A Batalha De Monte Santiago - Guerra Da Cisplatina

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 31 янв 2025

Комментарии • 128

  • @misterjulio8037
    @misterjulio8037 5 лет назад +23

    A batalha naval de monte santiago tornou as coisas difíceis para as províncias unidas, tornando suas operações restritas à guerra de corso. O tratado de paz legou as missões orientais incorporadas à província do Rio Grande do Sul e a livre navegação na bacia platina. O Uruguai torna-se um Estado "tampão " entre as 2 potências regionais. O conflito da Cisplatina mostrou ser um conflito eminentemente naval, uma vez que o bloqueio de Buenos Aires entrangulava a economia portenha.

  • @rpmh6481
    @rpmh6481 6 лет назад +6

    muito lgl vey ,meus parabens :)

  • @D0pamine.3091
    @D0pamine.3091 3 года назад +10

    Tem que respeitar o gigante da américa do sul !!

    • @DiegoGarcia-st7si
      @DiegoGarcia-st7si 3 года назад

      La guerra la ganó militarmente las Provincias Unidas. Los republicanos ganaron en todas las batallas terrestres: Ombú, Bacacay, Yerbal, Carmen de Patagones e Ituzaingó. Se ocupó una gran parte de Rio Grande do Sul.
      Ademas el Imperio fue derrotado en las batallas navales de Martin Garcia, Juncal, Los Pozos y Carmen de Patagones. A lo largo de la guerra cerca de 300 naves brasileras fueron capturadas o saquedas por los corsarios (fuente wikipedia).
      Respeto por la celeste y blanca.

    • @Matheus_Gouveia
      @Matheus_Gouveia 2 года назад

      @@DiegoGarcia-st7si Embaixador britânico Sir Robert Gordon colocou a situação nos seguintes termos para Lord Ponsonby após a batalha:
      "Os recursos desse Império parecem ser imensos e eu, acreditando que Brown - grande como ele é - não pode com seus schooners aniquilar a Marinha do Brasil, você somente verá o bloqueio aumentado com vigor. Com os mesmos navios e meios que o Imperador tem agora à sua disposição... está dentro do seu poder afundar Brown e sua pequena frota e explodir a cidade de Buenos Aires na água. É possível acreditar que o governo de Buenos Aires tenha o poder para levantar o bloqueio? A mera continuação do bloqueio significará a completa ruína deles."

    • @gastonargentino3963
      @gastonargentino3963 9 месяцев назад

      Jajaja são fracos sua infanteria de terra foi humilhada pela argentina,e os barcos bloquearon mais Não desieron do barcos porqué voces seria exterminados como os ingleses cuando tentaron invadir Buenos Aires

  • @L4NTERNA1
    @L4NTERNA1 5 лет назад +6

    3:39 quando eu ouvi 7 de Abril eu tive um mine ataque, esse é o dia de meu aniversário

  • @misterjulio8037
    @misterjulio8037 3 года назад +7

    No obstante, tras Monte Santiago ya no se podría combatir más en "línea de fila", ya no sería posible enfrentar abiertamente a unidades enemigas de mediano o mayor poder. La flota argentina quedó reducida a unas pocas goletas y cañoneras que solo alcanzaban para defender el puerto, hostigar los avances imperiales sobre el puerto del Salado al sur y por el norte dar apoyo de convoy a los transportes de refuerzos y abastecimientos al frente oriental. El embajador británico en Río de Janeiro, Sir Robert Gordon, escribiría a lord Ponsonby: "Los recursos de este Imperio parecen inmensos y creyendo como yo que Brown -grande como es- no puede con sus goletas aniquilar a la armada brasileña, simplemente tendrá Ud. al bloqueo restablecido con mayor vigor". Así, la lucha en alta mar quedaría reducida por el resto de la contienda a los esfuerzos de los corsarios.

  • @lendariomobile4758
    @lendariomobile4758 4 года назад +5

    o exercito BR poderia persuadir os soldados a esperar mais um pouco e no tempo de espera preparassem o terreno da batalha pois o inimigo que era o invasor
    e usasse os canhões com mais a infantaria pra massacrar a cavalaria inimiga
    e usasse a cavalaria BR pra proteger os flancos

  • @mastigandolivros8860
    @mastigandolivros8860 6 лет назад +3

    foda +1 sub mas tira essa vos ou coloca outra editada tomei mó susto pq tava de fone kkkkkk

  • @misterjulio8037
    @misterjulio8037 4 года назад +16

    Aplastante victoria de la armada imperial!!!

    • @juanpablogonzalez198
      @juanpablogonzalez198 3 года назад +1

      Não ajudou muito porque no final a Argentina venceu as batalhas terrestres e conseqüentemente a guerra, a cisplatina não durou muito ...

    • @misterjulio8037
      @misterjulio8037 3 года назад +7

      @@juanpablogonzalez198 a argentina venceu as batalhas de Miriñai, Padre Filiberto e Arroyo las Cañas? A Argentina em algum momento conseguiu ocupar Montevidéu e a Colônia do Sacramento (maiores cidades da província)?

    • @juanpablogonzalez198
      @juanpablogonzalez198 3 года назад

      @@misterjulio8037 A Argentina venceu a guerra, entenda que, não seja tolo, depois da batalha de Passo do Rosario acabou a guerra pelo Brasil, porque você pensa que a cisplatina não existe mais, aceite não importa o quanto doa, é realidade, pare de colocar pretextos, (parece que mi traductor no funciona bien por que no estan entendiendo ustedes ...)

    • @misterjulio8037
      @misterjulio8037 3 года назад +4

      @@juanpablogonzalez198 eu nunca vi uma guerra ser vencida sem ocupar a capital. Entenda que a marinha de William Brown foi totalmente destruída em Monte Santiago. A guerra foi tão ruim para a Argentina que o seu presidente Manuel Dorrego foi fuzilado

    • @juanpablogonzalez198
      @juanpablogonzalez198 3 года назад

      @@misterjulio8037 Mas para vencer a guerra a Argentina não precisava ocupar a capital do Brasil, o território de batalha era no Uruguai, e o objetivo era derrotar e expulsar os invasores, ambos os pontos foram alcançados, fim, vitória Argentina e Uruguai livre, fim da história ...

  • @Arizoli1000
    @Arizoli1000 3 года назад +4

    #BandaDevassa - Rio de Janeiro - Brasil.
    ⚓️ 07/08 de Abril de 1827 - "BATALHA DE MONTE SANTIAGO".
    "Batalha de Monte Santiago"... foi uma batalha naval da Guerra da Cisplatina, ocorreu entre (07 e 08 de abril de 1827). A divisão brasileira, comandada por "James Norton", surpreendeu uma esquadrilha argentina e a perseguiu, perdendo os inimigos dois de seus melhores navios.
    O "almirante Brown", que comandava os argentinos, ficou ferido. Como consequência dessa batalha, o Império do Brasil obteve supremacia naval, o que foi decisivo no curso dos acontecimentos:
    O bloqueio econômico imposto pela marinha de guerra do Brasil causava prejuízos econômicos significativos a Buenos Aires...
    A luta em alto mar, pelo lado republicano, restaria reduzida, em grande parte, a esforços de corsários !!!!
    Na batalha morreu o comandante "Rafael de Carvalho", comandava o (brigue 29 de Agosto). E, também, o comandante "Francis Drummond", (do lado republicano).
    ⚓️ ANTECEDENTES.
    Em 1825, uma revolta ocorreu na província da Cisplatina quando os Trinta e Três Orientais desembarcaram na Banda Oriental, apoiados pela Argentina, iniciando a Guerra da Cisplatina, o Império do Brasil havia acabado de selar as pazes com Portugal acabando com as lutas, mas agora teria que novamente combater os rebeldes separatistas, "o Exército Brasileiro era formado em sua maioria por voluntários", diferente do Exército Argentino que era mais experiente... "entretanto a Marinha do Brasil era o trunfo que seria usado para paralisar os argentinos e uruguaios" !!!!
    Logo inicia um bloqueio no porto de Buenos Aires, naquela época a Argentina tinha apenas o porto de Buenos Aires para escoar sua produção, com o bloqueio... os argentinos não poderiam vender seus produtos nem comprar armas do exterior, a Marinha Argentina era formada por alguns navios leves, o governo argentino não via interesse em ter uma poderosa armada devido aos altos custos na manutenção dos navios, "o Almirante William Brown era o comandante da frota argentina", (um irlandês com grande experiência em combates navais).
    Em 1827, os argentinos conseguiram duas vitórias sobre o Brasil, a primeira foi a derrota de uma esquadra brasileira na "Batalha de Juncal" e a segunda foi uma vitória sobre o exército brasileiro liderado pelo Marquês de Barbacena na "Batalha de Passo do Rosário".
    Os comandantes da Marinha ficaram furiosos ao saberem da derrota em Juncal e decidiram acabar de uma vez por todas com a Marinha Argentina... o "Almirante James Norton"... (recebeu a missão de se aproximar de Buenos Aires e destruir qualquer navio que tentasse furar o bloqueio).
    ⚓️ A BATALHA.
    Em 26 de março de 1827, o governo argentino ordena ao Almirante Brown para levar seus melhores navios para furar o bloqueio e atacar as cidades costeiras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com isso... "acreditavam que D. Pedro I pediria a paz" !!!!
    Brown então prepara sua frota, enquanto isso, a Marinha Imperial, seja por relatórios de inteligência ou por deduções, acredita que Brown esteja preparando um ataque, os comandantes brasileiros juntam suas forças à frota do Almirante Norton.
    O movimento dos navios brasileiros confirmam a suspeita de que estes já sabiam dos planos argentinos, mesmo assim Brown deicídio partir, acreditando que seus navios leves e fáceis de manobrar poderiam causar grande estrago aos navios brasileiros mais pesados e difíceis de manobrar.
    Em 06 de abril, o "brigue Balcarce" e a "escuna União" avistaram uma corveta e três brigues imperiais deixarem o bloqueio para perseguirem um comboio a seis milhas.
    Às 19h30min, aproveitando o enfraquecimento da linha de bloqueio, Brown ordena navegarem para fora do Rio da Prata. Tudo corria bem para os argentinos, até que às 23h30min o vento mudou e a frota argentina precisou se distanciar; logo "um vigia do Marquês de Maceió avistou a frota argentina" e imediatamente alertou os outros navios brasileiros com tiros de canhão. (💣).
    Com o Independência seriamente danificado, "Drummond" recebeu ordens para abandonar o navio, mas a sua tripulação se recusou, ele então foi até o República pedir mais munição quando foi atingido por uma bala de canhão no fêmur direito, Brown o transferiu para o Sarandí, mas Drummond faleceu às 22hs, Brown disse mais tarde em suas memórias que as últimas palavras de Drummond foram...
    🗣 "Diga ao Almirante que cumprir o meu dever e morro com um homem" !!!!
    A República envia dois barcos para resgatar os marinheiros do Independência e logo em seguida afundam o navio vendo que os danos eram irreversíveis !!!!
    Ao anoitecer, com pouca munição e seriamente ferido, Brown decide abandonar o República e embarcar no Sarandí e em seguida Brown ordenou que retornassem para Buenos Aires.
    Na capital argentina, a notícia do desastre chegou à meia-noite, o Sarandí chegou em Buenos Aires às 3hs30mins da madrugada.
    Entre 10 e 11 de abril, chegaram ao porto de Montevidéu, os navios brasileiros danificados, a corveta Liberal tinha perdido o mastro principal e sofria com vários vazamentos no casco, enquanto os brigues Pirajá, Independência ou Morte, Rio da Prata e 29 de agosto e duas escunas, incluindo a Conceição chegaram seriamente danificadas, com vazamentos no casco e também mortos e feridos.
    ⚓️ CONSEQUÊNCIAS.
    A vitória brasileira acabou com as esperanças argentinas de furar o bloqueio, assim como reverteu as derrotas em Juncal e Passo do Rosário, a economia argentina entrou em colapso, os preços dos alimentos dispararam, a frota argentina foi reduzida a algumas escunas usadas apenas para defenderem o porto ou para práticas de corso.
    Em 1828, Brasil e Argentina assinam a paz, o Brasil concordou em libertar o Uruguai como um "estado-tampão" em troca a Argentina garantiria livre navegação aos brasileiros ao Rio da Prata.
    A supremacia naval foi determinante, pois sem controlar o naval as Províncias Unidas não tinham meios para ganhar o conflito.
    🗣 "O exército está completamente desprovido de meios para sitiar a Montevidéu de maneira mais eficaz que pelo bloqueio terrestre, método que a experiência tem demonstrado ser infrutífero, enquanto existir o predomínio dos brasileiros no mar"...
    🗣 (...) "Esta guerra é, em sua essência, uma guerra naval e o domínio da Banda Oriental e de Montevidéu ainda assim não significariam nenhuma vantagem para Buenos Aires, enquanto o bloqueio naval puder ser mantido pelo inimigo". (Ponsonby a Canning)
    O historiador militar britânico "Brian Vale" assim resumiu a questão:
    🗣 "A batalha do Juncal fez pouco para empurrar o Império na direção da paz. Agora em Monte Santiago, os dois preciosos brigs de guerra da Argentina foram destruídos e o creme da sua marinha absolutamente derrotados. A superioridade da marinha brasileira foi agora reafirmada de uma maneira que nem a audácia de Brown nem as fragatas adquiridas por Ramsay poderiam seriamente desafiar".
    À época... o embaixador britânico "Sir Robert Gordon" colocou a situação nos seguintes termos para "Lord Ponsonby":
    🗣 "Os recursos desse Império parecem ser imensos e eu, acreditando que Brown - (grande como ele é) - não pode com seus schooners aniquilar a Marinha do Brasil, você somente verá o bloqueio aumentado com vigor. Com os mesmos navios e meios que o Imperador tem agora à sua disposição... está dentro do seu poder afundar Brown e sua pequena frota e explodir a cidade de Buenos Aires na água. É possível acreditar que o governo de Buenos Aires tenha o poder para levantar o bloqueio? A mera continuação do bloqueio significará a completa ruína deles" !!!!
    🦉 (#ArizoliCarvalho - Rio, 07 de Abril de 2021).

    • @ricardozan5881
      @ricardozan5881 Год назад

      O canal do peruano Sebastián , subiu no RUclips um vídeo novo sobre essa guerra faz 13 dias, os brasileiros e argentinos estão se degladiando nos comentários. O nome do canal é "Mapa de Sebas" e o título do vídeo é " La Guerra del Brasil 🇧🇷⚔️🇦🇷 (Guerra Cisplatina 🇺🇾)

  • @rodriguez3421
    @rodriguez3421 4 года назад +7

    Na batalha de Juncal o Brasil foi muito BURRO ,invés de enviar seus melhores e mais poderosos navios levaram navios relativos ao dos Arges .

  • @misterjulio8037
    @misterjulio8037 3 года назад +7

    Monte Santiago marcou o fim da Esquadra das Províncias Unidas, dali em diante apenas pequenas escaramuças ocorreram e mesmo assim por parte dos corsários que partiam ou regressavam.
    Aos argentinos só restou a guerra de corso, com base em Carmem de Patagones, que como escreveram Leôncio Martins e Alexandre Boiteux estava “imune ao ataque brasileiro”. A etapa naval da Guerra Cisplatina estava encerrada com a vitória da Marinha Imperial.

    • @tucutrank
      @tucutrank 3 года назад +1

      Cuantas batallas ganó Argentina y porque ocupó militarmente el sur de brasil?

    • @misterjulio8037
      @misterjulio8037 3 года назад +6

      @@tucutrank la argentina tuvo su flotilla destrozada en la batalla de monte santiago y sufrió un gran bloqueo en su capital Buenos Aires. No recuperó su província oriental y tampoco las MISIONES ORIENTALES.

    • @tucutrank
      @tucutrank 3 года назад

      @@misterjulio8037 el poder de la flota brasilera era por su número más que por su desempeño, y por ayuda británica que tenia interés en la región, por eso se declaró la independencia de Uruguay, además Argentina está en una guerra civil, prácticamente fue sólo buenos Aires el que luchó contra el imperio de brasil,

    • @misterjulio8037
      @misterjulio8037 3 года назад +5

      @@tucutrank e daí? Desculpa esfarrapada. Uma vergonha ter o principal porto e capital bloqueados por uma potência extrangeira e nada poder fazer. Guilhermo Brown deveria ter sido exonerado por ter sido muito incompetente

    • @tucutrank
      @tucutrank 3 года назад

      @@misterjulio8037 si la flota Argentina es fue incompetente que queda del Ejército brasileño que fue vencido en toda las batallas y siendo mayor en número y armamento, Argentina ocupó militarmente río grande do sur, y todavía la población tiene influencia Argentina,

  • @Sergio53Figueiredo
    @Sergio53Figueiredo 5 лет назад +25

    Brasil venceu! A Inglaterra mediou a paz. Eu cospi na tumba do mariscal brow irlandês no cemitério da recoleta. 🤜🤛🇧🇷 é uma caixa verde pequena que fica na entrada do cemitério. Brasil acima de tudo somente abaixo de Deus.

    • @juanpablogonzalez198
      @juanpablogonzalez198 4 года назад +2

      o brasil venceu !! ah não espere .., cisplatina não existe mais, e no Uruguai eles falam espanhol e dançam tango 🤣🤣

    • @ep6713
      @ep6713 4 года назад +1

      Boa kkkkkkkk

    • @ep6713
      @ep6713 4 года назад +3

      @@juanpablogonzalez198 La mayoría de los uruguayos ya hablaban español y tenían más costumbres argentinas antes de la guerra

    • @juanpablogonzalez198
      @juanpablogonzalez198 4 года назад

      @что-то 900 porque não invadimos um país vizinho sem motivo, só lutamos para expulsar os invasores e foi assim, fomos, lutamos, vencemos e voltamos para nossa terra, mas sem rancor, vocês também são nossos irmãos

    • @emonnazar7160
      @emonnazar7160 3 года назад +5

      @@juanpablogonzalez198 Não nós não somos seus irmãos não temos nada a ver com vocês, acho ridículo essa mania que vocês tem de nos chamar de irmãos porque não temos nada em comum.

  • @sebasvega5782
    @sebasvega5782 11 месяцев назад +1

    Para brasil las guerras contra la argentina en su historia fueron las mas importantes ,caseros la consideran un triunfo del imperio del brasil ,la guerra de cisplatina tambien ,para nosotros los argentinos no ,nuestras guerras historicas fueron las de la independencia ,caseros es considerada una de las tantas batallas de las guerras civiles argentinas ,no se considera triunfo alguno del brasil ,se combatio a britanicos 1806,1807,1852 guerra del parana a britanicos y franceses ,guerra de la triple alianza y malvinas ,en lo militar argentina siempre tuvo mas gestas que el brasil y esta escrito .

    • @ahistoriaporseusfatos
      @ahistoriaporseusfatos  Месяц назад +1

      Bem, há um equívoco na sua ideia. Estou gravando um vídeo baseado nisso ... Pra quem estuda a história do Brasil verdadeiramente, sabe que os conflitos com a Argentina não significaram nada além de simples jogos de influência. Em breve soltarei um conteúdo baseado nisso ...

  • @alexandredossantosmariano163
    @alexandredossantosmariano163 4 года назад +5

    Os Argentinos sempre arrumando cao com O Brasil.

    • @juanpablogonzalez198
      @juanpablogonzalez198 3 года назад +1

      caso você não soubesse, o brasil perdeu aquela guerra, assim como perdeu a final da copa da América .. saudações 🤭🤭

    • @bruteba
      @bruteba 3 года назад +2

      @@juanpablogonzalez198 foi impasse com "gosto" de vitória ao Brazil, este nao conseguiu ficar com Cisplatina porém nem Argentina também, mas oque torna o caso do Brazil diferente é que depois disso, nós basicamente SEMPRE mexemos um pouco na política interna de Uruguai, como se fosse uma região autônoma.

  • @markymarco2570
    @markymarco2570 3 месяца назад

    um irlandês contra um inglês, quw vergonha

  • @tiagosilva6576
    @tiagosilva6576 3 года назад +6

    O BRASIL ganhou a guerra porque ganhou territórios do Uruguai e a Argentina não ganhou nada!!!

    • @ricardozan5881
      @ricardozan5881 Год назад

      O canal do peruano Sebastián subiu recentemente um vídeo sobre essa guerra, os brasileiros e argentinos estão se degladiando nos comentários. O nome do canal é "Mapa de Sebas" e o título do vídeo é " La Guerra del Brasil 🇧🇷⚔️🇦🇷 (Guerra Cisplatina 🇺🇾) .

  • @edgarmatos7791
    @edgarmatos7791 4 года назад +4

    Argentina não. Nova Venezuela.

  • @matiaspedrocosentino6728
    @matiaspedrocosentino6728 3 года назад +1

    Humillación? Falso. 4 buquecitos argentinos (3 bergantines y una goleta) resistieron durante 2 días contra una escuadra imperial de unos 20 buques que incluía corbetas, bergantines y goletas e incluso la fragata "Dona Paula" (de 60 cañones) llegó a disparar a distancia contra los barcos argentinos. Par peor, dos de los bergantines argentinos estaban varados. Y así y todo los brasileños no pudieron quedarse con ninguno como trofeo porque los varados fueron totalmente destruídos y los otros dos pudieron retirarse a Buenos Aires sin que los brasileños intentaran abordarlos a pesar de su enorme superioridad numérica. La verdad que el solo hecho de no haber podido destruir o capturar a los 4 naves argentinas hace que la victoria brasileña sea bastante deslucida dada la desproporción de fuerzas. Por otro lado, en Brasil se exagera la trascendencia de Monet Santiago. No decidió nada. La estrategia argentina YA ESTABA VOLCADA AL CORSO para ese momento. Los historiadores brasileños dicen que después de Monte Santiago los argentinos se volcaron al corso pero no es cierto. De hecho, la misión de Brown era salir del Río de la Plata con esos 4 barcos para hacer una campaña corsaria, NO PARA COMBATIR A la flota bloqueadora. Fue más decisivo el combate de Quilmes donde los argentinos tuvieron fuera de combare a su única fragata (la "25 de Mayo") que era la única capaz de enfrentar a las fragatas imperiales. Par la época de Monte Santiago ya no se pensaba en disputar el dominio del estuario del Plata sino en dañar el comercio brasileño.

    • @ViniciusBritoBr11
      @ViniciusBritoBr11 3 года назад +11

      Se você soubesse como foi a Batalha de Monte Santiago não estaria falando isso. Vocês só pegam o número dos navios da batalha e falam que resistiram por 2 dias. A batalha se dá início no dia 7 de abril com os argentinos de Brown tendo 4 navios contra 6 navios brasileiros de Norton... sim, 6 navios. Brown depois de perder a batalha e vendo que não iriam vencer os 6 navios brasileiros, fogem, mas por causa das escunas ligeiras brasileiras, eles foram encurralados e sua linha foi quebrada... isso com 6 navios brasileiros, então os navios argentinos fugiram para todos os lados cada um por si feito ratos. O República e o Independência decidiram encalhar propositalmente no banco de Santiago, o Sarandi ficou logo atrás do banco de areia, assim ficando na retaguarda e o Congresso fugiu covardemente abandonando seus companheiros. Os 6 navios brasileiros não podiam adentrar o banco de areia se não ficariam encalhados assim como os argentinos, vendo isso, Norton decide chamar a 2° Divisão da Armada Imperial, uma divisão formada exclusivamente por escunas e canhoneiras... ou seja, perfeitas para essa operação. Com isso, os 6 navios brasileiros da 3° Divisão esperaram a chegada dos navios leves da 2° Divisão e os argentinos apenas esperaram por sua aniquilação. Na manhã do dia 8, não chega apenas a 2° Divisão, mas também a 1° Divisão, mas essa última era formada era formada por navios de grande porte e com isso não poderiam participar da operação. Eu não vou falar toda a Batalha de Monte Santiago para não ficar muito grande, mas resumindo: toda a destruição da frota argentina no dia 8, foi papel da 2° Divisão formada por escunas. E foi os brasileiros que afundaram os brigues argentinos, os dois navios no final foram abordados e capturados, a Armada Imperial sempre queimava ou afundava navios capturados em péssimo estado.
      Conclusão: essa sua afirmação de que os argentinos aguentaram mais de 20 navios por dois dias é completamente equivocada e falsa.
      Fonte: a História da Guerra da Cisplatina - David Carneiro 1946

    • @ViniciusBritoBr11
      @ViniciusBritoBr11 3 года назад +11

      E outra: os brasileiros derrotaram os corsários no final, depois de Monte Santiago os corsários foram sendo eliminados um a um. Dos 34 navios corsários que tinham a carta de corso em 1828, 20 foram capturados e destruídos e os outros estavam com cada vez mais dificuldade de agir por causa das novas táticas da Armada Imperial e dos navios mercantes agora andarem armados.

    • @matiaspedrocosentino6728
      @matiaspedrocosentino6728 3 года назад

      @@ViniciusBritoBr11 No comparto algunos de tus datos y conclusiones. Voy a basarme en la "História Naval Brasileira" (Terceiro Volume - Tomo I) publicada por la Marinha do Brasil. Para que no se diga que uso fuentes argentinas. Esta es una especie de historia oficial de la Marinha. Claramente dice que los bergantines República e Independencia no encallaron a propósito sino que precisamente su encalladura fue lo que provocó el combate ya que no pudieron salir al estuario como era su intención. La Sarandí se colocó jnto a ellos para defenderlos y la Congreso no huyó sino que participó de todo el combate, pero usando los bancos de arena para protegerse. Recién el 8 de abril (segundo día de batalla) a la tarde se retiró a Buenos Aires cuando ya era evidente que los bergantines varados estaban perdidos y no iban a zafar además de estar casi destrozados. Según esta publicación los buques que más se acercaron a los barcos argentinos fueron tres bergantines (Independencia ou Morte, Pirajá y 29 de Agosto), 3 escunas (Dona Paula, Conceicao e Itaparica) y el iate 29 de Agosto (de igual nombre que uno de los bergantines. Es decir que no eran "6 escunas" como equivocadamente decís. Por otro lado, la publicación consultada indica que también participaron en el combate cañoneando a los enemigos, las siguientes unidades: corbetas Liberal y Maceió, bergantines Caboclo, Río da Prata y Príncipe Imperial, escunas Ríos y María Teresa. Confirma la participación a distancia de las enormes fragatas Piranga y Dona Paula, que obviamente no podían acercarse mucho por el peligro de encallar. Se sabe que esta última fragata lanzó andanadas completas contra las naves argentinas. Es decir que por el lado imperial participaron ACTIVAMENTE de la batalla: 1 fragata (al menos la Paula), 2 corbetas, 6 bergantines, 5 escunas y 1 iate.
      Nadie pone en duda la victoria brasileña. Lo que digo es que es mentira que decidió la guerra naval. La Argentina ya estaba volcada a la guerra corsaria por la imposibilidad de conseguir buques de tamaño y en cantidad como para enfrentar a la flota imperial. Y que los mismos historiadores brasileños critican al comando imperial (Pinto Guedes) por no haber conseguido aniquilar todas las unidades argentinas en Monte Santiago y en la guerra en general. Monte Santiago ocurrió a la mitad exacta de la guerra (abril de 1827). Y siguió habiendo combates navales entre la escuadrilla de Brown y la flota imperial hasta junio de 1828, es decir 14 meses más. Claro que la intención de Brown no podía ser derrotar a la escuadra de fragatas y corbetas enemigas, sino proteger el puerto y a los corsarios y dar golpes de mano. Lo cierto es que era esperable que la escuadra imperial acabara con todos los buques enemigos obteniendo una victoria aplastante como la de los argentinos en Juncal, pero en Monte Santiago solo destruyó la mitad de la pequeña división argentina que intentaba salir a mar abierto, repito, no buscaba una batalla imposible de ganar con los bloqueadores.

    • @matiaspedrocosentino6728
      @matiaspedrocosentino6728 3 года назад +2

      @@ViniciusBritoBr11 La Argentina lanzó casi 100 corsarios durante la guerra que apresaron unos 300 barcos brasileños de todo tipo. La Armada imperial capturó muchos. Pero al final de la guerra aún había muchos corsarios operativos. Dice un historiador que durante 1827 (el auge del corso argentino) las costas de Brasil estaban casi bloqueadas y subieron enormemente los costos de los seguros marítimos. Las poblaciones costeras no podían comerciar ni pescar y las quejas contra la guerra aumentaron. A Buenos Aires la perjudicó grandemente el eficaz bloqueo de la escuadra imperial, así como los daños económicos y políticos que causaron los corsarios al Brasil fueron ambos factores para que los dos países buscaran la paz, además de por supuesto la indefinición decisiva de la guerra terrestre. El corso fue muy bien combatido en 1828 por la Marinha pero no pudo ser eliminado ni mucho menos.

  • @nachoquinteros8907
    @nachoquinteros8907 3 года назад +1

    Argentina venció a Brasil en esta guerra.

    • @andersonfec9314
      @andersonfec9314 3 года назад +11

      Tiveram que pagar indenizações ao Brasil é iriam perder a guerra pois a marinha imperial iria bombardear Buenos Aires e tirar a arg da guerra o Brasil terminou em vantagem o objetivo de derrotar os argentinos foi cumprida

    • @misterjulio8037
      @misterjulio8037 9 месяцев назад +2

      Argentina hijita de Brasil!

    • @SamuelMattosf
      @SamuelMattosf 3 месяца назад +1

      Chora mais