No álbum Blackstar, último álbum do Bowie, tem uma música chamada "Girl Loves Me", na qual 90% dela é cantada em Nadsat. Ah, como esse homem era genial.
Horrorshow, ó meus irmãos ! Sou obrigado a comentar antes mesmo de ver o vídeo só pra dizer que Laranja Mecânica é o filme da minha vida. A primeira vez que assisti foi em VHS (e lá se vão uns bons 20 anos) e minha cabeça explodiu, minha forma de ver cinema mudou e é disparado o filme que mais assisti ! Também tive a oportunidade de assistir no cinema uns 2 anos atrás e foi muito legal ver que a sessão estava completamente lotada e o mais interessante é que tinha desde uma gurizada até adultos e idosos. Notei que muitos estavam vendo esta obra-prima pela primeira vez e foi demais constatar que esse filme de 1971 conseguiu extrair reações variadas da platéia, desde boas risadas até momentos de tensão e surpresa. O livro só fui ler em 2015 e curti bastante e confesso que deu até vontade de reler agora. Dito isso, bora dar like e assistir mais um Petardo do PN !
Vocês têm o melhor canal de cultura pop no momento. Saem do óbvio, fazem vídeos longos sobre assuntos variados, didáticos sempre com bom humor. Muito canal grande só fala de MCU.
Verdade, faço das suas palavras as minhas, sem contar que todos os três tem um conhecimento muito grande não só sobre cinema, mas também sobre livros e hqs.
@@felipecarmo1032 penso que o gênero filme de super herói irá saturar com o tempo, assim como o faroeste teve seu auge e decadência. Torço pra que isso aconteça logo, pq os canais infantilizam muito a discussão ao focar apenas nesse gênero
Opa! To cursando direito, no último período e, não por acaso, meu TCC será uma análise jurídica com enfoque social e psicológico na obra Laranja Mecânica, numa visão da natureza humana defendida por filósofos das ciências políticas como Thomás Hobbes. Esse vídeo veio muito a calhar. Obrigado pelo excelente conteúdo e por sempre incentivarem a cultura propondo uma discussão extremamente pertinente. Vocês são absolutamente incríveis, aprendo muito e me divirto com o carisma de vocês. Eu, como um jovem mancebo, quero chegar um dia ao alto nível de intelectualidade de vocês.
Faço RUclips e nesse ecossistema inteiro assisto poucos canais. Esse é um deles. Admiro demais a atmosfera que vocês trazem pra cada vídeo! Parabéns por mais esse 😁💙
Muito obrigado, mano!! Abração e continue com seu excelente trampo!! Depois manda um e-mail pra gente te cadastrar no mailing dos nossos mangás, beleza?
sim pqp The Wire e fundamental pqp façam sobre Breaking Bad aquele top 15 cenas de vcs nao ta mais disponível, OZ tb Band of Brothers e The Pacific , Sons of Anarchy, Battlestar Galactica,Hannibal serie mais filmes tem um programa antigo de vcs o SERIAL KILLERS de 2011 em q vcs falam sobre os filmes de Hannibal mas nao sobre a serie pq ela ainda iria começar vale a pena um especial , Boardwalk Empire!!!
Drago, um dos teus mangás favoritos ( Viland Saga ) tá ganhando adaptação de anime e tá incrível, tu poderia fazer uma resenha aqui no canal sobre é forçar o Danielzinho e o Ale a assistirem com tu.
É impressionante como você começa laranja mecânica odiando o Alex e os seus druguis. E termina no mínimo, questionando o que fazem com ele. O que acontece com cada "colega" dele também é bem interessante; inclusive, um deles é muito importante para a mudança de perspectiva do Alex. Recomendo demais também, o livro e o filme.
Laranja Mecânica é certamente um dos meus filmes favoritos de todos os tempos, e quando eu soube que existia um livro e que o filme era somente uma adaptação, eu pensei que o livro seria ótimo. Mas me surpreendi quando eu li o livro e vi que o livro era melhor que o filme. Há não ser o final. O final eu prefiro o final do filme.
@@octocattraveler Um dos amigos da turma do alex toma jeito, começa a ter familia, trabalho e acaba sendo um ponto de partida para ele fazer a mesma coisa
Vídeo do PN aos domingos “não tem preço”. E que obra vocês escolheram dessa vez! Verdadeiro clássico dentre os maiores condutores literários de distopias. Os paralelos com a atual realidade política e social de alguns estados - nosso incluso - ficaram muito afiados. Sempre perspicaz esse Trio. Aliás, vídeos com vocês três juntos são sempre “devastadores”. No meu modesto sentir, todas as pessoas precisam ler obras desse relevo ante a alavanca que são na interpretação de mundo. PN: always in our hearts.
Esse foi um trecho que achei interessante pois é exatamente o meu pensamento, ser cristão mas aceitar o livre arbítrio. Eu por exemplo acredito que o estado não deva meter a mão no que as pessoas fazem, mas deve ser um estímulo próprio de si mesmo. A liberação das drogas é algo que sou totalmente a favor, pois a proibição piora o cenário (com o tráfico de drogas e por aí vai).
@@joseotavio6547 A taxa de homicídos começou seu pico 2 anos antes da legalização de venda, em 2015. Sem falar que depois da legalização o trafico perdeu grande parte do seu poder no país. Provavelmente a melhor forma é comparando com outros países, por que a do Canada também não disparou depois da legalização?
@@pipocaenanquim Vocês não entenderam o ponto do filme que acabam com grande parte dos seus "argumentos": O filme é uma interpretação da visão DO CORINGA. Ele começa com o coringa batendo a cabeça no manicômio (ou seja, o filme começa pelo final), então possivelmente muitas das coisas foram invenções e exageros da cabeça dele (como a relação com a vizinha). As vezes aquele final exagerado com muitos palhaços o glorificando não aconteceu daquela forma. A própria música demonstra que é a cabeça do coringa quando a mesma é tensa o tempo todo até que acabam os remédios, e quando ele passa a fazer as crueldades, é uma música de alívio e feliz (demonstrando o conforto em situações de crueldade, como se ele tivesse se encontrado), ou seja, a gente assiste a visão do CORINGA o tempo todo. O filme não foi feito pra se concordar, justamente por mostrar a visão de um psicopata com transtornos psicológicos se aceitando como uma completa tragédia e se auto entitulando um ícone a ser seguido.
@@dharma6390 cara, to pensando em assistir laranja mecânica mas to com receio por causa dessas atrocidades, só que o filme parece ser mt bom, devo assistir ou plmns dar ima chance?
Ótimo vídeo! Algo que ficou de fora é o fato do Alex ter influenciando outros vilões carismáticos do cinema como por exemplo Hannibal Lecter, que era refinadoe culto, mas que no fundo era um monstro narcisista.
Adoro assistir vocês, principalmente pelas ótimas informações que vcs passam e também porque o Bruno acha graça de tudo, é muito divertido, enquanto o Callari é (aparentemente) sério... esse paradoxo é muito bom! Por favor, Alexandre, fale sobre o livro da Darkside "Medo Imortal ", não lembro de ter visto algum vídeo sobre. Estou com o Laranja mecânica na minha estante, mas está na fila. Adoro distopias, já li 1984, Admirável mundo novo, Farenheit (vi o filme de 66 também, do Truffault) , mas falta o Laranja e o "Nós ", do Zamiátin, que também está na minha 'fila' da minha estante. Dizem que o "Nós" foi a inspiração para o Orwell escrever o 1984. Beijão pra vcs todos!
Falando sobre a "influência" da literatura, teve a obra Os sofrimentos do Jovem Werther, do Goethe, onde deve uma onda de suicídios e culparam o livro.
O Stanley Kubrick era um gênio! Laranja Mecânica é uma das provas de como ele era um dos melhores diretores!! Por favor, façam um vídeo sobre "De Olhos Bem fechados", adoro vcs!🙏👏🤝✌
Mais um vídeo sensacional, vocês poderiam tentar encaixar uma obra clássica todo mês para nossa alegria, haha. Qual o nome da música utilizada de fundo?
muito massa essas dicas de leituras em que os três falam sobre ele. Parece um bate papo de amigos sobre o assunto de um livro que agrada os três. Isso quando acontece é maravilhoso
Bons vídeos do canal! descobri e já assisti vários parabéns ! Não achei nada sobre o William Gibson e sobre a trilogia sprawl, tem algo sobre ou futuramente? até mais!
Sou muito fã de vcs. Já li várias distopias. Das quatro grandes distopias, a única que não li foi laranja mecânica. Por enquanto acho que não tenho estomago. Entendo a discussão de vcs sobre a discussão de que esse tipo de obra levanta. Mas me incomoda esse tipo de obra que exaltam a violência de forma gratuita. Estamos vivendo uma Era em que criminosos estão sendo alçado ao patamar de ídolos. Várias pessoas hoje em dia presenciam a violência criminal na vida real. Não na fantasia. Ser vítima de um crime é uma coisa mentalmente e emocionalmente terrível. Vejo muitas obras que endeusam criminosos. Mas que tal pensar em cada uma das vítimas desses criminosos? Cada família que foi destruída pela ação de um criminoso drogado que queria apenas se divertir?
Kubrick conprou direitos de uso da música do Cantando na Chuva por 10.000 dólares. Depois, o autor se arrependeu de ter licenciado a música devido à cena. E o motivo para essa música foi porque Kubrick perguntou ao McDowell se ele sabia cantar alguma canção completa, e ele disse que só sabia essa música mesmo.
Eu primeiro assisti o filme e me apaixonei,dps ganhei o livro. A parte que mais me marcou foi a que o cara fala pro Alex que ele tem de tudo,e pergunta se é algum tipo de demônio q entra no corpo desses jovens ... E dps o Alex reflete sobre isso e fala que ninguém pode mudar alguém se a pessoa não se permitir mudar...(mais ou menos uma coisa assim) isso me marcou muito. E outra que marcou muito foi quando ele viu na gazeta que se os jovens escutasse as músicas clássicas elas não seriam violenta. ..sendo que o Alex apreciava e amava músicas clássicas. o livro e o filme são perfeitos ,vale muito a pena
Bruno, Alexandre e Danielzinho, que programa sensacional! Como fã do Kubrick e do Laranja Mecânica, devo dizer que esse foi um dos melhores programas que vocês já fizeram e que estão se superando cada vez mais. Parabéns!!!
Cês podiam falar também de obras brasileiras. Com filme ou quadrinhos. - O alienista - O auto da compadecida - Dom Casmurro - Capitães de Areia - O homem que sabia javanês - Grande sertão: veredas - Memórias de um sargento milícias - Os sertões - A hora da estrela Ishi, é muita coisa. Ou coisas do Kafka também, show de bola, Discworld, A bússola de ouro, tanta coisa bacana. Considerem aí. Abração!
Meu filme preferido. Polemico pra caralho, até gostar dele é polemico E o livro é um dos meus preferidos. No inicio é complicado ler, mas depois flui muito bem. Eu já tava entendendo as palavras criadas pelo Burgess sem ter lido o dicionario com a tradução. Dica, se for ler o livro, não veja as traduções das palavras criadas pelo Burgess, tente compreender
Lembro que, quando moleque, dentro da casa dos 10 aos 12 anos, pedi pra minha tia ir alugar Laranja Mecânica pra mim. Não sabia sobre o que se tratava, mas o que minha mãe havia dito é que era um filme muito pesado e me despertou a curiosidade. A primeira vez que assisti, não entendi bem, mas havia gostado muito. Depois de mais velho, aos 17, comprei o livro e reassisti o filme. Até hoje sou apaixonado por ele e pelas reflexões sobre a sociedade que ele apresenta, acho o final do filme talvez superior ao do livro, mas são duas obras que, apesar uma ser adaptação da outra, tem grandezas distintas. Baita vídeo, galera! Ah, o link de vocês veio a calhar porque o meu, que é da prensagem em que a capa é uma caveira, eu emprestei pra um amigo não muito cuidadoso e está todo destruído. Baita oportunidade pra readquirir o livro!
Alexandre,me desculpe,mas o filme "Evilenko" de 2006 com o Malcolm Mc Dowell no papel do serial killer ucraniano Chikatilo é fantástico.Fecha a trilogia do mal do ator:"Laranja mecânica","Calígula" e "Evilenko".E a cena com o Alex cantando "Dançando na chuva" foi improviso do ator,o diretor deixou ele a vontade, filmou tudo e depois tratou de correr atrás dos direitos autorais da música e deixou a cena que não tava nos script.
Um livro dele que recomendo é 1985, sim 1985. Tem as criticas dele a 1984, o posicionamento liberal e é seguido do romance. Nesse livro ele também resgata a questão da juventude. Vale apena, abraço!
A prática da castração química em si, de fato, retira o livre-arbítrio no que diz respeito aos impulsos sexuais do indivíduo; porém é bom lembrar que o projeto proposto no nosso Congresso oferece a opção ao criminoso de abrir mão da redução de pena. Em outras palavras, seria muito mais um mecanismo legal para manter estupradores por mais tempo na cadeia sem com isso violar a atual constituição do que uma punição que realmente viesse a se materializar.
Laranja mecânica é o menos acessível das distopias clássicas (o que não quer dizer que seja ruim). Quando se compara com 1984 e Admirável mundo novo, temos um.contraste muito forte. Dito isto, é um dos casos de filme que preferi ao livro. A experiência de.leitura não me.permitiu ter as sensações que a obra do Kubrick me transmitiu.
Esse quadro do pn falando sobre filme e simplismente magnífico, me sinto dentro de uma roda de amigos, o video acaba e você fica tipo, mais jaaa? ? simplismente o tempo passa como um sopro, amo esse quadro!tomara que o PN fale ainda nesse quadro sobre a trilogia do aranha do Sam Raimi, Senhor dos aneis, Harry Potter, Indiana Jones, seria fantástico, vida longa ao PN, vocês sao feras amigos, tranquilamente meu canal favorito do youtube, pn e de maiss!!
Nenhum homem sabe o quanto é mau, até se esforçar para ser bom. Só conhecemos a força do vento quando caminhamos contra ele, e não quando nos deixamos levar."C. S. Lewis
Pessoal, parabéns pelo video. Eu já tinha lido muita coisa sobre o filme/livro e mesmo assim vocês mostraram-me perspectivas que não tinha. Já agora, porque é que o livro se chama Laranja Mecânica? Na Malásia Orange significa pessoa - logo o título remete ao que o Estado pensa que os cidadãos são:, pessoas que funcionam como relógios, ou máquinas. Abraço
Ao contrário de muitos, conheci primeiro o livro e ele impregnou minha mente de um jeito, que mesmo hoje pondero sobre a metáfora social em meio ao cotidiano. Obra de arte indispensável. Vi o filme anos depois, e achei muitp bom, e respeitoso para com a obra original. Mas certamente a magia do livro é maior. Parabéns pelo vídeo! Horrorshow!
Belchior o maior artista Brasileiro, cita na música Alucinação," Longe o profeta do terror que a laranja mecânica anuncia" então estou procurando esse filme pra ver e vim parar aqui, mas não estou encontrando no RUclips.
Muito boa a avaliação do livro e do filme! Acrescento uma ligação entre o Método Ludovico criado pelo autor com o Behaviorismo (abordagem da psicologia) formulada principalmente por Watson, onde dizia: "me dê uma criança e eu a transformarei no que eu quiser através do método do estímulo e resposta." Logicamente já foi comprovado que nenhum condicionamento é 100%, mas se engana quem pensa que o método behaviorista não é eficaz em vários aspectos do controle da vida humana. Psicologia comportamental está muito ligada ao marketing e aos mecanismos de controles midiáticos até os dias atuais. Pra quem gosta de psicologia, o livro e o filme são um prato cheio, sendo utilizado até na graduação da área como referência de estudo.
Uma curiosidade sobre os direitos do filme pra quem curte Heavy Metal 80s é que a banda glam Tigertailz foi processada por realizar um clipe caracterizado de Laranja Mecânica.
Se o estorvo for psicopatia não há solução. Nem por meio de educação nem ressocialização. Fica aí a observação científica. Não há questionamentos quanto a este fato. Já é literatura científica consolidada.
Interessante falar que a cena que forçam o Alex a assistir aqueles filmes perturbadores no cinema com aqueles negócios segurando o olho dele aberto foi real. O médico que hidratava o olho do Malcolm McDowell na cena era um médico de verdade.
Eu fui apresentado ao filme pela minha mãe. Quando estávamos vendo, uma amiga da minha tia chegou lá em casa, e minha mãe deu stop no VHS e colocou na TV aberta. Depois eu perguntei o porquê daquilo e ela disse: "Não quero que os outros vejam que eu deixo você ver um filme desse." Depois que a moça foi embora nós terminamos de assistir. Hahaha
Vi o filme quando era adolescente e demorei uns anos pra saber que era de um livro. Gostaria de ler mais algumas coisas do Burgess, mas não tem quase nada no Brasil.
Deixe-me complicar um pouco as coisas. Todos nos somos condicionados, Nossa mente é fragmentada e condicionada e quando vamos analisar ela nós cometemos o erro de achar que o observador é diferente do observado, assim nós achamos que nao podemos ser condicionados, mas como falei anteriormente nao existe diferença entre o Eu que observa e o Eu observado, logo a sua visão sobre você ou sobre as coisas já está condicionada
Quando se lê o livro, laranja mecânica, não é difícil traçar um paralelo com o que de certa forma acontece no Brasil, explodiu minha cabeça quando eu li. A adaptação do livro pelo Kubrick é muito chocante, não crítico a proibição por alguns governos.
Agora só falta "O Iluminado"
Livro e filme.
Estou lendo o livro, muito bom.
@@teteusouza5598 Estou lendo o "Doutor Sono" que é a continuação de "O Iluminado".
@@vivianemaciel4987 é excelente também
Eles já prometeram top 10 Stephen King
Spartacus também! Tem livro, filme e série.
No álbum Blackstar, último álbum do Bowie, tem uma música chamada "Girl Loves Me", na qual 90% dela é cantada em Nadsat. Ah, como esse homem era genial.
(...),Ó, meus irmãos.
Horrorshow, ó meus irmãos !
Sou obrigado a comentar antes mesmo de ver o vídeo só pra dizer que Laranja Mecânica é o filme da minha vida. A primeira vez que assisti foi em VHS (e lá se vão uns bons 20 anos) e minha cabeça explodiu, minha forma de ver cinema mudou e é disparado o filme que mais assisti !
Também tive a oportunidade de assistir no cinema uns 2 anos atrás e foi muito legal ver que a sessão estava completamente lotada e o mais interessante é que tinha desde uma gurizada até adultos e idosos. Notei que muitos estavam vendo esta obra-prima pela primeira vez e foi demais constatar que esse filme de 1971 conseguiu extrair reações variadas da platéia, desde boas risadas até momentos de tensão e surpresa.
O livro só fui ler em 2015 e curti bastante e confesso que deu até vontade de reler agora.
Dito isso, bora dar like e assistir mais um Petardo do PN !
Vocês têm o melhor canal de cultura pop no momento. Saem do óbvio, fazem vídeos longos sobre assuntos variados, didáticos sempre com bom humor. Muito canal grande só fala de MCU.
Verdade, faço das suas palavras as minhas, sem contar que todos os três tem um conhecimento muito grande não só sobre cinema, mas também sobre livros e hqs.
@@felipecarmo1032 infelizmente acho que vai acontecer isso mesmo. E muitos desses ditos canais de cultura pop serão extintos.
Tbm não aguento mais os canais marvetes
@@felipecarmo1032 penso que o gênero filme de super herói irá saturar com o tempo, assim como o faroeste teve seu auge e decadência. Torço pra que isso aconteça logo, pq os canais infantilizam muito a discussão ao focar apenas nesse gênero
@@chargeshistoricas Exato
Opa! To cursando direito, no último período e, não por acaso, meu TCC será uma análise jurídica com enfoque social e psicológico na obra Laranja Mecânica, numa visão da natureza humana defendida por filósofos das ciências políticas como Thomás Hobbes. Esse vídeo veio muito a calhar. Obrigado pelo excelente conteúdo e por sempre incentivarem a cultura propondo uma discussão extremamente pertinente. Vocês são absolutamente incríveis, aprendo muito e me divirto com o carisma de vocês. Eu, como um jovem mancebo, quero chegar um dia ao alto nível de intelectualidade de vocês.
Moço, volta aqui e contra pra gente se deu tudo certo no seu TCC!
@@rhaisatrombini1776 deu certíssimo! Tirei nota 10 😎
Faço RUclips e nesse ecossistema inteiro assisto poucos canais. Esse é um deles. Admiro demais a atmosfera que vocês trazem pra cada vídeo! Parabéns por mais esse 😁💙
Muito obrigado, mano!! Abração e continue com seu excelente trampo!! Depois manda um e-mail pra gente te cadastrar no mailing dos nossos mangás, beleza?
@@pipocaenanquim Que MASSA! Tá na mão: contato@allbluevr.com :D
Laranja mecânica é o tipo de filme que deve ser assistido por todo mundo, mas não em grupo, não com a mãe, nem na sala com a família... kkk
Vocês poderiam falar da saga The Witcher, comentando sobre os livros e os jogos. Aliás, ótimo vídeo como sempre!
Boa idéia , até pq tem jogos ótimos , livros ótimos , e quadrinhos bem legais .
Os livros deviam ser publicados pelo PN. Qualidade garantida!
Em breve sai a série, talvez aproveitem o momento.
@@marcospaulodefreitas4987 isso ia ser foda
O jogo é foda demais. Os livros tbm são muito bons.
Comentem a série "The Wire", assisti por causa de vocês, mas nada além de citações sobre ela vocês fazem.
apoio!!
Up
Up
sim pqp The Wire e fundamental pqp façam sobre Breaking Bad aquele top 15 cenas de vcs nao ta mais disponível, OZ tb Band of Brothers e The Pacific , Sons of Anarchy, Battlestar Galactica,Hannibal serie mais filmes tem um programa antigo de vcs o SERIAL KILLERS de 2011 em q vcs falam sobre os filmes de Hannibal mas nao sobre a serie pq ela ainda iria começar vale a pena um especial , Boardwalk Empire!!!
Up
Agora falta apenas o senhor dos anéis ou o hobbit
Se tiver a trilha de abertura durante o video eu fico doido !!!
Drago, um dos teus mangás favoritos ( Viland Saga ) tá ganhando adaptação de anime e tá incrível, tu poderia fazer uma resenha aqui no canal sobre é forçar o Danielzinho e o Ale a assistirem com tu.
Up!
Up! Up! Up!
É impressionante como você começa laranja mecânica odiando o Alex e os seus druguis. E termina no mínimo, questionando o que fazem com ele. O que acontece com cada "colega" dele também é bem interessante; inclusive, um deles é muito importante para a mudança de perspectiva do Alex. Recomendo demais também, o livro e o filme.
O Pete, né?
Sem contar que a violência da juventude é um reflexo total daquela sociedade fodida e decadente que mostram nos filmes
Laranja Mecânica é certamente um dos meus filmes favoritos de todos os tempos, e quando eu soube que existia um livro e que o filme era somente uma adaptação, eu pensei que o livro seria ótimo. Mas me surpreendi quando eu li o livro e vi que o livro era melhor que o filme.
Há não ser o final. O final eu prefiro o final do filme.
Por curiosidade, qual é o final do livro? Rs
@@octocattraveler Um dos amigos da turma do alex toma jeito, começa a ter familia, trabalho e acaba sendo um ponto de partida para ele fazer a mesma coisa
@@lljonhll obrigado amigo rs
Prefiro o final do Livro,é + completo,e me agradou o Alex ter amadurecido e se tornado uma pessoa boa no final
Vídeo do PN aos domingos “não tem preço”.
E que obra vocês escolheram dessa vez! Verdadeiro clássico dentre os maiores condutores literários de distopias.
Os paralelos com a atual realidade política e social de alguns estados - nosso incluso - ficaram muito afiados.
Sempre perspicaz esse Trio.
Aliás, vídeos com vocês três juntos são sempre “devastadores”.
No meu modesto sentir, todas as pessoas precisam ler obras desse relevo ante a alavanca que são na interpretação de mundo.
PN: always in our hearts.
Quem ama os vídeos sobre cinema deixa o like aqui pra eles verem o quanto nós gostamos ✌😎
Era disso que eu precisava, um vídeo gigante pra mim ouvir enquanto limpo a casa hahahah quero mais vídeos sobre livros ❤️
Pipoca e faxina é o q mais combina hahaha. Pipoca e busão tbm. Sucesso demais
Esse foi um trecho que achei interessante pois é exatamente o meu pensamento, ser cristão mas aceitar o livre arbítrio.
Eu por exemplo acredito que o estado não deva meter a mão no que as pessoas fazem, mas deve ser um estímulo próprio de si mesmo. A liberação das drogas é algo que sou totalmente a favor, pois a proibição piora o cenário (com o tráfico de drogas e por aí vai).
A taxa de homicídios no Uruguai aumentou exponencialmente.
@@joseotavio6547 A taxa de homicídos começou seu pico 2 anos antes da legalização de venda, em 2015. Sem falar que depois da legalização o trafico perdeu grande parte do seu poder no país.
Provavelmente a melhor forma é comparando com outros países, por que a do Canada também não disparou depois da legalização?
Adoro quando vocês falam de literatura. Faz eu me sentir mais inteligente. Haha
Acrescentem NÓS, de Zamiátin.
É fenomenal!
Inspirou Admirável mundo novo.
Lógica de vocês:
Coringa: esse filme glorifica a violência, por tanto é perigoso!!
Laranja mecânica: puta filme foda .
São roteiros completamente diferentes. O roteiro de Coringa achamos fraco e repetitivo.
@@pipocaenanquim Vocês não entenderam o ponto do filme que acabam com grande parte dos seus "argumentos": O filme é uma interpretação da visão DO CORINGA. Ele começa com o coringa batendo a cabeça no manicômio (ou seja, o filme começa pelo final), então possivelmente muitas das coisas foram invenções e exageros da cabeça dele (como a relação com a vizinha). As vezes aquele final exagerado com muitos palhaços o glorificando não aconteceu daquela forma. A própria música demonstra que é a cabeça do coringa quando a mesma é tensa o tempo todo até que acabam os remédios, e quando ele passa a fazer as crueldades, é uma música de alívio e feliz (demonstrando o conforto em situações de crueldade, como se ele tivesse se encontrado), ou seja, a gente assiste a visão do CORINGA o tempo todo. O filme não foi feito pra se concordar, justamente por mostrar a visão de um psicopata com transtornos psicológicos se aceitando como uma completa tragédia e se auto entitulando um ícone a ser seguido.
Laranja Mecânica não glorifica a violência, Coringa a coloca como algo salvador...
@@dharma6390 cara, to pensando em assistir laranja mecânica mas to com receio por causa dessas atrocidades, só que o filme parece ser mt bom, devo assistir ou plmns dar ima chance?
@@AndreAlmeida43777 Assista se tiver estômago p/ isso
Ótimo vídeo! Algo que ficou de fora é o fato do Alex ter influenciando outros vilões carismáticos do cinema como por exemplo Hannibal Lecter, que era refinadoe culto, mas que no fundo era um monstro narcisista.
Oh loko, vemos que a editora está dando dinheiro. O Drago trocou de óculos.
Kkkk não é por capricho de dinheiro sobrando, o grau aumentou.
Só eu que passou MUITO mal quando viu o filme a primeira vez? 🤣 🤣
É normal hahaha a mistura de violência e música clássica causa muito incômodo, sem contar as coisas bizarras
@@andregambelim1993 Vi com meu irmão e ele não aguentou ver até o final kkk
nsa mano, assisti esse filme qnd tinha uns 11 anos e foi tranquilo. acho q tem gente mais sensível doq outras
E só Eu que nunca me Incomodei? Kkkk amo a violência do filme... Obra de arte!!!
Pipoca é foda. Faz a gente se interessar em ler/assistir mesmo já tendo lido/assistido! Kkkkkkkk
Stanley Kubrick é meu diretor favorito, um mestre, um gênio!
Essa pareceria só rende programas ótimos, Aleph tem um catálogo incrível a melhor de livros em minha opinião
Meninos, se o GIBI era proibido na escola nas décadas passadas, imagine esse tipo de filme. Ainda bem que a Arte supera tudo
Laranja mecânica é um dos meus filmes favoritos, ainda não li o livro mais to pensando em comprar, um abraço pra galera do pipoca✌
Compra ,eu comprei e já tinha lido , ótimo
Compre,acabei de ler tudo,o Filme é o meu 2° filme preferido,mas o livro é melhor e + completo
Adoro assistir vocês, principalmente pelas ótimas informações que vcs passam e também porque o Bruno acha graça de tudo, é muito divertido, enquanto o Callari é (aparentemente) sério... esse paradoxo é muito bom! Por favor, Alexandre, fale sobre o livro da Darkside "Medo Imortal ", não lembro de ter visto algum vídeo sobre. Estou com o Laranja mecânica na minha estante, mas está na fila. Adoro distopias, já li 1984, Admirável mundo novo, Farenheit (vi o filme de 66 também, do Truffault) , mas falta o Laranja e o "Nós ", do Zamiátin, que também está na minha 'fila' da minha estante. Dizem que o "Nós" foi a inspiração para o Orwell escrever o 1984. Beijão pra vcs todos!
Extremamente importante vocês tocarem no ponto da lobotomia, que sociedade hipócrita!
Falando sobre a "influência" da literatura, teve a obra Os sofrimentos do Jovem Werther, do Goethe, onde deve uma onda de suicídios e culparam o livro.
Além de todas essas influências, o Heath Ledger usou o filme, sobretudo a atuação do McDowell, para construir o seu coringa.
O Stanley Kubrick era um gênio! Laranja Mecânica é uma das provas de como ele era um dos melhores diretores!! Por favor, façam um vídeo sobre "De Olhos Bem fechados", adoro vcs!🙏👏🤝✌
Like antecipado. Eu adoro tanto o livro quanto o filme. Parabéns PN!!!
outra obra sensacional que se enquadra como uma crítica social contundente é O Senhor das Moscas
Esse foi o livro mais rapido que ja li, é INCRIVEL
Mais um vídeo sensacional, vocês poderiam tentar encaixar uma obra clássica todo mês para nossa alegria, haha.
Qual o nome da música utilizada de fundo?
O trabalho da Giovana ficou maravilhoso!! Amo a versão do Dave McKean também!
muito massa essas dicas de leituras em que os três falam sobre ele. Parece um bate papo de amigos sobre o assunto de um livro que agrada os três. Isso quando acontece é maravilhoso
Bons vídeos do canal! descobri e já assisti vários parabéns ! Não achei nada sobre o William Gibson e sobre a trilogia sprawl, tem algo sobre ou futuramente? até mais!
Sou muito fã de vcs. Já li várias distopias. Das quatro grandes distopias, a única que não li foi laranja mecânica. Por enquanto acho que não tenho estomago. Entendo a discussão de vcs sobre a discussão de que esse tipo de obra levanta. Mas me incomoda esse tipo de obra que exaltam a violência de forma gratuita. Estamos vivendo uma Era em que criminosos estão sendo alçado ao patamar de ídolos. Várias pessoas hoje em dia presenciam a violência criminal na vida real. Não na fantasia. Ser vítima de um crime é uma coisa mentalmente e emocionalmente terrível. Vejo muitas obras que endeusam criminosos. Mas que tal pensar em cada uma das vítimas desses criminosos? Cada família que foi destruída pela ação de um criminoso drogado que queria apenas se divertir?
O Óculos novo combinaram mais Sr:Drago!😅
Kubrick conprou direitos de uso da música do Cantando na Chuva por 10.000 dólares. Depois, o autor se arrependeu de ter licenciado a música devido à cena.
E o motivo para essa música foi porque Kubrick perguntou ao McDowell se ele sabia cantar alguma canção completa, e ele disse que só sabia essa música mesmo.
Muito bom o canal de vcs pra quem gosta de filmes quadrinhos livros e outras coisas de nerd o canal de vcs é um dos melhores sem dúvida
22:11 o cara quando mistura o inglês com português kkkkk faço isso direto kkkkk
Eu primeiro assisti o filme e me apaixonei,dps ganhei o livro.
A parte que mais me marcou foi a que o cara fala pro Alex que ele tem de tudo,e pergunta se é algum tipo de demônio q entra no corpo desses jovens ... E dps o Alex reflete sobre isso e fala que ninguém pode mudar alguém se a pessoa não se permitir mudar...(mais ou menos uma coisa assim) isso me marcou muito. E outra que marcou muito foi quando ele viu na gazeta que se os jovens escutasse as músicas clássicas elas não seriam violenta. ..sendo que o Alex apreciava e amava músicas clássicas.
o livro e o filme são perfeitos ,vale muito a pena
Bruno, Alexandre e Danielzinho, que programa sensacional! Como fã do Kubrick e do Laranja Mecânica, devo dizer que esse foi um dos melhores programas que vocês já fizeram e que estão se superando cada vez mais. Parabéns!!!
Pela primeira vez vcs chegaram tarde pra mim; comprei a versão para kindle por 4,41.
Os jovens nerds acabam de ter uma visão pipoca e nanquim de JESUS , que profundidade.
Caramba que grata surpresa, filme favorito por muito tempo e livro igualmente maravilhoso. Tinha mesmo que ter um vídeo do PN ^^
Cês podiam falar também de obras brasileiras. Com filme ou quadrinhos.
- O alienista
- O auto da compadecida
- Dom Casmurro
- Capitães de Areia
- O homem que sabia javanês
- Grande sertão: veredas
- Memórias de um sargento milícias
- Os sertões
- A hora da estrela
Ishi, é muita coisa.
Ou coisas do Kafka também, show de bola, Discworld, A bússola de ouro, tanta coisa bacana. Considerem aí. Abração!
Meu filme preferido. Polemico pra caralho, até gostar dele é polemico
E o livro é um dos meus preferidos. No inicio é complicado ler, mas depois flui muito bem. Eu já tava entendendo as palavras criadas pelo Burgess sem ter lido o dicionario com a tradução. Dica, se for ler o livro, não veja as traduções das palavras criadas pelo Burgess, tente compreender
Ouvi o podcast ontem . Muito phoda!!!
Lembro que, quando moleque, dentro da casa dos 10 aos 12 anos, pedi pra minha tia ir alugar Laranja Mecânica pra mim. Não sabia sobre o que se tratava, mas o que minha mãe havia dito é que era um filme muito pesado e me despertou a curiosidade. A primeira vez que assisti, não entendi bem, mas havia gostado muito. Depois de mais velho, aos 17, comprei o livro e reassisti o filme. Até hoje sou apaixonado por ele e pelas reflexões sobre a sociedade que ele apresenta, acho o final do filme talvez superior ao do livro, mas são duas obras que, apesar uma ser adaptação da outra, tem grandezas distintas. Baita vídeo, galera!
Ah, o link de vocês veio a calhar porque o meu, que é da prensagem em que a capa é uma caveira, eu emprestei pra um amigo não muito cuidadoso e está todo destruído. Baita oportunidade pra readquirir o livro!
Esses vídeos de clássicos literários estão sensacionais!! Continuem!!
Parabéns por expandir o conteúdo e, sempre estarem se renovando!
Cara, q vídeo sensacional! Parabéns pelo trabalho! Só me resta adjetivar mesmo... espetacular!
Alexandre,me desculpe,mas o filme "Evilenko" de 2006 com o Malcolm Mc Dowell no papel do serial killer ucraniano Chikatilo é fantástico.Fecha a trilogia do mal do ator:"Laranja mecânica","Calígula" e "Evilenko".E a cena com o Alex cantando "Dançando na chuva" foi improviso do ator,o diretor deixou ele a vontade, filmou tudo e depois tratou de correr atrás dos direitos autorais da música e deixou a cena que não tava nos script.
Um livro dele que recomendo é 1985, sim 1985. Tem as criticas dele a 1984, o posicionamento liberal e é seguido do romance. Nesse livro ele também resgata a questão da juventude. Vale apena, abraço!
Só pensar na castração química, por exemplo. Nem precisa ir longe.
Muito massa o vídeo, galera :)
A prática da castração química em si, de fato, retira o livre-arbítrio no que diz respeito aos impulsos sexuais do indivíduo; porém é bom lembrar que o projeto proposto no nosso Congresso oferece a opção ao criminoso de abrir mão da redução de pena. Em outras palavras, seria muito mais um mecanismo legal para manter estupradores por mais tempo na cadeia sem com isso violar a atual constituição do que uma punição que realmente viesse a se materializar.
@@adeliapaula7375 Estuprador não tem direitos.
@@dharma6390, concordo, mas não é o que pensa nossa constituição.
Anthony Burgess individualista, quase um anarcocapitalista
Laranja mecânica é o menos acessível das distopias clássicas (o que não quer dizer que seja ruim). Quando se compara com 1984 e Admirável mundo novo, temos um.contraste muito forte.
Dito isto, é um dos casos de filme que preferi ao livro. A experiência de.leitura não me.permitiu ter as sensações que a obra do Kubrick me transmitiu.
Eu simplesmente adoro o filme , preciso ler o livro , ainda o PN falando sobre esse clássico é like no vídeo pra salvar o domingo
Bruno, ao que me parece, o termo Heavy metal tem origem com o beatnik Burroughs.
Outro vídeo desses livro+filme que seria muito interessante é Forrest Gump
Esse olhar 43 do Drago me chamou atenção. Muito bom o vídeo !
otimo presente de domingo, nunca parem de falar sobre livros, parabéns
Stanley Kubrick, John Carpenter e Andrei Tarkovsky. Melhores diretores da segunda metade do século XX sem dúvidas.
Muito bom, parabéns ótimo conteúdo sempre, falem do iluminado e do Calígula também com o mesmo ator do laranja mecânica
A versão de vocês da crítica de O Coringa está precisando assistir esse vídeo.
Obrigada a todos que contribuem com comentários interessantíssimos!!! Completam ainda mais o vídeo desse trio incrível. Parabéns pra todos.
Esse quadro do pn falando sobre filme e simplismente magnífico, me sinto dentro de uma roda de amigos, o video acaba e você fica tipo, mais jaaa? ? simplismente o tempo passa como um sopro, amo esse quadro!tomara que o PN fale ainda nesse quadro sobre a trilogia do aranha do Sam Raimi, Senhor dos aneis, Harry Potter, Indiana Jones, seria fantástico, vida longa ao PN, vocês sao feras amigos, tranquilamente meu canal favorito do youtube, pn e de maiss!!
não me lembro bem o canal, mas vi esse filme na tv quando tinha uns 12 anos kkkkkk
Nenhum homem sabe o quanto é mau, até se esforçar para ser bom. Só conhecemos a força do vento quando caminhamos contra ele, e não quando nos deixamos levar."C. S. Lewis
QUE PETARDO de vídeo.
A cada vídeo vocês se superam.
Muito bom.
Parabéns ae Galera do Pn e equipe.
Aeee pra começar bem o domingo
Se você assim como eu ainda não leu Laranja Mecânica e assiste a esse vídeo... você boa Bonito. 😂😂😂
Acho que lolita foi mais polêmico que Laranja mecânica, mas não é tão conhecido
Pessoal,
parabéns pelo video. Eu já tinha lido muita coisa sobre o filme/livro e mesmo assim vocês mostraram-me perspectivas que não tinha.
Já agora, porque é que o livro se chama Laranja Mecânica? Na Malásia Orange significa pessoa - logo o título remete ao que o Estado pensa que os cidadãos são:, pessoas que funcionam como relógios, ou máquinas.
Abraço
Existe uma banda italiana de Thrash Metal chamada Ultraviolence. Todas as capas dos discos deles fazem referências ao filme.
Eu estava assistindo ao vídeo e o interfone tocou. Chegou o volume 2 de Drunna. Muito obrigado!
Ao contrário de muitos, conheci primeiro o livro e ele impregnou minha mente de um jeito, que mesmo hoje pondero sobre a metáfora social em meio ao cotidiano. Obra de arte indispensável. Vi o filme anos depois, e achei muitp bom, e respeitoso para com a obra original. Mas certamente a magia do livro é maior. Parabéns pelo vídeo! Horrorshow!
O PN poderia falar sobre Senhor dos Anéis,com uma análise da obra e do universo,acho que seria legal.
Mt bom, David Prowse que está no filme fez o Darth Vader
Belchior o maior artista Brasileiro, cita na música Alucinação," Longe o profeta do terror que a laranja mecânica anuncia" então estou procurando esse filme pra ver e vim parar aqui, mas não estou encontrando no RUclips.
Muito boa a avaliação do livro e do filme! Acrescento uma ligação entre o Método Ludovico criado pelo autor com o Behaviorismo (abordagem da psicologia) formulada principalmente por Watson, onde dizia: "me dê uma criança e eu a transformarei no que eu quiser através do método do estímulo e resposta." Logicamente já foi comprovado que nenhum condicionamento é 100%, mas se engana quem pensa que o método behaviorista não é eficaz em vários aspectos do controle da vida humana. Psicologia comportamental está muito ligada ao marketing e aos mecanismos de controles midiáticos até os dias atuais. Pra quem gosta de psicologia, o livro e o filme são um prato cheio, sendo utilizado até na graduação da área como referência de estudo.
Esses vídeos falando sobre clássicos literários,e muito legal !
Sem contar que vc acaba se aprofundando ainda mais na obra.
Cara, melhor vídeo de vocês. Sempre tentei entender a porra desse livro e nunca consegui. Agora vocês me ajudaram.
Uma curiosidade sobre os direitos do filme pra quem curte Heavy Metal 80s é que a banda glam Tigertailz foi processada por realizar um clipe caracterizado de Laranja Mecânica.
Vi esse filme pela primeira vez na Universidade em aulas de psicologia sobre behaviorismo e fiquei encantado! Filmão da porr!!!!
*Por favor façam um vídeo sobre O Hobbit e O Senhor dos aneis em homenagem aos 120 anos do Tolkien.*
Falando em Ultraviolência, que tal falar sobre Bronson! Excelente programa.
Se o estorvo for psicopatia não há solução. Nem por meio de educação nem ressocialização. Fica aí a observação científica. Não há questionamentos quanto a este fato. Já é literatura científica consolidada.
Interessante falar que a cena que forçam o Alex a assistir aqueles filmes perturbadores no cinema com aqueles negócios segurando o olho dele aberto foi real. O médico que hidratava o olho do Malcolm McDowell na cena era um médico de verdade.
Pipoca Nanquim Cult hahahaha.
Já que mandaram uma dessa, Seria bem dahora ver os comentários de vocês a respeito da obra de Donnie Darko.
Por favor falem de DUNA!!!
Eu fui apresentado ao filme pela minha mãe. Quando estávamos vendo, uma amiga da minha tia chegou lá em casa, e minha mãe deu stop no VHS e colocou na TV aberta. Depois eu perguntei o porquê daquilo e ela disse: "Não quero que os outros vejam que eu deixo você ver um filme desse." Depois que a moça foi embora nós terminamos de assistir. Hahaha
Vi o filme quando era adolescente e demorei uns anos pra saber que era de um livro. Gostaria de ler mais algumas coisas do Burgess, mas não tem quase nada no Brasil.
Um exemplo de distopia muito semelhante na vida real e a koreia do Norte
Deixe-me complicar um pouco as coisas. Todos nos somos condicionados, Nossa mente é fragmentada e condicionada e quando vamos analisar ela nós cometemos o erro de achar que o observador é diferente do observado, assim nós achamos que nao podemos ser condicionados, mas como falei anteriormente nao existe diferença entre o Eu que observa e o Eu observado, logo a sua visão sobre você ou sobre as coisas já está condicionada
Quando se lê o livro, laranja mecânica, não é difícil traçar um paralelo com o que de certa forma acontece no Brasil, explodiu minha cabeça quando eu li. A adaptação do livro pelo Kubrick é muito chocante, não crítico a proibição por alguns governos.