Bactericida orgânico mais potente que existe para as plantas
HTML-код
- Опубликовано: 8 фев 2025
- Bactericida orgânico mais potente que existe para as plantas
Silício na agricultura
O mineral é usado para controlar pragas, aumentar produtividade e qualidade de produtos agrícolas
No acamamento das plantas. Esse comportamento do vegetal acontece quando os ramos e as folhas crescem e não ficam eretos, e sim deitados no solo causando uma série de problemas.
A planta fica privada da fotossíntese em todo o seu potencial e torna-se mais facilmente suscetível a microorganismos patogênicos.
O silício promove o fortalecimento da parede celular das folhas e dos caules ao deixar as plantas mais eretas e aumentar a área de exposição ao sol. “A redução no acamamento das hastes, proporcionada pela aplicação de silício, pode estar relacionada com a melhor condição hídrica nas células promovida pelo ajustamento osmótico (que confere melhor permeabilidade), o que resultou em células mais túrgidas (dilatadas) e com maior resistência mecânica.
Quando o silício é absorvido pela planta e depositado na parede da célula vegetal, não se move mais, posteriormente se polimeriza e provoca a formação de uma dupla camada de silício cuticular, ocorrendo enrijecimento da parede, o que traz diversos benefícios já comprovados, seja em fatores abióticos e/ou bióticos.
A fertilização com silício pode também aumentar a resistência a várias doenças fúngicas e outras pragas.
A maior absorção desse mineral proporciona uma proteção mecânica da epiderme da planta capaz de reduzir a infecção de fitopatógenos e aumentar a resistência à seca. “No caso das doenças, inúmeros trabalhos mostram que o aumento da resistência da planta ao patógeno pode ser devido a uma alteração das respostas do vegetal ao ataque do parasita, aumentando a síntese de toxinas (fitoalexinas), que podem agir como substâncias inibidoras ou repelentes, além de formarem uma barreira mecânica.
Entre os resultados obtidos constatou-se que os corretivos aplicados elevaram os teores de cálcio e magnésio, em relação à análise inicial do solo.
O aumento da produção está relacionado com a elevação do teor de fósforo no solo e a redução do acamamento devido à aplicação de silicato, que pode ter favorecido a eficiência de interceptação da luz solar.
A maior parte desse mineral é incorporada na parede celular, principalmente nas células da epiderme.
O silício diminui a transpiração e aumenta a resistência a veranicos. Na soja, a aplicação de silício aumenta a formação de nódulos e a fixação do nitrogênio nas raízes da planta.
Os resultados obtidos são animadores e evidenciam que a aplicação desse elemento, em muitos casos, gera grandes benefícios para outras culturas.
A planta fica mais resistente aos insetos e outras pragas. Ao se alimentarem das folhas, colmos e raízes, eles enfrentam um desconforto bucal, ao mastigar ou picar essas partes, provocado por um efeito mecânico originário do silício, que torna a planta mais dural.
Promove maoir liberação dos nutrientes fundamentais para a planta tendo sua ação na construção do perfil do solo, potencializando os efeitos dos fertilizantes tradicionais NPK, principalmente a liberação do fósforo (P) remanescente em profundidade.
Fungicida de cavalinha
Ingredientes:
- 1 litro de água,
- 15 g de cavalinha seca ou duas colheres de sopa cheia.
Modo de preparo: coloque as folhas de cavalinha em 1 litro de água e Leve ao fogo alto. Ao levantar fervura, baixe o fogo e deixe fervendo durante 20 minutos. Lembre-se que durante todo o processo o chá tem que estar tampado. Aguardar o extrato esfriar e coar.
Este extrato pode ser guardado em garrafa plástica, ao abrigo da luz, em local fresco, por até 3 meses. Para isso, tire totalmente o ar da garrafa, espremendo-a.
Usando o fungicida
Importante: o extrato deve ser usado diluído. A cada 1 l de água sem cloro use 200 ml do extrato. Use essa diluição para pulverizar a planta afetada e o solo ao redor da mesma. Não guarde esse preparado diluído por mais de 24 horas.
Aplique por 3 dias seguidos (sempre a noite) em caso de forte infestação. Após isso, aplique a cada 3 dias por no máximo 15 dias. Para plantas com leve infestação aplique com um intervalo de 3 dias por 15 dias
Composição Química: Ácido sílico, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, manganês e
enxofre. Flavonóides: isoquercetina, equisetrina, canferol e galutenonina, fitosterol.
Triglicerídeos: ácido oléico, esteórico, linoléico e linolênico. Al
calóides: metosapiridina,
nicotina, palustrina e palustrinina. Ácidos orgânicos: ácido gálico, málico, oxálico.
Saponinas: equisetonina 1 a 5%. Pequena quantidade de óleos, substâncias amargas e vitamina C.