Sou fã demais do Raul, mas o Belchior... Puta que pariu, o Belchior sempre fez mais minha cabeça. As letras do cara são dignas de teses de TCC de humanas rsrs.... Inigualável e inconfundível!
Mas o raul tinha sim o potencial de fazer músicas até melhores mas tinha a ditadura e também q ele queria falar com o povo em vez de por palavras muito difíceis São frases profundas e fáceis
Cara, eu curto muito ambos os artistas, desde criança. É bom saber que não sou o único a ficar intrigado com essa "treta" entre Raul Seixas e Belchior. Mas acredito que se Belchior chegou a mandar alguma indireta para o Raul, foi na música "Alucinação" onde ele diz: "Eu não estou interessado em nenhuma teoria, nem nessas coisas do oriente, romances astrais... A minha alucinação é suportar o dia-a-dia e meu delírio é experiência com coisas reais." Claramente uma referência à música "Gita" de Raul, que foi baseada no texto sagrado hindu "Bhagavad Gita".
Oi, Juscelino. No mesmo LP "Alucinação", na faixa homônima, Belchior manda uma direta p/ Raul Seixas que na época, muito por influência de Paulo Coelho, andava numa vibe de misticismo, difundindo teorias e filosofias "astrais" que, ao que parece, Belchior enxergava como sendo um anestesiamento da realidade dura do Brasil dos anos 70. Enquanto Seixas pregava e vivia abertamente um estilo de vida em que a "alucinação" por drogas era um elemento constante, Belchior trata de lembrar que não há como fugir da realidade política miserável do país por nenhuma válvula de escape: "Eu não estou interessado Em nenhuma teoria Nem nessas coisas do oriente Romances astrais A minha alucinação É suportar o dia-a-dia E meu delírio É a experiência Com coisas reais"
Não acho que esses versos sejam uma crítica direta ao Raul, mas uma crítica aos temas que povoavam a juventude naquela época. Era o espírito da época e o Raul não era o único que flertava com as "coisas do oriente" e com "romances astrais". É só lembrar o tanto que o rock psicodélico era um subgênero que estava em alta na época, fortemente influenciado pela "descoberta do oriente" que rolou nas décadas passadas pela geração de escritores beatniks nos estados unidos, que escreviam sobre o Zen Budismo, e os Beatles, que fizeram contato com um guru indiano chamado Maharishi Mahesh Yogi. Por isso, não acredito que tenha sido uma "direta" para o Raul, porque ele apenas fazia parte de um movimento muito mais amplo que rolava já a algum tempo no ocidente inteiro e que o Belchior criticava porque, como você falou, para ele era mais uma fonte de alienação da juventude brasileira.
"Um tango argentino" também é uma referência ao poema de Manuel Bandeira, Pneumotórax. Quem conhece o poeta sabe que houve traços de desespero em seu trabalho pela tuberculose precoce. Febre, hemoptise, dispnéia e suores noturnos. A vida inteira que podia ter sido e que não foi. Tosse, tosse, tosse. Mandou chamar o médico: - Diga trinta e três. - Trinta e três... trinta e três... trinta e três... - Respire. - O senhor tem uma escavação no pulmão esquerdo e o pulmão direito infiltrado. - Então, doutor, não é possível tentar o pneumotórax? - Não. A única coisa a fazer é tocar um tango argentino.
Sim, e a diferença seria também que o blue é mais um lamento, já o tango seria quase um despedida, um anuncio de uma tragédia. Afinal, nem o drástico e doloroso procedimento médico para resolver um pneumotórax adiantaria para Manuel Bandeira.
Paulo César Vaccari Sim, sim. Inclusive, a música "Canto para minha morte" do Raul Seixas, brinca muito com isso. No caso do Raul, não sei se também é referência ao Manuel Bandeira, mas poderia: a música tem uma levada de tango, e boa parte dela é declamada.
Eu ja acredito que por ele ser Brasileiro um tango Argentino da "America do Sul" soaria melhor que musicas americanas e internacionais Ele quer dizer que prefere a Brasilidade
Só lembrando que esses dois gênios da música brasileira são nordestinos, Raul é da minha Bahia, e Belchior do Ceará. Sem dúvida, o nordeste é o berço cultural do Brasil!
A coisa certa é que faz muita falta mentes brilhantes como Belchior e Raulzito no nosso cenário musical. Ambos inteligentíssimos. Agora o que fica eternizando são as obras que eles deixaram aqui para as demais gerações.
Passando aqui só pra agradecer a galera dos comentários. Vocês são os melhores! Enquanto aprendo com vocês um pouquinho mais, aqui com meu filho ao meu lado, passo a acreditar que minha vida independente das circunstâncias se parece muito com o que sugere a música desses dois gênios. Muito a todos vocês pelos excelentes comentários! Uma verdadeira aula de história
e acredito que em Dylan seja uma influência dos poetas Beatniks... é algo que não aparece tanto nos primeiros discos, mais folk (e com inspiração principalmente em Woody Guthrie), já na fase emblemática do Dylan (entre 65 e 66), ele convivia muito com Allen Ginsberg, que inclusive aparece ao fundo no clipe de "subterranean homesick blues". e os poetas Beat tinham muita influência do jazz e do "scat singing"... uma coisa vai levando à outra
Sim,foi um golpe que derrubou a ditadura de Allende,ainda que tenha alçado ao poder a também ditadura de Pinochet.Não é porque Pinochet foi um tirano que seu antecessor suicida tenha deixado de ser.
+CJ Salvador Allende chegou ao poder pelo voto povo era democrata e progressista e progressita.Pesquse um pouco ante de compara-lo ao cachorro louco dos USA,Pinochet
Manoel Almeida Allende era amigo e aliado de Fudeu Castro.Era comunista de carteirinha e recebeu treinamento militar em CUba.Progressismo é só um eufemismo para comuna e soça! Pinochet não prestava,mas Allende era outro merda que nunca fez falta aos chilenos.
En la versión de Ednardo dice '73 y en el '73 fue el golpe en Chile. En la versión grabada por Belchior dice '76 y el 24 de marzo de 1976 fue cuando las fuerzas armadas derrocaron a Martínez de Perón y tomaron el control de Argentina.
@@Rafael-vk8gl ,para que tá feio! Os "heróis" Fidel,Che,Mandela, Prestes,etc, já foram desmascarados! É só tempo para cair a ficha e o mesmo acontecer com Allende! Não é porque Pinochet era um tirano que Allende seria um santo não!
@@rafaelcriadordecanariobelg8806 Concordo em Gênero e número. Belchior teve formação muito diferente do Raul, Raul nunca foi bom aluno. Belchior Estudo filosofia e terminou no mosteiro Guaramiranga onde aprimorou o Latin, canto gregoriano e já saiu turbinado... Raul, por outro lado, era ruim na escola, repetiu várias vezes de ano, falsificou o boletim escolar para o pai, que era engenheiro Ferroviário e ganhava bem, por ele morar perto da Embaixada americana, andava com a turma da embaixada que curtia rock e sempre descolava discos americanos. Em vez de Estudar, só escutava rock. Só quando ele foi namorar a filha de um pastor americano que achava que ele era vagabundo, tomou prumo e terminou os estudos e passou na faculdade de filosofia, de direito, mas abandonou os estudos e virou produtor da CBS. O Raul é o Pai do rock Brasileiro, ele é um gênio, Belchior também é um gênio. Mas não acho que os dois concorriam entre si.
Belchior gravou Raul Seixas (em pelo uma ocasião com Outo de Tolo), mas não me lembro de Raul Seixas ter gravado Belchior. Ah, Caetano também gravou Ouro de Tolo. E Tapanacara tb faz parte dessa "conversa" entre Raul e Caetano via música. Eu amo todos eles, mas Belchior me toca mais no momento!
Raul e Belchior são eternos ! gosto de Raul, que dispensa apresentações, e gosto de Belchior pelo talento impressionante que ele tinha de transformar a tristeza e o amor em poesia pura, em grandes letras (embora um tanto "chorosas" demais, às vezes)
Ressalto aqui a importância e o quão grande são os teores de conteúdo e referência das músicas do gênio Belchior, possibilitando análise, discussão, debate e novos conhecimentos sobre temas tão ásperos do passado que ainda se fazem presentes no presente através da contribuição dos participantes deste canal. Músicas de qualidade, de riqueza intelectual a mil léguas de distância das futilidades cantadas por muitos atuais que se julgam artistas cantores/compositores. Ainda bem q temos um excelente baú de coisas boas.
Parabenizando o amigo pelo excelente trabalho em interpretar as lletras de Belchior, o maior cantor e compositor brasileiro. Belchior deixou-nos uma herança e sua música é algo impar e insusbstituivel trazendo uma luz de consciência social, critica e cidadania no meio detanta opressão. MERECE SER ESTUDADO MUITO MAIS. Manter VIVA A MENSAGEM, a sesnsibiidade musical, poetica e a consicência social no meio de tanta desinformação e fake news é um TRABALHO QUE MERECE TODO O NOSSO APOIO, RECONHECIMENTO E AUDIÊNCIA!!! MUITO OBRIGADO!!!
Eu acho, sinceramente, que Belchior nem ligava para o Raul Seixas. Belchior era um poeta genial, preocupado com a situação do país e transformando literatura em música de qualidade.
Concordo plenamente. Dois gênios, temperamentos diferentes. Acredito que essa não era a linha do Belchior, toda crítica era no geral. Já o Raul cítrico- era específico.
Lembrando que Belchior regravou "Ouro de Tolo" em 1984 no disco "Cenas do Próximo Capítulo". Uma tática comum da época era fazer seu contraponto às letras de artistas pelos quais se tinha uma predileção. Bem como a questão do marketing, pra dar mídia.
@@ClaudioVieira5236você é daquelas pessoas que confundem imbecilidade com genialidade... Parece bolsonarista achando que o Bozo é um mártir incompreendido.
É vdd eu tbm acho, uma pena que isso pode acabar, pode ser vetado com força maior de um possível futuro presidente que odeia todas as formas de cultura. 😔
Que analise legal, engraçado que mesmo gostando de analisar as letras de músicas, não havia captado essa mensagem tão explícita dessw música maravilhosa do gênio Belchior. Parabéns pelo trabalho 👍🏾👍🏾👍🏾
Apesar de achar essa interpretação rasa, vale os agradecimentos por dedicar seu tempo a esse talentoso artista brasileiro. Belchior abrilhanta alternadamente em suas composições a riqueza da linguagem regionalista, referências incríveis, fez intertextualidades associando de maneira genial grandes clássicos, combateu o regime limitar com cultura em belas palavras subjetivas, dono de uma criatividade de composição nostálgica, crítico social, além de apresentar abordagens sociológicas, filosóficas, foi um poeta admirável. O mundo continua vivenciando o enunciado de suas canções.
Quando cliquei no link eu tava achando que seria mais um daqueles vídeos apaixonados e cheio de viagem... mas não, vc foi contundente e direto! Muito bom!
Adorei a parte do "Juscelino, comunista, maconheiro..." Ahahahah. Brincadeiras à parte, seu canal é excelente!!! Curto demais todos os quadros e sou fã de carteirinha do Belchior! Quando tiver tempo, faça uma análise de Alucinação! Abraçããããooo!!!
Canal fantástico. Apresentador de alto nível cultural, intelectual e mostra que para ser um bom yotuber não precisa falar palavrões e nem usar de linguajar chulo.
Comecei a dar mais atenção a obra de Belchior depois que conheci o seu Canal. As análises estão me fazendo admirar cada vez mais esse artista brilhante que é totalmente desconhecido da grande massa. Vocês estão de parabéns 👏
Excelentes vídeos sobre tretas... Como as tretas elevam o nivel da musica brasileira, como a treta entre esses dois grandes mestres Raul e Belchior. Vejam nos dias atuais a qualidade da nossa musiica! Nao da nem pra comparar. Com essas tretas quem mais ganhava era a nossa música, a musica brasileira...
Você é o cara, parabéns, muito profissional nos seus comentários... " CORAGEM, CORAGEM SE O QUE VICE QUER É AQUILO QUE PWNSA E FAZ, CORAGEM CORAGEM EU SEI QUE VOCÊ PODE MAIS, MUITO MAIS..." ( Raul Seixas )
O raul tmb usa essa técnica de acelerar a letra, gita por exemplo, é toda assim. Ela foi lançada bem antes de eu também vou reclamar. E mais pra frente tem metro linha 743. Essas são as que me lembro agora. Na minha opinião, o belchior está exaltando a américa do sul e sua cultura, já que muitos sempre "babavam ovo" dos eua e seu american dream ("no tempo em que você sonhava"). Ele mostra que está encarando nossos problemas e não virando as costas. Por isso canta em PORTUGUÊS. Mostra que não estava disposto a ser vender ao tio sam pra fazer mais sucesso. Enfim, essa parte aí de os eua estarem financiando as ditaduras na A latina eu nao tinha pensando. Da hora o vídeo.
Sou incapaz de dizer de qual dos dois eu mais gosto, mas atualmente, depois de velho, Belchior me toca mais profundamente. Que bom que temos essas 2 lendas pra eternidade
Cara, conheci o canal há pouco tempo e já to amando, muito bom mesmo. Já encontrei videos analisando letras e consegui finalmente entender melhor a musica 'metro linha 743' que há tanto tempo eu quebrava a cabeça pensando a respeito.
Gostei da interpretação, realmente faz todo sentido, mais somente com uma ajuda do musicalia, pra dá uma clareada, porque os caras eram profundos mesmo. Saudades do meu conterrâneo Belchior.
Apoio o Canal muito bom 👏👏 se não tiver fins Política nem Ideologias, vai ser um sucesso o canal, mais de resto meus parabéns ótimo canal, gostei da Blusa do Gonzaga como faço pra comprar?
Sempre quando ouvia essa canção, e também a cantava ao violão, imaginava a frase "a palo seco" como se fosse algo do tipo "sem molhar o bico" ou "sem tomar um gole de algo para falar", como o fazem os interlocutores de plantão. Depois dessa análise fiquei feliz porque percebi que todos os caminhos levam à mesma barraca! Grande Belchior! Grande Canal Musicália!
Parabéns pelo vídeo. Eu era muito jovem na época, mas não me esqueci de sentir uma certa saudade. Afinal, era "só" o que eu tinha. Sucesso para você, cara!
Brother, é o segundo vídeo que estou assistindo do seu canal, e logo no primeiro aos 38 segundos já me inscrevi. Parabéns! Já vi que vou ficar horas assistindo seu canal haha! Um abraço!
Juscelino, parabéns pelo vídeo. Breve correção: o álbum que ficou conhecido como "Mote e glosa" por conta da faixa que inicia a obra, na verdade se chama "Belchior".
Marcos Lima o mal é que os dois perderam para suas loucuras. O raul para as drogas, e o belchior para problemas pessoais graves. Então eles acabaram sumindo, o raul com uma morte real, enquanto o belchior teve um sumiço da vida publica.
POXA, E A DO ADONIRAN? Vcs até deixaram like no twitter para a análise do trem das 11! VOU ENCHER O SACO DE VCS ATÉ A ANÁLISE DA MÚSICA! HAUHAUHAUHAUHAHU
Haha que delicia de canal! Adorei. Isso mesmo, não tem como não questionar e não adorar, afinal são dois gênios da nossa música. Cada um na sua expressão, são únicos ,contestadores e inesquecíveis! : D
Oi Musicalia, boa noite... Gosto muito do seu canal e seus conteudos... Pesquisei aqui uma coisa... O ano de lançamento da música A Palo Seco, do Belchior, foi em 1974! Já a música Eu Também Vou Reclamar, do Raul, foi lançado em 1976! Então ponho a crer que não é verídico isso... Mas de qualquer forma, a música A Palo Seco é incrível, e mostra uma genialidade imensa do Belchior Bom, é isso hahaha Abraços!!!
Caros, Bom dia. O Raul realmente zoou com Rapaz Latino Americano, mas Belchior gostava demais do Raul tanto que regravou Ouro de Tolo. Também fala bem do Raul no programa MPB Especial da TV Cultura (gravado em 1974). Esse programa está disponível no RUclips. E sim, À Palo Seco é uma crítica à ditadura militar. O que importa é que foram dois compositores fantásticos. Privilegiados os que viram e ouviram. Abraços
Cara, essa letra é louca, genial, indecifrável, do caramba. Gostei muito da tua análise. Mas acho q tem muitas coisas entranhadas nesse texto q vc não atentou. Veja esse trecho divino: "...Se vc vier me perguntar por onde no tempo em q vc donhava. De olhos abertos lhe direi..." Aqui é louco. Ele quis dizer: 'sonhava de olhos abertos' ou 'de olhos abertos lhe direi'?!... Enigmático.
Sou fã demais do Raul, mas o Belchior...
Puta que pariu, o Belchior sempre fez mais minha cabeça.
As letras do cara são dignas de teses de TCC de humanas rsrs....
Inigualável e inconfundível!
Mas o raul tinha sim o potencial de fazer músicas até melhores mas tinha a ditadura e também q ele queria falar com o povo em vez de por palavras muito difíceis
São frases profundas e fáceis
Adoro BELCHIOR!!!! Deus o guarde!!!
Cara, eu curto muito ambos os artistas, desde criança. É bom saber que não sou o único a ficar intrigado com essa "treta" entre Raul Seixas e Belchior. Mas acredito que se Belchior chegou a mandar alguma indireta para o Raul, foi na música "Alucinação" onde ele diz:
"Eu não estou interessado em nenhuma teoria, nem nessas coisas do oriente, romances astrais... A minha alucinação é suportar o dia-a-dia e meu delírio é experiência com coisas reais."
Claramente uma referência à música "Gita" de Raul, que foi baseada no texto sagrado hindu "Bhagavad Gita".
Alphonsus Tolosa concordo plenamente, pode ser sim.uma responta, pous Raul era um enigmatico um grao visir, e viajava nas suas alusoes piscodelicas
caramba que profundidade, você achou uma ótima resolução para a composição do excelente Belchior.Bravo!! Parabéns deve ser poeta.
Concordo ! provavelmente "Alucinação" dá uma alfinetada em "Gita" e nos viajados "romances astrais" do mago Raul !
A primeira vez que ouvi a música Alucinação de Belchior, também achei uma referência a Raul.
Sempre achei isso também. A parte do "romances astrais".
Oi, Juscelino.
No mesmo LP "Alucinação", na faixa homônima, Belchior manda uma direta p/ Raul Seixas que na época, muito por influência de Paulo Coelho, andava numa vibe de misticismo, difundindo teorias e filosofias "astrais" que, ao que parece, Belchior enxergava como sendo um anestesiamento da realidade dura do Brasil dos anos 70. Enquanto Seixas pregava e vivia abertamente um estilo de vida em que a "alucinação" por drogas era um elemento constante, Belchior trata de lembrar que não há como fugir da realidade política miserável do país por nenhuma válvula de escape:
"Eu não estou interessado Em nenhuma teoria
Nem nessas coisas do oriente Romances astrais
A minha alucinação É suportar o dia-a-dia
E meu delírio É a experiência Com coisas reais"
Não acho que esses versos sejam uma crítica direta ao Raul, mas uma crítica aos temas que povoavam a juventude naquela época. Era o espírito da época e o Raul não era o único que flertava com as "coisas do oriente" e com "romances astrais". É só lembrar o tanto que o rock psicodélico era um subgênero que estava em alta na época, fortemente influenciado pela "descoberta do oriente" que rolou nas décadas passadas pela geração de escritores beatniks nos estados unidos, que escreviam sobre o Zen Budismo, e os Beatles, que fizeram contato com um guru indiano chamado Maharishi Mahesh Yogi. Por isso, não acredito que tenha sido uma "direta" para o Raul, porque ele apenas fazia parte de um movimento muito mais amplo que rolava já a algum tempo no ocidente inteiro e que o Belchior criticava porque, como você falou, para ele era mais uma fonte de alienação da juventude brasileira.
Cara, genial. Nunca pensei nisso!!!
Ótimo referência, parece ser uma resposta ao Raul nesse sentido mesmo.
Belchior e um mito cara muito sensacional hahahahaha
Olha a sofisticação dos nossos compositores ❤️🤘🏽
Quem dera tivéssemos nós um “embate tão rico” em nossas composições atuais.
Verdade
Recomendo escutar o novo cd da Ludmila
"Um tango argentino" também é uma referência ao poema de Manuel Bandeira, Pneumotórax. Quem conhece o poeta sabe que houve traços de desespero em seu trabalho pela tuberculose precoce.
Febre, hemoptise, dispnéia e suores noturnos.
A vida inteira que podia ter sido e que não foi.
Tosse, tosse, tosse.
Mandou chamar o médico:
- Diga trinta e três.
- Trinta e três... trinta e três... trinta e três...
- Respire.
- O senhor tem uma escavação no pulmão esquerdo e o pulmão direito infiltrado.
- Então, doutor, não é possível tentar o pneumotórax?
- Não. A única coisa a fazer é tocar um tango argentino.
Pedro Luiz De Souza Pinheiro Obrigado por compartilhar!
Sim, e a diferença seria também que o blue é mais um lamento, já o tango seria quase um despedida, um anuncio de uma tragédia. Afinal, nem o drástico e doloroso procedimento médico para resolver um pneumotórax adiantaria para Manuel Bandeira.
Paulo César Vaccari Sim, sim. Inclusive, a música "Canto para minha morte" do Raul Seixas, brinca muito com isso. No caso do Raul, não sei se também é referência ao Manuel Bandeira, mas poderia: a música tem uma levada de tango, e boa parte dela é declamada.
Pedro Luiz De Souza Pinheiro não é nessa analogia que ele fez , mas sim uma crítica , ao americanizar da música da década de 70 ,
Eu ja acredito que por ele ser Brasileiro um tango Argentino da "America do Sul" soaria melhor que musicas americanas e internacionais
Ele quer dizer que prefere a Brasilidade
Só lembrando que esses dois gênios da música brasileira são nordestinos, Raul é da minha Bahia, e Belchior do Ceará. Sem dúvida, o nordeste é o berço cultural do Brasil!
Histórias nossas histórias!
Orgulho de ser Cearense 🇧🇷
Preconceituosa como todo esquerdista
A coisa certa é que faz muita falta mentes brilhantes como Belchior e Raulzito no nosso cenário musical.
Ambos inteligentíssimos.
Agora o que fica eternizando são as obras que eles deixaram aqui para as demais gerações.
Passando aqui só pra agradecer a galera dos comentários. Vocês são os melhores! Enquanto aprendo com vocês um pouquinho mais, aqui com meu filho ao meu lado, passo a acreditar que minha vida independente das circunstâncias se parece muito com o que sugere a música desses dois gênios. Muito a todos vocês pelos excelentes comentários! Uma verdadeira aula de história
Dois nordestino arretado, nunca haverá na música brasileira outros com a genialidade desses dois !
Essa questão de colocar mais frases do que o o compasso comporta é influência do Bob Dylan. Tanto o Raul quanto o Belchior beberam nessa fonte.
e acredito que em Dylan seja uma influência dos poetas Beatniks... é algo que não aparece tanto nos primeiros discos, mais folk (e com inspiração principalmente em Woody Guthrie), já na fase emblemática do Dylan (entre 65 e 66), ele convivia muito com Allen Ginsberg, que inclusive aparece ao fundo no clipe de "subterranean homesick blues". e os poetas Beat tinham muita influência do jazz e do "scat singing"... uma coisa vai levando à outra
Belchior é grande demais. Não consigo nem mensurar a importância dele na música brasileira, e da poesia dele em minha vida.
Hudson Lima Somos 2
Ele é genial.
Incrível, penso o msm. Belchior tem algo a mais nas músicas dele que não entendo, um mistério.
Raul foi maior
Cara namoral eu não tinha ouvido falar do Belchior,mas o Raul Seixas sempre ouvi falar desde quando tinha 4 anos,Raul sempre foi mais famoso
Se tiver todos os dias um vídeo análise do Belchior e do Raul eu agradeceria muito.
ROSILDOMIGUEL ROSILDO Apoiado! 👏👏👏👏
Lo
Opa! Tô nessa também
Adoro Raul e Belchior. Ótima análise de uma grande canção.
Lembrando que a letra original é: "Que esse desespero é moda em 73!"
E 1973, foi o ano do golpe militar do Chile.
Sim,foi um golpe que derrubou a ditadura de Allende,ainda que tenha alçado ao poder a também ditadura de Pinochet.Não é porque Pinochet foi um tirano que seu antecessor suicida tenha deixado de ser.
+CJ Salvador Allende chegou ao poder pelo voto povo era democrata e progressista e progressita.Pesquse um pouco ante de compara-lo ao cachorro louco dos USA,Pinochet
Manoel Almeida Allende era amigo e aliado de Fudeu Castro.Era comunista de carteirinha e recebeu treinamento militar em CUba.Progressismo é só um eufemismo para comuna e soça!
Pinochet não prestava,mas Allende era outro merda que nunca fez falta aos chilenos.
En la versión de Ednardo dice '73 y en el '73 fue el golpe en Chile. En la versión grabada por Belchior dice '76 y el 24 de marzo de 1976 fue cuando las fuerzas armadas derrocaron a Martínez de Perón y tomaron el control de Argentina.
@@Rafael-vk8gl ,para que tá feio!
Os "heróis" Fidel,Che,Mandela, Prestes,etc, já foram desmascarados! É só tempo para cair a ficha e o mesmo acontecer com Allende! Não é porque Pinochet era um tirano que Allende seria um santo não!
Belchior: GÊNIO.
Raul: Acima do normal.
kkk pareçe Cristiano Ronaldo e Messi...
lendas...eternas
???????????????????????????????????????????????????????????????
@@jefersonribeiro8209 tá mais pra Senna x Prost
Belchior e Raul os dois são gênios
@@rafaelcriadordecanariobelg8806 Concordo em Gênero e número. Belchior teve formação muito diferente do Raul, Raul nunca foi bom aluno. Belchior Estudo filosofia e terminou no mosteiro Guaramiranga onde aprimorou o Latin, canto gregoriano e já saiu turbinado...
Raul, por outro lado, era ruim na escola, repetiu várias vezes de ano, falsificou o boletim escolar para o pai, que era engenheiro Ferroviário e ganhava bem, por ele morar perto da Embaixada americana, andava com a turma da embaixada que curtia rock e sempre descolava discos americanos. Em vez de Estudar, só escutava rock. Só quando ele foi namorar a filha de um pastor americano que achava que ele era vagabundo, tomou prumo e terminou os estudos e passou na faculdade de filosofia, de direito, mas abandonou os estudos e virou produtor da CBS.
O Raul é o Pai do rock Brasileiro, ele é um gênio, Belchior também é um gênio. Mas não acho que os dois concorriam entre si.
Meus dois artistas favoritos. Tão diferentes e tão preciosos.
Belchior hoje, Belchior amanhã, Belchior pra sempre...
É sempre assim, é preciso morrer pra ser reverendado !!
Parabéns pelo seu trabalho.
Viva Belchior, viva a América do Sul!
Belchior gravou Raul Seixas (em pelo uma ocasião com Outo de Tolo), mas não me lembro de Raul Seixas ter gravado Belchior. Ah, Caetano também gravou Ouro de Tolo. E Tapanacara tb faz parte dessa "conversa" entre Raul e Caetano via música. Eu amo todos eles, mas Belchior me toca mais no momento!
Raul e Belchior são eternos ! gosto de Raul, que dispensa apresentações, e gosto de Belchior pelo talento impressionante que ele tinha de transformar a tristeza e o amor em poesia pura, em grandes letras (embora um tanto "chorosas" demais, às vezes)
Os dois são bons, mas o Belchior é imbatível.
#timeraul!!!!
Ressalto aqui a importância e o quão grande são os teores de conteúdo e referência das músicas do gênio Belchior, possibilitando análise, discussão, debate e novos conhecimentos sobre temas tão ásperos do passado que ainda se fazem presentes no presente através da contribuição dos participantes deste canal. Músicas de qualidade, de riqueza intelectual a mil léguas de distância das futilidades cantadas por muitos atuais que se julgam artistas cantores/compositores. Ainda bem q temos um excelente baú de coisas boas.
SEIXAS E BELCHIOR ... DIZEM QUE NINGUÉM É INSUBSTITUÍVEL ? ?? MENTIRA !!! ESSAS DUAS FERAS FAZEM A MAIOR FALTA !!!
Pablo vittar, MC Lan etc substituíram fácil eles
Calma, temos latino e valeska popozuda
Parabenizando o amigo pelo excelente trabalho em interpretar as lletras de Belchior, o maior cantor e compositor brasileiro. Belchior deixou-nos uma herança e sua música é algo impar e insusbstituivel trazendo uma luz de consciência social, critica e cidadania no meio detanta opressão. MERECE SER ESTUDADO MUITO MAIS. Manter VIVA A MENSAGEM, a sesnsibiidade musical, poetica e a consicência social no meio de tanta desinformação e fake news é um TRABALHO QUE MERECE TODO O NOSSO APOIO, RECONHECIMENTO E AUDIÊNCIA!!! MUITO OBRIGADO!!!
Amigo, está cada vez melhor sua página.... Antes havia muitas interrupções, hoje elas diminuíram e estão sendo usadas apenas em partes necessárias ...
Eu acho, sinceramente, que Belchior nem ligava para o Raul Seixas. Belchior era um poeta genial, preocupado com a situação do país e transformando literatura em música de qualidade.
Concordo plenamente. Dois gênios, temperamentos diferentes. Acredito que essa não era a linha do Belchior, toda crítica era no geral. Já o Raul cítrico- era específico.
Tbm acho! Tão procurando chifre em cabeça de cobra.
Lembrando que Belchior regravou "Ouro de Tolo" em 1984 no disco "Cenas do Próximo Capítulo". Uma tática comum da época era fazer seu contraponto às letras de artistas pelos quais se tinha uma predileção. Bem como a questão do marketing, pra dar mídia.
O rauzito não tava nem aí pro Belchior, Belchior éra bom, só isso, já Raul Seixas mito, ícone
@@ClaudioVieira5236você é daquelas pessoas que confundem imbecilidade com genialidade... Parece bolsonarista achando que o Bozo é um mártir incompreendido.
PARABÉNS AOS COMENTÁRIOS. GENTE INTELIGENTE É OUTRO NÍVEL ASSIM COMO ESSE MONSTRO DA MÚSICA OU SEJA, BELCHIOR UM COMPOSITOR FILÓSOFO À "PALO SECO"!
Fico me perguntando pq o Juscelino só tem 36 mil seguidores. Deveria ter milhões, parabéns pelo ótimo trabalho, rapaz, adoro seu canal
Façam uma análise da letra de TAPANACARA do Raul Seixas!
Que massa bixo!
Escutei À Palo Seco um dia desses e fiquei pensando nisso 😍
O musicália é lazer e cultura da melhor qualidade! Toma like!!
É vdd eu tbm acho, uma pena que isso pode acabar, pode ser vetado com força maior de um possível futuro presidente que odeia todas as formas de cultura. 😔
Repito, o melhor canal sobre música brasileira
Que analise legal, engraçado que mesmo gostando de analisar as letras de músicas, não havia captado essa mensagem tão explícita dessw música maravilhosa do gênio Belchior. Parabéns pelo trabalho 👍🏾👍🏾👍🏾
Apesar de achar essa interpretação rasa, vale os agradecimentos por dedicar seu tempo a esse talentoso artista brasileiro. Belchior abrilhanta alternadamente em suas composições a riqueza da linguagem regionalista, referências incríveis, fez intertextualidades associando de maneira genial grandes clássicos, combateu o regime limitar com cultura em belas palavras subjetivas, dono de uma criatividade de composição nostálgica, crítico social, além de apresentar abordagens sociológicas, filosóficas, foi um poeta admirável.
O mundo continua vivenciando o enunciado de suas canções.
Quando cliquei no link eu tava achando que seria mais um daqueles vídeos apaixonados e cheio de viagem... mas não, vc foi contundente e direto! Muito bom!
Adorei a parte do "Juscelino, comunista, maconheiro..." Ahahahah. Brincadeiras à parte, seu canal é excelente!!! Curto demais todos os quadros e sou fã de carteirinha do Belchior! Quando tiver tempo, faça uma análise de Alucinação! Abraçããããooo!!!
Canal fantástico. Apresentador de alto nível cultural, intelectual e mostra que para ser um bom yotuber não precisa falar palavrões e nem usar de linguajar chulo.
Como já disse , dois genios da MPB. Belchior e pra se ouvir todos os dias de nossas vidas
Comecei a dar mais atenção a obra de Belchior depois que conheci o seu Canal. As análises estão me fazendo admirar cada vez mais esse artista brilhante que é totalmente desconhecido da grande massa. Vocês estão de parabéns 👏
Por favor, faça mais análise das músicas de Belchior!!!!!!, Esse cara era muito bom. Infelizmente conheci recentemente o artista, mas sou apaixonado.
Um dos melhores canais do RUclips, parabéns ao envolvidos.
Belchior era um poeta.
Edilson Duarte Raul Seixas um gênio.
Raul Mestre Seixas era poeta gênio
Belchior era um poeta gênio deus
(rs....E a treta não tem fim...kkk... Os dois são fodas, mas eu, particularmente, fico com Belchior)
Raul Poeta Gênio Deus Mito Eterno Seixas, ninguém acima dele
Meu conterrâneo inesquecível.....
Essas musicas Antigas sao um espetáculo de letras ,filosóficas, e retratos da vida do compositor.
Curto os dois , tanto Raul quanto Belchior , dois genios incomparáveis .... Rapaz a sua camiseta é da hora ... Dá lhe Gonzagão!
Saia a do meeeu caminhoo, eu preciso "vereeeesse" vídeoo kkkk. Show de bola✌
Raul e belchior, que saudade. Esse canal ainda vai crescer muito
Excelentes vídeos sobre tretas... Como as tretas elevam o nivel da musica brasileira, como a treta entre esses dois grandes mestres Raul e Belchior. Vejam nos dias atuais a qualidade da nossa musiica! Nao da nem pra comparar. Com essas tretas quem mais ganhava era a nossa música, a musica brasileira...
Belchior monstro!!! 👏👏
Você é o cara, parabéns, muito profissional nos seus comentários... " CORAGEM, CORAGEM SE O QUE VICE QUER É AQUILO QUE PWNSA E FAZ, CORAGEM CORAGEM EU SEI QUE VOCÊ PODE MAIS, MUITO MAIS..." ( Raul Seixas )
O raul tmb usa essa técnica de acelerar a letra, gita por exemplo, é toda assim. Ela foi lançada bem antes de eu também vou reclamar. E mais pra frente tem metro linha 743. Essas são as que me lembro agora.
Na minha opinião, o belchior está exaltando a américa do sul e sua cultura, já que muitos sempre "babavam ovo" dos eua e seu american dream ("no tempo em que você sonhava"). Ele mostra que está encarando nossos problemas e não virando as costas. Por isso canta em PORTUGUÊS. Mostra que não estava disposto a ser vender ao tio sam pra fazer mais sucesso.
Enfim, essa parte aí de os eua estarem financiando as ditaduras na A latina eu nao tinha pensando. Da hora o vídeo.
Sou incapaz de dizer de qual dos dois eu mais gosto, mas atualmente, depois de velho, Belchior me toca mais profundamente. Que bom que temos essas 2 lendas pra eternidade
Grande Juscelino Filho, mano, vc é massa! Um jeito diferenciado de tratar a música brasileira, esse canal é muito importante. Continue mandando bala.
Cara, conheci o canal há pouco tempo e já to amando, muito bom mesmo. Já encontrei videos analisando letras e consegui finalmente entender melhor a musica 'metro linha 743' que há tanto tempo eu quebrava a cabeça pensando a respeito.
Gostei da interpretação, realmente faz todo sentido, mais somente com uma ajuda do musicalia, pra dá uma clareada, porque os caras eram profundos mesmo. Saudades do meu conterrâneo Belchior.
Apoio o Canal muito bom 👏👏 se não tiver fins Política nem Ideologias, vai ser um sucesso o canal, mais de resto meus parabéns ótimo canal, gostei da Blusa do Gonzaga como faço pra comprar?
Muito bom vosso trabalho....és de fato bastante claro e ao mesmo tempo profundo....coisa rara nas pessoas.
Sempre quando ouvia essa canção, e também a cantava ao violão, imaginava a frase "a palo seco" como se fosse algo do tipo "sem molhar o bico" ou "sem tomar um gole de algo para falar", como o fazem os interlocutores de plantão. Depois dessa análise fiquei feliz porque percebi que todos os caminhos levam à mesma barraca! Grande Belchior! Grande Canal Musicália!
Esse canto, sem dúvida, corta minha alma... simplesmente divino 😍😍😍
Parabéns pelo vídeo. Eu era muito jovem na época, mas não me esqueci de sentir uma certa saudade. Afinal, era "só" o que eu tinha. Sucesso para você, cara!
Cara, vc é divertido e com boas informações! Mais um inscrito!
Por mim eles que continuassem brigando e com isso a gente ganhando sempre músicas de qualidade kkkk Amo Raul e Amo Belckior 🥰
Esse canal está cada vez melhor!
Sorte a minha ter achado esse canal, com um cara muito gente boa!
Obrigada por tanto esclarecimentos!
Bons tempos ótimos artistas! Precisamos de mais artistas desse nível nos dias atuais !
Maravilhoso Belchior!
O cara é tão bom que deu a resposta antes da afronta.
Rsrs
Parabéns pelo canal! Vou ficar na esperança de que sairá um do Sérgio Sampaio! Está a altura de todos os demais citados os quais amo tanto também!
falou que é Raul to chegando de voadora no like rsrs ....parabéns pelo vídeo
Sou inscrito do teu canal!!! Rsrsrsrs ! A terra é plana!!! Tmj! E Viva Raul Seixas.
@@denilsonoliveira7478 como assim? Eles simulam ate a cúpula do por/nascer do sol?
Brother, é o segundo vídeo que estou assistindo do seu canal, e logo no primeiro aos 38 segundos já me inscrevi. Parabéns! Já vi que vou ficar horas assistindo seu canal haha! Um abraço!
Juscelino, parabéns pelo vídeo. Breve correção: o álbum que ficou conhecido como "Mote e glosa" por conta da faixa que inicia a obra, na verdade se chama "Belchior".
A palo seco eu digo:
Raul e Belchior
melhor que Chico e Caetano. E fim de papo.
Marcos Lima o mal é que os dois perderam para suas loucuras. O raul para as drogas, e o belchior para problemas pessoais graves. Então eles acabaram sumindo, o raul com uma morte real, enquanto o belchior teve um sumiço da vida publica.
O legado dos dois(doido)
supera a vida em comum, pois suas obras eram divina e maravilhosa.
Marcos Lima sem dúvida.
caetano é um mito, cada um em seu tipo musical.. mas todos são bons tanto até gil e djavan..
No fim parecem que todos estão na mesma luta. Para por fim a hierarquia estabelecida que nunca muda. Ou estou enganado?
Porra mano,como ainda não tinha visto esse canal.
Parabéns e muito sucesso pro canal.
Não se importe. Você é um cara entendido, e muito simpático.
POXA, E A DO ADONIRAN? Vcs até deixaram like no twitter para a análise do trem das 11! VOU ENCHER O SACO DE VCS ATÉ A ANÁLISE DA MÚSICA! HAUHAUHAUHAUHAHU
Facilmente vocês poderiam criar um podcast com esse tema. Seria excelente ouvir esse conteúdo a caminho de casa ou indo para o trabalho.
Assisti esse vídeo seis anos atrás. Hoje dirigindo, lembrei de um trecho que vc diz o que significa a palo seco. É uma expressão engraçada e bonita.
Seu canal me faz lembrar os bons tempos da MTV brasil no início e meados dos anos 90. Irreverente e inteligente. VJ nato você...
JUSCEELINO BRILHANTE SUA ANÁLISE MUITO CULTO OBRIGADO.
Seus vídeos são do tipo que merecem o like, compartilhamento e 10kk de views... Muito daora seu canal e sua produção... Parabéns!!!
ótimo vídeo. Quando pode analisar a letra "Os Profissionais" do Belchior?
Ô Juscelino! Faz um analisando a letra com a música "Geni e o Zeppelin"... do Chico, cara! Valeu. O canal é fodão!
Análise perfeita, parabéns!
Gostei da sua interpretação, quem viveu a época sabe que é por aí mesmo, parabéns!!
Haha que delicia de canal! Adorei. Isso mesmo, não tem como não questionar e não adorar, afinal são dois gênios da nossa música. Cada um na sua expressão, são únicos ,contestadores e inesquecíveis! : D
Oi Musicalia, boa noite...
Gosto muito do seu canal e seus conteudos...
Pesquisei aqui uma coisa...
O ano de lançamento da música A Palo Seco, do Belchior, foi em 1974!
Já a música Eu Também Vou Reclamar, do Raul, foi lançado em 1976!
Então ponho a crer que não é verídico isso...
Mas de qualquer forma, a música A Palo Seco é incrível, e mostra uma genialidade imensa do Belchior
Bom, é isso hahaha
Abraços!!!
Ótima análise, me faz entender melhor
Obrigado pela aula/interpretação
Caros, Bom dia. O Raul realmente zoou com Rapaz Latino Americano, mas Belchior gostava demais do Raul tanto que regravou Ouro de Tolo. Também fala bem do Raul no programa MPB Especial da TV Cultura (gravado em 1974). Esse programa está disponível no RUclips. E sim, À Palo Seco é uma crítica à ditadura militar. O que importa é que foram dois compositores fantásticos. Privilegiados os que viram e ouviram. Abraços
Conhecendo agora o canal e curtindo demais. Like e inscrição!
Parabéns amei a interpretação. É bem ao modo Belchior de ser😍
Demais dois gênios da nossa música, parabéns 🎊
Obrigados nós por nos brindar com Belchior! Viva!!!
DOIS ARTISTAS QUE FAZEM MUITA FALTA NESSES TEMPOS POLITICAMENTE CORRETOS QUE ESTAMOS VIVENDO HOJE.
Ótymo vídeo!!
Parabéns pelo canal... adoro teu jeito inteligente e descontraído de dar o recado... vá sem medo de ser feliz! Há braços!
Cara, sensacional! Considera fazer uma análise da canção de Geslaney Brito "Quem sabe a laranjeira". Linda canção e letra riquíssima.
Faz analisado de Pequeno Mapa do Tempo. Adoro canal!
Cara, essa letra é louca, genial, indecifrável, do caramba. Gostei muito da tua análise. Mas acho q tem muitas coisas entranhadas nesse texto q vc não atentou. Veja esse trecho divino: "...Se vc vier me perguntar por onde no tempo em q vc donhava. De olhos abertos lhe direi..." Aqui é louco. Ele quis dizer: 'sonhava de olhos abertos' ou 'de olhos abertos lhe direi'?!... Enigmático.
Espetacular seu vídeo. Obrigado por nos proporcionar
Ótimo canal, ótimas análises 👏👏!!
Outra coisa, onde compro essa camisa, rsss, Gonzagão uma das influências do grande Raul!!
Muito massa essa sacada das referências literárias do Belchior!
Seu canal é bom demais irmão, me identifiquei!!!
Olá Juscelino Filho, faça uma análise da letra da música "O Beco" do Paralamas do Sucesso por favor? Vlw, sucessos e abraços pra vcs do Musicália.
Dois grandes monstros, mas o Raul tá em outro patamar sem dúvida!
Cara você é fantástico, genial. Gosto dos seus comentários e gosto demais da música "boa" brasileira.