E VOCÊS? Quais jogos foram um sucesso, mas você não curtiu? E por que? No meu caso com o Sea of Stars, não rolou. E nem foi questão de expectativa por parecer outros jogos, porque cada game é um game. Acontece, é assim mesmo! Obrigado por assistir o vídeo!
Persona 5. Dei uma dropada depois de algumas horas porque só tinha conversa o tempo todo. E olha que tô acostumado com conversas em RPG. Mas o Persona 5 tava demais de conversa! Quem sabe um dia eu volto pra terminar....
No tema RPG, para mim foi só breath of Fire 3, um jogo que um eu sempre via pessoas falando bem, mas eu não gostei e foi uma tortura terminar. Muitas das vezes o jogo te prendia em puzzles sem sentidos e mal explicados, a parte de atravessar o deserto guiado pelas estrelas simplesmente foi a pior parte, sem guias ou tutorias, fui conseguir passar semanas depois. Alem do jogo te forçar a grindar e upar personagens e suas sub classes pra poder progredir no jogo.
Tbm achei esse jogo um tanto fraco. No geral, muito elogio ao game se ancorou mais na nostalgia por talvez uma sensação de que o turno perde força e menos no conteúdo do jogo em si. Sobre a pergunta, Devil May Cry 5 foi um jogo que não clicou comigo. O excesso de corredores e a extrema linearidade me incomoda de um jeito que me fez abandonar duas vezes o game. Eu sei que a franquia é linear e eu curtia demais o 3 de PS2, mas eu era jovem na época e talvez não me incomodava com o ritmo e com essa estrutura na época.
Dark Souls. É um jogo que não é para qualquer um, há pessoas que encontram a satisfação em terminar games com dificuldade extrema e há outras que só desejam jogar para se divertirem e sentir prazer com títulos que não extraiam a máxima capacidade do jogador. Sou daqueles que se frustra com derrotas que me fazem perder algo valioso, logo DS ou qualquer soulslike não é pra mim.
Cara, não suporto jogos "souls-like" (inclusive os que originaram o termo), mundo aberto (red dead, assassin's creed, etc) e survival (especialmente com zumbis). Sim, tô passando por uma fase difícil ultimamente kkkkkkk só sai jogos desses 3 gêneros nos últimos anos. Mas eu tenho ainda meus roguelikes indies que eu amo de paixão, único gênero que continua em alta dos que eu gosto
Cogu, o que você disse sobre jogos de mundo aberto parecendo um segundo trabalho… isso ficou evidente pra mim depois de jogar novamente Assassin’s Creed Black Flag… o jogo tem 10 anos e é MUITO mais bem dirigido que outros jogos de mundo aberto atuais. O gênero mundo aberto hoje parece que tem jogos gerados via algoritmo de tão genéricos e superficiais que tão.
a historia do Black Flag foi uma das coisas que mais me chamou atenção, que te prende do inicio ao fim, o Black flag foi o assassins creed que mais zerei, 5 vezes.
Acabei largando o Odyssey por conta disso. O Origins eu amei e terminei, pq Egito é meu fraco, quando comecei o Odyssey, cara, é cansativo só de olhar aquele mapa todo pipocado de ícones e isso só aumenta com o tempo, inclusive com "histórias" geradas por usuários....
@@cosmuru credo! História gerado por usuários?! Ainda bem que quitei de AC no Origins pq sinceramente pra mim não dava mais. O que joguei mais foi o Syndicate talvez pq gostasse muito do ambiente do jogo. Mas o mundo aberto dos AC Origins em diante me desanimou absurdamente de mundo aberto. Mas muito.
Falou tudo! É isso mesmo, da mesma forma eu penso sobre os jogos Rogue Like. Que pra mim é outro gênero que tá saturado DEMAIS no mercado Gamer e que eu não suporto mais. Tão metendo Rogue Like em tudo. E não é todo jogo que esse sistema é interessante, de 10 jogos que sai por ano, 1 ou 2 ganham destaque, o resto, é só encheção de linguiça preguiçosa.
Sou velho, trabalho 10h por dia, e todos os pontos citados como negativos pra mim foram justamente o que eu mais procuro num jogo: linear, facil, rapido, noob friendly 😂
Pow eu tô nessa, tem pessoas que amam esses "souls like", mas pra mim não dá, a frustração e irritação de perder todos os itens ou voltar pra caramba no jogo a cada morte me estressa mais do que o divertimento da possível conquista. Exemplos de jogos que dropei: The Messenger, Blasphemous, Sekiro, etc ... Jogos que zerei e que achei muito prazerosos de jogar: Stray, Kena Bridge of spirits, Jusant e planet of Lana. Recomendo todos esses, e agora tô zerando Eastward com tradução da PKG, abraço!
Confesso que esse jogo foi a melhor experiência de 2023 , me emocionei, me deu vontade de jogar, relembrou minha infância, mereceu o prêmio do TGA 2023!
Sou uma pessoa nos seus 30 anos e posso dizer que Sea of Stars foi perfeito pra mim que já não tenho videogame como prioridade na vida! Que venham mais jogos lineares, de controles simples e que você não esquece onde parou quando a vida real atrapalha sua jogatina hahah
Concordo com você. Dependendo do meu estado de espírito prefiro jogar algo assim. No momento estou jogando Terraria que foge bem disso aí, estou adorando, mas quando sei que estou com pouco tempo jogo alguma coisa mais casual.
Verdade, é péssimo ser adulto e jogar games ultra complexos que se você passa uma semana sem jogar você já desaprende a maior parte. Eu também prefiro jogos assim, simples
@@CarlosCosta-gp4dv amigo quem tem 30+ e tá com a memória ruim assim, sugiro voce procurar ajuda. Ser adulto ou velho não justifica esquecer como um jogo funciona. Tenho mais de 30 e consigo jogar jogos complexos como nos meus 18-25 anos. É questão de prioridade e tempo. Trabalho como qlq pessoa, estudo e me atualizo, mas sempre acho um tempo pra jogar qlq jogo, do mais simples até o mais complexo.
@@rgjs4537 Bom pra vc, cara! Parabéns! Mas acho que nem preciso dizer que as pessoas não são iguais, né? Ou talvez eu precise, pelo visto. Pelo visto tbm precisa-se dizer que pessoas trabalham em profissões diferentes e que alguns trabalhos podem ser mentalmente muito cansativos e ai, quando vc chega em casa e quer jogar algo pra relaxar depois de um dia de trabalho estressante, vc quer um joguinho simples, com boa história, com cenários bonitos, personagens cativantes, etc. Fora que, pasme! Nem todo mundo curte jogar games complexos, ainda mais depois de um dia estressante de trabalho. Se vc curte, bom pra vc. Se divirta lá. Mas nem todo mundo é como vc.
Frequento comunidades de games tem anos e tenho que falar que a comunidade do Cogumelando é uma das mais maduras que já participei. Muito maneiro ver a galera discordando sem atacar, sem debochar, etc. E isso é incrível! Até pq dá pra conviver tendo gostos diferentes sem ter que tretar o coleguinha. Hauhauha Parabéns pro Cogu e pra comunidade!
Verdade. Cheguei aqui faz algumas semanas, sempre tento iniciar uma discussão, pois sempre saio mais informado kkkk. Difícil achar isso no youtube. Imagino que seja devido ao próprio comportamento dele, sempre calmo na explanação, mas sem aquela aura de "intelectualidade" forçada, acho que da para chamar assim. Que acontece muito na área de análises de qualquer forma de entretenimento/arte.
Cogu não gostou de Sea of Stars e Like a Dragon...dois jogos que adorei! Mais um exemplo que a gente pode discordar de quem a gente acompanha, e tá tudo bem. :)
Eu tbm gostei dos dois mas os pontos que ele levanta são super válidos, principalmente o grind no final do like a dragon que me fez desistir do jogo por um momento
@@reinaldofilho2207 Aquela parte do Like a Dragon realmente foi forçado. O jogo fica muito mais difícil do nada. Mas eu já tava tão viciado ali que não me importei de farmar pra ficar mais forte. Pra mim a sequência que vai sair em janeiro já é compra garantida. Kkk
@@darksurvivalwilly Pse. O jogo quer que tu grind na empresa do Ichiban e ganhar XP contra inimigos, mas como a pessoa já tá lá pro fim do jogo, então o mais comum é você continuar jogando (pois o jogo é muito bom)
Isso era pra ser ruim? As descrições que o vídeo deu pro jogo me descreveram uma versão moderna de Lufia II, uma das maiores pérolas pouco conhecidas do SNES
Respondendo as perguntas do Cogu... Joguei por 48 ate zerar, fiz com calma e curtindo tudo, agora completei 70h pra fazer tudo no jogo. Sou pai, empresario, e tenho pouco tempo para jogar, mas adorei a experiencia com o Sea of Stars, o Nintendo Switch com seu modo portatil ajudou muito nessa rotina... Tudo que o Cogu citou como pontos negativos foram justamente os pontos que eu mais gostei, principalmente a forma como progredi, o deaafio balanceado e tudo mais... Sou fã de Chrono Trigger, zerei duas vezes nos ultimos 4 anos, e jogo ele há uns 25 anos... Sea of Star não é primoroso, mas achei turo acertado, eles fizeram tudo que eu, como fã de Crono e velho, ocupado, procurei em um RPG.
Caraca você demorou bastante, eu tinha levado 36 horas para platina e achei que eu tinha demorado demais e que avia prolongado mais do que devia a platina.
A falta de tempo gera isso. Não consigo mais focar em jogos longos. Raramente... RPG é meu estilo preferido, mas tá difícil. Pai de família, trabalhando, estudando, trânsito todo dia, 40 chegando rs Também joguei ele de boa, bem leve. Fiz 100% no Xbox SS, mas comentei q ele é feito para o switch.
@@johnatanmachadoytjá discordei de vários, inclusive alguns rpgs que ele acha primoroso e eu acho horrível e outros que ele não gostou e eu acho foda como Suikoden III que é tido como um dos maiores plot Twist da história
vejo muita gente comparando o jogo com Chrono Trigger, mas na minha visão, sea of star lembra muito mais um Mario RPG, ate por causa das batalhas ainda não finalizei devido a falta de tempo.
Joguei o jogo todo, fiz o segundo final e levei ao todo umas 50 horas, e fiquei simplesmente apaixonado por ele! O game é linear, casual, te instiga a saber mais da história e te emociona em vários momentos! Eu que tenho às vezes no máximo 40min por dia pra jogar alguma coisa, é extremamente frustrante quando vc não vê avanço na história por conta desse pouco tempo, como seria se jogasse um souls like que muitas vezes vc fica preso por 2/3 horas em um boss, ou um jogo de mundo aberto que te faz caçar o objetivo. Dito isso, eu discordo do trecho a partir de 23:54 que você não recomenda o game pra quem está em dúvida. É o completo oposto, deem uma chance à ele, o game te mostra a progressão, tem uma narrativa interessante, tem personagens cativantes (não achei o Garl forçado), tem um sistema de batalha que pode deixar o jogo difícil ou fácil dependendo da sua habilidade, tem emoção, tem um visual lindo e tem sim a sua própria personalidade, mesmo com as inúmeras referências e homenagens que ele faz! E sobre o mini game das tabernas, é extremamente viciante. Se fosse um jogo de celular disponível nas lojas de app, faria sucesso!
Eu simplesmente amei esse jogo, mesmo uma história "clichê" de heróis salvando o mundo, achei tudo muito bem encaixado e adorei a gameplay. Mas também nunca encarei esse jogo como algum sucesso espiritual ou esperava jogar algo parecido com experiência de rpgs antigos e adorei
Sim mano, eu também, achei o jogo incrível. E tem uma parte que ele fala que tem pouca exploração e o jogo é mto linear, eu discordo, praticametne todo cenário tem itens e caixas escondidas pra vc achar, só que tem que explorar bem o cenário pra achar. Maior erro dos gamers é comparar um jogo com outro, sendo que cada um tem sua própria idéia e contexto.
@@tiowolff75 concordo com voce, joguei o jogo inteiro só aproveitando e adorei a experiencia, mas quando voce para pra analisar esse jogo se inspira tanto que é quase um plágio mesmo fica dificil nao comparar esse jogo com chrono trigger ou outros jogos.
Eu gostei muito do jogo... Chamar de novo CHRONO TRIGGER? Nem de perto... Mas confesso que é um dos melhores q joguei nos ultimos anos.. 30hs pra zerar Ainda estou correndo atrás para o final verdadeiro
Jogo excelente, mas melhor RPG dos últimos anos eu não chegaria a tanto Yakuza like a Dragon, Persona 5 Royal e FF 7 Remake são melhores. Ainda não joguei, mas Tales of Arise tbm parece ser mto bom
é um jogo bom, o final verdadeiro é maravilhoso, claramente é um rpg perfeito pra quem é iniciante mas pra quem é velha guarda pode se decepcionar, agora o pior pra mim é uma das quests pro final verdadeiro ficar travado a colecionáveis, cara isso pra mim foi o prego que me garantiu que eu nunca mais vou voltar pra ele pq catar tudo aquilo é mt chato, tirando essa quest de colecionáveis, as outras pra liberar o final verdadeiro são bem legais, contam mais dos personagens e achei justo.
@@Dcoelho18 esses búzios podiam ser para liberar mais coisas na vila, conversas novas ou conteúdo tipo artwork, sala de dev sei la, agora prender o final verdadeiro a isso foi mt vacilo
RPG com foco na ação muito bom é o CROSS CODE, puzzles muito bem elaborados, personagens carismáticos, história muito boa e jogabilidade é um show a parte, experimenta!
Pra mim foi um dos melhores jogos do ano ,um dos melhores que já joguei na vida e é interessante ver diferente ponto de vistas eu como fã de rpgs antigos me tocou de uma forma que há anos um jogo não tocava
Pra mim o jogo foi excelente, inclusive pq em nenhum momento precisei ficar upando personagem em batalhas forçadas e as batalhas foram bem balanceadas sempre dando desafio sem necessariamente forçar grind... Acho que vc criou expectativas demais e ficou comparando demais com outras coisas tbm kkkkk
Concordo 100% com o Cogu e achei esse um festival de referências e homages a jogos infinitamente superiores. Quando a referência é melhor que o referenciado é melhor só ir na fonte mesmo.
to nesse grupo igual o seu, nao tenho mt tempo pra explorar um mundo aberto de vdd, eu nem zerei o final verdadeiro ainda, mas pra mim foi um jogo nostalgico pra crllllllll.
@@edinho11000 Exato, me lembrou mto os rpgs das antigas, os rpgs de ds que me acabei de jogar... O jogo é mais simples, com ctz feito pra um publico mais velho que quer ter a experiencia de um rpg das antigas sem ter que se afundar em infinitas horas pra isso. Tipo Baldurs Gate 3, o jogo é magnifico! Mas é foda de jogar tudo...
Eu amei Sea Of Stars, mesmo com os problemas citados, como sendo linear, eu amei os jogo pela Pixel Art incrível, pela jogabilidade boa e interessante, mas o ponto que me deixou preso ao jogo, foi a sua história, eu nunca tinha experienciado sentimentos tão fortes com um monte de Pixel na minha tela. São poucos os jogos pra me fazer derramar lágrimas em meio a gameplay, e Sea Of Stars conseguiu isso. Por isso Sea Of Stars vai tá guardadinho no peito, mesmo com 60 horas de gameplay queria que tivesse durado mais, e que fosse ainda melhor pra que mais pessoas falassem bem dele.
Год назад+10
Muito bacana ver essa review que apesar de crítica é estudada e muito bem embasada, sem desmerecer o jogo e sem desencorajar os jogadores a ter sua própria experiência com o título. Um contraste gigantesco e muito positivo comparado a crítica ao meu ver completamente desmedida e injusta do Brksedu pra Sonic Superstars... Ver seu review me dá vontade de jogar o jogo e tirar minhas próprias conclusões, mesmo entendendo que a experiência não tenha sido positiva pra você e entendendo e concordando com todos os pontos que você levantou, mas que talvez pra mim eles tenham um impacto completamente diferente. Excelente vídeo!
Joguei umas 4h e até pretendo voltar pro game outra hora, mas alguma coisa não clicou comigo, e esse vídeo me esclareceu alguns aspectos da minha experiência. A impressão inicial foi boa... mas depois que saí da área de treinamento, o mapa continuou me dando a mesma impressão de ser um tutorial, faltava uma coesão para as áreas parecerem naturais e de que fato pertenciam a um mundo habitado, os mapas eram tipo um percurso feito a mão para desafiar alguém, muito sobe e desce com uma certa linearidade, faltou algo de desnecessário ou inútil que complementa a temática, tudo ali era funcional, é a diferença entre uma parede de escalada e uma montanha de verdade, como se tivessem cortado a gordura que os jrpgs clássicos tinham, só que o desenvolvedor cortou gordura demais e eu me senti comendo um bife magro com pouco sabor.
Como são bacanas os pontos de vista: eu adorei ficar lembrando de Chrono o tempo todo (fui vítima da nostalgia) e gostei tb do personagem bonzinho demais kkk acho que às vezes a gente quer só um personagem simples e unidimensional msm 😂 Um pedido/sugestão: faz um vídeo complementar, de jogos que você indica nessa mesma pegada. Alguns eu já sei, mas seria interessante ver isso compilado num vídeo.
Achei o jogo sensacional. No meio de tantos jogos iguais, esse jogo me prendeu. Em uma jogabilidade que alternava entre missões mais lentas e outras mais aceleradas. Zerei ele em poucos dias que nem vi.
Não conhecia seu canal e quando vi a Thumb, já estava com pedras na mão, mas vc foi preciso demais na critica. Trouxe exatamente meu sentimento com o jogo, que senti mais de uma vez que usa nostalgia como muleta. Infelizmente me decepcionou e eu tava mega hypado por ele antes. Parabéns pelo vídeo!!!
gosto de tudo que vc comenta, tenho uma expectativa alinhada, mas esse jogo ai eu gostei exatamente por ele trazer tudo que estamos sem a muitos anos, o mario rpg clicando em skils, o jogo de turno, combinações de personagens para usar skils e etc, e tudo isso em um jogo só, para ter cada uma dessas coisas vc precisava jogar vários jogos.
Diferentes, nn curti sea of stars, mas achei chained echoes genial e o melhor jogo que joguei em 2022. Alguns pontos diferentes: -O mundo é não linear -Existe XP e up de skill, inclusive é possível ter builds diferentes em seus personagens e realmente montar um personagem. -O sistema de batalha por turnos nn é interativo mas é um sistema único que vc tem que usar de um ritmo de skills inteligentes. -O jogo tem aquele sistema de caçar segredos, monstros secretos, procurar boatos e te recompensa por isso. -Tem até questão de montar base e personalizar seu robô. Em outras palavras o nível de profundidade do jogo é outro.
Chained Echoes é um dos melhores RPG's já feitos e é um dos mais sofisticados. Ele soluciona diversos "problemas" que os RPG's tem. Pode jogar sem medo.
fiz 100% no Chained echoes e é o oposto do que foi dito sobre o Sea of stars aqui, as coisas secundárias dão muito gosto de fazer e a exploração também. Uma coisa legal do Chained Echoes que vi recentemente é que foi feito por um cara sozinho, igual stardew valley
Cogu, já experimentou CrossCode? Tudo que Sea of Stars erra por tentar demais, CrossCode acerta com louvor e naturalidade. Não posso deixar de de recomendar após ver esse seu vídeo. Tenho certeza que vai te fazer ficar apaixonado por ter tudo q vc espera num RPG, pode confiar. No mais, sucesso no canal!
UNSIGHTED game brasileiro indie é a prova que um game pode ser incrível apesar de todas adversidades. Queria ouvir sua opinião sobre Chained Echoes. Eu amei o game!!
Chained Echoes é MARAVILHOSO hahahaha Eu passei duas horas pra tentar explicar a história pro meu marido (pra ele entender pq chorei em uma parte especifica kkk) é um dos melhores rpgs que joguei na vida >
Uma coisa que achei muito maçante foi a obrigatoriedade de coletar todas as Concha Arco-Íris pra conseguir o final verdadeiro, apenas pra aumentar o tempo de jogo
Eu so fiquei puto pq eu esqueci de salvar quando peguei a ultima e não lembrava, dai fiquei q nem um idiota caçando ignorando onde estava pq achei que ja tinha pego kkkkkk, quando termei o game ja tinha pego quase tds tbm, a maioria é bem facil de ver ou pegar.
Год назад+4
Cogu, gostei do vídeo. Ainda não tive a oportunidade de jogar o jogo, mas curti teus argumentos e a forma como apresentou eles. Só queria fazer um comentário: é complicado se guiar por quantas pessoas zeraram ou não um jogo, porque... geralmente as pessoas não zeram jogos mesmo. Estava vendo as conquistas de The Witcher 3 esses tempos, um dos títulos mais queridos da internet, com já vários anos passados de seu lançamento, e apenas 23,8% das pessoas que jogaram ele venceram o chefe final. Tudo bem que o jogo é longo, e isso interfere, mas Sea of Stars também não parece necessariamente curto. Às vezes fico com a impressão que qualquer coisa acima de 30% em questão de pessoas que zeraram um jogo já é algo completamente fora da curva. Mas pode ser só coisa da minha bolha também.
Eu zerei ele, e concordo 100% com a sua opinião. Quase tudo que citou eu percebi jogando, o jogo me cansou, eu nunca mais vou jogá-lo kkkkk. Meus rogs favorito é secret of mana, Hudras treasure e chrono trigger
Deixei um troféu só pra platinar. O jogo é bom demais! A pixel ART é lindíssima! Mecânica de combate legal. Vale a pena, hoje em dia tem muita coisa aí q não presta. É algo novo, refrescante!
Ótimo vídeo! Argumentos muito bem tecidos e apurados. Conheci seu canal há pouco tempo e fiquei surpreso com 2 coisas: 1 - Como você cativa minha atenção mesmo em vídeos mais longos. 2 - Como você tem apenas* 150~ mil inscritos. Espero que você tenha cada vez mais sucesso!
Em contrapartida, por passar anos com essa quantidade "modesta" de inscritos, ele criou uma comunidade sensacional. Geral se respeita e respeitam o cara
Eu AMO o carinho e o capricho que você tem com os reviews que faz dos jogos. Eu joguei e amei o Sea of Stars, sou da geração: Chrono Cross, FFT, Legend of Mana, Dragoon e etc.. Mas uma coisa que eu gosto (acho que por ter pouco tempo pra poder explorar de fato como antigamente), é a linearidade. Eu gosto de um mundo " semiaberto " que nos permite ter algumas explorações extras, que te fazem aumentar algum tempinho de jogo, mas nada de tão livre que me faça perder o caminho. Acho que isso me prendeu. Valeu Cogu!!
Eu acho incrível que sempre eu vejo algum vídeo com o Cogu falando sobre RPG's ele me desperta novamente a vontade de jogar. Só joguei a Demo do Sea Of Stars até o momento, mas provavelmente num futuro próximo devo jogá-lo pra valer, me pareceu bem bacana.
Nossa, sou novata no canal e estranhei o título, não pela sua opinião, mas pelo que vc explicou: ser um lugar pra falar de coisas que vc gosta. Espero realmente que o pessoal saiba entender e respeitar. Coincidentemente, eu tava jogando ontem na madruga e passei por vários pontos dos que você falou: sensação de mais do mesmo (tô perdida? já passei por aqui? é pra direita ou esquerda) e eu teria abandonado FÁCIL o jogo no chefe lá da névoa que é difícil de uma maneira chata e o que me fez continuar foi justamente TODO MUNDO dizer que é "O Novo Chrono Trigger, o qual, pasmem, eu não tive a chance de jogar ainda em uma qualidade boa (mesmo com emulador). O jogo não é ruim, mas por enquanto eu tô sentindo falta de alguma profundidade que em algum momento foi prometida (não sei se nas análises, enfim...). Pretendo continuar até o final pq dropei jogo demais e eu quero ter uma opinião completa. Por ora, é um joguinho divertido, bom por ter legendas em Português e porque eu estou curiosa sobre alguns aspectos do enredo. Obrigada por trazer uma análise fora da curva da proposta do canal, Cogu. E parabéns pela coragem, porque vai ter mimimi...
Tem nem perigo. Comunidade do cogu é muito respeitosa, mesmo discordando sempre é um debate saudável. Pode ver que uns 80% dos comentários discordam do vídeo, mas geral comentando numa boa
Opa eae cogu. Mano, eu tava me sentindo até meio culpado mesmo, mas obrigado vey, Vc botou em palavras oq eu tava sentindo. Eu abandonei o jogo com poucas hrs de jogatina, acho umas 3, e acabei nunca voltando e ta instalado aqui até hj.
Considerando que esse jogo vai para um publico que nem eu, que odeia RPG Japones com encontro aleatorio, sea of stars é magnifico, trama simples e leve, gameplay divertida, foge muito dos rpgs que temos hoje com aquelas historias mega pesadas
Cara eu tô nessa tbm... tentei jogar vários jrpgs clássicos mas não curti vários... Já Sea of Stars acho que curti por ele ser tão influenciado pelo RPG que mais gostei que foi Chrono Trigger
@@losfabyos Acho que pros hardcores esse jogo deve ser um passeio no parque mesmo. Mas mesmo assim da pra considerar que esse jogo ta sendo porta de entrada pra muita gente com preconceito com esse tipo de jogo, isso é bem bom. Ainda mais que esta na gamepass, eu estou jogando a versão de switch e estou curtindo muito.
que análise e crítica excelente cara, cê é muito acertivo em cada ponto trazido. Eu tô jogando atualmente, rumando pro final pq detesto deixar um game pela metade kk mas tive exatamente as mesmas percepções que vc, principalmente pq também sou fã de carteirinha de RPG a anos.
Show! Não joguei mas confirmou minhas suspeitas sobre o game, verbalizou minhas incertezas sobre ele, pelo jeito não era só impressão minha .Faz uma visita ao Chainned Echoes, se já não o fez, estou super curioso para saber o que tem a dizer sobre ele.
Eu amei esse jogo por ser algo leve e simples, zerei em poucos dias e pra mim foi maravilhosa a experiencia! Mas curti demais a tua visão, Cogu! Legal demais ver a sua perspectiva :D
@@ofiorajoga demais! Me fez relembrar os bons RPGs de antigamente. A história poderia focar um pouco mais nos protagonistas, mas tem um baita plot no final.
Muito interessante esta visão de jogo, talvez este jogo apele mais para o publico que não vai muito com a cara de rpg raiz mas quer jogar um jogo de rpg pra vez como que é.
Concordo em muitas partes com o que você disse no vídeo, finalizei o jogo, e fiz o final alternativo, muito motivado pela nostalgia e por ter gostado muito do the messenger. Achei um bom jogo e só, a história é boa mas tem um final um tanto quanto anticlimático, porém os gráficos e a jogabilidade me prenderam muito ao jogo, acho que realmente devido a saudade de um "RPG" nesse estilo. Quanto ao fator estar muito nos trilhos, isso ajudou bastante na minha experiencia, pois realmente tem uns jogos mundo aberto recém lançados que parecem mais um segundo trabalho após o trabalho. Parabéns pelo conteúdo e continue assim, um ótimo ano ai pra tu!
Cogu, sou seu fã, eu adorei o jogo mas não dá para comparar com os jogos antigos mais tops, os quais você nos mostrou, sinceramente sei que não é dos melhores mas é bom sim e agradeço um estúdio que se preze a fazer um jogo assim ao invés de jogos novos só para vender
@@leonardor7181 as pessoas que criaram essa mentira de ser o novo CT, sabotage so falou que era inspirado, é um jogo indie como eles iam fazer algo pick CT, que foi o projeto mais gigante da sua época?
Respondendo as perguntas em 20:36 Joguei por pouco mais de 50 horas no total. Fiz 100% do jogo. Ultima vez que joguei foi umas semanas atrás quando finalizei e não peguei mais pq realmente não vi motivo, a história realmente é linear, a quase nula customização dos personagens não incentiva várias jogatinas e não tem múltiplos finais(na verdade tem 2, mas vc não precisa rejogar o jogo inteiro pra ver o segundo final). Ele ainda ta instalado no PC só pq é levissimo e ainda não fez falta o espaço dele KKKK Sobre o resto do video: Eu entrei aqui pronto pra discordar veementemente de tudo que você falasse de ruim do jogo. Eu sabia que ele tinha problemas, óbvio, mas eu gostei demais dele e tava pronto pra defender com unhas e dentes e conforme o vídeo foi passando mais e mais eu concordei com você em quase tudo com exceção da dificuldade. Achei o jogo extremamente fácil ao ponto que eu não vi os movimentos especiais da maioria dos boss justamente por causa das quebras de trava, mecânica essa que apesar de muito interativa e foda, deixa o jogo extremamente fácil. E isso que eu não sou acostumado com jogos de turno, nunca tive paciência, eu bati final no Chrono Trigger por emulador no celular durante as aulas do ensino médio quase 10 anos atrás e tirando ele e o SoS deve ter mais uns 2 jogos de turno que eu joguei na vida e nem lembro os nomes, talvez 3 se eu considerar BG3(é de turno mas não é a mesma coisa). No mais, eu só achei o jogo muito fácil mesmo e um ponto que eu adorei é que apesar de ter puzzle pra krl, quase tanto puzzle quanto luta, nenhum dos puzzles(na minha opinião) foram do tipo que eu precisava realmente quebrar a cabeça pra chegar na solução. Isso pra mim é um mega ponto positivo pq eu detesto lidar com puzzle complicado. Talvez eu tenha gostado dele justamente pela história linear que fica te pegando na mão o tempo todo pq eu joguei 300 horas de BG3 em 4 saves diferentes antes do SoS e eu ja tava de saco cheio de ter opção, só queria aproveitar a história. E sim, o Garl é o real protagonista do jogo e é forçadíssimo(mas eu gostei)
Concordo com vc, não consegui me empolgar muito com esse jogo, e estava achando muito estranho esse hype geral. Claro, acho ótimo quem gostou do jogo, fico feliz que conseguiu aproveitar. Mas o que vc falou descreve muito bem o que eu também senti.
Cogu, Fale de Alundra esse RPG me marcou muito na época pois zerei com meu irmão que hoje já não se encontra mais aqui! Gostai muito na época q joguei e me prendeu até o fim pela história, jogabilidade e gráficos bem feitos pra época... obrigado! abraço!
Comprei o Sea of Stars no lançamento e não consegui terminar o game por muitos motivos que você comentou no vídeo. Eu falei para os meus amigos que não tinha gostado do jogo e fui massacrado por eles, agora posso mandar esse vídeo para provar que eu não estava louco kkkkk
@@ThiagoAlbuquerqueKozusko-so1md caraca, imagino kkkk eu fui muito hateado por apontar os defeitos do skyward na época q lançou, e hoje geral fala desses defeitos xD
Eu tb não gostei, nem consegui terminar e nem sei se vou terminar... esperava desse game, a desenvolvedora mandou muito bem no game anterior, mas esse... triste!
Eu joguei gostei, até platinei o jogo, achei um bom jogo mas nada absurdo, eu gostei muito desse lance dele ser linear e ter que executar certas ações pra passar dos chefes, realmente e um jogo muito corredor mas ainda assim me divertiu
Cogu, acompanho a pouco tempo o canal, obrigado pela sua crítica e teu jeito honesto ao descrever o jogo! Essa é a primeira vez que vejo uma crítica de um jogo de alguém que não gostou dele e me deu mais vontade de joga lo!
Pow, eu to amando Sea Of Stars. Eu ainda não zerei, mas a história ta divertida e as vezes os personagens falam rimando kk é lgl. Muito bom o vídeo viu 😁😁✌️
pra mim tbm foi o melhor jogo do ano e um dos melhores que ja joguei, mas é igual o cogu falou no video, esse jogo pega muito na nostalgia que por sinal é meu ponto fraco kkk
Esse jogo com certeza vai agradar mais a geração atual do que os fãs de RPGs das antigas. O jogo é linear, sem você "ficar zanzando por aí", sem salas vazias que nos enganavam, mas faziam o ambiente parecer mais natural, e sem as vilas cheias de vida que faziam você "perder tempo" nelas. Enfim, um jogo para o público mais frenético da atalidade.
Mas as vezes é legal zanzar por aí, especialmente quando se descobre segredos que o tornam mais forte ou fornece histórias interessantes. Já pensou Chrono Trigger sem a busca pela Pedra do Sol ou sem histórias adicionais como o reflorestamento do deserto? Porém não deixo de concordar com você, em muitos jogos isso resulta apenas em buscas inúteis, e se o jogo for enjoativo é pior.
Isso que vc falou é a grande verdade sobre o jogo. Sempre que falávamos sobre rpgs nessa pegada a primeira coisa que vinha na cabeça era se perder. Era gostoso ficar perdido. A geração atual odeia isso, quer saber com fazer tudo. Mas infelizmente faz muita falta. Lembro de perder horas em chrono trigger, legend of mana, legaia, alundra, muitos ffs, breath of fire, vagrant story, justamente por se perder em salas vazias e corredores que não levam a lugar algum ou à início da dungeon
Mas pega a turma mais antiga tambem (eu to batendo os 40) e ja nao tenho mais a disposição de antes pra ficar perambulando sem rumo e grindando a toa. Um jogo como o Sea of Stars ficou bem atrativo pra mim, até mais em como ele é dinamico e direto na UI do que por ser mais linear.
Valeu, Cogu. Esse vídeo fez mto sentido para mim. Em linhas gerais, eu gostei do jogo por conta da história, sistema de combate e gráficos. Mas chegou um certo momento que eu só torcia para chegar no fim logo e nao ter mais um chefao pois nao aguentava mais os puzzles e cenários repetitivos.
Boa tarde cogu, como sempre mais um video incrivel de qualidade impecável. Platinei o jogo no ps4, gostei mt, joguei mais ou menos 1 semana, depois do horario do trabalho. Acho que e uma boa amalgama de jogos antigos, talvez para gamers mais velhos como eu de aquela aquecidinha no coração, que e dificil ter hoje em dia.
Uma das diferenças entre homenagem e plágio é o incômodo no usuário. A homenagem te causa aquela sensação "Aaaaah peguei a referência maluco" o plagio é literalmente um incômodo
O plágio não só incomoda o usuário como viola uma das coisas que no direito chamam de propriedade intelectual e isso não é permitido roubar por conta das patentes. Então não é só um incomodo, voce ta ganhando dinheiro em cima de algo que voce nao criou e quem criou não tá ganhando. Por isso muitas vezes acaba indo parar na justiça.
Cara, muito estranho… cara, a história do jogo foi fantástica, parece que vc realmente não jogou o jogo o mesmo jogo que eu :o como pode gente? Eu chorei, de muita risada, altos plot twists muito bem colocados. Sobre a frequência de jogar, tô jogando todo dia, agora tô pegando os últimos 2 achievements ‘x)
Uma curiosidade (não estou dizendo que tem alguém errado ou certo aqui) é que o consenso nos reddits gringos tem sido de que a história do jogo é bem ruim. Então consigo entender a visão do Cogu pq não é a primeira vez que vejo alguém comentar isso tbm. Ainda me falta experimentar pra opinar alguma coisa kkkk
Год назад+6
A história é bobíssima, principalmente se vc já jogou clássicos como Lufia, Golden Sun, Trails Into Sky. Star Ocean, etc.
@@matheusalexandre7056 valeu pelo comentário :) sim! Eu assisti o vídeo todo pra entender o ponto dele, mas eu respeitosamente discordo. Talvez eu não ter jogado chrono trigger seja o que me fez ter uma experiência tão massa com o sea of stars. E não é por falta de referências também, eu jogo RPG desde criança e acho que ficou muito bacana o jogo. Talvez a galera esteja com expectativas muito altas sl… A história em alguns pontos fica um pouco óbvia. Mas ao mesmo tempo tem alguns pontos de quebra de expectativa que foram muito surpreendentes pra mim. Inclusive o bônus final (que não eh o final verdadeiro somente, que também eh excelente no meu ponto de vista).
@@AlanPCS é então, tudo o que eu sei é informação de segunda mão então nem posso falar nada. A única coisa que eu posso falar é que se eu confirmar o que me disseram eu também vou ter minhas críticas. Btw, você jogou Octopath? Se sim, o que achou?
@AlanPCS concordo muito contigo. Tive uma experiência bem próxima do que você indicou. O que eu sinto é que parte da experiência dos jogos de muitas pessoas está vinculada a comparações com outros RPG e criam uma expectativa em cima dos novos jogos. Também joguei o Sea of Stars, tive o prazer de platinar no Ps5 e aproveitei o que o game ofereceu e pronto. O jogo tem suas falhas, mas acho que o game acertou muito mais. Sendo mais próximo de um RPG ou não o que pesa no final é a experiência que temos. É uma analogia com comiga, pode ser feio, mal apresentado mas se o sabor final te agradou, maravilha.
Achei o jogo 9/10, a única coisa que me incomodou é que de fato o jogo NÃO tem exploração no world map e o fato de só ter 3 skills no jogo e as supremas / combinadas você praticamente não usa pq demora pra caramba pra encher a barrinha nas batalhas
Dahora seu esclarecimento Cogu. Eu nunca fui fã de RPG, já havia tentado jogar alguns, mas sempre achei maçante demais a questão dos dialagos (ate pouco tempo atrás tudo em ingles e eu nao sei mais que 6 palavras em ingles) ou a questão de montar uma build competente. E ao ver os trailers do Sea Of Stars, me deu uma vontade absurda de jogar, pelo seus lindos graficos (que sou grandemente apaixonado por pixels) e por ser elogiado pela tradução PT-BR, então decidi dar uma chance, e depois que passei da introdução do game, me vi viciado nele, de 7 dias da semana eu jogava pelo menos 4 dias, e aproximadamente 3 a 4 horas por dia, coisa que não faço com nenhum outro game desde Zelda breath of the wild. Foi um jogo que me prendeu muito com a historia e com o andar da gameplay, zerei ele com aproximadamente 54hrs de jogo, não fiz todas as conquistas, mas andei perto, fiz os dois finais e ainda queria jogar mais, mas as conquistas finais eu nao tive vontade de fazer, o que realmente queria era mais historia kkkkk e fiquei muito animado com o final do jogo, dando uma janela pra uma continuação. Enfim, meu relato é esse, um cara que nunca foi fã de RPG, trabalhador CLT, casado, consegui arrumar tempo pra um jogo que me cativou, me emocionou, me fez rir e por ai vai.
30 minutos de mimi.. brincadeira kkkkk. Zerei o jogo no lançamento e fiz o final alternativo que vale muito apena. Quanto as críticas vou concordar que os diálogos nas vilas são esquecíveis mesmo. Já zerei varios rpgs de super, Chrono, ff vii, breath of fire e até bahamut lagoon que pouca gente conhece e é excelente... E vou dizer que de cara da pra ver que esse jogo não tem nada a ver com esses na sua essência. E pra mim tá tudo bem, acho que o segredo da vida é não entrar em algo com qualquer expectativa. Enfim, jogo bom, história boa, visual excelente, gameplay boa, não senti repetição. Esse vídeo foi um exercício de empatia pra mim kk
quando ele falou de jogos feitos por uma pessoa só eu imediatamente lembrei de "chained echoes" inclusive seria legal um review desse ou do "Jack Move". Bom, ótimo vídeo, sucesso Cogu!
Ja acompanho seus videos a algum tempo, acho suas reviews muito honestas e sinceras. Concordo com muita coisa do que vc falou, estou jogando aos poucos devo ter umas 25/30 horas acumuladas de jogo, e essa repetitividade nao tira o encanto do jogo. Parabens pela video , ficou muito bom.
Cara, esse vídeo é a prova que realmente a experiência de cada jogador com um jogo é única. Eu virei fã de carteirinha da Sabotage Studio desde que me apaixonei pelo The Messenger, a história, a pixel art, a gameplay, o universo criado me encantou. Até mesmo quando o jogo que começou sendo um jogo de ''passar de fase'' do nada vira um metroidvania, e não tem como não rir com os dialogos do Sofismuto e da lojista. O Sea of Stars já me chamou a atenção desde o inicio por se passar no mesmo universo do The Messenger, e talvez por isso que a minha visão seja tão diferente, porque eu não tenho nenhuma ligação com Chrono Trigger, só joguei o inicio na versão do Android. Então sobre as referências ou até ''cópias'' do Chrono eu não me liguei, mas quando chegou numa área a gente também passa no The Messenger e tocou até a mesma música, eu me arrepiei todo. Mas eu tenho que admitir que no quesito RPG ele é bem simplão, a única coisa que eu tenho que discordar foi sobre o farm. Em nenhum momento da minha gameplay eu precisei farmar level pra poder avançar no jogo e até mesmo o dinheiro que a gente ganha bem pouco, deu pra comprar todos os equipamentos sem eu precisar vender nada no jogo inteiro, até porque os itens de cura eu sempre tava cheio por estar sempre coletando ingredientes e pescando. Platinei o Sea of Stars com 60h de gameplay, fiz o final alternativo e até fiz o easter egg na cripta que eu recomendo muito pra quem gostou do jogo e também é fã do The Messenger. Agora é esperar pra ver o que a Sabotage Studio irá trazer para a gente no futuro.
Ainda não zerei, mas posso dizer que tive a exata mesma sensação. É indescritível a sensação de explorar a Ilha do Planalto depois de ter zerado The Messenger. E seria exagero dizer que essa foi a minha melhor experiência com um jogo nesse ano. Renheço as limitações, ainda mais quando comparado a Chrono (do qual sou fã), mas ainda assim não deixa de ser um jogo feito com muito amor e carinho por parte dos desenvolvedores. Ansioso pela continuação desse universo.
Em alguns momentos eu me vi me forçando a jogar para poder terminar o jogo, mais ou menos com uns 60% da história. Algumas partes do jogo são realmente muito rasas, isso deixa a experiência um pouco desanimadora as vezes. Mas acho que no último terço do jogo ele me pegou de um jeito bom. Me identifiquei com algumas partes da história que estavam acontecendo e também com um dos personagens que eu só achava chato e que pra mim ficou legal, isso me deu um ânimo pra terminar e fazer até o final verdadeiro. Acho que tem muitas falhas sim, a principal é o tema acabar sendo um pouco infantil, acho que tinha espaço pra trama ser um pouco mais madura mesmo e falar de assuntos mais complexos. Outra falha é a falta de variedade nas batalhas, são pouquissimas habilidades para cada personagem. Falando em personagem, acho que só 2 ou 3 realmente conseguem passar algum tipo de personalidade, tem personagens que pra mim são praticamente NPCs pq você não tem muito tempo ou interesse mesmo em se aprofundar e conhecer. Porém ainda acho um jogo muito bom, é muito bem feito e polido, muitos detalhes legais, arte muito bonita, trilha sonora muito boa. Não acho que é um jogo daqueles que você perde muito ao não jogar, então não é aquilo "jogue, não deixe de jogar!!!" mas recomendo para quem está afim de um jogo legal que você pode jogar numa boa no seu tempo.
Eu gostei muito do jogo, pra mim, o maior pecado dele foi ser MUITO linear. É um RPG muito fácil, excelente para iniciantes. Os puzzles são ridículos de fáceis, as lutas são super tranquilas também. O ponto mais forte foi a história.
Jogão! E concordo com os pontos que o Cogu citou, realmente acaba sendo bem repetitivo mas como um grande fã de chrono trigger, esse jogo lembra bastante e a história é cativante. Valeu a pena e vale para quem ainda não jogou, principalmente para quem curtir jogos pixel art.
Eu me diverti bastante com o game, a ponto de fazer o final alternativo. Porém praticamente tudo isso que vc disse em relação ao Garl e a obviedade de algumas coisas. Porém tem alguns plot twists bem interessantes na história.
Obrigada pelo review, Cogu! Muito interessante saber que há hoje em dia RPGs que não necessariamente carregam a responsabilidade do gênero. Eu só diria que é um Puzzle-PG, no lugar de action que você mencionou porque o action via de regra não é de turno e tem uma liberdade maior pro player no universo hoje em dia, mas fora isso eu vi gameplays do jogo e realmente é bem 'mesmice' ao longo das horas jogadas. Uma pena, porque com essa direção de arte, claramente seria possível fazer algo mais encorpado. Eu imagino um boss em que você tenha que escolher uma combinação certa de poderes e de escolhas para conseguir bater em uma das cabeças, por exemplo. Algo bem complexo mesmo. Enfim! Ia te sugerir para dar uma chance ao Mageseeker, o RPG da dona riot games, ele não é de turno, mas é bem um estilo que acho que gosta e tem uma boa história (a lore do universo do lol é a melhor parte de tudo do lol, honestamente).
Não sou muito fã de RPG por turno, fazia anos que não jogava. Por falta de opção, acabei baixando o Sea of Stars pra testar e não consegui parar de jogar. Fiz tudo que tinha pra ser feito no jogo, zerei com cerca de 45 horas. Só me faltou 1 troféu para platinado, não fiz pq teria que rejogar o jogo. No geral, foi um dos melhores jogos que joguei esse ano, principalmente pela simplicidade.
É o que eu sempre digo, dá pra depreciar qualquer jogo ressaltando os pontos fracos dele, e engrandece-lo ressaltando os pontos fortes. Tu fez uma boa análise, parece que levou um pouco pro pessoal, mas mesmo assim, fez ótimas observações.
Eu amei demais seu vídeo, mesmo discordando de quase tudo. Curti demais especialmente da exposição argumentativa e o respeito à discordância. Consegui entender bem seus problemas com ele, apesar de eu não ter tido os mesmos problemas que você teve. Acho que, como eu pretendo explorar em um vídeo futuro, tem a ver com a minha filosofia pessoal sobre jogos, que se baseia no amor-fati do Nietzche. Sea of Stars foi pra mim uma excelente experiência e estou feliz demais por tê-lo jogado.
Concordo sobre a importância dos RPGs de turno, assim como os de estratégia. Tales of the World Summoner's Lineage, de GBA, em japonês e muito difícil, mas zerei porque gosto muito da franquia. Algum dia, vou gravar gameplay desse. Um forte abraço.
O que eu curti, no chained Echoes e acho que faz sentido com o que o cogu falou do Sea Of Stars não ser um RPG, é que se cada um jogar o chained Echoes cada um vai montar a sua formação de forma de jogar, eu mesmo nunca vi a formação que eu fiz no RUclips por exemplo Agora o Sea Of Stars me parece que é tudo do mesmo jeito, provavelmente se nós jogarmos vamos fazer a mesma formação de personagens, cansativo, não tem estratégia nenhuma Joguei 20 horas e não sei se volto para terminar o Sea Of Stars
@@EHNMCroush sim mano Um furp ou outro, mas quando a história é bem contada a gente até esquece esses detalhes A mensagem (redenção) foi passada com sucesso Foi emocionante o final
@@Marcotudolegal exatamente E os personagens não se esforçavam para parecer legais Tipo o Robb que era nojento e mesmo a gente sabendo do seu passado e tal, o próprio personagem percebe que precisava evoluir Sobre as mecânicas Eu fui pegando os poderes que me interessavam e montando minhas builds por conta kkkk Só assisti os episódios do Zé Mezenga porque acho legal acompanhar a jornada de outros colegas Da uma sensação de comunidade kkkkkkk
Cogu, tem um jogo muito pouco conhecido chamado CrossCode que é uma mistura de Legend of Mana, The Witcher 3 (sim!) e Zelda. Gostaria muito de ouvir alguém falando sobre, pra mim é um dos melhores RPGs de ação da atualidade. Totalmente em pixel art e com uma história FENOMENAL, cheia de personagens cativantes que te fazem sentir parte daquele mundo. Uma experiência incrível, recomendo mto!
@@alessandra.5150 concordo, acho que o único ponto negativo do jogo seria a dificuldade dos puzzles nas doungeons, apesar de ser ajustável. Fica um pouco massante, principalmente lá para o final, mas não tira o mérito do jogo de ser muito bom
Concordo PLENAMENTE com você cara Esse jogo, é aquele que faz você pensar que não gosta mais de vídeogame. Uma pq a galera no geral tá tudo curtindo e tal, enquanto eu tava pensando: "poxa, será que sou eu o problema?". Outra pq a gente mesmo QUER gostar desse jogo, por ele ser lindo, por ser inspirado em clássicos e tal Eu detestei esse jogo, infelizmente. São poucos jogos que eu dropo, e esse foi um dele. E olha que ele é curto em O mais engraçado é que eu também tive o mesmo sentimento que você com o The Messenger kkkkkk só que esse eu zerei, mas a segunda parte é um saco Sea of Stars é EXTREMAMENTE superestimado e é um oceano de repetição, com referência a estrelas que, infelizmente, brilham muito mais do que esse jogo jamais vai brilhar kkkk Também não curti a progressão e pra ser bem sincero, o combate deu no saco também. Infelizmente esse jogo é ruim, só que muito bem maquiado. Não agrega em quase nada a indústria, a não ser a mensagem que ele passa, de que os clássicos ainda tem público, e isso pra gente é muito bom
Que análise sincera!! Gostaria de ver uma opinião sobre zelda Tears of Kingdom, pq amo zelda desde criança, mas me senti muito mal neste último. Tal qual Sea of Stars, pareceu uma produção meticulosa e bem projetada para agradar o público, porém sem "alma", sem uma missão e visão artística original que se desdobrou em tudo que o jogo é. Parece que hj os jogos estão sendo produzidos ao contrário, ao invés de uma arte se desdobrar em tudo que vemos nos jogos, 1º é pensado no que as pessoas gostam e depois dão um jeito de costurar tudo, tornando a experiência superficial, ainda q muitas vezes bem produzida.
Fala Cogu, tudo bem? Cara, faz muito tempo que não jogava um game desse gênero. O último que mais se assemelha que joguei foi o Ni no Kuni: Wrath of the White Witch, no meio do ano passado. Foi muito interessante observar esses pontos que você destacou, porque na realidade eu não os percebi como negativos. A linearidade consegue entregar bem a história, e eu fiquei bastante envolvido. Os puzzles são simples, mas me entreteram; não senti a repetição. Talvez, ao retornar ao jogo depois de considerar seu ponto de vista, minha percepção mude, mas já estou no boss final. Estou apenas coletando os búzios e baús antes de prosseguir. Já joguei 60 horas e ainda está divertido. A ignorância é uma benção! E realmente o Garl chatão!
Eu gostei, mas senti essa linearidade que vc comentou, Cogu, o que me deixou chateado é a ida e volta que essa linearidade causa e tu n fica "livre". Agora tô jogando The Messenger e o hype caiu absurdamente quando chegou na segunda parte, é como vc disse, o game não mostra pra onde você tem que ir e por mais que tu ganhe um mapa isso não ajuda muito, mas irei zerar, não sei qd, mas irei... Aah, o que eu adorei em SoS foi aquela cena lá perto do final, aquela da "navegação", como fã das estrelas/galáxias aquilo me pegou, me emocionou.❤
Você me deixou mais animado ainda para jogar ele, pois tenho dificuldade em gostar de RPGs, foram poucos que me atraíram (apesar que gosto de uns bem estranhos, como Saga Frontier). E nossa The Messenger eu concordo demais, zerei sofrido e não animei zerar a DLC, jogo arrastado demais
E VOCÊS? Quais jogos foram um sucesso, mas você não curtiu? E por que?
No meu caso com o Sea of Stars, não rolou. E nem foi questão de expectativa por parecer outros jogos, porque cada game é um game. Acontece, é assim mesmo! Obrigado por assistir o vídeo!
Persona 5. Dei uma dropada depois de algumas horas porque só tinha conversa o tempo todo. E olha que tô acostumado com conversas em RPG. Mas o Persona 5 tava demais de conversa! Quem sabe um dia eu volto pra terminar....
No tema RPG, para mim foi só breath of Fire 3, um jogo que um eu sempre via pessoas falando bem, mas eu não gostei e foi uma tortura terminar. Muitas das vezes o jogo te prendia em puzzles sem sentidos e mal explicados, a parte de atravessar o deserto guiado pelas estrelas simplesmente foi a pior parte, sem guias ou tutorias, fui conseguir passar semanas depois. Alem do jogo te forçar a grindar e upar personagens e suas sub classes pra poder progredir no jogo.
Tbm achei esse jogo um tanto fraco. No geral, muito elogio ao game se ancorou mais na nostalgia por talvez uma sensação de que o turno perde força e menos no conteúdo do jogo em si.
Sobre a pergunta, Devil May Cry 5 foi um jogo que não clicou comigo. O excesso de corredores e a extrema linearidade me incomoda de um jeito que me fez abandonar duas vezes o game. Eu sei que a franquia é linear e eu curtia demais o 3 de PS2, mas eu era jovem na época e talvez não me incomodava com o ritmo e com essa estrutura na época.
Dark Souls. É um jogo que não é para qualquer um, há pessoas que encontram a satisfação em terminar games com dificuldade extrema e há outras que só desejam jogar para se divertirem e sentir prazer com títulos que não extraiam a máxima capacidade do jogador. Sou daqueles que se frustra com derrotas que me fazem perder algo valioso, logo DS ou qualquer soulslike não é pra mim.
Cara, não suporto jogos "souls-like" (inclusive os que originaram o termo), mundo aberto (red dead, assassin's creed, etc) e survival (especialmente com zumbis). Sim, tô passando por uma fase difícil ultimamente kkkkkkk só sai jogos desses 3 gêneros nos últimos anos. Mas eu tenho ainda meus roguelikes indies que eu amo de paixão, único gênero que continua em alta dos que eu gosto
Cogu, o que você disse sobre jogos de mundo aberto parecendo um segundo trabalho… isso ficou evidente pra mim depois de jogar novamente Assassin’s Creed Black Flag… o jogo tem 10 anos e é MUITO mais bem dirigido que outros jogos de mundo aberto atuais. O gênero mundo aberto hoje parece que tem jogos gerados via algoritmo de tão genéricos e superficiais que tão.
Pois é, me senti assim jogando o elden ring depois que saí da primeira área, fazer aquelas cavernas e dungeons pelo mapa, era exaustivo
a historia do Black Flag foi uma das coisas que mais me chamou atenção, que te prende do inicio ao fim, o Black flag foi o assassins creed que mais zerei, 5 vezes.
Acabei largando o Odyssey por conta disso. O Origins eu amei e terminei, pq Egito é meu fraco, quando comecei o Odyssey, cara, é cansativo só de olhar aquele mapa todo pipocado de ícones e isso só aumenta com o tempo, inclusive com "histórias" geradas por usuários....
@@cosmuru credo! História gerado por usuários?! Ainda bem que quitei de AC no Origins pq sinceramente pra mim não dava mais. O que joguei mais foi o Syndicate talvez pq gostasse muito do ambiente do jogo. Mas o mundo aberto dos AC Origins em diante me desanimou absurdamente de mundo aberto. Mas muito.
Falou tudo! É isso mesmo, da mesma forma eu penso sobre os jogos Rogue Like. Que pra mim é outro gênero que tá saturado DEMAIS no mercado Gamer e que eu não suporto mais. Tão metendo Rogue Like em tudo. E não é todo jogo que esse sistema é interessante, de 10 jogos que sai por ano, 1 ou 2 ganham destaque, o resto, é só encheção de linguiça preguiçosa.
Sou velho, trabalho 10h por dia, e todos os pontos citados como negativos pra mim foram justamente o que eu mais procuro num jogo: linear, facil, rapido, noob friendly 😂
Seu comentário me representa demais. 😂
por isso existe o modo easy creio eu kkkkkk
foi justamente o que eu achei, faltou um pouco de golden sun, se jogou esse jogo sabe o que eu to falando
Pow eu tô nessa, tem pessoas que amam esses "souls like", mas pra mim não dá, a frustração e irritação de perder todos os itens ou voltar pra caramba no jogo a cada morte me estressa mais do que o divertimento da possível conquista. Exemplos de jogos que dropei: The Messenger, Blasphemous, Sekiro, etc ...
Jogos que zerei e que achei muito prazerosos de jogar: Stray, Kena Bridge of spirits, Jusant e planet of Lana. Recomendo todos esses, e agora tô zerando Eastward com tradução da PKG, abraço!
Nossa exatamente, adorei tudo ser bem linear
Confesso que esse jogo foi a melhor experiência de 2023 , me emocionei, me deu vontade de jogar, relembrou minha infância, mereceu o prêmio do TGA 2023!
Que coisa linda os comentários, muita paz, educação e pontos de vista. O canal sempre dúvidas tem um público incrível!
Melhor público!!
os comentários ofensivos são deletados rsrsrsrs
É um contraste absurdo sair disso aqui pro twitter! kkkkk
Sou uma pessoa nos seus 30 anos e posso dizer que Sea of Stars foi perfeito pra mim que já não tenho videogame como prioridade na vida!
Que venham mais jogos lineares, de controles simples e que você não esquece onde parou quando a vida real atrapalha sua jogatina hahah
Concordo com você. Dependendo do meu estado de espírito prefiro jogar algo assim. No momento estou jogando Terraria que foge bem disso aí, estou adorando, mas quando sei que estou com pouco tempo jogo alguma coisa mais casual.
No momento estou jogando Valkyrie Profile Leneth maravilhoso.
Verdade, é péssimo ser adulto e jogar games ultra complexos que se você passa uma semana sem jogar você já desaprende a maior parte. Eu também prefiro jogos assim, simples
@@CarlosCosta-gp4dv amigo quem tem 30+ e tá com a memória ruim assim, sugiro voce procurar ajuda. Ser adulto ou velho não justifica esquecer como um jogo funciona. Tenho mais de 30 e consigo jogar jogos complexos como nos meus 18-25 anos. É questão de prioridade e tempo. Trabalho como qlq pessoa, estudo e me atualizo, mas sempre acho um tempo pra jogar qlq jogo, do mais simples até o mais complexo.
@@rgjs4537
Bom pra vc, cara! Parabéns!
Mas acho que nem preciso dizer que as pessoas não são iguais, né? Ou talvez eu precise, pelo visto.
Pelo visto tbm precisa-se dizer que pessoas trabalham em profissões diferentes e que alguns trabalhos podem ser mentalmente muito cansativos e ai, quando vc chega em casa e quer jogar algo pra relaxar depois de um dia de trabalho estressante, vc quer um joguinho simples, com boa história, com cenários bonitos, personagens cativantes, etc.
Fora que, pasme! Nem todo mundo curte jogar games complexos, ainda mais depois de um dia estressante de trabalho. Se vc curte, bom pra vc. Se divirta lá. Mas nem todo mundo é como vc.
Frequento comunidades de games tem anos e tenho que falar que a comunidade do Cogumelando é uma das mais maduras que já participei. Muito maneiro ver a galera discordando sem atacar, sem debochar, etc. E isso é incrível! Até pq dá pra conviver tendo gostos diferentes sem ter que tretar o coleguinha. Hauhauha Parabéns pro Cogu e pra comunidade!
Verdade. Cheguei aqui faz algumas semanas, sempre tento iniciar uma discussão, pois sempre saio mais informado kkkk. Difícil achar isso no youtube. Imagino que seja devido ao próprio comportamento dele, sempre calmo na explanação, mas sem aquela aura de "intelectualidade" forçada, acho que da para chamar assim. Que acontece muito na área de análises de qualquer forma de entretenimento/arte.
É mesmo, ele tem uma vibe muito acessível, mesmo com todo o conhecimento. Bom demais!!
Cogu não gostou de Sea of Stars e Like a Dragon...dois jogos que adorei! Mais um exemplo que a gente pode discordar de quem a gente acompanha, e tá tudo bem. :)
Eu tbm gostei dos dois mas os pontos que ele levanta são super válidos, principalmente o grind no final do like a dragon que me fez desistir do jogo por um momento
@@reinaldofilho2207 Aquela parte do Like a Dragon realmente foi forçado. O jogo fica muito mais difícil do nada. Mas eu já tava tão viciado ali que não me importei de farmar pra ficar mais forte. Pra mim a sequência que vai sair em janeiro já é compra garantida. Kkk
@@darksurvivalwilly Pse. O jogo quer que tu grind na empresa do Ichiban e ganhar XP contra inimigos, mas como a pessoa já tá lá pro fim do jogo, então o mais comum é você continuar jogando (pois o jogo é muito bom)
Fiquei curioso... Cogu curtiu Chained Echoes? Pra mim foi o melhor RPG 2D dessa geração
pqp eu ia fazer esse mesmo comentario
Eu me senti jogando Pateta e Max do Super Nintendo, com batalha de turno, teu vídeo me mostrou que eu não estou maluco.
genial! hahahaha
caraca, eu adorei o jogo, mas tive exatamente a mesma impressão KAUSHUSAH.
Isso era pra ser ruim? As descrições que o vídeo deu pro jogo me descreveram uma versão moderna de Lufia II, uma das maiores pérolas pouco conhecidas do SNES
Pateta e Max foi um dos melhores jogos ja feitos com essa mecânica de puzzle de empurrar pedras
Respondendo as perguntas do Cogu... Joguei por 48 ate zerar, fiz com calma e curtindo tudo, agora completei 70h pra fazer tudo no jogo. Sou pai, empresario, e tenho pouco tempo para jogar, mas adorei a experiencia com o Sea of Stars, o Nintendo Switch com seu modo portatil ajudou muito nessa rotina... Tudo que o Cogu citou como pontos negativos foram justamente os pontos que eu mais gostei, principalmente a forma como progredi, o deaafio balanceado e tudo mais... Sou fã de Chrono Trigger, zerei duas vezes nos ultimos 4 anos, e jogo ele há uns 25 anos... Sea of Star não é primoroso, mas achei turo acertado, eles fizeram tudo que eu, como fã de Crono e velho, ocupado, procurei em um RPG.
Caraca você demorou bastante, eu tinha levado 36 horas para platina e achei que eu tinha demorado demais e que avia prolongado mais do que devia a platina.
Eu adorei o Sea of Stars também, cada parte dele! Essa foi a 1ª vez que discordei das opiniões do Cogu.
A falta de tempo gera isso. Não consigo mais focar em jogos longos. Raramente... RPG é meu estilo preferido, mas tá difícil. Pai de família, trabalhando, estudando, trânsito todo dia, 40 chegando rs Também joguei ele de boa, bem leve. Fiz 100% no Xbox SS, mas comentei q ele é feito para o switch.
@@johnatanmachadoytjá discordei de vários, inclusive alguns rpgs que ele acha primoroso e eu acho horrível e outros que ele não gostou e eu acho foda como Suikoden III que é tido como um dos maiores plot Twist da história
vejo muita gente comparando o jogo com Chrono Trigger, mas na minha visão, sea of star lembra muito mais um Mario RPG, ate por causa das batalhas
ainda não finalizei devido a falta de tempo.
Joguei o jogo todo, fiz o segundo final e levei ao todo umas 50 horas, e fiquei simplesmente apaixonado por ele! O game é linear, casual, te instiga a saber mais da história e te emociona em vários momentos! Eu que tenho às vezes no máximo 40min por dia pra jogar alguma coisa, é extremamente frustrante quando vc não vê avanço na história por conta desse pouco tempo, como seria se jogasse um souls like que muitas vezes vc fica preso por 2/3 horas em um boss, ou um jogo de mundo aberto que te faz caçar o objetivo.
Dito isso, eu discordo do trecho a partir de 23:54 que você não recomenda o game pra quem está em dúvida. É o completo oposto, deem uma chance à ele, o game te mostra a progressão, tem uma narrativa interessante, tem personagens cativantes (não achei o Garl forçado), tem um sistema de batalha que pode deixar o jogo difícil ou fácil dependendo da sua habilidade, tem emoção, tem um visual lindo e tem sim a sua própria personalidade, mesmo com as inúmeras referências e homenagens que ele faz!
E sobre o mini game das tabernas, é extremamente viciante. Se fosse um jogo de celular disponível nas lojas de app, faria sucesso!
vc disse tudo!
Pra celular não kkkkk Deus me livre de gacha
Disse tudo!
Só eu que não achei tão linear assim? Tive que ir e voltar várias vezes nos locais para pegar coisas para completar o jogo.
Eu simplesmente amei esse jogo, mesmo uma história "clichê" de heróis salvando o mundo, achei tudo muito bem encaixado e adorei a gameplay.
Mas também nunca encarei esse jogo como algum sucesso espiritual ou esperava jogar algo parecido com experiência de rpgs antigos e adorei
Sim mano, eu também, achei o jogo incrível. E tem uma parte que ele fala que tem pouca exploração e o jogo é mto linear, eu discordo, praticametne todo cenário tem itens e caixas escondidas pra vc achar, só que tem que explorar bem o cenário pra achar. Maior erro dos gamers é comparar um jogo com outro, sendo que cada um tem sua própria idéia e contexto.
Tbm joguei sem qualquer expectativa, mais um RPG q por pagar o catálogo da plus pude conferir de graça, e para mim uma grata surpresa!
@@tiowolff75 concordo com voce, joguei o jogo inteiro só aproveitando e adorei a experiencia, mas quando voce para pra analisar esse jogo se inspira tanto que é quase um plágio mesmo fica dificil nao comparar esse jogo com chrono trigger ou outros jogos.
Eu gostei muito do jogo... Chamar de novo CHRONO TRIGGER? Nem de perto...
Mas confesso que é um dos melhores q joguei nos ultimos anos..
30hs pra zerar
Ainda estou correndo atrás para o final verdadeiro
@@Dcoelho18pior q nao viu... trampo, patroa, 2 filhos pequenos, construçao....
Haaaaa, quase nao sobra tempo
eu ia ate curti seu comentario mais nao hora que tu falou que foi um dos melhores jogos que jogou kkkk
Jogo excelente, mas melhor RPG dos últimos anos eu não chegaria a tanto Yakuza like a Dragon, Persona 5 Royal e FF 7 Remake são melhores. Ainda não joguei, mas Tales of Arise tbm parece ser mto bom
é um jogo bom, o final verdadeiro é maravilhoso, claramente é um rpg perfeito pra quem é iniciante mas pra quem é velha guarda pode se decepcionar, agora o pior pra mim é uma das quests pro final verdadeiro ficar travado a colecionáveis, cara isso pra mim foi o prego que me garantiu que eu nunca mais vou voltar pra ele pq catar tudo aquilo é mt chato, tirando essa quest de colecionáveis, as outras pra liberar o final verdadeiro são bem legais, contam mais dos personagens e achei justo.
@@Dcoelho18 esses búzios podiam ser para liberar mais coisas na vila, conversas novas ou conteúdo tipo artwork, sala de dev sei la, agora prender o final verdadeiro a isso foi mt vacilo
RPG com foco na ação muito bom é o CROSS CODE, puzzles muito bem elaborados, personagens carismáticos, história muito boa e jogabilidade é um show a parte, experimenta!
Pra mim foi um dos melhores jogos do ano ,um dos melhores que já joguei na vida e é interessante ver diferente ponto de vistas eu como fã de rpgs antigos me tocou de uma forma que há anos um jogo não tocava
Vc traduziu certinho o que senti sobre o jogo. Entrou na famosa lista: “Dropei, quem sabe um dia”
💥 COGUUU, faz aquele vídeo ensinando a galera como funciona um RPG de turno, as mecânicas, as estratégias, como gostar desse estilo! Valeu! 💥
Pra mim o jogo foi excelente, inclusive pq em nenhum momento precisei ficar upando personagem em batalhas forçadas e as batalhas foram bem balanceadas sempre dando desafio sem necessariamente forçar grind... Acho que vc criou expectativas demais e ficou comparando demais com outras coisas tbm kkkkk
Pode crer cara! O grind dos games antigos era só um artifício para o game ficar grande.
Também não precisei ficar grindando. Achei as batalhas tranquilas, somente a última do true ending que deu um trabalho.
Concordo 100% com o Cogu e achei esse um festival de referências e homages a jogos infinitamente superiores. Quando a referência é melhor que o referenciado é melhor só ir na fonte mesmo.
Pois eu n gosto de rpg sem grind
Tem TANTO rpg antigo q é assim......
Eu zerei o Sea of Stars, tenho 30 anos, não muito tempo, mas dei um foco no jogo pq achei ele maravilhoso. É normal as pessoas irem abandonando o game
to nesse grupo igual o seu, nao tenho mt tempo pra explorar um mundo aberto de vdd, eu nem zerei o final verdadeiro ainda, mas pra mim foi um jogo nostalgico pra crllllllll.
e sinceramente, prefiro o final sem ser o vdd, ate pq ele faz mais sentindo e ainda abre breja pra um segundo jogo
@@edinho11000 amigo na verdade eu acho que o true ending tem uma cena muito mais polêmica que super dá a entender uma continuação hahaha
@@tiemeakamineterpilauskas1358 ela se chama the messenger kkkkk
@@edinho11000 Exato, me lembrou mto os rpgs das antigas, os rpgs de ds que me acabei de jogar... O jogo é mais simples, com ctz feito pra um publico mais velho que quer ter a experiencia de um rpg das antigas sem ter que se afundar em infinitas horas pra isso. Tipo Baldurs Gate 3, o jogo é magnifico! Mas é foda de jogar tudo...
Eu amei Sea Of Stars, mesmo com os problemas citados, como sendo linear, eu amei os jogo pela Pixel Art incrível, pela jogabilidade boa e interessante, mas o ponto que me deixou preso ao jogo, foi a sua história, eu nunca tinha experienciado sentimentos tão fortes com um monte de Pixel na minha tela. São poucos os jogos pra me fazer derramar lágrimas em meio a gameplay, e Sea Of Stars conseguiu isso. Por isso Sea Of Stars vai tá guardadinho no peito, mesmo com 60 horas de gameplay queria que tivesse durado mais, e que fosse ainda melhor pra que mais pessoas falassem bem dele.
Muito bacana ver essa review que apesar de crítica é estudada e muito bem embasada, sem desmerecer o jogo e sem desencorajar os jogadores a ter sua própria experiência com o título. Um contraste gigantesco e muito positivo comparado a crítica ao meu ver completamente desmedida e injusta do Brksedu pra Sonic Superstars... Ver seu review me dá vontade de jogar o jogo e tirar minhas próprias conclusões, mesmo entendendo que a experiência não tenha sido positiva pra você e entendendo e concordando com todos os pontos que você levantou, mas que talvez pra mim eles tenham um impacto completamente diferente. Excelente vídeo!
Joguei umas 4h e até pretendo voltar pro game outra hora, mas alguma coisa não clicou comigo, e esse vídeo me esclareceu alguns aspectos da minha experiência.
A impressão inicial foi boa... mas depois que saí da área de treinamento, o mapa continuou me dando a mesma impressão de ser um tutorial, faltava uma coesão para as áreas parecerem naturais e de que fato pertenciam a um mundo habitado, os mapas eram tipo um percurso feito a mão para desafiar alguém, muito sobe e desce com uma certa linearidade, faltou algo de desnecessário ou inútil que complementa a temática, tudo ali era funcional, é a diferença entre uma parede de escalada e uma montanha de verdade, como se tivessem cortado a gordura que os jrpgs clássicos tinham, só que o desenvolvedor cortou gordura demais e eu me senti comendo um bife magro com pouco sabor.
Pow eu adorei o jogo! Foi incrível do começo ao fim ❤
Jogo sensacional!!
O Level design desse jogo é impecável, jogo mt bem feito e bem trabalhado, não é a toa que tem público, é um jogo mt divertido
Como são bacanas os pontos de vista: eu adorei ficar lembrando de Chrono o tempo todo (fui vítima da nostalgia) e gostei tb do personagem bonzinho demais kkk acho que às vezes a gente quer só um personagem simples e unidimensional msm 😂 Um pedido/sugestão: faz um vídeo complementar, de jogos que você indica nessa mesma pegada. Alguns eu já sei, mas seria interessante ver isso compilado num vídeo.
Porra perfeito Cogu!! Tb não curti mto mas tu consegue explicar mto melhor do que eu o pq que EU não curtir! kkkk
Parabéns pelo trabalho, tu é foda!
Achei o jogo sensacional. No meio de tantos jogos iguais, esse jogo me prendeu. Em uma jogabilidade que alternava entre missões mais lentas e outras mais aceleradas. Zerei ele em poucos dias que nem vi.
Eu amei demais sea of stars fiz tudo o que dava no meu limite fazer kakakakak
Não conhecia seu canal e quando vi a Thumb, já estava com pedras na mão, mas vc foi preciso demais na critica. Trouxe exatamente meu sentimento com o jogo, que senti mais de uma vez que usa nostalgia como muleta. Infelizmente me decepcionou e eu tava mega hypado por ele antes. Parabéns pelo vídeo!!!
gosto de tudo que vc comenta, tenho uma expectativa alinhada, mas esse jogo ai eu gostei exatamente por ele trazer tudo que estamos sem a muitos anos, o mario rpg clicando em skils, o jogo de turno, combinações de personagens para usar skils e etc, e tudo isso em um jogo só, para ter cada uma dessas coisas vc precisava jogar vários jogos.
Acho que essa foi de longe a crítica mais honesta que já vi a respeito de um jogo.
Eu platinei esse jogo. Amei demais!
Um pouco repetitivo no final, mas muito bom.
Ah, e uma tradução e adaptação pra português fantástica
Também comi esse game e fiz os 100%, jogo excelente!
Baita game! curti demais.
Jogaço! Quem curte RPG pode jogar sem medo. Já devidamente platinado.
E o chained ecchoes? É um que eu tava de olho, mas depois de zerar sea of stars fiquei com medo de ter a mesma experiencia ruim
Chained Echoes é top. Mas se vc não gostou de Sea of Stars, tem chance de não gostar do CE tb.
Diferentes, nn curti sea of stars, mas achei chained echoes genial e o melhor jogo que joguei em 2022.
Alguns pontos diferentes:
-O mundo é não linear
-Existe XP e up de skill, inclusive é possível ter builds diferentes em seus personagens e realmente montar um personagem.
-O sistema de batalha por turnos nn é interativo mas é um sistema único que vc tem que usar de um ritmo de skills inteligentes.
-O jogo tem aquele sistema de caçar segredos, monstros secretos, procurar boatos e te recompensa por isso.
-Tem até questão de montar base e personalizar seu robô.
Em outras palavras o nível de profundidade do jogo é outro.
Chained Echoes não falha nos aspectos que sea of stars "falhou", joguei os 2, chained Echoes é melhor pra mim
Chained Echoes é um dos melhores RPG's já feitos e é um dos mais sofisticados. Ele soluciona diversos "problemas" que os RPG's tem. Pode jogar sem medo.
fiz 100% no Chained echoes e é o oposto do que foi dito sobre o Sea of stars aqui, as coisas secundárias dão muito gosto de fazer e a exploração também. Uma coisa legal do Chained Echoes que vi recentemente é que foi feito por um cara sozinho, igual stardew valley
Cogu, já experimentou CrossCode?
Tudo que Sea of Stars erra por tentar demais, CrossCode acerta com louvor e naturalidade. Não posso deixar de de recomendar após ver esse seu vídeo. Tenho certeza que vai te fazer ficar apaixonado por ter tudo q vc espera num RPG, pode confiar.
No mais, sucesso no canal!
UNSIGHTED game brasileiro indie é a prova que um game pode ser incrível apesar de todas adversidades.
Queria ouvir sua opinião sobre Chained Echoes. Eu amei o game!!
Chained Echoes é MARAVILHOSO hahahaha Eu passei duas horas pra tentar explicar a história pro meu marido (pra ele entender pq chorei em uma parte especifica kkk) é um dos melhores rpgs que joguei na vida >
Boa pedida
Todo mundo falando desse Chained Echoes e tem no gamepass. Vou aproveitar que assinei pra jogar Sea Of Stars e joga-lo tb. Ja baixei até tradução.
Nunca tinha visto. Vou por na lista e esperar alguma promoção.
Exatamente, de longe o melhor rpg do ano@@naoeessefilipeeoutrofilipe4700
Eu tb me irritei com a formiga multiplicadora pqp fiquei meia hora na battle pra morrer pelo tanto q eles multiplicavam.
Pior mob que já vi.
Kkkkk este foi o momento mais tenso do jogo
kkkkkkk nunca tive problema com essa formiga, as vezes até deixava ela se multiplicar pra matar mais e pegar mais xp
Uma coisa que achei muito maçante foi a obrigatoriedade de coletar todas as Concha Arco-Íris pra conseguir o final verdadeiro, apenas pra aumentar o tempo de jogo
Eu quase dropei o jogo por causa disso, um porre total isso. Sorte que eu já tinha 40 conchas e daí eu fiz mas foi muito chato
Eu so fiquei puto pq eu esqueci de salvar quando peguei a ultima e não lembrava, dai fiquei q nem um idiota caçando ignorando onde estava pq achei que ja tinha pego kkkkkk, quando termei o game ja tinha pego quase tds tbm, a maioria é bem facil de ver ou pegar.
Cogu, gostei do vídeo. Ainda não tive a oportunidade de jogar o jogo, mas curti teus argumentos e a forma como apresentou eles.
Só queria fazer um comentário: é complicado se guiar por quantas pessoas zeraram ou não um jogo, porque... geralmente as pessoas não zeram jogos mesmo. Estava vendo as conquistas de The Witcher 3 esses tempos, um dos títulos mais queridos da internet, com já vários anos passados de seu lançamento, e apenas 23,8% das pessoas que jogaram ele venceram o chefe final. Tudo bem que o jogo é longo, e isso interfere, mas Sea of Stars também não parece necessariamente curto.
Às vezes fico com a impressão que qualquer coisa acima de 30% em questão de pessoas que zeraram um jogo já é algo completamente fora da curva. Mas pode ser só coisa da minha bolha também.
Já reparei isso tbm
Eu zerei ele, e concordo 100% com a sua opinião. Quase tudo que citou eu percebi jogando, o jogo me cansou, eu nunca mais vou jogá-lo kkkkk. Meus rogs favorito é secret of mana, Hudras treasure e chrono trigger
Deixei um troféu só pra platinar. O jogo é bom demais!
A pixel ART é lindíssima! Mecânica de combate legal. Vale a pena, hoje em dia tem muita coisa aí q não presta. É algo novo, refrescante!
pixelart é fantástica! eu adorei também!
Adorei a platina dele també, qual troféu deixou faltando?
Eu faltei 2, o do minigame q não entendi e o q tem de matar 10 chefes com o gambit q reduz seu HP a 5%
@@matheusmarx5994fácil.
Faltou fazer o Quiz.
Decoreba, pra usar respostas em site...
Daí percebi q já fiz muito, que aproveitei bem o jogo, e parti pro próximo.
Ótimo vídeo! Argumentos muito bem tecidos e apurados.
Conheci seu canal há pouco tempo e fiquei surpreso com 2 coisas:
1 - Como você cativa minha atenção mesmo em vídeos mais longos.
2 - Como você tem apenas* 150~ mil inscritos.
Espero que você tenha cada vez mais sucesso!
Em contrapartida, por passar anos com essa quantidade "modesta" de inscritos, ele criou uma comunidade sensacional. Geral se respeita e respeitam o cara
Gostei demais desse jogo, principalmente depois de ver o final verdadeiro.
Eu AMO o carinho e o capricho que você tem com os reviews que faz dos jogos. Eu joguei e amei o Sea of Stars, sou da geração: Chrono Cross, FFT, Legend of Mana, Dragoon e etc.. Mas uma coisa que eu gosto (acho que por ter pouco tempo pra poder explorar de fato como antigamente), é a linearidade. Eu gosto de um mundo " semiaberto " que nos permite ter algumas explorações extras, que te fazem aumentar algum tempinho de jogo, mas nada de tão livre que me faça perder o caminho. Acho que isso me prendeu. Valeu Cogu!!
Eu acho incrível que sempre eu vejo algum vídeo com o Cogu falando sobre RPG's ele me desperta novamente a vontade de jogar. Só joguei a Demo do Sea Of Stars até o momento, mas provavelmente num futuro próximo devo jogá-lo pra valer, me pareceu bem bacana.
Vale a pena experimentar, ainda mais que você é mestre em RPGs
Nossa, sou novata no canal e estranhei o título, não pela sua opinião, mas pelo que vc explicou: ser um lugar pra falar de coisas que vc gosta. Espero realmente que o pessoal saiba entender e respeitar. Coincidentemente, eu tava jogando ontem na madruga e passei por vários pontos dos que você falou: sensação de mais do mesmo (tô perdida? já passei por aqui? é pra direita ou esquerda) e eu teria abandonado FÁCIL o jogo no chefe lá da névoa que é difícil de uma maneira chata e o que me fez continuar foi justamente TODO MUNDO dizer que é "O Novo Chrono Trigger, o qual, pasmem, eu não tive a chance de jogar ainda em uma qualidade boa (mesmo com emulador). O jogo não é ruim, mas por enquanto eu tô sentindo falta de alguma profundidade que em algum momento foi prometida (não sei se nas análises, enfim...). Pretendo continuar até o final pq dropei jogo demais e eu quero ter uma opinião completa. Por ora, é um joguinho divertido, bom por ter legendas em Português e porque eu estou curiosa sobre alguns aspectos do enredo. Obrigada por trazer uma análise fora da curva da proposta do canal, Cogu. E parabéns pela coragem, porque vai ter mimimi...
Tem nem perigo. Comunidade do cogu é muito respeitosa, mesmo discordando sempre é um debate saudável. Pode ver que uns 80% dos comentários discordam do vídeo, mas geral comentando numa boa
Opa eae cogu. Mano, eu tava me sentindo até meio culpado mesmo, mas obrigado vey, Vc botou em palavras oq eu tava sentindo. Eu abandonei o jogo com poucas hrs de jogatina, acho umas 3, e acabei nunca voltando e ta instalado aqui até hj.
Considerando que esse jogo vai para um publico que nem eu, que odeia RPG Japones com encontro aleatorio, sea of stars é magnifico, trama simples e leve, gameplay divertida, foge muito dos rpgs que temos hoje com aquelas historias mega pesadas
Mas ele foi feito pra vc mesmo, quem já jogou 800 RPGs na vida esse jogo parece um tutorial interminável.
Não necessariamente, amo JRPG e adorei o jogo, por sempre dar aquele tom nostálgico
@@losfabyosvocê resumiu perfeitamente o que eu senti com o jogo!
Cara eu tô nessa tbm... tentei jogar vários jrpgs clássicos mas não curti vários... Já Sea of Stars acho que curti por ele ser tão influenciado pelo RPG que mais gostei que foi Chrono Trigger
@@losfabyos Acho que pros hardcores esse jogo deve ser um passeio no parque mesmo.
Mas mesmo assim da pra considerar que esse jogo ta sendo porta de entrada pra muita gente com preconceito com esse tipo de jogo, isso é bem bom.
Ainda mais que esta na gamepass, eu estou jogando a versão de switch e estou curtindo muito.
que análise e crítica excelente cara, cê é muito acertivo em cada ponto trazido. Eu tô jogando atualmente, rumando pro final pq detesto deixar um game pela metade kk mas tive exatamente as mesmas percepções que vc, principalmente pq também sou fã de carteirinha de RPG a anos.
Show! Não joguei mas confirmou minhas suspeitas sobre o game, verbalizou minhas incertezas sobre ele, pelo jeito não era só impressão minha .Faz uma visita ao Chainned Echoes, se já não o fez, estou super curioso para saber o que tem a dizer sobre ele.
Eu amei esse jogo por ser algo leve e simples, zerei em poucos dias e pra mim foi maravilhosa a experiencia! Mas curti demais a tua visão, Cogu! Legal demais ver a sua perspectiva :D
Eu adorei esse jogo!
Zerei com poucos dias.
jogasso né mano?
@@ofiorajoga demais! Me fez relembrar os bons RPGs de antigamente. A história poderia focar um pouco mais nos protagonistas, mas tem um baita plot no final.
Muito interessante esta visão de jogo, talvez este jogo apele mais para o publico que não vai muito com a cara de rpg raiz mas quer jogar um jogo de rpg pra vez como que é.
O incrível que as referências que vc cita da vontade de ligar o ps1 e jogar vários RPGs. Um deles FF tactics. O melhor do gênero pra mim
Um dos meus jogos favoritos! Fiz 100% em todas as plataformas possíveis! 😁
Esperando anciosamente pelo Ramaster no PS5...faz Square por favor! 😅
@@sigerwolf1849 época de ouro né Man ... Quem viveu, viveu ... Quem não viveu fica fica com battle Royale comprando skin's adoidado hahahaha
@@sigerwolf1849 e quando a gente só queria ter uma classe do galfigarion pra treinar hahahahah
Concordo em muitas partes com o que você disse no vídeo, finalizei o jogo, e fiz o final alternativo, muito motivado pela nostalgia e por ter gostado muito do the messenger. Achei um bom jogo e só, a história é boa mas tem um final um tanto quanto anticlimático, porém os gráficos e a jogabilidade me prenderam muito ao jogo, acho que realmente devido a saudade de um "RPG" nesse estilo. Quanto ao fator estar muito nos trilhos, isso ajudou bastante na minha experiencia, pois realmente tem uns jogos mundo aberto recém lançados que parecem mais um segundo trabalho após o trabalho. Parabéns pelo conteúdo e continue assim, um ótimo ano ai pra tu!
Cogu, sou seu fã, eu adorei o jogo mas não dá para comparar com os jogos antigos mais tops, os quais você nos mostrou, sinceramente sei que não é dos melhores mas é bom sim e agradeço um estúdio que se preze a fazer um jogo assim ao invés de jogos novos só para vender
Olha, o jogo basicamente se vendeu como um Chrono Trigger, não tem nada melhor pra vender o produto por si só kkk
@@leonardor7181 as pessoas que criaram essa mentira de ser o novo CT, sabotage so falou que era inspirado, é um jogo indie como eles iam fazer algo pick CT, que foi o projeto mais gigante da sua época?
Gostei muito e fiz tudo que meu coração pedia. No caso, faltou a parte da 4 parede, que não tive paciência.
Respondendo as perguntas em 20:36
Joguei por pouco mais de 50 horas no total. Fiz 100% do jogo. Ultima vez que joguei foi umas semanas atrás quando finalizei e não peguei mais pq realmente não vi motivo, a história realmente é linear, a quase nula customização dos personagens não incentiva várias jogatinas e não tem múltiplos finais(na verdade tem 2, mas vc não precisa rejogar o jogo inteiro pra ver o segundo final). Ele ainda ta instalado no PC só pq é levissimo e ainda não fez falta o espaço dele KKKK
Sobre o resto do video: Eu entrei aqui pronto pra discordar veementemente de tudo que você falasse de ruim do jogo. Eu sabia que ele tinha problemas, óbvio, mas eu gostei demais dele e tava pronto pra defender com unhas e dentes e conforme o vídeo foi passando mais e mais eu concordei com você em quase tudo com exceção da dificuldade. Achei o jogo extremamente fácil ao ponto que eu não vi os movimentos especiais da maioria dos boss justamente por causa das quebras de trava, mecânica essa que apesar de muito interativa e foda, deixa o jogo extremamente fácil. E isso que eu não sou acostumado com jogos de turno, nunca tive paciência, eu bati final no Chrono Trigger por emulador no celular durante as aulas do ensino médio quase 10 anos atrás e tirando ele e o SoS deve ter mais uns 2 jogos de turno que eu joguei na vida e nem lembro os nomes, talvez 3 se eu considerar BG3(é de turno mas não é a mesma coisa). No mais, eu só achei o jogo muito fácil mesmo e um ponto que eu adorei é que apesar de ter puzzle pra krl, quase tanto puzzle quanto luta, nenhum dos puzzles(na minha opinião) foram do tipo que eu precisava realmente quebrar a cabeça pra chegar na solução. Isso pra mim é um mega ponto positivo pq eu detesto lidar com puzzle complicado.
Talvez eu tenha gostado dele justamente pela história linear que fica te pegando na mão o tempo todo pq eu joguei 300 horas de BG3 em 4 saves diferentes antes do SoS e eu ja tava de saco cheio de ter opção, só queria aproveitar a história. E sim, o Garl é o real protagonista do jogo e é forçadíssimo(mas eu gostei)
Concordo com vc, não consegui me empolgar muito com esse jogo, e estava achando muito estranho esse hype geral. Claro, acho ótimo quem gostou do jogo, fico feliz que conseguiu aproveitar. Mas o que vc falou descreve muito bem o que eu também senti.
Cogu, Fale de Alundra esse RPG me marcou muito na época pois zerei com meu irmão que hoje já não se encontra mais aqui! Gostai muito na época q joguei e me prendeu até o fim pela história, jogabilidade e gráficos bem feitos pra época... obrigado! abraço!
Comprei o Sea of Stars no lançamento e não consegui terminar o game por muitos motivos que você comentou no vídeo.
Eu falei para os meus amigos que não tinha gostado do jogo e fui massacrado por eles, agora posso mandar esse vídeo para provar que eu não estava louco kkkkk
Eu recebo esse massacre se externo meu sentimento com os zeldas atuais kkkkk
@thiagocavalcante3862 - Imagine eu que considero o Twilight Princess o pior zelda 3D. Falar isso no ocidente é quase xingar a mãe.
@@ThiagoAlbuquerqueKozusko-so1md caraca, imagino kkkk eu fui muito hateado por apontar os defeitos do skyward na época q lançou, e hoje geral fala desses defeitos xD
Eu tb não gostei, nem consegui terminar e nem sei se vou terminar... esperava desse game, a desenvolvedora mandou muito bem no game anterior, mas esse... triste!
Eu joguei gostei, até platinei o jogo, achei um bom jogo mas nada absurdo, eu gostei muito desse lance dele ser linear e ter que executar certas ações pra passar dos chefes, realmente e um jogo muito corredor mas ainda assim me divertiu
Eu adorei o jogo. Com certeza foi um dos melhores q joguei esse ano.
Cogu, acompanho a pouco tempo o canal, obrigado pela sua crítica e teu jeito honesto ao descrever o jogo! Essa é a primeira vez que vejo uma crítica de um jogo de alguém que não gostou dele e me deu mais vontade de joga lo!
Pow, eu to amando Sea Of Stars. Eu ainda não zerei, mas a história ta divertida e as vezes os personagens falam rimando kk é lgl. Muito bom o vídeo viu 😁😁✌️
E a trilha sonora desse jogo é incrível
Nunca imaginei esse título
Espero que ninguém tenha se chateado! Foi minha opinião sincera, vocês merecem sempre a verdade
Esse jogo pra mim foi o melhor jogo do ano disparado, eu amei ele desde o começo ao fim
Curti muito também, remete aos antigos mas tem bastante personalidade.
Quando eu joguei pela primeira vez eu fiquei tão feliz kkkk tava com saudades de aspectos tipo Mario RPG e com história boa
pra mim tbm foi o melhor jogo do ano e um dos melhores que ja joguei, mas é igual o cogu falou no video, esse jogo pega muito na nostalgia que por sinal é meu ponto fraco kkk
Esse jogo com certeza vai agradar mais a geração atual do que os fãs de RPGs das antigas. O jogo é linear, sem você "ficar zanzando por aí", sem salas vazias que nos enganavam, mas faziam o ambiente parecer mais natural, e sem as vilas cheias de vida que faziam você "perder tempo" nelas.
Enfim, um jogo para o público mais frenético da atalidade.
e a batalha do jogo que é fraca, muito demorada, inimigos muito repetitivos
Mas as vezes é legal zanzar por aí, especialmente quando se descobre segredos que o tornam mais forte ou fornece histórias interessantes. Já pensou Chrono Trigger sem a busca pela Pedra do Sol ou sem histórias adicionais como o reflorestamento do deserto? Porém não deixo de concordar com você, em muitos jogos isso resulta apenas em buscas inúteis, e se o jogo for enjoativo é pior.
Isso que vc falou é a grande verdade sobre o jogo. Sempre que falávamos sobre rpgs nessa pegada a primeira coisa que vinha na cabeça era se perder. Era gostoso ficar perdido. A geração atual odeia isso, quer saber com fazer tudo. Mas infelizmente faz muita falta. Lembro de perder horas em chrono trigger, legend of mana, legaia, alundra, muitos ffs, breath of fire, vagrant story, justamente por se perder em salas vazias e corredores que não levam a lugar algum ou à início da dungeon
Mas pega a turma mais antiga tambem (eu to batendo os 40) e ja nao tenho mais a disposição de antes pra ficar perambulando sem rumo e grindando a toa. Um jogo como o Sea of Stars ficou bem atrativo pra mim, até mais em como ele é dinamico e direto na UI do que por ser mais linear.
Ah, então agora falta de conteúdo é coisa boa? Affe
Valeu, Cogu. Esse vídeo fez mto sentido para mim. Em linhas gerais, eu gostei do jogo por conta da história, sistema de combate e gráficos. Mas chegou um certo momento que eu só torcia para chegar no fim logo e nao ter mais um chefao pois nao aguentava mais os puzzles e cenários repetitivos.
Boa tarde cogu, como sempre mais um video incrivel de qualidade impecável. Platinei o jogo no ps4, gostei mt, joguei mais ou menos 1 semana, depois do horario do trabalho. Acho que e uma boa amalgama de jogos antigos, talvez para gamers mais velhos como eu de aquela aquecidinha no coração, que e dificil ter hoje em dia.
Uma das diferenças entre homenagem e plágio é o incômodo no usuário. A homenagem te causa aquela sensação "Aaaaah peguei a referência maluco" o plagio é literalmente um incômodo
O plágio não só incomoda o usuário como viola uma das coisas que no direito chamam de propriedade intelectual e isso não é permitido roubar por conta das patentes. Então não é só um incomodo, voce ta ganhando dinheiro em cima de algo que voce nao criou e quem criou não tá ganhando. Por isso muitas vezes acaba indo parar na justiça.
Cara, muito estranho… cara, a história do jogo foi fantástica, parece que vc realmente não jogou o jogo o mesmo jogo que eu :o como pode gente? Eu chorei, de muita risada, altos plot twists muito bem colocados. Sobre a frequência de jogar, tô jogando todo dia, agora tô pegando os últimos 2 achievements ‘x)
Uma curiosidade (não estou dizendo que tem alguém errado ou certo aqui) é que o consenso nos reddits gringos tem sido de que a história do jogo é bem ruim. Então consigo entender a visão do Cogu pq não é a primeira vez que vejo alguém comentar isso tbm.
Ainda me falta experimentar pra opinar alguma coisa kkkk
A história é bobíssima, principalmente se vc já jogou clássicos como Lufia, Golden Sun, Trails Into Sky. Star Ocean, etc.
@@matheusalexandre7056 valeu pelo comentário :) sim! Eu assisti o vídeo todo pra entender o ponto dele, mas eu respeitosamente discordo. Talvez eu não ter jogado chrono trigger seja o que me fez ter uma experiência tão massa com o sea of stars. E não é por falta de referências também, eu jogo RPG desde criança e acho que ficou muito bacana o jogo. Talvez a galera esteja com expectativas muito altas sl… A história em alguns pontos fica um pouco óbvia. Mas ao mesmo tempo tem alguns pontos de quebra de expectativa que foram muito surpreendentes pra mim. Inclusive o bônus final (que não eh o final verdadeiro somente, que também eh excelente no meu ponto de vista).
@@AlanPCS é então, tudo o que eu sei é informação de segunda mão então nem posso falar nada. A única coisa que eu posso falar é que se eu confirmar o que me disseram eu também vou ter minhas críticas.
Btw, você jogou Octopath? Se sim, o que achou?
@AlanPCS concordo muito contigo. Tive uma experiência bem próxima do que você indicou. O que eu sinto é que parte da experiência dos jogos de muitas pessoas está vinculada a comparações com outros RPG e criam uma expectativa em cima dos novos jogos. Também joguei o Sea of Stars, tive o prazer de platinar no Ps5 e aproveitei o que o game ofereceu e pronto. O jogo tem suas falhas, mas acho que o game acertou muito mais. Sendo mais próximo de um RPG ou não o que pesa no final é a experiência que temos.
É uma analogia com comiga, pode ser feio, mal apresentado mas se o sabor final te agradou, maravilha.
Achei o jogo 9/10, a única coisa que me incomodou é que de fato o jogo NÃO tem exploração no world map e o fato de só ter 3 skills no jogo e as supremas / combinadas você praticamente não usa pq demora pra caramba pra encher a barrinha nas batalhas
Salve Cogu!
Mais um video maravilhoso nesse canal que cheira a nostalgia pura a cada video lançado!
amo seu canal Cogu!
Dahora seu esclarecimento Cogu.
Eu nunca fui fã de RPG, já havia tentado jogar alguns, mas sempre achei maçante demais a questão dos dialagos (ate pouco tempo atrás tudo em ingles e eu nao sei mais que 6 palavras em ingles) ou a questão de montar uma build competente. E ao ver os trailers do Sea Of Stars, me deu uma vontade absurda de jogar, pelo seus lindos graficos (que sou grandemente apaixonado por pixels) e por ser elogiado pela tradução PT-BR, então decidi dar uma chance, e depois que passei da introdução do game, me vi viciado nele, de 7 dias da semana eu jogava pelo menos 4 dias, e aproximadamente 3 a 4 horas por dia, coisa que não faço com nenhum outro game desde Zelda breath of the wild. Foi um jogo que me prendeu muito com a historia e com o andar da gameplay, zerei ele com aproximadamente 54hrs de jogo, não fiz todas as conquistas, mas andei perto, fiz os dois finais e ainda queria jogar mais, mas as conquistas finais eu nao tive vontade de fazer, o que realmente queria era mais historia kkkkk e fiquei muito animado com o final do jogo, dando uma janela pra uma continuação.
Enfim, meu relato é esse, um cara que nunca foi fã de RPG, trabalhador CLT, casado, consegui arrumar tempo pra um jogo que me cativou, me emocionou, me fez rir e por ai vai.
Um dos melhores jogos do ano.
30 minutos de mimi.. brincadeira kkkkk. Zerei o jogo no lançamento e fiz o final alternativo que vale muito apena. Quanto as críticas vou concordar que os diálogos nas vilas são esquecíveis mesmo. Já zerei varios rpgs de super, Chrono, ff vii, breath of fire e até bahamut lagoon que pouca gente conhece e é excelente... E vou dizer que de cara da pra ver que esse jogo não tem nada a ver com esses na sua essência. E pra mim tá tudo bem, acho que o segredo da vida é não entrar em algo com qualquer expectativa. Enfim, jogo bom, história boa, visual excelente, gameplay boa, não senti repetição. Esse vídeo foi um exercício de empatia pra mim kk
Caraih mano, vc tem que fazer mais análises de jogos atuais. Ficou muito foda. Parabéns pelo belíssimo trabalho.
quando ele falou de jogos feitos por uma pessoa só eu imediatamente lembrei de "chained echoes" inclusive seria legal um review desse ou do "Jack Move". Bom, ótimo vídeo, sucesso Cogu!
Ja acompanho seus videos a algum tempo, acho suas reviews muito honestas e sinceras.
Concordo com muita coisa do que vc falou, estou jogando aos poucos devo ter umas 25/30 horas acumuladas de jogo, e essa repetitividade nao tira o encanto do jogo.
Parabens pela video , ficou muito bom.
Cara, esse vídeo é a prova que realmente a experiência de cada jogador com um jogo é única.
Eu virei fã de carteirinha da Sabotage Studio desde que me apaixonei pelo The Messenger, a história, a pixel art, a gameplay, o universo criado me encantou. Até mesmo quando o jogo que começou sendo um jogo de ''passar de fase'' do nada vira um metroidvania, e não tem como não rir com os dialogos do Sofismuto e da lojista.
O Sea of Stars já me chamou a atenção desde o inicio por se passar no mesmo universo do The Messenger, e talvez por isso que a minha visão seja tão diferente, porque eu não tenho nenhuma ligação com Chrono Trigger, só joguei o inicio na versão do Android. Então sobre as referências ou até ''cópias'' do Chrono eu não me liguei, mas quando chegou numa área a gente também passa no The Messenger e tocou até a mesma música, eu me arrepiei todo.
Mas eu tenho que admitir que no quesito RPG ele é bem simplão, a única coisa que eu tenho que discordar foi sobre o farm. Em nenhum momento da minha gameplay eu precisei farmar level pra poder avançar no jogo e até mesmo o dinheiro que a gente ganha bem pouco, deu pra comprar todos os equipamentos sem eu precisar vender nada no jogo inteiro, até porque os itens de cura eu sempre tava cheio por estar sempre coletando ingredientes e pescando.
Platinei o Sea of Stars com 60h de gameplay, fiz o final alternativo e até fiz o easter egg na cripta que eu recomendo muito pra quem gostou do jogo e também é fã do The Messenger. Agora é esperar pra ver o que a Sabotage Studio irá trazer para a gente no futuro.
Ainda não zerei, mas posso dizer que tive a exata mesma sensação. É indescritível a sensação de explorar a Ilha do Planalto depois de ter zerado The Messenger. E seria exagero dizer que essa foi a minha melhor experiência com um jogo nesse ano. Renheço as limitações, ainda mais quando comparado a Chrono (do qual sou fã), mas ainda assim não deixa de ser um jogo feito com muito amor e carinho por parte dos desenvolvedores. Ansioso pela continuação desse universo.
Em alguns momentos eu me vi me forçando a jogar para poder terminar o jogo, mais ou menos com uns 60% da história. Algumas partes do jogo são realmente muito rasas, isso deixa a experiência um pouco desanimadora as vezes. Mas acho que no último terço do jogo ele me pegou de um jeito bom. Me identifiquei com algumas partes da história que estavam acontecendo e também com um dos personagens que eu só achava chato e que pra mim ficou legal, isso me deu um ânimo pra terminar e fazer até o final verdadeiro.
Acho que tem muitas falhas sim, a principal é o tema acabar sendo um pouco infantil, acho que tinha espaço pra trama ser um pouco mais madura mesmo e falar de assuntos mais complexos. Outra falha é a falta de variedade nas batalhas, são pouquissimas habilidades para cada personagem. Falando em personagem, acho que só 2 ou 3 realmente conseguem passar algum tipo de personalidade, tem personagens que pra mim são praticamente NPCs pq você não tem muito tempo ou interesse mesmo em se aprofundar e conhecer.
Porém ainda acho um jogo muito bom, é muito bem feito e polido, muitos detalhes legais, arte muito bonita, trilha sonora muito boa. Não acho que é um jogo daqueles que você perde muito ao não jogar, então não é aquilo "jogue, não deixe de jogar!!!" mas recomendo para quem está afim de um jogo legal que você pode jogar numa boa no seu tempo.
Eu gostei muito do jogo, pra mim, o maior pecado dele foi ser MUITO linear. É um RPG muito fácil, excelente para iniciantes. Os puzzles são ridículos de fáceis, as lutas são super tranquilas também. O ponto mais forte foi a história.
Jogão! E concordo com os pontos que o Cogu citou, realmente acaba sendo bem repetitivo mas como um grande fã de chrono trigger, esse jogo lembra bastante e a história é cativante. Valeu a pena e vale para quem ainda não jogou, principalmente para quem curtir jogos pixel art.
Eu me diverti bastante com o game, a ponto de fazer o final alternativo. Porém praticamente tudo isso que vc disse em relação ao Garl e a obviedade de algumas coisas. Porém tem alguns plot twists bem interessantes na história.
Obrigada pelo review, Cogu! Muito interessante saber que há hoje em dia RPGs que não necessariamente carregam a responsabilidade do gênero. Eu só diria que é um Puzzle-PG, no lugar de action que você mencionou porque o action via de regra não é de turno e tem uma liberdade maior pro player no universo hoje em dia, mas fora isso eu vi gameplays do jogo e realmente é bem 'mesmice' ao longo das horas jogadas. Uma pena, porque com essa direção de arte, claramente seria possível fazer algo mais encorpado. Eu imagino um boss em que você tenha que escolher uma combinação certa de poderes e de escolhas para conseguir bater em uma das cabeças, por exemplo. Algo bem complexo mesmo. Enfim! Ia te sugerir para dar uma chance ao Mageseeker, o RPG da dona riot games, ele não é de turno, mas é bem um estilo que acho que gosta e tem uma boa história (a lore do universo do lol é a melhor parte de tudo do lol, honestamente).
Não sou muito fã de RPG por turno, fazia anos que não jogava. Por falta de opção, acabei baixando o Sea of Stars pra testar e não consegui parar de jogar. Fiz tudo que tinha pra ser feito no jogo, zerei com cerca de 45 horas. Só me faltou 1 troféu para platinado, não fiz pq teria que rejogar o jogo. No geral, foi um dos melhores jogos que joguei esse ano, principalmente pela simplicidade.
Ativa todas as reliquias, e vai correndo fazendo a campanha principal diretão, 4h tu chega no Monstro Folhoso e completa a Platina
@@LeonardoJeankest O troféu que faltou é aquele de derrotar 10 boss com a relíquia Gambito Engenhoso ativa, é isso que vc tá falando?
É o que eu sempre digo, dá pra depreciar qualquer jogo ressaltando os pontos fracos dele, e engrandece-lo ressaltando os pontos fortes.
Tu fez uma boa análise, parece que levou um pouco pro pessoal, mas mesmo assim, fez ótimas observações.
Eu amei demais seu vídeo, mesmo discordando de quase tudo.
Curti demais especialmente da exposição argumentativa e o respeito à discordância. Consegui entender bem seus problemas com ele, apesar de eu não ter tido os mesmos problemas que você teve.
Acho que, como eu pretendo explorar em um vídeo futuro, tem a ver com a minha filosofia pessoal sobre jogos, que se baseia no amor-fati do Nietzche.
Sea of Stars foi pra mim uma excelente experiência e estou feliz demais por tê-lo jogado.
Concordo sobre a importância dos RPGs de turno, assim como os de estratégia. Tales of the World Summoner's Lineage, de GBA, em japonês e muito difícil, mas zerei porque gosto muito da franquia. Algum dia, vou gravar gameplay desse. Um forte abraço.
Chained Echoes foi silencioso e achei muito legal, por que ele tem a nostalgia sem perder a identidade
E a história é pura poesia. Tudo muito bem amarrado e pensado
O que eu curti, no chained Echoes e acho que faz sentido com o que o cogu falou do Sea Of Stars não ser um RPG, é que se cada um jogar o chained Echoes cada um vai montar a sua formação de forma de jogar, eu mesmo nunca vi a formação que eu fiz no RUclips por exemplo
Agora o Sea Of Stars me parece que é tudo do mesmo jeito, provavelmente se nós jogarmos vamos fazer a mesma formação de personagens, cansativo, não tem estratégia nenhuma
Joguei 20 horas e não sei se volto para terminar o Sea Of Stars
@@EHNMCroush sim mano
Um furp ou outro, mas quando a história é bem contada a gente até esquece esses detalhes
A mensagem (redenção) foi passada com sucesso
Foi emocionante o final
@@Marcotudolegal exatamente
E os personagens não se esforçavam para parecer legais
Tipo o Robb que era nojento e mesmo a gente sabendo do seu passado e tal, o próprio personagem percebe que precisava evoluir
Sobre as mecânicas
Eu fui pegando os poderes que me interessavam e montando minhas builds por conta kkkk
Só assisti os episódios do Zé Mezenga porque acho legal acompanhar a jornada de outros colegas
Da uma sensação de comunidade kkkkkkk
Cogu, tem um jogo muito pouco conhecido chamado CrossCode que é uma mistura de Legend of Mana, The Witcher 3 (sim!) e Zelda. Gostaria muito de ouvir alguém falando sobre, pra mim é um dos melhores RPGs de ação da atualidade. Totalmente em pixel art e com uma história FENOMENAL, cheia de personagens cativantes que te fazem sentir parte daquele mundo. Uma experiência incrível, recomendo mto!
Cross Code achei muito interessante tbm. (apesar de ter alguns tutoriais meio longos, e travar em algumas partes)
@@alessandra.5150 concordo, acho que o único ponto negativo do jogo seria a dificuldade dos puzzles nas doungeons, apesar de ser ajustável. Fica um pouco massante, principalmente lá para o final, mas não tira o mérito do jogo de ser muito bom
Concordo PLENAMENTE com você cara
Esse jogo, é aquele que faz você pensar que não gosta mais de vídeogame. Uma pq a galera no geral tá tudo curtindo e tal, enquanto eu tava pensando: "poxa, será que sou eu o problema?". Outra pq a gente mesmo QUER gostar desse jogo, por ele ser lindo, por ser inspirado em clássicos e tal
Eu detestei esse jogo, infelizmente. São poucos jogos que eu dropo, e esse foi um dele. E olha que ele é curto em
O mais engraçado é que eu também tive o mesmo sentimento que você com o The Messenger kkkkkk só que esse eu zerei, mas a segunda parte é um saco
Sea of Stars é EXTREMAMENTE superestimado e é um oceano de repetição, com referência a estrelas que, infelizmente, brilham muito mais do que esse jogo jamais vai brilhar kkkk
Também não curti a progressão e pra ser bem sincero, o combate deu no saco também. Infelizmente esse jogo é ruim, só que muito bem maquiado. Não agrega em quase nada a indústria, a não ser a mensagem que ele passa, de que os clássicos ainda tem público, e isso pra gente é muito bom
Concordo com tudo.
Mesma coisa, Chained Echoes já achei bem melhor
@@benjaminramos1526 MUITO melhor!
kkkkkk mano eu tava procurando a meses o nome do jogo que você citou (true lies) que bela coincidência achar em um vídeo total aleatório
Que análise sincera!!
Gostaria de ver uma opinião sobre zelda Tears of Kingdom, pq amo zelda desde criança, mas me senti muito mal neste último. Tal qual Sea of Stars, pareceu uma produção meticulosa e bem projetada para agradar o público, porém sem "alma", sem uma missão e visão artística original que se desdobrou em tudo que o jogo é. Parece que hj os jogos estão sendo produzidos ao contrário, ao invés de uma arte se desdobrar em tudo que vemos nos jogos, 1º é pensado no que as pessoas gostam e depois dão um jeito de costurar tudo, tornando a experiência superficial, ainda q muitas vezes bem produzida.
É um joguinho gostoso de jogar
Fala Cogu, tudo bem? Cara, faz muito tempo que não jogava um game desse gênero. O último que mais se assemelha que joguei foi o Ni no Kuni: Wrath of the White Witch, no meio do ano passado. Foi muito interessante observar esses pontos que você destacou, porque na realidade eu não os percebi como negativos.
A linearidade consegue entregar bem a história, e eu fiquei bastante envolvido. Os puzzles são simples, mas me entreteram; não senti a repetição. Talvez, ao retornar ao jogo depois de considerar seu ponto de vista, minha percepção mude, mas já estou no boss final. Estou apenas coletando os búzios e baús antes de prosseguir. Já joguei 60 horas e ainda está divertido.
A ignorância é uma benção! E realmente o Garl chatão!
Curti muito o jogo, até arrisco dizer que é o favorito ao Goty Indie!
Eu gostei, mas senti essa linearidade que vc comentou, Cogu, o que me deixou chateado é a ida e volta que essa linearidade causa e tu n fica "livre". Agora tô jogando The Messenger e o hype caiu absurdamente quando chegou na segunda parte, é como vc disse, o game não mostra pra onde você tem que ir e por mais que tu ganhe um mapa isso não ajuda muito, mas irei zerar, não sei qd, mas irei... Aah, o que eu adorei em SoS foi aquela cena lá perto do final, aquela da "navegação", como fã das estrelas/galáxias aquilo me pegou, me emocionou.❤
Você me deixou mais animado ainda para jogar ele, pois tenho dificuldade em gostar de RPGs, foram poucos que me atraíram (apesar que gosto de uns bem estranhos, como Saga Frontier). E nossa The Messenger eu concordo demais, zerei sofrido e não animei zerar a DLC, jogo arrastado demais