Gustavo, confesso que tive que assistir algumas vezes para entender (estou começando a entender mais de pescaria agora) e a explicação foi sensacional! Ansioso pela sua volta!
Obrigado Flávio, comentários assim nos incentivam a continuar sempre. Me reorganizando (família, trabalho, etc) pra retomar os vídeos. Começou totalmente como hobby, mas pelo retorno vou investir mais aqui. Importante sempre o pessoal deixar o like e fazer a inscrição pro RUclips melhorar a recomendação. Abraço.
Concordo plenamente com o flaviocar. Dos varios vídeos que vi a respeito, vc foi quem melhor explicou e esclareceu sobre o tema. Grato e parabéns pelo brilhante conteúdo...🎉😅
Muito obrigado Afonso. Conteúdo parado, mas em breve retornaremos com novos vídeo, reorganizando tudo pra tocar o Canal de forma mais profissional e com novidades. Abraço.
Uma vara de pesxa kara albatroz 1802 25 libras + libha multifilamento 0.23mm e molinete Maruri oemga 4000, é um bom conjunto pars pesca de isxa artificial (tucunares acima de 7 kilos )
Olá Elian, tudo bem? Essa vara é fibra de vidro maciça, certo? Se for, acho muito pesada pra trabalho com artificiais e de ação muito lenta. Investiria no minimo numa Lamazon Ramphastos de 20lb, tem construção oca e mix se fibra de vidro com fibra de carbono, ficando bem leve e um pouco mais rápida, ou numa 100% fibra de carbono 20 ou 25lb. Molinete iria num 3000 no máximo, não é pesado e cabe muita linha., Linha ok, mas use um líder de nylon na ponta. Tudo pensando no tipo de pesca que falou. Abraço.
Concordo q há muuuuuuita confusão em redação à resistência (libragem) e a potência da vara. Eu faz muito tempo escolho observando a libragem da vara ou libragem da linha indicada pra ela, acreditando q isso diz mto sobre o quanto ela vai aguentar de peso antes de atrebentar e levo isso em consideração por causa dos testes q fiz quebrando varas velhas de propósito rsss e por causa da coincidência q vi: qnto mais libras a vara sugeria mais esforço tinha q fazer pra ela quebrar. Se colocava linha mais resistente quase sempre a vara qiebrava e a linha não. Pra mim uma informação sobre um limite aproximado pra envergadura ou força (peso, libragem) sobre a vara é de extrema importância, caso contrário fica mais facil de eu deixar um drag exagerado no molinete por exemplo e quebrar a vara na hora da fisgada. Não acerto 100% mas depois q observei isso não perdi mais vara tão facilmente. O q eu acertei não sei exatamente por causa da confusão q os pescadores fazem.
Mas te conto que essa libragem da vara não tem a ver exatamente com o quanto a vara suporte.... Tem a ver sim com a libragem da linha que terá a melhor performance de arremesso pra essa vara. Tenho varas que apresentam 2 libragens máximas diferentes, uma pra mono e outra pra multi... Ex.: 20lb mono e 50lb multi. Pegou? Conversamos sobre no Insta. Assunto polêmico, mas lá te explico melhor.
Oi Silvanio, muito obrigado pelas palavras, vem muito mais por aí. Inscreva-se, teremos sorteios e muito mais. Siga o insta também. Primeiros vídeos, só irão melhorar.
Isso q vc disse sobre o porquê de não gostar de cansar mto o peixe e sim tirar mais rápido da água, esta sua ideia me deixou reflexivo. Ainda não sabia dessa. Mas se eu for turar uma piranha das grandes de novo, q já pesquei muito isso, pode apostar q prefiro deixar ela brigar bastante até cansar, pois assim as chances de um acidente no manuseio desse monstro são quase zero. Já as traíras costumo tirar logo pq ekas são as q mais escapam antes de cansar, nem tucuna vejo escapar tanto. E traíra, confesso, é dos peixes q mais curto no prato. Sobre a traíra, tenho uma dica matadora pro senhor: não precisa fisgá-la em posições muito complicadas. Em apenas um dia já consegui bater mais de 15 em uma hora, no mesmo ponto do rio, e tudo em área limpa, porém, q fique bem claro, numa área bem próxima a área complicada - área de enroscos. Pra mim é o melhor jeito d pescar traíras. Isso acontece pq a traíra, embora seja um predador de emboscada, e não costuma perseguir isca, ela pode ser atraída por uma isca de boa vibração, e tb com barulho de batidinhas na água. Traíra é o único peixe na minha região q conheço q sei q dá pra pescar o bastante durante o ano inteiro, quer faça calor, quer faça frio, só não funciona com muito vento onde a água acaba tendo muita ondulação.
Razão em tudo... Nas iscas naturais bem mais fácil, mas com artificial e onde não temos tantas, pode ser complicado. Aqui não temos tanta fartura assim na maioria dos locais. Quanto a cansar o peixe e taxa de sobrevida, existem várias pesquisas lá fora. Claro que depende da espécie e te hora que não tem jeito. Esses dias peguei uma carpa capim de mais 8kg numa vara 8lg com linha 8lb também... Tive que cansar, mesmo não gostando. Agora imagina vc ter que se defender na mão ou fugir de algo perigoso depois de ter corrido uma maratona ou estando descansando e muito debilitado...
@@ProFisherBr Aqui na verdade tb não temos tanto fartura, e eu inclusive fiquei muito surpreso quando peguei tantas no mesmo ponto, e em pouco tempo. Não sei exatamente o porquê dessa concentração de traíra (peixe considerado territorialista) no mesmo cantinho do rio, mas creio q esses peixes dão certa preferência a certos pontos mesmo sem ng cevar, como por exemplo canais estreitos passando entre o mato. Esta semana voltei por lá, agr está mais fundo e não foi fácil não, com sorte tira uma ou outra, e não tive mta sorte, bati uma de cerca de 1,5kg e ela escapou porquê pôde arrebentar o encastoado no ar. Na artificial tb já confirmei q tende a não funcionar quando há poucos peixes famintos. Eu não penso muito na situação do peixe, senão eu não pesco, no fundo sou mto sensível.
@@ProFisherBr Carpa raramente peguei. A q peguei foi daquela colorida com boca pra baixo, peguei uma laranja e branca, e outra dourada de 3kg, o maior peixe q tirei no local, achei a briga parecida com a da traíra, fica bem violenta se tentar rebocar. Esta de 3 kg achei espetacular tirar ela com vara de mão, e imagino como seria no seu caso, cansar um de 8kh. O UL infelizmente ainda não é pra mim por conta do custo de um equipamento bom. Ainda penso em comprar uma vara Ágata 12lbs 1,80m da albatroz, q é bem mais acessível e não sei o porquê, simplesmente desconheço a qualidade desse produto.
@osvaldojunior1984 oi Osvaldo, vc já encontra algumas varas 8lb aqui, que dão uma esportividade boa... Speed Prime ou Speed Fish, acho que Albatroz e tem a Mystique da Lumis. Abraço.
Fala grande Fabio, tubo bem por aí? Logo os vídeos ficam melhores, rsrsrs. Me acostumando com o processo todo. Pede pro pessoal seguir o insta e aqui também. Vai rolar uns sorteios. Até carretilha Shimano.
Olá, boa noite. Se for equipamento que também usará em outras pescarias como Tucunarés pequenos e médios, Robalos médios e outros, iria numa 17lb. Se está pensando mais pra Trairá só e vai usar mais frogs e anzóis extra wide gap que precisam de força na fisgada, iria numa 20lb (MH - média pesada), tamanho 6'6" (sugiro mínimo 6'3") pra ter boa alavanca. Já pra iscas com garatéia a 17lb vai bem. Linha uso multifilamento com líder de nylon 0,50mm ou perto de 0,60mm. Tem vídeo que comento só sobre isso, tá na playlist de Traíra. Abraço.
Ótimo vídeo amigo! Faz um vídeo completo pra quem tá começando na pescaria, falando sobre linhas, equipamentos, tipos de pescaria, como achar o peixe e etc... Se já tiver feito o vídeo desconsidere a sugestão. Abraços
Oi Vitor, obrigado. Sim, maior parte disso já conversei um pouco em outros vídeos... Mas sempre assunto a explorar mais. Farei com certeza, ótimo feedback. Abraço.
Passei nesse video na esperança uma vez mais de entender o q é a potência de vara. Qndo pergunto isso pra outro pescador é só zoeira e piadas rsss Sobre a ação da vara, eu gosto muito da ação média, q não é mto dura nem muito mole (não enverga tanto e não preciso d mto esforço pra fisgar) pra responder a execução da fisgada, mas já percebi faz tempo q o melhor jeito de escolher é info na loja física pra sentir ela. Até traíra costumo pescar com ação média pq a ação extra rápida tira a graça da briga e frequentemente rasga a boca do peixe se fisgar na beiradinha.
Como uso anzóis EWG 3/0 ou 4/0 em arremessos mais longos ou no meio de muito enrosco, uso varas rápidas MH ou H... Sem isso, dificilmente fisgo. Se eu quiser diminuir a rapidez do conjunto, coloco um líder mais longo de nylon que ajuda a deixar o conjunto com ação mais lenta, já que o nylon tem bastante elasticidade. Abraço.
Putz, não gosto muito das telescópicas.... Prefiro as em partes, e quanto menos partes, melhor (2 ou 3 no máximo). As telescópicas boas são realmente caras.
Opa, rsrsrs. Capaz é (dá até receio só escrever, rsrs) mas briga pra lá de longa e risco grande mesmo, pois peixe vai tomar linha, tentar se esconder em galho, pedra... Aí o negócio complica. Se fosse lugar aberto e o único problema fosse a tomada de linha, só colocar uma carretilha ou molinete que suportasse a metragem que precisa e trabalhar o peixe no freio e na corrida até cansar de acordo com o que a linha e vara aguentar... aí tirar ele da água com passagua ou com a mão, já que levantar na vara esquece. Eu não tentaria, iria logo pra equipamento mais equilibrado pro peixe... risco muito grande pro equipamento, principalmente a vara tentar usar a 12lb pra isso. Abraço.
Oi Ricardo, gosto de ambas... Tenho Azaki 17lbs, serve bem, mas pros Robalos menores iria em algo intermediário do que falou.... 14/15lb acho mais equilibrado, atenderia os menores e algo maior que entrar também. Abraço.
Oi Carlos, tudo bem? Peixe pesado e equipamento mais leve, se não deixa a briga se alongar e trabalhar o peixe pra vale, pode quebrar mesmo. Varas de fibra maciça são beemmmm resistentes, vou me assustar se quebrar alguma, rsrsrs.
Pra iscas naturais de fundo certeza que precisa do empate, fluoro e nylon dão praticamente na mesma. Já para as artificiais eu não uso empate, vou no líder de nylon mesmo (vantagem do fluoro não é o que vendem, já fiz testes e estudei outros de fora, mais mkt que real resistência a abrasão no mesmo diâmetro). Uso linha Super Raiglon por volta dos 0,60mm. Sucesso maior que empate, mas por vezes alguma traíra acaba cortando... Faz parte.... Agora, se está falando de traíras muito grandes e trairões, pode ser obrigado a usar empate. Abraço.
Ótimos vídeos. Estou assistindo vários. Sou iniciante e tenho muitas dúvidas. Quais seriam na sua opinião as características para uma primeira vara para pescar Tucunaré ou traíra por exemplo? Moro em Goiás e pescamos no Araguaia e serra da mesa.
Oi Basso, desculpa a demora na resposta. Estava em férias com a família. Pra essas 2 espécies que citou e local, uma vara coringa que serviria pra muitas técnicas diferentes, seria uma 17lb (se mais tucunarés no aberto) ou 20lb (se mais traíra ou muito galhada enrosco) na casa dos 6'3'' (pouco mais ou menos a depender da sua preferência). Me chama no insta que trocamos fone e te oriento melhor. Me dá um toque quando pega essa resposta. Abraço e obrigado.
Oi Daniel, vou pegar todos os dados dela e te falo, não lembro de todas as varas que tenho de cabeça. Assim como outras que tenho e sobre as quais posso falar.
Muito obrigado pela disponibilidade... Citar os fabricantes, modelos, além de ajudar a pescadores inexperientes como eu, pode abrir portas de patrocinadores para o seu Canal. Saúde e Paz
@@danielandradedevasconcelos7169 Com certeza Daniel. São ajustes que preciso fazer mesmo e a cada vídeo espero melhorar. Essa semana vai pro ar vídeo novo com traíra e black bass na ponta da linha.
Aquela Shimano branca é uma Soleus 7'1" jig/worm medium heavy x-fast. Uma vara muito boa e com excelente custo x benefício é a Titan X da Marine Sports 20lb (se ainda achar no mercado).
Gustavo sem entender comprei uma vara ottoni hasuda 20-50 lbs 1,80 mt e um molinete venza 5000 Acredito que ação lenta consigo ter arremesso longo e pescar traira com ela no frog?
Oi Uelson, tudo bem? Putz, sendo pra lá de sincero: molinete gigante pra esse tipo de pesca, seria mais útil pra pesca de praia, peixes de couro grandes e afins. Molinete pra nosso tipo de pescaria, o coringa seria 2500/3000, na minha opinião. Vai pegar alguma coisa no frog? Vai, mas é equipamento que vai te cansar muito por ser pesadão e perder fisgadas por não ser de ação rápida. Eu venderia ou guardaria pra outro uso. Pegaria uma vara 6'3" de 20lb se for usar só pra Traíra/frog ou uma 17lbs se for usar pra várias iscas diferentes e mais leves. Molinete pegaria nessa linha que falei. Abraço.
Ah, outra coisa... Ação da vara rápida, ok? Tenta evitar as de fibra de vidro. Tem varias opções de fibra de carbono boas.... Lumis tem algumas, assim como Maruri e Marine.... Abraço.
@@ProFisherBr muito obrigado pela dica professor Vou compra essa que vc me indicou de 17 lbs e o molinete maximo 3000 pra usar varias isca artificial até para ir em rio e tentar outras espécies como dourado tucunaré desse porte ela se sai bem?
Tucunaré sem ser gigante, de boa, assim como Dourados médios... Agora se saem só grandes desses, além das traíras, já iria na 20lbs. Dourado e traíra bocas mais duras, vai precisar de potência. Abraço.
Acho que comprei equipamento errado kkkk comprei uma vaiper2 10/20 libra 1.68m pois aqui entra 1kl a 5kg e um molinete 2mil para isca artificial comprei errado ow nao ? Obg
Quando me perguntam sobre o q é ação de vara eu gosto de explicar que é a velocidade de resposta na fisgada rsss Varas lentas são mais lentas pra fisgar e assustar e botar o peixe pra correr, e curiosamente envergam mais no blank da vara, ao menos no geral é bem isso. Mas realmente tem tudo a ver com o jeito q a vara enverga. Na internet há gráficos mostrando essas ações de vara perfeitamente. Se alguém me pergunta do power ou potência da vara, o q é raríssimo, aí fico no vácuo rsssss e falo q acho q tem a ver com a ação da vara, talvez com o quão dura ela é. E digo q o mais importante é saber qnto de peso a vara aguenta sem dano, usando ela na angulação certa claro.
Vamos lá então.... Potência é diferente de ação. Ação é o quão parabólica ela enverga, até o de ela enverga em situações dentro da normalidade. Ex: varinhas de bambu e fibra, em geral são bem lentas.... Já um "cabo de vassoura" não enverga nada, sendo extremamente rápida por assim dizer. Potência é a força da vara, o quanto de tranco/peso ela suporta, podendo ter ação mais lenta ou mais rápida, independente da potência/força. Abraço.
Gustavo, confesso que tive que assistir algumas vezes para entender (estou começando a entender mais de pescaria agora) e a explicação foi sensacional! Ansioso pela sua volta!
Obrigado Benedicto. Abraço.
Que aula mestre!! Otimos pontos de vista! Obrigado, parabéns!
Valeu, abraço.
Parabéns meu amigo! Muito boas as informações,obrigado!
Valeu pelo apoio e comentário Cléber. Abraço.
Muito didático , e esclarecedor .
Obrigado Álvaro, abraço.
Explicação muito boa. No meu caso tenho uma vara da albatroz de 6-12lbs; porém comprei uma linha multifilamente de 0.24mm que diz ser de 46lbs
Obrigado Felipe... Não sei em qual tipo de pescaria vai usar linha e vara, qualquer dúvida me fala. Abraço.
Realmente , uma belíssima aula .
Muito didático!
Valeu Álvaro, obrigado.
Ótima explicação! Vai ajudar mto pescador!
Valeu irmão. Abraço.
Difícil encontrar um material de qualidade como esse sobre varas de pesca na internet! Parabéns! Comungo com suas opiniões 👍🏼
Obrigado Flávio, comentários assim nos incentivam a continuar sempre. Me reorganizando (família, trabalho, etc) pra retomar os vídeos. Começou totalmente como hobby, mas pelo retorno vou investir mais aqui. Importante sempre o pessoal deixar o like e fazer a inscrição pro RUclips melhorar a recomendação. Abraço.
Baia aula, parabéns por compartilhar.
Obrigado pelo comentário, abraço.
Excelente! Obrigado.
Valeu Higor, obrigado. Abraço.
Valeu Higor, obrigado. Abraço.
Concordo plenamente com o flaviocar. Dos varios vídeos que vi a respeito, vc foi quem melhor explicou e esclareceu sobre o tema. Grato e parabéns pelo brilhante conteúdo...🎉😅
Muito obrigado Afonso. Conteúdo parado, mas em breve retornaremos com novos vídeo, reorganizando tudo pra tocar o Canal de forma mais profissional e com novidades. Abraço.
Mais que um vídeo, uma aula!.
Obrigado Anderson. Abraço.
Show de Bola, tô vendo o vídeo aqui e posso adiantar que nosso amigo Gustavo conhece muito,me deu muitas dicas pelo WhatsApp
Obrigado Hunther. Abraço.
Uma vara de pesxa kara albatroz 1802 25 libras + libha multifilamento 0.23mm e molinete Maruri oemga 4000, é um bom conjunto pars pesca de isxa artificial (tucunares acima de 7 kilos )
Olá Elian, tudo bem? Essa vara é fibra de vidro maciça, certo? Se for, acho muito pesada pra trabalho com artificiais e de ação muito lenta. Investiria no minimo numa Lamazon Ramphastos de 20lb, tem construção oca e mix se fibra de vidro com fibra de carbono, ficando bem leve e um pouco mais rápida, ou numa 100% fibra de carbono 20 ou 25lb. Molinete iria num 3000 no máximo, não é pesado e cabe muita linha., Linha ok, mas use um líder de nylon na ponta. Tudo pensando no tipo de pesca que falou. Abraço.
Concordo q há muuuuuuita confusão em redação à resistência (libragem) e a potência da vara. Eu faz muito tempo escolho observando a libragem da vara ou libragem da linha indicada pra ela, acreditando q isso diz mto sobre o quanto ela vai aguentar de peso antes de atrebentar e levo isso em consideração por causa dos testes q fiz quebrando varas velhas de propósito rsss e por causa da coincidência q vi: qnto mais libras a vara sugeria mais esforço tinha q fazer pra ela quebrar. Se colocava linha mais resistente quase sempre a vara qiebrava e a linha não. Pra mim uma informação sobre um limite aproximado pra envergadura ou força (peso, libragem) sobre a vara é de extrema importância, caso contrário fica mais facil de eu deixar um drag exagerado no molinete por exemplo e quebrar a vara na hora da fisgada.
Não acerto 100% mas depois q observei isso não perdi mais vara tão facilmente. O q eu acertei não sei exatamente por causa da confusão q os pescadores fazem.
Mas te conto que essa libragem da vara não tem a ver exatamente com o quanto a vara suporte.... Tem a ver sim com a libragem da linha que terá a melhor performance de arremesso pra essa vara. Tenho varas que apresentam 2 libragens máximas diferentes, uma pra mono e outra pra multi... Ex.: 20lb mono e 50lb multi. Pegou? Conversamos sobre no Insta. Assunto polêmico, mas lá te explico melhor.
Parabéns pelo vídeo, bastante detalhe e orientações realmente top. 👊🏾
Oi Silvanio, muito obrigado pelas palavras, vem muito mais por aí. Inscreva-se, teremos sorteios e muito mais. Siga o insta também.
Primeiros vídeos, só irão melhorar.
Até carretilha Shimano vai rolar.
Isso q vc disse sobre o porquê de não gostar de cansar mto o peixe e sim tirar mais rápido da água, esta sua ideia me deixou reflexivo. Ainda não sabia dessa. Mas se eu for turar uma piranha das grandes de novo, q já pesquei muito isso, pode apostar q prefiro deixar ela brigar bastante até cansar, pois assim as chances de um acidente no manuseio desse monstro são quase zero. Já as traíras costumo tirar logo pq ekas são as q mais escapam antes de cansar, nem tucuna vejo escapar tanto. E traíra, confesso, é dos peixes q mais curto no prato.
Sobre a traíra, tenho uma dica matadora pro senhor: não precisa fisgá-la em posições muito complicadas. Em apenas um dia já consegui bater mais de 15 em uma hora, no mesmo ponto do rio, e tudo em área limpa, porém, q fique bem claro, numa área bem próxima a área complicada - área de enroscos. Pra mim é o melhor jeito d pescar traíras. Isso acontece pq a traíra, embora seja um predador de emboscada, e não costuma perseguir isca, ela pode ser atraída por uma isca de boa vibração, e tb com barulho de batidinhas na água.
Traíra é o único peixe na minha região q conheço q sei q dá pra pescar o bastante durante o ano inteiro, quer faça calor, quer faça frio, só não funciona com muito vento onde a água acaba tendo muita ondulação.
Razão em tudo... Nas iscas naturais bem mais fácil, mas com artificial e onde não temos tantas, pode ser complicado. Aqui não temos tanta fartura assim na maioria dos locais. Quanto a cansar o peixe e taxa de sobrevida, existem várias pesquisas lá fora. Claro que depende da espécie e te hora que não tem jeito. Esses dias peguei uma carpa capim de mais 8kg numa vara 8lg com linha 8lb também... Tive que cansar, mesmo não gostando. Agora imagina vc ter que se defender na mão ou fugir de algo perigoso depois de ter corrido uma maratona ou estando descansando e muito debilitado...
@@ProFisherBr Aqui na verdade tb não temos tanto fartura, e eu inclusive fiquei muito surpreso quando peguei tantas no mesmo ponto, e em pouco tempo. Não sei exatamente o porquê dessa concentração de traíra (peixe considerado territorialista) no mesmo cantinho do rio, mas creio q esses peixes dão certa preferência a certos pontos mesmo sem ng cevar, como por exemplo canais estreitos passando entre o mato. Esta semana voltei por lá, agr está mais fundo e não foi fácil não, com sorte tira uma ou outra, e não tive mta sorte, bati uma de cerca de 1,5kg e ela escapou porquê pôde arrebentar o encastoado no ar.
Na artificial tb já confirmei q tende a não funcionar quando há poucos peixes famintos.
Eu não penso muito na situação do peixe, senão eu não pesco, no fundo sou mto sensível.
@@ProFisherBr Carpa raramente peguei. A q peguei foi daquela colorida com boca pra baixo, peguei uma laranja e branca, e outra dourada de 3kg, o maior peixe q tirei no local, achei a briga parecida com a da traíra, fica bem violenta se tentar rebocar. Esta de 3 kg achei espetacular tirar ela com vara de mão, e imagino como seria no seu caso, cansar um de 8kh. O UL infelizmente ainda não é pra mim por conta do custo de um equipamento bom. Ainda penso em comprar uma vara Ágata 12lbs 1,80m da albatroz, q é bem mais acessível e não sei o porquê, simplesmente desconheço a qualidade desse produto.
@osvaldojunior1984 oi Osvaldo, vc já encontra algumas varas 8lb aqui, que dão uma esportividade boa... Speed Prime ou Speed Fish, acho que Albatroz e tem a Mystique da Lumis. Abraço.
Top o vídeo, ajudou bastante na hora da escolha do equipamento. Essas variações são bem interessantes.
Abraço
Fala grande Fabio, tubo bem por aí? Logo os vídeos ficam melhores, rsrsrs. Me acostumando com o processo todo. Pede pro pessoal seguir o insta e aqui também. Vai rolar uns sorteios. Até carretilha Shimano.
Vídeo top 👏🏼
Obrigado Raphael.
Excelente explicação!!👏👏👍👍
Obrigado Rogério. Abraço.
Gustavo.estou.ligado.no.seus.videos.velho.do.rio..tmj
Valeu, obrigado Joaquim.
Excelente video, obrigado
Oi amigo, muito obrigado pelo comentário. Abraço.
Boa noite. Você comenta sobre a pesca da traíra. Qual vara e linha vc consideraria como equipamento mínimo, em libragens, para a pesca de traíra
Olá, boa noite. Se for equipamento que também usará em outras pescarias como Tucunarés pequenos e médios, Robalos médios e outros, iria numa 17lb. Se está pensando mais pra Trairá só e vai usar mais frogs e anzóis extra wide gap que precisam de força na fisgada, iria numa 20lb (MH - média pesada), tamanho 6'6" (sugiro mínimo 6'3") pra ter boa alavanca. Já pra iscas com garatéia a 17lb vai bem. Linha uso multifilamento com líder de nylon 0,50mm ou perto de 0,60mm. Tem vídeo que comento só sobre isso, tá na playlist de Traíra. Abraço.
Ótimo vídeo amigo! Faz um vídeo completo pra quem tá começando na pescaria, falando sobre linhas, equipamentos, tipos de pescaria, como achar o peixe e etc... Se já tiver feito o vídeo desconsidere a sugestão. Abraços
Oi Vitor, obrigado. Sim, maior parte disso já conversei um pouco em outros vídeos... Mas sempre assunto a explorar mais. Farei com certeza, ótimo feedback. Abraço.
Parabéns pelo vídeo, continue assim.
Oi Gilberto, muito obrigado pelas palavras de incentivo. Qualquer pedido de vídeo, só deixar sua sugestão.
Excelente explicação, parabéns amigo pescador. ✌🎣✌🎣
Grande abraço, obrigado.
Passei nesse video na esperança uma vez mais de entender o q é a potência de vara. Qndo pergunto isso pra outro pescador é só zoeira e piadas rsss
Sobre a ação da vara, eu gosto muito da ação média, q não é mto dura nem muito mole (não enverga tanto e não preciso d mto esforço pra fisgar) pra responder a execução da fisgada, mas já percebi faz tempo q o melhor jeito de escolher é info na loja física pra sentir ela. Até traíra costumo pescar com ação média pq a ação extra rápida tira a graça da briga e frequentemente rasga a boca do peixe se fisgar na beiradinha.
Como uso anzóis EWG 3/0 ou 4/0 em arremessos mais longos ou no meio de muito enrosco, uso varas rápidas MH ou H... Sem isso, dificilmente fisgo. Se eu quiser diminuir a rapidez do conjunto, coloco um líder mais longo de nylon que ajuda a deixar o conjunto com ação mais lenta, já que o nylon tem bastante elasticidade. Abraço.
Hoje em 2024 qual vara telescopica de 3 metros que voce indicaria para pesca de praia, já quebrei 3 varas xinguilingue 😂😂😂
Putz, não gosto muito das telescópicas.... Prefiro as em partes, e quanto menos partes, melhor (2 ou 3 no máximo). As telescópicas boas são realmente caras.
Obrigado dinovo meu amigo, me ajudou muito
Valeu Thiago.
Meu amigo me tire mais uma dúvida por favor, uma vara de 12 libras é capaz de tirar um pintado de 10 kg???
Opa, rsrsrs. Capaz é (dá até receio só escrever, rsrs) mas briga pra lá de longa e risco grande mesmo, pois peixe vai tomar linha, tentar se esconder em galho, pedra... Aí o negócio complica. Se fosse lugar aberto e o único problema fosse a tomada de linha, só colocar uma carretilha ou molinete que suportasse a metragem que precisa e trabalhar o peixe no freio e na corrida até cansar de acordo com o que a linha e vara aguentar... aí tirar ele da água com passagua ou com a mão, já que levantar na vara esquece. Eu não tentaria, iria logo pra equipamento mais equilibrado pro peixe... risco muito grande pro equipamento, principalmente a vara tentar usar a 12lb pra isso. Abraço.
@@ProFisherBr obrigado meu amigo
De nada Thiago.
poderia opinar sobre a okuma cerros 17lbs ou okuma azaki 12lbs para robalos menores? agradeço
Oi Ricardo, gosto de ambas... Tenho Azaki 17lbs, serve bem, mas pros Robalos menores iria em algo intermediário do que falou.... 14/15lb acho mais equilibrado, atenderia os menores e algo maior que entrar também. Abraço.
Sou pescador de tilapias ,uso varas telescópica , se fisgou uma tilapia grande tipo 5 kilos ela quebra., uma vara de fibra massiça seria melhor opção?
Oi Carlos, tudo bem? Peixe pesado e equipamento mais leve, se não deixa a briga se alongar e trabalhar o peixe pra vale, pode quebrar mesmo. Varas de fibra maciça são beemmmm resistentes, vou me assustar se quebrar alguma, rsrsrs.
Mesmo com o lider de fluorcarbono ainda preciso usar o empate de cabo de aço para iscas orgânicas ou para artificial de fundo??
Pra iscas naturais de fundo certeza que precisa do empate, fluoro e nylon dão praticamente na mesma. Já para as artificiais eu não uso empate, vou no líder de nylon mesmo (vantagem do fluoro não é o que vendem, já fiz testes e estudei outros de fora, mais mkt que real resistência a abrasão no mesmo diâmetro). Uso linha Super Raiglon por volta dos 0,60mm. Sucesso maior que empate, mas por vezes alguma traíra acaba cortando... Faz parte.... Agora, se está falando de traíras muito grandes e trairões, pode ser obrigado a usar empate. Abraço.
Ótimos vídeos. Estou assistindo vários. Sou iniciante e tenho muitas dúvidas. Quais seriam na sua opinião as características para uma primeira vara para pescar Tucunaré ou traíra por exemplo? Moro em Goiás e pescamos no Araguaia e serra da mesa.
Oi Basso, desculpa a demora na resposta. Estava em férias com a família. Pra essas 2 espécies que citou e local, uma vara coringa que serviria pra muitas técnicas diferentes, seria uma 17lb (se mais tucunarés no aberto) ou 20lb (se mais traíra ou muito galhada enrosco) na casa dos 6'3'' (pouco mais ou menos a depender da sua preferência). Me chama no insta que trocamos fone e te oriento melhor. Me dá um toque quando pega essa resposta.
Abraço e obrigado.
Qual o modelo da vara shimano com ação extra rápida demonstrada? Ou quais com essas características que você sugere?
Oi Daniel, vou pegar todos os dados dela e te falo, não lembro de todas as varas que tenho de cabeça. Assim como outras que tenho e sobre as quais posso falar.
Muito obrigado pela disponibilidade... Citar os fabricantes, modelos, além de ajudar a pescadores inexperientes como eu, pode abrir portas de patrocinadores para o seu Canal. Saúde e Paz
@@danielandradedevasconcelos7169 Com certeza Daniel. São ajustes que preciso fazer mesmo e a cada vídeo espero melhorar. Essa semana vai pro ar vídeo novo com traíra e black bass na ponta da linha.
Aquela Shimano branca é uma Soleus 7'1" jig/worm medium heavy x-fast.
Uma vara muito boa e com excelente custo x benefício é a Titan X da Marine Sports 20lb (se ainda achar no mercado).
Minha dúvida...além do líder de fluorcarbono, aínda preciso usar o empate de cabo aço para iscas orgânicas ou para artificial de fundo??
Gustavo sem entender comprei uma vara ottoni hasuda 20-50 lbs 1,80 mt e um molinete venza 5000
Acredito que ação lenta consigo ter arremesso longo e pescar traira com ela no frog?
Oi Uelson, tudo bem? Putz, sendo pra lá de sincero: molinete gigante pra esse tipo de pesca, seria mais útil pra pesca de praia, peixes de couro grandes e afins. Molinete pra nosso tipo de pescaria, o coringa seria 2500/3000, na minha opinião. Vai pegar alguma coisa no frog? Vai, mas é equipamento que vai te cansar muito por ser pesadão e perder fisgadas por não ser de ação rápida. Eu venderia ou guardaria pra outro uso. Pegaria uma vara 6'3" de 20lb se for usar só pra Traíra/frog ou uma 17lbs se for usar pra várias iscas diferentes e mais leves. Molinete pegaria nessa linha que falei. Abraço.
@@ProFisherBr ta entendido vou tentar vender entao rsrs
Muito obrigado 🙏🏻
Ah, outra coisa... Ação da vara rápida, ok? Tenta evitar as de fibra de vidro. Tem varias opções de fibra de carbono boas.... Lumis tem algumas, assim como Maruri e Marine.... Abraço.
@@ProFisherBr muito obrigado pela dica professor
Vou compra essa que vc me indicou de 17 lbs e o molinete maximo 3000 pra usar varias isca artificial até para ir em rio e tentar outras espécies como dourado tucunaré desse porte ela se sai bem?
Tucunaré sem ser gigante, de boa, assim como Dourados médios... Agora se saem só grandes desses, além das traíras, já iria na 20lbs. Dourado e traíra bocas mais duras, vai precisar de potência. Abraço.
Acho que comprei equipamento errado kkkk comprei uma vaiper2 10/20 libra 1.68m pois aqui entra 1kl a 5kg e um molinete 2mil para isca artificial comprei errado ow nao ? Obg
Pescaria de barranco por isso escolhi uma vara menor por ter muita árvore
Oi Silas, acho que o equipamento está legal... vara curta, mas vc explicou o motivo.
Entendi, não é uma escolha errada não.... Apesar de preferir varas mais longas sempre que possível. Questão de preferência mesmo.
@@ProFisherBrcomprei uma vara da albatroz de 8/12 libra pra pescar piau, piapara outros peixes de pequeno e médio porte será que aguenta bem ou não?
LIKE 86 ABRAÇÃO
Oi Giba, valeu.
mt bom ter aula com o arturito de la casa de papel
Cara, nunca assisti, rsrsrs, então não sei se curto ou não, rsrsrs.
Quando me perguntam sobre o q é ação de vara eu gosto de explicar que é a velocidade de resposta na fisgada rsss Varas lentas são mais lentas pra fisgar e assustar e botar o peixe pra correr, e curiosamente envergam mais no blank da vara, ao menos no geral é bem isso. Mas realmente tem tudo a ver com o jeito q a vara enverga. Na internet há gráficos mostrando essas ações de vara perfeitamente. Se alguém me pergunta do power ou potência da vara, o q é raríssimo, aí fico no vácuo rsssss e falo q acho q tem a ver com a ação da vara, talvez com o quão dura ela é. E digo q o mais importante é saber qnto de peso a vara aguenta sem dano, usando ela na angulação certa claro.
Vamos lá então.... Potência é diferente de ação. Ação é o quão parabólica ela enverga, até o de ela enverga em situações dentro da normalidade. Ex: varinhas de bambu e fibra, em geral são bem lentas.... Já um "cabo de vassoura" não enverga nada, sendo extremamente rápida por assim dizer.
Potência é a força da vara, o quanto de tranco/peso ela suporta, podendo ter ação mais lenta ou mais rápida, independente da potência/força. Abraço.