A pergunta que nao quer calar: Vai ser encomendado a fabricantes nacionais ou importar?. Tomara que seja fomentado pelo exercito um programa de desenvolvimeno no pais!
Tem que deixar as empresas(nacionais ou estrangeiras) apresentarem seus projetos e que vença o melhor projeto, sem essa de "favorecer a indústria nacional", isso não existe, a concorrência deve ser livre e justa.
O governo brasileiro deveria habilitar as empresas nacionais e financiar pesquisa e infra-estrutura para o desenvolvimento e fabricação de todo o armamento necessario ao pais. Daria uma imensa alavancagem à industria nacional que é excelente na área.O prório governo quebrou a engesa que projetou um dos melhores tanques na época. Temos tudo para avançar sem depender de fornecimentos externos. Tecnologia, materiais, como niobio e grafeno que ninguém usa e são de ponta.Imagine uma blindagem com esses dois materiais?
@@Leandro_Fabregat para isso teria que reconstruir o Osório,pois é um tanque antigo então teria de ter muitas melhorias,e talvez sairia mais caro do que um totalmente novo
@@aa-sb8zy apenas o controle de tiro e a eletrônica além de uma visão infravermelha melhor, de resto como o canhão de 120mm seria mantido, seria meio que uma atualização.
Pelo que já criamos e nossa capacidade brasileira de conhecimento, não incluindo a parte orçamentária que é quase escassa, somos muito capazes de fabricar e criar o nosso próprio Main Battle Tank.
@@lodz5356 Você que acha, temos muita gente esperta ai como os que criaram o astros 2020 e também o novo míssil de cruzeiro. Além do tank Osório, pode não ter investimento mas mas somos muito espertos e capazes.
Uma notícia muito boa, e extremamente bem explicado como um profissionalismo sem igual, mas gostaria de sugerir que fassa um vídeo sobre quais modelos e veículos estariam inclusas por meio destes requisitos .
Seria bom se o exército brasileiro recomeçar do zero o projeto do Osório em paralelo com o futuro carro de combate brasileiro que foi revelado nesse vídeo.
@Ranlens Denck Mas a falência da ENGESA n era da responsabilidade do exército mas sim do governo, e se n comprassemos a tecnologia deles o que teríamos? NADA! n dizendo de que o exercício n tenha seus interesses mas, n poderíamos de um dia para o outro uma mudança Tao drástica
@Ranlens Denck Ok, vamos começar a construir armas para os países começarem a impor sanções no Brasil que por si só já está fudido 👏👏, e depois diz que tem cérebro.
No Regime Militar os presidentes Militares diminuíram drasticamente os gastos militares priorizando investimentos em infraestruturas e em uma série de Usinas gigantescas que teria como simbolo a Usina de Itaipu, nos anos 70 o Brasil era o país que menos gastava em defesa destinando cerca de 1.4 % de seu PIB para as Forças Armadas, nas crises do Petróleo houve mais cortes como país chegando a gastar apenas 0.6 a 0.8 de seu PIB em defesa. Para vocês terem uma idéia a Argentina chegou a investir cerca de 14% de seu PIB em defesa nos anos 70. Chile, Colômbia, Peru, Equador e Venezuela destinavam acima de 5 a 8% de seus PIBs para a defesa.
@@pati-mate988 Melhor que a Engesa é a Embraer que surgiu no governo militar, quando o governo federal solicitou ao pessoal do ITA que criassem uma aeronave, surgia ali a Embraer. Mas você não quer aceitar a realidade, o governo militar pouco investiu nas forças armadas, os números não mentem. O indivíduo que não aceita a realidade é um completo ignorante, o leigo aqui é você!
@@gabrielpalmeiras más você esqueceu de mencionar que equipamentos como o tucano, astros, urutu, Cascavel, Osório, parte dos nossos submarinos, navios de guerra e outros surgiram durante o regime Militar, e q foram os anos onde as forças amadas mais lucraram com exportação, e a diminuição de gastos foi possível graças a indústria nacional produzido os equipados barateando os custos e juntando aos lucros de exportação, o governo pode diminuir os gastos sem deixar brechas e ainda ter uma força armada considerável.
Se o blindado Osório tivesse levado a sério.. hoje estaria bem mais encaminhado um blindado pesado nacional.. mas o exército não se interessou pelo projeto..
Osório foi feito para a realidade da Arábia Saudita, não do Brasil; outra empresa, a Bernardini, fez o Tamoyo, pensado para nossa realidade, mas esse não virou nada tbm.
@@anderson15ification mas se o projeto tivesse sido um sucesso com certeza teríamos uma versão mais leve, e uma experiência em construção de carros de combate com tecnologia de ponta.
O povo brasileiro, assim como os políticos que dizem que os representam, sempre deram preferência a produtos estrangeiros, mesmo que fossem de qualidade inferior, tirando assim a oportunidade do país se consolidar com uma indústria forte, competitiva e capacitada, que poderia estar gerando milhões de empregos no Brasil e garantindo a nação verdadeira soberania, coisa que nunca teve, pois sempre foi dependente de estrangeiros, para seguir adiante.
@@aquilesferr Não é a engenharia do exército que controe, é a fábrica, no caso a Engesa, que foi desativada. Devido aos custos, podemos esquecer o Osório
Primeira coisa é o like porque sei que a qualidade e conteúdo são de primeira. Parabéns pelo canal. Tinha se lançar 10 vídeos por dia kkk . Ou virar série no Netflix 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
@Sim ás Reformas ! eu não seria tão incisivo, mas um orçamento militar de 2% do PIB seria sensato, isso e o fim de pensão para filha "solteira" de militar
@Sim ás Reformas ! pode até ser, mas é um dreno de recursos, não estou querendo tirar nada das viúvas, porem uma mulher de 45 anos receber pensão por ser filha solteira eu acho descabido
@Sim ás Reformas ! isso tem a ver com questões políticas, se recompor o orçamento pode dar salários melhores, reduzir o pessoal e automatizar processos iria permitir a compra de equipamento de ponta
Primeira coisa é o like porque sei que a qualidade e conteúdo são de primeira. Parabéns pelo canal. Tinha se lançar 10 vídeos por dia kkk . Ou virar série no Netflix 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
O Osorio esta morto e enterrado, e nunca mais vai voltar, e mesmo que exista a minima possibilidade de trazer o projeto de volta, era um projeto de quase 40 anos de concepção, é completamente obsoleto para as próximas decas que o novo MBT brasileiro dever ter. Então uma coisa que não vai acontecer é a volta do Osório, aceitem que dói menos.
porra, seria foda, mas sei lá, a gente de um tempo pra cá só usou tanques americanos, seria q nem a tech tree dos chineses, CTRL + C, CTRL + V da tech tree russa com uns toques americanos, q nem aquele Sherman premium. mas tá foda, nem terminei o grind com a alemanha kkkj
@@depaulafaverothyerry9460 Meio que os Russos tinham os "melhores blindados" , mas também tem o Leopard, tanto o 1 quanto o 2, o M1 Abrams, o Merkava etc. Praticamente todos os países tem tanques bons só jogar eles de maneira correta
Reviver o Osório não seria viável, a Engesa faliu, sem contar que o Osório é muito pesado para o Exército Brasileiro, além do Osório ter sido desenvolvido para as exigências da Arábia Saudita, além de que um tanque daquele não seria nada barato
O Osório pesava cerca de 40 toneladas e o exército brasileiro tem todos os projetos referente a montagem dele, porém não tem nenhuma estrutura para fabricação teria que desenvolver isso primeiro.
Talvez possa ajuda-los a montar uma área de fabrica pra construir o Osorio. Tenho 15 anos eu gosto dos nossos veículos militares como eu faço pra entrar e ser engenheiro na área militar?
@@ryanlucassiqueiradesouza2167 Eu tenho a mesma idade e quero entrar no exército, mas não dá pra entrar na engesa, como eu disse ela faliu, só se você fundar sua própria empresa
Seria legal com uns upgrades né. O próprio Mercava Insraelense sofreu upgrades por anos e sua última versão parece uma nave espacial de tão impressionante. Acho que um projeto em cima do Osório que é comprovadamente um excelente tanque, seria ótimo.
@@MrDennisWay o K2 Sul coreano tem tudo isso, só que nos ja sabemos... ele é muito caro, uma coisa interessante é que ele se enquadra tão bem, que vale a pena lembra na venda de tecnologia do k2 para a Turquia, que resultou no novo MBT Turco, algo assim poderia ser feito, mais é aquele coisa, hoje o k2 deve ser o blindado mais caro do mundo, talvez só atrás do T14 Armata
Em São Paulo já temos indústrias italianas operando com condições de produzir aqui mesmo no Brasil. Por que não aproveitar isso? Foi graças a Bernardine s/a que criamos o Tamoyo totalmente nacional. Por que não aproveitar a parceria italiana? Já estamos acostumados com ela mesmo.pra quê comprar ferro velho gringo a preço de Ferrari?
@@ppaguiar2011 cara ate os EUA compram material de fora, só um idiota pra não saber que um armamento nacional seria muito mais vantajoso principalmente em caso de um conflito, quanto mais nacionalizado um armamento melhor.
Se o Brasil fosse como os outros países eu penso que não teriamos necessidade de comprar equipamentos militares estrangeiros, mas aqui não há um setor privado forte e protagonista no campo militar. Nos EUA quando o governo faz o pedido de algum equipamento já surgem as gigantes do setor armamentista, com projetos concorrentes tentando ganhar os contratos bilionários com o governo, ou seja, a busca pelo lucro as fazem projetar o melhor equipamento possível, enquanto no Brasil, posso estar enganado mas isso não existe.
Tomara que não demorem uma eternidade pra projetar e construir este blindado pesado ja temos um projeto do carro 8×8 que está parado ,agora este ai mais um blindado extremamente importante pra defesa do território brasileiro.
Bom, na época do Osório... a única parte que foi realmente feita pela engesa foi o chassis e sua blindagem e o restante das peças foi de origem de outras empresas como motor e canhão
O motor segundo a revista tecnologia e defesa na época, publicou uma matéria dizendo q foi a MWM Brasil q desenvolveu um motor diesel 10 cilindros e 1000 cv , a pedido da Engesa, esta empresa , q era uma filial alemã, , foi vendida p uma outra empresa de motores americana e até hj faz projetos de motores p a matriz americana a International ,
Amigo tive o prazer de morar 2 anos na Vila militar em Marabá pois meu pai era militar da ativa. Povo maravilhoso, gente boa. Tenho muita saudade e ótimas lembranças. Grande abraço a todo povo paraense em especial de Marabá.
Desenvolver em parceria com outro país. Exemplo a Polônia e o seu PL 01 que possui menos que 50 toneladas. Além de ser um projeto já em andamento e que iria nos economizar muito tempo.
Vc foi muito competente e feliz quando escolheu essa música para seu canal, ela encaixou muito bem nós dá um prazer, fica um certo enigma no ar, parabéns 🇧🇷👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Podia mandar meu projeto de blindado pro exército, tenho 14 anos e sou apaixonado por essas máquinas, faço vários projetos de blindados com a blindagem rela calculado com o ângulo de impacto do projétil
Países ocidentais não costumam fazer remuciamento automático pelo fato de além de ocupar muito espaço, peso e diminuir a capacidade operacional do tanque, tem uma chance de falha muito maior que o manual
@@LAGARTOKID Na verdade alguns paises ocidentais estão começando a optar pelo autoloader. Leclerc ja usa e se não me engano estão planejando adicionar isso nas proximas atualizações do leopard 2 (não posso confirmar essa do leopard, eu so li isso por ai). A verdade é que cada um tem seus pros e contras. O auto loader na verdade é mais leve e ocupa menos espaço no veiculo, tanto que os russos optam por esse sistema pelo fato de a doutrina deles exigir um blindado de baixo perfil (dai que vem a má fama de levarem menos munição, alem do mais o espaço que poderia ser usado para outro membro da tripulação pode ser usado pra adição de mais blindagem, etc). Ja com o carregamento manual, você tem um membro a mais da tripulação pra ajudar na manutenção, operar metralhadoras secundarias, etc (sem falar da possibilidade de poder trocar a munição depois de ja carregado). Quanto as chances de falha, na verdade são a mesma coisa. A chance de um autoloader falhar é a mesma de um municiador ficar fora de combate (seja por ter sido ferido, fadiga, etc), então nesse quesito fica "eles por elas".
@@dcfenixii4926 K2 pesa mais de 50 toneladas, eu acho, e torço para que o exército faça seu próprio blindado em parceria com a Iveco, ou com alguma alemã.
O blindado TAMOYO apresentado na década de 1980 pela EMPRESA NACIONAL BERNADINI foi uma grande oportunidade perdida!!! Se tivesse sido adotado e aprimorado pelos centros tecnológicos do Exercito Brasileiro e posto em operação poderia com a ajuda Do tanque OSÓRIO E O CAÇA-TANQUE SUCURI ter transformado o Exército Brasileiro numa verdadeira "tank house" com Uma grande expertise no tema!!! Outra oportunidade perdida pelo Exército Brasileiro!!! Eu tinha um professor na faculdade que eu cursei que não cansava de repetir toda aula essa frase profética: QUEM PERDE TEMPO, ETERNA PERDA CHORA!!! Uma grsnde verdade universal e atemporal!!!!!
Notícia maravilhosa! Exercício de achologia: Pra mim vai dar Krauss-Maffei na cabeça e um Leopard novo pro EB. Em associação com mais algumas empresas brasileiras, do mesmo jeito que fizeram com as CV Tamandaré. Com a Embraer e mais alguém. O Ariete é loco de caro, mas a Iveco/Fiat tem muita experiência e poderiam desenvolver um tanque novo para o EB na boa. E os italianos são tutti buona genti. Pode até ser que levem o contrato! Igual o caso do Guarani. O T90 seria bem interessante, mas esses autoloaders russos não são bem aceitos no ocidente por causa das leis trabalhistas, etc.. Sem falar que ninguém realmente confia nos russos. Além de que teria que mexer no canhão.
T-14 Armata atenderia muito bem, mas o revés é que como a Rússia está sob sanções, acaba prejudicando a logística de peças para reposição, manutenção e etc.
o T-14 Armata está sendo produzido em poucos números por causa do preço, o Ariete tem uma armadura relativamente "fraca", sendo que, que eu me lembre, o mesmo não tem melhorias faz muito tempo. Os T-90 são ótimos tanques, mas se viessem pro brasil, seriam em poucos números. Se não me engano, a KMW está ainda produzindo o Leo2A7V, que pretende ter testes com o APS Trophy da Raphael.
Type 10 japonês também atende aos requisitos do exército, é um pouco mais caro mas comparado ao Ariete é muito mais amigável quando se trata de modernizações que podem ser realizadas no futuro.
Excelente vídeo Marcelo, você poderia fazer um vídeo colocando os possíveis candidatos a ocupar o lugar das nossas viaturas atuais, e que corresponde as exigências do EB?
Bom dia Marcelo, muito bom vídeo amigo. Poderia pensar em fazer um vídeo sobre a atual composição de veículos de combate terrestres brasileiras? Algo como quantidade, concentração deles em nossa geografia, prontidão dentre outros aspéctos. Muito obrigado 😊
Se for para desenvolver um blindado nacional, que seja assim... Conseguimos primeiro o dinheiro para o desenvolvimento e a aquisição. Para termos certeza de que não será um novo Osório.
Mais um ótimo canal ,pra que perder tempo assistindo jornal em canal aberto se temos Marcelo, Lito e tantos outros do you tube,parabéns e que não fique só no papel.
Temos IVECO aqui no Brasil os italianos estão fazendo uma versão melhorada do seu tank uma parceria com os italianos seria ótimo era do expandir a fábrica no Brasil e deu o problema como sempre é o dinheiro.....
Tomara que não. Os carros da Iveco são muito sem ambição. Veja pelo guarani que além de da blindagem suporta tiros só até o 7,62 mm ainda se colocar blindagem extra e o ramax já perde a flutuabilidade. Se houvesse ambição do exército naquele época ao invés de aceitar qualquer coisa,hoje poderíamos estar com um carro descente capaz de resistir pelo menos a tiros de .50 ou uma carro com sistema de guerra sentrada em redes.
@@ivaelson9 A Iveco tem uma família de blindados sobre rodas, não é só o Guarani, tem por exemplo o Freccia q é um dos mais bem blindado veículo sobre rodas atual.
Então mais não tem 1 veículo que você possa dizer é top de linha e tem que ser sobre lagarta. Não adianta compra um tanque mais ou menos agora é daqui 6 anos estar desatualizado. Ao invés de de fazer parceria com empresas como essa é melhor adquirir licença de produção de um merkava ou um k2 pelo menos não vai estar desatualizado tão rápido.
@@franthesco23 mas vc já parou para pensar o quanto de experiência ela já teria acumulado até os dias de hoje? Talvez ela já estaria produzindo suas próprias peças quem sabe.😊
3:20 já começa com mentira, no documento diz: 3.1.3 Compartimento de combate ROA 24 - Possuir como armamento principal canhão com tubo de alma lisa e calibre 105 mm (cento e cinco milímetros). (Peso dez)
Putz! Tecnologia de ponta Simplicidade Robustez Mecânica confiável Isso é fato tchê Não essa coisinha de brinquedo da Iveco, já viu o Guarani de perto é nítido a porcaria
Eu olhando esses tanques deu uma saudade de jogar aquele jogo World of Tanks Mercenários. Parabéns pelo o conteúdo do vídeo! Daniel Carlos de Fortaleza
Excelente vídeo Marcelo. Sempre esclarecedor e ágil. Por favor, faça um vídeo dos possíveis tanques de guerra que se enquadrariam nas especificações do exército.
No. Demasiado ligero, y quieren que a la vez aguante un proyectil flecha en el frontal a mil metros pesando solo 50 toneladas. Eso no existe por ahora. Perdón por escribir en español, no hablo portugués.
Provavelmente será lançado uma licitação onde os fabricantes terão que apresentar um projeto novo assim cono foi as fragatas Tamandaré. Espero que não dure 10 anos para decidir o vencedor!!!
O Osorio esta morto e enterrado, e nunca mais vai voltar, e mesmo que exista a minima possibilidade de trazer o projeto de volta, era um projeto de quase 40 anos de concepção, é completamente obsoleto para as próximas decas que o novo MBT brasileiro dever ter. Então uma coisa que não vai acontecer é a volta do Osório, aceitem que dói menos.
boa noite Marcelo, gosto muito do conteúdo do canal, acredito ser o melhor canal brasileiro no You Tube. Gostaria de ver um vídeo falando sobre a transmissão dos blindados.
O Osorio esta morto e enterrado, e nunca mais vai voltar, e mesmo que exista a minima possibilidade de trazer o projeto de volta, era um projeto de quase 40 anos de concepção, é completamente obsoleto para as próximas decas que o novo MBT brasileiro dever ter. Então uma coisa que não vai acontecer é a volta do Osório, aceitem que dói menos.
@@Ademaral1 oxe,aceitar oq,só perguntei um bagulho por curiosidade,gostaria mesmo de ter um tanque nacional nas forças armada,por isso da pergunta,igual o camarada falou acima,Mais facil fazer do zero...
em minha humilde opinião MBTS são armas ofensivas... usadas para invasão... porém seria legal ter alguns ... creio que seria muito melhor investir em caça-tanques e armas anti- tanques... pequenas, baratas e muito eficazes contra esses MBTS...
Mas quais opções hoje no mercado se enquadram nessa pedida do exército brasileiro?
Da uma olhada no site militaryfactory e você vai ter uma noção brother.
Vao criar um modelo novo ue
@@leonardobochensky405👍💚😎💛
Amigo, se eu n me engano o t90 russo tem esse requisitos
Da uma olhada no canal do caiafa ou do arte da guerra.
Tomara que seja projetado por brasileiros. Já podemos dar este salto tecnológico.
Nós temos a inteligência,capacidade e projeto mas o os cara nunca dao a oportunidade pra empresas BR infelizmente
@@pedrocarmo1327 temos não, tinhamos.
@@lodz5356 temos
Quando nosso exército produzir um carro desses, Estados unidos e Rússia, já vão está lutando com naves espaciais e androides.
Nós temos tecnologia suficiente pra produzir carros blindados em massa mas esse governo de merda n investe nisso.
A pergunta que nao quer calar:
Vai ser encomendado a fabricantes nacionais ou importar?.
Tomara que seja fomentado pelo exercito um programa de desenvolvimeno no pais!
Se for nacional... aiiii sim... torcendo que seja
Se for nacional então só em 2101
Aí sim, assim como Israel fez o Merkava... Se o Brasil fizesse um MBT através de alguma empresa 100% nacional tipo a Avibras seria incrível 🇧🇷
@@sidneysantana3247 KKKKKKKKKKK pse.
Tem que deixar as empresas(nacionais ou estrangeiras) apresentarem seus projetos e que vença o melhor projeto, sem essa de "favorecer a indústria nacional", isso não existe, a concorrência deve ser livre e justa.
Acho que essa mudança já estava na hora e como sempre falo: Que venha o melhor para o nosso exército e para o nosso país!
O governo brasileiro deveria habilitar as empresas nacionais e financiar pesquisa e infra-estrutura para o desenvolvimento e fabricação de todo o armamento necessario ao pais. Daria uma imensa alavancagem à industria nacional que é excelente na área.O prório governo quebrou a engesa que projetou um dos melhores tanques na época. Temos tudo para avançar sem depender de fornecimentos externos. Tecnologia, materiais, como niobio e grafeno que ninguém usa e são de ponta.Imagine uma blindagem com esses dois materiais?
Ainda acho que seria legal voltar no projeto do Osório, visto que é uma invenção brasileira
@@Leandro_Fabregat para isso teria que reconstruir o Osório,pois é um tanque antigo então teria de ter muitas melhorias,e talvez sairia mais caro do que um totalmente novo
@@aa-sb8zy apenas o controle de tiro e a eletrônica além de uma visão infravermelha melhor, de resto como o canhão de 120mm seria mantido, seria meio que uma atualização.
@@GripenNg Talvez a blindagem também
Seria interessante um projeto para construção aqui no Brasil. Reduzir a dependência estrangeira!
Eu seria um deles a ajudar as forças armadas a força aérea e a marinha
é verdade, precisamos de armas nacionais.
Pelo que já criamos e nossa capacidade brasileira de conhecimento, não incluindo a parte orçamentária que é quase escassa, somos muito capazes de fabricar e criar o nosso próprio Main Battle Tank.
Com certeza....já fizemos coisas como o Tamoyo e Osório...mesmo que apenas em protótipos
Temos tudo que precisa,menos oportunidade
@@pedrocarmo1327 agora temos a oportunidade
não temos nada pronto ainda, teria que capacitar muita gente
@@lodz5356 Você que acha, temos muita gente esperta ai como os que criaram o astros 2020 e também o novo míssil de cruzeiro. Além do tank Osório, pode não ter investimento mas mas somos muito espertos e capazes.
Uma notícia muito boa, e extremamente bem explicado como um profissionalismo sem igual, mas gostaria de sugerir que fassa um vídeo sobre quais modelos e veículos estariam inclusas por meio destes requisitos .
Brasil finalmente evoluindo!!
Exército Brasileiro tá ambicioso, quer algo grande, poderoso, forte. Isso é orgulhoso de se ver
Qualquer Tank: *A*
Brasileiro: *oSóRiO*
Gostei queremos o Osorio
OsóriioooooooOOOaoaoaoooo
tank A chega tank O
Seria bom se o exército brasileiro recomeçar do zero o projeto do Osório em paralelo com o futuro carro de combate brasileiro que foi revelado nesse vídeo.
Vamos por isso no em alta nosso país merece um carro de combate moderno!
Mete o pé otaco seboso
@guri вagual ih ala
@@realverdancy Ichigo é mais adorável ;_;
@guri вagual ué tu v anime ;-;
@@realverdancy Claro , e tbm assisto H E N T A I
Um mbt desse sendo fabricado por brasileiros seria perfeito para a evolução tecnológica do nosso país!
@Ranlens Denck Mas a falência da ENGESA n era da responsabilidade do exército mas sim do governo, e se n comprassemos a tecnologia deles o que teríamos? NADA! n dizendo de que o exercício n tenha seus interesses mas, n poderíamos de um dia para o outro uma mudança Tao drástica
@Ranlens Denck e pq se disse que ele perdeu sua imparcialidade?
Concordo
@Ranlens Denck bem falado.
@Ranlens Denck Ok, vamos começar a construir armas para os países começarem a impor sanções no Brasil que por si só já está fudido 👏👏, e depois diz que tem cérebro.
Finalmente! Os descaso dos governos anteriores deixaram nossas forças armadas sucateadas, mas isso vai mudar
Verdade!
No Regime Militar os presidentes Militares diminuíram drasticamente os gastos militares priorizando investimentos em infraestruturas e em uma série de Usinas gigantescas que teria como simbolo a Usina de Itaipu, nos anos 70 o Brasil era o país que menos gastava em defesa destinando cerca de 1.4 % de seu PIB para as Forças Armadas, nas crises do Petróleo houve mais cortes como país chegando a gastar apenas 0.6 a 0.8 de seu PIB em defesa.
Para vocês terem uma idéia a Argentina chegou a investir cerca de 14% de seu PIB em defesa nos anos 70.
Chile, Colômbia, Peru, Equador e Venezuela destinavam acima de 5 a 8% de seus PIBs para a defesa.
@@IgorSant0ss , foda-se o molusco e seus chupadores.
@@pati-mate988 Melhor que a Engesa é a Embraer que surgiu no governo militar, quando o governo federal solicitou ao pessoal do ITA que criassem uma aeronave, surgia ali a Embraer. Mas você não quer aceitar a realidade, o governo militar pouco investiu nas forças armadas, os números não mentem. O indivíduo que não aceita a realidade é um completo ignorante, o leigo aqui é você!
@@gabrielpalmeiras más você esqueceu de mencionar que equipamentos como o tucano, astros, urutu, Cascavel, Osório, parte dos nossos submarinos, navios de guerra e outros surgiram durante o regime Militar, e q foram os anos onde as forças amadas mais lucraram com exportação, e a diminuição de gastos foi possível graças a indústria nacional produzido os equipados barateando os custos e juntando aos lucros de exportação, o governo pode diminuir os gastos sem deixar brechas e ainda ter uma força armada considerável.
Se o blindado Osório tivesse levado a sério.. hoje estaria bem mais encaminhado um blindado pesado nacional.. mas o exército não se interessou pelo projeto..
Osório foi feito para a realidade da Arábia Saudita, não do Brasil; outra empresa, a Bernardini, fez o Tamoyo, pensado para nossa realidade, mas esse não virou nada tbm.
@@anderson15ification mas se o projeto tivesse sido um sucesso com certeza teríamos uma versão mais leve, e uma experiência em construção de carros de combate com tecnologia de ponta.
Não se interresou e nem tinha money
A verdade é que as forças armadas nunca se interessaram nem valorizavam o nacional
O povo brasileiro, assim como os políticos que dizem que os representam, sempre deram preferência a produtos estrangeiros, mesmo que fossem de qualidade inferior, tirando assim a oportunidade do país se consolidar com uma indústria forte, competitiva e capacitada, que poderia estar gerando milhões de empregos no Brasil e garantindo a nação verdadeira soberania, coisa que nunca teve, pois sempre foi dependente de estrangeiros, para seguir adiante.
Que demore, mas que seja construído aqui. Vamos reativar o Osório. Brasil acima de tudo, sempre!!!!
Deus acima de Tudo
Brasil acima de todos
Deus em sima de tudo e todos
Eu tenho certeza c for construído aqui vai ser um dos melhores do mundo c não o melhor. A Eng do exército e foda.
@@aquilesferr Não é a engenharia do exército que controe, é a fábrica, no caso a Engesa, que foi desativada. Devido aos custos, podemos esquecer o Osório
Marcelo, fala sobre a parceria do BNDES com a aérea da defesa .
Up
Up
Up
Up
Primeira coisa é o like porque sei que a qualidade e conteúdo são de primeira. Parabéns pelo canal. Tinha se lançar 10 vídeos por dia kkk . Ou virar série no Netflix 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
As notícias podem ser ruins, mas os vídeos são sempre excelentes
@Sim ás Reformas ! eu não seria tão incisivo, mas um orçamento militar de 2% do PIB seria sensato, isso e o fim de pensão para filha "solteira" de militar
@Sim ás Reformas ! pode até ser, mas é um dreno de recursos, não estou querendo tirar nada das viúvas, porem uma mulher de 45 anos receber pensão por ser filha solteira eu acho descabido
@Sim ás Reformas ! isso tem a ver com questões políticas, se recompor o orçamento pode dar salários melhores, reduzir o pessoal e automatizar processos iria permitir a compra de equipamento de ponta
Primeira coisa é o like porque sei que a qualidade e conteúdo são de primeira. Parabéns pelo canal. Tinha se lançar 10 vídeos por dia kkk . Ou virar série no Netflix 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Sugestão de Nome: OSÓRIO XXI-BR
Pra chegar metendo medo
Barroso 😂
O Osorio esta morto e enterrado, e nunca mais vai voltar, e mesmo que exista a minima possibilidade de trazer o projeto de volta, era um projeto de quase 40 anos de concepção, é completamente obsoleto para as próximas decas que o novo MBT brasileiro dever ter. Então uma coisa que não vai acontecer é a volta do Osório, aceitem que dói menos.
@@Ademaral1 mais o osorio da um pau em muito tanque moderno tipo o abrans
Nome top
Ignorando a viabilidade do projeto Osório antigo, o nome não deixa de ser top. Sei lá, impõe respeito à um tanque.
Espero que saia um tank daqui mesmo, queremos o Brasil no War Thunder kkk ^^
porra, seria foda, mas sei lá, a gente de um tempo pra cá só usou tanques americanos, seria q nem a tech tree dos chineses, CTRL + C, CTRL + V da tech tree russa com uns toques americanos, q nem aquele Sherman premium. mas tá foda, nem terminei o grind com a alemanha kkkj
Parei de jogar agora, eles so adicionan vehiculos bons para os russos
Tanque Osório
@@depaulafaverothyerry9460 Meio que os Russos tinham os "melhores blindados" , mas também tem o Leopard, tanto o 1 quanto o 2, o M1 Abrams, o Merkava etc. Praticamente todos os países tem tanques bons só jogar eles de maneira correta
Tem blindado brasileiro legal pra pôr naquele videojogo, imagina só Warthuder com o Super Tucano!
O "ressurgimento" do Osório seria mais ou menos como: " A volta dos que não foram ".
Reviver o Osório não seria viável, a Engesa faliu, sem contar que o Osório é muito pesado para o Exército Brasileiro, além do Osório ter sido desenvolvido para as exigências da Arábia Saudita, além de que um tanque daquele não seria nada barato
A volta da ida, q nada a ver...
O Osório pesava cerca de 40 toneladas e o exército brasileiro tem todos os projetos referente a montagem dele, porém não tem nenhuma estrutura para fabricação teria que desenvolver isso primeiro.
Talvez possa ajuda-los a montar uma área de fabrica pra construir o Osorio. Tenho 15 anos eu gosto dos nossos veículos militares como eu faço pra entrar e ser engenheiro na área militar?
@@ryanlucassiqueiradesouza2167 Eu tenho a mesma idade e quero entrar no exército, mas não dá pra entrar na engesa, como eu disse ela faliu, só se você fundar sua própria empresa
Agora se possível faz uma lista dos possíveis MBT, a serem estudados pelo exército
Apoio
Up
Só pelo peso, já da para eliminar uma cambada. Pessoalmente meu favorito é o Tipo 10 japonês, apesar de ser caro é novo, leve e rápido.
Sugestão de vídeo: Falar dos carros de combate atuais que preenchem esses requisitos ou que ao menos chegam perto de preenche-los.
Fico muito feliz com os recentes aprimoramentos no exército Brasileiro alias eu pretendo servir para a força aérea brasileira
Boa sorte futuro piloto 😉✈
Boa sorte soldado
www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=www1.folha.uol.com.br/amp/mundo/2020/03/brasil-e-estados-unidos-fecham-acordo-militar-inedito.shtml&ved=2ahUKEwjWz_nCov_nAhUJIbkGHakHAwUQyM8BMAJ6BAgFEAQ&usg=AOvVaw1UTwM3YLr8whPD7j4OFn2m&cf=1
Concurso da AFA ta aberto, agora tem que estudar igual um animal
Obrigado pelo apoio espero que todos vcs consigam realizar os seu sonhos
Só em pensar que nos anos 80 poderíamos ter comprado os osorios, agora temos que importar MBTs.
O Osório era tudo importado nada nacional
@@dcfenixii4926 mas foi um tanque de guerra criado no Brasil
@@zark6047 claro já seria um avanço mais
Quando vc fala em MBT. Eu choro e lembro logo do Osório... Hoje ele tava evoluído para um Osório Dourado
Esse é o tipo de canal que você já chega no vídeo dando like antes mesmo de assistir o vídeo kkk
Feliz
Somos dois
Esse é o tipo de canal que você já chega no vídeo dando like antes mesmo de assistir o vídeo kkk
@DESMONETIZAÇÃO agr tudo faz sentido
Rumo ao melhor futuro para o Brasil.
www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=www1.folha.uol.com.br/amp/mundo/2020/03/brasil-e-estados-unidos-fecham-acordo-militar-inedito.shtml&ved=2ahUKEwjWz_nCov_nAhUJIbkGHakHAwUQyM8BMAJ6BAgFEAQ&usg=AOvVaw1UTwM3YLr8whPD7j4OFn2m&cf=1
Deus abençoe nosso Exército!
💚😎💛✨🇧🇷✨
AMEM!
Faz um vídeo sobre quais blindados se encaixam nessas exigências
To sentindo um cheiro de "Osório" no ar, será que o sonha vai se tornar realidade? Aguardemos os próximos capítulos!
Seria legal com uns upgrades né. O próprio Mercava Insraelense sofreu upgrades por anos e sua última versão parece uma nave espacial de tão impressionante. Acho que um projeto em cima do Osório que é comprovadamente um excelente tanque, seria ótimo.
Bah tchê!
Ia ser show
Seria muito bom em! Um sonho
Projeto antigo. É como se hoje sonhacemos com o 14 bis
O Osório é mto pesado
Com base no documento apresentado pelo exército, faz um vídeo com as opções de MBT disponível no mercado.
Obg pelos seus vídeos
@@jadson345
.
Pow Marcelo faltou informar quais tanques que enquadra nessas especificações.
Em questão de proteção ativa, o que mais se aproxima é o Merkava
@@victorribeiro4729 ainda pesado demais
@@MrDennisWay o K2 Sul coreano tem tudo isso, só que nos ja sabemos... ele é muito caro, uma coisa interessante é que ele se enquadra tão bem, que vale a pena lembra na venda de tecnologia do k2 para a Turquia, que resultou no novo MBT Turco, algo assim poderia ser feito, mais é aquele coisa, hoje o k2 deve ser o blindado mais caro do mundo, talvez só atrás do T14 Armata
@@victorribeiro4729 merkava é muito pesado e grande
O K2 pode vim de fabrica com a blindagem ativa da coreia do sul, uma quem dizem ser muito semelhante a russa ARENA
Seria fantástico, uma versão, modernizada do Osório.
Ai sim em, o Brasil está indo no caminho certo!
Em São Paulo já temos indústrias italianas operando com condições de produzir aqui mesmo no Brasil. Por que não aproveitar isso? Foi graças a Bernardine s/a que criamos o Tamoyo totalmente nacional. Por que não aproveitar a parceria italiana? Já estamos acostumados com ela mesmo.pra quê comprar ferro velho gringo a preço de Ferrari?
Tem q ser construído aqui com um projeto nacional
@@ppaguiar2011 cara ate os EUA compram material de fora, só um idiota pra não saber que um armamento nacional seria muito mais vantajoso principalmente em caso de um conflito, quanto mais nacionalizado um armamento melhor.
Se o Brasil fosse como os outros países eu penso que não teriamos necessidade de comprar equipamentos militares estrangeiros, mas aqui não há um setor privado forte e protagonista no campo militar. Nos EUA quando o governo faz o pedido de algum equipamento já surgem as gigantes do setor armamentista, com projetos concorrentes tentando ganhar os contratos bilionários com o governo, ou seja, a busca pelo lucro as fazem projetar o melhor equipamento possível, enquanto no Brasil, posso estar enganado mas isso não existe.
@@ppaguiar2011 isso é o globalismo cara, é assim em 90% dos países do mundo.
GRANDE AQUISIÇÃO Seria O OSÓRIO,GOVERNO COLLOR DE MERDA.
Verdade, de madeira amazônica, apoio a idéia!
E pensar que já tivemos o Osório e agora, provavelmente, iremos comprar dos outros em vez de projetá-los e construí-los aqui!
Será eu acho que não
fodasi
O Osório hoje em dia estaria mais do que ultrapassado mesmo com modernizações.
@@Andre-mv1mp Bom, o M1 abrans tá ai até hoje
@@pensadorpensante1350 O Osório já era faz tempo. Quem vive do passado é museu.
Se sair do papel, quando sair - põe tempo - , já foram projetadas e construídas versões muito mais modernas nas potências
Parabéns ao gigante Hoje no Mundo Militar
Tomara que não demorem uma eternidade pra projetar e construir este blindado pesado ja temos um projeto do carro 8×8 que está parado ,agora este ai mais um blindado extremamente importante pra defesa do território brasileiro.
Bom, na época do Osório... a única parte que foi realmente feita pela engesa foi o chassis e sua blindagem e o restante das peças foi de origem de outras empresas como motor e canhão
O motor segundo a revista tecnologia e defesa na época, publicou uma matéria dizendo q foi a MWM Brasil q desenvolveu um motor diesel 10 cilindros e 1000 cv , a pedido da Engesa, esta empresa , q era uma filial alemã, , foi vendida p uma outra empresa de motores americana e até hj faz projetos de motores p a matriz americana a International ,
Marcelo fala sobre a 23ª brigada de infantaria de selva localizada em maraba - Pará.
sddçs de maraba.
Up
Uo
Up"
Amigo tive o prazer de morar 2 anos na Vila militar em Marabá pois meu pai era militar da ativa. Povo maravilhoso, gente boa. Tenho muita saudade e ótimas lembranças. Grande abraço a todo povo paraense em especial de Marabá.
@@elvis1530 Grande abraço! Maraba é uma bela cidade. Acho a 23ª brigada uma das mais completas do Brasil.
Desenvolver em parceria com outro país. Exemplo a Polônia e o seu PL 01 que possui menos que 50 toneladas. Além de ser um projeto já em andamento e que iria nos economizar muito tempo.
@IDN pode ser uma boa.
PL 01 é lindo
Polska!
Pl 01 tá morto, até onde lembro faz 3 anos que não se tem notícia dele, parece ter sido só um protótipo que não foi em frente
@@jadson345 os rumores que circulam que o próximo mbt do EB não será alemão
Vc foi muito competente e feliz quando escolheu essa música para seu canal, ela encaixou muito bem nós dá um prazer, fica um certo enigma no ar, parabéns 🇧🇷👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Podia mandar meu projeto de blindado pro exército, tenho 14 anos e sou apaixonado por essas máquinas, faço vários projetos de blindados com a blindagem rela calculado com o ângulo de impacto do projétil
AEEEEE essa notificação que eu esperava kkkkkk
Todos nós 🤣🤣🤣🤣
Vdd kkkkkkkkk só que o link tá errado, o certo é
www.sgex.eb.mil.br/sistemas/be/separatas.php
port-028
Até que efim
Até que efim
@Danilo Alves até que efim
@@coyote1815 até que efim
@@emersonmatos1493 Até que efim
@@Kauanfs747 até que efim
É bom que venha com REMUNICIAMENTO AUTOMÁTICO 🇧🇷🇧🇷
O remoniciador ocupa muito espaço diminuindo o número de projéteis transportados no tanque.
Países ocidentais não costumam fazer remuciamento automático pelo fato de além de ocupar muito espaço, peso e diminuir a capacidade operacional do tanque, tem uma chance de falha muito maior que o manual
@@LAGARTOKID Na verdade alguns paises ocidentais estão começando a optar pelo autoloader. Leclerc ja usa e se não me engano estão planejando adicionar isso nas proximas atualizações do leopard 2 (não posso confirmar essa do leopard, eu so li isso por ai).
A verdade é que cada um tem seus pros e contras. O auto loader na verdade é mais leve e ocupa menos espaço no veiculo, tanto que os russos optam por esse sistema pelo fato de a doutrina deles exigir um blindado de baixo perfil (dai que vem a má fama de levarem menos munição, alem do mais o espaço que poderia ser usado para outro membro da tripulação pode ser usado pra adição de mais blindagem, etc).
Ja com o carregamento manual, você tem um membro a mais da tripulação pra ajudar na manutenção, operar metralhadoras secundarias, etc (sem falar da possibilidade de poder trocar a munição depois de ja carregado).
Quanto as chances de falha, na verdade são a mesma coisa. A chance de um autoloader falhar é a mesma de um municiador ficar fora de combate (seja por ter sido ferido, fadiga, etc), então nesse quesito fica "eles por elas".
Tô torcendo muito pelo k2
@@dcfenixii4926 K2 pesa mais de 50 toneladas, eu acho, e torço para que o exército faça seu próprio blindado em parceria com a Iveco, ou com alguma alemã.
Que tal um osorio e um tamoyo revitalizados feito com parceria com a kmw com caracteristcas do leopard 2
Não valorizaram a Engesa que teria capacidade de desenvolver um equipamento desse nível além de ser brasileira.... Esse é o Brasil.
Meu sonho o Brasil fazer o próprio carro de combate, assim como o Osório e o tamoyo
Cara vai ser o tanque da iveco pela parceria ja existente com a empresa
Marcelo faz um video falando dos carros de combate que Emquadrão nessa especificações, sera que poderiam trazer o osório?
Ai sim cara! Tem algum blindado existente que atende todos ou a maioria desses requisitos?
Que falta faz uma Engesa agora hehehe
Não, será um projete quase do zero. Algo que vá atender nosso terreno.
Sim um que vamos construir ;-;
@@josestalinho5230 talvez não que vamos construir....mas que será projetado pra gente....é muito possível
@Donald Trampo Esse excede o peso, tem o Type 10 japonês
O blindado TAMOYO apresentado na década de 1980 pela EMPRESA NACIONAL BERNADINI foi uma grande oportunidade perdida!!! Se tivesse sido adotado e aprimorado pelos centros tecnológicos do Exercito Brasileiro e posto em operação poderia com a ajuda Do tanque OSÓRIO E O CAÇA-TANQUE SUCURI ter transformado o Exército Brasileiro numa verdadeira "tank house" com Uma grande expertise no tema!!!
Outra oportunidade perdida pelo Exército Brasileiro!!! Eu tinha um professor na faculdade que eu cursei que não cansava de repetir toda aula essa frase profética:
QUEM PERDE TEMPO, ETERNA PERDA CHORA!!!
Uma grsnde verdade universal e atemporal!!!!!
Que notícia fenomenal!! Mais um motivo pra sentir orgulho do nosso país.
Notícia maravilhosa!
Exercício de achologia:
Pra mim vai dar Krauss-Maffei na cabeça e um Leopard novo pro EB. Em associação com mais algumas empresas brasileiras, do mesmo jeito que fizeram com as CV Tamandaré. Com a Embraer e mais alguém.
O Ariete é loco de caro, mas a Iveco/Fiat tem muita experiência e poderiam desenvolver um tanque novo para o EB na boa. E os italianos são tutti buona genti. Pode até ser que levem o contrato! Igual o caso do Guarani.
O T90 seria bem interessante, mas esses autoloaders russos não são bem aceitos no ocidente por causa das leis trabalhistas, etc.. Sem falar que ninguém realmente confia nos russos. Além de que teria que mexer no canhão.
T-14 Armata atenderia muito bem, mas o revés é que como a Rússia está sob sanções, acaba prejudicando a logística de peças para reposição, manutenção e etc.
o T-14 Armata está sendo produzido em poucos números por causa do preço, o Ariete tem uma armadura relativamente "fraca", sendo que, que eu me lembre, o mesmo não tem melhorias faz muito tempo. Os T-90 são ótimos tanques, mas se viessem pro brasil, seriam em poucos números. Se não me engano, a KMW está ainda produzindo o Leo2A7V, que pretende ter testes com o APS Trophy da Raphael.
Type 10 japonês também atende aos requisitos do exército, é um pouco mais caro mas comparado ao Ariete é muito mais amigável quando se trata de modernizações que podem ser realizadas no futuro.
Russo nem pensar, esquece isso não vai acontecer
Excelente vídeo Marcelo, você poderia fazer um vídeo colocando os possíveis candidatos a ocupar o lugar das nossas viaturas atuais, e que corresponde as exigências do EB?
Marcelo, vc citou o Leopard e o Abrams como fora dos requisitos por conta do peso. Quais equipamentos atuais poderiam atender aos requisitos?
Type 15 Norinco, T14 Armata, Kaplan NP... A princípio esses na minha opinião cumprem os requisitos
@@leonardobochensky405 Vc já leu os requisitos? Nossa!
@@pati-mate988 o padrao de tiro de projeteis OTAN esta especificado nos requisitos?
O TYPE 10.
Obrigado Bolsonaro por devolver o protagonismo que o nosso exército merece
Bom dia Marcelo, muito bom vídeo amigo.
Poderia pensar em fazer um vídeo sobre a atual composição de veículos de combate terrestres brasileiras? Algo como quantidade, concentração deles em nossa geografia, prontidão dentre outros aspéctos.
Muito obrigado 😊
Mal saiu a notícia e eu já estou aqui sonhando como Osório II ...
Tá na hora do Osório 2.0!!!
Marcelo qual seria a probabilidade de uma versão do "Osorio" entrar em cena?
Se for para desenvolver um blindado nacional, que seja assim...
Conseguimos primeiro o dinheiro para o desenvolvimento e a aquisição.
Para termos certeza de que não será um novo Osório.
Mais um ótimo canal ,pra que perder tempo assistindo jornal em canal aberto se temos Marcelo, Lito e tantos outros do you tube,parabéns e que não fique só no papel.
Temos IVECO aqui no Brasil os italianos estão fazendo uma versão melhorada do seu tank uma parceria com os italianos seria ótimo era do expandir a fábrica no Brasil e deu o problema como sempre é o dinheiro.....
Tomara que não. Os carros da Iveco são muito sem ambição. Veja pelo guarani que além de da blindagem suporta tiros só até o 7,62 mm ainda se colocar blindagem extra e o ramax já perde a flutuabilidade.
Se houvesse ambição do exército naquele época ao invés de aceitar qualquer coisa,hoje poderíamos estar com um carro descente capaz de resistir pelo menos a tiros de .50 ou uma carro com sistema de guerra sentrada em redes.
@@ivaelson9 A Iveco tem uma família de blindados sobre rodas, não é só o Guarani, tem por exemplo o Freccia q é um dos mais bem blindado veículo sobre rodas atual.
Então mais não tem 1 veículo que você possa dizer é top de linha e tem que ser sobre lagarta. Não adianta compra um tanque mais ou menos agora é daqui 6 anos estar desatualizado. Ao invés de de fazer parceria com empresas como essa é melhor adquirir licença de produção de um merkava ou um k2 pelo menos não vai estar desatualizado tão rápido.
@@ivaelson9 Eles estão desenvolvendo o Ariete C3, mas nem ele, o K2 ou o Merkava atendem os requisitos.
@@julio94157k2 é muito caro e merkava com canhão 120mm pesa 65 toneladas
Aí se a engesa estivesse funcionado ainda nos dias de hoje era só dar o projeto nas mãos deles e logo teríamos alguns protótipos.
Fazer o que, ao menos tivessem tentando arranjar um último contrato com o EB ao invés de apostar tudo
@@marrvynswillames4975 o governo na época deveria ter dado mais prestígio a ela já que era uma empresa nacional e de muito qualificada.
Osório não era um bom projeto em termos de manutenção e para venda. Tinha peças de mais de 5. Países diferentes
@@franthesco23 mas vc já parou para pensar o quanto de experiência ela já teria acumulado até os dias de hoje? Talvez ela já estaria produzindo suas próprias peças quem sabe.😊
@@fabianopires7860 Engesa não produzia canhão, não produzia motor, sistema de tiro... Pq não era sua área, isso desde os urutu e cascavel
3:20 já começa com mentira, no documento diz: 3.1.3 Compartimento de combate
ROA 24 - Possuir como armamento principal canhão com tubo de alma lisa e calibre 105 mm
(cento e cinco milímetros). (Peso dez)
Não, vai ser 120 mesmo
O canal é tão bom que ta em alta !
Vc poderia fazer um vídeo sobre quais MBTs existentes no mercado atendem os requisitos exigidos pelo EB?
Fico pensando como seria se a Engesa ainda estivesse funcionando....
Putz!
Tecnologia de ponta
Simplicidade
Robustez
Mecânica confiável
Isso é fato tchê
Não essa coisinha de brinquedo da Iveco, já viu o Guarani de perto é nítido a porcaria
A Engesa concertesa teria alguma coisa pra apresentar... Marcelo fala sobre a Engesa e o que ela produziu. Um abraço sou fã do seu canal...
Eu olhando esses tanques deu uma saudade de jogar aquele jogo World of Tanks Mercenários.
Parabéns pelo o conteúdo do vídeo!
Daniel Carlos de Fortaleza
Excelente vídeo Marcelo. Sempre esclarecedor e ágil.
Por favor, faça um vídeo dos possíveis tanques de guerra que se enquadrariam nas especificações do exército.
Cite alguns MBTs existentes que poderiam se enquadrar nesses requisitos. Seria interessante.
Existe hoje algum veículo que se encaixaria nas especificações do EB?
No. Demasiado ligero, y quieren que a la vez aguante un proyectil flecha en el frontal a mil metros pesando solo 50 toneladas. Eso no existe por ahora. Perdón por escribir en español, no hablo portugués.
@@JesusSanchez-ij5de Muchas gracias 👍🇪🇸
Só o Type 10 japonês
@@julio94157 El type 10 no me creo que aguante un disparo a esa distancia. Es casi a bocajarro.
@@JesusSanchez-ij5de Ele e o K2 q é 5 toneladas mais pesado foram projetados pensando nisso.
É como falam aqui na Paraíba "papel aceita tudo!", Pena que os políticos brasileiros não valorizam nossas forças armadas!!
" O BRASIL E NOSSO " 🇧🇷🇧🇷
É claro que o brasil é nosso,se não é nosso e de quem?
@@sdpoliciamilitarpm9436 dos alienígenas 😂
@@wadson990 vc ja está parecendo um alienigina com essa foto ai no perfil.
@@sdpoliciamilitarpm9436 sua foto já diz tudo também 😂
@@wadson990 eu não eu sou humano, mais essa sua foto ai no perfil é tipo, uma mistura de predador com vc kkkkkk😂😂
Provavelmente será lançado uma licitação onde os fabricantes terão que apresentar um projeto novo assim cono foi as fragatas Tamandaré. Espero que não dure 10 anos para decidir o vencedor!!!
Faz um video falando sobre a importancia dos colegios e academias para nossas Forças Armadas
Primeiro, a algum veículo assim ou parecido no mercado? Qual ou quais seriam obg!
o type 10 japonês, mas é caro
Seria uma máquina e tanto!
Arriete italiano
Up
K2 black phanter coreano
Faz um vídeo sobre os protótipos do Osório que o exército toma conta e se ele nos dia de hoje poder ser uma opção!
É um MBT dos anos 80, e a Engesa nem existe mais, pode esquecer
Nem pensar.
Se quisermos produzir nossos blindados, temos que usar oque tem de mais avançado no mercado, e não um projeto já antigo.
O Osorio esta morto e enterrado, e nunca mais vai voltar, e mesmo que exista a minima possibilidade de trazer o projeto de volta, era um projeto de quase 40 anos de concepção, é completamente obsoleto para as próximas decas que o novo MBT brasileiro dever ter. Então uma coisa que não vai acontecer é a volta do Osório, aceitem que dói menos.
Praticamente um MBT Osório 2.0!🤔
Sempre um show de imagens e uma introdução explicativa.
boa noite Marcelo, gosto muito do conteúdo do canal, acredito ser o melhor canal brasileiro no You Tube.
Gostaria de ver um vídeo falando sobre a transmissão dos blindados.
Pra mim só esqueceu de falar quais tanks se enquadram nesses requisitos.
nenhum o Brasil fará um projeto nacional.
Parece que o que mais se aproxima é o merkava israemlense...
@@alexandregonsalves4917 que nem a pau venderia pro Brasil
@@lucas25285 tambem acho que nao,vi uma publicaçao no face hje sobre isso...
Mas o merkava utiliza canhão de 105mm. Ou estou enganado?
Marcelo, o EE-T1 Osório atende essas especificações?você acha provavel o Exercito querer Retomar o Projeto?
Mais fácil fazer do zero
Não. Projeto completamente obsoleto. Esqueça o Osóro vai por mim.
O Osorio esta morto e enterrado, e nunca mais vai voltar, e mesmo que exista a minima possibilidade de trazer o projeto de volta, era um projeto de quase 40 anos de concepção, é completamente obsoleto para as próximas decas que o novo MBT brasileiro dever ter. Então uma coisa que não vai acontecer é a volta do Osório, aceitem que dói menos.
@@Ademaral1 um projeto novo seria melhor
@@Ademaral1 oxe,aceitar oq,só perguntei um bagulho por curiosidade,gostaria mesmo de ter um tanque nacional nas forças armada,por isso da pergunta,igual o camarada falou acima,Mais facil fazer do zero...
Exercício, Genral Mourão ajude o povo brasileiro!!!
?
Q
Chapou o Cocó
?
Podia ressucitar o osorio e o tamoyio ... usar grafeno e niobio ... remuniciamento automatico e lancadores de misseiis .....
em minha humilde opinião MBTS são armas ofensivas... usadas para invasão... porém seria legal ter alguns ... creio que seria muito melhor investir em caça-tanques e armas anti- tanques... pequenas, baratas e muito eficazes contra esses MBTS...
Mas com recarregamento automático ou n???
Provavelmente sim
Sim porque ele é muito veloz e ágil e o canhão de carregamento automático foi feito pra isso
Ja cheguei laikando
O You Tube só deixa o Hoje no mundo militar em alta quando eles pensam que o vídeo é sobre jogos.
Muito bom o vídeo! Parabéns pelo trabalho.
Feliz pelo exército,já estava na hora do Brasil mostrar e estar no topo militar.
Pelo visto o EB vai ter que desenvolver o seu próprio blindado por que eu não me recordo de nem um blindado dentro das especificações requisitadas
Type 10
Quem quer a volta da Engesa dá um like!
Qual carro em primeiro momento se encaixaria neste padrão.
type 10
@@jffweb4380 Por incrível q parece, qualquer um q cabe em um Leo 1, cabe nele.
@@julio94157 Type 10 tem Origem em qual país?
Muito bom Marcelo vc sempre com vídeos e explicações maravilhosas sobre o nosso país e sobre o mundo militar show parabéns
O Brasil com parceria com os alemães poderão fazer grandes projetos para o seu mbt