+Vagner Ataíde Obrigado amigo pelas palavras. São pequenos gestos como esse seu que nos motiva a fazer o que faço, sou apaixonado pelo meu trabalho e poder ajudar é algo que todos deveriam fazer!
Fávio Goulart,tu é bom pra caramba meu,não sei devia comparar,mas no modo como você explica é igual ao Ricardo Vidal,com quem trabalhei na empresa VIGER SOM E LUZ,a simplicidade de explicar em uma linguagem fácil de compreender ,e isso é em todos os seus videos.
Obrigado amigo! Nao conheço pessoalmente o Ricardo, mas fico feliz que vc tenha gostado do conteúdo! Qualquer duvida que eu puder ajudar fico a disposição aqui. Grande abraço.
Muito obrigado pelo seu video Flavio. Eu sou da Argentina e estou estudando Portugues na escola. Meu teclado nao tem o acento circunflexo jajaja. Seus videos me ajudam muito, parabéns!
Sem duda, mais eu ando com muito trabalho pela escola. (por tanto nao posso). Eu gosto do tema audio porque trabalho minha igreja com o equipos do som. Obrigado!
O Buford Jones falou sobre o sub. Foi firme em dizer para "sempre" (always) tirar o sub por matrix. É também alertou do cuidado que se deve ter pra usar o sub em auxiliar. Video sensacional, Flávio. Muito obrigado!
Grande Flavio! Muito bom mais um video show de bola! Uma pergunta, sou responsavel pelo som de uma igreja aqui no RS, o predio é alugado e tem muita reverberação, era um mercado com capacidade pra 600 pessoas. Na mixagem to usando o eq grafico do próprio dbx260, tenho um grafico muito ruim, tenho que tirar muita frequencia pelo motivo da reverberação, oque poderia ser feito para melhorar? grande abraço e parabéns pelo trabalho.
Na minha igreja uso 4 caixas mid-high e 2 low subgrave, eu uso as mid-high no LR e uso a subgrave no MONO e no Matrix eu mando para a internet pois fazemos live, é uma x32 é uma opção tbm usar o canal mono na x32 voce pode mandar sinal para as 2 saidas tanto mono quanto LR o tante que desejar é bem legal
Para live na internet, eu recomendo que você use o sistema em LR, deixe ajustado o volume do subgrave de modo a atender a necessidade de sub da igreja, e faça a sua mixagem normal, assim o som tende a ficar mais fiel.
olha tem mais queria hoje estar aprendendo com os dois tanto Flavio como Ricardo Vidal,não desmerecendo tantos outros técnicos bom ,jamais desmerecia ,são muitos não ia caber aqui kkkk
Existem GRANDES nomes aqui no Brasil de gente finíssima da melhor qualidade e esbanjando conhecimento, tbem não me atrevo a colocar nomes aqui, porque sempre vamos esquecer de alguem. Mas são muitos!
cara gostei muito de suas explicações, gostaria de saber sobre as frequências que vão invadir os sinais de áudio? gostaria de receber uma tabela por email, sucesso abraços, amigo
procure no google, por "fabio henriques" e busque imagens, vai encontrar 3 imagens com umas tabelas de equalizações genéricas, é um ótimo ponto de partida!
Olá Flávio, estou assistindo todos os seus vídeos, são excelente, aproveitamento de 100% do conteúdo. Tenho apenas uma reclamação, a trilha sonora dos seus vídeos estão ficando um pouco com volume alto, acaba dificultando o entendimento do que vc fala. Me desculpe pela reclamação, vou continuar assistindo todas as suas vídeos aulas.
Bom dia, Sr. Flavio. Gostei muito do vídeo, está sendo muito útil, mas gostaria fazer um curso mais aprofundado sobre sonorizações.É possível adquirir um curso completo abrangendo desde as conexões da mesa, com equalizador e processador? Ex.: mesa MX 9000 Behringer; equalizador( qualquer marca) e um processador DCX 2496 Behringer.
Olá Vilmar, eu tenho um curso que se aprofunda bastante nesse e em vários outros temas, vou deixar o LINK aqui com as informaçoes e conteúdo do curso. Grande abraço. www.88.idmkt2.com/g/cbaa62bbccc3d912313898a2b4dd22d2e2-fa4827c1e6eI2He9u6keye4Zap
tem como mandar o som da mesa para uma interface e ligá-la em um not ou tablete utilizando um programa ou sofit para equalizar e utilizar outros plugns com se fosse uma mesa digital, posteriormente, fazer o som voltar para a potencia? Como fazer e qual programa utilizar? Obs. Tudo procedimento e para utilização de som ao vivo.
+Fábio Aurélio Olá Fábio, tem sim, vc pode utilizar qualquer software multipista que aceite o uso de plugins, ou o WavesRack q é o software que é especializado nisso. Mas tudo tem seus poréns, é muito importante que vc use uma boa placa, rápida, e seu note seja rápido tbem, para evitar latência (atrasos) no processamento.
Muito bom! Uma dúvida que eu tenho sobre o "Q" no paramétrico, é quantas frequências exatamente cada "Q" pega ao redor da frequência central, ainda não vi uma explicação sobre isso.
Flavio Goulart poxa obrigado! Acho que seria um tema bacana, muitos de nós, experientes, ou não, assim como eu, utiliza o filtro mas sem saber de fato quantas frequências estão sendo alteradas e em qual proporção. Grande abraço Mestre!!!!
Olá Pedro, o nome é "Front Fill", o ideal é que se use caixas da mesma marca, ou com sonoridade proximas ao do sistema principal, isso facilita o seu trabalho e evita "muitas" equalizações, mas pode ser usado uma enorme quantidade de caixas, até mesmo porque vc ira precisar fazer todos os ajustes necessários para que todo o seu sistema funcione em sintonia. Grande abraço.
Olá Flavio, blz.?! Show sua aula. Tenho uma dúvida: Preciso mandar o audio de um show grande ao vivo para a transmissao de Tv, então, de onde fica melhor eu tirar o audio para essa mandada...da matrix, do LR, ou uma outra opção?! agradeço.
Amigo Flávio, eu uso mixagem L e R, mas achei bem interessantes esta questão de Matrix e Auxiliar. Ainda não senti uma falta grande nos controles de graves, já que uso o processador junto da housemix, então sempre que é preciso, dou um ganho nas vias do subgrave, mas queria algumas dicas. Considerando que o processador possui 3 entradas e 6 saídas, acaso queira colocar o sub em uma matrix, seria necessário utilizar a terceira entrada do processador somente para o sub? Já que as outras duas utilizo para o L e R, seria isto ? Mas com isso, teria que usar sub mono, perco muito com isso? Pois não queria ter que adquirir mais um processador nesta mudança, a mesma duvida, usando sub em auxiliar, mono também ou sacrificando dois auxiliares para sub em estéreo? Particularmente não vejo muito a necessidade de sub em estéreo, uso porque está na mão e tem entradas, saídas e controle suficientes no processador, mixando hoje em L e R. Mais uma, como uso uma mesa 01v96, e nesta mesa não se tem controle no volume do Master dividido em L e R, pois é em conjunto, eu passando a utilizar via matriz, um para L e outra para R, passaria a ter este controle separadamente, correto? Só preciso ver como realizar os devidos patchs de saída mesa para enviar ao processador, creio ainda poder usar a saída física L e R, ou qualquer uma das saídas dos Adas, certo? Ainda sobre a 01v96, os matrix possuem os mesmos controles de equalizador paramétricos como no L e R ? Ao passar a utilizar controle via Matrix, o fader do master da mesa é desprezado ? Quanto aos efeitos devo direcionar também para a Matrix usada para L e R ? Já que meu Master L e R não é mais utilizado. Desculpe a quantidade de perguntas, mas achei bem conveniente, devido ao conteúdo deste seu vídeo. Sei que você é expert em mesas profissionais tops no mercado, se acaso não se recorde de como é o procedimento em uma 01V96, sem problemas, eu corro atrás, só um comentário quanto as outras dúvidas já vai me abrir um novo horizonte, Parabéns pelo vídeo, e continue disseminando seus conhecimentos para o mundo do áudio. Grande abraço
Olá Deig vou copiar suas perguntas para responde-las ok, senão vou me perder aqui pois foram muitas rsrsrsrs... Considerando que o processador possui 3 entradas e 6 saídas, acaso queira colocar o sub em uma matrix, seria necessário utilizar a terceira entrada do processador somente para o sub? Já que as outras duas utilizo para o L e R, seria isto ? ----> Sim exato, essa foi fácil. Mas com isso, teria que usar sub mono, perco muito com isso? Pois não queria ter que adquirir mais um processador nesta mudança, a mesma duvida, usando sub em auxiliar, mono também ou sacrificando dois auxiliares para sub em estéreo? ----> Sim, no exemplo do seu processador, vc teria sub em mono, ou sim, teria que comprar mais um processador caso queira usar em stereo. Em esteios vc sacriica duas vidas de processamento, seja Auxiliar ou Matrix. Mais uma, como uso uma mesa 01v96, e nesta mesa não se tem controle no volume do Master dividido em L e R, pois é em conjunto, eu passando a utilizar via matriz, um para L e outra para R, passaria a ter este controle separadamente, correto? ----> Na 01v96 nao existe Matrix, existe o SUB, que é parecido, de certo modo funciona muito igual, caso vc uso 2 SUBs para endereçar a sua mix, sim, vc ira ter controle separado! Só preciso ver como realizar os devidos patchs de saída mesa para enviar ao processador, creio ainda poder usar a saída física L e R, ou qualquer uma das saídas dos Adas, certo? ----> Exato, isso mesmo. Configure certinho o routeamento que vai funcionar perfeito! Ainda sobre a 01v96, os matrix possuem os mesmos controles de equalizador paramétricos como no L e R ? Ao passar a utilizar controle via Matrix, o fader do master da mesa é desprezado ? Quanto aos efeitos devo direcionar também para a Matrix usada para L e R ? Já que meu Master L e R não é mais utilizado. O seu LR continua valendo, a diferença é que vc irá deixa-lo intacto! Todos ajustes devem ser feitos nos matrix, por exemplo se vai equalizar o PA, equalize o Matrix referente a ele, se vc tem por exemplo caixas de delay, faça os ajustes nos matrix das caixas de delay. Se vc ajustar o LR, todos os seus matrix serão afetados, vc equaliza por exemplo o PA, estará equalizando tbem as caixas de delay, sua gravação caso vc esteja gravando o LR, por isso é tao importante deixar o LR puro! Aí assim vc terá um ajuste exclusivo para cada seção do seu trabalho de mixagem! Ajudou? Grande abraço amigo, parabéns pelas perguntas!
Com licença Flávio, vou ajudar esta...amigo Mateus, caixa de 2 vias, seria por exemplo uma caixa com um woofer(auto falante) mais um drive titânio, uma via para grave e outra para os agudos, no caso de 3 vias, poderia ser uma caixa com um woofer, um drive fenólico mais um tweeter (pouco visto no mercado, depois que inventaram o drive titânio que faz o serviço do drive fenólico e do tweeter). Também existem caixas line array com 3 vias e com drive titânio, onde normalmente teria-se woofers de 10" ou 12" para os graves, de 6,5" para uma faixa pouco menos grave, mais drives de titânio...e por aí vai. Estas caixas podem utilizar um divisor interno responsável para os devidos cortes onde é preciso um único sinal para todo o sistema falar, seja ativo(caixa amplificada) ou passivo(com o uso de amplificadores), já para se ter na mão o controle destes cortes, limiters, um processamento mais apurado, aí sim se faz necessário o uso de processadores, seja em uma via ou mais. Os processadores atuais possuem até 3 entradas, e até 6 saídas, para que possa atender uma boa gama de necessidades. Ex: Duas entradas para um p.a. stéreo, e as seis saídas para ter 3 vias por lado, mas tudo isso depende da sua necessidade, acho que deve ter entendido...se usei algum termo equivocado, o amigo Flávio vai complementar, grande abraço
+Deig Veiga Porra cara quem não entender é burrinho heim... Obrigado você ajudou bastante, eu estava com essa dúvida, porque achava que as caixas tinha que ter mais entradas para entrar as frequências separadas, obrigado mesmo ajudou pra caramba. Eu gosto de áudio profissional e ando tirando dúvidas de como funciona. Obrigado mesmo!
+Mateus Martins Apenas complementando...quando não for utilizado a caixa passiva e em modo full range (com divisor interno) deve ter tantas entradas quanto forem as vias, ou seja uma conexão para cada via, neste caso o conector mais utilizado é o speakon, se duas vias, o de 4 polos, uma via (+-) para o woofer e outra via (+-) para o drive, para mais vias um speakon com mais vias e por aí vai. Ja para caixas ativas isto já esta tudo dimensionado internamente, sendo necessário somente o sinal usando um processador ou não. Desculpe se fui muito detalhista, preferi sobrar conteúdo a faltar...hehehe. Abraço
Olá Raimundo, são vários fatores, desde o instrumento, o microfone que você usa, o sistema de som que será tocado, e o quão grave você deseja, o bumbo já é por si só um instrumento grave, naturalmente ele já deveria soar grave se tudo estiver correto com seu sistema e microfone usado, caso não esteja suficientemente grave, um simples processo de equalização já resolveria, mas cada caso é diferente um do outro, procure verificar se seu sistema está bem equilibrado, principalmente na parte de baixas frequencias.
Você irá direcionar uma saída de sua mesa para enviar um sinal que será processado os subgraves de seu sistema, nada de complicado, um simples cabo XLR resolve tudo!
Desculpe Flavio, ainda não entendi. Ja fiz isso usando um crossover onde onde usava somente a saida de graves dele. Ligava o canal auxiliar da mesa direto na entrada do processador, dai so usava a via de saida dele para os graves. Ja no processador so tem 2 entradas L.R. os demais são saidas.
Olá amigo, quando gravei esse video eu não tinha recursos tão bons de gravação de audio, minha sala também tinha bastante eco, e me faltava alguns conhecimentos na parte de edição. Mas se você reparar nos videos mais novos, vai perceber que a cada dia tento melhorar! Me desculpe pelo áudio, mas o conteúdo está muito bom, e todo o video foi feito com muito carinho!
Parabéns Flávio, você passa conhecimento com muita clareza e objetividade, estou aprendendo muito com você. Deus o abençoe.
muito bom Flavio, eu ja trabalho na area a algum tempo e suas dicas tem sido cruciais para a melhora do meu trabalho. muito obrigado.
Parabéns pelo trabalho, Flávio Goulart. Sua contribuição é fundamental.
Estarei acompanhando seu trabalho a partir de agora.
Grande abraço.
+Vagner Ataíde Obrigado amigo pelas palavras. São pequenos gestos como esse seu que nos motiva a fazer o que faço, sou apaixonado pelo meu trabalho e poder ajudar é algo que todos deveriam fazer!
Fávio Goulart,tu é bom pra caramba meu,não sei devia comparar,mas no modo como você explica é igual ao Ricardo Vidal,com quem trabalhei na empresa VIGER SOM E LUZ,a simplicidade de explicar em uma linguagem fácil de compreender ,e isso é em todos os seus videos.
Obrigado amigo! Nao conheço pessoalmente o Ricardo, mas fico feliz que vc tenha gostado do conteúdo! Qualquer duvida que eu puder ajudar fico a disposição aqui. Grande abraço.
Parabéns Flavio pela aula, fundo da imagem suave, voz bem equalizada e articulada, e super bem explicada...ótimo vídeo.
Obrigado! Elogios e principalmente críticas são sempre bem vindos! E qualquer dúvida em que eu puder ajudar estou por aqui!
Muito obrigado pelo seu video Flavio. Eu sou da Argentina e estou estudando Portugues na escola. Meu teclado nao tem o acento circunflexo jajaja. Seus videos me ajudam muito, parabéns!
Sem duda, mais eu ando com muito trabalho pela escola. (por tanto nao posso). Eu gosto do tema audio porque trabalho minha igreja com o equipos do som.
Obrigado!
Dicas de ouro. Sobre a equalização, você respondeu uma questão que martelada minha cabeça. Muito obrigado. Abraços.
Obrigado amigo. Qualquer coisa estou por aqui.
O Buford Jones falou sobre o sub. Foi firme em dizer para "sempre" (always) tirar o sub por matrix. É também alertou do cuidado que se deve ter pra usar o sub em auxiliar. Video sensacional, Flávio. Muito obrigado!
Legal demais! Eu assisti tbem o Bulford Jones, um show de aula!
Flavio Goulart
Muito bom! gostei do fundo piscina!
Flávio é TOP. Adquiri o curso dele a mais de um ano.... Sensacional!
Obrigado amigo! Fico muito feliz que tenha gostado!
show de bola flavio parabéns pelo belo trabalho.. abraço e sucesso
Não há dúvidas que o paramétrico é realmente mais preciso.valeu professor!
Obrigado! Por um Brasil onde mais pessoas saibam mais sobre isso!
Mais um vídeo top do mestre Flávio , parabéns .
Excelente vídeo! Parabéns e obrigado.
Muito bacana, trabalho que tem me ajudado bastante. Valeu.
Obrigado.
Muito obrigado pela dica amigo vlw mesmo
Grande Flavio! Muito bom mais um video show de bola! Uma pergunta, sou responsavel pelo som de uma igreja aqui no RS, o predio é alugado e tem muita reverberação, era um mercado com capacidade pra 600 pessoas. Na mixagem to usando o eq grafico do próprio dbx260, tenho um grafico muito ruim, tenho que tirar muita frequencia pelo motivo da reverberação, oque poderia ser feito para melhorar? grande abraço e parabéns pelo trabalho.
Na minha igreja uso 4 caixas mid-high e 2 low subgrave, eu uso as mid-high no LR e uso a subgrave no MONO e no Matrix eu mando para a internet pois fazemos live, é uma x32 é uma opção tbm usar o canal mono na x32 voce pode mandar sinal para as 2 saidas tanto mono quanto LR o tante que desejar é bem legal
Para live na internet, eu recomendo que você use o sistema em LR, deixe ajustado o volume do subgrave de modo a atender a necessidade de sub da igreja, e faça a sua mixagem normal, assim o som tende a ficar mais fiel.
Parabéns professor !
Obrigado mesmo parabéns !!!
vc tem algum video aula sobre retorno em ambiente fechado ?
obg !!!
Nao tenho Henrique, mas é uma boa dica! Vou anotar aqui!
olha tem mais queria hoje estar aprendendo com os dois tanto Flavio como Ricardo Vidal,não desmerecendo tantos outros técnicos bom ,jamais desmerecia ,são muitos não ia caber aqui kkkk
Existem GRANDES nomes aqui no Brasil de gente finíssima da melhor qualidade e esbanjando conhecimento, tbem não me atrevo a colocar nomes aqui, porque sempre vamos esquecer de alguem. Mas são muitos!
Muito boas as dicas. Valeu!
Obrigado amigo.
cara gostei muito de suas explicações, gostaria de saber sobre as frequências que vão invadir os sinais de áudio? gostaria de receber uma tabela por email, sucesso abraços, amigo
procure no google, por "fabio henriques" e busque imagens, vai encontrar 3 imagens com umas tabelas de equalizações genéricas, é um ótimo ponto de partida!
Olá Flávio, estou assistindo todos os seus vídeos, são excelente, aproveitamento de 100% do conteúdo.
Tenho apenas uma reclamação, a trilha sonora dos seus vídeos estão ficando um pouco com volume alto, acaba dificultando o entendimento do que vc fala. Me desculpe pela reclamação, vou continuar assistindo todas as suas vídeos aulas.
Obrigado pela dica amigo! Vou reparar mais nisso, e diminuir o volume da música para os próximos!
Bom dia, Sr. Flavio. Gostei muito do vídeo, está sendo muito útil, mas gostaria fazer um curso mais aprofundado sobre sonorizações.É possível adquirir um curso completo abrangendo desde as conexões da mesa, com equalizador e processador? Ex.: mesa MX 9000 Behringer; equalizador( qualquer marca) e um processador DCX 2496 Behringer.
Olá Vilmar, eu tenho um curso que se aprofunda bastante nesse e em vários outros temas, vou deixar o LINK aqui com as informaçoes e conteúdo do curso. Grande abraço.
www.88.idmkt2.com/g/cbaa62bbccc3d912313898a2b4dd22d2e2-fa4827c1e6eI2He9u6keye4Zap
caramba . essas informações foram ótimas . parabéns ! mas fica uma pergunta : o que é um outfill ?
muito bom! excelente, nota 10
tem como mandar o som da mesa
para uma interface e ligá-la em um not ou tablete utilizando um programa ou
sofit para equalizar e utilizar outros
plugns com se fosse uma mesa digital, posteriormente, fazer o som voltar para a
potencia? Como fazer e qual programa utilizar? Obs. Tudo procedimento e para
utilização de som ao vivo.
+Fábio Aurélio Olá Fábio, tem sim, vc pode utilizar qualquer software multipista que aceite o uso de plugins, ou o WavesRack q é o software que é especializado nisso. Mas tudo tem seus poréns, é muito importante que vc use uma boa placa, rápida, e seu note seja rápido tbem, para evitar latência (atrasos) no processamento.
Bom muito Bom.....
Muito bom! Uma dúvida que eu tenho sobre o "Q" no paramétrico, é quantas frequências exatamente cada "Q" pega ao redor da frequência central, ainda não vi uma explicação sobre isso.
Muito bom Junior! Vou fazer um video sobre isso!
Flavio Goulart poxa obrigado! Acho que seria um tema bacana, muitos de nós, experientes, ou não, assim como eu, utiliza o filtro mas sem saber de fato quantas frequências estão sendo alteradas e em qual proporção. Grande abraço Mestre!!!!
Bom dia Flávio. meu nome é pedro e eu gostaria de saber quais às caixa que servem para o frut fill? Já agradeço pelas dicas.
Olá Pedro, o nome é "Front Fill", o ideal é que se use caixas da mesma marca, ou com sonoridade proximas ao do sistema principal, isso facilita o seu trabalho e evita "muitas" equalizações, mas pode ser usado uma enorme quantidade de caixas, até mesmo porque vc ira precisar fazer todos os ajustes necessários para que todo o seu sistema funcione em sintonia. Grande abraço.
Olá Flavio, blz.?! Show sua aula. Tenho uma dúvida: Preciso mandar o audio de um show grande ao vivo para a transmissao de Tv, então, de onde fica melhor eu tirar o audio para essa mandada...da matrix, do LR, ou uma outra opção?! agradeço.
Com toda a certeza do MATRIX!
Buenas Flavio... dúvida. Posso usar um Avalon 747 na saída da X32 pra dar uma colorida especial?
Pode sim! Sem problemas! Mas é importante observar como fica a estrutura de ganhos do sistema fazendo isso!
Esse é cara.
Muito esclarecedor
Amigo Flávio, eu uso mixagem L e R, mas achei bem interessantes esta questão de Matrix e Auxiliar.
Ainda não senti uma falta grande nos controles de graves, já que uso o processador junto da housemix, então sempre que é preciso, dou um ganho nas vias do subgrave, mas queria algumas dicas.
Considerando que o processador possui 3 entradas e 6 saídas, acaso queira colocar o sub em uma matrix, seria necessário utilizar a terceira entrada do processador somente para o sub? Já que as outras duas utilizo para o L e R, seria isto ?
Mas com isso, teria que usar sub mono, perco muito com isso? Pois não queria ter que adquirir mais um processador nesta mudança, a mesma duvida, usando sub em auxiliar, mono também ou sacrificando dois auxiliares para sub em estéreo?
Particularmente não vejo muito a necessidade de sub em estéreo, uso porque está na mão e tem entradas, saídas e controle suficientes no processador, mixando hoje em L e R.
Mais uma, como uso uma mesa 01v96, e nesta mesa não se tem controle no volume do Master dividido em L e R, pois é em conjunto, eu passando a utilizar via matriz, um para L e outra para R, passaria a ter este controle separadamente, correto?
Só preciso ver como realizar os devidos patchs de saída mesa para enviar ao processador, creio ainda poder usar a saída física L e R, ou qualquer uma das saídas dos Adas, certo?
Ainda sobre a 01v96, os matrix possuem os mesmos controles de equalizador paramétricos como no L e R ? Ao passar a utilizar controle via Matrix, o fader do master da mesa é desprezado ? Quanto aos efeitos devo direcionar também para a Matrix usada para L e R ? Já que meu Master L e R não é mais utilizado.
Desculpe a quantidade de perguntas, mas achei bem conveniente, devido ao conteúdo deste seu vídeo.
Sei que você é expert em mesas profissionais tops no mercado, se acaso não se recorde de como é o procedimento em uma 01V96, sem problemas, eu corro atrás, só um comentário quanto as outras dúvidas já vai me abrir um novo horizonte,
Parabéns pelo vídeo, e continue disseminando seus conhecimentos para o mundo do áudio.
Grande abraço
Olá Deig vou copiar suas perguntas para responde-las ok, senão vou me perder aqui pois foram muitas rsrsrsrs...
Considerando que o processador possui 3 entradas e 6 saídas, acaso queira colocar o sub em uma matrix, seria necessário utilizar a terceira entrada do processador somente para o sub? Já que as outras duas utilizo para o L e R, seria isto ?
----> Sim exato, essa foi fácil.
Mas com isso, teria que usar sub mono, perco muito com isso? Pois não queria ter que adquirir mais um processador nesta mudança, a mesma duvida, usando sub em auxiliar, mono também ou sacrificando dois auxiliares para sub em estéreo?
----> Sim, no exemplo do seu processador, vc teria sub em mono, ou sim, teria que comprar mais um processador caso queira usar em stereo. Em esteios vc sacriica duas vidas de processamento, seja Auxiliar ou Matrix.
Mais uma, como uso uma mesa 01v96, e nesta mesa não se tem controle no volume do Master dividido em L e R, pois é em conjunto, eu passando a utilizar via matriz, um para L e outra para R, passaria a ter este controle separadamente, correto?
----> Na 01v96 nao existe Matrix, existe o SUB, que é parecido, de certo modo funciona muito igual, caso vc uso 2 SUBs para endereçar a sua mix, sim, vc ira ter controle separado!
Só preciso ver como realizar os devidos patchs de saída mesa para enviar ao processador, creio ainda poder usar a saída física L e R, ou qualquer uma das saídas dos Adas, certo?
----> Exato, isso mesmo. Configure certinho o routeamento que vai funcionar perfeito!
Ainda sobre a 01v96, os matrix possuem os mesmos controles de equalizador paramétricos como no L e R ? Ao passar a utilizar controle via Matrix, o fader do master da mesa é desprezado ? Quanto aos efeitos devo direcionar também para a Matrix usada para L e R ? Já que meu Master L e R não é mais utilizado.
O seu LR continua valendo, a diferença é que vc irá deixa-lo intacto! Todos ajustes devem ser feitos nos matrix, por exemplo se vai equalizar o PA, equalize o Matrix referente a ele, se vc tem por exemplo caixas de delay, faça os ajustes nos matrix das caixas de delay. Se vc ajustar o LR, todos os seus matrix serão afetados, vc equaliza por exemplo o PA, estará equalizando tbem as caixas de delay, sua gravação caso vc esteja gravando o LR, por isso é tao importante deixar o LR puro! Aí assim vc terá um ajuste exclusivo para cada seção do seu trabalho de mixagem! Ajudou?
Grande abraço amigo, parabéns pelas perguntas!
Fantástico!!! Ajudou e muito!!!
Valeu!!!
Top.
Show
show
Maravilha prefiro Matrix e EQ Parametrico
Flávio, você poderia me falar qual a diferença de Caixa 2 vias ou 3 vias, e Processador 2 vias ou 3 vias ?
Com licença Flávio, vou ajudar esta...amigo Mateus, caixa de 2 vias, seria por exemplo uma caixa com um woofer(auto falante) mais um drive titânio, uma via para grave e outra para os agudos, no caso de 3 vias, poderia ser uma caixa com um woofer, um drive fenólico mais um tweeter (pouco visto no mercado, depois que inventaram o drive titânio que faz o serviço do drive fenólico e do tweeter). Também existem caixas line array com 3 vias e com drive titânio, onde normalmente teria-se woofers de 10" ou 12" para os graves, de 6,5" para uma faixa pouco menos grave, mais drives de titânio...e por aí vai. Estas caixas podem utilizar um divisor interno responsável para os devidos cortes onde é preciso um único sinal para todo o sistema falar, seja ativo(caixa amplificada) ou passivo(com o uso de amplificadores), já para se ter na mão o controle destes cortes, limiters, um processamento mais apurado, aí sim se faz necessário o uso de processadores, seja em uma via ou mais. Os processadores atuais possuem até 3 entradas, e até 6 saídas, para que possa atender uma boa gama de necessidades. Ex: Duas entradas para um p.a. stéreo, e as seis saídas para ter 3 vias por lado, mas tudo isso depende da sua necessidade, acho que deve ter entendido...se usei algum termo equivocado, o amigo Flávio vai complementar, grande abraço
+Deig Veiga Porra cara quem não entender é burrinho heim... Obrigado você ajudou bastante, eu estava com essa dúvida, porque achava que as caixas tinha que ter mais entradas para entrar as frequências separadas, obrigado mesmo ajudou pra caramba.
Eu gosto de áudio profissional e ando tirando dúvidas de como funciona. Obrigado mesmo!
+Mateus Martins Apenas complementando...quando não for utilizado a caixa passiva e em modo full range (com divisor interno) deve ter tantas entradas quanto forem as vias, ou seja uma conexão para cada via, neste caso o conector mais utilizado é o speakon, se duas vias, o de 4 polos, uma via (+-) para o woofer e outra via (+-) para o drive, para mais vias um speakon com mais vias e por aí vai. Ja para caixas ativas isto já esta tudo dimensionado internamente, sendo necessário somente o sinal usando um processador ou não. Desculpe se fui muito detalhista, preferi sobrar conteúdo a faltar...hehehe. Abraço
Deig Veiga Ha sim muito obrigado ajudou bastante!!!
Boa noite como deixa o bumbo bem grave. Na x 32
Olá Raimundo, são vários fatores, desde o instrumento, o microfone que você usa, o sistema de som que será tocado, e o quão grave você deseja, o bumbo já é por si só um instrumento grave, naturalmente ele já deveria soar grave se tudo estiver correto com seu sistema e microfone usado, caso não esteja suficientemente grave, um simples processo de equalização já resolveria, mas cada caso é diferente um do outro, procure verificar se seu sistema está bem equilibrado, principalmente na parte de baixas frequencias.
como seria a ligação fisica para colocar o sub no auxiliar? uso o dbx 260.
Você irá direcionar uma saída de sua mesa para enviar um sinal que será processado os subgraves de seu sistema, nada de complicado, um simples cabo XLR resolve tudo!
Desculpe Flavio, ainda não entendi. Ja fiz isso usando um crossover onde onde usava somente a saida de graves dele. Ligava o canal auxiliar da mesa direto na entrada do processador, dai so usava a via de saida dele para os graves. Ja no processador so tem 2 entradas L.R. os demais são saidas.
Sua voz com esse reverb acaba distanciando-o de seus ouvintes. Abraço!
Olá amigo, quando gravei esse video eu não tinha recursos tão bons de gravação de audio, minha sala também tinha bastante eco, e me faltava alguns conhecimentos na parte de edição. Mas se você reparar nos videos mais novos, vai perceber que a cada dia tento melhorar! Me desculpe pelo áudio, mas o conteúdo está muito bom, e todo o video foi feito com muito carinho!
Foi uma crítica construtiva. Parabéns pelo canal. Abraço!
usa imagens