Professor, além de muito inteligente e estudado, o senhor é um homem muito sábio. Invejo as pessoas que tem o prazer de conhecê-lo pessoalmente. Boa saúde e vida longa!
Essa é a conclusão razoável após conhecê-lo pessoalmente. Ele é normal. Apesar de eu ser cristão e ele o contrário. O ceticismo é algo vital para ateus, o neo-ateísmo é um pensamento burro. Ateu toddynho kkk
Só lhe falta a inteligência emocional. É daquelas pessoas que por serem muito inteligentes racionalmente, se tornam pessimistas e se abalam com os males do mundo.
@@R0MUl0 pra mim ele transparece ressentimento em relação à vida e às pessoas no modo de falar. Ele mesmo disse uma vez que o que mantém ainda é o trabalho. Pode até querer resolver as coisas, mas se no fundo tem ressentimento, é porque é imaturo emocionalmente.
O Ceticismo (principalmente textos niilistas) me AJUDOU com depressão e dos surtos de ansiedade. Não sei explicar o pq, mas quando lia/refletia sobre o não sentido das coisas e a praticidade que o niilismo te dá, eu me sentia mais calma e mais organizada dentro de mim para fazer as coisas básicas que eu não conseguia fazer...
Nossa Ivana. Eu compartilho a mesma sensação que você descreveu. Tbem me sinto menos ansiosa pois espero menos do que está fora do meu controle e consigo me organizar melhor na vida cotidiana.
Que bela conclusão para se tirar de um texto considerado um tanto pessimista. Gostei, a idéia que eu tiro do nilismo é que nós construímos nosso próprio propósito de vida nesse mundo essencialmente ausente de sentido. É o chamado Nilismo negativo, se não me engano.
No que concerne às engenharias sociais, sou profundamente cético em relação àquele "pessoalzinho do bem" (que, aliás, são do bem até você discordar do que eles dizem...) que supostamente sacaram como devemos viver para o mundo ser um lugar melhor.
aaah, esse assunto é bom. Hoje eu tenho minha opinião sobre o ceticismo e o niilismo com base na vivência e observação a minha volta. E com exceção daqueles que tem maturidade pra ser ateu/cético/niilista, em mim e em diversas outras pessoas que conheço, só faz estrago. Eu defendo a estatística de que aqueles que não seguem essa onda de descrença conseguem se alimentar de um pouco de esperança, propósito, resiliência no mundo atual. Isso é um fato, não estou romantizando.
"Serei cético enquanto EU existir. Serei cético enquanto existirem os homens, e principalmente os homens que crêem, e que crêem em sí mesmos sem duvidar. Serei cético enquanto houver crenças, enquanto houver dúvidas. Serei cético até onde resistir. Toda alma precisa de um lar, de um jaula pra sentir-se livre". (Tiago T. Bressan)
Quem se baseia somente nas ideias e nos pensamentos de grandes autores, filósofos, psiquiatras etc e tal, duvida de suas próprias convicções, N confia em que realmente acredita. Os pensamentos tmb evoluem, nossa mente ainda não é capaz de absorver tudo q está ao nosso redor, até as as coisas invisíveis, sejam elas espirituais ou não
Caramba, tenho 15, entrei nessa com 14 tbm, conheci a filosofia quando debati com uma professora de geo (que tbm era de filo), e isso tbm me tirou dessa visao ''pesada'' do mundo.
Também comecei com 14 anos, hoje com 16 continuo nilista. Eu acredito que o nilismo seja uma faca de dois gumes. Você passa a entender o mundo como ele realmente é (triste e vil), porém como o professor disse, o risco de cair em uma depressão é enorme. Por isso, se este mundo não é nada mais que solidão, decido aproveitar minha vida ao máximo antes da morte. Não é porque o mundo é uma merda que a minha vida há de ser como o mundo.
@@italoalmeida1555 Exato. Vejo um dos problemas das pessoas que se tornam niilistas é que elas são muitos coletivistas de certo modo ao ver o mundo. Acham que por viverem em uma sociedade, tem o dever moral de estarem inseridas nele. O caminho para se livrar do niilismo pra mim é o individualismo, estoicismo e o conservadorismo (ambos que não sejam do extremos)
Por um tempo também entrei no niilismo, sem nem saber o que era isso. Hoje, não quero nunca mais voltar. Prefiro morrer permanecendo com fé. Há quem me critique, mas eu cago pra isso. O que importa é o que se passa em mim.
Eu cai num niilismo com os 16, 17. Saí dessa ao aceitar que o ceticismo nada mais é que uma atitude de criar novas teorias sobre as que que me aparecem. Essa atitude é como qualquer comportamento, que pode ser condicionado por outro que gere maior bem-estar. O problema é que na adolescência temos um orgulho de sermos os mais críticos, niilistas e pessimistas para sermos os mais descoladinhos, intelectuais e fodões ou até para sermos mais ajudados por sofrer bullying ou coisa do tipo. Mas daí todo niilismo é sintoma não a causa. Sintomas de questões psicologicas totalmente tratáveis e diluídas.
O conhecimento e o dinheiro são meios, inventados pelo homem pra lidarmos melhor com a realidade. A busca exacerbada do ego, por esses meios nos tornam escravos. a "verdade" e o dinheiro são ilusões de que temos controle sobre as coisas. É a distração da morte carnal. As linhas são muito tênues entre questionar e julgar, consequemente, se julgar principalmente, se cobrando excessivamente, se culpando. Um ciclo vicioso. Nessa era digital e de grande exposição. Me pergunto, qual o papel de fato dos meios que falam sobre filosofia entre outras artes de questionar. O papel central deles é convidar as pessoas a se questionarem mais ou julga-las com uma verdade absoluta que não existe. Pois cada um vive uma percepção única. Como medir com uma régua única a vida de todos? O que é "realidade"? O que é "moralidade"?.
Grandes questões! Pelo menos na minha nobre percepção. Nobre como eu avalio esta minha percepção, mesmo que no fundo eu tenha percebido isto como eu tenha percebido qualquer questão que eu julgo como sendo sem muita importância.
"A vida não é esgotável pelos movimentos da razão." Sempre achei que fosse. Porém, a partir deste vídeo, passo a adotar uma postura diferente diante da vida. Obrigado por esta publicação.
Acho que quer dizer que devemos viver com uma pequena dose de ilusão mesmo que algo que você sempre almejou não se concretize. Um sonho pode ser uma ilusão, mas devemos ter isso em nossas vidas pq somos seres com consciência e se não for dessa forma cairemos numa depressão profunda causada pelo ceticismo exagerado.
Talvez porque a razão está bem aqui ou ali pertinho. Os sonhos, a imaginação, os ideais estão além. O que equivale dizer nós somente com nossas razões não somos e nem seremos nada. Talvez até entremos em depressão. E que fique Claro ceticismo é também o que está perto no atingir de nossa visão e pensamento. Mas, o mundo é mais que isso, não é?
Vocé não consegue chegar a verdade fundamental somente pela razão. Não conseguimos nem mesmo pensar fora do espaço/tempo e já sabemos que eles são relativos, já nos mostra uma limitação. Imagina então esgotar Toda a Vida (Toda a Verdade) que existe no universo... não dá.
Curti a reflexão. O ser humano olha para um Universo incomensurável do qual não temos tecnologia para explorar. Então pergunto... que arrogância ser cético não? Pq como ele disse numa dose boa tem seu valor, porém o que vemos na maioria dos céticos eh uma arrogância onde sentem prazer em ser do contra tanto a ciência qto a religião. O ser humano tem eh que baixar sua bolinha, trabalhar a humildade e preocupar se por hora em não se auto destruir.
Espero que isso um dia diminue ou acabe. Estou muito cético. Pra vcs terem noção, as vezes reflito sobre algo mil vezes, passo a acreditar que aquela ideia é o pensamento correto, mas no fundo eu penso "e se essa não for a verdade?" Dá um desconforto horrível! Fico sempre com medo de está acreditando nas idéias erradas. É foda
O que mais gosto de vê aqui são os comentários das pessoas com palavras bonitas e desconhecidas e às vezes até desnecessárias somente pra se acharem no mesmo patamar do Pondé no discurso.😂😂😂😂
Ótima discussão e explicação. Pessoas como você vem ao mundo para fazer a diferença. Seria alguém que faria um mundo melhor se as pessoas quisessem te ouvir e quissessem esse mundo melhor. A pegar pelo número de seus seguidores ja responde a essa questão. Bom, os poucos que te seguem são aqueles que vieram junto para tentar ter um pouco mais de conhecimento e tentar sim mudar o mundo. Tenho feito minha parte. Muito obrigado Pondé.
O meu ceticismo sempre recai em políticos. O cara abre a boca pra falar que vai resolver NÃO SE NÃO VAI, NÃO SE NÃO VAI, inclusive esse ceticismo me ajudou muito, a partir disso, nunca fico esperando ninguém resolver meus problemas, e sempre busquei o máximo de independência possível.
O ceticismo me afastou de Deus. Dois anos depois de abandonar todas as minhas crenças o ceticismo me trouxe de volta à ele. Parece louco, mas érealmente isso que está acontecendo...
O ceticismo nunca poderá empurrar alguém pelo que não haja provas, ou mesmo porque não existem provas para o ceticismo absoluto. Tu chegou mesmo a ser cético? Tenho minhas dúvidas.
@@calmdowncatcdc sim ele chegou a ser cético talvez ainda é, pq cético não é ser Ateu, cético não trabalha com impossibilidade e sim com a improbabilidade. Pode se usar o ceticismo moderado, dentro da religião para fortalece sua própria crença pessoal e não como uma vdd. Vou citar um conto sobre Pirro q buscou na Índia gurus para fortalecer mais sua indiferença pelo mundo para o encontro da paz na sua alma.
@@thauannyemanuelly3847 O impossível é levado em conta no ceticismo. A precisão da probabilidade sempre fica entre o impossível/possível. O absoluto enquanto atemporal é impossível, pois os fatos se moldam ao contexto, enquanto este mesmo o tornar válido. Mudando o cenário, mudamos os fatos, e o absoluto se torna apenas águas passadas. A mesma lei que te protege hoje, pode te prejudicar no futuro. Ninguém escapa!
A briga do ceticismo é contra ele mesmo, porque aplicado em seus próprios termos destruiria sua própria racionalidade. Sempre partimos de crenças básicas que não podemos provar, mas pressupomos para poder basear as demais crenças e postulados que somos racionalmente justificados em acreditar neles como a existência do mundo externa, do passado ou de outras mentes. O ceticismo é válido até o ponto que precisamos suspender a crença por ainda não termos encontrado boas razões para crer em alguma coisa. Se o cético cai no niilismo e, chega a conclusão que não existe bem e mal e significado objetivo, pq está se queixando que Deus é mal e a vida é uma droga, se essas são percepções relativas, e contradizem, tanto o nilismo, contra o ceticismo. Se ele aplica-se o ceticismo contra si mesmo e duvida se de suas próprias crenças descobriria a incoerência das suas visões.
O ceticismo pode ser " o do contra", "o contestador", mas o que seria de nós se não existissem os céticos! No mundo cabem todos, é viva a diversidade de pensamentos, senão, que chatice seria!
Pedido de socorro: Estou num nível profundo de ceticismo e misantropia. Não consigo me relacionar com ninguém mais, e temo pela minha própria vida. Realmente é um pedido de ajuda. Se alguém puder me indicar algum livro ou apontar um caminho alternativo a psicanálise, ( não consigo lidar mais com a falta de objetividade desses profissionais), eu agradeceria muito. Me ajudem, não me julguem. Esse vídeo foi mais esclarecedor para mim do que qualquer terapia. Obrigado Sr. Luiz F. Pondé.
Fica a dica tanto pra os "believers" quanto para os agnósticos... Se deem sempre o benefício da dúvida. Ainda é o melhor método para o enriquecimento do pensamento.
Um agnóstico é, por definição, um ser indeciso. O único problema é, ao invés de enriquecer, se perder no meio do caminho. "Se vc entrar em um galinheiro e não escolher A GALINHA, muito provavelmente não pegará nenhuma..."
Vou dar exemplo em dois caso do ceticismo, o qual tem haver em não dar crédito ao ser humano. 1° CAPITALISMO e 2° RELIGIOSISMO No credo capitalista , em tempos medievais não queriam conceder muito crédito, pois não acreditavam que o futuro dos povos seria melhor que o presente. ( hoje em dia foi introjetado métodos bem diferente onde muitos tem crédito) ...sem entrar em momentos de crise etc. No credo religioso, temos o exemplo que todos conhecem, o apocalipse, que é outra forma de dizer que nascemos sem crédito para o futuro. Fora isso muitas culturas antigas religiosas, concluiram que ganhar muito dinheiro era pecaminoso, pois já constava em parágrafos biblicos " É mais fácil passar um camelo pelo buraco de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus" . ( hoje em dia é bem diferente...a quem ache que não) também sem entrar em conceitos que da brecha para outras interpretações. Mas é isso, só quiz expor que li e compartilhar, independente de opiniões diversas, se vc leu até aqui, agradeço pois sou um cético otimista, ahh ... um pouco secular também.
Concordo com vc, mas que uma boa dose de ceticismo é muito benéfica isso não resta dúvida, até porque as religiões propagam fé, e pra que os mitos criados pelas religiões precisem de fé pra terem existido, logo muito provavelmente são apenas fantasias.
Pondé, já que o senhor também gosta de falar sobre relacionamentos e sexo, talvez fosse legal chamar Gustavo "Gambit" para o Democracia na Teia. Ele faz um trabalho legal em São Paulo sobre transformação de pessoas em relacionamentos e tem uma base filosófica legal.
3:37 Por um lado, ele valoriza as grandes tradições religiosas e logo em seguida chama as novas espiritualidades de bobagem, mas as novas espiritualidades expressam tanta fé religiosa quanto as grandes tradições. A única diferença talvez seja a aparência de glamour destas.
Pondé, faça um vídeo respondendo ao seguinte questionamento: “É possível viver a vida toda sem pertencer/se identificar com uma religião, ideologia, posição política etc?”
Te amo Pondé. Acabei de ler A FILOSOFIA DA ADÚLTERA. Acontece que não dá pra colocar esse livro na estante da sala. Tô pensando em guardar na gaveta das calcinhas.kkkkkk
@@douglasmarcaso É QUE HOJE A MUITA DOUTRINAÇÃO NAS ESCOLAS , MÍDIA E UNIVERSIDADES .PREFIRO SER CHAMADO DE IMBECIL, IGNORANTE QUE TROUXA, ANALFABETO FUNCIONAL..
Não concordo com essa frase. Eu melhoraria ela: "Quem começa a separa o joio do trigo de dúvidar de tudo, se tornará sábio. Do que adianta ter todo conhecimento do mundo, se você não é capaz de controla-lo?
@@SunsetEnds MORRO DEFENDENDO O TEU DIREITO DE OPINIÃO. AGORA VOCÊ PODERIA FAZER UMA ANÁLISE MAIS CLARA NA FRASE.O GUIMARÃES ROSA EST Á ACIMA DE NÓS , ELE COMO SER HUMANO PODE ERRAR, MAS QUEM TEM QUE ENTENDER A FRASE SOMOS NÓS.
"Ser ateu é fácil" Ser fácil não é ruim. Ser ateu é mais uma questão de clareza na visão de mundo que do de ser fácil. Pois aquele que complica muito,deve ser objeto de desconfiança,atrás de muita complicação sempre existe muita manipulação.
Eu vivo em Israel faz quase dez anos, e sempre fui muito apegado a politica aqui. Fui em debates, em conferencias, fiz parte de um partido, ajudei a fundar outros partidos, não parei de postar coisas politicas no facebook e enfim. Cada ano que se passou eu me tornei mais cético com tudo que tem a ver com politica e depois de eleições 3 vez em seguidas me desliguei totalmente da politica. Eu me considero um cetico com tudo que tem a ver com politica e políticos principalmente, mas acredito que isso foi também amadurecimento. Pessoas mais velhas são normalmente mais céticas certo? Sera que ser otimista é algo de gente menos amadurecida?
Bom dia Pondé. Primeiramente, obrigado por todos os vídeos e conhecimentos transmitidos. Isso de fato me ajuda a entender melhor certas questões que reflito muito. Segundamente, fiquei muito curioso do pq vc insistiu que o cético não reconhece nem a razão (ou o raciocino lógico?) como forma de explicação da realidade. Poderia abrir mais esse ponto em algum próximo vídeo? Grato.
Eu acho que a vida não tem sentido algum, mas nem ligo pra isso, não fico procurando uma missão de vida e coisas como essa que as pessoas que acham que a vida tem sentido ficam procurando.
Acredito Deus existe não diz a volta dele, nem religioso conseguir explicar coisa são como é não tem algo mágico, tudo algo só é gente criar história, cada um direto acreditar no faz sentido pessoas
Eu sou ateu e pra mim não foi simples chegar até essa condição. Sempre que o Pondé diz que é "muito fácil" ser ateu eu fico pensando em que contexto ele acha que isso é fácil pois em se tratando de ateus no Brasil ou em outros países com cultura religiosa de raízes muito fortes ser ateu não é fácil. E outra coisa: eu não penso que o mundo foi abandonado por deus ou quaisquer outras divindades pois simplesmente o mundo é o que é, não sou revoltado com o mundo pois ele é assim tal qual vemos e o ser humano também é o que é. Também não penso que ser ateu é ser mais inteligente e/ou sofisticado mas reconheço que tem gente que pensa assim.
Depois desse vídeo fiquei cético em relação ao ceticismo.
Ele mesmo diz isso em um outro vídeo sobre o msm tema
@Ne10 2718 "Não há fato, apenas representações." - Freddie Mercury
zuerakkssjdjkkkk
E foi???
@@thiagomartini4312 foi. é???
Kkkkkkkkkkk
Professor, além de muito inteligente e estudado, o senhor é um homem muito sábio. Invejo as pessoas que tem o prazer de conhecê-lo pessoalmente. Boa saúde e vida longa!
Essa é a conclusão razoável após conhecê-lo pessoalmente. Ele é normal. Apesar de eu ser cristão e ele o contrário. O ceticismo é algo vital para ateus, o neo-ateísmo é um pensamento burro. Ateu toddynho kkk
Só lhe falta a inteligência emocional. É daquelas pessoas que por serem muito inteligentes racionalmente, se tornam pessimistas e se abalam com os males do mundo.
@@darienchiba6682 bem interessante esse comentário. Ouviria mais
@@R0MUl0 pra mim ele transparece ressentimento em relação à vida e às pessoas no modo de falar. Ele mesmo disse uma vez que o que mantém ainda é o trabalho. Pode até querer resolver as coisas, mas se no fundo tem ressentimento, é porque é imaturo emocionalmente.
@@darienchiba6682 Todo ser humano carrega consigo ao menos uma pitada de ressentimento, não faz sentido ligar isso a maturidade.
"A experiência do desespero do ceticismo está sempre ali", perfeito. Pondé é show
O Ceticismo (principalmente textos niilistas) me AJUDOU com depressão e dos surtos de ansiedade. Não sei explicar o pq, mas quando lia/refletia sobre o não sentido das coisas e a praticidade que o niilismo te dá, eu me sentia mais calma e mais organizada dentro de mim para fazer as coisas básicas que eu não conseguia fazer...
Nossa Ivana. Eu compartilho a mesma sensação que você descreveu. Tbem me sinto menos ansiosa pois espero menos do que está fora do meu controle e consigo me organizar melhor na vida cotidiana.
É difícil entender isso
Que bela conclusão para se tirar de um texto considerado um tanto pessimista. Gostei, a idéia que eu tiro do nilismo é que nós construímos nosso próprio propósito de vida nesse mundo essencialmente ausente de sentido. É o chamado Nilismo negativo, se não me engano.
Ceticismo básico : Jogar uma bomba no cemitério e não encontar nenhum sobrevivente.
Ceticismo avançado: Questionar com respeito.
Ótimo jeito de começar o dia
Simmm
Sim véi, eu tmb estou com este sentimento neste exato momento kkkk
No que concerne às engenharias sociais, sou profundamente cético em relação àquele "pessoalzinho do bem" (que, aliás, são do bem até você discordar do que eles dizem...) que supostamente sacaram como devemos viver para o mundo ser um lugar melhor.
aaah, esse assunto é bom. Hoje eu tenho minha opinião sobre o ceticismo e o niilismo com base na vivência e observação a minha volta. E com exceção daqueles que tem maturidade pra ser ateu/cético/niilista, em mim e em diversas outras pessoas que conheço, só faz estrago. Eu defendo a estatística de que aqueles que não seguem essa onda de descrença conseguem se alimentar de um pouco de esperança, propósito, resiliência no mundo atual. Isso é um fato, não estou romantizando.
Esse vídeo vou ter que rever várias vezes p realmente entende-lo.
"Serei cético enquanto EU existir.
Serei cético enquanto existirem os homens, e principalmente os homens que crêem, e que crêem em sí mesmos sem duvidar. Serei cético enquanto houver crenças, enquanto houver dúvidas. Serei cético até onde resistir. Toda alma precisa de um lar, de um jaula pra sentir-se livre".
(Tiago T. Bressan)
Eu ainda estou raciocinando se isso é um vídeo de youtube ou uma sessão de terapia. Foi uma paulada na cabeça!
Quem se baseia somente nas ideias e nos pensamentos de grandes autores, filósofos, psiquiatras etc e tal, duvida de suas próprias convicções, N confia em que realmente acredita. Os pensamentos tmb evoluem, nossa mente ainda não é capaz de absorver tudo q está ao nosso redor, até as as coisas invisíveis, sejam elas espirituais ou não
Excelente vídeo. Devemos aplicar o ceticismo no próprio ceticismo
Eu caí no Niilismo com 14 anos, mas foi aí que eu conheci a filosofia. E isso de certo modo me salvou.
Caramba, tenho 15, entrei nessa com 14 tbm, conheci a filosofia quando debati com uma professora de geo (que tbm era de filo), e isso tbm me tirou dessa visao ''pesada'' do mundo.
Também comecei com 14 anos, hoje com 16 continuo nilista. Eu acredito que o nilismo seja uma faca de dois gumes. Você passa a entender o mundo como ele realmente é (triste e vil), porém como o professor disse, o risco de cair em uma depressão é enorme. Por isso, se este mundo não é nada mais que solidão, decido aproveitar minha vida ao máximo antes da morte. Não é porque o mundo é uma merda que a minha vida há de ser como o mundo.
@@italoalmeida1555 Exato. Vejo um dos problemas das pessoas que se tornam niilistas é que elas são muitos coletivistas de certo modo ao ver o mundo. Acham que por viverem em uma sociedade, tem o dever moral de estarem inseridas nele. O caminho para se livrar do niilismo pra mim é o individualismo, estoicismo e o conservadorismo (ambos que não sejam do extremos)
Por um tempo também entrei no niilismo, sem nem saber o que era isso. Hoje, não quero nunca mais voltar. Prefiro morrer permanecendo com fé. Há quem me critique, mas eu cago pra isso. O que importa é o que se passa em mim.
Eu cai num niilismo com os 16, 17. Saí dessa ao aceitar que o ceticismo nada mais é que uma atitude de criar novas teorias sobre as que que me aparecem. Essa atitude é como qualquer comportamento, que pode ser condicionado por outro que gere maior bem-estar. O problema é que na adolescência temos um orgulho de sermos os mais críticos, niilistas e pessimistas para sermos os mais descoladinhos, intelectuais e fodões ou até para sermos mais ajudados por sofrer bullying ou coisa do tipo. Mas daí todo niilismo é sintoma não a causa. Sintomas de questões psicologicas totalmente tratáveis e diluídas.
Viciada nos vídeos e cursos do Pondé! Amo!
O conhecimento e o dinheiro são meios, inventados pelo homem pra lidarmos melhor com a realidade.
A busca exacerbada do ego, por esses meios nos tornam escravos.
a "verdade" e o dinheiro são ilusões de que temos controle sobre as coisas.
É a distração da morte carnal.
As linhas são muito tênues entre questionar e julgar, consequemente, se julgar principalmente, se cobrando excessivamente, se culpando. Um ciclo vicioso.
Nessa era digital e de grande exposição. Me pergunto, qual o papel de fato dos meios que falam sobre filosofia entre outras artes de questionar. O papel central deles é convidar as pessoas a se questionarem mais ou julga-las com uma verdade absoluta que não existe. Pois cada um vive uma percepção única. Como medir com uma régua única a vida de todos? O que é "realidade"? O que é "moralidade"?.
Grandes questões! Pelo menos na minha nobre percepção. Nobre como eu avalio esta minha percepção, mesmo que no fundo eu tenha percebido isto como eu tenha percebido qualquer questão que eu julgo como sendo sem muita importância.
"A vida não é esgotável pelos movimentos da razão." Sempre achei que fosse. Porém, a partir deste vídeo, passo a adotar uma postura diferente diante da vida. Obrigado por esta publicação.
o coração tem suas razões que até a própria razão desconhece
O Pondé é uma biblioteca em pessoa. Fantástico!
Vi as etapas da minha vida sendo descritas na minha frente agora. A minha salvação foi o meu coração com suas razões indecifráveis.
Alguém poderia detalhar: " A vida não é esgotável pelos movimentos da razão. "
Acredito que é alguma coisa do tipo " Sempre valerá a pena viver e seguir o coração acreditando em algo, ainda que duvidando dos seus motivos ".
A razão não explica tudo. Acho que é isso.
Acho que quer dizer que devemos viver com uma pequena dose de ilusão mesmo que algo que você sempre almejou não se concretize. Um sonho pode ser uma ilusão, mas devemos ter isso em nossas vidas pq somos seres com consciência e se não for dessa forma cairemos numa depressão profunda causada pelo ceticismo exagerado.
Talvez porque a razão está bem aqui ou ali pertinho. Os sonhos, a imaginação, os ideais estão além. O que equivale dizer nós somente com nossas razões não somos e nem seremos nada. Talvez até entremos em depressão. E que fique Claro ceticismo é também o que está perto no atingir de nossa visão e pensamento. Mas, o mundo é mais que isso, não é?
Vocé não consegue chegar a verdade fundamental somente pela razão.
Não conseguimos nem mesmo pensar fora do espaço/tempo e já sabemos que eles são relativos, já nos mostra uma limitação. Imagina então esgotar Toda a Vida (Toda a Verdade) que existe no universo... não dá.
Curti a reflexão. O ser humano olha para um Universo incomensurável do qual não temos tecnologia para explorar. Então pergunto... que arrogância ser cético não? Pq como ele disse numa dose boa tem seu valor, porém o que vemos na maioria dos céticos eh uma arrogância onde sentem prazer em ser do contra tanto a ciência qto a religião. O ser humano tem eh que baixar sua bolinha, trabalhar a humildade e preocupar se por hora em não se auto destruir.
Inclusive VOCÊ generalizando a atitude de TODOS os céticos.
"Confia a verdade o quanto da verdade recebeste, e nada perderás." Santo Agostinho
Você é demais cara, na moral.
Dependendo da sua forma de vida, particularmente do trabalho, vc se torna cético.
Espero que isso um dia diminue ou acabe. Estou muito cético. Pra vcs terem noção, as vezes reflito sobre algo mil vezes, passo a acreditar que aquela ideia é o pensamento correto, mas no fundo eu penso "e se essa não for a verdade?" Dá um desconforto horrível! Fico sempre com medo de está acreditando nas idéias erradas. É foda
O que mais gosto de vê aqui são os comentários das pessoas com palavras bonitas e desconhecidas e às vezes até desnecessárias somente pra se acharem no mesmo patamar do Pondé no discurso.😂😂😂😂
Ótima discussão e explicação. Pessoas como você vem ao mundo para fazer a diferença. Seria alguém que faria um mundo melhor se as pessoas quisessem te ouvir e quissessem esse mundo melhor. A pegar pelo número de seus seguidores ja responde a essa questão. Bom, os poucos que te seguem são aqueles que vieram junto para tentar ter um pouco mais de conhecimento e tentar sim mudar o mundo. Tenho feito minha parte. Muito obrigado Pondé.
Pondé fala sobre pessoas antisociais. E se pessoas assim perdem relacionamentos amorosos legais e acaba não aproveitando a vida.
O meu ceticismo sempre recai em políticos. O cara abre a boca pra falar que vai resolver NÃO SE NÃO VAI, NÃO SE NÃO VAI, inclusive esse ceticismo me ajudou muito, a partir disso, nunca fico esperando ninguém resolver meus problemas, e sempre busquei o máximo de independência possível.
O ceticismo me afastou de Deus. Dois anos depois de abandonar todas as minhas crenças o ceticismo me trouxe de volta à ele. Parece louco, mas érealmente isso que está acontecendo...
O ceticismo nunca poderá empurrar alguém pelo que não haja provas, ou mesmo porque não existem provas para o ceticismo absoluto. Tu chegou mesmo a ser cético? Tenho minhas dúvidas.
@@calmdowncatcdc sim ele chegou a ser cético talvez ainda é, pq cético não é ser Ateu, cético não trabalha com impossibilidade e sim com a improbabilidade. Pode se usar o ceticismo moderado, dentro da religião para fortalece sua própria crença pessoal e não como uma vdd. Vou citar um conto sobre Pirro q buscou na Índia gurus para fortalecer mais sua indiferença pelo mundo para o encontro da paz na sua alma.
@@thauannyemanuelly3847 O impossível é levado em conta no ceticismo. A precisão da probabilidade sempre fica entre o impossível/possível. O absoluto enquanto atemporal é impossível, pois os fatos se moldam ao contexto, enquanto este mesmo o tornar válido. Mudando o cenário, mudamos os fatos, e o absoluto se torna apenas águas passadas. A mesma lei que te protege hoje, pode te prejudicar no futuro. Ninguém escapa!
@@calmdowncatcdc vc fugiu do tema, mas enfim.
@@thauannyemanuelly3847 Como se o tema não fosse ceticismo.
Abordagem equilibrada ao assunto. Muito bom Pondé
Uau! Hoje o o Pondé se superou! Usou o ceticismo para costurar um monte de pedaços soltos. Parabéns!
A briga do ceticismo é contra ele mesmo, porque aplicado em seus próprios termos destruiria sua própria racionalidade. Sempre partimos de crenças básicas que não podemos provar, mas pressupomos para poder basear as demais crenças e postulados que somos racionalmente justificados em acreditar neles como a existência do mundo externa, do passado ou de outras mentes. O ceticismo é válido até o ponto que precisamos suspender a crença por ainda não termos encontrado boas razões para crer em alguma coisa. Se o cético cai no niilismo e, chega a conclusão que não existe bem e mal e significado objetivo, pq está se queixando que Deus é mal e a vida é uma droga, se essas são percepções relativas, e contradizem, tanto o nilismo, contra o ceticismo. Se ele aplica-se o ceticismo contra si mesmo e duvida se de suas próprias crenças descobriria a incoerência das suas visões.
Sempre na veia, Pondé. Obrigada!
Te vi no JC ontem!! Parabéns!! Deveria ir todo dia!!
Bom dia Pondé. A vida não é esgotável pelo movimento da razão.
Sou cristão e vc é um dos únicos (pra não dizer o único) ateu que conheço que fala de forma honesta e com conhecimento sobre religião
O ceticismo pode ser " o do contra", "o contestador", mas o que seria de nós se não existissem os céticos! No mundo cabem todos, é viva a diversidade de pensamentos, senão, que chatice seria!
Sempre com uma precisão cirúrgica, classe e didática refinada Mestre Pondé, com certeza a maioria dos espectadores compreendem sua aula.
Ser cético é saber que esse mundo está corrompido e mesmo assim continuar a jornada.
Disse tudo
Ouvir o Pondé é sempre muito bom, normalmente inspirador, mas algumas vezes é extasiante!
Pedido de socorro: Estou num nível profundo de ceticismo e misantropia. Não consigo me relacionar com ninguém mais, e temo pela minha própria vida. Realmente é um pedido de ajuda. Se alguém puder me indicar algum livro ou apontar um caminho alternativo a psicanálise, ( não consigo lidar mais com a falta de objetividade desses profissionais), eu agradeceria muito. Me ajudem, não me julguem. Esse vídeo foi mais esclarecedor para mim do que qualquer terapia. Obrigado Sr. Luiz F. Pondé.
Ótima reflexão !
Libertadora, obrigado.
Obrigado Pondé!!!
Ceticismo em alguma medida é sempre bom!
Penso que o *ceticismo* está ligado ao *temperamento melancólico:* egoísmo; pessimismo; ansioso etc.
Realismo, sinceridade, maturidade...
Obrigada Pondé!
Por trazer luz conhecimento. Amém.
Pondé sempre muito ponderado em suas análises.
"A vida não é esgotável pelos movimentos da razão" - Pondé, L. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Quero um vídeo do Pondé sobre o conceito de amor e como esse sentimento está ocorrendo atualmente, no dia dos namorados (amanhã). Vai ser genial!
Fica a dica tanto pra os "believers" quanto para os agnósticos... Se deem sempre o benefício da dúvida. Ainda é o melhor método para o enriquecimento do pensamento.
Um agnóstico é, por definição, um ser indeciso. O único problema é, ao invés de enriquecer, se perder no meio do caminho.
"Se vc entrar em um galinheiro e não escolher A GALINHA, muito provavelmente não pegará nenhuma..."
@@abranco4523 Mas eu posso sair do galinheiro e pegar um pato.
genial
@@eryckfarias8884 pode. Tente.
O problema é que não questionam a própria dúvida. "antes de duvidar de suas crenças, duvide de suas dúvidas", Max Lucado.
Brilhante como sempre! Vida longa e prospera professor.
Professor fala sobre esse tema: porque o socialismo é uma utopia ?
Bom dia, Pondé!
Vou dar exemplo em dois caso do ceticismo, o qual tem haver em não dar crédito ao ser humano. 1° CAPITALISMO e 2° RELIGIOSISMO
No credo capitalista , em tempos medievais não queriam conceder muito crédito, pois não acreditavam que o futuro dos povos seria melhor que o presente. ( hoje em dia foi introjetado métodos bem diferente onde muitos tem crédito) ...sem entrar em momentos de crise etc.
No credo religioso, temos o exemplo que todos conhecem, o apocalipse, que é outra forma de dizer que nascemos sem crédito para o futuro.
Fora isso muitas culturas antigas religiosas, concluiram que ganhar muito dinheiro era pecaminoso, pois já constava em parágrafos biblicos " É mais fácil passar um camelo pelo buraco de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus" . ( hoje em dia é bem diferente...a quem ache que não) também sem entrar em conceitos que da brecha para outras interpretações.
Mas é isso, só quiz expor que li e compartilhar,
independente de opiniões diversas, se vc leu até aqui, agradeço pois sou um cético otimista, ahh ... um pouco secular também.
HUMILDADE INTELECTUAL!!! Disse tudo professo!!!! Adorei
Concordo com vc, mas que uma boa dose de ceticismo é muito benéfica isso não resta dúvida, até porque as religiões propagam fé, e pra que os mitos criados pelas religiões precisem de fé pra terem existido, logo muito provavelmente são apenas fantasias.
É um prazer ouvi-lo. Muito bom!
Resumindo, sucesso só se consegue com trabalho duro e meta, e inteligência facilita trabalho duro e meta.
Um privilegio poder te ouvir
Pondé, já que o senhor também gosta de falar sobre relacionamentos e sexo, talvez fosse legal chamar Gustavo "Gambit" para o Democracia na Teia. Ele faz um trabalho legal em São Paulo sobre transformação de pessoas em relacionamentos e tem uma base filosófica legal.
Que homem inteligente amo💗
Comprei sexta essa versão de guerra e paz haha. Que coincidência!
"é quem um dia irá dizer que existe razão, pelas coisas feitas pelo coração." (Legião urbana)
3:37 Por um lado, ele valoriza as grandes tradições religiosas e logo em seguida chama as novas espiritualidades de bobagem, mas as novas espiritualidades expressam tanta fé religiosa quanto as grandes tradições. A única diferença talvez seja a aparência de glamour destas.
Um dos seus melhores vídeos
Faz um vídeo sobre:
Existe limite para a Empatia? 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Que coisa lindaaaaaaaa! Encantada!
Até homens de boa vontade, são constantementes tentados a cometer o distorcido, o excesso, o absurdo. Qual a origem dessa tentação maléfica
As contradições que existem nas pessoas de boa vontade?
Penso que o limite seja o respeito com a crença dos outros, mantendo a neutralidade oportuna.
Vendo por esse ponto um ceticismo rumo ao niilismo é meio problemático... Grande filósofo Ponde!
Bom dia a todos do canal, gratidão pela matéria . Namastê
Pondé, faça um vídeo respondendo ao seguinte questionamento: “É possível viver a vida toda sem pertencer/se identificar com uma religião, ideologia, posição política etc?”
A própria pergunta é a resposta kkkkkk
Ótimo jeito de começar o dia /RT
Te amo Pondé. Acabei de ler A FILOSOFIA DA ADÚLTERA. Acontece que não dá pra colocar esse livro na estante da sala. Tô pensando em guardar na gaveta das calcinhas.kkkkkk
Pondé, você acredita na existência de um plano espiritual? O que você acredita que acontece depois que morremos?
Não se pode provar negações e inexistências. O ônus da prova é sempre de quem faz a afirmação da existência de algo.
Um das características fundamentais do conservadorismo 👏
Parabéns pela exposição de pensamentos !!
QUEM COMEÇA A DUVIDAR DE TUDO COMEÇA A SER SÁBIO ( GUIMARÃES ROSA).
@@douglasmarcaso É QUE HOJE A MUITA DOUTRINAÇÃO NAS ESCOLAS , MÍDIA E UNIVERSIDADES .PREFIRO SER CHAMADO DE IMBECIL, IGNORANTE QUE TROUXA, ANALFABETO FUNCIONAL..
Não concordo com essa frase. Eu melhoraria ela:
"Quem começa a separa o joio do trigo de dúvidar de tudo, se tornará sábio.
Do que adianta ter todo conhecimento do mundo, se você não é capaz de controla-lo?
@@SunsetEnds MORRO DEFENDENDO O TEU DIREITO DE OPINIÃO. AGORA VOCÊ PODERIA FAZER UMA ANÁLISE MAIS CLARA NA FRASE.O GUIMARÃES ROSA EST Á ACIMA DE NÓS , ELE COMO SER HUMANO PODE ERRAR, MAS QUEM TEM QUE ENTENDER A FRASE SOMOS NÓS.
"Ser ateu é fácil"
Ser fácil não é ruim.
Ser ateu é mais uma questão de clareza na visão de mundo que do de ser fácil.
Pois aquele que complica muito,deve ser objeto de desconfiança,atrás de muita complicação sempre existe muita manipulação.
Uau! Quase perfeito, na minha opiniao, claro!
Excelente como sempre!
Eu vivo em Israel faz quase dez anos, e sempre fui muito apegado a politica aqui. Fui em debates, em conferencias, fiz parte de um partido, ajudei a fundar outros partidos, não parei de postar coisas politicas no facebook e enfim. Cada ano que se passou eu me tornei mais cético com tudo que tem a ver com politica e depois de eleições 3 vez em seguidas me desliguei totalmente da politica. Eu me considero um cetico com tudo que tem a ver com politica e políticos principalmente, mas acredito que isso foi também amadurecimento. Pessoas mais velhas são normalmente mais céticas certo? Sera que ser otimista é algo de gente menos amadurecida?
Bom dia Pondé.
Primeiramente, obrigado por todos os vídeos e conhecimentos transmitidos. Isso de fato me ajuda a entender melhor certas questões que reflito muito.
Segundamente, fiquei muito curioso do pq vc insistiu que o cético não reconhece nem a razão (ou o raciocino lógico?) como forma de explicação da realidade.
Poderia abrir mais esse ponto em algum próximo vídeo?
Grato.
Pondé, faz um vídeo sobre as diferenças/similaridades entre filosofia e psicologia?
Eu acho que a vida não tem sentido algum, mas nem ligo pra isso, não fico procurando uma missão de vida e coisas como essa que as pessoas que acham que a vida tem sentido ficam procurando.
Que vídeo genial! Obrigado
Prof., produza um curso a respeito do ceticismo grego. Compraria com prazer.
que explicação maravilhosa!!
Seja cético com o próprio ceticismo
Pondé, fala do Mário Ferreira dos Santos!
Resumo: Seja racional. Questione. Mas não demais a ponto de ser um robô.
O que é ser cético ? Questionar tudo.
Alguem faz uma pergunta, e Ponde reponde: "Olha ......... "
Pondé faz um vídeo indicando livros sobre o ceticismo, por favor.
Acredito Deus existe não diz a volta dele, nem religioso conseguir explicar coisa são como é não tem algo mágico, tudo algo só é gente criar história, cada um direto acreditar no faz sentido pessoas
Eu sou ateu e pra mim não foi simples chegar até essa condição. Sempre que o Pondé diz que é "muito fácil" ser ateu eu fico pensando em que contexto ele acha que isso é fácil pois em se tratando de ateus no Brasil ou em outros países com cultura religiosa de raízes muito fortes ser ateu não é fácil. E outra coisa: eu não penso que o mundo foi abandonado por deus ou quaisquer outras divindades pois simplesmente o mundo é o que é, não sou revoltado com o mundo pois ele é assim tal qual vemos e o ser humano também é o que é. Também não penso que ser ateu é ser mais inteligente e/ou sofisticado mas reconheço que tem gente que pensa assim.
Gênio 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻