Oi querido! Passando pra agradecer sua disponibilidade e tempo em nos passar seu amor pelas nossas verdinhas! Sobre a identificação? Considero a parte mais importante do cultivo, pois a partir dele podemos perquisar e saber tudo sobre aquela que estamos adotando.. queria acrescentar que as plantas da família Araceae possuem flores sim.. é o seguinte: o grupo das angiospermas abrange plantas que possuem flores, sem excessão, e a família Araceae tá dentro desse grupo.. mas o que acontece nessa família é que elas produzem uma inflorescência do tipo espádice; nessa espádice são encontradas centenas de flores bem pequeninas, só que elas são aclamídeas, ou seja, sem cálice (conjunto de sépalas) e sem corola (conjunto de pétalas), estando presente apenas as partes reprodutivas das flores: o androceu e o gineceu.. geralmente a inflorescência é bissexual, mas as flores unissexuais, onde as masculinas com androceu se concentram na parte média ao ápice da inflorescência e as flores femininas com gineceu se concentram na parte basal da espádice.. quando conseguir arruma uma lupa de bolso e dá uma olhada na inflorescência, você vai conseguir ver as estruturas que mencionei e vai amar tenho certeza, são muito fofas 😍 espero ter ajudado! Abraços!!
Mais uma ótima aula. Nossa, eu nunca imaginei esse papo sobre a variegação da Monstera. Ela variegata já tem um preço elevado, ainda aproveitam dos padrões para cobrar mais. Foi um ótimo aviso sobre a planta poder ter os dois padrões naturalmente.
Amei esse modulo 2!! Um "tour" pelas plantinhas colecionáveis!! que sonho. O meu sonho no momento eh ter algum aroide de folha longa mas - e isso eh o bom de estar começando a colecionar- é que eu me contendo com a "forma" e quando achar um aroide de folha alongada que caiba no bolso eu nao vou resistir hehehe. Meu sonho seria um Anthurio Veitchii ou o Queen (eu nunca consigo lembrar ou pronunciar o nome Warocqueanum). Eu sei que esses dois sao nível Hard de melindrosos mas da uma vontade de encarar um desafio meu filho hehehehe. Desde que me mudei pra esse ap novo há 7 /8 meses, tive a sorte de encontrar varios cantinhos aqui que sao perfeitos pra cultivar plantas tropicais, inclusive tenho um mini atrium/jardim de inverno que nao tem teto mas tem paredes ou seja, tenho sombra e /ou meia sombra, pouco vento por conta das paredes e com a vantagem de ter luz zenital, de cima! As plantinhas estão amando!! Eu tenho visto também alguns filodendrons que tb me satisfariam no quesito folha longa, entao, assim que eu tiver verba ( e ta difícil) eu hei de ter minha plantinha da folha longa hehehehe. Nesse modulo 2, vc fala do Caladium Praetemissum e me levantou uma duvida... Eu tenho um que me foi vendido como Alocacia Macrorrhizo Variegata e to achando que pode ser na verdade esse caladium, vou conferir (acho q o Samuel, do "um botânico no apartamento" levantou essa duvida num dos videos dele). Meu querido Master Plantoid: o que vc acha de, no final das 4 aulas, vc fazer uma Live ou um sala de Zoom pros alunos ansiosos e cheios de perguntas ( como eu no caso...) poderem conversar com vc e tirarmos duvidas especificas? Ia ser show!!!
Oieee querido, Vídeo Hood! Me manda a foto do Caladium para eu dar uma olhada? Manda pelo direct do Insta! Quanto a LIVE, sim, vai rolar no domingo! Ainda vou anunciar no Insta também :) Agradeço muitíssimo todo seu comentário! 🙏😊💚
21:08 cara, essa semana eu estava pensando nisso. Meu Eppipreminum pinnatum nasceu uma folha com quase 50% branca, cogitei a hipótese de tirar essa ~sequencia~ dela pra isolar e ver se ela seguraria a variegação, e pelo o que entendi aqui, é mais ou menos isso mesmo que é feito? Quanto essa outra coloração, entendo que ela seja apenas uma _randomização_ da variegação, mas por exemplo, uma planta vendida como mint, teria *predominância dessa coloração minti* mesmo havendo a possibilidade de vir folhas brancas, por na verdade se tratar de uma planta variegata? 🤔
Normalmente quando os produtores isolam e criam esse padrão ‘Mint’ ela se mantém... mas é tudo padrões de variegação. Essas separações são coisa de mercado
@@plantasdoflay Grato fláy. Sim sim, compreendi na tua explicação que só eram padrões diferentes. Só porque dá pra começar fazer alguns pequenos experimentos com as minhas, e queria me certificar que a hipótese que levantei estava correta, ao menos em partes.
Amei demaissss. Alguém saberia dizer qual seria a planta que aparece atrás ao lado direito do Caladium rubicundum em 03:40 e ao lado esquerdo do Caladium bicolor em 03:56. Acredito que seja um antúrio muito parecido com o que tenho em casa mas nunca consegui identificar...
19:09 mas Fláy, embora a Raphidophora tetrasperma não seja uma Monstera (gênero) ela é da subfamília _Monsteroideae_ > tribo _Monstereae_, onde hão *Monsteras* e *Raphidophoras* como gêneros, não? Ou estou equivocado?
@@plantasdoflay sim sim fláy, Enquanto gêneros sim, são diferentes, mas digo dentro da hierarquia da taxonomia, entende? Familia: Araceae Subfamilia: monsteroideae Tribo: montereae Genero: Monstera Raphidophora. Sacou?
Excelente aula, linda coleção de Aracae. Tenho um epipremnum pictum argyraeus, ainda com folhas pequenas, você recomenda usar um tutor para as folhas crescerem mais?
Ah sim, Francisco! Se vc tutorar o Scindapsus pictus argyraeus, ele vai se desenvolver de maneira bastante diferente... mas vai precisar de bastante altura!
@@plantasdoflay A graça é criar desde pequeninnho! Quando ficar enorme, onde eu vou pôr? Já criei outra espécie, grande também, que nasceu de esporo na mobília do jardim, foi um desafio interessante.
Gosto dos desafios: no momento estou com uma sementeira de Monstera variegata (presumindo que, pela genética, só uma parte vai herdar a variegação) e enraizando Schefflera variegata (linda!) na água, baseada num vídeo italiano onde era enraizado Ficus elastica.
Maravilha! Mas eu sinto que a música atrapalha. Eu adorei "na trilha da floresta urbana, mas a música e as explicações se misturaram. Não sei se só eu me incomodei. Faço essa crítica com todo respeito.
Obrigada
Amei! Abracos!❤️❤️❤️
Um abração! 😊😊
Valeu pela. Aula 😄 ótima
Muito obrigado! 🙏😊
Sua selva é maravilhosa
Agradeço o elogio 💚💚💚
Adorei !!Sempre muito obrigada!
Sou eu quem agradeço, Nadir!
Quanta beleza juntas...😯😯😯
Muito obrigado, Terezinha 🙏🤗
@@plantasdoflay De nada !! Ñ tinha terminado de ver o vídeo, 🥰💚💚
Bem explicado e didático obrigada
Fico feliz que tenha gostado, Ivani! =D
Muy buena la clase me encanto
Muchas gracias! 💚💚💚
Uau,q maravilhosa!!!
Incrível! 💜💕🌿🌵🌱
Muito obrigado! 🙏😊
Adoro seus vídeos , amo plantas!
Amamos, Éder! 🤗🤗🤗
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Uau… Que aula 🥰
Muito obrigado, Késia! 🤗💚
Como sempre...sensacional.... haja planta hein irmãzinho
Haja né? Mas vc acha que me engana que esteja muito diferente?! Kkkkk 🙌💚
@@plantasdoflay hahahahhahahahaha
Mais um puxa saco 🙄
😂😁😆🤫🤫🤫
🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Que maravilha!Aprendi muito!Obr!
Imagine, Vera! 🙌💚 Eu quem agradeço 😊😊
Ainda maravilhosa. Aprendendo, aprendendo...🙏👏👏👏👏👏
Muito obrigado, Eliana! 💚
Bom dia!!Um belo" desfile" de plantas...tenho a begônia aconitifolia (asa de anjo) e a Pepe (scandens)!
Agradeço, Maria Teresa! 😊😊
@@plantasdoflay E a minha linda e queridinha do💚 jibóia...Epipreminum pinnatum!!
Oi querido!
Passando pra agradecer sua disponibilidade e tempo em nos passar seu amor pelas nossas verdinhas! Sobre a identificação? Considero a parte mais importante do cultivo, pois a partir dele podemos perquisar e saber tudo sobre aquela que estamos adotando.. queria acrescentar que as plantas da família Araceae possuem flores sim.. é o seguinte: o grupo das angiospermas abrange plantas que possuem flores, sem excessão, e a família Araceae tá dentro desse grupo.. mas o que acontece nessa família é que elas produzem uma inflorescência do tipo espádice; nessa espádice são encontradas centenas de flores bem pequeninas, só que elas são aclamídeas, ou seja, sem cálice (conjunto de sépalas) e sem corola (conjunto de pétalas), estando presente apenas as partes reprodutivas das flores: o androceu e o gineceu.. geralmente a inflorescência é bissexual, mas as flores unissexuais, onde as masculinas com androceu se concentram na parte média ao ápice da inflorescência e as flores femininas com gineceu se concentram na parte basal da espádice.. quando conseguir arruma uma lupa de bolso e dá uma olhada na inflorescência, você vai conseguir ver as estruturas que mencionei e vai amar tenho certeza, são muito fofas 😍 espero ter ajudado! Abraços!!
Muito legal seus conhecimentos compartilhados, Anderson! Agradeço muitíssimo pelas informações 🙏😊
Oi Anderson, mais um ponto: pode me chamar no direct do Insta? Queria trocar uma ideia contigo :)
Ótimas. Definições ❤️obrigado.😃
Eu quem agradeço, querido Rhaustiman! 🙏😊
Lindas plantas!!!
Muito obrigado! 💚💚💚
Parabéns, mais uma aula incrível
Muito obrigado, Igor! 🙏😊
Já tô agarrada no celular!
Rssss... fico bastante feliz, Priscila 🙏😊
Parabens Flay... Conteudo excelente de claro entendimento. Muito obrigada por dividir com a gente todo o seu conhecimento!!! Acompanhando sempre!!!
Eu quem agradeço muito, Daniella! 🙏😊
Valeu mesmo,o meu lidar com as plantas diminuiu muito o meu nível de ansiedade
Com certeza, Rosa! 🌱
Parabéns pelas aulas, estou adorando aprender mais. Gratidão
Ei, Anita! Fico muito feliz! Eu quem agradeço 🙏💚😊
Mds a primeira planta é meuuu sonhoooo black coral vc é perfeita, eu tenho só a black magic mas essa é esplêndida
Ela é linda, Henrique! 🤗🤗🤗
conteúdo, perfeito 😱
Obrigado, Nichollas! 🙌😊
Sem defeitoos
Brigado, querido! 🙏😊
Sua selva está cada dia mais linda e saudável. Aprendendo muito com vc.
Agradeço muito, Penha! Aprendemos juntos 😊💚
Viciante...bora pro terceiro video
Muito obrigado, André Luiz! 🙏😊💚
Mais uma ótima aula. Nossa, eu nunca imaginei esse papo sobre a variegação da Monstera. Ela variegata já tem um preço elevado, ainda aproveitam dos padrões para cobrar mais. Foi um ótimo aviso sobre a planta poder ter os dois padrões naturalmente.
É isso aí, Miller! São práticas de mercado, mas o que acho mais importante é os Plantóides terem consciência 😊😊
São Paulo interlagos Brasil 🇧🇷
Sim, com certeza tem Ivani! É possível dar ótimas garimpadas por esses lugares :))
As aulas estão incríveis!! Parabéns!
Muito obrigado mesmo, Renan! 🙌😊🙏
Amei esse modulo 2!! Um "tour" pelas plantinhas colecionáveis!! que sonho. O meu sonho no momento eh ter algum aroide de folha longa mas - e isso eh o bom de estar começando a colecionar- é que eu me contendo com a "forma" e quando achar um aroide de folha alongada que caiba no bolso eu nao vou resistir hehehe. Meu sonho seria um Anthurio Veitchii ou o Queen (eu nunca consigo lembrar ou pronunciar o nome Warocqueanum). Eu sei que esses dois sao nível Hard de melindrosos mas da uma vontade de encarar um desafio meu filho hehehehe. Desde que me mudei pra esse ap novo há 7 /8 meses, tive a sorte de encontrar varios cantinhos aqui que sao perfeitos pra cultivar plantas tropicais, inclusive tenho um mini atrium/jardim de inverno que nao tem teto mas tem paredes ou seja, tenho sombra e /ou meia sombra, pouco vento por conta das paredes e com a vantagem de ter luz zenital, de cima! As plantinhas estão amando!! Eu tenho visto também alguns filodendrons que tb me satisfariam no quesito folha longa, entao, assim que eu tiver verba ( e ta difícil) eu hei de ter minha plantinha da folha longa hehehehe. Nesse modulo 2, vc fala do Caladium Praetemissum e me levantou uma duvida... Eu tenho um que me foi vendido como Alocacia Macrorrhizo Variegata e to achando que pode ser na verdade esse caladium, vou conferir (acho q o Samuel, do "um botânico no apartamento" levantou essa duvida num dos videos dele). Meu querido Master Plantoid: o que vc acha de, no final das 4 aulas, vc fazer uma Live ou um sala de Zoom pros alunos ansiosos e cheios de perguntas ( como eu no caso...) poderem conversar com vc e tirarmos duvidas especificas? Ia ser show!!!
Oieee querido, Vídeo Hood! Me manda a foto do Caladium para eu dar uma olhada? Manda pelo direct do Insta! Quanto a LIVE, sim, vai rolar no domingo! Ainda vou anunciar no Insta também :)
Agradeço muitíssimo todo seu comentário! 🙏😊💚
@@plantasdoflay demais vou mandar sim
No ceagesp de São Paulo tem muitas plantas em um ótimo preço e tabem perto do trem
21:08 cara, essa semana eu estava pensando nisso. Meu Eppipreminum pinnatum nasceu uma folha com quase 50% branca, cogitei a hipótese de tirar essa ~sequencia~ dela pra isolar e ver se ela seguraria a variegação, e pelo o que entendi aqui, é mais ou menos isso mesmo que é feito?
Quanto essa outra coloração, entendo que ela seja apenas uma _randomização_ da variegação, mas por exemplo, uma planta vendida como mint, teria *predominância dessa coloração minti* mesmo havendo a possibilidade de vir folhas brancas, por na verdade se tratar de uma planta variegata?
🤔
Sim, uma das técnicas de variegação natural é esse isolamento.
Normalmente quando os produtores isolam e criam esse padrão ‘Mint’ ela se mantém... mas é tudo padrões de variegação. Essas separações são coisa de mercado
@@plantasdoflay Grato fláy. Sim sim, compreendi na tua explicação que só eram padrões diferentes.
Só porque dá pra começar fazer alguns pequenos experimentos com as minhas, e queria me certificar que a hipótese que levantei estava correta, ao menos em partes.
Amei demaissss. Alguém saberia dizer qual seria a planta que aparece atrás ao lado direito do Caladium rubicundum em 03:40 e ao lado esquerdo do Caladium bicolor em 03:56. Acredito que seja um antúrio muito parecido com o que tenho em casa mas nunca consegui identificar...
Oi Thales! Em 3:40 você tem um Anthurium veitchii x Anthurium andreanum. É um híbrido.
Ah sim. O que tem aqui é algo parecido com Anthurium nymphaeifolium, mas não tenho certeza para identificar.
19:09 mas Fláy, embora a Raphidophora tetrasperma não seja uma Monstera (gênero) ela é da subfamília _Monsteroideae_ > tribo _Monstereae_, onde hão *Monsteras* e *Raphidophoras* como gêneros, não?
Ou estou equivocado?
Monstera é um gênero, Rhaphidophora é outro. Ambos parte da família das Araceae 😊
@@plantasdoflay sim sim fláy, Enquanto gêneros sim, são diferentes, mas digo dentro da hierarquia da taxonomia, entende?
Familia: Araceae
Subfamilia: monsteroideae
Tribo: montereae
Genero: Monstera
Raphidophora.
Sacou?
Você costurou está manta na parede ou colou??
Tem um vídeo específico sobre isso: ruclips.net/video/yswZN1kYHp0/видео.html
Excelente aula, linda coleção de Aracae. Tenho um epipremnum pictum argyraeus, ainda com folhas pequenas, você recomenda usar um tutor para as folhas crescerem mais?
Ah sim, Francisco! Se vc tutorar o Scindapsus pictus argyraeus, ele vai se desenvolver de maneira bastante diferente... mas vai precisar de bastante altura!
👀👀👀👀👀👀
🤤🤤
🤗🤗🤗
RUclips miseráve não está me notificando seus vídeos
Eita! Ative o “sino”... são duas modalidades. Veja se você selecionou o correto 😊😊
Estou procurando o Platycerium elephantotis. Rola uma troca?
Minhas mudas estão minúsculas! Precisamos aguardar crescer. Mas entre no grupo que mencionei que capaz que você encontre 😊
@@plantasdoflay A graça é criar desde pequeninnho! Quando ficar enorme, onde eu vou pôr? Já criei outra espécie, grande também, que nasceu de esporo na mobília do jardim, foi um desafio interessante.
Gosto dos desafios: no momento estou com uma sementeira de Monstera variegata (presumindo que, pela genética, só uma parte vai herdar a variegação) e enraizando Schefflera variegata (linda!) na água, baseada num vídeo italiano onde era enraizado Ficus elastica.
Que incrível, Silvia 😍😍😍
mas alocasias também dão inflorescência igualmente a caladium...
Sim... dão sim... normal
Gostei 👍 . Mas nesta coleção está faltando um ciclantus bippartittus
Heheh... São gostos, né, Eduardo 😊😊😊😊
So assisto os videos do fly em 1,5x pq ele fala muito devagar kkkkkkkk
Ahahahahah você não é o único! Já me falaram disso 🤣🤣🤣🤣
@@plantasdoflay 😹😹😹😹❤️❤️❤️
Kkkkkkkk juro! Eu ri muito quando descobri que tem gente que realmente acelera o vídeo! Ahahah
Maravilha! Mas eu sinto que a música atrapalha. Eu adorei "na trilha da floresta urbana, mas a música e as explicações se misturaram. Não sei se só eu me incomodei. Faço essa crítica com todo respeito.
Ah sim! Vou abaixar mais as trilhas em próximas! Algumas pessoas estão tendo problemas com isso 🤗