Dia 2 | 2º Seminário da Rede da Sociedade Civil para a Segurança Alimentar e Nutricional Cabo Verde

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 7 июл 2024
  • Vídeo do segundo dia do 2º Seminário da Rede da Sociedade Civil para a Segurança Alimentar e Nutricional, realizado em São Vicente entre 24 a 26 de Abril de 2024. O segundo dia foi realizado no Rancho Carmel, Madeiral, São Vicente, São Vicente.
    Neste vídeo, Cristina MOREIRA, Consultora do Projeto Aliança para o Direito Humano à Alimentação Adequada, nos apresenta o processo participativo da criação da Rede e as atividades implementadas durante o segundo dia do 2º Seminário da RESSAN CV. Através de uma parte formativa, mas também muito com trabalhos de grupo, foi se criando a Rede. O processo de identificando das lideranças e de constituição dos órgãos sociais foi o máximo participativo possível. tendo em conta a representatividade de todas as cinco ilhas envolvidas e também da representatividade feminina. O objetivo da rede é que todos os seus atores tenham uma voz naquilo que é o sistema alimentar.
    A Rede da Sociedade Civil para a Segurança Alimentar e Nutricional (RESSAN CV) é uma rede nacional do setor alimentar, capaz de mobilizar as vontades e representar especificidades das comunidades locais na tomada de decisão e influenciação das políticas públicas da segurança alimentar e nutricional, através da garantia de maior disponibilidade e acesso com vista alcançar o direito humano à alimentação adequada. Tem como visão um sistema alimentar local gerador de oportunidades para todas e todos, baseado em sistemas produtivos sustentáveis, promotor do direito humano a alimentação adequada. A RESSAN CV foi criada durante o 2º Seminário da Rede da Sociedade Civil para a Segurança Alimentar e Nutricional e conta atualmente com 31 membros representantes de Associações das ilhas de São Vicente, Santo Antão, São Nicolau, Santiago e Fogo.
    A Rede da Sociedade Civil para a Segurança Alimentar e Nutricional foi criada no âmbito do Projeto “Aliança para o Direito Humano à Alimentação Adequada e Iniciativas de Empoderamento de Jovens e Mulheres Rurais” (Projeto Aliança DHAA)
    O Projeto Aliança DHAA é financiado pela União Europeia em Cabo Verde e pelo Secretariado Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério da Agricultura e Ambiente do Governo de Cabo Verde e implementado pela Associação dos Amigos da Natureza (AAN) e pelo Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional (CERAI)
    Para atingir os resultados esperados, o projeto conta a parceria das Câmaras Municipais das ilhas de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau, da Fundação Cabo-Verdiana de Ação Social Escolar (FICASE), da Inspeção Geral do Trabalho (IGT), do Instituto Nacional de Previdência Social de Cabo Verde (‪INPS) da Pró Empresa e das Delegações do Ministério da Agricultura e Ambiente.
    Vídeo realizado pela empresa de produção audiovisual MOON PRO (‪@moonpro5190‬)
    ‪@ueemcaboverdeuecv1541‬ ‪@ministerioagriculturaeambi5533‬ ‪@ONGDCERAI‬ ‪@ficase-fundacaocabo-verdia3687‬ ‪@inps-institutonacionaldepr3467‬

Комментарии •