Estas questões fiscais, tributárias, para aposentados (meu caso que sou funcionário público do estado do Rio de Janeiro) são as mais duvidosas e poucos conseguem esclarecê-las. Sei que cada caso é um caso, mas vc foi o que melhor o fez. Obrigado!
O acordo de RNH , que concede 10 anos sem tributar será restabelecido, foi noticiado recentemente na Sic . As pensões públicas brasileiras não são tributadas em Portugal, há um campo especificado no IRS para declarar . Quem é isento no Brasil por doença grave , continuará isento . Não poderá dar saída fiscal definitiva que recebe aposentadoria no Brasil . Uma coisa é não bi tributação, outra coisa diferente é RNH que tem isenção por 10 anos . Acabou mas vai voltar .
Olá Helvia! Obrigado pela informação. Fiquei com uma dúvida sobre sua explicação : Você comentou que quem recebe aposentadoria no Brasil não pode dar saída definitiva. Isso se aplica a quem tem isenção de impostos por moléstia grave, ou é uma regra geral? Obrigado!
Boa noite! Quem é isento no Brasil por doença grave não pode dar a saída definitiva correto? Mas precisa declarar o IRS se tiver residindo em Portugal? Obrigada
Estou em Portugal faz dois anos. A grande diferença que vejo é: no Brasil a mordida do estado na renda é menor, o trabalhador sai com mais dinheiro na mão. Porém, na hora pagar os serviços, consumos paga uma carga altíssima. Ja em Portugal a mordida na renda é forte, o trabalhador sai com menos dinheiro na mão, porem nos serviços e consumo tem uma taxa fixa de imposto, a mordida é menor que no Brasil. No balanço ambos estados mordem muito do trabalhador, porem em Portugal ainda se recebe um retorno um pouco melhor em serviços e infraestrutura pública... Quando comparado ao Brasil que ainda tem problemas de saneamento básico pra ficar só num dos piores exemplos
@senhorintelectual Bem observado! Esse é um ótimo resumo das diferenças - ambos os países cobram bastante, mas em Portugal pelo menos vemos o retorno nos serviços e infraestrutura. No final, o peso existe nos dois lados, mas aqui é um pouco mais visível o que estamos a pagar. Abraço
Tenho parente advogado tributarista e vivo entre Brasil e Portugal. O acordo de não ser bi-tributado findou-se. E quem ainda não é bi-tributado após 10 anos em Portugal esse acordo vai finda-se ao fim deste tempo. E os que vem agora já não são cobertos por esse acordo.Outra questão são os aposentados que eram funcionários públicos. Esses não podem dar saída definitiva. Não há como transferir os rendimentos diretamente para um conta em Portugal, é necessário ter uma conta no Brasil e para manter essa conta é necessário fazer a declaração no Brasil, manter o CPF ativo.
Saudações conterrâneo! Excelente seus esclarecimentos e dicas! Como tu falou as “regras” estão mudando aqui no Brasil, mas, também em Portugal! Abração
Olá Kist!!! Obrigado pelo vídeo! Também vi essa notícia nesta semana e fiquei tão empolgado que já atualizei minhas projeções... Só me resta aposentar em 2026 e verificar a escalada das guerras no hemisfério norte... Isto tem me preocupado bastante. Abraços
Boa tarde, Kist! Segundo a Resolução da Assembleia da República n.º 33/2001, de 27 de abril, as pensões públicas no Brasil não são taxadas em Portugal e vice e versa.
Obrigada mais uma vez por mais um vídeo sempre tão bem informativo. Se você pudesse fazer um vídeo explicando como fica essa questão do pagamento dos impostos de rendimento de aluguel em Portugal, para quem mora no Brasil e não é residente fiscal em Portugal, seria muito interessante. Abraços
Olá. Também não sou residente fiscal em Portugal (nem real, atualmente estou no Brasil), mas recebo arrendamento de imóvel em Portugal. Declaro esses rendimentos no IRS e recolho 25% sobre o valor, descontadas despesas correntes (reformas, condomínio, etc).
Eu gostaria de consultar com contabilista português. Quero tratar o imposto de renda português. Sou brasileiro, mas tenho nacionalidade portuguesa porque meus pais eram portugueses. E quero fazer investimentos em Portugal.
Pensem comigo, se somos tributados na fonte, como cobram IVA em tudo? Ou um ou outro. No Brasil você paga 27,5% na fonte e compra itens com até 50% de imposto(caneta bic). Na média dizem ser 40%. Ou seja, 27,5% na fonte e a sobra tributam 40%. É confisco! Quem paga imposto tem que por freio nisso, chega de uma vida de luxo para autoridades, elites do funcionalismo e muita corrupção.
Sabe o que é Imposto na fonte? É o imposto sobre o rendimento direto, do trabalho, de rendimentos de aluguéis, ou sobre aplicações financeiras. Já o IVA é um imposto indireto, sobre o consumo. São coisas diferentes e é assim que funciona, em Portugal, no Brasil e no mundo todo...
Viajou cidadão, pelo visto não entendeu a discussão. Imposto é justo para manutenção do estado enxuto, mudanças de nome para burlar lei ou camuflar bitributação já deveria ser caso para código penal. Salário não é renda, se não reconhece isso, aí temos um problema. IVA de 28%(previsto no Brasil) com governo no dando rolê pelo mundo além de mobiliário riquíssimo demonstram que algo está errado.
Uma informação relevante: Aqui no Brasil se ambos cônjuges tem renda eles podem fazer declaração em separado e com isto podem pagar menos impostos, com isto podem obter alíquota menor e 2 faixas de desconto abatendo parte da renda. Em Portugal pode ? ? 🙂
Olá @luizom8388! É verdade que no Brasil, casais com renda podem optar pela declaração em separado e, em alguns casos, pagar menos imposto. No entanto, a situação em Portugal pode variar. Recomendo que você consulte um contador em Portugal para obter um parecer preciso sobre a sua situação específica.
👏👏 as informações estão certas, acrescento: 1- Não há faixa de isenção em PT para rendimentos que não tem origem em trabalho, portanto se receber por exemplo 2k euros no ano de dividendos ou poupança ou aluguel vai ter de pagar , mas também pode englobar dependendo do montante dos rendimentos anuais( menor que o teto do último escalão) e daí ficar isento ou pagar menos que a tributação autônoma dos rendimentos (28% , 25% no mínimo para alugures e metade de 28% para mais valias sobre venda de imóveis). 2- estar ausente do Bostil por mais de 12 meses se presume a saída definitiva, mas não há prejuízo se declarar lá os rendimentos obtidos no exterior como aqui através do anexo J do IRS, ou seja, se fizer um espelho entre as declarações.
Boa tarde Silvério, o conteúdo dos seus videos são excelentes, acompanho todos aqui de Manaus/AM, sou servidor público, pretendo me aposentar em 2025, e me mudar para Portugal em 2026, com o visto D7.
Olá Gustavo, Infelizmente não sabemos lhe informar! Isso, você teria que verificar com um contabilista, talvez seria melhor, para tirar suas dúvidas. Abraços!
Bom dia amigo sou ser publico aposentado por invalidez tenho interesse em morar com minha família em Portugal sou isento de imposto de renda ai terei que pagar se for de forma definitiva é eu minha esposa e meus 2 filhos um de 13 e outro de 20.
Sou aposentado e esta nova posição quanto à cobrança dos 25% é uma ótima notícia. Mas tenho mais uma dúvida sobre tributação... Ao enviar rendimento da minha caderneta de poupança para minha conta em Portugal, também pagarei imposto?
@@KistnaEuropa Boa noite. Então no meu caso: Recebo aposentadoria da Previdência Privada no Brasil e faço meu IR no Brasil (atualmente só faço em Portugal o IRS, porque tenho RNH e pelo acordo estou isento por 10 anos.) , pego esse pagamento deposito na poupança e depois o transfiro para minha conta-corrente em Portugal, esse recebimento será tributado ou será considerado patrimônio?
Sou aposentada do serviço público federal brasileiro, em Portugal desde 2016, com a autorização de residência em 2017, meu desconto é na fonte com 27,5% de imposto. Não tenho outro rendimento , vou ter que pagar bitributação?
Olá Sonia, A cobrança de 27,5% sobre a sua aposentadoria em Portugal pode gerar dúvidas sobre dupla tributação. É fundamental que você consulte um contador ou advogado especializado em direito fiscal internacional. Eles poderão analisar sua situação específica, considerando o acordo de não dupla tributação entre Brasil e Portugal, e te informar sobre os procedimentos a serem adotados para evitar pagamentos em duplicidade.
@@KistnaEuropa - eu continuo a fazer minha declaração de renda no Brasil anualmente, fui às finanças e eles não encontraram nada que me fizesse pagar impostos a Portugal, além de meu consumo. Todas as minhas despesas aqui são por NIF, lançadas direto nas finanças
Boa tarde, Kist! Td bem? Eu me chamo Luís Filipe e estou com planos de me mudar com a minha família para Portugal e conheci o seu canal aqui no RUclips. Parabéns pelo conteúdo! Pode me tirar uma dúvida? Sou servidor público aqui no Brasil, em regime de teletrabalho. Indo morar em definitivo em Portugal, mas como servidor no Brasil, para trabalhar aí, nesse regime, como fica a minha declaração de IR? Pelo que entendi assistindo ao seu vídeo, eu posso continuar fazendo a declaração brasileira e, por morar em Portugal, mas receber salário do Brasil, pagaria, se necessário, uma diferença a Portugal, em razão do acordo entre os países que veda a bitributação. É isso mesmo? Minha outra dúvida é: como é feita essa apuração fiscal? Muito obrigado! Abs, Luís Filipe
Olá Luis, Sim, isso mesmo. Sobre a apuração fiscal, seria mais aconselhável você tirar essa dúvida de forma mais específica com um contabilista em Portugal, ou no Brasil, caso tenham esse conhecimento mais avançado! Abraço!
Bom dia Kist, agradeço inicialmente pelas informações. Lhe assisto desde que se planejava vir (postergou devido a pandemia), enfim. Procuro um contabilista de confiança pois sou insegura no assunto e prefiro ser orientada por um profissional sério e de confiança (e aí está o problema). Agradeço desde já se puder auxiliar. Bom domingo
Não mudei ainda exatamente por causa disso, imposto de renda, se puder ajudar com indicação de um profissional da área fico agradecida. Um grande abraço!
Olá Marcia, não tenho pessoa para indicar, eu uso os serviços de contador aqui em Portugal, mas acredito que deva fazer um plano de mudança e concretiza-lo. O Imposto de renda é parte do plano, mas não tenha receio de vir se tem boas rendas. Abraço.
Olá! Vi que vc é da Póvoa rsr eu também moro aqui. Bem mas o o que eu queria mesmo é tirar uma dúvida, acho que vc pode me ajudar, eu sou viúva meu marido era engenheiro civil no Brasil, eu recebo uma pensão do Brasil todo mês e declaro o IR lá, aqui eu faço um partime na limpeza e recebo 300 euros por mês A pergunta é: eu preciso fazer o IRS aqui tbm??
imposto de renda ??? O que toda a gente paga em Portugal é o IRS - imposto de rendimento de pessoas singulares. Os aposentados estrangeiros estão isentos e quem aufere um rendimento de 840 euros mensais está também isento.
@KistnaEuropa Peço desculpa pela observação pois não sabia o nome desse imposto no Brasil. Não obstante além do IRS - imposto de rendimento de pessoas singulares depois também à o IRC- imposto de rendimento de pessoas colectivas que é o imposto que se aplica ás actividades comerciais, empresas.
Olá Kist, parabéns pelo vídeo, acompanhei as suas dicas , no entanto, eu não imigrei para Portugal antes devido ao pagamento de imposto retido no Brasil na faixa de 25% de IR , mas eu sei que aquele incentivo para imigrantes de isenção para brasileiros (programa NRH) acabou em 2023, e Janeiro de 2024 cobrará apenas 10% no prazo de 10 anos, você confirma isto. Obrigado.
Temos que analisar com cautela a imigração de brasileiros para Portugal, uma vez que esse país tem problemas com o sistema de saúde, produtos nos supermercados estão relativamente caros, oportunidade de empregos reduzidos, valores de aluguéis altíssimos etc. Na minha opinião , o brasileiro que planeja imigrar para Portugal precisa ter dinheiro suficiente para viver com dignidade e tranquilidade. No seu vídeo disse que pode animar as pessoas para imigrar (10:58) , mas temos que saber quanto o fisco de Portugal vai cobrar dos imigrantes brasileiro e isto hoje é uma incógnita. Um abraço.
Olá Josué, Entendo sua preocupação com a tributação após a mudança para Portugal. Exato, o programa NRH que oferecia benefícios fiscais para brasileiros acabou em 2023. Pelo que sei, a informação sobre a cobrança de 10% por 10 anos não procede. A partir de 2024, a tributação será feita conforme as regras gerais de Portugal. É fundamental que você consulte um contador ou advogado especializado em direito fiscal internacional. Eles poderão te orientar sobre a melhor forma de planejar sua situação tributária e te informar sobre os detalhes da aplicação do acordo de não dupla tributação entre Brasil e Portugal. Abraço.
Tio KIST, não bem assim "Contador ou Contabilista", o assunto é tributário. Na não BITRIBUTAÇÃO vc escolhe onde vc vai pagar o seu IR, a vantagem de escolher em qual país vc quer. Tem procedimentos para isso nas RECEITAS FEDERAIS daqui, da BRAZUELA e PORTUGAL. A palavra NÃO BITRIBUTAÇÂO já diz. Sou especialista nisso. Vc declara em ambos os países os rendimentos do país onde reside, e de outros países (Neles e em Portugal). Estes países estão no Convênio de não BI-TRIBUTAÇÃO, escolha qual deles (mais vantajoso) pagar o IR. Para isso há procedimentos a serem autorizados nos FISCOS de cada país.
Olá, obrigado pela contribuição. Se vc é especialista , se quiser pode fazer um podcast para ajudar as pessoas a entenderem melhor o assunto. Se tiver interesse kistportugal@gmail.com. abraço
Esse foi o primeiro vídeo do seu canal que assisti e de imediato me inscrevi e dei meu like. Andava a procura de um canal sobre esse tema. Gostei muito! Parabéns!
Precisamos lembrar que todos esses cálculos estão atrelados ao câmbio do euro. No meu caso que tenho AR de Reformado trago meu dinheiro do Brasil, então fica: 1- euro alto o salário em real fica menor no momento da conversão, logo o salário em euros será menor e terá uma alíquota menor para fazer o IRS. 2- euro baixo o salário em real fica maior no momento da conversão, logo o salário em euros será maior e terá uma alíquota maior. Pergunta: Essa diferança a pagar falada no vídeo entre o IR no Brasil e IRS em Portugal é válida para quem tem a morada fiscal no Brasil? Recapitulando: Tenho a Residência Fiscal no Brasil e paguei R$ 3.000,00 e em Portugal teria que pagar R$ 4.000,00 então a diferença de R$ 1.000,00 eu seria obrigado a pagar mesmo com Residência Fiscal no Brasil, mas morando aqui em Portugal?
Olá Francisca, sou 1972 e você de 1980, idosos são as pessoas a partir de 65 anos, vejo nas suas palavras rancor e mágoa, talvez por alguma condição específica que ainda desconheço. Portugal precisa de pessoas , principalmente com recursos para contribuir no sistema tributário via IVA, na economia e nos serviços. Os idosos portugueses, no geral, têm rendas baixas o que dificulta a economia e o desenvolvimento de Portugal. Espero que as reflexões que por ventura faça a partir de meus vídeos possam melhorar seu entendimento da vida. Se me considera um idoso , preparar-te que em 8 anos estará com a minha idade e espero que esteja melhor do que estas hoje, psicologicamente, financeiramente e espiritualmente. Cumprimentos
@@elvessantos480 e por qual motivo? Quem trabalhou a vida inteira e contribuiu para a previdência tem o direito de viver a sua aposentadoria onde quiser!
Estas questões fiscais, tributárias, para aposentados (meu caso que sou funcionário público do estado do Rio de Janeiro) são as mais duvidosas e poucos conseguem esclarecê-las. Sei que cada caso é um caso, mas vc foi o que melhor o fez. Obrigado!
Exato, há muitas ‘nuances’, mas acredito que com tranquilidade há como viver aqui sem ter problemas, abraço Roque.
O acordo de RNH , que concede 10 anos sem tributar será restabelecido, foi noticiado recentemente na Sic . As pensões públicas brasileiras não são tributadas em Portugal, há um campo especificado no IRS para declarar . Quem é isento no Brasil por doença grave , continuará isento . Não poderá dar saída fiscal definitiva que recebe aposentadoria no Brasil . Uma coisa é não bi tributação, outra coisa diferente é RNH que tem isenção por 10 anos . Acabou mas vai voltar .
Obrigado pela contribuição Helvia. Cumprimentos.
Olá Helvia! Obrigado pela informação. Fiquei com uma dúvida sobre sua explicação : Você comentou que quem recebe aposentadoria no Brasil não pode dar saída definitiva. Isso se aplica a quem tem isenção de impostos por moléstia grave, ou é uma regra geral?
Obrigado!
Olá , viémos com visto D7 (reformado) iremos fazer 1 ano aqui, e estamos um pouco perdido a respeito da declaração do imposto de renda.
Resolução da Assembleia da República n.º 33/2001, de 27 de abril
Boa noite! Quem é isento no Brasil por doença grave não pode dar a saída definitiva correto? Mas precisa declarar o IRS se tiver residindo em Portugal? Obrigada
Muito importante esta informação! Obrigado Kist
Eu que agradeço Carlos, grande abraço.
Estou em Portugal faz dois anos. A grande diferença que vejo é: no Brasil a mordida do estado na renda é menor, o trabalhador sai com mais dinheiro na mão. Porém, na hora pagar os serviços, consumos paga uma carga altíssima.
Ja em Portugal a mordida na renda é forte, o trabalhador sai com menos dinheiro na mão, porem nos serviços e consumo tem uma taxa fixa de imposto, a mordida é menor que no Brasil.
No balanço ambos estados mordem muito do trabalhador, porem em Portugal ainda se recebe um retorno um pouco melhor em serviços e infraestrutura pública... Quando comparado ao Brasil que ainda tem problemas de saneamento básico pra ficar só num dos piores exemplos
@senhorintelectual Bem observado! Esse é um ótimo resumo das diferenças - ambos os países cobram bastante, mas em Portugal pelo menos vemos o retorno nos serviços e infraestrutura. No final, o peso existe nos dois lados, mas aqui é um pouco mais visível o que estamos a pagar. Abraço
Tenho parente advogado tributarista e vivo entre Brasil e Portugal. O acordo de não ser bi-tributado findou-se. E quem ainda não é bi-tributado após 10 anos em Portugal esse acordo vai finda-se ao fim deste tempo. E os que vem agora já não são cobertos por esse acordo.Outra questão são os aposentados que eram funcionários públicos. Esses não podem dar saída definitiva. Não há como transferir os rendimentos diretamente para um conta em Portugal, é necessário ter uma conta no Brasil e para manter essa conta é necessário fazer a declaração no Brasil, manter o CPF ativo.
Olá Fátima, muito obrigado pelas informações
Sua informação está errada . O RNH , que concede 10 anos de isenção, será restabelecido, o governo português já noticiou .
Saudações conterrâneo! Excelente seus esclarecimentos e dicas! Como tu falou as “regras” estão mudando aqui no Brasil, mas, também em Portugal! Abração
Saudações Edison. Grande abraço
Gratidão por essas importantes informações. Sucesso ao canal.
Nós que agradecemos!
Gostei muito do assunto gostaria de saber mais a respeito
Olá,
Obrigado por sua participação! Abraço!
Olá Kist!!!
Obrigado pelo vídeo! Também vi essa notícia nesta semana e fiquei tão empolgado que já atualizei minhas projeções... Só me resta aposentar em 2026 e verificar a escalada das guerras no hemisfério norte... Isto tem me preocupado bastante.
Abraços
Show Alexandre. Grande abraço
Boa tarde, Kist! Segundo a Resolução da Assembleia da República n.º 33/2001, de 27 de abril, as pensões públicas no Brasil não são taxadas em Portugal e vice e versa.
Olá.,.Obrigado pela informação. Abraço
@@KistnaEuropa
Obrigada mais uma vez por mais um vídeo sempre tão bem informativo. Se você pudesse fazer um vídeo explicando como fica essa questão do pagamento dos impostos de rendimento de aluguel em Portugal, para quem mora no Brasil e não é residente fiscal em Portugal, seria muito interessante. Abraços
Olá. Também não sou residente fiscal em Portugal (nem real, atualmente estou no Brasil), mas recebo arrendamento de imóvel em Portugal. Declaro esses rendimentos no IRS e recolho 25% sobre o valor, descontadas despesas correntes (reformas, condomínio, etc).
@@silasricklicosta4673obrigada
Olá Amanda, vejo que o Silas já respondeu, abraço a todos.
Ainda acho que um vídeo explicando como fazer seria muito legal!!!
Muito obrigada pelas informações tão importantes! Indica algum contabilista? Vim para estudar 3 ano s.
olá , eu tenho um contabilista que faz minha declaração, mas ele não é especialista em tributação de estrangeiros. Abraço. +351 914 200 731
Parabéns Silvério. Esclarecedor. Vc tem alguma indicação de contabilista em Póvoa de Varzim? Abs
Olá , tire suas dúvidas com Senhor Carlos crs.ta@outlook.pt
Parabéns pelo vídeo sempre muito didático, estou no planejamento próximo ano chego por ai.
Muito obrigado, espero que faça uma boa mudança, abraço
Eu gostaria de consultar com contabilista português.
Quero tratar o imposto de renda português.
Sou brasileiro, mas tenho nacionalidade portuguesa porque meus pais eram portugueses.
E quero fazer investimentos em Portugal.
Entre em.contato com Sr. Carlos crs.ta@outlook.pt . Abraço
Muito boa a explicação. Parabéns
Muito obrigado
Pensem comigo, se somos tributados na fonte, como cobram IVA em tudo? Ou um ou outro. No Brasil você paga 27,5% na fonte e compra itens com até 50% de imposto(caneta bic). Na média dizem ser 40%. Ou seja, 27,5% na fonte e a sobra tributam 40%. É confisco! Quem paga imposto tem que por freio nisso, chega de uma vida de luxo para autoridades, elites do funcionalismo e muita corrupção.
Imposto em demasia é roubo. Abraço
Sabe o que é Imposto na fonte? É o imposto sobre o rendimento direto, do trabalho, de rendimentos de aluguéis, ou sobre aplicações financeiras. Já o IVA é um imposto indireto, sobre o consumo. São coisas diferentes e é assim que funciona, em Portugal, no Brasil e no mundo todo...
Viajou cidadão, pelo visto não entendeu a discussão. Imposto é justo para manutenção do estado enxuto, mudanças de nome para burlar lei ou camuflar bitributação já deveria ser caso para código penal. Salário não é renda, se não reconhece isso, aí temos um problema. IVA de 28%(previsto no Brasil) com governo no dando rolê pelo mundo além de mobiliário riquíssimo demonstram que algo está errado.
Uma informação relevante: Aqui no Brasil se ambos cônjuges tem renda eles podem fazer declaração em separado e com isto podem pagar menos impostos, com isto podem obter alíquota menor e 2 faixas de desconto abatendo parte da renda. Em Portugal pode ? ? 🙂
Olá @luizom8388! É verdade que no Brasil, casais com renda podem optar pela declaração em separado e, em alguns casos, pagar menos imposto. No entanto, a situação em Portugal pode variar. Recomendo que você consulte um contador em Portugal para obter um parecer preciso sobre a sua situação específica.
👏👏 as informações estão certas, acrescento:
1- Não há faixa de isenção em PT para rendimentos que não tem origem em trabalho, portanto se receber por exemplo 2k euros no ano de dividendos ou poupança ou aluguel vai ter de pagar , mas também pode englobar dependendo do montante dos rendimentos anuais( menor que o teto do último escalão) e daí ficar isento ou pagar menos que a tributação autônoma dos rendimentos (28% , 25% no mínimo para alugures e metade de 28% para mais valias sobre venda de imóveis).
2- estar ausente do Bostil por mais de 12 meses se presume a saída definitiva, mas não há prejuízo se declarar lá os rendimentos obtidos no exterior como aqui através do anexo J do IRS, ou seja, se fizer um espelho entre as declarações.
Olá, obrigado pela contribuição, abraço
Parabéns pelo vídeo explicativo… entretanto preciso assistir mais algumas vezes kkkk. Abraço
Olá Cristiano, muito obrigado, abraço
Excelente conteúdo!
Obrigado 😃
Gostaria de tira uma dúvida se for possível obrigado
Qual a dúvida?
Informações muito importantes.
Olá Maria, obrigado pela audiência, abraço
Boa noite...sou isento do IR no Brasil, estou indo para Portugal com visto D7...esse benefício continua?
Olá. Não tenho esta reposta porque depende do seu tipo de isenção. Melhor consultar um contador especialista. Abraço
@@KistnaEuropa
Minha isenção é por visão monocular...
@@KistnaEuropa obrigado pelo feedback
Boa tarde Silvério, o conteúdo dos seus videos são excelentes, acompanho todos aqui de Manaus/AM, sou servidor público, pretendo me aposentar em 2025, e me mudar para Portugal em 2026, com o visto D7.
Obrigado Sérgio, espero que faça uma boa mudança no futuro, abraço
Olá kist, tudo bem? Vc indica algum site para simular valor de imposto de renda em Portugal?
Olá Gustavo,
Infelizmente não sabemos lhe informar! Isso, você teria que verificar com um contabilista, talvez seria melhor, para tirar suas dúvidas. Abraços!
Bom dia amigo sou ser publico aposentado por invalidez tenho interesse em morar com minha família em Portugal sou isento de imposto de renda ai terei que pagar se for de forma definitiva é eu minha esposa e meus 2 filhos um de 13 e outro de 20.
Leandro, melhor consultar um contabilista especializado. Abraço
Sou aposentado e esta nova posição quanto à cobrança dos 25% é uma ótima notícia.
Mas tenho mais uma dúvida sobre tributação...
Ao enviar rendimento da minha caderneta de poupança para minha conta em Portugal, também pagarei imposto?
Não, isso não é renda, é remessa de patrimônio, o imposto sempre é sobre renda. Abraço.
@@KistnaEuropa Boa noite. Então no meu caso: Recebo aposentadoria da Previdência Privada no Brasil e faço meu IR no Brasil (atualmente só faço em Portugal o IRS, porque tenho RNH e pelo acordo estou isento por 10 anos.) , pego esse pagamento deposito na poupança e depois o transfiro para minha conta-corrente em Portugal, esse recebimento será tributado ou será considerado patrimônio?
Sou aposentada do serviço público federal brasileiro, em Portugal desde 2016, com a autorização de residência em 2017, meu desconto é na fonte com 27,5% de imposto. Não tenho outro rendimento , vou ter que pagar bitributação?
Olá Sonia,
A cobrança de 27,5% sobre a sua aposentadoria em Portugal pode gerar dúvidas sobre dupla tributação.
É fundamental que você consulte um contador ou advogado especializado em direito fiscal internacional. Eles poderão analisar sua situação específica, considerando o acordo de não dupla tributação entre Brasil e Portugal, e te informar sobre os procedimentos a serem adotados para evitar pagamentos em duplicidade.
Segundo a Resolução da Assembleia da República n.º 33/2001, de 27 de abril, as pensões públicas no Brasil não são taxadas em Portugal e vice e versa.
@@KistnaEuropa - eu continuo a fazer minha declaração de renda no Brasil anualmente, fui às finanças e eles não encontraram nada que me fizesse pagar impostos a Portugal, além de meu consumo. Todas as minhas despesas aqui são por NIF, lançadas direto nas finanças
Sou aposentada e pretendo morar em Portugal no ano seguinte. No Brasil já pago 27,5 de imposto renda. Terei que pagar em Portugal?
Isso depende do total de rendimentos. Mas tem como simular . Abraço
@@KistnaEuropase puder fazer uma live sobre o assunto com algum convidado da área pelo jeito muita gente tem essa mesma dúvida .
Boa tarde, Kist! Td bem? Eu me chamo Luís Filipe e estou com planos de me mudar com a minha família para Portugal e conheci o seu canal aqui no RUclips. Parabéns pelo conteúdo! Pode me tirar uma dúvida? Sou servidor público aqui no Brasil, em regime de teletrabalho. Indo morar em definitivo em Portugal, mas como servidor no Brasil, para trabalhar aí, nesse regime, como fica a minha declaração de IR? Pelo que entendi assistindo ao seu vídeo, eu posso continuar fazendo a declaração brasileira e, por morar em Portugal, mas receber salário do Brasil, pagaria, se necessário, uma diferença a Portugal, em razão do acordo entre os países que veda a bitributação. É isso mesmo? Minha outra dúvida é: como é feita essa apuração fiscal? Muito obrigado! Abs, Luís Filipe
Olá Luis,
Sim, isso mesmo. Sobre a apuração fiscal, seria mais aconselhável você tirar essa dúvida de forma mais específica com um contabilista em Portugal, ou no Brasil, caso tenham esse conhecimento mais avançado! Abraço!
@@KistnaEuropa Mto obrigado! Abs
Bom dia Kist, agradeço inicialmente pelas informações. Lhe assisto desde que se planejava vir (postergou devido a pandemia), enfim. Procuro um contabilista de confiança pois sou insegura no assunto e prefiro ser orientada por um profissional sério e de confiança (e aí está o problema).
Agradeço desde já se puder auxiliar.
Bom domingo
Olá, tenho certeza que fazer um bom plano de mudança fará toda a diferença, tire suas dúvidas com crs.ta@outlook.pt
Bom conteúdo
Obrigado
Eu tenho uma renda de 18.000 mil reais aposentadoria minha e da esposa
Em Portugal pagaremos imposto de renda? E aquestao dos 25%
VELHOS TEMOS OS NOSSOS QUERIDOS QUE CONSTRUIRAM PORTUGAL, VOCÊS NÃO SÃO BEM VINDOS
A questão do 25% foi derrubada pelo STF. Se precisarão pagar mais isso vai depender das deduções. Abraço
Querida Francisca, sempre amável e respeitosa . Cumprimentos
Muito importante informação, que lindo lugar. 69k. kkkkkkk
Abc e sorte.
Obrigado 👍 ,grande abraço
Não mudei ainda exatamente por causa disso, imposto de renda, se puder ajudar com indicação de um profissional da área fico agradecida.
Um grande abraço!
Olá Marcia, não tenho pessoa para indicar, eu uso os serviços de contador aqui em Portugal, mas acredito que deva fazer um plano de mudança e concretiza-lo. O Imposto de renda é parte do plano, mas não tenha receio de vir se tem boas rendas. Abraço.
Que cidade é essa que você mora em Portugal ?
Póvoa de varzim , pertencente a região do grande Porto. Ponto final de um ramal do metro , cerca de 50 min da região central
O Marcus está certo , é Póvoa de Varzim. Abraço
Compensaria mudar a residencia fiscal para Portugal?
Melhor ter residência fiscal nos dois países. Abraço
Olá! Vi que vc é da Póvoa rsr eu também moro aqui. Bem mas o o que eu queria mesmo é tirar uma dúvida, acho que vc pode me ajudar, eu sou viúva meu marido era engenheiro civil no Brasil, eu recebo uma pensão do Brasil todo mês e declaro o IR lá, aqui eu faço um partime na limpeza e recebo 300 euros por mês
A pergunta é: eu preciso fazer o IRS aqui tbm??
Precisa sim. Principalmente por.causa dos rendimentos que recebe do Brasil.
uma pergunta. Aposentado pagar Imposto em Portugal?abraço obrigado..
Isso vai depender do valor da aposentadoria. Abraço
Kist, uma dúvida, moro no Brasil e quero comprar uma autocaravana em Portugal, eu preciso declarar mesmo não tenho morada ai???
Boa pergunta Armando, não responder , sinto muito, abraço
imposto de renda ??? O que toda a gente paga em Portugal é o IRS - imposto de rendimento de pessoas singulares. Os aposentados estrangeiros estão isentos e quem aufere um rendimento de 840 euros mensais está também isento.
Sim Pedro, no Brasil o IRS - imposto de rendimento chama-se Imposto de Renda. Obrigado pele informação. Abraço.
@KistnaEuropa Peço desculpa pela observação pois não sabia o nome desse imposto no Brasil. Não obstante além do IRS - imposto de rendimento de pessoas singulares depois também à o IRC- imposto de rendimento de pessoas colectivas que é o imposto que se aplica ás actividades comerciais, empresas.
@@PedroVanzeller Sem problemas Pedro, obrigado pelas observações. Cumprimentos.
Quem vai residir em Portugal sem declarar saída definitiva do Brasil terá que retornar ao Brasil pelo menos uma vez por ano?
A princípio, sim
Olá Kist, parabéns pelo vídeo, acompanhei as suas dicas , no entanto, eu não imigrei para Portugal antes devido ao pagamento de imposto retido no Brasil na faixa de 25% de IR , mas eu sei que aquele incentivo para imigrantes de isenção para brasileiros (programa NRH) acabou em 2023, e Janeiro de 2024 cobrará apenas 10% no prazo de 10 anos, você confirma isto. Obrigado.
Será que o programa do NRH poderá retornar com a isenção total para imigrantes brasileiros? Obrigado.
Temos que analisar com cautela a imigração de brasileiros para Portugal, uma vez que esse país tem problemas com o sistema de saúde, produtos nos supermercados estão relativamente caros, oportunidade de empregos reduzidos, valores de aluguéis altíssimos etc. Na minha opinião , o brasileiro que planeja imigrar para Portugal precisa ter dinheiro suficiente para viver com dignidade e tranquilidade. No seu vídeo disse que pode animar as pessoas para imigrar (10:58) , mas temos que saber quanto o fisco de Portugal vai cobrar dos imigrantes brasileiro e isto hoje é uma incógnita. Um abraço.
Olá Josué,
Entendo sua preocupação com a tributação após a mudança para Portugal. Exato, o programa NRH que oferecia benefícios fiscais para brasileiros acabou em 2023.
Pelo que sei, a informação sobre a cobrança de 10% por 10 anos não procede. A partir de 2024, a tributação será feita conforme as regras gerais de Portugal.
É fundamental que você consulte um contador ou advogado especializado em direito fiscal internacional. Eles poderão te orientar sobre a melhor forma de planejar sua situação tributária e te informar sobre os detalhes da aplicação do acordo de não dupla tributação entre Brasil e Portugal. Abraço.
Tio KIST, não bem assim "Contador ou Contabilista", o assunto é tributário. Na não BITRIBUTAÇÃO vc escolhe onde vc vai pagar o seu IR, a vantagem de escolher em qual país vc quer. Tem procedimentos para isso nas RECEITAS FEDERAIS daqui, da BRAZUELA e PORTUGAL. A palavra NÃO BITRIBUTAÇÂO já diz. Sou especialista nisso.
Vc declara em ambos os países os rendimentos do país onde reside, e de outros países (Neles e em Portugal). Estes países estão no Convênio de não BI-TRIBUTAÇÃO, escolha qual deles (mais vantajoso) pagar o IR. Para isso há procedimentos a serem autorizados nos FISCOS de cada país.
Olá, obrigado pela contribuição. Se vc é especialista , se quiser pode fazer um podcast para ajudar as pessoas a entenderem melhor o assunto. Se tiver interesse kistportugal@gmail.com. abraço
Nós pagamos o SUS, o melhor plano de saúde
O Sus tem problemas, mas se não existisse a população já teria sido escravizada pelos planos de saúde. Não tem para onde correr no Brasil. Abraço
Esse foi o primeiro vídeo do seu canal que assisti e de imediato me inscrevi e dei meu like. Andava a procura de um canal sobre esse tema. Gostei muito! Parabéns!
Que honra! Muito obrigado pela audiência, grande abraço
Precisamos lembrar que todos esses cálculos estão atrelados ao câmbio do euro.
No meu caso que tenho AR de Reformado trago meu dinheiro do Brasil, então fica:
1- euro alto o salário em real fica menor no momento da conversão, logo o salário em euros será menor e terá uma alíquota menor para fazer o IRS.
2- euro baixo o salário em real fica maior no momento da conversão, logo o salário em euros será maior e terá uma alíquota maior.
Pergunta: Essa diferança a pagar falada no vídeo entre o IR no Brasil e IRS em Portugal é válida para quem tem a morada fiscal no Brasil? Recapitulando: Tenho a Residência Fiscal no Brasil e paguei R$ 3.000,00 e em Portugal teria que pagar R$ 4.000,00 então a diferença de R$ 1.000,00 eu seria obrigado a pagar mesmo com Residência Fiscal no Brasil, mas morando aqui em Portugal?
Eu tenho residência fiscal no Brasil e em Portugal, e paguei uma pequena diferença. Abraço
É SÓ VIR USUFRUIR DAQUILO PARA O QUE NUNCA SE CONTRIBUI, PAGA TUGA, LOGO O CHEGA CHEGARÁ AO PODER
Querida Francisca, sempre com belas palavras. Cumprimentos.
@@KistnaEuropa infelizmente é a realidade, o que vocês idosos fizeram por este país, nada, agora é só usufruir e destruir a nossa paz
Olá Francisca, sou 1972 e você de 1980, idosos são as pessoas a partir de 65 anos, vejo nas suas palavras rancor e mágoa, talvez por alguma condição específica que ainda desconheço. Portugal precisa de pessoas , principalmente com recursos para contribuir no sistema tributário via IVA, na economia e nos serviços. Os idosos portugueses, no geral, têm rendas baixas o que dificulta a economia e o desenvolvimento de Portugal. Espero que as reflexões que por ventura faça a partir de meus vídeos possam melhorar seu entendimento da vida. Se me considera um idoso , preparar-te que em 8 anos estará com a minha idade e espero que esteja melhor do que estas hoje, psicologicamente, financeiramente e espiritualmente. Cumprimentos
Pra mim que se aposenta no brasil e vai embora do brasil deveria perde o beneficio
@@elvessantos480 e por qual motivo? Quem trabalhou a vida inteira e contribuiu para a previdência tem o direito de viver a sua aposentadoria onde quiser!
ISSO É QUE ERA, ACABAVA ESSA MAMATA DE VIR PARA PORTUGAL CHULAR OS NOSSOS SERVIÇOS, SE NUNCA CONTRIBUIRAM
Não. Você continua a receber normalmente.
@franciscapires1980 Senhora Francisca sempre com palavras otimistas