Filósofo, intelectual, poeta, historiador, escritor, um grande pensador. Li toda obra de Fernando Pessoa, aprendi muito, uma figura exponencial, que jamais será esquecida.
A genialidade de Fernando Pessoa está presente em tudo que ele fez. É poesia, prosa, cartas, entrevistas… onde põe a mão sai obra prima! Esse Pessoa não é deste mundo!!!👋👋👋🙏
Todos os literatos europeus célebres e cantados até aqui terāo seus admiradores espantados o dia em que se debruçarem sobre a obra inteira de Fernando Pessoa. Ninguém fez isso na medida e extensāo necessárias até agora porque...ora, afinal, os limites geográficos e históricos, que arrastam consigo toda a produçāo humana, ainda nāo permitiram que Portugal tenha tido uma genialidade que trouxe algo novo: na semântica, no pensamento, e na dúvida do que houve de questionável mas que nāo tiveram coragem e a poesia de dizê_lo com a força do peito aberto. Com todo respeito aos sábios: quantos franceses, ingleses e italianos teriam dado uma entrevista dessas, de tal magnitude, em forma e conteúdo?
Acredito que pessoas que usa redes sociais para adquirir informações minimamente agregadora, São raras e muito inteligente ao meu ver, pois assim estariam tirando proveito da própria distração.
"Uma inquietação enorme fazia-me estremecer os gestos mínimos. Tive receio de endoidecer, não de loucura, mas de ali mesmo. O meu corpo era um grito latente. O meu coração batia como se falasse." Fernando Pessoa Livro do Desassossego. Imagina ele vivendo aqui no meu solo, sob o meu sol e ao lado desta gente que tanto amo e critico
Isso é a maior prova de que fernando pessoa ultrapassava seu tempo nao porque vislumbrava um futuro inimaginável, mas porque via um futuro além das amarras de seu tempo
temos outros vídeos sobre Fernando Pessoa, como sua carta de rompimento com Ophélia e trechos do Livro do Desassossego que tratam do absurdo: ruclips.net/video/Nri6VpX3ncw/видео.html
Nossa, que incrível! Tanto a dublagem quanto a quem obteve as informações para gerar esse vídeo. Gostei bastante e pretendo me aprofundar mais no seu canal :)
"O poeta é um fingidor..." Ele sabe fazer desfazendo Sonhar acordado E falar sem dizer O poeta é um, são dois, é infinito É o ontem sendo o hoje no vindouro Ele entende desconstruido E constrói desentendendo O poeta é uma ilusão.
Nós temos todo tempo, basta ser paciente observador.Andar pelas ruas até ver os tejolos descascados dos nossos sapatos desgastados anos de plena busca de resposta por quê existimos existência apenas a oportunidade de encontrar oq gostaria de ter certeza: a resposta que espero encomendar nesses dias que tenho tempo....
Viva o Paganismo Superior, onde os Deuses todos são Verdade!!!! O futuro está na unidade, e Portugal é o que é tudo, por não ser nada, assim como eu, você, todos.
Chega!!!! Paro. Amanhã. Se houver amanhã pra meu corpo. Não sei o que o amanhã me trará. Sem condissão de continuar. Estou como a cigarra através de sentir o poeta posso explodir. Ele me rescussita. Posso explodir por acordar para cantar um dia.
Cheguei a mesma conclusão de Fernando pessoa, tudo é fragmento de uma totalmente unica, todos os deuses em um só Deus onipotente e absoluto, se não haver possibilidade de se fundir a uma só concepção e à um só estado de unidade de todas as coisas existentes, então, não há de haver Deus e tudo a qual ele se refere será conceito vago e estrito ao indivíduo, e não poderá chegar aos mais elevados níveis de êxtase do ser, fazendo com que se perpetua a insatisfação insaciável do ser humano em se satisfazer, logo nada será o sufiente.
Há que se admirar igualmente todos os poetas, haja vista serem por suas obras, imortais. Há que se preocupar no entanto, com duelistas de causas vãs, estes sim, boçais, por se comportarem como tais...
Eu entendi errado ou ele diz que proletário é subgente? Eu sei que ninguém é perfeito e todos os idolos são humanos. Mas confesso que fiquei transtornada com alguns pontos dessa entrevista. Se alguém pudesse falar mais sobre isso ou teve alguma interpretação sobre o porque ele pensa a burguesia como sendo uma não classe
Sim, ele diz que o proletariado é inferior. Sobre a burguesia, tenho a impressão que ele se refere ao fato de ser uma classe mais recente, a partir do desmantelamento do feudalismo. Creio que essas partes incômodas da entrevista mostram como é importante o processo de dessacralização do artista, que é afinal gente. Como diria Silvio Rodriguez, o melhor do homem é o artista - pelo menos nos bons artistas é assim, o melhor e o pior - deles está em suas produções.
Incomoda a muitos que Fernando Pessoa era um Nacionalista Liberal, mas em vez de tentarmos entender o que isso significa aos nossos olhos, podemos sempre tentar entender o que isso significa aos olhos do grande Pessoa
Ele quer dizer " burgues" como "livre" no sentido da individualidade, os outros não podem ser livres pois não atuam como individuos. Não é julgamento moral de classe , é uma espécie de metáfora. (pois não está julgando um indivíduos da classe proletária, mas o ato proletário em si.)
Não. Provavelmente você não sabe entender um discurso. O que ele diz está escrito nos livros de Aristóteles, que originou a palavra "aristocracia" que o Fernando Pessoa utilizou para dizer que "um povo sem aristocracia não pode ser civilizado", justamente pela elite intelectual ser a que direciona o povo e o seu país; sem ela não existe intelectualidade nacional, formando uma nação sem intelectuais. É só isso.
Sim! Ele afirma isso mesmo. Para entender melhor isso, é bom ler o livro "O Banqueiro Anarquista". Fernando Pessoa tinha um pensamento anarcocapitalista. Se é que possível ser anarcocapitalista, já que um é a negação do outro. Fernando Pessoa era um homem da elite portuguesa. Em alguns momentos, subjugado pela elite, concernente ao seu comportamento, mas nunca pelo modo de pensar. Ao defender a existência da aristocracia, isso guarda muita coerência com outros textos escrito por ele. Ele acreditava que a aristocracia seria quem melhor direcionava o rumo do país, até porque é dentro da aristocracia que nasce a elite intelectual, da qual ele fazia parte. Ao mesmo tempo ele nunca se prendeu a grupos, pois era individualista, ou melhor, um liberal no rigor do termo. Mas o fato de afirmar que o proletário é um indivíduo inferior, não deveria causar nenhuma estranheza, pois isso depende no nível mental do indivíduo. Nos nossos dias, há pessoas que ficam poucas horas sentado na sofá da sala e faz algumas ligações com celular e ganham mais dinheiro que um assalariado. Isso é plenamente possível. No caso do Fernando ele fazia algumas traduções de documentos, cartas comercias, redigia alguns contratos e era bem remunerado por isso. Ele não tenha emprego e tencionava a criticar quem tinha. Ele escreveu um texto em fala de homem que reclamava das condições de trabalho dos operários do porto, mas ele não da a menor atenção, finge nem ouvir e depois afirma ele esta preocupado era com ele mesmo, com sua alma que estava aflita e não com problemas alheios. Fernando Pessoa foi um génio e sua obra é admirada por todos que a conhece.
eu não entendo a insistência do fernando pessoa em prometer um futuro tão grandioso a portugal. mesmo tratando outros tópicos com grande racionalidade, ele ainda faz essas previsões completamente irrealistas de uma nação que já estava prometida ao declínio mesmo naquela época.
1580...o ano em que Portugal começou lentamente a sua decadência, deixou der ser uma potência mundial que ditava os destinos do mundo, deixou de ser o país mais rico da Europa para tornar-se uma pais periférico e pouco relevante.
Absolutamente não. Fernando Pessoa é português. O leitor deste texto é brasileiro. São sotaques e pronúncias muito diferentes. Mas existe sim um registro raro da voz real de Fernando Pessoa no youtube. Procura que vc encontra ❤.
O hpmem é tão erudito em seu pensar que pergunto se é complexo para mim pq ainda ñ chegei ao planeta onde ele vive, ou se é simples demais e por causa da "minha grandeza" cultural não consigo entender o be a bá dos gênio se dos loucos... aii de mim no dia que descobrir os misteros de Pessoa... Acho q não serei mais uma PESSOA... serei o diagrama de processo em seu início... SÓ... nada mais... vazio e dependente de outra mente, de muita construção .
Não é fácil entender por mais que se saiba entender este escritor....muito complexo e polissenso....poeta dado a muitas leituras....tal como Dali ou Picasso
Eu adoro "Fernado Pessoa", mas acho que ele se perdeu na limitação histórica e literária! no começo ele foi td, mas no final disso,...deixou de ser td e se revestiu de nada; tadinho dele, morreu pobre, miserável e se lamentando, por ser limitado ao vazio da existência humana!!
Não explicaram bem que é uma entrevista fictícia. Isto é desinformação. É fazer as pessoas de lorpas. Embora a vossa ideia seja boa, foi apresentada levando em erro as pessoas que não souberem que ele já morreu à muito tempo.
Maravilhoso! Que domínio nas palavras. O verbo dança em seus lábios...tocam na alma.
Filósofo, intelectual, poeta, historiador, escritor, um grande pensador. Li toda obra de Fernando Pessoa, aprendi muito, uma figura exponencial, que jamais será esquecida.
A genialidade de Fernando Pessoa está presente em tudo que ele fez. É poesia, prosa, cartas, entrevistas… onde põe a mão sai obra prima! Esse Pessoa não é deste mundo!!!👋👋👋🙏
Todos os literatos europeus célebres e cantados até aqui terāo seus admiradores espantados o dia em que se debruçarem sobre a obra inteira de Fernando Pessoa. Ninguém fez isso na medida e extensāo necessárias até agora porque...ora, afinal, os limites geográficos e históricos, que arrastam consigo toda a produçāo humana, ainda nāo permitiram que Portugal tenha tido uma genialidade que trouxe algo novo: na semântica, no pensamento, e na dúvida do que houve de questionável mas que nāo tiveram coragem e a poesia de dizê_lo com a força do peito aberto.
Com todo respeito aos sábios: quantos franceses, ingleses e italianos teriam dado uma entrevista dessas, de tal magnitude, em forma e conteúdo?
Fernando Pessoa...Meu Querido Fernando Pessoa!
Que trabalho incrível, o vosso!!
Muito Obrigada.
❤❤
o meu amigo Fernando António Nogueira Pessoa...Amo-te imenso
Respostas complexas, enigmáticas...Um excepcional pensador, e poeta.
Desconcertante!! de cortar o fôlego. O maior génio, que brilhantismo. 👍🤘💙☮
O MAIOR POETA DE TODOS OS TEMPOS❣️
Não creio que ele tenha superado Camões.
naonexageeera
@@Pedro-vw6dj só Álvaro de Campos já deixa Camões anos-luz de distância
@@luisfernando4676 Pessoa é de enorme pobreza espiritual. Bocage, que era grande admirador de Camões, é muito maior que Pessoa.
Na lista dos top 10 colocaram ele atrás de Shakespeare; mas até nisso erraram, esse cara é O CARA na poesia.
Ultrapassa qualquer religião e religiosidade.
Fenomenal.
Excelente poeta. Sua Obra é de grande profundidade.
Impactante !!!!
“Nosso primeiro paradoxo é que o mundo inteiro anseia por liberdade, mas cada criatura está apaixonada por suas correntes”. Sri Aurobindo.
Uma raridade narado por pessoa spécial belo ilogio. Gratidao deus Abençoe nos🤗
Considerando o poeta universal ❤
Brilhante! Fernado Pessoa é mesmo um" desassossego." Grata alter quia:)))
LEIAMOS O LIVRO DO DESASSOSSEGO ...
A MELHOR OBRA DA LITERATURA UNIVERSAL ...
Um gênio do seu tempo. 🐛🦋estamos fartos de tudo.....🐛🦋
FERNANDO PESSOA ...... GRATA
Eu tô pra ver um que joga melhor com antíteses e paradoxos que se desfazem tão logo são ditos. Pessoa único e todos.
Ser Portugues e ser Patrimonio mondial de l'unesco🤗⚘
Espetacular as coerências de suas respostas face as perguntas formuladas
Sempre quero sair das redes sociais, mas de repente, sou tocada por alguma coisa que me interessa... aí eu fico.
Acredito que pessoas que usa redes sociais para adquirir informações minimamente agregadora, São raras e muito inteligente ao meu ver, pois assim estariam tirando proveito da própria distração.
O maior de todos ao.meu ver.
"Uma inquietação enorme fazia-me estremecer os gestos mínimos. Tive receio de endoidecer, não de loucura, mas de ali mesmo. O meu corpo era um grito latente. O meu coração batia como se falasse."
Fernando Pessoa Livro do Desassossego.
Imagina ele vivendo aqui no meu solo, sob o meu sol e ao lado desta gente que tanto amo e critico
Isso é a maior prova de que fernando pessoa ultrapassava seu tempo nao porque vislumbrava um futuro inimaginável, mas porque via um futuro além das amarras de seu tempo
Surreal ❤
Adoro OOOOOO 😊😊
Fernando Pessoa era gênio, viveu a frente do seu tempo. A ânsia de querer ser, me deixa decepcionado por não poder ser.
Fernando Pessoa viveu à frente de todos os tempos...
Sábio! Grande e inesquecível Fernando Pessoa.
Navegar é preciso e viver imprescindível. Por onde caminhas, Pessoa?
Vozes do mar
Amo F. Pessoa em todas as suas facetas literárias. A idea dos heterónimos foi espectacular. Bem haja quem nos lembra F. Pessoa
Excelente por excelência.
Muito bom, obrigado por compartilhar. *_+1 Like +1 Inscrito._*
temos outros vídeos sobre Fernando Pessoa, como sua carta de rompimento com Ophélia e trechos do Livro do Desassossego que tratam do absurdo: ruclips.net/video/Nri6VpX3ncw/видео.html
Amo as Poesias de Fernando Pessoa!!!
Estamos fartos de estar Fartos....
Vdd! Eu tb!
Nice upload
Brilhante ✨
Extraordinário!!!
Impressionante...
Este textos vêm no Livro do Desassossego. Literalmente extraordinário,
Recomendação GW! Canal muito interessante
Nossa, que incrível! Tanto a dublagem quanto a quem obteve as informações para gerar esse vídeo. Gostei bastante e pretendo me aprofundar mais no seu canal :)
que bom, Isabelle! ficamos muito felizes com usa mensagem
Um gênio! 🌹
Obrigado!
A gente que agradece!
Ouvir a voz desse cara é simplesmente incrível
Tu sabe que a voz ñ é dele, né?
maravilhoso..
agradecemos, Deolinda!
Grande poeta .
Maravilhoso!!
Muito doido! Vai -se entender um genio!
Fernando Pessoa era pra lá de "fora da curva"... poeta filósofo, filósofo poeta. Rs
impecavel no conteudo na arte e na grafia
Amo
Sempre pranto
Fala o quê acho que não sou e que atravez de Fernando sou o que não sou.
...O POETA 'E UM INSPIRADORRR.
"O poeta é um fingidor..."
Ele sabe fazer desfazendo
Sonhar acordado
E falar sem dizer
O poeta é um, são dois, é infinito
É o ontem sendo o hoje no vindouro
Ele entende desconstruido
E constrói desentendendo
O poeta é uma ilusão.
Eu achava que um poeta era um pensamento!
@@xmclox1264, mas é; nessa mesma ideologia onde o pensamento e o poeta acoplam-se linearmente.
@@josuestos A loucura está intimamente liga ao poeta profundo?
@@xmclox1264 independente das superfícies, sempre será uma loucura filosófica, porém saudável.
@@josuestos Crie uma poema do zero agora!
Vocês deveriam vender esse trabalho pra TV Cultura.
O bom do Pessoa é que ele nega e ao mesmo tempo renega. É um vai e vem daqueles que deixa qualquer um e todos atordoados...rsrsrsrs
❤️❤️❤️💯
❤️Eu sou do tamanho do que eu vejo e não do tamanho da minha altura
Uma frase de Fernando pessoa
🌠🌠🌠🌠🙏🙏🙏🙏
🙏❤️🙏❤️
Sabia jogar e dominar as palavras!
Nós temos todo tempo, basta ser paciente observador.Andar pelas ruas até ver os tejolos descascados dos nossos sapatos desgastados anos de plena busca de resposta por quê existimos existência apenas a oportunidade de encontrar oq gostaria de ter certeza: a resposta que espero encomendar nesses dias que tenho tempo....
Quem melhor define Fernando pessoa é Tim Maia: tudo é tudo, nada é nada!
kkk boa
De poeta para poeta :)
Viva o Paganismo Superior, onde os Deuses todos são Verdade!!!! O futuro está na unidade, e Portugal é o que é tudo, por não ser nada, assim como eu, você, todos.
✨✨✨✨✨✨✨
Tento aprender e refletir as conclusões de Pessoa. Exige determinação.
Alessandro de Souza Baeta Neves ❄️ ❄️ ❄️
Chega!!!!
Paro. Amanhã. Se houver amanhã pra meu corpo. Não sei o que o amanhã me trará. Sem condissão de continuar. Estou como a cigarra através de sentir o poeta posso explodir. Ele me rescussita. Posso explodir por acordar para cantar um dia.
Cheguei a mesma conclusão de Fernando pessoa, tudo é fragmento de uma totalmente unica, todos os deuses em um só Deus onipotente e absoluto, se não haver possibilidade de se fundir a uma só concepção e à um só estado de unidade de todas as coisas existentes, então, não há de haver Deus e tudo a qual ele se refere será conceito vago e estrito ao indivíduo, e não poderá chegar aos mais elevados níveis de êxtase do ser, fazendo com que se perpetua a insatisfação insaciável do ser humano em se satisfazer, logo nada será o sufiente.
Você está distorcendo o que ele disse. Já que todos os deuses são falsos, então há de se crer em vários deuses e não em um único deus "absoluto".
Tenho dúvidas se estas respostas são do Fernando Pessoa dos textos e das cartas... talvez ele tivesse um heterônimo pras intrevistas também
👏👏👏👏👏🇧🇷🇵🇹🇧🇷🇵🇹🇧🇷
Ele é tudo ou nada. O importante ele tem uma mente brilhante ou...
Há que se admirar igualmente todos os poetas, haja vista serem por suas obras, imortais. Há que se preocupar no entanto, com duelistas de causas vãs, estes sim, boçais, por se comportarem como tais...
Eu entendi errado ou ele diz que proletário é subgente?
Eu sei que ninguém é perfeito e todos os idolos são humanos. Mas confesso que fiquei transtornada com alguns pontos dessa entrevista. Se alguém pudesse falar mais sobre isso ou teve alguma interpretação sobre o porque ele pensa a burguesia como sendo uma não classe
Sim, ele diz que o proletariado é inferior. Sobre a burguesia, tenho a impressão que ele se refere ao fato de ser uma classe mais recente, a partir do desmantelamento do feudalismo.
Creio que essas partes incômodas da entrevista mostram como é importante o processo de dessacralização do artista, que é afinal gente. Como diria Silvio Rodriguez, o melhor do homem é o artista - pelo menos nos bons artistas é assim, o melhor e o pior - deles está em suas produções.
Incomoda a muitos que Fernando Pessoa era um Nacionalista Liberal, mas em vez de tentarmos entender o que isso significa aos nossos olhos, podemos sempre tentar entender o que isso significa aos olhos do grande Pessoa
Ele quer dizer " burgues" como "livre" no sentido da individualidade, os outros não podem ser livres pois não atuam como individuos. Não é julgamento moral de classe , é uma espécie de metáfora. (pois não está julgando um indivíduos da classe proletária, mas o ato proletário em si.)
Não. Provavelmente você não sabe entender um discurso. O que ele diz está escrito nos livros de Aristóteles, que originou a palavra "aristocracia" que o Fernando Pessoa utilizou para dizer que "um povo sem aristocracia não pode ser civilizado", justamente pela elite intelectual ser a que direciona o povo e o seu país; sem ela não existe intelectualidade nacional, formando uma nação sem intelectuais. É só isso.
Sim! Ele afirma isso mesmo.
Para entender melhor isso, é bom ler o livro "O Banqueiro Anarquista".
Fernando Pessoa tinha um pensamento anarcocapitalista. Se é que possível ser anarcocapitalista, já que um é a negação do outro.
Fernando Pessoa era um homem da elite portuguesa. Em alguns momentos, subjugado pela elite, concernente ao seu comportamento, mas nunca pelo modo de pensar.
Ao defender a existência da aristocracia, isso guarda muita coerência com outros textos escrito por ele. Ele acreditava que a aristocracia seria quem melhor direcionava o rumo do país, até porque é dentro da aristocracia que nasce a elite intelectual, da qual ele fazia parte. Ao mesmo tempo ele nunca se prendeu a grupos, pois era individualista, ou melhor, um liberal no rigor do termo.
Mas o fato de afirmar que o proletário é um indivíduo inferior, não deveria causar nenhuma estranheza, pois isso depende no nível mental do indivíduo. Nos nossos dias, há pessoas que ficam poucas horas sentado na sofá da sala e faz algumas ligações com celular e ganham mais dinheiro que um assalariado. Isso é plenamente possível. No caso do Fernando ele fazia algumas traduções de documentos, cartas comercias, redigia alguns contratos e era bem remunerado por isso. Ele não tenha emprego e tencionava a criticar quem tinha. Ele escreveu um texto em fala de homem que reclamava das condições de trabalho dos operários do porto, mas ele não da a menor atenção, finge nem ouvir e depois afirma ele esta preocupado era com ele mesmo, com sua alma que estava aflita e não com problemas alheios.
Fernando Pessoa foi um génio e sua obra é admirada por todos que a conhece.
tomara que eu ainda viva alguns anos pra entender que o homem não é o espelho do seu quintal...
Fernando pessoa era um ser plural !
Farta de estar farta
Traz um cancasso
Quem quiser entender que entenda.
achei que ia ter o sotaque.
Aqui lhes dou a conhecer um poema de Fernando Pessoa musicado por mim: "A criança que fui". Espero que gostem @
Tudo vale a pena se a alma não é pequena
Ele guarda um grande segredo a sete chaves.
eu não entendo a insistência do fernando pessoa em prometer um futuro tão grandioso a portugal.
mesmo tratando outros tópicos com grande racionalidade, ele ainda faz essas previsões completamente irrealistas de uma nação que já estava prometida ao declínio mesmo naquela época.
1580...o ano em que Portugal começou lentamente a sua decadência, deixou der ser uma potência mundial que ditava os destinos do mundo, deixou de ser o país mais rico da Europa para tornar-se uma pais periférico e pouco relevante.
esse cara sabia falar sem dizer nada viu, LOL, a resposta da segunda pergunta é cômica!
Fernando Pessoa, ou foi um gênio ou foi um louco.
" De génio e de louco todos temos um pouco " ...
Eu não quero todos os deuses .As pessoas costumam endeusar pessoas. E Deus não é uma metáfora, é real
Meu Deus! Pessoa!!!!?
o maior de todos, mas portugal era seu calcar de aquiles
Essa é a real voz dele?
N, não é...
Absolutamente não. Fernando Pessoa é português. O leitor deste texto é brasileiro. São sotaques e pronúncias muito diferentes. Mas existe sim um registro raro da voz real de Fernando Pessoa no youtube. Procura que vc encontra ❤.
Quem garante que não é IA
a fonte.
...ELE VIVE???.NADA LI EM SEUS LIVROS.
Fernando Pessoa faz mal a saúde...
Hahahahahahah...sim, nos termos dele, um mal que nos faz bem!
O hpmem é tão erudito em seu pensar que pergunto se é complexo para mim pq ainda ñ chegei ao planeta onde ele vive,
ou se é simples demais e por causa da "minha grandeza" cultural não consigo entender o be a bá dos gênio se dos loucos... aii de mim no dia que descobrir os misteros de Pessoa...
Acho q não serei mais uma PESSOA... serei o diagrama de processo em seu início... SÓ... nada mais... vazio e dependente de outra mente, de muita construção .
Não é fácil entender por mais que se saiba entender este escritor....muito complexo e polissenso....poeta dado a muitas leituras....tal como Dali ou Picasso
Eu adoro "Fernado Pessoa", mas acho que ele se perdeu na limitação histórica e literária! no começo ele foi td, mas no final disso,...deixou de ser td e se revestiu de nada; tadinho dele, morreu pobre, miserável e se lamentando, por ser limitado ao vazio da existência humana!!
como assim velho? isso é uma entrevista inventada?
colocamos a fonte do arquivo Pessoa na descrição.
@@alterquia Ta bom, a sim sim, eu acharia melhor colocar essas informações no começo do vídeo, como a data da entrevista e tals.
@@FelipePereira-qd5gq é uma boa opção também
Essa voz ai sei nao.
Não explicaram bem que é uma entrevista fictícia. Isto é desinformação. É fazer as pessoas de lorpas. Embora a vossa ideia seja boa, foi apresentada levando em erro as pessoas que não souberem que ele já morreu à muito tempo.
basta ler a descrição que faz referência à fonte, o arquivo Pessoa.