Técnica inovadora e de baixo custo traz perspectivas positivas no tratamento da doença falciforme

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 24 авг 2024
  • O primeiro vídeo de 2024 da série “Hemocentro aqui também tem pesquisa” apresenta um avanço científico no tratamento da doença falciforme. A biomédica Maria Luiza Arrojo desenvolveu durante o mestrado uma técnica inovadora e de baixo custo que permite a análise precisa da presença de hemoglobina fetal (HbF) nos glóbulos vermelhos. A HbF é conhecida por indicar a gravidade da manifestação da enfermidade, com níveis mais elevados associados a um melhor curso clínico.
    A pesquisa representa um progresso na compreensão da doença genética, que está entre as mais prevalentes no Brasil (com alta taxa de mortalidade) e no mundo, e pode abrir novas perspectivas para terapias personalizadas e mais eficazes.
    O distúrbio causa alterações nos glóbulos vermelhos (hemácias), tornando-os parecidos com uma foice. Os pacientes sofrem com infecções recorrentes que são a maior causa de morbidade, principalmente entre crianças. Além da inflamação crônica acompanhada de episódios de dor, os portadores têm uma desregulação do sistema imunológico.
    O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Rodrigo Alexandre Panepucci, coordenador do Laboratório de Biologia Funcional do Hemocentro de Ribeirão Preto/CTC-USP, e integra o programa de Pós-graduação em Oncologia Clínica, Células-Tronco e Terapia Celular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP).
    A dissertação “Desenvolvimento e validação de um novo método de citometria de fluxo para a quantificação do conteúdo de hemoglobina fetal em glóbulos vermelhos e sua potencial aplicação clínica na doença falciforme” está disponível no link: ctcusp.org/pdf...
    Assista ao vídeo e saiba mais!

Комментарии • 10

  • @hortaejardim7212
    @hortaejardim7212 3 месяца назад

    Doutora, que notícia maravilhosa e abençoada por Deus 😢😢 tenho dois sobrinhos que tem essa doença e sofre muito, inclusive nesse momento o mais velho está internado lutando para sobreviver, acabou de sair da UTI😢😢 continua em processamentos para controlar as dores.
    E o mais novo deu entrada hoje na internação também. SO DEUS PRA TER MISERICÓRDIA 😢 É MUITO SOFRIMENTO.

  • @pedrotadeu4685
    @pedrotadeu4685 6 месяцев назад +3

    Parabens,professores, pesquisadores, doutores que se dedicam a encontrar métodos para ajudar a medicina aliviar problemas que existem e surgem novos nas pessoas.

  • @ritaarrojo1988
    @ritaarrojo1988 6 месяцев назад +3

    Parabéns Lu,a importância de novas descobertas para que pessoas tenham qualidade de vida.👏👏

  • @Alphalexfree
    @Alphalexfree 6 месяцев назад +2

    Olá. Alex Sandro Alves da Agência Transfusional de Ivaiporã assistindo a aula

  • @user-kb4hy5rx9g
    @user-kb4hy5rx9g 6 месяцев назад +3

    Parabéns, pelas novas descobertas e que traga luz para a medicina para salvar vidas❤

  • @LukaMars
    @LukaMars 6 месяцев назад +3

    Nossa, que maravilha! Parabéns! 😍👏👏👏👏 Que dê tudo certo! 🙏

  • @jeruslene_21
    @jeruslene_21 3 месяца назад +1

    Que Deus abençoe seu projeto, temos 2 jovens que são portadores da anemia falciforme, como fazemos para incluir eles?

  • @ElaineCristinasilva-gj1zl
    @ElaineCristinasilva-gj1zl 6 месяцев назад +1

    Essa doutora é um amor e um verdadeiro anjo!! sempre foi muito atenciosa e carinhosa com meu filho que tem falciforme que Deus abençoe grandemente seu caminho e que voce consiga ajudar todas as pessoas e os familiares que convivem diariamente com a luta da doença falciforme ✊🏾💪🏿

    • @brunoribeiro3542
      @brunoribeiro3542 4 месяца назад

      Nossa meu filho tbm tem, hj vai fazer transfusão de sangue pq deu pneumonia nele. Que Deus de muita força pra ele e a esposa que está lá.

  • @hortaejardim7212
    @hortaejardim7212 3 месяца назад

    Doutora como faz pra eles serem incluídos nesse tratamento? 🙏🙏 Por favor ajude meus sobrinhos, Desde já agradeço.