" The China Hustle" me fez abrir mais os olhos. País completamente aberto a mercado, mas totalmente fechado à verdade e informação livre. Não investiria antes deles abrirem mais as informações internas.
@@mayconfialho7291 Achei bem machista sua fala ! Típica de um hetero, branco do patriarcado ! (To zoando, só pra descontrair, hj tá na moda falar asim)
Brincadeiras a parte, Assange e Snowden, são apenas um pedacinho de um iceberg. Desde Guantanamo às prisões americanas, o "sistema é bruto". Todos países para dominarem, ou serem "imperialistas", como a esquerda gosta de abusar dessa palavreta, exigem todo tipo de sacanagem. EUA, por sorte, está no "eixo do bem" no marketing mundial, podem fazer um holocausto, podem soltar até um bomba H pra testar, e saem como "mighty heroes". É assim. Tem gente que usa boné, nada contra, eu usaria até só por usar, mas outros por amor mesmo a um país que adora fuder os outros. China, tbm, se puder enfiar o dedo, enfia o braço.
podcast a altura? os caras só tem o mesmo pensamento da gente. dois chatos que não sabem abrir a mente para ouvir a opinião do convidado. o outro ler uma cola toda hora para provar algo vindo da imprensa ou cultura americana..
Arthur, me passa o link do seu canal geopolítico! Eu como internacionalista fiquei interessada em saber qual é esse mesmo pensamento que supostamente compartilhamos.
Estou vendo o Postcast a 30 min e esses dois estão o tempo todo jogando pano quente para China: "veja você não tem liberdade politica, de expressão e nem mesmo pode ter quantos filhos quiser, mas olha o lado bom...você esta de carro novo...." Pergunta: quem esta patrocinando esses dois para fazer lobby de um sistema de governo que tira tua liberdade em troca de um app moderno? Uma coisa as pessoas do mundo inteiro tem que entender, depois que você vendeu tua liberdade, não há mais volta, sem a liberdade o Governo pode tirar de você tudo que eles "deram". Agora imaginem, se eles discriminam o próprio povo como vocês acham que eles irão tratar os Africanos, nós sul-americanos? É a velha colonização atuando novamente, eu te dou um "espelhinho" em troca você me dá tua liberdade e você virá uma "marionete" do governo.
Realmente.... esse é um podcast , que vale a pena assistir... Parabéns, Cada programa é uma aula !!!!
3 года назад+49
1:16:48 Meus princípios vem antes do meu apetite por dinheiro neste caso, não cogito aplicar meu dinheiro num sistema ditatorial. A pesar das informações serem muito bem embasadas e justas, esse episódio me trouxe um incômodo e tristeza. Sou feliz por viver num país economicamente ineficiente, mas livre. Gostei muito de todos os insights e pela maestria no hosting parabéns casal s2.
Pois é. Pareceu durante o podcast que eles suavizaram muito a barra do governo chinês. Falaram do crescimento econômico, dos planos quinquenais, dos preconceitos, mas falaram pouco e com muitas suavizadas sobre a ditadura chinesa, o expansionismo sobre Taiwan e os campos de concentração dos uigures. "Claro, você precisa tomar cuidado com certos assuntos como o Tibet, Taiwan, etc" _ É claro, meu querido. Estamos falando de uma DITADURA de partido único que esconde dados (inclusive sobre a pandemia), cria prisões para "reeducar" minorias étnicas, etc. Esse tipo de suavizada me incomoda muito.
@@robertoesportes3987 nem de longe eu fico feliz pelo ambiente que temos no Brasil, temos inúmeras coisas pra melhorar. Porém existem patamares distintos de necessidade humana e eu acredito que a liberdade é um valor inegociável. E justamente a partir da liberdade que podemos resolver os problemas na nossa sociedade. Quero que o Brasil tenha a liberdade de negociação e de desenvolvimento que houve na China para podermos sanar nossos problemas econômicos e consequentemente sociais. Essa é a grande dificuldade de analisar a China, separar as ações de economia que cresceram o país da opressão social politica. Um não é consequência do outro, é a pesar do outro.
@ acredito que vc tenha uma visão limitada do que é liberdade, em muitos aspectos o sistema chines é bem mais livre que o nosso. Eles tem um partido único mas tem eleiçoes de base e o povo participa diretamente com sugestoes que são avaliadas por outros eleitores para propor medidas a serem executadas. Eles tambem tem o poder de votar para cassar um político eleito quando este nao está atendendo as demandas da populaçao, e se sobe na hierarquia dos governos apenas se Vai apresentando bons resultados e é bem analizado pelos eleitores locais, é uma especie de meritocracia política. Quanto a questoes mais sensiveis o estado de fato intervem, em certa medida se deve pelos principais veiculos digitais serem norte americanos, e com razão os chineses tem um pe atrás com os estados unidos.
Há algumas semanas li uma matéria sobre um vendedor de bandeiras que confecciona e vende bandeiras para apoiadores de Lula e de Bolsonaro. Esse é o aprendizado que tive com esse episódio. O olhar do investidor não pode ter viés, caso contrário a tendência é de perder negócios/dinheiro.
Das indagações do convidado nos 34:55 sobre o fato de todos viverem no mesmo planeta, todos os países devem contribuir pela sobrevivência do mundo. Sabemos bem que tudo isso é um idealismo que já penaliza e muito os países que não tem poder de influência como o Brasil, quando nos exige absurdos quando eles não fazem nada a respeito da contribuição que eles devem ao planeta. O Brasil claramente é o um dos países que melhor preservou o planeta até então e somos achacados como se fôssemos o poluidor mor.
Cara não se engane o País que vai ser mais afetado com o desmatamento é o Brasil. E vamos ser afetados economicamente perdendo Centenas de milhões no processo! Os motivos são simples: Primeiro que ao invés de pulmão a Amazônia é o umidificador do mundo. E é basicamente o que gera chuva para todo o país e gera a manutenção da nossa vasta agricultura e pecuária que é no caso boa parte do PIB BR. Sem Amazônia teríamos fortes períodos de seca em muitos lugares do país no futuro e perderíamos dezenas se não centenas de bilhões por sermos inconsequentes. A madeira que é cortada aqui geralmente é vendida ilegalmente e para os EUA e Europa então o Brasil não ganha nada com isso pois os madeireiros ilegais querem ganhar obviamente em dólar! As Terras de grilagem ilegais geram produtos que mais uma vez são vendidos para fora em dólar. Uma exploração consciente da Amazônia para produzir por exemplo: Açaí gera 3 bilhões ao ano, sem falar em outros frutos, plantas, madeira e óleo. Sem falar do aquecimento global que já hoje em dia vai ser responsável por engolir muitas praias e regiões costeiras para debaixo d'água como está acontecendo com a atual Veneza que vai sumir daqui a 30 anos. É você n percebe mais está aí justificando desmatamento vei.
Melhor podcast!!! Convidem o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Empreendedor desde sempre e assumiu a carreira política pela primeira vez nessa gestão como Governador.
cara eh muito massa ver o bruno olhando pra malu e explicando com gana e ver o interesse da malu... voces sao muito conectados e muito inteligentes... e os convidados tambem, de alto gabarito... parabens e obrigado pelo conhecimento
Que episódio maravilhoso! Já acompanho o Oliver faz um tempo, e tenho tentado me inteirar mais sobre a China. Alguma possibilidade de algum outro episódio sobre economias asiáticas, como Índia ou Singapura?
Índia e Singapura seria muito bom! Índia entrando em 2024 como maior população do planeta. E Singapura por toda a peculiaridade de ser um país minúsculo mas altamente integrado a economia mundial.
@@joseph.luiz. os EUA e o país de grande porte com a maior liberdade do mundo, estou desconsiderando os países nórdicos já nunca seriam uma potência mundial
O melhor podcast de todos os tempos! Surreal o tanto de conhecimento e informações repassada em um só episódio. Abrindo assim os meus olhos e também de outras pessoas para buscar diversidade em sua carteira não só financeira mais do conhecimento. Volto daqui a 3 anos, vou comprar china começo de 2022.
Já vi o corte do podcast de voces, mas essa é a primeira vez que eu assisto um episodio completo. Gostaria de ver um episódio de voces com o CIro Gomes falandoobre economia , desenvolvimento, inovação tecnologica,...
Muito boa a explicação do Oliver. Muito esclarecedor, sem viés ideológico, e muito pragmático. Foi o melhor entrevistado até agora. Os outros entrevistados sempre deixam suas análises serem contaminadas pela suas posições ideológicas, nos mostrando uma visão distorcida da realidade.
Gosto como ele fala da verdadeira boas práticas da China e como funciona na realidade, sem passar pano e querer relativizar pontos absurdos quanto a liberdades individuais, justificando isso com dados de crescimento econômico disponibilizados pelo próprio governo da China
Eu vejo a China como uma panela de pressão que pode estourar se o crescimento econômico arrefecer demais. Por isso o partido comunista chinês se preocupa tanto com o crescimento econômico.
Concordo. No podcast com o professor HOC, ele manteve-se muito neutro enquanto o professor HOC parecia mais "contaminado" pela sua ideologia. O outro convidado tb me pareceu bastante neutro. Conversa muito interessante. Muitos parabéns, caros Bruno e Malu👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
18:18 min - Desenvolvimento dentro da China, mas o que acontece se o "cidadão" tentar investir o seu próprio dinheiro em outros países? Deve ser algo bem tenso!
Em qualquer caso que a ditadura da China sequer "suspeitar" da atitude de um cidadão, já sabemos que ele pode "receber uma visitinha" do governo na própria casa, etc. Por incrível que pareça, a ditadura penaliza até os "pontos governamentais" que os cidadãos têm. Pesquise sobre isso. É surreal a crueldade da ditadura contra os próprios cidadãos.
Esse foi o primeiro vídeo que assisti nesse canal, gostei muito da entrevista, mas senti que a esposa do entrevistador estava meio perdida, por fora do assunto. Entrevistados muito competentes.
Eu trabalhei com chineses aqui no Japão, uns dois anos atrás, eu perguntei pra um deles (cerca de 23 anos) sobre o que ele sabia do evento da praça da paz celestial, ele me disse que nunca tinha ouvido falar e que não lhe foi ensinado nada disso na escola, eu peguei o meu celular e mostrei pra ele fotos, na hora ele me disse que eram montagens, fiquei espantado, tive que procurar o termo em chinês e passei pra ele, ele pesquisou e ficou admirado com as informações, inclusive disse que tem um livro de um escritor chinês que é proibido na china e o autor não pode mais pisar lá, e ainda, quem for pego falando ou pesquisando sobre o tema, pode ter uma visita em casa do governo, podendo até ser preso por violação de regras. Além disso, outros assuntos, como mídias sociais, Tibet, Taiwan, etc, pra ele só tem uma visão da realidade que é a que ele consome vindo da mídia (entende-se Governo), pra ele a China é o centro do mundo.
Exatamente. Morei lá por 3 anos. Uma certa vez no trabalho um russo me perguntou sobre o Bolsonaro, e nessa turma tinha chineses, então surgiu o tema de política. Na mesma hora, os chineses disseram que não conversam de política. Eles são os melhores e ponto. Porém pra acessar qualquer informação de fora, apps, tem que ser por vpn... Enfim, cultura. Apesar deles viverem em seu "mundinho", não faltam o básico. Ruas limpas, sem risco de assalto nas madrugadas ou há qualquer hora, transporte público funciona. Outra realidade
@@joaojesus5132 o povo pensa que liberdade é morrer a míngua em filas de hospitais, por bala perdida, sem segurança, sem saúde, desemprego como no Brasil
Bom podcast eu tinha um pouco de ideia sobre a potência da China, mas com esse podcast abriu minha mente mais sobre a China em si e algumas coisas sobe oque acontece no Oriente.
O que eu entendi desse podcast é que quem faz negócio com a China não tá nem aí para liberdades individuais e o importante é ganhar dinheiro, por mais que você tenha que deixar de lado ou relativizar suas liberdades. Os questionamentos do Bruno fazem muito sentido para mim, porque como querer usufruir da liberdade econômica se o governo pode intervir a qualquer momento? Você tem uma escola e o governo chega e diz que vai estatizar? Que tipo de "liberdade econômica" é essa afinal? Já que o governo intervém?
Esse é um problema dos super ricos, dos megainvestidores ocidentais.... Na prática, nao afeta a vida e liberdade economica dos pobres, classe média e moderadamente ricos...
Então o seguindo este raciocínio o investidor estrangeiro não deveria investir no Brasil com o argumento: “ Não devo investir no Brasil, pois eles possuem Governantes que sequer respeitam suas Instituições, seus orçamentos e Leis Fiscais, assim como não respeitam as liberdades individuais de seus cidadãos ao não dar segurança pública permitindo a expropriação de seus bens a base de violência , relativizando sua liberdade de locomoção e de sua liberdade de uso pleno de seus bens. Um pais que quase todo governante acaba apelando para políticas populistas colocando em risco a própria economia e piorando a qualidade de vida dos seus, o que também relativiza as liberdades individuais.” Em contrapartida, o estrangeiro que quer fazer negócio com o Brasil não está nem aí pra liberdades individuais? Acho ok cada investidor decidir qual liberdade individual tolhida por algum Governo de algum país mais incomoda. No fim, liberdade individual e país democrático não são conceitos tão objetivos assim.
@UCd0xLDwaee0loqNqNULVrRQ é… não concordo que conceito de liberdade individual seja objetiva, ainda mais extremamente. Uma tenha uma conversa sobre liberdade individual com um americano, um árabe e um asiático e talvez vc vera que , por questões culturais, são bem diferentes. Já quanto ao investidor, cabe a ele cuidar do seu da forma que melhor lhe aprouver, já que a sua busca pelo cuidado econômico pessoal já demonstra , talvez, de uma necessidade de se proteger da ineficiência do seu Próprio Estado. Suas características pessoais irão determinar o que é válido ou não em que é onde investir, como o caso do investidor que decide ou não investir em empresa de cigarros.
Assistindo ao episódio, o que fica de lição para mim é algo que eu aprendi com a maravilhosa Lara Nesteruk, o Brasil se beneficia de aprender a lidar de forma “profissional” com a China assim como com os EUA. Afinal, não interessa ao Brasil se envolver em questões “internas” de cada país, mas sim nos resultados grandiosos e nos benefícios que podem ser apreendidos e tirados de cada um.
Amei o pod/videocast, aprendi muito. Um ponto que ajuda muito seria colocar na descrição do vídeo as redes sociais e canais, até dos hosts não tem, abraço e muito sucesso
Nossa esse episódio da China e o outro sobre Cuba ,foi muito esclarecer pra mim ,nos mostra realidades que nem pensamos que exista , excelente , parabéns a todos os envolvidos.👏👏👏👏
É muita fácil e romântico falar em liberdade e outros ideiais abstratos, quando você não está buscando osso para matar a fome, porque simplesmente não tem o que comer! Ser um fanatizado político só demonstra o tamanho do seu estreitamento cognitivo...
Olá, se me permite a liberdade de expressão, eu sou um grande entusiasta a experiência do Socialismo com características chinesas. Achei o programa de vocês super honesto e bom. Chame o Elias Jabbour, talvez seja interessante ver um não liberal falar do assunto, com estudo de caso. Parabéns, me inscrevi no podcast.
Sensacional!!!!! é o tipo de conteúdo que procuro aqui sempre, menos risada fora de hora e mais informação de valor, não qro dizer que não podemos rir, claro que não, nem posso inclusive exigir isso rss, racho o bico com umas tiradas do próprio Bruno e de mtos dos convidados que vão até ai, mas esse episodio, o do Walter Longo com o Diego Barreto, o do Fernando Ulrich, o do Marcelo Toledo, os da Renata Barreto, são episódios que trazem o algo a mais, o contraponto, o debate saudável que vc nem sente o tempo passar. Parabéns e continuem nessa pegada.
Tudo isso é como um acidente de avião, não existe uma única causa. Tudo começa com a forma que fomos criados, observe que mesmo dentro da liberdade há regras e ainda assim essas regras são disvirtuada a ponto de mudar os próprios conceitos anteriores. Na verdade damos muito valor ao que não temos ou ao que eventualmente podemos experimentar.
Primeiramente parabéns pelo excelente conteúdo. Gostaria de deixar o meu comentário com referência ao mercado de tecnologia com certeza existe um crescimento exponencial, mas acho que ainda está longe de ganhar a briga com as gigantes americanas, pois basicamente toda tecnologia é predominante América, exemplo se tu inventa um software novo ele vai ser colocado em uma loja de aps que dominado pela Google ou concorrente então o sucesso de alguns aplicativos se dá mais pela grande população chinesa, pois se o governo decidir proteger suas suas empresas como já vem acontecendo com relação algumas empresas chinesas ex: tecnologia 5G eles terrão muita dificuldades.
A falta de transparência da China já seria um sinal para não investir. Vide o exemplo da educação que foi praticamente destruída, não poder lucrar. Risco é muito grande, não teria coragem de investir.
Escutando este podcast percebi o quanto além de não saber nada sobre a china ainda sou cheia de preconceitos. Muito bom escutar um outro ponto de vista. E também acho que já está na hora de acabar com a briguinha entre EUA x China e amadurecer o olhar sobre esta potencia, principalmente para quem é investidor. Gostei muito!
Concordo com o que foi falado o Brasil precisa olhar a China como um grande e bom parceiro comercial. E os brasileiros ver o povo chinês como um bom povo com seus problemas como o nosso também tem e outros povos também tem. Embora eu seja brasileiro eu amo a China e estou orgulhoso de ver a China onde está chegando, sucesso grande China!!!.
Achei extremamente interessante. Muito completa a análise. E me desafia a pensar quando o Brasil vai dar esse salto adiante. Nunca poderemos ser a primeira ou segunda exonomia mundial, mas a quinta bem que poderíamos. Top 6 China / EUA / CE / Japão / India e Brasil. Mas em patamares altos. Com civilidade. Sem pobreza. Temos que achar o caminho.
O caminho se tem a muito tempo, abertura da economia, mais capital (capitalismo). A China apesar de ser extremamente fechada politicamente, quando abriu a sua economia, e tendo junto o seu potencial interno, virou essa potência de hoje. O aumento do nível de produtividade tb foi fundamental. Outros países na história que seguiram esse caminho se tornaram potência. Mas no Brasil, políticos tem medo desse caminho.
Entendo que exista uma "troca" entre a ditadura chinesa e a população. Liberdade em troca de um bem estar financeiro. Mas isso me lembra o porque a ditadura militar no Brasil durou tanto tempo. Só durou por causa do "milagre econômico", depois que a economia "ruiu" a ditadura foi junto...
Há uma grande diferença nos dois casos. No caso Brasileiro foi um regime militar amplamente apoiado pelos estados unidos, elites financeiras brasileiras e midia, começou a ruir muito por conta da ameaça soviética estar sob controle e os estados unidos deixarem de apoiar económicamente o regime Brasileiro. Ja na china há muitos meios democráticos onde a sociedade vota diretamente para as eleiçoes de base e tambem pode expor propostas para esses políticos eleitos, Alem de que são os eleitores que podem votar a saida dos políticos eleitos. Em comparaçao com o sistema eleitoral brasileiro o deles é até mais democrático. Quanto ao poder maior ser do partido comunista esse sim tem uma troca com a populaçao, confiam na gerencia do partido e essa poderia cair caso a china tenha uma grande crise, mas de certa forma são muito gratos a grande mudança que o partido conseguiu trazer na economía chinesa, a civilizaçao chinesa tem uma historia milenar e seus piores anos foram entre o seculo XIX e inicio do XX onde eles foram dominados pelo imperialismo japonés e americano. De certa forma enxergam hoje no partido comunista como os redentores do pior momento da história da china e cobram do partido avanços para toda sociedade e não só para os mais ricos.
@@lucasvettorato7087 respeito a tua opinião blza? Não quero treta na internet kkkk, mas quando começa a relativizar ditadura dizendo "há grande diferença entre as duas" aí é foda kkkk. Ainda mais dizer que a China tem "meios democráticos" da população votar e expressar sua vontade... aí é foda kkkk 😂. Só nos argumentos dá pra ver teu estilo de pensamento. Só digo uma coisa ter urna eletrônica (ou meios "democráticos" de votação) não determina se um país, governo ou ditadura é mais ou menos democrático e sim "quem" e "como" esses votos são contados. Votação por votação até durante a ditadura brasileira tinha 😂😂
@@matheussteinschmidel8218 Então mano, nao Quero polemizar nem nada, mas é que apenas se referir a china como ditadura que tira a liberdade do povo mas dá a eles dinheiro é muito simplista, a realidade é muito mais complexa. A china de fato tem OS meios democráticos que te falei, elegem por voto OS representantes de bairro e Vila e são eles mesmos OS responsaveis por analizar esses representantes, para que entao possam subir no escalao, entendo que é uma democracia de tipo não liberal, mas sem duvida o povo chines é muito presente em diversos aspectos das decisoes políticas. Respeito quem Pensa diferente de mim, mas é um grande erro julgar o que acontece na china com nossos pré-conceitos. Nosso Brasil está en total decadencia, Temos mais a aprender com a china que a criticar. Mesmo que não ache que o modelo político da china funcionaria aquí, só pra deixar claro.
China estar dando o que promete a população??? Fiquei pensando muito nisso, pois no canal do Estevam Pelo Mundo, ele mostra o lado "obscuro" de Hong Kong, onde as pessoas moram em gaiolas. GAIOLAS. Que maravilhoso não?
Regra número 1 quando ouvir alguém falando da China: Sempre desconfie quando a opinião em questão vem de alguém que ganha dinheiro fazendo negócios com chineses.
@@iurimandello5372 excelente regra, exceto a parte final, pois não sou um imbecil sem o mínimo conhecimento de geopolítica, e você não tem base para afirmar tal coisa. Porém, desconfiar de imbecis é uma boa regra mesmo.
@@luandrago outra boa regra. No caso de pessoas que ganham a vida negociando com os chineses, a razoabilidade da desconfiança quanto à veracidade do que é dito é evidente. Ninguém em sã consciência ressaltaria pontos negativos ameaçando prejudicar a imagem daqueles negócios que trazem dinheiro para o bolso e garantem o emprego.
"Outras empresas chinesas listadas nos EUA sofrem fortes quedas, como Alibaba, Baidu e JD, que caem mais de 8% e acumulam fortes baixas no ano. Os comunistas utilizaram os capitalistas ocidentais para fomentar o seu mercado e agora estão dando um belo chute nos seus traseiros." - Leandro Ruschel
Como esperado de um especialista do mercado financeiro: poucas respostas e muitas perguntas para confessar, nas entrelinhas, "não sei porra nenhuma". O negócio é encher o bolso junto com os chineses e fazer um marketing legal pros parça. Vai ler as matérias do InfoMoney é uma lambeção de saco chinês absurda, como tudo que vem da XP.
Democracia às vezes é entediante. Um gringo "loco" varrendo sujeiras o tempo todo para baixo do tapete, e fazendo contorcionismo para explicar o inexplicável. O bom é que o entrevistador, democraticamente deu voz ao gringo "loco" que falando pelo Brasil, não consigo imaginar com a chancela de quê e nem de quem, não diz nada. Mas o entrevistador o deixou sem saída por diversas vezes.
@@tjvilaca Eu escrevi ali em outro comentário e faz todo sentido. Pessoas recebendo dinheiro dificilmente enfatizariam os aspectos negativos dos seus parceiros comerciais e/ou chefes indiretos. Pode cuidar que os pontos negativos são minimizados ou deixados de lado, enquanto os positivos são inflados. No fim é um grande comércio. Para entender a China precisamos de intelectuais, não tanto de comerciantes. Por exemplo, se o mesmo padrão moral que é cobrado de nações ocidentais fosse cobrado da China essa magia toda desapareceria no mesmo momento, e eles teriam de admitir que fazem negócios com um país autoritário e que mata e massacra qualquer dissidente, por mais civil e indefeso que seja. Como o ganho econômico é muito bom, o lado moral precisa ser "esquecido" para não pegar mal.
@@flavialorena7297 a questão colocada em discussão não é a importância da china como potência. É como ela se comporta como potência no âmbito de seu viés comunista e como trata seus cidadãos e os cidadãos de outros países quanto à divulgação e projeções, de leis claras, informações socioeconômicas que são imprescindíveis para previsibilidade e estimar premissas para um investimento seguro. (Claro se isso é uma decisão que faz parte da sua vida, tomar estas decisões ou não ter conhecimento e delegar para outrem estas decisões que no caso, escutar que ela é a segunda potência mundial já satisfaz seus pré-requisitos de onde investir.) É importante a observância do que se é visto em relação ao que a china permite em divulgações. Informações vindo de um regime autoritário não democrático "geralmente" não são confiáveis. A questão abordada no âmago da discussão transcende a simples constatação de ser ou não ser a segunda potência do mundo, o que realmente ninguém aqui está negando, e sim a previsibilidade e o que se têm de dúvidas geradas pelo comportamento de não esclarecer quanto ao que não é divulgado.
@@tjvilaca O tal "gringo" é uma das principais autoridades acadêmicas em Relações Internacionais do país e professor da Fundação Getúlio Vargas. Suas análises são sóbrias e ponderadas, mas você parece só mais uma fanatizado anônimo nos comentários do RUclips...
O argumento a favor da China é sempre econômico, mesmo que para isso custe a liberdade de expressão, de voto, de religião, de escolha. Um bom exercício é sempre imaginar se queremos transformar o Brasil em um país como os EUA ou como a China, isso claro sem precisar abrir mão de nossa própria maneira de ser. Nossa relação com a China deve sempre se reduzir ao mínimo necessário, seja diplomaticamente, seja economicamente.
Isso é uma grande bobagem, na china pode sim falar mal e criticar abertamente propostas do governo chines, inclusive as pessoas podem fazer suas proprias propostas para serem votadas e aprovadas pelo governo. Há um impedimento de acessar apenas as redes sociais estrangeiras, eles tem medo dos grandes veiculos americanos como whats app e facebook, e com razão, mas eles tem diversas redes sociais deles proprios pode ser falado o que quiser inclusive do governo.
A Chica é um grande exemplo para o Brasil, porque é um país do tamanho do Brasil, mais tem uma população que é sete vezes maior que a do Brasil, A china nas últimas décadas está enriquecendo enquanto o Brasil só empobrecer anos pós anos..
Ainda não terminei o episódio mas até 1 hora e pouco só ouvi esses 2 indivíduos ai passando pano pra China. TODO questionamento que o Bruno faz é seguido por um "Mas o que nós temos que ver é que...(relativização dos fatos e da liberdade)" dos convidados. • EUA tem 13% mais startups? Ah, mas a China é melhor. WhatsApp? Ah o WeChat é melhor! Instagram? Tik tok é melhor! • Eles vigiam tudo e todos? Ah, mas é melhor o estado vigiando ou empresas privadas? • Eles poluem mais do que todo o resto do mundo? Ah, mas os planos ambientais não colocados em prática são muito promissores e devemos investir neles. • Temos que dar uma cartilha pra nossos alunos que fazem intercâmbio pra lá para não mencionarem os massacres do partido comunista? Ah, mas a China é top, incentivo a todos que visitem! Na boa, episódio quase intragável, não por parte do Bruno e da Malu, mas sim por esses caras aí que NA MINHA OPINIÃO prezam ZERO pelos direitos humanos. Inclusive parabéns a Malu que fez ótimo uso do sarcasmo em diversos momentos. PS: Renata Barreto nesse episódio teria sido incrível!
• EUA tem 13% mais startups? Ah, mas a China é melhor. WhatsApp? Ah o WeChat é melhor! Instagram? Tik tok é melhor! • Eles vigiam tudo e todos? Ah, mas é melhor o estado vigiando ou empresas privadas? • Eles poluem mais do que todo o resto do mundo? Ah, mas os planos ambientais não colocados em prática são muito promissores e devemos investir neles. • Temos que dar uma cartilha pra nossos alunos que fazem intercâmbio pra lá para não mencionarem os massacres do partido comunista? Ah, mas a China é top, incentivo a todos que visitem! 1 - A China ainda não é melhor, porém possuir sua própria internet e aplicativos é o que todo país soberano deveria fazer. 2 - Sem duvidas é melhor o seu governo te vigiar do que o governo de outros países, esqueça essa fantasia de que Facebook, RUclips, Whatsapp não tem ligação com o governo americano, a própria NSA possui uma regra que pode a qualquer momento obter dados de qualquer empresa privada americana. Aliás, vazamento de informações de empresas privadas é a coisa mais comum do mundo, bobo é você que acha que isso vazou sem querer querendo. 3- A China de fato é a maior poluidora, mas os EUA vem logo atrás, e antes da China ser a maior poluidora o primeiro país era os EUA. Ué, os EUA podem poluir para avançar sua indústria mas a China não? 4 - Aí depende, existem regras, ninguém vai te obrigar a ir para a China, se você quiser ir, precisa respeitar as regras. Além disso o que você diz não faz muito sentido, então quer dizer que se eu for para a Alemanha eu vou lembrar dos massacres nazistas? Se eu for para os EUA vou lembrar do holocausto dos índios nativos quase exterminados? Se eu for para a Inglaterra eu vou lembrar das povos escravizados e mortos nos tempos imperialistas?
@@containternet9290 1 - Concordo contigo, show de bola ter os próprios, mas proibir os outros? 2 - Eu não acho nada meu amigo, não confio nessas empresas que você mencionou, mas novamente, há uma grande diferença entre um empresa "vazar" dados sigilosos e um governo ter como modus operandi vigiar a população a todo o tempo. 3 - Quando eu disse que eles não podem? Mas o cara ta elogiando politicas ambientais não aplicadas do maior poluidor do mundo, como se fossem exemplo, isso é passar pano! E qual o problema que vocês que defendem a China (não digo isso de forma pejorativa) tem com os EUA? Eu só os mencionei porque o cara do vídeo não consegue tirar o tio Sam da boca, não estou defendendo. 4 - Mais uma grande diferença entra "não poder" falar sobre algo porque seria "falta de respeito" e NÃO PODER falar sobre algo porque seria CRIME. A Merkel não vai te prender se você falar do holoc@usto (a menos que faça apologia). Em nenhum momento defendi os EUA embora na minha opinião eles sejam sim um símbolo da liberdade e de como muitas coisas devem ser feitas (repare que não disse todas), mas o que você ta fazendo é relativizar os problemas da China como os caras do episódio. Eles são autoritários, lideres em poluir o mundo (embora a Greta não encha o saco deles) e a população não tem liberdade, esses são os fatos que estou discutindo! Qualquer "ah, mas..." que venha depois é passar pano.
@@RenanMayaFitness 1- Empresas americanas não aceitam as regras para operar dentro da China. Uma das regras para você operar na China é, servidores de dados dos chineses devem permanecer dentro da China, os EUA não aceitam isso. A China por outro lado aceita colocar o servidor de dados dos americanos nos EUA, como acontece no Tiktok. 2- Não há diferença, vazamento de informação é apenas um eufemismo para venda de informações. E acredite, tudo o que você faz no Facebook, Whatsapp, Instagram já está nas mãos do governo americano. Porém não é só os EUA que espiona o Brasil, a China também o faz, mas os EUA é o principal ator de espionagem no mundo, vide os casos da Crypto AIG, escândalos expostos por Snowden e Julian Assange. 3- O problema é que se analisado friamente, sem torcida, emoção e paixão, a China é a mesma porcaria dos EUA. 4 - Por que falar dos massacres nazistas e do holocausto americano contra os índios é ''falta de respeito'' mas falar das tragédias causadas pelo PCCh é natural e deve ser feito? Nos dois casos é falta de respeito para com o povo atual que nada tem a ver com essas tragédias. A diferença é que na China você pode ter problemas se tocar no assunto perto de alguma autoridade ou se algum chinês te denunciar, não pense que o chinês vai defender você por querer queimar o filme do país dele, já houve muitos casos de chineses denunciando ''crentes'' e religiosos fazendo pregação cristã em bairros chineses onde não interessa para eles essa religião. Existem regras para estar em qualquer país, vamos concordar que as regras para estar na China são mais duras e rigorosas por se tratar de um regime ditatorial, não há duvidas, mas ninguém nunca te obrigou a ir para lá e jamais vão obrigar, portanto se você quer ir para a China, fazer vlog e tirar selfie relembrando os chineses sobre as tragédias do passado, além de ser muito mesquinho e baixo da sua parte, vai ter que arcar com as consequências também. ''''Em nenhum momento defendi os EUA embora na minha opinião eles sejam sim um símbolo da liberdade e de como muitas coisas devem ser feitas (repare que não disse todas), mas o que você ta fazendo é relativizar os problemas da China como os caras do episódio. Eles são autoritários, lideres em poluir o mundo (embora a Greta não encha o saco deles) e a população não tem liberdade, esses são os fatos que estou discutindo! Qualquer "ah, mas..." que venha depois é passar pano.'''' Isso é apenas a sua torcida e paixão pelos EUA, não é uma analise baseada em razão. Ninguém na África e Oriente médio gosta dos EUA, e aí? Você pode ser um ''ocidental'' foi alimentado pela propaganda americana onde os EUA é o mocinho e Rússia e China são vilões, nada disso meu amigo, os 3 são vilões, toda superpotência é uma desgraça, não houve na história uma única superpotência ''boazinha''.
Mas realmente, como eles disseram, é muito mais fácil fazer um app que todo mundo acha maravilhoso quando as políticas de privacidade e proteção de dados são quase inexistentes. É fácil ler seu consumidor quando ele te dá o livro aberto e todo grifado da vida dele. Quanto ao fanboy chinês que tem uns 40 anos mas aparenta ter 20 pq não deve ter passado dificuldade na vida, e é quase certo que é Cirista, ninguém levou ele à sério. O Oliver é bom, mas prefiro o Professor HOC. Um problema deles dois, é que falam das suas experiências e de alguns indicativos pequenos (ah, conversei com amigos, morei lá 2 anos), e não de uma análise macro como o HOC faz.
Mas se estivesse tudo bem eles não estariam preocupados, só vão mudar radicalmente nos próximos 5 anos justamente porque não estão tbm satisfeitos com as questões ambientais.
" The China Hustle" me fez abrir mais os olhos. País completamente aberto a mercado, mas totalmente fechado à verdade e informação livre. Não investiria antes deles abrirem mais as informações internas.
Sim tem razão. Mas lhe convido a ler a historia dos EUA. É MUITO mais parecido com a China do que vc pensa.
@@mayconfialho7291 Achei bem machista sua fala ! Típica de um hetero, branco do patriarcado ! (To zoando, só pra descontrair, hj tá na moda falar asim)
Brincadeiras a parte, Assange e Snowden, são apenas um pedacinho de um iceberg. Desde Guantanamo às prisões americanas, o "sistema é bruto". Todos países para dominarem, ou serem "imperialistas", como a esquerda gosta de abusar dessa palavreta, exigem todo tipo de sacanagem. EUA, por sorte, está no "eixo do bem" no marketing mundial, podem fazer um holocausto, podem soltar até um bomba H pra testar, e saem como "mighty heroes". É assim. Tem gente que usa boné, nada contra, eu usaria até só por usar, mas outros por amor mesmo a um país que adora fuder os outros. China, tbm, se puder enfiar o dedo, enfia o braço.
@@mayconfialho7291 kkkk
é que os estados unidos vc tem todas as informações internas, com certeza...
Admiro demais o trabalho do Oliver e fico feliz de finalmente estar em um podcast a altura de manter o nível da conversa
Não conhecia nenhum dos dois, mas está sendo (ainda estou vendo) uma conversa bem legal por parte de todos.
podcast a altura? os caras só tem o mesmo pensamento da gente. dois chatos que não sabem abrir a mente para ouvir a opinião do convidado.
o outro ler uma cola toda hora para provar algo vindo da imprensa ou cultura americana..
Arthur, me passa o link do seu canal geopolítico! Eu como internacionalista fiquei interessada em saber qual é esse mesmo pensamento que supostamente compartilhamos.
Estou vendo o Postcast a 30 min e esses dois estão o tempo todo jogando pano quente para China: "veja você não tem liberdade politica, de expressão e nem mesmo pode ter quantos filhos quiser, mas olha o lado bom...você esta de carro novo...."
Pergunta: quem esta patrocinando esses dois para fazer lobby de um sistema de governo que tira tua liberdade em troca de um app moderno?
Uma coisa as pessoas do mundo inteiro tem que entender, depois que você vendeu tua liberdade, não há mais volta, sem a liberdade o Governo pode tirar de você tudo que eles "deram".
Agora imaginem, se eles discriminam o próprio povo como vocês acham que eles irão tratar os Africanos, nós sul-americanos?
É a velha colonização atuando novamente, eu te dou um "espelhinho" em troca você me dá tua liberdade e você virá uma "marionete" do governo.
Vdde..grande mono(logo a quatro
Os Sócios Podcast faz um bem enorme para a internet brasileira.
Obrigado 🙌🏻 Deus os abençoe.
Realmente.... esse é um podcast , que vale a pena assistir... Parabéns, Cada programa é uma aula !!!!
1:16:48 Meus princípios vem antes do meu apetite por dinheiro neste caso, não cogito aplicar meu dinheiro num sistema ditatorial. A pesar das informações serem muito bem embasadas e justas, esse episódio me trouxe um incômodo e tristeza. Sou feliz por viver num país economicamente ineficiente, mas livre.
Gostei muito de todos os insights e pela maestria no hosting parabéns casal s2.
Pois é. Pareceu durante o podcast que eles suavizaram muito a barra do governo chinês. Falaram do crescimento econômico, dos planos quinquenais, dos preconceitos, mas falaram pouco e com muitas suavizadas sobre a ditadura chinesa, o expansionismo sobre Taiwan e os campos de concentração dos uigures.
"Claro, você precisa tomar cuidado com certos assuntos como o Tibet, Taiwan, etc"
_ É claro, meu querido. Estamos falando de uma DITADURA de partido único que esconde dados (inclusive sobre a pandemia), cria prisões para "reeducar" minorias étnicas, etc. Esse tipo de suavizada me incomoda muito.
Fala isso para o pobre que passa fome :)
@@robertoesportes3987 nem de longe eu fico feliz pelo ambiente que temos no Brasil, temos inúmeras coisas pra melhorar. Porém existem patamares distintos de necessidade humana e eu acredito que a liberdade é um valor inegociável.
E justamente a partir da liberdade que podemos resolver os problemas na nossa sociedade. Quero que o Brasil tenha a liberdade de negociação e de desenvolvimento que houve na China para podermos sanar nossos problemas econômicos e consequentemente sociais.
Essa é a grande dificuldade de analisar a China, separar as ações de economia que cresceram o país da opressão social politica. Um não é consequência do outro, é a pesar do outro.
@ acredito que vc tenha uma visão limitada do que é liberdade, em muitos aspectos o sistema chines é bem mais livre que o nosso. Eles tem um partido único mas tem eleiçoes de base e o povo participa diretamente com sugestoes que são avaliadas por outros eleitores para propor medidas a serem executadas. Eles tambem tem o poder de votar para cassar um político eleito quando este nao está atendendo as demandas da populaçao, e se sobe na hierarquia dos governos apenas se Vai apresentando bons resultados e é bem analizado pelos eleitores locais, é uma especie de meritocracia política.
Quanto a questoes mais sensiveis o estado de fato intervem, em certa medida se deve pelos principais veiculos digitais serem norte americanos, e com razão os chineses tem um pe atrás com os estados unidos.
Melhor podcast!
"O objetivo de nossas vidas é agregar valor às pessoas desta geração e àquelas que se seguem"
Muito obrigado!🙏🏻
UMA LIVE MUITO ESCLARECEDORA E COM PESSOAS EDUCADAS E INTELIGENTES... É OUTRO NÍVEL ❤👏👏👏👏👏
Há algumas semanas li uma matéria sobre um vendedor de bandeiras que confecciona e vende bandeiras para apoiadores de Lula e de Bolsonaro.
Esse é o aprendizado que tive com esse episódio. O olhar do investidor não pode ter viés, caso contrário a tendência é de perder negócios/dinheiro.
Das indagações do convidado nos 34:55 sobre o fato de todos viverem no mesmo planeta, todos os países devem contribuir pela sobrevivência do mundo. Sabemos bem que tudo isso é um idealismo que já penaliza e muito os países que não tem poder de influência como o Brasil, quando nos exige absurdos quando eles não fazem nada a respeito da contribuição que eles devem ao planeta. O Brasil claramente é o um dos países que melhor preservou o planeta até então e somos achacados como se fôssemos o poluidor mor.
Cara não se engane o País que vai ser mais afetado com o desmatamento é o Brasil.
E vamos ser afetados economicamente perdendo Centenas de milhões no processo!
Os motivos são simples:
Primeiro que ao invés de pulmão a Amazônia é o umidificador do mundo.
E é basicamente o que gera chuva para todo o país e gera a manutenção da nossa vasta agricultura e pecuária que é no caso boa parte do PIB BR.
Sem Amazônia teríamos fortes períodos de seca em muitos lugares do país no futuro e perderíamos dezenas se não centenas de bilhões por sermos inconsequentes.
A madeira que é cortada aqui geralmente é vendida ilegalmente e para os EUA e Europa então o Brasil não ganha nada com isso pois os madeireiros ilegais querem ganhar obviamente em dólar!
As Terras de grilagem ilegais geram produtos que mais uma vez são vendidos para fora em dólar.
Uma exploração consciente da Amazônia para produzir por exemplo:
Açaí gera 3 bilhões ao ano, sem falar em outros frutos, plantas, madeira e óleo.
Sem falar do aquecimento global que já hoje em dia vai ser responsável por engolir muitas praias e regiões costeiras para debaixo d'água como está acontecendo com a atual Veneza que vai sumir daqui a 30 anos.
É você n percebe mais está aí justificando desmatamento vei.
Pra mim que não tive possibilidades de estudar esse canal é uma benção .... Parabéns 👏👏👏👏
Esse casal é simplesmente sensacional. Adoro assistir vocês. Parabéns pelo Podcast 🥂
Melhor podcast!!! Convidem o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Empreendedor desde sempre e assumiu a carreira política pela primeira vez nessa gestão como Governador.
Boa ideia!!!
Interressante eu ouvir isso, digo porque sou um capitalista nato, mas gostei desse podcast.
Boa!
Isso chama o zema
Que poha de Romeu Zema, chamem o Hang e o Evandro Guedes, esses sim são picas.
Meu sonho um podcast dos sócios com o Paulo Muzy falando sobre saúde seria uma chuva de conhecimento !!
Seu pedido foi atendido, haha.
Concordo 👏
Muito bom,ótimos especialistas,jogando no meio,nas suas falas não entregam seus lados,e sempre falando os dois pontos.
Os sócios sempre trazem ótimos conteúdos e hoje não foi diferente! 👏👏
cara eh muito massa ver o bruno olhando pra malu e explicando com gana e ver o interesse da malu... voces sao muito conectados e muito inteligentes... e os convidados tambem, de alto gabarito... parabens e obrigado pelo conhecimento
Chamem o Professor HOC para um próximo episódio, ele tem o maior canal de geopolítica do RUclips br.
Nossa verdade, tava vendo o vídeo dele agr.
Nossa verdade, tava vendo o vídeo dele agr.
Obg, Pela indicação. Cara que canal maravilhoso.
Sobre China, provavelmente o Stuenkel é a maior sumidade brasileira no assunto. O HOC é mais generalista.
Up
Finalmente dois convidados que refletem o mundo fora do pensamento binário! 👏👏
Tragam mais vezes entrevistados assim.
Fora do pensamento binário não, fora do pensamento. Forçar a barra de apoiar uma ditadura vtnc
Realmente... Estamos vendo um "pensamento" unitário... Infelizmente, pró-governo (ou ditadura, como muitos diriam) da China.
Que episódio maravilhoso! Já acompanho o Oliver faz um tempo, e tenho tentado me inteirar mais sobre a China. Alguma possibilidade de algum outro episódio sobre economias asiáticas, como Índia ou Singapura?
Índia e Singapura seria muito bom! Índia entrando em 2024 como maior população do planeta. E Singapura por toda a peculiaridade de ser um país minúsculo mas altamente integrado a economia mundial.
“Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria.” -Benjamin Franklin
Emenda 13 ... tão livre ...
@@joseph.luiz. os EUA e o país de grande porte com a maior liberdade do mundo, estou desconsiderando os países nórdicos já nunca seriam uma potência mundial
o que é liberdade?
@@Jackmar1988 WHAT IS FREEDOM?
Disse o dono de escravos
O melhor podcast de todos os tempos! Surreal o tanto de conhecimento e informações repassada em um só episódio.
Abrindo assim os meus olhos e também de outras pessoas para buscar diversidade em sua carteira não só financeira mais do conhecimento.
Volto daqui a 3 anos, vou comprar china começo de 2022.
Já vi o corte do podcast de voces, mas essa é a primeira vez que eu assisto um episodio completo. Gostaria de ver um episódio de voces com o CIro Gomes falandoobre economia , desenvolvimento, inovação tecnologica,...
Muito bom: "OS SÓCIOS PODCAST"! Hoje foi sobre a China. Fiquei fã.
Excelente ouvir a análise de quem transita por esse lado do mundo. Obrigada por sempre nos presentearem com grandes convidados.
Muito bom o nível intelectual e argumentativo desse podcast
Vender a liberdade em troca de uma vida material mais próspera. Cabuloso.
Muito boa a explicação do Oliver. Muito esclarecedor, sem viés ideológico, e muito pragmático. Foi o melhor entrevistado até agora. Os outros entrevistados sempre deixam suas análises serem contaminadas pela suas posições ideológicas, nos mostrando uma visão distorcida da realidade.
Mas o analista da XP também foi muito bem. O episódio de hoje foi o melhor de todos.
Gosto como ele fala da verdadeira boas práticas da China e como funciona na realidade, sem passar pano e querer relativizar pontos absurdos quanto a liberdades individuais, justificando isso com dados de crescimento econômico disponibilizados pelo próprio governo da China
Eu vejo a China como uma panela de pressão que pode estourar se o crescimento econômico arrefecer demais. Por isso o partido comunista chinês se preocupa tanto com o crescimento econômico.
Fala igual bot, cheira igual bot, anda igual bot, mas é só um adorador do PCC
Concordo. No podcast com o professor HOC, ele manteve-se muito neutro enquanto o professor HOC parecia mais "contaminado" pela sua ideologia.
O outro convidado tb me pareceu bastante neutro. Conversa muito interessante. Muitos parabéns, caros Bruno e Malu👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Primeira vez que tive acesso ao canal. Bela entrevista!. Parabéns! Todos nós podemos tirar as conclusões. Tudo muito bem democrático sem interrupções.
18:18 min - Desenvolvimento dentro da China, mas o que acontece se o "cidadão" tentar investir o seu próprio dinheiro em outros países?
Deve ser algo bem tenso!
Em qualquer caso que a ditadura da China sequer "suspeitar" da atitude de um cidadão, já sabemos que ele pode "receber uma visitinha" do governo na própria casa, etc.
Por incrível que pareça, a ditadura penaliza até os "pontos governamentais" que os cidadãos têm.
Pesquise sobre isso.
É surreal a crueldade da ditadura contra os próprios cidadãos.
Esse foi o primeiro vídeo que assisti nesse canal, gostei muito da entrevista, mas senti que a esposa do entrevistador estava meio perdida, por fora do assunto. Entrevistados muito competentes.
Eu trabalhei com chineses aqui no Japão, uns dois anos atrás, eu perguntei pra um deles (cerca de 23 anos) sobre o que ele sabia do evento da praça da paz celestial, ele me disse que nunca tinha ouvido falar e que não lhe foi ensinado nada disso na escola, eu peguei o meu celular e mostrei pra ele fotos, na hora ele me disse que eram montagens, fiquei espantado, tive que procurar o termo em chinês e passei pra ele, ele pesquisou e ficou admirado com as informações, inclusive disse que tem um livro de um escritor chinês que é proibido na china e o autor não pode mais pisar lá, e ainda, quem for pego falando ou pesquisando sobre o tema, pode ter uma visita em casa do governo, podendo até ser preso por violação de regras. Além disso, outros assuntos, como mídias sociais, Tibet, Taiwan, etc, pra ele só tem uma visão da realidade que é a que ele consome vindo da mídia (entende-se Governo), pra ele a China é o centro do mundo.
Pra muitos os EUA eh o centro do mundo. Merda de polarizacao
Nivel do debate incrivel.
Exatamente. Morei lá por 3 anos. Uma certa vez no trabalho um russo me perguntou sobre o Bolsonaro, e nessa turma tinha chineses, então surgiu o tema de política. Na mesma hora, os chineses disseram que não conversam de política. Eles são os melhores e ponto. Porém pra acessar qualquer informação de fora, apps, tem que ser por vpn... Enfim, cultura. Apesar deles viverem em seu "mundinho", não faltam o básico. Ruas limpas, sem risco de assalto nas madrugadas ou há qualquer hora, transporte público funciona. Outra realidade
@@joaojesus5132 o povo pensa que liberdade é morrer a míngua em filas de hospitais, por bala perdida, sem segurança, sem saúde, desemprego como no Brasil
@@Pod-MEX vai pra China machão !!
altíssimo nível, e de falcão entendimento. 👍🏼
Bom podcast eu tinha um pouco de ideia sobre a potência da China, mas com esse podcast abriu minha mente mais sobre a China em si e algumas coisas sobe oque acontece no Oriente.
Cara toda a realidade gira em torno da China em 99 % da história da humanidade ..
Topíssimo, melhor podcast, conteúdos super importantes e não tem aquela gritaria, gente cortando conversa do outro, top, parabéns !!!
Nunca vejo esse podcast. Vim pela qualidade dos convidados que são de altíssimo nível acadêmico. Desmistificaram vários sensos comuns.
Está perdendo vários insights por não assistir, vale a pena
Parabéns Perini, os convidados tem tido espaço para exporem suas ideias.
O assunto é bastante interessante; é algo bem concreto e atual.
Gostei muito do posicionamento desse especialista. Apontou uma perspectiva difícil de se ver. Ainda não convence muito. Mas ainda assim, interessante.
A Malu realmente é essencial, ajuda muito os iniciantes nesse meio.
Ata...
Como filho de taiwaneses e morei na China por um tempo, no aspecto político e econômico fantástico
O que eu entendi desse podcast é que quem faz negócio com a China não tá nem aí para liberdades individuais e o importante é ganhar dinheiro, por mais que você tenha que deixar de lado ou relativizar suas liberdades. Os questionamentos do Bruno fazem muito sentido para mim, porque como querer usufruir da liberdade econômica se o governo pode intervir a qualquer momento? Você tem uma escola e o governo chega e diz que vai estatizar? Que tipo de "liberdade econômica" é essa afinal? Já que o governo intervém?
Esse é o risco China.
Investimento na China tem caraterísticas de Esquema Ponzi. Ganha quem percebe o momento exato de se retirar!!!
Esse é um problema dos super ricos, dos megainvestidores ocidentais....
Na prática, nao afeta a vida e liberdade economica dos pobres, classe média e moderadamente ricos...
Então o seguindo este raciocínio o investidor estrangeiro não deveria investir no Brasil com o argumento: “ Não devo investir no Brasil, pois eles possuem Governantes que sequer respeitam suas Instituições, seus orçamentos e Leis Fiscais, assim como não respeitam as liberdades individuais de seus cidadãos ao não dar segurança pública permitindo a expropriação de seus bens a base de violência , relativizando sua liberdade de locomoção e de sua liberdade de uso pleno de seus bens. Um pais que quase todo governante acaba apelando para políticas populistas colocando em risco a própria economia e piorando a qualidade de vida dos seus, o que também relativiza as liberdades individuais.”
Em contrapartida, o estrangeiro que quer fazer negócio com o Brasil não está nem aí pra liberdades individuais?
Acho ok cada investidor decidir qual liberdade individual tolhida por algum Governo de algum país mais incomoda. No fim, liberdade individual e país democrático não são conceitos tão objetivos assim.
@UCd0xLDwaee0loqNqNULVrRQ é… não concordo que conceito de liberdade individual seja objetiva, ainda mais extremamente. Uma tenha uma conversa sobre liberdade individual com um americano, um árabe e um asiático e talvez vc vera que , por questões culturais, são bem diferentes.
Já quanto ao investidor, cabe a ele cuidar do seu da forma que melhor lhe aprouver, já que a sua busca pelo cuidado econômico pessoal já demonstra , talvez, de uma necessidade de se proteger da ineficiência do seu Próprio Estado. Suas características pessoais irão determinar o que é válido ou não em que é onde investir, como o caso do investidor que decide ou não investir em empresa de cigarros.
Excelente Bruno e Malu. Estava precisando dessa aula!!! Obrigado.
Assistindo ao episódio, o que fica de lição para mim é algo que eu aprendi com a maravilhosa Lara Nesteruk, o Brasil se beneficia de aprender a lidar de forma “profissional” com a China assim como com os EUA. Afinal, não interessa ao Brasil se envolver em questões “internas” de cada país, mas sim nos resultados grandiosos e nos benefícios que podem ser apreendidos e tirados de cada um.
Obrigado, Malu por suas intervenções explicações dos termos tecnológicos mais específicos. Vc é top
Na boa. MELHOR PODCAST QUE EXISTE. DIFICIL ESCOLHER QUAL EP É O MELHOR. APRENDO MUITO E SEMPRE!!!!!!!!!!!!!!
Vdde não vá morar lá perto não
Por favor não deixem de explicar as partes negativas ok p q eu possa acreditar em vcs, Obrigada
Conteúdo significativo e bem abordado! Sou fã!
Oliver e um especialista nesta matéria
Amei o pod/videocast, aprendi muito. Um ponto que ajuda muito seria colocar na descrição do vídeo as redes sociais e canais, até dos hosts não tem, abraço e muito sucesso
Parabéns pelo trabalho de vocês, vocês são um exemplo de casal para mim!!
Nossa esse episódio da China e o outro sobre Cuba ,foi muito esclarecer pra mim ,nos mostra realidades que nem pensamos que exista , excelente , parabéns a todos os envolvidos.👏👏👏👏
Um dos melhores podcasts com certeza!!
Vcs precisa chamar o Professor HOC (Heni Ozi Cukier). Professor de geopolítica, trabalhou na ONU e etc. Manja muito!
@Leaiz falador de bosta profissional
Achei interessante as palavras "estado nação" e "estado civilização" me faz refletir sobre nossa raiz que de longe foi esquecida.
Cr, nunca tinha parado pra pensar que talvez o covid fosse Chernobil chinês. Muito boa a comparação.
Parece, mas não é, Chernobil não fez a população mundial toda se ferrar e quem lucrou com isso foi a Rússia.
@@QRCode01 E a China não lucrou com o Covid-19?
Oi amigos... Obrigada pelo conteúdo. Fico torcendo que não sejam censurados.
Faltou a Renata Barreto ai nessa conversa sobre a China.
Tinha que chamar o Ricardo Geromel pra esse podcast! Principalmente por esse tema
Sucesso e prosperidade sem liberdade para o seu povo não é nada.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Sério? E liberdade sem grana, sem trabalho, é o quê?
@@rogerioravara1 Conclusão: precisamos dos dois.
@@sinceridadegratis sei não. Liberdade demais também dá m3rda.
É muita fácil e romântico falar em liberdade e outros ideiais abstratos, quando você não está buscando osso para matar a fome, porque simplesmente não tem o que comer! Ser um fanatizado político só demonstra o tamanho do seu estreitamento cognitivo...
China no Brasil mudou muito minha vida, qualidade e meio Ambiente vale D+++++++ 8 anos de minha vida.
Tudo junto gera disciplina.
enfim alguém que realmente entende como funciona a visão do chinês e a cultura chinesa.
Excelente episódio. Excelentes convidados.
Olá, se me permite a liberdade de expressão, eu sou um grande entusiasta a experiência do Socialismo com características chinesas. Achei o programa de vocês super honesto e bom. Chame o Elias Jabbour, talvez seja interessante ver um não liberal falar do assunto, com estudo de caso. Parabéns, me inscrevi no podcast.
Sensacional!!!!! é o tipo de conteúdo que procuro aqui sempre, menos risada fora de hora e mais informação de valor, não qro dizer que não podemos rir, claro que não, nem posso inclusive exigir isso rss, racho o bico com umas tiradas do próprio Bruno e de mtos dos convidados que vão até ai, mas esse episodio, o do Walter Longo com o Diego Barreto, o do Fernando Ulrich, o do Marcelo Toledo, os da Renata Barreto, são episódios que trazem o algo a mais, o contraponto, o debate saudável que vc nem sente o tempo passar. Parabéns e continuem nessa pegada.
Tudo isso é como um acidente de avião, não existe uma única causa. Tudo começa com a forma que fomos criados, observe que mesmo dentro da liberdade há regras e ainda assim essas regras são disvirtuada a ponto de mudar os próprios conceitos anteriores.
Na verdade damos muito valor ao que não temos ou ao que eventualmente podemos experimentar.
Primeiramente parabéns pelo excelente conteúdo. Gostaria de deixar o meu comentário com referência ao mercado de tecnologia com certeza existe um crescimento exponencial, mas acho que ainda está longe de ganhar a briga com as gigantes americanas, pois basicamente toda tecnologia é predominante América, exemplo se tu inventa um software novo ele vai ser colocado em uma loja de aps que dominado pela Google ou concorrente então o sucesso de alguns aplicativos se dá mais pela grande população chinesa, pois se o governo decidir proteger suas suas empresas como já vem acontecendo com relação algumas empresas chinesas ex: tecnologia 5G eles terrão muita dificuldades.
PARABÉNS...PODCAST MAIS INTERESSANTE ATUALMENTE.
A falta de transparência da China já seria um sinal para não investir. Vide o exemplo da educação que foi praticamente destruída, não poder lucrar. Risco é muito grande, não teria coragem de investir.
Fui aluno 7 de 01 a 10 sempre muúuuuito convivi com chineses em SP/Br criado pela Ditadura 1964 a 1985 curiosidade de conhecer-lá Ambiental.
Escutando este podcast percebi o quanto além de não saber nada sobre a china ainda sou cheia de preconceitos. Muito bom escutar um outro ponto de vista. E também acho que já está na hora de acabar com a briguinha entre EUA x China e amadurecer o olhar sobre esta potencia, principalmente para quem é investidor. Gostei muito!
O único que se favorece com a disseminação desses preconceitos é os EUA. A propaganda americana também não deixa de ser desinformação...
Excelente!! Muita informação.
Concordo com o que foi falado o Brasil precisa olhar a China como um grande e bom parceiro comercial. E os brasileiros ver o povo chinês como um bom povo com seus problemas como o nosso também tem e outros povos também tem. Embora eu seja brasileiro eu amo a China e estou orgulhoso de ver a China onde está chegando, sucesso grande China!!!.
Achei extremamente interessante. Muito completa a análise. E me desafia a pensar quando o Brasil vai dar esse salto adiante. Nunca poderemos ser a primeira ou segunda exonomia mundial, mas a quinta bem que poderíamos. Top 6 China / EUA / CE / Japão / India e Brasil. Mas em patamares altos. Com civilidade. Sem pobreza. Temos que achar o caminho.
O caminho se tem a muito tempo, abertura da economia, mais capital (capitalismo). A China apesar de ser extremamente fechada politicamente, quando abriu a sua economia, e tendo junto o seu potencial interno, virou essa potência de hoje. O aumento do nível de produtividade tb foi fundamental. Outros países na história que seguiram esse caminho se tornaram potência. Mas no Brasil, políticos tem medo desse caminho.
Entendo que exista uma "troca" entre a ditadura chinesa e a população. Liberdade em troca de um bem estar financeiro. Mas isso me lembra o porque a ditadura militar no Brasil durou tanto tempo. Só durou por causa do "milagre econômico", depois que a economia "ruiu" a ditadura foi junto...
A ditadura vivia a base de empréstimos...
E o boom economico daquela época durou poucos anos...
Há uma grande diferença nos dois casos. No caso Brasileiro foi um regime militar amplamente apoiado pelos estados unidos, elites financeiras brasileiras e midia, começou a ruir muito por conta da ameaça soviética estar sob controle e os estados unidos deixarem de apoiar económicamente o regime Brasileiro.
Ja na china há muitos meios democráticos onde a sociedade vota diretamente para as eleiçoes de base e tambem pode expor propostas para esses políticos eleitos, Alem de que são os eleitores que podem votar a saida dos políticos eleitos. Em comparaçao com o sistema eleitoral brasileiro o deles é até mais democrático. Quanto ao poder maior ser do partido comunista esse sim tem uma troca com a populaçao, confiam na gerencia do partido e essa poderia cair caso a china tenha uma grande crise, mas de certa forma são muito gratos a grande mudança que o partido conseguiu trazer na economía chinesa, a civilizaçao chinesa tem uma historia milenar e seus piores anos foram entre o seculo XIX e inicio do XX onde eles foram dominados pelo imperialismo japonés e americano. De certa forma enxergam hoje no partido comunista como os redentores do pior momento da história da china e cobram do partido avanços para toda sociedade e não só para os mais ricos.
@@lucasvettorato7087 respeito a tua opinião blza? Não quero treta na internet kkkk, mas quando começa a relativizar ditadura dizendo "há grande diferença entre as duas" aí é foda kkkk. Ainda mais dizer que a China tem "meios democráticos" da população votar e expressar sua vontade... aí é foda kkkk 😂. Só nos argumentos dá pra ver teu estilo de pensamento.
Só digo uma coisa ter urna eletrônica (ou meios "democráticos" de votação) não determina se um país, governo ou ditadura é mais ou menos democrático e sim "quem" e "como" esses votos são contados.
Votação por votação até durante a ditadura brasileira tinha 😂😂
@@matheussteinschmidel8218 Então mano, nao Quero polemizar nem nada, mas é que apenas se referir a china como ditadura que tira a liberdade do povo mas dá a eles dinheiro é muito simplista, a realidade é muito mais complexa.
A china de fato tem OS meios democráticos que te falei, elegem por voto OS representantes de bairro e Vila e são eles mesmos OS responsaveis por analizar esses representantes, para que entao possam subir no escalao, entendo que é uma democracia de tipo não liberal, mas sem duvida o povo chines é muito presente em diversos aspectos das decisoes políticas.
Respeito quem Pensa diferente de mim, mas é um grande erro julgar o que acontece na china com nossos pré-conceitos. Nosso Brasil está en total decadencia, Temos mais a aprender com a china que a criticar. Mesmo que não ache que o modelo político da china funcionaria aquí, só pra deixar claro.
Ditadura é o brasil, ditadura da fome, miséria e pobreza. Parabéns ao glorioso partido comunista chinês! 🙏
Gostei muito ,foi bastante esclarecedor mas me encomodou o fato que a Malu fala pouco,gostaria de ver suas ideias.
O cara além de pintar quadros maravilhosos manda muito de geopolítica.
Socialismo + Capitalismo de estado (que aliás nem são termos tão distantes).
Melhor PodCast!!! Parabéns!
China estar dando o que promete a população??? Fiquei pensando muito nisso, pois no canal do Estevam Pelo Mundo, ele mostra o lado "obscuro" de Hong Kong, onde as pessoas moram em gaiolas. GAIOLAS. Que maravilhoso não?
Hong Kong pffff ...
Ótima conversa, conheci o Podcast agora por meio de um corte. Parabéns pelo trabalho!
No minuto 25, a pergunta sobre transparência não foi respondida. Evidências não são dados concretos.
Concordo!
Muito boas reflexões.
Regra número 1 quando ouvir alguém falando da China:
Sempre desconfie quando a opinião em questão vem de alguém que ganha dinheiro fazendo negócios com chineses.
Regra número 2: Sempre desconfie quando a opinião vem de um imbecil sem o mínimo conhecimento de geopolítica como você hahaha
regra numero 2 quando ouvir alguém falando da china:
sempre deconfie quando a opinião vem de politizado demais e sem quais quer razoabilidade
@@iurimandello5372 excelente regra, exceto a parte final, pois não sou um imbecil sem o mínimo conhecimento de geopolítica, e você não tem base para afirmar tal coisa. Porém, desconfiar de imbecis é uma boa regra mesmo.
@@luandrago outra boa regra. No caso de pessoas que ganham a vida negociando com os chineses, a razoabilidade da desconfiança quanto à veracidade do que é dito é evidente. Ninguém em sã consciência ressaltaria pontos negativos ameaçando prejudicar a imagem daqueles negócios que trazem dinheiro para o bolso e garantem o emprego.
@@luanmorosini mas eles assim o fizeram... não só ressaltaram pontos negativos como também aconselharam a tomar cuidado
32:10 vale lembrar que boa parte das construções residenciais nos EUA são de madeira.
"Outras empresas chinesas listadas nos EUA sofrem fortes quedas, como Alibaba, Baidu e JD, que caem mais de 8% e acumulam fortes baixas no ano. Os comunistas utilizaram os capitalistas ocidentais para fomentar o seu mercado e agora estão dando um belo chute nos seus traseiros." - Leandro Ruschel
Faltou perguntarem sobre os investimentos da China na África, mas foi um excelente programa!! Parabéns!
Que episódio hein! Ouvindo pela segunda vez.
Faltou o nome dos convidados ba descrição. Muito boa a discussão
Como esperado de um especialista do mercado financeiro: poucas respostas e muitas perguntas para confessar, nas entrelinhas, "não sei porra nenhuma". O negócio é encher o bolso junto com os chineses e fazer um marketing legal pros parça. Vai ler as matérias do InfoMoney é uma lambeção de saco chinês absurda, como tudo que vem da XP.
Democracia às vezes é entediante. Um gringo "loco" varrendo sujeiras o tempo todo para baixo do tapete, e fazendo contorcionismo para explicar o inexplicável. O bom é que o entrevistador, democraticamente deu voz ao gringo "loco" que falando pelo Brasil, não consigo imaginar com a chancela de quê e nem de quem, não diz nada. Mas o entrevistador o deixou sem saída por diversas vezes.
@@tjvilaca Eu escrevi ali em outro comentário e faz todo sentido. Pessoas recebendo dinheiro dificilmente enfatizariam os aspectos negativos dos seus parceiros comerciais e/ou chefes indiretos. Pode cuidar que os pontos negativos são minimizados ou deixados de lado, enquanto os positivos são inflados. No fim é um grande comércio. Para entender a China precisamos de intelectuais, não tanto de comerciantes. Por exemplo, se o mesmo padrão moral que é cobrado de nações ocidentais fosse cobrado da China essa magia toda desapareceria no mesmo momento, e eles teriam de admitir que fazem negócios com um país autoritário e que mata e massacra qualquer dissidente, por mais civil e indefeso que seja. Como o ganho econômico é muito bom, o lado moral precisa ser "esquecido" para não pegar mal.
“Lambeção de saco da china” o que voce esperava? Quer negar que eles sao a segunda maior potencia do mundo? Eles são importantes, para de birra.
@@flavialorena7297 a questão colocada em discussão não é a importância da china como potência. É como ela se comporta como potência no âmbito de seu viés comunista e como trata seus cidadãos e os cidadãos de outros países quanto à divulgação e projeções, de leis claras, informações socioeconômicas que são imprescindíveis para previsibilidade e estimar premissas para um investimento seguro. (Claro se isso é uma decisão que faz parte da sua vida, tomar estas decisões ou não ter conhecimento e delegar para outrem estas decisões que no caso, escutar que ela é a segunda potência mundial já satisfaz seus pré-requisitos de onde investir.) É importante a observância do que se é visto em relação ao que a china permite em divulgações. Informações vindo de um regime autoritário não democrático "geralmente" não são confiáveis. A questão abordada no âmago da discussão transcende a simples constatação de ser ou não ser a segunda potência do mundo, o que realmente ninguém aqui está negando, e sim a previsibilidade e o que se têm de dúvidas geradas pelo comportamento de não esclarecer quanto ao que não é divulgado.
@@tjvilaca O tal "gringo" é uma das principais autoridades acadêmicas em Relações Internacionais do país e professor da Fundação Getúlio Vargas. Suas análises são sóbrias e ponderadas, mas você parece só mais uma fanatizado anônimo nos comentários do RUclips...
Esse crescimento se deve muito ao crescimento imobiliario. Com a maior bolha mundial prestes a explidir
O argumento a favor da China é sempre econômico, mesmo que para isso custe a liberdade de expressão, de voto, de religião, de escolha. Um bom exercício é sempre imaginar se queremos transformar o Brasil em um país como os EUA ou como a China, isso claro sem precisar abrir mão de nossa própria maneira de ser. Nossa relação com a China deve sempre se reduzir ao mínimo necessário, seja diplomaticamente, seja economicamente.
Sim claro, fala isso pro exportador de soja, assim que um politico quebrar as relações com a china eles mesmo dão um golpe
Tema interessantíssimo!
"A China é ótima, maravilhosa.... Só não pode falar nada contra o governo Chinês" Iiiihhhuuuuu....liberdade
Mas nao tem que falar mal do governo chinês, tirou milhões pessoas na pobreza,
Igual no Brasil, a mulher falou mal do mito e foi presa kkk.
Isso é uma grande bobagem, na china pode sim falar mal e criticar abertamente propostas do governo chines, inclusive as pessoas podem fazer suas proprias propostas para serem votadas e aprovadas pelo governo. Há um impedimento de acessar apenas as redes sociais estrangeiras, eles tem medo dos grandes veiculos americanos como whats app e facebook, e com razão, mas eles tem diversas redes sociais deles proprios pode ser falado o que quiser inclusive do governo.
A Chica é um grande exemplo para o Brasil, porque é um país do tamanho do Brasil, mais tem uma população que é sete vezes maior que a do Brasil, A china nas últimas décadas está enriquecendo enquanto o Brasil só empobrecer anos pós anos..
Ainda não terminei o episódio mas até 1 hora e pouco só ouvi esses 2 indivíduos ai passando pano pra China. TODO questionamento que o Bruno faz é seguido por um "Mas o que nós temos que ver é que...(relativização dos fatos e da liberdade)" dos convidados.
• EUA tem 13% mais startups? Ah, mas a China é melhor. WhatsApp? Ah o WeChat é melhor! Instagram? Tik tok é melhor!
• Eles vigiam tudo e todos? Ah, mas é melhor o estado vigiando ou empresas privadas?
• Eles poluem mais do que todo o resto do mundo? Ah, mas os planos ambientais não colocados em prática são muito promissores e devemos investir neles.
• Temos que dar uma cartilha pra nossos alunos que fazem intercâmbio pra lá para não mencionarem os massacres do partido comunista? Ah, mas a China é top, incentivo a todos que visitem!
Na boa, episódio quase intragável, não por parte do Bruno e da Malu, mas sim por esses caras aí que NA MINHA OPINIÃO prezam ZERO pelos direitos humanos.
Inclusive parabéns a Malu que fez ótimo uso do sarcasmo em diversos momentos.
PS: Renata Barreto nesse episódio teria sido incrível!
Hm..
• EUA tem 13% mais startups? Ah, mas a China é melhor. WhatsApp? Ah o WeChat é melhor! Instagram? Tik tok é melhor!
• Eles vigiam tudo e todos? Ah, mas é melhor o estado vigiando ou empresas privadas?
• Eles poluem mais do que todo o resto do mundo? Ah, mas os planos ambientais não colocados em prática são muito promissores e devemos investir neles.
• Temos que dar uma cartilha pra nossos alunos que fazem intercâmbio pra lá para não mencionarem os massacres do partido comunista? Ah, mas a China é top, incentivo a todos que visitem!
1 - A China ainda não é melhor, porém possuir sua própria internet e aplicativos é o que todo país soberano deveria fazer.
2 - Sem duvidas é melhor o seu governo te vigiar do que o governo de outros países, esqueça essa fantasia de que Facebook, RUclips, Whatsapp não tem ligação com o governo americano, a própria NSA possui uma regra que pode a qualquer momento obter dados de qualquer empresa privada americana. Aliás, vazamento de informações de empresas privadas é a coisa mais comum do mundo, bobo é você que acha que isso vazou sem querer querendo.
3- A China de fato é a maior poluidora, mas os EUA vem logo atrás, e antes da China ser a maior poluidora o primeiro país era os EUA. Ué, os EUA podem poluir para avançar sua indústria mas a China não?
4 - Aí depende, existem regras, ninguém vai te obrigar a ir para a China, se você quiser ir, precisa respeitar as regras. Além disso o que você diz não faz muito sentido, então quer dizer que se eu for para a Alemanha eu vou lembrar dos massacres nazistas? Se eu for para os EUA vou lembrar do holocausto dos índios nativos quase exterminados? Se eu for para a Inglaterra eu vou lembrar das povos escravizados e mortos nos tempos imperialistas?
@@containternet9290
1 - Concordo contigo, show de bola ter os próprios, mas proibir os outros?
2 - Eu não acho nada meu amigo, não confio nessas empresas que você mencionou, mas novamente, há uma grande diferença entre um empresa "vazar" dados sigilosos e um governo ter como modus operandi vigiar a população a todo o tempo.
3 - Quando eu disse que eles não podem? Mas o cara ta elogiando politicas ambientais não aplicadas do maior poluidor do mundo, como se fossem exemplo, isso é passar pano! E qual o problema que vocês que defendem a China (não digo isso de forma pejorativa) tem com os EUA? Eu só os mencionei porque o cara do vídeo não consegue tirar o tio Sam da boca, não estou defendendo.
4 - Mais uma grande diferença entra "não poder" falar sobre algo porque seria "falta de respeito" e NÃO PODER falar sobre algo porque seria CRIME. A Merkel não vai te prender se você falar do holoc@usto (a menos que faça apologia).
Em nenhum momento defendi os EUA embora na minha opinião eles sejam sim um símbolo da liberdade e de como muitas coisas devem ser feitas (repare que não disse todas), mas o que você ta fazendo é relativizar os problemas da China como os caras do episódio. Eles são autoritários, lideres em poluir o mundo (embora a Greta não encha o saco deles) e a população não tem liberdade, esses são os fatos que estou discutindo! Qualquer "ah, mas..." que venha depois é passar pano.
@@RenanMayaFitness
1- Empresas americanas não aceitam as regras para operar dentro da China. Uma das regras para você operar na China é, servidores de dados dos chineses devem permanecer dentro da China, os EUA não aceitam isso. A China por outro lado aceita colocar o servidor de dados dos americanos nos EUA, como acontece no Tiktok.
2- Não há diferença, vazamento de informação é apenas um eufemismo para venda de informações. E acredite, tudo o que você faz no Facebook, Whatsapp, Instagram já está nas mãos do governo americano. Porém não é só os EUA que espiona o Brasil, a China também o faz, mas os EUA é o principal ator de espionagem no mundo, vide os casos da Crypto AIG, escândalos expostos por Snowden e Julian Assange.
3- O problema é que se analisado friamente, sem torcida, emoção e paixão, a China é a mesma porcaria dos EUA.
4 - Por que falar dos massacres nazistas e do holocausto americano contra os índios é ''falta de respeito'' mas falar das tragédias causadas pelo PCCh é natural e deve ser feito?
Nos dois casos é falta de respeito para com o povo atual que nada tem a ver com essas tragédias. A diferença é que na China você pode ter problemas se tocar no assunto perto de alguma autoridade ou se algum chinês te denunciar, não pense que o chinês vai defender você por querer queimar o filme do país dele, já houve muitos casos de chineses denunciando ''crentes'' e religiosos fazendo pregação cristã em bairros chineses onde não interessa para eles essa religião. Existem regras para estar em qualquer país, vamos concordar que as regras para estar na China são mais duras e rigorosas por se tratar de um regime ditatorial, não há duvidas, mas ninguém nunca te obrigou a ir para lá e jamais vão obrigar, portanto se você quer ir para a China, fazer vlog e tirar selfie relembrando os chineses sobre as tragédias do passado, além de ser muito mesquinho e baixo da sua parte, vai ter que arcar com as consequências também.
''''Em nenhum momento defendi os EUA embora na minha opinião eles sejam sim um símbolo da liberdade e de como muitas coisas devem ser feitas (repare que não disse todas), mas o que você ta fazendo é relativizar os problemas da China como os caras do episódio. Eles são autoritários, lideres em poluir o mundo (embora a Greta não encha o saco deles) e a população não tem liberdade, esses são os fatos que estou discutindo! Qualquer "ah, mas..." que venha depois é passar pano.''''
Isso é apenas a sua torcida e paixão pelos EUA, não é uma analise baseada em razão.
Ninguém na África e Oriente médio gosta dos EUA, e aí? Você pode ser um ''ocidental'' foi alimentado pela propaganda americana onde os EUA é o mocinho e Rússia e China são vilões, nada disso meu amigo, os 3 são vilões, toda superpotência é uma desgraça, não houve na história uma única superpotência ''boazinha''.
Mas realmente, como eles disseram, é muito mais fácil fazer um app que todo mundo acha maravilhoso quando as políticas de privacidade e proteção de dados são quase inexistentes. É fácil ler seu consumidor quando ele te dá o livro aberto e todo grifado da vida dele. Quanto ao fanboy chinês que tem uns 40 anos mas aparenta ter 20 pq não deve ter passado dificuldade na vida, e é quase certo que é Cirista, ninguém levou ele à sério. O Oliver é bom, mas prefiro o Professor HOC. Um problema deles dois, é que falam das suas experiências e de alguns indicativos pequenos (ah, conversei com amigos, morei lá 2 anos), e não de uma análise macro como o HOC faz.
Só uma correção: não são 3h de games por dia, são 3h por semana e somente entre sexta, sábado e domingo
CHINA TÁ PREOCUPADA COM O MEIO AMBIENTE?? SE ELES SÃO UM DS MAIORES POLUIDORES.
eles estão mudando nessa parte, vão transformar o deserto de gobi em floresta, e vão fazer transição para carros eletricos em breve.
Mas se estivesse tudo bem eles não estariam preocupados, só vão mudar radicalmente nos próximos 5 anos justamente porque não estão tbm satisfeitos com as questões ambientais.
Ótimo episódio! Parabéns
Boa tarde galera , sempre muito maneiro seus programas . Fica aqui meu pedido o Sammy Dana seria sensacional com vcs !
Excelente o conteúdo!
Contribuindo com isso, a pouca fala da Malu.
Se pra ter uma renda alta o preço é a liberdade, começo me perguntar se não vale a pena. Porque estamos sem renda e sem liberdade (zoe que não leia!)
muito legal o trabalho que você estão fazendo