Meu jogo novo: Wishlist pleease! store.steampowered.com/app/3189950/Zen_Rogue_Monks/ Seja membro deste canal e assista vídeos exclusivos todo mês! ruclips.net/channel/UCXvLqhgFL7RaFPJAz2guudQjoin Confira os jogos dos membros: store.steampowered.com/app/3335980/ store.steampowered.com/app/3024710/Black_Submarine/ riffel.itch.io/arcticfriendship riffel.itch.io/switched-destiny
a programação desse jogo é incrível também, não só a arte, pq é praticamente um editor de mapa mano que ainda molda de forma que vc usa as coisas. muito difícil fazer isso e ficou muito bom meu deus!!!
eu jogaria se colocar uns NPC's pra "viverem" nesses mapas feitos a mão seria bem legal, no estilo "fazendinha' como morar, estudar, pescar, criar animais, plantar legumes e hortaliças, vender nos mercados, e você ainda podendo escolher a época, desde idade da pedra, medieval, renascença, modernidade, futurismo...
Esse jogo eh bem bonito, vi alguns devlogs deles e notei q nao usavam "como algo tecnico chato" e sim como um game play. Vc consegue acompanhar o progress e aumentar o hype ate o lancamento. Isso com certeza eh algo q eu preciso aprender :D.
Sim, isso é sobre design/design de produto. Onde a embalagem, a logo, as cores, fazem vc se interessar antes mesmo de ver o preço. Atiça a curiosidade , a vontade de ter algo q n precisava. Isso é arte... e n adianta fazer com IA, pois todo mundo ta ficando calejado e sabe quando foi feito por prompt, logo, nariz torcido. Agora se vai ser bom ou n, é outros quinhentos. Fazer game é algo multidisciplinar então n é fácil, porém é gostoso. E ótimo vid
Fiquei muito animada agr! Comprei um curso de jogos e agora to criando jogos simples, mas pensei que ficaria pra trás (já que sou voltada ao design). Estou feliz que me enganei.
A arte é a alma do negócio, uma arte bonita e bem feita torna um jogo inesquecível, se tiver então uma mecânica bem construída e fluida, se torna um jogo atemporal de tão bom, pegamos exemplos como: A trilogia - Donkey Kong Country do SNES, Super Mario World, Yoshi's Island, Sonic The Hedgehog (1, 2, 3) do Mega Drive, Streets of Rage (1 e 2), Mortal Kombat ( 1, 2, 3), etc. Todos esses jogos que mencionei tinham uma boa arte visual pra suas épocas, e eram bem feitos mecanicamente, resultado, são sucesso até hoje, se tornaram clássicos que ninguém esquece, ou seja, se tornaram jogos atemporais de tão bons.
Eu sou programador há mais de 20 anos, em transição de carreira (desde 2015) para gamedev indie solo e estudando pixel art! Já fiz diversos cursos, fui professor de curso de jogos em faculdade! Muito sangue, suor e pixels! Vou acompanhar seu canal!
Caí nesse vídeo de paraquedas kkk como designer ver um jogo desse de construir e ser tão bonito assim é de dar lágrimas nos olhos. e parabéns pela narração. poderia ficar meia hora vendo e ouvindo vc falar sobre esse jogo kkk
Rapaiz, que video mais gostoso de assistir, parece ate aqueles documentários relaxantes falando sobre o universo, mundo e etc, mt bomm. Eu vi algumas gameplays desse jogo, achei mt daora, ainda mais que é uma categoria que eu adoro dms jogar (construção/arquitetura)
Imagina só se eles fizessem uma atualização para suportar a criação de mapas D&D?? Pense como seria incrivel tambem ter uma comunidade para você enviar suas construções e mapas e poder criar seus proprios personagens dentro do jogo e colocar os calculos de movimento do personagem junto a rolagem de dados dentro do proprio jogo e até mesmo fazer em multiplay o mundo
MEDIANA: Em estatística, a mediana é o valor central de um conjunto de dados, ou seja, o número que se encontra no meio da amostra tipo, em 100, 40, 30, 10, 5h de jogo, a mediana é 30... o ponto é, basicamente, não é nada de média tirando a cauda como ele disse, é simplesmente o ponto central, sem conta nem nada, apenas o ponto médio (se pegar número aleatórios para fazer a mediana, tem que colocar em ordem crescente ou decrescente, óbvio)
amigo, sei o que é. sou pos graduado em estatistica. so nao quis transformar o video em uma aula chata hehee. Mas obrigado pela excelente explicação! No corre do vídeo posso ter falado errado.
Gostei desse canal, eu gosto de saber do mercado de games, na vdd tudo qnto é coisa sobre mercado do entretenimento eu gosto, então me increvi. Eu tô vendo mto nos canais gringos de cozy games o pessoal falando do Tiny Glade, tá um sucesso. Eu gosto de jogos cozy, mas um jogo só de montar diorama até então não havia chamado minha atenção, mas agora eu tô pensando em contruir a casa dos meus sonhos nele, me deu vontade de jogar :D
Como sempre ótimo vídeo! Tiny Glade é uma obra de arte, testei ele e com certeza vale a pena jogar, em meio a tantos jogos competitivos, irritantes e frenéticos, vale a pena uma pausa pra colocar pra fora uma obra de arte de forma extremamente intuitiva. Salve salve, fui!
Eu fico enchendo o saco disso em todo lugar que eu vejo, mas é exatamente isso "ARTE" é o que vende teu jogo, tu pode fazer as mecanicas mais fodas, as mecanicas mais fodas estilo ori e etc, uns bagulho massa mas se a arte nao acompanhar o jogo, nao adianta, do mesmo jeito que eu acho que voce pode fazer o game mais simples, que se a arte for gostosa, for suculenta ela vai vender teu game, é o primeiro contato que a gente tem, A screenshoots, as logos do game, o feeedback visual de alguma ação com particulas, eu tava estudando programação pra gamedev e larguei, comecei a estudar arte, pintura, efeitos de particulas, comprei uma tablet digitalizadora pra estudar e praticar mais, porque programar hoje em dia fica ate "facil" por causa das ias, mas a parte da arte é muito complicado, uma arte concisa que acompanhe um jogo, isso é uma coisa foda,musica tbm, os efeitos especiais, e ouitra coisa é internacionalizar o jogo, dar suporte para outros idiomas, tem gente no brasil que fala que nao vai traduzir o game porque fez pra brasileiros, e depois o jogo nao vende e nao sabe porque.
Resumo simplificado sobre a mediana: - você exclui TODOS os dados extremos pra impedir que pequenas exceções mudem drasticamente o número geral - você consegue uma media baseada na massa, não no todo, e isso é MUITO mais preciso e importante
5:50 Eu sou literalmente esse cara kkkkkkkkkkk Ainda tô aprendendo várias mecânicas que eu posso introduzir num jogo que irei produzir futuramente, mas no momento, sem nenhuma perspectiva de artes. Tanto que o jogo que tô fazendo agora é um RPG de texto, é mais pra aprender sobre as lógicas do que qualquer coisa, mas tá sendo divertido e servindo de aprendizado.
esse jogo apareceu pra mim, mas não tava acompanhando, e não faz bem meu estilo. mas como sempre o mestre Enchant games, consegue nos agregar com uma otima abordagem construtiva/reflexiva, baseado nos exemplos mundo a fora, ótimo video.
Arte sempre vai ser importante quem quer trabalhar com mangás HQs tem que ter artes original. Vejo novo filme do Brasil todo mundo está elogiando a fotografia falando que pura arte
Cara eu vou até mais longe nessa parte da estética, conforme fui melhorando na parte de arte, minhas coisas de exatas passei a vender mais, tipo fazer figuras melhores, mexer com parte vetorial, fazer as coisas no Blender, melhorar tipografia e diagramação, então até dentro de algo mais nichado, as pessoas valorizam muito a parte estética. Você escrever um código para vc é uma coisa, já escrever para um livro ou para divulgar algo é outro, existe beleza nisso também, num jogo fica escondido, então até nisso existe valor artístico, não dá para ser 100% técnico, se não perde a alma. Esse do carnaval adicionei na minha wishlist.
"a arte é o primeiro pilar de um jogo". Eu disse isso no Facebook ou Orkut anos atrás e o dono da comunidade me expulsou de lá 🙄 Seis meses depois apareceram alguns jogos com massivo investimento em arte (bem mais que o desenvolvimento) e venderam milhões de cópias! Eu não compraria por não ter gameplay focado em objetivos, missões e etc., mas o jogo é de encher os olhos!
O primeiro pilar de um jogo é seu gamedesign, A arte é um grande complemento mas que, dependendo do nicho e foco do gamedesign (pesquise Aesthetics of Play), pode ser apenas um chamariz, que o brilho passa rápido, ou a parte principal de um jogo.
Eu comprei quando lançou, mas vou te falar, a falta de opção entrou na minha cabeça, pedi reembolso mas curti o game, mas realmente n iria jogar ele, a ideia foi otima mas achei pouca coisa, se atualizar e ficar com mais opções eu compro dnv.
Facil! Alem de tutoriais basicos no youtube, bate um confronto de ideias com o chat gpt ou a Lamia no seu whatsapp. Primeira pergunta: "nao sei programar nada de C#, me ensine o basico como se eu fosse uma criancinha"
32% não é uma conversão, é um índice de venda por wishlist, a conversão é outra informação separada referente ao número de pessoas que compraram a partir da wishlist, muita gente compra sem ter o jogo na wishlist e após o lançamento muita gente dá wishlist para esperar promoção, é um dado que precisa ser considerado pré lançamento e pós lançamento.
@@enchantgamedev uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, 32% é índica de venda por wishlist, conversão é um número obrigatoriamente inferior a esse. Ao tratar de dados e termos do marketing é necessário ser específico, ou as pessoas vão achar que 32% é uma conversão de wishlist. É difícil admitir que errou? Já estou criando um ticket para riot te denunciando e te processando no tribunal de pequenas causas de pindamonhangaba. Brincadeira.
2:41 Para saber a média basta somar os valores de ocorrências e dividir pelo o total de quantidade dessas ocorrências. Por exemplo, quero fazer a média da nota de 10 alunos , então eu somaria todas as notas e dividiria pelo número de alunos, que é 10, resultando na média. Supondo que todos tirem 1 e o último tira 10, então ele vai interferir muito na média. Agora a mediana é diferente. Basicamente se o número for ímpar, é só escolher o número que tá totalmente no meio. Se for par vai ter dois números no meio e você tira a média deles. Na mediana se o último aluno tirasse 10k de ponto não iria mudar nada no resultado da mediana
Acho que pra falar de jogos com arte incrível, não pode faltar Journey, Gris, Limbo... Eu sempre fui fã de final fantasy, que são jogos com artes muito lindas, mesmo sendo mais "realistas" mas Journey literalmente abriu o meu mundo pra uma possibilidade de "jogo arte" mesmo, onde você perde o fôlego mil vezes com a atmosfera que ele cria.
Eu já estava pensando nisso pro meu jogo e não sabia o nome, o juice do meu jogo vai ser um estilo bem único de low poly com pixel art, eu sou programador mais estou procurando vários artistas que fazem esse estilo!
Eu sou artista, não sei usar as ferramentas digitais para a criação de um jogo, mas se tivesse alguém em que eu pudesse expor minhas ideias para ele executar como eu penso e imagino, acho que seria a combinação perfeita
Criatividade, algo tão escasso hoje que qualquer jogo bem desenvolvido e que supra essa escassez será bem sucedido. Parabéns e sucesso aos desenvolvedores.
A mensagem do vídeo está equivocada, coloca como regra o visual em primeiro lugar, mas isso depende se para aquele nicho isso é muito importante. No caso do jogo citado, os principais 'aesthetic of play' dele são 'expression' (prazer que o jogo causa em o jogador se expressar através dele) e abnegation (jogo como simples passa tempo relaxante), por isso que os fatores de arte visual em geral e conforto nas interações do jogador são tão importantes. Lógico que um visual incrível em qualquer jogo pode atrair a primeira atenção, mas se isso não for tão importante para aquele gamedesign, o brilho do visual passa rápido e os outros fatores que realmente importam serão avaliados com mais peso. Podemos dar inúmeros exemplos de jogos que são excelentes em gamedesign e, por causa do seu nicho, não necessitava de visual fantástico, como FTL, Slay the Sprire, RimWorld, Prison Architect, Vampire Survivor, Undertale e a lista vai, é maior que a lista de jogos que venderam mais pelo visual do que pelo resto.. Outro equívoco é achar que ilustrador ou modelador 3D já é automaticamente artista. Eu sou programador/gamedesigner e entendo mais sobre arte do que a maioria dos ilustradores com quem eu trabalhei, que se resumem a copiadores de coisas que acharam bonitinhas por ai, sem entender o porquê as coisas são daquele jeito, para onde as tendências estão indo, incapacidade de inovar. etc...
Os jogos que voce citou tem excelentes visuais e nao fogem da regra. A beleza visual está na coesão. Undertale é lindissimo nesse sentido. Ate Vampire Survivors é coeso, mesmo com graficos rudimentares. Sobre ser artista, acredito que quem faz arte é sim artista, independentemente do processo e do conhecimento teórico. Um Diretor de arte não é mais artista que um artista de fato. Obrigado pelo excelente comentário! Adoro a divergência respeitosa! Engrandeceu a discussão! :)
@@enchantgamedev Ok vc achar bonito, opinião individual, mas foram muito criticados na época pelo visual, antes de explodirem por quem experimentou seu gameplay (puro gamedesign) e avaliou, fez vídeo, falou do jogo pro aí. Acho que a régua é: dificilmente alguém compraria eles pelo visual no trailer ou screenshot, por exemplo. Tenta indicar um jogo desse só pelo screenshot pra alguém que não conheça ou já seja fan do gênero, vc vai ouvir um "dá nem vontade de jogar". O vampire survivor, por exemplo, é até meme ele usar assets baratos encontrados por aí.
Eu nao acho bonito. Eu acho coeso. Beleza é relativo. RUclips gera uns ruidos que a gente tem que forçar um pouco para ter alcance, mas acho bom gerar essa discussão. Se eu escrevesse "o jogo mais coeso da historia", teria bem menos impacto. Mas a essencia da questão não é muito pegar sucessos estrondosos e usa-los pra tentar refutar a máxima: "belas capas atraem". Citar dois jogos de visual questionavel que sao sucesso é relevante, mas nao podemos ignorar a massa de 14 mil jogos publicados por ano na Steam, a ampla maioria de fracassos, com graficos sofríveis. O grande publico do canal sao indie devs iniciantes que precisam entender que fazer games coesos visualmente é o minimo, pra nao depender de criar um gameplay ultra inovador/viciante como Vampire Survivors, ou ter uma escrita absurdamente genial como Undertale. Da pra fazer pequenos indie games lucrativos, muito bonitos e de gameplay simples e eu trago meu exemplo fático no video pra ilustrar essa possibilidade. Busco dizer que dá pra viver de gamedev sem fazer hits, absorvendo pequenos aspectos e insights dos hits.
Tiny Glade é maravilhoso, mas eu não comprei por ter temática medieval, se tivesse outro tipo de arquitetura compraria. Isso leva a um outro tópico para esse tipo de jogo, VARIEDADE, se você da uma liberdade a um jogador montar seu próprio mundo, você tem que dar uma ampla variedade para que ele possa fazer o que ele quiser, exemplo disso é GTA, que se pode fazer quase tudo no jogo.
Todo esse texto sobre a arte ser importante e tudo mais, mas a maior arte desse jogo ta no codigo que permite isso, o codigo pra ter esses resultados é provavelmente absurdamente bem feito e deve ter dado umm trabalho enorme, muito mais que fazer a arte kkk
Eu gostaria de comentar que a arte é muito importante sim, inclusive para o marketing para ajudar a vender ele e como chamar a atenção que foi mencionado e sim mesmo com uma programação ruim e uma arte boa provalemente terá varias vendas. Mas eu vejo que isso é a página 1, ou a capa do livro mesmo, pois por mais que você compre um livro com uma bela capa se o estilo de escrita, roteiro, etc. For ruim a pessoa só lê o primeiro capitulo. A página 2 (em relação ao jogo) é uma boa mecanica e um bom game design no final o jogo não é um quadro. Você tem que se divertir jogando ele.
Eu sou um artista tentando entrar na area de programação de jogos indi, já tenho um aplicativo lançado e alguns projetos no início, foco total na arte e animação.
Mano eu tenho vontade de fazer um game mas eu so sei desenhar e escrver por isso estvaa pensando em desenvolver a ideia em forma de um quadrinho pra depois no futuro procurar um progrmamdor pra fazer a parte de logica do game. Ah messe meio trmpo quero estudar modelagem 3d pra poder desenvolver os modelos do jogo. Acha que essa pode ser uma boa estratégia?
voce tem a ideia de um jogo ou de uma historia? Vejo muita gente com ideia de lore, mas jogo é uma coisa e lore/historia so uma pequena parte de um jogo. Se voce quer fazer games, estude e faça games. Se quer contar historias, faça quadrinhos/escreva livros.
Valeu pelo coração mas estranho que esse comentário não era para esse vídeo, era para um vídeo que o mangáka de Dr Stone está abrindo uma "empresa" no Brazil 😅 mais o RUclips mandou para cá skksk
Atualmente eu trabalho em 4 ao mesmo tempo srsr Como tercerizo algumas atividades, em alguns projetos ja validados mais de uma pessoa trabalha ao mesmo tempo.
Eu quero ser artista de jogos. Quero aprender a criar esse tipo de arte. Alguem sabe que tipode ferramenta se utiliza pra fazer isso? Onde eu encontro um roadmap?
Meu jogo novo: Wishlist pleease! store.steampowered.com/app/3189950/Zen_Rogue_Monks/
Seja membro deste canal e assista vídeos exclusivos todo mês!
ruclips.net/channel/UCXvLqhgFL7RaFPJAz2guudQjoin
Confira os jogos dos membros:
store.steampowered.com/app/3335980/
store.steampowered.com/app/3024710/Black_Submarine/
riffel.itch.io/arcticfriendship
riffel.itch.io/switched-destiny
irmão, faz um video ensinando a criar a conta de desenvolvedor na steam ?
ia me ajudar muito, certeza que ia ajudar mais pessoas também .
a programação desse jogo é incrível também, não só a arte, pq é praticamente um editor de mapa mano que ainda molda de forma que vc usa as coisas. muito difícil fazer isso e ficou muito bom meu deus!!!
Esses caras mandam muito bem na parte de código tambem
consigo imaginar esse jogo sendo usado como engine de algum jogo futuramente
isso é simplemente o geometry nodes do blender!
blender é open source
geometry nodes foi lançado veja só ... a 3 anos! é só coincidência!
o que é um "mapa mano"?
@@machina1337 é um mapa paulista
Cara, você fala com tanta calma que fiquei até o final pra ouvir tudo kkkkk que vídeo relaxante e explicativo ao mesmo tempo!
Puxa! Que elogio massa! Muito obrigado :)
Realmente...nesse momento que todo vídeo tá em velocidade 2 e edição frenética... Ouvir vc foi 10min de paz!!
eu jogaria se colocar uns NPC's pra "viverem" nesses mapas feitos a mão seria bem legal, no estilo "fazendinha' como morar, estudar, pescar, criar animais, plantar legumes e hortaliças, vender nos mercados, e você ainda podendo escolher a época, desde idade da pedra, medieval, renascença, modernidade, futurismo...
Que nem Age of Empires
Acabei de pensar exatamente isso.
Esse jogo eh bem bonito, vi alguns devlogs deles e notei q nao usavam "como algo tecnico chato" e sim como um game play. Vc consegue acompanhar o progress e aumentar o hype ate o lancamento. Isso com certeza eh algo q eu preciso aprender :D.
Hypou demais o game
Sim, isso é sobre design/design de produto. Onde a embalagem, a logo, as cores, fazem vc se interessar antes mesmo de ver o preço. Atiça a curiosidade , a vontade de ter algo q n precisava. Isso é arte... e n adianta fazer com IA, pois todo mundo ta ficando calejado e sabe quando foi feito por prompt, logo, nariz torcido. Agora se vai ser bom ou n, é outros quinhentos. Fazer game é algo multidisciplinar então n é fácil, porém é gostoso. E ótimo vid
É isso, tem que ter uma alma!
eu prefiro uma arte humilde, e feia que uma de IA que é uma feia com maquiagem pra tentar parecer aquelas artes feitas por artistas excelentes.
Esse jogo é muito bonito mesmo, eu concordo 100% com você sobre a parte visual do jogo e estou focando nisso no jogo que estou desenvolvendo.
Gamedev que upa uns dois 3 niveis ja percebe a importancia crucial disso
Fiquei muito animada agr! Comprei um curso de jogos e agora to criando jogos simples, mas pensei que ficaria pra trás (já que sou voltada ao design). Estou feliz que me enganei.
Com esse monte de IA, nunca foi tao facil aprender a programar.
A arte é a alma do negócio, uma arte bonita e bem feita torna um jogo inesquecível, se tiver então uma mecânica bem construída e fluida, se torna um jogo atemporal de tão bom, pegamos exemplos como: A trilogia - Donkey Kong Country do SNES, Super Mario World, Yoshi's Island, Sonic The Hedgehog (1, 2, 3) do Mega Drive, Streets of Rage (1 e 2), Mortal Kombat ( 1, 2, 3), etc. Todos esses jogos que mencionei tinham uma boa arte visual pra suas épocas, e eram bem feitos mecanicamente, resultado, são sucesso até hoje, se tornaram clássicos que ninguém esquece, ou seja, se tornaram jogos atemporais de tão bons.
ótimo comentario!!
Eu sou programador há mais de 20 anos, em transição de carreira (desde 2015) para gamedev indie solo e estudando pixel art! Já fiz diversos cursos, fui professor de curso de jogos em faculdade! Muito sangue, suor e pixels! Vou acompanhar seu canal!
Caí nesse vídeo de paraquedas kkk como designer ver um jogo desse de construir e ser tão bonito assim é de dar lágrimas nos olhos. e parabéns pela narração. poderia ficar meia hora vendo e ouvindo vc falar sobre esse jogo kkk
Rapaiz, que video mais gostoso de assistir, parece ate aqueles documentários relaxantes falando sobre o universo, mundo e etc, mt bomm. Eu vi algumas gameplays desse jogo, achei mt daora, ainda mais que é uma categoria que eu adoro dms jogar (construção/arquitetura)
Feliz que voce gostou! :)
Que legal esse estilo de vídeo ensaio, parabéns
Valeu, fico feliz que tenha gostado!
Quando vejo q tem notificacao do seu canal , ja melhora meu dia Enchant !!! ❤
Fico feliz em saber :)
Caramba que bom que salvei o video pra ver depois, amei o canal ❤️
Fico feliz que tenha gostado do canal! 😎
Tiny Glade é lindo demais!
Estamos criando um jogo 3D na Godot, estamos tentando deixar ele, esteticamente, bem agradável.
Obrigada por trazer o vídeo , estes jogos são minha paixão !
E ela é muito atenciosa com a comunidade, atualizando o que a galera deseja rs
Estava atrás desse jogo, Obrigado! e parabéns pelo contéudo. Te desejo muito sucesso!
Muito obrigado 😁
Esse jogo é tão bom mais tão bom que nem deveria ser um jogo, deveria ser uma engine de construção para outros jogos
Que conteúdo bem feito! Sucesso no canal
Já vi gente fazendo coisa absurda de enorme e cidades nesse jogo, até o pessoal que curte mais desafios, curtiu o jogo cozy!
Nossa que canal interessante o seu! Foi um achadinho aqui no youtube pra mim. Gostei bastante do conteúdo e das análises que você faz, parabéns!
Que bom que você gostou! 😁
Imagina só se eles fizessem uma atualização para suportar a criação de mapas D&D?? Pense como seria incrivel tambem ter uma comunidade para você enviar suas construções e mapas e poder criar seus proprios personagens dentro do jogo e colocar os calculos de movimento do personagem junto a rolagem de dados dentro do proprio jogo e até mesmo fazer em multiplay o mundo
MEDIANA:
Em estatística, a mediana é o valor central de um conjunto de dados, ou seja, o número que se encontra no meio da amostra
tipo, em 100, 40, 30, 10, 5h de jogo, a mediana é 30... o ponto é, basicamente, não é nada de média tirando a cauda como ele disse, é simplesmente o ponto central, sem conta nem nada, apenas o ponto médio
(se pegar número aleatórios para fazer a mediana, tem que colocar em ordem crescente ou decrescente, óbvio)
amigo, sei o que é. sou pos graduado em estatistica. so nao quis transformar o video em uma aula chata hehee. Mas obrigado pela excelente explicação! No corre do vídeo posso ter falado errado.
Gostei desse canal, eu gosto de saber do mercado de games, na vdd tudo qnto é coisa sobre mercado do entretenimento eu gosto, então me increvi. Eu tô vendo mto nos canais gringos de cozy games o pessoal falando do Tiny Glade, tá um sucesso. Eu gosto de jogos cozy, mas um jogo só de montar diorama até então não havia chamado minha atenção, mas agora eu tô pensando em contruir a casa dos meus sonhos nele, me deu vontade de jogar :D
Pois é. Eu quase nao tenho tempo pra jogar mas esse deu vontade demais
Como sempre ótimo vídeo! Tiny Glade é uma obra de arte, testei ele e com certeza vale a pena jogar, em meio a tantos jogos competitivos, irritantes e frenéticos, vale a pena uma pausa pra colocar pra fora uma obra de arte de forma extremamente intuitiva. Salve salve, fui!
Que bom que gostou!
Eu sou artista que procurou programador pra recriar o que eu imagino, um horror de surrealismo porém com o intuito de ser engraçado e co-fy
kkkkkkkk Horror de comedia
@mads-consumidorpobre quem que n gosta 🤭 ? Ter medo em momentos que deveriam ser confortável
@@bolieviru aaaa entendi. no caso é horror em comedia e nao comedia em horror ne
@@mads-consumidorpobre isso mesmo, comedia em horror já ta passado dms já
Eu fico enchendo o saco disso em todo lugar que eu vejo, mas é exatamente isso "ARTE" é o que vende teu jogo, tu pode fazer as mecanicas mais fodas, as mecanicas mais fodas estilo ori e etc, uns bagulho massa mas se a arte nao acompanhar o jogo, nao adianta, do mesmo jeito que eu acho que voce pode fazer o game mais simples, que se a arte for gostosa, for suculenta ela vai vender teu game, é o primeiro contato que a gente tem, A screenshoots, as logos do game, o feeedback visual de alguma ação com particulas, eu tava estudando programação pra gamedev e larguei, comecei a estudar arte, pintura, efeitos de particulas, comprei uma tablet digitalizadora pra estudar e praticar mais, porque programar hoje em dia fica ate "facil" por causa das ias, mas a parte da arte é muito complicado, uma arte concisa que acompanhe um jogo, isso é uma coisa foda,musica tbm, os efeitos especiais, e ouitra coisa é internacionalizar o jogo, dar suporte para outros idiomas, tem gente no brasil que fala que nao vai traduzir o game porque fez pra brasileiros, e depois o jogo nao vende e nao sabe porque.
excelente comentario!
Resumo simplificado sobre a mediana:
- você exclui TODOS os dados extremos pra impedir que pequenas exceções mudem drasticamente o número geral
- você consegue uma media baseada na massa, não no todo, e isso é MUITO mais preciso e importante
Boa sorte com a canal meu mano, otimo vídeo
5:50 Eu sou literalmente esse cara kkkkkkkkkkk
Ainda tô aprendendo várias mecânicas que eu posso introduzir num jogo que irei produzir futuramente, mas no momento, sem nenhuma perspectiva de artes. Tanto que o jogo que tô fazendo agora é um RPG de texto, é mais pra aprender sobre as lógicas do que qualquer coisa, mas tá sendo divertido e servindo de aprendizado.
quando um programador é um artista genial
4:18 Não é só jogo. Se tu escreve um livro, dependendo do gênero do livro, precisa ter a cópia em inglês. Caso contrario não vende nada.
esse jogo apareceu pra mim, mas não tava acompanhando, e não faz bem meu estilo. mas como sempre o mestre Enchant games, consegue nos agregar com uma otima abordagem construtiva/reflexiva, baseado nos exemplos mundo a fora, ótimo video.
Fico feliz que o canal te agrega! :)
Arte sempre vai ser importante quem quer trabalhar com mangás HQs tem que ter artes original. Vejo novo filme do Brasil todo mundo está elogiando a fotografia falando que pura arte
Cara eu vou até mais longe nessa parte da estética, conforme fui melhorando na parte de arte, minhas coisas de exatas passei a vender mais, tipo fazer figuras melhores, mexer com parte vetorial, fazer as coisas no Blender, melhorar tipografia e diagramação, então até dentro de algo mais nichado, as pessoas valorizam muito a parte estética. Você escrever um código para vc é uma coisa, já escrever para um livro ou para divulgar algo é outro, existe beleza nisso também, num jogo fica escondido, então até nisso existe valor artístico, não dá para ser 100% técnico, se não perde a alma. Esse do carnaval adicionei na minha wishlist.
Que vídeo maravilhoso!
"a arte é o primeiro pilar de um jogo".
Eu disse isso no Facebook ou Orkut anos atrás e o dono da comunidade me expulsou de lá 🙄
Seis meses depois apareceram alguns jogos com massivo investimento em arte (bem mais que o desenvolvimento) e venderam milhões de cópias!
Eu não compraria por não ter gameplay focado em objetivos, missões e etc., mas o jogo é de encher os olhos!
O primeiro pilar de um jogo é seu gamedesign, A arte é um grande complemento mas que, dependendo do nicho e foco do gamedesign (pesquise Aesthetics of Play), pode ser apenas um chamariz, que o brilho passa rápido, ou a parte principal de um jogo.
Vou fazer o conjunto aqui onde eu moro nesse jogo, só que bonito e bem planejado 😍
Eu comprei quando lançou, mas vou te falar, a falta de opção entrou na minha cabeça, pedi reembolso mas curti o game, mas realmente n iria jogar ele, a ideia foi otima mas achei pouca coisa, se atualizar e ficar com mais opções eu compro dnv.
É so um sandboxão ne
O hook visual desse game e demais, eu coloquei ele na minha wishlist so por causa do estilo mesmo antes de ter visto a mecanica funcionando.
Eu tambem!
Achei muito lindo esse tiny glade ❤
Já me inscrevi. Seu canal é massa!
Muito obrigado
Para quem curte montar cenários para RPG, aí está uma ferramenta diferenciada.
Faço parte daqueles 2KK da wishlist... huahuahuahua!!!!!
Gosto muito do conteúdo dos seus vídeos 😀
Esse jogo é muito gostosinho mesmo, parabéns pelo vídeo
A arte até pode ser crucial em primeira instância para dar o "boom", mas a longa data o que vai segurar e manter será simplesmente a mecânica.
Exatamente. Arte atrai, gameplay vende.
Você faz um ótimo trabalho é inspirador, pode dar dicas de como programar de maneira mais fácil para iniciantes em criação de jogos
Facil! Alem de tutoriais basicos no youtube, bate um confronto de ideias com o chat gpt ou a Lamia no seu whatsapp. Primeira pergunta: "nao sei programar nada de C#, me ensine o basico como se eu fosse uma criancinha"
@@enchantgamedev Valeu as dicas, realmente temos que usar essas ias a nosso favor
32% não é uma conversão, é um índice de venda por wishlist, a conversão é outra informação separada referente ao número de pessoas que compraram a partir da wishlist, muita gente compra sem ter o jogo na wishlist e após o lançamento muita gente dá wishlist para esperar promoção, é um dado que precisa ser considerado pré lançamento e pós lançamento.
É só uma maneira simples de medir quantas wishlists o jogo tem versus quantas vendas. Podemos chamar de outra coisa.
@@enchantgamedev uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, 32% é índica de venda por wishlist, conversão é um número obrigatoriamente inferior a esse. Ao tratar de dados e termos do marketing é necessário ser específico, ou as pessoas vão achar que 32% é uma conversão de wishlist. É difícil admitir que errou? Já estou criando um ticket para riot te denunciando e te processando no tribunal de pequenas causas de pindamonhangaba. Brincadeira.
@@CaulinoMultisekai dhauhadudhauda vou avisar o pessoal :)
esse jogo deve ser muito bom para criar conteúdo também, que nem o gigante minecraft, só fazer build é muito satisfatório
Achei esse jogo lindo desde a primeira vez q vi, não sabia q tinha lançado, quero testar
Falando em juiceness, esses wooshs na edição quando aparecem os inserts ta muito alto mano.
Boa! Vou avisar o editor!
2:41 Para saber a média basta somar os valores de ocorrências e dividir pelo o total de quantidade dessas ocorrências. Por exemplo, quero fazer a média da nota de 10 alunos , então eu somaria todas as notas e dividiria pelo número de alunos, que é 10, resultando na média.
Supondo que todos tirem 1 e o último tira 10, então ele vai interferir muito na média.
Agora a mediana é diferente. Basicamente se o número for ímpar, é só escolher o número que tá totalmente no meio. Se for par vai ter dois números no meio e você tira a média deles. Na mediana se o último aluno tirasse 10k de ponto não iria mudar nada no resultado da mediana
Acho que pra falar de jogos com arte incrível, não pode faltar Journey, Gris, Limbo... Eu sempre fui fã de final fantasy, que são jogos com artes muito lindas, mesmo sendo mais "realistas" mas Journey literalmente abriu o meu mundo pra uma possibilidade de "jogo arte" mesmo, onde você perde o fôlego mil vezes com a atmosfera que ele cria.
Concordo, Journey é uma obra de arte!
Eu já estava pensando nisso pro meu jogo e não sabia o nome, o juice do meu jogo vai ser um estilo bem único de low poly com pixel art, eu sou programador mais estou procurando vários artistas que fazem esse estilo!
mais que o pib da guatemala, tankei nao kkkkkkkkkkk otimo video
uhuhauhda
O jogo COZY perfeito não exist.....
Eu sou artista, não sei usar as ferramentas digitais para a criação de um jogo, mas se tivesse alguém em que eu pudesse expor minhas ideias para ele executar como eu penso e imagino, acho que seria a combinação perfeita
quando vi o trailer desse jogo, me apaixonei por ele
QUE JOGO LINDO
Criatividade, algo tão escasso hoje que qualquer jogo bem desenvolvido e que supra essa escassez será bem sucedido. Parabéns e sucesso aos desenvolvedores.
Concordo, a arte que manda como eu adoro arte...hahahaha
seria legal descobrir quanto foi investido e comparar com grandes empresas de game
A mensagem do vídeo está equivocada, coloca como regra o visual em primeiro lugar, mas isso depende se para aquele nicho isso é muito importante.
No caso do jogo citado, os principais 'aesthetic of play' dele são 'expression' (prazer que o jogo causa em o jogador se expressar através dele) e abnegation (jogo como simples passa tempo relaxante), por isso que os fatores de arte visual em geral e conforto nas interações do jogador são tão importantes.
Lógico que um visual incrível em qualquer jogo pode atrair a primeira atenção, mas se isso não for tão importante para aquele gamedesign, o brilho do visual passa rápido e os outros fatores que realmente importam serão avaliados com mais peso.
Podemos dar inúmeros exemplos de jogos que são excelentes em gamedesign e, por causa do seu nicho, não necessitava de visual fantástico, como FTL, Slay the Sprire, RimWorld, Prison Architect, Vampire Survivor, Undertale e a lista vai, é maior que a lista de jogos que venderam mais pelo visual do que pelo resto..
Outro equívoco é achar que ilustrador ou modelador 3D já é automaticamente artista. Eu sou programador/gamedesigner e entendo mais sobre arte do que a maioria dos ilustradores com quem eu trabalhei, que se resumem a copiadores de coisas que acharam bonitinhas por ai, sem entender o porquê as coisas são daquele jeito, para onde as tendências estão indo, incapacidade de inovar. etc...
Os jogos que voce citou tem excelentes visuais e nao fogem da regra. A beleza visual está na coesão. Undertale é lindissimo nesse sentido. Ate Vampire Survivors é coeso, mesmo com graficos rudimentares. Sobre ser artista, acredito que quem faz arte é sim artista, independentemente do processo e do conhecimento teórico. Um Diretor de arte não é mais artista que um artista de fato. Obrigado pelo excelente comentário! Adoro a divergência respeitosa! Engrandeceu a discussão! :)
@@enchantgamedev Ok vc achar bonito, opinião individual, mas foram muito criticados na época pelo visual, antes de explodirem por quem experimentou seu gameplay (puro gamedesign) e avaliou, fez vídeo, falou do jogo pro aí.
Acho que a régua é: dificilmente alguém compraria eles pelo visual no trailer ou screenshot, por exemplo. Tenta indicar um jogo desse só pelo screenshot pra alguém que não conheça ou já seja fan do gênero, vc vai ouvir um "dá nem vontade de jogar". O vampire survivor, por exemplo, é até meme ele usar assets baratos encontrados por aí.
Eu nao acho bonito. Eu acho coeso. Beleza é relativo. RUclips gera uns ruidos que a gente tem que forçar um pouco para ter alcance, mas acho bom gerar essa discussão. Se eu escrevesse "o jogo mais coeso da historia", teria bem menos impacto. Mas a essencia da questão não é muito pegar sucessos estrondosos e usa-los pra tentar refutar a máxima: "belas capas atraem". Citar dois jogos de visual questionavel que sao sucesso é relevante, mas nao podemos ignorar a massa de 14 mil jogos publicados por ano na Steam, a ampla maioria de fracassos, com graficos sofríveis. O grande publico do canal sao indie devs iniciantes que precisam entender que fazer games coesos visualmente é o minimo, pra nao depender de criar um gameplay ultra inovador/viciante como Vampire Survivors, ou ter uma escrita absurdamente genial como Undertale. Da pra fazer pequenos indie games lucrativos, muito bonitos e de gameplay simples e eu trago meu exemplo fático no video pra ilustrar essa possibilidade. Busco dizer que dá pra viver de gamedev sem fazer hits, absorvendo pequenos aspectos e insights dos hits.
Cara , se tivesse miniaturas e metragem de distância, eu compraria só pra mostrar rpg, criando as cidades, ruínas , tavernas … pois é bonito.
fica ai uma dica de novo jogo
@enchantgamedev o talespire faz isso, mais é tudo quadrado, como os RPG antigos.
Tiny Glade é maravilhoso, mas eu não comprei por ter temática medieval, se tivesse outro tipo de arquitetura compraria.
Isso leva a um outro tópico para esse tipo de jogo, VARIEDADE, se você da uma liberdade a um jogador montar seu próprio mundo, você tem que dar uma ampla variedade para que ele possa fazer o que ele quiser, exemplo disso é GTA, que se pode fazer quase tudo no jogo.
bom ponto de vista. Compartilho
Sabe o que mais me ferra nesse game... É que eu tive essa ideia de fazer um jogo assim lá em 2020. Até comecei, mas não terminei. É foda...
que visual incrivel desse jogo! quero!
Muito bom esse conteúdo.
Valeu por assistir!
vlw vi ele na loja e fiquei em duvida se baixava
Todo esse texto sobre a arte ser importante e tudo mais, mas a maior arte desse jogo ta no codigo que permite isso, o codigo pra ter esses resultados é provavelmente absurdamente bem feito e deve ter dado umm trabalho enorme, muito mais que fazer a arte kkk
Sem duvida o codigo ali é coisa de qualidade alta mesmo
A voz e o ritmo dele... 🫦
Eu gostaria de comentar que a arte é muito importante sim, inclusive para o marketing para ajudar a vender ele e como chamar a atenção que foi mencionado e sim mesmo com uma programação ruim e uma arte boa provalemente terá varias vendas.
Mas eu vejo que isso é a página 1, ou a capa do livro mesmo, pois por mais que você compre um livro com uma bela capa se o estilo de escrita, roteiro, etc. For ruim a pessoa só lê o primeiro capitulo. A página 2 (em relação ao jogo) é uma boa mecanica e um bom game design no final o jogo não é um quadro. Você tem que se divertir jogando ele.
Voce ta certissimo. Mas sem pagina 1 boa, muitas vezes os jogadores nao se interessam pela pagina 2.
Eu sou um artista tentando entrar na area de programação de jogos indi, já tenho um aplicativo lançado e alguns projetos no início, foco total na arte e animação.
nem sabia que tinha lançado
Os novos jogos de pokemon poderiam aprender com esse lindo jogo
dei wishilist nesse jogo assim que vi ele pela primeira vez, ainda não comprei mas minha atenção sempre volta pra ele em algum momento.
eu lembro de ver um vídeo deles testando o jogo no tiktok.
Eu achei esse jogo muito parecido com os gráficos atuais dos filmes da Disney!
Daonde q venderam mais que o PIB da guatemala se o PIB de la é 102 Bilhões de dólares?
Esse jogo é um sonho ❤
O erro deles foi lançar como jogo e não como engine, poderia ser uma engige de criar jogos, ia ajudar muito os devs de games
Uai, o PIB da guatemala é mais de 100 bilhões?
Poxa, eu apostaria uma pizza que o Japão estaria em primeiro. Eles amam esses joguinhos.
eu vi, eu vi. serraria souza pinto no teu jogo! tu já passou pela Assis Chateaubriand
Passo por la exatamente todos os dias hahaha
@@enchantgamedev Uai, perto do meu trampo. Tu trampa por perto tb?
Meu Deus, pior pessoa explicando o que é a mediana no RUclips isso é fato! Porém, o vídeo não era focado nisso, então toma meu like!
Mano eu tenho vontade de fazer um game mas eu so sei desenhar e escrver por isso estvaa pensando em desenvolver a ideia em forma de um quadrinho pra depois no futuro procurar um progrmamdor pra fazer a parte de logica do game. Ah messe meio trmpo quero estudar modelagem 3d pra poder desenvolver os modelos do jogo. Acha que essa pode ser uma boa estratégia?
voce tem a ideia de um jogo ou de uma historia? Vejo muita gente com ideia de lore, mas jogo é uma coisa e lore/historia so uma pequena parte de um jogo. Se voce quer fazer games, estude e faça games. Se quer contar historias, faça quadrinhos/escreva livros.
Guatemala já pode começar a investir na produção de jogos
udhauda
ブラジルへようこそ、この衝動こそがこの国で私たち全員が必要としているものです🎉🎉
Valeu pelo coração mas estranho que esse comentário não era para esse vídeo, era para um vídeo que o mangáka de Dr Stone está abrindo uma "empresa" no Brazil 😅 mais o RUclips mandou para cá skksk
Eu sou um amador mesmo kkkkk
Nunca pensei em JUICE 😂😂😂
Comece a pensar seriamente
eu sou um artista que quis fazer jogos, mas aprender programação e muito difícil e interessante
Estamos na era em que programar nunca foi tao facil
Voce mostrou pelo menos 2 projetos seus para ser lançado na Steam. Trabalhar em 2 ou mais projetos ao mesmo tempo não compromete o seu workflow?
Atualmente eu trabalho em 4 ao mesmo tempo srsr Como tercerizo algumas atividades, em alguns projetos ja validados mais de uma pessoa trabalha ao mesmo tempo.
Eu quero ser artista de jogos. Quero aprender a criar esse tipo de arte. Alguem sabe que tipode ferramenta se utiliza pra fazer isso? Onde eu encontro um roadmap?
O jogo mais bonito da história se chama *Ori and the Will of the Wisps.*
Esse é o segundo jogo mais bonito da historia.
Eu ia escrever aqui nos comentários que era Hollow Knight, mas quando vi seu comentário tive que concordar...
amigo uma duvida pq parou o canal em ingles? digo pq to pensando em fazer 1.
Eu fiz m** no algoritmo. Divulguei pro publico errado. Terei que recomeçar
Esse jogo é pura fotografia
ta parecendo os "NODES" do Blender 3d
esse jogo parece um modelador 3D, mas ele tira toda a parte chat de modelar 3D. Já tenho 40 horas criando cenarios! 5 estrelas! GOTY!!!
uuuouu
616 mil é muita coisa Man
copias! Por 15 dolares. No primeiro mes. É sinistro.