Gente, gostaria de fazer uma pequena errata neste vídeo! Nele, digo que a iraúna-grande é o maior dos icterídeos, mas ela é a maior entre as três espécies de icterídeos parasitas, pois na família existem espécies maiores do que ela, pertencentes ao gênero do japu! Obrigado por assistirem!!!
@@vagnercastelo isso não acontece não. Esses bichos sabem instintivamente quais aves são da sua espécie, devem ter algum mecanismo de reconhecimento eficiente pra não rolar confusão, rs
Já observei as investidas insistentes de chupins num ninho de suiriri-cavaleiro numa palmeira em frente da minha casa da praia. Os suiriris estavam sempre atentos e rechaçavam todas as investidas.
Que interessante! Então o suiriri-cavaleiro deve ser uma espécie que não tolera o parasitismo do chupim. Tem algumas espécies que são assim, o tesourinha por exemplo, é uma ave capaz de reconhecer e jogar ovos de chupim pra fora do ninho! Se não fosse assim os chupins iam parasitar todo mundo, kkkkk.
Trabalhava em uma oficina no Sul de Minas onde eu via Tucanos arrebentando ninho de outros passarinhos e comendo tudo que estava nos ninhos. Fiz até um vídeo mas o celular não fez um zoom nítido. Mas dá pra ver o terror que o tucano faz na árvore. E vi também uma coisa inusitada. Um casal de João de Barro estava pegando um sol. E derepente surgiu um gato arisco para pegar um dos dois. E numa golpe só, o João de Barro pulou na frente do que seria atacado e morreu imediatamente na boca do gato. O que escapou do ataque ficou piando como um choro pela perda daquele companheiro(a). Tão logo veio um outro João de Barro consolar o que estava triste abrindo uma das asas como se estivesse dando um meio abraço nele. Nós da oficina ficamos bem reflexivos com tudo que tinha acabado de acontecer.
Gatos domésticos soltos realmente são um problema sério para as aves, amigo... Mas os tucanos predam ninhos naturalmente, então não causam o mesmo tipo de problema (e lembrando que eles não são parasitas de ninhos como o chupim e outras aves do vídeo, hehe). Abraço!
Moro em Boston hoje em dia estou inscrito no seu canal Obrigado pelas publicações que trazem um pouco da natureza do meu Brasil Parabéns a você a William que também é biólogo e tem o canal e a todos vocês que se preocupam com a natureza
Bom de mais, parabéns ! Se possível faz um vídeo pra gente sobre o xexéu e sua família ! Aqui no sul da Bahia é bem comum escutar o canto deles no início da manhã e fim de tarde !
Muito obrigado Luana! Fico feliz que tenha curtido! A Heteronetta é realmente uma espécie de ecologia impressionante, tive que ler o material sobre ela mais de uma vez pra ter certeza que não estava entendendo errado, kkkkk.
Daniel, seu vídeo é maravilhoso, uma aula master de ornitologia dada com muita maestria de forma apaixonante! Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento com a gente. Grande abraço.
Muito bom adorei seu canal não imaginava que tinha tantos parasitas assim só sabia do chupim, e o cuco que nem é do Brasil Muito obrigado por nos trazer conhecimento
Parabéns pelo seu trabalho! Eu ja encontrei ninho do tico tico com ovos rosados diferente dos ovos do tico tico, isso quando criança, eu vivia procurando ninhos de passarinho.
Excelente vídeo! Uma vez um casal de Fim Fim fez um ninho num vaso da minha casa e um chupim (acho q era um chupim) colocou o ovo dele lá. Também acabou quebrando os ovinhoa dos Fim Fim. O casal até tentou alimentar o filhote do chupim, mas desistiram e acabaram abandonando o ninho no fim. Confesso q achei bem triste, mas é a natureza.
Excelente conteúdo, Daniel. Eu sou apaixonado por ciência e aves e já me inscrevi no canal, até só só conhecia o do William Menq de quem também sou muito fã.
Excellent!! I really liked the information in this video. It shows a lot of data that I did not know (mainly about the species of Cuculidae in Brasil). Congratulations!!!
@@DanielPerrellaAves I wanted to use the automatic translator in Spanish, but I couldn't. So I had to watch some parts of the video several times, and yes, I could understand Portuguese. I guess I understood everything because I knew the topic you were talking about (anyway, Portuguese and Spanish are very similar). See you soon!! ;)
Aqui no estado do Rio nos conhecemos por merro esse chupim q vc falou eles comem os ovos do tico tico e bota os deles eu via muito o ninho dos tico tico e depois o tico tico cuidava dos filhotes os pedeiros
Boa tarde, Xará. As fêmeas das aves parasitas têm limite de postura anual, como as demais aves? Sem um limite a pressão sobre os hospedeiras seria insustentável. Por exemplo, os tico-ticos efetuam duas ou três posturas em cada temporada de reprodução, resultando no máximo em 12 ovos por fêmea, assim, se as fêmeas de chupim conseguirem posturas maiores restariam poucos filhotes de tico-ticos. Isto não acontece, então, o que limita essa pressão?
Oi Daniel! Muito interessante sua pergunta. Não me lembro de ter lido algo a respeito, mas acredito que a produção de ovos dos parasitas seja tão limitada quanto a dos hospedeiros sim. A diferença é que as parasitas conseguem botar ovos mais rápido, mas ainda assim não conseguem botar mais de um ovo por dia e dependem de cruzar com macho para produzir novas posturas. Além disso, vc está considerando que os chupins encontram todos os ninhos de tico-tico presentes no ambiente e não é bem assim, alguns ticos conseguem driblar os parasitas também.
Onde trabalhei o Xupim Azeviche fazia parasitismo nos ninhos de Sabia. Quando percebia, a Sabia jogava um ovo fora, e por azar era o dela e o Xupim nascia e era criado pela Sabia. Assim, formava uma família mosaico.
Pensando aqui... Como o peixe frito pavonino, saci etc que são grandes, entram em ninhos fechados de aves menores sem destruir a entrada? Parabéns pelo canal.
Uma ótima pergunta! Já parei pra pensar nisso tbm, rs. De fato esses parasitas são muito grandes para conseguir entrar nesses ninhos, mas não encontrei nenhuma descrição ou documentação de como acontece a postura dos ovos. Imagino que eles devem se agarrar na entrada, pelo lado de fora, encaixar a bundinha e arremessar o ovo lá dentro, é a unica forma que consigo pensar 😅😅😅.
Muito interessante!...a primeira vez que vi um parasita foi um cuco...empurrando tanto os ovos como os filhotes pra fora do ninho...fiquei chocada...e constantemente vejo pessoas torcendo pros parasitas morrerem nesses vídeos...
Que bom que gostou! Obrigado! Realmente os cucos são um pouco mais agressivos no parasitismo, mas é assim que algumas relações ecológicas funcionam na natureza, cada espécie tem sua estratégia de sobrevivência e não faz muito sentido fazermos juízo de valor nesses casos 😊
Top parabéns , uma vêz no Facebook duvidei desse tema do chupim com ovos multicolores , mas é por região que ele precisa se adaptar. Exemplo região que não tem tico tico ele vai pra outra ave que põe ovo branco por exemplo.
Isso Israel, cada população em locais diferentes acaba se adaptando aos hospedeiros disponíveis! Eu tbm nunca vi ovos brancos de chupim pessoalmente, só coloridos.
nem sempre é lei da natureza, pois , homem destruiu muito a floresta. Há desequilíbrio por desmatarem. Aumentam parasitas e alguns pássaros em extinção.
cara eu criei uma urauna grande um amor de passarinho ele era o xodo da casa, ele caiu de um ninho de xexeu kkkk eu fiquei com dó pq tava chovendo muito e ctz ele iria morrer no frio ai eu o criei solto sem gaiola porem ele nunca foi embora, esse passarinho é um amor pra criar, coloquei o nome dele até de preto KKKK 🙂
Aqui crianças derrubaram ninhos de anu preto apos chuva. Eu consegui salvar 1 filhote que ainda não tem todas as penas, até coloquei perto do ninho pra ver se a mae voltava, mas 2 horas depois só tinha formiga ai eu trouxe e os alimentei. Eu gostaria que fosse criado na natureza. Será que a família reconhece e o aceita depois de um tempo?
Muito interessante seu relato, aqui na minha região nunca vi lavadeiras cuidando de chupins, geralmente são tico-ticos e sabiás. Obrigado por compartilhar.
Oi Myllian. Não, eles perderam a capacidade de chocar ovos ao longo da evolução. Não conseguem fazer isso. Nas espécies parasitas obrigatórias, não há registros disso.
Uma curiosidade que eu tenho é saber como o parasita sabe a hora exata de colocar seus ovos, já que deve ser próximo e um pouco antes do hospedeiro colocar os seus. Em outras palavras, como eles ajustam o "timing"?
José, imagino que eles devam acompanhar o futuro hospedeiro escolhido desde a construção do ninho, assim conseguiriam saber a hora da postura dos ovos. Mas tbm imagino que nem sempre consigam fazer isso e acabem errando no timing, nem sempre o parasitismo é bem sucedido.
Oi Daniel, gostaria de saber sobre essa questão evolutiva das espécies parasitas. Elas desenvolveram esse sistema em decorrência de algum fator biológico? (Por que se tornaram parasitas e porque necessitam de outras aves?) Uma vez li em uma página do Facebook, que as aves parasitas não conseguem “construir” ninhos e não são sociáveis (aves solitárias), isso procede?
Oi Ivamauro, tudo bem? Então, não sei te dizer se existem hipóteses sobre qual seria a pressão evolutiva que levou certas aves a se tornarem parasitas. Porém, muitas vezes, ao longo da evolução, as espécies tendem a ocupar espaços (ou nichos, se quiser um termo mais técnico) que estão "vagos" na natureza. Dessa forma, imagino que como poucas aves deveriam ter esse tipo de comportamento de parasitar enquanto muitas outras poderiam cuidar de filhotes de outas espécies, as aves que começaram a ser parasitas tiveram uma vantagem evolutiva e foram selecionadas para se perpetuar. Sobre a capacidade de construir ninhos, realmente as aves parasitas não a tem, elas perderam a habilidade de fazer ninhos e cuidar de suas proles, mas não necessariamente são aves solitárias, o chupim mesmo é um pássaro que forma grandes bandos na natureza.
Boa Noite !
Muito legal !!
Gente, gostaria de fazer uma pequena errata neste vídeo! Nele, digo que a iraúna-grande é o maior dos icterídeos, mas ela é a maior entre as três espécies de icterídeos parasitas, pois na família existem espécies maiores do que ela, pertencentes ao gênero do japu! Obrigado por assistirem!!!
Pensei nisso. Já fui atacado por um japu e, na ocasião, ele parecia ter a o tamanho e a autoestima de uma de um avestruz. Hahaha
Hahahahahaha, imagino @@danilobiologo ! O bicho é muito bitela, tem potencial pra se impor, rs
l
Depois de adulto a ave parasita não tenta se reproduzir com o hospedeiro e vice e versa?
@@vagnercastelo isso não acontece não. Esses bichos sabem instintivamente quais aves são da sua espécie, devem ter algum mecanismo de reconhecimento eficiente pra não rolar confusão, rs
"Choquei" com o caramujeiro cuidando dos ovos da marreca.
Demais o vídeo Dani! 👏🏼👏🏼
kkkkkk, a ideia era essa mesma mano! A ecologia desse bicho é muito surpreendente! Fico feliz que tenha curtido Dan!
Ele cuida , daí um tempo ele come kkk
Já observei as investidas insistentes de chupins num ninho de suiriri-cavaleiro numa palmeira em frente da minha casa da praia. Os suiriris estavam sempre atentos e rechaçavam todas as investidas.
Que interessante! Então o suiriri-cavaleiro deve ser uma espécie que não tolera o parasitismo do chupim. Tem algumas espécies que são assim, o tesourinha por exemplo, é uma ave capaz de reconhecer e jogar ovos de chupim pra fora do ninho! Se não fosse assim os chupins iam parasitar todo mundo, kkkkk.
@@DanielPerrellaAves ual interessante isso
@@DanielPerrellaAves tem passaros q nem desconfiam q seja o filhote de outro passaro mesmo qnd choca ....e outros sabem diferenciar pq ?
Trabalhava em uma oficina no Sul de Minas onde eu via Tucanos arrebentando ninho de outros passarinhos e comendo tudo que estava nos ninhos. Fiz até um vídeo mas o celular não fez um zoom nítido. Mas dá pra ver o terror que o tucano faz na árvore.
E vi também uma coisa inusitada. Um casal de João de Barro estava pegando um sol. E derepente surgiu um gato arisco para pegar um dos dois. E numa golpe só, o João de Barro pulou na frente do que seria atacado e morreu imediatamente na boca do gato. O que escapou do ataque ficou piando como um choro pela perda daquele companheiro(a). Tão logo veio um outro João de Barro consolar o que estava triste abrindo uma das asas como se estivesse dando um meio abraço nele.
Nós da oficina ficamos bem reflexivos com tudo que tinha acabado de acontecer.
Gatos domésticos soltos realmente são um problema sério para as aves, amigo... Mas os tucanos predam ninhos naturalmente, então não causam o mesmo tipo de problema (e lembrando que eles não são parasitas de ninhos como o chupim e outras aves do vídeo, hehe). Abraço!
Moro em Boston hoje em dia estou inscrito no seu canal Obrigado pelas publicações que trazem um pouco da natureza do meu Brasil Parabéns a você a William que também é biólogo e tem o canal e a todos vocês que se preocupam com a natureza
Muito obrigado amigo! Que bom que podemos trazer um pouco da lembrança das belezas naturais do Brasil pra você! Abraço!
Deus abençoe você sempre tudo de melhor pra você muitas bênçãos de Deus na sua vida
Fantástico o vídeo, Daniel Perrella. Juro que algumas espécies eu nunca imaginei que eram parasitas. Parabéns, já me inscrevi no seu canal.
Aaaah, que bom Sil! Sempre fico feliz em saber que consegui ensinar coisas novas!!! Valeu demais pelo seu apoio e incentivo!
Pai é quem cria hehe. Todos os dias jogo quirera pros passarinhos, e notei que tinha pardais alimentando filhotes de chupim, ai vim parar aqui.
Ótimo conteúdo, obrigada por compartilhar👏
Bom de mais, parabéns !
Se possível faz um vídeo pra gente sobre o xexéu e sua família ! Aqui no sul da Bahia é bem comum escutar o canto deles no início da manhã e fim de tarde !
Que bom que gostou! Obrigado pela sugestão, é uma ótima ideia! Foi buscar material pra fazer sim! Abs.
A natureza é maravilhosa
Sem dúvida! 😁
Pena que o ser humano destrói...😧
Fascinante seus vídeos
Daniel, parabéns pelo vídeo! Muitas informações interessantes! Esses dados de reprodução da marreca foi muito surpreendente! 👏🏼👏🏼👏🏼
Muito obrigado Luana! Fico feliz que tenha curtido! A Heteronetta é realmente uma espécie de ecologia impressionante, tive que ler o material sobre ela mais de uma vez pra ter certeza que não estava entendendo errado, kkkkk.
Gostei muito .Obrigada.Foi muito útil pra mim
Que ótimo Cecília! Fico muito feliz em saber que foi útil para você!
Vídeo incrível! Parabéns
Obrigado Arthur! 😃
Admiro as aves
Muito interessante.
Excelente vídeo informativo.. Muito obrigado.. Gostei curti e inscrevi
Obrigado amigo, que bom que gostou! ☺️
Show de bola. No tempo de universidade vi muitos xupins ao redor. Principalmente no momento de entregar trabalho em grupo .
Kkkkkk, vixe, esses tem de monte! 😂
Obrigado garoto muito bom seus vídeos parabéns 👏 sou uma amantes dos pássaros
Eu quem agradeço, fico feliz que esteja gostando! 😃
Daniel, seu vídeo é maravilhoso, uma aula master de ornitologia dada com muita maestria de forma apaixonante! Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento com a gente. Grande abraço.
Muito obrigado pelas palavras amigo! Fico feliz que tenha gostado e aproveitado assim! Abraço!
@@DanielPerrellaAves hgvfciinh,
Ótimo vídeo parabéns
Saúde a todos
Muito obrigado Nivaldo
Muito bom, Daniel! Conteúdo excelente, gostei bastante do vídeo. Recomendando já 😁😃👏🏽
Valeu Edvaldo!!! Que bom que gostou mano, fico feliz! E obrigado novamente pela foto! Abração
Muito legal vídeo
Obrigado Rodrigo!
Muito bom adorei seu canal não imaginava que tinha tantos parasitas assim só sabia do chupim, e o cuco que nem é do Brasil Muito obrigado por nos trazer conhecimento
Que bom que gostou, eu quem agradeço! Muito obrigado! Abraço!
Parabéns!
Valeu!
Parabéns mais uma vez pelo lindo trabalho. Muito educativo, matou várias curiosidades
Quem bom saber disso,meu amigo! Muito obrigado!! 😃
Muito bom, força guerreiro 💪
Eu sou apaixonado por aves e conheci seu canal por acaso aqui no RUclips! Já me inscrevi! Parabéns pelos vídeos informativos! Excelente trabalho! 👏🏻
Eu acho muito interessante
Muito obrigado 😃🙏
Excelente
Conteúdo legal amigo gostei
Daniel valeu muito bem explicado nota 10
Opa, muito obrigado! Que bom que gostou!!!
Parabéns pelo seu trabalho! Eu ja encontrei ninho do tico tico com ovos rosados diferente dos ovos do tico tico, isso quando criança, eu vivia procurando ninhos de passarinho.
Que legal Sandra! Muito obrigado! 😀
Ganhou um escrito. Gostei do conteúdo explicado...
Que bom! Agradeço muito! 😀👍
Puxa, que informações preciosas, Daniel! Parabéns! 👏👏👏👏👏 Compartilhando aqui com os amigos do nosso grupo de observadores.
Oi Nivaldo! Que bom que gostou! Fico feliz em saber! E obrigado por compartilhar nos seus grupos, espero que goste tbm! Abraço!
Excelente vídeo!
Uma vez um casal de Fim Fim fez um ninho num vaso da minha casa e um chupim (acho q era um chupim) colocou o ovo dele lá. Também acabou quebrando os ovinhoa dos Fim Fim.
O casal até tentou alimentar o filhote do chupim, mas desistiram e acabaram abandonando o ninho no fim. Confesso q achei bem triste, mas é a natureza.
Interessante
Adorei o canal 👏
Muito bom! Muito enriquecedor, parabéns demais
Valeu meu querido!!! Gratidão novamente pelas imagens e conselhos!
Muito legal
Muito bom saber isso amigo
Excelente conteúdo, Daniel. Eu sou apaixonado por ciência e aves e já me inscrevi no canal, até só só conhecia o do William Menq de quem também sou muito fã.
Que legal Cícero! Muito obrigado pelo apoio! Tbm gosto muito do canal do Willian, hehe. Abraço!
Excelente vídeo! Não é maldade, o pecado afetou toda a natureza!
Like aqui de Minas Gerais.
Show de video parabéns
Valeu Miguel, fico feliz que tenha gostado!
Parabéns pelo seu trabalho!!
Muito obrigado Nieta!
Bem esclarecedor. Parabéns!
Muito obrigado Geice!
Gostei muito
Que ótimo Glaucia! Fico muito feliz em saber! Valeu 😃
Ganho um escrito ótimo excelente vídeo vc e fera 👏 esse chupim conheço aqui com nome de merro
Muito obrigado Vinícius! Legal saber, não conhecia esse nome. Abraço!
Excelente, Daniel! E ja vi um casal de sacis assediando outro de joão-de-barro...
Que bom que gostou Fê! Agradeço muito seu apoio de sempre!
Caramba, saci tentando parasitar joão-de-barro é novidade pra mim! Botaram ele pra correr? Furnarius é bem bravinho, rs
Excellent!! I really liked the information in this video. It shows a lot of data that I did not know (mainly about the species of Cuculidae in Brasil). Congratulations!!!
Thanks Analía! I am really happy to know that! Can you understand portuguese too? And thank you again for your amazing cowbird's video! Bests!
@@DanielPerrellaAves I wanted to use the automatic translator in Spanish, but I couldn't. So I had to watch some parts of the video several times, and yes, I could understand Portuguese. I guess I understood everything because I knew the topic you were talking about (anyway, Portuguese and Spanish are very similar). See you soon!! ;)
Wow, that's good you could understand what I said! I didn't know you talk Spanish. 😃
@@DanielPerrellaAves Soy Argentina! ;)
O RUclips está recomendando o teu canal, espero ver novos vídeos. Já me escrevi. 👍
Que ótimo! Muito obrigado pelo apoio! Espero que goste dos próximos vídeos que vão sair também, estou planejando uns temas legais😉
amei
Sou uma criança mais tenho muito aprender com vcs e vou começar aprender mais ainda aqui meu sonho e ser veterinária e ser como vc
Que legal! Espero que continue gostando e aprendendo com os vídeos! Abraço!
@@DanielPerrellaAves obrigada que Deus te abençoe
Parabéns!!!
Valeu André!
Aqui em Porto Alegre é normal ver João de barro e Corruira criando filhote de chupim
Nunca imaginei isso...
Excelente demais!!!!
Muito Obrigado Daniel!
mano, ficou incrível esse vídeo
Opa, que bom que curtiu meu querido! Valeu mesmo!
Obrigado. Demorou muito para eu descobrir a espécie de passar o que cantava melancolicamente nas madrugadas aqui onde moro. No caso era um saci.
Legal Roberto! O saci realmente costuma cantar a noite em elguns períodos do ano, que bom que ajudou! Abraço
Show
Que canal incrível!
Obrigado Athos, que bom que gostou!
Parabéns Daniel!! Chegando pra fortalecer e tbm aprender... Sou prof de biologia tbm 😉😉🙏🙏
Que legal Dudy, muito obrigado pelo apoio! Gde abraço
Olá Daniel Perrella
Excelente o seu trabalho 👏👏👏
Permite eu usar o seu vídeo pra minhas pesquisas?
Sucesso pra você, Deus abençoe!!!
Olá Gleice! Obrigado, que bom que curtiu!
O que seriam essas pesquisas para as quais gostaria de usar o vídeo?
Abraço
Aqui no estado do Rio nos conhecemos por merro esse chupim q vc falou eles comem os ovos do tico tico e bota os deles eu via muito o ninho dos tico tico e depois o tico tico cuidava dos filhotes os pedeiros
Legal!
Que bom que gostou! Valeu!
*AVES SUPER CRIATIVAS ONDE OS *INSTINTOS DE SOBREVIVENCIAS OS OBRIGAM A PROCEDEREM ASSIM,DIFERENTE DE NÓS HUMANOS!*
É isso!!!
Parabéns pelo vídeo👏🏼👏🏼👏🏼 Daniel, seria possível você fazer um vídeos específico sobre o Saci? Aqui na minha região é conhecido como peixe frito?
Valeu Sandro. Posso pensar sim! É uma espécie bem legal para falar sobre! Grato pela sugestão!
Adorei!
Que bom Karlla!!! Valeu!
Boa tarde, Xará. As fêmeas das aves parasitas têm limite de postura anual, como as demais aves?
Sem um limite a pressão sobre os hospedeiras seria insustentável. Por exemplo, os tico-ticos efetuam duas ou três posturas em cada temporada de reprodução, resultando no máximo em 12 ovos por fêmea, assim, se as fêmeas de chupim conseguirem posturas maiores restariam poucos filhotes de tico-ticos. Isto não acontece, então, o que limita essa pressão?
Oi Daniel! Muito interessante sua pergunta. Não me lembro de ter lido algo a respeito, mas acredito que a produção de ovos dos parasitas seja tão limitada quanto a dos hospedeiros sim. A diferença é que as parasitas conseguem botar ovos mais rápido, mas ainda assim não conseguem botar mais de um ovo por dia e dependem de cruzar com macho para produzir novas posturas. Além disso, vc está considerando que os chupins encontram todos os ninhos de tico-tico presentes no ambiente e não é bem assim, alguns ticos conseguem driblar os parasitas também.
Igual a pessoas parasitas, amei teu canal. Já me inscrevi
Obrigado Eliana! Abraço! 🙏🏻
Onde trabalhei o Xupim Azeviche fazia parasitismo nos ninhos de Sabia. Quando percebia, a Sabia jogava um ovo fora, e por azar era o dela e o Xupim nascia e era criado pela Sabia. Assim, formava uma família mosaico.
A natureza de Deus é maravilhosa.
O tamanho do chupim sendo todo "ain me alimenta" hahahaha
Hahahahahahha, aquela cena para bugar os desavisados, rs
Pensando aqui... Como o peixe frito pavonino, saci etc que são grandes, entram em ninhos fechados de aves menores sem destruir a entrada? Parabéns pelo canal.
Uma ótima pergunta! Já parei pra pensar nisso tbm, rs. De fato esses parasitas são muito grandes para conseguir entrar nesses ninhos, mas não encontrei nenhuma descrição ou documentação de como acontece a postura dos ovos. Imagino que eles devem se agarrar na entrada, pelo lado de fora, encaixar a bundinha e arremessar o ovo lá dentro, é a unica forma que consigo pensar 😅😅😅.
@@DanielPerrellaAves ou eles arremessam kkkk obrigado :)
É possível tbm! Kkkkkkk. Adoraria ver a cena🤣
Show!
Muito interessante!...a primeira vez que vi um parasita foi um cuco...empurrando tanto os ovos como os filhotes pra fora do ninho...fiquei chocada...e constantemente vejo pessoas torcendo pros parasitas morrerem nesses vídeos...
Que bom que gostou! Obrigado!
Realmente os cucos são um pouco mais agressivos no parasitismo, mas é assim que algumas relações ecológicas funcionam na natureza, cada espécie tem sua estratégia de sobrevivência e não faz muito sentido fazermos juízo de valor nesses casos 😊
Top parabéns , uma vêz no Facebook duvidei desse tema do chupim com ovos multicolores , mas é por região que ele precisa se adaptar. Exemplo região que não tem tico tico ele vai pra outra ave que põe ovo branco por exemplo.
Isso Israel, cada população em locais diferentes acaba se adaptando aos hospedeiros disponíveis! Eu tbm nunca vi ovos brancos de chupim pessoalmente, só coloridos.
@@DanielPerrellaAves é nóis ôbrigado vivendo e aprendendo . Vai crescer muito o canal parabéns
Valeu meu amigo! Tamo junto!
Fale sobre a ave anu muito frequente no nordeste.
Obrigado pela sugestão! Abraço!
Olá, nem sabia q existia esse tema. Vc sabe dizer se o chopim destrói ovos de tico-tico quando coloca seus ovos?
Oii sou nova por aqui quero ser como vc quado cresce e sei que vou aprender muito com vc já aprendi muito com William
Oi! Muito obrigado pela consideração! Seja muito bem vinda! Abraço!
Abraço pra vc também 😘
Demais mano!
Valeu Renato! Que bom que gostou! É nóis!
Lei da natureza
nem sempre é lei da natureza, pois , homem destruiu muito a floresta. Há desequilíbrio por desmatarem. Aumentam parasitas e alguns pássaros em extinção.
cara eu criei uma urauna grande um amor de passarinho ele era o xodo da casa, ele caiu de um ninho de xexeu kkkk eu fiquei com dó pq tava chovendo muito e ctz ele iria morrer no frio ai eu o criei solto sem gaiola porem ele nunca foi embora, esse passarinho é um amor pra criar, coloquei o nome dele até de preto KKKK 🙂
Curiosa sua história.aconteceu o mesmo comigo e coincidentemente também coloquei o nome dele de preto. Aqui no Pará a gente chama de Irauna.
@@canguruzao7966 kkk legal cara sou do piaui aq tem varios deles
Chupim eu já vi com bem-te-vi e pardau MG
Aqui crianças derrubaram ninhos de anu preto apos chuva. Eu consegui salvar 1 filhote que ainda não tem todas as penas, até coloquei perto do ninho pra ver se a mae voltava, mas 2 horas depois só tinha formiga ai eu trouxe e os alimentei. Eu gostaria que fosse criado na natureza. Será que a família reconhece e o aceita depois de um tempo?
boa noite ....já vi chupim no ninho do bentevi...e no cardeal... topete vermelho..
Massa! Com essas espécies eu nunca vi, valeu pelo relato! 🙂👍
Eu vi um vídeo muito interessante que o passarinho notava ovos no ninho do outro só vi uma só vez
Aqui em Conceição do Jacuípe BA o chupim e conhecido como azulino e parasita sempre os ninhos das lavadeiras
Muito interessante seu relato, aqui na minha região nunca vi lavadeiras cuidando de chupins, geralmente são tico-ticos e sabiás. Obrigado por compartilhar.
❤
Eu gostaria de perguntar se os hospedeiros jamais. chocam seus ovos?não há registro disso? E ai Daniel?
Oi Myllian. Não, eles perderam a capacidade de chocar ovos ao longo da evolução. Não conseguem fazer isso. Nas espécies parasitas obrigatórias, não há registros disso.
Até no reino animal existe os aproveitadores!
Poética ou buraco feito aqui no Paraná.
Tudo na NATUREZA tem seu valor , assim vão, agora o caramigeiro não sabia
Achei engraçado porque me apelidaram de chupim porque eu sempre pedia cigarro, agora entendi o motivo kkk
Uma curiosidade que eu tenho é saber como o parasita sabe a hora exata de colocar seus ovos, já que deve ser próximo e um pouco antes do hospedeiro colocar os seus. Em outras palavras, como eles ajustam o "timing"?
José, imagino que eles devam acompanhar o futuro hospedeiro escolhido desde a construção do ninho, assim conseguiriam saber a hora da postura dos ovos. Mas tbm imagino que nem sempre consigam fazer isso e acabem errando no timing, nem sempre o parasitismo é bem sucedido.
Na minha região tem muito chupim comum criado por tico tico.
Mas nois conhecemo aqui por gitica. 😊
Oi Daniel, gostaria de saber sobre essa questão evolutiva das espécies parasitas. Elas desenvolveram esse sistema em decorrência de algum fator biológico? (Por que se tornaram parasitas e porque necessitam de outras aves?) Uma vez li em uma página do Facebook, que as aves parasitas não conseguem “construir” ninhos e não são sociáveis (aves solitárias), isso procede?
Oi Ivamauro, tudo bem? Então, não sei te dizer se existem hipóteses sobre qual seria a pressão evolutiva que levou certas aves a se tornarem parasitas. Porém, muitas vezes, ao longo da evolução, as espécies tendem a ocupar espaços (ou nichos, se quiser um termo mais técnico) que estão "vagos" na natureza. Dessa forma, imagino que como poucas aves deveriam ter esse tipo de comportamento de parasitar enquanto muitas outras poderiam cuidar de filhotes de outas espécies, as aves que começaram a ser parasitas tiveram uma vantagem evolutiva e foram selecionadas para se perpetuar. Sobre a capacidade de construir ninhos, realmente as aves parasitas não a tem, elas perderam a habilidade de fazer ninhos e cuidar de suas proles, mas não necessariamente são aves solitárias, o chupim mesmo é um pássaro que forma grandes bandos na natureza.