E Sidney Sheldon?! Brincadeira mestre! Pq o senhor não monta uma série sobre os autores que ganharam o Prêmio Nobel de Literatura e suas obras? Seria sensacional!!!
Mais um: Comarc Mccarthy. Um dos maiores de todos os tempos. Livros com prosa extremamente densa como "Meridiano de sangue" como também com prosas mais simples como "Onde os velhos não tem vez", mas todos os livros tem forte carga filosóficas.
@@leiturass.a Sim li e achei muito bom, principalmente o "plot". Destaco também "Luz em Agosto ", O Som e a Fúria e Enquanto Agonizo. Já o livro A Fábula, foi um bom tema, porém cansativo, continuarei lendo outros livros desse autor. Abraços!
Eu já tive oportunidade de ler Hemingway e, sem sombra de dúvida, o autor faz jus à sua fama. Mestre, quando fores fazer a sua lista dos escritores franceses, poderias incluir Saint-Exupery?
Ele já fez a lista de escritores franceses, e de outras nacionalidades, mas ainda não assisti para saber se incluiu o Saint-Exupery ou não. Dê uma conferida no canal dele.
Hemingway era doente e não sabia,toda a família dele é marcada por tragédia,por problemas psicológicos,toda a geração da família dele tem casos de suicídio
Resposta ao rapaz abaixo. Subliteratura também é chamada de literatura trivial ou banal ou descartável. Quando eu era guri, por exemplo, lia tudo que a Agatha Christie escrevia com o personagem Poirot mas hoje só lembro do caso dos dez negrinhos (aliás, censurado nos USA e Brasil assim como nosso Monteiro Lobato infantil -- sinal de ditadura neo comunista a caminho) e o expresso do oriente, e olhe lá... Esses são escritos e textos populares que às vezes são chamados de literatura, mas que não são assim classificados pelos críticos literários. A subliteratura é intrinsecamente considerada inferior à literatura em termos de habilidade de escrita, profundidade de abordagem e legado histórico ou linguístico. Considera-se que a subliteratura tem pouca influência na literatura futura, apesar de poder ter qualquer grau de sucesso popular ou comercial. As características da subliteratura compartilham alguns aspectos da música popular versus música clássica, a qual corresponderia à literatura. Quem vai lembrar das melodias de Chico Buarque ou Caetano Veloso no futuro, como lembrarão do Ode Joy de Beethoven ou Carmina Burana? Características diferenciais da subliteratura: 1. Apelo ao público em geral e até mesmo aos quase iletrados 2. Tendência para refletir tendências existentes em vez dos desenvolvimentos progressivos - é mais uma "foto" ou um "curta" do que está na mídia do que um "longa" sobre o que não está diretamente exposto na mídia 3. Fácil de esquecer em alguns anos ou décadas 4. São repetitivas e feitas em moldes de sucesso, como paráfrases umas das outras Primariamente voltadas à indústria editorial e à moda existente 5. São apelativas por princípio ou na idéia principal Abraço Texto original de RHH para o comentário
Boa noite professor! Uma dúvida: professor, já ouviu ou leu sobre o tribunal de Santa Vehme? Carlos Magno foi o precursor ? Caso sim, poderia me elucidar? Fico no aguardo.. Obrigado
11 месяцев назад
Excelente canal, professor. Desejo sorte. Qual é a sua opinião sobre a obra de Philip Roth?
Tbm, excelente escritora Alguns de seus contos são pérolas do gótico sulista, como "Os coxos entrarão primeiro", "Um calafrio incessante", "O Rio" e "O Negro Artificial"
Entendo que possa ser por preferência pessoal, mas acho que a ausência de Whitman é uma posição minoritária. Também acho digno de menção Emily Dickinson, Flannery O'Connor e Cormac McCarthy.
A geração perdida (lost generation) é praticamente anterior a Hemingway, embora tecnicamente Hemingway fosse perdido, a mim parece um perdido misturado à geração GI (tenho essa opinião contrária ao rio principal devido aquele final pseudo óbvio de por quem os sinos dobram). Faltou Mark Twain na lista, Thoreau, Waldo Emerson, Faulkner, também poderiam ser citados mas Twain não poderia faltar. Sua lista está boa. Discordo que a literatura clássica americana seja mais rica que a latino americana. Já a sub literatura americana é a mais rica do mundo... Ou pobre, dependendo do ponto de vista. É difícil separar a literatura moderna americana (últimos 70 anos) da literatura clássica ou essencial, como eu costumo dizer, devido à enorme quantidade de lixo publicado. E, agora, com chat gpt4, nem é bom pensar.
Alguém teria um canal um vídeo para me recomendar para eu possuir essas bases da literatura porque quando ele fala sobre subliteratura invocou essa minha curiosidade de saber divisa entre Literatura e subliteratura
Subliteratura também é chamada de literatura trivial ou banal ou descartável. Quando eu era guri, por exemplo, lia tudo que a Agatha Christie escrevia com o personagem Poirot mas hoje só lembro do caso dos dez negrinhos (aliás, censurado nos USA e Brasil assim como nosso Monteiro Lobato infantil -- sinal de ditadura neo comunista a caminho) e o expresso do oriente, e olhe lá... Esses são escritos e textos populares que às vezes são chamados de literatura, mas que não são assim classificados pelos críticos literários. A subliteratura é intrinsecamente considerada inferior à literatura em termos de habilidade de escrita, profundidade de abordagem e legado histórico ou linguístico. Considera-se que a subliteratura tem pouca influência na literatura futura, apesar de poder ter qualquer grau de sucesso popular ou comercial. As características da subliteratura compartilham alguns aspectos da música popular versus música clássica, a qual corresponderia à literatura. Quem vai lembrar das melodias de Chico Buarque ou Caetano Veloso no futuro, como lembrarão do Ode Joy de Beethoven ou Carmina Burana? Características diferenciais da subliteratura: 1. Apelo ao público em geral e até mesmo aos quase iletrados 2. Tendência para refletir tendências existentes em vez dos desenvolvimentos progressivos - é mais uma "foto" ou um "curta" do que está na mídia do que um "longa" sobre o que não está diretamente exposto na mídia 3. Fácil de esquecer em alguns anos ou décadas 4. São repetitivas e feitas em moldes de sucesso, como paráfrases umas das outras Primariamente voltadas à indústria editorial e à moda existente 5. São apelativas por princípio ou na idéia principal Abraço Texto original de RHH para o comentário
@@KRYPTOS_K5 eu agradeço de verdade sua explicação para mim mas eu gostaria de pedir para que o senhor mandasse algum canal ou vídeo detalhes mais profundamente esse assunto Por que eu achei umas coisas ambíguas peça boa de inscrição que você deu que é sub literatura por que assim eu facilmente eu consigo imaginar algumas obras que eu faço com literatura mas que encaixa numa boa com sub de literatura então largado seria tu mandasse algum canal ou vídeo explicando detalhadamente sobre isso se eu viria com todo prazer
Você só não criticou ainda mais Edgar Allan Poe porque sabia que poderia ser totalmente rechaçado pelos admiradores dele, foi uma crítica justa e com muito cuidado. E quanto as distopias, sinceramente, eu não gostei muito de Fahrenheit 451, não é um livro de todo ruim, é bom apenas em alguns capítulos.
Faltou o Henry James! Uma heresia! Henry James é muito superior a Poe e a Fitzgerald! Sinceramente, você conhece ao menos o básico da literatura norte-americana? Impossível não citar James no lugar desses dois! James foi não só um artista, mas um experimentador prolífico no romance, o qual trabalhou em diversas facetas. Falta repertório ao autor do vídeo.
Gostei de sua lista, e também sou um leitor que defende os clássicos da literatura. Acho péssimo quando me falam que não existe alta literatura, corto logo a conversa, pois, para mim, quem diz isso é um tolo e não tenho tempo para isso. E sobre ernest hemingway, gostaria de discordar em alguns pontos, ainda que eu não tenha lido toda sua obra, lendo o " a Deus as armas" é possível perceber em vários momentos o profundo sentimento contra a guerra, isso ocorre em diálogos dito e o mais importante, o não dito, negligenciar tais pontos é um equívoco grave. Outro ponto, no seu ódio aos comunistas você tirar conclusões emotivas, o bom é velho achismo, sou de esquerda e lhe garanto, nem todos de esquerda são Stalin, se essa lógica fosse válida eu poderia atribuir todos de direita como herdeiros de Hitler, percebe a incongruência? Em suma, gostei do seu vídeo, concordo em muito pontos, discordo em outros e parabéns pelo canal.
Obrigado!
E Sidney Sheldon?! Brincadeira mestre! Pq o senhor não monta uma série sobre os autores que ganharam o Prêmio Nobel de Literatura e suas obras? Seria sensacional!!!
Machado tbm fez a tradução do poema O Corvo.
Mais um: Comarc Mccarthy. Um dos maiores de todos os tempos. Livros com prosa extremamente densa como "Meridiano de sangue" como também com prosas mais simples como "Onde os velhos não tem vez", mas todos os livros tem forte carga filosóficas.
Concordo 100%!!!
Fale do meu amor, Will Faulker...
Bom dia, que vídeo maravilhoso, pena que você não mencionou William Faulkner e John Steinbeck abraços e boas leituras.
Steinbeck é fraco, quase sempre panfletário
Faulkner meu amor
Concordo senti Falta do Faulkner já leu ," Absalão, Absalão", ou "Luz em Agosto"?
@@leiturass.a Sim li e achei muito bom, principalmente o "plot". Destaco também "Luz em Agosto ", O Som e a Fúria e Enquanto Agonizo. Já o livro A Fábula, foi um bom tema, porém cansativo, continuarei lendo outros livros desse autor. Abraços!
Dei um grito com essa lista. Nossa, como me foi dada a oportunidade e honra de conhecer e apreciar esses gra 6:30 6:30 ndes autores!
Estou estudando inglês. Gostaria de um livro com a linguagem de hoje, mas não exagerado em girias e palavrões.
Qual você me indicaria? (Intermediário)
Mais uma vez o meu foi o primeiro like e o primeiro comentário! Vamos ek frente, professor!
E quanto ao Willian Faulkner? O que o professor acha do seu estilo?
Novamente obrigado!
Deus te abençoe osmar
Professor, li muito Hemingway! Adoro seu estilo! Gosto principalmente de seus contos, como "Os pistoleiros".
Esperei Faulkner e veio Hemingway. Nada contra este, mas aquele para mim é muito maior. Opinião é opinião. Parabéns pelo excelente trabalho!
É um fato. Faulkner é superior.
Eu já tive oportunidade de ler Hemingway e, sem sombra de dúvida, o autor faz jus à sua fama. Mestre, quando fores fazer a sua lista dos escritores franceses, poderias incluir Saint-Exupery?
Ele já fez a lista de escritores franceses, e de outras nacionalidades, mas ainda não assisti para saber se incluiu o Saint-Exupery ou não. Dê uma conferida no canal dele.
Incluiria mais um: Phillip Roth.
Excelente vídeo Omar, também citaria o escritor Robert E. Howard
Que vídeo primoroso!
Vídeo muito bom como sempre.
E o faulkner?
Ainda quero ler "The Demon", de Hubert Selby Jr.
Boas leituras.
Estados Unidos da América esse vídeo vai ser muitíssimo interessante
Hemingway era doente e não sabia,toda a família dele é marcada por tragédia,por problemas psicológicos,toda a geração da família dele tem casos de suicídio
Resposta ao rapaz abaixo.
Subliteratura também é chamada de literatura trivial ou banal ou descartável. Quando eu era guri, por exemplo, lia tudo que a Agatha Christie escrevia com o personagem Poirot mas hoje só lembro do caso dos dez negrinhos (aliás, censurado nos USA e Brasil assim como nosso Monteiro Lobato infantil -- sinal de ditadura neo comunista a caminho) e o expresso do oriente, e olhe lá... Esses são escritos e textos populares que às vezes são chamados de literatura, mas que não são assim classificados pelos críticos literários. A subliteratura é intrinsecamente considerada inferior à literatura em termos de habilidade de escrita, profundidade de abordagem e legado histórico ou linguístico. Considera-se que a subliteratura tem pouca influência na literatura futura, apesar de poder ter qualquer grau de sucesso popular ou comercial. As características da subliteratura compartilham alguns aspectos da música popular versus música clássica, a qual corresponderia à literatura. Quem vai lembrar das melodias de Chico Buarque ou Caetano Veloso no futuro, como lembrarão do Ode Joy de Beethoven ou Carmina Burana?
Características diferenciais da subliteratura:
1. Apelo ao público em geral e até mesmo aos quase iletrados
2. Tendência para refletir tendências existentes em vez dos desenvolvimentos progressivos - é mais uma "foto" ou um "curta" do que está na mídia do que um "longa" sobre o que não está diretamente exposto na mídia
3. Fácil de esquecer em alguns anos ou décadas
4. São repetitivas e feitas em moldes de sucesso, como paráfrases umas das outras
Primariamente voltadas à indústria editorial e à moda existente
5. São apelativas por princípio ou na idéia principal
Abraço
Texto original de RHH para o comentário
Boa noite professor! Uma dúvida: professor, já ouviu ou leu sobre o tribunal de Santa Vehme? Carlos Magno foi o precursor ? Caso sim, poderia me elucidar? Fico no aguardo..
Obrigado
Excelente canal, professor. Desejo sorte. Qual é a sua opinião sobre a obra de Philip Roth?
Senti falta da Flannery O'Connor.
Tbm, excelente escritora
Alguns de seus contos são pérolas do gótico sulista, como "Os coxos entrarão primeiro", "Um calafrio incessante", "O Rio" e "O Negro Artificial"
Gosto muito de Emily Dickinson , poemas delicados.
Verdade!
Entendo que possa ser por preferência pessoal, mas acho que a ausência de Whitman é uma posição minoritária. Também acho digno de menção Emily Dickinson, Flannery O'Connor e Cormac McCarthy.
A geração perdida (lost generation) é praticamente anterior a Hemingway, embora tecnicamente Hemingway fosse perdido, a mim parece um perdido misturado à geração GI (tenho essa opinião contrária ao rio principal devido aquele final pseudo óbvio de por quem os sinos dobram). Faltou Mark Twain na lista, Thoreau, Waldo Emerson, Faulkner, também poderiam ser citados mas Twain não poderia faltar. Sua lista está boa. Discordo que a literatura clássica americana seja mais rica que a latino americana. Já a sub literatura americana é a mais rica do mundo... Ou pobre, dependendo do ponto de vista. É difícil separar a literatura moderna americana (últimos 70 anos) da literatura clássica ou essencial, como eu costumo dizer, devido à enorme quantidade de lixo publicado. E, agora, com chat gpt4, nem é bom pensar.
😊😊😊😊😊😊😊😊😊
🌻
Faltou o maior de todos, William Faulkner.
Alguém teria um canal um vídeo para me recomendar para eu possuir essas bases da literatura porque quando ele fala sobre subliteratura invocou essa minha curiosidade de saber divisa entre Literatura e subliteratura
🌻uma pessoa fantástica é Claire Scorzi.
Subliteratura também é chamada de literatura trivial ou banal ou descartável. Quando eu era guri, por exemplo, lia tudo que a Agatha Christie escrevia com o personagem Poirot mas hoje só lembro do caso dos dez negrinhos (aliás, censurado nos USA e Brasil assim como nosso Monteiro Lobato infantil -- sinal de ditadura neo comunista a caminho) e o expresso do oriente, e olhe lá... Esses são escritos e textos populares que às vezes são chamados de literatura, mas que não são assim classificados pelos críticos literários. A subliteratura é intrinsecamente considerada inferior à literatura em termos de habilidade de escrita, profundidade de abordagem e legado histórico ou linguístico. Considera-se que a subliteratura tem pouca influência na literatura futura, apesar de poder ter qualquer grau de sucesso popular ou comercial. As características da subliteratura compartilham alguns aspectos da música popular versus música clássica, a qual corresponderia à literatura. Quem vai lembrar das melodias de Chico Buarque ou Caetano Veloso no futuro, como lembrarão do Ode Joy de Beethoven ou Carmina Burana?
Características diferenciais da subliteratura:
1. Apelo ao público em geral e até mesmo aos quase iletrados
2. Tendência para refletir tendências existentes em vez dos desenvolvimentos progressivos - é mais uma "foto" ou um "curta" do que está na mídia do que um "longa" sobre o que não está diretamente exposto na mídia
3. Fácil de esquecer em alguns anos ou décadas
4. São repetitivas e feitas em moldes de sucesso, como paráfrases umas das outras
Primariamente voltadas à indústria editorial e à moda existente
5. São apelativas por princípio ou na idéia principal
Abraço
Texto original de RHH para o comentário
@@KRYPTOS_K5 eu agradeço de verdade sua explicação para mim mas eu gostaria de pedir para que o senhor mandasse algum canal ou vídeo detalhes mais profundamente esse assunto Por que eu achei umas coisas ambíguas peça boa de inscrição que você deu que é sub literatura por que assim eu facilmente eu consigo imaginar algumas obras que eu faço com literatura mas que encaixa numa boa com sub de literatura então largado seria tu mandasse algum canal ou vídeo explicando detalhadamente sobre isso se eu viria com todo prazer
Você só não criticou ainda mais Edgar Allan Poe porque sabia que poderia ser totalmente rechaçado pelos admiradores dele, foi uma crítica justa e com muito cuidado. E quanto as distopias, sinceramente, eu não gostei muito de Fahrenheit 451, não é um livro de todo ruim, é bom apenas em alguns capítulos.
Acompanhando os vídeos e a lista só aumentando 😢
😂😂😂😂
Um dia leio alguns
"Nosso Plínio Salgado"?? Q m# é essa???
Você poderia toda vez de terminar de falar sobre o autor Leia um trecho de família Lopes
Faltou o Henry James! Uma heresia! Henry James é muito superior a Poe e a Fitzgerald! Sinceramente, você conhece ao menos o básico da literatura norte-americana?
Impossível não citar James no lugar desses dois! James foi não só um artista, mas um experimentador prolífico no romance, o qual trabalhou em diversas facetas.
Falta repertório ao autor do vídeo.
Penso o mesmo.
Poe é ótimo, mas há vários norte-americanos melhores que ele.
Gostei de sua lista, e também sou um leitor que defende os clássicos da literatura. Acho péssimo quando me falam que não existe alta literatura, corto logo a conversa, pois, para mim, quem diz isso é um tolo e não tenho tempo para isso. E sobre ernest hemingway, gostaria de discordar em alguns pontos, ainda que eu não tenha lido toda sua obra, lendo o " a Deus as armas" é possível perceber em vários momentos o profundo sentimento contra a guerra, isso ocorre em diálogos dito e o mais importante, o não dito, negligenciar tais pontos é um equívoco grave. Outro ponto, no seu ódio aos comunistas você tirar conclusões emotivas, o bom é velho achismo, sou de esquerda e lhe garanto, nem todos de esquerda são Stalin, se essa lógica fosse válida eu poderia atribuir todos de direita como herdeiros de Hitler, percebe a incongruência? Em suma, gostei do seu vídeo, concordo em muito pontos, discordo em outros e parabéns pelo canal.