Incrível o que o Moicano alcançar com uma entrevista ao que eu achava ser um público de nicho, cá estamos nos desde o dia 13 de abril falando mais e mais sobre liberalismo
E que bom que o moderno liberalismo se deixa acolher pelo povo cristão. O liberalismo felizmente superou aquela velha atitude revolucionária de agredir as tradições e valores cristãos. O civilizador liberalismo e o cerne religioso do Mundo Ocidental finalmente se reforçam mutuamente!
@@ffreire5545Olha o Iluminismo tinha dentro de si liberalismo misturado com outras coisas. Mas liberalismo e iluminismo não são a mesma coisa. O Liberalismo nunca foi uma reação ao cristianismo, foi algo mais que surgiu dentro dele.
Direito Natural é um Direito que esteja acima do Estado. Outro ponto importante é que só contrário da mentalidade de luta de classes marxista em que tudo é vitória de uma classe e derrota de outra, a violação do direito natural degrada a sociedade e todo mundo perde. A Escravidão criava uma sociedade pior e menor quantidade de riquezas materiais e espirituais para os próprios escravistas por exemplo em comparação a outras elites, além de criar uma sociedade mais conflitiva, frágil e insegura.
@@wellingtonsh1Talvez eu deva recordar ao nobre democrata que os nossos ancestrais nunca deixaram de lutar pela causa abolicionista no nosso Parlamento Imperial e na sociedade civil antes de finalmente vencerem.
Esclareço, pois realmente ficou confuso: o liberalismo não é uma teoria de valores morais no sentido pessoal, de virtudes; diz respeito a vida em sociedade e às regras que devemos adotar em relações interpessoais na sociedade. Neste sentido o liberalismo defende regras que são baseadas em valores: vida, propriedade e liberdade, ou seja, o respeito ao projeto de vida dos demais.
Se conclui que o liberal, liberalismo, não tem a menor preocupação com a linguagem padrão. Liberdade também para individualizar a linguagem falada e escrita.
Individualizar linguagem é impossível. Mas apoiamos a linguagem orgânica. Contra projetos de engenharia social como a linguagem neutra. O Fogo do Liberalismo no indivíduo não é atomismo (se você não for Randiano) porque o indivíduo saudável é uma pessoa que tem amigos, família e vive numa comunidade.
Quem seriam exatamente os Neoliberais? Chicago estaria nessa classificação? Rand? Ou seriam só os utilitaristas pós-segunda guerra (Singer, Rwstou, Rawls)?
Não tem esse problema não. É só ler Teoria dos Sentimentos Morais. O Liberalismo não interfere na liberdade de consciência do indivíduo, da comunidade ou da religião. Porém ele exige uma cultura cívica comum. Os fundadores americanos são bons para explicar isso, principalmente Madison e Jefferson. Mas a principal referência aqui é Tocqueville.
Respeitar o projeto de vida das outras pessoas significa não haver a coerção do Estado, e o respeitar intransigente a propriedade privada, ou seja, Libertarianismo.
Pelo que entendi, a unica regra moral objetiva do liberal é o PNA ( pacto de nao agressão). No entanto, o conceito de "agressão" pode não ser o mesmo para todas as pessoas, tornando o termo "liberalismo" tão vago quanto a palavra "democracia", algo que, consequentemente, faz do liberalismo uma filosofia política incapaz de homogeneizar uma sociedade em torno de valores e bens comuns.
@rgprofissao propriedade intelectual, uso de cigarros em espaço comercial e direito divino, por exemplo. Me parece que nem mesmo entre os liberais há consenso na possibilidade de existir algum tipo de violação relacionado a estes temas.
Tudo que envolve o Estado cai em contradições. No Libertarianismo, o princípio é a propriedade privada, segundo a definição da Escola Austríaca de economia.
O liberalismo em política é o que estabelece as regras que se deve adotar em sociedade, na polis. Neste sentido, agressões à vida, liberdade e propriedade devem ser ilegítimas (bem como ameaças iminentes à pessoa). As regras devem, portanto, respeitar o projeto de vida de cada um.
A demarcação de neoliberalismo aqui é interessante, mas ainda apresenta dúvidas. Milton Friedman seria neoliberal? Suas palavras não eram em nada tecnicista e se preocupavam com a Moral. A ideia da Liberdade para Escolher nasce tal qual o princípio da liberdade econômica de Adam Smith, como uma liberdade necessária para autonomia individual, liberdade de consciência e busca da felicidade. O mesmo pode se falar sobre as preocupações Moraes de Hayek e Mises. A única escola mais tecnicista foi Friburgo e ainda sim só a ala mais a esquerda dela comandada por Rwstou (que faz parte) que nem era a ala dominante dos anos 1970. Outro questionamento é se o Nihilismo atomista Randiano não poderia ser tratado como neoliberalismo então? O que seria então Neoliberalismo. Os Radicais Utilitaristas dentro do liberalismo (ou o que o utilitarismo de tornou porque o Stuart Mill não pode ser classificado assim mas gente como Singer e Rawls podem)? O Utilitarismo Pós-Segunda Guerra? O Egoísmo Racional de Rand?
Ñ tem como ser liberal, parece mais uma zon@ do que conceito de vida, princípios, ética. Liberdade flerta muito com imoralidade, libertinagem e se não tiver um princípio ou respeito, fica refém do "td posso"
@rgprofissao ele particularmente não impõe, mas ele faz parte da sociedade e essa se for democrática terá que decidir o que é certo ou errado, não tem como escapar disso.
@rgprofissao Então, mas quais valores são esses? Aí q está o "X" da questão. Ñ tem um princípio, uma diretriz, uma vertente. É cada um por si e liberdade para todos, aí q mora o perigo
Tudo posso desde que não agrida o próximo. Qual o problema nisso? Vai querer impor sua forma de existir às outras pessoas pra que? Quer deixar tudo igualitário como os socialistas querem sem nenhuma diversidade? Tem valor melhor do que respeitar o próximo e suas diferenças?
Há uma coisa errada nisso ,se si impõe oque é bom e melhor para o país e para o povo é bom, logo é imposição boa, perseguição aos criminosos políticos não é mal. Democracia tem muitas falhas.
O conceito de indivíduo é tão defendido pelos criadores da democracia, justamente para impedir o que Montesquieu definiu como como "A Tirania da Maioria ou da Minoria". Por isso numa democracia de verdade deveriam existir direitos que não estão sobre negociação democrática (como a liberdade de expressão, o debate público, etc). Isso nem é invenção do Liberalismo, os Juristas Romanos e os teóricos da democracia Ateniense salientavam a importância de direitos civis como inegociáveis e acima de qualquer direito social delegado pela Polis ou pelo Senado (no caso de Roma).
Não. Pra eles cada um decide o que quer fazer da sua vida, seu corpo e sua propriedade. Por isso os valores da sociedade são muito mais próximos do conservadorismo.
Claro que o estado é coerção ao projeto de vida a outras pessoas, por definição. Raramente age no sentido de proteger vida, liberdade e propriedade, caso em que faria o correto. Mas é uma vez a cada ano bissexto…
A Coerção é algo que deve ser combatido. Mas sabemos que é impossível se elimina-la, a ideia é como gerar um sistema que gere a menor coerção possível e isso precisa ir sendo ajustado. O Liberalismo se preocupa em nortear a sociedade ao invés de prender ela numa caixinha para tornar capaz de preservar suas conquistas sem engessar ela e tornar incapaz de corrigir com seus problemas ou lidar com os novos problemas que venham a surgir, a sociedade tem que ter uma capacidade de flexibilidade ou ela definha.
Rasta tem uma visão externa. Você precisa ver a visão interna também, não pode achar que sabe o que é o liberalismo só pelo o que o Rasta interpreta que ele é.
Incrível o que o Moicano alcançar com uma entrevista ao que eu achava ser um público de nicho, cá estamos nos desde o dia 13 de abril falando mais e mais sobre liberalismo
Liberalismo ou libertarianismo?
Muito bem explicado.
esplendido!
O comunista toma café, almoça e JANTA liberais todo santo dia. Somente CONSERVADORES enfrentam DE VERDADE o comunismo.
Muito bom
Queria muito ouvir sobre o David T. Koyzis
Show
O comunista toma café, almoça e JANTA liberais todo santo dia. Somente CONSERVADORES enfrentam DE VERDADE o comunismo.
Top
👍👍👍 ... Respeito ao Direito Natural ... Respeito à Propriedade ... Autopropriedade / Propriedade Privada ... Livre Mercado ... Livre Concorrência ... Liberdade Econômica ... Previsibilidade, Coerência, Segurança Jurídica ... Estado Pequeno ... Estado Realizando e Interferindo o mínimo possível ... Iniciativa Privada Realizando o máximo possível ... !!!
E que bom que o moderno liberalismo se deixa acolher pelo povo cristão. O liberalismo felizmente superou aquela velha atitude revolucionária de agredir as tradições e valores cristãos. O civilizador liberalismo e o cerne religioso do Mundo Ocidental finalmente se reforçam mutuamente!
Direito natural = não Estado.
@@ffreire5545Olha o Iluminismo tinha dentro de si liberalismo misturado com outras coisas. Mas liberalismo e iluminismo não são a mesma coisa.
O Liberalismo nunca foi uma reação ao cristianismo, foi algo mais que surgiu dentro dele.
Direito Natural é um Direito que esteja acima do Estado.
Outro ponto importante é que só contrário da mentalidade de luta de classes marxista em que tudo é vitória de uma classe e derrota de outra, a violação do direito natural degrada a sociedade e todo mundo perde. A Escravidão criava uma sociedade pior e menor quantidade de riquezas materiais e espirituais para os próprios escravistas por exemplo em comparação a outras elites, além de criar uma sociedade mais conflitiva, frágil e insegura.
@@wellingtonsh1Talvez eu deva recordar ao nobre democrata que os nossos ancestrais nunca deixaram de lutar pela causa abolicionista no nosso Parlamento Imperial e na sociedade civil antes de finalmente vencerem.
sobre o liberalismo, no minuto 00:25, ele nega os valores morais. No 04:54 o liberarismo já é totalmente valores morais.
Tudo que envolve o Estado cai em contradições.
O comunista toma café, almoça e JANTA liberais todo santo dia. Somente CONSERVADORES enfrentam DE VERDADE o comunismo.
Esclareço, pois realmente ficou confuso: o liberalismo não é uma teoria de valores morais no sentido pessoal, de virtudes; diz respeito a vida em sociedade e às regras que devemos adotar em relações interpessoais na sociedade. Neste sentido o liberalismo defende regras que são baseadas em valores: vida, propriedade e liberdade, ou seja, o respeito ao projeto de vida dos demais.
@@HelioB , obrigado pelo retorno. Preciso aprender mais sobre.
E um discurso mais difícil então justamente por isso deve ser ais e mais explicado.
👏🏼👏🏼
🔝
Se conclui que o liberal, liberalismo, não tem a menor preocupação com a linguagem padrão. Liberdade também para individualizar a linguagem falada e escrita.
Individualizar linguagem é impossível.
Mas defendemos a linguagem orgânica, não projetos de engenharia social como a linguagem neutra.
Individualizar linguagem é impossível. Mas apoiamos a linguagem orgânica. Contra projetos de engenharia social como a linguagem neutra.
O Fogo do Liberalismo no indivíduo não é atomismo (se você não for Randiano) porque o indivíduo saudável é uma pessoa que tem amigos, família e vive numa comunidade.
👏🏿👏🏿👏🏿
❤
Quem seriam exatamente os Neoliberais? Chicago estaria nessa classificação? Rand? Ou seriam só os utilitaristas pós-segunda guerra (Singer, Rwstou, Rawls)?
Prefiro o liberalismo ao socialismo e ao conservadorismo.
Eu também.
Eu prefiro o Libertarianismo.
O comunista toma café, almoça e JANTA liberais todo santo dia. Somente CONSERVADORES enfrentam DE VERDADE o comunismo.
@@CaSantos477O comunista toma café, almoça e JANTA liberais todo santo dia. Somente CONSERVADORES enfrentam DE VERDADE o comunismo.
@@Alan123-m8bO comunista toma café, almoça e JANTA liberais todo santo dia. Somente CONSERVADORES enfrentam DE VERDADE o comunismo.
O liberalismo tem problemas em entender que o próprio livre mercado será fielmente desenvolvido com bases morais de uma sociedade.
Nao impor algo à alguma pessoa é a pedra fundamental do liberalismo. Não impor um determinado comportamento, estética, religião, cultura, etc
O comunista toma café, almoça e JANTA liberais todo santo dia. Somente CONSERVADORES enfrentam DE VERDADE o comunismo.
@rgprofissaoO comunista toma café, almoça e JANTA liberais todo santo dia. Somente CONSERVADORES enfrentam DE VERDADE o comunismo.
@@tomasbarros125O comunista toma café, almoça e JANTA liberais todo santo dia. Somente CONSERVADORES enfrentam DE VERDADE o comunismo.
Não tem esse problema não. É só ler Teoria dos Sentimentos Morais.
O Liberalismo não interfere na liberdade de consciência do indivíduo, da comunidade ou da religião. Porém ele exige uma cultura cívica comum.
Os fundadores americanos são bons para explicar isso, principalmente Madison e Jefferson. Mas a principal referência aqui é Tocqueville.
Ceder a palavra a Helio beltrao significa ceder a palavra ao discurso popular mais básico possível
Respeitar o projeto de vida das outras pessoas significa não haver a coerção do Estado, e o respeitar intransigente a propriedade privada, ou seja, Libertarianismo.
Pelo que entendi, a unica regra moral objetiva do liberal é o PNA ( pacto de nao agressão).
No entanto, o conceito de "agressão" pode não ser o mesmo para todas as pessoas, tornando o termo "liberalismo" tão vago quanto a palavra "democracia", algo que, consequentemente, faz do liberalismo uma filosofia política incapaz de homogeneizar uma sociedade em torno de valores e bens comuns.
@rgprofissao porque uns entende aborto como uma agressão e outros não, uns entendem que a pena de morte é certa, e outros não, e assim vai...
@rgprofissao propriedade intelectual, uso de cigarros em espaço comercial e direito divino, por exemplo. Me parece que nem mesmo entre os liberais há consenso na possibilidade de existir algum tipo de violação relacionado a estes temas.
Quem quer homogeneizar a sociedade são os socialistas e comunistas, para eles só existe classe e todos da classe devem pensar e viver igualmente.
Tudo que envolve o Estado cai em contradições. No Libertarianismo, o princípio é a propriedade privada, segundo a definição da Escola Austríaca de economia.
@@labarra4537propriedade intelectual não cai na definição da Escola Austríaca.
O cristianismo não impõe nada.
A adesão é livre,, voluntária.
Como consequência, a observância nas leis de Deus, evitarão a escravidão pelos vícios.
O comunista toma café, almoça e JANTA liberais todo santo dia. Somente CONSERVADORES enfrentam DE VERDADE o comunismo.
Mas como nem todas as pessoas são cristãs precisamos de um pacto social entre cristãos de diferentes tipos e não-cristãos.
Não sou um liberal.
O comunista toma café, almoça e JANTA liberais todo santo dia. Somente CONSERVADORES enfrentam DE VERDADE o comunismo.
Ele falou tudo mas não falou nada de liberalismo político e sim pessoal
No final, cada um constrói sua ideia e ninguém concorda com pensamento inicial.
Ele smp faz isso.
O comunista toma café, almoça e JANTA liberais todo santo dia. Somente CONSERVADORES enfrentam DE VERDADE o comunismo.
O liberalismo em política é o que estabelece as regras que se deve adotar em sociedade, na polis. Neste sentido, agressões à vida, liberdade e propriedade devem ser ilegítimas (bem como ameaças iminentes à pessoa). As regras devem, portanto, respeitar o projeto de vida de cada um.
A demarcação de neoliberalismo aqui é interessante, mas ainda apresenta dúvidas. Milton Friedman seria neoliberal? Suas palavras não eram em nada tecnicista e se preocupavam com a Moral. A ideia da Liberdade para Escolher nasce tal qual o princípio da liberdade econômica de Adam Smith, como uma liberdade necessária para autonomia individual, liberdade de consciência e busca da felicidade. O mesmo pode se falar sobre as preocupações Moraes de Hayek e Mises. A única escola mais tecnicista foi Friburgo e ainda sim só a ala mais a esquerda dela comandada por Rwstou (que faz parte) que nem era a ala dominante dos anos 1970.
Outro questionamento é se o Nihilismo atomista Randiano não poderia ser tratado como neoliberalismo então?
O que seria então Neoliberalismo. Os Radicais Utilitaristas dentro do liberalismo (ou o que o utilitarismo de tornou porque o Stuart Mill não pode ser classificado assim mas gente como Singer e Rawls podem)? O Utilitarismo Pós-Segunda Guerra? O Egoísmo Racional de Rand?
Ñ tem como ser liberal, parece mais uma zon@ do que conceito de vida, princípios, ética. Liberdade flerta muito com imoralidade, libertinagem e se não tiver um princípio ou respeito, fica refém do "td posso"
@rgprofissao ele particularmente não impõe, mas ele faz parte da sociedade e essa se for democrática terá que decidir o que é certo ou errado, não tem como escapar disso.
@rgprofissao Então, mas quais valores são esses? Aí q está o "X" da questão. Ñ tem um princípio, uma diretriz, uma vertente. É cada um por si e liberdade para todos, aí q mora o perigo
Tudo posso desde que não agrida o próximo. Qual o problema nisso? Vai querer impor sua forma de existir às outras pessoas pra que? Quer deixar tudo igualitário como os socialistas querem sem nenhuma diversidade? Tem valor melhor do que respeitar o próximo e suas diferenças?
@@tomasbarros125 O problema é q chega muito próximo de uma anarquia. Só espremer um pouquinho q pelas falas vc pesca
@@julianasilva760 ainda sim, nenhuma agressão foi praticada
Há uma coisa errada nisso ,se si impõe oque é bom e melhor para o país e para o povo é bom, logo é imposição boa, perseguição aos criminosos políticos não é mal. Democracia tem muitas falhas.
Democracia é a ditadura dos imbecis, é a ditadura que as pessoas pensam que estão no poder.
Democracia é coerção coletivista.
O comunista toma café, almoça e JANTA liberais todo santo dia. Somente CONSERVADORES enfrentam DE VERDADE o comunismo.
@@Alan123-m8bO comunista toma café, almoça e JANTA liberais todo santo dia. Somente CONSERVADORES enfrentam DE VERDADE o comunismo.
O conceito de indivíduo é tão defendido pelos criadores da democracia, justamente para impedir o que Montesquieu definiu como como "A Tirania da Maioria ou da Minoria".
Por isso numa democracia de verdade deveriam existir direitos que não estão sobre negociação democrática (como a liberdade de expressão, o debate público, etc).
Isso nem é invenção do Liberalismo, os Juristas Romanos e os teóricos da democracia Ateniense salientavam a importância de direitos civis como inegociáveis e acima de qualquer direito social delegado pela Polis ou pelo Senado (no caso de Roma).
Ele defende valores morais? Que tal ele me falar sobre liberação das drogas e aborto?
Um liberal é contra o aborto?
Não. Pra eles cada um decide o que quer fazer da sua vida, seu corpo e sua propriedade. Por isso os valores da sociedade são muito mais próximos do conservadorismo.
@@eduarditosmcr sim, ele até se esquivou em falar sobre o liberalismo, e falou só o liberalismo particular dele.
Depende dos casos, mas de toda a forma, usar a força estatal em qualquer caso em que uma mulher aborta é imoral
Há diferentes vertentes desse tema. Os que prezam pela vida desde a concepção são contra, porque o direito à vida é um dos pilares do liberalismo.
Sim, pois defende a vida.
é o fim dos tempos
Vida, liberdade e propriedade, uma hora entram em desacordo. Isso é chamado de falácia da agregação de bens. Rasta já experimentou isso.
3:28 quanta arrogância, tive vergonha alheia... ficou feio, eu hein.
O erro do seu pensamento é pensar que o Estado não é coerção ao projeto de vida das outras pessoas.
Claro que o estado é coerção ao projeto de vida a outras pessoas, por definição. Raramente age no sentido de proteger vida, liberdade e propriedade, caso em que faria o correto. Mas é uma vez a cada ano bissexto…
A Coerção é algo que deve ser combatido. Mas sabemos que é impossível se elimina-la, a ideia é como gerar um sistema que gere a menor coerção possível e isso precisa ir sendo ajustado.
O Liberalismo se preocupa em nortear a sociedade ao invés de prender ela numa caixinha para tornar capaz de preservar suas conquistas sem engessar ela e tornar incapaz de corrigir com seus problemas ou lidar com os novos problemas que venham a surgir, a sociedade tem que ter uma capacidade de flexibilidade ou ela definha.
😴
Puro blá blá blá. Não falou o que é liberalismo.
O comunista toma café, almoça e JANTA liberais todo santo dia. Somente CONSERVADORES enfrentam DE VERDADE o comunismo.
Helio é muito fraco.. Rastão é muito mais versado no assunto
Rasta tem uma visão externa. Você precisa ver a visão interna também, não pode achar que sabe o que é o liberalismo só pelo o que o Rasta interpreta que ele é.
Falou nada!!! Como consegue(m)??? Besteira é este programa todo...