Trabalhei em Congonhas por 18 anos. Presenciei esse tipo de falha por inúmeras vezes. Não testemunhei qualquer colisão, pois na época havia mais contingente para detectar esse tipo de ocorrência e corrigir a tempo.
Pois é, cortar pessoal e não ter um procedimento e sistema que os substitua, dá nisso. E não adianta sobrecarregar os que ficaram, pois todo ser humano biologicamente tem um limite de atenção.
Deveria haver uma sinalização visual de alerta para todas as posições de fingers indicando movimentação de aeronave no eixo de rolamento de taxing próximo aos fingers a visão dos operadoras de push back. Outra providência seria a realização de novas medições da linha lateral de segurança entre a ponta de asa das aeronaves em táxi à retaguarda das aeronaves nas posições de fingers. Atualmente, com as várias versões de aeronaves, ocorre que variam suas dimensões com um espaço muito restrito. Outro fator que está sendo constatado no mundo aeronáutico diz respeito aos tempos entre a saída de aeronaves do fingers para push back, táxi e a confirmação da passagem a retaguarda para que outra aeronave inicie seu push back. Em todas estas situações a ANAC está falhando no quesito informação e atenção por parte dos operadores de solo. Existem responsabilidades: Controle de tráfego Coordenação de rampa Tripulantes, Operadores. Que resultam nestes incidentes que já estão virando rotineiros.
Porque não se utilizam do sofisticado sistema das rodoviarias, principalmente a do Tietê: fica uma pessoa atrás do ônibus, orientando o motorista que está saindo da plataforma de embarque???
O Solo moscou aí O solo primeiro autorizou o push do 3176 e após o táxi do 3004 pela "mike e lima" atento ao desvio. porém o 3004 solicita o táxi pela "November até o desvio" o requer ainda mais atenção. O solo então autoriza o 3004 mas não reportou ou esqueceu que o 3176 já estava em push mais a frente.
Mas nota que o push tentou puxar o avião de volta, o piloto que estava taxiando, poderia ter comunicando a torre, creio que, dava pra ter visão do avião fora da faixa redline, não é a primeira vez que isso acontece em congonhas.
Fica 3 pessoas na hora do push tirar o avião da ponte, o cara do push, o cara do rádio, embaixo do trem de pouso, e o balizador, esses poderiam ter visão, da pra ver que tentaram puxar o avião de volta, mas a aeronave que vinha, talvez, poderiam sinalizar, mas aí tem a torre tanbem !
Pois é.. os dois ocupados olhando instrumentos e fazendo cheklist sem olhar para frente, apesar do erro do controle de solo, o comandante é responsável por desviar aeronaves e obstáculos a frente.
culpado eh quem deu push back com aviao taxiando na pista.o piloto tem q estar fazendo checklist sim, e caso vc nao saiba, a porra da asa eh atras do cockpit e nao tem retrovisor
o piloto falou que o trator colidiu com a aeronave, mas pelo replay mostra que foi a outra aeronave da LATAM que estava taxiando que colidiu com a outra que estava saindo da vaga
Sequência de erros ; se autorizou o táxi, não deveria autorizar o push, se a manutenção desde aquela olhada básica iria verificar uma aeronave em táxi, e assim avisaria o comandante , mesmo se desse atraso. Os responsáveis pelo aeroporto precisa fazer uma análise urgente sobre as aéreas do aeroporto.
E parece, pelo diálogo, que o 3176 pensou inicialmente ter sido o trator dele que colidiu com a a aeronave. Ele evitou sim um prejuízo maior, ou algo mais grave.
A autorização de taxi por parte da TWR não exime a tripulação de observar a movimentação de tráfego na área de manobras em especial no pátio de aeronaves onde a aeronave no taxi deve estar atenta à movimentação nos fingers.
@PauloHenrique-rd4yx Concordo, mas neste caso a torre não poderia ter autorizado o táxi na N, certamente ela esqueceu que havia autorizado PB um pouco antes. É lamentável pois ninguém quer errar e qualquer vacilo pode ser prejudicial ainda mais envolvendo duas aeronaves da mesma Cia.
O comandante dá ré sem visibilidade e o outro, apesar da baixa velocidade, não consegue desviar. Não sei se a torre poderia ter feito algo, mas com certeza esses dois aviões foram para manutenção
Não é o comandante quem "dá ré" na aeronave: é o trator de pushback! Seja lá o que aconteceu para que o contato ocorresse, os pilotos do avião que estavam em pushback não têm nada a ver com isso!
nao seria um problema autorizar o PB do 3176 SE o 3004 fosse pela Mike. Mas ele solicitou ir pela November e aí não deveria ter recebido autorização. Trabalho que exige muita atenção e coordenação em Congonhas.
caraca o mais lucido da situação foi o pushback, o unico q viu 2 aeronaves se movendo(1 fora do campo de visão dele). CMDTE E 1ª OFICIAL ESTAVAM OLHANDO O CHECKLIST JUNTOS SERÁ?? KKKKKKKKKKK
O 3004 solicitou o táxi via november e não "ingressou na november" como informou a controladora. Desde o início do táxi a aeronave foi autorizada a peosseguir via november e autorizou o push-back do outro voo na posição 11. Falta de consciência situacional. Poderia ter instruído a aeronave aguardar para o push-back após a passagem da aeronave na november pois a mesma já estava lá mas parece que a profissional estava sobrecarregada na fonia.
Na verdade ele estava na N... Ele foi autorizado pela M, mas solicitou seguir na N, o que foi aceito. Nesse caso, a primeira falha foi da controladora!
Isso é um absurdo acontecer. Muitas pessoas no solo e fazendo procedimentos, e não tem uma pessoa atrás para olhar a manobra, ainda mais congonhas ser muito apertado e muito movimento..
Acho que esta na hora de colocar um limite no numero de operações em Congonhas ,pois esta limite,e estes pequenos acidentes indicam probabilidade de um grande evento.
Pra quem está procurando Emprego em Aeroporto, CERTEZA que abriu NO MÍNIMO uma Vaga no Aeroporto. Boa Sorte aí á Todos os Candidatos no Processo Seletivo.
Isso só ocorreu pq , na minha visão, "enxugaram" o quadro, com a privataria, antes haviam funcionários a cada lado orientando o push back. E não é a primeira vez que isso acontece aí em Congonhas.
Infelizmente os mínimos para ser promovido a comandante baixaram muito. Esse buraco na taxiway M já tem mais de 20 anos, eles arrumam e volta a estragar.
so n entendi uma coisa.... quando ocorre um acidente envolvendo um controlador, esse n é substituido de imediato e outro assume? ela viu q errou, blz, tocou o barco, administrou, mas ela errou.
a controladora foi substituída segundos após por outra, a voz é semelhante mas não é a mesma controladora... Até pq dps do ocorrido deu pra ver a voz tremula da controladora por causa do erro que cometeu
Em havendo colisão o piloto jamais poderia levantar voo com esse avião e sua asa avariada, ela teria de ser avaliada pra saber se não ocorreu falha grave!
“Dava para freiar a aeronave” Desinformação é complicado, se foi autorizado pela Torre, não é culpa dos pilotos. E outra, a envergadura de um Airbus A320neo é de 35,80 metros, não tem como ter muita noção se vai bater ou não em outra aeronave.
@LucasGonçalves04 desinformação tem certeza jovem gafanhoto, vai na onda da torre pra tu ver, bastava está atento a fonia tbm, não pode culpar somente um lado, ambos erraram, cadê a atenção dos pilotos no táxi ??? Provavelmente conversando e não prestando atenção a frente, dava para ter evitado.
@@eduardoantunes1867 Atenção com o que? Os pilotos não tem noção de espaço, a envergadura de um A320neo é de 35,80 metros. Não tem como ter noção de espaço.
@@LucasGonçalves04 então por esse motivo vc como piloto vai sair batendo em tudo q estiver a frente, mano deu pra ver claramente a aeronave se movendo no P/B qualquer desloque já é o suficiente para freia a aeronave, outra coisa isso já aconteceu neste msm aeroporto então os pilotos têm q ter maldade, conserteza a companhia aérea já deve ter pedido cautela no táxi em SBSP.
@@bullypedroparker Responsabilidade tá difícil. Lá em Milão, 3 comandantes, um deles instrutor, tentaram tirar do chão um BOEING 777 LATAM lotado a 145 kts ..... 🤦♂️. E rasparam a cauda no chão (TAIL STRIKE) por 700 metros. Inseriram dados errados no FMC ... mas mesmo assim, tentar decolar um 777 lotado a 145 kts (velocidade de rotação apresentada no PFD), era de se suspeitar que algo estivesse errado. Deveriam ter dado potência máxima e segurado o avião no chão no mínimo até 175 kts baseando-se na experiência e dados de vôo de dezenas (ou centenas) de decolagens anteriores ... 145 kts é uma velocidade realmente muuito baixa nessa configuração. Não dá pra só olhar nos instrumentos e esquecer de considerar os princípios básicos de aerodinâmica .
06:15 - o cara jogou o avião na pista. Se fosse um ATR , teria dado TAIL STRIKE. A cauda passou perto do chão .... Um piloto pior que o outro ! 🤦♂️🤦♂️
@@LucasGonçalves04 Vc. não entende nada de aviação. Dá pra perceber. O avião dá uma super levantada de nariz antes do toque (quase raspando a cauda no chão) e o trem de pouso encolhe muito. A asa flexiona quase meio metro pra baixo. Nós, pilotos, sabemos detectar essas "porradas". Vc, um leigo, só dá palpite "imbessil". Piloto de FACEBOOK e INSTAGRAM .... 🤣🤣
Eu não sei 🤷♂️ exatamente quem foram os responsáveis pela batida, mas pancada na asa não dá pra ignorar e seguir em frente não! Gostaria de saber se houve algum dano na asa ou se deu pra continuar voando ?
Sem dúvida terão que revisar as longarinas das aeronaves. Problema que para isso, envolve as fabricantes das aeronaves. Imagina o custo disso e também do aterramento das aeronaves envolvidas? Uma coisa é certa: O piloto e o co foram mandados embora. Muita barbeiragem.
O Comte deveria ter visto a aeronave fazer o push e freado o jato e impedido a colisão. Ele teve tempo de ver o erro. Alguem não prestou atenção as aeronaves a sua frente.
Investigação em primeiro lugar. Aparentemente, taxi e push autorizados simultaneamente, erro do controle. Caso seja essa a conclusão final, provavelmente será direcionada à operadora do aeroporto com direito à cassação do controlador.
@@CSMBC33 Levando em consideração que na aviação erros não podem ocorrer, principalmente em pról da manutenção da segurança, provavelmente sim.. Mas depende muito do contexto todo, do motivo da colisão e investigação dos órgãos competentes. Tudo na aviação é caro, custos terão de ser arcados e provavelmente culpados serão cobrados.
@@CSMBC33 Entretanto, aeroporto em reforma e operações sendo coordenadas fora do padrão, além do evidente descaso da operadora em relação ao aeroporto.. Uma coisa leva a outra, provaveis cargas horárias extendidas, tensão quanto à cobranças da operadora para corte de custos e etc.. Por isso uma investigação deve ser conduzida.
Trabalhei em Congonhas por 18 anos. Presenciei esse tipo de falha por inúmeras vezes. Não testemunhei qualquer colisão, pois na época havia mais contingente para detectar esse tipo de ocorrência e corrigir a tempo.
Pois é, cortar pessoal e não ter um procedimento e sistema que os substitua, dá nisso. E não adianta sobrecarregar os que ficaram, pois todo ser humano biologicamente tem um limite de atenção.
Ótima gravação. Material para investigação.
Se não ouvi errado, a controladora autorizou o taxi e o push back!
SIM autorizou depois do taxiamento da aeronave da posição 01 para dar sequencia a fila de espera. Precarização da privatização
😊CGH é um estresse tremendo,já trabalhei aí na pista na época que nem existia os fingers,véspera de feriados é um inferno!!
Deveria haver uma sinalização visual de alerta para todas as posições de fingers indicando movimentação de aeronave no eixo de rolamento de taxing próximo aos fingers a visão dos operadoras de push back.
Outra providência seria a realização de novas medições da linha lateral de segurança entre a ponta de asa das aeronaves em táxi à retaguarda das aeronaves nas posições de fingers.
Atualmente, com as várias versões de aeronaves, ocorre que variam suas dimensões com um espaço muito restrito.
Outro fator que está sendo constatado no mundo aeronáutico diz respeito aos tempos entre a saída de aeronaves do fingers para push back, táxi e a confirmação da passagem a retaguarda para que outra aeronave inicie seu push back.
Em todas estas situações a ANAC está falhando no quesito informação e atenção por parte dos operadores de solo.
Existem responsabilidades:
Controle de tráfego
Coordenação de rampa
Tripulantes,
Operadores.
Que resultam nestes incidentes que já estão virando rotineiros.
Isso acontece no mundo todo.
Porque não se utilizam do sofisticado sistema das rodoviarias, principalmente a do Tietê: fica uma pessoa atrás do ônibus, orientando o motorista que está saindo da plataforma de embarque???
Nos Estados Unidos é assim pra qualquer aeroporto há anos..
Contenção de gastos 😁
O Solo moscou aí
O solo primeiro autorizou o push do 3176 e após o táxi do 3004 pela "mike e lima" atento ao desvio.
porém o 3004 solicita o táxi pela "November até o desvio" o requer ainda mais atenção.
O solo então autoriza o 3004 mas não reportou ou esqueceu que o 3176 já estava em push mais a frente.
Mas nota que o push tentou puxar o avião de volta, o piloto que estava taxiando, poderia ter comunicando a torre, creio que, dava pra ter visão do avião fora da faixa redline, não é a primeira vez que isso acontece em congonhas.
Fica 3 pessoas na hora do push tirar o avião da ponte, o cara do push, o cara do rádio, embaixo do trem de pouso, e o balizador, esses poderiam ter visão, da pra ver que tentaram puxar o avião de volta, mas a aeronave que vinha, talvez, poderiam sinalizar, mas aí tem a torre tanbem !
Obrigado. Investigação concluída. Vou avisar o CENIPA
@@guilhermema9😂😂😂😂😂 acionar o seguro e vida que segue.
@@guilhermema9deixa de ser mala!
Pois é.. os dois ocupados olhando instrumentos e fazendo cheklist sem olhar para frente, apesar do erro do controle de solo, o comandante é responsável por desviar aeronaves e obstáculos a frente.
culpado eh quem deu push back com aviao taxiando na pista.o piloto tem q estar fazendo checklist sim, e caso vc nao saiba, a porra da asa eh atras do cockpit e nao tem retrovisor
@@bladerj Pq tá nervoso? é você que vai arcar com o prejuízo?
@@hrsouls ela tá nervosa né 😢😮😮😮
Mas a culpa foi do outro o pessoal em solo e que dá a ré no avião, o que tá taxiando está na faixa dele .
Acho que a culpa foi do avião que não encolheu " os braços " 😅 é cada comentário que dá graça
1:11 colisao
Obrigado. Por que isso aqui é uma piada de mal gosto, "veja o momento exato". Aí o vídeo tem 8 minutos de duração.
Obrigado amigo, você é um amigo! 😊
Up! Valeu!
o piloto falou que o trator colidiu com a aeronave, mas pelo replay mostra que foi a outra aeronave da LATAM que estava taxiando que colidiu com a outra que estava saindo da vaga
Sequência de erros ; se autorizou o táxi, não deveria autorizar o push, se a manutenção desde aquela olhada básica iria verificar uma aeronave em táxi, e assim avisaria o comandante , mesmo se desse atraso. Os responsáveis pelo aeroporto precisa fazer uma análise urgente sobre as aéreas do aeroporto.
O push back ainda tentou livrar a colisão
Sim deu pra ver mas não houve tempo de executar um total recuo à tempo. Mas de novo isso rs ?🤦♂️
E parece, pelo diálogo, que o 3176 pensou inicialmente ter sido o trator dele que colidiu com a a aeronave. Ele evitou sim um prejuízo maior, ou algo mais grave.
exato ! quem foi o navalha, a torre ?
A tripulação moscou também!! Dava pra ter visto
moscaram demais mesmo, dava tempo de ter visto. Tomara que não dê problemas maiores para eles.
Pelo que entendi a falha foi da torre que autorizou táxi via N até o desvio e ao mesmo tempo já havia autorizado o pushback da outra aeronave.
A autorização de taxi por parte da TWR não exime a tripulação de observar a movimentação de tráfego na área de manobras em especial no pátio de aeronaves onde a aeronave no taxi deve estar atenta à movimentação nos fingers.
@PauloHenrique-rd4yx Concordo, mas neste caso a torre não poderia ter autorizado o táxi na N, certamente ela esqueceu que havia autorizado PB um pouco antes. É lamentável pois ninguém quer errar e qualquer vacilo pode ser prejudicial ainda mais envolvendo duas aeronaves da mesma Cia.
Erro da torre, o pushback ainda conseguiu diminuir o prejuízo.
Mas de novo, a poucos meses me lembro de ter havido um idêntico, parece até na mesma posição
Esse é o futuro da aviação, cada vez faturar mais para pagar as contas intermináveis com menos pessoas possível
8 minutos de momento exato
Que momento exato longo 😂😂
Incrível o fluxo de aeronaves saindo e chegando 😮
A controladora talvez se passasse as informações com uma fala mais calma seria melhor. Uma fono ajudaria mto
O comandante dá ré sem visibilidade e o outro, apesar da baixa velocidade, não consegue desviar. Não sei se a torre poderia ter feito algo, mas com certeza esses dois aviões foram para manutenção
Não é o comandante quem "dá ré" na aeronave: é o trator de pushback! Seja lá o que aconteceu para que o contato ocorresse, os pilotos do avião que estavam em pushback não têm nada a ver com isso!
nao seria um problema autorizar o PB do 3176 SE o 3004 fosse pela Mike. Mas ele solicitou ir pela November e aí não deveria ter recebido autorização. Trabalho que exige muita atenção e coordenação em Congonhas.
caraca o mais lucido da situação foi o pushback, o unico q viu 2 aeronaves se movendo(1 fora do campo de visão dele). CMDTE E 1ª OFICIAL ESTAVAM OLHANDO O CHECKLIST JUNTOS SERÁ?? KKKKKKKKKKK
esse povo nao da a seta assim nao tem jeito
O 3004 solicitou o táxi via november e não "ingressou na november" como informou a controladora. Desde o início do táxi a aeronave foi autorizada a peosseguir via november e autorizou o push-back do outro voo na posição 11. Falta de consciência situacional. Poderia ter instruído a aeronave aguardar para o push-back após a passagem da aeronave na november pois a mesma já estava lá mas parece que a profissional estava sobrecarregada na fonia.
Na verdade ele estava na N...
Ele foi autorizado pela M, mas solicitou seguir na N, o que foi aceito.
Nesse caso, a primeira falha foi da controladora!
De novo esse tipo de situação? Alguém está faltando aos treinamentos.
Meu amigo, o negócio ai é frenético!
Sensacional! Só aí no Brasil mesmo!
Isso é um absurdo acontecer. Muitas pessoas no solo e fazendo procedimentos, e não tem uma pessoa atrás para olhar a manobra, ainda mais congonhas ser muito apertado e muito movimento..
Meu Deus do céu,
Que controladora é essa?
Cadê o supervisor dela?
😢😢😢😢
Lamentável como pode um aeroporto nesse movimento ter uma sobrecarga num funcionário que é de Auta responsabilidade , um prejuízo de milhões
ISTO pode claro que pode.... a privatização agradece os mals serviços prestados!
a controladora pode voltar pro Flight Simulator
Acho que esta na hora de colocar um limite no numero de operações em Congonhas ,pois esta limite,e estes pequenos acidentes indicam probabilidade de um grande evento.
Pra quem está procurando Emprego em Aeroporto, CERTEZA que abriu NO MÍNIMO uma Vaga no Aeroporto.
Boa Sorte aí á Todos os Candidatos no Processo Seletivo.
Né por nada não, mas a pista de táxi é bem larga pq as aeronaves passam coladas nas outras
São duas linhas de taxi, N que é mais colada nas aeronaves e a M que é mais próxima do gramado.
Tem uma obra ali na outra pista.
Isso só ocorreu pq , na minha visão, "enxugaram" o quadro, com a privataria, antes haviam funcionários a cada lado orientando o push back. E não é a primeira vez que isso acontece aí em Congonhas.
CGH n tem wing walker (ponta de asa)
correto. aquilo está um inferno! eles diminuem até o ar condicionado... precarização dos serviços devido a privatização!
tudo bem o solo pisou legal mas acho que o 3004 tinha espaço suficiente para parar o avião.
Parece acidente de gente amadora! Transmite insegurança a todos!
Infelizmente os mínimos para ser promovido a comandante baixaram muito. Esse buraco na taxiway M já tem mais de 20 anos, eles arrumam e volta a estragar.
3:08 traduzindo "ow, galera, dá pra vcs discutirem isso ai depois e dar uma atencao aqui?"
so n entendi uma coisa.... quando ocorre um acidente envolvendo um controlador, esse n é substituido de imediato e outro assume? ela viu q errou, blz, tocou o barco, administrou, mas ela errou.
peças de avião, é caro, fora mão de obra e o tempo parado e custo enorme pra empresa.
@@apathtalk tu ta cheirando cola de sapateiro só pode...
a controladora foi substituída segundos após por outra, a voz é semelhante mas não é a mesma controladora... Até pq dps do ocorrido deu pra ver a voz tremula da controladora por causa do erro que cometeu
Menos mal , que são aeronaves da mesma empresa...
Só passarem no RH e segue a vida 👍
Tirando os erros, mas o piloto que estava em taxi não poderia ter notado a outra aeronave em push back? já que ele estava de frente, é só uma dúvida.
So tem especialista😂😂😂😂
O controle ouve que ocorreu uma colisao e depois vem e pergunta pra aeronave envolvida se vai realizar o push?😮😮😮😮
Que barbeiragem
reciclar p ter cnh nova
Com tanto espaço no lado esquerdo, cometem uma barbeiragem dessa ? Era pra ter uma faixa de rolamento amarela, distanciando do aviões estacionados !
o vídeo está acelerado??
Uma coisa é certa, alguém haveria de ter uma noite bem ruim desde então kkkk
melhor um incidente desses no solo do que um acidente no ar
Alguém vai passar no “RH”.
Piloto cego também viu! Ainda são dois?
Fora essa colisão, alguém viu o avião da gol chegando igual a companhia Ryanair 😂😂😂😂 .. chegou no galeto
Olha aí, olha aí, mas outra vez!
😂😂😂 só rabiscou. Chega o reio.
Espero que não sobre pro operador do push back
Cara só uma controladora para tudo isso?
2 vez eu vejo o da margarida em congonhas
Em havendo colisão o piloto jamais poderia levantar voo com esse avião e sua asa avariada, ela teria de ser avaliada pra saber se não ocorreu falha grave!
Esse aeroporto e muito pequeno , qualquer ocorrência prejudica a operação de todo o aeroporto
Falta de atenção dos pilotos, dava para freia a aeronave, claro tbm o erro do solo autorizando as duas aeronaves de forma errada.
“Dava para freiar a aeronave”
Desinformação é complicado, se foi autorizado pela Torre, não é culpa dos pilotos. E outra, a envergadura de um Airbus A320neo é de 35,80 metros, não tem como ter muita noção se vai bater ou não em outra aeronave.
@LucasGonçalves04 desinformação tem certeza jovem gafanhoto, vai na onda da torre pra tu ver, bastava está atento a fonia tbm, não pode culpar somente um lado, ambos erraram, cadê a atenção dos pilotos no táxi ??? Provavelmente conversando e não prestando atenção a frente, dava para ter evitado.
@@eduardoantunes1867 Atenção com o que? Os pilotos não tem noção de espaço, a envergadura de um A320neo é de 35,80 metros. Não tem como ter noção de espaço.
@@LucasGonçalves04 então por esse motivo vc como piloto vai sair batendo em tudo q estiver a frente, mano deu pra ver claramente a aeronave se movendo no P/B qualquer desloque já é o suficiente para freia a aeronave, outra coisa isso já aconteceu neste msm aeroporto então os pilotos têm q ter maldade, conserteza a companhia aérea já deve ter pedido cautela no táxi em SBSP.
@@eduardoantunes1867 Não acredito que estou lendo isso 🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Faz o seguinte, vai lá pilotar.
bom dia dos fu✊👊nil lu✊👊gar
Encostou mas não pegou... 🤣 🤣 🤣 🤣
Que perrengue. 😮
Infelizmente são coisas que acontece nem tudo é perfeito 😍✈️✈️
Torre autorizou a mudança de taxi do 3004 e ja tinha autorizado o PB do outro. Comeu bola!
2:00 - piloto falando: "Nóis tem que voltar a aeronave ... " . Olha o nível .... 🤦♂️
Ele fala “vai ter que voltar a aeronave…”
@@evandrohipolito3128Não. Falou mesmo "nóis tem que voltar .... "
É realmente complicado um pessoa com a responsabilidade e exigências da profissão de piloto falar desse jeito.
"Colidiu a Asa aqui e vai ter que voltar a aeronave" foi o que ele disse.
@@bullypedroparker Responsabilidade tá difícil. Lá em Milão, 3 comandantes, um deles instrutor, tentaram tirar do chão um BOEING 777 LATAM lotado a 145 kts ..... 🤦♂️. E rasparam a cauda no chão (TAIL STRIKE) por 700 metros. Inseriram dados errados no FMC ... mas mesmo assim, tentar decolar um 777 lotado a 145 kts (velocidade de rotação apresentada no PFD), era de se suspeitar que algo estivesse errado. Deveriam ter dado potência máxima e segurado o avião no chão no mínimo até 175 kts baseando-se na experiência e dados de vôo de dezenas (ou centenas) de decolagens anteriores ... 145 kts é uma velocidade realmente muuito baixa nessa configuração. Não dá pra só olhar nos instrumentos e esquecer de considerar os princípios básicos de aerodinâmica .
06:15 - o cara jogou o avião na pista. Se fosse um ATR , teria dado TAIL STRIKE. A cauda passou perto do chão ....
Um piloto pior que o outro ! 🤦♂️🤦♂️
Vai lá no lugar deles pilotar, imbessil. E outra, o vídeo estava acelerado nesse momento.
@@LucasGonçalves04Eu sou piloto aposentado com mais de 10.000 horas de vôo. Acorda, bobão.
Ah é piloto sim 🤣🤣🤣🤣 O vídeo estava acelerado, cegueta.
@@LucasGonçalves04 Vc. não entende nada de aviação. Dá pra perceber. O avião dá uma super levantada de nariz antes do toque (quase raspando a cauda no chão) e o trem de pouso encolhe muito. A asa flexiona quase meio metro pra baixo. Nós, pilotos, sabemos detectar essas "porradas". Vc, um leigo, só dá palpite "imbessil". Piloto de FACEBOOK e INSTAGRAM .... 🤣🤣
@@andrelancha9605 ah eu que não sei? KKKKKK é nítido que está acelerado o vídeo.
Fico me perguntando como que os pilotos não viram o avião dando pushback na frente
A torre ficou nervosa 🥹
Só faltava trobada de Avião no solo 😂😂😂😂😂😂
Nao acredito que houve danos porém, creio no erro do controle, autorizou push e taxi em sequência.
Parabéns pela cobertura do incidente 🖕
Outra vez 😂😂
Tá na cara que quem errou foi a controladora. O tratorista poderia ter evitado, mas ele não tem culpa.
Quem Veio Pelo MARGARIDA NAS NÚVENS na Tumb? ❤❤❤
Eu não sei 🤷♂️ exatamente quem foram os responsáveis pela batida, mas pancada na asa não dá pra ignorar e seguir em frente não!
Gostaria de saber se houve algum dano na asa ou se deu pra continuar voando ?
Sem dúvida terão que revisar as longarinas das aeronaves.
Problema que para isso, envolve as fabricantes das aeronaves. Imagina o custo disso e também do aterramento das aeronaves envolvidas?
Uma coisa é certa:
O piloto e o co foram mandados embora.
Muita barbeiragem.
Vem aqui vem aqui é primeiro que a gente conversa uma boa
Quem autorizou o solo nao percebeu que o outro ja estava em.taxiamento.
Já foi pro DP?
Cabeças vão rolar..
Mais uma colisão em taxi , a controladora nunca reportou tanto como hoje
Parece que Congonha está no limite…
Erro bobo que leva transtorno a um monte de gente.
Solo pisou na bola
Ainda bem que foi latam com latam
Nunca confie no flanelinha... 😂😂😂
Faltam pessoas para toda a procedimento operacional, isto q da corte de pessoas.
Teve sorte que teve colisão no aeroporto se tivesse no alto seria pior
Esse aeroporto é uma zona
06:15 foi um catrapo?
Tá atrasado esse áudio, né ? A menina KHou...
Aeroporto pequeno e bagunçado
E não foi só isso, ainda teve um aparente pouso duro de um latam no minuto 6:15.
O vídeo estava acelerado nesse momento, por isso deu essa impressão
@FelipeOliveira-pi5xz obrigado pela informação, como disse, tinha parecido, mas não me atentei a velocidade do vídeo. Obrigado
É um Gol
O Comte deveria ter visto a aeronave fazer o push e freado o jato e impedido a colisão. Ele teve tempo de ver o erro. Alguem não prestou atenção as aeronaves a sua frente.
e o freio?
It means NOBODY IS PAYING ATTENTION !
Virou rotina,, 1 vez por mês...
Quem paga o conserto?
Investigação em primeiro lugar. Aparentemente, taxi e push autorizados simultaneamente, erro do controle. Caso seja essa a conclusão final, provavelmente será direcionada à operadora do aeroporto com direito à cassação do controlador.
@@SenhorNestlon sério? Perde o emprego pra sempre?
@@CSMBC33 Levando em consideração que na aviação erros não podem ocorrer, principalmente em pról da manutenção da segurança, provavelmente sim.. Mas depende muito do contexto todo, do motivo da colisão e investigação dos órgãos competentes. Tudo na aviação é caro, custos terão de ser arcados e provavelmente culpados serão cobrados.
@@CSMBC33 Entretanto, aeroporto em reforma e operações sendo coordenadas fora do padrão, além do evidente descaso da operadora em relação ao aeroporto.. Uma coisa leva a outra, provaveis cargas horárias extendidas, tensão quanto à cobranças da operadora para corte de custos e etc.. Por isso uma investigação deve ser conduzida.
@@SenhorNestlon obrigado pela explicação.
Está controladora fala muito rápido as vezes não da pra entender o que ela fala.
Erro total da controladora
Mas também, com esse rádio chiando, quem entende o quê?!
A operadora devia ter sido rendida na hora...