Devido a pandemia quase desisti do canal. Por favor, INSCREVA-SE no canal e ajude a manter este trabalho. Se ainda estiver com duvidas por favor faca novamente. Mas estou de volta e agora com a loja www.cursotermometria.com.br
Acabei de lançar na internet o Portal Termorresistência Pt100 (www.pt100.com.br) e nele vou reunir todo o meu conhecimento sobre o assunto em um unico lugar. Desta forma conseguirei desvincular os assuntos de Pt100 do site site www.termopares.com.br e assim facilitar a procura de assuntos sobre estes dois temas muito interessantes.
Oopre Olá! obrigado pelo seu comentário. Apenas peça para o professor citar a fonte rsrsrsrs.Com isso mais colegas seus irão aproveitar os vídeos. Um grande abraço e obrigado pelo seu comentário.
Oi Adriano. Quem bom que está gostando. Estou preparando muitos videos interessantes aqui para poder apresentar a vocês. Se gostar não deixe de curtir os mesmos; isso ajuda a divulgar este trabalho. Também deixe aqui seus comentários e duvidas e terei o maior prazer em ajudá-lo. Muito obrigado!!!!
Parabéns e muito obrigado professor José Eduardo!!!! Teus vídeos são de excelente didática e elevado conhecimento técnico!!! Muito relevante para nosso aprimoramento e capacitação profissional!!!
Bom dia Giovanni. Agradeço muito seu comentário!! Além de ser muito importante ao conteúdo do canal os comentários também é uma das formas que temos a medição dos trabalhos que aqui são realizados. Fico muito satisfeito que estou atingindo o meu objetivo principal que é capacitar novos profissionais na área. Um abraço!
Parabéns professor Eduardo pelas excelentes aulas. Fiquei interessado pela planilha para cálculo da tensão do termopar tipo K, fiz como o senhor falou, cliquei no ENVIAR endereço de e-mail mas não consegui encontrá-lo em nenhum lugar. Poderia me ajudadar?? Obrigado
Todas as planilhas que tenho estão disponibilizadas para consulta ou download no site www.temperatura.com.br. é ainda todas estão disponíveis na página inicial para facilitar sempre que precisar, não precisa nem ficar procurando muito.
Certo, devido suas apresentações serem muito boas, me gerou o interesse de fazer o curso com vocês. O comentário foi uma dedução de que vocês teriam mais a mostrar para quem fizesse parte do curso.
Com relação a sua dúvida, agora entendi perfeitamente o que precisa. Tenho muita coisa a apresentar, muita mesmo e talvez pelo fato de ter a preocupação com a qualidade isso faça com que a quantidade de videos na semana ainda seja pequena. Já dei muitos treinamentos em empresas e até SENAI e ETEC's porém como o deslocamento muitas vezes é complicado e o custo muitas vezes os contratantes não querem investir, achei na internet um ponto para poder prover todos deste conhecimento. Se fizer parte de uma empresa e quiser o treinamento posso estudar. Aqui terá acesso a muito conteúdo porém com uma velocidade de apresentação que não seja a desejável a você.
seguinte estou cursando engenharia elétrica, e preciso apresentar um trabalho sobre geração de energia utilizando termopares. Mas não estou sendo feliz nas minhas pesquisar. As melhores explicação vem das sua video aula, mas eu ainda estou bastante confuso, ter mais conteúdos sobre geração de energia, e se é possível aproveitar a energia gerada de um termopar para ligar por exemplo maquinas. Se poder me ajudar ficarei muito agradecido. ATTÉ
Olá Rodrigo! Obrigado por assistir aos vídeos. Muito boa a sugestão. Apenas para entender melhor a sua necessidade você usa essa constante de tempo no seu dia a dia? Me explique a sua aplicação para que eu possa te ajudar e depois até fazer um vídeo sobre este assunto.
Boa noite professor! Estou cursando uma disciplina de medições em engenharia mecânica e será necessário realizar um experimento calculando o tempo de resposta em um termopar. Vou ter que explicar na teoria em forma de apresentação e fisicamente em laboratório. Desde já agradeço.
Bom dia professor! O tempo de resposta a que me refiro é a constante de tempo que equivale a 63% do sensor em forma de grafico. Ou seja, como conseguir este valor através de experimentos. Obrigado.
Olá Jansen, bom dia. Não lembro de algum comentário seu e assim agrdeço muito por disponibilizar seu tempo para fazê-lo. Isso ajuda demais o nosso canal e nos faz crescer e ofecer mais a todos os que o acompanham. Fique a vontade. Já é um inscrito? goo.gl/1zZ2y5
Boa Noite,Se na junta quente tiver a temperatura de 538 graus, no cabeçote 28 graus e no indicador por estar em um painel esteja em 40 graus, como ficaria o cálculo.Obrigado.
José Eduardo Toselli ola...por favor poderia esclarecer uma duvida, onde trabalho existe um forno usando para aquecer tarugos de aço para a laminação, nas quatros zonas de aquecimento são usados termopares tipo "S", é possível utilizar o tipo "N", para um forno que atinge aproximadamente 1200 graus celsos?
Bom dia, sim poderia usar o tipo N porém com bainha em nicrobell. Mas para isso precisa analisar o processo de modo a verificar que se além da temperatura existem gases que possam atacar a bainha do tipo N. Se quiser me mandar seu email posso analisar se quiser. Isso é possível sim!
José Eduardo Toselli Obrigado pela esclarecimento, o forno em questão é aquecido através da combustão, gás natural e ar de combustão, os termopares instalados usa bainha de cerâmica, isolação mineral. email. wag.wda@hotmail.com
cara, vc postou hj este video, mt obrigado, estou estudando termopares e axo mt dificil e vc deixou td mt claro. Mas o problema é que nao existe um video expecifico de termorresistencia pt100, e se vc puder fazer o quanto antes para jogar no youtube ficaria mt grato, ou me passasse um site onde posso estudar. obrigado
achei muito fácil sua explicação, porem tenho uma duvida, os termopares tipo k envolvidos com miçangas em porcelana ligados a um registrador novus,a diferença de temperatura que o termopar capta é uma mais percebo que a temperatura interna está muito acima que o registrador me mostra, então será que o problema seria o registrador???
Ola amigo. Obrigado por seu comentário. Veja muito provavelmente o problema é no termopar. Deve estar contaminado o que e comum na montagem com isoladores. Precisa criar um tempo de vida deles com sua realidade e criar situações de trocas programadas. Precisaria entender o processo e ver alternativas. Tenho um estudo de fio k de 6 mm com bons resultados. Se quiser testar entre em contato whatsapp 11 97771-7772
Professor, usando seu exemplo. Se eu coloco mais um termopar ( ou mais) em paralelo com outro termopar, usando um registrador de temperatura, sendo cada termopar tem temperaturas diferentes dentro do mesmo forno (ex. um fica mais perto da chama), como ficaria a indicação de temperatura ou a sua média ? lembrando que so uso um registrador de temperatura. Obrigado
Devido a pandemia quase desisti do canal. Por favor, INSCREVA-SE no canal e ajude a manter este trabalho. Se ainda estiver com duvidas por favor faca novamente. Mas estou de volta e agora com a loja www.cursotermometria.com.br
Devido a pandemia quase desisti do canal. Por favor, INSCREVA-SE no canal e ajude a manter este trabalho. Se ainda estiver com duvidas por favor faca novamente. Mas estou de volta e agora com a loja www.cursotermometria.com.br
Agora entendi porque a solda não interfere nas medidas do termopar.. Mas por ex.: Cortando uma das partes do termopar para inserção de outro material, o termopar original ficará menor, e eu penso que a mV. medida não será a mesma da medida anteriormente... Neste caso, toda vez que o termopar for submetido à solda, este terá que ser recalibrado? Desculpe se disse coisa errada. Obrigado!
S SOUZA Olá Souza. Veja pela lei dos metais intermediários podemos incluir uma liga diferente no termopar desde que as junções estejam a mesma temperatura. Estando a mesma temperatura é como esse material "diferente" não existisse. Isso independe do comprimento das ligas do termopar, apenas o fato gerador da milivoltagem se concentra na sua extremidade soldada. Essa extremidade tem que ser feita das ligas do termopar, e o condutor diferente só pode ser inserido entre os fios. Gostei da pergunta e vou fazer um vídeo disso montando uma experiência em bancada. Toda vez que soldamos um termopar não há necessidade de fazer a calibração desde que os fios sejam calibrados e se comportem como um termopar normalizado. Atualmente sou gestor da fábrica de sensores de temperatura da Contemp e acumulo a função de gerente de produção e soldamos ligas diariamente e não precisa recalibrar os fios depois de soldados. Espero que tenha te ajudado, mas vou fazer um vídeo sore isso futuramente e te aviso quando estiver publicado.
S SOUZA Esqueci, não precisa pedir desculpas, dúvidas são dúvidas e precisam ser sanadas. Tenho prazer em ajudar e sempre que tiver dúvidas, fique a vontade.
Ola Breno segue a solução para a sua dúvida, Agradeço muito seu comentário que muito me motiva a continuar. Estou disponibilizando os programas de cálculo de sensores em uso em pressão, dimensionamento para tubulações, tanques, fornos. Também calculo de ressonância em locais com vazão existente. Whatsapp 11 9 7771-7772 Não deixe de conhecer o conteúdo em PDF com toda a teoria e links ativos para assistir a todas as aulas de modo organizado. Temos a opção com emissão de certificado de conclusão. Visite a loja virtual www.cursotermometria.com.br Os recursos ajudarão na publicação de meus livros!!
Professor suas aulas tem me ajudado muito, porém tenho uma dúvida, caso o termopar seja tipo k e o cabo de compensação/extensão seja tipo j, neste caso a medição seria afetada ou seja ocorreria um erro na medição ? Mais uma vez parabéns pelas as aulas.
Obrigado Lenilson por assistir aos vídeos. Veja terei um vídeo sobre este assunto em breve mas os termopares precisam do cabo de compensação para poderem medir corretamente a temperatura. Eles criam uma milivoltagem entre o aparelho indicador e a junta fria (cabeçote ou aonde ligamos o rabicho), e essa milivoltagem se chama compensação. Se usar um termopar tipo K e ligar com cabo tipo J teremos um erro pois a compensação feita pelo cabo vai ser de um termopar calibração J. Para entender melhor o cabo de compensação faz a compensação entre o cabeçote (ligação do cabo ao sensor) e o aparelho indicador quando a temperatura entre eles é diferente. Se medirmos um termopar na bancada à temperatura ambiente e usar um termopar tipo K e um cabo tipo J nada irá alterar nas medições pois as ligações estão a mesma temperatura. Em breve teremos um vídeo sobre esse assunto bem detalhado e com ilustrações para facilitar o entendimento.
Olá tudo bem? Agradeço o seu comentário e dúvida. Veja vamos supor que não tenha nenhum sensor disponível no momento e precise simular um para ver se o instrumento está respondendo adequadamente. Existem no mercado os geradores de sinal, que você pode escolher uma temperatura e ele responde com um sinal para o sensor que precisa seja termorresistência ou termopar. Vamos supor que também não tenha esse gerador de sinal (que deve ser o caso): O sensor Pt100 tem a sua variação de temperatura em função da sua resistência ou seja se colocar uma resistência no lugar do Pt100 que seja conhecida a sua temperatura equivalente pode fazer essa simulação.Para isso poderá usar a tabela de resistência x temperatura. Exemplo: Se colocar uma resistência de 100 ohms a temperatura que o instrumento deverá indicar é de 0°C. Se colocar uma resistência de 300 ohms deverá indicar 558°C, se colocar uma resistência de 200 ohms terá aproximadamente 267°C (200,23 ohms = 267°C).
Olá Adriano. Não entendi bem a sua pergunta. Quando diz que "não se posta todas as apresentações" explique melhor. Desta forma vou poder ajudá-lo no que precisa. Apenas informando estou fazendo um livro que será publicado este ano, talvez no segundo semestre e nele poderá encontrar muita informação concentrada em um único lugar.
Oi Pedro. Agradeço muito ter assistido ao vídeo e foi muito providencial a sua afirmação. Esse curso foi feito em módulos e não havia me atentado em colocar algo mais direto e falar sobre o real funcionamento de um termopar. Algo mais direto em relação ao seu funcionamento e que possa entender melhor. Vou fazer um vídeo para isso e te informarei quando estiver postado. Muito obrigado pelo comentário sincero e isso me ajuda a aprimorar os conteúdos dos novos vídeos.
Oi Pedro como prometido segue link do novo vídeo aonde mostro através de uma experiência prática o funcionamento do termopar. Nesta semana serão colocados mais 5 vídeos novos bem interessantes... Abraço! ruclips.net/video/z_FCJF957Lc/видео.html
Sugiro que estude eletrônica industrial antes... a eletrônica é a aporta de entrada para você entender todas as outras áreas envolvendo tecnologia e eletricidade...
Caro Leonardo. Já estão disponível os novos vídeos de Pt-100. Caso tenha interesse peço se inscrever no meu canal do RUclips de modo a seguir os meus trabalhos com a inclusão de novos vídeos. Se possível peço divulgar o meu trabalho a seus amigos da escola.
Oi Adriano. Não, apenas queria saber o que realmente precisa pois quero ajudá-lo. Eu que agradeço ter feito o comentário; é muito importante para o canal essa interação e só tenho a agradecer. Faça suas perguntas e questionamentos que terei o maior prazer em ajudá-lo, afinal é para isso que fiz o canal. Percebi que entrou como inscrito e vem interagindo com o conteúdo. OBRIGADO!
Devido a pandemia quase desisti do canal. Por favor, INSCREVA-SE no canal e ajude a manter este trabalho. Se ainda estiver com duvidas por favor faca novamente. Mas estou de volta e agora com a loja www.cursotermometria.com.br
Parabéns professor! Excelente.
Muito obrigado pelos comentários Luciano e issomuiyo me motiva a continuar obrigado. Se puder visite a loja virtual www.cursotermometria.com.br
Show de aula!
Obrigada pela explicação professor
Show
Muito obrigado Noemy. Agradeço
Muito boa a explicação
Muito obrigado pelo comentário. Agradeço a visita Ed Joa
Excelente conteudo. Obrigado professor!
Muito obrigado Eder. Obrigado pelo seu comentário.
Sem palavras! 👏👏👏👏👏
Muito obrigado Kelly
obrigado.
Devido a pandemia quase desisti do canal. Por favor, INSCREVA-SE no canal e ajude a manter este trabalho. Se ainda estiver com duvidas por favor faca novamente. Mas estou de volta e agora com a loja www.cursotermometria.com.br
Gostei muito desta aula, explicação simples e direta.
Parabéns!
Essa aula clareou bastante o entendimento do termopar.
O melhor do youtube se tratando de termometria! Otimas aulas
Olá Deyvson muito obrigado por seu comentário. Se tiver um tempo visite a minha loja com apostilas e manuais www.cursotermometria.com.br/
Acabei de lançar na internet o Portal Termorresistência Pt100 (www.pt100.com.br) e nele vou reunir todo o meu conhecimento sobre o assunto em um unico lugar. Desta forma conseguirei desvincular os assuntos de Pt100 do site site www.termopares.com.br e assim facilitar a procura de assuntos sobre estes dois temas muito interessantes.
Curso Termometria - Física Termologia Temperatura
Excelente vídeo, tá de parabéns! Obrigado pelo aula.
excelente material. Parabéns!!!!
então é daqui que meu professor ta pegando o curso de termopares meus parabéns uma ótima explicação
Oopre Olá! obrigado pelo seu comentário. Apenas peça para o professor citar a fonte rsrsrsrs.Com isso mais colegas seus irão aproveitar os vídeos. Um grande abraço e obrigado pelo seu comentário.
Bom dia.
Suas apresentações são muito bem elaborada.
Oi Adriano. Quem bom que está gostando. Estou preparando muitos videos interessantes aqui para poder apresentar a vocês. Se gostar não deixe de curtir os mesmos; isso ajuda a divulgar este trabalho. Também deixe aqui seus comentários e duvidas e terei o maior prazer em ajudá-lo. Muito obrigado!!!!
Parabéns,aprendi bastante
Muito obrigado!
Excelente vídeo!
Muito Bom, esclarecedor estou adquirindo conhecimentos valiosos.
Muito obrigado pelo seu comentário. Caso puder divulgar o meu trabalho para outros agradeço. Abraço.
Parabéns e muito obrigado professor José Eduardo!!!! Teus vídeos são de excelente didática e elevado conhecimento técnico!!! Muito relevante para nosso aprimoramento e capacitação profissional!!!
Bom dia Giovanni. Agradeço muito seu comentário!! Além de ser muito importante ao conteúdo do canal os comentários também é uma das formas que temos a medição dos trabalhos que aqui são realizados. Fico muito satisfeito que estou atingindo o meu objetivo principal que é capacitar novos profissionais na área. Um abraço!
Parabéns professor Eduardo pelas excelentes aulas. Fiquei interessado pela planilha para cálculo da tensão do termopar tipo K, fiz como o senhor falou, cliquei no ENVIAR endereço de e-mail mas não consegui encontrá-lo em nenhum lugar. Poderia me ajudadar?? Obrigado
Todas as planilhas que tenho estão disponibilizadas para consulta ou download no site www.temperatura.com.br. é ainda todas estão disponíveis na página inicial para facilitar sempre que precisar, não precisa nem ficar procurando muito.
muito bom! me ajudou de mais! muito obrigado mesmo! parabéns!
Obrigado Gleison!
Certo, devido suas apresentações serem muito boas, me gerou o interesse de fazer o curso com vocês.
O comentário foi uma dedução de que vocês teriam mais a mostrar para quem fizesse parte do curso.
Com relação a sua dúvida, agora entendi perfeitamente o que precisa. Tenho muita coisa a apresentar, muita mesmo e talvez pelo fato de ter a preocupação com a qualidade isso faça com que a quantidade de videos na semana ainda seja pequena. Já dei muitos treinamentos em empresas e até SENAI e ETEC's porém como o deslocamento muitas vezes é complicado e o custo muitas vezes os contratantes não querem investir, achei na internet um ponto para poder prover todos deste conhecimento. Se fizer parte de uma empresa e quiser o treinamento posso estudar. Aqui terá acesso a muito conteúdo porém com uma velocidade de apresentação que não seja a desejável a você.
seguinte estou cursando engenharia elétrica, e preciso apresentar um trabalho sobre geração de energia utilizando termopares. Mas não estou sendo feliz nas minhas pesquisar. As melhores explicação vem das sua video aula, mas eu ainda estou bastante confuso, ter mais conteúdos sobre geração de energia, e se é possível aproveitar a energia gerada de um termopar para ligar por exemplo maquinas.
Se poder me ajudar ficarei muito agradecido. ATTÉ
Bom dia, Professor!
O senhor poderia fazer um vídeo mostrando como se de determina a constante de tempo de um termopar? Desde já agradeço.
Olá Rodrigo! Obrigado por assistir aos vídeos. Muito boa a sugestão. Apenas para entender melhor a sua necessidade você usa essa constante de tempo no seu dia a dia? Me explique a sua aplicação para que eu possa te ajudar e depois até fazer um vídeo sobre este assunto.
Boa noite professor! Estou cursando uma disciplina de medições em engenharia mecânica e será necessário realizar um experimento calculando o tempo de resposta em um termopar. Vou ter que explicar na teoria em forma de apresentação e fisicamente em laboratório. Desde já agradeço.
Entendi. Vou fazer u.a explicação sobre o assunto e envio. No final de semana preparo a resposta e faço a publicação aqui.
Bom dia professor! O tempo de resposta a que me refiro é a constante de tempo que equivale a 63% do sensor em forma de grafico. Ou seja, como conseguir este valor através de experimentos. Obrigado.
Perfeito! Agora entendi. Eu te respondo.
jose Eduardo bom dia?vc sabe me informar o nome de cinco sensores utilizados na refrigeração e climatização ?se puder me ajudar agradeço muito!
Muito bom professor, obrigado!
Olá Jansen, bom dia. Não lembro de algum comentário seu e assim agrdeço muito por disponibilizar seu tempo para fazê-lo. Isso ajuda demais o nosso canal e nos faz crescer e ofecer mais a todos os que o acompanham. Fique a vontade. Já é um inscrito? goo.gl/1zZ2y5
queria saber das aplicações desses sensores na refrigeração e climatização i quais os nomes desses sensores
Boa Noite,Se na junta quente tiver a temperatura de 538 graus, no cabeçote 28 graus e no indicador por estar em um painel esteja em 40 graus, como ficaria o cálculo.Obrigado.
legal, ajudo muito...
Obrigado Wagner obrigado por assistir aos vídeos. A cada 15 ou 20 dias coloco um novo vídeo
José Eduardo Toselli ola...por favor poderia esclarecer uma duvida, onde trabalho existe um forno usando para aquecer tarugos de aço para a laminação, nas quatros zonas de aquecimento são usados termopares tipo "S", é possível utilizar o tipo "N", para um forno que atinge aproximadamente 1200 graus celsos?
Bom dia, sim poderia usar o tipo N porém com bainha em nicrobell. Mas para isso precisa analisar o processo de modo a verificar que se além da temperatura existem gases que possam atacar a bainha do tipo N. Se quiser me mandar seu email posso analisar se quiser. Isso é possível sim!
José Eduardo Toselli Obrigado pela esclarecimento, o forno em questão é aquecido através da combustão, gás natural e ar de combustão, os termopares instalados usa bainha de cerâmica, isolação mineral. email. wag.wda@hotmail.com
Saiba o que são termopares de maneira fácil e direta.
Estou com dificuldade para programar o controlador gefran 1000. Vc tem manual deste controlador?
cara, vc postou hj este video, mt obrigado, estou estudando termopares e axo mt dificil e vc deixou td mt claro. Mas o problema é que nao existe um video expecifico de termorresistencia pt100, e se vc puder fazer o quanto antes para jogar no youtube ficaria mt grato, ou me passasse um site onde posso estudar. obrigado
achei muito fácil sua explicação, porem tenho uma duvida, os termopares tipo k envolvidos com miçangas em porcelana ligados a um registrador novus,a diferença de temperatura que o termopar capta é uma mais percebo que a temperatura interna está muito acima que o registrador me mostra, então será que o problema seria o registrador???
Ola amigo. Obrigado por seu comentário. Veja muito provavelmente o problema é no termopar. Deve estar contaminado o que e comum na montagem com isoladores. Precisa criar um tempo de vida deles com sua realidade e criar situações de trocas programadas. Precisaria entender o processo e ver alternativas. Tenho um estudo de fio k de 6 mm com bons resultados. Se quiser testar entre em contato whatsapp 11 97771-7772
Professor, usando seu exemplo. Se eu coloco mais um termopar ( ou mais) em paralelo com outro termopar, usando um registrador de temperatura, sendo cada termopar tem temperaturas diferentes dentro do mesmo forno (ex. um fica mais perto da chama), como ficaria a indicação de temperatura ou a sua média ? lembrando que so uso um registrador de temperatura. Obrigado
Devido a pandemia quase desisti do canal. Por favor, INSCREVA-SE no canal e ajude a manter este trabalho. Se ainda estiver com duvidas por favor faca novamente. Mas estou de volta e agora com a loja www.cursotermometria.com.br
Porque são usados metais nos termopares?
Devido a pandemia quase desisti do canal. Por favor, INSCREVA-SE no canal e ajude a manter este trabalho. Se ainda estiver com duvidas por favor faca novamente. Mas estou de volta e agora com a loja www.cursotermometria.com.br
Agora entendi porque a solda não interfere nas medidas do termopar.. Mas por ex.:
Cortando uma das partes do termopar para inserção de outro material, o termopar original ficará menor, e eu penso que a mV. medida não será a mesma da medida anteriormente... Neste caso, toda vez que o termopar for submetido à solda, este terá que ser recalibrado? Desculpe se disse coisa errada. Obrigado!
S SOUZA Olá Souza. Veja pela lei dos metais intermediários podemos incluir uma liga diferente no termopar desde que as junções estejam a mesma temperatura. Estando a mesma temperatura é como esse material "diferente" não existisse. Isso independe do comprimento das ligas do termopar, apenas o fato gerador da milivoltagem se concentra na sua extremidade soldada. Essa extremidade tem que ser feita das ligas do termopar, e o condutor diferente só pode ser inserido entre os fios. Gostei da pergunta e vou fazer um vídeo disso montando uma experiência em bancada. Toda vez que soldamos um termopar não há necessidade de fazer a calibração desde que os fios sejam calibrados e se comportem como um termopar normalizado. Atualmente sou gestor da fábrica de sensores de temperatura da Contemp e acumulo a função de gerente de produção e soldamos ligas diariamente e não precisa recalibrar os fios depois de soldados. Espero que tenha te ajudado, mas vou fazer um vídeo sore isso futuramente e te aviso quando estiver publicado.
S SOUZA Esqueci, não precisa pedir desculpas, dúvidas são dúvidas e precisam ser sanadas. Tenho prazer em ajudar e sempre que tiver dúvidas, fique a vontade.
José Eduardo Toselli Obrigado! Vou querer assistir ao vídeo.
Na segunda feira teremos 3 novos vídeos e está incluso o de Pt-100.
nao estou conseguindo encontrar os videos consecutivos dessa aula
Ola Breno segue a solução para a sua dúvida, Agradeço muito seu comentário que muito me motiva a continuar.
Estou disponibilizando os programas de cálculo de sensores em uso em pressão, dimensionamento para tubulações, tanques, fornos. Também calculo de ressonância em locais com vazão existente.
Whatsapp 11 9 7771-7772
Não deixe de conhecer o conteúdo em PDF com toda a teoria e links ativos para assistir a todas as aulas de modo organizado. Temos a opção com emissão de certificado de conclusão. Visite a loja virtual www.cursotermometria.com.br
Os recursos ajudarão na publicação de meus livros!!
Professor suas aulas tem me ajudado muito, porém tenho uma dúvida, caso o termopar seja tipo k e o cabo de compensação/extensão seja tipo j, neste caso a medição seria afetada ou seja ocorreria um erro na medição ?
Mais uma vez parabéns pelas as aulas.
Obrigado Lenilson por assistir aos vídeos. Veja terei um vídeo sobre este assunto em breve mas os termopares precisam do cabo de compensação para poderem medir corretamente a temperatura. Eles criam uma milivoltagem entre o aparelho indicador e a junta fria (cabeçote ou aonde ligamos o rabicho), e essa milivoltagem se chama compensação. Se usar um termopar tipo K e ligar com cabo tipo J teremos um erro pois a compensação feita pelo cabo vai ser de um termopar calibração J. Para entender melhor o cabo de compensação faz a compensação entre o cabeçote (ligação do cabo ao sensor) e o aparelho indicador quando a temperatura entre eles é diferente. Se medirmos um termopar na bancada à temperatura ambiente e usar um termopar tipo K e um cabo tipo J nada irá alterar nas medições pois as ligações estão a mesma temperatura. Em breve teremos um vídeo sobre esse assunto bem detalhado e com ilustrações para facilitar o entendimento.
Boa noite, queria saber com que faço para simular o sinal do pt100 na entrada clp, vamos supor que meu pt100 estragou e não tenho outro.
Olá tudo bem? Agradeço o seu comentário e dúvida. Veja vamos supor que não tenha nenhum sensor disponível no momento e precise simular um para ver se o instrumento está respondendo adequadamente. Existem no mercado os geradores de sinal, que você pode escolher uma temperatura e ele responde com um sinal para o sensor que precisa seja termorresistência ou termopar. Vamos supor que também não tenha esse gerador de sinal (que deve ser o caso): O sensor Pt100 tem a sua variação de temperatura em função da sua resistência ou seja se colocar uma resistência no lugar do Pt100 que seja conhecida a sua temperatura equivalente pode fazer essa simulação.Para isso poderá usar a tabela de resistência x temperatura. Exemplo: Se colocar uma resistência de 100 ohms a temperatura que o instrumento deverá indicar é de 0°C. Se colocar uma resistência de 300 ohms deverá indicar 558°C, se colocar uma resistência de 200 ohms terá aproximadamente 267°C (200,23 ohms = 267°C).
Ok, obrigado pela atenção, gosto muito dos conteúdos do canal parabéns.
Novamente obrigado!
Mas ciudado: [é apenas para testar o instrumento, não terá como medir a temperatura desta forma que informei, ok?
Ok
Como sei que nao se posta todas as apresentações, existe site onde posso me inscrever ?
Olá Adriano. Não entendi bem a sua pergunta. Quando diz que "não se posta todas as apresentações" explique melhor. Desta forma vou poder ajudá-lo no que precisa. Apenas informando estou fazendo um livro que será publicado este ano, talvez no segundo semestre e nele poderá encontrar muita informação concentrada em um único lugar.
n entendi ate agora como funciona o termopar
Oi Pedro. Agradeço muito ter assistido ao vídeo e foi muito providencial a sua afirmação. Esse curso foi feito em módulos e não havia me atentado em colocar algo mais direto e falar sobre o real funcionamento de um termopar. Algo mais direto em relação ao seu funcionamento e que possa entender melhor. Vou fazer um vídeo para isso e te informarei quando estiver postado. Muito obrigado pelo comentário sincero e isso me ajuda a aprimorar os conteúdos dos novos vídeos.
Oi Pedro como prometido segue link do novo vídeo aonde mostro através de uma experiência prática o funcionamento do termopar. Nesta semana serão colocados mais 5 vídeos novos bem interessantes...
Abraço!
ruclips.net/video/z_FCJF957Lc/видео.html
Sugiro que estude eletrônica industrial antes... a eletrônica é a aporta de entrada para você entender todas as outras áreas envolvendo tecnologia e eletricidade...
Caro Leonardo. Já estão disponível os novos vídeos de Pt-100. Caso tenha interesse peço se inscrever no meu canal do RUclips de modo a seguir os meus trabalhos com a inclusão de novos vídeos. Se possível peço divulgar o meu trabalho a seus amigos da escola.
Desculpe se me expresse mau.
Oi Adriano. Não, apenas queria saber o que realmente precisa pois quero ajudá-lo. Eu que agradeço ter feito o comentário; é muito importante para o canal essa interação e só tenho a agradecer. Faça suas perguntas e questionamentos que terei o maior prazer em ajudá-lo, afinal é para isso que fiz o canal. Percebi que entrou como inscrito e vem interagindo com o conteúdo. OBRIGADO!
km de y um
Devido a pandemia quase desisti do canal. Por favor, INSCREVA-SE no canal e ajude a manter este trabalho. Se ainda estiver com duvidas por favor faca novamente. Mas estou de volta e agora com a loja www.cursotermometria.com.br