Professor Marcelo, o senhor é de uma excelência ímpar! Que Deus esteja sempre contigo! Muita obrigada por doar essas aulas para quem deseja aprender pelo menos um pouquinho de latim.
Gosto das pronúncias tradicional e reconstruída, já a eclesiástica acho muito italianizada, apesar de ser mais adequada e familiar ao canto gregoriano.
Eu também acho, pra mim quando escuto o Google tradutor falando e ele tá na pronúncia eclesiástica me lembra muito um italiano falando até a entonação é deles eu acho
Marcelo, você é um EXCELENTE PROFESSOR!!! Estou encantada com a maneira como você nos introduz ao conhecimento do Latim!!! PARABÉNS!!!🙌🙌🙌😀😀😀🌟🍎🖋️ Que belíssimo conteúdo vice tem!!!❤❤❤
Parabéns pela paciência em que ensina ! faço curso de letras português em Campina Grande e vou pagar uma cadeira de latim e como já ouvi que é uma língua muito difícil, preferi aprender logo por fora e estou por aqui no primeiro vídeo !
Legal Anne!Também irei pagar essa cadeira no mesmo curso em Recife rs e também pensei o mesmo em me antecipar nos estudos antes que comece 4° período e você já deve estar concluindo seu, né? Boa sorte :)
Antes que ele falasse eu já senti facilidade na reconstituída. Se "abrasileirarmos" outro idioma fica mais dificil de aprender. É a mesma coisa do inglês: Ou vc fala inglês ou fala português, os dois não da.
Olá Alex boa Noite! Obrigado pela aula! Amo muito línguas! Estudo Espanhol, Italiano e vou começar Inglês! Peço que você comente sobre a importância de se CONHECER o LATIM! Muito obrigado! Jorge, professor de História. Um abraço!
Parabéns Alex, a Eclesiástica é linda, porem excelente escolha com a reconstruída. Já a brasileirada é bem abrasileirada mesmo, detonou a delicadeza do soar do idioma.
bem legal, tentarei ver todos os videos, mas gostaria de ouvir a leitura de outros textos, assim facilita na pratica e na memorização dos fonemas, mas ficou muito bom, com detalhes suficiente para não restar dúvidas Obrigado!
Olá Alex! Eu tinha acompanhado até o vídeo 3-2, mas agora estou estudando corretamente. Comprei dois Dicionários, um Livro de Orações católicas em latim e outro para principiante. Espero um dia poder fazer aulas diretas contigo. Parabéns pelo trabalho!
Muito bom esse curso. parabéns professor! Que bom que você vai adotar a pronúncia reconstituída, entendi que essa pronúncia se aproxima mais do Latim primitivo e foi muito bom também ter a informação das outras pronúncias. Já copiei essa tabela, muito boa. Obrigada pelo curso. Abraços.
Simples ; Alex obrigado e estou te seguindo , só que como tem muitos seguidores e temos uma distancia necessária atualmente , peguei o fim da fila ao lado do congresso nacional em Brasília . mas eu chego ai , ou ficarei ad perpetum na fila . respeitosamente Ariston
Muito obrigado. Aula muito esclarecedora e como todo aprofundamento sobre alguma área, quebra um certo encanto e nos retira de uma zona de conforto. Sou estudante de Direito e, realmente, a pronúncia utilizada na maioria das vezes é esta mais "aportuguesada". Aliás, parece que o latim, como outras línguas, sempre tem adaptações para a língua nativa de cada país. Um exemplo clássico é "Caesar" (em Caesar's Palace, famoso hotel de luxo) para os nortes americanos, "Cízar": ruclips.net/video/TsFZFHzf2d8/видео.html Isso me faz lembrar da pronúncia do "_". Por exemplo, um e-mail que contenha esse símbolo, digamos "alex_marcelus@latim.com". Se vou falar para pessoas que são da área de tecnologia ou que tem maior familiaridade com o inglês, digo da forma correta "underscore", mas se vou falar para pessoas no geral, digo "underline" mesmo, pois, ainda que não seja o correto, acabou se popularizando assim e, se falo da forma correta para esta pessoas, vai gerar celeuma e vou ser obrigado a falar duas vezes. Já sabia que, por ser uma língua "morta", a pronúncia do latim seria bem complicada. Meu interesse está mais em entender e aprender a parte escrita. Ainda assim, pretendo assistir a todas as aulas, sem pular, pois é interessantíssima também essa parte fonética, com o tempo, decido qual estilo de pronúncia seguir.
Seu trabalho e fantástico, parabéns pelo canal e pela iniciativa. Sou novo aqui, porém, a tempo gostaria de mergulhar nesse mundo interessante do Latim, afinal sempre me pergunto a origem de certas palavras que parecem ter surgido do nada e não conseguimos buscar a origem, ou seja, a raiz.
Eu sempre gostei da pronúncia reconstituída porque ela soa como o Alto-Valiriano e é muito mais imponente a eclesiástica me soa como um italiano falando latim até a entonação deles eles colocam nela
Adorei os vídeos. Devia ter procurado antes, pois pronunciei errado as palavras latinas por décadas. Parabéns pela iniciativa. Só não gostei das formas alternativas de pronúncia, que nao sao a original, principalmente a dita tradicional, que pretende facilitar, mas acaba criando um vício errado no aprendizado.
Olá!, primeiramente gostaria de te agradecer e parabenizar pelo seu trabalho. Ademais, gostaria de tirar uma dúvida. Como fica a pronuncia da palavra “lectio”? o “c” soa [k] nas três formas? E o “t”, dessa palavra, na forma tradicional e Eclesiástica, na estrutura T + i + vogal, soa respectivamente [ss] e [ts]?, ou seja, soaria [lekssio] no tradicional e [lectsio] na eclesiástica? Desde já agradeço pela ajuda.
Olá Alex. No caso da ciência, os cientistas começaram a dar nomes científicos aos seres vivos de uns séculos pra cá, quando a única pronúncia utilizada era a eclesiástica. Então pode usar a pronúncia eclesiástica apenas para se referir aos nomes científicos dos seres vivos? Creio eu que, nesse caso, essa é a pronúncia utilizada pela comunidade científica.
Olá , tenho interesse em aprender o latim eclesiástico , se eu estudar a parti do seu curso , terá uma diferença muito grande , no desenvolvimento e aprendizado do Latim ?
Triste em saber que o pouquíssimo que eu sabia sobre pronúncia em latim era abrasileirado. Eu sequer sabia que existia essas três formas de pronunciação.
Olá, Catuí! O "h" pronunciado como "k" entre duas vogais é típico da pronúncia medieval, abarcando a que conhecemos hoje como "eclesiástica". É por isso que a palavra "aniquilar", em português, se escreve com "qui" ("ki"). Note que na palavra em inglês ("anNIHILate"), conseguimos destacar facilmente a palavra "nihil", que em português, devido à influência da pronúncia medieval, virou "niquil".
Dizem que o latim adotado pela Igreja, é o latim vulgar (utilizado pelos plebeus/homens do campo) e não o latim erudito (falado pelos urbanos/da cidade). Podemos dizer que essa distinção tem a ver com essas duas classificações: pronúncia eclesiástica (vulgar) e pronúncia reconstituída (erudita)? Ou uma coisa não tem nada a ver com a outra?
Parece-me que o fato das "Academias" não adotarem o latim "eclesiástico" é simplesmente por preconceito contra a Igreja Católica cuja língua é o Latim que, desde seu surgimento, nunca foi língua morta!. "Curiosamente" a Igreja, além de uma entidade religiosa, é um Estado (dos mais antigos), política, jurídica e universalmente reconhecido. Também acho curioso o fato de ninguém procurar ler Camões no Português em que foi escrito, ou Dom Quixote no espanhol de Cervantes, nem Shakespeare em sua língua coeva, por exemplos. Assim fica patente o preconceito. Adite-se - de passagem - que o "teólogo" Sebastian Castellion era protestante calvinista (mesmo que não "ortodoxo") o que explica a eleição por sua tradução da Bíblia! Demais, parabenizo pelas aulas.
Gostei, na faculdade o padre João Batista começou umas aulas de latim para quem quisesse aprender, porém, o curso não foi pra frente!!uma pena!! Pois, eu estava adorando aprender latim!
ESTUDANDO LATIM EM 2024. QUE VÍDEOS INCRÍVEIS. OBRIGADA
IMPRESSIONADO com a qualidade das aulas, você é incrível! Parabéns
Obrigado, Stephan!
Professor Marcelo, o senhor é de uma excelência ímpar! Que Deus esteja sempre contigo! Muita obrigada por doar essas aulas para quem deseja aprender pelo menos um pouquinho de latim.
Gosto das pronúncias tradicional e reconstruída, já a eclesiástica acho muito italianizada, apesar de ser mais adequada e familiar ao canto gregoriano.
Eu também acho, pra mim quando escuto o Google tradutor falando e ele tá na pronúncia eclesiástica me lembra muito um italiano falando até a entonação é deles eu acho
Marcelo, você é um EXCELENTE PROFESSOR!!! Estou encantada com a maneira como você nos introduz ao conhecimento do Latim!!! PARABÉNS!!!🙌🙌🙌😀😀😀🌟🍎🖋️ Que belíssimo conteúdo vice tem!!!❤❤❤
Parabéns pelo canal! Excelente didática! Vou comentar em todos que assisti só para dar uma moral!
Parabéns pela paciência em que ensina !
faço curso de letras português em Campina Grande e vou pagar uma cadeira de latim e como já ouvi que é uma língua muito difícil, preferi aprender logo por fora e estou por aqui no primeiro vídeo !
Anne, espero que, com estes vídeos, você perceba que essa história de que latim é difícil é balela. Bons estudos! :-)
Legal Anne!Também irei pagar essa cadeira no mesmo curso em Recife rs e também pensei o mesmo em me antecipar nos estudos antes que comece 4° período e você já deve estar concluindo seu, né? Boa sorte :)
@@isabelabela1013 irei começar o curso de letra inglês/português e tem latim no primeiro período, aí pensei o mesmo que vocês ksksk :)
me ajudou bastante!!! tenho interesse na pronúncia eclesiástica. estou amando o curso, Deus te pague!
Bonum noctem
Aprendendo cada dia mais essa língua maravilhosa
Muito obrigada, fico com a eclesiástica
Cara, não tive esse tipo de aula na Universidade. Praticamente ficou só na história e importância do Latim.
Antes que ele falasse eu já senti facilidade na reconstituída. Se "abrasileirarmos" outro idioma fica mais dificil de aprender.
É a mesma coisa do inglês: Ou vc fala inglês ou fala português, os dois não da.
Tem razão
Olá Alex boa Noite! Obrigado pela aula! Amo muito línguas! Estudo Espanhol, Italiano e vou começar Inglês! Peço que você comente sobre a importância de se CONHECER o LATIM! Muito obrigado! Jorge, professor de História. Um abraço!
Melhor professor de letras que eu já vi. Parabéns e obrigado!!!
O Latim é lindo...
É verdade
Tão game of thrones
Latina linqua est bellam
Aula expepcional!Parabéns, prof° Alex pelo lindíssimo projeto.
Eu que agradeço!!!
Bom dia , mestre excelente explicação.
Que trabalho fabuloso. Ficou bem aparente e expressa as informações, muita qualidade. Obrigado.
Legal. Eu queria mesmo corrigir minha leitura do latim eclesiástico. Valeu.
Muchas gracias!!!
¡De nada, Carlos!
Parabéns Alex, a Eclesiástica é linda, porem excelente escolha com a reconstruída. Já a brasileirada é bem abrasileirada mesmo, detonou a delicadeza do soar do idioma.
Excelente.
bem legal, tentarei ver todos os videos, mas gostaria de ouvir a leitura de outros textos, assim facilita na pratica e na memorização dos fonemas, mas ficou muito bom, com detalhes suficiente para não restar dúvidas
Obrigado!
sensacional! muito obrigada por disponibilizar esse curso!
Vou Misturar Tudo e Criar Um Sotaque.
Alexander (nescio sic declinare Alex, ignosce mihi), obliviasti sono verbi , quis est in ecclesiastica pronuntiatio.
Olá Alex! Eu tinha acompanhado até o vídeo 3-2, mas agora estou estudando corretamente. Comprei dois Dicionários, um Livro de Orações católicas em latim e outro para principiante.
Espero um dia poder fazer aulas diretas contigo.
Parabéns pelo trabalho!
Que maravilha de esclarecimentos. Muito obrigado.
Muito bom
Esse curso é muito bom!!parabéns!!!
Muito bom esse curso. parabéns professor!
Que bom que você vai adotar a pronúncia reconstituída, entendi que essa pronúncia se aproxima mais do Latim primitivo e foi muito bom também ter a informação das outras pronúncias.
Já copiei essa tabela, muito boa.
Obrigada pelo curso.
Abraços.
Ótimo 👍
Excelente explicação das 3 variantes
Eu sou pesquisador em anatomia, portanto ficarei com a reformada!
Estou amando parabéns ❣️
Muito bom ouvir isso!
Simples ; Alex obrigado e estou te seguindo , só que como tem muitos seguidores e temos uma distancia necessária atualmente , peguei o fim da fila ao lado do congresso nacional em Brasília . mas eu chego ai , ou ficarei ad perpetum na fila . respeitosamente Ariston
Bacana!! Respondeu dúvidas anteriores
Muito boa a aula cara, dei login aqui so pra falar que ta boa as aulas HASGDF
obrigado esta me ajudando muito
Muito boa a sua aula!
Muito obrigado. Aula muito esclarecedora e como todo aprofundamento sobre alguma área, quebra um certo encanto e nos retira de uma zona de conforto. Sou estudante de Direito e, realmente, a pronúncia utilizada na maioria das vezes é esta mais "aportuguesada". Aliás, parece que o latim, como outras línguas, sempre tem adaptações para a língua nativa de cada país. Um exemplo clássico é "Caesar" (em Caesar's Palace, famoso hotel de luxo) para os nortes americanos, "Cízar": ruclips.net/video/TsFZFHzf2d8/видео.html
Isso me faz lembrar da pronúncia do "_". Por exemplo, um e-mail que contenha esse símbolo, digamos "alex_marcelus@latim.com". Se vou falar para pessoas que são da área de tecnologia ou que tem maior familiaridade com o inglês, digo da forma correta "underscore", mas se vou falar para pessoas no geral, digo "underline" mesmo, pois, ainda que não seja o correto, acabou se popularizando assim e, se falo da forma correta para esta pessoas, vai gerar celeuma e vou ser obrigado a falar duas vezes.
Já sabia que, por ser uma língua "morta", a pronúncia do latim seria bem complicada. Meu interesse está mais em entender e aprender a parte escrita. Ainda assim, pretendo assistir a todas as aulas, sem pular, pois é interessantíssima também essa parte fonética, com o tempo, decido qual estilo de pronúncia seguir.
Amei
Obrigado, Angelo!
Vlw cara tu ta me ajudando muito sempre quis aprender latim parabéns suas video aulas sao muito boas
Maravilha!!!
Ótimo, dúvidas esclarecidas. Obrigado Alex. Compartilhei no Facebook.
Professor estou com muitas dúvidas em declinação de substantivo e conjugação de verbos. Me indique alguma sugestão de video, por favor .
Uau! Aulas incríveis!! Conta aí: você fala alemão, italiano, francês e grego? Mais algum? Obrigada!!
Ótima aula!
muito boa as aulas!! me ajudando muito!!!
Seu trabalho e fantástico, parabéns pelo canal e pela iniciativa. Sou novo aqui, porém, a tempo gostaria de mergulhar nesse mundo interessante do Latim, afinal sempre me pergunto a origem de certas palavras que parecem ter surgido do nada e não conseguimos buscar a origem, ou seja, a raiz.
Tinha muita dúvida na pronuncia do ch , que eu n sabia antes, mas a pronuncia é legal
Eu sempre gostei da pronúncia reconstituída porque ela soa como o Alto-Valiriano e é muito mais imponente a eclesiástica me soa como um italiano falando latim até a entonação deles eles colocam nela
Excelente a aula!
¡Perfecto!
#DesafioLatim. Eu gostei mais da Eclesiástica .
Tem como disponibilizar esse quadro comparativo?
Bom demais!!
Marcelo, boa tarde!
Achei muito interessante este modelo de quadro comparativo.
Você poderia disponibilizá-lo?!
Ótimo vídeo! Quereria saber como fica a pronúncia de "cc", como em ecce, e de "sch", como em schima.
Adorei os vídeos. Devia ter procurado antes, pois pronunciei errado as palavras latinas por décadas. Parabéns pela iniciativa. Só não gostei das formas alternativas de pronúncia, que nao sao a original, principalmente a dita tradicional, que pretende facilitar, mas acaba criando um vício errado no aprendizado.
Vou aprender o latim para ler Ovidio.
Pronuncia reconstituída: 11:57.
Olá, Alex!
Obrigado pelo vídeo; belo trabalho.
Uma dúvida: qual o latim usado nas obras do Cícero?
Olá, Rafael! Cícero é um dos clássicos da literatura latina.
Olá!, primeiramente gostaria de te agradecer e parabenizar pelo seu trabalho. Ademais, gostaria de tirar uma dúvida. Como fica a pronuncia da palavra “lectio”? o “c” soa [k] nas três formas? E o “t”, dessa palavra, na forma tradicional e Eclesiástica, na estrutura T + i + vogal, soa respectivamente [ss] e [ts]?, ou seja, soaria [lekssio] no tradicional e [lectsio] na eclesiástica? Desde já agradeço pela ajuda.
Olá Hugo! Já obteve uma resposta? Também tenho a mesma dúvida.
Ficaria muito errado se numa leitura latim usasse em algumas palavras a pronuncia eclesiástica e em outras palavra a reconstituída????
Olá, Alane! Ficaria, no mínimo, estranho.
Ta bom. Obrigada :)
Tem como você me envia print ou uma foto do quadro comparativo?
Olá Alex. No caso da ciência, os cientistas começaram a dar nomes científicos aos seres vivos de uns séculos pra cá, quando a única pronúncia utilizada era a eclesiástica. Então pode usar a pronúncia eclesiástica apenas para se referir aos nomes científicos dos seres vivos? Creio eu que, nesse caso, essa é a pronúncia utilizada pela comunidade científica.
A pronúncia reconstituída é maravilhosa é mais bela na minha opinião,a eclesiástica me parece mais uma versão do " italiano"
Existe algum material didático que poderíamos acrescentar aos vídeos, afim de incrementar o curso?
A gramática latina de Napoleão Mendes de Almeida. Há na internet de graça.
Olá , tenho interesse em aprender o latim eclesiástico , se eu estudar a parti do seu curso , terá uma diferença muito grande , no desenvolvimento e aprendizado do Latim ?
Olá, Alex tudo bem?! Gostaria que você me explicasse por que você adotou a PRONÚNCIA RECONSTITUÍDA. Um abraço!
Minha primeira aula, qual a sequência correta dos vídeos?
Carlos Bianchini, bem-vindo! Há uma lista de reprodução para o curso: ruclips.net/p/PLVBUrJ7lb7MHFYBuM5i48G23jkjSMkD1V. Grande abraço!
Essa aula tem mais de 10 anos 😮
12:50
4:44 10:17 12:51
Que latim é utilizado no curso ?
Clássico, Moderno etc...
latim reconstruído
a reconstituida é a que vc tem usado desde os primeiros videos?
Sim, ele explicou no primeiro vídeo..
5:00
como se pronuncia "vulgari"?
#2020!
Triste em saber que o pouquíssimo que eu sabia sobre pronúncia em latim era abrasileirado. Eu sequer sabia que existia essas três formas de pronunciação.
Lutero usava a pronúncia eclesiástica?
Olá, Gustavo! O mais provável é que ele pronunciasse o latim com um forte sotaque alemão.
@@AlexMarcelo blz, obrigado por responder.
como consigo esta bíblia em latim?
Olá, Laeston! É possível baixá-la gratuitamente no Google Livros. Procure por "Biblia Sacra Castellionis". Um abraço!
Laeston Alixandrino escreve "vulgata" no google play
Pena não dar para ler o texto.
O 'h' pronunciado como 'k', como em 'mihi' e 'nihil', é pronúncia reconstituída ou eclesiástica?
Olá, Catuí! O "h" pronunciado como "k" entre duas vogais é típico da pronúncia medieval, abarcando a que conhecemos hoje como "eclesiástica". É por isso que a palavra "aniquilar", em português, se escreve com "qui" ("ki"). Note que na palavra em inglês ("anNIHILate"), conseguimos destacar facilmente a palavra "nihil", que em português, devido à influência da pronúncia medieval, virou "niquil".
Alex Marcelo O padre também me confirmou o que vc colocou! Muito obrigado!
Dizem que o latim adotado pela Igreja, é o latim vulgar (utilizado pelos plebeus/homens do campo) e não o latim erudito (falado pelos urbanos/da cidade). Podemos dizer que essa distinção tem a ver com essas duas classificações: pronúncia eclesiástica (vulgar) e pronúncia reconstituída (erudita)? Ou uma coisa não tem nada a ver com a outra?
Engraçado que eu aprendi que c e ch em latim sempre teria som de k e o g nunca teria som de j
Parece-me que o fato das "Academias" não adotarem o latim "eclesiástico" é simplesmente por preconceito contra a Igreja Católica cuja língua é o Latim que, desde seu surgimento, nunca foi língua morta!. "Curiosamente" a Igreja, além de uma entidade religiosa, é um Estado (dos mais antigos), política, jurídica e universalmente reconhecido. Também acho curioso o fato de ninguém procurar ler Camões no Português em que foi escrito, ou Dom Quixote no espanhol de Cervantes, nem Shakespeare em sua língua coeva, por exemplos. Assim fica patente o preconceito. Adite-se - de passagem - que o "teólogo" Sebastian Castellion era protestante calvinista (mesmo que não "ortodoxo") o que explica a eleição por sua tradução da Bíblia! Demais, parabenizo pelas aulas.
Gostei, na faculdade o padre João Batista começou umas aulas de latim para quem quisesse aprender, porém, o curso não foi pra frente!!uma pena!! Pois, eu estava adorando aprender latim!
José Jivaldo Lima não vejo preconceito algum.
Se tem uma instituição que gerou e gera muita morte e preconceito é a própria igreja Católica Apostólica Romana.
José Jivaldo Lima Você é livre para usar o que desejar, o professor deixou bem claro isso. Não crie sofismas para justificar SUA visão
Latim é uma língua morta por não haver mais falantes nativos
Amei o seu canal. Parabéns!