Webpalestra: Desordens orais potencialmente malignas
HTML-код
- Опубликовано: 28 окт 2024
- Palestrante : Márcio Campos Oliveira - Doutor em Patologia Oral, coordenador do Laboratório de Patologia Bucal e professor titular da Universidade Estadual de Feira de Santana.
O câncer oral é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua e assoalho da boca) e está entre as principais causas de óbito por neoplasias¹. O diagnóstico precoce do câncer de lábio e cavidade oral está associado ao melhor prognóstico dos casos e compreender as estratégias de detecção e sua aplicação na Rede de Atenção à Saúde (RAS) é fator preponderante na perspectiva de salvar vidas². Trata-se de uma patologia que apresenta variações regionais significativas, tanto na incidência quanto na mortalidade². Importante lembrar que é uma doença que pode ser prevenida, desde que seja dada ênfase à promoção à saúde, ao acesso aos serviços de saúde e ao diagnóstico precoce¹.
Nesta webpalestra, a seguinte dúvida foi levantada por um profissional participante:
“Considerando a situação de pandemia e ações na prevenção ao câncer de boca, como: busca ativa em pacientes de risco para câncer oral com inquérito (via telefone) com perguntas dirigidas, sugere outras abordagens, além de: dor, manchas, inchaços, dormência, feridas?”.
Para saber a resposta a esta dúvida? Acesse a webpalestra!!!
Públicos-alvos: Profissionais da Equipe de Saúde Bucal e demais interessados.
1.BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. A saúde bucal no Sistema Único de Saúde [recurso eletrônico] - Brasília / 2018. 350 p. Disponível em: bvsms.saude.gov.... acesso em 29/01/2021
2. BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Disponível em: www.inca.gov.br/. acesso em 29/01/2021