LITERATURA FANTÁSTICA: O que é e o que não é

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 17 окт 2024

Комментарии • 46

  • @diariodeanaoliver5368
    @diariodeanaoliver5368 2 года назад +1

    Olá, professor Alexander! Muito boa a sua colocação no que diz respeito à Literatura Fantástica. Parabéns pelo excelente trabalho! Tem contribuído muito para minha vida profissional enquanto educadora e acadêmica. Estou rascunhando aqui um projeto de pesquisa para ser aplicado em escola pública de ensino médio sobre a escrita processual, mas eu queria muito unir esse assunto à Literatura Fantástica e usar como instrumento de expansão a tecnologia, por meio de algum aplicativo, mas um aplicativo que trabalhe de forma fácil edição de texto e possa levantar o desejo dos jovens ao usá-lo. No entanto, não estou conseguindo fazer essa junção, não consegui definir a literatura fantástica que possa ir ao encontro da escrita processual - e qual aplicativo eu poderia usar. Você pode me ajudar? Preciso de um norte para que eu possa colocar em prática esse projeto, quero fazer algo diferente para meus alunos e acredito que dessa ideia pode sair um lindo trabalho. Desde já agradeço imensamente a sua contribuição. Abraços carinhosos!
    Mostrar menos

    • @fantasticursos
      @fantasticursos  2 года назад

      Parabéns pela sua iniciativa Ana e grato pela sua companhia aqui. No momento, não me lembro de nenhum aplicativo que atenda as suas necessidades, mas caso eu encontre eu volto aqui e te aviso. Abraços.

  • @nyllm.n.louie-alice2412
    @nyllm.n.louie-alice2412 Месяц назад +1

    Qual seria esse texto do Cortázar que o professor cita no vídeo? Está em "Valise de Cronópio"?

    • @fantasticursos
      @fantasticursos  23 дня назад

      Não lembro exatamente onde agora tem essa ideia, mas você encontra essa alusão a fronteira neste artigo aqui: www.esquerda.net/dossier/uma-reflexao-sobre-o-fantastico-em-julio-cortazar/33819

  • @anavaleriabeserracosta8710
    @anavaleriabeserracosta8710 4 года назад +11

    Opa! Trabalho Literatura Fantástica sim com meus alunos do Fund II, professor! E seu canal me ajuda muito! Recomendo a todos os professores de LP a incluírem a Lit Fantástica em sua sala de aula! Dá muito certo! Obrigada, professor!

    • @fantasticursos
      @fantasticursos  4 года назад +2

      Parabéns Ana. Por mais docentes como você que apresentam novas possibilidades de olhares aos seus alunos e alunas. Sucesso na sua jornada e grato pelo comentário. Abraços.

  • @JforgeBookTrilhas
    @JforgeBookTrilhas Год назад +2

    Este é ,sem dúvida, o melhor canal sobre literatura fantástica , há muita seriedade e propriedade no que o senhor fala. Seus vídeos nos incentivam muito, já publiquei 6 e-books na Amazon, estou longe de ser um grande escritor, mas tenho uma boa aceitação, e parte disso agradeço ao seu canal. Primeiro Deus, depois pessoas como você que nos trata com respeito e incentiva com ótimos conteúdos. Parabéns, sucesso pra você sempre.

    • @fantasticursos
      @fantasticursos  Год назад +1

      Seu comentário me enche de alegria nesse fim de ano. Parabéns por acreditar em suas histórias e obrigado por contribuir para a literatura nacional.

  • @MarcioJung
    @MarcioJung 4 года назад +2

    Muito obrigado, Alexander!

    • @fantasticursos
      @fantasticursos  4 года назад

      Obrigado pela companhia de sempre. Abraços

  • @nyllm.n.louie-alice2412
    @nyllm.n.louie-alice2412 Месяц назад +1

    Os conceitos de "Literatura Fantástica", de "Fantástico" e de "Fantasia" podem ser rastreados até autores anteriores ao Tzevtan Todorov, professor?

    • @fantasticursos
      @fantasticursos  23 дня назад +1

      Desculpe pela demora na resposta. Não sei a razão, mas algum bug do RUclips fez o seu comentário apareder apenas agora pra mim. Na verdade, antes de Todorov você tem três precursores a pensar o Fantástico: Primeiro, o francês Charles Nodier com seu ensaio de 1830, intitulado “Du Fantastique en littérature”. O segundo, de forma mais breve do o francês Guy de Maupassant com breves reflexões em 1888. O terceiro foi o também francês Pierre-George Castex em seu livro Le conte fantastique em France de Nodier
      à Maupassant (1951).

    • @nyllm.n.louie-alice2412
      @nyllm.n.louie-alice2412 23 дня назад

      @@fantasticursos Olha, que legal! Nunca q ia imaginar que o Maupassant tinha um texto teórico sobre esse tema! 😳 E olha q durante a graduação, acho q foi o contista q mais li (junto com Poe). Fiquei curioso msm pq vim atrás do vídeo depois que li trechos do livro lançado em parceria com a Abraccine sobre Cinema Fantástico. Aí fiquei bastante curioso por ter visto o filme "O Animal Cordial" por lá. Até então, eu só associava o Fantástico com uma "oscilação" entre o sobrenatural e o que era cientificamente explicado, até por influência do Todorov. Mas tbm já faz quase uma década que li o autor. E agora estou retomando os estudos na área pra tentar ingressar no doutorado... 🥲 hehe

    • @nyllm.n.louie-alice2412
      @nyllm.n.louie-alice2412 23 дня назад

      @@fantasticursos Temos traduções desses textos em Português?

  • @diariodeanaoliver5368
    @diariodeanaoliver5368 Год назад +1

    Olá, professor Alexandre! Tudo bem? Passando aqui para pedir uma sugestão: como tu tens uma bagagem vasta e uma ampla experiência no assunto, acredito que possas me ajudar - Pretendo fazer Doutorado Sanduíche envolvendo a Literatura Fantástica, estou iniciando a busca por uma faculdade boa que seja aceita pela faculdade que faço. Mas, ainda não encontrei uma que trabalhe essa vertente. Tu conheces alguma Universidade no exterior que desenvolve trabalhos sobre a Literatura Fantástica? Se souber e puder me indicar, agradeço, pois pretendo usar essa Literatura em Escola da Rede Pública. Tenho pesquisado, mas sem sucesso nenhum, por isso, lembrei de ti que tem feito um trabalho gigantesco sobre essa temática. Se tu puderes me sugerir e encontrar uma que atenda essa temática voltada para o ensino, serei eternamente grata. Após já ter a Universidade, partirei para pesquisar se são aceitas na Universidade que faço . Muito Obrigada por sempre me fornecer suas devolutivas, infelizmente, é raro ter pessoas que ajudam outras. Abraços de luz, desejo sucesso a ti sempre! Grata!

    • @fantasticursos
      @fantasticursos  Год назад

      Obrigado pelo comentário e palavras gentis. Sei que na Inglaterra, na Universidade de Liverpool tem Mestrado em Ficção Científica, mas não sei se abarca outras expressões do Fantástico. Recomendo que você busque mais informações com a Claudia Fusco, que fez Mestrado lá. Ela costuma acessar mais o Twitter no endereço twitter.com/claufusco Sucesso na sua caminhada.

    • @diariodeanaoliver5368
      @diariodeanaoliver5368 Год назад

      @@fantasticursos Muito obrigada!

  • @andreregal
    @andreregal 4 года назад +2

    Arrebentou! Um dia vou entender assim!

  • @andredurval95
    @andredurval95 4 года назад +4

    Escrevo ficção científica e publico textos sobre literatura fantástica na imprensa regularmente. Descobri hoje seu canal e estou absolutamente encantado com ele. Você consegue abordar nuances detalhadas sem perder a profundidade/complexidade, mas sendo extremamente didático e claro. Parabéns!

    • @fantasticursos
      @fantasticursos  4 года назад +2

      Obrigado André pelo comentário. Parabéns também pelo espaço que você dedica ao Fantástico em geral, e especificamente ao Fantástico nacional nos seus textos jornalísticos. Abraços.

  • @janeguimaraes3492
    @janeguimaraes3492 4 года назад +2

    Ficção científica é o geral e a ficção especulativa está dentro da geral, não tinha essa informação, o legal é que ambas especulam algo. Gostei!

  • @JAGUARHX
    @JAGUARHX 4 года назад +5

    Exatamente. Como eu costumo dizer em sala de aula: nós estudamos as terminologias para entendermos melhor os conceitos, que são nossas ferramentas de trabalho (imateriais). Porém, as terminologias foram criadas para NOS SERVIREM e não para que nós venhamos a servir as terminologias. O caso do seu aluno e o editor parece ser o exemplo onde uma pessoa se preocupa mais com a terminologia do que com o conceito (e o resultado). Quando, talvez, nem entenda ao certo do que se trata.
    Forte abraço, meu amigo. ;)

    • @fantasticursos
      @fantasticursos  4 года назад +2

      Exatamente. Parabéns pelo exercício da docência e obrigado pelo comentário. Abraços

  • @RicardoReis_1981
    @RicardoReis_1981 3 года назад +3

    Meu TOC me impede de não ficar aflito com a estande torta lá atrás😅
    Mas fora isso, ótimo vídeo!

    • @fantasticursos
      @fantasticursos  3 года назад +2

      hahahaha, Fica tranquilo. Esse foi um dos últimos vídeos da estante velha. Envergou com o peso dos livros. Agora tem estante nova. Obrigado pelo comentário

  • @josealexandregalvao6608
    @josealexandregalvao6608 4 года назад +1

    Sempre bons vídeos

    • @fantasticursos
      @fantasticursos  4 года назад

      Muito obrigado. Grato pelas palavras. Abraços

  • @AlineSilva-xn9eo
    @AlineSilva-xn9eo 2 года назад +2

    Então, seguindo a linha de pensamento atual, Afrofuturismo seria ficção especulativa? ou depende do inclinação da obra? Concordo com a questão de ficção especulativa ser redundante, já toda ficção especula algo. Ficção especulativa para falar de obras não hegemônicas me parece um pouco preconceito, como o uso do termo Real Maravilhoso para obras não canônicas.

    • @fantasticursos
      @fantasticursos  2 года назад +1

      Grato pelo comentário Aline. Afrofuturismo é ficção especulativa, dentro dos parâmetros mencionados no vídeo porque essa expressão costuma abordar o lugar marginal da cultura negra ou a oposição com a tradição branca. Obrigado pelo comentário.

    • @AlineSilva-xn9eo
      @AlineSilva-xn9eo 2 года назад

      @@fantasticursos Tem algum material (artigo, livros) que você indique para quem quer conhecer mais a fundo sobre literatura não miméticas?

  • @pedrom1528
    @pedrom1528 4 года назад +2

    muito bom professor1 esses dias tava com isso na cabeça martelando as relações entre realismo mágico e fantasia/ficção científia, só que persiste uma dúvida o borges é considerado realismo mágico ? e histórias como a invenção de morel?

    • @fantasticursos
      @fantasticursos  4 года назад +2

      Sim. Borges é um dos expoentes do Realismo Mágico latino-americano e sim, a invenção de Morel é Realismo Mágico. Obrigado pelo comentário. Abraços

  • @lunaeocristaldejade7981
    @lunaeocristaldejade7981 4 года назад +3

    Professor poderia falar sobre fantasia romântica?
    É apenas uma história fantástica com romance?

    • @fantasticursos
      @fantasticursos  4 года назад +1

      É sempre importante a gente não se deixar prender por definições limitantes. Nessa caso a história pode ser Romance, no sentido de história de amor e essas coisas, e Fantasia se ela se estruturar assim. E tudo bem com isso. Obrigado pelo comentário.

  • @rogerlogado8831
    @rogerlogado8831 3 года назад +3

    Realismo Magico foi outro nome que os sul americanos deram pra literatura fantastica...e a mesma coisa. Realismo Magico e nao Realismo Fantastico esse ultimo fala sobre misterios como os livros do Robert Charroux e Jacques Bergier

    • @fantasticursos
      @fantasticursos  3 года назад +1

      Obrigado pelo comentário Roger. De fato, apesar dos pontos de contato enquanto postura diante do real, o Realismo Mágico é uma coisa e o Fantástico, seja o gênero ou o modo, outra coisa.

  • @leojiraya
    @leojiraya 4 года назад +2

    É uma pena mesmo que não se ensina literatura fantástica na escola, eu lembro da minha professora falando que não gostava de livros com elementos de fantasia. Eu tenho uma dúvida professor, já que vc tem contato com vários escritores, queria saber se a maioria dos escritores brasileiros hoje em dia são formados em Letras, e se vc acha que é essencial ter o curso para poder escrever.

    • @fantasticursos
      @fantasticursos  4 года назад +3

      Eu passei muito por esse preconceito, mesmo na Graduação. E na verdade não Leo. As pessoas que escrevem tem formação variada, mas tem em comum o fato de gostarem de ler e serem curiosas sobre o mundo. Abraços

  • @rogerlogado8831
    @rogerlogado8831 3 года назад +1

    pra completar meu raciocinio e opiniao: o editor honesto e aquele que paga o autor por palavras normalmente centavos por palavras ou no minimo fornece um relatorio de vendas ao autor; e tambem coloca todos os nomes dos participantes na capa das antologias ,em letras pequenas que cabe sim.Se tao achando que esses editores sao ruins, era pior agora com os crownfoundings ou financiamento coletivo melhorou um pouco.Particularmente acredito que o autor seja pago por palavras, igual nos USA ja tem editora honesta brasileira fazendo isso, umas 3...valorizar o autor nacional e pagar ele um valor justo

    • @fantasticursos
      @fantasticursos  3 года назад +1

      Existe muita prática desonesta e honesta. Cabe ao escritor e escritora participar desses editais e ver como será tratada. Se ela não gostar, não participa da próxima chamada do mesmo editor e não recomende a ninguém. Práticas ruins sempre vem a tona.

  • @henriquegenz3206
    @henriquegenz3206 4 года назад +1

    Primeiro