Como Africana, angolana, sei que as realidades são diferentes. Por aqui a discussão é outra. Por aqui, eu sou mulher, não mulher negra. Gostaria apenas de sinalizar algo que eu considero muito problemático mas que se tem difundido muito. Traços negróides ou de negro. O que é isso? Todo o mundo tem de pesquisar e viajar mais por Áfrika. Não existe isso. Nem todo o negro tem traços do povo Bantu (nariz largo, lábios carnudos, pernas recheadas e bumbum arrebitado), nós somos muito diversificados. Não se esqueçam que muitas características de outros povos vieram das nossas, inclusive o olho "puxado" dos asiáticos amarelos. Já houve pessoas que disseram que se a miss Universo tivesse traços mais negróides ela não iria vencer. Como assim? Não sabem que ela também tem traços de negro? Precisamos desconstruir essa narrativa com urgência meu povo. Naomi é tão preta quanto Lupita que é tão negra quanto Whoopi que é tão preta quanto Maristela que é tão negra quando Natália que é tão preta quanto Iza. Os nossos traços gritam que nós somos o povo original. Quando era mais nova sofria porque não me achava Bantu suficiente. Meu nariz não é tão largo, meus lábios finos (se comparar com toda a família) minha gengiva rosa e não negra... Vamos pesquisar os Khoisan, os Dinka, os Bantu, os Yuruba, os Aborígenes... Não somos todos iguais, não temos todos a mesma fisionomia.
EU AMEI SEU COMENTÁRIO só queria dizer isso mesmo. aqui no Brasil é complicado ,, as pessoas enxergam a África como um país e não um continente com muitos países e povos diversos em fisionomia cultura, religião, etc..
Finalmente um argumento correto e explicativo, tem alguns youtube que gosta de atacar essa menina, mais nunca fala sobre marcas grandes que são realmente culpadas
Mas a contratada tbm age de acordo com interesses próprios. O fato de se considerar de etnia a,b ou c de acordo com o que melhor lhe convém é uma desonestidade ética!
@@caarloshenrique26 se for assim já pode apagar Nátaly Nery das contribuições pro movimento negro.E Preta Gil,Lucy Ramos,Juliana Alves,Sheron Menezes da luta antirracista,que sempre se posicionam e buscam educar nas suas mídias.Aliás,tavam fazendo a mesma reclamação da Beyoncé ao pouco tempo atrás,que se mostrou bem clara nos últimos clipes (veja Power por exemplo) mas uma das celebridades que mais se posiciona contra o racismo e exalta a cultura negra e africana.
@@setembroflorido7998 Pelo visto não viu o video... A questão não é cortar a Raiza, mas incluir pessoas com a pele mais escura, no Brasil, mais de 40% da população se autodeclara Parda, numa campanha como foi dito no video com 10 mulheres, pelo menos 4 teriam que ser como Raiza, 1 Retinta, 1 de outra minoria( asiatica ou indigena) e as outras 4 Brancas... Atacar quem tem a pele mais clara além de burrice é desserviço, na verdade é trabalhar pro sistema racista, a questão é: Pouco me importa se sou preto, negro, pardo... a questão é que eu sou um "não branco" num país que privilegia somente os brancos, vc pode unir os "não brancos" por mais diversidade e justiça ou ficar aí na sua luta imaginária por uma pureza preta...
Até porque essas definições que eles fizeram para nos separa são insultos. Mulato significa MULA, pardo significa SUJO. Eu não permito que me chame de parda, mas sim de PRETA.
Caí de paraquedas no seu canal e adorei a sua fala. Mais clara e direta, impossível. Tomara que as pessoas reflitam e abram as cabecinhas. Ganhou uma inscrita. Bjs e parabéns.
Só tem UMA mulher preta raiz no youtube que não deixa isso passar batido. Só que é uma pena essa mulher ser descartada e atacada pela militância(ciranda) , pois é uma pessoa muito inteligente e sagaz. E deveriam argumentar com ela ao invés de passar a mãozinha nas cabecinhas dessas várias Rayzas Nicácios que estão por aí ganhando vagas em universidades , patrocínio de marcas e emissoras de televisão em cima da pauta negra , não tendo a pele negra.
Mas as empresas já estão fazendo a parte delas: colocando o "negro " junto com os demais. Já que o movimento negro classifica "negra de pele clara " é LÓGICO que as empresas vão contratar -las no lugar da retinta. Mas se as pessoas parassem de classificar dessa maneira seria muito mais fácil cobrar das empresas, nas universidades etc a participação do RETINTO. Enquanto isso, eu retinta, assisto as propagandas das negras de pele clara no sofá da minha casa.
Extremamente porque esse é o objetivo dos racistas. Nos dividem pq uns tem vantagens sobre os outros e no fim permanecem plenos em seus privilégios. Ao invés de brigar por migalhas deveríamos nós fortalecer. Pq do jeito que está os pardos /mestiços/ negros de pele clara por não se identificarem como negros, não perceberem também sofrem preconceitos, só vão fortalecer o racismo com os de pele retinta.
@@grazisamor1991 mas meu comentário não é dizer que isso não existe e sim concordar com o vídeo onde é dito que devemos questionar as marcas ao invés de atacar a modelo/influencer. Acabamos atacando a pessoa ao invés do sistema. É óbvio que ela não representa mulheres retintas e exigir uma maior representatividade é urgente. Mas o debate tá mais voltado a dizer se ela é ou não negra ao invés de ir diretamente nas mídias que permanecem colocando 1 negro aqui acolá nas campanhas e ainda de pela mais clara. Esse foi o ponto do meu comentário.
@@grazisamor1991 é mesmo , usam elas como padrão de beleza negra enquanto elas não são negras, são mistas! A Rayza não é negra, nunca foi! Aceitem miscigenação ela existe e deixem de hipocrisia!
@@grazisamor1991 pois é isso só piora o racismo, e eu também acho que muitas pessoas negras enchem a boca para dizer que as mistas são negras, porque no fundo se sentem inferiores, primeiro em relação às pessoas brancas, depois vem essa raiva das pessoas mistas terem mistura dos dois lados socialmente terem certas vantagens. Mas isso é errado, eu sou mulata, africana com muito orgulho, aqui não temos grandes problemas com isso não, nos assumimos como mulatos con muito orgulho mesmo, não preciso ignorar minha branquitude para exaltar minha negritude pois isso também é racismo, além de ser hipocrisia ignorância. Amo meu lado preto, amo meu lado branco, amo meu lado árabe, é dessa mistura que eu nasci, não posso me identificar apenas como negra não! Ganhem consciência e se aceitem para serem aceites também!
@@amaurimoreiraantonio3738 A questão aqui não é se ela é negra ou não, é sobre ter 20 ou 30 vagas e apenas 1 modelo não branca ser chamada, olha em volta não estamos na Suécia de 1920 e sim no Brasil 2020 onde nossa população em grande parte é não branca !!!
@@amaurimoreiraantonio3738 exactamente, desde quando um negro tem cabelo cacheado/ondulado como o dela? Assim como não existe branco e cabelo crespo! Esse povo gosta de iludir, viajar na mayonese meu Deus.
Não entendi...rsrs sou negra, já sofri com o fato do estereótipo quando criança no colégio até mais pelo fato de ser de classe social baixo. Acho ofensivo quando "negros" só entendem como negros legítimos pessoas com cabelo afro. Mas Acho que sou linda e negra e jamais diminuiria meu nariz ou qualquer traço lindo da minha raça, mas cabelo pra mim é acessório. Me dou a liberdade de usá-lo na cor , comprimento e textura que eu bem entender. Roupas, maneira de andar, cultura...Acho que isso tudo é produto do meio em que vivo e da forma como quero ser. Não somos mulheres "negras" somos mulheres....O que nos diferencia é sermos de regiões diferentes. Eu como mulher brasileira sou fruto de uma enorme mistura de raças...Me considero negra, tenho traços herdados por parte de pai que prevalecem. É sim são lindos, assim como existem pessoas "brancas "que ao meu ver não são fisicamente bonitas. Sou mulher brasileira, a ginga, a beleza, a cultura é brasileira. Não sou africana e acho ridículo o discurso de muitos quanto a nós negros termos que reconhecer essa cultura. Temos a nossa própria e outras milhares que escolhemos inserir em nossas vidas. O racismo existe! E não é somente com a raça negra, menos ainda com a mulher negra apenas, os asiaticos, portorriquenhos etc sofrem com isso. O preconceito maior vem de uma posição social que sim foi negada aos negros no passado e ficou entranhado na cultura como um todo. A maneira de combater isso não é separando negros e brancos. Esterotipar e apontar uma pessoa de pele clara e analisar cada movimento dela para encontrar preconceito não é menos cruel que foi feito a nós negros. Acho otimismo pautar a vida nisso. Isso só será mudado criando uma sociedade mais culta e educada, que respeite o outro, sem esse mímimi diário . Deus nos fez diferentes e espaciais. Não temos que nos separar em grupos, somos únicos! E onde ou como ou com quem estaremos só depende do que queremos é estamos dispostos a fazer. Quando havia ainda escravidão existiram pessoas que acorrentada e sem direito ainda sim venceram! Sou negra, marrom, nariz largo, lábios grossos, cabelo aliado estilo Chanel,gosto de roupas clássicas, cores suaves e maquiagem leve e elegante, isso me faz uma mulher que quer ser branca? Sem identidade? NAO NAO NÃO. sempre me impus onde que r que fosse com muito orgulho de quem sou independente de quem(Sim já ouvi de outros negros que deveria aparecer menos, me colocar no meu lugar) lutei e luto por meus direitos como mulher brasileira negra e linda! Odeio ser vítima de qualquer coisa porque isso nos deixa em posição de dependência e Deus nos deu autonomia sobre nossas vidas e a guerra muitas vezes mora em nós e não no "branco" ao lado!
Sim!!!!E falar também sobre militância negra monetizada. Acho bacana quem decide se dedicar a isso e viver disso, mas sabe...ficar falando coisas absurdas pra estar sempre em destaque e assim sempre conseguir contratos e desonesto. Não só não contribui na luta contra o racismo como compactua ainda mais com ele.
Eu só queria trazer uma declaração própria: Sempre que entro nessa questão me lembro do personagem Teoria do livro Mayombe. Eu SEMPRE me senti como ele. Escura demais para ser aceita pelos brancos, mas clara demais pra ser aceita pelos negros. Sempre o meio termo, sempre o "talvez", ou seja, parda. Mas ser considerada parda nunca impediu que eu sofresse racismo. Não impediu que quando criança as meninas branquinhas me excluíssem, não impediu que eu me sentisse mal com minha aparência e não fosse tida pra namorar, não impediu que falassem mal do meu cabelo "ruim" e "pixaim", não impediu que me assediassem por conta da minha "cor do pecado" (como disseram) etc. Eu sempre compreendi que pessoas negras retintas sofrem muito mais racismo do que eu, bem mais escancarado, e de fato, eu nunca saberei o que é passar por isso. Mas é difícil fazer parte de um movimento o qual sim, você pertence, mas nem todos parecem querer te aceitar como parte dele. Eu queria poder ser aceita...
Eles usam o passado como justificativa, o que não faz sentido. Criar o termo "negro de pele clara" pra substituir o que chamamos de pardo é tão prejudicial pra comunidade afrobrasileira. Eles usam os exemplos da diversidade étnica e fenotipa da africa pra tentar explicar os "negros de pele clara". Só que isso não faz nenhum sentido em um país (brasil) onde a maioria dos africanos vindo para cá eram bantus. Ou seja, se uma criança nascer com tracos mais finos e pele mais clara com certeza veio através da miscigenação e não somente do sangue afticamo. Tem lógica nenhuma isso. Seria muito mais favorável aceitar a existência de pessoas pardas e incluí-las na luta contra o racismo
@@mairaf.c.macedo2392 Sim, como a maioria da população mas infelizmente tem a militância para confundir a cabeça das pessoas. Para eles só é negra quando convêm, se não convém não é.
Garota, parabéns pela assertividade dos argumentos e a forma didática como você expôs. Ps: reescrevi o texto várias vezes buscando termos equivalentes aos que usamos normalmente "clareza, claro, esclarecimento". Estou aprendendo com vocês. Eu recomendo sempre seu canal para minhas alunas e alunos. Algumas (uns) já estão seguindo e outros já seguiam antes de minha recomendação.
Perfeita a sua colocação. Devemos apontar nossas falas,nossa cobrança para os verdadeiros criadores e perpetuado res do racismo,do colorismo no mundo todo.
Olá! Concordo com vocês. O problena é que os negros ficam disputando 1 ou 2 vagas em meios de comunicação controlados por brancos. Vocês já estão sabendo do Trace Brasil e do canal Trace Brazuca ( inaugurado alguns dias atrás ) ? Como é um projeto administrado por negros, todos os tons de pele negra têm representatividade.
@@Guiliz Os negros tem que abrir as suas marcas e empresas . O capitalismo não tem cor . Se eu tenho uma empresa , eu coloco para a representar quem eu quero. Veja o cinema sul coreano, se cansaram como os americanos representavam os asiáticos e investiram no seu cinema. Os japoneses não esperaram espaço nos comics ou na Disney, fizeram os seus mangás e animes. Se o dinheiro é dos brancos , se eles quiserem só colocar brancos está no direito dele .Essa imposição de cotas é ridícula. Os orientais mostraram o seu valor mas o negro não pode? Quer diz que 10 pessoas , 5 tem que ser brancas e outras negras e os asiáticos e os indígenas ? que vao se lascar .
@@setembroflorido7998 Pode boicotar , se a marca vai ligar ou não. Se todos os negros decidirem boicotar a coca cola, ela nem liga . Mas coloca uma representatividade meia boca para tirar o dinheiro . O melhor exemplo é a Hollywood , coloca uma parte do filme na China ou personagem secundário, para os chineses pensarem: a indústria nos reapresenta .os otários consomem e os atores e produtores principais são americanos Outro exemplo : animações da Disney e da DC. Vc sabe que ela toda desenhada, animada nos tigres asiáticos porque a mão de obra é mais barata porém todos produtores , são americanos ou descendentes de outra etnia mas nas nascidos ou criados nos EUA, e esses ganham 3 0u 4 vezes mais , que são esses que vao para as comic con da vida
Preta, cabe questionar, inclusive, porque entre o 1,5 milhão de seguidores dela, há tantas pessoas brancas. Assim como as marcas, a branquitude distribui seu interesse e engajamento na medida da melanina. Você tem toda razão, já passou da hora de pararmos de cair na armadilha de deslocarmos o alvo de nossa luta!
Nossa! Que coisa racista que eu li. As meninas brancas que estejam aqui podem simplesmente gostar do conteúdo e da dona do canal do mesmo jeito que as meninas negras acompanham canais de meninas brancas.
Exatamente. Outro exemplo disso são Kelly e Beyoncé. A indústria até aceita a preta como queridinha DESDE QUE tenha a pele clara, o cabelo loiro e que não aborde temáticas raciais em sua obra. Se fizer vai levar o quê? Boicote.
Essa é a direção! Quanto mais rivalidade o movimento negro cria entre as pautas, mais a galera que precisava ser responsabilizada, fica isenta e imune! Excelente vídeo com excelentes questões!
Eu não perco um vídeo deste canal! Parabéns pelo seu conteúdo, estou aqui desde quando o canal era pequeninho. Hoje está crescendo muito! Torço por vocês! obrigada por tudo isso! ah! quero video sobre black is king. Fico irritada com as pessoas tentando desmerecer Beyoncé porque ela é bilionária..
Sim! Tem um perfil ali em cima com a cara de Platão que tá praticamente dizendo que ser mestiço é errado, que o mestiço não pode se identificar como negro.
Por mais pessoas como você👏👏vamos nos unir contra o racismo e lutar por um mundo mais justo, a indústria liderada por pessoas brancas, o governo que tb tem grande responsabilidade em criar políticas públicas e leis que regulem essas empresas, esses são os verdadeiros alvos das nossas críticas e da nossa indignação.
O "negrometro", certíssimo. É incrível como as pessoas poderiam estar questionando coisas mais importantes ao invés de estarem agindo como fiscal de cor. Vsf
A Rayza antes ela tinha posicionamento racial, inclusive já até fez campanha junto a Nataly. Eu gostava muito de um vídeo antigo no canal dela que falava sobre comentários a cabelo crespo, me ajudava muito em questões de autoestima. Esses dias fui assistir de novo e ele não estava mais no canal. As pessoas negras que se posicionam, quando não são invisibilizadas, sofrem coerção da branquitude.
Eu sou negra de pele clara. E eu percebo que sofremos preconceitos de formas diferentes, mas sofremos! Já ouvi piadas sobre meu cabelo quando ia na piscina de um clube que minha família frequentava, outras crianças ficavam rindo por que o meu cabelo não "molhava", na adolescência ouvia vários meninos dizendo que se eu fosse mais branquinha eu seria mais ideal pra eles se relacionarem comigo, ouvi de parentes que se eu alisasse meu cabelo eu poderia me passar por branca, ouvia piadas de que minha pele era da cor de papelão... Eu cresci tentando não sentir necessidade de pertencer a nenhum grupo, por que eu não era clara o suficiente para ser considera branca e nem negra o suficiente para ser negra. A primeira vez que alguém olhou pra mim e me disse que eu era negra, foi em São Paulo, estava fazendo compras em uma loja de colchões e o gerente da loja veio nos atender, e ele era negro retinto, ele logo perguntou de onde eu era, se era do Rio de Janeiro, por conta do meu sotaque ( em SP, todos confundem com o sotaque do Rio de janeiro). Expliquei que era do Amazonas, ele logo me disse que quando cursava universidade, tinha ido ao Amazonas participar de uma pesquisa, uma pesquisa sobre identidade do brasileiro e que eles perceberam que os brasileiros não sabiam a própria identidade. Foi aí que ele fez a seguinte pergunta: Você sabia que você é negra? Se eu disser isso para você, você acredita!? Então, eu disse que sim, por que meu pai é negro e minha mãe é branca, mas eu tenho o cabelo crespo e a pele em um tom que não é nem branco, nem preto. Mas quando eu olhava uma mulher negra eu me identificava, porque tínhamos o mesmo tipo de cabelo, cabelo que uma mulher branca não tinha. Que todos meus irmãos tinham tons de pele diferente, mas eu era a mais clara de todos. Aquele homem, naquele dia mudou a minha vida, ele me falou sobre colorismo. Nunca tinha ouvido falar sobre isso antes, quando sai daquela loja, eu já não era mais a mesma pessoas. Cheguei em casa, fui pesquisar, li livros sobre essa temática e percebi como aquilo foi importante para que eu entendesse a importância de pertencer a uma comunidade, eu me sentia deslocada dentro da minha própria família, por ter a pele mais clara. Isso me fez perceber e enxergar meus irmãos e meu pai de outra forma, de vê que eu estava a onde eu tinha que está. Percebi que tentaram me embranquecer, de todas as formas, tentaram anular a minha ancestralidade, mas não conseguiram. Obrigada por esse vídeo, pelo que foi dito nele. Temos que nos unir como comunidade, temos que nos apoiar, temos que lutar por transformações principalmente na mídia, para que todas as mulheres negras de todo o tom de pele sejam representadas, vamos fazer seguindo canais de pessoas negras, comprando na empresa do amigo negro, indo no salão de beleza da cabeleireira negra, no restaurante do vizinho negro, é assim que nos fortalecemos, que prosperamos como comunidade. Tentaram apagar a nossa história, tentam arrancar ela todo o dia de nós, não podemos permitir, só assim, iremos mudar a realidade do nosso povo, do nosso Brasil... Precisamos entender a nossa história nos conectar com ela, saber de onde viemos, do nosso passado, para um dia trilharmos um futuro diferente para a população negra do nosso país! Já estou te seguindo e vou maratona teu canal e curtir tudo! Parabéns pelo conteúdo!
Eu n sei vcs um tempo pq achava q por ser branco eu tinha q morrer e era um lixo , mas n tem nada a ver com vcs ! Isso e INDIVIDUAL, por coisas da minha vivência e etc ... Problema só MEU . imagino q negros sentem isso tudo o tempo e coletivamente Vcs são mttt inteligentes mesmo aquiI do canal Mas reforço , vc pareceu chateada :/ Espero q esteja tudo bem
@@maisum5919 Ninguém tem que morrer, temos que lutar por uma sociedade melhor, onde prevaleça igualdade, equidade e fraternidade, mesmo que pareça utópico so de saber que contribuímos pra isso já é bom. A beleza tem ser representada igual, a cultura tem que ser respeitada igual, todas as casas apresentando mesmo nível de dignidade.
gente ela parece minha mãe me dando lição,mas concordo nos temos que acordar e parar de dar rasteira em cada um de nos.E sim como ela disse apontar pro branco(rascista).Concordo plenamente
Que vídeo nessesario , realmente sua fala está corretíssima nos acostumanos tanto a achar que pra nós só existe uma vaga, uma oportunidade etc... que nem nos demos conta do tanto de outras oportunidades e lugares que poderíamos ocupar!... E preciso que se acabe logo com a síndrome do "negro único" só assim terá espaço pra todos, com os mais variados tons de pele e características!
@@sostrella E vejo que funciona mt bem para pardos, com tribunal racial pra julgar (um sucesso!), essa conversa de negro de pele clara serve para engrossar números, pq na hora das políticas públicas o negro de pele clara nem considerado pardo é.
@@sostrella Sério que vc está com tanta preguiça assim de pesquisar?! Não vou ficar enchendo aqui de link , mas esses foram os 3 primeiros sites ao buscar por cotas negadas... Brancos que entram por cotas ou "negros de pele clara"? Como eu disse, pardo para a militancia salta de "negro da pele clara" para branco quando é conveniente! www.campograndenews.com.br/cidades/capital/jovem-e-rejeitada-no-sistema-de-cotas-da-ufms-e-quer-acionar-a-justica www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/noticias/2018/outubro/tjdft-mantem-em-cota-racial-candidato-excluido-de-concurso-publico www.conjur.com.br/2019-nov-09/avaliacao-fenotipo-nao-derruba-autodeclaracao-sistema-cotas
Sou "parda". Tenho a pele amarela, fico preta quando tomo sol, tenho cabelo crespo. Nunca me achei negra nem parda, e sim miscigenada. Nunca sofri preconceito pela minha cor e sim por ser nordestina. A única coisa que posso fazer é dar apoio as pessoas pretas e indígenas; por elas e pelos nossos antepassados.
@@nicoly131 eu tenho a pele amarelada e vivia marcando em prova sabe quando pergunta etnia mas ai falaram pra mim q amarela é asiático eu não sabia Agr marco branco Minha família é miscigenada não somos alvos (a maioria do brasil não é,latinos tem isso mesmo por causa do histórico dos países de colonização)
Uau! Precisa! Você mostrou um ponto que eu nunca tinha pensado que é justamente questionar as marcas ou empresas da quantidade de vagas destinada para os negros. Quando você falou de se acostumar a ter apenas uma vaga, explodiu a mente. Esse vídeo é muito necessário!
MEU DEUS QUAL A DIFICULDADE DE ACEITAR E FALAR QUE EXISTE OS MESTIÇOS/ PARDOS! ESTAMOS NO BRASIL ! NÃO ESTAMOS NO EUA,NÃO SOMOS BIRRACIAIS ,SOMOS MISCISGENADOS .EU NÃO SOU PRETA ,SOU MESTIÇA OU PARDA COMO MUITOS FALAM E PONTO. NÃO POR VERGONHA NEM NADA,E SIM POR RESPEITO A LUTA DOS PRETOS DA QUAL ME INCLUO MAIS E APRENDO MAIS TODO DIA,MAS DIZER QUE EU SOU PRETA É UMA PUTA MENTIRA. PARDO/MESTIÇOS SÃO A MAIORIA PAREM DE NÓS IGNORAR POR CONVENIÊNCIA! PODEMOS SIM CAMINHAR JUNTOS NESSA LUTA,MAS JAMAIS TOMAR O LUGAR DOS PRETOS! NEM DE LONGE SABEMOS OQUE OS PRETOS PASSARAM E PASSAM ATÉ HJ !
Eu tenho isso entalado na garganta há anos. Já fui contratada por uma marca imensa pra ilustrar material de veiculação interna. Depois que trabalhei nos primeiros desenhos inserindo pessoas de corpos, etnias, traços e tons de pele diferentes, minha contratante falou com todas as letras que todas as pessoas ilustradas deveriam ser magras, jovens, BRANCAS, e me pediu pra editar. Que, se eu quisesse inserir diversidade, que eu até poderia inserir uma negra, mas que seria uma "assim" pra sete brancas, e me deu como referência a Rayza e os traços mais finos dela. Na época falaram que a Ray era cotada pra fazer uma campanha com eles e eu escrevi um e-mail pra ela que nunca tive coragem de enviar, porque quem sou eu perto de uma marca gigante, né? No fim ela de fato entrou pro time de influenciadores digitais deles. Ela e inúmeras brancas. Porque é exatamente como você falou: a Ray não tira o espaço de mulheres retintas ao aceitar as campanhas, porque essas vagas ERAM DESTINADAS ESPECIFICAMENTE PRA UMA MULHER NEGRA DE PELE CLARA E TRAÇOS FINOS DESDE O INÍCIO. É essa a "cota" deles. Esse é o máximo de diversidade que eles aceitam. O problema não é ela. E se engana quem pensa que essa marca citada é abertamente problemática, porque eu inclusive já a vi sendo exaltada por influenciadores negros por ser inclusiva e fazer produtos que se adequam a tons de pele diversos.
Esse é o pensamento racista que não nos deixa avançar, um verdadeiro câncer! Estamos brigando entre nós enquanto esse pensamento racista continua lá. E sejam marcas que se mostram “inclusivas” ou aquelas que nem tentam, todas elas estão no mesmo balaio de não aceitar a nossa beleza, a estética negra, a pele escura, o cabelo crespo, os traços negroides. E disso que a gente precisa falar.
Perfeita, a sua fala!! O ataque a pessoas como Raíza só tira o foco do que realmente importa! A questão do colorismo é mais uma crueldade produzida pelo racismo.
Mas preciso dizer que ver a Rayza de cabelo liso e sabendo que ela tem coleção de xampu/condicionador de marca grande com o nome dela, indicado pra cabelo cacheado me incomoda. Ela pode fazer o que quiser com o cabelo dela, mas quando há um marketing grande me chateia.
@@flasouzalves Não posso deixar de concordar. Só acho q, ao invés de ficar atacando a Raíza, deveríamos só tirar o foco dela e colocar em quem é relevante para nossas causas. 😘
Brasil: Amarelo, Preto, indigna, pardos ou mestiços e Brancos ( pois tem os caucasianos descendentes de alemães, portugueses e etc) Brasil é tudo, Brasileiro tem a cara do mundo, brasileiro é o povo mais lindo e misturado que existe. Isso é demais!
Que SENSATEZ, meu Deus. Melhor vídeo sobre colorismo dos últimos tempos. realmente essa discussão de negrômetro ou é "ingenuidade, burrice ou má fé", de fato. Eu adorei a forma assertiva, direta, articulada, honesta e embasada como você colocou. Obrigada como sempre por compartilhar da sua inteligência com todas nós. beijos ^^
Eu sou negra e de pele clara desisti de uma transição capilar por uma crise de identidade mt grande por preconceito de negros e brancos por n ser branca e nen negra o suficiente vc tem mt razão nesse video vamos nos unir!!!!
Eu acho muito complexo dizer que quem não é NEGRO é BRANCO e quem não é BRANCO é NEGRO. Existem mil outras opções e isso faz pessoas bem claras, mas com cabelo cacheado ocuparem lugares que negros retintos poderiam estar em campanhas. No final quem perde o local de fala e espaço são os mais escuros já que colocam as Julianas Paes's da vida para representar o povo negro. Precisamos do nosso próprio espaço e força.
Não é tão complexo assim, se fizermos uma distinção sobre pardos e negros, teremos menos Julianas, menos Rayzas por aí ocupando lugares de pessoas retintas.
@@caiolucas8257 Você assistiu o vídeo? Ela acabou de falar que não é questão de preto de pele retinta ou preto de pele clara a questão é as mídias com as suas cotas que fazem contratar uma em vez da outra e vez de igualar negros e pardos a brancos
@@Lary-fc3nj exatamente no fim é só uma briga infinita de vamos retirar os pardos e colocar os retintos, não é sobre excluir e retirar mais, É SOBRE TER TODOS NÓS NEGROS REPRESENTADOS! ela falou o vídeo todo em como isso resulta entre negros brigando entre si pra nada?
@@setembroflorido7998 Outra coisa que percebo ,um pouco diferente daqui, das novelas daqui, é a representatividade da mulher. Em geral as mulheres não estudam e não tem profissão. As ricas vivem do marido e as pobres dos serviços domésticos. Não conheço o México mas gostaria de saber mais.
Eu sofri a vida inteira em todos os colégios que eu estudava. Me chamavam de macaca, encardida, suja, inclusive certa vez me mandaram voltar para a senzala. Quando eu relatava isso em terapia e para as pessoas além dos meus pais, eles me olhavam torto e diziam “nossa, mas você é morena, nem é negra”, ou “nossa, mas você é tão clarinha”. E, eu demorei anos até entender que eu não estava louca quando tudo isso acontecia comigo. Eu definitivamente não era branca, porque obviamente eu sofria todo tipo de preconceito. Então, é complicado, não existe privilégio em ser uma “negra clara”, mas claro existem vantagens se comparada a uma pessoa retinta.
A questão não é sofrer preconceito por ser "negra de pele clara", qualquer pessoa não branca está suscetível a isso pelo simples fato de existir a miscigenação. Mestiços também sofrem preconceito, discriminação e racismo. Pessoas pretas e retintas sofrem em extrema escala.
Adorei esse vídeo. Estou até arrepiada🥰🥰💖💖. Já sofri preconceito quando era pequena. Depois da fase adulta e mais madura, já sabia me defender . Nessa época os preconceitos estão menores no círculo o de ando. Mas os maiores preconceitos vieram de alguns movimentos que diziam que eu não era negra por causa da cor da pele. Meu cabelo é tipo 4C. Traços negros . Amei!!!
Maravilhosa! Só é uma pena que tem um povo que mesmo após essa super explicação ainda continua escrevendo besteira nos comentários ! Aí realmente só desenhando……
Que conteúdo!!! 👏🏻👏🏻👏🏻 Sei que não é meu lugar de fala, mas eu concordo com cada palavrinha que você falou. Estou aqui por vocês! Acompanharei seu canal! 💕
Um dos vídeos mais sensatos que assisti falando sobre colorismo , campanhas publicitárias e sobre pessoas negras brigando uma com as outras . Disse tudo . Parabéns .
Colorismo não existe. Nem está no dicionário. A Rayza já disse uma vez que as marcas maquiavam ela com dois tons mais escuros e mandam amassar cabelo pra dar tom mais volumoso pra se parecer negra. Ou seja até as marcas sabem que ela não é negra mas chama ela porque preferem uma parda pra fazer o papel de negra.
acho importante que a Rayza se identifique como mestiça/parda, sou mestiço assim como ela, e vejo pessoas iguais a gente se declarando negras ou brancas... como 2 pessoas com a mesma aparência podem ser uma negra e a outra branca? por exemplo: Rayza Nicácio e Daiane Nascimento (que falou mal do cabelo 4c)... ambas são MUITO parecidas, só que a Rayza é considerada negra, e a Daiane é considerada branca... o mesmo vale para Camila Pitanga e Anitta, e etc. se existem tantas pessoas iguais a mim se declarando coisas diferentes, qual delas está certa? o que nós somos?
a única coisa que não gosto muito no mov. negro é eles quererem falar de outras etnias, quererem "desmestiçar" o mestiço e demonizar o termo pardo, querer forçar indígenas a se declararem negros e chamarem asiáticos de brancos
Na moral esse vídeo deveria ser viral! 👏👏 Eu sou uma negra de pele clara, sempre fiquei triste quando eles incluíam UM negro e sempre era de pele clara, eu poderia me sentir representada, mas pelo contrário só via que a indústria não aceitava os negros verdadeiramente, colocava um que era "aceitável", e isso não me representa, eu tenho a pele mais clara, mas tenho familiares retintos, eles são meu povo, se eles não são representados, eu também não.
Toda minha família é negra mas minha vó materna é branca, eu fiquei misturada e todos os meus traços são negros, já me disseram que a causa não era minha, isso me deixa triste... não ser nenhuma coisa e nem outra... Ainda estou aprendendo muita coisa e esse canal tem me ajudado
Compreendo e já passei pelo mesmo mas em outro contexto Nasci e vivo em África aqui eu não sou considerada negra pois tenho a pele muito “clara” e quando era mais nova e dizia que era negra as pessoas me olhavam de uma maneira como se se dissessem que estou louco Com o passar do tempo e alguns estudos passei a me identificar mesmo como mestiça pois aqui pessoas como eu são chamadas de mulatos e esse nome é ofensivo É complicado quando você não sabe como se identificar Tenho um pai branco mestiço uma mãe negra
Mto legal o posicionamento, mas fiquemos bem cientes que assim que ser negro deixar de ser rentável, pessoas como Raíza voltam a ser brancas e seguem suas vidas, exatamente como eram nos anos 90.
Esse vídeo é necessário para que nós possamos nos unir e parar de dar a desculpinha da branquitude de que nos mesmo somos "racistas" uns com os outros. Entender que Cota foi uma medida social para tentar reparar a desvantagem social, educacional dos negros, indígenas. E que esse tipo de cota não deve ser aplicada a todas as oportunidades da vida, exemplo profissional como: propagandas, novelas, filmes, modelos e etc. Devemos está em todos os lugares e em todos os tons.
Meninas, boa noite. Vcs poderiam fazer um vídeo falando sobre o que é e quem é branco no brasil? Falando com um amigo meu, discutimos a respeito da branquitude de pessoas como Juliana paz, Giovana Antonelli e isis valverde, ariana grande, camila cabello e demi lovato. Ficamos nos questionando se é possível que pessoas como elas (que tem uma pele bronzeada/morena) seriam consideradas brancas e o motivo disso. PS: fiz a pergunta antes de ver o video todo pq queria ser umas das primeiras a perguntar, aumentando a minha chance de vcs verem este cometário.
Vcs deveriam olhar para essas pessoas e se pergunta: como essas pessoas com "pele bronzeadas" são lindas na sociedade? Ivete Sangalo tem a pele bronzeada e é um dos maiores ícones no estado com maior número de pessoas negras. Cadê alguém com o msm alcance que Ivete com a pele preta? (Quando digo alcance vc pode englobar tudo, carreira, bens, qtd de shows, cachê, etc...) Tô dando esse exemplo porque a Taís Araújo perguntou isso a ela e a msm se engasgou e "não soube" responder. Agora, pra compreender a fundo sobre a questão, acredito que vcs deveriam ler mais livros que falam sobre a estrutura racial.
Demi Lovato é bronzeada provavelmente pq ela faz bronzeamento
4 года назад+18
Camilla Cabello e Demi Lovato são de descendência Cubana e Mexicana respectivamente, lá nos US a leitura racial pra pra além de somente a cor da pele, existe uma leitura de nacionalidade também e, como pra eles brancos são somente os brancos puros não miscigenados, qualquer pessoa que tenho algum traço que fuja dessa pureza racial eles conseguem identificar que não são "brancas". Como no Brasil a miscigenação é grande e acontece até hoje, a leitura social é diferente, é pela cor da pele + traços + vivência. Juliana Paes tem pessoas indígenas na família com fenótipo de pele marrom, isso não faz dela indígena uma vez que é preciso ser reconhecida por alguma liderança, fazer parte de um povo e etc, mas isso não faz ela negra porque ela não tem ascendência afro (pelo menos não até os avós), ela ter a pele bronzeada é só uma branca bronzeada, o famoso "branco brasileiro", porque assim como a pele negra tem mais de 36 tonalidades de pele, a pele branca também tem mais de 1. Dito isso, aqui no Brasil, se tivessem nascido aqui, Demi, Camila seriam lidas como brancas. Isis Valverde e Giovana são brancas e nem a pele "bronzeada" ela tem, Giovana se bronzeou muito pra fazer Segundo Sol, a novela da Bahia branca. Ariana tem o rolê do blackfishing uma vez que ela era beeeem mais branca e quando entrou nessa onda do Trap/hip-hop ela passou a usar uma tonalidade de pele bem mais bronzeada (como a Christina Aguilera na era Stripped).
Acredito que o maior problema é a afroconveniencia. Quando enxergamos a estrutura racista, é nosso papel sim levantarmos os nossos, trazemos pro jogo. Não adianta que os nossos estejam lá representados, mesmo que de forma esdrúxula e não se articulem pra mexer com a estrutura por dentro. Apelar pra consciência do opressor é utópico, o posicionamento vem dos nossos para com os nossos. Se eu estou numa posição de destaque é meu papel sim assumir uma postura empatica para com os meus. Se isto não estiver na nossa perspectiva de enfrentamento, só estaremos tendo discussões puramente dialéticas sem efetividade alguma. A Raiza é um exemplo claro é evidente de afroconveniencia...quando é rentável ela é negra, cabelo cacheado, é gente como a gente...quando quer ser lida como branca, alisa o cabelo, apela pra fé cristã, é empresária...a crítica precisa ser feita principalmente pra gente se posicionar em relação aos nossos referenciais e principalmente nossas práticas de consumo seja de conteúdo ou produto/marca.
olha! Sendo bem sincera, essa é uma narrativa que não se aplica no Brasil não! Eu sou filha de mãe branca e pai negro. E sinceramente, nunca me vi como negra, e sim parda. Esse ano perdi uma vaga na faculdade, pois não fui considerada parda. E eu tenho mais cor que a Raiza, ou seja, ela não passaria nem de parda e muito menos de negra. Sabe pq? Pq não existe negro de pele clara! Isso é tão sem lógica, como dizer branco de pele escura. O Brasil é miscigenado e ponto! Eu reconheço o meu lugar de parda. E não estou negando a minha raíz... Só que não posso ficar em um lugar que não me pertence. Pretos retintos, de cabelo crespo, sofrem no dia-a-dia algo que eu jamais saberei e esse é o ponto! Parem de colocar na caixinha que todo mundo é negro, pois não é! Uma negra retinta, jamais se sentiria representada pela essa moça que tem a pele tão clara. E essa falácia faz um monte de jovens perderem a vaga, pois ficam vendo na internet que são " negros de pele clara'' e chega na bancada da cota e se ferra bonito. Pardo existe, pardo não é papel! Aceitem!
Amiga, infelizmente o movimento negro não reconhece o pardo como grupo étnico de mestiços, pra eles pardo é papel. Eu concordo plenamente com você, a Raiza é parda, mas vai explicar que focinho de porco não é tomada...
Concordo plenamente contigo, minha vó por parte de pai era negra retinta, meu pai pardo pois seu pai era branco, minha mãe descendente de índio. Não sou negra nem branca, me considero parda e não vejo nem um problema nisso.
Meu pai passou a vida inteira se vendo como uma pessoa parda ou branca, nariz fino, olhos verdes. Ficou bronzeado, queimado do sol kkkk e alguns anos atrás se descobriu negro (???), mesmo nunca tendo relatado nenhum episódio de racismo.
O que eu não entendo é o porque renegam as outras raças, que logicamente uma pessoa miscigenada tem... Porque ela é só negra, apesar de ter características também de outras raças? Pq não leva em consideração o sangue indígena ou os outros?
Deixa eu explicar uma coisa pra vocês. Quem é negro: o preto e o pardo Preto: Thelma BBB20, Iza cantora, Maju Coutinho, a moça do vídeo, etc. Pardo: Thaís Araújo, Flayslane, Beyoncé, etc. Quem é branco: o branco amarelo (não confundam com a raça amarela) e o branco rosa. Brancos: Grazi Massafera, Bruno Gagliasso (e a mulher dele), Marina Ruy Barbosa, etc Quem depende: o mestiço... O mestiço pode ser lido como branco ou como pardo, depende da característica mais acentuada Mestiços: Ivy do BBB20 (mestiça lida como branca), Raiza Nicácio (mestiça lida como negra), Débora Nascimento (mestiça lida como branca), enfim. É simples, é fácil! Lembro que, não existe somente branco e preto, o mundo está repleto de raças! Abraços.
@@nataliab.6309 Sim, porque Ivy não tem pele branca, a pele dela é "morena"... Se bronzeia facilmente, caso não pegue sol, já clareia, enfim. Mas é lida como "branca" porque ela possui estas características MUITO mais acentuadas, olhos claros, nariz fino, cabelo liso... Mas o fato dela ser mestiça não isenta o fato dela ser, claramente (literalmente) lida como branca.
Perfeito! A gente tem que parar de brigar entre a gente. Na época da seletiva para o musical de D. Ivone Lara, lembro do forféu que foi a respeito da escolha da Fabiana Cozza para o papel. Acredito sim, que outra profissional de pele escura deveria ser escolhida, mas o tanto de ataque que a cantora sofreu dos nossos, foi muito triste. Mas alguns posicionamentos também nos cabem, de forma individual e de como entendemos as questões raciais; eu por exemplo, nunca faria o papel de Carolina de Jesus, pois, para este papel, prefiro abrir oportunidades para minhas colegas de pele retinta, já que Carolina era negra retinta. A atriz Amandla Stenberg foi convidada para fazer a irmã do Pantera Negra e não aceitou por não ter a pele escura o bastante.
Por falar em Pantera Negra, sabe me dizer se esse filme é bom? Não sou muito fã de filmes de super herois, mas sempre tive vontade de ver isso por causa de Wakanda
@@Laila-melo Pantera Negra é muito bom! Vi duas vezes no cinema (e eu nem vejo filme de super herói). Lembre-se que é um filme dos EUA, feito pela Disney, portanto eles viajam em alguns momentos (especialmente pra quem sabe o básico sobre a política externa do país e como atuam orgãos como FBI, CIA etc) porém é o único desses de super heróis que tem um conteúdo que vale a pena, na minha opinião. Sem falar que é lindo demais esse filme
Sou negra é tenho pele clara. Como nunca tive dúvidas de que eu era negra? Fácil. Nunca fui Vista como branca pelos brancos, em compensação o universo negro sempre me acolheu. Ademais, minha ancestralidade e minha vida sempre deixaram isso muito óbvio.
Os brancos viam nossos ancestrais como animais...minha mãe é branca descendência indígena e meu pai é negro...na minha família tem negro de pele retinta indo até branco de olhos claros..eu sou da periferia aq todos nós somos iguais... só pq um branco nos vê como todos sendo negros não quer dizer sejamos...as pessoas nos fazem sentir vergonha quando dizemos que somos pardos ou mestiços pq acham q isso somos nós Não querendo ser negros.
É isso! Minha pele tbm não é retinta, mas cresci em colégio particular e lá eu era tratada como preta sim. Então me considero preta, principalmente pelos traços (cabelo, nariz, etc)
Moça você é parda kkkkk não é negra nem aqui nem na China, acabei de olhar seu Instagram, vc é mais branca que eu cara kkk E eu n me considero negra, tenho cabelo cacheado parecido com sei até, sou mais escura q vc, nem por isso me considero negra ! Sou parda e você também é! Ponto, vc n pode se considerar negra pq os outros não te veem como branca , então um indígena, se o branco não ver Ele como branco, ele pode se chamar de negro?? Nao misture as coisas.. o fato de vc n ser aceita pelos brancos não te faz negra , e sim de outra etnia.
Rayza fala de racismo para agradar brancos, muito obvio. Ela começou a falar sobre qndo foi conveniente para ela. Muito me admira quem é retinto e acha suficiente a presença de Rayza em espaços brancos e achar que através disso é representatividade. Não existe representatividade em espaços brancos, amores. Os espaços são deles. Os espaços são todos brancos, por isso a chamam. Pq ela é ''treinada'' em falar sobre racismo de forma beeeemmmm rasa onde não os vai desagradar. Parem de achar que ter 1 único preto, muitas vezes sendo o mais claro possível, é representatividade. Pq não é! É tipo aquele lance de se contentar com merreca. Coloca um preto ali que a gente não vai ser chamado de racista e tamo nessa de inclusão. Pessoal é muito emocionado com pouco rsrsrs
Esse vídeo foi uma jantada!!!!! Eu inclusive li uma carta de um dono de negros escravizados do Caribe que ficou conhecido por ter os povos escravizados submissos, e em um trecho ele diz "deves colocar os escravos mais claros contra os mais escuros e os mais escuros contra os mais claros" e isso mostra que ao ficarmos um contra os outros, estamos perpetuando atitudes que só quem se interessa e se beneficia com isso é a branquitude. Devemos ficar juntos!
"As indústrias continuam fazendo o trabalho de sempre: 10 brancas uma negra" penso a mesma coisa quando vejo uma propaganda/publi com uma pintada de participação negra... Logo vejo e penso: "só colocaram um pra dizer que tem"... Muito importante seu vídeo 👏🏼👏🏼👏🏼
Eu também vejo dessa forma! Colocam um negro só pra mostrar que não tem racismo ali,mas sempre o negro não ganha nenhuma competição ou é eliminado bem pertinho do fim.
Isso eu também vejo assim, parece uma cota, vamos colocar um negro aqui apenas para ninguém dizer que somos racistas, ao em vez de colocar as pessoas nos trabalhos por merecimento e tem muitos talentos escondidos por ai, que ninguém valoriza, por causa da cor da pessoa, isso é nojento!
Eu também nunca entendo isso, pra mim, branco era só a pessoa bem bem branca, e preta a pessoa bem bem preta, e tudo o que tivesse tonalidades diferentes seria pardo. Eu me considero parda e estou feliz com isso.
Problema nenhum. É só que o termo vem de um longo processo de racismo e branqueamento. É uma pessoa que fica no meio, mas não é tão branca pra ser lida como branca, e logo sem os privilégios raciais que isso trás. Procura 'limpiezia de sangre' que você vai entender o projeto colonial e como isso foi danoso pra segregar a própria população preta. O único rolê é que eles não querem mais ser segregados.
Hj em dia me declaro parda, eu e minha mae que me deu essa ancestralidade afro. Minha mãe se declarava branca porém era mais "parda" q a própria pessoa q fez a enquete. Fora q meu cabelo veio dela e ela alisa mas na vdd o cabelo dela é igual ao meu. Na vdd na enquete eu nem precisei me declarar ela olhou pra mim e disse q eu era parda, pelo meu cabelo, meus traços, minha mãe eu n sou branca
Alguém me explica por favor! Legalmente parda, mas nunca aceitei o fato de ter cor de papel! Odeio qdo perguntam minha cor e tenho que dizer que sou parda! Eu penso que assim como os brancos tem diversas tonalidades de tom, o negro tbém tem! Ninguém classifica o branco, pq tem que classificar o negro? Eu sou "Preta" porraaaa!!!
@Marta Reis Você é "parda", mestiça, SIM! Por isso, defendo o *Movimento Mestiço* . Infelizmente muitas pautas do Movimento Negro Brasileiro são distorcidas, puro "copia-e-cola" sem noção do Movimento Negro dos EUA. Como sempre, Brasil querendo copiar Tio Sam em tudo. Dizer que "pardo"/ "mestiço e negro é a mesma coisa é o mesmo que dizer que 1 + 1 = 1. Aquela Regra de Uma Gota ( _One Drop Rule_ ) foi baseada em uma lei racista já revogada há muitos anos nos EUA, a qual foi criada c/ o objetivo de negligenciar direitos civis de crianças mestiças lá (frutos de estupros no período da Escravidão). Atualmente, nem lá, onde a miscigenação é muito menor do que no Brasil, se discute mais isso. Eles usam os termos _biracial_ ou _mixed race_ para "pardos". No Brasil, somos quase todos "pardos", sim. Uns mais claros, outros mais escuros, mas, independentemente do tom da pele, somos MESTIÇOS! Quanto menos segregação, menos ódio e mais união. *E VIVA O MOVIMENTO MESTIÇO!!!*
E preto e branco não é cor de papel tbm não mulher? Eu sou como vc e sei q minha pele é parda sim, pardo sempre existiu o povo q veio inventar moda agora , pq nas documentações antigas de MTA gente tem a cor parda.
Como Africana, angolana, sei que as realidades são diferentes. Por aqui a discussão é outra. Por aqui, eu sou mulher, não mulher negra.
Gostaria apenas de sinalizar algo que eu considero muito problemático mas que se tem difundido muito. Traços negróides ou de negro. O que é isso? Todo o mundo tem de pesquisar e viajar mais por Áfrika. Não existe isso. Nem todo o negro tem traços do povo Bantu (nariz largo, lábios carnudos, pernas recheadas e bumbum arrebitado), nós somos muito diversificados. Não se esqueçam que muitas características de outros povos vieram das nossas, inclusive o olho "puxado" dos asiáticos amarelos.
Já houve pessoas que disseram que se a miss Universo tivesse traços mais negróides ela não iria vencer. Como assim? Não sabem que ela também tem traços de negro? Precisamos desconstruir essa narrativa com urgência meu povo. Naomi é tão preta quanto Lupita que é tão negra quanto Whoopi que é tão preta quanto Maristela que é tão negra quando Natália que é tão preta quanto Iza. Os nossos traços gritam que nós somos o povo original.
Quando era mais nova sofria porque não me achava Bantu suficiente. Meu nariz não é tão largo, meus lábios finos (se comparar com toda a família) minha gengiva rosa e não negra...
Vamos pesquisar os Khoisan, os Dinka, os Bantu, os Yuruba, os Aborígenes... Não somos todos iguais, não temos todos a mesma fisionomia.
EU AMEI SEU COMENTÁRIO só queria dizer isso mesmo. aqui no Brasil é complicado ,, as pessoas enxergam a África como um país e não um continente com muitos países e povos diversos em fisionomia cultura, religião, etc..
Falou tudo, nossa visão sobre a África é carregada de esteriótipos e mitos criados pelos "brancos salvadores"!
Bah 😱 não sabia disso muito interessante agora vou querer pesquisar.muito obrigado por o seu conhecimento.
Obrigada pelo seu comentário.
Seu comentário foi uma aula. Totalmente essencial! 👏👏👏
Finalmente um argumento correto e explicativo, tem alguns youtube que gosta de atacar essa menina, mais nunca fala sobre marcas grandes que são realmente culpadas
Concordo.
Mas a contratada tbm age de acordo com interesses próprios. O fato de se considerar de etnia a,b ou c de acordo com o que melhor lhe convém é uma desonestidade ética!
Raysa e quase branca ela é morena de cabelos cacheados, igual a minha mãe. Não acho que elas são negras!!
@@caarloshenrique26 se for assim já pode apagar Nátaly Nery das contribuições pro movimento negro.E Preta Gil,Lucy Ramos,Juliana Alves,Sheron Menezes da luta antirracista,que sempre se posicionam e buscam educar nas suas mídias.Aliás,tavam fazendo a mesma reclamação da Beyoncé ao pouco tempo atrás,que se mostrou bem clara nos últimos clipes (veja Power por exemplo) mas uma das celebridades que mais se posiciona contra o racismo e exalta a cultura negra e africana.
@@setembroflorido7998 Pelo visto não viu o video... A questão não é cortar a Raiza, mas incluir pessoas com a pele mais escura, no Brasil, mais de 40% da população se autodeclara Parda, numa campanha como foi dito no video com 10 mulheres, pelo menos 4 teriam que ser como Raiza, 1 Retinta, 1 de outra minoria( asiatica ou indigena) e as outras 4 Brancas... Atacar quem tem a pele mais clara além de burrice é desserviço, na verdade é trabalhar pro sistema racista, a questão é: Pouco me importa se sou preto, negro, pardo... a questão é que eu sou um "não branco" num país que privilegia somente os brancos, vc pode unir os "não brancos" por mais diversidade e justiça ou ficar aí na sua luta imaginária por uma pureza preta...
É negro tem de se unir ao invés de discutir com quem é negra e mais clara.
Concordo
Perfeita!
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
É oq mais queremos porém, a sociedade n aceita😐
Até porque essas definições que eles fizeram para nos separa são insultos. Mulato significa MULA, pardo significa SUJO. Eu não permito que me chame de parda, mas sim de PRETA.
Caí de paraquedas no seu canal e adorei a sua fala. Mais clara e direta, impossível. Tomara que as pessoas reflitam e abram as cabecinhas. Ganhou uma inscrita. Bjs e parabéns.
"Uma pessoa não deixa de ser negra porque você não gosta dela". Fala muito necessária, infelizmente isso existe muito em alguns grupos.
Cara... maravilhoso esse vídeo. Ninguem mete o pau em quem realmente importa: as empresas.
Só tem UMA mulher preta raiz no youtube que não deixa isso passar batido. Só que é uma pena essa mulher ser descartada e atacada pela militância(ciranda) , pois é uma pessoa muito inteligente e sagaz. E deveriam argumentar com ela ao invés de passar a mãozinha nas cabecinhas dessas várias Rayzas Nicácios que estão por aí ganhando vagas em universidades , patrocínio de marcas e emissoras de televisão em cima da pauta negra , não tendo a pele negra.
@@luanlemos3115 exatamente
Mas as empresas já estão fazendo a parte delas: colocando o "negro " junto com os demais. Já que o movimento negro classifica "negra de pele clara " é LÓGICO que as empresas vão contratar -las no lugar da retinta. Mas se as pessoas parassem de classificar dessa maneira seria muito mais fácil cobrar das empresas, nas universidades etc a participação do RETINTO. Enquanto isso, eu retinta, assisto as propagandas das negras de pele clara no sofá da minha casa.
Falou tudo! Temos que focar em nos fortalecer, não o contrário.
Extremamente porque esse é o objetivo dos racistas. Nos dividem pq uns tem vantagens sobre os outros e no fim permanecem plenos em seus privilégios. Ao invés de brigar por migalhas deveríamos nós fortalecer. Pq do jeito que está os pardos /mestiços/ negros de pele clara por não se identificarem como negros, não perceberem também sofrem preconceitos, só vão fortalecer o racismo com os de pele retinta.
@@grazisamor1991 mas meu comentário não é dizer que isso não existe e sim concordar com o vídeo onde é dito que devemos questionar as marcas ao invés de atacar a modelo/influencer. Acabamos atacando a pessoa ao invés do sistema. É óbvio que ela não representa mulheres retintas e exigir uma maior representatividade é urgente. Mas o debate tá mais voltado a dizer se ela é ou não negra ao invés de ir diretamente nas mídias que permanecem colocando 1 negro aqui acolá nas campanhas e ainda de pela mais clara. Esse foi o ponto do meu comentário.
@@grazisamor1991 é mesmo , usam elas como padrão de beleza negra enquanto elas não são negras, são mistas!
A Rayza não é negra, nunca foi!
Aceitem miscigenação ela existe e deixem de hipocrisia!
@@grazisamor1991 pois é isso só piora o racismo, e eu também acho que muitas pessoas negras enchem a boca para dizer que as mistas são negras, porque no fundo se sentem inferiores, primeiro em relação às pessoas brancas, depois vem essa raiva das pessoas mistas terem mistura dos dois lados socialmente terem certas vantagens. Mas isso é errado, eu sou mulata, africana com muito orgulho, aqui não temos grandes problemas com isso não, nos assumimos como mulatos con muito orgulho mesmo, não preciso ignorar minha branquitude para exaltar minha negritude pois isso também é racismo, além de ser hipocrisia ignorância.
Amo meu lado preto, amo meu lado branco, amo meu lado árabe, é dessa mistura que eu nasci, não posso me identificar apenas como negra não! Ganhem consciência e se aceitem para serem aceites também!
A união faz a força
Falou tudo!! Parabéns 👏👏👏👏👏👏👏👏
E vamos de aprendizado! Propriedade e eloquência como a Maristela tem é pra poucos!
Triste realidade do Brasil racista
Aprender que a Rayza é negra, ela n é negra.
@@amaurimoreiraantonio3738 A questão aqui não é se ela é negra ou não, é sobre ter 20 ou 30 vagas e apenas 1 modelo não branca ser chamada, olha em volta não estamos na Suécia de 1920 e sim no Brasil 2020 onde nossa população em grande parte é não branca !!!
@@amaurimoreiraantonio3738 exactamente, desde quando um negro tem cabelo cacheado/ondulado como o dela? Assim como não existe branco e cabelo crespo! Esse povo gosta de iludir, viajar na mayonese meu Deus.
@@amaurimoreiraantonio3738 kkkk ela é branca então
Esse é o melhor canal do RUclips , com certeza!! Parabéns pelo trabalho.
Vídeo sensacional
Não entendi...rsrs sou negra, já sofri com o fato do estereótipo quando criança no colégio até mais pelo fato de ser de classe social baixo. Acho ofensivo quando "negros" só entendem como negros legítimos pessoas com cabelo afro. Mas Acho que sou linda e negra e jamais diminuiria meu nariz ou qualquer traço lindo da minha raça, mas cabelo pra mim é acessório. Me dou a liberdade de usá-lo na cor , comprimento e textura que eu bem entender. Roupas, maneira de andar, cultura...Acho que isso tudo é produto do meio em que vivo e da forma como quero ser. Não somos mulheres "negras" somos mulheres....O que nos diferencia é sermos de regiões diferentes. Eu como mulher brasileira sou fruto de uma enorme mistura de raças...Me considero negra, tenho traços herdados por parte de pai que prevalecem. É sim são lindos, assim como existem pessoas "brancas "que ao meu ver não são fisicamente bonitas. Sou mulher brasileira, a ginga, a beleza, a cultura é brasileira. Não sou africana e acho ridículo o discurso de muitos quanto a nós negros termos que reconhecer essa cultura. Temos a nossa própria e outras milhares que escolhemos inserir em nossas vidas. O racismo existe! E não é somente com a raça negra, menos ainda com a mulher negra apenas, os asiaticos, portorriquenhos etc sofrem com isso. O preconceito maior vem de uma posição social que sim foi negada aos negros no passado e ficou entranhado na cultura como um todo. A maneira de combater isso não é separando negros e brancos. Esterotipar e apontar uma pessoa de pele clara e analisar cada movimento dela para encontrar preconceito não é menos cruel que foi feito a nós negros. Acho otimismo pautar a vida nisso. Isso só será mudado criando uma sociedade mais culta e educada, que respeite o outro, sem esse mímimi diário . Deus nos fez diferentes e espaciais. Não temos que nos separar em grupos, somos únicos! E onde ou como ou com quem estaremos só depende do que queremos é estamos dispostos a fazer. Quando havia ainda escravidão existiram pessoas que acorrentada e sem direito ainda sim venceram! Sou negra, marrom, nariz largo, lábios grossos, cabelo aliado estilo Chanel,gosto de roupas clássicas, cores suaves e maquiagem leve e elegante, isso me faz uma mulher que quer ser branca? Sem identidade? NAO NAO NÃO. sempre me impus onde que r que fosse com muito orgulho de quem sou independente de quem(Sim já ouvi de outros negros que deveria aparecer menos, me colocar no meu lugar) lutei e luto por meus direitos como mulher brasileira negra e linda! Odeio ser vítima de qualquer coisa porque isso nos deixa em posição de dependência e Deus nos deu autonomia sobre nossas vidas e a guerra muitas vezes mora em nós e não no "branco" ao lado!
@@candidaalves9547 eu n vou ler isso
Vc aquiiiii💗
Perfeito! Sem tirar nem por
Tá na hora de se conversar, sobre *MILITÂNCIA* negra seletiva, esse é o grande problema !!
Sim!!!!E falar também sobre militância negra monetizada. Acho bacana quem decide se dedicar a isso e viver disso, mas sabe...ficar falando coisas absurdas pra estar sempre em destaque e assim sempre conseguir contratos e desonesto. Não só não contribui na luta contra o racismo como compactua ainda mais com ele.
Siimmm, total.
Sim! Melhor comentário.
Mais pura verdade!
Exatamente! Sou historiadora e uso mt os vídeos de vcs para formentar os debates aos meus alunos. Obrigada pelos vídeos ❤️
O problema é a mentalidade racista do sistema que incentiva a rivalidade entre as pessoas Negras.
Vídeo excelente esclarecedor!
Fora as entre negras e não negras
União, união sempre!
E empatia 🤝👏👏
Excelente video!! Ajuda-me muito a enxergar melhor estas questões. Sou branca e quero compreender cada vez mais sobre racismo e branquitude.
Eu só queria trazer uma declaração própria: Sempre que entro nessa questão me lembro do personagem Teoria do livro Mayombe. Eu SEMPRE me senti como ele. Escura demais para ser aceita pelos brancos, mas clara demais pra ser aceita pelos negros. Sempre o meio termo, sempre o "talvez", ou seja, parda.
Mas ser considerada parda nunca impediu que eu sofresse racismo. Não impediu que quando criança as meninas branquinhas me excluíssem, não impediu que eu me sentisse mal com minha aparência e não fosse tida pra namorar, não impediu que falassem mal do meu cabelo "ruim" e "pixaim", não impediu que me assediassem por conta da minha "cor do pecado" (como disseram) etc.
Eu sempre compreendi que pessoas negras retintas sofrem muito mais racismo do que eu, bem mais escancarado, e de fato, eu nunca saberei o que é passar por isso. Mas é difícil fazer parte de um movimento o qual sim, você pertence, mas nem todos parecem querer te aceitar como parte dele. Eu queria poder ser aceita...
Disse tudo
Passo pelo menso que vc...
@@JoyceOliveira-eo8rc força para nós!
👏👏👏👏👏
Te entendo
Qual o problema de admitir que existem pessoas PARDAS E MESTIÇAS?
Eles usam o passado como justificativa, o que não faz sentido. Criar o termo "negro de pele clara" pra substituir o que chamamos de pardo é tão prejudicial pra comunidade afrobrasileira. Eles usam os exemplos da diversidade étnica e fenotipa da africa pra tentar explicar os "negros de pele clara". Só que isso não faz nenhum sentido em um país (brasil) onde a maioria dos africanos vindo para cá eram bantus. Ou seja, se uma criança nascer com tracos mais finos e pele mais clara com certeza veio através da miscigenação e não somente do sangue afticamo. Tem lógica nenhuma isso. Seria muito mais favorável aceitar a existência de pessoas pardas e incluí-las na luta contra o racismo
Eu também não entendo. Sou mestiça e me identifico como negra, mas mestiça.
@@jonatanwilliamluiz4299 exatamente! Mas preferem ficar por aí passando vergonha.
@@mairaf.c.macedo2392 Sim, como a maioria da população mas infelizmente tem a militância para confundir a cabeça das pessoas. Para eles só é negra quando convêm, se não convém não é.
Concordo
Garota, parabéns pela assertividade dos argumentos e a forma didática como você expôs.
Ps: reescrevi o texto várias vezes buscando termos equivalentes aos que usamos normalmente "clareza, claro, esclarecimento".
Estou aprendendo com vocês. Eu recomendo sempre seu canal para minhas alunas e alunos. Algumas (uns) já estão seguindo e outros já seguiam antes de minha recomendação.
Tbm recomendo o canal. Tenho aprendido muito.
Perfeita a sua colocação. Devemos apontar nossas falas,nossa cobrança para os verdadeiros criadores e perpetuado res do racismo,do colorismo no mundo todo.
Que posicionamento bonito e isento de gosto pessoal. Que mais pessoas se inspirem a opinar dessa maneira.
Olá! Concordo com vocês. O problena é que os negros ficam disputando 1 ou 2 vagas em meios de comunicação controlados por brancos. Vocês já estão sabendo do Trace Brasil e do canal Trace Brazuca ( inaugurado alguns dias atrás ) ? Como é um projeto administrado por negros, todos os tons de pele negra têm representatividade.
Isso aí tem que ser cobrado de brancos, porque o sistema foi criado por eles
@@Guiliz Os negros tem que abrir as suas marcas e empresas . O capitalismo não tem cor . Se eu tenho uma empresa , eu coloco para a representar quem eu quero.
Veja o cinema sul coreano, se cansaram como os americanos representavam os asiáticos e investiram no seu cinema. Os japoneses não esperaram espaço nos comics ou na Disney, fizeram os seus mangás e animes.
Se o dinheiro é dos brancos , se eles quiserem só colocar brancos está no direito dele .Essa imposição de cotas é ridícula.
Os orientais mostraram o seu valor mas o negro não pode?
Quer diz que 10 pessoas , 5 tem que ser brancas e outras negras e os asiáticos e os indígenas ? que vao se lascar .
@@pedroalexandre552 Nós continuamos sendo consumidores, e como consumidores, exigimos que as empresas nos representem ou boicotaremos as marcas!
@@setembroflorido7998 Pode boicotar , se a marca vai ligar ou não. Se todos os negros decidirem boicotar a coca cola, ela nem liga . Mas coloca uma representatividade meia boca para tirar o dinheiro .
O melhor exemplo é a Hollywood , coloca uma parte do filme na China ou personagem secundário, para os chineses pensarem: a indústria nos reapresenta .os otários consomem e os atores e produtores principais são americanos
Outro exemplo : animações da Disney e da DC. Vc sabe que ela toda desenhada, animada nos tigres asiáticos porque a mão de obra é mais barata porém todos produtores , são americanos ou descendentes de outra etnia mas nas nascidos ou criados nos EUA, e esses ganham 3 0u 4 vezes mais , que são esses que vao para as comic con da vida
Preta, cabe questionar, inclusive, porque entre o 1,5 milhão de seguidores dela, há tantas pessoas brancas. Assim como as marcas, a branquitude distribui seu interesse e engajamento na medida da melanina. Você tem toda razão, já passou da hora de pararmos de cair na armadilha de deslocarmos o alvo de nossa luta!
Nossa! Que coisa racista que eu li. As meninas brancas que estejam aqui podem simplesmente gostar do conteúdo e da dona do canal do mesmo jeito que as meninas negras acompanham canais de meninas brancas.
Exatamente. Outro exemplo disso são Kelly e Beyoncé. A indústria até aceita a preta como queridinha DESDE QUE tenha a pele clara, o cabelo loiro e que não aborde temáticas raciais em sua obra. Se fizer vai levar o quê? Boicote.
Essa é a direção! Quanto mais rivalidade o movimento negro cria entre as pautas, mais a galera que precisava ser responsabilizada, fica isenta e imune!
Excelente vídeo com excelentes questões!
nível TED talk. Obrigada
Eu não perco um vídeo deste canal! Parabéns pelo seu conteúdo, estou aqui desde quando o canal era pequeninho. Hoje está crescendo muito! Torço por vocês! obrigada por tudo isso!
ah! quero video sobre black is king. Fico irritada com as pessoas tentando desmerecer Beyoncé porque ela é bilionária..
Siiiim, vai rolar vídeo de Black Is King
Alguns comentários são de nos deixar tristes, parecem que não viram o vídeo.
Sim! Tem um perfil ali em cima com a cara de Platão que tá praticamente dizendo que ser mestiço é errado, que o mestiço não pode se identificar como negro.
Muito triste mesmo , pelo amorrrr
Por mais pessoas como você👏👏vamos nos unir contra o racismo e lutar por um mundo mais justo, a indústria liderada por pessoas brancas, o governo que tb tem grande responsabilidade em criar políticas públicas e leis que regulem essas empresas, esses são os verdadeiros alvos das nossas críticas e da nossa indignação.
O "negrometro", certíssimo. É incrível como as pessoas poderiam estar questionando coisas mais importantes ao invés de estarem agindo como fiscal de cor. Vsf
A Rayza antes ela tinha posicionamento racial, inclusive já até fez campanha junto a Nataly. Eu gostava muito de um vídeo antigo no canal dela que falava sobre comentários a cabelo crespo, me ajudava muito em questões de autoestima. Esses dias fui assistir de novo e ele não estava mais no canal. As pessoas negras que se posicionam, quando não são invisibilizadas, sofrem coerção da branquitude.
Eu sou negra de pele clara.
E eu percebo que sofremos preconceitos de formas diferentes, mas sofremos!
Já ouvi piadas sobre meu cabelo quando ia na piscina de um clube que minha família frequentava, outras crianças ficavam rindo por que o meu cabelo não "molhava", na adolescência ouvia vários meninos dizendo que se eu fosse mais branquinha eu seria mais ideal pra eles se relacionarem comigo, ouvi de parentes que se eu alisasse meu cabelo eu poderia me passar por branca, ouvia piadas de que minha pele era da cor de papelão...
Eu cresci tentando não sentir necessidade de pertencer a nenhum grupo, por que eu não era clara o suficiente para ser considera branca e nem negra o suficiente para ser negra.
A primeira vez que alguém olhou pra mim e me disse que eu era negra, foi em São Paulo, estava fazendo compras em uma loja de colchões e o gerente da loja veio nos atender, e ele era negro retinto, ele logo perguntou de onde eu era, se era do Rio de Janeiro, por conta do meu sotaque ( em SP, todos confundem com o sotaque do Rio de janeiro).
Expliquei que era do Amazonas, ele logo me disse que quando cursava universidade, tinha ido ao Amazonas participar de uma pesquisa, uma pesquisa sobre identidade do brasileiro e que eles perceberam que os brasileiros não sabiam a própria identidade.
Foi aí que ele fez a seguinte pergunta: Você sabia que você é negra? Se eu disser isso para você, você acredita!?
Então, eu disse que sim, por que meu pai é negro e minha mãe é branca, mas eu tenho o cabelo crespo e a pele em um tom que não é nem branco, nem preto. Mas quando eu olhava uma mulher negra eu me identificava, porque tínhamos o mesmo tipo de cabelo, cabelo que uma mulher branca não tinha. Que todos meus irmãos tinham tons de pele diferente, mas eu era a mais clara de todos.
Aquele homem, naquele dia mudou a minha vida, ele me falou sobre colorismo. Nunca tinha ouvido falar sobre isso antes, quando sai daquela loja, eu já não era mais a mesma pessoas. Cheguei em casa, fui pesquisar, li livros sobre essa temática e percebi como aquilo foi importante para que eu entendesse a importância de pertencer a uma comunidade, eu me sentia deslocada dentro da minha própria família, por ter a pele mais clara. Isso me fez perceber e enxergar meus irmãos e meu pai de outra forma, de vê que eu estava a onde eu tinha que está.
Percebi que tentaram me embranquecer, de todas as formas, tentaram anular a minha ancestralidade, mas não conseguiram.
Obrigada por esse vídeo, pelo que foi dito nele. Temos que nos unir como comunidade, temos que nos apoiar, temos que lutar por transformações principalmente na mídia, para que todas as mulheres negras de todo o tom de pele sejam representadas, vamos fazer seguindo canais de pessoas negras, comprando na empresa do amigo negro, indo no salão de beleza da cabeleireira negra, no restaurante do vizinho negro, é assim que nos fortalecemos, que prosperamos como comunidade.
Tentaram apagar a nossa história, tentam arrancar ela todo o dia de nós, não podemos permitir, só assim, iremos mudar a realidade do nosso povo, do nosso Brasil...
Precisamos entender a nossa história nos conectar com ela, saber de onde viemos, do nosso passado, para um dia trilharmos um futuro diferente para a população negra do nosso país!
Já estou te seguindo e vou maratona teu canal e curtir tudo!
Parabéns pelo conteúdo!
Na foto vc é branca
@@camillemonteiro1262 tu precisa de óculos, acho que tu nunca viu um branco de verdade então
preciso te apresentar um espelho
Não existem negras (Os) de pele clara, existem os pardos e os mestiços.
Existe negros de pele clara "negros nao retintos" e as pessoas precisam respeitar, eles acham que só é negro se for retinto.
Nunca vi algo tão sensato na minha vida!!! Você tá coberta de razão. Atacar negros de pele clara não contribui em nada na luta contra o racismo.
Cuidado com sua saude mental Maristela, fique bem. Eu aprendo muito com vocês do papo de preta. Vocês sao super inteligentes.
É vdd. Ela parece muito triste e debilitada.
Né ??
Achei ela aparentemente abatida :///
Talvez seja a reação emocional dela a este assunto
Eu n sei vcs um tempo pq achava q por ser branco eu tinha q morrer e era um lixo , mas n tem nada a ver com vcs !
Isso e INDIVIDUAL, por coisas da minha vivência e etc ... Problema só MEU .
imagino q negros sentem isso tudo o tempo e coletivamente
Vcs são mttt inteligentes mesmo aquiI do canal
Mas reforço , vc pareceu chateada :/
Espero q esteja tudo bem
@@maisum5919 Ninguém tem que morrer, temos que lutar por uma sociedade melhor, onde prevaleça igualdade, equidade e fraternidade, mesmo que pareça utópico so de saber que contribuímos pra isso já é bom. A beleza tem ser representada igual, a cultura tem que ser respeitada igual, todas as casas apresentando mesmo nível de dignidade.
Até deixei o celular cair pra aplaudir aqui ♥️ é muito isso! Vamos devolver a raiva e a cobrança a quem devemos
gente ela parece minha mãe me dando lição,mas concordo nos temos que acordar e parar de dar rasteira em cada um de nos.E sim como ela disse apontar pro branco(rascista).Concordo plenamente
Você tem toda a razão 100%
Que vídeo nessesario , realmente sua fala está corretíssima nos acostumanos tanto a achar que pra nós só existe uma vaga, uma oportunidade etc... que nem nos demos conta do tanto de outras oportunidades e lugares que poderíamos ocupar!... E preciso que se acabe logo com a síndrome do "negro único" só assim terá espaço pra todos, com os mais variados tons de pele e características!
Declare-se negro em cota para universidade ou cargo público, vc vai ver a denúncia e o processo chegando mais rápido que dizer "negro de pele clara"
@@polianapatricia6742 Por isso que hoje em dia a declaração é para Negros, pardos, povos indígenas e pessoas em Extrema vulnerabilidade social.
@@sostrella E vejo que funciona mt bem para pardos, com tribunal racial pra julgar (um sucesso!), essa conversa de negro de pele clara serve para engrossar números, pq na hora das políticas públicas o negro de pele clara nem considerado pardo é.
@@polianapatricia6742 Me dê um exemplo por favor ou você está falando só de boca, pq até brancos entram nas universidades através das cotas.
@@sostrella Sério que vc está com tanta preguiça assim de pesquisar?! Não vou ficar enchendo aqui de link , mas esses foram os 3 primeiros sites ao buscar por cotas negadas... Brancos que entram por cotas ou "negros de pele clara"? Como eu disse, pardo para a militancia salta de "negro da pele clara" para branco quando é conveniente! www.campograndenews.com.br/cidades/capital/jovem-e-rejeitada-no-sistema-de-cotas-da-ufms-e-quer-acionar-a-justica
www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/noticias/2018/outubro/tjdft-mantem-em-cota-racial-candidato-excluido-de-concurso-publico
www.conjur.com.br/2019-nov-09/avaliacao-fenotipo-nao-derruba-autodeclaracao-sistema-cotas
Sou "parda". Tenho a pele amarela, fico preta quando tomo sol, tenho cabelo crespo. Nunca me achei negra nem parda, e sim miscigenada. Nunca sofri preconceito pela minha cor e sim por ser nordestina. A única coisa que posso fazer é dar apoio as pessoas pretas e indígenas; por elas e pelos nossos antepassados.
Pessoa amarela é asiática. Vc é asiática ou descende de asiáticos?
@@regueiralouca9316 ela se referiu ao tom de pele como amarelada, não que estava dentro da categoria racial de asiáticos amarelos.
Racista com a própria cor de pele.
@@nicoly131 eu tenho a pele amarelada e vivia marcando em prova sabe quando pergunta etnia mas ai falaram pra mim q amarela é asiático eu não sabia
Agr marco branco
Minha família é miscigenada não somos alvos (a maioria do brasil não é,latinos tem isso mesmo por causa do histórico dos países de colonização)
Uau! Precisa! Você mostrou um ponto que eu nunca tinha pensado que é justamente questionar as marcas ou empresas da quantidade de vagas destinada para os negros. Quando você falou de se acostumar a ter apenas uma vaga, explodiu a mente. Esse vídeo é muito necessário!
Muito obrigada. Muito obrigada. Muito obrigada. Muito obrigada. Muito obrigada.
MEU DEUS QUAL A DIFICULDADE DE ACEITAR E FALAR QUE EXISTE OS MESTIÇOS/ PARDOS! ESTAMOS NO BRASIL ! NÃO ESTAMOS NO EUA,NÃO SOMOS BIRRACIAIS ,SOMOS MISCISGENADOS .EU NÃO SOU PRETA ,SOU MESTIÇA OU PARDA COMO MUITOS FALAM E PONTO. NÃO POR VERGONHA NEM NADA,E SIM POR RESPEITO A LUTA DOS PRETOS DA QUAL ME INCLUO MAIS E APRENDO MAIS TODO DIA,MAS DIZER QUE EU SOU PRETA É UMA PUTA MENTIRA. PARDO/MESTIÇOS SÃO A MAIORIA PAREM DE NÓS IGNORAR POR CONVENIÊNCIA! PODEMOS SIM CAMINHAR JUNTOS NESSA LUTA,MAS JAMAIS TOMAR O LUGAR DOS PRETOS! NEM DE LONGE SABEMOS OQUE OS PRETOS PASSARAM E PASSAM ATÉ HJ !
Eu tenho isso entalado na garganta há anos. Já fui contratada por uma marca imensa pra ilustrar material de veiculação interna. Depois que trabalhei nos primeiros desenhos inserindo pessoas de corpos, etnias, traços e tons de pele diferentes, minha contratante falou com todas as letras que todas as pessoas ilustradas deveriam ser magras, jovens, BRANCAS, e me pediu pra editar. Que, se eu quisesse inserir diversidade, que eu até poderia inserir uma negra, mas que seria uma "assim" pra sete brancas, e me deu como referência a Rayza e os traços mais finos dela. Na época falaram que a Ray era cotada pra fazer uma campanha com eles e eu escrevi um e-mail pra ela que nunca tive coragem de enviar, porque quem sou eu perto de uma marca gigante, né? No fim ela de fato entrou pro time de influenciadores digitais deles. Ela e inúmeras brancas. Porque é exatamente como você falou: a Ray não tira o espaço de mulheres retintas ao aceitar as campanhas, porque essas vagas ERAM DESTINADAS ESPECIFICAMENTE PRA UMA MULHER NEGRA DE PELE CLARA E TRAÇOS FINOS DESDE O INÍCIO. É essa a "cota" deles. Esse é o máximo de diversidade que eles aceitam. O problema não é ela. E se engana quem pensa que essa marca citada é abertamente problemática, porque eu inclusive já a vi sendo exaltada por influenciadores negros por ser inclusiva e fazer produtos que se adequam a tons de pele diversos.
Esse é o pensamento racista que não nos deixa avançar, um verdadeiro câncer! Estamos brigando entre nós enquanto esse pensamento racista continua lá. E sejam marcas que se mostram “inclusivas” ou aquelas que nem tentam, todas elas estão no mesmo balaio de não aceitar a nossa beleza, a estética negra, a pele escura, o cabelo crespo, os traços negroides. E disso que a gente precisa falar.
Perfeita, a sua fala!! O ataque a pessoas como Raíza só tira o foco do que realmente importa! A questão do colorismo é mais uma crueldade produzida pelo racismo.
Mas preciso dizer que ver a Rayza de cabelo liso e sabendo que ela tem coleção de xampu/condicionador de marca grande com o nome dela, indicado pra cabelo cacheado me incomoda. Ela pode fazer o que quiser com o cabelo dela, mas quando há um marketing grande me chateia.
@@flasouzalves Não posso deixar de concordar. Só acho q, ao invés de ficar atacando a Raíza, deveríamos só tirar o foco dela e colocar em quem é relevante para nossas causas. 😘
Verdade. Vamos criticar a marca, a mídia, a sociedade e seus valores etccc..
Gostei do seu comentário.
Sou Emita Tavares
Caboverdeana
Brasil : Amarelo, PRETO, Indígena e Pardo. Qual a dificuldade em entender ? Necessitam de mais 2020 anos? Pelo visto vão precisar do triplo.
Vdd!!
ideias falaciosas do movimento negro
Indígena é vermelho
Brasil: Amarelo, Preto, indigna, pardos ou mestiços e Brancos ( pois tem os caucasianos descendentes de alemães, portugueses e etc) Brasil é tudo, Brasileiro tem a cara do mundo, brasileiro é o povo mais lindo e misturado que existe. Isso é demais!
@@Vinioliveira6079 questiona o IBGE simples.
Que SENSATEZ, meu Deus. Melhor vídeo sobre colorismo dos últimos tempos. realmente essa discussão de negrômetro ou é "ingenuidade, burrice ou má fé", de fato. Eu adorei a forma assertiva, direta, articulada, honesta e embasada como você colocou. Obrigada como sempre por compartilhar da sua inteligência com todas nós. beijos ^^
Eu sou negra e de pele clara desisti de uma transição capilar por uma crise de identidade mt grande por preconceito de negros e brancos por n ser branca e nen negra o suficiente vc tem mt razão nesse video vamos nos unir!!!!
Orgulho de ser inscrita neste canal e da a minha curtida. Comentário Inteligente e maduro.
Eu acho muito complexo dizer que quem não é NEGRO é BRANCO e quem não é BRANCO é NEGRO. Existem mil outras opções e isso faz pessoas bem claras, mas com cabelo cacheado ocuparem lugares que negros retintos poderiam estar em campanhas. No final quem perde o local de fala e espaço são os mais escuros já que colocam as Julianas Paes's da vida para representar o povo negro.
Precisamos do nosso próprio espaço e força.
Não é tão complexo assim, se fizermos uma distinção sobre pardos e negros, teremos menos Julianas, menos Rayzas por aí ocupando lugares de pessoas retintas.
@@caiolucas8257 Você assistiu o vídeo? Ela acabou de falar que não é questão de preto de pele retinta ou preto de pele clara a questão é as mídias com as suas cotas que fazem contratar uma em vez da outra e vez de igualar negros e pardos a brancos
Certíssimo.
@@Lary-fc3nj exatamente no fim é só uma briga infinita de vamos retirar os pardos e colocar os retintos, não é sobre excluir e retirar mais, É SOBRE TER TODOS NÓS NEGROS REPRESENTADOS!
ela falou o vídeo todo em como isso resulta entre negros brigando entre si pra nada?
@@thebiggestcat19 representatividade tem que ser preta.
Pardo não é negro. Pardos não representam negros.
No México estamos tratando deste mote . O que é ser negro no México? O que é ser negro na Argentina? O que é se negro no Chile? E segue a fila
Nas novelas mexicanas, pelo menos as que vi não existe negro.
@@giselle5039 já ví em Marimar, um senhorzinho que se chamava Vera Cruz e uma senhora tbm, mas fora isso está em falta mesmo!
@@setembroflorido7998 Outra coisa que percebo ,um pouco diferente daqui, das novelas daqui, é a representatividade da mulher. Em geral as mulheres não estudam e não tem profissão. As ricas vivem do marido e as pobres dos serviços domésticos. Não conheço o México mas gostaria de saber mais.
No Mexico a maioria e indigena. E vcs ja viram algum descendente de indio protagonista em novela mexicana? E a mesma coisa.
Alias a gente nao ver mestiços ou descendentes de indio nem em papeis secundarios. O problema e no continente americano todo.
Geeeente, voltando a acompanhar esse canal no momento certo. Obrigada Mari, obrigada Papo de Preta vcs sempre são maravilhosas.
Você foi cirúrgica e didática na medida. Obrigada!
É importante nos concentrarmos no problema real, o racismo institucionalizado!
Eu sofri a vida inteira em todos os colégios que eu estudava. Me chamavam de macaca, encardida, suja, inclusive certa vez me mandaram voltar para a senzala. Quando eu relatava isso em terapia e para as pessoas além dos meus pais, eles me olhavam torto e diziam “nossa, mas você é morena, nem é negra”, ou “nossa, mas você é tão clarinha”. E, eu demorei anos até entender que eu não estava louca quando tudo isso acontecia comigo. Eu definitivamente não era branca, porque obviamente eu sofria todo tipo de preconceito. Então, é complicado, não existe privilégio em ser uma “negra clara”, mas claro existem vantagens se comparada a uma pessoa retinta.
Eu sou da cor Taís Araújo e ñ sofri esse racismo,vc é quase branca sofreu depende da região q moramos então
Olhe, você sofreu pelas orifensnegra foi racismo, mas sua cor é marrom clara
Até porque não existe "negro de pele clara". É a mesma coisa deu falar "branco de pele escura". Existem pessoasl mestiças / multiraciais
@@Vinioliveira6079 existem negros claros, como está esclarecido nesse vídeo.
A questão não é sofrer preconceito por ser "negra de pele clara", qualquer pessoa não branca está suscetível a isso pelo simples fato de existir a miscigenação. Mestiços também sofrem preconceito, discriminação e racismo. Pessoas pretas e retintas sofrem em extrema escala.
Adorei esse vídeo. Estou até arrepiada🥰🥰💖💖. Já sofri preconceito quando era pequena. Depois da fase adulta e mais madura, já sabia me defender . Nessa época os preconceitos estão menores no círculo o de ando. Mas os maiores preconceitos vieram de alguns movimentos que diziam que eu não era negra por causa da cor da pele. Meu cabelo é tipo 4C. Traços negros . Amei!!!
Ahazou...muito pertinente...me descontruindo e tentando aprender com quem tem base e conhecimento de causa. Q a sua voz nunca se cale.
Como eu ainda não conhecia este canal? Disse tudo que sempre quis dizer, neste video.
Maravilhosa! Só é uma pena que tem um povo que mesmo após essa super explicação ainda continua escrevendo besteira nos comentários ! Aí realmente só desenhando……
Que conteúdo!!! 👏🏻👏🏻👏🏻
Sei que não é meu lugar de fala, mas eu concordo com cada palavrinha que você falou. Estou aqui por vocês! Acompanharei seu canal! 💕
Parabéns pelo vídeo. Conteúdo de extrema Importância. Parabéns
"não são pessoas negras de pele mais clara que criaram o colorismo" 👏👏👏👏👏
Não, mas são essas pessoas que podem brincar de ser branco, de ser preto e ganhar dinheiro com o racismo pq são mais próximos do branco.
Segura essa consciência toda. 🖤🔥✊🏿
Um dos vídeos mais sensatos que assisti falando sobre colorismo , campanhas publicitárias e sobre pessoas negras brigando uma com as outras . Disse tudo . Parabéns .
Colorismo não existe.
Nem está no dicionário.
A Rayza já disse uma vez que as marcas maquiavam ela com dois tons mais escuros e mandam amassar cabelo pra dar tom mais volumoso pra se parecer negra.
Ou seja até as marcas sabem que ela não é negra mas chama ela porque preferem uma parda pra fazer o papel de negra.
Pessoas negras não, pessoas pardas e negras.
@@leticialeh9125 Pessoas negras sim aqui mesmo no RUclips tem yutubers negras retintas , discutindo cada uma em seu canal uma com as outras ...
Vídeo maravilhoso! Parabéns pelo apontamento bem criterioso e extremamante pertinente.
Muitooo bom o seu video! Arrepiei. Finalmente alguem abordando de modo logico essa treta!!
Que conteúdo bacana! Feliz por conhecer seu canal.
Seja bem vinda! ♥️
acho importante que a Rayza se identifique como mestiça/parda, sou mestiço assim como ela, e vejo pessoas iguais a gente se declarando negras ou brancas... como 2 pessoas com a mesma aparência podem ser uma negra e a outra branca?
por exemplo: Rayza Nicácio e Daiane Nascimento (que falou mal do cabelo 4c)... ambas são MUITO parecidas, só que a Rayza é considerada negra, e a Daiane é considerada branca... o mesmo vale para Camila Pitanga e Anitta, e etc.
se existem tantas pessoas iguais a mim se declarando coisas diferentes, qual delas está certa? o que nós somos?
a única coisa que não gosto muito no mov. negro é eles quererem falar de outras etnias, quererem "desmestiçar" o mestiço e demonizar o termo pardo, querer forçar indígenas a se declararem negros e chamarem asiáticos de brancos
Deve ser pelo mesmo motivo que asiáticos não são considerados brancos mesmo a pele deles sendo branca
@@chillmusic asiáticos podem ter o mesmo tom de pele que brancos, mas ainda sim tem muitas diferenças no fenótipo... rosto principalmente
@@matheusvieira2257 também tenho essa questão com o movimento negro embora eles tenham o meu apoio.
@@matheusvieira2257mestiço todos somos,pois todos somos de diferentes etnias.
sensacional cara, vcs são muito precisas nesse site, nesse país 👍
Desculpem a ignorância.
Os comentários citam vários negros de pele clara, alguém sabe quem seriam os brancos de pele escura?
Mariana Ruy Barbosa teria pele mais clara e Juliana Paes mais retinta
Kkkk né
Perfeitamente ácida e cirúrgica
Pensei a mesma coisa kkk
Pois é... Muito branco da pele escura se identificando como negro de pele clara. Eu continuo na dúvida.
Na moral esse vídeo deveria ser viral! 👏👏
Eu sou uma negra de pele clara, sempre fiquei triste quando eles incluíam UM negro e sempre era de pele clara, eu poderia me sentir representada, mas pelo contrário só via que a indústria não aceitava os negros verdadeiramente, colocava um que era "aceitável", e isso não me representa, eu tenho a pele mais clara, mas tenho familiares retintos, eles são meu povo, se eles não são representados, eu também não.
Toda minha família é negra mas minha vó materna é branca, eu fiquei misturada e todos os meus traços são negros, já me disseram que a causa não era minha, isso me deixa triste... não ser nenhuma coisa e nem outra...
Ainda estou aprendendo muita coisa e esse canal tem me ajudado
@Ines Catungo ❤❤❤
Esse canal me ajuda muito.
Compreendo e já passei pelo mesmo mas em outro contexto
Nasci e vivo em África aqui eu não sou considerada negra pois tenho a pele muito “clara” e quando era mais nova e dizia que era negra as pessoas me olhavam de uma maneira como se se dissessem que estou louco
Com o passar do tempo e alguns estudos passei a me identificar mesmo como mestiça pois aqui pessoas como eu são chamadas de mulatos e esse nome é ofensivo
É complicado quando você não sabe como se identificar
Tenho um pai branco mestiço
uma mãe negra
@@lmfao307 nossa que complicado, foda te chamar de mulato viu... a gente não tinha que "brigar" entre si
luna Ramos concordo consigo
Deveríamos nos importar mais em ser pessoas melhores do que em nos dividir
Muito elucidativa a sua discussão. Eu acha que esperei pra ter uma conversa como essa. Enriqueceu, obrigada!
Mto legal o posicionamento, mas fiquemos bem cientes que assim que ser negro deixar de ser rentável, pessoas como Raíza voltam a ser brancas e seguem suas vidas, exatamente como eram nos anos 90.
Que belo puxão de orelha
Parabéns vc está sendo coerente
Deve ser bom poder transitar de etnia em etnia!
Exatamente, a Rayza faz cosplay de preta para receber dinheiro das marcas racistas.
Exato
Eu preciso compartilhar esse video em todoss os lugaressss
Esse vídeo é necessário para que nós possamos nos unir e parar de dar a desculpinha da branquitude de que nos mesmo somos "racistas" uns com os outros. Entender que Cota foi uma medida social para tentar reparar a desvantagem social, educacional dos negros, indígenas. E que esse tipo de cota não deve ser aplicada a todas as oportunidades da vida, exemplo profissional como: propagandas, novelas, filmes, modelos e etc. Devemos está em todos os lugares e em todos os tons.
Otimo video. Coeso... didático e extremamente cirurgico quando fala para onde e quem devemos questionar!!!
É certo pra vocês negras claras e escuras se quebrando? Esse vídeo é simplismente perfeito,Me sinto acolhida aqui pelo menos no canal.
Verdade, você mostrou o erro de quem acha que é mais fácil cobrar do Negro.
Meninas, boa noite. Vcs poderiam fazer um vídeo falando sobre o que é e quem é branco no brasil? Falando com um amigo meu, discutimos a respeito da branquitude de pessoas como Juliana paz, Giovana Antonelli e isis valverde, ariana grande, camila cabello e demi lovato. Ficamos nos questionando se é possível que pessoas como elas (que tem uma pele bronzeada/morena) seriam consideradas brancas e o motivo disso.
PS: fiz a pergunta antes de ver o video todo pq queria ser umas das primeiras a perguntar, aumentando a minha chance de vcs verem este cometário.
Preciso muito desse vídeo também, por exemplo a cor da Juliana Paes é algo que me confundi bastante, Simone e Simaria etc.
Vcs deveriam olhar para essas pessoas e se pergunta: como essas pessoas com "pele bronzeadas" são lindas na sociedade?
Ivete Sangalo tem a pele bronzeada e é um dos maiores ícones no estado com maior número de pessoas negras. Cadê alguém com o msm alcance que Ivete com a pele preta? (Quando digo alcance vc pode englobar tudo, carreira, bens, qtd de shows, cachê, etc...)
Tô dando esse exemplo porque a Taís Araújo perguntou isso a ela e a msm se engasgou e "não soube" responder. Agora, pra compreender a fundo sobre a questão, acredito que vcs deveriam ler mais livros que falam sobre a estrutura racial.
Também preciso desse vídeo, pq tenho dúvidas sobre minha própria cor
Demi Lovato é bronzeada provavelmente pq ela faz bronzeamento
Camilla Cabello e Demi Lovato são de descendência Cubana e Mexicana respectivamente, lá nos US a leitura racial pra pra além de somente a cor da pele, existe uma leitura de nacionalidade também e, como pra eles brancos são somente os brancos puros não miscigenados, qualquer pessoa que tenho algum traço que fuja dessa pureza racial eles conseguem identificar que não são "brancas". Como no Brasil a miscigenação é grande e acontece até hoje, a leitura social é diferente, é pela cor da pele + traços + vivência. Juliana Paes tem pessoas indígenas na família com fenótipo de pele marrom, isso não faz dela indígena uma vez que é preciso ser reconhecida por alguma liderança, fazer parte de um povo e etc, mas isso não faz ela negra porque ela não tem ascendência afro (pelo menos não até os avós), ela ter a pele bronzeada é só uma branca bronzeada, o famoso "branco brasileiro", porque assim como a pele negra tem mais de 36 tonalidades de pele, a pele branca também tem mais de 1. Dito isso, aqui no Brasil, se tivessem nascido aqui, Demi, Camila seriam lidas como brancas. Isis Valverde e Giovana são brancas e nem a pele "bronzeada" ela tem, Giovana se bronzeou muito pra fazer Segundo Sol, a novela da Bahia branca.
Ariana tem o rolê do blackfishing uma vez que ela era beeeem mais branca e quando entrou nessa onda do Trap/hip-hop ela passou a usar uma tonalidade de pele bem mais bronzeada (como a Christina Aguilera na era Stripped).
Nossa como aprendo com o Papo de Preta . Continue .
Escuramente o melhor canal do YT ♡♡♡
Acredito que o maior problema é a afroconveniencia. Quando enxergamos a estrutura racista, é nosso papel sim levantarmos os nossos, trazemos pro jogo. Não adianta que os nossos estejam lá representados, mesmo que de forma esdrúxula e não se articulem pra mexer com a estrutura por dentro. Apelar pra consciência do opressor é utópico, o posicionamento vem dos nossos para com os nossos. Se eu estou numa posição de destaque é meu papel sim assumir uma postura empatica para com os meus. Se isto não estiver na nossa perspectiva de enfrentamento, só estaremos tendo discussões puramente dialéticas sem efetividade alguma. A Raiza é um exemplo claro é evidente de afroconveniencia...quando é rentável ela é negra, cabelo cacheado, é gente como a gente...quando quer ser lida como branca, alisa o cabelo, apela pra fé cristã, é empresária...a crítica precisa ser feita principalmente pra gente se posicionar em relação aos nossos referenciais e principalmente nossas práticas de consumo seja de conteúdo ou produto/marca.
Êta comunismo brabo. Só falta evocar o proletariado contra a burguesia
@@nereud.1027 E dai? O importante e o carater. Nao a ideologia.
olha! Sendo bem sincera, essa é uma narrativa que não se aplica no Brasil não! Eu sou filha de mãe branca e pai negro. E sinceramente, nunca me vi como negra, e sim parda. Esse ano perdi uma vaga na faculdade, pois não fui considerada parda. E eu tenho mais cor que a Raiza, ou seja, ela não passaria nem de parda e muito menos de negra. Sabe pq? Pq não existe negro de pele clara! Isso é tão sem lógica, como dizer branco de pele escura. O Brasil é miscigenado e ponto! Eu reconheço o meu lugar de parda. E não estou negando a minha raíz... Só que não posso ficar em um lugar que não me pertence. Pretos retintos, de cabelo crespo, sofrem no dia-a-dia algo que eu jamais saberei e esse é o ponto! Parem de colocar na caixinha que todo mundo é negro, pois não é! Uma negra retinta, jamais se sentiria representada pela essa moça que tem a pele tão clara. E essa falácia faz um monte de jovens perderem a vaga, pois ficam vendo na internet que são " negros de pele clara'' e chega na bancada da cota e se ferra bonito. Pardo existe, pardo não é papel! Aceitem!
Amiga, infelizmente o movimento negro não reconhece o pardo como grupo étnico de mestiços, pra eles pardo é papel. Eu concordo plenamente com você, a Raiza é parda, mas vai explicar que focinho de porco não é tomada...
Concordo plenamente contigo, minha vó por parte de pai era negra retinta, meu pai pardo pois seu pai era branco, minha mãe descendente de índio. Não sou negra nem branca, me considero parda e não vejo nem um problema nisso.
Falou tudo 👏👏
Meu pai passou a vida inteira se vendo como uma pessoa parda ou branca, nariz fino, olhos verdes. Ficou bronzeado, queimado do sol kkkk e alguns anos atrás se descobriu negro (???), mesmo nunca tendo relatado nenhum episódio de racismo.
O que eu não entendo é o porque renegam as outras raças, que logicamente uma pessoa miscigenada tem... Porque ela é só negra, apesar de ter características também de outras raças? Pq não leva em consideração o sangue indígena ou os outros?
Muito bem colocado e argumentado a sua fala, confesso que não havia pensada dessa forma....
Estava esperando alguem confiavel tocar nesse assunto
Deixa eu explicar uma coisa pra vocês.
Quem é negro: o preto e o pardo
Preto: Thelma BBB20, Iza cantora, Maju Coutinho, a moça do vídeo, etc.
Pardo: Thaís Araújo, Flayslane, Beyoncé, etc.
Quem é branco: o branco amarelo (não confundam com a raça amarela) e o branco rosa.
Brancos: Grazi Massafera, Bruno Gagliasso (e a mulher dele), Marina Ruy Barbosa, etc
Quem depende: o mestiço... O mestiço pode ser lido como branco ou como pardo, depende da característica mais acentuada
Mestiços: Ivy do BBB20 (mestiça lida como branca), Raiza Nicácio (mestiça lida como negra), Débora Nascimento (mestiça lida como branca), enfim.
É simples, é fácil!
Lembro que, não existe somente branco e preto, o mundo está repleto de raças! Abraços.
Disse a verdade, ser mestiço ou pardo não te diz somente uma raça 👏👏👏
Pra mim a Tais Araújo é preta !!
@@nataliab.6309 Sim, porque Ivy não tem pele branca, a pele dela é "morena"... Se bronzeia facilmente, caso não pegue sol, já clareia, enfim.
Mas é lida como "branca" porque ela possui estas características MUITO mais acentuadas, olhos claros, nariz fino, cabelo liso... Mas o fato dela ser mestiça não isenta o fato dela ser, claramente (literalmente) lida como branca.
@@ribeirosilva448 E pra mim abacaxi é coroa!
P E R F E I T A. SUA. M A T U R I D A D E ... ufa pensei que nunca ouviria isso!!! 👏👏👏
Totalmente necessário essa reflexão 👏👏👏
Perfeito! A gente tem que parar de brigar entre a gente.
Na época da seletiva para o musical de D. Ivone Lara, lembro do forféu que foi a respeito da escolha da Fabiana Cozza para o papel. Acredito sim, que outra profissional de pele escura deveria ser escolhida, mas o tanto de ataque que a cantora sofreu dos nossos, foi muito triste.
Mas alguns posicionamentos também nos cabem, de forma individual e de como entendemos as questões raciais; eu por exemplo, nunca faria o papel de Carolina de Jesus, pois, para este papel, prefiro abrir oportunidades para minhas colegas de pele retinta, já que Carolina era negra retinta.
A atriz Amandla Stenberg foi convidada para fazer a irmã do Pantera Negra e não aceitou por não ter a pele escura o bastante.
Por falar em Pantera Negra, sabe me dizer se esse filme é bom? Não sou muito fã de filmes de super herois, mas sempre tive vontade de ver isso por causa de Wakanda
@@Laila-melo Pantera Negra é muito bom! Vi duas vezes no cinema (e eu nem vejo filme de super herói). Lembre-se que é um filme dos EUA, feito pela Disney, portanto eles viajam em alguns momentos (especialmente pra quem sabe o básico sobre a política externa do país e como atuam orgãos como FBI, CIA etc) porém é o único desses de super heróis que tem um conteúdo que vale a pena, na minha opinião. Sem falar que é lindo demais esse filme
Sou negra é tenho pele clara. Como nunca tive dúvidas de que eu era negra? Fácil. Nunca fui Vista como branca pelos brancos, em compensação o universo negro sempre me acolheu. Ademais, minha ancestralidade e minha vida sempre deixaram isso muito óbvio.
Os brancos viam nossos ancestrais como animais...minha mãe é branca descendência indígena e meu pai é negro...na minha família tem negro de pele retinta indo até branco de olhos claros..eu sou da periferia aq todos nós somos iguais... só pq um branco nos vê como todos sendo negros não quer dizer sejamos...as pessoas nos fazem sentir vergonha quando dizemos que somos pardos ou mestiços pq acham q isso somos nós Não querendo ser negros.
É isso!
Minha pele tbm não é retinta, mas cresci em colégio particular e lá eu era tratada como preta sim. Então me considero preta, principalmente pelos traços (cabelo, nariz, etc)
🤦🏾♀️
Moça você é parda kkkkk não é negra nem aqui nem na China, acabei de olhar seu Instagram, vc é mais branca que eu cara kkk E eu n me considero negra, tenho cabelo cacheado parecido com sei até, sou mais escura q vc, nem por isso me considero negra ! Sou parda e você também é! Ponto, vc n pode se considerar negra pq os outros não te veem como branca , então um indígena, se o branco não ver Ele como branco, ele pode se chamar de negro?? Nao misture as coisas.. o fato de vc n ser aceita pelos brancos não te faz negra , e sim de outra etnia.
@@user-ii5kd2fu2y Exatamente isso!
Rayza fala de racismo para agradar brancos, muito obvio. Ela começou a falar sobre qndo foi conveniente para ela. Muito me admira quem é retinto e acha suficiente a presença de Rayza em espaços brancos e achar que através disso é representatividade.
Não existe representatividade em espaços brancos, amores. Os espaços são deles. Os espaços são todos brancos, por isso a chamam. Pq ela é ''treinada'' em falar sobre racismo de forma beeeemmmm rasa onde não os vai desagradar. Parem de achar que ter 1 único preto, muitas vezes sendo o mais claro possível, é representatividade. Pq não é! É tipo aquele lance de se contentar com merreca. Coloca um preto ali que a gente não vai ser chamado de racista e tamo nessa de inclusão.
Pessoal é muito emocionado com pouco rsrsrs
Gostei muito do seu discurso. Sucesso
Esse vídeo foi uma jantada!!!!! Eu inclusive li uma carta de um dono de negros escravizados do Caribe que ficou conhecido por ter os povos escravizados submissos, e em um trecho ele diz "deves colocar os escravos mais claros contra os mais escuros e os mais escuros contra os mais claros" e isso mostra que ao ficarmos um contra os outros, estamos perpetuando atitudes que só quem se interessa e se beneficia com isso é a branquitude. Devemos ficar juntos!
O RUclips deveria ter me recomendado esse vídeo antes, por que você falou tudo 👏👏👏👏👏
"As indústrias continuam fazendo o trabalho de sempre: 10 brancas uma negra" penso a mesma coisa quando vejo uma propaganda/publi com uma pintada de participação negra... Logo vejo e penso: "só colocaram um pra dizer que tem"... Muito importante seu vídeo 👏🏼👏🏼👏🏼
Eu penso a mesma coisa.
Isso! Parece cota né. "Vamos colocar pq assim vamos fazer a imagem do politicamente correto." E nessa se passam.
Eu também vejo dessa forma! Colocam um negro só pra mostrar que não tem racismo ali,mas sempre o negro não ganha nenhuma competição ou é eliminado bem pertinho do fim.
Isso eu também vejo assim, parece uma cota, vamos colocar um negro aqui apenas para ninguém dizer que somos racistas, ao em vez de colocar as pessoas nos trabalhos por merecimento e tem muitos talentos escondidos por ai, que ninguém valoriza, por causa da cor da pessoa, isso é nojento!
Mas o que vocês preferem um negro ou nenhum?
Obrigada pelo vídeo! Muito necessário
Qual o problema de ser parda ?
É feio é ruim é o que ?
Verdade, tem que apenas ser aceitar do jeito que é.
Ate hj n sei o que é pardo!
Eles estão mudando tudo . Aí ficam aí brigando por coisas tão banais. Porta d pele. Agora o papo é esse.
Tô achando que tá se tornando como questão de gêneros, se me identifico como negro, logo, sou negro. Eu hein
Eu também nunca entendo isso, pra mim, branco era só a pessoa bem bem branca, e preta a pessoa bem bem preta, e tudo o que tivesse tonalidades diferentes seria pardo. Eu me considero parda e estou feliz com isso.
Problema nenhum. É só que o termo vem de um longo processo de racismo e branqueamento. É uma pessoa que fica no meio, mas não é tão branca pra ser lida como branca, e logo sem os privilégios raciais que isso trás. Procura 'limpiezia de sangre' que você vai entender o projeto colonial e como isso foi danoso pra segregar a própria população preta. O único rolê é que eles não querem mais ser segregados.
Hj em dia me declaro parda, eu e minha mae que me deu essa ancestralidade afro. Minha mãe se declarava branca porém era mais "parda" q a própria pessoa q fez a enquete. Fora q meu cabelo veio dela e ela alisa mas na vdd o cabelo dela é igual ao meu. Na vdd na enquete eu nem precisei me declarar ela olhou pra mim e disse q eu era parda, pelo meu cabelo, meus traços, minha mãe eu n sou branca
Alguém me explica por favor! Legalmente parda, mas nunca aceitei o fato de ter cor de papel! Odeio qdo perguntam minha cor e tenho que dizer que sou parda! Eu penso que assim como os brancos tem diversas tonalidades de tom, o negro tbém tem! Ninguém classifica o branco, pq tem que classificar o negro? Eu sou "Preta" porraaaa!!!
@Marta Reis
Você é "parda", mestiça, SIM! Por isso, defendo o *Movimento Mestiço* . Infelizmente muitas pautas do Movimento Negro Brasileiro são distorcidas, puro "copia-e-cola" sem noção do Movimento Negro dos EUA. Como sempre, Brasil querendo copiar Tio Sam em tudo.
Dizer que "pardo"/ "mestiço e negro é a mesma coisa é o mesmo que dizer que 1 + 1 = 1. Aquela Regra de Uma Gota ( _One Drop Rule_ ) foi baseada em uma lei racista já revogada há muitos anos nos EUA, a qual foi criada c/ o objetivo de negligenciar direitos civis de crianças mestiças lá (frutos de estupros no período da Escravidão). Atualmente, nem lá, onde a miscigenação é muito menor do que no Brasil, se discute mais isso. Eles usam os termos _biracial_ ou _mixed race_ para "pardos".
No Brasil, somos quase todos "pardos", sim. Uns mais claros, outros mais escuros, mas, independentemente do tom da pele, somos MESTIÇOS! Quanto menos segregação, menos ódio e mais união. *E VIVA O MOVIMENTO MESTIÇO!!!*
Pardo é só um modo das pessoas embranquecerem sua cor.
E preto e branco não é cor de papel tbm não mulher? Eu sou como vc e sei q minha pele é parda sim, pardo sempre existiu o povo q veio inventar moda agora , pq nas documentações antigas de MTA gente tem a cor parda.
Eu sou parda, e tá tudo bem! Acho que problemas mt maiores a me preocupar
Bianca Silva cruz documento antigo não é referência, pois antigamente os negros nem tinham direitos de terem documentações.
Parabens pelo vídeo incrível e por falar destes questionamentos!