Ter tido a oportunidade de estar ao seu lado na construção desse documentário me faz te ver com ainda mais respeito e admiração, meu amor. Sei o quão difícil foi, o quanto ele te custou, o quanto você se dedicou, estudou, e se engajou na construção dessa obra. Estou muito orgulhoso de você. Ficou belíssimo! Parabéns por esse projeto. É um presente para todos nós.
Obrigada pela força, pelo carinho, pelos incentivos em todas as vezes que fiquei exausta! Obrigada por vibrar, por me acompanhar e me ajudar a transformar tudo isso em realidade
Que vídeo/filme/documentário lindo e necessário! Tão completo, tão técnico e íntimos, tão cheio de conhecimento e sentimento. Muito nescessário esse conteúdo!
Papo de Preta Oi gente! Assim como a Nataly, tenho um projeto acadêmico e pessoal para fortalecer a negritude. Está no início e seris ótimo conseguir mais visibilidade para gente preta. Obrigado!
FALA DANTAS : AUTOESTIMA, BELEZA E MODA Oi gente! Assim como a Nataly, tenho um projeto acadêmico e pessoal para fortalecer a negritude. Está no início e seris ótimo conseguir mais visibilidade para gente preta. Obrigado!
Ana Clara Oi gente! Assim como a Nataly, tenho um projeto acadêmico e pessoal para fortalecer a negritude. Está no início e seris ótimo conseguir mais visibilidade para gente preta. Obrigado!
Muito bom, muito bom mesmo. Sério necessário o estudo pleno da nossa história. A lei 10639/ 2003 tem q ser cumprida.Precisamos nos voltar para nosso continente Africano, saber de nossas ancestrais , comecemos acompanhando o canal Pensar Africanamente.
Me senti muito tocada quando a moça falou sobre a questão da musicalidade. É triste como o rock n' roll é um estilo musical TOTALMENTE provindo da comunidade negra, e é associado somente a figuras brancas.
Kassia Machado - Isso é o que os americanos falam sobre apropriação cultural. Pena que no Brasil o pessoal confunde e reduz o assunto a coisas banais que terminam por desviar completamente o foco da discussão... O mesmo aconteceu no Brasil com relação ao Axé Music quando no início da década de 90 as cantoras de banda eram negras lindas e talentosas e aos poucos foram sendo substituidas por cantoras “brancas” ao ponto de não se ver nenhuma outra além da Margarete Menezes (que não é de banda, eu sei), mas que pra ter destaque teve o apoio total e divulgação do David Bytne. Vi a história acontecer. Não fosse ele, a Margarete não seria a Margarete, apesar de todo o talento.
@@alinenunes3684 sim, falo mais do rock pq é o que tenho mais propriedade, o que envolve quase tudo que eu ouço. do rock, acho que o maior exemplo é colocarem a figura do Elvis Presley como rei do rock, sem ele ter revolucionado NADA no que ele fazia, a única coisa que aquele homem fez de mais foi ser branco de olhos claros numa época de extrema segregação.
me faltam palavras. Eu me vi em tantas falas, vi meus amigos, minha família, eu consegui me enxergar, foi um espelho. Obrigada Nátaly, obrigada por existir e por tornar sua existência significativa. Isso foi lindo. Obrigada
Um trabalho sensível, poético, mas solidamente embasado que me impactou racional e sentimentalmente. Cresci na periferia, mas com você eu percebi o quanto a minha pele branca carrega privilégios e protegeu minha psiquê, pois nunca sofri racismo. Obrigada por ter esse canal no RUclips e por esse documentário! Sou sua fã!
Nátaly você conhece minha Portuguese tá ROUGH 😂 mais congratulations on such a dope, important, BEAUTIFUL documentary. Quando estudou en Rio in university, I learned race e racial identity was such a different thing compared to the U.S.
Evelyn From The Internets omg!!!!! Evelyn I follow your channel for a long time! I love your personality! You are my crush friend hauahaua 😍😍 #internetcousin
Evelyn! Thank you so much for your support and excitement! You know how much I admire you and all the work you've been doing! Indeed, here this subject is quite different and complicated, but I hope the subs can help to translate a bit of it. We're together!
Parabéns pelo trabalho sensacional. Documentário pedagógico, sensível e revelador. Indispensável para quem quiser se pronunciar sobre o tema. Muito obrigado! Abraços
Sou negra porém tenho a pele mais clara, assim como a moça do brinco de 100% Negra, que na primeira frase ja me identifiquei total! Tenho esse mesmo brinco, e hoje em dia em que tenho meu cabelo completamente natural e crespo, me identifico sempre como negra quando me perguntam e sempre que uso esse brinco é engraçado porque meus amigos brancos sempre dizem “mas você só ter cabelo ruim não te faz negra” a frase mais errada em m u i t o s sentidos
@Artemonster eu estou falando de genética, você está falando do que? Você precisa de começar a estudar o continente africano, em cinco minutos descobri a diversidade de tons de pele
Eu sou branca e também cresci ouvindo que o cabelo das pessoas negras era "ruim". Exercitando um olhar mais crítico fui percebendo os absurdos dos julgamentos a que os corpos negros estão submetidos no racismo. Esses julgamentos se disfarçam de gosto pessoal, senso estético, como se esses não fossem produto de uma visão racista da realidade. O cabelo crespo miúdo é lindo e tem muitas vantagens em relação ao cabelo liso, mas que são propositalmente apagadas pelo racismo. Vantagens: - protege a cabeça do sol e do calor (não deixa o couro cabeludo torrar no sol, e os fios não crescem grudados na cabeça, então permitem uma certa circulação de ar); - protege a cabeça em geral (minha irmã, que tem cabelo crespo, conta que é mais agradável deitar a cabeça em lugares duros porque o cabelo funciona como um travesseirinho; - é macio, bom de tocar! Cada fio é mais grosso do que o fio de um cabelo liso, então visto individualmente poderia ser considerado "duro", mas juntos o efeito é outro, é fofinho. - pode ser usado de tantas formas diferentes, tantos cortes e cabelo interessantes, curtos, médios, longos, geométricos, naturais, etc. - não precisa ser lavado diariamente. Quem tem cabelo liso precisa lavar todos os dias se não quiser ficar com aspecto de sujo, já que fica oleoso rapidamente. Essas são algumas vantagens que lembrei agora, mas se não houvesse racismo no mundo, na nossa cultura, certamente seria fácil reconhecer muitas mais.
Esse vídeo tinha que ser obrigatório passar na televisão, nas escolas. Vídeo mais que necessário!! 😍Parabéns Nataly!! É lindo ver tudo o que vc conseguiu conquistar. E que venham mais conquistas na sua vida, vc merece sempre o Melhor! ❤❤👏🏽
"...Durante muito tempo foi necessário que o discurso hegemônico do movimento negro acionasse uma ideia de negritude homogênea porém hoje, na nova geração, o desafio é outro: tornar hegemônica a narrativa da pluralidade..."
Esse documentário é tudo que eu precisava na vida esta semana. Minha mãe é negra e meu pai é branco. Fui tão colocada no meio dessa questão desde cedo, que algumas pessoas quando eu era criança, sugeria que eu dissesse que minha mãe era "marrom" e não negra. sendo assim, cresci com essa negação da minha ancestralidade, mesmo vendo minha mãe sofrer tanto com episódios de racismo em todos esses anos. Em março, uma amiga perguntou "como vc se identifica, branca ou negra" e eu fiquei sem saber o que responder pq branca OBVIAMENTE eu não sou, mas eu sou negra? Tinha vergonha de assumir isso pq eu achava simplesmente que não fazia parte, dizia que era lindo, que amava, que defendia a luta, mas n era eu. Aquilo me incomodou TANTO que desde então tenho devorado livros, seguido mais garotas negras e hoje consigo olhar no espelho e me ver negra, mesmo com as mil vantagens que tenho por ter a pele mais clara e o olho claro, a minha ancestralidade não pode ser negada. E até pra lutar ao lado dos meus, preciso entender em que local eu me encontro na sociedade. Tem sido um ano de grandes reflexões e tenho muito orgulho disso, Esse documentário é mais umas das iniciativas essenciais pra pessoas tb como eu.
Parabéns por essa obra Nataly. Muito orgulho em ver uma produção de qualidade no RUclips feita por nós e para nós. O "TCC do RUclips" valeu todo o esforço. Me senti muito acolhida e feliz assistindo ao resultado do seu projeto. Deu para captar a sua entrega e para perceber você em cada detalhe a começar pela paleta de cores :) Obrigada!!
Meu Deus emocionada ,encantada ,hoje me sinto feliz em saber que meu filho terá referência e conhecimento para criar sua negritude e sua consciência como negro nascido de pele clara e que ao nascer a sua pouca cor me trouxe inúmeras preocupações porém hoje tenho esta ajuda documental que me ajudará nesta construção,Gratidao.
Que ótimo essa abordagem. Acabei de tretar com uma moça que se diz negra mas que não acredita no racismo pois nunca sofreu preconceito e que, palavras dela "queria até sofrer algum tipo de discriminação pra saber o que as pessoas negras sentem".
Nossa, cantoras norte americanas foram total minhas referências, eu n via referência nenhuma aqui no Brasil, ouvia muito black Rihanna, Ciara, Beyoncé.. Isso foi muito importante durante minha pré adolescência, n foi o suficiente pq eu me sentia tão mal cmg mesma que não tenho sequer uma foto da minha pré adolescência, autoestima era 0, mas ver aquelas mulheres em lugar de poder me fazia pensar que um dia eu poderia ser como elas.
Cara Nataly, obrigado por este documentário. Como você pode ver pela minha foto de perfil ou pelos vídeos que eu posto no meu canal RUclips, eu sou branco. Sou um homem branco, europeu. Ou seja, sou privilegiado. Agradeço por me ter permitido entender um pouco mais aquilo que os meus irmãos de etnia negra vivem. Agradeço por nos ter elucidado e ajudado a perceber o quão o racismo está, infelizmente, omnipresente na sociedade. Como é obvio, nunca passarei por nem um décimo do preconceito e da discriminação pelos quais uma pessoa de tom de pele negra (pouco importa a tonalidade) passa. Mas a sua obra de arte (porque não há outra palavra para descrever estes 58 minutos e 45 segundos de arte, inteligência, cultura e abertura de espirito) tocou-me profundamente e deu-me a possibilidade de aprender um pouco mais. Eu não vivo num país onde se fale português, mas ouvir tanta gente falar tão bem a nossa língua também me comoveu, devo confessar. Um muito obrigado por todo o seu trabalho. Vai, certamente, ter um contributo positivo para a comunidade negra, mas também para a comunidade branca e para as pessoas que lutam pela igualdade pouco importa as diferenças. Um abraço e um beijinho, Marco.
Realmente achar que o homem europeu é um privilegiado é já por si um sinal de extrema ignorância, o homem europeu foi o que até ao seculo XX mais sofreu, o que passou durante seculos por mais guerras e fomes. No seculo XX a europa foi destruída 2 vezes onde morreram por 2 vezes centenas de milhões pessoas, e você ainda acha o europeu privilegiado???
@@umaguriaveraz2834 completamente de acordo consigo. Não se pode dizer que o homem branco europeu é um desgraçado. Como é óbvio, os europeus sofreram muito durante as duas grandes guerras. A questão não é essa - e nem têm nada a ver com o documentário da Nátaly. Mas não nos podemos esquecer que os europeus massacraram milhões de pessoas de etnia negra e indígena na África e nas Américas, respetivamente. Muito obrigado pelo eligio. É tudo graças a documentários como este e a livros como o "Why I Don't Speak About Race With White People". Recomendo. (Não tenho é a certeza absoluta que o título seja mesmo esse. Mas é algo assim.
Parabéns Nataly, que iniciativa incrível, que projeto importante, fico muito feliz que o RUclips tenha criadoras como você que lutam e que ajudam a melhorar a sociedade 🖤
Olhe, vou te falar: quem procura acha. Passei o dia tristona com meu crespao e terminei vindo pro RUclips pra aprender a fazer trança de lã. Vídeo vai, vídeo vem, cliquei no da Nataly. Eu segurando o celular de todo jeito cliquei nesse vídeo que nem sei onde tava e pronto! Tudo fez sentido. Obrigada, pessoal!
Maravilhoso! Verdadeiro! Tocante! Alma e Coração! Obrigada a to@s os participantes por contar um bocado de suas vivências para nos sentirmos representados nelas. Amei, Nataly.
Este vídeo virou uma bíblia pra mim, essencial para eu me redescobrir como mulher, como preta, como um ser que constrói também. Nataly Neri vc é indiscutivelmente incrível. Parabéns a todas envolvidas.
Eu estou deslumbrada com esse documentário, cada palavra dita aí foi eu concordando aqui... Parabéns a todos e estou chocada com essa direção de arte! Simplesmente maravilhosa!
Um documentário intenso, potente e libertador... muito prazeroso ver os nossos escrevendo sobre nós. Avante! "Não haverá nada sobre nós sem nós" Vilma Reis
Lindo documentário de uma triste e interminável realidade brasileira. Só brasileira? Lindas mulheres que enfrentam situação inacreditável em pleno século XXI.
Mano que gente linda! O que é esse documentário?!... Que obra linda! Nátaly, você já se tornou um símbolo da luta do povo negro brasileiro, garota! Você tem noção? Mesmo diante de todas as barreiras que estão sendo impostas pra a gente de novo, esse Brasil nunca mais será o que fora antes! Infelizmente, foi com muito sangue e muita luta que conseguimos as mudanças em melhoria que temos hoje! Nós estamos nos juntando, unindo forças, nos aliando e muito disso têm acontecido por essa sua coragem menina gigante! E vamos abalar mais ainda essa estrutura racista estabelecida nesse país, construído com o suor e o sangue dos nossos ancestrais. Somos as sementes desse povo de garra e pensamento forte. Além dos nossos olhos, a nossa consciência se abriu, se expandiu e mano... juntxs estamxs nxs espalhando, tamo em todo canto, crescendo e produzindo frutos. Sigamos lutando e resistindo, compartilhando nossos frutos com as nossas irmãs e irmãos, semeando tudo quanto é canto que diziam não ser nosso lugar. ✊🏿PODER AO POVO PRETO!
Muito obrigada Nataly. Eu sou branca, mãe de um menino negro, e fico muito feliz de ter conteúdos como o seu que estão me ajudando a me concientizar do que preciso passar para meu filho. Gratidão sem tamanho.
Nataly querida, realmente este documentário já ficou para história! Sim os negros existem, sim são mentes brilhantes, sim nossa voz ecoará por toda eternidade! Gratidão!beijo
Nátaly, acompanho seu canal a muito tempo, e em minha opinião esse foi, sem dúvida, a coroação do seu trabalho e sua trajetória no RUclips. Obrigada, por todas a palavras ditas até agora aqui, foram com ajuda delas que meu processo de desconstrução e construção enquanto mulher negra começou. Ver você me inspira todos os dias a encarar e afrontar todos os processos que passamos socialmente enquanto indivíduos negros no Brasil. No mais, muito axé na sua trajetória, obrigado pela sua existência! Parabéns👏👏🎉
Uhaaauuu que documentario disso que precisamos ouvir mais os nossos e entender nossa historia. Parabéns pelo trabalho lindo👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
6 лет назад+22
Parabéns, e lindo poder ver historias parecidas com as minhas, e acima de tudo ver a consciência sendo tomada por essas pessoas, relatos que eu me via, lindo documentário!
Estou te maratonando, confesso! Não consigo te deixar, seja por sua fala, aparência, pelo seu olhar... Olha, pela segunda vez assisto seu Doc. e me vem sempre uma frase que já ouvi vc falar: É preciso ver o novo para criar o novo. OBRIGADO NÁTALY!
Felizmente trabalhei com uma galera altamente qualificada e igualmente engajada! Não tinha como sair diferente! Esse projeto ficou bem maior do que um dia eu sonhei graças ao trabalho do coletivo Gleba do Pêssego
Um documentário maravilhoso. Não tem como não ter empatia. Me identifico em muitos pontos abordados, tem relatos que parecem ser sobre mim, mas é interessante ter essa noção. É sobre mim sim, é sobre todas nós, mulheres negras. Parabéns pelo trabalho, você é uma grande inspiração.
Parabéns, que documentário lindo e esclarecedor! Ultimamente, eu estava pensando sobre a questão de identificação, miscigenação e colorismo, como de fato eu posso me enxergar, se eu realmente tinha o direito de me colocar como negra, sendo meu cabelo crespo e minha pele mais clara, aproximando-se da cor parda. Pensava sobre isso desta forma, pois me questionei se de fato, eu conhecia de perto, com ações sofridas, o que é racismo. Eu pensava assim, pois tinha medo de ser taxada como "aproveitadora da causa". Pude observar nos relatos, que as meninas tinham as mesmas questões que eu, inclusive ligadas à família e o modo como eram vistas socialmente. E sobre o processo de autoconhecimento e desconstrução, de fato, só comecei a me deparar com isto recentemente, envolvendo ainda o feminismo. É delicado e um tanto quanto pesado estabelecer essa relação, é um choque, te desestabiliza. Em compensação, a empatia e o empoderamento surgem para te ajudar a olhar para si e para outro com uma nova compreensão e sensibilidade. Não é fácil, mas é um desafio diário. No mais, muito obrigada por tornar acessível o vídeo,além de contribuir na nossa forma de enxergarmos a nós mesmxs e os outros ao redor. Sucesso nas gravações e beijos!
Esse documentário retrata de uma forma muito acessível um trabalho grandioso sobre negritudes, racismo, identidades e reconhecimento. Tão maravilhoso, importante, emocionante e necessário! Apenas obrigada por isso! Vídeos como esse fazem diferença na vida de muitas pessoas!
Melhor documentário! Você traduziu tudo o que eu penso a respeito! Gratidão infinita por esse documentário!! Parabéns! Isso tudo vai ajudar MUITAS pessoas! 😍😍😍
Que documentário incrível. Uma injeção de sentido e entendimentos, primeiramente de quem nós somos. Muito sensível, muito intenso, muito profundo! Agradeço a essa chuva de entidade, que nos deixa a flor da pele! Ameiii, todo o mundo precisa assistir e sentir . Parabéns!!!
Muito obrigado por isso, estou muito emocionado e maravilhado com esse trabalho. E orgulhoso também! Ver seu trabalho expandindo dessa forma é espetacular. Parabéns!
33:40 - Me identifiquei. Eu era bem pequena e uma amiga de minha mãe foi em casa, ela tinha vitiligo e eu achei o máximo esta possibilidade de embranquecer. Tive vontade de ter vitiligo também.
Nátaly obrigada por compartilhar um conteúdo tão bonito, que desperta a nossa consciência sobre ancestralidade, vantagens e privilégios neste momento de intolerância tão profundo...
documentário lindo. que sensibilidade!! dar voz as pessoas e as vivências delas é tão importante. fico muito orgulhosa de ver seu crescimento nataly e ver como você consegue espalhar sua semente por aí, esse documentário é o fruto que você colhe por esse trabalho lindo que você faz! a direção ficou linda demais, parabéns a todos envolvidos!!!! orgulho demais
Esse vídeo é importante para mostrar que não estamos sozinhos. Eu me identifiquei com tantas histórias contadas nessa entrevista. Agradeço muito a você Nátaly, por esse vídeo e por tantos outros que me ajudaram a me reconhecer, me identificar, me sentir acolhida.
OBRIGADA NÁTALY, isso é o único comentário que consigo elaborar. E parabéns pelo conteúdo, pela produção, pela coragem sua e de todos que contribuíram de alguma forma!!!
É impossível eu descrever toda a minha relação ao decorrer de praticamente 1h de vídeo e como eu estou. Ao mesmo tempo é um documentário leve de se assistir, fácil, objetivo, mas forte, potente, pesado nos temas. Me identifiquei com tudo, com cada fala. Obrigada, Nataly por esse presente, por essa oportunidade!
Só os deuses sabem o quanto eu esperei por isso! 🖤 Tô aproveitando cada segundo dessa arte, muito obrigada Ná, todos convidados, youtube. Poderia durar horas que eu iria assistir até o final, é muito gratificante ver tanto preto junto falando sobre essas informações mais que necessárias na mídia, eu aprendo muito mesmo. Você é meu exemplo, Ná, parabéns!!!
Que trabalho incrível! Parabéns! Obrigado pela linda contribuição pra nossa geração. Nátaly, você é parte da história, você é quem constrói o futuro, quem muda a narrativa, você é poderosa!
minha mãe tem uma ex-patroa que fazia blusas de crochê. um dia, ela disse "Você bem que poderia comprar uma branca para ela né?". Fez-se um silêncio de pelo menos vinte segundos, então ela falou calmamente sorrindo "Mas acho melhor não... Se ela sujar a blusa vai se camuflar". Seu trabalho é incrível, Nataly. bjos
Tentar adjetivar a grandeza da Nátaly é impossível. Você coloco todo seu amor, esforço, suor e sanidade mental nesse trabalho e deu à luz a essa lindeza de documentário. Muito obrigada Nátaly, é uma honra ter você adentrando minha vida todos os dias na tela do meu celular. Me ajudando a entender meu lugar e minha posição como pessoa branca. Te admiro profundamente. 💚
Nataly, que documentário rico e pertinente! Verifico nos depoimentos e verifico por mim mesma que a negritude é uma construção pq caímos na conversa de que há democracia racial, de que somos iguais e temos chances iguais. Mas quando a gente procura se informar e se encontrar deparamos com um racismo cruel, presente nos mínimos detalhes e ao fazer uma retrospectiva que passa pela afetividade, pela autopercepção verificamos um racismo mto grande, de modo que é difícil achar uma garota negra que, nem que seja por um breve segundo, desejou ser branca. Isso é reflexo de como a nossa figura é negada a ponto de nós mesmos nos negarmos. É preciso se descobrir negro, quem somos no contexto atual, qual é o nosso verdadeiro passado, para nos afirmamos cada vez mais. Por isso a representatividade é importante, para que jamais duvidemos da figura refletida no espelho e tenhamos forças para lutar e vencer.
Parabéns pelo trabalho incrível , sensível, claro , objetivo , didático , profundo e reflexivo . Trazendo visibilidade e representatividade. Reconheço meu lugar de privilégio e me coloco a disposição para que nos espaços em que ocupo , auxilie para que este material possa chegar e alcance outras pessoas.
Ter tido a oportunidade de estar ao seu lado na construção desse documentário me faz te ver com ainda mais respeito e admiração, meu amor. Sei o quão difícil foi, o quanto ele te custou, o quanto você se dedicou, estudou, e se engajou na construção dessa obra. Estou muito orgulhoso de você. Ficou belíssimo! Parabéns por esse projeto. É um presente para todos nós.
❤️😍
Q fofo😍😍😍❤❤❤
Obrigada pela força, pelo carinho, pelos incentivos em todas as vezes que fiquei exausta! Obrigada por vibrar, por me acompanhar e me ajudar a transformar tudo isso em realidade
Amo vocês demais
Lindos
Que vídeo/filme/documentário lindo e necessário! Tão completo, tão técnico e íntimos, tão cheio de conhecimento e sentimento. Muito nescessário esse conteúdo!
Fico feliz demais por terem gostado, meninas 💚 vocês são incríveis então pra mim é uma honra! Vamos continuar construindo nessa internet!
🤮🤮🤮🤮
Papo de Preta Oi gente! Assim como a Nataly, tenho um projeto acadêmico e pessoal para fortalecer a negritude. Está no início e seris ótimo conseguir mais visibilidade para gente preta. Obrigado!
@@rildsonrodrigues1862 algum problema??
👏👏👏
*MEU DEUS NATALY QUE DOCUMENTARIO!!!* MEU DEUS, OBRIGADA, DE VERDADE! isso deveria passar em todas as escolas, em praça publica!
FALA DANTAS : AUTOESTIMA, BELEZA E MODA Oi gente! Assim como a Nataly, tenho um projeto acadêmico e pessoal para fortalecer a negritude. Está no início e seris ótimo conseguir mais visibilidade para gente preta. Obrigado!
Fala Dantas acho top a sua lente de conta azul!!! Qual a marca que vc usa ?
sorte viu u viu u viu usorte viu usorte viu usorte viu u
ESPERANDO ANUNCIAR QUE A NETFLIX VAI POR NO CATÁLOGO EM BREVE!!!
Simmmmm, por favor
Pensei justamente isso, rs incrível!
Ana Clara Oi gente! Assim como a Nataly, tenho um projeto acadêmico e pessoal para fortalecer a negritude. Está no início e seris ótimo conseguir mais visibilidade para gente preta. Obrigado!
Muito bom, muito bom mesmo. Sério necessário o estudo pleno da nossa história. A lei 10639/ 2003 tem q ser cumprida.Precisamos nos voltar para nosso continente Africano, saber de nossas ancestrais , comecemos acompanhando o canal Pensar Africanamente.
Me senti muito tocada quando a moça falou sobre a questão da musicalidade. É triste como o rock n' roll é um estilo musical TOTALMENTE provindo da comunidade negra, e é associado somente a figuras brancas.
Kassia Machado - Isso é o que os americanos falam sobre apropriação cultural. Pena que no Brasil o pessoal confunde e reduz o assunto a coisas banais que terminam por desviar completamente o foco da discussão... O mesmo aconteceu no Brasil com relação ao Axé Music quando no início da década de 90 as cantoras de banda eram negras lindas e talentosas e aos poucos foram sendo substituidas por cantoras “brancas” ao ponto de não se ver nenhuma outra além da Margarete Menezes (que não é de banda, eu sei), mas que pra ter destaque teve o apoio total e divulgação do David Bytne. Vi a história acontecer. Não fosse ele, a Margarete não seria a Margarete, apesar de todo o talento.
@@alinenunes3684 sim, falo mais do rock pq é o que tenho mais propriedade, o que envolve quase tudo que eu ouço. do rock, acho que o maior exemplo é colocarem a figura do Elvis Presley como rei do rock, sem ele ter revolucionado NADA no que ele fazia, a única coisa que aquele homem fez de mais foi ser branco de olhos claros numa época de extrema segregação.
O rock nao veio nada de comunidade negra. Estude a historia do rock.
Alternativa para o Brasil você que tem que estudar querido . Rock foi criado pela Sista Roseta já que você não conhece ela vai pesquisar mds ignorante
@@alinenunes3684 Exato. O rock é o maior exemplo de apropriação cultural! Só que os brasileiros inverteram o significado de apropriação cultural.
"o negro brasileiro desvaloriza o outro negro porque ele se desvaloriza"
me faltam palavras. Eu me vi em tantas falas, vi meus amigos, minha família, eu consegui me enxergar, foi um espelho. Obrigada Nátaly, obrigada por existir e por tornar sua existência significativa. Isso foi lindo. Obrigada
Um trabalho sensível, poético, mas solidamente embasado que me impactou racional e sentimentalmente.
Cresci na periferia, mas com você eu percebi o quanto a minha pele branca carrega privilégios e protegeu minha psiquê, pois nunca sofri racismo.
Obrigada por ter esse canal no RUclips e por esse documentário!
Sou sua fã!
Nátaly você conhece minha Portuguese tá ROUGH 😂 mais congratulations on such a dope, important, BEAUTIFUL documentary. Quando estudou en Rio in university, I learned race e racial identity was such a different thing compared to the U.S.
Evelyn From The Internets omg!!!!! Evelyn I follow your channel for a long time! I love your personality! You are my crush friend hauahaua 😍😍 #internetcousin
Evelyn! Thank you so much for your support and excitement! You know how much I admire you and all the work you've been doing! Indeed, here this subject is quite different and complicated, but I hope the subs can help to translate a bit of it. We're together!
evelyn please come to brazil
@@NatalyNeri dá-lhe google tradutor!
Gente, tô apaixonada até pelos comentários, não consigo sair daqui
Parabéns pelo trabalho sensacional. Documentário pedagógico, sensível e revelador. Indispensável para quem quiser se pronunciar sobre o tema. Muito obrigado! Abraços
Sou negra porém tenho a pele mais clara, assim como a moça do brinco de 100% Negra, que na primeira frase ja me identifiquei total!
Tenho esse mesmo brinco, e hoje em dia em que tenho meu cabelo completamente natural e crespo, me identifico sempre como negra quando me perguntam e sempre que uso esse brinco é engraçado porque meus amigos brancos sempre dizem “mas você só ter cabelo ruim não te faz negra” a frase mais errada em m u i t o s sentidos
Que absurdo! Na verdade, o cabelo é mais sinal de negritude do que a pele.
@Artemonster eu estou falando de genética, você está falando do que? Você precisa de começar a estudar o continente africano, em cinco minutos descobri a diversidade de tons de pele
Eu sou branca e também cresci ouvindo que o cabelo das pessoas negras era "ruim". Exercitando um olhar mais crítico fui percebendo os absurdos dos julgamentos a que os corpos negros estão submetidos no racismo. Esses julgamentos se disfarçam de gosto pessoal, senso estético, como se esses não fossem produto de uma visão racista da realidade. O cabelo crespo miúdo é lindo e tem muitas vantagens em relação ao cabelo liso, mas que são propositalmente apagadas pelo racismo.
Vantagens:
- protege a cabeça do sol e do calor (não deixa o couro cabeludo torrar no sol, e os fios não crescem grudados na cabeça, então permitem uma certa circulação de ar);
- protege a cabeça em geral (minha irmã, que tem cabelo crespo, conta que é mais agradável deitar a cabeça em lugares duros porque o cabelo funciona como um travesseirinho;
- é macio, bom de tocar! Cada fio é mais grosso do que o fio de um cabelo liso, então visto individualmente poderia ser considerado "duro", mas juntos o efeito é outro, é fofinho.
- pode ser usado de tantas formas diferentes, tantos cortes e cabelo interessantes, curtos, médios, longos, geométricos, naturais, etc.
- não precisa ser lavado diariamente. Quem tem cabelo liso precisa lavar todos os dias se não quiser ficar com aspecto de sujo, já que fica oleoso rapidamente.
Essas são algumas vantagens que lembrei agora, mas se não houvesse racismo no mundo, na nossa cultura, certamente seria fácil reconhecer muitas mais.
@@umaguriaveraz2834 sem falar o nariz e bocas grossos....
@@estheraraujo5739 nem tanto, até porque nem todos os africanos " puros" apresentam esses traços
Que não só negros tenham interesse neste documentário, mas brancos tbm. É muito importante trabalhar a empatia. Maravilhoso!
Esse vídeo tinha que ser obrigatório passar na televisão, nas escolas. Vídeo mais que necessário!! 😍Parabéns Nataly!! É lindo ver tudo o que vc conseguiu conquistar. E que venham mais conquistas na sua vida, vc merece sempre o Melhor! ❤❤👏🏽
Walysson Souza já estou pensando em qd e quais desdobramentos vou fazer com meus alunos.
Vou levar pros meus alunos amanhã!
"...Durante muito tempo foi necessário que o discurso hegemônico do movimento negro acionasse uma ideia de negritude homogênea porém hoje, na nova geração, o desafio é outro: tornar hegemônica a narrativa da pluralidade..."
Cirúrgico.
Gente como eu amo essa mulher ❤❤❤❤
Esse documentário é tudo que eu precisava na vida esta semana. Minha mãe é negra e meu pai é branco. Fui tão colocada no meio dessa questão desde cedo, que algumas pessoas quando eu era criança, sugeria que eu dissesse que minha mãe era "marrom" e não negra. sendo assim, cresci com essa negação da minha ancestralidade, mesmo vendo minha mãe sofrer tanto com episódios de racismo em todos esses anos. Em março, uma amiga perguntou "como vc se identifica, branca ou negra" e eu fiquei sem saber o que responder pq branca OBVIAMENTE eu não sou, mas eu sou negra? Tinha vergonha de assumir isso pq eu achava simplesmente que não fazia parte, dizia que era lindo, que amava, que defendia a luta, mas n era eu. Aquilo me incomodou TANTO que desde então tenho devorado livros, seguido mais garotas negras e hoje consigo olhar no espelho e me ver negra, mesmo com as mil vantagens que tenho por ter a pele mais clara e o olho claro, a minha ancestralidade não pode ser negada. E até pra lutar ao lado dos meus, preciso entender em que local eu me encontro na sociedade. Tem sido um ano de grandes reflexões e tenho muito orgulho disso, Esse documentário é mais umas das iniciativas essenciais pra pessoas tb como eu.
nossa.
Parabéns por essa obra Nataly. Muito orgulho em ver uma produção de qualidade no RUclips feita por nós e para nós. O "TCC do RUclips" valeu todo o esforço. Me senti muito acolhida e feliz assistindo ao resultado do seu projeto. Deu para captar a sua entrega e para perceber você em cada detalhe a começar pela paleta de cores :) Obrigada!!
Meu Deus emocionada ,encantada ,hoje me sinto feliz em saber que meu filho terá referência e conhecimento para criar sua negritude e sua consciência como negro nascido de pele clara e que ao nascer a sua pouca cor me trouxe inúmeras preocupações porém hoje tenho esta ajuda documental que me ajudará nesta construção,Gratidao.
Que ótimo essa abordagem. Acabei de tretar com uma moça que se diz negra mas que não acredita no racismo pois nunca sofreu preconceito e que, palavras dela "queria até sofrer algum tipo de discriminação pra saber o que as pessoas negras sentem".
Sei que passar vergonha é gratuito mas a moça com quem você tretou exagerou na dose, hein? Ave.
Passada!
Sou Africano por natureza - nascido - crescido+vivo em África - conheço o Brasil de norte-sul - simplesmente adorei iiiiiiii. Parabéns!
Obrigadaa!
Nossa, cantoras norte americanas foram total minhas referências, eu n via referência nenhuma aqui no Brasil, ouvia muito black Rihanna, Ciara, Beyoncé.. Isso foi muito importante durante minha pré adolescência, n foi o suficiente pq eu me sentia tão mal cmg mesma que não tenho sequer uma foto da minha pré adolescência, autoestima era 0, mas ver aquelas mulheres em lugar de poder me fazia pensar que um dia eu poderia ser como elas.
Cara, também passei por isso! Não tenho foto alguma da minha adolescência.
Micaela e Emanuelle , já passou a crise neurótica de vocês? Como vocês estão hoje ?
Cara Nataly,
obrigado por este documentário. Como você pode ver pela minha foto de perfil ou pelos vídeos que eu posto no meu canal RUclips, eu sou branco. Sou um homem branco, europeu. Ou seja, sou privilegiado. Agradeço por me ter permitido entender um pouco mais aquilo que os meus irmãos de etnia negra vivem. Agradeço por nos ter elucidado e ajudado a perceber o quão o racismo está, infelizmente, omnipresente na sociedade. Como é obvio, nunca passarei por nem um décimo do preconceito e da discriminação pelos quais uma pessoa de tom de pele negra (pouco importa a tonalidade) passa. Mas a sua obra de arte (porque não há outra palavra para descrever estes 58 minutos e 45 segundos de arte, inteligência, cultura e abertura de espirito) tocou-me profundamente e deu-me a possibilidade de aprender um pouco mais.
Eu não vivo num país onde se fale português, mas ouvir tanta gente falar tão bem a nossa língua também me comoveu, devo confessar.
Um muito obrigado por todo o seu trabalho. Vai, certamente, ter um contributo positivo para a comunidade negra, mas também para a comunidade branca e para as pessoas que lutam pela igualdade pouco importa as diferenças.
Um abraço e um beijinho, Marco.
Realmente achar que o homem europeu é um privilegiado é já por si um sinal de extrema ignorância, o homem europeu foi o que até ao seculo XX mais sofreu, o que passou durante seculos por mais guerras e fomes. No seculo XX a europa foi destruída 2 vezes onde morreram por 2 vezes centenas de milhões pessoas, e você ainda acha o europeu privilegiado???
@@almamater7957 e realmente achar que o homem branco europeu não é privilegiado mostra que você faz parte do problema.
@@marcolucas6591 Difícil encontrar alguém com a sua consciência, ainda por cima europeu.
@@umaguriaveraz2834 completamente de acordo consigo. Não se pode dizer que o homem branco europeu é um desgraçado. Como é óbvio, os europeus sofreram muito durante as duas grandes guerras. A questão não é essa - e nem têm nada a ver com o documentário da Nátaly. Mas não nos podemos esquecer que os europeus massacraram milhões de pessoas de etnia negra e indígena na África e nas Américas, respetivamente.
Muito obrigado pelo eligio. É tudo graças a documentários como este e a livros como o "Why I Don't Speak About Race With White People". Recomendo. (Não tenho é a certeza absoluta que o título seja mesmo esse. Mas é algo assim.
@@marcolucas6591 Obrigada pela recomendação.
Que bom que vc realizou essa linda obra; gratidão. O Brasil precisa de vc, da sua coragem, clareza, inteligência e lucidez.
Gratidão.
Parabéns Nataly, que iniciativa incrível, que projeto importante, fico muito feliz que o RUclips tenha criadoras como você que lutam e que ajudam a melhorar a sociedade 🖤
Abriu um buraco na minha mente, cada uma com sua vivência, com sua realidade. Aah que vontade de ser amigas dessas pessoas! ❤
OBRIGADO!!
De verdade , termino esse documentário cheio de gratidão, amor ,força pra continuar
OBRIGADO.
Olhe, vou te falar: quem procura acha. Passei o dia tristona com meu crespao e terminei vindo pro RUclips pra aprender a fazer trança de lã. Vídeo vai, vídeo vem, cliquei no da Nataly. Eu segurando o celular de todo jeito cliquei nesse vídeo que nem sei onde tava e pronto! Tudo fez sentido. Obrigada, pessoal!
Documentário perfeito e impactante!!! Obrigada, obrigada, obrigada!!!!!!
O documentário é tão maravilhoso que a Nátaly (ou alguém) pensou numa palheta de cor haha. Tudo muito harmônico. Magnífico!
Don’t touch, this is art!
Maravilhoso! Verdadeiro! Tocante! Alma e Coração! Obrigada a to@s os participantes por contar um bocado de suas vivências para nos sentirmos representados nelas. Amei, Nataly.
Não tive a oportunidade de estar presente ainda bem que posto aqui, fantástico Parabéns fico show :)
Este vídeo virou uma bíblia pra mim, essencial para eu me redescobrir como mulher, como preta, como um ser que constrói também. Nataly Neri vc é indiscutivelmente incrível. Parabéns a todas envolvidas.
@Netflix por favor coloca essa obra de arte no catálogo !
Nátaly MUITO OBRIGADA por seu trabalho sempre impecável !! ✨♥️✨
Documentário mais que necessário ESSENCIAL!
obrigada para todo mundo que participou disso, minha adolescência foi salva por vcs! ♡
Parabéns gente!! Muito necessário...muito honesto...muito bonito!! Asè pra nós e seguimos!!
Nataly, voce é tudo que o RUclips precisava, voce esta sendo pra minha construção e ddeconstrucao tudo o que eu precisava! Você me inspira! Parabens.
Eu estou deslumbrada com esse documentário, cada palavra dita aí foi eu concordando aqui... Parabéns a todos e estou chocada com essa direção de arte! Simplesmente maravilhosa!
Caralho!!! O que isso?? Que vídeo é esse??? obrigada, merci e thank you.
Eu estou muito tocada. arrebatada mesmo. Que documentário NECESSÁRIO
Pra além dos elogios ao conteúdo tão incrível desse documentário, não posso deixar passar: que direção de arte DO CARALHO!!!
estou apaixonada por esse documentário!!!!! estou muito feliz por ter assisto mesmo que só esse ano!!! PARABÉNSSSSSSS
Um documentário intenso, potente e libertador... muito prazeroso ver os nossos escrevendo sobre nós. Avante! "Não haverá nada sobre nós sem nós" Vilma Reis
Lindo documentário de uma triste e interminável realidade brasileira. Só brasileira? Lindas mulheres que enfrentam situação inacreditável em pleno século XXI.
Primeiro a gente grita QUE HINO! e depois assistimos.
O ruim desse documentário é que ele acaba ! Lindo !!!!!!!!!!!!!!
nunca cai tão rápido numa notificação, ai ansiosaaa ♥️
Nataly 🙏 sem palavras para falar da grandiosidade desse documentário 🙏 obrigada 🙏
Mano que gente linda!
O que é esse documentário?!... Que obra linda! Nátaly, você já se tornou um símbolo da luta do povo negro brasileiro, garota! Você tem noção? Mesmo diante de todas as barreiras que estão sendo impostas pra a gente de novo, esse Brasil nunca mais será o que fora antes! Infelizmente, foi com muito sangue e muita luta que conseguimos as mudanças em melhoria que temos hoje!
Nós estamos nos juntando, unindo forças, nos aliando e muito disso têm acontecido por essa sua coragem menina gigante! E vamos abalar mais ainda essa estrutura racista estabelecida nesse país, construído com o suor e o sangue dos nossos ancestrais. Somos as sementes desse povo de garra e pensamento forte.
Além dos nossos olhos, a nossa consciência se abriu, se expandiu e mano... juntxs estamxs nxs espalhando, tamo em todo canto, crescendo e produzindo frutos. Sigamos lutando e resistindo, compartilhando nossos frutos com as nossas irmãs e irmãos, semeando tudo quanto é canto que diziam não ser nosso lugar.
✊🏿PODER AO POVO PRETO!
Muito obrigada Nataly. Eu sou branca, mãe de um menino negro, e fico muito feliz de ter conteúdos como o seu que estão me ajudando a me concientizar do que preciso passar para meu filho. Gratidão sem tamanho.
Sem palavras para descrever o quão importante e informacional é esta obra.Parabéns,continue com esse trabalho incrível.
Nataly querida, realmente este documentário já ficou para história! Sim os negros existem, sim são mentes brilhantes, sim nossa voz ecoará por toda eternidade! Gratidão!beijo
Nátaly, acompanho seu canal a muito tempo, e em minha opinião esse foi, sem dúvida, a coroação do seu trabalho e sua trajetória no RUclips. Obrigada, por todas a palavras ditas até agora aqui, foram com ajuda delas que meu processo de desconstrução e construção enquanto mulher negra começou. Ver você me inspira todos os dias a encarar e afrontar todos os processos que passamos socialmente enquanto indivíduos negros no Brasil. No mais, muito axé na sua trajetória, obrigado pela sua existência! Parabéns👏👏🎉
Gratidão pela sensibilidade de como os temas que envolvem a nossa negritude foi conduzida! Pessoas especiais. Bjo grande!
Atenta para aprender muito e me emocionar, tenho certeza. Já dei o like, antes mesmo de começar, porque sei que será incrível. ♥
Uhaaauuu que documentario disso que precisamos ouvir mais os nossos e entender nossa historia.
Parabéns pelo trabalho lindo👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Parabéns, e lindo poder ver historias parecidas com as minhas, e acima de tudo ver a consciência sendo tomada por essas pessoas, relatos que eu me via, lindo documentário!
Lindo! Que estética maravilhosa!! Necessário!!!!! Queria q todo mundo assistisse!!
Eu estou na metade do vídeo e vim aqui para enaltecer o seu trabalho Nátaly, parabéns mesmo, seu documentário está incrível.
Estou te maratonando, confesso! Não consigo te deixar, seja por sua fala, aparência, pelo seu olhar...
Olha, pela segunda vez assisto seu Doc. e me vem sempre uma frase que já ouvi vc falar: É preciso ver o novo para criar o novo.
OBRIGADO NÁTALY!
Incrível...... e muito feliz por ter participado direção de artes❤👏👏....
Incrível...... documento Maravilhoso ❤
Estou sem palavras, muito do que foi falado passamos por várias fases da nossa vida foi um documentário excepcional
Parabéns Nataly !
Parabéns todos os envolvidos nesse projeto incrível !
Felizmente trabalhei com uma galera altamente qualificada e igualmente engajada! Não tinha como sair diferente! Esse projeto ficou bem maior do que um dia eu sonhei graças ao trabalho do coletivo Gleba do Pêssego
Um documentário maravilhoso. Não tem como não ter empatia. Me identifico em muitos pontos abordados, tem relatos que parecem ser sobre mim, mas é interessante ter essa noção. É sobre mim sim, é sobre todas nós, mulheres negras. Parabéns pelo trabalho, você é uma grande inspiração.
Ainda tentando lidar com a magnitude dessa obra de arte. Incrível, de muito peso. Parabéns, Nátaly (e a todos os envolvidos) ❤️ obrigada por isso ❤️
Clarear a família, escutei muito isso na infância pela minhas tias e vó..Obrigada Nataly.. Sempre me dando uma aula de conhecimento..
Parabéns, que documentário lindo e esclarecedor! Ultimamente, eu estava pensando sobre a questão de identificação, miscigenação e colorismo, como de fato eu posso me enxergar, se eu realmente tinha o direito de me colocar como negra, sendo meu cabelo crespo e minha pele mais clara, aproximando-se da cor parda. Pensava sobre isso desta forma, pois me questionei se de fato, eu conhecia de perto, com ações sofridas, o que é racismo. Eu pensava assim, pois tinha medo de ser taxada como "aproveitadora da causa". Pude observar nos relatos, que as meninas tinham as mesmas questões que eu, inclusive ligadas à família e o modo como eram vistas socialmente. E sobre o processo de autoconhecimento e desconstrução, de fato, só comecei a me deparar com isto recentemente, envolvendo ainda o feminismo. É delicado e um tanto quanto pesado estabelecer essa relação, é um choque, te desestabiliza. Em compensação, a empatia e o empoderamento surgem para te ajudar a olhar para si e para outro com uma nova compreensão e sensibilidade. Não é fácil, mas é um desafio diário. No mais, muito obrigada por tornar acessível o vídeo,além de contribuir na nossa forma de enxergarmos a nós mesmxs e os outros ao redor. Sucesso nas gravações e beijos!
Que projeto maravilhoso! Quero ver mais mil vezes, quero que o mundo veja.
this was great to watch and get an insight on how its been in brazil ty for this video+subs and info very
Esse documentário retrata de uma forma muito acessível um trabalho grandioso sobre negritudes, racismo, identidades e reconhecimento. Tão maravilhoso, importante, emocionante e necessário! Apenas obrigada por isso! Vídeos como esse fazem diferença na vida de muitas pessoas!
Melhor documentário! Você traduziu tudo o que eu penso a respeito! Gratidão infinita por esse documentário!! Parabéns! Isso tudo vai ajudar MUITAS pessoas! 😍😍😍
Que documentário incrível. Uma injeção de sentido e entendimentos, primeiramente de quem nós somos. Muito sensível, muito intenso, muito profundo!
Agradeço a essa chuva de entidade, que nos deixa a flor da pele!
Ameiii, todo o mundo precisa assistir e sentir .
Parabéns!!!
Muito obrigado por isso, estou muito emocionado e maravilhado com esse trabalho. E orgulhoso também! Ver seu trabalho expandindo dessa forma é espetacular. Parabéns!
Chocada!!! muito bem feito, muito lindo, muito bom, muito necessário! perfeito!!!
33:40 - Me identifiquei. Eu era bem pequena e uma amiga de minha mãe foi em casa, ela tinha vitiligo e eu achei o máximo esta possibilidade de embranquecer. Tive vontade de ter vitiligo também.
Pra mim foi a parte mais impactante! Chorei...
Nátaly obrigada por compartilhar um conteúdo tão bonito, que desperta a nossa consciência sobre ancestralidade, vantagens e privilégios neste momento de intolerância tão profundo...
muito obrigado na e aos envolvidos. nos primeiros segundos já se ver que esse documentário vai ser incrível e é necessário.
eu tô tão feliz assistindo isso, que não tenho palavras, só quero agradecer 🌻
"E me senti negra,
Negra!
Como eles diziam
Negra!
E retrocedi
Negra!"
Negra sou.
Que lindo! Tão forte e delicado. Obrigada, muita gratidão!
documentário lindo. que sensibilidade!! dar voz as pessoas e as vivências delas é tão importante. fico muito orgulhosa de ver seu crescimento nataly e ver como você consegue espalhar sua semente por aí, esse documentário é o fruto que você colhe por esse trabalho lindo que você faz! a direção ficou linda demais, parabéns a todos envolvidos!!!! orgulho demais
Esse vídeo é importante para mostrar que não estamos sozinhos. Eu me identifiquei com tantas histórias contadas nessa entrevista. Agradeço muito a você Nátaly, por esse vídeo e por tantos outros que me ajudaram a me reconhecer, me identificar, me sentir acolhida.
Tô arrepiada até agora. Obrigada obrigada obrigada 💛
Parabéns nataly, você é um ser excepcional, obrigada por todos os presentes que nos oferece, eu te amo!
OBRIGADA NÁTALY, isso é o único comentário que consigo elaborar. E parabéns pelo conteúdo, pela produção, pela coragem sua e de todos que contribuíram de alguma forma!!!
É impossível eu descrever toda a minha relação ao decorrer de praticamente 1h de vídeo e como eu estou. Ao mesmo tempo é um documentário leve de se assistir, fácil, objetivo, mas forte, potente, pesado nos temas. Me identifiquei com tudo, com cada fala. Obrigada, Nataly por esse presente, por essa oportunidade!
Só os deuses sabem o quanto eu esperei por isso! 🖤
Tô aproveitando cada segundo dessa arte, muito obrigada Ná, todos convidados, youtube. Poderia durar horas que eu iria assistir até o final, é muito gratificante ver tanto preto junto falando sobre essas informações mais que necessárias na mídia, eu aprendo muito mesmo. Você é meu exemplo, Ná, parabéns!!!
Sem palavras, só queria agradecer. Mil vezes obrigada.
Já começei me identificando muito, já fui chamada de tudo isso.
Que coisa maravilhosa!!!! Infelizmente no Brasil ninguém nasce negro, se descobre ao longo da vida. E isso é lindo.❤❤❤
Documentário incrível!
Parabéns a Nataly e a todos os envolvidos na produção deste trabalho!
Que trabalho incrível! Parabéns! Obrigado pela linda contribuição pra nossa geração. Nátaly, você é parte da história, você é quem constrói o futuro, quem muda a narrativa, você é poderosa!
Parabéns a todos os envolvidos ! Muito bom vê tanta pessoas incríveis compartilhando suas vivências ,obrigado de coração !
Todo o mundo precisa ver esse documentario. Sem exceção.
minha mãe tem uma ex-patroa que fazia blusas de crochê. um dia, ela disse "Você bem que poderia comprar uma branca para ela né?". Fez-se um silêncio de pelo menos vinte segundos, então ela falou calmamente sorrindo "Mas acho melhor não... Se ela sujar a blusa vai se camuflar".
Seu trabalho é incrível, Nataly. bjos
Tentar adjetivar a grandeza da Nátaly é impossível. Você coloco todo seu amor, esforço, suor e sanidade mental nesse trabalho e deu à luz a essa lindeza de documentário. Muito obrigada Nátaly, é uma honra ter você adentrando minha vida todos os dias na tela do meu celular. Me ajudando a entender meu lugar e minha posição como pessoa branca. Te admiro profundamente. 💚
Se quem tá de fora fica impactado. Imagina quem vive isso e está de dentro.
Parabéns o vídeo ficou sensacional.❤️
Nataly, que documentário rico e pertinente! Verifico nos depoimentos e verifico por mim mesma que a negritude é uma construção pq caímos na conversa de que há democracia racial, de que somos iguais e temos chances iguais. Mas quando a gente procura se informar e se encontrar deparamos com um racismo cruel, presente nos mínimos detalhes e ao fazer uma retrospectiva que passa pela afetividade, pela autopercepção verificamos um racismo mto grande, de modo que é difícil achar uma garota negra que, nem que seja por um breve segundo, desejou ser branca. Isso é reflexo de como a nossa figura é negada a ponto de nós mesmos nos negarmos. É preciso se descobrir negro, quem somos no contexto atual, qual é o nosso verdadeiro passado, para nos afirmamos cada vez mais. Por isso a representatividade é importante, para que jamais duvidemos da figura refletida no espelho e tenhamos forças para lutar e vencer.
Que trabalho incrível e necessário 💛🌻
Parabéns pelo trabalho incrível , sensível, claro , objetivo , didático , profundo e reflexivo .
Trazendo visibilidade e representatividade.
Reconheço meu lugar de privilégio e me coloco a disposição para que nos espaços em que ocupo , auxilie para que este material possa chegar e alcance outras pessoas.