Muito bem explicado pai André, porém a prova da pólvora não devemos levar em consideração. Eu mesmo sem guia já ascendi pólvora na mão para provar que não precisa estar incorporado, porque tinha uns médiuns se autopromovendo porque os guias deles já tinha feito essa prova. Ascendi na mão usando esqueiro, só ficou o borrão sem me queimar, mas tem que ser uma Pólvora de marca boa, de preferência da marca "elefante", que dá certo de fazer sem se ferir.
Sua bênção meu velho! Pai Roberto aqui. Antigamente a mediunidade era fator de entrada na Umbanda. Hoje a pessoa quer entrar na Umbanda para ser médium.
Até a Egregora espiritual Cristã fala a mesma coisa que o Pai André, quando o Apóstolo São Paulo diz em Efésios: "Acerca dos dons espirituais não quero que vos sejais ignorantes: cada um de nós tem um dom: o dom de falar, ou de profetizar, ou de ouvir, ou de falar línguas estranhas, ou de interpretar as línguas estranhas." Fantástico, Pai André. Parabéns pelo ensinamento!!🙏
Realmente muito difícil, maioria dos médiuns de 30 anos + de religião estão trabalhando em pequenos congas juntos dos seus, pq as tendas e terreiros atuais estão em grande maioria difícil se quer de frequentar.
Foi isso que fez minha A filha se afastar da umbanda esse modo de agir só no interesse sem a verdadeira caridade a mediunidade virou ganhar dinheiro se não tiver grana não pode ficar no centro de umbanda é muito tresti isso.
Desistir de ficar em um determinado centro de umbanda porque eles cobram por absolutamente qualquer coisa. Até para fazer limpeza era um absurdo de caro, tinha que pagar um curso para entrar, pagar quase R$400 de batismo e por aí vai... eu sei que toda casa tem suas despesas, mas achei além da conta cobrarem por tudo. Tem até dias de "giras" fechadas onde se paga para participar. Hoje trabalho em uma casa realmente com o preceito de caridade e é extremamente gratificante poder ver que ainda existem lugares que preservaram a real essência da umbanda.
Adorei o vídeo nem todo mundo tem coragem de falar. Gente nao vejam como critica vejam esse vídeo como um alerta para as religiões de matrizes africanas vejam como aprendizado Parabens pelos sabios conselhos. ❤ axé
O médium quando começava, seguia da seguinte forma: 1) passava por um período de adaptação para saber se realmente era o que queria. 2) depois do tempo de adaptação começava o desenvolvimento. 3) após essa etapa em que o guia começava a incorporar, o guia não fumava, não bebia e usava branco. 4) após o amanci o guia riscava o ponto e cantava, só então ele poderia começar a fumar e beber e pedir sua vestimenta e acessórios. Hoje o médium chega no terreiro e em menos de um mes já está incorporando, fumando, bebendo e dando consultas. Eu comecei a incorporar com menos de 7 anos, o caboclo d minha avó carnal que era dona de terreiro, suspendeu até os 7 anos e no caso do Exu só com 14 anos.
Verdade No terreiro em Q comecei também era assim Médium em desenvolvimento fazia o amaci com três meses de terreiro Mesmo depois de desenvolver os guias não bebia, não fumava e não dava passes, e não usava nada apenas a roupa branca básica, Depois de uns três anos quando mãe bebia Q o médium estava firme fazia a coroa no santo de frente aí sim podia dar passe os guias podiam beber e fumar mas tudo moderado A bebida era pra ser servida apenas uma vez na medida na dois dedos Agora mudou um pouco e está com outro dirigente. A gente estranha algumas coisas.as vezes da até vontade de abandonar tudo.
Quem dera tivesse conhecido uma umbanda assim. Infelizmente joguei anos da minha vida no lixo em igrejas evangelicas, so quando completei 30 anos (há 2 anos atras) que conheci a umbanda. Até os meus 6 anos de idade minha mãe era iaquequerê (mãe-pequena) no candomblé e ela era inconsciente, mas depois muedou de religião e começou a me levar pra igreja. Acho que n tive essa sorte de ser inconsciente igual ela pq das poucas vezez que incorporei (sei lá se foi incorporação) eu não apaguei e estava consciente, foi horrível a sensação e o medo de ser uma fraude. Deus me livre ficar fingindo, jamais! O dilema de ser "eu ou o guia" me desanimou tanto que eu quis mais desenvolver, pq falaram que se a pessoa nasce consciente morre consciente. Atualmente frequento apenas como consulente e vejo o quanto toda essa seriedade faz falta, já que casas sérias está bem dificil de encontrar.
Isso é fácil de resolver, para ser um médium inconsciente, você precisa passar primeiro o amanci é depois obrigação de anjo d'guarda. Aí resolve o caso.
@@sebastiaodasilvacosta133 Gratidão pelos ensinamentos meu irmão. Eu sempre falo pra espiritualidade que se esse for meu caminho, quero fazer da melhor forma possível com amor e respeito. A caridade independente se irei incorporar ou não. Gratidão novamente, que Pai Oxalá te abençoe sempre.
Sou medium conciente deste o inicio,passei por provas polvora,bebida estranha,tapete de vidro,confesso que meu coração ficava a mil,mais meus guias falavam.pra eu ficar calma,e eles sempre deram o nome,se tivesse certas provas hoje, não teria tanta maluquice
Irmã, a benção. Peço permissão para fazer uma pergunta, se possível 😊. Sou novo na religião kkkk Você sendo consciente sentia seu corpo se mover sozinho e apenas observava, ou vc tinha autonomia pra controlar? Nessas provas, vc sente seu corpo mas não sentia a dor né? Eu incorporei poucas vezes mas não sei se foi incorporação ou apenas irradiação, pois acho confuso distinguir onde termina a irradiação e começa a incorporação. Meu maior receio é cometer animismo e desrespeitar a espiritualidade e o próximo. Gratidão minha irmã, axé.
minha irmã todas as religiões atualmente tem mais charlatarismo e doidos do que vdd fiéis, que Zambi maior lhes guie e abençoe nós vossos caminhos, Saravá 🤝🏾🙏🏾
Fiz parte de um que pagava a mensalidade e ainda assim todos os dias era pedido de um tudo: desde papel higiênico até soda cáustica para desentupir o banheiro. Ficava me perguntando porque, mesmo pagando a mensalidade, ainda tinhamos que sustentar o terreiro de tudo. Era abusivo.
A nossa umbanda nunca mudou,mais as pessoas estão mudando de uma tal maneira a espiritualidade... Sou de antigamente e não mudo,pois se tudo está bem, porque vou mudar. Os centros espírita antigamente era de muita reverência,o sacerdote nos ensinava uma vez só,os médiuns não precisava, pergunta nada. O meu saravá meu irmão!
Excelente explanação, Pai. Hj em dia, observo muito ESTRELISMO, tanto das Correntes e dos Pais e Maes de Santo. Orixas e Guias nao precisam de holofotes apontados. Quem precisa sao os humanos. E concordo que o "comércio" tambem nao é a função da Caridade. Os médiuns devem ter a consciencia que Amor e Caridade não paga a vela, o ebó, os trabalhos. Cobrar pelo justo é plausível. E se nossa Aruanda reverbera tudo aquilo que de bom emanamos. Se o Irmão precisa de ajuda, a Caridade é a aplicação. Se ele voltar e retribuir ao Amor e a Caridade, é sinal que Aruanda entendeu que tudo foi feito de forma positiva e todos prosperam. Prestar atenção ao sinais e a pontualidade do que se foi procurado. O caminho daquele que procura é a resposta pontual daquele Guia. Nao pode ser intelegível, mas precisa fazer sentido e a sinergia deve dar a resposta ao consulente. Que Oxalá Abençoe à Todos ❤
A mediunidade cada um de nós já nascemos com ela, eu vejo que existem pessoas que estão perdidas no seu caminho espiritual por isso que vejo muita gente perdida dentro de um terreiro que estão fazendo o que não foi dado para ela no espiritual.
Concordo!!! Até pq, se o Guia chefe de uma Casa não tem condições de saber se um filho está ou não incorporado; não deveria chefiar uma Casa. Sem contar, que temos q ter cuidado especial com mediuns muito anímicos, que precisam de uma orientação diferenciada. Sem contar que já vi muitos quiumbas andando em cima de cacos de vidro, outros acendendo pólvora na mão, sem machucar. Enfim, essas "provas de fogo " não provam nada. Minha opinião baseada em 45 anos de Umbanda
@@luizmiranda2974 tradições africanas, normal isso na terra mãe, não prova nada porém da desespero ver os que se dizem médiuns atualmente, na alta evolução deles são muito fracos e frágeis.
Olá, eu sou médium inconsciente. Falam que há poucos, tenho um dom deste criança,mas desenvolvi a 5 anos. Eu incorporo mas não lembro de nada quando retorno ao estado normal. Sinto muita sede ao retornar,pois fico com a boca seca. E são poucas coisas que acabou lembrando,ou seja, somente o que eles desejam. O meu problema é a energia que eu puxo . E todo centro que vou puxo a energia e sinto os fios energéticos em meu ori. Neste caso eu acabo sabendo quem está mentindo na incorporação, porquê sinto os ligamentos. Estou sem casa. E procuro meditar e desenvolver na minha própria casa. Além desses fatores, converso com espíritos e me ensinam muito o significado do amor e da fé.
Está fazendo um ano que estou recebendo meu guia. No começo foi aquele mesmo dilema de todo medium iniciante:" sou eu ou a entidade ?" Mas com o tempo e o direcionamento dos irmãos de corrente e dos demais guias essa dúvida vai desaparecendo e a cada desenvolvimento eu me sentia mais seguro, mesmo eu ja sabendo da mediunidade consciente eu tinha essa dúvida. Eu sei que muitas coisas ainda estão por vir e o aprendizado espiritual ele é maravilhoso, para vida toda. Mesmo os irmãos mais antigos da corrente dizem que é um aprendizado constante. Sei que não é fácil e é uma responsabilidade enorme ser medium, mas com a devida orientação, disciplina e busca pelo conhecimento da religião as coisas tendem a fluir da melhor maneira possível. Obrigado por mais este video, que pai Oxalá lhe abençoe sempre.
Eu sempre vi através da intuição os pontos riscados, quando vai se aproximando a hora da gira eu já vejo pela intuição o que mais vou acrescentar no ponto riscado
Axé! Infelizmente muitas coisas desencontradas acontecem hj na Umbanda. A maioria dos pai/mãe de santo fazem da religião um balcão de negócio. Virou profissão, a espiritualidade fica de lado. É muito triste usar a mediunidade como meio de vida. Sarava fraterno!☕🌿🏹💚🍭💕🎩🌹
Pai André Luís sua benção. Primeiramente obrigado por compartilhar esse conhecimento com todos e principalmente para os mais novos na Umbanda. Iniciei na Umbanda em 1985 em São Paulo e minha mãe de santo falava muito dessas provas de fogo ( andar sobre a brasa, andar sobre caco vidros, carregar tronco de arvores nas costas, fumar charuto do lado ao contrario ou seja a brasa dentro da boca no caso da incorporação de exus.) Realmente se falava que a mediunidade era um dom mas na nossa casa eu uso a pemba na mão do médium. Um Sarava fraterno aqui do UTOBEM - Londres. Pai Fernando
Eu fui levado a uma pedreira e onde tinha uma pira de fogo. Quando meu xangô veio ele foi até a pedra e fez sua saudação e depois colocou a mão dentro das chamas do fogo, quando ele tirou minha mão do fogo os irmãos chegaram correndo para ver se eu estava bem e nossa mãe de santa olhando de longe apenas riu para os irmãos e falou que estava tudo bem porque eu não poderia me machucar porque estava com meu guia naquele momento. Quando vi as fotos até eu me assustei, mas foi uma benção ter passado por esse "rito" de forma espontânea. Depois me explicaram que eram antigas provas de fogo usadas nos terreiros.
Gratidão. O que Kardec quis colocar é que todo mundo é médium, pois vivemos em dois mundos, dia a dia, quando dormimos....só o corpo dorme... então o perispírito é o meio de ligação entre a alma e a carne enquanto encarnado. Mas ele frisou que nem todos tem condições orgânicas e psicológicas de incorporar, pois isso é decidido no plano reencarnatório de cada pessoa.
O medium esponja, nas palavras de Linhares, é aquele que tem o dom da mediunidade,.mas opta por não exerce-la, não estudar e por isso não consegue "dar passagem as energias"negativas" da egregora. Isso e mais o indivíduo e não a entidade
Saravá boa noite ouvindo o senhor falando das,provas passei poriço a muitos anos atrás ,as provas de porvoras não era com Exús nas giras de baianos tbm ,na época Exú se tivesse encorporado dava o marafo Exú bebia,me lembro na gira de baianos a minha mãe de santo testava com porvora,ela tacava água pra caboclo gira,pra marinheiro pra ver se tava firme,ela testava caboclo na mata,ela chegava primeiro na mata e colocava os charutos nos pé das árvores,nois chegava se preparava pra trabalhar com caboclos eles,vinha e tinha saber aonde estava seus charutos pra fumar,era testes na encruzilhada ela só levava médios firmes nas matas e encruzilhadas me lembro que pra ir em enterro só se fosse de entes queridos tinha tudo uma preparação,ela fazia giras fechadas com gente,as giras lá era 3 dias na semana segunda, quarta e sexta feiras,a última sexta feiras do mês era esquerdas e de 15 em 15 dias no sábados era gira fechadas e banhos que ela preparava pra nós foi um tempo rígido e mais selvagem eu começei com 15 hj tenho 50 anos mas tenho saudades daquela época não tinha internet nois nem sonhava em tecnologia minha mãe de santo faleceu já tem 17 anos depois fechou mas a casa lá ficou aberta a maís de 50 anos,ela não limpava médios que desobedecia não se chegasse ruim as entidades da gente que tinha que vim e limpar ela ficava sentada com o cachimbo na boca só observando mas Tudo isso a muitos anos atrás, acredito que hj não pode mais esses testes hj me cuido em casa não bato cabeça mais em lugar nenhum,gostei do vídeo me fez voltar lá trás.
Eu venho de uma umbanda antiga onde se mantinha essas tradições do guia quando chegasse tinha que dar nome falange de onde era,ponto riscado e ponto cantado.já vi muitos testes que hoje em dia jamais acontece.Tudo hoje em dia está muito modificado e no meu ver acho bem ruim porque aquele fundamento fica perdido lá atrás.Axé a todos
Eu gostei muito da sua opinião sobre esse assunto de prova de incorporação. Eu sempre tive muito medo disso, e nunca consegui formar uma opinião a respeito. Mas reparei q de vez em quando, enquanto incorporada, eu sentia vontades estranhas, como tocar a chama da vela, pisar em pedras. Como sou iniciante, não sei se pode ser alguma mensagem q as entidades estão me passando, como se estivessem mostrando que querem a prova. Mas estou no desenvolvimento, e sei que com calma, as coisas vão se mostrar.
Bom dia. Concordo com tudo o que o senhor falou. Ainda não abri a minha casa mas pretendo seguir dessa forma. 1o preparar o corpo mediunico para depois começar os trabalhos. Espiritualidade é coisa séria pra gente séria. Axé
Eu estou em desenvolvimento mediunico e não consigo lembrar de nada quando estou em incorporação. Eu fico com muito desconforto e vergonha, mas ultimamente eu tenho me sentido mais confiante para quebrar estes paradigmas. Axé ❤❤❤
Boa noite, pai André! Sua licença para opinar: tenho procurado ler a respeito da mediunidade, e entendo que todas as pessoas são médiuns, MAS nem todas são médiuns ostensivos, ou têm mediunidade que seja ideal para trabalhar em terreiro, centro, etc. Qualquer pessoa teve, no mínimo, alguma intuição, e isso é um tipo de contato, mesmo que breve, com algum espírito (ou seja, mediunidade, mesmo que fugaz) 🙏🏽
Que vídeo maravilhoso pai 🙏🏼 eu compartilho da mês ideia . Hoje em dia um guia falar que a pessoa precisa trabalhar elas não fazem uma boa leitura … e na maioria das vezes e trabalhar seu eu sua cabeça… dae entra a enganação pq tem lugar que quer casa cheia .
Sr. André Luiz, essas provas se aplica para médium iniciantes quando ele foi informado que é médium girante e de incorporação, mais como sou nova na umbanda, não gosto de mentiras e sou verdadeira quero aprender o que é correto na umbanda !
Gratidão por mais esse ensinamento. É um acalento pra mim saber que tem sim terreiro de umbanda com um pai de santo responsável que oriente seus filhos no que é correto. Um dia quero ter a oportunidade de lhe conhecer pessoalmente e receber seu Aché ❤
Boa tarde! Concordo em número, gênero e grau. A "modernidade" está frustrando muitos potências filhos de fé. Regra e tradição tem que ser verdadeira e na minha caminhada espiritual nunca nada na vida Mediúnica foi fácil. Crescermos mediunicamente com muito sacrifício nada é fácil e não existe fórmula mágica. Sarava!
André mais uma elucidação perfeita concordo com o senhor é da maneira que aprendi e ainda estou aprendendo pois como dizia nosso dirigente "A UMBANDA E A VIDA SÃO AS ÚNICAS ESCOLAS QUE JAMAIS TEREMOS O DIPLOMA POIS É UM APRENDIZADO CONTÍNUO "obrigado por mais uma aula maravilhosa gratidão, MEU SARAVÁ FRATERNO A SUA BANDA
Se riscada o ponto, era desenhado no livro da casa, quando voltasse riscada o mesmo ponto se confrontada, depois a prova de fogo, isso no meio fechado a portas fechadas. 😮 😮😮😮😮😮😮😮
To conhecendo este canal hj me considero um aprendiz de trabalhador de umbanda sei quase nada me sinto um grão de areia mais sinto uma energia que não tem como descrever então só agradeço a Deus . E deixar o barco seguir . O que o senhor falou significou muito pra mim obrigado.
Gostei do vidio . Vc falou tudo ,no tempo das minhas tias na umbanda era muito bom sem marmotagen. Hoje a umbanda esta fora da realidade. Seria bom se todos terreiros fizesse a prova de fogo . Prq só assim a umbanda verdadeira voltará. Sou umbandista fiquei na minha primeira casa 10 anos e tinha a prova de fogo . Em 2 casas que entrei depois eu não fiquei prq era uma bagunça. Só marmotagen.
é tudo verdade, essa do guia falar por parabola já vi muito. e estudei o kardecismo e entendi que realmente toda pessoa pode ser médium, mas nem todos tem mediunidade ostensiva e a maioria não é inconsciente (porque muita gente entende que médiu poderoso é o inconsciente). tem vários tipos de mediunidade e tem vários graus. nos trabalhos de umbanda a incorporação é a almejada, por isso concordo com os cuidados que os pais e mães de santo devem ter para dar oportunidades aos que querem participar das giras.
Era realmente bem diferente de hoje em dia. Ser doido para ter incorporação nunca fui ficar desejando ,se vier veio se não vier não veio, tudo tem sua razão .
Sua bençon Pae André gratidâo por esse video em quanto a esso que vocē diç que guías dicemdo coisas como essas os guías teim muito trabalho pra facer com os verdadeiros problemas que a gente teim qual sería a necesidade de elles perder o tempo falando coisas vaas a Umbanda de verdade e pra ajudar a gente que nessesita. Gratidâo Pae por seus videos que sempre ajuda muito gratidâo mesmo
Pai André sua bênção, pai na hora de acender uma vela o medium que não é de incorporação tem a mesma força de um médium de incorporação. Qual é essa relação.
Boa noite pai André. Quero sumir com meu vizinho já joguei terra de formigueiro pó de osso de frango torrado com pó de sumiço e pimenta do reino e o desgracado não some. Pelo amor de Deus me ensina alguma coisa pra eu fazer pra ele sumi da minha frente.
De Acordo! Fui liberada para dar passes, mas peço para que não anotem atendimento pq me sentirei firme apenas quando os meus guias passar nome e riscar ponto. Só assim me sentirei segura.
Verdade pai, graças a Deus eu tenho um Pai de Santo das antigas. Tem hoje em dua ate curso de mediunidade, gente inde ja se viu isso. Curso de naralho cigano, cursi da umbanda, eu fuco passada com isso. Desde pequena eu tive a minha mediunidade, mas nunca quis me desempenhar pra desenvolve lá, e mesmo assim hoje leio cartas ciganas e nunca fiz curso . Se meus guias quiserem me passar eles me mostram e passam. Hoje virou comércio pra tudo. Eu cobro minhas consulta, nada absurdo, o justo e às vezes faço até gratuito pra quem precisa e nem coloco tempo ora leitura. Parabéns pelo o ensinamentos. Amei.
Sua Benção, Essa de Riscar ponto é meio arriscado, pois ha entidade q não quer riscar naquele chão e não vai riscar por questoes adversas.... ja vi muitos relatos, não sei se era questao do chefe da casa não entender o que ta acontecendo. as vezes não querem ta ali e não vao fazer e não é marmotagem eis a questão
Boa noite, wue video maravilhoso! Muito explicativo! Justamente, na minha infância, na adolescência se ia em um terreiro tomar um passe e, tinha-se a informação que nem todos são mediuns de incorporação. Era natural essa informação. Hj as pessoas querem frequentar um terreiro para incorporar somente. Não procuram a espiritualidade para evoluir, para ter aproximação com seus mentores espirituais, ter qualidade de vida. Isso é o que eu busco na umbanda. Axé 🤍🕊️
Na casa que eu frequento a mais de 15 anos, a prova é assim, mesmo riscando ponto , cantando ponto e dizendo por quem ele foi enviado e qual a sua frente, assim que o pai se santo aqui da casa sabe , quem esta pronto e quem tem que desenvolver mais ainda.
Adorei sua explicação, tem muitas diferenças dos terreiro antigos e os novos, grandes diferenças, precisa estar atenta (o) fui orientada muitas vezes a desenvolver minha mediunidade, com tanta coisa que vi tinha medo, hoje não tenho medo, agi com precipitação ao entrar em um perto de casa, que logo comecei a me sentir desconfortável de ver meus irmãos de axé com disputa quem era melhor, brigas, discussões, o pai de santo muito bonzinho e permissivo, a mãe pequena sofrendo pra colocar ordem, e senti de sair, pois ao meu ver precisa ter disciplina, como o sr falou os pais de santo ea mãe pequena recebendo entidade junto com os filhos, e os que esta desenvolvendo fica a merce da cambone que é 1 só, e outros irmãos que ainda não recebeu os guias, a falta de união era grande, eu acho quando é pra ser é natural, os estudos abre o horizonte de conhecer os fundamentos, os guias e os orixá
Sua benção meu velho e que Oxalá lhe abençoe para seguir prosperando com esse trabalho que muito ajuda a elucidar aqueles que se encontram como folhas ao vento precisando de amparo e boas informações. Sobre a cobrança, acredito que seja ela deva ser feita de forma justa e sem excessos, assim como o senhor falou, observando sempre os parâmetros da caridade, que é a pedra fundamental da nossa Umbanda. Nós que seguimos a tradição, cada qual em sua raíz, não assumimos essa bandeira para enriquecer, mas sim para prestar caridade aos tantos que se encontram perdidos e em necessidade. Portanto, creio eu, que todo valor que ultprasse as necessidades de manutenção de uma casa, deveria ser automaticamente revertido para caridade, seja com cestas básicas ou através de serviços abertos ao povo da região, que acredito inclusive ser algo semelhante ao que o senhor pratica em sua casa. Dessa forma a Umbanda possiblita ao pai/mãe que cumpra seu desígnio sem descuidar da casa e sem romper com esse grande fundamento para nós que é a caridade, pois como todos sabemos é dando que se recebe. Paz e bem.
m relação a cobrança, nosso terreiro cobra mensalidade dos filhos da casa no valor simbólico de 20 reais por mês, mas não cobramos nada dos nossos consulentes , a não ser que os mesmos queiram fazer uma contribuição espontânea.
Bem isso mesmo, não se desenvolve o que não tem, todo mundo acha que é medium, enchem os terreiros, acham ou fazem de conta que recebem entidades e nas consultas falam o que querem e afirmam que foi o guia que falou, está desanimador ir a terreiros hj em dia, lamentável..
Adorei os esclarecimentos! Tenho certeza que a minha mediunidade é real, já sabia , mas como iniciei aos atendimentos recentemente ainda tinha esse receio, não sei porque, pois sou sempre atendida pelos meus guias! Gratidão pelos ensinamentos e esclarecimentos, forte abraço
Sua bença meu pai!!! Tive essa mesma conversa com uma irmã e muito me preocupa. Tenho visto muitos filhos, casas cheias, mas não tenho visto fundamento. Precisei sair da casa que frequentei por 10 anos, motivos que não cabe aqui e, fui para uma outra casa. Quero deixar claro que em momento algum falo mal de quem quer que seja, apenas fico preocupada com o que tenho visto. Já pedi para conversar com o dono da casa e estou esperando que ele me atenda. 'A por que a senhora não sai da casa?' Não. Se podemos ajudar. Porquê não???!!!.. Sucesso. Crescimento. E muito axé ❤📿🙏🏼
alguns falam que a pessoa vai morrer se não fizer o pai ou mãe de santo manda.. triste ouvir ameaças usadas para extorquir dinheiro. listas de carnes e frangos para determinado orixá ou entidade.
Antigamente os mediuns eram inconsciente, hj os mediuns são conscientes, essa é a diferença. Acho correto pedir o ponto riscado e o ponto cantado,mas machucar o mediim consciente acho bem fora de lógica. Eu não concordo com isso. Pq se hj em dia só existe mediuns consciente acredito que a umbanda vai chegar ao fim pq esses testes não tem como ser feito sem assustar o medium.
Perdão pela divergência de opinião, mas quem não pode com mandinga não carrega patuá. Ao meu ver pelo menos, partindo de experiência própria vivenciada por mim, é extremamente irrelevante a questão da consciência do médium. Se ele tem fé em sua entidade, em seus trabalhos, etc... Pode ter a consciência que for. Suas entidades não vão machuca-lo ou deixa-lo se machucar, não há lógica nisso.
A consciência do médium é para que ele aprenda as lições ensinadas aos assistidos em vez de ser somente um “cavalo” inconsciente que de nada se lembra. A espiritualidade se renova e está muito mais à frente do que imaginamos.
A sua benção 🙏🏻 tenho uma dúvida, minha avó participava de um terreiro e não fez feitura, ela dizia que essas coisas não existiam antigamente e que a mãe de santo dela passava os fundamentos que tbm foram passados pela antiga mãe de santo dela. Minha dívida: pq tanta feitura na umbanda hj se naquela época não precisa?
Boa tarde Pai, peço sua liçença. Tenho um duvída, algumas entidades minhas já falaram que não dariam o nome por conta de uma lição que eu preciso aprender, devido a minha ansiedade sempre quis saber o nome das entidades e elas sempre falaram que antes do nome o trabalho delas é o mais importante e que isso seria uma lição pra mim... o que você acha?
Bom Dia, sua benção.. falou tudo, sem mais nem menos. por isso a umbanda de verdade esta se acabando .😩 eu sou da época dos testes de fogo, do ponto riscados e 25 anos atrás, não tinha Internet, para ver e decorar.
Nossa eu adoro ver suas explicações sou da umbanda antiga onde pra ser médio tinha que ser de verdade onde os testes eram com pólvora na palma das mãos só do tempo da federação de umbanda senhor Pedro Furlan em Osasco isso sim
Bom dia! Sou jovem na umbanda! Estou em constante aprendizado! E fiquei com muitas dúvidas em relação aos meus guias diante deste vídeo! Pq eles nunca riscaram ponto ou pediram sequer uma Pemba. Fiquei pensando mesmo com tanta fé se não estou mistificado!
Muitos terreiros agora nem risca ponto risca gratidão pai por trazer esse tema que e fundamental pra nossa verdadeira umbanda sou Ana Maria sacerdotisa de umbanda com muito orgulho sou de presidente Prudente
Muito bem explicado pai André, porém a prova da pólvora não devemos levar em consideração.
Eu mesmo sem guia já ascendi pólvora na mão para provar que não precisa estar incorporado,
porque tinha uns médiuns se autopromovendo porque os guias deles já tinha feito essa prova.
Ascendi na mão usando esqueiro, só ficou o borrão sem me queimar, mas tem que ser uma
Pólvora de marca boa, de preferência da marca "elefante", que dá certo de fazer sem se ferir.
Entendi, bem colocado
Sua bênção meu velho! Pai Roberto aqui.
Antigamente a mediunidade era fator de entrada na Umbanda.
Hoje a pessoa quer entrar na Umbanda para ser médium.
Eu que peço sua benção
Melhor definição!!
Até a Egregora espiritual Cristã fala a mesma coisa que o Pai André, quando o Apóstolo São Paulo diz em Efésios: "Acerca dos dons espirituais não quero que vos sejais ignorantes: cada um de nós tem um dom: o dom de falar, ou de profetizar, ou de ouvir, ou de falar línguas estranhas, ou de interpretar as línguas estranhas." Fantástico, Pai André. Parabéns pelo ensinamento!!🙏
Muito obrigado pelo carinho
Você falar muitas verdade e sinceridade mas hoje são poucos lugares de verdade de confiança
Tem sim
Realmente muito difícil, maioria dos médiuns de 30 anos + de religião estão trabalhando em pequenos congas juntos dos seus, pq as tendas e terreiros atuais estão em grande maioria difícil se quer de frequentar.
Antigamente os terreiros tinham fundamento havia realmente mediuns que trabalhava em prol da caridade hoje desconheço terreiros com fundamento
Foi isso que fez minha A filha se afastar da umbanda esse modo de agir só no interesse sem a verdadeira caridade a mediunidade virou ganhar dinheiro se não tiver grana não pode ficar no centro de umbanda é muito tresti isso.
Infelizmente acontece
Desistir de ficar em um determinado centro de umbanda porque eles cobram por absolutamente qualquer coisa. Até para fazer limpeza era um absurdo de caro, tinha que pagar um curso para entrar, pagar quase R$400 de batismo e por aí vai... eu sei que toda casa tem suas despesas, mas achei além da conta cobrarem por tudo. Tem até dias de "giras" fechadas onde se paga para participar. Hoje trabalho em uma casa realmente com o preceito de caridade e é extremamente gratificante poder ver que ainda existem lugares que preservaram a real essência da umbanda.
Não e em todos os lugares que são assim ainda existem país e mãe de santo com o um grande coração
Adorei o vídeo nem todo mundo tem coragem de falar.
Gente nao vejam como critica vejam esse vídeo como um alerta para as religiões de matrizes africanas vejam como aprendizado
Parabens pelos sabios conselhos. ❤ axé
Exatamente isso
O médium quando começava, seguia da seguinte forma: 1) passava por um período de adaptação para saber se realmente era o que queria.
2) depois do tempo de adaptação começava o desenvolvimento.
3) após essa etapa em que o guia começava a incorporar, o guia não fumava, não bebia e usava branco.
4) após o amanci o guia riscava o ponto e cantava, só então ele poderia começar a fumar e beber e pedir sua vestimenta e acessórios. Hoje o médium chega no terreiro e em menos de um mes já está incorporando, fumando, bebendo e dando consultas. Eu comecei a incorporar com menos de 7 anos, o caboclo d minha avó carnal que era dona de terreiro, suspendeu até os 7 anos e no caso do Exu só com 14 anos.
Verdade
No terreiro em Q comecei também era assim
Médium em desenvolvimento fazia o amaci com três meses de terreiro
Mesmo depois de desenvolver os guias não bebia, não fumava e não dava passes, e não usava nada apenas a roupa branca básica,
Depois de uns três anos quando mãe bebia Q o médium estava firme fazia a coroa no santo de frente aí sim podia dar passe os guias podiam beber e fumar mas tudo moderado
A bebida era pra ser servida apenas uma vez na medida na dois dedos
Agora mudou um pouco e está com outro dirigente.
A gente estranha algumas coisas.as vezes da até vontade de abandonar tudo.
Sim, precisa haver esse período de condicionamento
Quem dera tivesse conhecido uma umbanda assim. Infelizmente joguei anos da minha vida no lixo em igrejas evangelicas, so quando completei 30 anos (há 2 anos atras) que conheci a umbanda.
Até os meus 6 anos de idade minha mãe era iaquequerê (mãe-pequena) no candomblé e ela era inconsciente, mas depois muedou de religião e começou a me levar pra igreja. Acho que n tive essa sorte de ser inconsciente igual ela pq das poucas vezez que incorporei (sei lá se foi incorporação) eu não apaguei e estava consciente, foi horrível a sensação e o medo de ser uma fraude. Deus me livre ficar fingindo, jamais!
O dilema de ser "eu ou o guia" me desanimou tanto que eu quis mais desenvolver, pq falaram que se a pessoa nasce consciente morre consciente. Atualmente frequento apenas como consulente e vejo o quanto toda essa seriedade faz falta, já que casas sérias está bem dificil de encontrar.
Isso é fácil de resolver, para ser um médium inconsciente, você precisa passar primeiro o amanci é depois obrigação de anjo d'guarda. Aí resolve o caso.
@@sebastiaodasilvacosta133 Gratidão pelos ensinamentos meu irmão. Eu sempre falo pra espiritualidade que se esse for meu caminho, quero fazer da melhor forma possível com amor e respeito. A caridade independente se irei incorporar ou não. Gratidão novamente, que Pai Oxalá te abençoe sempre.
nossa este e pai de santo que eu gostaria de coencer fala toda verdade; a nossa umbanda pura e maravilhosa
Saravá
5 Sinais de uma FALSA mediunidade
1 - sensacionalismo
2- promessa de alcançar algo
3 - "sessão casada "
4- cobrança monetária excessiva
5- consultas desconexas, falas por parábolas.
Muito obrigado
Sou medium conciente deste o inicio,passei por provas polvora,bebida estranha,tapete de vidro,confesso que meu coração ficava a mil,mais meus guias falavam.pra eu ficar calma,e eles sempre deram o nome,se tivesse certas provas hoje, não teria tanta maluquice
Perfeito
Irmã, a benção. Peço permissão para fazer uma pergunta, se possível 😊. Sou novo na religião kkkk
Você sendo consciente sentia seu corpo se mover sozinho e apenas observava, ou vc tinha autonomia pra controlar? Nessas provas, vc sente seu corpo mas não sentia a dor né? Eu incorporei poucas vezes mas não sei se foi incorporação ou apenas irradiação, pois acho confuso distinguir onde termina a irradiação e começa a incorporação. Meu maior receio é cometer animismo e desrespeitar a espiritualidade e o próximo. Gratidão minha irmã, axé.
minha irmã todas as religiões atualmente tem mais charlatarismo e doidos do que vdd fiéis, que Zambi maior lhes guie e abençoe nós vossos caminhos, Saravá 🤝🏾🙏🏾
Gratidão
Axé falo toda verdade isso acontece e muito faz agente perder a fé agente fica desanimada de frenquentar os terreiros infelizmente
Infelizmente
Fiz parte de um que pagava a mensalidade e ainda assim todos os dias era pedido de um tudo: desde papel higiênico até soda cáustica para desentupir o banheiro. Ficava me perguntando porque, mesmo pagando a mensalidade, ainda tinhamos que sustentar o terreiro de tudo. Era abusivo.
As vezes precisava
Pai André gosto muito de ouvir seus ensinamentos sinto verdade e firmeza. Gratidão a espiritualidade e gratidão a você.😅❤
Saravá
A nossa umbanda nunca mudou,mais as pessoas estão mudando de uma tal maneira a espiritualidade... Sou de antigamente e não mudo,pois se tudo está bem, porque vou mudar.
Os centros espírita antigamente era de muita reverência,o sacerdote nos ensinava uma vez só,os médiuns não precisava, pergunta nada.
O meu saravá meu irmão!
Saravá e sua benção
Excelente explanação, Pai.
Hj em dia, observo muito ESTRELISMO, tanto das Correntes e dos Pais e Maes de Santo.
Orixas e Guias nao precisam de holofotes apontados.
Quem precisa sao os humanos.
E concordo que o "comércio" tambem nao é a função da Caridade.
Os médiuns devem ter a consciencia que Amor e Caridade não paga a vela, o ebó, os trabalhos. Cobrar pelo justo é plausível. E se nossa Aruanda reverbera tudo aquilo que de bom emanamos. Se o Irmão precisa de ajuda, a Caridade é a aplicação. Se ele voltar e retribuir ao Amor e a Caridade, é sinal que Aruanda entendeu que tudo foi feito de forma positiva e todos prosperam.
Prestar atenção ao sinais e a pontualidade do que se foi procurado.
O caminho daquele que procura é a resposta pontual daquele Guia.
Nao pode ser intelegível, mas precisa fazer sentido e a sinergia deve dar a resposta ao consulente.
Que Oxalá Abençoe à Todos
❤
A mediunidade cada um de nós já nascemos com ela, eu vejo que existem pessoas que estão perdidas no seu caminho espiritual por isso que vejo muita gente perdida dentro de um terreiro que estão fazendo o que não foi dado para ela no espiritual.
Sua Benção Pai ! Infelizmente já enfrentei vários terreiros como mencionou. Gratidão pelas colocações.
Absurdo submeter o medium a lesão corporal, isso é crime, quem faz isso deveria responder criminalmente.
Porém acontecia
Concordo!!!
Até pq, se o Guia chefe de uma Casa não tem condições de saber se um filho está ou não incorporado; não deveria chefiar uma Casa. Sem contar, que temos q ter cuidado especial com mediuns muito anímicos, que precisam de uma orientação diferenciada.
Sem contar que já vi muitos quiumbas andando em cima de cacos de vidro, outros acendendo pólvora na mão, sem machucar. Enfim, essas "provas de fogo " não provam nada.
Minha opinião baseada em 45 anos de Umbanda
@@luizmiranda2974 tradições africanas, normal isso na terra mãe, não prova nada porém da desespero ver os que se dizem médiuns atualmente, na alta evolução deles são muito fracos e frágeis.
Muito boa sua explicação. É importante pra gente não entrar em fria. Gostei muito. As pessoas são muito crédulas e se impressionam facilmente.
Obrigada pelo elogio
Bom dia pai André meu pai era assim não cobrava antigamente axé ❤❤❤
Boa madrugada, com muito respeito, Padrinho André Luiz. Estou assistindo os seus videos e eles estam me ajudando muito.
Gratidão
Olá, eu sou médium inconsciente. Falam que há poucos, tenho um dom deste criança,mas desenvolvi a 5 anos. Eu incorporo mas não lembro de nada quando retorno ao estado normal. Sinto muita sede ao retornar,pois fico com a boca seca. E são poucas coisas que acabou lembrando,ou seja, somente o que eles desejam. O meu problema é a energia que eu puxo . E todo centro que vou puxo a energia e sinto os fios energéticos em meu ori. Neste caso eu acabo sabendo quem está mentindo na incorporação, porquê sinto os ligamentos. Estou sem casa. E procuro meditar e desenvolver na minha própria casa. Além desses fatores, converso com espíritos e me ensinam muito o significado do amor e da fé.
Está fazendo um ano que estou recebendo meu guia. No começo foi aquele mesmo dilema de todo medium iniciante:" sou eu ou a entidade ?" Mas com o tempo e o direcionamento dos irmãos de corrente e dos demais guias essa dúvida vai desaparecendo e a cada desenvolvimento eu me sentia mais seguro, mesmo eu ja sabendo da mediunidade consciente eu tinha essa dúvida. Eu sei que muitas coisas ainda estão por vir e o aprendizado espiritual ele é maravilhoso, para vida toda. Mesmo os irmãos mais antigos da corrente dizem que é um aprendizado constante. Sei que não é fácil e é uma responsabilidade enorme ser medium, mas com a devida orientação, disciplina e busca pelo conhecimento da religião as coisas tendem a fluir da melhor maneira possível. Obrigado por mais este video, que pai Oxalá lhe abençoe sempre.
Continue firme, Oxalá nos abençoe
Eu sempre vi através da intuição os pontos riscados, quando vai se aproximando a hora da gira eu já vejo pela intuição o que mais vou acrescentar no ponto riscado
Muito bom
Salve suas forças meu velho obrigado por mais uma perola
Eu quem agradeço
Salve ! Salve meu irmão André .amo seus ensinamentos ...
O Espiritualidade já nasce com
O dom
Foi assim q eu aprendi
Kolofe Babalorixá André Luiz
Kolofe Olorun
Axé! Infelizmente muitas coisas desencontradas acontecem hj na Umbanda. A maioria dos pai/mãe de santo fazem da religião um balcão de negócio. Virou profissão, a espiritualidade fica de lado. É muito triste usar a mediunidade como meio de vida. Sarava fraterno!☕🌿🏹💚🍭💕🎩🌹
Saravá
Pai André Luís sua benção. Primeiramente obrigado por compartilhar esse conhecimento com todos e principalmente para os mais novos na Umbanda. Iniciei na Umbanda em 1985 em São Paulo e minha mãe de santo falava muito dessas provas de fogo ( andar sobre a brasa, andar sobre caco vidros, carregar tronco de arvores nas costas, fumar charuto do lado ao contrario ou seja a brasa dentro da boca no caso da incorporação de exus.) Realmente se falava que a mediunidade era um dom mas na nossa casa eu uso a pemba na mão do médium. Um Sarava fraterno aqui do UTOBEM - Londres. Pai Fernando
Saravá, sua benção. Eubtbm uso a pemba. Vou mandar um abraço pra sua casa.
Eu fui levado a uma pedreira e onde tinha uma pira de fogo. Quando meu xangô veio ele foi até a pedra e fez sua saudação e depois colocou a mão dentro das chamas do fogo, quando ele tirou minha mão do fogo os irmãos chegaram correndo para ver se eu estava bem e nossa mãe de santa olhando de longe apenas riu para os irmãos e falou que estava tudo bem porque eu não poderia me machucar porque estava com meu guia naquele momento. Quando vi as fotos até eu me assustei, mas foi uma benção ter passado por esse "rito" de forma espontânea. Depois me explicaram que eram antigas provas de fogo usadas nos terreiros.
Saravá sua banda!
umbanda antigas era so caridade
Gratidão. O que Kardec quis colocar é que todo mundo é médium, pois vivemos em dois mundos, dia a dia, quando dormimos....só o corpo dorme... então o perispírito é o meio de ligação entre a alma e a carne enquanto encarnado. Mas ele frisou que nem todos tem condições orgânicas e psicológicas de incorporar, pois isso é decidido no plano reencarnatório de cada pessoa.
Perfeito , saravá
O medium esponja, nas palavras de Linhares, é aquele que tem o dom da mediunidade,.mas opta por não exerce-la, não estudar e por isso não consegue "dar passagem as energias"negativas" da egregora. Isso e mais o indivíduo e não a entidade
Sim, entendo porém naoné um termo novo
Perfeito suas colocações, gratidão. Salve sua banda🙏🏻
Nós que agradecemos!
Saravá boa noite ouvindo o senhor falando das,provas passei poriço a muitos anos atrás ,as provas de porvoras não era com Exús nas giras de baianos tbm ,na época Exú se tivesse encorporado dava o marafo Exú bebia,me lembro na gira de baianos a minha mãe de santo testava com porvora,ela tacava água pra caboclo gira,pra marinheiro pra ver se tava firme,ela testava caboclo na mata,ela chegava primeiro na mata e colocava os charutos nos pé das árvores,nois chegava se preparava pra trabalhar com caboclos eles,vinha e tinha saber aonde estava seus charutos pra fumar,era testes na encruzilhada ela só levava médios firmes nas matas e encruzilhadas me lembro que pra ir em enterro só se fosse de entes queridos tinha tudo uma preparação,ela fazia giras fechadas com gente,as giras lá era 3 dias na semana segunda, quarta e sexta feiras,a última sexta feiras do mês era esquerdas e de 15 em 15 dias no sábados era gira fechadas e banhos que ela preparava pra nós foi um tempo rígido e mais selvagem eu começei com 15 hj tenho 50 anos mas tenho saudades daquela época não tinha internet nois nem sonhava em tecnologia minha mãe de santo faleceu já tem 17 anos depois fechou mas a casa lá ficou aberta a maís de 50 anos,ela não limpava médios que desobedecia não se chegasse ruim as entidades da gente que tinha que vim e limpar ela ficava sentada com o cachimbo na boca só observando mas Tudo isso a muitos anos atrás, acredito que hj não pode mais esses testes hj me cuido em casa não bato cabeça mais em lugar nenhum,gostei do vídeo me fez voltar lá trás.
Eu venho de uma umbanda antiga onde se mantinha essas tradições do guia quando chegasse tinha que dar nome falange de onde era,ponto riscado e ponto cantado.já vi muitos testes que hoje em dia jamais acontece.Tudo hoje em dia está muito modificado e no meu ver acho bem ruim porque aquele fundamento fica perdido lá atrás.Axé a todos
Saravá
Eu gostei muito da sua opinião sobre esse assunto de prova de incorporação. Eu sempre tive muito medo disso, e nunca consegui formar uma opinião a respeito. Mas reparei q de vez em quando, enquanto incorporada, eu sentia vontades estranhas, como tocar a chama da vela, pisar em pedras. Como sou iniciante, não sei se pode ser alguma mensagem q as entidades estão me passando, como se estivessem mostrando que querem a prova. Mas estou no desenvolvimento, e sei que com calma, as coisas vão se mostrar.
Não se preocupe com isso, o tempo já vai ser sua maior prova
Bom dia. Concordo com tudo o que o senhor falou. Ainda não abri a minha casa mas pretendo seguir dessa forma. 1o preparar o corpo mediunico para depois começar os trabalhos. Espiritualidade é coisa séria pra gente séria. Axé
Siga com bondade e calma
Eu estou em desenvolvimento mediunico e não consigo lembrar de nada quando estou em incorporação. Eu fico com muito desconforto e vergonha, mas ultimamente eu tenho me sentido mais confiante para quebrar estes paradigmas. Axé ❤❤❤
Não fica, deixe que outros falem
Adorei esses ensinamentos eu concordo c tudo que o Sr falou já passei por várias situações q o Sr expôs aqui obrigado pelo alerta
Eu que agradeço
Boa noite, pai André! Sua licença para opinar: tenho procurado ler a respeito da mediunidade, e entendo que todas as pessoas são médiuns, MAS nem todas são médiuns ostensivos, ou têm mediunidade que seja ideal para trabalhar em terreiro, centro, etc.
Qualquer pessoa teve, no mínimo, alguma intuição, e isso é um tipo de contato, mesmo que breve, com algum espírito (ou seja, mediunidade, mesmo que fugaz) 🙏🏽
Olá, respeito sua opinião e li com atenção. saravá
Que vídeo maravilhoso pai 🙏🏼 eu compartilho da mês ideia . Hoje em dia um guia falar que a pessoa precisa trabalhar elas não fazem uma boa leitura … e na maioria das vezes e trabalhar seu eu sua cabeça… dae entra a enganação pq tem lugar que quer casa cheia .
Sr. André Luiz, essas provas se aplica para médium iniciantes quando ele foi informado que é médium girante e de incorporação, mais como sou nova na umbanda, não gosto de mentiras e sou verdadeira quero aprender o que é correto na umbanda !
Saravá
Gratidão por mais esse ensinamento. É um acalento pra mim saber que tem sim terreiro de umbanda com um pai de santo responsável que oriente seus filhos no que é correto. Um dia quero ter a oportunidade de lhe conhecer pessoalmente e receber seu Aché ❤
Gratidão
Boa tarde! Concordo em número, gênero e grau. A "modernidade" está frustrando muitos potências filhos de fé. Regra e tradição tem que ser verdadeira e na minha caminhada espiritual nunca nada na vida Mediúnica foi fácil. Crescermos mediunicamente com muito sacrifício nada é fácil e não existe fórmula mágica. Sarava!
Saravá
André mais uma elucidação perfeita concordo com o senhor é da maneira que aprendi e ainda estou aprendendo pois como dizia nosso dirigente "A UMBANDA E A VIDA SÃO AS ÚNICAS ESCOLAS QUE JAMAIS TEREMOS O DIPLOMA POIS É UM APRENDIZADO CONTÍNUO "obrigado por mais uma aula maravilhosa gratidão, MEU SARAVÁ FRATERNO A SUA BANDA
Saravá, Oxalá nos abençoe
Se riscada o ponto, era desenhado no livro da casa, quando voltasse riscada o mesmo ponto se confrontada, depois a prova de fogo, isso no meio fechado a portas fechadas. 😮 😮😮😮😮😮😮😮
Gratidão por sua honestidade
Obrigado
adoro a umbanda antiga fui criada na diferente de hoje não se trabalhava mediuns com orixas encostados
Saravá
Sr. André Luiz ! Já foi aberto três jogos de búzios e fui informado dos orixás de cabeça, e cada vez fico mais confusa !
Nossa tudo isso é verdade
To conhecendo este canal hj me considero um aprendiz de trabalhador de umbanda sei quase nada me sinto um grão de areia mais sinto uma energia que não tem como descrever então só agradeço a Deus .
E deixar o barco seguir .
O que o senhor falou significou muito pra mim obrigado.
Ótimas observações, coerência e firmeza....hoje virou espetáculo
Infelizmente
Gostei do vidio .
Vc falou tudo ,no tempo das minhas tias na umbanda era muito bom sem marmotagen.
Hoje a umbanda esta fora da realidade.
Seria bom se todos terreiros fizesse a prova de fogo .
Prq só assim a umbanda verdadeira voltará.
Sou umbandista fiquei na minha primeira casa 10 anos e tinha a prova de fogo .
Em 2 casas que entrei depois eu não fiquei prq era uma bagunça.
Só marmotagen.
é tudo verdade, essa do guia falar por parabola já vi muito. e estudei o kardecismo e entendi que realmente toda pessoa pode ser médium, mas nem todos tem mediunidade ostensiva e a maioria não é inconsciente (porque muita gente entende que médiu poderoso é o inconsciente). tem vários tipos de mediunidade e tem vários graus. nos trabalhos de umbanda a incorporação é a almejada, por isso concordo com os cuidados que os pais e mães de santo devem ter para dar oportunidades aos que querem participar das giras.
Era realmente bem diferente de hoje em dia. Ser doido para ter incorporação nunca fui ficar desejando ,se vier veio se não vier não veio, tudo tem sua razão .
Sua bençon Pae André gratidâo por esse video em quanto a esso que vocē diç que guías dicemdo coisas como essas os guías teim muito trabalho pra facer com os verdadeiros problemas que a gente teim qual sería a necesidade de elles perder o tempo falando coisas vaas a Umbanda de verdade e pra ajudar a gente que nessesita. Gratidâo Pae por seus videos que sempre ajuda muito gratidâo mesmo
Pai André sua bênção, pai na hora de acender uma vela o medium que não é de incorporação tem a mesma força de um médium de incorporação. Qual é essa relação.
Tem sim, qqr vela acesa pra Aruanda é de Aruanda
MAGNÍFICA AS INFORMAÇÕES
Obrigado
Sua bencao Pai,gratidao!
Gratidão !🙏
Todos são médiuns desde que saibamos escutarco que é oara nosso bem e mal, eu aprendi no CEAK em Campinas
Saravá
Parabéns é bem isso mesmo infelizmente a umbanda de hoje é muita fantasia bem diferente da umbanda antiga gostei muito vou seguir o canal
Infelizmente acontece e gratidão pelo carinho
Boa noite pai André.
Quero sumir com meu vizinho já joguei terra de formigueiro pó de osso de frango torrado com pó de sumiço e pimenta do reino e o desgracado não some.
Pelo amor de Deus me ensina alguma coisa pra eu fazer pra ele sumi da minha frente.
Procure um centro paralelo ajudar
De Acordo! Fui liberada para dar passes, mas peço para que não anotem atendimento pq me sentirei firme apenas quando os meus guias passar nome e riscar ponto. Só assim me sentirei segura.
Isso mesmo, um passo depois do outro
Deus esta no meio dos humilde
E verdade pai foi e em duas casa de umbanda e cheguei a conclusão e melhor eu cuidar dos meus guardiões e casa tá tudo diferente
Então siga com fé e força
Os guias que trabalham comigo, todos riscaram o ponto e explicou para o chefe da casa, mas tudo no tempo deles, depois fui liberado para atender.
Isso aí
Verdade pai, graças a Deus eu tenho um Pai de Santo das antigas. Tem hoje em dua ate curso de mediunidade, gente inde ja se viu isso. Curso de naralho cigano, cursi da umbanda, eu fuco passada com isso. Desde pequena eu tive a minha mediunidade, mas nunca quis me desempenhar pra desenvolve lá, e mesmo assim hoje leio cartas ciganas e nunca fiz curso . Se meus guias quiserem me passar eles me mostram e passam. Hoje virou comércio pra tudo. Eu cobro minhas consulta, nada absurdo, o justo e às vezes faço até gratuito pra quem precisa e nem coloco tempo ora leitura. Parabéns pelo o ensinamentos. Amei.
Sua Benção, Essa de Riscar ponto é meio arriscado, pois ha entidade q não quer riscar naquele chão e não vai riscar por questoes adversas.... ja vi muitos relatos, não sei se era questao do chefe da casa não entender o que ta acontecendo. as vezes não querem ta ali e não vao fazer e não é marmotagem eis a questão
Uhm.... obg por me informar pq eu ainda não vi esse fato. Eu já vi que quando o guia não aceita a casa ele nem baixa.
Com certeza.....
Boa noite, wue video maravilhoso! Muito explicativo! Justamente, na minha infância, na adolescência se ia em um terreiro tomar um passe e, tinha-se a informação que nem todos são mediuns de incorporação. Era natural essa informação. Hj as pessoas querem frequentar um terreiro para incorporar somente. Não procuram a espiritualidade para evoluir, para ter aproximação com seus mentores espirituais, ter qualidade de vida. Isso é o que eu busco na umbanda. Axé 🤍🕊️
Saravá
Muito obrigado pelos ensinamentos! luz e paz!
Penso como o Sr. Pai André. Bem assim mesmo. Gratidão semore!🙏🏽💙🤍🌻
Saravá sua banda
Sua bença ja prova de pegar um objeto esconder o mesmo e o medio encorporado tem que falar oque é e onde esta
Essa eu não conhecia
Na casa que eu frequento a mais de 15 anos, a prova é assim, mesmo riscando ponto , cantando ponto e dizendo por quem ele foi enviado e qual a sua frente, assim que o pai se santo aqui da casa sabe , quem esta pronto e quem tem que desenvolver mais ainda.
Adorei sua explicação, tem muitas diferenças dos terreiro antigos e os novos, grandes diferenças, precisa estar atenta (o) fui orientada muitas vezes a desenvolver minha mediunidade, com tanta coisa que vi tinha medo, hoje não tenho medo, agi com precipitação ao entrar em um perto de casa, que logo comecei a me sentir desconfortável de ver meus irmãos de axé com disputa quem era melhor, brigas, discussões, o pai de santo muito bonzinho e permissivo, a mãe pequena sofrendo pra colocar ordem, e senti de sair, pois ao meu ver precisa ter disciplina, como o sr falou os pais de santo ea mãe pequena recebendo entidade junto com os filhos, e os que esta desenvolvendo fica a merce da cambone que é 1 só, e outros irmãos que ainda não recebeu os guias, a falta de união era grande, eu acho quando é pra ser é natural, os estudos abre o horizonte de conhecer os fundamentos, os guias e os orixá
Muito bom, FALTA UNIÃO
Sua benção meu velho e que Oxalá lhe abençoe para seguir prosperando com esse trabalho que muito ajuda a elucidar aqueles que se encontram como folhas ao vento precisando de amparo e boas informações.
Sobre a cobrança, acredito que seja ela deva ser feita de forma justa e sem excessos, assim como o senhor falou, observando sempre os parâmetros da caridade, que é a pedra fundamental da nossa Umbanda. Nós que seguimos a tradição, cada qual em sua raíz, não assumimos essa bandeira para enriquecer, mas sim para prestar caridade aos tantos que se encontram perdidos e em necessidade. Portanto, creio eu, que todo valor que ultprasse as necessidades de manutenção de uma casa, deveria ser automaticamente revertido para caridade, seja com cestas básicas ou através de serviços abertos ao povo da região, que acredito inclusive ser algo semelhante ao que o senhor pratica em sua casa. Dessa forma a Umbanda possiblita ao pai/mãe que cumpra seu desígnio sem descuidar da casa e sem romper com esse grande fundamento para nós que é a caridade, pois como todos sabemos é dando que se recebe. Paz e bem.
Saravá, excelente comentário
m relação a cobrança, nosso terreiro cobra mensalidade dos filhos da casa no valor simbólico de 20 reais por mês, mas não cobramos nada dos nossos consulentes , a não ser que os mesmos queiram fazer uma contribuição espontânea.
Eu sempre fiquei muito ansiosa por conta deste ponto riscado
Imagino
Gratidão sempre ❤
Bem isso mesmo, não se desenvolve o que não tem, todo mundo acha que é medium, enchem os terreiros, acham ou fazem de conta que recebem entidades e nas consultas falam o que querem e afirmam que foi o guia que falou, está desanimador ir a terreiros hj em dia, lamentável..
Pura verdade
Adorei os esclarecimentos! Tenho certeza que a minha mediunidade é real, já sabia , mas como iniciei aos atendimentos recentemente ainda tinha esse receio, não sei porque, pois sou sempre atendida pelos meus guias! Gratidão pelos ensinamentos e esclarecimentos, forte abraço
Oxalá nos abençoe
boa explicação
Sua bença meu pai!!! Tive essa mesma conversa com uma irmã e muito me preocupa. Tenho visto muitos filhos, casas cheias, mas não tenho visto fundamento.
Precisei sair da casa que frequentei por 10 anos, motivos que não cabe aqui e, fui para uma outra casa.
Quero deixar claro que em momento algum falo mal de quem quer que seja, apenas fico preocupada com o que tenho visto. Já pedi para conversar com o dono da casa e estou esperando que ele me atenda.
'A por que a senhora não sai da casa?' Não. Se podemos ajudar. Porquê não???!!!..
Sucesso. Crescimento. E muito axé ❤📿🙏🏼
Saravá
alguns falam que a pessoa vai morrer se não fizer o pai ou mãe de santo manda.. triste ouvir ameaças usadas para extorquir dinheiro. listas de carnes e frangos para determinado orixá ou entidade.
Infelizmente
Saravá em fraterna gratidão axé✨🕯️✨🌊🔱🌹⚔️💃🔪👏👏👏 Laroyê...
Saravá
Saudações pai , o senhor poderia falar da pombogira Rosa branca, que conheci semana passada, e não consigo informações sobre ela, axé, muito obrigada
Antigamente os mediuns eram inconsciente, hj os mediuns são conscientes, essa é a diferença. Acho correto pedir o ponto riscado e o ponto cantado,mas machucar o mediim consciente acho bem fora de lógica. Eu não concordo com isso. Pq se hj em dia só existe mediuns consciente acredito que a umbanda vai chegar ao fim pq esses testes não tem como ser feito sem assustar o medium.
Saravá
Perdão pela divergência de opinião, mas quem não pode com mandinga não carrega patuá. Ao meu ver pelo menos, partindo de experiência própria vivenciada por mim, é extremamente irrelevante a questão da consciência do médium.
Se ele tem fé em sua entidade, em seus trabalhos, etc... Pode ter a consciência que for. Suas entidades não vão machuca-lo ou deixa-lo se machucar, não há lógica nisso.
Não existe incorporação inconsciente, o médium esquece o que se passou, mas não existe a inconsciência na incorporação.
Mediunidade consciente e lorota, por isso deixei os trabalhos por não aceitar isso.
A consciência do médium é para que ele aprenda as lições ensinadas aos assistidos em vez de ser somente um “cavalo” inconsciente que de nada se lembra. A espiritualidade se renova e está muito mais à frente do que imaginamos.
A sua ebnção Pai André Luis hoje eles já não estavam,muito obrigado pelos seus ensinamentos,gratidão Axé de Portugal
Eu quem agradeço
A sua benção 🙏🏻 tenho uma dúvida, minha avó participava de um terreiro e não fez feitura, ela dizia que essas coisas não existiam antigamente e que a mãe de santo dela passava os fundamentos que tbm foram passados pela antiga mãe de santo dela. Minha dívida: pq tanta feitura na umbanda hj se naquela época não precisa?
Boa tarde Pai, peço sua liçença. Tenho um duvída, algumas entidades minhas já falaram que não dariam o nome por conta de uma lição que eu preciso aprender, devido a minha ansiedade sempre quis saber o nome das entidades e elas sempre falaram que antes do nome o trabalho delas é o mais importante e que isso seria uma lição pra mim... o que você acha?
Acho PERDEITAMENTE CORRETO! Há casos que é isso mesmo! Parabéns é isso mesmo
Suas palavras me fez relembrar o meu aprendizado 😢, parabéns pelas lindas palavras e verdadeira. Tudo que ouvi e aprendi. Gratidão
Fico feliz em saber
Bom Dia, sua benção..
falou tudo, sem mais nem menos. por isso a umbanda de verdade esta se acabando .😩 eu sou da época dos testes de fogo, do ponto riscados e 25 anos atrás, não tinha Internet, para ver e decorar.
Saravá
Agradeço a sua educação com lidar com seus seguidores
Precisamos ser assim
Sr. André Luiz, qual é o ponto de referência da sua casa, e os dias de atendimento?
Sextas, 20hs, né entrada da rua da loja rainha dos presentes
Nossa eu adoro ver suas explicações sou da umbanda antiga onde pra ser médio tinha que ser de verdade onde os testes eram com pólvora na palma das mãos só do tempo da federação de umbanda senhor Pedro Furlan em Osasco isso sim
Era assim mesmo!
Bom dia! Sou jovem na umbanda! Estou em constante aprendizado! E fiquei com muitas dúvidas em relação aos meus guias diante deste vídeo! Pq eles nunca riscaram ponto ou pediram sequer uma Pemba. Fiquei pensando mesmo com tanta fé se não estou mistificado!
Cada um tem seu cada um, quando estiver bem firme acontece
Linda essa estátua de indio. Pode dizer onde comprou?
Em Porto Ferreira
Muitos terreiros agora nem risca ponto risca gratidão pai por trazer esse tema que e fundamental pra nossa verdadeira umbanda sou Ana Maria sacerdotisa de umbanda com muito orgulho sou de presidente Prudente
Sua benção, desejo paz e caminhos abertos pra sra e todos de sua casa