um Brasileiro, consegui quebrar a criptografia dela..A chamada Cps2 Fênix. Cada jogo tem uma Criptografia específica.Então reprogamando as eproms do jogo já inserido o código da criptografia, o Brasileiro junto com outros Hackers, conseguiu recussitar várias placas mortas Cps2. Por isso o nome Fênix. Olha que curioso, a pirataria e facilidade do sistema de cartucho,prolongou em muito a vida útil, pois o dono de Fliperama, ele poderia comprar um cartucho original ou pirata , que a Snk iriam continuar ganhando dinheiro, pois a placa não era pirateada e sim os cartuchos....Eu tempo um Cps2 do Japão que nunca tinha sido aberta.E outras aqui do Brasil, que já foram reprogamadas várias vezes...Inclusive tinha uma autorizada da Capcom no Brasil, que fazia esse serviço.A placa que eu peguei do Japão, estava funcionando perfeitamente com a bateria original. Só que eu depois tirei a bateria e coloquei um Kit Darksoft, que é tipo um everdrive.
@@videogamedocumentarios8459 , vai lá no Site Arcade Hacker, nome da Lenda é Eduardo Cruz, pesquisador e colecionador de arcades. Acho que só foi em 2016,que foi quebrada a criptografia de Cps2.
@@videogamedocumentarios8459, vai lá no Site Arcade Hacker, o nome da Lenda é Eduardo Cruz, pesquisador e colecionador de ar arcades. Se não me engano, a criptografia da Cps2, foi quebrada em 2016.
Essa versão n tem bug Hadouken sai flutuante Roryugen pega o oponente bem distante Soco forte forte Chute forte Faz tele transporte pra longe do oponente, Start troca o lutador, Cara esse Street é insano Jogar com Ryu ou Ken. YYC
A CPS 2 é a CASA dos clássicos, mas não a fabrica: a fábrica era a própria CAPCOM, que estava com um time de designers, desenvolvedores e artistas azeitado nessa época.
Vale lembrar que a CPS Dash também foi pirateada,tanto é que Cadillacs and Dinosaurs e The Punisher aqui no Brasil a maioria conheceu a versão pirata deles nos bares da vida e nunca viram a versão original.
O bom da Capcom é que é uma das devs que adoram a sua própria história, então muito desses jogos estão de facil acesso para serem usufruídos hoje em dia
O auge pra mim foi a série Alpha e Darkstalkers, caramba era muito lindo, parecia uma animação de tão fluindo, agora o fracasso do Street 3, não foi por causa que era sprites numa era poligonal, depois de enfiar Ryu e companhia em tudo quanto é Crossover e versão nova de SF2, não ter os personagens que todo mundo queria saber o futuro deles no game, fez os fãs dar de ombros e deixar pra lá, fora que as fichas eram caras na época, e uma de Street 3 era mais cara ainda. Então a gente ia jogar o Alpha 2 mesmo kkkk
Na boa, como uma empresa do tamanho da Capcom, cheio de desenvolvedores e engenheiros, foi bem begginer lançarem uma fita que tivesse alimentação a bateria e a bateria morre, matando a placa junto? Foi feita a CPS3 por um jovem aprendiz? Depois os caras reclamaram de Cyber Punk com seus erros bizarros e bugs kkkkkk
Eles não pensavam a longo prazo, a preocupação era manter os pirateiros longe, conseguiram, mas gerou este infortúnio. A questão também, jogos de arcade tinham grande rotatividade, alguns meses e olha la.
@@videogamedocumentarios8459 tem essa tbm Mas aí cai no estilo, os caras tem tanto medo de pirataria que eu acho, quando apresentada essa "solução" ninguém enxergou a longo prazo... Só queriam se defender kkkkk
@@videogamedocumentarios8459 só pra vc entender a sequência: tem versão original, depois a YYC da uma turbinada na versão original e a M8 é a versão turbinada da YYC.
História muitos canais falaram, mas este ate bem ensaiado , podia ser vida sucesso e queda império saga CPS capcom jogos 2d, muita sofrimento deu CPS 2,e 3 donos fliperama pilhas suicídio encriptação, óbvio capcom soube dar volta portar consolas domésticas, mas mais irritou-me nos ports foi músicas nada alterou vindo arcadas desde Street Fighter 2 nunca mais gostei suas trilhas vindo virtual sound Q, ao contrário SNK teve mais caprichos uso trilhas melhorado nos CDs consolas
Eu tinha no Dreamcast também um disco que vinha 2 versões do Street Fighter 3, o jogo era muito avançado graficamente, o problema é que botaram muitos personagens novos e dos clássicos quase não tinha ninguém , foi tipo o Mortal Kombat 3, no início quase não tinha os personagens principais, nem os ninjas tinham, só na versão Ultimate e Trilogy que ficou top.
@@richardp1592 Perry matou o jogo , um monte de coisas pra jogadores profissionais que tiraram a graça do jogo . Adorei Alpha 3 fácil e prático, cheio de personagens e cenários . O 3 foi só chato não gostei , sem conteúdo , só era bonito . Tanto que só o 4 fez sucesso anos depois pq tirou Perry e outras porcarias deixando jogo fácil , acessível e prático de jogar
Assine o clube do canal e assista documentários exclusivos:
ruclips.net/channel/UCi0B60S8A1iDf647rFwx-jwjoin
Capitão comando foi primeiro jogo que joguei em fliperama na vida. A CPS 1 me deu muitas alegrias com esse jogo , principalmente pq a minha avó me levava pra jogar rs. Já a CPS 3 me faz guardar com carinho as músicas de SF3 .
Que documentário dourado ❤ 👏👏👏👏
Obrigado 👍🏻🫡
Street Figther 3 pode não ter emplacado como a Capcom esperava,mas em se tratando de jogos de luta 2D é uma obra de arte,lindo de se ver até mesmo nos dias atuais
Disse tudo, uma obra de arte em 2D
Street fighter alpha , 3, darkstalkers e etc, são jogos lindos até hoje. Eu ainda fico babando com a beleza desses jogos. Tinham um charme que os jogos de luta de hoje não tem mais.
@@Thiago_street_noob foi uma época de ouro para os jogos de luta principalmente e se vc joga,por exemplo,darkstalkers 1 mesmo do arcade a animação dos bonecos continua impressionando...mesmo caso de x-men children of the atom do arcade
Eu amo SF3, sempre curti desde o lançamento.
Aqui no Brasil não fez sucesso, mas lá fora como Japão e EUA um enorme sucesso. Pq os chamados games centers sempre estiveram presentes nos shoppings e bairros. No Brasil devido ao lançamento do PS1, todos preferiam jogar em casa e comprar jogos piratas.
Parabéns belo documentário
Valeu mano 👍🏻
Top
✌🏻
A maioria desses jogos eu jogo até hoje no meu emulador MAME. Excelente vídeo! 🙏🏽
É muito bom mesmo, jogo Street Fighter Zero 2 e KOF 98 no Mame até hoje kk
Cps1, cps2 e neo geo foram as melhores placas que tiveram os melhores games ....saudade da época do fliperama
Concordo plenamente 👍🏻
Tempo saudoso o das placas CPS. Me lembro de um jogo nível cps2, que eu jogava no fliperama, o Marvel super heróis. vc poderia fazer um documentário sobre as placas Naomi, vai ficar excelente também
Esse MSH é impressionante até hoje! Rapaz, o que tem de gente pedindo a Naomi kk
Vai ser a próxima 😁✌🏻
Parabéns pelo vídeos tão cheios de detalhes sobre jogos antigos... meu vocabulário enriquece com sua narração. Um grande abraço e sucesso sempre mano. Deus te abençoee te proteja sempre em nome de Jesus. ❤🙌🏻👏🏼👏🏼😎
Obrigado pelo elogio parceiro ✌🏻
Amén 🙏🏻
Sou apaixonado por jogos de arcade até hoje. Oferecem muitas experiências excelentes e em pouco tempo.
Também gosto muito, segue aquele esquema rápido, sem enrolação e diversão total!
Ronald, Bom dia.... Eu sou fãn da CAPCOM desde de sempre, ela foi sem duvida uma guerreira dos Arcades, enquanto muitas desfaleceram no meio do caminho, a cada projeto ela meio que dizia ao jogador; Ei! estamos aqui... não e o fim... percista com a Gente! Eu como muitos outros Old Gamers sofri com a falençia dos Arcades, porem e inegavel que a nossa Geração foi privilegiada, por que tudo que vejo em seus Exelentes Documentarios e meio que uma reprise das coisas extraordinarias que Vive naquela epocá de Ouro... e que vou levar comigo pra sempre... pois só quem viveu sabe, o quanto foi... Bom! Parabens!
Fico feliz em saber kk
Valeu pelo apoio
Documentário top demais. Excelente escolha do tema. Eu cresci nessa época e hoje entendi porque na infância eu só tinha olhos pros fliperamas dos jogos da Capcom. Era o mais alto padrão de qualidade 2D da época. Envelheceu bem e até hoje é bonito de se ver. Gostaria que a Capcom fizesse jogos desenhados à mão hoje como no passado. Imagina com a tecnologia atual? Muito melhor do que os 3D de hoje que vemos no SF4, 5 e 6, Marvel Vs Capcom Infinite etc...
Esse estilo 2D a mão não envelhece, continua belo após tantos anos.
Que incrível Ronald! um Doc das placas de arcade da Capcom. A CPS 2 tinha uma qualidade ímpar, grandes clássicos e seria ótimo falar também das placas da SEGA, Konami e da SNK. Ficarei no aguardo hein. Um forte abraço pra ti!
Minha preferida foi a CPS 2, os jogos que marcaram minha vida.
Pode deixar, vou trabalhar nas pesquisas dessas placas 👍🏻
Eu não tinha essa lembrança que os Arcades eram tão poderosos, eu era muito novo na época delas, e já estavam no fim da sua hegemonia, então a memória me falha, mas passei dessa época com a sensação que elas eram uma tecnologia menos poderosa que os consoles de mesa das primeiras gerações Mega, Snes, Play1.
Cara, era só que elas eram grandes demais, porque tinham poder de fogo impossível de miniatuarizar na época, tô de cara com os jogos de Arcade que vc mostrou, incríveis.
A diferença gráfica era brutal, ainda mais se comparado aos consoles 16-Bits.
Arquedes foi ótimo. Aliás, eu também tinha a mesma impressão que você. Não conseguia diferenciar uma versão de snes e uma versão de fliperama. Só depois de adulto pude perceber. Até porque a era dos arcades já estavam convergindo para os vídeo-games, muito embora, de forma muito lenta.
@@MrRicardoddq
Vou arrumar ali kk
Lembro quando chegou street fighter alpha 1 na padaria aqui do bairro. Nunca havia visto nada igual. Torrava tanto troco de pão la hahaha que tempo mágico! Ótimo video, como sempre!❤
Bons tempos 😁
E lavamos nos respirar nostalgia ❤
Vamos lá kk
Sensacional esse documentário! Joguei muitos desses jogos nos Arcades. Street Fighter, X-Men, Marvel Super Heroes, X-Men vs Street, Night Warriors, etc. Foi um dos principais motivos que eu e os meus irmãos fizemos uma vaquinha e compramos um Saturn usado em 1997. Era o melhor console pra rodar esses arcades 2d em casa com qualidade máxima. Sempre preferi os jogos de luta 2D aos 3D mesmo naquela época que os 3D estavam ficando na moda com Virtua Fighter, Tekken e etc.
O Saturn era o melhor no 2D, e você pegou o auge dele aqui no Brasil, deve ter curtido bastante
@@videogamedocumentarios8459Com certeza, amigo. Um abraço. Continue com o excelente trabalho.
Parabéns!!👏🏻
Por essa nem o futuro esperava, um vídeo dedicado ao sistema Arcade CPS da Capcom, uma pena a CPS3 ter sido pouco aproveitada pelos diversos motivos apresentados, apenas 06 jogos para a melhor atualização da CPS já criada.
Hoje em dia Third Strike é reconhecido e respeitado, coisa que não aconteceu em seus primórdios.
Vlw e tudo de bom sempre a todos nós. 👊🏻
O objetivo do canal é esse, documentar o mundo dos videogames kk que bom que te surpreendi 😁
O título do vídeo é o mais coerente possível. A Capcom era literalmente uma fábrica de sucessos. Clássicos eram lançados em lotes. Impressionante o ápice criativo que essa gigante dos games viveu. Mais um doc. espetacular do melhor canal de games do BR.
Tmj mano kk ✌🏻😁
Esses vídeos são surreais, de como eles transportam as nossas lembranças aos locais onde encontrávamos cada máquina. A cada jogo que joguei vem na minha mente uma pequena lembrança do local, locais que não existem mais hj em dia... Parabéns pelo trabalho! É excepcional!!!
Sensações que ficam para sempre, obrigado pelo apoio 👍🏻
os seus documentarios são muito bons, eu sempre compartilho la na minha pagina!!!!slv
Valeu parceiro ✌🏻🫡
Os Arcades eram muito potentes, mas hoje a potência está no PC, muitos Arcades atuais usam praticamente um PC ou Console dentro. Seria legal video das placas Naomi e Atomiswave.
Exatamente, a época é outra, mas essas placas vão aparecer sim, aguarde
desde 2007 os jogos de arcade são literalmente jogos rodando em PCs, sendo Taito Type X, Taito NESiCAxLive e SEGA ALLS as mais populares na ultima década.
@@LongnPlay essas duas últimas não conhecia, vou pesquisar
Pra mim , meio dos anos 90 pra inicio dos anos 2000, é sinônimo dos fliperamas aqui no Brasil ❤
Cara, naquela época final dos anos 80 aqui em SP capital, eu comecei a trabalhar de office boy numa empresa que ficava na região central da cidade, e tinha muita casa de flipperama em todo lugar e eu sempre jogava nessas máquinas.
Era meu sonho naquela época ter uma máquina dessas, e quem diria que hoje em dia eu tenho um monte de jogos daquela época aqui mesmo em meu notebook graças aos emulador MAME 😆
Vivemos uma época fantástica para jogar videogame 😁
Boas lembranças
Ronald esse documentário foi maravilhoso eu chorei cara, sério esse final com essa música de fundo 😢 o tempo bom de minha vida com meu irmão e familiares e amigos, lembrando dos tempos dourados das jogatinas clássicas 😢 obrigado Ronald por esse presente 🎁 sucesso cara seu canal é maravilhoso, esse documentário me fez rever uma época maravilhosa em minha vida obrigado 😊
Que bom que essas boas lembranças voltaram, fico feliz em saber que gostou 😁✌🏻
Muito bom, fala um pouco da placa da Sega também, a Naomi 1 e 2 , e Átomis Wave, muito obrigado meu irmão e parabéns pelo seu vídeo, 👏🏻👏🏻👏🏻.
Show as sugestões, anotadas
@@videogamedocumentarios8459 valeu meu irmão, muito obrigado por me responder, mais um inscrito, 👏🏻👏🏻.
Muito top!!!!!!!!
Valeu ✌🏻
Excelente documentário. Incrivel como eles ficaram "traumatizados" com o vazamento da CPS1 e erraram (ou foi proposital - a tal obsolêcensia programada - ?!) por duas vezes, na criptografia, nas duas posteriores.
Eu como amador e apreciador de jogos 2D, eu amo o CPS e CPS2, pela beleza dos gráficos 2D oq continuo achando muito melhor do que um jogo 3D
Envelheceram melhor que os títulos 3D, da pra jogar tranquilo hoje, que ainda chama atenção
Muita gente acha kkkk melhor
Como sempre os documentários são ótimos, Capcom só
Faz obra prima
Muito obrigado 👍🏻
CAPCOM 🕹️❤️🎮
✌🏻🫡
Que vídeo maneiro!
Sensacional o canal de vocês!
Gosto MUITO! ❤️
Obrigado! Mas sou apenas eu aqui 😁 Valeu pelo apoio 👍🏻
Obrigado por compartilhar essa belíssima trajetória sobre as placas mais famosas dos arcades. 😍
Eu que agradeço ✌🏻
Oi gostei muito do vídeo
Valeu!
Como eu adoro esses videos sobre games retrô, arcades, curiosidades , historias , belíssimo video , ja deino like , e ja estou compartilhando , sucesso 🙌🏾🙌🏾🙌🏾
Agradeço mano! Isso é muito importante para o crescimento do canal 🙏🏻
Sou fã dos jogos arcades das placas Cps1 e Cps2 jogo os jogos dela no meu wii U e no meu psp .
Época de ouro que saudades dos anos 90 fui muito feliz indo pra barbearia jogar fliperama ❤
Bota boa nisso!
Seus documentários são sensacionais! Parabéns! 👏
Em relação ao tema do vídeo: impressionante como a Capcom era criativa e inovadora nos anos 90, sempre lançando jogos inéditos e belíssimos. Hoje em dia não é nem sombra daquela Capcom de antes, atualmente ela não faz nada além de remakes e continuações de Resident Evil.
É mesmo, a fase dourada da Capcom passou, épica de clássicos eternos.
Seu conteúdo é muito bom. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Valeu! 👍🏻
Lembro quando vi pela primeira vez um arcade original de Super Street Fighter 2, fiqui surpreso com a qualidade dos gráficos e do som, mas quando vi Darkstalkers vi que ali tinha muita mais qualidade de animações e gráficos ainda mais bonitos.
Sem SF 3 foi um gigantesco salto tanto em gráficos quanto em gameplay...mais uma vez, parabéns Capcom.
A Capcom era impressionante, um clássico atrás do outro
Street é a obra máxima dos games de luta! Insuperável! ❤
Difícil mesmo pelo peso cultural da obra
CPS3 era top, mas o que a SNK fez com a MVS era fora do comum, uma placa do inicio dos anos 90 entregar jogos como Garou, KOF 2002, Samurais Shodown V e The Last Blade 2.
Equipe de desenvolvimento da SNK era monstruosa, faziam jogos tão tops quanto Street Fighter III com uma placa velha de quase 10 anos de idade.
Exatamente, a SNK era diferenciada, pensou em uma tecnologia para ser usada a longo prazo, robusta e eficiente, somada a equipe talentosa, criando jogos tecnicamente impecáveis, conseguiu a façanha de rivalizar, e até superar a toda poderosa Capcom.
Bons tempos da SNK clássica
Cara seu canal merece demais ser mais valorizado. Seus vídeos são profissionais. Parabéns 👍
Obrigado pelo elogio ✌🏻
Foi impactante ver o jogo dos xmen no natal de 94 num fliperama no shopping, tinha dezenas pessoas assistindo a galera jogar, os gráficos eram lindos. Agorei sei que a cps2 impulsionou aquele esplendor gráfico.
Placa muito poderosa, apenas a MVS conseguia rivalizar.
X-Men era sensacional mesmo. Lembro que ficava tentando toda vez o truque de escolher Akuma, mas na maioria das vezes não funcionava e jogava de Silver Samurai mesmo. Acabei gostando do boneco.
@@andrecastro1980 o Akuma como secreto, foi na versão do PlayStation se não me engano
Vídeo top mano , mas uma vez conteúdo de altíssimo nível 👊🏻
Valeu mano 👍🏻🫡
obrigado youtube por recomendar esse canal! Vídeo sensacional do começo ao fim, parabéns!
Agradecido 👍🏻
Excelente vídeo! Se puder faz um sobre a placa da SNK e se ja fez me mande o link por favor, sou inscrito novo hehe
Seja bem vindo! Pode deixar, MVS vai chegar 👍🏻
Tive o prazer de jogar vários desses clássicos na época tempo bom que nunca mais volta😭👍👏
Bons tempos, sinto falta
Ótimo documentário, contudo senti falta sobre o Marvel Super Heroes / Marvel vs Capcom e Marvel vs Street Fighter, não tenho certeza mas acho que esses três eram usados na CPS2, valeria a pena fazer um documentário deles (se não é que já tem). Parabéns pelo trabalho, continue assim.
Era muito jogo para abordar, escolhi alguns, mas a série versus vai chegar, aguarde
Obrigado pelo vídeo documentário
Joguei bastante esses jogos e muitos outros
Tmj ✌🏻
Os jogos da Capcom sempre foram impressionantes, desde a CPS1 ❤
Exatamente
E graças aos emuladores hj temos todas essas em casa !
Época boa 😁
Fenomenal. Estava jogando o SF3 no meu portátil e vendo realmente como é uma obra prima.
É muito bom, ele e o Garou, considero o ápice dos jogos de luta 2D
Só jogão meu Deus 😍😍😍😍🥰🥰🥰🥰🥰
😁
insana é a frequencia e a qualidade do conteudo,, Brabo demais!
Vamos melhorar constantemente 👍🏻
Sou inscrita no seu canal e sempre que sai vídeo eu tô antenada, vc é fera!!!!
Obrigado pela ajuda 🫡
Eu vivi essa época maravilhosa até hoje tenho essas placas graças a Deus! Fui criança e sonhei com todas essas máquinas e trabalhei com elas.
Que legal! Você tem as CPS funcionando?
Muito obrigado pelo excelente video
Eu que agradeço nobre 👍🏻
Capcom, Konami e Nintendo são minhas empresas favoritas, e é só ver a lista de jogos da CPS, todos jogos excelentes no minimo, para ver que se trata de um patrimonio historico. A primeira CPS com os beat n ups e o imortal Street Fighter 2, a segumda com os jogos de luta em desenho animado e as musicas em altissimo nivel que resultaram em um visual e trilha embasbacante,nessa esta meu jogo de luta favorito de todos, X-Men vs Street Fighter. Infelizmente com o surgimento dos jogos 3D a industria foi para o que chamamos de "destruição critativa" de Schumpeter: nada antes disso prestava mais e era para olhar para o futuro. Com os beat n up até entendo que chegaram mesmo no limite, mas os jogos de lita 2D ainda tinham muito para oferecer, se não no arcade em consoles, vide a qualidade de Street 3, Jojo e Red Earth, mas não existe se na historia. O fato é que pelo menos esses jogos voltaram em um falso 3D nos dias de hoje para nossa alegria. Excelente conteudo Ronald, que saidade gostosa vendo esses seus videos
Sou um dia poucos que adoraram o Red Earth kk
Queria muito uma sequência dese jogo, o que me pegou foi o estilo aventura, com o RPG, muito top
Eu mesmo curto pra caramba Street Figther 3 pra caramba, gosto de mais, o jogo é lindo até para os dias de hoje maravilhoso
O jogo é incrível, uma obra de arte 2D
34:32 Os EX Specials vieram do DarkStalkers ou do Street Fighter The Movie (versao consoles).
Você está correto 👍🏻
E cara os jogos de arcades na época eram mesmo impressionante, porque muitos jogos dos anos 80 e 90 so tiveram post praticamente perfeito ou 100% igual na eram dos consoles 32/64bits, alguns ainda so ficaram igual na época do ps2 e xbon original coisa que mostra que esses arcades eram tão portentes que Nei consoles da época deles(super e mega) não podia réplica 100% os jogos.
Documentario nota 1000
Mas na questão da CPS3 , eu acredito que ela não fez tanto sucesso assim , devido aos consoles de mesa já estarem bem páreos com os arcades, logo não tinha mais muitos motivos para que os jogadores gastassem dinheiro nos arcades, se eles poderiam ter esses jogos em seus consoles e jogar no conforto de casa, a um custo bem menor no longo prazo.
Nessa época os arcades já estavam em decadência
Exatamente 👍🏻
Legal o vídeo, mas seria bacana fazer da SNK, que é a melhor desenvolvedora de jogos de arcade.
Concordo
A os fliperamas, era impossível ser um jovem nos anos 90 e não ficar enfeitiçado por eles, eram tantos jogos fascinantes que as vezes era difícil qual escolher para jogar, tendo em vista as poucas fichas na mão 😅
E quando acabava as fichas, restava ficar olhando a galera jogar kkk
muito bom, joguei muito os jogos da cps1 e cps2 nos fliperamas, mas a maior emoção foi quando pude emular no PC em 98 😅
Kkk posso imaginar, realmente era um sonho jogar esses jogos em casa
@@videogamedocumentarios8459 sem dúvidas, fiquei louco, queria jogar tudo que tinha para fliperama com fichas infinitas 😅
Muito bom o video, mas as configurações da cps2 estao bem nerfadas ai nao hehehe sabia que era essas aqui:
CPU: Motorola 68000 a 11.8 MHz.
CPU de som: ZiLOG Z80 a 8 MHz.
Chip de som: Q-Sound a 4 MHz.
Paleta de cores: 32 bit.
Cores simultâneas na tela: 4.096.
Cores por objeto: 16 (4 bits por pixel)
Número de objetos na tela: 900 (16 x 16 pixels)
Scroll Faces: 3.
Eu tava falando uma vez sobe arcade para um cara que viviu a época, e eu perguntei por que as empresas ser focava em fazer jogos para arcade em vez de consoles que eram a escolha certa ou então fazer post de jogos de arcade para consoles em vez de fazer jogos para os consoles em si.
Ele disse que é porque o arcade eram o foco na época que o que mais tinha de tecnológico na época eram o arcade. Isso faz ate sentido seria como hoje em dia onde mesmo os consoles sendo avançados a maioria decide fazer jogo para computador ou celular por ser mais acessível para a maioria das pessoas, isso é certo ne?
Correto 👍🏻
Que primor eu tava que não me aguentava pra assistir mas tava com poucos dados hehe
Incrivel como o combate à pirataria sempre ferra com usuário final triste 😢
Valeu pelo apoio ✌🏻
Os visuais eram muito bonitos, pra época então devia ser o auge.
Era impressionante, ainda mais a galera acostumada apenas com os consoles domésticos
Fala sega naomi por favor 😊
Chega em breve 👍🏻
Cps changer tinha no Brasil por aqueles anúncios da revista super game Power de 1993 mas era muito caro
Essa não sabia! Mas imagina o valor? Certamente inviável
Parabéns pelo vídeo!!!Eu tenho algumas CPS1.5 (Dash) e CPS2, elas não funcionam com sistema de cartuchos,como MVS que também possuo. A Cps1, e só reprogramar as eproms, todos as placas eram exatamente idênticas,exceto a Street Fighter 2.Pois a Cps1, é composta por 3 placas,A+B+C, na placa C,que é onde está a bateria e o chip de criptografia,que é a placa menor em cima da B,foram inseridos dois conectores extras ,pois as máquinas, antes de SF2, só usavam 3 botões, a conexão jamma só dá suporte até 4 botões de ação. A MVS, como usa 4 botões, não tem esse conexão entra. Então a Cps1,foi a primeira a ter 6 botões. Já a Cps2,também praticamente igual a Cps1, ou seja ,não usa cartucho, bastava reprogramar as eproms, e também o número de slotes que seria usado também varia de acordo com o jogo...E a configuração dos Jumpers da placa também muda de acordo com os jogos...Ou seja ,se algum dono de Fliperama ,quisesse mudar o jogo da sua Cps1 ou Cps2, ele tinha que enviar para a Capcom ou alguma autorizada,credenciada,ou seja para a Capcom era fácil, para o dono de Fliperama, complicado. Algo totalmente diferente da Mvs, que era só trocar o cartucho,exatamente igual ao vídeo da época. Inclusive na Cps1 e Cps1. 5 a galera pirateva a placa inteira, era um cópia resumida da placa original. Era apenas uma camada apenas de pcb,ao invés das três da placa original. Já a Cps2,realmente não teve pirataria.Se não me engano só alguns anos depois de encerrado o suporte dela ,que um Brasileiro, consegui quebrar a criptografia dela..A chamada Cps2 Fênix. Cada jogo tem uma Criptografia específica.Então reprogamando as eproms do jogo já inserido o código da criptografia, o Brasileiro junto com outros Hackers, conseguiu recussitar várias placas mortas Cps2. Por isso o nome Fênix. Olha que curioso, a pirataria e facilidade do sistema de cartucho,prolongou em muito a vida útil, pois o dono de Fliperama, ele poderia comprar um cartucho original ou pirata , que a Snk iriam continuar ganhando dinheiro, pois a placa não era pirateada e sim os cartuchos....Eu tempo um Cps2 do Japão que nunca tinha sido aberta.E outras aqui do Brasil, que já foram reprogamadas várias vezes...Inclusive tinha uma autorizada da Capcom no Brasil, que fazia esse serviço.A placa que eu peguei do Japão, estava funcionando perfeitamente com a bateria original. Só que eu depois tirei a bateria e coloquei um Kit Darksoft, que é tipo um everdrive.
Pô... Valeu pelo adendo!
Esses termos “técnicos” específicos que desconhecia, agregou bastante.
Os Br são sinistro mesmo kkk piratearam a CPS 2 kk
@@videogamedocumentarios8459 , vai lá no Site Arcade Hacker, nome da Lenda é Eduardo Cruz, pesquisador e colecionador de arcades. Acho que só foi em 2016,que foi quebrada a criptografia de Cps2.
@@videogamedocumentarios8459, vai lá no Site Arcade Hacker, o nome da Lenda é Eduardo Cruz, pesquisador e colecionador de ar arcades. Se não me engano, a criptografia da Cps2, foi quebrada em 2016.
Era simples, quando eu criança ainda não tinha ps1 queria jogar nos fliperamas os jogos 3d. Ai depois de obter um, eu só queria jogar os VS ou KoF 😅
Kk era assim mesmo
😎🤙
✌🏻
Pra mim a melhor versão do Street Fighters é a YYC
Jogo até hj no Xbox Clássico...
N da pra enjoar
O jogo perfeito
Melhor o original.
Mas qual versão é essa?
Essa versão n tem bug
Hadouken sai flutuante
Roryugen pega o oponente bem distante
Soco forte forte
Chute forte
Faz tele transporte pra longe do oponente,
Start troca o lutador,
Cara esse Street é insano
Jogar com Ryu ou Ken.
YYC
A CPS 2 é a CASA dos clássicos, mas não a fabrica: a fábrica era a própria CAPCOM, que estava com um time de designers, desenvolvedores e artistas azeitado nessa época.
Sim cara, a Capcom, utilizando o hardware CPS que ejá criou, por isso disse fábrica, é um conjunto
Vale lembrar que a CPS Dash também foi pirateada,tanto é que Cadillacs and Dinosaurs e The Punisher aqui no Brasil a maioria conheceu a versão pirata deles nos bares da vida e nunca viram a versão original.
Top 👍🏻
" ❤ "
👍🏻
O bom da Capcom é que é uma das devs que adoram a sua própria história, então muito desses jogos estão de facil acesso para serem usufruídos hoje em dia
Sim, tem várias coletâneas com muitos desses clássicos
O auge pra mim foi a série Alpha e Darkstalkers, caramba era muito lindo, parecia uma animação de tão fluindo, agora o fracasso do Street 3, não foi por causa que era sprites numa era poligonal, depois de enfiar Ryu e companhia em tudo quanto é Crossover e versão nova de SF2, não ter os personagens que todo mundo queria saber o futuro deles no game, fez os fãs dar de ombros e deixar pra lá, fora que as fichas eram caras na época, e uma de Street 3 era mais cara ainda. Então a gente ia jogar o Alpha 2 mesmo kkkk
Concordo 👍🏻
Mó triste esses fantasma do passado querendo mercado 😢
por favor mano crie um canal no spotify
Seria uma boa? Tô por fora de conteúdos para o Spotify
Na boa, como uma empresa do tamanho da Capcom, cheio de desenvolvedores e engenheiros, foi bem begginer lançarem uma fita que tivesse alimentação a bateria e a bateria morre, matando a placa junto? Foi feita a CPS3 por um jovem aprendiz?
Depois os caras reclamaram de Cyber Punk com seus erros bizarros e bugs kkkkkk
Eles não pensavam a longo prazo, a preocupação era manter os pirateiros longe, conseguiram, mas gerou este infortúnio.
A questão também, jogos de arcade tinham grande rotatividade, alguns meses e olha la.
@@videogamedocumentarios8459 tem essa tbm
Mas aí cai no estilo, os caras tem tanto medo de pirataria que eu acho, quando apresentada essa "solução" ninguém enxergou a longo prazo... Só queriam se defender kkkkk
Melhor SF de todos é a versão pirata "M8" ou a "YYC".
Já ouvi sobre eles, mas nunca joguei
@@videogamedocumentarios8459 tá perdendo tempo. Experimenta e faça um vídeo sobre a versão original x M8 x YYC.
@@videogamedocumentarios8459 só pra vc entender a sequência: tem versão original, depois a YYC da uma turbinada na versão original e a M8 é a versão turbinada da YYC.
A Capcom só lançou jogos bons.
Anos 90 era difícil ter um jogo ruim da Capcom, experiências incríveis nos flipers da vida 😁
História muitos canais falaram, mas este ate bem ensaiado , podia ser vida sucesso e queda império saga CPS capcom jogos 2d, muita sofrimento deu CPS 2,e 3 donos fliperama pilhas suicídio encriptação, óbvio capcom soube dar volta portar consolas domésticas, mas mais irritou-me nos ports foi músicas nada alterou vindo arcadas desde Street Fighter 2 nunca mais gostei suas trilhas vindo virtual sound Q, ao contrário SNK teve mais caprichos uso trilhas melhorado nos CDs consolas
👍🏻
855
✌🏻
@@videogamedocumentarios8459 mais um belo trabalho meu caro 🫡
Street fighter 3 é chato e descepcionante . Joguei no Dreamcast em 2007 por isso ninguém falava nele é chato e técnico. Não é divertido
Eu tinha no Dreamcast também um disco que vinha 2 versões do Street Fighter 3, o jogo era muito avançado graficamente, o problema é que botaram muitos personagens novos e dos clássicos quase não tinha ninguém , foi tipo o Mortal Kombat 3, no início quase não tinha os personagens principais, nem os ninjas tinham, só na versão Ultimate e Trilogy que ficou top.
@@richardp1592 Perry matou o jogo , um monte de coisas pra jogadores profissionais que tiraram a graça do jogo . Adorei Alpha 3 fácil e prático, cheio de personagens e cenários . O 3 foi só chato não gostei , sem conteúdo , só era bonito . Tanto que só o 4 fez sucesso anos depois pq tirou Perry e outras porcarias deixando jogo fácil , acessível e prático de jogar
Tecnicamente, é impecável, o maior problema foi o carisma dos personagens, nada atraente, e o sistema sonoro inédito
Concordo com você 👍🏻