Sou cristão, amo o Lewis, e fico feliz em ver o seu respeito durante todo o vídeo. Que cristãos e ateus possam aprender a dialogar e se respeitar independentemente das diferenças 🙏🏼
@@davialmeida5916 O respeito da Tatiani Feltri com a cosmovisão cristã, ainda que ela seja ateia, revela lampejos da Imagem de Deus nela. Veja sobre "Graça Comum e Imago Dei" doutrinas cristãs que abordam isso.
@@marciosilvanascimento4611 Jo 8:24: "Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que EU SOU, morrereis em vossos pecados." Não existirão argumentos diante do justo juíz de toda a terra. Jo 3:18: "Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus." Jo 14:6: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."
A Tatiana Feltrin tem uma posição em relação as ideias (que ela concorda e discorda) na qual eu acho impressionante. Ela é uma ateia, pegou um livro cristão e tratou ele com tamanho respeito, quando chegava nas partes que ela discordava, não tratou com deboche (igual certas pessoas que vimos por aí), e sim com bom humor e uma ironia quase que inglesa kkkkk. Por isso que não tem ninguém igual ela no meio booktuber, é um cisne negro.
Fiquei muito feliz quando soube que vc tinha lido C.S. de novo, Tati! Sobre o parágrafo final, isso é uma prerrogativa do que o próprio Jesus disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida". Quando Lewis diz que buscar a si mesmo é encontrar a decadência e a solidão, ele está querendo dizer que o sentido dessa vida não está no "eu" mas no "Ele", Deus, o Criador, até mesmo por que o próprio Cristo é a vida. Dessa maneira, só encontramos nossa verdadeira identidade e sentido pleno de quem somos através dEle. De maneira que, buscando Deus em primeiro lugar, como Lewis disse, eu acabo encontrando todas as coisas, até mesmo a mim. Largar os meus desejos é largar o que me afasta dEle e reconhecer Sua soberania. Salomão, em provérbios, diz que o princípio da sabedoria é o temor de Deus. Temor não é medo, pois uma das cartas do novo testamento fala que o medo não vem de Deus. Temor é respeito, reverência, ou como eu mesmo gosto de classificar, o "ok, esse cara existe mesmo". Partindo do princípio que eu sei que Deus existe, a minha percepção de sabedoria muda totalmente. Por que agora eu não me guio totalmente pelo que filósofos disseram, mas principalmente pelo o que Deus considera. É difícil explicar a minha vivencia na fé, é uma experiência pessoal de cada um. Mas é realmente muito interessante o fato de tantos mestres estruturarem suas vidas na busca dos seus interesses, do seu eu, e Jesus, ao contrário, dizer que o eu é a última coisa que você precisa se preocupar, por que você encontra todas as coisas nEle, pois nEle tudo subsiste. Jesus disse para vir até Ele e encontraremos descanso para nossas almas. Como o próprio Lewis disse, Deus não pertence ao tempo, mas o tempo pertence a Deus. Deus não "existe", por que ele nunca teve início. Deus é. Foi isso que Ele disse a Moisés: "Vá em nome do Eu Sou". Ele simplesmente é. E, quando eu descubro quem Ele é, com toda certeza descobrirei quem eu sou nEle! Enfim, não quero fazer uma pregação, mas achei interessante comentar isso contigo! Amo a leitura literária da Bíblia, aprendo muito com você!! Obrigado por esses vídeos incríveis. Ah, e, só queria avisar: vou orar por você!! 🥰❤️
Tati, como cristã, gosto muito de ouvir o seu ponto de vista de ateia, e também admiro demais o seu respeito pela fé dos outros. Você me inspira a ler cada vez mais. ❣
Sou uma cristã muito imperfeita, mas amei essa leitura. Li em inglês há muitos anos e depois reli nessa edição. Que trabalho maravilhoso a editora fez ao lança-lo. Acho que o mais bacana de Lewis e seus livros apologéticos é que falam de um cristianismo sem dogmas de igrejas específicas, permitindo que as pessoas que são encantadas por Cristo encontrem umas as outras mesmo com as diferenças de suas práticas religiosas. Obrigada pelo vídeo, Tati!
Tatiana, estou tentando entender: você não acredita em Deus, e está lendo a Bíblia em conjunto. Sei que existe a questão histórica, mas mesmo assim fica difícil imaginar que isso faça sentido.
C.S. Lewis escreveu o seguinte em seu livro best-seller, Cristianismo Puro e Simples: Eu estou tentando prevenir que continuem dizendo a bobagem que as pessoas dizem frequentemente sobre Ele: “Eu estou pronto para aceitar Jesus como um grande professor de moral, mas eu não aceito a sua afirmação de ser Deus”. Isso é uma coisa que não devemos dizer. Um homem que fosse somente um homem e dissesse o tipo de coisas que Jesus disse não seria um bom professor de moral. Ele ou seria um lunático - no mesmo nível de um homem que afirma ser um ovo mexido - ou então ele seria o Diabo do Inferno. Você tem que fazer sua escolha. Para Lewis, simplesmente não faz sentido dizer que Jesus é um grande professor de moral. Apenas alguns capítulos depois que Lucas nos dá essa versão das bem-aventuranças, o evangelista registra a grande reivindicação de Jesus de ser Deus. Lucas nos diz: “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar” (Lc 10, 22). Muitas vezes nas Escrituras, o próprio Jesus afirma diretamente ser Deus. Alguém pode até questionar a confiabilidade das Escrituras, mas nesse ponto é preciso perguntar: Por que acreditar no seu ensino moral? Em outras palavras, se o texto não é confiável, por que usá-lo? Para C.S. Lewis, então, as opções razoáveis a partir do Evangelho são: (1) Jesus é um lunático, (2) Jesus é um mentiroso ou (3) Jesus é o Senhor (Deus-filho). Ou esse homem era, e é, o filho de Deus, ou não passa de um louco ou coisa pior. Você pode querer calá-lo por ser um louco, pode cuspir nele e matá-lo como um demônio; ou pode cair a seus pés e chamá-lo de Senhor e Deus. Mas que ninguém venha, com paternal condescendência, dizer que ele não passava de um grande mestre humano. Ele não nos deixou essa opção, e não quis deixá-la. Diante desse argumento, defendido pelo apologista cristão C.S. Lewis, o que devemos concluir? O que, então, é razoável pensar sobre Cristo? - Eu afirmo DEUS. Ponto!
Para entender essa parte da "completude na morte" sugiro " O Problema da Dor" do Lewis também. Lá ele explica o que significa ser completo em termos cristãos e porque morrer faz parte disso.
Oi .Boa tarde ! Também sou ateia e posso dizer que foi com você Tati que aprendi a não ser limitada. A magia da leitura é compreender o mundo e as pessoas. Obrigada
E lembrando: quem ainda não assistiu a "Guerra do imaginário", com os 3 grandes escritores, C.S. Lewis, Tolkien e Chesterton, está perdendo tempo. Super indico essa super produção da Brasil Paralelo falando sobre esses 4 grandes homens. Maravilhoso!
Não me refiro ao documentário em si, até pq não o assisti, mas é uma pena misturarem religião com (briga) política, desinformação, ignorância e etc. etc. etc
Viva 🎉 Tati é demais! Uma gigante na trincheira contra a burrice. E a humildade de entender o lugar de cada coisa, mesmo não professando crença nenhuma… todos aprendemos muito pela sua postura!
Sim. Sigo a Tati desde 2013 e também seguia muitos outros booktubers que apareceram . Porém atualmente só permaneço com a Tati e não perco um video . Assisto esporadicamente mais duas outras booktubers , o restante infelizmente parei de seguir . Quando não era ler mais do mesmo ,era tentando empurrar nos seguidores suas ideias politicas , cerceando a liberdade do pensamento. Inclusive teve uns que ajudaram na campanha de cancelamento da Tati ,por acharem que ela não era de esquerda 🤮🤮. Enfim ,competência, variedade e fugir do óbvio, só aqui mesmo no canal da Tati.
Esse final do livro que deixou você incomodada é uma referência de Lewis a uma fala de Jesus em Mateus 16,25: "Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, acha-la-á.". O cristianismo de forma alguma pede a renúncia do conhecimento de si mesmo, pelo contrário, exames de consciência regulares (para não dizer diários) são essenciais na vida cristã. O sentido aí é justamente o que você entendeu: abandonar a si mesmo (nossos desejos, ego, vontades, defeitos) para encontrar a Cristo.
Tati maravilhosa!! Sou católica e sempre que vejo seus vídeos comentando sobre esse tipo de leitura, fico admirada por seu respeito, sendo ateísta, com o cristianismo.
Ainda não li o livro, mas venho aqui expressar o profundo respeito pelo seu trabalho, quando se está comprovado que tem uma maturidade especial ao praticar sua leitura de forma realmente isenta e respeitosa, livre de depreciações ideológicas, anacronismos, e o que é mais incrível, trazendo às vezes críticas aos conteúdos das obras, sem que precise ofender alguém. Parabéns e sucesso sempre!
Muito interessante, já fiz a leitura deste livro e me vi relendo ele, de uma forma diferenciada, com o vídeo. Hoje sou cristão evangélico pela graça e misericórdia de Deus e já me considerei sem Deus por algum tempo da minha vida. Inicialmente era católico romano, mas com o percorrer da vida me distanciei da fé católica que era uma herança familiar. Mas no tempo em que vivi sem acreditar em Deus, quando as coisas iam bem eu conseguia viver assim, mas com o passar do tempo tive muitos problemas que me vi de uma maneira insuficientemente incapaz de passar por este período ruim sozinho de resolver minhas lutas sem buscar por "Alguém" que realmente pudesse ter a suficiência necessária para me ajudar e me vi buscando a Deus por uma necessidade primeiramente momentânea de dificuldade e com o passar do tempo percebi que passava por uma necessidade eterna, meus problemas não era somente de ordem momentânea, mas de ordem existencial e eterna e somente Deus em Cristo Jesus me ajudaria a resolvê-la. O problema do ser humano é muito maior do que ele pensa ou esteja passando, seja física, emocional, psicológica, financeiro, familiar, conjugal, o problema do ser humano é um problema eterno, de ordem eterna e não de ordem momentânea, presente, mas isso ocorre para nos levar a pensar em Deus e se nos abrirmos para Ele, Ele nos levará a Jesus que é quem pode unicamente nos reconciliar com Deus que nos salva do problema eterno de nossas almas que é o de sermos perdoados e aceitos por Deus, pois desde o jardim no Éden nos desligamos de Deus por conta de nossa desobediência e rebeldia a Ele, simplificando, o pecado é a desgraça da raça humana e Deus veio em Cristo trazer a libertação, a salvação e a redenção. Deus te abençoe com vida e vida com abundância em Cristo Jesus nosso Senhor e Salvador.
Recomendo o livro "Do poço à luz" da amazon. É uma leitura simples e curta. Tratasse de um testemunho de uma pessoa que buscou a morte e encontrou a vida com Jesus. Esse livro mostra como é incrível e agradável ter a presença de Deus em nossas vidas e tenta abrir nossos olhos sobre como nos comportamos ou deveríamos nos comportar com essa presença. Nos orienta a ler a bíblia e a buscar pela presença de Deus, que é o diferente de apenas conhecer a Deus. Achei incrível a forma que ele nos apresenta a história por meio de um conto e a profundidade do amor nas orações.
Tati, amei sua análise! Sobre o trecho final, sempre entendi o que ele chama de “buscar a si” não como conhecer a si, mas como buscar em si as respostas e o sentido das coisas. Nesse sentido, conhecer a si mesmo não equivale a se entender como suficiente.
Que alegría ver essas leituras maravilhosas! Lewis foi um grande influenciador, responsável pela formação de muitos outros escritores com valores éticos e morais dignos da vida. Parabéns!
Oi, Tati. Como sempre muito sincera e respeitosa. Sobre aquele ponto final, uma coisa muito marcante para o cristão é o desapego de si mesmo, no sentido de que quando buscamos satisfazer apenas nossos desejos, estamos sendo egoístas, porque não somos o centro do mundo e em alguns momentos precisaremos abrir mão de algo, precisaremos suportar um sofrimento, precisaremos fazer algo que não gostamos, mas que é nossa obrigação, entre tantas outras coisas que fazem parte da vida. Olhar para Cristo nos ajuda a enfrentarmos essas coisas com um propósito e uma esperança, olhando para nós mesmos, viveremos uma vida vazia e sem sentido.
Tati, o mais importante na vida, são as atitudes, o respeito.. o conhecimento, o autoconhecimento e a prática no bem. Os rótulos de nada valem. Te adoro e admiro pra caramba. 👍👍🥳🥳💙💙
amei ver a Tati lendo Lewis! eu amo cristianismo puro e simples (meu preferido segue sendo o cartas de um diabo) as alfinetadas que Lewis da durante toda a leitura é incrível não tem como ler confortavelmente 😂 e a preguiça intelectual me pegou quando li amei a resenha
Olá Tati, mais uma resenha fantástica. Você é atéia, mas não é militante, é respeitosa e inteligente, pois sabe que sempre há algo a se aprender. Os militantes, sejam ateus, sejam religiosos, sejam ideológicos, são muito chatos, afastam as pessoas e não agregam em nada.
Eu já trabalhei na HarperCollins e sempre me emociono quando vejo os livros de lá sendo comentados pelos meus RUclipss favoritos. Estou feliz que finalmente os direitos de "As Crônicas De Nárnia" voltaram para a HarperCollins Brasil. Com relação ao tempo, deixei-me "tentar" exemplificar: imagine que você está andando por uma estrela e a sua frente, na direção contrária, vem alguém e diz: dê a volta, pois a seguir tem um enorme buraco e se continuar você irá cair. Nesse exemplo, cabe a nós (livre arbítrio) escolher seguir o concelho ou não. Essa é a relação Deus Onisciente X homem livre arbítrio. Deus nos avisa e direciona, pois sabe o que irá acontecer, mas cabe a nós a escolha. Um outro exemplo disso é em Mateus 26: 33-35. "33 Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei. 34 Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás. 35 Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja mister morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo." E todos nós sabemos que Pedro negou a Cristo 3 vezes e os discípulos fugiram. O Senhor nos alerta, porém Ele nos conhece melhor que nós mesmo e por isso, sabe as decisões que iremos tomar e sabe se iremos obedecer ou não a Sua voz. Bom, espero ter ajudado um pouco. ☺️
Em relação ao último trecho do livro, é algo bastante abordado no Novo testamento. O Apostolo Paulo chega a afirmar a frase: Gálatas 2: 20 ''Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.'' Ser Cristâo, envolve morrer para si mesmo. Ninguém encontra Cristo sem abandonar seu próprio ''eu''. Somos imitadores de Cristo. Ficará mais claro a ideia quando você chegar ao novo testamento. Bom domingo,Tati!!😊
esse trecho é lindo e muito verdadeiro para o cristão. Quando me converti ao catolicismo, foi o que senti, e é a forma como busco viver, não eu vivo mas Ele vive em mim
Bom dia, Tati! Acabei de chegar em casa e vejo essa surpresa maravilhosa em forma de vídeo. É o meu autor favorito, comentado por uma das pessoas que mais admiro (você). Obrigada por tudo. Ótimo domingo! ❤
Sou cristã, professora de Língua Portuguesa e tenho muito respeito pelo seu trabalho, pois você é extremamente competente no que se propõe: analisar e informar de modo respeitoso, entusiasmado, por vezes, a beleza da arte literária. Parabéns, Tatiana.
Quando vi o resultado do "você escolhe", comecei a relê-lo, aí empolguei em Lewis e já estou no 2 volume da trilogia cósmica kkkk. Bom domingo a todos. Edit. Em relação ao último parágrafo, a questão é que o homem não pode se ver como um fim em si mesmo (Platão já alertava sobre isso), pois esse caminho se estreita até haver o que hoje chamamos de niilismo. O "sentido" - metafisicamente falando - da existência, se reduzido à materia (homem enquanto animal) torna-se desprovido de um valor eterno. Nesse aspecto, para um cristão, a resposta é a busca de sentido em Cristo. Mas mesmo os gregos politeístas já discorriam sobre isso. Esse livro entrou na minha vida quando eu já não era ateu, portanto não o considero tão forte no sentido catequista. Nesse quesito, acho Chesterton e Dostoiévski mais cascudos, no bom sentido. Vídeo excelente, Tati. Quando chegar no novo testamento, leia "A vida de Cristo", do Fulton Sheen, que também era um baita escritor.
É por isso que você é um grande nome da booktuberfesra, pois mesmo sendo atéia consegue falar de um livro apologético cristão de forma ética e profissional. Diferente de outro booktubers que só querem falar para a bolha ideológica deles
A Tatiana é ateia e bastante respeitosa, nao consigo imagina-la falando nesses termos "bolha ideologica deles"... Sou catolica e sim, falamos e estudamos sobre nossa fé. Porque nossa fé incomoda tanto? Ou será que o cristão deveria ser calado para não incomodar quem não cre? Se não crê em nada, sugiro que deixe nós, que vivemos em uma bolha, como disse, de lado. Não se incomode conosco. Procure viver sua vida, da forma como a deixar mais feliz, sem desrespeitar a fé do proximo
@@kassiogomes8498 o problema é que vcs não sabem respeitar quem crê em algo. Já fui arrogante assim mas dei uma chance pra ver se tudo isso era verdade, e cá estou. A vida sem Jesus não tem sentido. Um dia você descobrirá isso
Sou cristã, também amo Lewis, e amo o canal da Tati e a forma como ela é sempre respeitosa e traz bons " diálogos" a tona! Muito feliz com a resenha de mais esse livro do Lewis! 😊💙
Jesus falou sobre negar-se a si mesmo e segui-lo. É uma prerrogativa importantíssima no cristianismo. Amei o vídeo,! Vou tirar meu livro da estante rsrs
Tati. Sempre gosto das suas análises, obrigado. Quanto ao seu comentário sobre 'conheça te a ti mesmo' como contraditório ao 'não busque por ti', entendo que ao realmente te conhecer vc saberá o que em suas ações é ego e saberá que a busca do si (ego) é infrutifera.
Sobre o ultimo trecho, é exatamente o que vc interpretou: É uma forma poética de falar sobre desprender do próprio egoismo. Não apegar-se a si mesmo, às proprias ideias e à propria vontade soberba. Compreender que nada é propriamente nosso, nem mesmo a nossa vida (afinal, uma hora ela vai deixar a gente), faz com que sejamos humildes e bons. Mas se nós nos prendemos a nós mesmos, nossas qualidades (ou o que achamos ser qualidade), nossas posses, até certas convicções, nós vamos inevitavelmente nos fechar e nos tornarmos egoistas, maus e cheios de ódio. Não dá pra ser feliz e verdadeiramente bom quando estamos fechados em nós mesmos. E morrer para si é uma figura de linguagem para dizer que estamos deixando de ser quem éramos, para poder sermos melhores. Quem se apega ao passado e não muda, não consegue crescer e inevitavelmente cai no ressentimento
Bom dia! Vim pela minha esposa, ela é muito sua fã! Lewis é um dos meus autores preferidos (já leu a trilogia cósmica? É bem legal). Gostaria de falar sobre dois pontos que você levantou no vídeo. O primeiro é sobre a perfeição do cristão que Lewis coloca como alcançada apenas após a morte. Essa discussão é do campo teológico da soteriologia. Mas, em resumo (dentro de uma visão mais reformada), quando da 'conversão', o Cristão é Salvo, mas inicia o processo de santificação que culminará, após a morte, na ressurreição do corpo, perfeito e incorruptível (é um conceito popularmente conhecido como "já agora, mas ainda não). Sobre o último trecho do livro, acredito que ele não esteja citando a psicanálise. Mesmo porquê ele elogia a psicanálise, mas não a visão dos teóricos sobre o cristianismo (salvo engano). Mas o que ele quer dizer em relação a isso parece mais ligado ao conceito de depravação ou o conceito de Queda. Novamente dentro do escopo reformado, quando nossos primeiros pais caíram, eles submeteram toda a humanidade (e toda a Criação), a um estado de depravação. Nesse, ponto todo ser humano é inclinado para o mal. Então, ao seguir seu próprio eu, ele estará se aprofundando nessa corrupção e, ao fim, receberá o salário do pecado, que é a morte (quando você chegar à Carta aos Romanos, você verá). Então, essa questão do "abandono do ego" proposta por Lewis não é semelhante à busca por iluminação do budismo. Bem, é isso. Espero que tenha ajudado 😁
Tenho nenhum contato com o material do CS Lewis mas a forma que você analisa a obra dele, principalmente não fazendo parte da área que ele atua, é magnífica. 👏👏👏
Esse livro foi, para mim, uma confirmação daquilo que eu estava buscando e descobrindo! Foi providencial! A forma como Lewis constrói as argumentações fez sentido pra mim, e cheguei à verdadeira fé Cristã através dele. Agradeço à Deus por ter permitido que eu compreendesse e encontrasse essa grande sabedoria.
Esses dias eu li uma ficção dele chamado O Grande Divórcio, bem curto mas com uma filosofia muito forte, eu recomendo muito a leitura para quem gosta dos livros dele
Gosto muito dos seus comentários. Sempre respeitosos ...nao sou atéia, mas tenho uma compreensão similar à sua em muitas coisas....eu jamais consigo me enqudrar em categorias, classificações. ..isso tem me rendido sérios problemas, mas ser eu mesma é algo inevitável rsrs
Muito legal! A sua sensatez ao falar sobre assuntos ligados a religião é extraordinária. Como cristão me sinto muito confortável em ouvir você. E acho que deva ser uma ótima pessoa pra sentar e simplesmente conversar sobre qualquer coisa. Haha, amo suas resenhas e críticas literárias. Sobre a questão da perfeição: alguns já responderam nos comentários: está ligado a questão da santidade, do desenvolvimento da salvação e do corpo. Depende da linha teológica que você estuda terão algumas pequenas diferenças, mas no geral, segue o princípio que C.S. Lewis falou. Sobre a questão do deixar a si mesmo no fim do livro: Não tem uma relação direta com o autoconhecimento (psicanalise), mas sim com o deixar de ser o centro da sua vida, como você bem disse. Acredito que o autoconhecimento auxilia a entendermos a natureza das nossas ações e reações, e dessa forma até contribui para o "deixar a si mesmo". Sigo um pensamento que talvez te ajude a compreender essas relações de forma prática: 1. Conhecer a Deus em primeiro lugar, pois Ele é o princípio de tudo; 2. Quando conheço a Deus, Ele me apresenta a mim mesmo. Pois foi ele quem me criou e só Ele sabe quem eu sou; 3. Quando aprendo quem Deus é e quem eu sou, aprendo a enxergar o próximo como Ele enxerga. E isso me ajuda na manutenção saudável dos relacionamentos. Espero ter ajudado de alguma forma. Abraço!
Uma das principais guerras do cristão é contra seu próprio Ego... para seguirmos a Cristo, precisamos negar essa idolatria do ego... por isso esse texto no final do livro... excelente análise
Olá Tati, amei sua resenha... sobre a questão do "eu" eu penso que ele está exatamente falando sobre o ego. Alho que pode te prender de forma tão sutil que você desperdiçasua vida sem aprender, sem evoluir e sem compartilhar... sinceramente, gosto muito do jeito que ele brinca com o leitor...
Tatiana, eu acho que você iria gostar bastante de ler a respeito da vida de São Francisco de Assis, visto sua influência no pensamento e no modo cristão como um todo. Recomendo a biografia "Legenda Maior" escrita por São Boaventura como porta de entrada pra esse "universo franciscano". O vídeo ficou ótimo!
Sim o final, é exatamente assim como vc deduziu, quando nos desprendemos do mundo e desejos, e focamos no que é eterno, isso quer dizer: nos abandonar, ai sim encontraremos nosso verdadeiro eu, o eu em cristo transformado, que enxerga o mundo da ótica cristã e real, mas essa é experiência pessoal, que os cristão tem, quando ele verdadeiramente tem esse encontro.
Não li ainda. Li, sim, "A abolição do homem" e fiquei muito satisfeito com a cultura, argúcia e perspicácia do autor ao perceber as leves e sutis intervenções na cultura com vistas a engenharia social. Pretendo, sim, ler "Cristianismo puro e simples" um dia. Obrigado por instigar esse meu interesse! Você é demais!
2 года назад+3
Essa tríade: cristianismo puro e simples, cartas de um diabo a seu aprendiz e abolição do homem é estupenda! Têm algumas partes do CPS e do AH que conversam entre si, e eu acho que o AH é o que melhor conversa com um público geral.
Cara Tatiana, admirável sua integridade intelectual, respeito pelas diferenças, e humildade em delimitar os limites de sua expertise e conhecimentos. Você é uma inspiração para sua audiência. Receba nosso carinho e gratidão por suas generosas partilhas aqui no canal! Parabéns!
Bom dia, Tati! ♥️ Fiquei muito feliz com a sua resenha. Uma pena que você não comentou sobre o trilema que C.S. Lewis expõe: Jesus seria lunático, mentiroso ou Divino. Lembro que foi um argumento que me chamou atenção quando li. De qualquer forma, adorei o vídeo! Bom domingo! 😘
Sou cristão e amo os livros do Lewis. Amei a resenha sobre esse livro. Vale ressaltar que ele usa textos biblicos para falar sobre alguns tópicos, textos das cartas paulinas principalmente. Estou acompanhando a leitura biblica e estou ansioso para chegarmos no novo testamento.
Tati, sou uma cristã, certamente mais leiga que Lewis, mas quando ele fala em perfeição, entendo que somente os Santos a atingem em vida, porém nossa obrigação é buscá-la ainda em vida, buscar a santidade.
Tati, o final é exatamente isso, sobre o ego. Exatamente isso. O que muitos buscam, por exemplo, no yoga vc se centra no seu eu para se encontrar. Na Palavra (Bíblia) diz exatamente o contrário: temos que nos despir de nós mesmos e nós centrarmos em Cristo para nós encontrar verdadeiramente... Um outro exemplo: no yoga, meditar é esvaziar-se. No Cristianismo meditar é encher-se da Palavra para se esvaziar do mundo. É isso.
Ouvir você falando com tanto respeito de um dos meus livros favoritos do meu autor favorito realmente não tem preço. Que bom que você é fora da caixinha do booktube, Tati!
Amei o vídeo! Acerca do trecho final, o que Lewis está dizendo é que nossa identidade só pode ser encontrada em Deus, de modo que ele não está necessariamente desprezando o autoconhecimento, ele apenas discorda dos métodos que usamos para chegar a ele. Se somos criados por Deus, nossa identidade pertence a Ele, é só a acharemos se buscarmos nele. John Piper diz que nunca vamos achar em nós mesmos nossa própria identidade. Acho que é isso que Lewis quer dizer.
A Tati é um exemplo de respeito com aquilo que ela não crê. Ela expõe suas dúvidas ou discordâncias sem debochar ou menosprezar Cristo. Tatiana tem mais atitudes cristãs que muitos cristãos kkkkk. Como nao amar e admiriar esta mulher???? Sem contar seu bom humor, não é mesmo? Bênçãos pra você Tati
Olá, Tati e pessoal do canal! Espero que estejam todos muito bem. Pra quem se interessar, esse livro é muito bem acompanhado com o Imitacao de Cristo, do Tomás de Kempis, em que grande parte das motivações do Lewis estão por lá explicadas e descritas em uma linguagem mais católica.
Muito bonito o respeito que você tem por ideias (e religiões) que não são suas. Sempre uma alegria ouvir as resenhas.
Sinto cheiro de feat. Brincadeira haha. Mas seria muito bom!
Wow! Salve, salve, Yago Martins!
yagooo!!! grava com a tatianaa kkkk
As resenhas dela são ótimas!!
Baita crossover ksksk
Sou cristão, amo o Lewis, e fico feliz em ver o seu respeito durante todo o vídeo. Que cristãos e ateus possam aprender a dialogar e se respeitar independentemente das diferenças 🙏🏼
Concordo Filipe. Gosto muito dos comentários dela, sempre com muito respeito.
Exato. A tolerância e sensatez da Tatiana serve de exemplo para todos.
Diálogo difícil. A luz não pode compactuar com às trevas.
@@davialmeida5916 O respeito da Tatiani Feltri com a cosmovisão cristã, ainda que ela seja ateia, revela lampejos da Imagem de Deus nela. Veja sobre "Graça Comum e Imago Dei" doutrinas cristãs que abordam isso.
@@marciosilvanascimento4611 Jo 8:24: "Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que EU SOU, morrereis em vossos pecados."
Não existirão argumentos diante do justo juíz de toda a terra.
Jo 3:18: "Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus."
Jo 14:6: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."
A Tatiana Feltrin tem uma posição em relação as ideias (que ela concorda e discorda) na qual eu acho impressionante. Ela é uma ateia, pegou um livro cristão e tratou ele com tamanho respeito, quando chegava nas partes que ela discordava, não tratou com deboche (igual certas pessoas que vimos por aí), e sim com bom humor e uma ironia quase que inglesa kkkkk. Por isso que não tem ninguém igual ela no meio booktuber, é um cisne negro.
Ponto fora da curva…❤
Ela é maravilhosa mesmo ❤
A Tati é única ❤
Tatiana é impar. Respeita sem humilhar ou debochar o cristianismo. Como nao amá-la?
perfeito. Sem debochar como em alguns comentarios por aqui....
Fiquei muito feliz quando soube que vc tinha lido C.S. de novo, Tati! Sobre o parágrafo final, isso é uma prerrogativa do que o próprio Jesus disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida". Quando Lewis diz que buscar a si mesmo é encontrar a decadência e a solidão, ele está querendo dizer que o sentido dessa vida não está no "eu" mas no "Ele", Deus, o Criador, até mesmo por que o próprio Cristo é a vida. Dessa maneira, só encontramos nossa verdadeira identidade e sentido pleno de quem somos através dEle. De maneira que, buscando Deus em primeiro lugar, como Lewis disse, eu acabo encontrando todas as coisas, até mesmo a mim. Largar os meus desejos é largar o que me afasta dEle e reconhecer Sua soberania. Salomão, em provérbios, diz que o princípio da sabedoria é o temor de Deus. Temor não é medo, pois uma das cartas do novo testamento fala que o medo não vem de Deus. Temor é respeito, reverência, ou como eu mesmo gosto de classificar, o "ok, esse cara existe mesmo". Partindo do princípio que eu sei que Deus existe, a minha percepção de sabedoria muda totalmente. Por que agora eu não me guio totalmente pelo que filósofos disseram, mas principalmente pelo o que Deus considera. É difícil explicar a minha vivencia na fé, é uma experiência pessoal de cada um. Mas é realmente muito interessante o fato de tantos mestres estruturarem suas vidas na busca dos seus interesses, do seu eu, e Jesus, ao contrário, dizer que o eu é a última coisa que você precisa se preocupar, por que você encontra todas as coisas nEle, pois nEle tudo subsiste. Jesus disse para vir até Ele e encontraremos descanso para nossas almas. Como o próprio Lewis disse, Deus não pertence ao tempo, mas o tempo pertence a Deus. Deus não "existe", por que ele nunca teve início. Deus é. Foi isso que Ele disse a Moisés: "Vá em nome do Eu Sou". Ele simplesmente é. E, quando eu descubro quem Ele é, com toda certeza descobrirei quem eu sou nEle! Enfim, não quero fazer uma pregação, mas achei interessante comentar isso contigo! Amo a leitura literária da Bíblia, aprendo muito com você!! Obrigado por esses vídeos incríveis. Ah, e, só queria avisar: vou orar por você!! 🥰❤️
Que beleza, Leonardo.
Belo testemunho Leonardo! 👍👏👏👏👏
Lindo, maravilhoso!!
@Marli Tirelli vdd
Todo cristão é muito chato qdo encontra um ateu…🙄
Primeira vez que sai o livro que votei no "você escolhe"... hahaha
Tati, como cristã, gosto muito de ouvir o seu ponto de vista de ateia, e também admiro demais o seu respeito pela fé dos outros. Você me inspira a ler cada vez mais. ❣
Sou uma cristã muito imperfeita, mas amei essa leitura. Li em inglês há muitos anos e depois reli nessa edição. Que trabalho maravilhoso a editora fez ao lança-lo. Acho que o mais bacana de Lewis e seus livros apologéticos é que falam de um cristianismo sem dogmas de igrejas específicas, permitindo que as pessoas que são encantadas por Cristo encontrem umas as outras mesmo com as diferenças de suas práticas religiosas. Obrigada pelo vídeo, Tati!
Ah e vamos lá, uma ateia que se permite ler livros de apologia cristã: isso é amor pelo conhecimento e pelos livros.
Concordo!
Já cheguei curtindo por causa da junção do Lewis contigo!
Exatamente assim!
Idem!
Sobre o trecho final: é o jeito elegante de Lewis reproduzir o "negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me" do próprio Cristo.
Tatiana, estou tentando entender: você não acredita em Deus, e está lendo a Bíblia em conjunto. Sei que existe a questão histórica, mas mesmo assim fica difícil imaginar que isso faça sentido.
C.S. Lewis escreveu o seguinte em seu livro best-seller, Cristianismo Puro e Simples:
Eu estou tentando prevenir que continuem dizendo a bobagem que as pessoas dizem frequentemente sobre Ele: “Eu estou pronto para aceitar Jesus como um grande professor de moral, mas eu não aceito a sua afirmação de ser Deus”. Isso é uma coisa que não devemos dizer. Um homem que fosse somente um homem e dissesse o tipo de coisas que Jesus disse não seria um bom professor de moral. Ele ou seria um lunático - no mesmo nível de um homem que afirma ser um ovo mexido - ou então ele seria o Diabo do Inferno. Você tem que fazer sua escolha.
Para Lewis, simplesmente não faz sentido dizer que Jesus é um grande professor de moral. Apenas alguns capítulos depois que Lucas nos dá essa versão das bem-aventuranças, o evangelista registra a grande reivindicação de Jesus de ser Deus. Lucas nos diz: “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar” (Lc 10, 22). Muitas vezes nas Escrituras, o próprio Jesus afirma diretamente ser Deus.
Alguém pode até questionar a confiabilidade das Escrituras, mas nesse ponto é preciso perguntar:
Por que acreditar no seu ensino moral?
Em outras palavras, se o texto não é confiável, por que usá-lo?
Para C.S. Lewis, então, as opções razoáveis a partir do Evangelho são:
(1) Jesus é um lunático,
(2) Jesus é um mentiroso ou
(3) Jesus é o Senhor (Deus-filho).
Ou esse homem era, e é, o filho de Deus, ou não passa de um louco ou coisa pior. Você pode querer calá-lo por ser um louco, pode cuspir nele e matá-lo como um demônio; ou pode cair a seus pés e chamá-lo de Senhor e Deus. Mas que ninguém venha, com paternal condescendência, dizer que ele não passava de um grande mestre humano. Ele não nos deixou essa opção, e não quis deixá-la.
Diante desse argumento, defendido pelo apologista cristão C.S. Lewis, o que devemos concluir?
O que, então, é razoável pensar sobre Cristo?
- Eu afirmo DEUS. Ponto!
Para entender essa parte da "completude na morte" sugiro " O Problema da Dor" do Lewis também. Lá ele explica o que significa ser completo em termos cristãos e porque morrer faz parte disso.
C.S. Lewis foi dono de uma imaginação formidável e invejável. Por isso, tudo o que ele escreveu merece leitura. stei muito.
Amei a iniciativa dela ler livros religiosos, sendo que a maioria que não acredita passa longe. Mas a tati não é maioria né gente s2
Essa discussão sobre o tempo me lembrou a análise de Santo Agostinho em Confissões. Bom domingo Tati!
Lewis pega muito as ideias de santo Agostinho. Acho que foi até intencional as vezes
Lembrou-me também uma cena de Interestelar.
Oi .Boa tarde !
Também sou ateia e posso dizer que foi com você Tati que aprendi a não ser limitada. A magia da leitura é compreender o mundo e as pessoas.
Obrigada
E lembrando: quem ainda não assistiu a "Guerra do imaginário", com os 3 grandes escritores, C.S. Lewis, Tolkien e Chesterton, está perdendo tempo. Super indico essa super produção da Brasil Paralelo falando sobre esses 4 grandes homens. Maravilhoso!
É excelente de fato!
O melhor do documentário da minha vida!
Não me refiro ao documentário em si, até pq não o assisti, mas é uma pena misturarem religião com (briga) política, desinformação, ignorância e etc. etc. etc
Peço a Deus pela sua conversão.
Deus tem ouvido pois tempos atrás ela disse no Instagram que não se considera mais ateia
Amamos quando você comenta e discute conosco sobre livros de autores cristãos, Tati! Beijo, Bom domingo! 💗
Sobre o trecho final do livro, para compreender melhor o "...abra mão do seu eu...", leia Imitação de Cristo de Tomás de Kempis.
Viva 🎉 Tati é demais! Uma gigante na trincheira contra a burrice. E a humildade de entender o lugar de cada coisa, mesmo não professando crença nenhuma… todos aprendemos muito pela sua postura!
Sim. Sigo a Tati desde 2013 e também seguia muitos outros booktubers que apareceram . Porém atualmente só permaneço com a Tati e não perco um video . Assisto esporadicamente mais duas outras booktubers , o restante infelizmente parei de seguir . Quando não era ler mais do mesmo ,era tentando empurrar nos seguidores suas ideias politicas , cerceando a liberdade do pensamento. Inclusive teve uns que ajudaram na campanha de cancelamento da Tati ,por acharem que ela não era de esquerda 🤮🤮. Enfim ,competência, variedade e fugir do óbvio, só aqui mesmo no canal da Tati.
Lewis, Tati e domingo = combinação perfeita. ❤💐🫂
Obbaaaaa! Esperando essa resenha! Bom dia a todos!!🌻🌹
Esse final do livro que deixou você incomodada é uma referência de Lewis a uma fala de Jesus em Mateus 16,25: "Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, acha-la-á.". O cristianismo de forma alguma pede a renúncia do conhecimento de si mesmo, pelo contrário, exames de consciência regulares (para não dizer diários) são essenciais na vida cristã. O sentido aí é justamente o que você entendeu: abandonar a si mesmo (nossos desejos, ego, vontades, defeitos) para encontrar a Cristo.
Isso msm. Mas, eu arrisco ir além; interpretando literalmente: "perder a vida".
Tati maravilhosa!! Sou católica e sempre que vejo seus vídeos comentando sobre esse tipo de leitura, fico admirada por seu respeito, sendo ateísta, com o cristianismo.
Ainda não li o livro, mas venho aqui expressar o profundo respeito pelo seu trabalho, quando se está comprovado que tem uma maturidade especial ao praticar sua leitura de forma realmente isenta e respeitosa, livre de depreciações ideológicas, anacronismos, e o que é mais incrível, trazendo às vezes críticas aos conteúdos das obras, sem que precise ofender alguém. Parabéns e sucesso sempre!
Tati, seria legal te ver lendo o “Surpreendido pela alegria”, onde o Lewis fala um pouco sobre sua conversão do ateísmo para o cristianismo.
Esse livro realmente é excelente!
Estou lendo-o, sou fascinada pelas obras de Lewis
Amo esse livro ❤
Vai querer converter ela tb? 🥱
@@variedades4380 sim
Muito interessante, já fiz a leitura deste livro e me vi relendo ele, de uma forma diferenciada, com o vídeo. Hoje sou cristão evangélico pela graça e misericórdia de Deus e já me considerei sem Deus por algum tempo da minha vida. Inicialmente era católico romano, mas com o percorrer da vida me distanciei da fé católica que era uma herança familiar. Mas no tempo em que vivi sem acreditar em Deus, quando as coisas iam bem eu conseguia viver assim, mas com o passar do tempo tive muitos problemas que me vi de uma maneira insuficientemente incapaz de passar por este período ruim sozinho de resolver minhas lutas sem buscar por "Alguém" que realmente pudesse ter a suficiência necessária para me ajudar e me vi buscando a Deus por uma necessidade primeiramente momentânea de dificuldade e com o passar do tempo percebi que passava por uma necessidade eterna, meus problemas não era somente de ordem momentânea, mas de ordem existencial e eterna e somente Deus em Cristo Jesus me ajudaria a resolvê-la. O problema do ser humano é muito maior do que ele pensa ou esteja passando, seja física, emocional, psicológica, financeiro, familiar, conjugal, o problema do ser humano é um problema eterno, de ordem eterna e não de ordem momentânea, presente, mas isso ocorre para nos levar a pensar em Deus e se nos abrirmos para Ele, Ele nos levará a Jesus que é quem pode unicamente nos reconciliar com Deus que nos salva do problema eterno de nossas almas que é o de sermos perdoados e aceitos por Deus, pois desde o jardim no Éden nos desligamos de Deus por conta de nossa desobediência e rebeldia a Ele, simplificando, o pecado é a desgraça da raça humana e Deus veio em Cristo trazer a libertação, a salvação e a redenção. Deus te abençoe com vida e vida com abundância em Cristo Jesus nosso Senhor e Salvador.
Amém 🙏
Recomendo o livro "Do poço à luz" da amazon. É uma leitura simples e curta. Tratasse de um testemunho de uma pessoa que buscou a morte e encontrou a vida com Jesus. Esse livro mostra como é incrível e agradável ter a presença de Deus em nossas vidas e tenta abrir nossos olhos sobre como nos comportamos ou deveríamos nos comportar com essa presença. Nos orienta a ler a bíblia e a buscar pela presença de Deus, que é o diferente de apenas conhecer a Deus. Achei incrível a forma que ele nos apresenta a história por meio de um conto e a profundidade do amor nas orações.
Tati você é sempre muito maravilhosa nas análises, sempre respeitosa, curiosa e sincera. Por mais pessoas como você querida.
Tati, amei sua análise! Sobre o trecho final, sempre entendi o que ele chama de “buscar a si” não como conhecer a si, mas como buscar em si as respostas e o sentido das coisas. Nesse sentido, conhecer a si mesmo não equivale a se entender como suficiente.
Eu já estava de plantão aqui desde às 09h57 😂😂😂
Por isso amo seu canal Tatiana ,você mostra que precisamos sair de nossas bolhas.
Exatamente
Que alegría ver essas leituras maravilhosas! Lewis foi um grande influenciador, responsável pela formação de muitos outros escritores com valores éticos e morais dignos da vida. Parabéns!
Oi, Tati. Como sempre muito sincera e respeitosa. Sobre aquele ponto final, uma coisa muito marcante para o cristão é o desapego de si mesmo, no sentido de que quando buscamos satisfazer apenas nossos desejos, estamos sendo egoístas, porque não somos o centro do mundo e em alguns momentos precisaremos abrir mão de algo, precisaremos suportar um sofrimento, precisaremos fazer algo que não gostamos, mas que é nossa obrigação, entre tantas outras coisas que fazem parte da vida. Olhar para Cristo nos ajuda a enfrentarmos essas coisas com um propósito e uma esperança, olhando para nós mesmos, viveremos uma vida vazia e sem sentido.
Tati, o mais importante na vida, são as atitudes, o respeito.. o conhecimento, o autoconhecimento e a prática no bem. Os rótulos de nada valem. Te adoro e admiro pra caramba. 👍👍🥳🥳💙💙
amei ver a Tati lendo Lewis! eu amo cristianismo puro e simples (meu preferido segue sendo o cartas de um diabo)
as alfinetadas que Lewis da durante toda a leitura é incrível
não tem como ler confortavelmente 😂 e a preguiça intelectual me pegou quando li
amei a resenha
Também gosto mais do "Cartas", mas o Cristianismo Puro e Simples tbm é sensacional.
Olá Tati, mais uma resenha fantástica.
Você é atéia, mas não é militante, é respeitosa e inteligente, pois sabe que sempre há algo a se aprender.
Os militantes, sejam ateus, sejam religiosos, sejam ideológicos, são muito chatos, afastam as pessoas e não agregam em nada.
Bem verdade o que você diz 👏👏👏 acima das crenças deve existir o respeito pelo outro.
Eu já trabalhei na HarperCollins e sempre me emociono quando vejo os livros de lá sendo comentados pelos meus RUclipss favoritos. Estou feliz que finalmente os direitos de "As Crônicas De Nárnia" voltaram para a HarperCollins Brasil. Com relação ao tempo, deixei-me "tentar" exemplificar: imagine que você está andando por uma estrela e a sua frente, na direção contrária, vem alguém e diz: dê a volta, pois a seguir tem um enorme buraco e se continuar você irá cair.
Nesse exemplo, cabe a nós (livre arbítrio) escolher seguir o concelho ou não.
Essa é a relação Deus Onisciente X homem livre arbítrio. Deus nos avisa e direciona, pois sabe o que irá acontecer, mas cabe a nós a escolha. Um outro exemplo disso é em Mateus 26: 33-35.
"33 Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei.
34 Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás.
35 Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja mister morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo."
E todos nós sabemos que Pedro negou a Cristo 3 vezes e os discípulos fugiram. O Senhor nos alerta, porém Ele nos conhece melhor que nós mesmo e por isso, sabe as decisões que iremos tomar e sabe se iremos obedecer ou não a Sua voz.
Bom, espero ter ajudado um pouco. ☺️
Bom dia. Como é maravilhoso ouvir você falar sobre esse ou qualquer livro. Uma linguagem clara, objetiva e bela. Parabéns! Parabéns mesmo!
Bom domingo Tati 😀
Lewis de volta no canal ❤
Em relação ao último trecho do livro, é algo bastante abordado no Novo testamento. O Apostolo Paulo chega a afirmar a frase:
Gálatas 2: 20
''Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.''
Ser Cristâo, envolve morrer para si mesmo. Ninguém encontra Cristo sem abandonar seu próprio ''eu''. Somos imitadores de Cristo.
Ficará mais claro a ideia quando você chegar ao novo testamento.
Bom domingo,Tati!!😊
esse trecho é lindo e muito verdadeiro para o cristão. Quando me converti ao catolicismo, foi o que senti, e é a forma como busco viver, não eu vivo mas Ele vive em mim
Muito bom 👏 🙏
Bom dia, Tati! Acabei de chegar em casa e vejo essa surpresa maravilhosa em forma de vídeo. É o meu autor favorito, comentado por uma das pessoas que mais admiro (você). Obrigada por tudo. Ótimo domingo! ❤
Sou cristã, professora de Língua Portuguesa e tenho muito respeito pelo seu trabalho, pois você é extremamente competente no que se propõe: analisar e informar de modo respeitoso, entusiasmado, por vezes, a beleza da arte literária. Parabéns, Tatiana.
Quando vi o resultado do "você escolhe", comecei a relê-lo, aí empolguei em Lewis e já estou no 2 volume da trilogia cósmica kkkk. Bom domingo a todos.
Edit. Em relação ao último parágrafo, a questão é que o homem não pode se ver como um fim em si mesmo (Platão já alertava sobre isso), pois esse caminho se estreita até haver o que hoje chamamos de niilismo. O "sentido" - metafisicamente falando - da existência, se reduzido à materia (homem enquanto animal) torna-se desprovido de um valor eterno. Nesse aspecto, para um cristão, a resposta é a busca de sentido em Cristo. Mas mesmo os gregos politeístas já discorriam sobre isso.
Esse livro entrou na minha vida quando eu já não era ateu, portanto não o considero tão forte no sentido catequista. Nesse quesito, acho Chesterton e Dostoiévski mais cascudos, no bom sentido.
Vídeo excelente, Tati. Quando chegar no novo testamento, leia "A vida de Cristo", do Fulton Sheen, que também era um baita escritor.
Ele "escreve fácil", né? Uma fluidez que dá gosto
@@tatifeltrin exato, Tati! Nesse aspecto, a meu ver, supera o próprio Tolkien.
É por isso que você é um grande nome da booktuberfesra, pois mesmo sendo atéia consegue falar de um livro apologético cristão de forma ética e profissional. Diferente de outro booktubers que só querem falar para a bolha ideológica deles
A Tatiana é ateia e bastante respeitosa, nao consigo imagina-la falando nesses termos "bolha ideologica deles"... Sou catolica e sim, falamos e estudamos sobre nossa fé. Porque nossa fé incomoda tanto? Ou será que o cristão deveria ser calado para não incomodar quem não cre? Se não crê em nada, sugiro que deixe nós, que vivemos em uma bolha, como disse, de lado. Não se incomode conosco. Procure viver sua vida, da forma como a deixar mais feliz, sem desrespeitar a fé do proximo
@@kassiogomes8498 o problema é que vcs não sabem respeitar quem crê em algo. Já fui arrogante assim mas dei uma chance pra ver se tudo isso era verdade, e cá estou. A vida sem Jesus não tem sentido. Um dia você descobrirá isso
@@lu904 minha querida, do que você tá falando? Eu me referi a ideologia política. Pessoas que só lêem livros de esquerda
Livro dos mais interessantes. É uma boa base para a racionalidade do cristianismo.
Sou cristã, também amo Lewis, e amo o canal da Tati e a forma como ela é sempre respeitosa e traz bons " diálogos" a tona! Muito feliz com a resenha de mais esse livro do Lewis! 😊💙
Jesus falou sobre negar-se a si mesmo e segui-lo. É uma prerrogativa importantíssima no cristianismo.
Amei o vídeo,! Vou tirar meu livro da estante rsrs
Tati. Sempre gosto das suas análises, obrigado. Quanto ao seu comentário sobre 'conheça te a ti mesmo' como contraditório ao 'não busque por ti', entendo que ao realmente te conhecer vc saberá o que em suas ações é ego e saberá que a busca do si (ego) é infrutifera.
Sobre o ultimo trecho, é exatamente o que vc interpretou: É uma forma poética de falar sobre desprender do próprio egoismo. Não apegar-se a si mesmo, às proprias ideias e à propria vontade soberba.
Compreender que nada é propriamente nosso, nem mesmo a nossa vida (afinal, uma hora ela vai deixar a gente), faz com que sejamos humildes e bons.
Mas se nós nos prendemos a nós mesmos, nossas qualidades (ou o que achamos ser qualidade), nossas posses, até certas convicções, nós vamos inevitavelmente nos fechar e nos tornarmos egoistas, maus e cheios de ódio.
Não dá pra ser feliz e verdadeiramente bom quando estamos fechados em nós mesmos.
E morrer para si é uma figura de linguagem para dizer que estamos deixando de ser quem éramos, para poder sermos melhores. Quem se apega ao passado e não muda, não consegue crescer e inevitavelmente cai no ressentimento
Adoro o seu canal!!!
Esperando ansioso pela análise do livro do Lewis: O grande divórcio
Incrível e amável como sempre. Adoraria que você comentasse sobre A Biblioteca da Meia-Noite, Tatiana.
Bom dia! Vim pela minha esposa, ela é muito sua fã! Lewis é um dos meus autores preferidos (já leu a trilogia cósmica? É bem legal). Gostaria de falar sobre dois pontos que você levantou no vídeo. O primeiro é sobre a perfeição do cristão que Lewis coloca como alcançada apenas após a morte. Essa discussão é do campo teológico da soteriologia. Mas, em resumo (dentro de uma visão mais reformada), quando da 'conversão', o Cristão é Salvo, mas inicia o processo de santificação que culminará, após a morte, na ressurreição do corpo, perfeito e incorruptível (é um conceito popularmente conhecido como "já agora, mas ainda não).
Sobre o último trecho do livro, acredito que ele não esteja citando a psicanálise. Mesmo porquê ele elogia a psicanálise, mas não a visão dos teóricos sobre o cristianismo (salvo engano). Mas o que ele quer dizer em relação a isso parece mais ligado ao conceito de depravação ou o conceito de Queda. Novamente dentro do escopo reformado, quando nossos primeiros pais caíram, eles submeteram toda a humanidade (e toda a Criação), a um estado de depravação. Nesse, ponto todo ser humano é inclinado para o mal. Então, ao seguir seu próprio eu, ele estará se aprofundando nessa corrupção e, ao fim, receberá o salário do pecado, que é a morte (quando você chegar à Carta aos Romanos, você verá). Então, essa questão do "abandono do ego" proposta por Lewis não é semelhante à busca por iluminação do budismo.
Bem, é isso. Espero que tenha ajudado 😁
Ansioso pra ver a Tatiana Feltrin na Conversa Paralela!!!
Esperando o vídeo de domingo para ir tomar café! Hahah
Tati, traz mais livros do yukio mishima, amei sua resenha sobre Confissões de uma máscara.
Ansiosa por esse vídeo!
Tenho nenhum contato com o material do CS Lewis mas a forma que você analisa a obra dele, principalmente não fazendo parte da área que ele atua, é magnífica. 👏👏👏
Bom dia, Tatiana, você já leu Surpreendido pela Alegria? É a autobiografia do Lewis, vale muito a pena!
Reforço a recomendação. É excelente!
Tati lendo Lewis = ♥️♥️♥️
Esse livro foi, para mim, uma confirmação daquilo que eu estava buscando e descobrindo! Foi providencial! A forma como Lewis constrói as argumentações fez sentido pra mim, e cheguei à verdadeira fé Cristã através dele. Agradeço à Deus por ter permitido que eu compreendesse e encontrasse essa grande sabedoria.
Esses dias eu li uma ficção dele chamado O Grande Divórcio, bem curto mas com uma filosofia muito forte, eu recomendo muito a leitura para quem gosta dos livros dele
Gosto muito dos seus comentários. Sempre respeitosos ...nao sou atéia, mas tenho uma compreensão similar à sua em muitas coisas....eu jamais consigo me enqudrar em categorias, classificações. ..isso tem me rendido sérios problemas, mas ser eu mesma é algo inevitável rsrs
Tatiana tem dois Ben-Hur como apoiador. É muito chique!
Muito legal! A sua sensatez ao falar sobre assuntos ligados a religião é extraordinária. Como cristão me sinto muito confortável em ouvir você. E acho que deva ser uma ótima pessoa pra sentar e simplesmente conversar sobre qualquer coisa. Haha, amo suas resenhas e críticas literárias.
Sobre a questão da perfeição: alguns já responderam nos comentários: está ligado a questão da santidade, do desenvolvimento da salvação e do corpo. Depende da linha teológica que você estuda terão algumas pequenas diferenças, mas no geral, segue o princípio que C.S. Lewis falou.
Sobre a questão do deixar a si mesmo no fim do livro: Não tem uma relação direta com o autoconhecimento (psicanalise), mas sim com o deixar de ser o centro da sua vida, como você bem disse. Acredito que o autoconhecimento auxilia a entendermos a natureza das nossas ações e reações, e dessa forma até contribui para o "deixar a si mesmo". Sigo um pensamento que talvez te ajude a compreender essas relações de forma prática: 1. Conhecer a Deus em primeiro lugar, pois Ele é o princípio de tudo; 2. Quando conheço a Deus, Ele me apresenta a mim mesmo. Pois foi ele quem me criou e só Ele sabe quem eu sou; 3. Quando aprendo quem Deus é e quem eu sou, aprendo a enxergar o próximo como Ele enxerga. E isso me ajuda na manutenção saudável dos relacionamentos.
Espero ter ajudado de alguma forma. Abraço!
Em 17:19 do vídeo, lembrou-me muito Padre Antônio Vieira!
Uma das principais guerras do cristão é contra seu próprio Ego... para seguirmos a Cristo, precisamos negar essa idolatria do ego... por isso esse texto no final do livro... excelente análise
Livro incrível. Autor sensacional. Excelente resenha.
Espero um dia ver as resenhas dos livros:
Problema da Dor
Anatomia de um luto
Trilogia cósmica
Beijos de Arapiraca Alagoas. Tatiana. Admiro muito seu trabalho de divulgação de livros. Passei à ler mais por sua causa. Obrigado, Manoel.
Olá Tati, amei sua resenha... sobre a questão do "eu" eu penso que ele está exatamente falando sobre o ego. Alho que pode te prender de forma tão sutil que você desperdiçasua vida sem aprender, sem evoluir e sem compartilhar... sinceramente, gosto muito do jeito que ele brinca com o leitor...
Tatiana, eu acho que você iria gostar bastante de ler a respeito da vida de São Francisco de Assis, visto sua influência no pensamento e no modo cristão como um todo. Recomendo a biografia "Legenda Maior" escrita por São Boaventura como porta de entrada pra esse "universo franciscano". O vídeo ficou ótimo!
Sim o final, é exatamente assim como vc deduziu, quando nos desprendemos do mundo e desejos, e focamos no que é eterno, isso quer dizer: nos abandonar, ai sim encontraremos nosso verdadeiro eu, o eu em cristo transformado, que enxerga o mundo da ótica cristã e real, mas essa é experiência pessoal, que os cristão tem, quando ele verdadeiramente tem esse encontro.
Não li ainda. Li, sim, "A abolição do homem" e fiquei muito satisfeito com a cultura, argúcia e perspicácia do autor ao perceber as leves e sutis intervenções na cultura com vistas a engenharia social. Pretendo, sim, ler "Cristianismo puro e simples" um dia. Obrigado por instigar esse meu interesse! Você é demais!
Essa tríade: cristianismo puro e simples, cartas de um diabo a seu aprendiz e abolição do homem é estupenda!
Têm algumas partes do CPS e do AH que conversam entre si, e eu acho que o AH é o que melhor conversa com um público geral.
Bom dia, Tati! Ótimo domingo por aí!
Um dos vídeos mais esperados!
Cara Tatiana, admirável sua integridade intelectual, respeito pelas diferenças, e humildade em delimitar os limites de sua expertise e conhecimentos. Você é uma inspiração para sua audiência. Receba nosso carinho e gratidão por suas generosas partilhas aqui no canal! Parabéns!
Realmente, Lewis nos provoca ao máximo nesse livro! Difícil cansar de te ouvir! Obrigada por tão rico conteúdo!😊
Bom dia, Tati! ♥️
Fiquei muito feliz com a sua resenha. Uma pena que você não comentou sobre o trilema que C.S. Lewis expõe: Jesus seria lunático, mentiroso ou Divino. Lembro que foi um argumento que me chamou atenção quando li.
De qualquer forma, adorei o vídeo! Bom domingo! 😘
Sou cristão e amo os livros do Lewis. Amei a resenha sobre esse livro. Vale ressaltar que ele usa textos biblicos para falar sobre alguns tópicos, textos das cartas paulinas principalmente. Estou acompanhando a leitura biblica e estou ansioso para chegarmos no novo testamento.
Ah! Não sei se estou vivendo ou esperando esse vídeo sair ❤❤❤
Ah, se todo mundo tivesse o respeito que vc tem com tudo. É admirável!!!
Tati, sou uma cristã, certamente mais leiga que Lewis, mas quando ele fala em perfeição, entendo que somente os Santos a atingem em vida, porém nossa obrigação é buscá-la ainda em vida, buscar a santidade.
Parabéns pelo excelente conteúdo. Por mais C. S. Lewis aqui no canal.
Tati, o final é exatamente isso, sobre o ego. Exatamente isso. O que muitos buscam, por exemplo, no yoga vc se centra no seu eu para se encontrar. Na Palavra (Bíblia) diz exatamente o contrário: temos que nos despir de nós mesmos e nós centrarmos em Cristo para nós encontrar verdadeiramente...
Um outro exemplo: no yoga, meditar é esvaziar-se. No Cristianismo meditar é encher-se da Palavra para se esvaziar do mundo.
É isso.
A Tatiana é sensacional. Seus comentários isentos de emoção e apologias é o que tem de melhor nas análises literárias!
Ouvir você falando com tanto respeito de um dos meus livros favoritos do meu autor favorito realmente não tem preço. Que bom que você é fora da caixinha do booktube, Tati!
Tati, você é muito maravilhosa e muito abençoada por Deus!!!! Amo seus vídeos e a sua pessoa!!!!
Estava esperando muito por esse vídeo! Obrigado Tati pelo seu conteúdo!
Amei o vídeo! Acerca do trecho final, o que Lewis está dizendo é que nossa identidade só pode ser encontrada em Deus, de modo que ele não está necessariamente desprezando o autoconhecimento, ele apenas discorda dos métodos que usamos para chegar a ele. Se somos criados por Deus, nossa identidade pertence a Ele, é só a acharemos se buscarmos nele. John Piper diz que nunca vamos achar em nós mesmos nossa própria identidade. Acho que é isso que Lewis quer dizer.
A Tati é um exemplo de respeito com aquilo que ela não crê. Ela expõe suas dúvidas ou discordâncias sem debochar ou menosprezar Cristo. Tatiana tem mais atitudes cristãs que muitos cristãos kkkkk. Como nao amar e admiriar esta mulher???? Sem contar seu bom humor, não é mesmo?
Bênçãos pra você Tati
Gostei dessa resenha. Estou aprendendo muito com esse canal. Muito obrigado!
Café passado, e vídeo da Tati. Bom dia!
Tati, faz um vídeo do mapas do significado! É maravilhoso!
Sobre o final do livro, leia _“O Mundo Perverso”_ de Gustavo Corção, 1975.
Sou cristã e admiro muito você. Parabéns pelo seu trabalho.
Ah! Como eu queria um playlist dedicada a todos os livros de Lewis... 😍
Olá, Tati e pessoal do canal! Espero que estejam todos muito bem.
Pra quem se interessar, esse livro é muito bem acompanhado com o Imitacao de Cristo, do Tomás de Kempis, em que grande parte das motivações do Lewis estão por lá explicadas e descritas em uma linguagem mais católica.
Interessante! Tenho o livro e uma playlist comentada pelo Frei Gilson! Lerei!
Tatiana, parabéns pela demonstração de respeito ao tema e pela curiosidade intelectual de entendê-lo melhor.
Estava esperando seu vídeo !😊