MARCADORES BIOQUÍMICOS DO INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 15 окт 2020
  • A aula apresenta os principais marcadores bioquimicos do infarto agudo do miocardio, discutindo a importancia, os beneficios e as aplicações de cada um dos testes.
    A seguir um resumo e aplicações das principais enzimas:
    Aspartato aminotransferase - AST
    Aspartato aminotransferase, antes denominada de transaminase glutâmico oxalacética (TGO) está presente nas fibras musculares esqueléticas e cardíacas, nos parênquimas hepático, pancreático e renal, nos eritrócitos e no sistema nervoso central. A referência a esta enzima possui caráter histórico por ter sido a primeira enzima utilizada para diagnóstico de pacientes com infarto do miocárdio. Seu uso com esta finalidade foi abandonado em razão do surgimento de outros marcadores mais sensíveis e mais específicos.
    Creatina quinase total e isoenzimas - CK
    A creatina quinase é enzima composta pela união de duas subunidades do tipo B e/ou M, em três combinações possíveis, que correspondem às isoenzimas CK-BB, CK-MB e CK-MM. Cada uma delas possui atividade preponderante em algum tecido ou órgão específico:
    - isoenzima CK-BB: próstata, útero, placenta, tiróide, cérebro e musculatura lisa;
    - isoenzima CK-MB: 1% da CK total em músculo esquelético e 45% em músculo cardíaco;
    - isoenzima CK-MM: 99% da CK total em músculo esquelético e 55% em músculo cardíaco.
    A determinação da creatina quinase total não é mais recomendada para o diagnóstico de infarto do miocárdio, por causa da ampla distribuição nos tecidos, resultando em baixa especificidade. A isoenzima MB é uma opção adequada, especialmente se a dosagem de uma das troponinas não estiver disponível. Esta isoenzima possui elevadas sensibilidade e especificidade para o diagnóstico de lesão do músculo cardíaco. Em geral, são realizadas três determinações seriadas num período de 9 a 12 horas. Se as três dosagens estiverem dentro dos intervalos de referência, o diagnóstico de infarto pode ser excluído. Preferencialmente, deve-se realizar a dosagem da massa de proteína correspondente à isoenzima (CK-MB massa) e não da atividade enzimática.
    A concentração da CK-MB se eleva de 3 a 8 horas após o processo lesivo, atinge um pico em 24 horas e normaliza em 72 a 96 horas após um episódio único e limitado. A intensidade da elevação se correlaciona com o volume de tecido lesado e com o prognóstico.
    O intervalo de referência para a isoenzima CK-MB, avaliada pela massa, é de até 5ng/mL de soro.
    Desidrogenase láctica total e isoenzimas - DHL
    Tendo em vista sua ampla distribuição em diferentes tecidos, resultando em baixa especificidade, a determinação da atividade da desidrogenase láctica total não é mais recomendada para o diagnóstico ou acompanhamento do paciente com lesão cardíaca.
    Mioglobina
    A mioglobina é uma proteína constituinte das células dos músculos esquelético e cardíaco. A determinação no soro pode ser útil para descartar o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio, uma vez que possui elevado valor preditivo negativo. Por ser uma proteína presente no citoplasma e de baixo peso molecular, é liberada para a circulação precocemente após lesão isquêmica da fibra miocárdica. Concentrações elevadas são observadas 1 a 2 horas após o início da dor, atingindo o pico em 12 horas e, em geral, normalizando 24 horas após um episódio único. Esta curva contribui para que a determinação seriada seja útil no diagnóstico de re-infarto em pacientes com dor precordial recorrente. Elevação de mioglobina circulante não é específica de lesão cardíaca, ocorrendo no trauma da musculatura esquelética e na insuficiência renal, por exemplo. Os métodos de dosagem mais amplamente utilizados incluem turbidimetria e nefelometria, sendo o limite de referência até 0,15 µg/mL de soro.
    Troponinas - cTnT e cTnI
    Troponinas são proteínas estruturais envolvidas no processo de contração das fibras musculares esqueléticas e cardíacas. O complexo troponina é composto por três proteínas: troponina T, troponina I e troponina C. Como existem diferenças antigênicas entre as troponinas dos músculos esqueléticos e cardíacos, o uso de anti-soros específicos permite a identificação e quantificação de cada uma delas. As troponinas T (cTnT) e I (cTnI) são consideradas como os marcadores bioquímicos mais específicos e sensíveis para o diagnóstico de lesão isquêmica do miocárdio.
    As troponinas podem ser dosadas no soro por imunoensaios com anticorpos monoclonais dirigidos contra sítios antigênicos específicos e são considerados como limites de referência, para a troponina T a concentração de 0,1ng/mL e para a troponina I, 0,26ng/mL. Insuficiência renal terminal, insuficiência cardíaca congestiva, sepse, miocardite, taquicardia supra-ventricular e mixedema podem se acompanhar de elevações dos níveis séricos de troponinas.
    =======
    #infarto #marcadores bioquimicos # enzimas

Комментарии • 38

  • @esdrasramosbarbosa4457
    @esdrasramosbarbosa4457 2 года назад +6

    É um máximo eu trabalho em um laboratório e faço as analises dos exames bioquímicos essas aulas estão me ajudando muito

  • @alyssonbastossena7508
    @alyssonbastossena7508 3 года назад +6

    O vídeo ficou parado. Não deu sequência à sua fala amigo. Abração e excelente aula.

  • @kedsonandrey447

    Só no meu que o slide não está em sincronia com a explicação?

  • @carminacarvalho4973

    Vou fazer concurso fundação. municipal de saude pi.agora estou ha mais 12 anos fora do mercado.

  • @caioferreira9572

    Meu orientador de TCC! Tempos trabalhosos, porém bons! Obrigado por tudo!

  • @HenriqueSilvaFIRETRAINER
    @HenriqueSilvaFIRETRAINER Год назад +2

    Professor, muito obrigado por essa aula muito bem esclarecedora. Sou da Educação Física e isso me ajuda muito a entrada os marcadores de lesão muscular. Mais uma vez, obrigado e continuarei seguindo suas explicações 💯

  • @victorbezerra7167
    @victorbezerra7167 Год назад

    Boa noite. Minha CKMB deu 30ng/ml, CPK 700U/L e troponina T normal e eletro normal também. Estava treinando na academia colocando mais peso e me senti mal, com tontura, coração acelerado, etc.. tenho uma pequena fibrose miocárdica. O médico do plantão disse que foi por conta do treino um pouco mais intenso. Qual sua opinião? Obrigado

  • @carminacarvalho4973

    Ótima aula.trabalhei por 6 anos em hospital de urgencia cardiaca,onde as coleta e resultado das enzimas tinha q sair o mais rapido possivel.

  • @jamilelopes8862

    Show de bola. Aula completíssima. Trabalho em laboratório e garanto que o assunto tá super atual! Valeu prof

  • @juciarasoares6126

    Enrola demais! Deveria ser mais específico

  • @kollysoares7134

    Assistindo hoje, aula maravilhosa. Obrigado 🎉

  • @primoprosperoeu
    @primoprosperoeu 3 года назад +3

    Excelente apresentação, parabéns professor.

  • @rosilenepimentel5585
    @rosilenepimentel5585 Год назад

    Explicação m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a 👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @jaciraalbuquerque9686
    @jaciraalbuquerque9686 2 года назад +1

    Parabéns pelo conhecimento e didática 👏👏👏

  • @amandabarbosa9883
    @amandabarbosa9883 2 года назад +1

    excelente aula

  • @lorenaml
    @lorenaml 2 года назад +1

    Amei a aula!! muito boa, ótima didática!!!

  • @alexdelimadias9577
    @alexdelimadias9577 2 года назад +1

    Muito boa a explicação.

  • @skybricio11
    @skybricio11 2 года назад +1

    Muito bom professor! Está me ajudando bastante a estudar para concurso público!

  • @lucianamariaserafim1819
    @lucianamariaserafim1819 2 года назад +3

    Obrigada!

  • @moniqueantunes8168
    @moniqueantunes8168 2 года назад +1

    Show professor!!