video aula muito boa bem direta. tenho uma duvida se eu tiver excedende de geração solar mesmo contando hr ponta posso usar esse créditos em outra instalação igual no grupo B?
Bruno, bom dia! É porque todo inversor trabalha com uma margem a mais de potência. Por isso o fator de correção do inversor. Geralmente a margem é 20%, mas tem inversor que pode receber até 50% a mais de sua potência nominal.
Excelente aula, ótimas explicações. Tudo bem objetivo e claro. Aprendi bastante. Fiquei com a seguinte dúvida: Em casos que é cobrado o consumo em Horário Reservado, o que fazer? Acrescenta como um consumo normal ou tem que usar algum fator de correção? Ou simplesmente não considero?
3 года назад+1
Muito grato pelo feedback ! Pode considerar como um consumo em horário fora de ponta Ionara. Grato por nos acompanhar.
Boa tarde , obrigado pela oportunidade. Posso fazer o overload do inversor em 30% após o contrato de demanda ? Exemplo demanda de 150 kwp posso fazer com inversor 150kwp e colocar painel até 195 ?
3 года назад
Pode sim José, o que conta é a potência de saída do inversor aí neste seu exemplo. Abraço!
Olá Marcelo, Boa tarde. Não me recordo qual foi a aula, onde você citou uma estrutura onde apresenta as predecessoras para elaboração de projetos de geração distribuída, você poderia informar qual seria a aula, ou qual a estrutura?
2 года назад
Obrigado Diogo, grato pelo feedback! O que você quer dizer com predecessoras? se refere a premissas ou normas ou atividades? abraço!
Prezado Eng° Marcelo Oliveira. Boa noite. Parabéns pelo vídeo. Muito didático e com fácil entendimento. Quando eu fiz curso na área de energia solar fotovoltaica, nós os alunos recebemos a informação que na conta de luz do grupo A, somente era possível abater a tarifa TE (Fora Ponta), e que não era possível abater as tarifas TE (Ponta) + TUSD (Ponta e Fora Ponta), conforme explicado em seu vídeo. Confesso que fiquei na dúvida.
3 года назад+1
oi André! muito obrigado pelo feedback! Não compensamos as tarifas e sim o CONSUMO ok? Utilizamos as tarifas apenas como base de cálculo para saber o quanto "a mais" gerar para conseguir compensar tanto o consumo fora de ponta como na ponta. Abraço! Não deixe de se cadastrar no link abaixo para ser avisado sobre as próximas turmas do CPE: cursoprojetoeletrico.com.br/
@ Muito obrigado. Na verdade onde escrevi "TARIFA", o ideal seria ter colocado "CONSUMO" pra ficar mais claro, porém muito obrigado pelo seu feedback também. Abraço!
Professor, quando eu compenso a TE no horário ponta através da geração excedente do sistema de geração FV no Horário FP, mesmo assim eu continuo obrigado a pagar para a concessionária a componente TUSD no horário de ponta, correto? Ou seja, da tarifa para o horário Ponta (TE + TUSD), o que eu compenso é somente a TE e fico na obrigação de pagar a TUSD no HP para a distribuidora? Excelente o seu material!!
Muito bom o seu vídeo! No exemplo citado se a demanda pico for 100 kwp e a demanda fora pico contratada for 100 kwp pode somar as duas e aí sim utilizar o sistema de 200 kwp
4 года назад
Obrigado Rildson! A demanda contratada é única para horário de ponta e fora de ponta. Abraço!
Olá Marcelo, tudo bem? Aqui é o Fernando de Belém-PA. Estou elaborando pela primeira vez um projeto do grupo A, e um amigo que já fez alguns projetos do grupo A usou as tarifas da Ponta (4,32) e Fora Ponta (0,54) com tributos que vem na fatura daqui da concessionária do Pará. Minha dúvida é que você usou as TE da tabela da Aneel e deu um fator de 1,69. Pelos cálculos do meu amigo o Fator de ajuste deu 8. Eu posso usar as tarifas com tributos vindas na fatura de energia ou tenho que fazer o cálculo pela tabela da Aneel? Um abraço!
Boa tarde, a potência considerada não é a potência CA de 150kw para dimensionamento do inversor ? É considerado a potência do inversor ou do gerador fotovoltaico? Para uma demanda de 150kw eu poderia usar um inversor até 150kw ?
3 года назад
Ronaldo, é considerado a soma dos inversores. Poderia sim usar um inversor de 150kW com uma demanda contratada de 150kW. Abraço!
Que aula preciosa. Me deu uma luz sobre proposta para casos industriais, excelente aula. Vou procurar conhecer os cursos.
4 года назад+1
Muito obrigado Eduardo, nesta segunda dia 21/09 vamos abrir uma nova turma! Faça o cadastro no link a seguir para ser informado com detalhes: cursoprojetoeletrico.kpages.online/smcpe
Professor Marcelo Oliveira, a demanda contratada está relacionada a potência do transformador, por exemplo, o cliente está com demanda de 100 e tem um transformador de 150 kva, porém, a sua demanda medida está sendo em média de 60, ele pode trocar o transformador de 150 kva por um de 112 kva e sair da demanda contratada??
Ótima explicação! Uma dúvida...e em um caso de uma instalação do Grupo A - Verde mas com incentivo de preço de tarifa de irrigação, em que há tarifa de consumo fora ponta (6h as 18h), ponta (18h às 21h) e também uma tarifa hora RESERVADO mais barata entre (21h30 às 6h)? Nesse caso eu deveria fazer também uma razão TEHR/TEFP para multiplicar pelo consumo deste horário mais barato e somar com o consumo fora ponta e ponta?
3 года назад
oi Filipe, o horário reservado (irrigante) não é um posto tarifário. A TE do horário reservado é a mesma do horário fora ponta. O que ocorre neste horário é um desconto, não é uma TE diferente. Logo, para efeitos de dimensionamento, o horário reservado deve ser considerado como o FP.
Excelente aula. Estou com um cliente que tem demanda contratada de 30 kw. Porém, calculando o sistema fotovoltáco pra ele, ficou aproximadamente 60,52 kwp. Pelo que vi ele não tem máquinas e/ou equipamentos que justifiquem ter essa demanda contratada. Acho que ele optou passar para o grupo A para pagar valor menor de KW. Penso que se ele resolver mesmo instalar o sistema FV seria melhor ele voltar para o grupo B ( se possível), pois assim teri como eu instalar o gerador pra ele dentro do limite de até 75kwp (que caracteriza o grupo B). assim ele não precisaria fazer nenhuma obra nem aumentar a demanda. Também não pagaria mais demanda contratada que no caso dele teria que dobrar no mínimo. Que acha dessa possibilidade que apresentei?
Boa noite professor,acabo de entrar no seu canal e já tenho uma dúvida!!! Como fazer para agregar outras unidades consumidoras ( mesma titularidades) se a potência de geração deve ser igual ou menor à demanda?
Sou aluno do EPS, e lá recebi uma planilha que indica o fator de correção do consumo Ponta como sendo TEFP/TEP, e não TEP/TEFP como vice ensina aqui. Qual dos dois é o certo?
3 года назад
oi Francisco! verifique o arquivo que está lá no EPS, (planilha v1.1). O cálculo é TEP/TEFP. Abraço!
Uma pergunta? Sempre os valores de TE na conta de energia referente sempre aos valores unitários e não os valores com impostos? Pois lá tem valor unitário e valor com impostos, qual usar para efeitos de dimensionamento?
Excelente conteúdo e didática! Ajudou muito, porém ficou uma dúvida... Para cliente do grupo A4 modalidade azul vou usar somente a razão TEP/TEFP tbm ou precisa considerar a TUSD ponta e TUSD FP?
3 года назад+1
Obrigado Vagner! Somente a razao TEP/TEFP! Abraço!
Olá, assisti a sua aula e a aula do Vanisio (café com energia) que vc participou pelo chat, e o calculo dele e o seu cálculo não batem o resultado final... Peguei um exemplo aqui e, seguindo seus passos meu sistema teria 730 placas e quando sigo os passos dele, meu sistema tem 701 placas. Pq essa diferença?
3 года назад
Kariny, voce usou os mesmos valores de rendimento e irradiação ?
Trabalho há vários anos com projetos fotovoltaicos. Gostaria de saber por que a RAZÃO TEP/TEFP só leva em consideração a TE e não a tarifa cheia com a TUSD e os impostos). Já vi muita gente falar que essa razão deve ser TP/TFPT obtida na própria fatura. Obrigado desde já.
3 года назад+1
Ademar, na minha visão, excluímos da razão a TUSD e IMPOSTOS para que fique padronizado a regra em todos os estados brasileiros. Dessa forma, considera-se exclusivamente o custo de energia em sim e não outros custos agregados (transporte, manutenção ,etc). Abraço!
@ acabei de revisar uma fatura do Grupo A com abatimento da energia fotovoltaica e o seu cálculo está correto. A razão é somento entre as TE de Ponta e Fora Ponta.
Eu fui chamado pra executar uma obra de instalação em usina de 75kwp. Os terrenos são visinhos mas de cnpj diferentes. Posso executar a obra de ambos clientes?
Nesse domingo de Páscoa (17.04.2022) navegando pelo RUclips tive mais uma bela página na minha vida; SUA AULA, nesse vídeo de dimensionamento para Energia Solar. Foi fantástico. Fiz download e também vou me inscrever em seu canal. Minha vida tem sido bem diversificada. Fiz TI na Faculdade Radial, Fiz Enfermagem na Sta Casa, Aviação Civil na Anhembi-Morumbi e se Deus quiser hei de fazer engenharia elétrica um dia. Sou entusiasta de aprendizado e procuro aprender tudo que posso. Qual seu nome professor, ( ___________ ); muito prazer meu nome é Luiz Mauro. Parabéns e obrigado.
2 года назад
Eu sou o Marcelo , muito prazer Luiz, fico feliz pelo seu feedback e seja muito bem vindo ao nosso canal! Abraço!
E um mercado que deseja fazer uma mini usina longe do local e não ocorre o consumo simultaneamente, como deve-se fazer ? E o fator de compensa de potência, não se aplica ?
Uma dúvida: Para clientes Grupo A, optante B, que não pagam DEMANDA, mas tem sua tarifa um pouco mais cara. Pode ser feito o dimensionamento com esse critério, ou ele teria que voltar para DEMANDA?
Aula muito top, parabéns professor pelo conhecimento e paciência. aprende o que eu procurava há muito tempo.
muito obrigado pelo feedback Edio. Fico muito feliz. Abraço !
Parabéns ao professor!!! Excelnte didática!!! Muita clareza. Foi a MELHOR AULA que já assisti sobre o tema Grupo A!!!
Excelente
Gostei da explicação!
Show de aula
Excelente aula
TOP PARABENS !!
SHOW!
Muito bom o vídeo, me ajudou muito! Obrigado
vc é foda professor
Muito bom!
Boa noite pessoal !!
show
Aula nota 1001 !!!!!!!!!!!!
Assistindo agora desde Criciúma SC! Muito bom o conteúdo. Nessas horas a 14.300, ajudou bastante instituindo a demanda de geração.
Verdade Robson, um dos pontos que mais beneficiou os sistemas do grupo A. Obrigado pelo feedback, abraço!
Boa noite
M F C Elétrica Solar. Osmar Antunes meu primeiro orçamento do grupo A e buscando aprender com dimencionamento vcs tem muito a oferecer parabens
show de bola Osmar! conte conosco! Vai fechar!! Abraço!
Desafio cumprido.Parabens.
Obrigado pelo feedback Zara! Fico feliz que tenha lhe ajudado! Abraço!
Zara Neiva a nova turma está aberta! Acesse:
cursoprojetoeletrico.kpages.online/cpe09_pv
PARABENS...EXCELENTE AULA...DEMONSTROU DOMINIO DO ASSUNTO.
Valeu Anderson muito grato pelo feedback!! Abraço!
Maravilha de aula . Parabéns
Entendido
video aula muito boa bem direta. tenho uma duvida se eu tiver excedende de geração solar mesmo contando hr ponta posso usar esse créditos em outra instalação igual no grupo B?
Pode usar sim! Basta usar o fator TEP/TEFP!
Ok
Foi muito top gostei ótimo
EXCELENTE EXPLANAÇÃO. Didática muito simples e objetiva. Nota 10!!!
Obrigado pelo elogio! Veja como entrar nesta turma do CPE: bit.ly/cpe_lista
grande aula marcelo !
Obrigado meu amigo Romário!
Parabéns pela aula, só tenho uma dúvida, pq os microinversores e inversores muitas vezes são dimensionados abaixo da potência necessária ?
Bruno, bom dia! É porque todo inversor trabalha com uma margem a mais de potência. Por isso o fator de correção do inversor. Geralmente a margem é 20%, mas tem inversor que pode receber até 50% a mais de sua potência nominal.
Boa demais, muito obrigado ☺️
Concordo com o colega Francisco! É uma boa prática o sobrecarregamento CC do Inversor entre 20-30%. Abraço!
Show. parabéns.
Obrigado Carlos!
Deus te abençoe professor, pela a explicação.
Igualmente João ! Abraço!
So ha a agradecer e curtir o video.
Muito obrigado pelo feedback Marcelo! Abraço!
Excelente conteúdo, parabéns pela didática, fantástica, simples e direto ao ponto!
muito obrigado Rodrigo! fico feliz com seu feedback! abraço!
excelente aula, direta e objetiva
Sua aula me ajudou bastante,excelente explicação..
Muito obrigado pelo feedback Gilmar! Abraço!
que vídeo excelente!!!
Obrigado Edvaldo! Abraço!
gostei da aula. parabens!
Parabéns pela aula!!!!
Excelente aula, ótimas explicações. Tudo bem objetivo e claro. Aprendi bastante. Fiquei com a seguinte dúvida: Em casos que é cobrado o consumo em Horário Reservado, o que fazer? Acrescenta como um consumo normal ou tem que usar algum fator de correção? Ou simplesmente não considero?
Muito grato pelo feedback ! Pode considerar como um consumo em horário fora de ponta Ionara. Grato por nos acompanhar.
Excelente aula. Da forma que é explicado, tudo fica mais fácil e claro.
Denilson, muito obrigado pelo seu retorno. Fico feliz! Abraço amigo!
Boa tarde , obrigado pela oportunidade. Posso fazer o overload do inversor em 30% após o contrato de demanda ? Exemplo demanda de 150 kwp posso fazer com inversor 150kwp e colocar painel até 195 ?
Pode sim José, o que conta é a potência de saída do inversor aí neste seu exemplo. Abraço!
Excelente! Parabéns!👏👏👏👏👏
Muito obrigado Julio, grato por acompanhar nosso canal, abraço!
Excelente professor.
Valeu José!
MUITO BOM, GOSTEI MUITO
Vocês fornecem curso para armazenamento de energia em baterias para sistemas fotovoltaicos?
Ei colega, parabéns pela aula... Muito show!!
Sou engenheira eletricista, formada pela UFAM, aqui em Manaus...
Que Deus abençoe você e sua família...
Muito obrigado Adiene! Grato pelo seu feedback, igualmente a você e sua família também! abraço!
Obrigado, grande professor, por mais uma aula muito bem explicada.
Eu que agradeço
Olá Marcelo, Boa tarde.
Não me recordo qual foi a aula, onde você citou uma estrutura onde apresenta as predecessoras para elaboração de projetos de geração distribuída, você poderia informar qual seria a aula, ou qual a estrutura?
Obrigado Diogo, grato pelo feedback! O que você quer dizer com predecessoras? se refere a premissas ou normas ou atividades? abraço!
excelente aula, pensamento reforçou um grande abraço
Prezado Eng° Marcelo Oliveira. Boa noite. Parabéns pelo vídeo. Muito didático e com fácil entendimento. Quando eu fiz curso na área de energia solar fotovoltaica, nós os alunos recebemos a informação que na conta de luz do grupo A, somente era possível abater a tarifa TE (Fora Ponta), e que não era possível abater as tarifas TE (Ponta) + TUSD (Ponta e Fora Ponta), conforme explicado em seu vídeo. Confesso que fiquei na dúvida.
oi André! muito obrigado pelo feedback! Não compensamos as tarifas e sim o CONSUMO ok? Utilizamos as tarifas apenas como base de cálculo para saber o quanto "a mais" gerar para conseguir compensar tanto o consumo fora de ponta como na ponta. Abraço! Não deixe de se cadastrar no link abaixo para ser avisado sobre as próximas turmas do CPE: cursoprojetoeletrico.com.br/
@ Muito obrigado. Na verdade onde escrevi "TARIFA", o ideal seria ter colocado "CONSUMO" pra ficar mais claro, porém muito obrigado pelo seu feedback também. Abraço!
Excelente aula, esclareceu as dúvidas e mostrou que GFV não é nada complicado.
Obrigado Ivomar! Abraço!
Professor, quando eu compenso a TE no horário ponta através da geração excedente do sistema de geração FV no Horário FP, mesmo assim eu continuo obrigado a pagar para a concessionária a componente TUSD no horário de ponta, correto? Ou seja, da tarifa para o horário Ponta (TE + TUSD), o que eu compenso é somente a TE e fico na obrigação de pagar a TUSD no HP para a distribuidora? Excelente o seu material!!
Muito bom o seu vídeo! No exemplo citado se a demanda pico for 100 kwp e a demanda fora pico contratada for 100 kwp pode somar as duas e aí sim utilizar o sistema de 200 kwp
Obrigado Rildson! A demanda contratada é única para horário de ponta e fora de ponta. Abraço!
Muito bom. Parabéns
Muito obrigado Gabriela! Abraço!
Amigo Marcelo, agradeço de mais pelo seu desprendimento de conhecimento, muito obrigado!!!
Muito obrigado pelo feedback Luciano! Abraço!
No exemplo destas subestações, vou precisar alterar o relé de proteção destas cabines, devido a instalação do sistema fotovoltaico?...
Abdias, depende da sua concessionária. Algumas pedem ajustes outras não. Se for acima de 300kVA já é bem mais provável que precise sim.
Ótimo! E como calculo o consumo médio se tenho apenas a demanda ponta e fora ponta de cada mês?
Jorge, sempre tem que vir na fatura o consumo ponta e fora ponta, inclusive com histórico dos últimos 12 meses. Abraço!
Parabéns pelas aulas. bem didático , excelente professor .
Muito obrigado!! Fico feliz que você gostou!
Excelente sua aula, muito conhecedor da área ,sua calma e clareza nos topicos dá ao aluno a certeza q vai entender e aprender . "PARABENS"
Adorei a sua explicação, esclarece muito e desperta a curiosidade para querer aprender mais!
oi Larissa! Muito obrigado pelo seu feedback sincero. Espero que goste das outras aulas aqui do canal. Obrigado por nos acompanhar. Abraço!
boa noite, irmão. Essa razão TEP/TEFP foi vc que criou ou tem algum materail teórico sobre?
A base é a cartilha de aplicação da ANEEL. Abraço!
Olá Marcelo, tudo bem? Aqui é o Fernando de Belém-PA. Estou elaborando pela primeira vez um projeto do grupo A, e um amigo que já fez alguns projetos do grupo A usou as tarifas da Ponta (4,32) e Fora Ponta (0,54) com tributos que vem na fatura daqui da concessionária do Pará. Minha dúvida é que você usou as TE da tabela da Aneel e deu um fator de 1,69. Pelos cálculos do meu amigo o Fator de ajuste deu 8. Eu posso usar as tarifas com tributos vindas na fatura de energia ou tenho que fazer o cálculo pela tabela da Aneel? Um abraço!
Boa tarde, a potência considerada não é a potência CA de 150kw para dimensionamento do inversor ? É considerado a potência do inversor ou do gerador fotovoltaico? Para uma demanda de 150kw eu poderia usar um inversor até 150kw ?
Ronaldo, é considerado a soma dos inversores. Poderia sim usar um inversor de 150kW com uma demanda contratada de 150kW. Abraço!
Show de bola, estou fazendo meu tcc com o tema energia solar fotovoltaica, essa aula me ajudou bastante. DEUS ABENÇOE!!!
Aula top demais 😍😍
Muito bom
Que aula preciosa. Me deu uma luz sobre proposta para casos industriais, excelente aula. Vou procurar conhecer os cursos.
Muito obrigado Eduardo, nesta segunda dia 21/09 vamos abrir uma nova turma! Faça o cadastro no link a seguir para ser informado com detalhes: cursoprojetoeletrico.kpages.online/smcpe
@ Olá, como faço pra ter uma consultoria particular para apoio num projeto solar aqui pro Sul do Pais de 350Kwp?
Atualmente moro no Ceará gostaria de saber se progetos de eletrotecnicos são bem vistos aqui pela concessionárias e clientes?
Você está de parabéns pela explicação, muito boa mesmo!
Obrigado pelo elogio Magda! fico feliz que voce gostou! Não deixe de Participar:
bit.ly/cpe_lista
Aula incrível 👏👏
Que bom que gostou
Aula Top!! Parabéns.
Muito show essa explicação detalhada 👏👏
Sou Marcos Moraes, Engenheiro Civil e Eletricista, quero agradecer a excelente aula e aplaudir pela riqueza de conteúdo!! Muito Obrigado!!
Muito obrigado a você Marcos, por nos acompanhar! Fico feliz que tenha gostado! Forte abraço!
Parabéns professor + 1 inscrito + 1 like
Professor Marcelo Oliveira, a demanda contratada está relacionada a potência do transformador, por exemplo, o cliente está com demanda de 100 e tem um transformador de 150 kva, porém, a sua demanda medida está sendo em média de 60, ele pode trocar o transformador de 150 kva por um de 112 kva e sair da demanda contratada??
Ótima explicação!
Uma dúvida...e em um caso de uma instalação do Grupo A - Verde mas com incentivo de preço de tarifa de irrigação, em que há tarifa de consumo fora ponta (6h as 18h), ponta (18h às 21h) e também uma tarifa hora RESERVADO mais barata entre (21h30 às 6h)? Nesse caso eu deveria fazer também uma razão TEHR/TEFP para multiplicar pelo consumo deste horário mais barato e somar com o consumo fora ponta e ponta?
oi Filipe, o horário reservado (irrigante) não é um posto tarifário. A TE do horário reservado é a mesma do horário fora ponta. O que ocorre neste horário é um desconto, não é uma TE diferente. Logo, para efeitos de dimensionamento, o horário reservado deve ser considerado como o FP.
Sou de Goiânia queria fazer o curso
Aula excelente, parabéns.
Muito obrigado Plácido!
Aula muito bacana, parabéns!
Gostaria de um esclarecimento. possuo uma usina em baixa tensão com sobra, posso compensar em alta tensão?
Excelente aula. Estou com um cliente que tem demanda contratada de 30 kw. Porém, calculando o sistema fotovoltáco pra ele, ficou aproximadamente 60,52 kwp. Pelo que vi ele não tem máquinas e/ou equipamentos que justifiquem ter essa demanda contratada. Acho que ele optou passar para o grupo A para pagar valor menor de KW.
Penso que se ele resolver mesmo instalar o sistema FV seria melhor ele voltar para o grupo B ( se possível), pois assim teri como eu instalar o gerador pra ele dentro do limite de até 75kwp (que caracteriza o grupo B). assim ele não precisaria fazer nenhuma obra nem aumentar a demanda.
Também não pagaria mais demanda contratada que no caso dele teria que dobrar no mínimo.
Que acha dessa possibilidade que apresentei?
Boa noite professor,acabo de entrar no seu canal e já tenho uma dúvida!!! Como fazer para agregar outras unidades consumidoras ( mesma titularidades) se a potência de geração deve ser igual ou menor à demanda?
Já encontrei a solução assistindo ao vídeo até o fim!! Parabéns professor,alto nível sua aula !!!
Parabéns pelo show de aula, vc é um profissional de gabarito.
ok
Amigo, vc teria a documentação exemplo de uma usina de 1MW aprovada com parecer de acesso cemig
Por favor, vc comercializa essa planilha para Grupo A?
Queria comprar.
Ela está atualizada?
Obrigado!
Olá Marcelo, boa noite. Tem previsão de turma do curso Projeto Elétrico?
Wesley, vai abrir uma 25/10. Acesse este link para saber sobre a próxima turma do CPE : bit.ly/cpe_lista
A duvida!! quando vc pegou a media anual p fp ja estava incluido todos impostos da fatura
Sou aluno do EPS, e lá recebi uma planilha que indica o fator de correção do consumo Ponta como sendo TEFP/TEP, e não TEP/TEFP como vice ensina aqui. Qual dos dois é o certo?
oi Francisco! verifique o arquivo que está lá no EPS, (planilha v1.1). O cálculo é TEP/TEFP. Abraço!
Uma pergunta? Sempre os valores de TE na conta de energia referente sempre aos valores unitários e não os valores com impostos? Pois lá tem valor unitário e valor com impostos, qual usar para efeitos de dimensionamento?
Boa tarde ! Como conseguiria essa planilha para dimensionamento de sistema fotovoltaico para clientes classe A
Parabéns Professor! Agregou muito!
Muito grato pelo seu feedback Rafael! Abraço!
Excelente conteúdo e didática! Ajudou muito, porém ficou uma dúvida...
Para cliente do grupo A4 modalidade azul vou usar somente a razão TEP/TEFP tbm ou precisa considerar a TUSD ponta e TUSD FP?
Obrigado Vagner! Somente a razao TEP/TEFP! Abraço!
@ obrigado!!
Olá, assisti a sua aula e a aula do Vanisio (café com energia) que vc participou pelo chat, e o calculo dele e o seu cálculo não batem o resultado final... Peguei um exemplo aqui e, seguindo seus passos meu sistema teria 730 placas e quando sigo os passos dele, meu sistema tem 701 placas. Pq essa diferença?
Kariny, voce usou os mesmos valores de rendimento e irradiação ?
@ Sim... peguei sua formula e fiz com a realidade do meu cliente e depois peguei a formula dele e usei os mesmos dados, dai deu essa diferença.
Trabalho há vários anos com projetos fotovoltaicos. Gostaria de saber por que a RAZÃO TEP/TEFP só leva em consideração a TE e não a tarifa cheia com a TUSD e os impostos). Já vi muita gente falar que essa razão deve ser TP/TFPT obtida na própria fatura. Obrigado desde já.
Ademar, na minha visão, excluímos da razão a TUSD e IMPOSTOS para que fique padronizado a regra em todos os estados brasileiros. Dessa forma, considera-se exclusivamente o custo de energia em sim e não outros custos agregados (transporte, manutenção ,etc). Abraço!
@ acabei de revisar uma fatura do Grupo A com abatimento da energia fotovoltaica e o seu cálculo está correto. A razão é somento entre as TE de Ponta e Fora Ponta.
Eu fui chamado pra executar uma obra de instalação em usina de 75kwp. Os terrenos são visinhos mas de cnpj diferentes. Posso executar a obra de ambos clientes?
Nesse domingo de Páscoa (17.04.2022) navegando pelo RUclips tive mais uma bela página na minha vida; SUA AULA, nesse vídeo de dimensionamento para Energia Solar. Foi fantástico. Fiz download e também vou me inscrever em seu canal. Minha vida tem sido bem diversificada. Fiz TI na Faculdade Radial, Fiz Enfermagem na Sta Casa, Aviação Civil na Anhembi-Morumbi e se Deus quiser hei de fazer engenharia elétrica um dia. Sou entusiasta de aprendizado e procuro aprender tudo que posso. Qual seu nome professor, ( ___________ ); muito prazer meu nome é Luiz Mauro. Parabéns e obrigado.
Eu sou o Marcelo , muito prazer Luiz, fico feliz pelo seu feedback e seja muito bem vindo ao nosso canal! Abraço!
Na tarifa azul também é o mesmo processo?
E um mercado que deseja fazer uma mini usina longe do local e não ocorre o consumo simultaneamente, como deve-se fazer ? E o fator de compensa de potência, não se aplica ?
aula muito boa, parabens
Uma dúvida: Para clientes Grupo A, optante B, que não pagam DEMANDA, mas tem sua tarifa um pouco mais cara. Pode ser feito o dimensionamento com esse critério, ou ele teria que voltar para DEMANDA?
Parabéns Marcelo!! Tenho o seu curso e sou muito grato pelas aulas, todas elas são excelentes!!
Muito obrigado Eduardo, fico muito feliz com seu feedback! Abraço!!
Boa tarde, Eduardo Cabral Costa, qual o calculo da célula VOC-T? E tensão de pico dada uma temperatura?
Para os clientes grupo A horosazonal azul altera alguma coisa no dimensionamento?
Professor, este sistema não usa bateria?
Como é feito a alimentação na hora noturna?