Texto final aprovado no Senado: legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=9833575&ts=1730233674843&disposition=inline Pesquisa sobre compradores de livros no Brasil: cbl.org.br/2023/12/brasil-tem-25-milhoes-de-compradores-de-livros-69-deles-adquiriram-ate-5-obras-nos-ultimos-12-meses/ PL original e justificativa: legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=2922744&ts=1730233673451&disposition=inline
Eles querem "incentivar a leitura" aumentando o preço dos livros, sendo que o pessoal não lê nem os livros dados de graça. Infelizmente ser leitor nesse país é um sofrimento.
@@ntvasconcelos "De autoria da então senadora e hoje governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), o objetivo da proposta seria garantir a oferta de livros ao grande público, estimulando mais pontos de venda, além do incremento da leitura e o reforço a uma efetiva Política Nacional do Livro." Bom projeto é de autoria de uma pessoa ligada ao partido do atual Governo...
Só ver quem está no congresso ( deputados e senadores) , de quem é o projeto de lei e quem vai tentar aprovar. Então, não adianta você tirar esse tipo de conclusão porque o governador de São Paulo, por exemplo, está sucateando a Educação e privatizando tudo.
Mas vc viu quem vc elegeu pro senado e pra deputados não é o pt nem mesmo a esquerda a maioria é o centrão esses vendidos que até a avó vendem quem dirá livros… eles aprovam essas leis não o Lula
@@lineinsana se não me falha a memória o primeiro projeto foi da Fátima Bezerra (pt ) quando era senadora . Estão tentando fazer uma reserva de mercado . É a elite do atraso que governa o país .
@@Tropadeelite01 sim, o plano das elites brasileiras sempre foi esse. Você é gado se acredita em papo de coach e que a educação "empreendedora" ( incentivando a enriquecer vendendo bolo de pote e picolé vai enriquecer) quem levou este pensamento para a Educação e diminuiu drasticamente áulas de Artes, História etc certamente visa emburrecer o povo em geral. Resta reconhecer de onde vem este plano. É exatamente essa gente que está no congresso e sempre esteve.
Bom, a quem interessa q o povo brasileiro seja o menos letrado possível? Aos próprios políticos. Um povo "emburrecido" é um povo fácil de manipular😕 É muito triste oq fazem com o nosso Brasil dia após dia
@@claudioalfredo9732exatamente. Afinal querem regulamentar as redes e querem reescrever a história - similar com algo que já lemos? - então quanto mais ignorantes, mais fácil manipular.
Está mesmo. E há um bom tempo. Quanto mais gente burr4, melhor pra eles. No fim, quem paga somos nós que ainda temos um cérebro, porque os que idolatram esses políticos já jogaram o deles no lixo faz tempo…
poder de compra subiu, endividamento caiu, extrema pobreza caiu, desemprego despencou, insegurança alimentar caiu 85%. A realidade é o antidoto de vocês
Se o interesse do governo realmente fosse fomentar a leitura, seria simples, bastaria tomar medidas para baratear os custos das pequenas livrarias criando a possibilidade deles praticarem preços semelhantes a Amazon. Tudo isso mais parece um plano para tornar o povo ainda mais apedeuta. Livro deveria ser de graça, é uma grande palhaçada dificultar o acesso a leitura, e tudo isso num país cujo discurso é "Todos pela educação", o Brasil realmente se tornou um grande circo.
@@denilsoncruz1390 aí é que ta o problema. Como uma pequena livraria compete com uma empresa bilhoes e que constantemente vende os seus livros/hqs/mangás abaixo do preço de custo. A Amazon usa livros somente pra levantar dados de consumo dos clientes e é isso. O problema não é a lei, mas sim que faltam ferramentas de fomento pra dar suporte pra que ela funcione corretamente.
@@denilsoncruz1390 praticamente em todas as cidades brasileiras tem bibliotecas públicas, o fato das pessoas não lerem não está pela falta de dinheiro em adquirir. No meu ponto de vista o problema é o vício as telas e isso nem é de agora com celulares e computadores, é algo mais antigo da época dos televisores, só olhar para um edifício durante a noite, praticamente todos estão na frente da televisão.
@andreiaconejo52 Por isso mesmo, se já tá ruim, qual a lógica em piorar esse cenário, aumentando os preços dos livros? Só tornará tudo ainda mais difícil. O que você falou só incrementa a minha crítica.
Daí depois que essa lei não fizer efeito nenhum para receita das livrarias, irá vir uma lei parecida com a da Fraça, que proibe descontos em livros idependetemente do lançamento além de proibir frete grátis para livros.
Já faço isso com games pois nunca pago o preço absurdo de lançamentos deles, espero o game ter o preço que acho justo, agora vai acontecer o mesmo com os livros, eu simplesmente vou esperar os livros estarem em promoção, mesmo que demore um ano ou mais para isso.
@@marciodonciglio80 Tem algumas outras implicações, por exemplo a editora que irá ter que lidar com custo de estoque maior e aumentará os preços além de diminuir a qualidade do material e tradução e revisão. É preciso analisar de forma mais ampla.
Exato, a única coisa com imposto zero é O Livro A livraria paga todos os encargos que uma empresa paga Enquanto a Amazon só paga galpão, suporte e se der merda tem o estrangeiro pra subsidiar. É injusto sim, e sabe como faz pra balancear? Cortar gastos da empresa menor que é a livraria. Tal qual o varejo eletrônico Brasileiro não quis diminuir encargos sobre si e sim cumprir com a taxação do varejo chinês, o varejo de livro tá querendo ferrar a Amazon em vez de se desferrar. É igualdade, todo mundo levando ferro igual.
@@waltwhite8126minhas últimas compras foram direto das editoras, porém se a Amazon tivesse preco menor eu compraria com eles. Quem manda no meu bolso sou eu e não o estado.
As livrarias grandes não oferecem club do livro de forma fixa. CLC vende obras que facilmente são encontradas por 139,00, só que vendem por 79,90 fora as promoções e pontos de cashback. Fala sério.
Me dá raiva ver certos influenciadores literários tentando convencer os inscritos de que essa lei é boa só prq está sendo proposta por pessoas que aderem a visão ideológica delas... patéticos.
@@fernandaabreu5625 impostos atrás de impostos, eu realmente nunca vi um governo aumentar TANTO os impostos como esse tá fazendo agora, eu não sou Bolsonarista nem Petista, mas minha vida estava melhor na época do "faz arminha" que mesmo em pandemia, estava melhor.
Para entender as razões da criação dessa lei, recomendo que vc veja um vídeo do canal "QuadrinhosNaSarjeta". O nome do vídeo é "DENÚNCIA! O governo não vai deixar você ler! A loja mais rica do mundo precisa de você!"
A questão é que eles não acham que vai melhorar, o que eles querem é que piore mesmo. Um inteligente pode influenciar muitas pessoas. Eles perceberam isso no cenário da política. Então, vão tentar de todo jeito dificultar o acesso ao conhecimento, com doutrinação nas escolas, com preço altíssimos, com impostos e salário baixo.
Parabéns por expor a realidade e verdade da situação... fui "tentar" explicar a alguns amigos e fui surpreendida com a resposta deles, dizendo que tudo é "fake"... que bom que eu comprei vários livros e poderei ler por muitos anos, pois a partir de agora, não mais poderei adquirir... e pena para aqueles que não poderão comprar... talvez possam recorrer ao acervo das bibliotecas de suas cidades.... isso se o governo distribuir...
@kittensmemories muito triste... faça uma campanha nas redes, para doação. Outro dia achei 4 livros em perfeito estado, no lixo! recolhi, higienizei e doei para uma ONG
A lei se destina apenas a livros lançamentos, por um período específico também. Isso não é a grande parte de vendas do livros... não haverá aumento de preços, ele na verdade exigirá da Amazon que não venda sem a margem de lucro deles
@fernandagroba3411 O levantamento aponta que o mercado editorial brasileiro produziu 45 mil títulos no ano passado, dos quais 24% foram lançamentos, e 320 milhões de exemplares.22 de mai. de 2024
Precisamos nos movimentar para não deixar ser aprovado, marquem seus deputados nas redes sociais, essa lei é encabeçada por editoras e uma das grandes livrarias do país visando seu lucro. "Ah mas Amazon vai fechar as livrarias", se fechar livrarias significa não pagar preços absurdos e viabilizar acesso mais barato a cultura elas fecham. Pensamento infantil de regular preço não pode existir.
@@Leia.Serejo E depois que tivermos só a Amazon para comprar nossos livrinhos, como faremos? Porque, eu não sei se vc sabe, mas, caso a Amazon domine o mercado de livros, as promoções não terão razão de existir....pare e reflita sobre!
@@TheMrRafaelBastos Se acontecer isso que você diz, irá abrir concorrência e chances para surgimento de novas livrarias.. Óbvio que esse PL é furada e só podia vir do Brasil, que tem os políticos que tem, inclusive o chefe máximo, o qual está no poder. É uma vergonha
Estão dando a mesma desculpa quando deram pra não acabar com a lei da informática na época do collor. E ainda dão a mesma desculpa pra não acabarem com a zona franca de Manaus.
Sempre foi de todo e qualquer governo, desde a ditadura militar sempre foi o objetivo ter uma população que fosse chão de fábrica E a elite intelectual permanecesse sendo pessoas com capital
@@TheYgor07 o outro fez lei pra encarecer livro ? Não. Ponto. Só podemos mudar nossa realidade através de informação/formação que é majoritariamente oriunda de livros. Seja dentro ou fora da universidade, mercado privado, serviço público etc Sem livros como você estuda qualquer coisa ? Além do fato de que a prática da leitura proporciona toda uma experiência neurológica única, e até mesmo espiritual (através da meditação).
Antes de conhecer a Amazon eu comprava 1 livro a cada 2 anos, ao conhecer a Amazon que realmente passei a ser consumidora de livro. Aí o governo quer voltar aos tempos antigos. Somente o Brasil que gosta de retroceder.
@@Manuelita0001 claro, ate porque o poder aquisitivo proporcionalmente é o mesmo de um brasileiro com de um francês ou de um alemão, eles estão na europa, nos estamos na fodida america latina, aposto que la eles devem ter centenas de pessoas morrendo por ano por n ter saneamento basico.
@Manuelita0001 No momento que o Brasil passar o ser como a Alemanha e França, com suas leis e principalmente com seu poder aquisitivo eu paro de ser "vira-lata".
@@Gabrielli.Junkes Oi, Gabrielli. Se puder, assita a este vídeo (é do canal QuadrinhosNaSarjeta): o nome do vídeo é "DENÚNCIA! O governo não vai deixar você ler! A loja mais rica do mundo precisa de você!". Depois que assistir, vai entender o meu comentário. PS.: e é isso aí, seu comentário está certíssimo. Os pequenos livreiros estão deveras comemorando, enquanto as grandes redes estão revoltadas!!
Um país que não gostam de ler e de ter educação....tem gente que acredita mesmo que os políticos querem mesmo que o povo saia da ignorância?? só pode ser piada desses "influenciadores"
Finalmente alguém falando a verdade que precisa ser dita 👏👏👏👏 projeto de lei Anti-Amazon, anti-cultura, não sei como influenciadores podem ser a favor disso
@@kittensmemories tem uma lavagem cerebral onde com atitudes esquerdistas anti-econômicas tudo é justificável. Se parassem pra pensar um minuto nos consumidores seria tudo mais simples e todos sairiam ganhando.
Sempre que o Estado interfere na economia querendo controlar preços o resultado é sempre desastroso. Neste caso ainda é mais absurdo porque vai inflacionar o preço do livro. E pensar que essa turminha se elege dizendo que defendem a educação e a cultura.
Absurdo. Para piorar, vários influenciadores grandes vendendo essa atrocidade em nome de "solidariedade aos pequenos livreiros", me poupe!! Isso é um desrespeito com o cidadão e com os consumidores. Se as livrarias fossem acessíveis, elas venderiam mais. Isso é tudo LOBBY das editoras e das grandes livrarias que querem vender mais e mais caro.
Eu já morei em cidade do interior onde não tinha livraria, sebo, biblioteca pública era pobre e não existia Amazon. Eu tinha q ir na cidade vizinha para comprar livro.
Eu moro no interior do estado de Goiás, compro livros unicamente pela Internet, não tem nem livrarias na minha cidade e nas cidades vizinhas que conheço é a mesma coisa. Os livros já estão caros, muuito caros mesmo em promoção, nos últimos anos a gente percebe que já não da mais pra comprar tantos livros quanto antes, é lamentável o que fazem com nosso país que por sinal tem ótimos livros e nosso próprio povo não consegue ter acesso
Eu adoro ir à livraria. Curto o ambiente, curto ficar lá folheando os livros, mas tenho certeza que esta lei vai ferrar todos nós. Não quero que as livrarias acabem, mas não acho que desse jeito vá funcionar e nem resolver.
Depois a pirataria dobra e ficam achando ruim mas uma família q tem 3 mil reais de renda, por aí p mais ou pra menos nunca q vai ter dinheiro p comprar livro.
Acho que o governo deveria criar um vale desconto para ajudar os leitores a ter um desconto no preço final e deveria criar mais bibliotecas pelo o Brasil.
É democracia cara, vence quem convence mais. Esse é o sistema político do Brasil, com governos populistas e desiguais você espera o quê exatamente? Acho melhor aceitar, daqui a pouco tem outro espertalhão querendo ser presidente, você tem de votar, queira ou não.
O que tenho percebido é que eles estão abrindo espaço pro marketplace e recuando nas vendas proprias. Antigamente eu enchia um carrinho com 30 livros - alguns até de tiragem baixa - e recebia tudo por eles. Agora na compra recente que fiz de 20 livros, 8 tive que comprar pelo marketplace pois estavam em falta na amazon ou com status de "produto sobre encomenda", o que, na minha experiencia significa esperar e raramente receber; o mais provavel é que cancelem depois de 2 meses. Enfim, obrigado Amazon pois graças a vocês montei minha biblioteca em 2020 quando tudo era pelo menos 100% mais barato que hoje.
Fique atento aos preços praticados na black as vezes sobem o valor do preço normal praticado pra colocar 1 real abaixo do valor normal e colocam que baixaram 20 reais, agora eu marco tudo que quero e o preço normalmente praticado pra ver se realmente está na promoção
Resumindo, só comprarei livros antigos se essa lei passar. É um absurdo! Os preços de lançamentos estão altíssimos em relação ao poder de compra do brasileiro ( nossa moeda só perde valor com a lambança nas decisões econômicas). Tomara que os jovens (que sempre faz diferença em certos momentos em nossa história) façam pressão contra essa lei.
É o que me veio na mente. O des-governo está ferrando o Brasil de cabo a rabo, de cima à baixo. O brasileiro já nem lê, agora, então... o QI médio vai a 70...
@euvoceeosobrenatural9340 lembrando que o aumento expressivo no preço do papel, que ferrou muita editora durante a pandemia, foi no governo anterior. E lembrando também que o projeto da Lei Cortez é de 2015 e é do Senado, não da Presidência, então não é bem do "governo" (Poder Executivo), é do Legislativo. É importante saber de quem é a responsabilidade em cada situação
@euvoceeosobrenatural9340 mas o que um projeto do legislativo tem a ver com quem está na presidência? Conhece o conceito de separação de poderes? (Lembrando que "governo" se refere apenas ao Executivo.) E, sinceramente, você vai mesmo passar pano para um governo que não fez absolutamente nada para auxiliar as editoras no contexto da pandemia? Honestamente, você não quer criticar nada não. Quer só apontar o dedo pra quem você não gosta. Sim, o país tem um problema sério, crônico e generalizado com a cultura. Quem quer criticar esse cenário precisa antes de tudo se informar melhor e entender que o seu político de estimação também está cagando se editoras quebram ou se o leitor não pode mais comprar livros. Importante mesmo é salvar bancos, né...
As editoras não pagam imposto quando compram papel para imprimir livros - Lei 10.865, de 30 de abril de 2004. A questão com o papel é a falta de concorrência e por ser cotado em dólar. No Brasil, temos um monopólio no setor e a importação é muito cara. Teve uma época, quando o dólar estava baixo, que valia a pena mandar imprimir em outros países. Era comum rodar livros na China ou no Chile, por exemplo, mas com a desvalorização da nossa moeda, desde a bagunça econômica do governo Dilma, tornou-se impeditivo essa alternativa. A pandemia diminuiu a produção de vários insumos, ajudando na subida do preço. Veja nessa matéria de 2014 que o problema do aumento do preço do papel já era uma realidade, muito antes do governo do incompetente do Bolsonaro e da destruição econômica causada pela pandemia imposta ao mundo pela China comunista: www.campograndenews.com.br/colunistas/em-pauta/o-papel-da-suzano-na-producao-de-livros-e-vital-para-o-brasil O problema do Brasil é muito mais complexo. Encargos trabalhistas que encarecem toda a cadeia produtiva; Insumos e royalties em dólar; sistema de educação falido > que leva a poucos leitores (num universo de 200 milhões de habitantes, só 16% consomem livros) > que leva a baixas tiragens > que eleva o preço unitário de um impresso. Nenhum apoio real e objetivo dos meios de comunicação de massa aos livros (dificilmente você vê numa novela da Globo um personagem popular incentivar a leitura de livros, a emissora vê essa ação como merchandising, e nenhuma editora consegue pagar); os incentivos à cultura só atendem a uma bolha, muitas vezes para favorecer lobbys poderosos; e com baixas vendas e muitos encargos, temos cada vez menos pontos de vendas. "Ahh, mas então o governo poderia subsidiar o setor e comprar uma parte desses livros"... Isso já é feito, através de editais federais, estaduais e até municipais, para abastecer bibliotecas públicas, escolares e universitárias. O problema que isso gera um mercado nocivo em que editoras criam obras só pensando em vendas para o governo, e não mais em formar leitores. E gera um ciclo vicioso. Editora apoia governo > governo compra livro da editora > Editora apoia governo... e o incentivo a leitura mesmo, só na fantasia de algum intelectual ideólogo "do bem"! Você tem razão, a "culpa" do projeto não é do Executivo, ou seja do presidente da República, no caso o Lula, mas de responsabilidade das casas legislativas que discutem e votam os temas. Mas um porém, quem apresenta o projeto é um indivíduo, um senador ou deputado, e no caso desse projeto (PLS 49/2015) quem é a autora é uma senadora do PT, Fátima Bezerra, com relatoria de uma outra petista, Tereza Leitão. Portanto, há de concordar que se o projeto é de uma petista, criado durante o governo petista da Dilma, agora relatado por outra petista, durante um governo petista, com o apoio do Ministério da Cultura petista (www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/noticias/minc-participa-de-audiencia-publica-sobre-politica-nacional-para-preco-dos-livros), logo ele tem o apoio do presidente da república petista e será sancionado por ele. "É importante saber de quem é a responsabilidade de cada um." Certo?
Nunca fixar preço deu certo. Mas vendo de onde partiu o projeto eu não fico surpreso. Pessoal vai consumir menos do que já consome. Eu duvido a camera dos deputados derrubarem o projeto, no máximo mexem em um ou dois pontos para não se "queimarem" com o senado. França não é parametro de nada hoje em dia, só olhar as noticias ...
Já desisti das livrarias e estou comprando apenas livros em sebos há uns dois anos, já comprei quase 200 livros ( contando com as vezes em que fui nas feiras do livro de Porto Alegre nesses últimos anos deve dar até mais do que isso). É lamentável que os livros novos fiquem tão caros, mas existem cidades com bons sebos, é o que sobrou pra mim, quem não mora em cidades grandes vai se ferrar mais eu acho.
Os Loko tão achando que aqui é a Europa😂. Ainda bem que isso só vai valer pra lançamentos, porque eu, particularmente, só compro livros que já estão aí no mercado há alguns anos. E na Amazon, tem basicamente tudo o que eu procuro, vou continuar comprando lá, e deixar de comprar os poucos lançamentos que comprava.
Então, o que não está percebendo é que essa lei pode afetar também suas compras de longo prazo. Para entender isso tem que saber como funciona o planejamento da editora ao lançar um livro. Ela primeiro precisa escolher qual a melhor tiragem para colocar o produto no mercado, analisa todo os custos que envolvem a produção, estima um período de retorno de vendas e define a tiragem e o preço de capa. Muitas editoras tem usado as pré-vendas como termômetro para entender o sucesso ou não de um título, outras trabalham com acordos com os meios de distribuição e definem as tiragens e preços devido à experiência de mercado. Com a lei, a ferramenta de pré-venda, com mais vantagens, é eliminada e o editor pode preferir tiragens menores e mais seguras, o que aumenta o preço unitário do livro. Com isso o tempo de saída do produto será menor, e entrará menos dinheiro em caixa no curto prazo. Faturando menos, a editora vai produzir menos. Assim, o seu livro que ia esperar pra comprar dali um ano, pode nem mais existir devido a baixa tiragem ou nem baixar de preço, pois a livraria vai precisar manter o preço sem muito desconto para não perder dinheiro e manter o fluxo de caixa.
É muita bizarrice esse projeto. A ideia é dar mais equidade para as livrarias tradicionais em relação à Amazon. Só que se o preço for igual pra todos (caro), as pessoas simplesmente não vão comprar nem na livraria, nem na Amazon.
Mesma narrativa em relação às importações, não é para "ajudar a concorrência" é simplesmente para tornar INVIÁVEL, o consumo dos mesmos. "Guerra é paz, liberdade é escravidão, ignorância é força".
Parabens por ter coragem de falar! Esse é o governo do amor... Para mim que sou um assalariado, e compro quatro livros por mês é um grande incentivo... Leio (no minimo) um livro por semana, agora será que vou conseguir manter minha rotina de leituras...?
Pois é, mais essa agora. A Igreja infestada de filhos das trevas, papa herege, bispos satanistas, a única maneira de ser católico hoje é através dos livros da verdadeira doutrina, obras pré-conciliares, porque nem padre é católico mais, não tem cara nem pra dizer pra um fiel que deva parar de fazer isso ou aquilo por ser pecado mortal. São José, rogai por nós.
Não sei quem foi o gênio por trás dessa PL que não percebeu que, além de reduzir o consumo de lançamentos, ela ainda pode incentivar o aumento da pirataria de e-books.
Em 2015 foi apresentado pela então senadora e hoje governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT-RN). Quem desarquivou o assunto foi a senadora Teresa Leitão (PT-PE).
Isso será muito triste pra nós consumidores! De fato, o Brasil não é um país leitor, deste jeito ficaremos com mais dificuldade de consumir um livro que amamos 😢
Resumindo lei pra acelerar o monopolio e oligopolios, quebrar as pequenas livrarias a medio prazo e diminuir a leitura e o acesso ao conhecimento. Parabéns Brasil ta no caminho certo.
Por isso já vou comprar meu kindle na black e baixar livros pra ler, pensei em assinar o kindle unlimited, mas não tem os livros que quero. Além do mais moro em uma casa muito pequena, nem tem lugar pra por livros físicos kkk
é simples: todas as commodities são cotadas pelo dólar, o preço do mesmo é variável, logo se eu lanço um livro com o dólar a 3rs no início do ano e ele sobe pra 5rs no final do ano eu tenho prejuízo se n aumentar o preço. tabelar preços nunca deu certo e vai continuar assim. Além disso, Art. 170 - IV - livre concorrência.
Será que se esquecem que as pessoas tem a opção de nao comprar na Amazon? Eu cresci em São Gonçalo/RJ e quando criança, eu dizia pra minha mae que queria crescer e abrir uma livraria em Alcântara. 1998, 2001… já não haviam livrarias, o brasileiro não é leitor.
Boas considerações Gabrielli. A verdade por trás deste PL tem que aparecer. Moro em um bairro da zona leste de São Paulo que não tem livraria, nem banca de jornal como conhecíamos tem mais, hoje em dia são pequenas lojinhas de traquitanas. Dúvido que essa lei faça abrir alguma livaria por aqui. Até porque, no Brasil, não é fácil a pessoa ter nem que seja um pequeno negócio. Alguém com certeza vai ganhar com isso e não seremos nós consumidores. Sucesso aí no canal. Forte abraço!
Nada que acontece neste país me surpreende mais... Mas já era esperado que cedo ou tarde este desgoverno iria - também - aprontar com o mercado literário. Pois em qualquer segmento, o objetivo deles é taxar, aumentar preços, e diminuir nossas opções de consumo. Claro que ainda assim, alguns fanáticos (defensores do indefensável) vão vir com pseudo-argumentos de que esta atrocidade é algo bom e benéfico... Mas nós sabemos ao que isto levará... E isto é que se tornou o Brasil! 😒 Parabéns aos envolvidos... (Sorte que já possuo uma vasta coleção de títulos para abastecer minhas leituras pelos anos sombrios que virão).
E parte dos responsáveis são os grandes canais de literatura do RUclips, que não dão um pio a respeito disso, ou p/ não se queimar com algum parceiro ou p/ evitar polêmica. Enquanto isso a lei passa de fininho e a maioria não tem nem ideia.
Além de você trazer essa importante informação, não deixa passar despercebido que a classe pobre será ainda mais prejudicada. Parabéns por não ser uma leitora na torre de marfim.
Gente não comprem. NÃO COMPREM. Se continuar vendendo vão estender isso a outros setores. As vendas precisam cair para que tenha pressão ate dos autores
Sinceramente, livros já são caros hoje para a maioria dos brasileiros que ganham um salário... Imagina com este aumento? Eles querem que realmente paremos de ler, porque com certeza vai se tornar ainda mais custoso gastar com livros. E sinceramente, depois do que fizeram taxando Shein, Aliexpress etc, não duvido de mais nada!! Esses governos sempre quiseram nos dar uma falsa sensação de prosperidade, sempre nos dando o mínimo pra nossa sobrevivência e um resquício de sabor do que é bom, apenas pra que possamos elogiar dizendo "ué, mas é claro que fulano já fez muito pelo nosso país, olha só, agora podemos comprar isso ou fazer aqui!" Mas sempre pagamento tudo a 12x porque todo seu salário do mês vai pra aluguel, luz e comida. Aqui sempre foi um país difícil de prosperar pra quem quer sair da caixinha, buscando trabalhar com coisas que fogem do padrão. Sinceramente, fico triste pelas autoras independentes que tiram o seu salário com os livros buscando ter uma vida longe de jornadas de trabalho tóxicos e exaustivos. Gente, parem de BABAR ovo, de ser gado de político (cito sim esquerda e direita). Meu voto é NULO pra todos eles.
A capacidade dos nossos políticos de fazerem leis burras é incrível ( vide as leis de meia-entrada, que tornaram os preços de cinema/teatros/shows, no Brasil, bem mais caros que em países de renda parecida, como México , por exemplo).
Gostei muito desse formato de vídeo, Gabi! Considere trazer comentários com esse cunho crítico/jurídico junto com as suas análises. Sensacional! Quanto ao assunto específico do vídeo: esse tipo de PL apenas reforça mais ainda os estereótipos e lugares sociais que quem diz “democratizar o acesso aos livros” também diz lutar contra (de maneira extremamente hipócrita, diga-se de passagem! Inclusive o teu vídeo sobre a anti-intelectualidade versus glamourização conversa muito com esse tópico). Ou seja: o acesso aos livros permanecerá por muito tempo ainda uma prática elitizada. Independente de qual tipo de livro é lido, seja contemporâneo seja clássico.
Obrigada, Dani! Pior é ouvir esse discurso de quem se diz defensor dos pobres, que na verdade só pretendem mesmo é defender os grandes empresários... mas a culpa é do capitalismo
@wonderwoman6340 Sim, já comprei muitas vezes na estante virtual. Super tranquilo. Mas moro no interior do nordeste, o frete sempre fica muito mais caro.
O presidente do país disse que se o povo subir "um milimitru" o aprendizado, para de votar no partido dele. Ou seja, qual seria o interesse deles em fazer com que a população ficasse mais inteligente?? Então, "SE ANTES A PESSOA NÃO COMPRAVA, PQ AGORA ELA IRIA COMPRAR" pronto, ai esta, matou a charada!!
todo dia um 7x1 diferente... ainda bem que existe pirataria e quem discordar, fique à vontade para me fazer um pix, meu carrinho da amazon está 1.255,00.
O ideal é que continue assim, com essa nossa distopia de ter apenas uma mega livraria dos EU vendendo todos os livros (que eles quiserem) para o país inteiro. Nada de livraria de bairro vendendo o que a comunidade local deseja.
@@washingtonnascimento7513 Ué e precisa de lei pra garantir a venda delas ? Se tiver público não precisa de lei. Aff por isso Bostil é assim, tem quem defenda intervencionismo para o Paquiderme gigante do Pai Estado ficar cada vez maior...
Tenho uma dica: sebos... sempre comprei muito em sebos, e já achei até muitos livros clássicos em promoções, vendidos a 8-10-15 reais. A gente vai ter que garimpar, ou os livros irão sumindo aos poucos.
Essa lei é delirante em vários aspectos... sinceramente, espero que passe, estou há um tempo procurando desculpa para parar de colecionar (sou mais dos quadrinhos). Preços altos e produtos fracos já me fez entrar no esquema de só comprar em promoção de 30% pra cima, agora que nem isso mais vai ter, abraço. Comecei lá nos primórdios nas scans e agora voltarei. E ficarei aqui aguardando o mercado livreiro/banca ressurgir no Brasil, tem muito leitor em potencial pronto pra pagar 100 reais num livro/HQ com desconto de 10%. Somos um país com pessoas de alto poder aquisitivo. Vai ser lindo.
É galera... aprendam com seus erros, vejam em quem vocês vão votar e não tomem decisões por puro capricho. Afinal, o menos ruim ainda é melhor que o ruim.
Faz dois anos que estou dependente da biblioteca da minha escola para ler e desde então só comprei livros de bolso abaixo de 20 reais. Com essa lei fica impossível pessoas de baixa renda como eu lerem, e no Brasil as bibliotecas públicas são raras. Triste.
Com certeza isso foi feito graças a lobby de livrarias que não conseguem competir com a Amazon. A questão é que não é só o preço menor que a amazon oferece, mas também uma entrega boa e garantia de troca sem problemas. Se eles acham que vão aumentar as vendas graças a isso estão muito enganados, o que acho que irá acontecer é que esses lançamentos vão mofar nas prateleiras. Eu mesmo tenho toda a paciência do mundo.
Texto final aprovado no Senado: legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=9833575&ts=1730233674843&disposition=inline
Pesquisa sobre compradores de livros no Brasil: cbl.org.br/2023/12/brasil-tem-25-milhoes-de-compradores-de-livros-69-deles-adquiriram-ate-5-obras-nos-ultimos-12-meses/
PL original e justificativa: legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=2922744&ts=1730233673451&disposition=inline
@@Gabrielli.Junkes vote yes, protect brazilian bookstores!
@@jonatassantos2868 não
e o que não fica mais caro hoje em dia? praticamente tudo q existe no Brasil fica mais caro a cada dia!
Quanto mais burro o povo for, mais eleitores esses políticos terão.
Devem estar assustados com os números de abstenções nas eleições. Não entendem o problema.
Falou tudo.
@@dondoncorleone Olavo de Carvalho nem era educado
@@jorge-j7d Era o mais educado de todos.
Povo burro é só vantagem para os governantes
O botijão de gás está alto, a gasolina está alta, o dólar batendo 6,12, tudo isso sem pandemia. O Brasil está sendo destruído diante dos nossos olhos.
Lei de autoria da Fátima Bezerra, PT - RN, relatoria de Teresa Leitão, PT - PE. Tá explicado pq “influenciadores querem te convencer que é bom”.
Nem me surpreende! Só podia ser coisa do partidão... das trevas.
Já não gostava dela, agora odeio😅😂!
@@thiago_590 excelente meu Nobre.
Fátima “Foi GÓPI” Bezerra ; tinha que ser
Para zero surpresa de pessoas
Parabéns por não ter se vendido como outros “booktubers” 👏🏽👏🏽👏🏽
Eles querem "incentivar a leitura" aumentando o preço dos livros, sendo que o pessoal não lê nem os livros dados de graça. Infelizmente ser leitor nesse país é um sofrimento.
Esse não é o governo que os eleitores iam votar com um livro na mão? Isso não é só patético, isso é grotesco.
Bem isso, hipocrisia esse governo do “amor”. Amo livros e infelizmente isso ficou como estereotipo de esquerda ainda por cima, absurdo!
@@joaorobertonascimento865 esse projeto não tem nada a ver com o governo federal. Informe-se melhor.
@@ntvasconcelosa relatora é do pt, informe-se melhor
@@ntvasconcelos "De autoria da então senadora e hoje governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), o objetivo da proposta seria garantir a oferta de livros ao grande público, estimulando mais pontos de venda, além do incremento da leitura e o reforço a uma efetiva Política Nacional do Livro." Bom projeto é de autoria de uma pessoa ligada ao partido do atual Governo...
Continue com sua arminha na mão. Tá tudo certo
A gente já foi reduzido, para não dizer impedido, de importar coisas da China. Agora querem impedir de comprar livros, é o preço do amor kkk
Só ver quem está no congresso ( deputados e senadores) , de quem é o projeto de lei e quem vai tentar aprovar.
Então, não adianta você tirar esse tipo de conclusão porque o governador de São Paulo, por exemplo, está sucateando a Educação e privatizando tudo.
Mas vc viu quem vc elegeu pro senado e pra deputados não é o pt nem mesmo a esquerda a maioria é o centrão esses vendidos que até a avó vendem quem dirá livros… eles aprovam essas leis não o Lula
@@lineinsana se não me falha a memória o primeiro projeto foi da Fátima Bezerra (pt ) quando era senadora . Estão tentando fazer uma reserva de mercado . É a elite do atraso que governa o país .
@@lineinsana kkkk piada. Não seja gado, meu amigo. Assuma que independente do B ou do L, o plano político sempre foi emburrecer o povo
@@Tropadeelite01 sim, o plano das elites brasileiras sempre foi esse. Você é gado se acredita em papo de coach e que a educação "empreendedora" ( incentivando a enriquecer vendendo bolo de pote e picolé vai enriquecer) quem levou este pensamento para a Educação e diminuiu drasticamente áulas de Artes, História etc certamente visa emburrecer o povo em geral. Resta reconhecer de onde vem este plano. É exatamente essa gente que está no congresso e sempre esteve.
Projeto de lei de autoria da Senadora Fátima Bezerra (PT/RN)
FAZ O L QUE PASSA.
@@hugoleonardoamaral586 tinha que ser...
Só podia! Do Partido das Trevas!
Senadores DE TODOS OS PARTIDOS votaram a favor! Pesquise!
@@Criscosta isso não anula que ela que fez
@@hugoleonardoamaral586 L tranquilamente.
Isso tá cheirando mais como "Emburrecimento programado"!!! Só pode ser!
Socorro!!!!
Exaramente
Pior que eu chuto que é mais um lobby das livrarias do que a ideia deles tentarem "boicotar" livros.
Bom, a quem interessa q o povo brasileiro seja o menos letrado possível? Aos próprios políticos. Um povo "emburrecido" é um povo fácil de manipular😕 É muito triste oq fazem com o nosso Brasil dia após dia
@@claudioalfredo9732exatamente. Afinal querem regulamentar as redes e querem reescrever a história - similar com algo que já lemos? - então quanto mais ignorantes, mais fácil manipular.
Está mesmo. E há um bom tempo. Quanto mais gente burr4, melhor pra eles. No fim, quem paga somos nós que ainda temos um cérebro, porque os que idolatram esses políticos já jogaram o deles no lixo faz tempo…
"O amor vencendo sempre, e proporcionando acessibilidade e respeito".
Ah cala a boca, teu fascista! Vá para os EUA, teu trumpista!!!!!!!
''Veja como isso é bom!''
Míriam Leitão
O brasileiro não lê e a medida é aumentar o preço do livro. Nossa que sacada, parabéns aos envolvidos!
O objetivo é atrapalhar os poucos que ainda são leitores.
Pobre ficou sem a blusinha, sem a picanha, sem a cervejinha, sem a viagem e agora sem o livro.
poder de compra subiu, endividamento caiu, extrema pobreza caiu, desemprego despencou, insegurança alimentar caiu 85%. A realidade é o antidoto de vocês
@@brenomendes3349 em que país? Kkkkkkk vcs acham que o que esta escrito no papel é a realidade...
@@brenomendes3349 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Tá comendo muita picanha de abóbora meu filho.
@@brenomendes3349 a televisão aqui do elevador do meu prédio diz a mesma coisa. Vocês estão certos, errado é a realidade.
@@brenomendes3349 o cara que comemora a Lei do Preço Fixo, pois a venda de livros vai aumentar 182374%
Se o interesse do governo realmente fosse fomentar a leitura, seria simples, bastaria tomar medidas para baratear os custos das pequenas livrarias criando a possibilidade deles praticarem preços semelhantes a Amazon. Tudo isso mais parece um plano para tornar o povo ainda mais apedeuta. Livro deveria ser de graça, é uma grande palhaçada dificultar o acesso a leitura, e tudo isso num país cujo discurso é "Todos pela educação", o Brasil realmente se tornou um grande circo.
@@denilsoncruz1390 aí é que ta o problema. Como uma pequena livraria compete com uma empresa bilhoes e que constantemente vende os seus livros/hqs/mangás abaixo do preço de custo. A Amazon usa livros somente pra levantar dados de consumo dos clientes e é isso. O problema não é a lei, mas sim que faltam ferramentas de fomento pra dar suporte pra que ela funcione corretamente.
@@denilsoncruz1390 praticamente em todas as cidades brasileiras tem bibliotecas públicas, o fato das pessoas não lerem não está pela falta de dinheiro em adquirir. No meu ponto de vista o problema é o vício as telas e isso nem é de agora com celulares e computadores, é algo mais antigo da época dos televisores, só olhar para um edifício durante a noite, praticamente todos estão na frente da televisão.
@andreiaconejo52 Por isso mesmo, se já tá ruim, qual a lógica em piorar esse cenário, aumentando os preços dos livros? Só tornará tudo ainda mais difícil. O que você falou só incrementa a minha crítica.
O objetivo é o oposto.
@@andreiaconejo52Errado. O vício de gente como você que vota em ladrão comunista. Esse é o problema.
Lule nao gosta de livros.
Ele nem sabe ler😂😂😂
Quem gosta é biroliro 😂
@@TheYgor07gosta mesmo, tanto q passou em exames q vc choraria ao ler.
@@OCriticoAle KKKKKKKKKKIKIK passou sim. Aquele é burro feito uma porta
@@TheYgor07 Com certeza o Biroliro gosta mais que o Lule. Senão ele não teria nem se formado em um ensino superior.
Para mim, essa lei tem uma intenção claríssima!!!!
Esse projeto de lei, basicamente é um estímulo indireto a pirataria.
De todo modo, eu sou paciente. Eu sei esperar.
Daí depois que essa lei não fizer efeito nenhum para receita das livrarias, irá vir uma lei parecida com a da Fraça, que proibe descontos em livros idependetemente do lançamento além de proibir frete grátis para livros.
@Cezar136 não brinca que lá é assim?
Aí estamos ferrados de vez, ou entregues a pirataria, como era na década de 80 e 90
Já faço isso com games pois nunca pago o preço absurdo de lançamentos deles, espero o game ter o preço que acho justo, agora vai acontecer o mesmo com os livros, eu simplesmente vou esperar os livros estarem em promoção, mesmo que demore um ano ou mais para isso.
@@marciodonciglio80 Tem algumas outras implicações, por exemplo a editora que irá ter que lidar com custo de estoque maior e aumentará os preços além de diminuir a qualidade do material e tradução e revisão. É preciso analisar de forma mais ampla.
E quem vai se arriscar abrindo uma livraria? Neste pais cheio de impostos e burocracia é falência certa.
Exato, a única coisa com imposto zero é O Livro
A livraria paga todos os encargos que uma empresa paga
Enquanto a Amazon só paga galpão, suporte e se der merda tem o estrangeiro pra subsidiar.
É injusto sim, e sabe como faz pra balancear? Cortar gastos da empresa menor que é a livraria.
Tal qual o varejo eletrônico Brasileiro não quis diminuir encargos sobre si e sim cumprir com a taxação do varejo chinês, o varejo de livro tá querendo ferrar a Amazon em vez de se desferrar.
É igualdade, todo mundo levando ferro igual.
Perfeito, Marcus! No Brasil, sempre se busca nivelar da pior forma possível ao invés de melhor a situação do brasileiro
Isso que dá botar gente que não lê pra tabelar preço de livro
Não é gente que não lê, é livraria grande que está perdendo espaço pra Amazon.
@@waltwhite8126 Não é só livraria grande que perde espaço para Amazon, as pequenas estão fechando.
@@waltwhite8126minhas últimas compras foram direto das editoras, porém se a Amazon tivesse preco menor eu compraria com eles. Quem manda no meu bolso sou eu e não o estado.
@@waltwhite8126 vc já foi numa livraria e viu os preços absurdos de lá em comparação aos da amazon?
As livrarias grandes não oferecem club do livro de forma fixa. CLC vende obras que facilmente são encontradas por 139,00, só que vendem por 79,90 fora as promoções e pontos de cashback. Fala sério.
Me dá raiva ver certos influenciadores literários tentando convencer os inscritos de que essa lei é boa só prq está sendo proposta por pessoas que aderem a visão ideológica delas... patéticos.
Quadrinhos na sarjeta odiou seu comentario
@@mcmiterio Cala-te teu fascista!!!!!!!
@@vittorpollux5042 igualzin ele
@@vittorpollux5042 patético.
A lei é boa.
A turma não aprende, tabelamento de preços em pleno 2024...
Falta de aviso não foi. O pessoal escolheu esse escárnio aí. Agora é só lamentar.
Antes tava pior.
@@TheYgor07 Não estava pior não. A comida estava mais barata.
@@fernandaabreu5625 impostos atrás de impostos, eu realmente nunca vi um governo aumentar TANTO os impostos como esse tá fazendo agora, eu não sou Bolsonarista nem Petista, mas minha vida estava melhor na época do "faz arminha" que mesmo em pandemia, estava melhor.
Projeto contra os livros Mirian leitão: Livros mais caros - entenda como isso é bom pra vc...
"Entenda os malefícios de passar muito tempo lendo livros"
Eu não entendo como eles acham q essa medida vai melhorar. O número de leitores no País é ínfimo, mesmo dentre os mais escolarizados e /ou com $$$.
Eles mesmos não lêem,querem o povo ignorante quanto mais ignorante melhor para eles 😢
Para entender as razões da criação dessa lei, recomendo que vc veja um vídeo do canal "QuadrinhosNaSarjeta". O nome do vídeo é "DENÚNCIA! O governo não vai deixar você ler! A loja mais rica do mundo precisa de você!"
Realmente é ridículo, é de fato um plano de imbecilização do povo brasileiro. É piorar o que ja tá ruim
Sabem que não vai, e é por isso mesmo
A questão é que eles não acham que vai melhorar, o que eles querem é que piore mesmo. Um inteligente pode influenciar muitas pessoas. Eles perceberam isso no cenário da política. Então, vão tentar de todo jeito dificultar o acesso ao conhecimento, com doutrinação nas escolas, com preço altíssimos, com impostos e salário baixo.
País esquisito com gente esquisita, cada vez pior... Minha paz estava em viver no mundo dos livros morando no brasil, agora mais essa..
Pensando pelo lado positivo...se é quem tem, vou ler os abandonados da estante e economizar por um ano......
Parabéns por expor a realidade e verdade da situação... fui "tentar" explicar a alguns amigos e fui surpreendida com a resposta deles, dizendo que tudo é "fake"... que bom que eu comprei vários livros e poderei ler por muitos anos, pois a partir de agora, não mais poderei adquirir... e pena para aqueles que não poderão comprar... talvez possam recorrer ao acervo das bibliotecas de suas cidades.... isso se o governo distribuir...
@@marciabritto2113 é triste, estamos acostumados a ver essas coisas acontecendo, denunciar, e ser chamados de espalhadores de Fake News.
@@adrensam3832 e isso, de amigos....
@kittensmemories muito triste... faça uma campanha nas redes, para doação. Outro dia achei 4 livros em perfeito estado, no lixo! recolhi, higienizei e doei para uma ONG
A lei se destina apenas a livros lançamentos, por um período específico também. Isso não é a grande parte de vendas do livros... não haverá aumento de preços, ele na verdade exigirá da Amazon que não venda sem a margem de lucro deles
@fernandagroba3411 O levantamento aponta que o mercado editorial brasileiro produziu 45 mil títulos no ano passado, dos quais 24% foram lançamentos, e 320 milhões de exemplares.22 de mai. de 2024
Precisamos nos movimentar para não deixar ser aprovado, marquem seus deputados nas redes sociais, essa lei é encabeçada por editoras e uma das grandes livrarias do país visando seu lucro. "Ah mas Amazon vai fechar as livrarias", se fechar livrarias significa não pagar preços absurdos e viabilizar acesso mais barato a cultura elas fecham. Pensamento infantil de regular preço não pode existir.
Acho livrarias muito fofinhas, muito bonitas, muito aesthetic, mas se elas tiverem que acabar pra eu conseguir ter meus livros só posso dizer adeus
@@Leia.Serejo E depois que tivermos só a Amazon para comprar nossos livrinhos, como faremos? Porque, eu não sei se vc sabe, mas, caso a Amazon domine o mercado de livros, as promoções não terão razão de existir....pare e reflita sobre!
@@TheMrRafaelBastos eu entendo, mas não vou poder dizer que não foi culpa deles mesmo se isso acontecesse
Ps: eu estava brincando
@@TheMrRafaelBastos Se acontecer isso que você diz, irá abrir concorrência e chances para surgimento de novas livrarias.. Óbvio que esse PL é furada e só podia vir do Brasil, que tem os políticos que tem, inclusive o chefe máximo, o qual está no poder. É uma vergonha
Estão dando a mesma desculpa quando deram pra não acabar com a lei da informática na época do collor. E ainda dão a mesma desculpa pra não acabarem com a zona franca de Manaus.
A ideia desse desgoverno é exatamente essa: diminuir mais e mais o acesso ao conhecimento.
Sem dúvida... e a lei veio de uma PTista.
Sempre foi de todo e qualquer governo, desde a ditadura militar sempre foi o objetivo ter uma população que fosse chão de fábrica
E a elite intelectual permanecesse sendo pessoas com capital
Pára 😂😂😂 e o outro fomentava por acaso?
@@TheYgor07 o outro fez lei pra encarecer livro ? Não. Ponto.
Só podemos mudar nossa realidade através de informação/formação que é majoritariamente oriunda de livros. Seja dentro ou fora da universidade, mercado privado, serviço público etc
Sem livros como você estuda qualquer coisa ? Além do fato de que a prática da leitura proporciona toda uma experiência neurológica única, e até mesmo espiritual (através da meditação).
@@MatheusSantos-sn1cu "livros tem muita coisa escrita". Palavras do minto.
Antes de conhecer a Amazon eu comprava 1 livro a cada 2 anos, ao conhecer a Amazon que realmente passei a ser consumidora de livro. Aí o governo quer voltar aos tempos antigos. Somente o Brasil que gosta de retroceder.
nao amiga, essa lei se baseia em leis iguaizinhas que ja existem na frança e na alemanha, então para de ser vira lata porque nao é só no brasil.
@@Manuelita0001 claro, ate porque o poder aquisitivo proporcionalmente é o mesmo de um brasileiro com de um francês ou de um alemão, eles estão na europa, nos estamos na fodida america latina, aposto que la eles devem ter centenas de pessoas morrendo por ano por n ter saneamento basico.
@Manuelita0001 No momento que o Brasil passar o ser como a Alemanha e França, com suas leis e principalmente com seu poder aquisitivo eu paro de ser "vira-lata".
@@Manuelita0001 compara a porra do poder de compra deles com o nosso.
@@Manuelita0001 Amiga no dia que o Brasil tiver o desenvolvimento e o poder de compra da França e Alemanha eu deixo de ser "vira lata".
Q absurdo. Tabelar preços, diminuir a concorrência, quem perde é sempre o consumidor
o consumidor sempre pagando o pato
Perde a curto prazo. A longo prazo, a lei visa evitar que os preços dos livros aumentem mais por conta do monopólio mercadológico.
@ vai sim, pode confiar. Por isso os pequenos livreiros estão comemorando e as grandes redes não, né?
@@Gabrielli.Junkes Não entendi a lógica do rapaz
@@Gabrielli.Junkes Oi, Gabrielli. Se puder, assita a este vídeo (é do canal QuadrinhosNaSarjeta): o nome do vídeo é "DENÚNCIA! O governo não vai deixar você ler! A loja mais rica do mundo precisa de você!".
Depois que assistir, vai entender o meu comentário.
PS.: e é isso aí, seu comentário está certíssimo. Os pequenos livreiros estão deveras comemorando, enquanto as grandes redes estão revoltadas!!
Do jeito que o Brasil está caminhando, pode chegar o dia em que determinem o que você poderá ler.
Isso é um absurdo, os brasileiros quase não ler.
Os livros já são caríssimos
Um país que não gostam de ler e de ter educação....tem gente que acredita mesmo que os políticos querem mesmo que o povo saia da ignorância?? só pode ser piada desses "influenciadores"
Finalmente alguém falando a verdade que precisa ser dita 👏👏👏👏 projeto de lei Anti-Amazon, anti-cultura, não sei como influenciadores podem ser a favor disso
Infuenciadores ganham descontos fabulosos com a Amazon. Só podem ser contra.
Pior alguns dirão que não concordam mas quando receber seu lançamento, o livrinho novo saído do forno, farão unboxing com a boca fechada.
eu sei 🤑
@@moonbloodsky Esse é o ponto!
@@kittensmemories tem uma lavagem cerebral onde com atitudes esquerdistas anti-econômicas tudo é justificável. Se parassem pra pensar um minuto nos consumidores seria tudo mais simples e todos sairiam ganhando.
Esse desgoverno é uma vergonha.
Sempre que o Estado interfere na economia querendo controlar preços o resultado é sempre desastroso. Neste caso ainda é mais absurdo porque vai inflacionar o preço do livro. E pensar que essa turminha se elege dizendo que defendem a educação e a cultura.
E sempre que alguém de "direita" do outro lado do mundo veta algum livro eles ficam chorando
Filhinho do Jeff Bezos na área
@@samsimple31Petista fazedor de L na área.
Absurdo. Para piorar, vários influenciadores grandes vendendo essa atrocidade em nome de "solidariedade aos pequenos livreiros", me poupe!! Isso é um desrespeito com o cidadão e com os consumidores. Se as livrarias fossem acessíveis, elas venderiam mais. Isso é tudo LOBBY das editoras e das grandes livrarias que querem vender mais e mais caro.
Se for da Esquerda eles passam pano.
Moro no interior não tem livraria na cidade mais próxima o livro é o triplo da amazon, sério isso Brasil ?😅 😢
a Amazon conseguiu democratizar o acesso ao livro, mas nossos políticos têm a brilhante ideia de dificultar de novo
Eu já morei em cidade do interior onde não tinha livraria, sebo, biblioteca pública era pobre e não existia Amazon. Eu tinha q ir na cidade vizinha para comprar livro.
Governo bom
Assista o vídeo do quadrinhos na sarjeta para ver uma opinião diferente dessa moça. Acho válido ver um ponto de vista diferente. ;)
Pra poder ir em uma livraria eu teria que fazer um mega estratagema para viajar, e os livros serão quase o dobro do que está na internet
Quanto mais ignorante o povo mais fácil de ser manipulado.
Eu moro no interior do estado de Goiás, compro livros unicamente pela Internet, não tem nem livrarias na minha cidade e nas cidades vizinhas que conheço é a mesma coisa. Os livros já estão caros, muuito caros mesmo em promoção, nos últimos anos a gente percebe que já não da mais pra comprar tantos livros quanto antes, é lamentável o que fazem com nosso país que por sinal tem ótimos livros e nosso próprio povo não consegue ter acesso
Vou nem dizer de qual partido veio o prejeto........ o partido que mais ama emburrecer as pessoas.
Eu adoro ir à livraria. Curto o ambiente, curto ficar lá folheando os livros, mas tenho certeza que esta lei vai ferrar todos nós. Não quero que as livrarias acabem, mas não acho que desse jeito vá funcionar e nem resolver.
Depois a pirataria dobra e ficam achando ruim mas uma família q tem 3 mil reais de renda, por aí p mais ou pra menos nunca q vai ter dinheiro p comprar livro.
Acho que o governo deveria criar um vale desconto para ajudar os leitores a ter um desconto no preço final e deveria criar mais bibliotecas pelo o Brasil.
@@Darwinnoificial O governo ficar de fora dessa já era bom, governo que tenta se meter em coisa que não lhe compete, dá ruim.
Sem brusinha, sem avião, sem livro... É, o amor venceu.
O ferro entrando e o povo nem aí...
@@amonjessen7961ferro não está entrando. as meninas do tiktok estão bem;viajando e tal
É democracia cara, vence quem convence mais. Esse é o sistema político do Brasil, com governos populistas e desiguais você espera o quê exatamente? Acho melhor aceitar, daqui a pouco tem outro espertalhão querendo ser presidente, você tem de votar, queira ou não.
O grosso tá entrando kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@dalvinocosta4651 Democracia kkkkkkkkkkkkkkk
Tomará que a amazon faça uma mega black friday.
@@martabeserra1111 não estou com muita esperança 😅
O que tenho percebido é que eles estão abrindo espaço pro marketplace e recuando nas vendas proprias. Antigamente eu enchia um carrinho com 30 livros - alguns até de tiragem baixa - e recebia tudo por eles. Agora na compra recente que fiz de 20 livros, 8 tive que comprar pelo marketplace pois estavam em falta na amazon ou com status de "produto sobre encomenda", o que, na minha experiencia significa esperar e raramente receber; o mais provavel é que cancelem depois de 2 meses.
Enfim, obrigado Amazon pois graças a vocês montei minha biblioteca em 2020 quando tudo era pelo menos 100% mais barato que hoje.
@@user1900-r4w 👍🏼 Exatamente
Fique atento aos preços praticados na black as vezes sobem o valor do preço normal praticado pra colocar 1 real abaixo do valor normal e colocam que baixaram 20 reais, agora eu marco tudo que quero e o preço normalmente praticado pra ver se realmente está na promoção
@ também estou fazendo isso. As últimas duas promoções não foram boas não. Não comprei nada
Resumindo, só comprarei livros antigos se essa lei passar. É um absurdo! Os preços de lançamentos estão altíssimos em relação ao poder de compra do brasileiro ( nossa moeda só perde valor com a lambança nas decisões econômicas). Tomara que os jovens (que sempre faz diferença em certos momentos em nossa história) façam pressão contra essa lei.
Logo, logo as pessoas só poderão ler os livros que o Governo do Amor publicar. Estamos em 1984.
É o que me veio na mente. O des-governo está ferrando o Brasil de cabo a rabo, de cima à baixo. O brasileiro já nem lê, agora, então... o QI médio vai a 70...
@@Barrosvbp a la Jorge owel
Mi-mi-mi
Em vez de reduzirem os impostos do papel... por que não ferrar o consumidor?
@@alinotic é isso 👏
@euvoceeosobrenatural9340 lembrando que o aumento expressivo no preço do papel, que ferrou muita editora durante a pandemia, foi no governo anterior. E lembrando também que o projeto da Lei Cortez é de 2015 e é do Senado, não da Presidência, então não é bem do "governo" (Poder Executivo), é do Legislativo. É importante saber de quem é a responsabilidade em cada situação
@@alinoticele te bloqueio mas ainda dá pra ver as reposta do dois KKKKKK
@euvoceeosobrenatural9340 mas o que um projeto do legislativo tem a ver com quem está na presidência? Conhece o conceito de separação de poderes? (Lembrando que "governo" se refere apenas ao Executivo.) E, sinceramente, você vai mesmo passar pano para um governo que não fez absolutamente nada para auxiliar as editoras no contexto da pandemia? Honestamente, você não quer criticar nada não. Quer só apontar o dedo pra quem você não gosta. Sim, o país tem um problema sério, crônico e generalizado com a cultura. Quem quer criticar esse cenário precisa antes de tudo se informar melhor e entender que o seu político de estimação também está cagando se editoras quebram ou se o leitor não pode mais comprar livros. Importante mesmo é salvar bancos, né...
As editoras não pagam imposto quando compram papel para imprimir livros - Lei 10.865, de 30 de abril de 2004.
A questão com o papel é a falta de concorrência e por ser cotado em dólar. No Brasil, temos um monopólio no setor e a importação é muito cara.
Teve uma época, quando o dólar estava baixo, que valia a pena mandar imprimir em outros países. Era comum rodar livros na China ou no Chile, por exemplo, mas com a desvalorização da nossa moeda, desde a bagunça econômica do governo Dilma, tornou-se impeditivo essa alternativa.
A pandemia diminuiu a produção de vários insumos, ajudando na subida do preço.
Veja nessa matéria de 2014 que o problema do aumento do preço do papel já era uma realidade, muito antes do governo do incompetente do Bolsonaro e da destruição econômica causada pela pandemia imposta ao mundo pela China comunista: www.campograndenews.com.br/colunistas/em-pauta/o-papel-da-suzano-na-producao-de-livros-e-vital-para-o-brasil
O problema do Brasil é muito mais complexo. Encargos trabalhistas que encarecem toda a cadeia produtiva; Insumos e royalties em dólar; sistema de educação falido > que leva a poucos leitores (num universo de 200 milhões de habitantes, só 16% consomem livros) > que leva a baixas tiragens > que eleva o preço unitário de um impresso. Nenhum apoio real e objetivo dos meios de comunicação de massa aos livros (dificilmente você vê numa novela da Globo um personagem popular incentivar a leitura de livros, a emissora vê essa ação como merchandising, e nenhuma editora consegue pagar); os incentivos à cultura só atendem a uma bolha, muitas vezes para favorecer lobbys poderosos; e com baixas vendas e muitos encargos, temos cada vez menos pontos de vendas.
"Ahh, mas então o governo poderia subsidiar o setor e comprar uma parte desses livros"... Isso já é feito, através de editais federais, estaduais e até municipais, para abastecer bibliotecas públicas, escolares e universitárias. O problema que isso gera um mercado nocivo em que editoras criam obras só pensando em vendas para o governo, e não mais em formar leitores. E gera um ciclo vicioso. Editora apoia governo > governo compra livro da editora > Editora apoia governo... e o incentivo a leitura mesmo, só na fantasia de algum intelectual ideólogo "do bem"!
Você tem razão, a "culpa" do projeto não é do Executivo, ou seja do presidente da República, no caso o Lula, mas de responsabilidade das casas legislativas que discutem e votam os temas. Mas um porém, quem apresenta o projeto é um indivíduo, um senador ou deputado, e no caso desse projeto (PLS 49/2015) quem é a autora é uma senadora do PT, Fátima Bezerra, com relatoria de uma outra petista, Tereza Leitão. Portanto, há de concordar que se o projeto é de uma petista, criado durante o governo petista da Dilma, agora relatado por outra petista, durante um governo petista, com o apoio do Ministério da Cultura petista (www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/noticias/minc-participa-de-audiencia-publica-sobre-politica-nacional-para-preco-dos-livros), logo ele tem o apoio do presidente da república petista e será sancionado por ele.
"É importante saber de quem é a responsabilidade de cada um." Certo?
Nunca fixar preço deu certo.
Mas vendo de onde partiu o projeto eu não fico surpreso.
Pessoal vai consumir menos do que já consome.
Eu duvido a camera dos deputados derrubarem o projeto, no máximo mexem em um ou dois pontos para não se "queimarem" com o senado.
França não é parametro de nada hoje em dia, só olhar as noticias ...
Já desisti das livrarias e estou comprando apenas livros em sebos há uns dois anos, já comprei quase 200 livros ( contando com as vezes em que fui nas feiras do livro de Porto Alegre nesses últimos anos deve dar até mais do que isso). É lamentável que os livros novos fiquem tão caros, mas existem cidades com bons sebos, é o que sobrou pra mim, quem não mora em cidades grandes vai se ferrar mais eu acho.
"ah mas na Europa funciona"....kkkk pessoal quer comparar poder de compra de europeu com brasileiro.
Os Loko tão achando que aqui é a Europa😂. Ainda bem que isso só vai valer pra lançamentos, porque eu, particularmente, só compro livros que já estão aí no mercado há alguns anos. E na Amazon, tem basicamente tudo o que eu procuro, vou continuar comprando lá, e deixar de comprar os poucos lançamentos que comprava.
Então, o que não está percebendo é que essa lei pode afetar também suas compras de longo prazo.
Para entender isso tem que saber como funciona o planejamento da editora ao lançar um livro. Ela primeiro precisa escolher qual a melhor tiragem para colocar o produto no mercado, analisa todo os custos que envolvem a produção, estima um período de retorno de vendas e define a tiragem e o preço de capa.
Muitas editoras tem usado as pré-vendas como termômetro para entender o sucesso ou não de um título, outras trabalham com acordos com os meios de distribuição e definem as tiragens e preços devido à experiência de mercado.
Com a lei, a ferramenta de pré-venda, com mais vantagens, é eliminada e o editor pode preferir tiragens menores e mais seguras, o que aumenta o preço unitário do livro. Com isso o tempo de saída do produto será menor, e entrará menos dinheiro em caixa no curto prazo. Faturando menos, a editora vai produzir menos.
Assim, o seu livro que ia esperar pra comprar dali um ano, pode nem mais existir devido a baixa tiragem ou nem baixar de preço, pois a livraria vai precisar manter o preço sem muito desconto para não perder dinheiro e manter o fluxo de caixa.
Está geração não gosta de ler,e quem gosta vai ficar privada , do custo.
É muita bizarrice esse projeto. A ideia é dar mais equidade para as livrarias tradicionais em relação à Amazon. Só que se o preço for igual pra todos (caro), as pessoas simplesmente não vão comprar nem na livraria, nem na Amazon.
@@RafaelCR85 vão simplesmente voltar a pirataria
Mesma narrativa em relação às importações, não é para "ajudar a concorrência" é simplesmente para tornar INVIÁVEL, o consumo dos mesmos. "Guerra é paz, liberdade é escravidão, ignorância é força".
Não estava sabendo. Obrigado pelo vídeo, ganhou um inscrito chocado!
Bem-vindo!
Parabens por ter coragem de falar!
Esse é o governo do amor...
Para mim que sou um assalariado, e compro quatro livros por mês é um grande incentivo...
Leio (no minimo) um livro por semana, agora será que vou conseguir manter minha rotina de leituras...?
Vai ter que procurar por meios obscuros como a pirataria 😢
Pois é, mais essa agora. A Igreja infestada de filhos das trevas, papa herege, bispos satanistas, a única maneira de ser católico hoje é através dos livros da verdadeira doutrina, obras pré-conciliares, porque nem padre é católico mais, não tem cara nem pra dizer pra um fiel que deva parar de fazer isso ou aquilo por ser pecado mortal. São José, rogai por nós.
@@maragabrielameireles9655 Pirataria é pecado.
O intervencionismo nesse país beira o absurdo!!!
Verdade amigo
Não sei quem foi o gênio por trás dessa PL que não percebeu que, além de reduzir o consumo de lançamentos, ela ainda pode incentivar o aumento da pirataria de e-books.
Sem dúvida isso vai ser uma consequência também
Em 2015 foi apresentado pela então senadora e hoje governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT-RN). Quem desarquivou o assunto foi a senadora Teresa Leitão (PT-PE).
@@diegolima8755 sempre o PT
@@diegolima8755 Mas tinha que ser!
Quanto mais burro um povo for, mais fácil manipula-los.
Isso será muito triste pra nós consumidores! De fato, o Brasil não é um país leitor, deste jeito ficaremos com mais dificuldade de consumir um livro que amamos 😢
Resumindo lei pra acelerar o monopolio e oligopolios, quebrar as pequenas livrarias a medio prazo e diminuir a leitura e o acesso ao conhecimento. Parabéns Brasil ta no caminho certo.
Eis o preço do amor! ⭐️🔴
Por isso já vou comprar meu kindle na black e baixar livros pra ler, pensei em assinar o kindle unlimited, mas não tem os livros que quero. Além do mais moro em uma casa muito pequena, nem tem lugar pra por livros físicos kkk
é simples: todas as commodities são cotadas pelo dólar, o preço do mesmo é variável, logo se eu lanço um livro com o dólar a 3rs no início do ano e ele sobe pra 5rs no final do ano eu tenho prejuízo se n aumentar o preço. tabelar preços nunca deu certo e vai continuar assim. Além disso, Art. 170 - IV - livre concorrência.
Exatamente, pensei a mesma coisa, aonde fica a livre concorrência.
Isso é um absurdo 😮
Agora que os brasileiros não vão ler mesmo .
Será que se esquecem que as pessoas tem a opção de nao comprar na Amazon? Eu cresci em São Gonçalo/RJ e quando criança, eu dizia pra minha mae que queria crescer e abrir uma livraria em Alcântara. 1998, 2001… já não haviam livrarias, o brasileiro não é leitor.
Boas considerações Gabrielli. A verdade por trás deste PL tem que aparecer. Moro em um bairro da zona leste de São Paulo que não tem livraria, nem banca de jornal como conhecíamos tem mais, hoje em dia são pequenas lojinhas de traquitanas. Dúvido que essa lei faça abrir alguma livaria por aqui. Até porque, no Brasil, não é fácil a pessoa ter nem que seja um pequeno negócio. Alguém com certeza vai ganhar com isso e não seremos nós consumidores. Sucesso aí no canal. Forte abraço!
Qual a razão de ter gente nos comentários defendendo isso? É algum tipo de piada interna deles? Porque não é possível.
Mau caratismo mesmo😢
Quem de alguma forma lucra com isso, donos de sebos de bookstores, ou quem tem algum cargo público pára defender o que este governo faz.
Nada que acontece neste país me surpreende mais... Mas já era esperado que cedo ou tarde este desgoverno iria - também - aprontar com o mercado literário. Pois em qualquer segmento, o objetivo deles é taxar, aumentar preços, e diminuir nossas opções de consumo.
Claro que ainda assim, alguns fanáticos (defensores do indefensável) vão vir com pseudo-argumentos de que esta atrocidade é algo bom e benéfico... Mas nós sabemos ao que isto levará...
E isto é que se tornou o Brasil! 😒 Parabéns aos envolvidos... (Sorte que já possuo uma vasta coleção de títulos para abastecer minhas leituras pelos anos sombrios que virão).
E ainda tem gente que defende mais Estado 🤡
A desculpa de que é para "ajudar os pobres", é o que os mantêm pobres.
E parte dos responsáveis são os grandes canais de literatura do RUclips, que não dão um pio a respeito disso, ou p/ não se queimar com algum parceiro ou p/ evitar polêmica. Enquanto isso a lei passa de fininho e a maioria não tem nem ideia.
Além de você trazer essa importante informação, não deixa passar despercebido que a classe pobre será ainda mais prejudicada.
Parabéns por não ser uma leitora na torre de marfim.
A questao de livrarias fechando é um fenomeno mundial. Não ocorre apenas aqui.
Gente não comprem. NÃO COMPREM. Se continuar vendendo vão estender isso a outros setores. As vendas precisam cair para que tenha pressão ate dos autores
Pros políticos o que eles querem ,é impossibilitar a leitura, porque pra eles o melhor é ter um povo cada vez mais ignorante.😠Parabéns pelo seu vídeo!
Sinceramente, livros já são caros hoje para a maioria dos brasileiros que ganham um salário... Imagina com este aumento? Eles querem que realmente paremos de ler, porque com certeza vai se tornar ainda mais custoso gastar com livros. E sinceramente, depois do que fizeram taxando Shein, Aliexpress etc, não duvido de mais nada!!
Esses governos sempre quiseram nos dar uma falsa sensação de prosperidade, sempre nos dando o mínimo pra nossa sobrevivência e um resquício de sabor do que é bom, apenas pra que possamos elogiar dizendo "ué, mas é claro que fulano já fez muito pelo nosso país, olha só, agora podemos comprar isso ou fazer aqui!" Mas sempre pagamento tudo a 12x porque todo seu salário do mês vai pra aluguel, luz e comida.
Aqui sempre foi um país difícil de prosperar pra quem quer sair da caixinha, buscando trabalhar com coisas que fogem do padrão.
Sinceramente, fico triste pelas autoras independentes que tiram o seu salário com os livros buscando ter uma vida longe de jornadas de trabalho tóxicos e exaustivos. Gente, parem de BABAR ovo, de ser gado de político (cito sim esquerda e direita). Meu voto é NULO pra todos eles.
faz o L
Um viva para as releituras!
A capacidade dos nossos políticos de fazerem leis burras é incrível ( vide as leis de meia-entrada, que tornaram os preços de cinema/teatros/shows, no Brasil, bem mais caros que em países de renda parecida, como México , por exemplo).
Eu não sou classe média e muito menos classe alta, mas gosto muito de ler 🥲
Finalmente uma opinião honesta.
Gostei muito desse formato de vídeo, Gabi! Considere trazer comentários com esse cunho crítico/jurídico junto com as suas análises. Sensacional!
Quanto ao assunto específico do vídeo: esse tipo de PL apenas reforça mais ainda os estereótipos e lugares sociais que quem diz “democratizar o acesso aos livros” também diz lutar contra (de maneira extremamente hipócrita, diga-se de passagem! Inclusive o teu vídeo sobre a anti-intelectualidade versus glamourização conversa muito com esse tópico). Ou seja: o acesso aos livros permanecerá por muito tempo ainda uma prática elitizada. Independente de qual tipo de livro é lido, seja contemporâneo seja clássico.
Obrigada, Dani!
Pior é ouvir esse discurso de quem se diz defensor dos pobres, que na verdade só pretendem mesmo é defender os grandes empresários... mas a culpa é do capitalismo
@@Gabrielli.Junkes e segue o mesmo looping desde a Era Vargas: nem todo assistencialista, mas sempre um assistencialista.
@@Gabrielli.Junkes👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻concordo muito
Moro em uma cidade de interior onde não tem livraria, sebo, biblioteca...
Oi, tenta comprar em sebos virtuais! Eu já comprei muitos livros bons, por ótimos preços na internet.
@wonderwoman6340 Sim, já comprei muitas vezes na estante virtual. Super tranquilo. Mas moro no interior do nordeste, o frete sempre fica muito mais caro.
Como estou cansado do Brasil!!!
O presidente do país disse que se o povo subir "um milimitru" o aprendizado, para de votar no partido dele. Ou seja, qual seria o interesse deles em fazer com que a população ficasse mais inteligente?? Então, "SE ANTES A PESSOA NÃO COMPRAVA, PQ AGORA ELA IRIA COMPRAR" pronto, ai esta, matou a charada!!
Eu imaginava que esse governo seria ruim, mas não pensei que fosse tanto.
todo dia um 7x1 diferente... ainda bem que existe pirataria e quem discordar, fique à vontade para me fazer um pix, meu carrinho da amazon está 1.255,00.
Copiar não é roubar
O ideal é que continue assim, com essa nossa distopia de ter apenas uma mega livraria dos EU vendendo todos os livros (que eles quiserem) para o país inteiro. Nada de livraria de bairro vendendo o que a comunidade local deseja.
@@washingtonnascimento7513 Ué e precisa de lei pra garantir a venda delas ? Se tiver público não precisa de lei. Aff por isso Bostil é assim, tem quem defenda intervencionismo para o Paquiderme gigante do Pai Estado ficar cada vez maior...
É simples, só nao comprar pra eles sentirem no bolso! Compraremos após esse período.
Sim, acho que vai sair pela culatra…
@@Gabrielli.Junkes é a única resposta que nós leitores podemos dar, vamos ter que ler o quanto temos na estante
@@saraamaral7353só tem a vantagem mesmo da gente ler o q tá encalhado na estante
Ler o que está na estante e, quem puder, voltar a visitar as bibliotecas públicas
Tenho uma dica: sebos... sempre comprei muito em sebos, e já achei até muitos livros clássicos em promoções, vendidos a 8-10-15 reais. A gente vai ter que garimpar, ou os livros irão sumindo aos poucos.
Essa lei é delirante em vários aspectos... sinceramente, espero que passe, estou há um tempo procurando desculpa para parar de colecionar (sou mais dos quadrinhos). Preços altos e produtos fracos já me fez entrar no esquema de só comprar em promoção de 30% pra cima, agora que nem isso mais vai ter, abraço. Comecei lá nos primórdios nas scans e agora voltarei.
E ficarei aqui aguardando o mercado livreiro/banca ressurgir no Brasil, tem muito leitor em potencial pronto pra pagar 100 reais num livro/HQ com desconto de 10%. Somos um país com pessoas de alto poder aquisitivo. Vai ser lindo.
É galera... aprendam com seus erros, vejam em quem vocês vão votar e não tomem decisões por puro capricho.
Afinal, o menos ruim ainda é melhor que o ruim.
Continuarei baixando na Z-library...
Tomara q a oposição na câmara não deixe passar esse projeto de lei. Iria elitizar cada vez mais o livro e a leitura.
como diz a Miriam Leitão "veja como isso é bom" kkkk
Faz dois anos que estou dependente da biblioteca da minha escola para ler e desde então só comprei livros de bolso abaixo de 20 reais. Com essa lei fica impossível pessoas de baixa renda como eu lerem, e no Brasil as bibliotecas públicas são raras. Triste.
Aqueles que odeiam livros alegam que não lêem por causa do preço. Agora sim, vão continuar mentindo mas quem adora livros vai ser prejudicado.
Com certeza isso foi feito graças a lobby de livrarias que não conseguem competir com a Amazon. A questão é que não é só o preço menor que a amazon oferece, mas também uma entrega boa e garantia de troca sem problemas. Se eles acham que vão aumentar as vendas graças a isso estão muito enganados, o que acho que irá acontecer é que esses lançamentos vão mofar nas prateleiras. Eu mesmo tenho toda a paciência do mundo.
Querem o povo mais alienado. Muita gente não lê nem 5 linhas na internet.. tempos difíceis para quem pensa e tem pelo menos um pouco de senso crítico